elenco - 19 de abril de 2015

28
MANAUS, DOMINGO, 19 DE ABRIL DE 2015 Não pode ser vendida separadamente Elenco Catwalk de verão Coaching transforma o mercado Página 14 Página 8

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 21-Jul-2016

233 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

Elenco - Caderno de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Elenco - 19 de abril de 2015

MANAUS, DOMINGO, 19 DE ABRIL DE 2015N

ão p

ode

ser

vend

ida

sepa

rada

men

te

Elenco

xaxaxaxa

Catwalkde verão

Coaching transforma o mercado

Página 14

Página 8

01_28.indd 1-2 15/4/2015 22:27:45

Page 2: Elenco - 19 de abril de 2015

02_27.indd 1-2 15/4/2015 22:54:59

Page 3: Elenco - 19 de abril de 2015

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

EditorGuto [email protected]

SubeditoraMellanieHasimoto

RepórterAlik Menezes

DiagramaçãoAdyel Vieira

Tratamentode imagemAdriano Lima

RevisãoDernando Monteiro

CapaCarla Carniel - frame

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara,

623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

EditorGuto Oliveiragutocom.br

EditorialAs passare-

las brasileiras se despedem – pelo menos por enquanto – da über model Gisele Bündchen. A bela resolveu se aposentar das catwalks brasi-leiras e fez um desfi le marcante na última quarta-feira, durante a 39ª edição do São Paulo Fashion Week. Para a top – que declarou que seu corpo “pediu” para que ela parasse –, o mais importante é cuidar da família e de outros businesses que envolvem seu nome. Certíssima!

Além de saber de alguns detalhes que marcaram a semana de moda brasileira, você confere, também, o depoimento de quem está simples-mente apaixonado pelos livros da autora escocesa Johanna Basford. A obra de maior sucesso, intitulada “Jardim secreto”, tem o intuito de ser antiestresse e traz como bônus desenhos para serem encontrados durante a pintura. Um verdadeiro sucesso, que já está esgotado em todas as lojas especializadas.

E quem nunca reclamou do atendi-mento em restaurantes em Manaus? O fato é que, apesar de muitos se es-forçarem, ainda há gente demais que precisa aprender, a fi m de oferecer um serviço digno do nosso batalhado dinheirinho. Por isso, a expert Selma Reis lista dez coisas que nós, como clientes, temos direito ao pisarmos em um restaurante. Uma dicona de amiga para quem está no ramo.

Bom domingo, e boa leitura!

Colaboradores: Selma Reis e Marcelo Guilherme

editorial# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015Elenco #destaque da tv(26)

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

Quando se fala em Patagônia logo se associa à neve, muita neve e inúmeras geleiras. E é assim mesmo. Uma aventura que pode alegrar e ser um destino inesquecível à família.

Mellanie Hasimoto

11|TURISMO

14| ESPECIAL

Toda mulher tem dúvidas sobre maquiagem em algum momento da vida e, até para quem é expert no assunto, às vezes surge aquele impasse: “Com que make eu vou?”

“Alto Astral” está caminhan-do para seus momentos finais, e em breve a trama

será substituída por “I Love Parai-sópolis”, na telinha da Globo e mais uma vez Bruna Marquezine tira a sorte grande e ganha o papel de protagonista da novela.

Como de costume o horário das 19 horas global é reservado para as tramas com um tom de comédia. Resta saber se a nova novela vai conquistar mais telespectadores, do que “Alto Astral”, que está chegando à sua reta final sem mostrar para o que veio, pois isso, a emissora está caprichando na produção de “I Love Paraisópolis”.

A produção do novo folhetim está em ritmo acelerado, afi nal seu primeiro capítulo vai ao ar no dia 11 de maio. Escrita por Alcides Nogueira e Mario Teixeira, é ambientada especialmente em São Paulo, sendo que o bairro de Paraisópolis é um dos personagens principais da trama, que tem direção geral de Wolf Maya e Carlos Araújo.

As cores das casas aglomeradas da região contrastam com os arranha-céus do luxuoso bairro do Morumbi e formam uma das maiores comunida-des de São Paulo com cerca de 100 mil habitantes e um milhão de metros quadrados, localizada na zona sul da cidade. É neste fervilhante cenário que se passa a história de Marizete ou Mari (Bruna Marquezine) e Pandora ou Danda (Tatá Werneck), moradoras de Paraisópolis. Mari e Danda são “amigas-irmãs” e juntas vivem mil aventuras e outros tantos problemas que parecem segui-las por onde pas-sam. São jovens que desejam uma vida melhor e lutam para alcançar seus sonhos. Como em um acaso do destino, Mari conhece Benjamin (Mauricio Des-tri), morador do Morumbi e premiado arquiteto que volta de Nova York para realizar seu grande projeto: a reurbani-zação de Paraisópolis. Apesar de ser comprometido com Margot (Maria Casadeval), Benjamin se apaixona por Mari e juntos enfrentam tudo e todos para viverem esse amor.

Para registrar as primeiras ce-nas dessa comédia romântica, a equipe da novela, formada por mais de 100 profi ssionais, desembarcou em Paraisópolis no mês de fevereiro deste ano e fi cou na capital paulista por quase duas semanas. Outros lo-cais tradicionais de São Paulo, como o bairro do Morumbi e a rua 25 de Março, também serviram de cenário para as cenas gravadas na cidade.

Finalizado esse primeiro momen-

A nova novela da Globo estreia na segunda semana de maio e terá o famoso bairro da capital paulista como cenário

22|B

ELEZ

A

6|IN

DIC

A

ION

E M

OR

ENO

A gourmet Selma Reis apresenta algumas dicas do que não pode faltar num restaurante, e você como cliente pode exigir os seus direitos.

Sabe aqueles momentos que você fica na dúvida de que decisões tomar?! Pois bem, existe um profissional capa-citado e que está fazendo o maior sucesso mundo afora que ajuda pessoas a tomar decisões: os coaches.

E assim será to, equipe e elenco seguiram para os Estados Unidos e enfrentaram o frio de Nova York. Em pleno inverno americano, os profi ssionais brasilei-ros, acostumados ao clima tropical do Rio de Janeiro, encararam o frio da Big Apple - cerca de 11 graus negativos - e a neve virou motivo de brincadeira entre o elenco, que nos intervalos de gravação se divertiram com todo aquele gelo. Durante essa viagem, cerca de 50 pessoas, entre brasileiros e americanos, além de aproximadamente 120 fi gurantes lo-cais, foram envolvidos no trabalho. A equipe ainda levou do Brasil, dez malas com fi gurinos, sete malas com elementos de produção de arte e outras duas malas com itens de caracterização.

O elenco, formado por Bruna Marquezine, Maria Casadevall, Tatá Wer-neck e Mauricio Des-tri, gravou algumas das principais ce-nas dos capítulos iniciais da novela e recebeu no set Lesliana Pereira, Miss Angola que fez uma par t i c i -p a ç ã o e s p e -cial.

