elenco - 20 de setembro de 2015

36
Personalidades em livro O empresário Amim Aziz foi um dos Jet Setters clicados pelo fotógrafo Célio Said Não pode ser vendida separadamente MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 Elenco

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 30-Mar-2016

286 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Elenco - Caderno de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Elenco - 20 de setembro de 2015

Personalidadesem livro O empresário Amim Aziz foi um O empresário Amim Aziz foi um

dos Jet Setters clicados dos Jet Setters clicados

pelo fotógrafo Célio Said

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

ElencoMANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

lenco

01_36.indd 32-1 17/09/2015 17:24:16

Page 2: Elenco - 20 de setembro de 2015

02_35.indd 2-31 17/09/2015 17:21:44

Page 3: Elenco - 20 de setembro de 2015

Expediente

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

#des

taqu

es d

a tv

34

Editor Guto [email protected]

SubeditoraMellanie [email protected]

Repórteres Emerson QuaresmaThiago FernandoIve Rylo

Diagramação:Adyel Vieira

Tratamento de imagemKlinger Santiago

CapaCélio Said

Colaboradores: Selma Reis e Marcelo Guilherme.

O top fotógrafo Célio Said, por meio das suas lentes poderosas, lança, no próximo dia 24 de setembro, o livro “Manaus Jet Set”. A obra é dedicada e homenageia dois grandes homens importantes da vida do fotógrafo, o seu pai, Salim Said, e tio Mustaf Said. As histórias do livro foram contadas pela jornalista Liliane Maia. A obra homenageia, também, alguns dos grandes homens que já se foram, como os senhores João Braga Júnior, Umberto Calderaro, Valdemiro Peres Lustosa, Nilton Lins, Belmiro Vianez, Fernando Souza, Antônio Simões, Jeff erson Peres e Gilberto Mestrinho, dentre outros.

Já na seção Saúde destacamos uma das delícias da região, o tucumã, rico em vitamina A, B e C. Além de seu alto valor nutritivo e energético, o tucumã, assim como o açaí, também está presente no mercado de cosméticos, suas propriedades são utilizadas prin-cipalmente no segmento de óleos hidratantes e no fortalecimento dos cabelos. Aproveite o domingo e boa leitura.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 3

#índ

ice

NotaOs artigos publicados

nesta revista são de responsabilidade de

seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

24 |ESTILOCropped, branco total e a

mistura de estampas vão con-tinuar bombando na estação

mais quente do ano

Registro social

4 | SAÚDE

Quem não gosta de degustar um saboroso X-Caboquinho? O item não pode faltar no café dos amazonen-

ses, além de fazer bem à saúde

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

Mellanie Hasimoto

Capa

‘Mister Brau’ é a aposta Série estrelada por Lázaro Ramos e Série estrelada por Lázaro Ramos e

Taís Araujo estreia nesta terça

Como será um pop star visto de perto? Sua intimidade, suas rela-ções, sua casa? Existem confl itos neste universo perfeito que habi-ta o imaginário coletivo? “Mister Brau”, com roteiro de Jorge Furtado e direção geral de Maurício Farias, revela o mundo superlativo de Brau (Lázaro Ramos): um mega astro que se muda para uma supercasa e, por conta de sua rotina incomum, se envolve em confusões com a nova vizinhança.

Brasileiro de extremo talento, Brau conquistou fama interna-cional com sua música - uma mistura de gêneros que vai de ritmos africanos ao pop. Adorado pelo público e reverenciado por

outros artistas, Mister Brau está no auge. Ao seu lado, Michele (Taís Araújo). Linda e antenada às tendências, ela dita moda e as regras na relação e na carreira do marido de quem também é empresária e bailarina.

Brau e Michele levam para o seu novo endereço, um luxuoso condomínio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, as festas e a alegria da música, que todo mundo ado-ra, menos seus vizinhos, Andrea (Fernanda de Freitas) e Henrique (George Sauma), que não vão ter mais um minuto de sossego.

O personagem interpretado por Lázaro Ramos ganhou site ofi cial, perfi s nas redes sociais e declara-

ções de grandes nomes da música brasileira, como Ivete Sangalo, Nel-son Motta, Carlinhos Brown e Lulu Santos, chancelando seu talento em fi lmes veiculado na programação da Globo. Mister Brau participou também de programas como “Do-mingão do Faustão” e “Fantástico”, para mostrar seu trabalho ao grande público. Todas as ações foram dese-nhadas com o objetivo de apresentar os detalhes da vida e da trajetória de sucesso de Brau, passagens tão incríveis que merecem ser contadas em um programa de televisão. A ideia fi ca clara na conclusão dos músicos, fãs de Mister Brau, que encerram os fi lmes com a frase “Hey, Mister Brau. Sua vida dava um programa de televisão”.

O estilo alegre e inovador de Mister Brau e Michele se refl ete também na mansão que serve de lar ao casal na série. Para levar a

personalidade marcante dos per-sonagens ao principal cenário da trama, as equipes de cenografi a e produção de arte trabalharam na busca por um espaço que mostras-se a essência musical e a história de vida de duas pessoas que ascende-ram socialmente e evoluíram, mas sem abandonarem suas raízes.

Se no mundo da moda o estilo traduz a personalidade de uma pessoa, no universo de Brau e Michele esse conceito atinge sua representação máxima. Para o casal, artistas criativos e com infl uencias múltiplas na arte e na vida, o fi gurino assinado por Antonio Medeiros e a caracteri-zação de Érica Monteiro, foram criados para dar a dimensão desse ecletismo que faz um mix entre o ancestral, o étnico e a moda con-temporânea europeia resultando em um estilo único.

Elenco de “Mister Brau”, a nova série

da Globo que estreia nesta terça-feira

CA

UIÁ

FR

AN

CO

/RG

03_34.indd 32-1 17/09/2015 23:33:52

Page 4: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 33

#lig

ado

nas

nove

las

18h05, na GloboSegundaBento revela o segredo de Vitória para Dorotéia e conta que chegou a capturar Bernardo. Ariel chora por suas escolhas erradas. Bento entra na gruta à procura de Bernardo.

Terça Lívia fi ca intrigada com a distância de Felipe. Gema fi ca desolada ao saber a reação de Pedro após falar com Chico. Ariel abriga Lívia e Fe-lipe em uma tapera.

Quarta Zilda não gosta de ver Afonso perto de Anita. Bento invade o quarto de Rosa. Pedro ameaça contar a Fe-lipe a verdade sobre Lívia.

Quinta Pedro faz insinuações a respeito de Lívia e Felipe exige que ela se afaste de Vitória. Pedro faz uma revelação sobre Lívia e Felipe para Melissa.

Sexta Vitória sonda Zilda sobre a viagem de Felipe e Lívia. Pedro retira a queixa contra Raul. Rita conta para Walmir que beijou Pérsio. Melissa invade o quarto de Lívia.

Sábado Lívia enfrenta Melissa e a expulsa de seu quarto. Gema elogia Felipe para Emília. Felipe conta a Zilda que demitiu Pedro.Neném se apavora ao ver Bento com José nos braços.

MALHAÇÃOKrica não revela para Lívia e

Luciana o que houve na noite do acidente de Ciça, mas questiona Alina e Roger sobre as mentiras inventadas por eles. Bia repreen-de Rubem pelo comportamento com Marina. Luciana conta para Vanda que Jorge está sendo acu-sado de atropelar Ciça. Alina pro-voca Luan ao apontar Luciana beijando Rodrigo. Átila descobre

sobre a acusação contra Jorge e comenta com Ciça. O inspetor confi rma para Jorge que o carro dele estava envolvido no aciden-te. Nanda dispensa Roger. Filipe dá o número do celular para Lí-via. Ciça pede que Rodrigo passe a noite com ela. Artur confessa para Beto e Pedro que Roger o agrediu. Luan sobre a preocupa-ção com Jorge. Sueli e Luciana insistem para que Jorge consiga

um advogado. Uodson cuida de Ciça. Luciana e Rodrigo se de-sentendem por conta de Jorge e Ciça. Idelfonso conforta Vera, que se sente excluída pelos alu-nos do Leal Brazil. Luciana con-vida Vera para estudar em casa. Lívia decide sair com Filipe para chamar a atenção de Roger. Uo-dson apresenta Ciça para Vanda e Luan fi ca constrangido na pre-sença da moça.

19h15, na GloboSegundaDom Pepino e Gabo se unem para destruir Grego e Benjamin. Mari e Benjamin conseguem reabrir o Ce-bola Brava e convidam um crítico para uma degustação.

Terça Elias faz uma boa crítica à comida do Cebola Brava. Soraya se irrita por não conseguir fazer uma reser-va no Cebola Brava. Alceste procura Benjamin.

QuartaAlceste aconselha Benjamin a deix-ar que Dom Pepino trabalhe na Pil-artex. Alceste arma para que Mari pense que Benjamin a traiu.Alceste ameaça a fi lha de Benjamin.

Quinta Benjamin avisa a Alceste que não aceitará ameaças contra sua famí-lia. Ximena decide ir para Paraisópo-lis. Alceste demonstra desequilíbrio.

Sexta Danda conta a Dom Pepino o que aconteceu com Alceste. Margot chega em casa com Maria e se as-susta ao ver Alceste.

SábadoPatrícia avisa a Benjamin que Al-ceste está com Maria. Sabão vê Alceste com Maria e avisa a Dom Pepino. Um corpo aparece no ter-reno usado como depósito de lixo.

21h20, GloboSegunda Mesmo passando mal, Romero con-segue cumprir a missão dada por Tio e entrega uma bomba artesanal a Sala-zar na prisão. Adisabeba ordena que Alisson se instale na casa de Ninfa.

Terça Romero comemora a fuga de Sala-zar da prisão. Vavá decide levar Mel para sua casa e Feliciano convence Janete a enfrentar o ex-marido.

Quarta Ascânio revela a identidade verdadei-ra de Tóia e Romero não acredita. Mel joga charme para Feliciano e Breno. Atena chantageia Romero e mostra o vídeo de seu encontro com Tio. Quinta Atena propõe parceria a Romero. As-cânio conta para Tóia sobre a doença de Romero. Dante revista a casa de Djanira atrás de Zé Maria e Juliano se desentende com o policial. Sexta Adisabeba tenta defender Juliano e acaba acusada por Dante. Tóia e Ju-liano descobrem que Dante é fi lho de Romero. Gibson e Feliciano se encon-tram no apartamento de Claudine.

SábadoClaudine acalma os ânimos de seus amantes, mas se incomoda ao perceber que Feliciano se importa Tóia e Juliano rompem sua relação com Romero.

19h45, no SBTSegunda Rebeca diz para Otávio que tem ódio do ex-marido. Felipe e Julia pedem para a mãe de André não contar nada para as autoridades para que não sejam sepa-rados e levados para outro lugar.

Terça Priscila diz aos avós que quer encontrar o pai. Fausto mostra a jaqueta nova que comprou e Flora desconfi a da origem do dinheiro que ele usou.

Quarta Safi ra liga para Otávio e diz que precisa dele na empresa para aprovar a nova coleção. Flora vai até o apartamento para ver os sobrinhos de longe, mas Alicia lhe vê.

Quinta Safi ra aparece na gravadora e briga com Priscila na frente de todos. Os capangas de Geraldo entregam a carta de Manuela no vilarejo. Marina revela para Manuela que Isabela é sua irmã gêmea.

Sexta Manuela escreve uma carta para Isa-bela e pede pra Tuntum levar para a irmã. Os irmãos Vaz fazem um jantar para eles e para a família de André. Julia prepara uma lasanha, enquanto Felipe e Joaquim arrumam a mesa. Isabela rec-lama que nunca perdoará Marina.

Sábado Não há exibição.

DIV

ULG

ÃO

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 20154#s

aúde

O delicioso tucumãSendo uma iguaria amazônica com di-Sendo uma iguaria amazônica com di-

versos benefícios para a saúde, versos benefícios para a saúde,

é preciso ter alguns cuidados

Quem não gosta de degustar um saboroso X-Caboquinho? O item não pode faltar no café regional dos amazonenses e tem caído no gosto muitos turistas. Boa parte da fama do sanduíche nativo deve-se ao gostinho espe-

cial proporcionado pelo recheio de um fruto amazônico bastante peculiar, o tucumã.

O fruto é originário dos Esta-dos do Amazonas e do Pará e é bastante apreciado pela popu-lação local. De formato arredon-

dado ou oval e casca alaranjada, o tucumã possui no seu interior uma polpa amarelada e oleosa de gosto singular. No Amazonas, é comum o consumo da polpa com farinha, no pão, e compotas, doces e até na forma de sorvete ou vinho. O tucumanzeiro, como é conhecida a sua palmeira, se desenvolve, geralmente, em lugares descampados, e pode atingir até 15m de altura. Suas folhas são utilizadas na con-fecção de redes para dormir e malhadeiras e sua madeira apro-

veitada nas marcenarias, ambas são de extrema resistência.

Além de seu alto valor nutritivo e energético, o tucumã, assim como o açaí, também está presente no mercado de cosméticos, suas propriedades são utilizadas, prin-cipalmente no segmento de óleos hidratantes e no fortalecimento dos cabelos.

A polpa do tucumã é rica em vitamina A, B e C, que ajudam a melhorar o sistema imunológico, como explica a nutricionista do Hapvida Saúde, Raísa Lima: “O

04_33.indd 2-31 17/09/2015 23:37:18

Page 5: Elenco - 20 de setembro de 2015

32 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

#cel

ebrid

ade

EscaladaClaudia Jimenez retoma sua

carreira nas novelas em “Haja Coração”, o remake de “Sas-saricando”, que está sendo es-crito por Daniel Ortiz. Neste novo trabalho, a talentosa atriz contracenará principalmente com Marcelo Médici.

Fofoca de bastidoresBoateiros que convivem nos

corredores do Projac contam que Malu Mader ganhou o papel de Re-beca, em “Haja Coração”, porque teria reclamado que ultimamente só tem feito “papéis pequenos”. Daí ela interpretará uma grande personagem, a mesma que foi de Tônia Carrero na versão original de “Sassaricando”.

A vilãJuliana Paiva aparecerá na no-

vela “Totalmente Demais” inter-pretando uma vilã cômica. Lem-brando que as gravações do novo folhetim global das sete já come-çaram. É esperar e conferir.

Não é o jeito delaDias atrás, Bruna Marquezi-

ne demonstrou má vontade e virou o rosto quando percebeu que estava sendo clicada por paparazzi durante um rápido passeio que fez num shopping carioca. A atitude dela cau-sou estranheza porque Bruna é sempre muito educada.

Apagando as velinhasPedro, fi lho de Patrícia Abra-

vanel e Fábio Faria, completou 1 ano de idade. Os papais famo-sos fi zeram questão de postar declarações de amor ao menino nas redes sociais. “Faz 1 ano que ouvi aquele choro gostoso que mudou minha vida para sempre”, escreveu a apresentadora do “Máquina da Fama”.

No quadro da RecordOs cantores Eliana de Lima,

Rafael Vanucci, Célio, integran-te do “Fat Family”, e Marcelo, do “Tchakabum” participarão do quadro “Além do Peso”, mostrado no programa “”Hoje Em Dia”.

Série sobre a música sertanejaO SBT exibirá numa série so-

bre a música sertaneja, mos-trando entrevistas com Rick Bo-nadio e com a dupla Henrique & Diego.

Fora de cenaFernanda Lima deverá ficar

1 ano fora da televisão. As-sim, os programas “Amor & Sexo” e “SuperStar” deverão voltar ao ar somente em 2016. E está dito.

PolêmicoNos dias 26 e 29 de setembro

será mostrado nos cinemas bra-sileiros o documentário “Amy”. Consta que promete causar po-lêmica ao mostrar fatos da vida da cantora Amy Winehouse, que morreu em 2011.

