elenco - 10 de abril de 2016

24
Não pode ser vendida separadamente MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016 Elenco Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C, ensina truques de maquiagem Beleza natural

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 27-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Elenco - Caderno de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Elenco - 10 de abril de 2016

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016

Elenco

Fabiana Gomes, maquiadora

sênior da M.A.C,

ensina truques de maquiagem

Beleza natural

01_24.indd Personalizado V 06/04/2016 20:48:47

Page 2: Elenco - 10 de abril de 2016

02_23.indd Personalizado V 06/04/2016 20:48:32

Page 3: Elenco - 10 de abril de 2016

Expediente

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

#des

taqu

es d

a tv

22

Editor Guto [email protected]

SubeditoraMellanie [email protected]

Reportagem:Bruna AmaralThiago Fernando

Diagramação:Adyel Vieira

Tratamento de imagemKleuton Silva

CapaCassio Viana

Mais uma edição quentinha chegando. Neste número, a sua revista ofi cial de domingo sai na frente entrevistando com exclusividade a maquiadora sênior da MAC Cosmetics, Fabiana Gomes que estará em Manaus no próximo dia 18 de abril, com a blogueira do ‘Dia de Beauté’ e editora de beleza da revista Vogue, Victoria Ceridono, para uma noite de autógrafos do livro “Dia de Beauté - um guia de maquiagem para a vida real”, na loja do Manauara Shopping. No evento convidado terão dicas práticas e reais, do livro “Dia de Beauté”, que aborda tudo so-bre a maquiagem da mulher moderna, desde os visuais para o dia a dia até looks de festa. Com mais de 130 fotos e ilustrações produzidas, exclusivamente, para a publicação, a blogueira apresenta dicas acessíveis para inspirar e despertar a vontade de mergulhar nesse fantástico universo da maquiagem e beleza. Já deu para sentir que o evento é imperdível. Bom doningo e boa leitura!

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016 3

#índ

ice

Capa

Em dia com a beleza

Mellanie Hasimoto

IONE MORENO

A maquiadora sênior da MAC Cosmetics, Fabiana Gomes com exclusividade para a ELENCO.

A nova trama da GloboA novela “Liberdade, Liberdade” es-A novela “Liberdade, Liberdade” es-

treia amanhã e terá como pano treia amanhã e terá como pano

de fundo o Brasil do Século 18

Para quem gosta de novelas de época, “Liberdade, Liberdade” será uma boa opção. A trama estreia nesta segunda na tela da Globo e deverá ser exibida na faixa das 23 horas.

A novela está sendo escrita por Mario Teixeira baseada em argumento de Marcia Prates e tem direção artística de Vinicius Coimbra. O enredo vai viajar no tempo e voltar ao Brasil do Século 18, mais precisamente em Vila Rica na capitania de Minas Gerais. A história começa no período da Inconfi dência Mineira, de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes –, e se desenvolve na época em que a família real portuguesa vem para a colônia, nas Américas. Mas não se engane. Esta não é mais uma história sobre Tiradentes, fi gura que marcou o país. Esta é uma história fi ccional sobre Joa-quina (Mel Maia/Andreia Horta), a fi lha de Tiradentes (Tiago Lacer-da) e Antônia (Leticia Sabatella). A menina nascida no Brasil, que fi ca órfã e é criada por um amável estranho em Portugal. Ao longo

da trama, ela retorna ao Brasil, onde seus pais morreram para se tornar o símbolo da luta contra a coroa portuguesa.

O calor na pele é quase insu-portável. O suor externa o que o corpo já não consegue aguentar. Homens e mulheres negros car-regam peso, carregam pessoas, carregam suas almas vendidas aos brancos. Poeira, marcas do tempo, manchas e cicatrizes ma-culam tudo e todos. Os olhos acostumados ao luxo dourado da Coroa Portuguesa, em Lisboa, se deparam com uma realidade há muito esquecida por ela. As lem-branças dos últimos dias no Bra-sil, ainda criança, trazem a dura imagem do enforcamento do pai. Um sonhador, um herói. Não para os outros, mas para ela.

“Rosa”, alguém a chama. É Ra-poso (Dalton Vigh), o homem que a salvou do infortúnio. A volta ao Brasil, vinte anos depois, traz à tona todo o passado e o nome que carrega escondido: Joaquina. A mulher que carrega no sangue a luta pela revolução de um país.

A mulher que carrega a coragem para revolucionar a si mesma.

“Essa é a história de uma mulher que vive nesse período conturbado do país, em que o Brasil deixa de ser colônia e passa a ser a capital da Coroa Portuguesa. É um período de revolução, do movimento da In-confi dência Mineira e de outros movimentos que desembocaram na Independência do Brasil”, de-fi ne o autor Mario Teixeira. No início deste ano a equipe de “Liberdade, Liberdade” começou os encontros e preparações para recriar o Brasil colônia. Além de consultar livros, fi lmes e obras

de arte sobre o período, a equipe participou de palestras, leituras de capítulos em grupo e diversas aulas. Luta, esgrima, equitação, condução de charrete e etiqueta foram algumas das atividades experimentadas pelo elenco.

Depois desse momento inicial, cerca de 90 pessoas viajaram para Diamantina, Minas Gerais, onde deram início às gravações da novela. Já as gravações da novela no Rio de Janeiro começaram na primeira semana de fevereiro. O Forte de São João, na Urca, foi transformado no cais do porto do Brasil colônia. O cenário marca o primeiro capítulo da trama

O ator Thiago Lacerda vive Tiradentes, pai de Joaquina

JOÃ

O C

OTA

/RG

6| BEM�ESTAR

10 | ESTILO

14 | INDICA

A acupuntura tem sido uma grande aliada das futuras mamães. Como alguns medicamentos e substân-cias podem ser prejudiciais nos primeiros meses de gravidez.

O relógio é, para um homem, um dos itens mais originais que

ele pode ter. Isso porque os relógios traduzem os estilos de

cada um de nós.

O restaurante La Coquette amplia seu cardápio e oferece o menu exe-cutivo como opção para o almoço.

03_22.indd Personalizado V 07/04/2016 20:26:37

Page 4: Elenco - 10 de abril de 2016

21ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016

MALHAÇÃO

Samurai e Ciça trocam ofensas e ameaças. Tito se insinua para Ana. Nanda tenta consolar Luciana, que sofre com o fim do namoro com Ro-drigo. Krica envia mensagens para Erick, sem saber que é um perfil criado por Glauco e Cleiton. Vera se aproxima de Beto e Lívia se incomo-da. Nanda decide vender lingeries para ajudar a pagar o conserto da motocicleta de Samurai e Filipe teme

a reação do chefe. Luciana pede para conversar com Rodrigo e Sueli e Jorge se preocupam. Ciça garante a Tito que Samurai sabe o que aconteceu com Pedro. Miguel se recusa a deixar que Rodriguinho tenha o nome da família sem com-provar que o menino é seu neto, e Ana se decepciona com o marido. Luciana não consegue convencer Rodrigo a reatar o namoro. Júlia e Arthur fazem programas juntos. Uodson e Alina vol-tam de viagem e visitam Vanda. Tito

revela a Samurai a proposta de Ciça, mas o empresário despista o rapaz. Bia, Rubem e as crianças chegam das férias. Henrique e Camila discutem. Krica descobre que Erick era uma in-venção de Cleiton e Glauco. Jéssica convence Luciana a se divertir na festa. Marisa pede que Henrique guarde em segredo a revelação que fez. Roger vê Rodrigo com Flávia e promete se vingar do amigo. Samurai cobra a dívida de Filipe e Nanda pelo dano na moto.

18h05, na GloboSegunda Anastácia comenta com Sandra que teve um mau pressentimento. San-dra é rude com os empregados e Anastácia a repreende.

Terça Pancrácio e Eponina confi rmam a Anastácia que Ernesto não é o ver-dadeiro Candinho.

Quarta Candinho e Anastácia se emocio-nam com o reencontro. Anastácia pede que Candinho, Pirulito e o bur-ro Policarpo vão morar em sua casa.

Quinta Sandra tenta se explicar para Anas-tácia e Pancrácio convence a matri-arca de que seus sobrinhos não par-ticiparam da armação de Ernesto.

Sexta Sandra e Ernesto armam um plano para fazer com que Candinho es-queça Filomena. Eponina diz a Filo-mena que ela não é mais um bom exemplo para seus irmãos. Mafalda afi rma a Romeu que quer distância do rapaz.

SábadoCandinho se decepciona com Filo-mena e agradece Sandra por lhe mostrar o quadro que foi pintado por Ernesto. Eponina pede que Pan-crácio nunca mais a procure. Anas-tácia e Pirulito estranham a tristeza de Candinho.

19h15, na GloboSegunda Germano ampara Sofi a, que fi nge passar mal, e a leva para a mansão da família. Sofi a inventa à família que está começando a se lembrar do aci-dente e pergunta por Rafael.

TerçaRafael não acredita na amnésia de Sofi a e acaba irritando Germano. Lili pede a Germano que durma em seu quarto, para Sofi a não desconfi ar de que eles não estão mais juntos.

Quarta Sofi a acusa Lili e Rafael de traição. Arthur comenta com Eliza que des-confi a de que haja um romance entre Hugo e Gilda.

Quinta Lili pede que Rafael se afaste de sua família. Sofi a manda a foto do cofre da casa dos pais para Jacaré. Jeniff er incentiva Janaína a se envolver com Wesley.

Sexta Cassandra e Fabinho conseguem resgatar Eliza da piscina. Sofi a fi nge passar mal e Cassandra desconfi a. Germano revela a Rafael que voltou para casa. .

SábadoJonatas salva Eliza do atropelamento e afi rma ao policial Wilson que des-confi a de que Jacaré dirigia a moto-cicleta. Leila termina seu relaciona-mento com Jonatas.

21h20, GloboSegunda Tereza se casa com Carlos Eduardo, para desespero de Santo. Passam-se 28 anos. Todos se preparam para a festa de cem anos de Encarnação.

Terça Luzia se incomoda com a indiferença de Santo. Encarnação procura por Martim e Tereza percebe. Afrâ-nio se recusa a assistir à missa de aniversário de Encarnação.

Quarta Tereza comenta com Carlos Eduardo que se arrepende de esconder de Mi-guel a identidade de seu pai biológi-co. Dalva sente ciúmes do amor de Cícero por Tereza.

Quinta Ernani revela a Afrânio que os em-pregados interromperam seus tra-balhos por ordem de Tereza. Carlos Eduardo garante a Afrânio que as obras da estrada não seguirão adi-ante.

Sexta Bento e Padre Romão conversam so-bre o rio São Francisco. Iolanda aler-ta a Afrânio que seu comportamento pode destruir sua família. .

Sábado Tereza pede um voto de confi ança a Afrânio. Chico Criatura fi ca penaliza-do com a situação de Zé Pirangueiro. Bento pensa em Beatriz. Ceci afi rma a Beatriz que o responsável pela eleição de Raimundo foi Afrânio.

19h45, no SBTSegunda Dinho tenta fazer com que Navarro aceite o pacote de ração de gato como pagamento pela mobilete, mas consegue apenas a fúria do criminoso.

Terça Luís e Clara discutem mais uma vez. Mateus e Dóris fi cam tristes com a situação. Safi ra pede para Geraldo doe sangue para fi lha, Priscila, mesmo que seja anônimo.

Quarta Clara e Luís participam de um piquenique no campo organizado por Mateus e Dóris. As crianças vão até a apresentação na rádio. Helena avisa que não poderá ir com a banda.

Quinta Fausto é ríspido com Helena. Meire faz tra-balho de investigação para descobrir alguma digital no pote onde estava o dinheiro dela. Rebeca e Téo conversam sobre a mudança no comportamento de Manuela, que na ver-dade é Isabela.

Sexta Regina almoça com Geraldo em uma outra mesa, diferente da que está Isabela com Otávio. Giuseppe está com difi culdade para vender os sapatos que nomeou com o nome de Fiorina. Taísa revela para Lurdinha que está apaixonada por Frederico.

Sábado Não há exibição.

#lig

ado

nas

nove

las

DIV

ULG

AÇÃO

4

#saú

de

Gripe H1N1 volta a preocuparVírus fez sua primeira vítima deste Vírus fez sua primeira vítima deste

ano no Rio de Janeiro e deixou ano no Rio de Janeiro e deixou

todos em alerta contra a doença

Além da dengue, zika e chi-kungunya, a população brasileira agora entra em estado de alerta contra uma velha conhecida, a Infl uenza A. A gripe suína ou H1N1 como também é conhe-cida atingiu o mundo e causou uma pandemia entre os anos de 2009 e 2011. Nessa época foram realizadas campanhas de vacinação em vários países, in-clusive no Brasil, o problema foi controlado, mas recentemente voltou a ser motivo de preocu-pação por parte das autoridades fazendo sua primeira vítima este ano no estado do Rio de Janeiro.