ZÉ P

AU

LO C

AR

DEA

L/R

G

uma vez Bruna Marquezine tira a sorte grande e ganha o papel de

Como de costume o horário das 19 horas global é reservado para as tramas com um tom de comédia. Resta saber se a nova novela vai conquistar mais telespectadores, do que “Alto Astral”, que está chegando à sua reta final sem mostrar para o que veio, pois isso, a emissora está caprichando na produção de

A produção do novo folhetim está em ritmo acelerado, afi nal seu primeiro capítulo vai ao ar no dia 11 de maio. Escrita por Alcides Nogueira e Mario Teixeira, é ambientada especialmente em São Paulo, sendo que o bairro de Paraisópolis é um dos personagens principais da trama, que tem direção

As cores das casas aglomeradas da

céus do luxuoso bairro do Morumbi e

des de São Paulo com cerca de 100 mil habitantes e um milhão de metros quadrados, localizada na zona sul da cidade. É neste fervilhante cenário quadrados, localizada na zona sul da cidade. É neste fervilhante cenário quadrados, localizada na zona sul da

que se passa a história de Marizete ou Mari (Bruna Marquezine) e Pandora ou Danda (Tatá Werneck), moradoras de Paraisópolis. Mari e Danda são “amigas-irmãs” e juntas vivem mil aventuras e outros tantos problemas

sam. São jovens que desejam uma vida melhor e lutam para alcançar seus sonhos. Como em um acaso do destino,

tri), morador do Morumbi e premiado arquiteto que volta de Nova York para

deste ano e fi cou na capital paulista

cais tradicionais de São Paulo, como o bairro do Morumbi e a rua 25 de Março, também serviram de cenário

viagem, cerca de 50 pessoas, entre brasileiros e americanos, além de aproximadamente 120 fi gurantes lo-cais, foram envolvidos no trabalho. A equipe ainda levou do Brasil, dez malas com fi gurinos, sete malas com elementos de produção de arte e outras duas malas com itens de caracterização.

O elenco, formado por Bruna Marquezine, Maria Casadevall, Tatá Wer-neck e Mauricio Des-tri, gravou algumas das principais ce-nas dos capítulos iniciais da novela e recebeu no set Lesliana Pereira, Miss Angola que fez uma par t i c i -p a ç ã o e s p e -cial.

“Par

aisó

polis

”!

Bruna Marquezine, Tatá Werneck e equipe de “I Love Paraisópolis”

03_26.indd 1-2 15/4/2015 00:46:09

Page 4: Elenco - 19 de abril de 2015

Nos últimos meses, todas as vezes que abro a internet ou as redes sociais tem alguma

matéria do tipo “10 coisas que você não deve aceitar em seu emprego” ou “10 lugares para ir antes de morrer” ou ainda, “10 coisas que vão te tornar mais feliz... ou mais eficiente... ou mais rico”. Cada uma que parece duas!!!!

Haja paciência pra tanta análise e tanta desculpa e tanta conversa fiada. Que tal simplificar? Nada disso! Simplificar não dá noticia, não rende tratamento, não gasta com nada.

Enfim, o fato é que já que é assim eu também resolvi fazer uma lista dessas e ver no que dá... vamos lá:

1Atualmente um lugar pra es-tacionar, porque em função do grande numero de veículos em

nossa cidade, é impossível às vezes conseguir uma vaga na rua.

2Moveis compatíveis ao local e ao seu conforto o que representa uma mesa de tamanho confor-

tável e uma cadeira de preferência ergonômica, uma vez que você pode passar algumas horas, sentado nela.

3Manaus é uma cidade mui-to quente e, por isso, um ar condicionado é pré-requisito

básico para aqueles que se dispõe a oferecer o mínimo de conforto para os seus clientes.

4Limpeza geral de acordo, in-cluindo louças, copos em geral e banheiros. Boas condutas de

higiene é obrigação de toda empresa que manipula e serve alimentos.

5Atendimento cortês de toda a equipe. Rapidez e eficiência, obedecendo aos critérios de

SELMA REISEquipe EM TEMPO

tempo necessários ao preparo dos pratos e para o fechamento de contas. Funcionários treinados inclusive para os dias em que a casa está lotada, o que requer maior capacidade de negociar com os clientes quanto ao tempo de atendimento.

6Comida saborosa, quente e bem servida afinal é por isso que você está lá.

7Preços compatíveis com o que você está recebendo, lembrando que alimentação é o item que

mais sofre aumento de preços em nosso país.

8O restaurante tem que estar em ordem incluindo toda a documentação e regularização

nos órgãos municipais, estaduais e federais, afinal seu alimento repre-senta a sua saúde geral e você precisa se assegurar que está comendo em um local sério.

9Nutricionista. Você sabia que toda empresa de alimentação precisa ter uma? Pois é... lem-

bre-se disso.

10Por ultimo, e não menos importante, verifique se o local tem algum tipo

de segurança, porque a cada dia que passa, estamos mais expostos e inseguros.

Pronto!A maioria das listas que eu já li,

não acrescentaram muito para mim, mas esta que fiz, espero que vocês leiam e observem que temos muitos direitos e que, em muitas situações, não brigamos por eles.

Boa semana!

ligado nas novelas# (25)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 1 de junho de 2014Elenco (4) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 1 de junho de 2014#indica

ligados nas novelas# Elenco (25)Elenco #boa mesa(4) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 19 de abril de 2015

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

21h20, na Globo Segunda Rafael defende Teresa e Laís vai embora

transtornada. Estela não acredita que Lauro virá para o casamento. Rafael tranquiliza Teresa. Guto descobre o telefone de Laís. Alice e Evandro conversam. Inês pede a Beatriz para marcar um jantar com Guto.

Terça Estela pede a Rafael para dar um tempo

para Laís. Inês acredita que Guto e Alice estão entrosados e fica animada. Laís conta a história sobre o tio de Sandrinha para Maria José e sonda sua reação.

Quarta Teresa entrega um convite de seu ca-

samento para Vinícius. Inês discute com Beatriz. Rafael consegue conversar com Laís. Regina fica irritada quando Vinícius fala que ajudará com as despesas de Júlia. Diogo mente para Gabi e pensa em Beatriz.

Quinta Inês discute com Alice. Laís fica nervosa

com os comentários de sua família e pede para conversar com Rafael. Diogo avisa a Carlos Alberto que ele foi enganado por Luís Fernando. Carlos Alberto exige que Luís Fernando devolva seu dinheiro.

Sexta Inês consegue atrair Evandro e se sente

vitoriosa ao ficar com ele. Vinícius convida Regina para ir ao casamento de Teresa com ele. Evandro fica aliviado quando Inês vai embora. Vinícius desiste de contar a Regina que Inês também trabalha no escritório de Teresa.

Sábado Teresa desmaia ao ver Lauro. Lauro pede

para conversar com Teresa. Beatriz pede para Inês ir embora do casamento. Lauro conduz Teresa até Estela e todos se emo-cionam. Beatriz fica aliviada ao perceber que Regina não foi ao casamento.