Enamorada

Tudo indica que Bruna Hamú, a protagonista da última tem-porada de “Malhação”, enga-tou um romance com Klebber Toledo. Eles negam, afi rmando que são apenas amigos. No entanto, as evidências provam que o caso é mesmo de amor.

A atriz passou por trata-mento de fertilização in vitro e descobriu estar grávida de gêmeos. A loira é casa-da com Benji Madden e fará pausa na carreira.

Cameron Diaz será Cameron Diaz será

mãe aos 43 anos

Livro de culinária

A jornalista Rita Lobo acaba de lançar o livro “Cozinha Prática”, que tem formato de curso de culinária, com receitas e técnicas para deixar o dia a dia mais saboro-so. “Até quem não sabe fritar ovo vai aprender a cozinhar”, sentencia Rita. Lembrando que ela comanda o progra-ma homônimo no canal pago GNT.

ALE

X C

AR

VALH

O/R

G

GB

IM

AG

EM

GB

IM

AG

EM ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 5

tucumã é um fruto riquíssimo em vitaminas e gorduras vege-tais energéticas. Outra impor-tante propriedade da espécie é a concentração de Betacarote-no, que tem função antioxidante no combate aos radicais livres, retardando o processo de en-velhecimento. A explicação para os benefícios está no alto teor de vitamina C guardada na fi na camada de fi bras que recobre o caroço do fruto. Ele possui, além da vitamina C, grande concentra-ção de vitamina A – até 90 vezes mais que o abacate e três vezes superior a da cenoura”.

Mas, a nutricionista alerta que o consumo deve ser regrado, uma vez que o fruto possui um alto valor calórico, 247 calorias a cada

100 gramas e pode causar, além do excesso de peso, alguns des-confortos: “ Por ser uma fruta rica em lipídeos o seu uso deve ser restrito, uma unidade por dia é o sufi ciente para suprir as necessidades diárias. O uso em excesso pode causar indigestão e dislipidemias”. Para Raísa, o ideal é que a polpa seja consumida in natura, pois o pão, a manteiga, a farinha e o açúcar aumentam consideravelmente o teor de gor-dura do mesmo.

Apesar do preço em alta, mui-tas pessoas não abrem mão de consumir o tucumã no café da manhã, ele é facilmente encon-trado nos mercados municipais e feiras da capital, porém, alguns cuidados são essenciais na hora de comprar a fruta, pois, recen-temente, descobriu-se que alguns tucumãs vendidos nesses locais

houve eram seu amadurecimen-to forçado por meio do uso de produtos químicos, o que pode representar um risco à saúde do consumidor. “Por ser uma fruta sazonal, o tucumã deve ser con-sumido apenas na sua época de maturação, e sempre comprado o fruto íntegro e em locais seguros”, afi rma Raísa Lima.

A nutricionista do Hapvida Saúde explica que é importante observar se não há rachaduras na casca que possibilitem a entrada de bactérias, partes escurecidas que indicam o apodrecimento e ainda a armazenagem do produ-to, sobretudo, quando eles forem vendidos já em lascas. O manuseio do produto também deve ser feito com cuidado, pois pesquisas re-centes mostraram que o tucumã é um agente em potencial de bactérias que causam a infecção

intestinal, mas, tomando todas as medidas, é possível aproveitar ao máximo a polpa da fruta, e nes-se verão amazônico escaldante, quem não gosta de saborear um delicioso e refrescante mousse de tucumã? Então aqui vai uma receita leve e prática para o fi m de semana:

Mousse de tucumã

Ingredientes: 6 claras de ovos2 latas de creme de leite250 g de polpa de tucumã1 lata leite condensado Modo de preparo: bater 250 g

polpa de tucumã com 2 latas de creme de leite sem soro, 1 lata leite condensado no liquidifi cador e reservar. Bater 06 claras de ovos em neve, e misturar com creme de tucumã e serva em taças.

É importante observar se não

há rachaduras por conta da entrada

de bactérias

05_32.indd 2-31 17/09/2015 23:39:56

Page 6: Elenco - 20 de setembro de 2015

Panifi caçãoCom o início da Idade Média,

por volta de 476 depois de Cristo, as padarias acabaram, e a produ-ção de pão voltou a ser caseira. O retrocesso nessa época foi tanto, que as pessoas voltaram a comer pão sem fermento! Foi somente a partir do século 12 que as coisas começaram a me-lhorar na França. No século 17, o país se destacou como centro mundial de fabricação de pães, desenvolvendo técnicas aprimo-radas de panifi cação.

No Brasil, o consumo de pão só se popularizou depois do século 19. Até então, o brasileiro con-sumia, em grandes quantidades, a farinha de mandioca e o biju, apesar de já conhecer o pão de trigo desde a chegada dos co-lonizadores portugueses. Com a vinda dos italianos para o Brasil, no início do século 20, a atividade de panifi cação se expandiu, e o produto passou a ser essencial na mesa do brasileiro.

Baguete de domingoIngredientes: Folhas de alface; 8 pepinos em conserva; 2 co-

lheres (sopa) de vinho do Porto; 300 gramas de

maionese; 4 pães tipo baguete; sal e pimenta-do-rei-no à gosto; 250

gramas

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

CIÊN

CIA

E TE

CNO

LOGI

A

A m

orte

com

dig

nida

de

6

João Bosco Botelho

Doutor Honoris Causa, França

Em março de 2005, milhões de pessoas viram na TV o dra-ma familiar da doente norte-americana em coma durante quinze anos. Após a autorização judicial, morreu treze dias após serem interrompidos os cuida-dos médicos.

O fato trouxe à tona novas discussões em torno do direito de morrer com menos sofrimen-to por meio da eutanásia e da ortotanásia.

A eutanásia ativa objetiva a interrupção da vida por meio de autorização consentida entre o doente e o médico executante. A eutanásia passiva não provoca a morte imediata, mas interromp todos os cuidados médicos que mantêm a vida.

A ortotanásia pode ser enten-dida como a chegada da morte

no processo natural. Nessa cir-cunstância, a assistência médi-ca não contribui para prolongar artifi cial e desnecessariamente o processo de morte.

O drama da doente norte-americana provocou três ques-tionamentos:

- O poder das instituições hospitalares e do médico para manter a vida artifi cialmente dos doentes sem qualquer possibili-dade de recuperação;

- O direito de pedir a própria morte quando o doente lúcido, sem possibilidade de cura, com sofrimento incomensurável, não quer mais dor;

- Na impossibilidade de o doente decidir, nas mesmas condições acima citadas, se alguém da família poderia decidir a hora da morte

De modo geral, a discussão de ordem jurídica e ética, alcan-çaram diferentes espaços das relações laicas e religiosas. Sem unanimidade frente às várias correntes, a discussão acabou restrita aos abusos da tecnologia médico-hospitalar que transfor-mou o doente terminal em mer-cadoria de valor, seja científi co ou monetário.

É importante ressaltar os ór-gãos fi scalizadores públicos e privados, inclusive os da Igreja, por meio da Bula Evangelium Vitae, de 1995, do papa João Paulo II, continuam valorizando fortemente a ortotanásia e opon-do-se aos excessos terapêuticos, sustentando que as renúncias aos meios desproporcionais para prolongar a vida, não correspon-dem ao suicídio ou a eutanásia.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 31

06_31.indd 2-31 17/09/2015 23:44:25

Page 7: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 201530

#acontece

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

BOA

MES

A

Incr

emen

te o

seu

pão

de

Selma ReisChef

22

A história do pão é tão antiga que é até difícil dizer quando e como ele apareceu. Historiado-res, no entanto, estimam que o pão tenha surgido há cerca de 12 mil anos, juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está o Iraque. De início, prova-velmente, o trigo era apenas mastigado. Só depois, ele passou a ser triturado com pedras e transformado em farinha.

Antes de servirem para fazer pão, as farinhas de diversos ce-reais eram usadas em sopas e mingaus cozidos na água. Poste-riormente, passou-se a misturar também mel, azeite doce, suco de uva, tâmaras esmagadas, ovos e carne moída, formando espécies de bolos que eram assados sobre pedras quentes ou sob cinzas. Esses bolos deram origem ao pão propriamente dito.

Os primeiros pães eram feitos de farinha misturada ao fruto de uma árvore chamada carva-lho. Bem diferentes dos atuais, eram achatados, duros e secos. Também não podiam ser comidos logo depois de prontos porque eram muitos amargos. Era preci-so lavá-los várias vezes em água fervente, antes de se fazer broas que eram expostas ao sol para secar. As broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas.

Com as trocas comerciais en-tre egípcios e gregos, o pão aca-bou chegando na Europa em 250 a.C. Não demorou muito para ele se tornar também o principal alimento da Roma Antiga, sen-do preparado em padarias públicas. Com a expansão do Império Romano, o hábito de consumir pão foi difundido por grande parte da Europa.

07_30.indd 2-31 17/09/2015 23:45:42

Page 8: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 29

8#b

em e

star

Aposte no ballet fi tness

Modalidade faz uma fusão de passos Modalidade faz uma fusão de passos

clássicos da dança com exercí-clássicos da dança com exercí-

cios físicos como abdominais

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 29

EspecialidadePara quem gosta de um bom

rodízio de massas e pizzas, o Cosa Nostra funciona nesse sistema de segunda à quinta-feira, das 19h às 23h. Com 19 sabores diferentes de pizzas e oito tipos de massas, o rodízio sai por R$ 37 por pessoa (crianças de 5 a 10 anos pagam apenas R$ 17).

“Para quem quer se estender na noite, nosso bar possui um cardá-pio diversifi cado de antepastos, e para quem é apreciador de um bom vinho nossa carta con-templa 40 rótulos especialmente selecionados pelo nosso amigo sommelier Pedro Missioneiro”, acrescenta Wilson Monteiro.

SERVIÇO

Costa Nostra Pizza, Pasta & BarRua Rio Branco, nº 21 (esquina com rio Jutaí) – VieiralvesFone: 3307-0583 | 3307-0584E-mail: [email protected] e Instagram: cosanostrapizza

08_29.indd 2-31 17/09/2015 23:49:13

Page 9: Elenco - 20 de setembro de 2015

9ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

THIAGO FERNANDO

Sair da rotina, essa é a missão de muitas pessoas na atualidade. Família, trabalho, trânsito, contas etc. Tudo acaba sendo motivo para aumentar o estresse do dia a dia. A solução que a maioria encontra é praticar alguma ativi-dade física. A moda do momento são as lutas, principalmente o muay thai e jiu-jítsu. Outra opção muito escolhida é a musculação. As academias seguem lotadas de pessoas que buscam uma melhora de vida. Porém, essas modalida-des acabam enjoando uma parte desses praticantes pela intensa repetição de exercícios.

Buscando novas alternativas, algumas mulheres escolheram o ballet fi tness como atividade fí-sica. A nova modalidade faz uma fusão de passos clássicos da dança com exercícios físicos como abdo-minais, agachamentos e fl exões. Uma boa opção em Manaus é a academia Studio Sete, localizado na rua Diamante, Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul da cidade.

Trabalhando com a modalidade há 8 anos, a professora Bárba-ra Barbosa afi rma que as novas alunas procuram o ballet fi tness, porque querem sair da rotina das tradicionais academias. Segundo instrutora, elas se encantam pela modalidade pois cada aula acaba sendo diferente da outra.

“O ballet fi tness é uma varia-ção do ballet clássico com as ati-vidades físicas que fazemos nas academias. As meninas buscam o emagrecimento e a tonifi cação muscular. Além disso, ele bene-fi cia a agilidade, coordenação motora e a fl exibilidade. Depen-

dendo da intensidade da aula, o praticante perde de 800 a 1.000 calorias. Nenhuma aula é igual à outra. Sempre começamos com musicas agitadas para animar. Isso faz a diferença”, afi rmou Bárbara, explicando, ainda, que a prática da modalidade é su-gerida para pessoas acima dos 15 anos, devido forças a mus-culatura corporal.

“Geralmente, pedimos para ini-ciar a partir dos 15 ou 16 anos por ter mais consciência corporal. Limite de idade não tem, apenas adaptamos para as limitações das pessoas”, disse a professora.

BenefíciosPraticando o exercício há ape-

nas um mês, as amigas Helena Rolim,22, e Glicia Cauper, 22, admitem que se surpreenderam com os resultados obtidos nesse período. As estudantes buscaram vários treinamentos, mas só gos-taram do ballet.

“Conhecemos pelo Instagram. Vi a modalidade em uma aca-demia em São Paulo e depois descobri que abriria na Studio Sete. Ela me chamou e resolvi vir. Fizemos todas as aulas ex-perimentais possíveis. Tudo o que tinha, fui tentando, até encontrar o ballet fi tness. Ele trabalha com todo o corpo. Saímos das aulas ‘mortas’. Trabalhamos com o peso do corpo. Aqui não tem rotina, e todos os dias são exercícios diferentes”, contou Helena, que ainda lembrou a importância dos outros participantes da aula para realizar o treino.

“Um incentiva o outro. Se um parar, vamos repetir todos os exercícios, por isso sempre fi ca-mos ajudando”, fi nalizou.

O ballet fi tness está em alta para quem procura sair da rotina

FOTO

S: I

ON

E M

OR

ENO

28

#ind

ica

Cosa NostraRestaurante localizado no charmoso Restaurante localizado no charmoso

bairro Vieiralves traz o melhor bairro Vieiralves traz o melhor

da Itália para Manaus

MELLANIE HASIMOTO

Para os apreciadores da boa culinária italiana, nada melhor do que ter a experiência com-pleta: comida boa e preparada com os melhores ingredientes, ambiente que remete aos res-taurantes situados nas ruelas da Sicília, com drinks deliciosos para arrematar. No entanto, não é preciso nem sair de Manaus para poder aproveitar de tudo isso – basta ir até o restaurante Cosa Nostra Pizza, Pasta & Bar, localizado no coração do Vieiralves.

Fazendo parte de um grupo que conta ainda com o Gar-galo Sport Beer e Confraria do Espeto, o restaurante abriu suas portas recentemente e já fi gura entre os queridinhos

do ramo. De acordo com o empresário Wilson Monteiro, a empreitada surgiu da ideia de trazer uma novidade para um local que já tem de tudo.

“A rua Rio Branco, no Viei-ralves, está apinhada de bar-zinhos e locais voltados para o divertimento. Por conta disso, decidimos trazer uma casa ita-liana, que ainda não havia na região”, conta.

Para oferecer aos clientes tudo o que merecem, Monteiro diz que investiu em um am-biente elegante e requintado. “Queremos atender a todos os públicos que apreciam uma comida de altíssima qualida-de”, diz o empresário. Para isso, o Cosa Nostra conta com uma equipe treinada para ofe-recer o melhor atendimento e

preparar os ali-mentos da melhor maneira. “Esse é o nosso diferencial – uma equipe reno-mada”, informa.

Dentre as iguarias oferecidas pela casa estão antepastos, sa-ladas, massas, pizzas e sobremesas. O destaque vai para o Millefoglie di gamberetti e pomodori confi t, um saboroso mil folhas de tomate confi t, com camarões frescos salteados e queijo parmesão. En-tre os pratos principais, vale experimentar o fi lé à parmegiana, que vem envolvido em molho de to-mate e queijo gratinado.

09_28.indd 2-31 17/09/2015 23:53:47

Page 10: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 27

Cães com mais de 6 meses e da cor pre-ães com mais de 6 meses e da cor pre-

ta normalmente fi cam nos ta normalmente fi cam nos

asilos, sem chance de adoção

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015N

UTR

IÇÃO

EM

FO

CO

Suco

s de

tox

– sa

úde

e sa

bor

Flavia

10

Há algum tempo, fala-se muito sobre os sucos detox e a sua liga-ção direta com uma vida mais saudável, e princi-palmente, com o tão al-mejado emagrecimento. Mas acredite, emagrecer não é a função principal desses sucos.