O H1N1 é uma mutação do vírus Infl uenza A e é semelhante à gripe comum, mas seus sinto-mas são bem mais severos e a evolução é rápida, como explica o pneumologista do Hapvida Saúde, Jorge Benevides: “O qua-dro de evolução é rápido com queda do estado geral, febre, dores generalizados e descon-forto respiratório, ou seja, falta de ar e tosse persistente”. Os sintomas também podem vir acompanhados de dores nas ar-ticulações e musculares, além de vômitos e diarreia.

O contágio acontece da forma

tradicional, ou seja, através do contato com pessoas infectadas, tosse, espirros e tocando objetos contaminados pelo vírus. Algumas pessoas estão mais expostas ao H1N1 e estão inseridas no grupo de risco como grávidas, idosos e crianças, para estes, o governo disponibiliza a vacinação gratuita como forma de prevenção, mas a mesma vacina também pode ser en-contrada em clínicas privadas para quem não se encaixa na prioridade.

De acordo com a infectologis-ta do Hapvida Saúde, Maria Alice Sena, uma vez infectado, alguns cui-dados são primordiais para evitar a disseminação do vírus: “Deve-se evitar, ao máximo, o contato próxi-mo (menos de 1 metro) da pessoa portadora de infl uenza. Caso seja inevitável, deve-se utilizar máscara de barreira e efetuar a lavagem das mãos antes e após o contato com o doente. Caso haja exposição

desprotegida, em indivíduos vulne-ráveis não vacinados ou vacinados há menos de 15 dias, depender do grau de risco, pode ser feito uso de medicamento antiviral, profi la-ticamente”.

Em casos onde a doença se apresenta de forma mais branda, o tratamento é feito a partir de anti-térmicos, hidratação e muito repou-so. Porém, nos casos mais graves, o tratamento deve ser intensivo, a fi m de evitar complicações bacte-rianas, como a pneumonia.

A infectologista lembra que o uso de medicamentos deve ser reco-mendado e orientado pelo médico e que a automedicação pode atrapa-lhar o combate a doença, deixando o vírus ainda mais resistente. Para ela, alguns cuidados básicos podem ajudar na prevenção: “Evitar aglo-merações em ambientes fechados, isolar o paciente com suspeita ou diagnóstico da gripe H1N1.

04_21.indd Personalizado V 07/04/2016 20:27:08

Page 5: Elenco - 10 de abril de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 201620

#cel

ebrid

ades

A novela de Walter Negrão“Sol Nascente” será a pró-

xima novela global das seis e terá no elenco Henri Castelli, Letícia Spiller e Marcelo No-vaes. E falando em Novaes, o seu personagem fará parte do núcleo italiano da histó-ria que também tem como autores Suzana Pires e Júlio Fischer. O ator aproveita as férias na Itália para aperfei-çoar-se no idioma, principal-mente por causa de seu papel.

Jantar com amigosDias atrás, Paulo Gustavo

e seu marido, o dermatolo-gista Thales Bretas foram flagrados em jantar com amigos, sendo que o casal manteve entre si o clima de carinho explícito. Lem-brando que eles oficializa-ram a união em dezembro do ano passado.

E nasce um galã

Júlio Machado desponta como gran-de promessa de sucesso e já ganhou o rótulo de “galã”. O ator interpreta o jagunço Clemente, em “Velho Chico”, e demostra grande talento e intimidade com as câmeras. Ele vai longe; que lhe venha o sucesso!

Personagem complexo

Na novela “Liberda-de, Liberdade” Caio Blat aparecerá na pele de André, um gay enrusti-do que no decorrer da trama se apaixonará pelo Capitão Tolentino, papel que será de Ri-cardo Pereira. Ainda não se sabe se o per-sonagem conseguirá dar vazão aos seus sentimentos. “Liber-dade, Liberdade” es-treia na tela da Globo nesta segunda-feira.

JOÃO

CO

TTA/

RG

CAIU

Á FR

AN

CO/R

G

CIÊN

CIA

E T

ECN

OLO

GIA

Rupt

uras

e s

aber

es

João Bosco Botelho

Doutor Honoris Causa, França

5

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016

A compreensão cristã da relação entre doença e pecado permaneceu inalterada, na Idade Média européia, fazendo com que a atividade médica perdesse as conquistas alcançadas no período greco-romano, interfe-rindo diretamente no novo rumo da Medicina atado ao milagre.

Como consequência do gradual fe-chamento das escolas de Medicina, a partir do século 6, o número de médicos diminuiu signifi cativamente e grande parte dos atendimentos médicos aconteceram no interior dos mosteiros e abadias, praticados pelos padres de diferentes ordens religiosas.

Entre os mosteiros que se destaca-ram no exercício da atividade médica, o de Monte Cassino, na Itália, cons-truído sobre antigo templo de Apolo. Esse acontecimento, a substituição dos tempos dedicados aos deuses do panteão greco-romano pelas igrejas, foi sendo realizado de modo compe-tente pelas autoridades cristãs. As edifi cações eram conservadas e, na maior parte das vezes, ampliadas, e as antigas imagens dos deuses do politeísmo eram substituídos pelos do cristianismo. Os santos protetores cristãos tomaram os lugares dos deuses curadores romanos.

Ao mesmo tempo, multiplicava-se também o uso de relíquias para a pro-teção das doenças. Exemplo marcante dessa época pode ser sentido nas pa-lavras de Santo Agostinho: “O perfume de azeviche afugenta os demônios e seu uso desata e desfaz o quebranto, ligaduras e encantamentos e todos os fantasmas tristes e melancolia”.

Vários fatores intervieram para es-truturar a concepção da caridade cristã. Houve, certamente, infl uência desse en-tendimento na transformação do ser-viço médico como trabalho profi ssional remunerado, existente desde as primei-ras cidades, no Egito e na Mesopotâmia, em sacerdócio sem remuneração.

Em torno do século 10, os padres também exerciam práticas de curas fora dos muros dos mosteiros. Nos aos seguintes, ocorreram graves atri-tos com as populações por causa das complicações dos tratamentos, inclu-sive mortes de doentes. Por essas razões, os religiosos foram proibidos de exercer a atividade médica fora dos muros das abadias e mosteiros por determinação dos Concílios de Remis (1131) e de Roma (1139).

É possível que os reclamos popu-lares tenham interferido no apare-cimento das universidades. A Escola Médica de Salerno, no Sul da Itália, fundada ao lado de um convento beneditino, foi uma das primeiras em receber a participação de mé-dicos laicos. A Escola de Salerno é responsável perante a História pela famosa frase: “Primo, non nuocere” ou “Em primeiro, não faça mal”, res-taurando um dos fundamentos mais importantes da Medicina hipocrática.

Pouco tempo depois, surgiu a Escola de Montpelier, na França, com as mesmas características, isto é, a fundamentação do ensi-no médico era baseada nas obras de Hipócrates e Galeno. O grande expoente de Montpelier foi Guy de Chauliac (1300-1370), autor do livro

Grande Cirurgia difundido em toda a Europa nos séculos seguintes.

Neste período, começa a ser es-boçado novo avanço nas idéias por meio dos escritos de Thomás de Aquino (1225-1274). Professor em Montpelier, reformulou o pensamento aristotélico que dominava a teologia medieval e retoma a relação entre a fé e a razão iniciada por Abelardo (1079-1142). Nas considerações fi losófi cas em torno do “será”, Aquino afi rma que a perfeição máxima não a idéia de ser, mas o ato de ser e rejeita a interferência de Deus na auto-sufi ci-ência do conhecimento humano. Com esta nova visão teológica o caminho para novos conhecimentos e inda-gações estava aberto, mesmo que de forma ainda restrita, culminando, com a criação e o fortalecimento das universidades de Bolonha e Paris.

Os estudos da anatomia humana foram retomadas pelas mãos de Mondino de Luzzi (1270-1326), professor da Universidade de Bo-lonha, que realizou a sua primeira dissecção humana em 1315. Como fruto das suas observações ana-tômicas desacredita publicamente muitas afi rmações de Galeno, que se mantiveram intocáveis durante dez séculos. Os estudos de anato-mia de Mondino permaneceram como verdades absolutas até que Vesálio, em 1543, publicou o seu maravilhoso tratado de anatomia humana “Human Corporis fabrica”.

Nos séculos seguintes até a atua-lidade, as universidades provocam rupturas e saberes.

05_20.indd Personalizado V 07/04/2016 20:28:26

Page 6: Elenco - 10 de abril de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016

#tec

6

#bem

est

ar

Acupuntura na gravidezAuxilia em sintomas como enxaquecas, Auxilia em sintomas como enxaquecas,

diabetes e hipotireoidismo e diabetes e hipotireoidismo e

problemas emocionais

A acupuntura tem sido uma grande aliada das futuras ma-mães. Como alguns medicamen-tos e substâncias podem ser pre-judiciais nos primeiros meses de gravidez, a prática da medicina chinesa é uma boa alternativa para colaborar no bem-estar e na saúde materna. “Durante a gestação, o uso da acupuntura é um dos recursos mais importantes para a mãe e para o bebê, uma vez que alguns remédios podem cau-sar danos ao feto. Dessa forma,

a prática tem trazido benefícios para ambos”, explica a médica e diretora do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa (Cen-ter AO), Marcia Lika Yamamura.

Recomendada para aliviar al-guns desconfortos da gravidez, a acupuntura tem forte aplicação nos enjoos e vômitos gravídicos, no inchaço, nas hipertensões ar-teriais (DHEG), nas dores como cefaleias, enxaquecas, lombalgia, além de auxiliar no controle de do-enças como diabetes e hipotireoi-

dismo. No pós-parto a acupuntura também é efi caz na hipogalactia, ou seja, quando a mãe não produz leite sufi ciente.

“Como a prática oferece mais bem-estar para a mãe, o bebê também sentirá o refl exo dos benefícios através da relação ma-terno fetal. A mãe que sofre de alguma doença, seja por dores ou emoções, pode transmitir essas sensações ao bebê. Com o auxílio da acupuntura, o bem-estar fetal também será proporcionado”, ex-plica Marcia Yamamura.

A acupuntura é uma técnica milenar da medicina chinesa que tem como objetivo estimular terminações nervosas por meio de agulhas fi nas e equilibrar as energias do corpo e da mente, reestabelecendo as energias do

corpo. A técnica geralmente é aplicada em pontos específi cos do corpo, porém, na gestação, as agulhas não devem ser apli-cadas na pelve ou no abdômen abaixo da altura uterina, além de pontos que podem provocar contrações uterinas.

Durante a gestação, a acu-puntura pode ajudar nos se-guintes sintomas:

Dores de cabeça: Enxaquecas e cefaleias, comuns para algumas mulheres durante a gravidez, po-dem ter os sintomas minimizados durante a gravidez;

Enjoos e vômitos: Nos primeiros meses de gravidez esses sintomas podem ser corriqueiros e a acu-puntura é mais uma aliada para trazer alívio às gestantes.

06_19.indd Personalizado V 07/04/2016 20:29:37

Page 7: Elenco - 10 de abril de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 201618

#tec

Android Autoliberado

Aplicativo do Google em português já Aplicativo do Google em português já

pode ser baixado como forma pode ser baixado como forma

de conexão segura da Honda

A versão em português do apli-cativo Android Auto está libera-da para os usuários brasileiros na loja virtual Google Play Store. Com isso, os proprietários do Novo Honda Accord 2016 terão a possibilidade de conectar seus smartphones no sistema multi-mídia do sedã de luxo da fabri-

cante japonesa de forma segura, rápida e sem adaptações.

A central multimídia de 7” multi touchscreen do Accord 2016 já oferece desde seu lançamento a compatibilidade com o Android Auto e, também, com o sistema Apple CarPlay. Essa conectivida-de permite a operação fácil de

aplicativos e funções de smar-tphones de diversos fabricantes na tela central. Possibilita ainda a reprodução de músicas e o uso de assistentes comandados por voz, como o sistema Google Now, do Google, ou Siri, da Apple. No futuro, a Honda irá oferecer a tecnologia em novos produtos do seu portfólio.

Conexão fácilConectar smartphones na

central multimídia do Accord 2016 é simples. Basta baixar o aplicativo Android Auto (no caso de dispositivos com sis-

tema operacional Android) ou Apple CarPlay e usar o cabo USB para conectá-lo ao automóvel. De forma automática, a tela inferior do sedã irá apresen-tar os aplicativos instalados no smartphone que trazem versões otimizadas para o uso em au-tomóveis. A tela do aparelho, enquanto conectada, permanece bloqueada, para a segurança do motorista.

A central multimídia do Accord 2016 oferece ainda GPS integra-do com informações de trânsito por meio de radiofrequência nas principais capitais do País.

O novo Honda Accord terá

possibilidades tecnologicas

SORR

IA

Cânc

er B

ucal

Dr. Maurício Ferreiracirurgião dentistamauricioferreira.odo.br

7

INTERAJA COM NOSSA PÁGINA:Instagram: @drmauricioferreiraWhatsApp: (92) 99189-1220Email: [email protected]

O Câncer de boca é um tipo de tumor que pode se desenvolver nas estruturas que fa-zem parte da cavidade oral, que incluem os lá-bios, o revestimento in-terno da boca (mucosa), os dentes, gengivas, a língua, a parte da boca que fica debaixo da lín-gua (assoalho da boca), o céu da boca (palato duro) e a área atrás dos dentes do siso.