19h45, no SBTSegunda Lucia permanece trancada no quar-

to. No hospital, o segundo médico ava-lia o resultado dos exames de Andreia, que na verdade foram falsificados por Fernando. O médico conta que o estado de saúde dela está péssimo, mas que o que chama a atenção é a ótima aparência dela.

Terça Enquanto as chiquititas limpam a

cozinha, Marian suja o chão para dar mais trabalho para elas. Bia se irrita e joga um balde cheio de água na cabeça de Marian. Janu vai até a mansão dos Almeida Campos para ver Marian.

Quarta Clarita muda o visual e aparece de

cabelo preto. Cícero chega em cima da hora para a gravação do comercial. Vivi diz que o pai caprichou no look. Gabriela vai até a casa de Maria visitar a pequena. Carmen entra no orfanato e diz que Bia não será mais transferida.

Quinta Carol diz para Cícero que aceitou

trabalhar de faxineira para ficar pró-xima das crianças e descobrir a real intenção de Carmen. Cícero conta para Carol tudo o que Cintia fez e faz para ele. Maria sente saudade do orfanato. A pequena brinca de “casinha” com a boneca Laura.

Sexta O pessoal do Grêmio da escola sa-

bota o resultado dos times de futebol ao deixar de fora as crianças do orfa-nato. Junior acha que foram ladrões que quebraram tudo e pede para os seguranças verem as câmeras.

Sábado Não há exibição.

18h na GloboSegunda João/Miguel fica transtornado com as

lembranças de seu passado. Laila e Eli-sa tentam animar Júlia. Lígia informa a Vicente que Júlia já sabe da gravidez de Taís. Pedro decide ir com o pai para o Rio de Janeiro.

Terça Pedro tenta se explicar para Marina

e deixa Júlia irritada. Eriberto exige que Marta se desculpe com ele e com Júlia. Guida se preocupa com Elisa. Laila aconse-lha Júlia a procurar Pedro. Lígia incentiva Pedro a ficar com Júlia.

Quarta Júlia, Pedro, Laila, Luís e Bernardo co-

nhecem Felipe e descobrem que ele tem uma doença congênita grave. Júlia diz a Beatriz que não pode ajudar Felipe. Luís, Pedro e Laila fazem exames para saber se são compatíveis com Felipe.

Quinta Pedro conta a Beatriz sobre a morte de

seu pai biológico. Isabel se enfurece com Lauro por causa de Miguel. Esther acerta com Beatriz os detalhes para a festa surpresa de Felipe. Felipe fica interessado na história de seu pai biológico.

Sexta Miguel revela a Diogo e Beatriz que é o

pai biológico de Felipe. Bernardo descobre que João é Miguel e implora a Júlia que o leve até Pedro. Beatriz pede a Miguel para conversar com Felipe. Bernardo diz a Pedro que João é Miguel e ele fica transtornado. Júlia tenta tranquilizar Pedro.

Sábado Lígia desmaia e Miguel fica preocupado.

Isabel conversa com Miguel. Beatriz torce para que o pai biológico de Felipe vá conversar com ele. Irene explica a Vicente por que Lígia foi sedada. Júlia liga para Pedro e Bernardo hesita em passar a ligação ao vê-lo falando com Taís.

19h15, na GloboSegunda Castilho faz com que Caíque salve a filha

de Laura e do amigo. Bia confirma pela internet que a testemunha e o perito do acidente de seus pais estão vivos. Ricardo implora para Cidinha lhe dizer quem ela é. Marcos avisa a Sueli que atingirá Úrsula aos poucos.

TerçaMarcos abre o exame de Úrsula e vê

que o tumor ainda permanece. Marcelo convence Úrsula a deixar Marcos aplicar a injeção, sem saber o que o médico planeja fazer com a ex-mulher. Maria Inês pede a Netto que investigue Celso.

QuartaÚrsula confessa a Ricardo que inventou

a doença para Marcelo não se separar dela. Ricardo diz à mãe que lhe dará um tempo para que conte a verdade a Marcelo. Caíque pede ajuda a Itália para conseguir a chave da casa de Miranda.

Quinta Caíque hesita em contar a Maria Inês o que

sabe sobre Marcos. Sueli discute com Aurélia por causa de Azeitona. Liz fica insegura quando ouve Israel elogiar Bia. Itália seduz Miranda para ajudar Caíque e Laura.

Sexta Na casa do Miranda, Laura e Caíque

encontram a bolsa de Sueli que foi roubada no dia em que ela foi baleada e desconfiam que Marcos contratou Miranda para atacar a secretária. Laura e Caíque resolvem investigar melhor para tentar convencer Sueli a ficar do lado deles.

Sábado Jorge Fernando encontra Samantha e

Pepito e sugere que eles formem uma dupla de funk. O diretor fala com eles sobre o funk da paranormal e o funk do peru. Samantha tenta obrigar Jorge Fernando a aceitá-la no musical para interpretar Maria Claudia.

MALHAÇÃO - 17h25, na GloboDuca e Karina lamentam a fuga de

Nat. Heideguer vai falar com Lobão escoltado. João fala para Pedro que pedirá Bianca em namoro. Lobão mostra o pen drive de Alan para Heideguer. Gael acredita que Nat tenha enganado Duca. Dalva apre-senta melhora e Duca fica aliviado. Heideguer e Lobão descobrem que foi Karina quem deu o pen drive para Nat. Wallace vê quando Lobão diz que Karina irá morar com ele. Heideguer

tenta descobrir se Duca tem alguma prova contra ele.

Gael e Lobão discutem e não veem Karina arrumar sua mochila. Zé, Mar-cão e Sol visitam Dalva no hospital. Duca descobre que Dalva precisa fazer uma operação de risco e que seu plano não cobre o procedimento. René vai com Gael à clínica onde ele fez o exame de DNA. Lobão fala para Karina convidar Pedro para dormir em sua casa. Cobra chega para o chá na casa de Lucrécia e ela se

surpreende. Pedro fica apavorado com a casa de Lobão e Karina acha graça. Heideguer oferece dinheiro emprestado para Duca. Lobão chega em casa no momento em que Pedro tenta abrir uma gaveta.

Pedro fica apavorado com Lobão. Jade fica com ciúmes de Cobra. Lo-bão intimida Pedro para saber onde ele conseguiu o pen drive que deu a Karina. João pensa em promover um evento na Aquazen e Bianca fica animada.

O que você temdireito em um restaurante

04_25.indd 1-2 15/4/2015 00:50:54

Page 5: Elenco - 19 de abril de 2015

Ingredientes:2 latas de sardinha em óleo (tire as espinhas)2 dentes de alho2 pimentas de cheiro cortadas em cubinhos1 cebola pequena cortada em cubinhos2 xícaras (chá) de farinha branca peneirada2 colheres de óleo ou azeitePimenta do reino e colorau a gosto

Modo de preparo:Em uma panela coloque o óleo, frite o alho, a pimenta de cheiro e a cebola. Em seguida adicione a sardinha e frite rapidamente.Após isso coloque a farinha e mexa, coloque um pouco do óleo da sardinha que fi cou na lata, salpique colorau e pimenta do reino se gostar e deixe no fogo ate a farinha fi car bem torradinha.