A palavra “detox” é uma redução da pala-vra “detoxication”, que em português, signifi ca desintoxicação; aquela que ajuda a eliminar toxinas acumuladas ou substâncias preju-diciais ao organismo. Essa sim, é a princi-pal função do suco detox, fazer uma faxina no nosso or-ganismo, eliminan-do, por exemplo, males trazidos por fumaça, excesso de sódio, álcool e agrotóxicos. En-tretanto, por consequência, nos leva a emagrecer por fazer uma desintoxicação alimentar e pelo fato de acelerar o nosso metabo-lismo, uma vez que fornecem uma dose de vitaminas e de nutrientes que fazem o organismo funcionar bem melhor.

O melhor horário para tomar seu detox é de manhã, em jejum. Sabe quando você se diz “vou começar bem meu dia”? Pois é! O suco detox nos proporciona energia e disposi-ção, melhora a qualidade do sono, alivia os sintomas da TPM, reduz celulite, diminui inchaço, melhora o humor, a memória e o raciocínio. Além do mais, é uma ótima pedida se você não é acostumado a comer verduras, passando a ser uma ma-neira mais fácil de “descer”. Caso você não consiga tomar ou fazer o suco tão cedo, sem problemas, pode tomar ao longo do dia.

A couve é a base de um suco verde detox. Rica em cálcio, é anti-infl amatória, cicatrizante, combate celulite e desintoxica. Há quem peneire e quem não (ganhamos mais quando não peneiramos). Mas

você pode trocar a couve por bró-colis, alface, hortelã, manjericão...o essencial no seu suco é variar as receitas. Você escolhe um suco base, que pode ser de abacaxi, laranja, acerola, morango, limão ou água de coco e acrescenta o que tiver no momento: limão, mel, gen-gibre, linhaça, chia, mamão, pera, kiwi...brinque à vontade!

Aliás, veja algumas funções des-sas frutas para você direcionar a sua receita de acordo com o seu objetivo:

Pera: ajuda a regular os níveis de colesterol;

Melancia: combate o inchaço ab-dominal, baixa a pressão e regula os níveis de açúcar no sangue;

Banana: tira o desejo de comer doces;

Abacaxi: combate retenção líqui-da e afi na a cintura;

Limão: diurético rico em vita-mina C;

Maçã: ajuda na digestão; regula os níveis de colesterol e de trigli-cerídeos.

E então, qual vai lhe cair melhor? Prepare já o seu suco detox e não se esqueça de variar nas receitas!

Marque a sua consulta particular pelo 99322-1385. Atendo no Conj. Eldorado e no Skye Platinum, sem-pre com hora marcada.

Receita para diminuir o co-lesterol

1 cenoura1 copo de suco de limão2 colheres de açúcarBata tudo e coe. Beber em se-

guida, 3 vezes na semana.

Receita de suco acelerador de metabolismo (contraindicado para hipertensos)

250ml de chá verde1/2 maçã1 fatia fi na de abacaxi1 pedaço pequeno de gengibre1 colher de suco de limãoBater tudo no liquidifi cador e

beber.

Grande abraço e até a próxima!

Adote um pet com defi ciência

O objetivo da campanha criada pela UHelp, que acontece hoje com apoio da Luiz Proteção Animal é uma só: quebrar preconceitos e promo-ver a adoção consciente, gerando conhecimento sobre o assunto e criando um elo entre as pessoas que desejam ter um companheiro de quatro patas e os pets que estão esperando por uma família.

Segundo Giuliana Stefanini, ge-rente da Luiz Proteção Animal, e que adotou o Frederico há um ano, as pessoas ainda querem um pet com determinadas característi-cas: “geralmente, quem procura

um pet quer um fi lhote, e quando o animal passa dos 6 meses de vida, já se torna incrivelmente difícil realizar a adoção”, confi rma.

Ela diz, ainda, que se ele tem algum tipo de defi ciência, essa difi culdade aumenta ainda mais. “Seja uma difi culdade motora, uma necessidade diferente de ali-mentação ou mesmo a cor preta, as características que fogem a um padrão desejado difi cultam imensamente encontrar um lar para os pequenos”, enfatiza Giu-liana, que resgatou Frederico de um lar com maus tratos, que o

deixaram paraplégico.O objetivo da campanha “Adote

um pet com defi ciência” promo-vido pelo site UHelp.com é mo-bilizar as pessoas e entidades e ampliar o assunto, para que seja possível quebrar preconceitos. É possível doar valores para as entidades envolvidas por meio da campanha no Kickante, site de fi nanciamento coletivo (procure pelo nome da campanha).

Amor sem fi mGiuliana Stefanini é gerente da

Luiz Proteção e adotou o Frederico há pouco mais de um ano. Para ela, cuidar do cãozinho da raça dachshund já é natural. “É como escovar os dentes”, revela.

A mãe de Frederico conta que foi a melhor coisa que já fez na vida. “O Fred é um anjo! O pet

tem defi ciência física e precisa usar andador nas patas traseiras, mas nem por isso deixa de fazer estripulias e me encher de orgu-lho”, completa. Giuliana enfatiza que é muito importante divulgar a causa dos pets com defi ciência, porque é muito difícil alguém ado-tá-los. “Infelizmente, eles fi cam esquecidos, pois as pessoas têm preconceito”, declara.

Livia Clozel, da Uhelp.com, tam-bém escolheu um pet com defi ciên-cia e adotou a pequena Amora há cerca de 3 anos. “Ela é amputada e sofreu maus tratos, demorou a se sentir segura, mas hoje é uma companheira incrível”, enfatiza.

Livre-se do preconceito e abra o coração: adote um animalzinho com defi ciência. Muito além de um ato de amor, é uma oportunidade de conhecer seu melhor amigo.

10_27.indd 2-31 17/09/2015 23:56:00

Page 11: Elenco - 20 de setembro de 2015

Turismo

Descubra a Alemanha de bicicleta

O país oferece roteiros específi cos O país oferece roteiros específi cos

para quem gosta de peda-para quem gosta de peda-

lar sozinho ou acompanhado

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 2 DE AGOSTO DE 2015

IDEI

AS

A PE

RMIS

SÃO

PAR

A A

VOGU

ETER

APIA

Angela Bulbol de Lima

professora da Ufam

26

Há algum tempo comentei com uma amiga que depois de estu-dos técnicos e profundos, quando fi nalizo trabalhos extenuantes e produtivos, tenho uma necessi-dade - e o termo é esse mesmo: necessidade - de devorar Vogues e Harper’s Bazaar americanas e europeias, e denominei esse mo-mento de Vogueterapia.

Naquelas horas de deleite e puro descompromisso acadêmico, sem a rigidez de métodos e técnicas, ou compreensões conceituais e for-malidades, decido que sou livre.

Então devoro cada página, pai-sagem, estilo, cabelos esvoaçan-tes, festas hotspots e lifestyle...

Totalmente irresponsabilida-de, tudo poético e estético e pura felicidade!

Decido que minha felicidade na escolha “literária” tem sua fonte em origens diversas e infi nitas.

O bom da vida é a liberdade para fazer escolhas, ser dono de nos-

sas próprias simpatias e gostos, sem que isso interesse de fato a alguma pessoa e, mais que isso, sem a necessidade de se justifi car para alguém, afi nal, é a sua vida, então, escolha coisas que delei-tem você, pois essas memórias serão fundamentais para gerar sensações de prazer e hedonismo únicos no futuro.

Sou tradicional e gosto de ler e ver revistas, e isso fi sicamente falando. Telas ainda não me pre-enchem, totalmente: preciso do folhear e adoro minhas marcações quando dobro canto de páginas para reler ou rever algo que tenha me chamado atenção.

Coleciono minhas revistas por algum tempo. Admiro, essencial-mente, o trabalho de fotógrafos icônicos e suas fotos memorá-veis: Patrick Demarchelier, que encontrei certa vez no elevador do Plaza Athenee, e tive a sensa-ção que o conhecia como amigo,

tamanha minha admiração pelo seu trabalho e obra; Peter Lind-bergh da mesma forma e Annie Leibovitz, para citar alguns, so-mado ao trabalho rigorosíssimo de editores que defi nitivamente determinam o que será muito do estilo a cada estação.

E, quanto aos portraits e obras de arte, que defi nem o universo umbilicalmente constituído entre moda, arte e estética? Deleite! Não encontro outra palavra.

E àqueles que perderam o tempo em torcer o nariz para minhas escolhas quase nem sempre tão literárias assim: a terapia é minha, esse remédio é meu, tem gosto doce e suave, o gosto é meu; meus momentos serão sempre fruto das minhas escolhas e a diversão ao fi nal, será só minha também.

Sugestão do dia: as edições de setembro são as melhores com suas muitas centenas de páginas.

E haja terapia e haja cura!!

11_26.indd 2-31 17/09/2015 23:59:23

Page 12: Elenco - 20 de setembro de 2015

12

Conhecer um país de bici-cleta pode se tornar uma experiência única. A Alema-nha conquistou uma legião

de adeptos que percorrem rotei-ros específi cos desenvolvidos pelo Centro de Turismo Alemão - DZT em conjunto com a Federação Alemã de Ciclismo. São 40 mil quilômetros e cerca de 200 rotas ciclísticas em todo o país.

Atualmente, milhões de turistas, principalmente europeus, agendam suas férias - sejam elas curtas ou longas - no formato ciclista. O Cen-tro de Turismo Alemão oferece em seu site (visitealemanha.com) in-formações detalhadas sobre rotas, lugares a serem visitados, mapas, literaturas e pacotes de viagens. Os aventureiros podem explorar mais de 150 rotas, conhecer as pe-culiaridades da região, aproveitar a natureza e escapar do estresse cotidiano. Além disso, o visitante pode ajustar seu roteiro conforme descobre aspectos mais interes-santes do local em que visita. Uma mobilidade inigualável quando se trata de viagens ao exterior.

Existe uma preocupação muito grande com a sinalização e ma-nutenção das rotas que garantem total segurança dos ciclistas. A maior parte fi ca mais afastada de vias expressas e muitas estradas vicinais são praticamente isentas do trânsito de automóveis.

Os melhores percursos para mountain biking podem ser encon-trados na Alemanha, nas regiões de Sauerland, Sankt Wendeler Land - Saarland e Floresta Negra. No en-tanto, pequenos percursos podem ser percorridos em diversas áreas montanhosas. Em um perímetro de 1.400 km, o Bike Park da Floresta Negra possui a maior rede de trilhas de mountain bike no mundo. Já a Bike Arena em Sauerland oferece 30 tours para os visitantes.

É importante destacar que os roteiros atendem ciclistas de todos os níveis - do amador ao profi ssional. Após correr as trilhas, há diversas opções para aproveitar os locais de atividades esportivas a culturais.

Além dos conhecidos rios, a Ale-

#turismo

manha traz rotas especiais para ci-clistas que podem acompanhar suas margens e explorar a região mais de perto. Muitos circuitos de longa distância acompanham rios longos ou curtos como o romântico Lahn, com mais de 250 quilômetros.

Para quem quer viajar, mas acha que seus fi lhos pequenos não pode-riam participar, as rotas da Alema-nha trazem uma surpresa especial. Diversos hotéis e campings ao longo dos circuitos de longa distância são próprios para o atendimento fami-liar. No percurso, crianças pequenas passeiam em pequenos trailers es-pecífi cos para serem acoplados nas bicicletas dos pais.

Conhecer uma cidade de bici-cleta é uma maneira diferente de se misturar ao cotidiano urbano. Segundo a Federação Alemã de Ciclismo (ADFC), cada vez mais existem tours específi cos nas cida-des para esse público. Em Dresden, é possível fazer o percurso para “Blaues Wunder”, ponte suspensa que cruza o Rio Elba. Outra alterna-tiva é visitar o antigo “Warehouse District” de Hamburgo (atualmen-te um ponto em que fervilham lojas, restaurantes e bares), os clubes mais famosos na capital bávara de Munique ou os bairros italianos e holandeses de Potsdam. Os principais roteiros tam-bém abrangem Berlim, Augsburg, Bonn, Frei-burg, Leipzig, München e Münster.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 25

grande com a sinalização e ma-nutenção das rotas que garantem total segurança dos ciclistas. A maior parte fi ca mais afastada de vias expressas e muitas estradas vicinais são praticamente isentas

Os melhores percursos para mountain biking podem ser encon-trados na Alemanha, nas regiões de Sauerland, Sankt Wendeler Land - Saarland e Floresta Negra. No en-tanto, pequenos percursos podem ser percorridos em diversas áreas montanhosas. Em um perímetro de 1.400 km, o Bike Park da Floresta Negra possui a maior rede de trilhas de mountain bike no mundo. Já a Bike Arena em Sauerland oferece

É importante destacar que os roteiros atendem ciclistas de todos os níveis - do amador ao profi ssional. Após correr as trilhas, há diversas opções para aproveitar os locais de atividades esportivas a culturais.

Além dos conhecidos rios, a Ale-

restaurantes e bares), os clubes mais famosos na capital bávara de Munique ou os bairros italianos e holandeses de Potsdam. Os principais roteiros tam-bém abrangem Berlim, Augsburg, Bonn, Frei-burg, Leipzig, München e Münster.

12_25.indd 2-31 18/09/2015 00:01:57

Page 13: Elenco - 20 de setembro de 2015

13ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

Após correr as trilhas, há

diversas opções para aproveitar os locais de ati-vidades esporti-

vas e culturais

Nada melhor que visitar o Portão de Brandemburgo, montado numa “magrela”

Os centros urbanos alemães possuem uma excelente infraestrutura

A sinalização e manutenção das rotas garantem total segurança

dos ciclistas

24

#est

ilo

Verão top!Cropped, branco total e a mistura de Cropped, branco total e a mistura de

estampas vão continuar bom-estampas vão continuar bom-

bando na estação mais quente do ano

MELLANIE HASIMOTO

Suportar o calor amazônico não é tarefa fácil, ainda mais quando há todas as atividades do dia a dia para serem realizadas sob o forte sol. Por conta disso, nada melhor do que investir em um look fresquinho, com a cara do verão, e que seja adequado para diversas situações. Para dar essas dicas, a blogueira e jornalista Roberta Bindá, do blog Chiquetosa (www.chiquetosa.com),

fala sobre o que vai bombar na estação, mostrando como é fácil adaptar tendências para compor um visual superatual.

ELENCO - Qual a tendência

mais hypada para este verão?Roberta Bindá - Adoro ver

algumas tendências de volta. Elas vão e voltam ainda mais chique-tosas. É o caso do cropped. Está com tudo no verão 2016. Não só em tops, mas as calças cropped

também foram vistas nas pas-sarelas. Os looks jeans também estão com tudo. Looks total white são chiques e fashions. Isso quer dizer que as tendências que já bombaram continuam fi rmes para o próximo verão.

Que cores/estampas as me-ninas devem investir para fi car com um look impecável?

RB - Brincar e misturar é sempre a cara do verão. Listras, estampas fl orais, são apostas que sempre dão certo. Mas destacaria as es-tampas étnicas. Elas seguem em alta! E eu adoro, uso muito!

E a modelagem?RB - Recortes e assimetrias,

além de bordados são algumas

sugestões para quem quer montar looks trends. O comprimento mídi continua presente na temporada mais alegre da moda.

De que maneira podemos adaptar o jeans para nosso clima?

RB - Não abro mão de looks jeans. Para mim já é um clássico! E apesar do calor, dá pra investir em minissaias e camisas com jeans de modelagem mais leve. Só mis-turar com acessórios divertidos, tênis para criar um look mais Sport Style, e pronto! Um ótima propos-ta de look é usar uma saia jeans com modelagem alongada, top cropped e uma “platform”, que é o sapato queridinho do momento. Depois é só arrasar por aí.