A boca participa de vários processos, entre eles a respiração, fala, alimentação, masti-gação e deglutição. É constituída por vários tipos de células e teci-dos e diferentes tipos de tumores podem se desenvolver a partir de cada tipo de célu-la. Estes tumores são formados por células alteradas que se mul-tiplicam rapidamente e de maneira descon-trolada, destruindo os órgãos e se espalhando para os linfonodos do pescoço (ínguas).

Os principais fatores de riscos são os hábitos de fumar e beber. Cigarro, charuto e cachimbo estão envolvidos na formação do cân-cer de boca. As bebidas alcoólicas, em especial as destiladas, quando associadas ao tabagismo podem aumentar em até 4 (quatro) vezes o risco de câncer de boca. Outras cau-sas relatadas são condições ruins de higiene da boca, má alimentação e fatores genéticos.

O câncer de boca geralmente apresenta-se como uma área endu-recida, com uma ferida no centro, podendo apresentar sangramento. Geralmente é muito doloroso, pre-judicando a fala e a alimentação.

Os sinais e sintomas mais co-muns são: ferida na boca que não cicatriza, dor na boca que não passa, nódulo persistente ou espessamento na bochecha, área avermelhada ou esbranquiçada

nas gengivas, língua, amígdala ou revestimento da boca, difi-culdade para mastigar, engolir, mover a mandíbula ou a língua, dormência da língua, inchaço da mandíbula, que faz com que a dentadura ou prótese perca o encaixe ou incomode, dentes que ficam frouxos ou moles na gengiva ou dor em torno dos dentes ou mandíbula, nódulos ou gânglios aumentados no pescoço, perda de peso e mau hálito persistente;

O principal tratamento do câncer de boca é com a cirur-gia. Quando os tumores es-tão em uma fase avançada é necessário uma combinação de tratamentos como cirurgia, radioterapia e até quimiotera-pia. Alguns cânceres produzem sintomas logo no início, levando o paciente a procurar um profis-sional, mas infelizmente muitos só provocam sintomas quando

atingem um estádio avançado ou então causam sintomas que parecem ser de outro problema, como dor de dente, por exemplo.

O câncer de boca pode ser diagnosticado precocemente durante visitas periódicas ao dentista, mas é recomendado que seja feito regulamente em domicilio o autoexame.

Segue aqui um roteiro do autoexame :

Ao encontrar alguma altera-ção no seu autoexame, informe o mais breve o seu dentista, ele saberá como preceder. Quanto mais cedo for feito o diagnós-tico e iniciado o tratamento, maiores as chances de sucesso.

Não fumar, beber o mínimo ou não beber, cuidar bem da higie-ne da boca, visitas frequentes ao dentista para cuidados den-tários e alimentação saudável minimizam muito a chance de uma pessoa ter câncer de boca.

07_18.indd Personalizado V 07/04/2016 20:33:01

Page 8: Elenco - 10 de abril de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 27 DE MARÇO DE 2016 17

HistóriaCidades de destaques do Nepal

são, além da capital, a cidade-lago de Pakhara e Lumbini. Consi-derado um país pobre, o Nepal tem uma das maiores densidades demográfi cas do Continente, com 184 habitantes por quilometro quadrado. A população nepalesa é composta de 12 etnias que convivem harmoniosamente. A agricultura emprega 90% da mão de obra, tornando o país grande fornecedor de arroz para a região. Em vez de construção de estradas, conter a erosão do solo há séculos tem sido a principal ocupação dos governantes, sendo que o sistema de terraços usados na irrigação do arroz é um desafi o aos meios usados no ocidente para conter o mesmo tipo de erosão.

Antes uma monarquia, na maior parte de sua história, o Nepal tornou-se uma república parla-mentarista em 2008, após um acordo entre os partidos políticos e as facções guerrilheiras rebel-des, tendo como pano de fundo a crescente insatisfação popular com o autoritarismo do último rei, Gyanendra.

A cultura nepalesa é muito variada, refl etindo as diferen-tes origens étnicas de seu povo. Como cerca de 80% da população é hinduísta, a cultura tem muitos costumes, crenças e tradições hindus. Entretanto a infl uência do budismo, que abrange cerca de 10% da população, é grande. As duas religiões coexistem e ritos hinduístas e budistas que acompanham o nascimento, o casamento e a morte são prati-cados conjuntamente.

O folclore é uma parte in-tegrante da sociedade nepa-lesa. Contos folclóricos estão enraizados na realidade do dia a dia. Contos de amor e de batalhas, bem como demônios e fantasmas, refletem o estilo de vida local, como suas cultu-ras e crenças. Muitos contos folclóricos nepaleses são con-tados mediante a integração de dança e música.No Nepal, não deixe de maneira alguma de fazer um safari ecológico nos parques nacionais

8

#est

étic

a

Robô Artas é a revolução no tratamento da calvície

Calvície agora tem tratamento rápi-Calvície agora tem tratamento rápi-

do e indolor em Manaus, com o do e indolor em Manaus, com o

equipamento de última geração

O robô Artas, a tecnologia ame-ricana que é a última palavra no tratamento da alopecia androge-nética está disponível na clínica Dra. Montaha, em parceria com a clínica CRRTC (Centro Robótico de Transplante e Tratamento Ca-pilar), dos médicos Israel Oliveira e Julio Nakano.

Na região Norte e Nordeste, a capital amazonense é a única cidade que possui esta tecnologia que elimina a calvície. A alopecia

androgenética atinge de 30% a 50% dos homens entre 30 e 50 anos no Brasil. Já entre as mulheres, a alopecia pode afetar até 14% delas a partir dos 40 anos de idade.

O cirurgião plástico Israel Oliveira explica que não é ne-cessário que o paciente fique internado ou seja anestesiado. “Após o procedimento, o pacien-te sai no mesmo dia caminhado e estará pronto para volta à

rotina normal”, ressalta. De acordo com o médico derma-

tologista Julio Nakano, o Artas tem como característica a precisão na retirada de folículos capilares. “O paciente não terá cicatrizes, a recuperação é rápida, sem trau-mas e o melhor: é rápido, indolor e minimamente invasivo”.

Com precisão e destreza, o robô é capaz de coletar - sem destruir – em média mil unidades foliculares por hora. Um humano muito bem treinado retira em média entre 250 e 300 unidades foliculares no mesmo tempo.

Depois de realizado o proce-dimento, o paciente volta no dia seguinte para lavar o cabelo na Clínica e ser avaliado pelo médico. “O mais importante: esse paciente

sempre terá acompanhamento do seu tratamento capilar, porque vamos cuidar dos outros fi os de cabelo que não foram transplan-tados e que podem vir a cair”, explica Montaha.

Aos 38 anos, o ortodontista Celso Cavalcanti começou a sofrer uma queda de cabelo acentua-da. “As entradas já apareciam há algum tempo, mas o centro da cabeça começou a ter perda grande há um ano. E eu tinha uma cicratiz que era escondida pelo cabelo e começou a aparecer e me incomodava muito.”

Celso foi um dos primeiros pa-cientes da Clínica Dra. Montaha e da CRRTC com o Artas e se mostrou satisfeito com o resul-tado. Em 15 dias.

LARY

SSA

GAY

NET

T

08_17.indd Personalizado V 07/04/2016 20:34:11

Page 9: Elenco - 10 de abril de 2016

16

#tur

ism

o

Nepal: místico e surpreendente

A beleza do local é destacada pela Cordi-A beleza do local é destacada pela Cordi-

lheira do Himalaia, a mais alta lheira do Himalaia, a mais alta

cadeia montanhosa do mundo

O Nepal é um país que tem um turismo exótico. Bom para aventureiros que querem viver novas emoções. A chegada ao país é única. A visão da imponente cordilheira do Himalaia com o Everest, e outras montanhas, é estarrecedora.

Na chegada Katmandu o visi-tante tem uma profusão de cores fortes e odores inebriantes que revelam uma atmosfera mística, mágica e poderosa. Impossível não se deixar impressionar pela extrema espiritualidade que está no ar, em todos os lugares, nos belíssimos templos hindus e bu-distas espalhados pela cidade, ou ainda nos mitos e lendas que compõem a cultura local.

Muitos turistas vão ao Nepal só para conhecer Lumbini, cidade onde Buda nasceu em 563 A.C. Buda nasceu em Lumbini como Príncipe Sidarta e seus seguido-res acreditam que ele deixou sua família e seu reino para meditar nas selvas do Nepal e da Índia, antes de alcançar a iluminação. Por isso o local tem grande im-portância para o turismo, sendo reconhecido pela UNESCO devido ao seu grande valor histórico.

O Nepal também oferece opções para esportistas e aventureiros. É a meca dos alpinistas que sonham com a conquista do Everest, o pico mais alto do planeta. Num país

onde a vasta maioria das pessoas mora em áreas rurais, o Nepal agrega grande importância no turismo rural. Nessa modalidade os turistas descobrem os prin-cipais tesouros do país: cultura, costumes e tradições.

O turismo rural permite que os visitantes conheçam a rotina e a cultura dos residentes locais. O turista não irá apenas observar a vida na vila, mas também pode-rão participar diretamente dela. O Nepal é um lugar de magia e mistério, tendo como cenário as montanhas mais altas do mundo. A população local não teme a pobreza e ensina como encontrar a paz interior.

Indo ao Nepal, não deixe de ma-neira alguma de fazer um safari ecológico em uma das dezenas de parques nacionais, admiran-do a fauna e fl ora local, sendo conduzidos confortavelmente no lombo de elefantes. Com certeza, uma experiência única!

País asiático dos Himalaias com a mais alta cadeia mon-tanhosa do mundo, o Nepal ao norte faz divisa com o Tibete, província controlada pela China e ao sul e oeste com a Índia. A sua capital é Katmandu e é no Nepal que está o Monte Everest, o pico mais alto da Terra, com 8.848 metros de altura, localizado na fronteira com a China.

É no Nepal que está o Monte Everest, o pico mais alto da Terra, com 8.848 metros de altura

Katmandu é uma profusão de cores poderosas e magia

09_16.indd Personalizado V 07/04/2016 20:35:18

Page 10: Elenco - 10 de abril de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 201610

#est

ilo

O item que nunca sai de moda

Relógios continuam sendo o desejo de Relógios continuam sendo o desejo de

muitos homens, dos mais mo-muitos homens, dos mais mo-

dernos aos mais tradicionais

O relógio é, para um homem, um dos itens mais originais que ele pode ter. Isso porque os relógios traduzem os estilos de cada um de nós. Tem os mais clássicos, com mostradores analó-gicos e pulseiras de couro, os mais modernos, feitos a partir da mistura de vários materiais, e também os multifuncionais, para quem quer ver a hora ou a notifi cação da rede social. A questão é que todo bom homem possui um bom relógio.

Ao longo dos anos muitas marcas apostaram nesse item, mas poucas resistiram ao tempo e à durabilidade das estações. Isso porque os homens, em sua grande maioria, não acompa-nham fi elmente o mercado de tendências da moda. Logo, podemos destacar a INVICTA como uma marca que se tornou invencível, como seu próprio nome sugere. Desde 1837 a fabricante é conhecida pela qualidade, sempre inovando e apostando na personalidade masculina.

Um dos modelos que traduzem essa per-sonalidade forte é o Pro Diver. O modelo tem nota excelente no quesito desempenho, com um design elegantemente baseado nos clássicos, que permite ao usuário a melhor performance mesmo nos movimentos mais variados e ousados. Outro modelo autêntico é o Invicta Bold. Esse tem uma engenharia complexa, que garante ao usuário a perfeita sincronia das funções do relógio. Variações em materiais e acabamentos dão uma gama de opções para todos os estilos masculinos.

Grife italianaAs grandes marcas italianas são conhecidas

pela alta qualidade na costura. Por outro lado, a Armani Exchange tem um destaque a mais pela sua qualidade nos modelos de relógios, itens de desejo de muitos homens ao redor do mundo.

Isso porque a grife investe em opções elegantes e mo-dernas, com design arroja-do, misturando materiais como couro, borracha e aço inoxidável.

Exemplo de tal mistura é o modelo N&L 20175184. O mostrador preto se destaca pela elegân-cia, quando contrasta-do pelas marcações em linhas brancas fi nas. O quartzo que fi ca ao redor do mostrador vai fazer do item o centro das atenções em qualquer lugar, com cer-teza. Além do calendário, o relógio também possui um cronógrafo. Em contrapartida, o modelo N&L 2079041 atrai pela simplicidade e robusteza, com pulseira de aço e cores que alternam os tons de cinza. A linha tem um forte apelo ao público jovem, que busca tradição e modernidade ao mesmo tempo.