Rendimento: 6 porções

FAROFA CABOCLA DE SARDINHA EM LATA

Elenco #celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

(5)boa mesa# Elenco AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

O juradoMichel Teló substituirá Daniel na

função de jurado técnico da pró-xima edição do “The Voice Brasil”. O cantor fará companhia aos já anunciados, Claudia Leitte, Carli-nhos Brown e Lulu Santos.

A pequena missA modelo e atriz mirim Giovanna Alparone, de apenas cinco anos,

foi eleita “Mini Miss Word Universe 2015”, concurso que aconteceu em Cuzco, no Peru. A gatinha trouxe a faixa e o troféu para o Brasil. Giovanna desbancou países como o Japão e o anfitrião, Peru. Esse é o primeiro titulo mundial da pequena.

Na série de terror

Guta Stresser será Cândida em “Amorteamo”, a série de terror da Globo que estreia em maio. A atriz durante anos fez a Bebel, em “A Grande Família”, mas agora aparecerá comple-tamente repaginada, em papel diferente daquele interpretado durante as várias temporadas do humorístico.

Depois dos 50“Os 50 são os novos 30. Aos 30,

a gente faz esforço para agradar aos outros. Aos 50 nem tanto, então sobra tempo para o que importa. Então, viva seus 50”. Palavras da atriz Maitê Proença, quem tem 57 anos e atualmente interpreta a personagem Kitty, na novela “Alto Astral”, sobre sua idade.

Correndo atrás A Globo encomendou ao autor

Mauricio Gyboski um folhetim com tema diferente. Ele trabalha com afi nco na sinopse de “Trem Bom”, folhetim que terá como tema o universo sertanejo.

Sem exposiçãoFofoqueiros do bem contam

que Grazi Massafera e o ex-judoca Flávio Canto pretendem manter o romance completamente fora da mídia. É que ambos já teriam sofrido demais por terem sua vida pessoal exposta ao público.

Na mesma minissérieLetícia Sabatella também par-

ticipará de “Amorteamo” inter-pretando Arlinda. Ela vê o seu amante ser assassinato e depois ele volta como fantasma para assustar o seu marido, Aragão, vivido por Jackson Antunes. A sé-rie estreia em maio, na Globo.

A mais eleganteJuliana Paes participou de

um baile de gala beneficente realizado em São Paulo e foi considerada a mais elegante do evento.

Longe de casaFofoqueiros do bem contam

que Tiago Worcman, marido de Carolina Dieckmann, fi cará fora do Brasil. Ele tem compromis-sos profi ssionais nos Estados Unidos, México e Argentina e a atriz está estudando a pos-sibilidade de ela e os fi lhos o acompanharem, pelo menos em um desses países.

Cara novaQuem viu conta que Lília Cabral

livrou-se do visual da persona-gem Marta, vivida por ela na novela “Império”. A atriz cortou os cabelos na altura da nuca e curte merecidas férias.

JOÃ

O C

OTT

A/RG

REN

ATO

RO

CHA

MIR

AN

DA/

RG

REN

ATO

RO

CHA

MIR

AN

DA/

RG

ALE

X CA

RVA

LHO

/RG

maio. A atriz durante anos fez a Bebel, em “A Grande Família”, mas agora aparecerá comple-tamente repaginada, em papel diferente daquele interpretado durante as várias temporadas do humorístico.

05_24.indd 1-2 15/4/2015 00:56:05

Page 6: Elenco - 19 de abril de 2015

De olho A paixão pela gastronomia italiana

e o desejo de criar um negócio lucrativo e que acompanhasse

o processo de ebulição econômica - visivelmente em expansão no Amazo-nas - fi zeram com que as irmãs Perla e Karla Santoro Medeiros, 28 e 29 anos, respectivamente, largassem as profi ssões de publicitária e advogada para se dedicarem a administração do restaurante e Cantina Chef Tony. O nome escolhido surgiu de um acor-do contratual para contratação da assessoria gastronômica e utilização do nome do goumert paulistano em sistema de franquia.

A ideia inicialmente era abrir para um público seleto um restaurante estilo cantina onde as pessoas pudessem apreciar de forma única a gastronomia italiana com um atendimento singular e em um ambiente cuidadosamente projetado que transmitisse um toque mais intimista e menos rústico para que o cliente se sentisse relaxado e apro-veitasse cada detalhe do espaço.

Felizes com o resultado do empreen-dimento as empresárias resolveramxaxaxaxaxaxax

Chef Tony, no Vieiralves,

apresenta gastronomia

italiana com um atendimento

singular e em ambiente

cuidadosamente projetado que transmite um

toque mais intimista

4 Como fazer um olho esfumado?Aplique a sombra no côncavo

com um pincel denso, no formato de sua preferência. Depois, esfume com um pincel gordinho e fofi nho, fazendo movimentos de vai e vem no côncavo. Se a linha ainda parecer marcada, esfume uma sombra bem clarinha (nude ou marrom claríssima) por cima da extremidade da sombra que foi aplicada no côncavo.

5E para disfarçar olheiras?Nessas horas, o corretivo é o

melhor amigo da mulher. Aplique um corretivo de alta cobertura na pálpe-bra superior (para esconder pequenas veias) e abaixo dos olhos, desça-o até o nariz em formato de triângulo para uniformizar o tom da região. Se elas teimam em não ir embora, aplique também o Flash Iluminador de Make B., uma canetinha iluminadora que vai cancelar qualquer tom escuro abaixo dos olhos. Não deixe de assentar o corretivo na pele com a ajuda do pó que, além de garantir que o produto não se mova, ainda dá mais cobertura.

6Como esconder espinhas e cravos?

Aplique um corretivo de alta cobertura em cima da espinha (ou da área que você tem cravos) e, com o dedo, pressione o produto contra a pele dando batidinhas. Espere o corretivo secar e aplique pó por cima com um pequeno pincel mais denso. Procure não espalhar nem o corretivo nem o pó para não irritar a região e causar vermelhidão. Dê batidinhas sempre.

7Como realçar o meu formato de olho?

Primeiro, identifi que o formato do seu olho. É sempre válido observar como pessoas que tem os olhos parecidos com os seus se maquiam. Olhos peque-nos pedem lápis bege na linha d’água, sombra iluminadora no cantinho interno e sombras cin-tilantes. Olhos grandes fi cam lindos com um lá-pis preto na linha d’água e esfumado abaixo dos cílios inferiores + deline-ado. Olhos amendoados fi cam ainda mais pode-rosos com um delineado gatinho e cílios volumo-sos. Os olhos fundos pe-dem uma sombra clara esfumada no côncavo para não aprofundar ainda mais e delineado esfumado para marcar a base dos cílios.