13_24.indd 2-31 18/09/2015 00:03:30

Page 14: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 201514#t

ende

ncia

Óculos de sol: mais do que beleza, são uma necessidade!

Até bem pouco tempo, os óculos de Até bem pouco tempo, os óculos de

sol eram apenas acessórios de sol eram apenas acessórios de

beleza que conferiam ao estilo

Com o desenvolvimento de pes-quisas quanto aos efeitos nocivos dos raios UVB e UVA, os óculos de sol passaram a ser considerados essenciais na proteção dos olhos e da pele ao redor deles. Assim, os óculos de sol se tornaram adereços indispensáveis: eles pro-tegem e ainda garantem uma levantada no visual. Até mesmo as crianças ganharam modelitos especialmente para elas.

A indústria do setor aperfei-çoou-se e não faltam novidades. Os óculos de sol são item que também entrou nas tendências da moda. Gente famosa empresta seu nome para vários modelos que movimentam o mercado. Tem óculos de sol para todos os gostos, que combinam com todos os tipos de rosto e com todos os bolsos.

É chique e moderno usar óculos escuros. Bombardeado por tan-

tas variedades, nem sempre o consumidor consegue ver a dife-rença entre o adequado e o que é simplesmente bonito, falando agora do ponto de vista da saúde dos olhos.

Geralmente, os modelos são escolhidos seguindo os critérios da moda e que tenham bom preço, sem levar em conta o material com que realmente foram produzidos, quer sejam as lentes ou os metais que dão a sustentação.

Os ost almologistas são unâni-mes ao afi rmarem que óculos de sol de má qualidade causam danos aos olhos. Se de um lado foram criados para proteger a visão e a pele ao redor dos olhos contra os efeitos do sol, quando são de procedência duvidosa deixam de cumprir essa importante função. A principal fun-ção dos óculos escuros é fi ltrar os raios ultravioletas .

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 23

14_23.indd 2-31 18/09/2015 00:05:31

Page 15: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 15

LuminosidadeSegundo os especialistas, os

óculos de sol diminuem a lumi-nosidade, as pupilas fi cam mais dilatadas, permitindo uma passa-gem maior de raios ultravioletas. Justamente por as pupilas se dila-tarem que as lentes dos óculos de sol devem ter o fi ltro anti-UV, que protege e bloqueia a entrada da radiação solar indesejada.

Durante a aquisição do acessó-rio, o primeiro item que deve ser avaliado é em relação à proteção contra os raios ultravioletas (UVA e UVB), que devem ser de 100%. Qualquer outro nível de proteção abaixo disso poderá causar queimaduras de retina e córnea, além de outras doenças como catara-ta, ceratite, d o e n ç a degene-rativa d a

retina, dores de cabeça e prolife-ração do pterígio, aquela “carne” que cresce no canto do olho.

As cores das lentes não inter-ferem na efi cácia da proteção, porém as mais adequadas são as âmbar, verde, cinza e marrom, pois provoca pouca distor-ção da visão e das cores do am-

valoresOs preços pra- tica-

dos por alguns comerciantes, na venda dos óculos, são bem atrativos, mas é preciso analisar se tal diferença não afeta a qualidade do acessó-rio, já que os produtos sem procedência trazem diversos malefícios à saúde.

O excesso da radiação fi ca concentrado na parte central da retina, que causa degene-ração macular e os principais sintomas são na difi culdade de leitura, no reconhecimen-to de fi sionomias e na dis-tinção de cores ou detalhes,

sendo estes nos casos avançados.

Os médicos alertam que é importante lembrar que o uso de óculos de sol, com lentes de quali-dade, passou a ser uma necessidade em razão do buraco na camada de ozônio estar cada vez maior. Vale lem-brar que as lentes devem sempre ser em resina e nunca em acrílico.

Ao comprar óculos de grau ou de sol, procurar e um profi ssional.

22

#est

etic

a

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

Bioplastia: além do botox

O rejuvenescimento de algumas pes-O rejuvenescimento de algumas pes-

soas nem sempre é somente por soas nem sempre é somente por

causa do uso da toxina botulínica

Não é difícil em conversas entre amigos ou familiares - quando vê novela, algum programa na tevê, fi lme no ci-nema ou até mesmo folheando uma revista - o comentário de que “este” ou “aquele” famoso aplicou botox. Mas, será que é? Na realidade há inúmeros procedimentos estéticos e ci-rúrgicos que podem provocar o rejuvenescimento facial ou corporal tão desejado pelas celebridades e também para qualquer pessoa. Além da toxina botulínica, é possível fazer preenchimento, implan-tes, peelings físico ou químico, laser, ionização, entre tantas outras técnicas.

Mas, quando apenas um procedimento estético parece não ser mais sufi ciente, muitos estão optando também pela cirurgia plástica, que na atu-alidade, dependendo do cirur-gião, tem resultado cada vez mais próximo ao natural. Uma das técnicas mais procuradas é a bioplastia, que modifi ca os volumes faciais através do

remodelamento. “O procedimento tem a

vantagem de ser feito sem cortes e pode ser aplicada no rosto e no corpo. É possível redefi nir a mandíbula, queixo, nariz, corrigir sulcos e rugas, recuperar o volume das mãos, entre outros benefícios para o físico”, explica Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional de Cirurgia Plástica.

Segundo Korn, apesar de ser diferente, a bioplastia não concorre com os outros mé-todos estéticos, que também podem ser utilizados comple-mentarmente, como a cosmia-tria, a toxina botulínica, o laser e os peelings. “Os procedimen-tos podem ser associados de maneira que sejam minima-mente invasivos e recuperem ou mantenham a autoestima das pessoas que recorrem a eles”, informa.

O método utiliza produtos de última geração, como o polimetilmetacrilato (PMMA): o material é injetado nos teci-dos da pele para a correção das

ações do tempo. Além de ser uma cirurgia sem cortes, o processo é rápido, durando cerca de 30 minutos e o paciente não necessita de internação, podendo voltar as suas atividades habitu-ais no mesmo dia.

“Envelhecer, todos enve-lhecem, mas se é possível retardar as rugas, sulcos e a fl acidez da face, por que não? E se não há como pagar à vista, buscar cré-dito já é algo possível e habitual, não só para adquirir casa própria, carro e demais ob-jetos, mas também nas áreas de saúde e beleza”, completa o especialista.

Depois de consul-tar o especialista e ter um orçamen-to é necessário buscar uma em-presa, como o Centro Nacional Cirurgia Plásti-ca, que presta assessoria ad-ministrativa e fi nanceira a quem deseja obter crédito e parcelar paga-mentos.

15-22.indd 2-31 18/09/2015 00:07:52

Page 16: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 201516#v

arie

dade

sELENCO | MANAUS, DOMINGO, 6 DE SETEMBRO DE 2015 21

SPA sem sair de casaApós um dia de muito trabalho e es-Após um dia de muito trabalho e es-Após um dia de muito trabalho e es-

tresse, que tal se desligar do tresse, que tal se desligar do

mundo e ir para um spa?

Pensando nisso, selecionados alguns produtos de para que você tenha um lugar ideal para relaxar e desfrutar de todo o conforto sem sair de casa e, de quebra, renovar as energias!

Após escolher um set list para ambientar o clima, acenda um incenso de preferência de jasmim ou laranjeiras, umas velas com vários aromas e cores compõe o cenário perfeito para uma tarde de relaxamento. Estes itens po-dem ser encontrados na Imagi-narium, do Manauara Shopping (piso Tucumã).

Agora com um cenário perfeito, inicie pelo tratamento nos cabe-los, depois de lavar os cabelos e condicionar, aplique uma másca-ra de recuperação profunda da Perfect Hair facilmente encon-trada na Mahogany, no Manauara

Shopping (piso Castanheira).Sua pele merece uma atenção

especial com os produtos da loja Avatim, no Manauara Shopping (piso Castanheira), para isto, indi-camos o açúcar em óleo que possui nutrientes da castanha do Brasil e do cupuaçu, que hidrata e nutre a pele deixando com um toque de seda enquanto esfolheia.

Em seguida, limpe a pele com os sabonetes da Body Store, do Ma-nauara Shopping (piso Castanheira) com variados formatos e aromas.

Para terminar a hidratação sua pele, a Top Internacional, do Ma-nauara Shopping (piso Castanheira) indica o lait Corporel (leite corpo-ral antirressecamento). Com essas dicas você tem um ambiente e os produtos propícios para uma limpeza, tonifi cação e hidratação da sua pele.

As paletas são refrescantes

além de serem saudáveis

16-21.indd 2-31 18/09/2015 00:10:59

Page 17: Elenco - 20 de setembro de 2015

20

#bel

eza

Os rótulos de seu nécessaire

Você leu os rótulos dos seus produtos de beleza e higiene favoritos, mas não enten-deu o que algumas palavras signifi cam e o que cada um dos componentes faz? Para tirar dúvidas, elaboramos um pequeno dicionário com os termos mais frequentes em nosso dia a dia. Assim fi ca mais fácil escolher o produto certo para cada fi nalidade.

Hipoalergênico: Diferen-te do antialérgico que tem como função combater a aler-gia, o produto hipoalergênico foi formulado buscando di-minuir as chances de causar alergias. Ele pode estar pre-sente em esmaltes, maquia-gens, cremes hidratantes e até mesmo desodorantes e desodorantes íntimos. Vale a pena para quem costuma ter reações alérgicas ou em pro-dutos para áreas delicadas,

como os de higiene íntima.

Não comedogênico: Nor-malmente vinculado a produ-tos para a pele, o termo vem de comedão, que é sinônimo de cravo. Isso signifi ca que ele não obstrui os poros e, portanto, evita a formação de acne. Vale investir em produtos assim para a área do rosto , especialmente para pele oleosa.

Livre de st alatos: Essa substância é usada em esmal-tes para dar brilho e fi xar a cor, em perfumes para garantir uma fi xação mais duradoura do aroma e em hidratantes, sabonetes líquidos, condicio-nadores e xampus para dar o aspecto líquido e cremoso. No entanto, este composto pode causar danos ao fígado, rins, pulmão e até anormali-dades no sistema reproduti-

vo e desenvolvimento sexual. Procure usar produtos de boa qualidade, mas sem st alatos.

Ácido salicílico: Eficien-te inibidor de acne e ole-osidade, este ingrediente também é capaz de reno-var as células superficiais, sendo usado em produtos para esfoliação, tratamento contra verrugas e até mes-mo xampus anticaspa, mas requer cuidados especiais, especialmente com o sol. Portanto, invista neste com-posto se a meta é prevenir o envelhecimento da pele.

Livre de parabeno: Usado como conservante, o para-beno pode ser encontrado em xampus, cremes, hidra-tantes, loções, maquiagens, batons, loções para barba, sabonetes, protetores sola-res e produtos para depila-ção. Porém, essa substância pode ocasionar alergias e há suspeita de estar ligada ao desenvolvimento de câncer de mama. Por conta disso, o ideal é buscar por produtos livres desta substância, espe-cialmente para uso diário.

Para conhecer os termos usados nos Para conhecer os termos usados nos

cosméticos, esclarecemos o que de cosméticos, esclarecemos o que de

fato há nas fórmulas dos produtos

17-20.indd 2-31 18/09/2015 00:15:16

Page 18: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 201518 19#e

spec

ial

Célio Said

História contemporânea

Fotógrafo Célio Said lança um livro Fotógrafo Célio Said lança um livro

com personalidades jet setters com personalidades jet setters

locais, no proxímo dia 24

LINDIVAN VILAÇA

O fotógrafo amazonense de moda e publicidade Célio Said lança, no próxi-mo dia 24, o seu livro com personali-dades jet setters locais. A entrega dos exemplares aos participantes e venda aos demais convidados acontecerá a partir das 19h, no Buffet Casa das Artes, localizado no Parque das Laran-jeiras, Zona Centro-Sul da capital.

A obra é dedicada e homenageia dois grandes homens importantes na vida do fotógrafo. “Cresci com esses dois bons exemplos: meu pai, Salim Said, e tio Mustaf Said. Podemos dizer que ambos ‘beberam’ os benefícios dos áureos tempos da borracha, e as suas histórias foram contadas num breve release, pela jornalista Lilia-ne Maia”, conta. O livro homenageia, também, alguns dos grandes homens que já se foram, como os senhores João Braga Júnior, Umberto Calderaro, Valdemiro Peres Lustosa, Nilton Lins, Belmiro Vianez, Fernando Souza, Antô-nio Simões, Jeff erson Peres e Gilberto Mestrinho, dentre outros.

RegistroUm princípio básico de sua profi ssão

fez com que a ideia surgisse, fazendo, literalmente, um registro completo. “Eu já editei a versão feminina deste projeto, onde fotografei cerca de 60 mulheres da sociedade voltadas ao puro glamour. Já a versão masculina é voltada mais ao lado mais empresarial, e já estava na pauta há tempos”, completa o profi ssional.

Após virar realidade, a proposta abri-rá portas para outras similares. “Isso

porque esse é o meu trabalho e é feito com 100% de respaldo, fundamentos e dedicação.”, ressalta Said.

O intuito, diz o fotógrafo, é contribuir registrando uma pequena passagem da história contemporânea da cidade de Manaus, escrita por homens que não mediram esforços para promover o desenvolvimento e a modernidade local em diversos setores.

“O livro conta com homenagens e ensaios individuais onde cada empre-sário foi registrados em dois looks e momentos únicos, realizado com o mesmo critério, registrando lados mais intimistas de homens do primeiro time da cidade, dos mais experientes aos mais jovens e promissores”, disse.

O maior propósito do fotógrafo é doar exemplares para bibliotecas es-taduais, municipais, assim como para escolas e universidades públicas e par-ticulares, fazendo com que as histó-rias alcancem os jovens e estudiosos das gerações futuras.

“Acho que a maior importância será para as gerações futuras, que poderão se espelhar nos exemplos desses ho-mens que, em grande parte, vieram do nada, estudaram muito, seguiram os seus focos e hoje estão com as suas trajetórias registradas num livro de capa dura, edição de luxo”, destaca.

TalentoCélio Said já editou várias revis-

tas para os segmentos da moda e comportamento, dentre elas a “Sai-D” Magazine, “Talent Magazine” e “Metró-pole Magazine”. Said realiza trabalhos para várias edições nacionais como a

“Vogue”, “Elle”, “Veja”, dentre revistas que circulam em diversos Estados bra-sileiros. Seu trabalho é minimalista e tem um alto teor de valorização das pessoas, sendo considerado por críticos renomados como único e recheado de características bem pessoais.

Lançou o ator Malvino Salvador no mercado da moda em São Paulo, de onde o mesmo alçou voo ao estrela-to. Já lançou também várias mode-los que hoje despontam no merca-do da moda internacional e mantêm residência fora do Brasil.

Personalidades que estão no LivroNa sequência, os seguintes ilustres e vi-

toriosos contam um pouco das suas traje-tórias: José Melo/ Arthur Neto/ Omar Aziz/ Amazonino Mendes/ Aciole Castelo Branco/ Acram Isper/ Alberto Martins/ Ambrósio Cohen Assayag/ Amim Aziz/ Antonio Silva/ Armando Clóvis Mendes/ Assem Mustafa Neto/ David Tadros/ Elizeu Lavour/ Elpidio Gomes/ Giuseppe Figliuolo/ Hamilton Cidade Jr./ Herbert Lambert/ Holofernes Leite/ Ilner Souza/ Jamil Damião Junior/ José Azevedo/ José Tadeu Guimarães/ Júlio Verne do Carmo Ribeiro/ Kevin Nelson, entre outros.