Esses modelos de relógios e muitos outros já estão à venda nas lojas da Top Internacional e os preços estão sob consulta da loja. A Top é especializada na venda de produtos de grifes internacionais e renoma-das, além das linhas de bebidas, perfumaria e cosméticos.

Com mais de 40 anos de experiência, a Top Internacional foi fundada em 1968 na capi-tal amazonense, e atualmente possui lojas distribuídas por três regiões, nas principais

BOA

MES

AVe

rrin

es Selma Reis

Chef

15

Você sabe o que é uma ver-rine? Entendo perfeitamente se não souber, porque verrines são novidades da culinária moderna. Trata-se da nomenclatura dada a pratos que são servidos em copos, normalmente pequenos, e podem ser doces ou salgadas.

As doces fi cam perfeitas porque dá para misturar várias texturas e sabores. Uma das vantagens das verrines é que é possível criar so-

bremesas menos doces e menos gordurosas, porém tão atrativas como as sobremesas tradicionais.

As salgadas dão um visual lindo às entradinhas de um coquetel descolado. Também é uma apre-sentação incrível para saladinhas.

Experimente. Você vai se diver-tir produzindo receitas deliciosas e cheias de beleza.

Boa semana!

Ingredientes:. 1 pacote de 50 g de pedaços de cookies de chocolate

• 1 lata de leite condensado• 1 lata de creme de leite (sem soro)• 3 col. (sopa) de chocolate em pó• 1 col. (sopa) de manteiga sem sal• 15 col. (sopa) de chocolate granulado• 15 copinhos (40 ml) e colheres (café)

Preparando:Em uma panela, coloque o leite

condensado, o creme de leite sem soro, a manteiga e o chocolate em pó e mexa em

fogo baixo. Depois que o brigadeiro começar a ferver, mexa por mais 3 minutos. Coloque o doce em outra vasilha e espere esfriar.Montando:Camada 1: Despedace os cookies em quadradinhos. Coloque 1 colher (sopa) em cada potinho.Camada 2: Adicione 3 colheres (sopa) rasas de brigadeiro.Finalize cobrindo o potinho com 1 colher (sopa) de granulado. Rende 15 porções

Verrine de tartar de atum e mangaIngredientes:400 gr de lombo de atum 150 gr de manga madura 150 gr de maçã 1 limão (sumo e raspa)Cebolinha picada12 fatias fi nas de manga secaAzeite a gosto.Vinagre balsâmico a gostoSal e pimenta a gostoCanela a gosto

Preparação:Picar o atum, a manga e a maçã em cubos pequenos e espalhar num tabuleiro pequeno.Raspar o limão sobre o peixe e a fruta, e temperar com o sumo da limão, um fi o de azeite, uma colher de sobremesa de vinagre balsâmico, sal, pimenta e por fi m um pouco de canela.Misturar bem e levar ao frio por uns minutos.

Apresentação: Montar em copos baixos, decorando com as fatias de manga seca e com o cebolinho picado.Finalizar com mais umas gotas do sumo de limão e pimenta.

BRIGADEIRO COM COOKIES

10_15.indd Personalizado V 07/04/2016 20:36:04

Page 11: Elenco - 10 de abril de 2016

14

#ind

ica

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016

IDEI

AS

Fiqu

ei b

ege!

11

É muito comum, bem frequente mesmo, alguém elogiar o jeito clás-sico das minhas escolhas.

Sempre fico bastante lisonjea-da, pois entendo o ser clássica, como elegante.

Faz tempo que descobri que me-nos é mais e trouxe isso para tudo na minha vida. O sentimento é de leveza e paz de espírito, harmonia e a sensação que estou sempre bem.

No que se refere ao vestuário, acertei na decisão pelos beges, eles são sempre a melhor aposta em dias de indecisão, recebem outras cores com alegria, me conferem a tal elegância e decidi, eu mesma com meu espelho, que eles emagrecem!!

Analisando um pouco a ciência das cores, comprovei que os tons de bege, que são vários, são múltiplos e são universais na moda e no estilo, ninguém de bege exagera nunca, excede ou destoa. O bege tem o silêncio da elegância contida, da

segurança com quem se é de verda-de, do espelho amigo, e de um certo laissez-faire no jeito de resolver a vida e seguir elegante por aí.

Tente com ele as listras, azul ma-rinho, blazeres estruturados, calças brancas, indefectíveis peças de cor preta e, óbvio, bons jeans.

Acredite, você não vai errar nunca mais. Sensatez na moda é acerto, equilíbrio e elogios na certa.Estar bege, longe de ser palidez ou susto, é compreender, definitivamente, que um closet perfeito não é ne-cessariamente um closet milio-nário e, sim, o resultado de boas escolhas e que, no geral, independe de preço e renda.

Descobri aos vinte poucos anos o meu estilo e guardo confi ante às regras desde lá, me garantem elo-gios sinceros, praticidade, atitude e a certeza que estou sempre bem e de bem com a vida!

Experimente!

Angela Bulbol de Lima

professora da Ufam

@abl_consultoria

Menu executivo La Coquette

Restaurante oferece um menu especial Restaurante oferece um menu especial

de almoço para quem gosta de almoço para quem gosta

de comer bem e pagar pouco

Em funcionamento há 3 meses, o res-taurante La Coquette amplia seu cardápio e oferece o menu executivo como opção para o almoço. Com a nova proposta, os clientes podem combinar entrada, prato principal e sobremesa por R$ 48.

“O nosso objetivo é oferecer um cardá-pio acessível para o almoço do dia a dia, mas com a mesma qualidade e requinte do nosso menu principal”, explica o chef Dudu Prado.

Sempre com três opções de entradas,

pratos principais e sobremesas, o menu executivo é rotativo e está disponível de terça a sexta-feira no almoço.

Os clientes podem acompanhar o cardápio semanal pelo instagram @restaurantelacoquette ou pela página ofi cial do restaurante no Facebook.

La Coquette funciona de terça a do-mingo e está localizado na avenida Ephigênio Salles, 2145, no bairro Aleixo.

Para reservas, basta ligar para o nú-mero 3345-0774.

Medalhão Dijonnaise com batata Gratin e peixe do dia ao Beurre Blanc com Ratatouille são algumas das opções do cardápio

11_14.indd Personalizado V 07/04/2016 20:37:19

Page 12: Elenco - 10 de abril de 2016

12 13

#esp

ecia

l

Expert em belezaA maquiadora sênior da M.A.C. Cosmeti-A maquiadora sênior da M.A.C. Cosmeti-A maquiadora sênior da M.A.C. Cosmeti-

cs, Fabiana Gomes, fala sobre a cs, Fabiana Gomes, fala sobre a cs, Fabiana Gomes, fala sobre a

importância de preparar a pele

MELLANIE HASIMOTO

“Considerando que a minha pele vai estar ótima, viveria apenas com o batom Ruby Woo, o Lightful C Tinted Cream, e a máscara de cílios Extended Play”, diz, aos risos, a maquiado-ra sênior da M.A.C. Cosmetics, Fabiana Lima, em entrevista por telefone, dentro de um táxi em São Paulo, a caminho de casa. Ela é única brasileira no time de 40 senior make-up artists da marca canadense em todo o mundo, e que desembarca em Manaus no próximo dia 18, junto com a blogueira e editora de beleza da revista Vogue Brasil, Vic Ceridono, para uma noite de autógrafos, na loja da M.A.C. no Manauara Shopping.

O approach de Fabiana Go-mes é objetivo e simples, e ela diz que procura levar isso para o dia a dia, inclusive quando tem que fazer a própria ma-quiagem. “Não gosto de falar sobre regras, mas tem algu-mas que acredito, e que utilizo no backstage. Uso produtos só onde é necessário, e gosto da ideia de usar maquiagem a seu favor, com poucas e pontuais intervenções – minimizo o que não gosto, e enfatizo o que quero dar destaque”, revela.

“Demorou!”Pela primeira vez em Manaus,

ela diz que é possível “viver com dignidade” e manter a maquia-gem impecável mesmo sob o clima da região. “Demorou eu ir aí, hein? Sei que é quente, mas o clima não é problema. A primeira coisa é pensar como vai ser o seu dia, antes de maquiar. Já passei por Belém, São Luís, Fortaleza, Recife, Salvador... Todas essas cidades têm clima quente, mas uma coisa que noto é que as pes-soas levam uma vida indoor, em ambientes fechados, secos e com ar-condicionado, então poucos se expõem ao clima”, destaca.

Mas, claro, nem tudo são fl ores para quem leva uma vida mais dinâmica e não quer ter a ma-quiagem derretida no decorrer do dia, Fabi conta os truques de expert na área. “A sacada é, para quem anda na rua, para cima e para baixo, é tomar cuidado na hora de preparar a pele para receber a maquiagem. Em geral, a brasileira não liga muito para isso, e quer ir direto para os efeitos, cores e cober-turas, mas preparar a pele é importante para a maquiagem durar mais”, diz.

Outra questão importante para a artista é descobrir o seu tipo de pele. “E também a condição em que ela se encontra, pois a pele pode fi car alterada por conta do clima, de trata-mentos que você esteja fazendo, medicação que você toma... É

importante observar isso. E a brasileira acha que tem pele oleosa, mas para descobrir isso, só falando com um profi ssional, porque, às vezes, a gente não tem essa percepção”, aponta.

HidratePara a maquiadora sênior,

é essencial equilibrar a pele – limpando, hidratando e usando os produtos específi cos para o seu tipo. “Esse assunto ainda gera um pouco de confusão. Não gosto de falar de erros, mas há muitas maquiagens infelizes. Hidratar a pele não signifi ca óleo, mas sim, água. Mas tem gente que tem receio de hidratar a pele. Sou a favor de colocar menos produtos e camadas, portanto se a pele for oleosa demais, é bom hidratar na medida certa”, indica.

Ao observar a pele depois da hidratação, diz Fabiana, a dica é prestar atenção no brilho. “Se brilhar demais, é porque usou o hidratante errado para o seu tipo de pele. Se passou e secou muito rápido, precisa hidratar ainda mais. Aliás, quando a base e o corretivo craquelam, é sinal de que a pele buscou água nesses produtos”, informa.

NaturalOutro produto que dá aspecto

natural a maquiagem é o blush. Fabiana Gomes indica duas ma-neiras de utilizar o produto.

“Há duas opções – dá para construir em camadas, com creme primeiro e pó depois. Mas o objetivo do blush é imitar o rubor natural do seu rosto, então é bom procurar uma cor que fi que mais próxima do seu

natural, algo como a cor que fi ca nas bochechas depois de sair da academia. Use o pin-cel para dar um acabamento profi ssional, trabalhando para que ele não deixe o rosto com aspecto de quem acabou de levar uma chinelada”.

Sem excessosPor tudo isso, Fabiana gosta

de uma maquiagem leve, para a vida real. Portanto, sobre os “gurus” de maquiagem que andam bombando na internet, com técnicas mirabolantes como o “baking”, e o contor-no, Fabiana Gomes tem uma opinião bastante sincera. Para a profi ssional, não há nada de errado com esse tipo de maquiagem, mas é preciso ter discernimento.

“Eu já fi z maquiagem para ópera, então esse tipo de ma-quiagem é mais caracteriza-ção. Ela funciona para o palco, para celebridades que vivem debaixo de holofotes, de red carpet, em fotos para editorial, porque luz de estúdio ‘lava’ a maquiagem. Mas, vendo de perto, dá para ver que fi ca uma maquiagem pesada”, pontua.

Ou seja, para quem quer sair à rua com esse estilo de make-up, tem que ter consciência de que dá trabalho e perceptível.

“Uma coisa é ver essa ma-quiagem no vídeo, outra é ver de perto. Você pode até usar, mas é como vestir um per-sonagem, e tem que estar confortável nesse papel, até porque, se não estiver muito bem feito, você vai parecer suja”, fi naliza.

Dicas da FabiA expert dá dicas de pro-

dutos e linhas da MAC que têm o melhor desempenho para o clima da região.

Primer: “Temos a linha Prep&Prime que é muita boa. Os produtos tubo são legais para pele normal a ressecada, enquanto os compactos são bons para peles mistas e oleosas”.

Base: “As de longa dura-ção são ideais. A linha Pro LongWear não craquela, e indico começar aplicando do centro do rosto para as extremidades, para não fi car com aspecto de máscara. O mesmo serve para o corretivo”.

Olhos: “Paint Pots fi -xam as sombras, então é bacana para preparar as pálpebras – apesar de que dá para usar somente eles. É legal, também, encontrar uma cor neutra que combi-ne com o tom da sua pele. Esse produto oferece du-rabilidade, fi xação, inten-sidade de cor e brilho. Dá para esfumar sombra por cima. O delineador em gel Fluidline segura muito bem no calor, e há, também, os lápois de longa duração como os Power Point, que fi xam de 6 a 8 horas”.