8E manchas na pele?

Vale a mesma ló-gica das marcas de es-pinhas e cravos: aposte no corretivo de alta co-bertura e pó para obter o melhor resultado possí-vel. Mas antes disso, uma base de alta cobertura já vai camufl ar boa parte da mancha. É importante não aplicar uma camada grossa de produto para não realçar o que está por baixo. Lembre-se de escolher produtos com a cor exata da sua pele.

9Como fazer para a maquiagem du-rar o dia todo e

não derreter?Essa é a maior dú-

vida das mulheres que têm pele oleosa. Sempre aplique primer antes de preparar a pele. Além de fazer a make durar mais, ele suaviza linhas de expressão e poros. Procure usar base e pó de acabamento mate, 100% opaco. E não dei-xe de reaplicar o pó ao longo do dia caso a pele fi que brilhosa.

beleza# Elenco (23)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015(6) Elenco #indica(6) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 19 de abril de 2015

De olho A paixão pela gastronomia italiana

e o desejo de criar um negócio lucrativo e que acompanhasse

o processo de ebulição econômica - visivelmente em expansão no Amazo-nas - fi zeram com que as irmãs Perla e Karla Santoro Medeiros, 28 e 29 anos, respectivamente, largassem as profi ssões de publicitária e advogada para se dedicarem a administração do restaurante e Cantina Chef Tony. O nome escolhido surgiu de um acor-do contratual para contratação da assessoria gastronômica e utilização do nome do goumert paulistano em sistema de franquia.

A ideia inicialmente era abrir para um público seleto um restaurante estilo cantina onde as pessoas pudessem apreciar de forma única a gastronomia italiana com um atendimento singular e em um ambiente cuidadosamente projetado que transmitisse um toque mais intimista e menos rústico para que o cliente se sentisse relaxado e apro-veitasse cada detalhe do espaço.

Felizes com o resultado do empreen-dimento as empresárias resolveram

Chef Tony, no Vieiralves,

apresenta gastronomia

italiana com um atendimento

singular e em ambiente

cuidadosamente projetado que transmite um

toque mais intimista

Elenco #indica(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

Karla e Perla Medeiros

06_23.indd 1-2 15/4/2015 01:19:05

Page 7: Elenco - 19 de abril de 2015

Novidades para quem gosta de de-

gustar massa e um bom vinho

na gastronomia italianaentão agregar outras particularidades na casa. Entre elas, está horário que funciona integral de terça a sábado das 11h30 às 23h, exceto nas segun-das e domingos, das 11h30 às 15h.

“Você pode chegar às 16h ou fi nalzi-nho da tarde tanto para almoçar ou se preferir por uma entrada e uma taça de vinho ou espumante para relaxar também encontrará essa opção. Isso é muito comum em outras capitais”, explica a empresária Perla Santoro, ressaltando a preocupação com o cliente que sempre está na correria do dia-a-dia, oferecendo horário para almoço, lanche/happy-hour e jantar.

Outro importante diferencial é jus-tamente o cuidado na preparação dos pratos. Todos feitos com temperos artesanais da casa e massas frescas e atendendo no sistema a la carte ou de rodízio. “O cardápio a la carte leva assinatura do Chef Tony Cavalli que foi eleito cinco vezes o chef do ano pela revista Veja Manaus e que dá toda consultoria gastronômica do local”, explica Perla Medeiros.

A cantina oferece pratos à base de

massas, molhos e risotos tendo como carro-chefes logo na entrada a Brus-cheta D’Italia (pão italiano tostado com alho, molho de tomate da casa, manjericão e parmesão) e pratos prin-cipais como o Fettuccine Chef Tony (massa regada ao molho de manteiga, deliciosos camarões funghi shitake e salsinha), entre outras iguarias.

Decoração e novidades Pensando apresentar um lugar acon-

chegante onde as pessoas pudessem ir para relaxar, tanto no ambiente interno ou na área externa - no deck -, especialmente criado para tomar um bom vinho e apreciar uma boa comida as empresárias tinham em mente atender todos os gostos. Projetaram um ambiente com detalhes de fotos de famílias nas paredes, iluminação baixa dividindo os ambientes com nuances inspiradas e pesquisadas em cantinas do interior da Itália.

Apostando no resultado do empre-endimento e pensando sempre em melhor atender seus clientes, o Chef Tony lança na próxima semana três

novidades: A “Sequência de massas” já consolidada diariamente e agora com versão noturna às terças-feiras, o “Sistema de Delivery” e o “Belisquete” todas às quartas-feiras.

Os novos serviços serão incluídos a partir da semana que vem com objetivo de oferecer mais um dife-rencial todos os meses e fidelizando o cliente Chef Tony.

Novidades temporada 2015 A “Sequencia de massas Chef Tony”,

que nada mais é do que um rodízio de massas e pratos do espaço ganhou versão noturna para presentear os amantes da gastronomia. Além disso, o preço é bem acessível ao bolso do cliente. O valor da sequencia custa R$ 37,90 por pessoa e oferece ao todo 09 pratos. Entre eles: “Espaquete ao molho de camarão e bacon”, “Risoto de camarão Especial”, com lula e ca-marão e “Salada Caprese” com molho quatro queijos, “La toscana”, ““Escon-didinho de carne seca com abóbora”, a tradicional “lasanha a bolonhesa” e “Nhoque ao sugo”, entre outros.

A grande novidade é o “Belisquete” às quarta-feiras. A ideia foi criada com um propósito de oferecer mais uma opção de cardápio em dias alternados da casa, onde o cliente poderá petiscar, tomar um vinho, es-pumante ou cerveja, ao mesmo tempo que conversa com amigos e se delicia com as iguarias do local. O cliente paga R$49.90 e come à vontade, em sistema de rodízio.

Entre as delícias estão: “Aranccini Brasileira” “Mini-crepes de pirararucu de casaca” e a “Brusqueta Caboclinho” e o “Sanduiche da Nona”, sanduíche de carne louca com cebola caramelizada, para destacar alguns. A empresária adianta que ainda este mês e até fi nal de julho serão lançadas várias outras novidades. “Nossa proposta é sempre atender melhor o cliente e surpreender a cada retorno a casa, assim como gostaríamos de nos surpreender. Nos colocamos no lugar do cliente e por isso buscamos a excelência ”, afi rma Perla Medeiros. A partir dessa semana o Chef Tony também estará funcio-nando com sistema de Delivery.

Elenco #beleza(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

(7)indica# ElencoAMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

Nove dúvidas de maquiagemDe nove entre dez mulheres que são apaixonadas por maquiagens, mas ainda existem muitas dúvidas de como usar determinados produtos e como conseguir o melhor efeito. A maquiadora Suelen Johann dá as dicas

Toda mulher tem dúvidas sobre maquiagem em algum momento da vida e, até para quem é expert

no assunto, às vezes surge aquele impasse: “com que make eu vou?” convidamos a marca de cosméticos O Boticário, que conversou com muitas dessas mulheres e listou as “Nove dú-vidas mais comuns sobre maquiagem que um dia você pode ter”. Todas as dicas são da maquiadora sênior da grife, Suelen Johann.