Murilo Rayol

Nelson Azevedo Herbert Lamblet

Pofírio Saldanha

Amim Aziz

Julio Verne

18-19.indd 2-31 18/09/2015 00:20:23

Page 19: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 201518 19

#esp

ecia

l

Célio Said

História contemporânea

Fotógrafo Célio Said lança um livro Fotógrafo Célio Said lança um livro

com personalidades jet setters com personalidades jet setters

locais, no proxímo dia 24

LINDIVAN VILAÇA

O fotógrafo amazonense de moda e publicidade Célio Said lança, no próxi-mo dia 24, o seu livro com personali-dades jet setters locais. A entrega dos exemplares aos participantes e venda aos demais convidados acontecerá a partir das 19h, no Buffet Casa das Artes, localizado no Parque das Laran-jeiras, Zona Centro-Sul da capital.

A obra é dedicada e homenageia dois grandes homens importantes na vida do fotógrafo. “Cresci com esses dois bons exemplos: meu pai, Salim Said, e tio Mustaf Said. Podemos dizer que ambos ‘beberam’ os benefícios dos áureos tempos da borracha, e as suas histórias foram contadas num breve release, pela jornalista Lilia-ne Maia”, conta. O livro homenageia, também, alguns dos grandes homens que já se foram, como os senhores João Braga Júnior, Umberto Calderaro, Valdemiro Peres Lustosa, Nilton Lins, Belmiro Vianez, Fernando Souza, Antô-nio Simões, Jeff erson Peres e Gilberto Mestrinho, dentre outros.

RegistroUm princípio básico de sua profi ssão

fez com que a ideia surgisse, fazendo, literalmente, um registro completo. “Eu já editei a versão feminina deste projeto, onde fotografei cerca de 60 mulheres da sociedade voltadas ao puro glamour. Já a versão masculina é voltada mais ao lado mais empresarial, e já estava na pauta há tempos”, completa o profi ssional.

Após virar realidade, a proposta abri-rá portas para outras similares. “Isso

porque esse é o meu trabalho e é feito com 100% de respaldo, fundamentos e dedicação.”, ressalta Said.

O intuito, diz o fotógrafo, é contribuir registrando uma pequena passagem da história contemporânea da cidade de Manaus, escrita por homens que não mediram esforços para promover o desenvolvimento e a modernidade local em diversos setores.

“O livro conta com homenagens e ensaios individuais onde cada empre-sário foi registrados em dois looks e momentos únicos, realizado com o mesmo critério, registrando lados mais intimistas de homens do primeiro time da cidade, dos mais experientes aos mais jovens e promissores”, disse.

O maior propósito do fotógrafo é doar exemplares para bibliotecas es-taduais, municipais, assim como para escolas e universidades públicas e par-ticulares, fazendo com que as histó-rias alcancem os jovens e estudiosos das gerações futuras.

“Acho que a maior importância será para as gerações futuras, que poderão se espelhar nos exemplos desses ho-mens que, em grande parte, vieram do nada, estudaram muito, seguiram os seus focos e hoje estão com as suas trajetórias registradas num livro de capa dura, edição de luxo”, destaca.

TalentoCélio Said já editou várias revis-

tas para os segmentos da moda e comportamento, dentre elas a “Sai-D” Magazine, “Talent Magazine” e “Metró-pole Magazine”. Said realiza trabalhos para várias edições nacionais como a

“Vogue”, “Elle”, “Veja”, dentre revistas que circulam em diversos Estados bra-sileiros. Seu trabalho é minimalista e tem um alto teor de valorização das pessoas, sendo considerado por críticos renomados como único e recheado de características bem pessoais.

Lançou o ator Malvino Salvador no mercado da moda em São Paulo, de onde o mesmo alçou voo ao estrela-to. Já lançou também várias mode-los que hoje despontam no merca-do da moda internacional e mantêm residência fora do Brasil.

Personalidades que estão no LivroNa sequência, os seguintes ilustres e vi-

toriosos contam um pouco das suas traje-tórias: José Melo/ Arthur Neto/ Omar Aziz/ Amazonino Mendes/ Aciole Castelo Branco/ Acram Isper/ Alberto Martins/ Ambrósio Cohen Assayag/ Amim Aziz/ Antonio Silva/ Armando Clóvis Mendes/ Assem Mustafa Neto/ David Tadros/ Elizeu Lavour/ Elpidio Gomes/ Giuseppe Figliuolo/ Hamilton Cidade Jr./ Herbert Lambert/ Holofernes Leite/ Ilner Souza/ Jamil Damião Junior/ José Azevedo/ José Tadeu Guimarães/ Júlio Verne do Carmo Ribeiro/ Kevin Nelson, entre outros.

Murilo Rayol

Nelson Azevedo Herbert Lamblet

Pofírio Saldanha

Amim Aziz

Julio Verne

18-19.indd 2-31 18/09/2015 00:20:23

Page 20: Elenco - 20 de setembro de 2015

20#b

elez

a

Os rótulos de seu nécessaire

Você leu os rótulos dos seus produtos de beleza e higiene favoritos, mas não enten-deu o que algumas palavras signifi cam e o que cada um dos componentes faz? Para tirar dúvidas, elaboramos um pequeno dicionário com os termos mais frequentes em nosso dia a dia. Assim fi ca mais fácil escolher o produto certo para cada fi nalidade.

Hipoalergênico: Diferen-te do antialérgico que tem como função combater a aler-gia, o produto hipoalergênico foi formulado buscando di-minuir as chances de causar alergias. Ele pode estar pre-sente em esmaltes, maquia-gens, cremes hidratantes e até mesmo desodorantes e desodorantes íntimos. Vale a pena para quem costuma ter reações alérgicas ou em pro-dutos para áreas delicadas,

como os de higiene íntima.

Não comedogênico: Nor-malmente vinculado a produ-tos para a pele, o termo vem de comedão, que é sinônimo de cravo. Isso signifi ca que ele não obstrui os poros e, portanto, evita a formação de acne. Vale investir em produtos assim para a área do rosto , especialmente para pele oleosa.

Livre de st alatos: Essa substância é usada em esmal-tes para dar brilho e fi xar a cor, em perfumes para garantir uma fi xação mais duradoura do aroma e em hidratantes, sabonetes líquidos, condicio-nadores e xampus para dar o aspecto líquido e cremoso. No entanto, este composto pode causar danos ao fígado, rins, pulmão e até anormali-dades no sistema reproduti-

vo e desenvolvimento sexual. Procure usar produtos de boa qualidade, mas sem st alatos.

Ácido salicílico: Eficien-te inibidor de acne e ole-osidade, este ingrediente também é capaz de reno-var as células superficiais, sendo usado em produtos para esfoliação, tratamento contra verrugas e até mes-mo xampus anticaspa, mas requer cuidados especiais, especialmente com o sol. Portanto, invista neste com-posto se a meta é prevenir o envelhecimento da pele.

Livre de parabeno: Usado como conservante, o para-beno pode ser encontrado em xampus, cremes, hidra-tantes, loções, maquiagens, batons, loções para barba, sabonetes, protetores sola-res e produtos para depila-ção. Porém, essa substância pode ocasionar alergias e há suspeita de estar ligada ao desenvolvimento de câncer de mama. Por conta disso, o ideal é buscar por produtos livres desta substância, espe-cialmente para uso diário.

Para conhecer os termos usados nos Para conhecer os termos usados nos

cosméticos, esclarecemos o que de cosméticos, esclarecemos o que de

fato há nas fórmulas dos produtos

17-20.indd 2-31 18/09/2015 00:15:16

Page 21: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 201516

#var

ieda

des

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 6 DE SETEMBRO DE 2015 21

SPA sem sair de casaApós um dia de muito trabalho e es-Após um dia de muito trabalho e es-Após um dia de muito trabalho e es-

tresse, que tal se desligar do tresse, que tal se desligar do

mundo e ir para um spa?

Pensando nisso, selecionados alguns produtos de para que você tenha um lugar ideal para relaxar e desfrutar de todo o conforto sem sair de casa e, de quebra, renovar as energias!

Após escolher um set list para ambientar o clima, acenda um incenso de preferência de jasmim ou laranjeiras, umas velas com vários aromas e cores compõe o cenário perfeito para uma tarde de relaxamento. Estes itens po-dem ser encontrados na Imagi-narium, do Manauara Shopping (piso Tucumã).

Agora com um cenário perfeito, inicie pelo tratamento nos cabe-los, depois de lavar os cabelos e condicionar, aplique uma másca-ra de recuperação profunda da Perfect Hair facilmente encon-trada na Mahogany, no Manauara

Shopping (piso Castanheira).Sua pele merece uma atenção

especial com os produtos da loja Avatim, no Manauara Shopping (piso Castanheira), para isto, indi-camos o açúcar em óleo que possui nutrientes da castanha do Brasil e do cupuaçu, que hidrata e nutre a pele deixando com um toque de seda enquanto esfolheia.

Em seguida, limpe a pele com os sabonetes da Body Store, do Ma-nauara Shopping (piso Castanheira) com variados formatos e aromas.

Para terminar a hidratação sua pele, a Top Internacional, do Ma-nauara Shopping (piso Castanheira) indica o lait Corporel (leite corpo-ral antirressecamento). Com essas dicas você tem um ambiente e os produtos propícios para uma limpeza, tonifi cação e hidratação da sua pele.

As paletas são refrescantes

além de serem saudáveis

16-21.indd 2-31 18/09/2015 00:10:59

Page 22: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 15

LuminosidadeSegundo os especialistas, os

óculos de sol diminuem a lumi-nosidade, as pupilas fi cam mais dilatadas, permitindo uma passa-gem maior de raios ultravioletas. Justamente por as pupilas se dila-tarem que as lentes dos óculos de sol devem ter o fi ltro anti-UV, que protege e bloqueia a entrada da radiação solar indesejada.

Durante a aquisição do acessó-rio, o primeiro item que deve ser avaliado é em relação à proteção contra os raios ultravioletas (UVA e UVB), que devem ser de 100%. Qualquer outro nível de proteção abaixo disso poderá causar queimaduras de retina e córnea, além de outras doenças como catara-ta, ceratite, d o e n ç a degene-rativa d a

retina, dores de cabeça e prolife-ração do pterígio, aquela “carne” que cresce no canto do olho.

As cores das lentes não inter-ferem na efi cácia da proteção, porém as mais adequadas são as âmbar, verde, cinza e marrom, pois provoca pouca distor-ção da visão e das cores do am-

valoresOs preços pra- tica-

dos por alguns comerciantes, na venda dos óculos, são bem atrativos, mas é preciso analisar se tal diferença não afeta a qualidade do acessó-rio, já que os produtos sem procedência trazem diversos malefícios à saúde.

O excesso da radiação fi ca concentrado na parte central da retina, que causa degene-ração macular e os principais sintomas são na difi culdade de leitura, no reconhecimen-to de fi sionomias e na dis-tinção de cores ou detalhes,

sendo estes nos casos avançados.

Os médicos alertam que é importante lembrar que o uso de óculos de sol, com lentes de quali-dade, passou a ser uma necessidade em razão do buraco na camada de ozônio estar cada vez maior. Vale lem-brar que as lentes devem sempre ser em resina e nunca em acrílico.

Ao comprar óculos de grau ou de sol, procurar e um profi ssional.

22#e

stet

ica

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

Bioplastia: além do botox

O rejuvenescimento de algumas pes-O rejuvenescimento de algumas pes-

soas nem sempre é somente por soas nem sempre é somente por

causa do uso da toxina botulínica

Não é difícil em conversas entre amigos ou familiares - quando vê novela, algum programa na tevê, fi lme no ci-nema ou até mesmo folheando uma revista - o comentário de que “este” ou “aquele” famoso aplicou botox. Mas, será que é? Na realidade há inúmeros procedimentos estéticos e ci-rúrgicos que podem provocar o rejuvenescimento facial ou corporal tão desejado pelas celebridades e também para qualquer pessoa. Além da toxina botulínica, é possível fazer preenchimento, implan-tes, peelings físico ou químico, laser, ionização, entre tantas outras técnicas.

Mas, quando apenas um procedimento estético parece não ser mais sufi ciente, muitos estão optando também pela cirurgia plástica, que na atu-alidade, dependendo do cirur-gião, tem resultado cada vez mais próximo ao natural. Uma das técnicas mais procuradas é a bioplastia, que modifi ca os volumes faciais através do

remodelamento. “O procedimento tem a

vantagem de ser feito sem cortes e pode ser aplicada no rosto e no corpo. É possível redefi nir a mandíbula, queixo, nariz, corrigir sulcos e rugas, recuperar o volume das mãos, entre outros benefícios para o físico”, explica Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional de Cirurgia Plástica.

Segundo Korn, apesar de ser diferente, a bioplastia não concorre com os outros mé-todos estéticos, que também podem ser utilizados comple-mentarmente, como a cosmia-tria, a toxina botulínica, o laser e os peelings. “Os procedimen-tos podem ser associados de maneira que sejam minima-mente invasivos e recuperem ou mantenham a autoestima das pessoas que recorrem a eles”, informa.

O método utiliza produtos de última geração, como o polimetilmetacrilato (PMMA): o material é injetado nos teci-dos da pele para a correção das

ações do tempo. Além de ser uma cirurgia sem cortes, o processo é rápido, durando cerca de 30 minutos e o paciente não necessita de internação, podendo voltar as suas atividades habitu-ais no mesmo dia.

“Envelhecer, todos enve-lhecem, mas se é possível retardar as rugas, sulcos e a fl acidez da face, por que não? E se não há como pagar à vista, buscar cré-dito já é algo possível e habitual, não só para adquirir casa própria, carro e demais ob-jetos, mas também nas áreas de saúde e beleza”, completa o especialista.

Depois de consul-tar o especialista e ter um orçamen-to é necessário buscar uma em-presa, como o Centro Nacional Cirurgia Plásti-ca, que presta assessoria ad-ministrativa e fi nanceira a quem deseja obter crédito e parcelar paga-mentos.

15-22.indd 2-31 18/09/2015 00:07:52

Page 23: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 201514

#ten

denc

ia

Óculos de sol: mais do que beleza, são uma necessidade!

Até bem pouco tempo, os óculos de Até bem pouco tempo, os óculos de

sol eram apenas acessórios de sol eram apenas acessórios de

beleza que conferiam ao estilo

Com o desenvolvimento de pes-quisas quanto aos efeitos nocivos dos raios UVB e UVA, os óculos de sol passaram a ser considerados essenciais na proteção dos olhos e da pele ao redor deles. Assim, os óculos de sol se tornaram adereços indispensáveis: eles pro-tegem e ainda garantem uma levantada no visual. Até mesmo as crianças ganharam modelitos especialmente para elas.

A indústria do setor aperfei-çoou-se e não faltam novidades. Os óculos de sol são item que também entrou nas tendências da moda. Gente famosa empresta seu nome para vários modelos que movimentam o mercado. Tem óculos de sol para todos os gostos, que combinam com todos os tipos de rosto e com todos os bolsos.

É chique e moderno usar óculos escuros. Bombardeado por tan-

tas variedades, nem sempre o consumidor consegue ver a dife-rença entre o adequado e o que é simplesmente bonito, falando agora do ponto de vista da saúde dos olhos.

Geralmente, os modelos são escolhidos seguindo os critérios da moda e que tenham bom preço, sem levar em conta o material com que realmente foram produzidos, quer sejam as lentes ou os metais que dão a sustentação.

Os ost almologistas são unâni-mes ao afi rmarem que óculos de sol de má qualidade causam danos aos olhos. Se de um lado foram criados para proteger a visão e a pele ao redor dos olhos contra os efeitos do sol, quando são de procedência duvidosa deixam de cumprir essa importante função. A principal fun-ção dos óculos escuros é fi ltrar os raios ultravioletas .