Cílios: “Máscaras à pro-va d’água! Elas duram o dia inteiro, e fazem com que a curva dos cílios dure por mais tempo”.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016

12_13.indd Personalizado V 07/04/2016 20:38:36

Page 13: Elenco - 10 de abril de 2016

12 13

#esp

ecia

l

Expert em belezaA maquiadora sênior da M.A.C. Cosmeti-A maquiadora sênior da M.A.C. Cosmeti-A maquiadora sênior da M.A.C. Cosmeti-

cs, Fabiana Gomes, fala sobre a cs, Fabiana Gomes, fala sobre a cs, Fabiana Gomes, fala sobre a

importância de preparar a pele

MELLANIE HASIMOTO

“Considerando que a minha pele vai estar ótima, viveria apenas com o batom Ruby Woo, o Lightful C Tinted Cream, e a máscara de cílios Extended Play”, diz, aos risos, a maquiado-ra sênior da M.A.C. Cosmetics, Fabiana Lima, em entrevista por telefone, dentro de um táxi em São Paulo, a caminho de casa. Ela é única brasileira no time de 40 senior make-up artists da marca canadense em todo o mundo, e que desembarca em Manaus no próximo dia 18, junto com a blogueira e editora de beleza da revista Vogue Brasil, Vic Ceridono, para uma noite de autógrafos, na loja da M.A.C. no Manauara Shopping.

O approach de Fabiana Go-mes é objetivo e simples, e ela diz que procura levar isso para o dia a dia, inclusive quando tem que fazer a própria ma-quiagem. “Não gosto de falar sobre regras, mas tem algu-mas que acredito, e que utilizo no backstage. Uso produtos só onde é necessário, e gosto da ideia de usar maquiagem a seu favor, com poucas e pontuais intervenções – minimizo o que não gosto, e enfatizo o que quero dar destaque”, revela.

“Demorou!”Pela primeira vez em Manaus,

ela diz que é possível “viver com dignidade” e manter a maquia-gem impecável mesmo sob o clima da região. “Demorou eu ir aí, hein? Sei que é quente, mas o clima não é problema. A primeira coisa é pensar como vai ser o seu dia, antes de maquiar. Já passei por Belém, São Luís, Fortaleza, Recife, Salvador... Todas essas cidades têm clima quente, mas uma coisa que noto é que as pes-soas levam uma vida indoor, em ambientes fechados, secos e com ar-condicionado, então poucos se expõem ao clima”, destaca.

Mas, claro, nem tudo são fl ores para quem leva uma vida mais dinâmica e não quer ter a ma-quiagem derretida no decorrer do dia, Fabi conta os truques de expert na área. “A sacada é, para quem anda na rua, para cima e para baixo, é tomar cuidado na hora de preparar a pele para receber a maquiagem. Em geral, a brasileira não liga muito para isso, e quer ir direto para os efeitos, cores e cober-turas, mas preparar a pele é importante para a maquiagem durar mais”, diz.

Outra questão importante para a artista é descobrir o seu tipo de pele. “E também a condição em que ela se encontra, pois a pele pode fi car alterada por conta do clima, de trata-mentos que você esteja fazendo, medicação que você toma... É

importante observar isso. E a brasileira acha que tem pele oleosa, mas para descobrir isso, só falando com um profi ssional, porque, às vezes, a gente não tem essa percepção”, aponta.

HidratePara a maquiadora sênior,

é essencial equilibrar a pele – limpando, hidratando e usando os produtos específi cos para o seu tipo. “Esse assunto ainda gera um pouco de confusão. Não gosto de falar de erros, mas há muitas maquiagens infelizes. Hidratar a pele não signifi ca óleo, mas sim, água. Mas tem gente que tem receio de hidratar a pele. Sou a favor de colocar menos produtos e camadas, portanto se a pele for oleosa demais, é bom hidratar na medida certa”, indica.

Ao observar a pele depois da hidratação, diz Fabiana, a dica é prestar atenção no brilho. “Se brilhar demais, é porque usou o hidratante errado para o seu tipo de pele. Se passou e secou muito rápido, precisa hidratar ainda mais. Aliás, quando a base e o corretivo craquelam, é sinal de que a pele buscou água nesses produtos”, informa.

NaturalOutro produto que dá aspecto

natural a maquiagem é o blush. Fabiana Gomes indica duas ma-neiras de utilizar o produto.

“Há duas opções – dá para construir em camadas, com creme primeiro e pó depois. Mas o objetivo do blush é imitar o rubor natural do seu rosto, então é bom procurar uma cor que fi que mais próxima do seu

natural, algo como a cor que fi ca nas bochechas depois de sair da academia. Use o pin-cel para dar um acabamento profi ssional, trabalhando para que ele não deixe o rosto com aspecto de quem acabou de levar uma chinelada”.

Sem excessosPor tudo isso, Fabiana gosta

de uma maquiagem leve, para a vida real. Portanto, sobre os “gurus” de maquiagem que andam bombando na internet, com técnicas mirabolantes como o “baking”, e o contor-no, Fabiana Gomes tem uma opinião bastante sincera. Para a profi ssional, não há nada de errado com esse tipo de maquiagem, mas é preciso ter discernimento.

“Eu já fi z maquiagem para ópera, então esse tipo de ma-quiagem é mais caracteriza-ção. Ela funciona para o palco, para celebridades que vivem debaixo de holofotes, de red carpet, em fotos para editorial, porque luz de estúdio ‘lava’ a maquiagem. Mas, vendo de perto, dá para ver que fi ca uma maquiagem pesada”, pontua.

Ou seja, para quem quer sair à rua com esse estilo de make-up, tem que ter consciência de que dá trabalho e perceptível.

“Uma coisa é ver essa ma-quiagem no vídeo, outra é ver de perto. Você pode até usar, mas é como vestir um per-sonagem, e tem que estar confortável nesse papel, até porque, se não estiver muito bem feito, você vai parecer suja”, fi naliza.

Dicas da FabiA expert dá dicas de pro-

dutos e linhas da MAC que têm o melhor desempenho para o clima da região.

Primer: “Temos a linha Prep&Prime que é muita boa. Os produtos tubo são legais para pele normal a ressecada, enquanto os compactos são bons para peles mistas e oleosas”.

Base: “As de longa dura-ção são ideais. A linha Pro LongWear não craquela, e indico começar aplicando do centro do rosto para as extremidades, para não fi car com aspecto de máscara. O mesmo serve para o corretivo”.

Olhos: “Paint Pots fi -xam as sombras, então é bacana para preparar as pálpebras – apesar de que dá para usar somente eles. É legal, também, encontrar uma cor neutra que combi-ne com o tom da sua pele. Esse produto oferece du-rabilidade, fi xação, inten-sidade de cor e brilho. Dá para esfumar sombra por cima. O delineador em gel Fluidline segura muito bem no calor, e há, também, os lápois de longa duração como os Power Point, que fi xam de 6 a 8 horas”.

Cílios: “Máscaras à pro-va d’água! Elas duram o dia inteiro, e fazem com que a curva dos cílios dure por mais tempo”.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016

12_13.indd Personalizado V 07/04/2016 20:38:36

Page 14: Elenco - 10 de abril de 2016

14

#ind

ica

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016

IDEI

AS

Fiqu

ei b

ege!

11

É muito comum, bem frequente mesmo, alguém elogiar o jeito clás-sico das minhas escolhas.

Sempre fico bastante lisonjea-da, pois entendo o ser clássica, como elegante.

Faz tempo que descobri que me-nos é mais e trouxe isso para tudo na minha vida. O sentimento é de leveza e paz de espírito, harmonia e a sensação que estou sempre bem.

No que se refere ao vestuário, acertei na decisão pelos beges, eles são sempre a melhor aposta em dias de indecisão, recebem outras cores com alegria, me conferem a tal elegância e decidi, eu mesma com meu espelho, que eles emagrecem!!

Analisando um pouco a ciência das cores, comprovei que os tons de bege, que são vários, são múltiplos e são universais na moda e no estilo, ninguém de bege exagera nunca, excede ou destoa. O bege tem o silêncio da elegância contida, da

segurança com quem se é de verda-de, do espelho amigo, e de um certo laissez-faire no jeito de resolver a vida e seguir elegante por aí.

Tente com ele as listras, azul ma-rinho, blazeres estruturados, calças brancas, indefectíveis peças de cor preta e, óbvio, bons jeans.

Acredite, você não vai errar nunca mais. Sensatez na moda é acerto, equilíbrio e elogios na certa.Estar bege, longe de ser palidez ou susto, é compreender, definitivamente, que um closet perfeito não é ne-cessariamente um closet milio-nário e, sim, o resultado de boas escolhas e que, no geral, independe de preço e renda.

Descobri aos vinte poucos anos o meu estilo e guardo confi ante às regras desde lá, me garantem elo-gios sinceros, praticidade, atitude e a certeza que estou sempre bem e de bem com a vida!

Experimente!

Angela Bulbol de Lima

professora da Ufam

@abl_consultoria

Menu executivo La Coquette

Restaurante oferece um menu especial Restaurante oferece um menu especial

de almoço para quem gosta de almoço para quem gosta

de comer bem e pagar pouco

Em funcionamento há 3 meses, o res-taurante La Coquette amplia seu cardápio e oferece o menu executivo como opção para o almoço. Com a nova proposta, os clientes podem combinar entrada, prato principal e sobremesa por R$ 48.

“O nosso objetivo é oferecer um cardá-pio acessível para o almoço do dia a dia, mas com a mesma qualidade e requinte do nosso menu principal”, explica o chef Dudu Prado.

Sempre com três opções de entradas,

pratos principais e sobremesas, o menu executivo é rotativo e está disponível de terça a sexta-feira no almoço.

Os clientes podem acompanhar o cardápio semanal pelo instagram @restaurantelacoquette ou pela página ofi cial do restaurante no Facebook.

La Coquette funciona de terça a do-mingo e está localizado na avenida Ephigênio Salles, 2145, no bairro Aleixo.

Para reservas, basta ligar para o nú-mero 3345-0774.

Medalhão Dijonnaise com batata Gratin e peixe do dia ao Beurre Blanc com Ratatouille são algumas das opções do cardápio

11_14.indd Personalizado V 07/04/2016 20:37:19

Page 15: Elenco - 10 de abril de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 201610

#est

ilo

O item que nunca sai de moda

Relógios continuam sendo o desejo de Relógios continuam sendo o desejo de

muitos homens, dos mais mo-muitos homens, dos mais mo-

dernos aos mais tradicionais

O relógio é, para um homem, um dos itens mais originais que ele pode ter. Isso porque os relógios traduzem os estilos de cada um de nós. Tem os mais clássicos, com mostradores analó-gicos e pulseiras de couro, os mais modernos, feitos a partir da mistura de vários materiais, e também os multifuncionais, para quem quer ver a hora ou a notifi cação da rede social. A questão é que todo bom homem possui um bom relógio.

Ao longo dos anos muitas marcas apostaram nesse item, mas poucas resistiram ao tempo e à durabilidade das estações. Isso porque os homens, em sua grande maioria, não acompa-nham fi elmente o mercado de tendências da moda. Logo, podemos destacar a INVICTA como uma marca que se tornou invencível, como seu próprio nome sugere. Desde 1837 a fabricante é conhecida pela qualidade, sempre inovando e apostando na personalidade masculina.

Um dos modelos que traduzem essa per-sonalidade forte é o Pro Diver. O modelo tem nota excelente no quesito desempenho, com um design elegantemente baseado nos clássicos, que permite ao usuário a melhor performance mesmo nos movimentos mais variados e ousados. Outro modelo autêntico é o Invicta Bold. Esse tem uma engenharia complexa, que garante ao usuário a perfeita sincronia das funções do relógio. Variações em materiais e acabamentos dão uma gama de opções para todos os estilos masculinos.

Grife italianaAs grandes marcas italianas são conhecidas

pela alta qualidade na costura. Por outro lado, a Armani Exchange tem um destaque a mais pela sua qualidade nos modelos de relógios, itens de desejo de muitos homens ao redor do mundo.

Isso porque a grife investe em opções elegantes e mo-dernas, com design arroja-do, misturando materiais como couro, borracha e aço inoxidável.

Exemplo de tal mistura é o modelo N&L 20175184. O mostrador preto se destaca pela elegân-cia, quando contrasta-do pelas marcações em linhas brancas fi nas. O quartzo que fi ca ao redor do mostrador vai fazer do item o centro das atenções em qualquer lugar, com cer-teza. Além do calendário, o relógio também possui um cronógrafo. Em contrapartida, o modelo N&L 2079041 atrai pela simplicidade e robusteza, com pulseira de aço e cores que alternam os tons de cinza. A linha tem um forte apelo ao público jovem, que busca tradição e modernidade ao mesmo tempo.

Esses modelos de relógios e muitos outros já estão à venda nas lojas da Top Internacional e os preços estão sob consulta da loja. A Top é especializada na venda de produtos de grifes internacionais e renoma-das, além das linhas de bebidas, perfumaria e cosméticos.