1Como escolher o tom certo dos produtos para a minha pele?

Para saber o tom ideal da base, do corretivo e do pó para a sua pele, teste no seu rosto, e não no dorso da mão, como é bastante comum se fazer. Aplique um pouco do produto no rosto, e confi ra se fi cou no mesmo tom da sua pele em algum ambiente com luz natural. Para o blush, tons de pele mais amarelados combi-nam melhor com as cores pêssego, bronze e laranja, enquanto tons de pele mais rosados têm tudo a ver com blush rosa e terracota. Mas lembre-se: não há regras, e essa mesma lógica pode ser aplicada aos batons. Arrisque e teste não apenas os tons clarinhos, mas o vermelho, o roxo, o laranja.

2 Que tipo de make combi-na com quem usa óculos de grau?

A verdade é que quem usa óculos de grau pode fazer qualquer make. É claro que existem certos looks que valorizam o olhar de quem usa óculos, como um belo delineado gatinho combinado de um batom vibrante. Para festas, um olho superesfumado é uma boa opção. Procure ornar as cores da make com a cor da armação para não ter erro.

3Posso usar olho tudo e boca tudo?

Vamos partir do princípio de que maquiagem não tem regras. Então, pode arrasar no olhão e bocão SIM.

maquiagemDe nove entre dez mulheres que são apaixonadas por maquiagens, mas ainda existem muitas dúvidas de como usar determinados produtos e como conseguir o melhor efeito. A maquiadora Suelen Johann dá as dicas

Toda mulher tem dúvidas sobre maquiagem em algum momento da vida e, até para quem é expert

no assunto, às vezes surge aquele impasse: “com que make eu vou?” convidamos a marca de cosméticos O Boticário, que conversou com muitas dessas mulheres e listou as “Nove dú-vidas mais comuns sobre maquiagem que um dia você pode ter”. Todas as dicas são da maquiadora sênior da grife, Suelen Johann.

1Como escolher o tom certo dos produtos para a minha pele?

Para saber o tom ideal da base, do corretivo e do pó para a sua pele, teste no seu rosto, e não no dorso da mão, como é bastante comum se fazer. Aplique um pouco do produto no rosto, e confi ra se fi cou no mesmo tom da sua pele em algum ambiente com luz natural. Para o blush, tons de pele mais amarelados combi-nam melhor com as cores pêssego, bronze e laranja, enquanto tons de pele mais rosados têm tudo a ver com blush rosa e terracota. Mas lembre-se: não há regras, e essa mesma lógica pode ser aplicada aos batons. Arrisque e teste não apenas os tons clarinhos, mas o vermelho, o roxo, o laranja.

2Que tipo de make combi-na com quem usa óculos de grau?

A verdade é que quem usa óculos de grau pode fazer qualquer make. É claro

A verdade é que quem usa óculos de grau pode fazer qualquer make. É claro

A verdade é que quem usa óculos de

que existem certos looks que valorizam o olhar de quem usa óculos, como um belo delineado gatinho combinado de um batom vibrante. Para festas, um olho superesfumado é uma boa opção. Procure ornar as cores da make com a cor da armação para não ter erro.

3Posso usar olho tudo e boca tudo?

Vamos partir do princípio de que maquiagem não tem regras. Então, pode arrasar no olhão e bocão SIM.

07_22.indd 1-2 15/4/2015 03:11:31

Page 8: Elenco - 19 de abril de 2015

A 39ª edição do São Paulo Fashion Week celebrou os 20 anos da maior semana de moda do hemisfério sul e homenageia o fazer

O fazer que constrói, inclui, inspi-ra, educa e transforma a partir do trabalho e esforço das mais

diversas pessoas, em torno de objetivos comuns. “O fazer é otimista, posicio-na, proporciona identidade, dignidade. Nesta edição, falamos das pessoas. O poder das pessoas está no fazer, nos elos que se constroem a partir destas relações. É a moda cada vez mais humanizada”, afi rma Paulo Bor-ges, diretor criativo do SPFW.

A partir da concepção de Paulo Bor-ges, a cenografi a da edição teve projeto e realização da Fresh Design. O SPFW aconteceu de 13 a 17 de abril no Par-que Cândido Portinari, em São Paulo. Com um calendário intenso, a tempo-rada verão/2016 abrigou exposições e ações, mais uma vez levando conteúdo de moda para toda a cidade.

O evento marcou, também, a despe-dida da über model Gisele Bündchen. O SPFW foi palco do último desfi le de Gisele no País. A bela resolveu se aposentar para dedicar-se integral-mente ao marido Tom Brady e aos seus dois fi lhos Benjamin, 5, e Vivian, 2. A top não descarta participações em eventos especiais, mas se despede por tempo indeterminado das passarelas brasileiras, passarelas estas que foram sua escada para o caminho do suces-so, sendo considerada até hoje uma das modelos que melhor desfi lam no circuito fashion.

DestaquesO começo da semana foi marcado

por nomes como PatBo, Lilly Sarti, Ellus, Animale, TNG, Cavalera, entre outros. O desfi le da marca da esti-

SPFW Verão 2016

lista Patricia Bonaldi, alias, foi uma explosão de fl ores e shapes sessen-tinhas. Num clima túnel do tempo, a PatBo apostou na silhueta trapézio dos minivestidos, que ora apareciam superbordados com divertidas fl ores multicoloridas, ora surgiam bicolores ou tricolores com recortes geométricos no couro, numa parceria com a estilista Patricia Viera.

Já na Ellus teve muito ouro, prata e areia. Insha’Allah! O humor até aparece em algumas peças tipo camiseta e sacola estilo souvenir, mas justiça seja feita: o estereótipo de novela das nove não estava lá. Para driblar referências literais, Adriana Bozon e Rodolfo Sou-za fi zeram um mix de acessórios não inspirados, mas de fato trazidos da viagem que fi zeram para o Marrocos. O resultado é “uma mulher turista, que leva sua bolsa de câmera pela viagem”, defi ne Rodolfo. Uma turista fashionista e cosmopolita, diga-se de passagem.

A cultura indígena sempre foi muito rica e nesta temporada duas marcas olharam para ela de formas diferentes. No primeiro dia, a Cavalera fez uma co-leção inspirada na tribo Yawanawá e na terça-feira, a Osklen mostrou seu olhar sobre os índios Ashaninka, também do Acre, que diferem de outros povos indígenas por usarem vestimentas.