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 23

14_23.indd 2-31 18/09/2015 00:05:31

Page 24: Elenco - 20 de setembro de 2015

13ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

Após correr as trilhas, há

diversas opções para aproveitar os locais de ati-vidades esporti-

vas e culturais

Nada melhor que visitar o Portão de Brandemburgo, montado numa “magrela”

Os centros urbanos alemães possuem uma excelente infraestrutura

A sinalização e manutenção das rotas garantem total segurança

dos ciclistas

24#e

stilo

Verão top!Cropped, branco total e a mistura de Cropped, branco total e a mistura de

estampas vão continuar bom-estampas vão continuar bom-

bando na estação mais quente do ano

MELLANIE HASIMOTO

Suportar o calor amazônico não é tarefa fácil, ainda mais quando há todas as atividades do dia a dia para serem realizadas sob o forte sol. Por conta disso, nada melhor do que investir em um look fresquinho, com a cara do verão, e que seja adequado para diversas situações. Para dar essas dicas, a blogueira e jornalista Roberta Bindá, do blog Chiquetosa (www.chiquetosa.com),

fala sobre o que vai bombar na estação, mostrando como é fácil adaptar tendências para compor um visual superatual.

ELENCO - Qual a tendência

mais hypada para este verão?Roberta Bindá - Adoro ver

algumas tendências de volta. Elas vão e voltam ainda mais chique-tosas. É o caso do cropped. Está com tudo no verão 2016. Não só em tops, mas as calças cropped

também foram vistas nas pas-sarelas. Os looks jeans também estão com tudo. Looks total white são chiques e fashions. Isso quer dizer que as tendências que já bombaram continuam fi rmes para o próximo verão.

Que cores/estampas as me-ninas devem investir para fi car com um look impecável?

RB - Brincar e misturar é sempre a cara do verão. Listras, estampas fl orais, são apostas que sempre dão certo. Mas destacaria as es-tampas étnicas. Elas seguem em alta! E eu adoro, uso muito!

E a modelagem?RB - Recortes e assimetrias,

além de bordados são algumas

sugestões para quem quer montar looks trends. O comprimento mídi continua presente na temporada mais alegre da moda.

De que maneira podemos adaptar o jeans para nosso clima?

RB - Não abro mão de looks jeans. Para mim já é um clássico! E apesar do calor, dá pra investir em minissaias e camisas com jeans de modelagem mais leve. Só mis-turar com acessórios divertidos, tênis para criar um look mais Sport Style, e pronto! Um ótima propos-ta de look é usar uma saia jeans com modelagem alongada, top cropped e uma “platform”, que é o sapato queridinho do momento. Depois é só arrasar por aí.

13_24.indd 2-31 18/09/2015 00:03:30

Page 25: Elenco - 20 de setembro de 2015

12

Conhecer um país de bici-cleta pode se tornar uma experiência única. A Alema-nha conquistou uma legião

de adeptos que percorrem rotei-ros específi cos desenvolvidos pelo Centro de Turismo Alemão - DZT em conjunto com a Federação Alemã de Ciclismo. São 40 mil quilômetros e cerca de 200 rotas ciclísticas em todo o país.

Atualmente, milhões de turistas, principalmente europeus, agendam suas férias - sejam elas curtas ou longas - no formato ciclista. O Cen-tro de Turismo Alemão oferece em seu site (visitealemanha.com) in-formações detalhadas sobre rotas, lugares a serem visitados, mapas, literaturas e pacotes de viagens. Os aventureiros podem explorar mais de 150 rotas, conhecer as pe-culiaridades da região, aproveitar a natureza e escapar do estresse cotidiano. Além disso, o visitante pode ajustar seu roteiro conforme descobre aspectos mais interes-santes do local em que visita. Uma mobilidade inigualável quando se trata de viagens ao exterior.

Existe uma preocupação muito grande com a sinalização e ma-nutenção das rotas que garantem total segurança dos ciclistas. A maior parte fi ca mais afastada de vias expressas e muitas estradas vicinais são praticamente isentas do trânsito de automóveis.

Os melhores percursos para mountain biking podem ser encon-trados na Alemanha, nas regiões de Sauerland, Sankt Wendeler Land - Saarland e Floresta Negra. No en-tanto, pequenos percursos podem ser percorridos em diversas áreas montanhosas. Em um perímetro de 1.400 km, o Bike Park da Floresta Negra possui a maior rede de trilhas de mountain bike no mundo. Já a Bike Arena em Sauerland oferece 30 tours para os visitantes.

É importante destacar que os roteiros atendem ciclistas de todos os níveis - do amador ao profi ssional. Após correr as trilhas, há diversas opções para aproveitar os locais de atividades esportivas a culturais.

Além dos conhecidos rios, a Ale-

#turismo

manha traz rotas especiais para ci-clistas que podem acompanhar suas margens e explorar a região mais de perto. Muitos circuitos de longa distância acompanham rios longos ou curtos como o romântico Lahn, com mais de 250 quilômetros.

Para quem quer viajar, mas acha que seus fi lhos pequenos não pode-riam participar, as rotas da Alema-nha trazem uma surpresa especial. Diversos hotéis e campings ao longo dos circuitos de longa distância são próprios para o atendimento fami-liar. No percurso, crianças pequenas passeiam em pequenos trailers es-pecífi cos para serem acoplados nas bicicletas dos pais.

Conhecer uma cidade de bici-cleta é uma maneira diferente de se misturar ao cotidiano urbano. Segundo a Federação Alemã de Ciclismo (ADFC), cada vez mais existem tours específi cos nas cida-des para esse público. Em Dresden, é possível fazer o percurso para “Blaues Wunder”, ponte suspensa que cruza o Rio Elba. Outra alterna-tiva é visitar o antigo “Warehouse District” de Hamburgo (atualmen-te um ponto em que fervilham lojas, restaurantes e bares), os clubes mais famosos na capital bávara de Munique ou os bairros italianos e holandeses de Potsdam. Os principais roteiros tam-bém abrangem Berlim, Augsburg, Bonn, Frei-burg, Leipzig, München e Münster.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 25

grande com a sinalização e ma-nutenção das rotas que garantem total segurança dos ciclistas. A maior parte fi ca mais afastada de vias expressas e muitas estradas vicinais são praticamente isentas

Os melhores percursos para mountain biking podem ser encon-trados na Alemanha, nas regiões de Sauerland, Sankt Wendeler Land - Saarland e Floresta Negra. No en-tanto, pequenos percursos podem ser percorridos em diversas áreas montanhosas. Em um perímetro de 1.400 km, o Bike Park da Floresta Negra possui a maior rede de trilhas de mountain bike no mundo. Já a Bike Arena em Sauerland oferece

É importante destacar que os roteiros atendem ciclistas de todos os níveis - do amador ao profi ssional. Após correr as trilhas, há diversas opções para aproveitar os locais de atividades esportivas a culturais.

Além dos conhecidos rios, a Ale-

restaurantes e bares), os clubes mais famosos na capital bávara de Munique ou os bairros italianos e holandeses de Potsdam. Os principais roteiros tam-bém abrangem Berlim, Augsburg, Bonn, Frei-burg, Leipzig, München e Münster.

12_25.indd 2-31 18/09/2015 00:01:57

Page 26: Elenco - 20 de setembro de 2015

Turismo

Descubra a Alemanha de bicicleta

O país oferece roteiros específi cos O país oferece roteiros específi cos

para quem gosta de peda-para quem gosta de peda-

lar sozinho ou acompanhado

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 2 DE AGOSTO DE 2015ID

EIAS

A

PERM

ISSÃ

O P

ARA

A VO

GUET

ERAP

IA

Angela Bulbol de Lima

professora da Ufam

26

Há algum tempo comentei com uma amiga que depois de estu-dos técnicos e profundos, quando fi nalizo trabalhos extenuantes e produtivos, tenho uma necessi-dade - e o termo é esse mesmo: necessidade - de devorar Vogues e Harper’s Bazaar americanas e europeias, e denominei esse mo-mento de Vogueterapia.

Naquelas horas de deleite e puro descompromisso acadêmico, sem a rigidez de métodos e técnicas, ou compreensões conceituais e for-malidades, decido que sou livre.

Então devoro cada página, pai-sagem, estilo, cabelos esvoaçan-tes, festas hotspots e lifestyle...

Totalmente irresponsabilida-de, tudo poético e estético e pura felicidade!

Decido que minha felicidade na escolha “literária” tem sua fonte em origens diversas e infi nitas.

O bom da vida é a liberdade para fazer escolhas, ser dono de nos-

sas próprias simpatias e gostos, sem que isso interesse de fato a alguma pessoa e, mais que isso, sem a necessidade de se justifi car para alguém, afi nal, é a sua vida, então, escolha coisas que delei-tem você, pois essas memórias serão fundamentais para gerar sensações de prazer e hedonismo únicos no futuro.

Sou tradicional e gosto de ler e ver revistas, e isso fi sicamente falando. Telas ainda não me pre-enchem, totalmente: preciso do folhear e adoro minhas marcações quando dobro canto de páginas para reler ou rever algo que tenha me chamado atenção.

Coleciono minhas revistas por algum tempo. Admiro, essencial-mente, o trabalho de fotógrafos icônicos e suas fotos memorá-veis: Patrick Demarchelier, que encontrei certa vez no elevador do Plaza Athenee, e tive a sensa-ção que o conhecia como amigo,

tamanha minha admiração pelo seu trabalho e obra; Peter Lind-bergh da mesma forma e Annie Leibovitz, para citar alguns, so-mado ao trabalho rigorosíssimo de editores que defi nitivamente determinam o que será muito do estilo a cada estação.

E, quanto aos portraits e obras de arte, que defi nem o universo umbilicalmente constituído entre moda, arte e estética? Deleite! Não encontro outra palavra.

E àqueles que perderam o tempo em torcer o nariz para minhas escolhas quase nem sempre tão literárias assim: a terapia é minha, esse remédio é meu, tem gosto doce e suave, o gosto é meu; meus momentos serão sempre fruto das minhas escolhas e a diversão ao fi nal, será só minha também.

Sugestão do dia: as edições de setembro são as melhores com suas muitas centenas de páginas.

E haja terapia e haja cura!!

11_26.indd 2-31 17/09/2015 23:59:23

Page 27: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 27

Cães com mais de 6 meses e da cor pre-ães com mais de 6 meses e da cor pre-

ta normalmente fi cam nos ta normalmente fi cam nos

asilos, sem chance de adoção

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

NU

TRIÇ

ÃO E

M F

OCO

Suco

s de

tox

– sa

úde

e sa

bor

Flavia

10

Há algum tempo, fala-se muito sobre os sucos detox e a sua liga-ção direta com uma vida mais saudável, e princi-palmente, com o tão al-mejado emagrecimento. Mas acredite, emagrecer não é a função principal desses sucos.

A palavra “detox” é uma redução da pala-vra “detoxication”, que em português, signifi ca desintoxicação; aquela que ajuda a eliminar toxinas acumuladas ou substâncias preju-diciais ao organismo. Essa sim, é a princi-pal função do suco detox, fazer uma faxina no nosso or-ganismo, eliminan-do, por exemplo, males trazidos por fumaça, excesso de sódio, álcool e agrotóxicos. En-tretanto, por consequência, nos leva a emagrecer por fazer uma desintoxicação alimentar e pelo fato de acelerar o nosso metabo-lismo, uma vez que fornecem uma dose de vitaminas e de nutrientes que fazem o organismo funcionar bem melhor.

O melhor horário para tomar seu detox é de manhã, em jejum. Sabe quando você se diz “vou começar bem meu dia”? Pois é! O suco detox nos proporciona energia e disposi-ção, melhora a qualidade do sono, alivia os sintomas da TPM, reduz celulite, diminui inchaço, melhora o humor, a memória e o raciocínio. Além do mais, é uma ótima pedida se você não é acostumado a comer verduras, passando a ser uma ma-neira mais fácil de “descer”. Caso você não consiga tomar ou fazer o suco tão cedo, sem problemas, pode tomar ao longo do dia.

A couve é a base de um suco verde detox. Rica em cálcio, é anti-infl amatória, cicatrizante, combate celulite e desintoxica. Há quem peneire e quem não (ganhamos mais quando não peneiramos). Mas

você pode trocar a couve por bró-colis, alface, hortelã, manjericão...o essencial no seu suco é variar as receitas. Você escolhe um suco base, que pode ser de abacaxi, laranja, acerola, morango, limão ou água de coco e acrescenta o que tiver no momento: limão, mel, gen-gibre, linhaça, chia, mamão, pera, kiwi...brinque à vontade!

Aliás, veja algumas funções des-sas frutas para você direcionar a sua receita de acordo com o seu objetivo:

Pera: ajuda a regular os níveis de colesterol;

Melancia: combate o inchaço ab-dominal, baixa a pressão e regula os níveis de açúcar no sangue;

Banana: tira o desejo de comer doces;

Abacaxi: combate retenção líqui-da e afi na a cintura;

Limão: diurético rico em vita-mina C;

Maçã: ajuda na digestão; regula os níveis de colesterol e de trigli-cerídeos.

E então, qual vai lhe cair melhor? Prepare já o seu suco detox e não se esqueça de variar nas receitas!

Marque a sua consulta particular pelo 99322-1385. Atendo no Conj. Eldorado e no Skye Platinum, sem-pre com hora marcada.

Receita para diminuir o co-lesterol

1 cenoura1 copo de suco de limão2 colheres de açúcarBata tudo e coe. Beber em se-

guida, 3 vezes na semana.

Receita de suco acelerador de metabolismo (contraindicado para hipertensos)

250ml de chá verde1/2 maçã1 fatia fi na de abacaxi1 pedaço pequeno de gengibre1 colher de suco de limãoBater tudo no liquidifi cador e

beber.

Grande abraço e até a próxima!

Adote um pet com defi ciência

O objetivo da campanha criada pela UHelp, que acontece hoje com apoio da Luiz Proteção Animal é uma só: quebrar preconceitos e promo-ver a adoção consciente, gerando conhecimento sobre o assunto e criando um elo entre as pessoas que desejam ter um companheiro de quatro patas e os pets que estão esperando por uma família.

Segundo Giuliana Stefanini, ge-rente da Luiz Proteção Animal, e que adotou o Frederico há um ano, as pessoas ainda querem um pet com determinadas característi-cas: “geralmente, quem procura

um pet quer um fi lhote, e quando o animal passa dos 6 meses de vida, já se torna incrivelmente difícil realizar a adoção”, confi rma.

Ela diz, ainda, que se ele tem algum tipo de defi ciência, essa difi culdade aumenta ainda mais. “Seja uma difi culdade motora, uma necessidade diferente de ali-mentação ou mesmo a cor preta, as características que fogem a um padrão desejado difi cultam imensamente encontrar um lar para os pequenos”, enfatiza Giu-liana, que resgatou Frederico de um lar com maus tratos, que o

deixaram paraplégico.O objetivo da campanha “Adote

um pet com defi ciência” promo-vido pelo site UHelp.com é mo-bilizar as pessoas e entidades e ampliar o assunto, para que seja possível quebrar preconceitos. É possível doar valores para as entidades envolvidas por meio da campanha no Kickante, site de fi nanciamento coletivo (procure pelo nome da campanha).

Amor sem fi mGiuliana Stefanini é gerente da

Luiz Proteção e adotou o Frederico há pouco mais de um ano. Para ela, cuidar do cãozinho da raça dachshund já é natural. “É como escovar os dentes”, revela.

A mãe de Frederico conta que foi a melhor coisa que já fez na vida. “O Fred é um anjo! O pet

tem defi ciência física e precisa usar andador nas patas traseiras, mas nem por isso deixa de fazer estripulias e me encher de orgu-lho”, completa. Giuliana enfatiza que é muito importante divulgar a causa dos pets com defi ciência, porque é muito difícil alguém ado-tá-los. “Infelizmente, eles fi cam esquecidos, pois as pessoas têm preconceito”, declara.