Com mais de 40 anos de experiência, a Top Internacional foi fundada em 1968 na capi-tal amazonense, e atualmente possui lojas distribuídas por três regiões, nas principais

BOA

MES

AVe

rrin

es Selma Reis

Chef

15

Você sabe o que é uma ver-rine? Entendo perfeitamente se não souber, porque verrines são novidades da culinária moderna. Trata-se da nomenclatura dada a pratos que são servidos em copos, normalmente pequenos, e podem ser doces ou salgadas.

As doces fi cam perfeitas porque dá para misturar várias texturas e sabores. Uma das vantagens das verrines é que é possível criar so-

bremesas menos doces e menos gordurosas, porém tão atrativas como as sobremesas tradicionais.

As salgadas dão um visual lindo às entradinhas de um coquetel descolado. Também é uma apre-sentação incrível para saladinhas.

Experimente. Você vai se diver-tir produzindo receitas deliciosas e cheias de beleza.

Boa semana!

Ingredientes:. 1 pacote de 50 g de pedaços de cookies de chocolate

• 1 lata de leite condensado• 1 lata de creme de leite (sem soro)• 3 col. (sopa) de chocolate em pó• 1 col. (sopa) de manteiga sem sal• 15 col. (sopa) de chocolate granulado• 15 copinhos (40 ml) e colheres (café)

Preparando:Em uma panela, coloque o leite

condensado, o creme de leite sem soro, a manteiga e o chocolate em pó e mexa em

fogo baixo. Depois que o brigadeiro começar a ferver, mexa por mais 3 minutos. Coloque o doce em outra vasilha e espere esfriar.Montando:Camada 1: Despedace os cookies em quadradinhos. Coloque 1 colher (sopa) em cada potinho.Camada 2: Adicione 3 colheres (sopa) rasas de brigadeiro.Finalize cobrindo o potinho com 1 colher (sopa) de granulado. Rende 15 porções

Verrine de tartar de atum e mangaIngredientes:400 gr de lombo de atum 150 gr de manga madura 150 gr de maçã 1 limão (sumo e raspa)Cebolinha picada12 fatias fi nas de manga secaAzeite a gosto.Vinagre balsâmico a gostoSal e pimenta a gostoCanela a gosto

Preparação:Picar o atum, a manga e a maçã em cubos pequenos e espalhar num tabuleiro pequeno.Raspar o limão sobre o peixe e a fruta, e temperar com o sumo da limão, um fi o de azeite, uma colher de sobremesa de vinagre balsâmico, sal, pimenta e por fi m um pouco de canela.Misturar bem e levar ao frio por uns minutos.

Apresentação: Montar em copos baixos, decorando com as fatias de manga seca e com o cebolinho picado.Finalizar com mais umas gotas do sumo de limão e pimenta.

BRIGADEIRO COM COOKIES

10_15.indd Personalizado V 07/04/2016 20:36:04

Page 16: Elenco - 10 de abril de 2016

16

#tur

ism

o

Nepal: místico e surpreendente

A beleza do local é destacada pela Cordi-A beleza do local é destacada pela Cordi-

lheira do Himalaia, a mais alta lheira do Himalaia, a mais alta

cadeia montanhosa do mundo

O Nepal é um país que tem um turismo exótico. Bom para aventureiros que querem viver novas emoções. A chegada ao país é única. A visão da imponente cordilheira do Himalaia com o Everest, e outras montanhas, é estarrecedora.

Na chegada Katmandu o visi-tante tem uma profusão de cores fortes e odores inebriantes que revelam uma atmosfera mística, mágica e poderosa. Impossível não se deixar impressionar pela extrema espiritualidade que está no ar, em todos os lugares, nos belíssimos templos hindus e bu-distas espalhados pela cidade, ou ainda nos mitos e lendas que compõem a cultura local.

Muitos turistas vão ao Nepal só para conhecer Lumbini, cidade onde Buda nasceu em 563 A.C. Buda nasceu em Lumbini como Príncipe Sidarta e seus seguido-res acreditam que ele deixou sua família e seu reino para meditar nas selvas do Nepal e da Índia, antes de alcançar a iluminação. Por isso o local tem grande im-portância para o turismo, sendo reconhecido pela UNESCO devido ao seu grande valor histórico.

O Nepal também oferece opções para esportistas e aventureiros. É a meca dos alpinistas que sonham com a conquista do Everest, o pico mais alto do planeta. Num país

onde a vasta maioria das pessoas mora em áreas rurais, o Nepal agrega grande importância no turismo rural. Nessa modalidade os turistas descobrem os prin-cipais tesouros do país: cultura, costumes e tradições.

O turismo rural permite que os visitantes conheçam a rotina e a cultura dos residentes locais. O turista não irá apenas observar a vida na vila, mas também pode-rão participar diretamente dela. O Nepal é um lugar de magia e mistério, tendo como cenário as montanhas mais altas do mundo. A população local não teme a pobreza e ensina como encontrar a paz interior.

Indo ao Nepal, não deixe de ma-neira alguma de fazer um safari ecológico em uma das dezenas de parques nacionais, admiran-do a fauna e fl ora local, sendo conduzidos confortavelmente no lombo de elefantes. Com certeza, uma experiência única!

País asiático dos Himalaias com a mais alta cadeia mon-tanhosa do mundo, o Nepal ao norte faz divisa com o Tibete, província controlada pela China e ao sul e oeste com a Índia. A sua capital é Katmandu e é no Nepal que está o Monte Everest, o pico mais alto da Terra, com 8.848 metros de altura, localizado na fronteira com a China.

É no Nepal que está o Monte Everest, o pico mais alto da Terra, com 8.848 metros de altura

Katmandu é uma profusão de cores poderosas e magia

09_16.indd Personalizado V 07/04/2016 20:35:18

Page 17: Elenco - 10 de abril de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 27 DE MARÇO DE 2016 17

HistóriaCidades de destaques do Nepal

são, além da capital, a cidade-lago de Pakhara e Lumbini. Consi-derado um país pobre, o Nepal tem uma das maiores densidades demográfi cas do Continente, com 184 habitantes por quilometro quadrado. A população nepalesa é composta de 12 etnias que convivem harmoniosamente. A agricultura emprega 90% da mão de obra, tornando o país grande fornecedor de arroz para a região. Em vez de construção de estradas, conter a erosão do solo há séculos tem sido a principal ocupação dos governantes, sendo que o sistema de terraços usados na irrigação do arroz é um desafi o aos meios usados no ocidente para conter o mesmo tipo de erosão.

Antes uma monarquia, na maior parte de sua história, o Nepal tornou-se uma república parla-mentarista em 2008, após um acordo entre os partidos políticos e as facções guerrilheiras rebel-des, tendo como pano de fundo a crescente insatisfação popular com o autoritarismo do último rei, Gyanendra.

A cultura nepalesa é muito variada, refl etindo as diferen-tes origens étnicas de seu povo. Como cerca de 80% da população é hinduísta, a cultura tem muitos costumes, crenças e tradições hindus. Entretanto a infl uência do budismo, que abrange cerca de 10% da população, é grande. As duas religiões coexistem e ritos hinduístas e budistas que acompanham o nascimento, o casamento e a morte são prati-cados conjuntamente.

O folclore é uma parte in-tegrante da sociedade nepa-lesa. Contos folclóricos estão enraizados na realidade do dia a dia. Contos de amor e de batalhas, bem como demônios e fantasmas, refletem o estilo de vida local, como suas cultu-ras e crenças. Muitos contos folclóricos nepaleses são con-tados mediante a integração de dança e música.No Nepal, não deixe de maneira alguma de fazer um safari ecológico nos parques nacionais

8

#est

étic

a

Robô Artas é a revolução no tratamento da calvície

Calvície agora tem tratamento rápi-Calvície agora tem tratamento rápi-

do e indolor em Manaus, com o do e indolor em Manaus, com o

equipamento de última geração

O robô Artas, a tecnologia ame-ricana que é a última palavra no tratamento da alopecia androge-nética está disponível na clínica Dra. Montaha, em parceria com a clínica CRRTC (Centro Robótico de Transplante e Tratamento Ca-pilar), dos médicos Israel Oliveira e Julio Nakano.

Na região Norte e Nordeste, a capital amazonense é a única cidade que possui esta tecnologia que elimina a calvície. A alopecia

androgenética atinge de 30% a 50% dos homens entre 30 e 50 anos no Brasil. Já entre as mulheres, a alopecia pode afetar até 14% delas a partir dos 40 anos de idade.

O cirurgião plástico Israel Oliveira explica que não é ne-cessário que o paciente fique internado ou seja anestesiado. “Após o procedimento, o pacien-te sai no mesmo dia caminhado e estará pronto para volta à

rotina normal”, ressalta. De acordo com o médico derma-

tologista Julio Nakano, o Artas tem como característica a precisão na retirada de folículos capilares. “O paciente não terá cicatrizes, a recuperação é rápida, sem trau-mas e o melhor: é rápido, indolor e minimamente invasivo”.

Com precisão e destreza, o robô é capaz de coletar - sem destruir – em média mil unidades foliculares por hora. Um humano muito bem treinado retira em média entre 250 e 300 unidades foliculares no mesmo tempo.

Depois de realizado o proce-dimento, o paciente volta no dia seguinte para lavar o cabelo na Clínica e ser avaliado pelo médico. “O mais importante: esse paciente

sempre terá acompanhamento do seu tratamento capilar, porque vamos cuidar dos outros fi os de cabelo que não foram transplan-tados e que podem vir a cair”, explica Montaha.

Aos 38 anos, o ortodontista Celso Cavalcanti começou a sofrer uma queda de cabelo acentua-da. “As entradas já apareciam há algum tempo, mas o centro da cabeça começou a ter perda grande há um ano. E eu tinha uma cicratiz que era escondida pelo cabelo e começou a aparecer e me incomodava muito.”

Celso foi um dos primeiros pa-cientes da Clínica Dra. Montaha e da CRRTC com o Artas e se mostrou satisfeito com o resul-tado. Em 15 dias.

LARY

SSA

GAY

NET

T

08_17.indd Personalizado V 07/04/2016 20:34:11

Page 18: Elenco - 10 de abril de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016 ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 201618

#tec

Android Autoliberado

Aplicativo do Google em português já Aplicativo do Google em português já

pode ser baixado como forma pode ser baixado como forma

de conexão segura da Honda

A versão em português do apli-cativo Android Auto está libera-da para os usuários brasileiros na loja virtual Google Play Store. Com isso, os proprietários do Novo Honda Accord 2016 terão a possibilidade de conectar seus smartphones no sistema multi-mídia do sedã de luxo da fabri-

cante japonesa de forma segura, rápida e sem adaptações.

A central multimídia de 7” multi touchscreen do Accord 2016 já oferece desde seu lançamento a compatibilidade com o Android Auto e, também, com o sistema Apple CarPlay. Essa conectivida-de permite a operação fácil de

aplicativos e funções de smar-tphones de diversos fabricantes na tela central. Possibilita ainda a reprodução de músicas e o uso de assistentes comandados por voz, como o sistema Google Now, do Google, ou Siri, da Apple. No futuro, a Honda irá oferecer a tecnologia em novos produtos do seu portfólio.

Conexão fácilConectar smartphones na

central multimídia do Accord 2016 é simples. Basta baixar o aplicativo Android Auto (no caso de dispositivos com sis-

tema operacional Android) ou Apple CarPlay e usar o cabo USB para conectá-lo ao automóvel. De forma automática, a tela inferior do sedã irá apresen-tar os aplicativos instalados no smartphone que trazem versões otimizadas para o uso em au-tomóveis. A tela do aparelho, enquanto conectada, permanece bloqueada, para a segurança do motorista.

A central multimídia do Accord 2016 oferece ainda GPS integra-do com informações de trânsito por meio de radiofrequência nas principais capitais do País.

O novo Honda Accord terá

possibilidades tecnologicas

SORR

IA

Cânc

er B

ucal

Dr. Maurício Ferreiracirurgião dentistamauricioferreira.odo.br

7

INTERAJA COM NOSSA PÁGINA:Instagram: @drmauricioferreiraWhatsApp: (92) 99189-1220Email: [email protected]

O Câncer de boca é um tipo de tumor que pode se desenvolver nas estruturas que fa-zem parte da cavidade oral, que incluem os lá-bios, o revestimento in-terno da boca (mucosa), os dentes, gengivas, a língua, a parte da boca que fica debaixo da lín-gua (assoalho da boca), o céu da boca (palato duro) e a área atrás dos dentes do siso.

A boca participa de vários processos, entre eles a respiração, fala, alimentação, masti-gação e deglutição. É constituída por vários tipos de células e teci-dos e diferentes tipos de tumores podem se desenvolver a partir de cada tipo de célu-la. Estes tumores são formados por células alteradas que se mul-tiplicam rapidamente e de maneira descon-trolada, destruindo os órgãos e se espalhando para os linfonodos do pescoço (ínguas).