Mais uma vez a Animale apresenta seu olhar rejuvenescido de um guarda-roupa para a mulher contemporânea. O trio Vitorino + Beth + Claudia, ao que parece, tem conseguido trabalhar em equilíbrio, cada um respeitando os inputs do outro. Claudia, a dona, tem que se certifi car de que a marca mantenha-se no caminho certo para não perder suas clientes fi éis e, sim, ganhar cada vez mais. Beth cuida para que os elementos caros à marca não se percam, e Vitorino é a novidade, o olhar fresco que tem trazido uma energia mais jovem e uma silhueta mais contemporânea.

kids# Elenco (21)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

Elenco #moda(8) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

IMPORTANTEsemestre para se soltar”, recorda a mãe, a dona de casa Janaína Teixeira, 36, que credita a timidez da fi lha à pouca familiaridade com educadores do sexo masculino na época.

Seja qual for a razão por trás do desinteresse, o professor não deve desistir ou, pior, forçar a criança – nem os pais. “Um equívoco pode ter consequências na maneira como ela vai encarar a atividade física para o resto da vida”, afi rma Laércio Apare-cido Bertanha, professor de educação física, especialista em treinamento desportivo pela Unifesp.

IncentivoDiante disso, qual é a melhor for-

ma de agir? Janaína foi aconselhada na escola a levar a fi lha ao parque com mais frequência. Hoje, além de educação física, Joana também faz balé e judô, que são oferecidos pela própria escola como atividades extra-curriculares. E gosta de jogar futebol e andar de patinete na companhia do irmão menor, Joaquim, 2 anos. “Foi ela mesma quem pediu, então, adora. Futuramente, quero que faça natação também. Mas não dá para fazer tudo de uma vez”, diz.

Janaína está certa. Atividades fí-sicas variadas são uma boa opção para apresentar novas modalidades à criança, desde que não lotem a agenda. A recomendação é de, no

máximo, duas horas por semana no total (além das aulas de educação física no período normal).

Outro ponto que os educadores destacam diz respeito ao conteúdo de tais cursos, que têm de ser apenas uma iniciação e não um treino.

“É somente por volta dos 12 anos que a prática esportiva deve se es-pecializar. Antes disso, o esporte é apenas mais um elemento, como as danças, as lutas e tudo o que movimenta o corpo, para a criança desenvolver todo seu potencial”, con-clui Bertanha. É por isso que, quando algum aluno pergunta quem ganhou, ele responde sem titubear: “Aquele que se divertiu mais”.

Ainda que a maioria das crianças prefi ra correr a fi car sentada na classe, algumas podem de-

monstrar pouco interesse durante as aulas de educação física, pelos mais variados motivos. Foi o que Aconteceu com Joana, 6 Anos. “Quando entrou na escola, aos 2 anos e meio, tinha vergonha do professor e levou um

Fazer exercícios é importante, mas há outros motivos pelos quais você deve incentivar seu fi lho a conhecer diferentes tipos de esportes - além da atividade física da escola

Diversão é mais

08_21.indd 1-2 15/4/2015 01:55:53

Page 9: Elenco - 19 de abril de 2015

Elenco #game(20) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015 baby# Elenco baby# Elenco moda# Elenco (9)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 19 de abril de 2015

‘Guitar Hero Live’ - franquia cancelada em 2011 por baixas vendas - terá modo ao vivo e para tocar música via streaming

Activision anuncia novo ‘Guitar Hero’

Os fãs de “Guitar Hero” ganha-ram na última terça-feira (14) uma razão para comemorar. A

Activision surpreendeu e anunciou um novo título da franquia musical que “bombou” em 2005 e, após enfrentar baixas vendas, foi cancelada em 2011. O estúdio publicou um vídeo para mostrar a novidade.

O novo título da franquia “Guitar Hero Live” levará o jogador para den-tro de um show e dará a eles acesso a centenas de canções presentes em uma biblioteca on-line que poderão ser carregadas jogo via streaming. O game será lançado ainda em 2015 para Xbox One e Xbox 360, PlayStation 3 e PlayStation 4, além do Wii U.

Os fãs poderão terão dois modos de jogo à disposição. No “Live”, é possível tocar diante de uma multidão, como se estivesse em um concerto de verdade. Da mesma forma como em outros jogos da série, o braço da guitarra aparece na tela, e o jogador deve tocar as notas no momento exato.

O outro modo é o “GHTV” que, segundo a Activision, é a “primeira rede de vídeos de música jogável do mundo”. Nele, será possível “tocar”

conforme a música apresentada em um vídeo sob demanda. Essa moda-lidade permitirá embater multiplayer entre diversos jogadores e também partidas online.

Alguns clipes musicais também de-vem aparecer no game, em vez dos clássicos personagens 3D que fi zeram história na saga. Entre as primeiras bandas e artistas confi rmados com músicas em Guitar Hero Live estão The Black Keys, Ed Sheeran, Fall Out Boy, Green Day, The Killers, My Chemical Romance, The Rolling Stones, Skrillex e The War on Drugs.

O game vai acompanhar um novo controle em formato de guitarra, que desta vez vem com oito botões, organizados ao longo do “braço” do instrumento, bem diferente dos modelos passados.

Quando for lançado, “Guitar Hero Live” vai ressucitar a série de games musicais depois de a Activision dar fi m à franquia em 2011. O último game, “Guitar Hero 6: Warriors of Rock”, lançado em 2010 não vendeu bem. Por isso, a empresa não só deixou de pro-duzir os jogos como também fechou a divisão responsável por eles.

O game será lançado ainda em 2015 para diversos consoles, como XBox e Wii O controle em formato de guitarra vai ser repaginado e ganhará novas funções

09_20.indd 1-2 15/4/2015 02:10:00

Page 10: Elenco - 19 de abril de 2015

ou gordura aparente, ou atum em água e sal, ou ainda queijo cottage. Para os vegetarianos, há opções como o hambúrguer vegetal ou receitas de hambúrguer de soja que podem ser preparadas em casa.

Para finalizar, podemos incremen-tar o sanduíche com um molho à base de iogurte desnatado com ervas finas ou maionese light. Não devemos nos esquecer das hortaliças, que contêm fibras, vitaminas e minerais. Dessa forma, podemos consumir alimen-tos de preparo rápido, práticos e saudáveis e ainda melhorar a nossa qualidade de vida.

Grande amigo da pele são os ali-mentos integrais e as castanhas. Se possível, troque os preparados com farinha branca pelos feitos com farinha integral e preferencialmente acresci-dos com grãos, como girassol, aveia, centeio, linhaça, quinua ou chia, citando os mais populares.

Preste atenção na oferta de pães assim preparados que existem no mer-cado, um mais gostoso do que o outro. E faça o teste, consuma alimentos integrais, frutas e iogurtes, os resul-tados aparecem em poucas semanas no rosto. A pele fi ca lisa e com muito bom aspecto.

Aliados a alimentação equilibrada, estão os exercícios físicos. Este é o caminho ideal na busca da boa forma e beleza.

Quem é antenado não para de malhar nem mesmo quando a temperatura começa a baixar. As academias con-tinuam cheias, todos em busca da tão sonhada barriguinha enxuta, músculos fortalecidos e queima das calorias que acabam sendo adquiridas por conta da ingestão de alimentos e bebidas mais calóricas para esquentar o frio.