Livia Clozel, da Uhelp.com, tam-bém escolheu um pet com defi ciên-cia e adotou a pequena Amora há cerca de 3 anos. “Ela é amputada e sofreu maus tratos, demorou a se sentir segura, mas hoje é uma companheira incrível”, enfatiza.

Livre-se do preconceito e abra o coração: adote um animalzinho com defi ciência. Muito além de um ato de amor, é uma oportunidade de conhecer seu melhor amigo.

10_27.indd 2-31 17/09/2015 23:56:00

Page 28: Elenco - 20 de setembro de 2015

9ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

THIAGO FERNANDO

Sair da rotina, essa é a missão de muitas pessoas na atualidade. Família, trabalho, trânsito, contas etc. Tudo acaba sendo motivo para aumentar o estresse do dia a dia. A solução que a maioria encontra é praticar alguma ativi-dade física. A moda do momento são as lutas, principalmente o muay thai e jiu-jítsu. Outra opção muito escolhida é a musculação. As academias seguem lotadas de pessoas que buscam uma melhora de vida. Porém, essas modalida-des acabam enjoando uma parte desses praticantes pela intensa repetição de exercícios.

Buscando novas alternativas, algumas mulheres escolheram o ballet fi tness como atividade fí-sica. A nova modalidade faz uma fusão de passos clássicos da dança com exercícios físicos como abdo-minais, agachamentos e fl exões. Uma boa opção em Manaus é a academia Studio Sete, localizado na rua Diamante, Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul da cidade.

Trabalhando com a modalidade há 8 anos, a professora Bárba-ra Barbosa afi rma que as novas alunas procuram o ballet fi tness, porque querem sair da rotina das tradicionais academias. Segundo instrutora, elas se encantam pela modalidade pois cada aula acaba sendo diferente da outra.

“O ballet fi tness é uma varia-ção do ballet clássico com as ati-vidades físicas que fazemos nas academias. As meninas buscam o emagrecimento e a tonifi cação muscular. Além disso, ele bene-fi cia a agilidade, coordenação motora e a fl exibilidade. Depen-

dendo da intensidade da aula, o praticante perde de 800 a 1.000 calorias. Nenhuma aula é igual à outra. Sempre começamos com musicas agitadas para animar. Isso faz a diferença”, afi rmou Bárbara, explicando, ainda, que a prática da modalidade é su-gerida para pessoas acima dos 15 anos, devido forças a mus-culatura corporal.

“Geralmente, pedimos para ini-ciar a partir dos 15 ou 16 anos por ter mais consciência corporal. Limite de idade não tem, apenas adaptamos para as limitações das pessoas”, disse a professora.

BenefíciosPraticando o exercício há ape-

nas um mês, as amigas Helena Rolim,22, e Glicia Cauper, 22, admitem que se surpreenderam com os resultados obtidos nesse período. As estudantes buscaram vários treinamentos, mas só gos-taram do ballet.

“Conhecemos pelo Instagram. Vi a modalidade em uma aca-demia em São Paulo e depois descobri que abriria na Studio Sete. Ela me chamou e resolvi vir. Fizemos todas as aulas ex-perimentais possíveis. Tudo o que tinha, fui tentando, até encontrar o ballet fi tness. Ele trabalha com todo o corpo. Saímos das aulas ‘mortas’. Trabalhamos com o peso do corpo. Aqui não tem rotina, e todos os dias são exercícios diferentes”, contou Helena, que ainda lembrou a importância dos outros participantes da aula para realizar o treino.

“Um incentiva o outro. Se um parar, vamos repetir todos os exercícios, por isso sempre fi ca-mos ajudando”, fi nalizou.

O ballet fi tness está em alta para quem procura sair da rotina

FOTO

S: I

ON

E M

OR

ENO

28#i

ndic

a

Cosa NostraRestaurante localizado no charmoso Restaurante localizado no charmoso

bairro Vieiralves traz o melhor bairro Vieiralves traz o melhor

da Itália para Manaus

MELLANIE HASIMOTO

Para os apreciadores da boa culinária italiana, nada melhor do que ter a experiência com-pleta: comida boa e preparada com os melhores ingredientes, ambiente que remete aos res-taurantes situados nas ruelas da Sicília, com drinks deliciosos para arrematar. No entanto, não é preciso nem sair de Manaus para poder aproveitar de tudo isso – basta ir até o restaurante Cosa Nostra Pizza, Pasta & Bar, localizado no coração do Vieiralves.

Fazendo parte de um grupo que conta ainda com o Gar-galo Sport Beer e Confraria do Espeto, o restaurante abriu suas portas recentemente e já fi gura entre os queridinhos

do ramo. De acordo com o empresário Wilson Monteiro, a empreitada surgiu da ideia de trazer uma novidade para um local que já tem de tudo.

“A rua Rio Branco, no Viei-ralves, está apinhada de bar-zinhos e locais voltados para o divertimento. Por conta disso, decidimos trazer uma casa ita-liana, que ainda não havia na região”, conta.

Para oferecer aos clientes tudo o que merecem, Monteiro diz que investiu em um am-biente elegante e requintado. “Queremos atender a todos os públicos que apreciam uma comida de altíssima qualida-de”, diz o empresário. Para isso, o Cosa Nostra conta com uma equipe treinada para ofe-recer o melhor atendimento e

preparar os ali-mentos da melhor maneira. “Esse é o nosso diferencial – uma equipe reno-mada”, informa.

Dentre as iguarias oferecidas pela casa estão antepastos, sa-ladas, massas, pizzas e sobremesas. O destaque vai para o Millefoglie di gamberetti e pomodori confi t, um saboroso mil folhas de tomate confi t, com camarões frescos salteados e queijo parmesão. En-tre os pratos principais, vale experimentar o fi lé à parmegiana, que vem envolvido em molho de to-mate e queijo gratinado.

09_28.indd 2-31 17/09/2015 23:53:47

Page 29: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 29

8

#bem

est

ar

Aposte no ballet fi tness

Modalidade faz uma fusão de passos Modalidade faz uma fusão de passos

clássicos da dança com exercí-clássicos da dança com exercí-

cios físicos como abdominais

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 29

EspecialidadePara quem gosta de um bom

rodízio de massas e pizzas, o Cosa Nostra funciona nesse sistema de segunda à quinta-feira, das 19h às 23h. Com 19 sabores diferentes de pizzas e oito tipos de massas, o rodízio sai por R$ 37 por pessoa (crianças de 5 a 10 anos pagam apenas R$ 17).

“Para quem quer se estender na noite, nosso bar possui um cardá-pio diversifi cado de antepastos, e para quem é apreciador de um bom vinho nossa carta con-templa 40 rótulos especialmente selecionados pelo nosso amigo sommelier Pedro Missioneiro”, acrescenta Wilson Monteiro.

SERVIÇO

Costa Nostra Pizza, Pasta & BarRua Rio Branco, nº 21 (esquina com rio Jutaí) – VieiralvesFone: 3307-0583 | 3307-0584E-mail: [email protected] e Instagram: cosanostrapizza

08_29.indd 2-31 17/09/2015 23:49:13

Page 30: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 201530

#acontece

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015BO

A M

ESA

Incr

emen

te o

seu

pão

de

Selma ReisChef

22

A história do pão é tão antiga que é até difícil dizer quando e como ele apareceu. Historiado-res, no entanto, estimam que o pão tenha surgido há cerca de 12 mil anos, juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está o Iraque. De início, prova-velmente, o trigo era apenas mastigado. Só depois, ele passou a ser triturado com pedras e transformado em farinha.

Antes de servirem para fazer pão, as farinhas de diversos ce-reais eram usadas em sopas e mingaus cozidos na água. Poste-riormente, passou-se a misturar também mel, azeite doce, suco de uva, tâmaras esmagadas, ovos e carne moída, formando espécies de bolos que eram assados sobre pedras quentes ou sob cinzas. Esses bolos deram origem ao pão propriamente dito.

Os primeiros pães eram feitos de farinha misturada ao fruto de uma árvore chamada carva-lho. Bem diferentes dos atuais, eram achatados, duros e secos. Também não podiam ser comidos logo depois de prontos porque eram muitos amargos. Era preci-so lavá-los várias vezes em água fervente, antes de se fazer broas que eram expostas ao sol para secar. As broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas.

Com as trocas comerciais en-tre egípcios e gregos, o pão aca-bou chegando na Europa em 250 a.C. Não demorou muito para ele se tornar também o principal alimento da Roma Antiga, sen-do preparado em padarias públicas. Com a expansão do Império Romano, o hábito de consumir pão foi difundido por grande parte da Europa.

07_30.indd 2-31 17/09/2015 23:45:42

Page 31: Elenco - 20 de setembro de 2015

Panifi caçãoCom o início da Idade Média,

por volta de 476 depois de Cristo, as padarias acabaram, e a produ-ção de pão voltou a ser caseira. O retrocesso nessa época foi tanto, que as pessoas voltaram a comer pão sem fermento! Foi somente a partir do século 12 que as coisas começaram a me-lhorar na França. No século 17, o país se destacou como centro mundial de fabricação de pães, desenvolvendo técnicas aprimo-radas de panifi cação.

No Brasil, o consumo de pão só se popularizou depois do século 19. Até então, o brasileiro con-sumia, em grandes quantidades, a farinha de mandioca e o biju, apesar de já conhecer o pão de trigo desde a chegada dos co-lonizadores portugueses. Com a vinda dos italianos para o Brasil, no início do século 20, a atividade de panifi cação se expandiu, e o produto passou a ser essencial na mesa do brasileiro.

Baguete de domingoIngredientes: Folhas de alface; 8 pepinos em conserva; 2 co-

lheres (sopa) de vinho do Porto; 300 gramas de

maionese; 4 pães tipo baguete; sal e pimenta-do-rei-no à gosto; 250

gramas

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

CIÊN

CIA

E TE

CNO

LOG

IA

A m

orte

com

dig

nida

de

6

João Bosco Botelho

Doutor Honoris Causa, França

Em março de 2005, milhões de pessoas viram na TV o dra-ma familiar da doente norte-americana em coma durante quinze anos. Após a autorização judicial, morreu treze dias após serem interrompidos os cuida-dos médicos.

O fato trouxe à tona novas discussões em torno do direito de morrer com menos sofrimen-to por meio da eutanásia e da ortotanásia.

A eutanásia ativa objetiva a interrupção da vida por meio de autorização consentida entre o doente e o médico executante. A eutanásia passiva não provoca a morte imediata, mas interromp todos os cuidados médicos que mantêm a vida.

A ortotanásia pode ser enten-dida como a chegada da morte

no processo natural. Nessa cir-cunstância, a assistência médi-ca não contribui para prolongar artifi cial e desnecessariamente o processo de morte.

O drama da doente norte-americana provocou três ques-tionamentos:

- O poder das instituições hospitalares e do médico para manter a vida artifi cialmente dos doentes sem qualquer possibili-dade de recuperação;

- O direito de pedir a própria morte quando o doente lúcido, sem possibilidade de cura, com sofrimento incomensurável, não quer mais dor;

- Na impossibilidade de o doente decidir, nas mesmas condições acima citadas, se alguém da família poderia decidir a hora da morte

De modo geral, a discussão de ordem jurídica e ética, alcan-çaram diferentes espaços das relações laicas e religiosas. Sem unanimidade frente às várias correntes, a discussão acabou restrita aos abusos da tecnologia médico-hospitalar que transfor-mou o doente terminal em mer-cadoria de valor, seja científi co ou monetário.

É importante ressaltar os ór-gãos fi scalizadores públicos e privados, inclusive os da Igreja, por meio da Bula Evangelium Vitae, de 1995, do papa João Paulo II, continuam valorizando fortemente a ortotanásia e opon-do-se aos excessos terapêuticos, sustentando que as renúncias aos meios desproporcionais para prolongar a vida, não correspon-dem ao suicídio ou a eutanásia.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 31

06_31.indd 2-31 17/09/2015 23:44:25

Page 32: Elenco - 20 de setembro de 2015

32 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015#c

eleb

ridad

e

EscaladaClaudia Jimenez retoma sua

carreira nas novelas em “Haja Coração”, o remake de “Sas-saricando”, que está sendo es-crito por Daniel Ortiz. Neste novo trabalho, a talentosa atriz contracenará principalmente com Marcelo Médici.

Fofoca de bastidoresBoateiros que convivem nos

corredores do Projac contam que Malu Mader ganhou o papel de Re-beca, em “Haja Coração”, porque teria reclamado que ultimamente só tem feito “papéis pequenos”. Daí ela interpretará uma grande personagem, a mesma que foi de Tônia Carrero na versão original de “Sassaricando”.

A vilãJuliana Paiva aparecerá na no-

vela “Totalmente Demais” inter-pretando uma vilã cômica. Lem-brando que as gravações do novo folhetim global das sete já come-çaram. É esperar e conferir.

Não é o jeito delaDias atrás, Bruna Marquezi-

ne demonstrou má vontade e virou o rosto quando percebeu que estava sendo clicada por paparazzi durante um rápido passeio que fez num shopping carioca. A atitude dela cau-sou estranheza porque Bruna é sempre muito educada.

Apagando as velinhasPedro, fi lho de Patrícia Abra-

vanel e Fábio Faria, completou 1 ano de idade. Os papais famo-sos fi zeram questão de postar declarações de amor ao menino nas redes sociais. “Faz 1 ano que ouvi aquele choro gostoso que mudou minha vida para sempre”, escreveu a apresentadora do “Máquina da Fama”.

No quadro da RecordOs cantores Eliana de Lima,

Rafael Vanucci, Célio, integran-te do “Fat Family”, e Marcelo, do “Tchakabum” participarão do quadro “Além do Peso”, mostrado no programa “”Hoje Em Dia”.

Série sobre a música sertanejaO SBT exibirá numa série so-

bre a música sertaneja, mos-trando entrevistas com Rick Bo-nadio e com a dupla Henrique & Diego.

Fora de cenaFernanda Lima deverá ficar

1 ano fora da televisão. As-sim, os programas “Amor & Sexo” e “SuperStar” deverão voltar ao ar somente em 2016. E está dito.

PolêmicoNos dias 26 e 29 de setembro

será mostrado nos cinemas bra-sileiros o documentário “Amy”. Consta que promete causar po-lêmica ao mostrar fatos da vida da cantora Amy Winehouse, que morreu em 2011.

Enamorada

Tudo indica que Bruna Hamú, a protagonista da última tem-porada de “Malhação”, enga-tou um romance com Klebber Toledo. Eles negam, afi rmando que são apenas amigos. No entanto, as evidências provam que o caso é mesmo de amor.

A atriz passou por trata-mento de fertilização in vitro e descobriu estar grávida de gêmeos. A loira é casa-da com Benji Madden e fará pausa na carreira.

Cameron Diaz será Cameron Diaz será

mãe aos 43 anos

Livro de culinária

A jornalista Rita Lobo acaba de lançar o livro “Cozinha Prática”, que tem formato de curso de culinária, com receitas e técnicas para deixar o dia a dia mais saboro-so. “Até quem não sabe fritar ovo vai aprender a cozinhar”, sentencia Rita. Lembrando que ela comanda o progra-ma homônimo no canal pago GNT.

ALE

X CA

RVA

LHO

/RG

GB

IM

AG

EM

GB

IM

AG

EM ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 5

tucumã é um fruto riquíssimo em vitaminas e gorduras vege-tais energéticas. Outra impor-tante propriedade da espécie é a concentração de Betacarote-no, que tem função antioxidante no combate aos radicais livres, retardando o processo de en-velhecimento. A explicação para os benefícios está no alto teor de vitamina C guardada na fi na camada de fi bras que recobre o caroço do fruto. Ele possui, além da vitamina C, grande concentra-ção de vitamina A – até 90 vezes mais que o abacate e três vezes superior a da cenoura”.