Os principais fatores de riscos são os hábitos de fumar e beber. Cigarro, charuto e cachimbo estão envolvidos na formação do cân-cer de boca. As bebidas alcoólicas, em especial as destiladas, quando associadas ao tabagismo podem aumentar em até 4 (quatro) vezes o risco de câncer de boca. Outras cau-sas relatadas são condições ruins de higiene da boca, má alimentação e fatores genéticos.

O câncer de boca geralmente apresenta-se como uma área endu-recida, com uma ferida no centro, podendo apresentar sangramento. Geralmente é muito doloroso, pre-judicando a fala e a alimentação.

Os sinais e sintomas mais co-muns são: ferida na boca que não cicatriza, dor na boca que não passa, nódulo persistente ou espessamento na bochecha, área avermelhada ou esbranquiçada

nas gengivas, língua, amígdala ou revestimento da boca, difi-culdade para mastigar, engolir, mover a mandíbula ou a língua, dormência da língua, inchaço da mandíbula, que faz com que a dentadura ou prótese perca o encaixe ou incomode, dentes que ficam frouxos ou moles na gengiva ou dor em torno dos dentes ou mandíbula, nódulos ou gânglios aumentados no pescoço, perda de peso e mau hálito persistente;

O principal tratamento do câncer de boca é com a cirur-gia. Quando os tumores es-tão em uma fase avançada é necessário uma combinação de tratamentos como cirurgia, radioterapia e até quimiotera-pia. Alguns cânceres produzem sintomas logo no início, levando o paciente a procurar um profis-sional, mas infelizmente muitos só provocam sintomas quando

atingem um estádio avançado ou então causam sintomas que parecem ser de outro problema, como dor de dente, por exemplo.

O câncer de boca pode ser diagnosticado precocemente durante visitas periódicas ao dentista, mas é recomendado que seja feito regulamente em domicilio o autoexame.

Segue aqui um roteiro do autoexame :

Ao encontrar alguma altera-ção no seu autoexame, informe o mais breve o seu dentista, ele saberá como preceder. Quanto mais cedo for feito o diagnós-tico e iniciado o tratamento, maiores as chances de sucesso.

Não fumar, beber o mínimo ou não beber, cuidar bem da higie-ne da boca, visitas frequentes ao dentista para cuidados den-tários e alimentação saudável minimizam muito a chance de uma pessoa ter câncer de boca.

07_18.indd Personalizado V 07/04/2016 20:33:01

Page 19: Elenco - 10 de abril de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016

#tec

6

#bem

est

ar

Acupuntura na gravidezAuxilia em sintomas como enxaquecas, Auxilia em sintomas como enxaquecas,

diabetes e hipotireoidismo e diabetes e hipotireoidismo e

problemas emocionais

A acupuntura tem sido uma grande aliada das futuras ma-mães. Como alguns medicamen-tos e substâncias podem ser pre-judiciais nos primeiros meses de gravidez, a prática da medicina chinesa é uma boa alternativa para colaborar no bem-estar e na saúde materna. “Durante a gestação, o uso da acupuntura é um dos recursos mais importantes para a mãe e para o bebê, uma vez que alguns remédios podem cau-sar danos ao feto. Dessa forma,

a prática tem trazido benefícios para ambos”, explica a médica e diretora do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa (Cen-ter AO), Marcia Lika Yamamura.

Recomendada para aliviar al-guns desconfortos da gravidez, a acupuntura tem forte aplicação nos enjoos e vômitos gravídicos, no inchaço, nas hipertensões ar-teriais (DHEG), nas dores como cefaleias, enxaquecas, lombalgia, além de auxiliar no controle de do-enças como diabetes e hipotireoi-

dismo. No pós-parto a acupuntura também é efi caz na hipogalactia, ou seja, quando a mãe não produz leite sufi ciente.

“Como a prática oferece mais bem-estar para a mãe, o bebê também sentirá o refl exo dos benefícios através da relação ma-terno fetal. A mãe que sofre de alguma doença, seja por dores ou emoções, pode transmitir essas sensações ao bebê. Com o auxílio da acupuntura, o bem-estar fetal também será proporcionado”, ex-plica Marcia Yamamura.

A acupuntura é uma técnica milenar da medicina chinesa que tem como objetivo estimular terminações nervosas por meio de agulhas fi nas e equilibrar as energias do corpo e da mente, reestabelecendo as energias do

corpo. A técnica geralmente é aplicada em pontos específi cos do corpo, porém, na gestação, as agulhas não devem ser apli-cadas na pelve ou no abdômen abaixo da altura uterina, além de pontos que podem provocar contrações uterinas.

Durante a gestação, a acu-puntura pode ajudar nos se-guintes sintomas:

Dores de cabeça: Enxaquecas e cefaleias, comuns para algumas mulheres durante a gravidez, po-dem ter os sintomas minimizados durante a gravidez;

Enjoos e vômitos: Nos primeiros meses de gravidez esses sintomas podem ser corriqueiros e a acu-puntura é mais uma aliada para trazer alívio às gestantes.

06_19.indd Personalizado V 07/04/2016 20:29:37

Page 20: Elenco - 10 de abril de 2016

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 201620

#cel

ebrid

ades

A novela de Walter Negrão“Sol Nascente” será a pró-

xima novela global das seis e terá no elenco Henri Castelli, Letícia Spiller e Marcelo No-vaes. E falando em Novaes, o seu personagem fará parte do núcleo italiano da histó-ria que também tem como autores Suzana Pires e Júlio Fischer. O ator aproveita as férias na Itália para aperfei-çoar-se no idioma, principal-mente por causa de seu papel.

Jantar com amigosDias atrás, Paulo Gustavo

e seu marido, o dermatolo-gista Thales Bretas foram flagrados em jantar com amigos, sendo que o casal manteve entre si o clima de carinho explícito. Lem-brando que eles oficializa-ram a união em dezembro do ano passado.

E nasce um galã

Júlio Machado desponta como gran-de promessa de sucesso e já ganhou o rótulo de “galã”. O ator interpreta o jagunço Clemente, em “Velho Chico”, e demostra grande talento e intimidade com as câmeras. Ele vai longe; que lhe venha o sucesso!

Personagem complexo

Na novela “Liberda-de, Liberdade” Caio Blat aparecerá na pele de André, um gay enrusti-do que no decorrer da trama se apaixonará pelo Capitão Tolentino, papel que será de Ri-cardo Pereira. Ainda não se sabe se o per-sonagem conseguirá dar vazão aos seus sentimentos. “Liber-dade, Liberdade” es-treia na tela da Globo nesta segunda-feira.

JOÃO

CO

TTA/

RG

CAIU

Á FR

ANCO

/RG

CIÊN

CIA

E T

ECN

OLO

GIA

Rupt

uras

e s

aber

es

João Bosco Botelho

Doutor Honoris Causa, França

5

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016

A compreensão cristã da relação entre doença e pecado permaneceu inalterada, na Idade Média européia, fazendo com que a atividade médica perdesse as conquistas alcançadas no período greco-romano, interfe-rindo diretamente no novo rumo da Medicina atado ao milagre.

Como consequência do gradual fe-chamento das escolas de Medicina, a partir do século 6, o número de médicos diminuiu signifi cativamente e grande parte dos atendimentos médicos aconteceram no interior dos mosteiros e abadias, praticados pelos padres de diferentes ordens religiosas.

Entre os mosteiros que se destaca-ram no exercício da atividade médica, o de Monte Cassino, na Itália, cons-truído sobre antigo templo de Apolo. Esse acontecimento, a substituição dos tempos dedicados aos deuses do panteão greco-romano pelas igrejas, foi sendo realizado de modo compe-tente pelas autoridades cristãs. As edifi cações eram conservadas e, na maior parte das vezes, ampliadas, e as antigas imagens dos deuses do politeísmo eram substituídos pelos do cristianismo. Os santos protetores cristãos tomaram os lugares dos deuses curadores romanos.

Ao mesmo tempo, multiplicava-se também o uso de relíquias para a pro-teção das doenças. Exemplo marcante dessa época pode ser sentido nas pa-lavras de Santo Agostinho: “O perfume de azeviche afugenta os demônios e seu uso desata e desfaz o quebranto, ligaduras e encantamentos e todos os fantasmas tristes e melancolia”.

Vários fatores intervieram para es-truturar a concepção da caridade cristã. Houve, certamente, infl uência desse en-tendimento na transformação do ser-viço médico como trabalho profi ssional remunerado, existente desde as primei-ras cidades, no Egito e na Mesopotâmia, em sacerdócio sem remuneração.

Em torno do século 10, os padres também exerciam práticas de curas fora dos muros dos mosteiros. Nos aos seguintes, ocorreram graves atri-tos com as populações por causa das complicações dos tratamentos, inclu-sive mortes de doentes. Por essas razões, os religiosos foram proibidos de exercer a atividade médica fora dos muros das abadias e mosteiros por determinação dos Concílios de Remis (1131) e de Roma (1139).

É possível que os reclamos popu-lares tenham interferido no apare-cimento das universidades. A Escola Médica de Salerno, no Sul da Itália, fundada ao lado de um convento beneditino, foi uma das primeiras em receber a participação de mé-dicos laicos. A Escola de Salerno é responsável perante a História pela famosa frase: “Primo, non nuocere” ou “Em primeiro, não faça mal”, res-taurando um dos fundamentos mais importantes da Medicina hipocrática.

Pouco tempo depois, surgiu a Escola de Montpelier, na França, com as mesmas características, isto é, a fundamentação do ensi-no médico era baseada nas obras de Hipócrates e Galeno. O grande expoente de Montpelier foi Guy de Chauliac (1300-1370), autor do livro

Grande Cirurgia difundido em toda a Europa nos séculos seguintes.

Neste período, começa a ser es-boçado novo avanço nas idéias por meio dos escritos de Thomás de Aquino (1225-1274). Professor em Montpelier, reformulou o pensamento aristotélico que dominava a teologia medieval e retoma a relação entre a fé e a razão iniciada por Abelardo (1079-1142). Nas considerações fi losófi cas em torno do “será”, Aquino afi rma que a perfeição máxima não a idéia de ser, mas o ato de ser e rejeita a interferência de Deus na auto-sufi ci-ência do conhecimento humano. Com esta nova visão teológica o caminho para novos conhecimentos e inda-gações estava aberto, mesmo que de forma ainda restrita, culminando, com a criação e o fortalecimento das universidades de Bolonha e Paris.

Os estudos da anatomia humana foram retomadas pelas mãos de Mondino de Luzzi (1270-1326), professor da Universidade de Bo-lonha, que realizou a sua primeira dissecção humana em 1315. Como fruto das suas observações ana-tômicas desacredita publicamente muitas afi rmações de Galeno, que se mantiveram intocáveis durante dez séculos. Os estudos de anato-mia de Mondino permaneceram como verdades absolutas até que Vesálio, em 1543, publicou o seu maravilhoso tratado de anatomia humana “Human Corporis fabrica”.

Nos séculos seguintes até a atua-lidade, as universidades provocam rupturas e saberes.

05_20.indd Personalizado V 07/04/2016 20:28:26

Page 21: Elenco - 10 de abril de 2016

21ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016

MALHAÇÃO

Samurai e Ciça trocam ofensas e ameaças. Tito se insinua para Ana. Nanda tenta consolar Luciana, que sofre com o fim do namoro com Ro-drigo. Krica envia mensagens para Erick, sem saber que é um perfil criado por Glauco e Cleiton. Vera se aproxima de Beto e Lívia se incomo-da. Nanda decide vender lingeries para ajudar a pagar o conserto da motocicleta de Samurai e Filipe teme

a reação do chefe. Luciana pede para conversar com Rodrigo e Sueli e Jorge se preocupam. Ciça garante a Tito que Samurai sabe o que aconteceu com Pedro. Miguel se recusa a deixar que Rodriguinho tenha o nome da família sem com-provar que o menino é seu neto, e Ana se decepciona com o marido. Luciana não consegue convencer Rodrigo a reatar o namoro. Júlia e Arthur fazem programas juntos. Uodson e Alina vol-tam de viagem e visitam Vanda. Tito

revela a Samurai a proposta de Ciça, mas o empresário despista o rapaz. Bia, Rubem e as crianças chegam das férias. Henrique e Camila discutem. Krica descobre que Erick era uma in-venção de Cleiton e Glauco. Jéssica convence Luciana a se divertir na festa. Marisa pede que Henrique guarde em segredo a revelação que fez. Roger vê Rodrigo com Flávia e promete se vingar do amigo. Samurai cobra a dívida de Filipe e Nanda pelo dano na moto.

18h05, na GloboSegunda Anastácia comenta com Sandra que teve um mau pressentimento. San-dra é rude com os empregados e Anastácia a repreende.

Terça Pancrácio e Eponina confi rmam a Anastácia que Ernesto não é o ver-dadeiro Candinho.

Quarta Candinho e Anastácia se emocio-nam com o reencontro. Anastácia pede que Candinho, Pirulito e o bur-ro Policarpo vão morar em sua casa.

Quinta Sandra tenta se explicar para Anas-tácia e Pancrácio convence a matri-arca de que seus sobrinhos não par-ticiparam da armação de Ernesto.