Mas, a nutricionista alerta que o consumo deve ser regrado, uma vez que o fruto possui um alto valor calórico, 247 calorias a cada

100 gramas e pode causar, além do excesso de peso, alguns des-confortos: “ Por ser uma fruta rica em lipídeos o seu uso deve ser restrito, uma unidade por dia é o sufi ciente para suprir as necessidades diárias. O uso em excesso pode causar indigestão e dislipidemias”. Para Raísa, o ideal é que a polpa seja consumida in natura, pois o pão, a manteiga, a farinha e o açúcar aumentam consideravelmente o teor de gor-dura do mesmo.

Apesar do preço em alta, mui-tas pessoas não abrem mão de consumir o tucumã no café da manhã, ele é facilmente encon-trado nos mercados municipais e feiras da capital, porém, alguns cuidados são essenciais na hora de comprar a fruta, pois, recen-temente, descobriu-se que alguns tucumãs vendidos nesses locais

houve eram seu amadurecimen-to forçado por meio do uso de produtos químicos, o que pode representar um risco à saúde do consumidor. “Por ser uma fruta sazonal, o tucumã deve ser con-sumido apenas na sua época de maturação, e sempre comprado o fruto íntegro e em locais seguros”, afi rma Raísa Lima.

A nutricionista do Hapvida Saúde explica que é importante observar se não há rachaduras na casca que possibilitem a entrada de bactérias, partes escurecidas que indicam o apodrecimento e ainda a armazenagem do produ-to, sobretudo, quando eles forem vendidos já em lascas. O manuseio do produto também deve ser feito com cuidado, pois pesquisas re-centes mostraram que o tucumã é um agente em potencial de bactérias que causam a infecção

intestinal, mas, tomando todas as medidas, é possível aproveitar ao máximo a polpa da fruta, e nes-se verão amazônico escaldante, quem não gosta de saborear um delicioso e refrescante mousse de tucumã? Então aqui vai uma receita leve e prática para o fi m de semana:

Mousse de tucumã

Ingredientes: 6 claras de ovos2 latas de creme de leite250 g de polpa de tucumã1 lata leite condensado Modo de preparo: bater 250 g

polpa de tucumã com 2 latas de creme de leite sem soro, 1 lata leite condensado no liquidifi cador e reservar. Bater 06 claras de ovos em neve, e misturar com creme de tucumã e serva em taças.

É importante observar se não

há rachaduras por conta da entrada

de bactérias

05_32.indd 2-31 17/09/2015 23:39:56

Page 33: Elenco - 20 de setembro de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 33

#lig

ado

nas

nove

las

18h05, na GloboSegundaBento revela o segredo de Vitória para Dorotéia e conta que chegou a capturar Bernardo. Ariel chora por suas escolhas erradas. Bento entra na gruta à procura de Bernardo.

Terça Lívia fi ca intrigada com a distância de Felipe. Gema fi ca desolada ao saber a reação de Pedro após falar com Chico. Ariel abriga Lívia e Fe-lipe em uma tapera.

Quarta Zilda não gosta de ver Afonso perto de Anita. Bento invade o quarto de Rosa. Pedro ameaça contar a Fe-lipe a verdade sobre Lívia.

Quinta Pedro faz insinuações a respeito de Lívia e Felipe exige que ela se afaste de Vitória. Pedro faz uma revelação sobre Lívia e Felipe para Melissa.

Sexta Vitória sonda Zilda sobre a viagem de Felipe e Lívia. Pedro retira a queixa contra Raul. Rita conta para Walmir que beijou Pérsio. Melissa invade o quarto de Lívia.

Sábado Lívia enfrenta Melissa e a expulsa de seu quarto. Gema elogia Felipe para Emília. Felipe conta a Zilda que demitiu Pedro.Neném se apavora ao ver Bento com José nos braços.

MALHAÇÃOKrica não revela para Lívia e

Luciana o que houve na noite do acidente de Ciça, mas questiona Alina e Roger sobre as mentiras inventadas por eles. Bia repreen-de Rubem pelo comportamento com Marina. Luciana conta para Vanda que Jorge está sendo acu-sado de atropelar Ciça. Alina pro-voca Luan ao apontar Luciana beijando Rodrigo. Átila descobre

sobre a acusação contra Jorge e comenta com Ciça. O inspetor confi rma para Jorge que o carro dele estava envolvido no aciden-te. Nanda dispensa Roger. Filipe dá o número do celular para Lí-via. Ciça pede que Rodrigo passe a noite com ela. Artur confessa para Beto e Pedro que Roger o agrediu. Luan sobre a preocupa-ção com Jorge. Sueli e Luciana insistem para que Jorge consiga

um advogado. Uodson cuida de Ciça. Luciana e Rodrigo se de-sentendem por conta de Jorge e Ciça. Idelfonso conforta Vera, que se sente excluída pelos alu-nos do Leal Brazil. Luciana con-vida Vera para estudar em casa. Lívia decide sair com Filipe para chamar a atenção de Roger. Uo-dson apresenta Ciça para Vanda e Luan fi ca constrangido na pre-sença da moça.

19h15, na GloboSegundaDom Pepino e Gabo se unem para destruir Grego e Benjamin. Mari e Benjamin conseguem reabrir o Ce-bola Brava e convidam um crítico para uma degustação.

Terça Elias faz uma boa crítica à comida do Cebola Brava. Soraya se irrita por não conseguir fazer uma reser-va no Cebola Brava. Alceste procura Benjamin.

QuartaAlceste aconselha Benjamin a deix-ar que Dom Pepino trabalhe na Pil-artex. Alceste arma para que Mari pense que Benjamin a traiu.Alceste ameaça a fi lha de Benjamin.

Quinta Benjamin avisa a Alceste que não aceitará ameaças contra sua famí-lia. Ximena decide ir para Paraisópo-lis. Alceste demonstra desequilíbrio.

Sexta Danda conta a Dom Pepino o que aconteceu com Alceste. Margot chega em casa com Maria e se as-susta ao ver Alceste.

SábadoPatrícia avisa a Benjamin que Al-ceste está com Maria. Sabão vê Alceste com Maria e avisa a Dom Pepino. Um corpo aparece no ter-reno usado como depósito de lixo.

21h20, GloboSegunda Mesmo passando mal, Romero con-segue cumprir a missão dada por Tio e entrega uma bomba artesanal a Sala-zar na prisão. Adisabeba ordena que Alisson se instale na casa de Ninfa.

Terça Romero comemora a fuga de Sala-zar da prisão. Vavá decide levar Mel para sua casa e Feliciano convence Janete a enfrentar o ex-marido.

Quarta Ascânio revela a identidade verdadei-ra de Tóia e Romero não acredita. Mel joga charme para Feliciano e Breno. Atena chantageia Romero e mostra o vídeo de seu encontro com Tio. Quinta Atena propõe parceria a Romero. As-cânio conta para Tóia sobre a doença de Romero. Dante revista a casa de Djanira atrás de Zé Maria e Juliano se desentende com o policial. Sexta Adisabeba tenta defender Juliano e acaba acusada por Dante. Tóia e Ju-liano descobrem que Dante é fi lho de Romero. Gibson e Feliciano se encon-tram no apartamento de Claudine.

SábadoClaudine acalma os ânimos de seus amantes, mas se incomoda ao perceber que Feliciano se importa Tóia e Juliano rompem sua relação com Romero.

19h45, no SBTSegunda Rebeca diz para Otávio que tem ódio do ex-marido. Felipe e Julia pedem para a mãe de André não contar nada para as autoridades para que não sejam sepa-rados e levados para outro lugar.

Terça Priscila diz aos avós que quer encontrar o pai. Fausto mostra a jaqueta nova que comprou e Flora desconfi a da origem do dinheiro que ele usou.

Quarta Safi ra liga para Otávio e diz que precisa dele na empresa para aprovar a nova coleção. Flora vai até o apartamento para ver os sobrinhos de longe, mas Alicia lhe vê.

Quinta Safi ra aparece na gravadora e briga com Priscila na frente de todos. Os capangas de Geraldo entregam a carta de Manuela no vilarejo. Marina revela para Manuela que Isabela é sua irmã gêmea.

Sexta Manuela escreve uma carta para Isa-bela e pede pra Tuntum levar para a irmã. Os irmãos Vaz fazem um jantar para eles e para a família de André. Julia prepara uma lasanha, enquanto Felipe e Joaquim arrumam a mesa. Isabela rec-lama que nunca perdoará Marina.

Sábado Não há exibição.

DIV

ULG

AÇÃO

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 20154

#saú

de

O delicioso tucumãSendo uma iguaria amazônica com di-Sendo uma iguaria amazônica com di-

versos benefícios para a saúde, versos benefícios para a saúde,

é preciso ter alguns cuidados

Quem não gosta de degustar um saboroso X-Caboquinho? O item não pode faltar no café regional dos amazonenses e tem caído no gosto muitos turistas. Boa parte da fama do sanduíche nativo deve-se ao gostinho espe-

cial proporcionado pelo recheio de um fruto amazônico bastante peculiar, o tucumã.

O fruto é originário dos Esta-dos do Amazonas e do Pará e é bastante apreciado pela popu-lação local. De formato arredon-

dado ou oval e casca alaranjada, o tucumã possui no seu interior uma polpa amarelada e oleosa de gosto singular. No Amazonas, é comum o consumo da polpa com farinha, no pão, e compotas, doces e até na forma de sorvete ou vinho. O tucumanzeiro, como é conhecida a sua palmeira, se desenvolve, geralmente, em lugares descampados, e pode atingir até 15m de altura. Suas folhas são utilizadas na con-fecção de redes para dormir e malhadeiras e sua madeira apro-

veitada nas marcenarias, ambas são de extrema resistência.

Além de seu alto valor nutritivo e energético, o tucumã, assim como o açaí, também está presente no mercado de cosméticos, suas propriedades são utilizadas, prin-cipalmente no segmento de óleos hidratantes e no fortalecimento dos cabelos.

A polpa do tucumã é rica em vitamina A, B e C, que ajudam a melhorar o sistema imunológico, como explica a nutricionista do Hapvida Saúde, Raísa Lima: “O

04_33.indd 2-31 17/09/2015 23:37:18

Page 34: Elenco - 20 de setembro de 2015

Expediente

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

#des

taqu

es d

a tv

34

Editor Guto [email protected]

SubeditoraMellanie [email protected]

Repórteres Emerson QuaresmaThiago FernandoIve Rylo

Diagramação:Adyel Vieira

Tratamento de imagemKlinger Santiago

CapaCélio Said

Colaboradores: Selma Reis e Marcelo Guilherme.

O top fotógrafo Célio Said, por meio das suas lentes poderosas, lança, no próximo dia 24 de setembro, o livro “Manaus Jet Set”. A obra é dedicada e homenageia dois grandes homens importantes da vida do fotógrafo, o seu pai, Salim Said, e tio Mustaf Said. As histórias do livro foram contadas pela jornalista Liliane Maia. A obra homenageia, também, alguns dos grandes homens que já se foram, como os senhores João Braga Júnior, Umberto Calderaro, Valdemiro Peres Lustosa, Nilton Lins, Belmiro Vianez, Fernando Souza, Antônio Simões, Jeff erson Peres e Gilberto Mestrinho, dentre outros.

Já na seção Saúde destacamos uma das delícias da região, o tucumã, rico em vitamina A, B e C. Além de seu alto valor nutritivo e energético, o tucumã, assim como o açaí, também está presente no mercado de cosméticos, suas propriedades são utilizadas prin-cipalmente no segmento de óleos hidratantes e no fortalecimento dos cabelos. Aproveite o domingo e boa leitura.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015 3

#índ

ice

NotaOs artigos publicados

nesta revista são de responsabilidade de

seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

24 |ESTILOCropped, branco total e a

mistura de estampas vão con-tinuar bombando na estação

mais quente do ano

Registro social

4 | SAÚDE

Quem não gosta de degustar um saboroso X-Caboquinho? O item não pode faltar no café dos amazonen-

ses, além de fazer bem à saúde

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

Mellanie Hasimoto

Capa

‘Mister Brau’ é a aposta Série estrelada por Lázaro Ramos e Série estrelada por Lázaro Ramos e

Taís Araujo estreia nesta terça

Como será um pop star visto de perto? Sua intimidade, suas rela-ções, sua casa? Existem confl itos neste universo perfeito que habi-ta o imaginário coletivo? “Mister Brau”, com roteiro de Jorge Furtado e direção geral de Maurício Farias, revela o mundo superlativo de Brau (Lázaro Ramos): um mega astro que se muda para uma supercasa e, por conta de sua rotina incomum, se envolve em confusões com a nova vizinhança.

Brasileiro de extremo talento, Brau conquistou fama interna-cional com sua música - uma mistura de gêneros que vai de ritmos africanos ao pop. Adorado pelo público e reverenciado por

outros artistas, Mister Brau está no auge. Ao seu lado, Michele (Taís Araújo). Linda e antenada às tendências, ela dita moda e as regras na relação e na carreira do marido de quem também é empresária e bailarina.

Brau e Michele levam para o seu novo endereço, um luxuoso condomínio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, as festas e a alegria da música, que todo mundo ado-ra, menos seus vizinhos, Andrea (Fernanda de Freitas) e Henrique (George Sauma), que não vão ter mais um minuto de sossego.

O personagem interpretado por Lázaro Ramos ganhou site ofi cial, perfi s nas redes sociais e declara-

ções de grandes nomes da música brasileira, como Ivete Sangalo, Nel-son Motta, Carlinhos Brown e Lulu Santos, chancelando seu talento em fi lmes veiculado na programação da Globo. Mister Brau participou também de programas como “Do-mingão do Faustão” e “Fantástico”, para mostrar seu trabalho ao grande público. Todas as ações foram dese-nhadas com o objetivo de apresentar os detalhes da vida e da trajetória de sucesso de Brau, passagens tão incríveis que merecem ser contadas em um programa de televisão. A ideia fi ca clara na conclusão dos músicos, fãs de Mister Brau, que encerram os fi lmes com a frase “Hey, Mister Brau. Sua vida dava um programa de televisão”.

O estilo alegre e inovador de Mister Brau e Michele se refl ete também na mansão que serve de lar ao casal na série. Para levar a

personalidade marcante dos per-sonagens ao principal cenário da trama, as equipes de cenografi a e produção de arte trabalharam na busca por um espaço que mostras-se a essência musical e a história de vida de duas pessoas que ascende-ram socialmente e evoluíram, mas sem abandonarem suas raízes.

Se no mundo da moda o estilo traduz a personalidade de uma pessoa, no universo de Brau e Michele esse conceito atinge sua representação máxima. Para o casal, artistas criativos e com infl uencias múltiplas na arte e na vida, o fi gurino assinado por Antonio Medeiros e a caracteri-zação de Érica Monteiro, foram criados para dar a dimensão desse ecletismo que faz um mix entre o ancestral, o étnico e a moda con-temporânea europeia resultando em um estilo único.

Elenco de “Mister Brau”, a nova série

da Globo que estreia nesta terça-feira

CAU

IÁ F

RAN

CO/R

G

03_34.indd 32-1 17/09/2015 23:33:52

Page 35: Elenco - 20 de setembro de 2015

02_35.indd 2-31 17/09/2015 17:21:44

Page 36: Elenco - 20 de setembro de 2015

Personalidadesem livro O empresário Amim Aziz foi um O empresário Amim Aziz foi um

dos Jet Setters clicados dos Jet Setters clicados

pelo fotógrafo Célio Said

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

ElencoMANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

lenco

01_36.indd 32-1 17/09/2015 17:24:16