Sexta Sandra e Ernesto armam um plano para fazer com que Candinho es-queça Filomena. Eponina diz a Filo-mena que ela não é mais um bom exemplo para seus irmãos. Mafalda afi rma a Romeu que quer distância do rapaz.

SábadoCandinho se decepciona com Filo-mena e agradece Sandra por lhe mostrar o quadro que foi pintado por Ernesto. Eponina pede que Pan-crácio nunca mais a procure. Anas-tácia e Pirulito estranham a tristeza de Candinho.

19h15, na GloboSegunda Germano ampara Sofi a, que fi nge passar mal, e a leva para a mansão da família. Sofi a inventa à família que está começando a se lembrar do aci-dente e pergunta por Rafael.

TerçaRafael não acredita na amnésia de Sofi a e acaba irritando Germano. Lili pede a Germano que durma em seu quarto, para Sofi a não desconfi ar de que eles não estão mais juntos.

Quarta Sofi a acusa Lili e Rafael de traição. Arthur comenta com Eliza que des-confi a de que haja um romance entre Hugo e Gilda.

Quinta Lili pede que Rafael se afaste de sua família. Sofi a manda a foto do cofre da casa dos pais para Jacaré. Jeniff er incentiva Janaína a se envolver com Wesley.

Sexta Cassandra e Fabinho conseguem resgatar Eliza da piscina. Sofi a fi nge passar mal e Cassandra desconfi a. Germano revela a Rafael que voltou para casa. .

SábadoJonatas salva Eliza do atropelamento e afi rma ao policial Wilson que des-confi a de que Jacaré dirigia a moto-cicleta. Leila termina seu relaciona-mento com Jonatas.

21h20, GloboSegunda Tereza se casa com Carlos Eduardo, para desespero de Santo. Passam-se 28 anos. Todos se preparam para a festa de cem anos de Encarnação.

Terça Luzia se incomoda com a indiferença de Santo. Encarnação procura por Martim e Tereza percebe. Afrâ-nio se recusa a assistir à missa de aniversário de Encarnação.

Quarta Tereza comenta com Carlos Eduardo que se arrepende de esconder de Mi-guel a identidade de seu pai biológi-co. Dalva sente ciúmes do amor de Cícero por Tereza.

Quinta Ernani revela a Afrânio que os em-pregados interromperam seus tra-balhos por ordem de Tereza. Carlos Eduardo garante a Afrânio que as obras da estrada não seguirão adi-ante.

Sexta Bento e Padre Romão conversam so-bre o rio São Francisco. Iolanda aler-ta a Afrânio que seu comportamento pode destruir sua família. .

Sábado Tereza pede um voto de confi ança a Afrânio. Chico Criatura fi ca penaliza-do com a situação de Zé Pirangueiro. Bento pensa em Beatriz. Ceci afi rma a Beatriz que o responsável pela eleição de Raimundo foi Afrânio.

19h45, no SBTSegunda Dinho tenta fazer com que Navarro aceite o pacote de ração de gato como pagamento pela mobilete, mas consegue apenas a fúria do criminoso.

Terça Luís e Clara discutem mais uma vez. Mateus e Dóris fi cam tristes com a situação. Safi ra pede para Geraldo doe sangue para fi lha, Priscila, mesmo que seja anônimo.

Quarta Clara e Luís participam de um piquenique no campo organizado por Mateus e Dóris. As crianças vão até a apresentação na rádio. Helena avisa que não poderá ir com a banda.

Quinta Fausto é ríspido com Helena. Meire faz tra-balho de investigação para descobrir alguma digital no pote onde estava o dinheiro dela. Rebeca e Téo conversam sobre a mudança no comportamento de Manuela, que na ver-dade é Isabela.

Sexta Regina almoça com Geraldo em uma outra mesa, diferente da que está Isabela com Otávio. Giuseppe está com difi culdade para vender os sapatos que nomeou com o nome de Fiorina. Taísa revela para Lurdinha que está apaixonada por Frederico.

Sábado Não há exibição.

#lig

ado

nas

nove

las

DIV

ULG

AÇÃO

4

#saú

de

Gripe H1N1 volta a preocuparVírus fez sua primeira vítima deste Vírus fez sua primeira vítima deste

ano no Rio de Janeiro e deixou ano no Rio de Janeiro e deixou

todos em alerta contra a doença

Além da dengue, zika e chi-kungunya, a população brasileira agora entra em estado de alerta contra uma velha conhecida, a Infl uenza A. A gripe suína ou H1N1 como também é conhe-cida atingiu o mundo e causou uma pandemia entre os anos de 2009 e 2011. Nessa época foram realizadas campanhas de vacinação em vários países, in-clusive no Brasil, o problema foi controlado, mas recentemente voltou a ser motivo de preocu-pação por parte das autoridades fazendo sua primeira vítima este ano no estado do Rio de Janeiro.

O H1N1 é uma mutação do vírus Infl uenza A e é semelhante à gripe comum, mas seus sinto-mas são bem mais severos e a evolução é rápida, como explica o pneumologista do Hapvida Saúde, Jorge Benevides: “O qua-dro de evolução é rápido com queda do estado geral, febre, dores generalizados e descon-forto respiratório, ou seja, falta de ar e tosse persistente”. Os sintomas também podem vir acompanhados de dores nas ar-ticulações e musculares, além de vômitos e diarreia.

O contágio acontece da forma

tradicional, ou seja, através do contato com pessoas infectadas, tosse, espirros e tocando objetos contaminados pelo vírus. Algumas pessoas estão mais expostas ao H1N1 e estão inseridas no grupo de risco como grávidas, idosos e crianças, para estes, o governo disponibiliza a vacinação gratuita como forma de prevenção, mas a mesma vacina também pode ser en-contrada em clínicas privadas para quem não se encaixa na prioridade.

De acordo com a infectologis-ta do Hapvida Saúde, Maria Alice Sena, uma vez infectado, alguns cui-dados são primordiais para evitar a disseminação do vírus: “Deve-se evitar, ao máximo, o contato próxi-mo (menos de 1 metro) da pessoa portadora de infl uenza. Caso seja inevitável, deve-se utilizar máscara de barreira e efetuar a lavagem das mãos antes e após o contato com o doente. Caso haja exposição

desprotegida, em indivíduos vulne-ráveis não vacinados ou vacinados há menos de 15 dias, depender do grau de risco, pode ser feito uso de medicamento antiviral, profi la-ticamente”.

Em casos onde a doença se apresenta de forma mais branda, o tratamento é feito a partir de anti-térmicos, hidratação e muito repou-so. Porém, nos casos mais graves, o tratamento deve ser intensivo, a fi m de evitar complicações bacte-rianas, como a pneumonia.

A infectologista lembra que o uso de medicamentos deve ser reco-mendado e orientado pelo médico e que a automedicação pode atrapa-lhar o combate a doença, deixando o vírus ainda mais resistente. Para ela, alguns cuidados básicos podem ajudar na prevenção: “Evitar aglo-merações em ambientes fechados, isolar o paciente com suspeita ou diagnóstico da gripe H1N1.

04_21.indd Personalizado V 07/04/2016 20:27:08

Page 22: Elenco - 10 de abril de 2016

Expediente

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

#des

taqu

es d

a tv

22

Editor Guto [email protected]

SubeditoraMellanie [email protected]

Reportagem:Bruna AmaralThiago Fernando

Diagramação:Adyel Vieira

Tratamento de imagemKleuton Silva

CapaCassio Viana

Mais uma edição quentinha chegando. Neste número, a sua revista ofi cial de domingo sai na frente entrevistando com exclusividade a maquiadora sênior da MAC Cosmetics, Fabiana Gomes que estará em Manaus no próximo dia 18 de abril, com a blogueira do ‘Dia de Beauté’ e editora de beleza da revista Vogue, Victoria Ceridono, para uma noite de autógrafos do livro “Dia de Beauté - um guia de maquiagem para a vida real”, na loja do Manauara Shopping. No evento convidado terão dicas práticas e reais, do livro “Dia de Beauté”, que aborda tudo so-bre a maquiagem da mulher moderna, desde os visuais para o dia a dia até looks de festa. Com mais de 130 fotos e ilustrações produzidas, exclusivamente, para a publicação, a blogueira apresenta dicas acessíveis para inspirar e despertar a vontade de mergulhar nesse fantástico universo da maquiagem e beleza. Já deu para sentir que o evento é imperdível. Bom doningo e boa leitura!

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016 3

#índ

ice

Capa

Em dia com a beleza

Mellanie Hasimoto

IONE MORENO

A maquiadora sênior da MAC Cosmetics, Fabiana Gomes com exclusividade para a ELENCO.

A nova trama da GloboA novela “Liberdade, Liberdade” es-A novela “Liberdade, Liberdade” es-

treia amanhã e terá como pano treia amanhã e terá como pano

de fundo o Brasil do Século 18

Para quem gosta de novelas de época, “Liberdade, Liberdade” será uma boa opção. A trama estreia nesta segunda na tela da Globo e deverá ser exibida na faixa das 23 horas.

A novela está sendo escrita por Mario Teixeira baseada em argumento de Marcia Prates e tem direção artística de Vinicius Coimbra. O enredo vai viajar no tempo e voltar ao Brasil do Século 18, mais precisamente em Vila Rica na capitania de Minas Gerais. A história começa no período da Inconfi dência Mineira, de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes –, e se desenvolve na época em que a família real portuguesa vem para a colônia, nas Américas. Mas não se engane. Esta não é mais uma história sobre Tiradentes, fi gura que marcou o país. Esta é uma história fi ccional sobre Joa-quina (Mel Maia/Andreia Horta), a fi lha de Tiradentes (Tiago Lacer-da) e Antônia (Leticia Sabatella). A menina nascida no Brasil, que fi ca órfã e é criada por um amável estranho em Portugal. Ao longo

da trama, ela retorna ao Brasil, onde seus pais morreram para se tornar o símbolo da luta contra a coroa portuguesa.

O calor na pele é quase insu-portável. O suor externa o que o corpo já não consegue aguentar. Homens e mulheres negros car-regam peso, carregam pessoas, carregam suas almas vendidas aos brancos. Poeira, marcas do tempo, manchas e cicatrizes ma-culam tudo e todos. Os olhos acostumados ao luxo dourado da Coroa Portuguesa, em Lisboa, se deparam com uma realidade há muito esquecida por ela. As lem-branças dos últimos dias no Bra-sil, ainda criança, trazem a dura imagem do enforcamento do pai. Um sonhador, um herói. Não para os outros, mas para ela.

“Rosa”, alguém a chama. É Ra-poso (Dalton Vigh), o homem que a salvou do infortúnio. A volta ao Brasil, vinte anos depois, traz à tona todo o passado e o nome que carrega escondido: Joaquina. A mulher que carrega no sangue a luta pela revolução de um país.

A mulher que carrega a coragem para revolucionar a si mesma.

“Essa é a história de uma mulher que vive nesse período conturbado do país, em que o Brasil deixa de ser colônia e passa a ser a capital da Coroa Portuguesa. É um período de revolução, do movimento da In-confi dência Mineira e de outros movimentos que desembocaram na Independência do Brasil”, de-fi ne o autor Mario Teixeira. No início deste ano a equipe de “Liberdade, Liberdade” começou os encontros e preparações para recriar o Brasil colônia. Além de consultar livros, fi lmes e obras

de arte sobre o período, a equipe participou de palestras, leituras de capítulos em grupo e diversas aulas. Luta, esgrima, equitação, condução de charrete e etiqueta foram algumas das atividades experimentadas pelo elenco.

Depois desse momento inicial, cerca de 90 pessoas viajaram para Diamantina, Minas Gerais, onde deram início às gravações da novela. Já as gravações da novela no Rio de Janeiro começaram na primeira semana de fevereiro. O Forte de São João, na Urca, foi transformado no cais do porto do Brasil colônia. O cenário marca o primeiro capítulo da trama

O ator Thiago Lacerda vive Tiradentes, pai de Joaquina

JOÃO

CO

TA/R

G

6| BEM�ESTAR

10 | ESTILO

14 | INDICA

A acupuntura tem sido uma grande aliada das futuras mamães. Como alguns medicamentos e substân-cias podem ser prejudiciais nos primeiros meses de gravidez.

O relógio é, para um homem, um dos itens mais originais que

ele pode ter. Isso porque os relógios traduzem os estilos de

cada um de nós.

O restaurante La Coquette amplia seu cardápio e oferece o menu exe-cutivo como opção para o almoço.

03_22.indd Personalizado V 07/04/2016 20:26:37

Page 23: Elenco - 10 de abril de 2016

02_23.indd Personalizado V 06/04/2016 20:48:32

Page 24: Elenco - 10 de abril de 2016

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

MANAUS, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016

Elenco

Fabiana Gomes, maquiadora

sênior da M.A.C,

ensina truques de maquiagem

Beleza natural

01_24.indd Personalizado V 06/04/2016 20:48:47