Mais uma dica, alie-se ao Pilates, que melhorara o condicionamento físico, a fl exibilidade, o alinhamento postural e o tônus muscular. Os especialistas no assunto garantem que o Pilates é um dos mais efi cazes caminhos para fi car com a barriga enxuta e, de quebra, obter bem estar e relaxamento.

Para quem vai retomar a malhação, é importante tomar alguns cuidados para não sobrecarregar a musculatura e as articulações, evitando assim le-sões futuras e o consequente afasta-mento da academia. O bom mesmo é seguir orientação profi ssional, as boas academias oferecem este serviço.

Outro excelente exercício é a dança. Os adeptos garantem que o exercício afi na a cintura e muda o formato do abdômen, além de deixar a mulher mais sensual.

Dançar não traz nenhuma contra indicação, exceto por algum tombo ou contusão ao fazer algum passo mais extravagante.

O que você está esperando para começar a se mexer?

Elenco #comportamento(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015 (19)estética# Elenco (19)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 19 de abril de 2015

Livros de colorir são sucesso em todo o mundo. Em Manaus, a moda já chegou e conquistou muitos fãs

ALIK MENEZESEspecial EM TEMPO Brincadeira de

adultoSabe aqueles cadernos de colo-

rir que fazem sucesso entre a criançada? Agora eles viraram

livros e estão fazendo o maior sucesso entre os adultos. Os livros prometem aliviar o estresse e relaxar a mente após um dia exaustivo de trabalho. Em Manaus, não é diferente e muitos já estão apaixonados e virando adeptos dessa prática que era exclusividade dos pequenos.

As obras sensação do momento são “Jardim Secreto” e “Floresta Encanta-da”, da autora Johanna Basford, lan-çados em dezembro de 2014 e abril deste ano, respectivamente. O Jardim Secreto, aliás, fi gura nas listas espe-cializadas como o segundo livro mais vendido no mês de março.

“Viciada” em ler blogs de estilo de vida americanos, a professora Karla Rebeca Campos, 29, descobriu que os livros para colorir estavam fazendo o maior sucesso na Europa. “Uma das blogueiras que eu sigo escreveu so-bre essa nova mania na Europa que eram os livros de colorir. Eu fi quei com vontade comprar o livro porque eu sempre gostei de colorir e é uma novidade, não é? A gente não tem isso por aqui. Mas eu não achei aqui, passou um tempo eu esqueci, mas um belo dia vi o bendito livro na loja. Enlouqueci e comprei. Fui até criticada pelo meu namorado, mas comprei”, relembrou Karla, aos risos.

Recuperando a energia Karla não conteve os elogios. Segun-

do a jovem, que tem uma rotina diária muito corrida, o livro é uma terapia e faz relaxar no fi nal do dia, quando che-ga em casa. “O livro é muito bom. Ele

me distrai muito. Eu trabalho demais. Quando eu chego em casa minha ca-beça ainda está a mil. Quando começo a pintar, eu esqueço do mundo. Olha, como são desenhos muito grandes e a gente passa muito tempo e nem percebe. Outro dia eu passei três horas colorindo e nem percebi! É muito bom. Eu fi co mais leve, eu descanso a minha cabeça”, conta.

A paixão é tanta que ela pensa até em investir em outras obras. “Eu que-ria ter comprado todos os livros da Johanna, porque ela tem uma coleção, mas aqui no Brasil ainda não vende. No dia que eu comprei, eu tive sorte, foi o último. Até postei no Instagram a foto do livro que tinha comprado, e as minhas amigas fi caram enlouquecidas perguntando onde tinha”, lembra.

Para a professora, o livro é mesmo uma terapia, tanto que ela destacou bons motivos para investir no hobby. ”Realmente é uma terapia muito gos-tosa e barata. Porque o livro custa por volta de R$ 30, e você pode fazer todos os dias no conforto do seu quarto numa boa. Se fosse fazer uma terapia com um profi ssional, pagaria no mínimo R$ 160. Ah, e o livro é para adultos mesmo, pois os desenhos são grandes e detalhados, além de ter desafi os que deixam a atividade mais interessante, como encontrar um tesouro perdido no meio da ilustração”.

A procura pelos livros é tão grande que é praticamente impossível encon-trar algum dando sopa nas prateleiras das lojas especializadas. Na Livraria Saraiva, do Manauara Shopping, por exemplo, já foram vendidos mais de 300 em menos de quinze dias. Agora, quem quiser precisa fazer a encomenda na loja ou pelo site www.livrariasaraiva.com.br. O prazo de entrega é de 7 a 15 dias úteis.

Karla en-controu nos

livros de colorir um

antídoto antiestresse

DIV

ULG

AÇÃO

10_19.indd 1-2 15/4/2015 02:18:00

Page 11: Elenco - 19 de abril de 2015

A beleza passa pelo estômago. A “embalagem” que cobre o nosso corpo, ou seja, a pele reflete o que ingerimos e não tem como falar de beleza sem falar da pele

Alimentar-se corretamente é o “pulo do gato” para quem quer sentir-se bem, ter saúde e ser

bonito. Mas o que é alimentar-se bem? Será que é consumir pratos sofistica-dos? Será que é comer alimentos caros ou importados?

O termo que mais se fala atualmente, o que mais está na moda é alimentação natural; mesmo em tempos de agro-tóxicos e muita poluição ambiental, o arroz e o feijão continuam sendo o melhor remédio, mas infelizmente abolido do prato quando o assunto são algumas dietas de perda de peso mirabolantes, que prometem resulta-dos imediatos.

Uma dieta equilibrada é um dos determinantes de uma vida sem com-plicações futuras.

A Pirâmide Alimentar, uma ferramen-ta de alimentação qualitativa é usada mundialmente, já que se relaciona à qualidade da alimentação, propondo alimentos-fonte dos nutrientes neces-sários a uma dieta saudável. O principal objetivo da pirâmide é orientar o con-sumo de diversos alimentos divididos em três grupos básicos: energéticos, construtores e reguladores, sendo que nenhum grupo alimentar deve ser exclu-ído da dieta, pois sua falta pode gerar déficit de macro ou micronutrientes no organismo. Os alimentos que contêm carboidratos ocupam sua base, sendo o grupo com o maior número de porções a serem consumidas ao dia porque são o combustível do organismo. É por isso que as dietas hipoglicídicas, ou pobres em carboidratos, podem causar tontu-ra, cansaço e confusão mental.

Um sanduíche pode ser uma op-ção saudável e saborosa de refeição completa, já que o pão representa os carboidratos, além de ser rico em fer-ro, folato e zinco. Para complementar o sanduíche, devemos escolher uma porção razoável de proteína, de prefe-rência magra como aves, sem pele

Pirâmide alimentar aliada aos exercícios

Elenco #estética(18) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

TURISMO

As aventuras na Patagônia

xaxax

11_18.indd 1-2 15/4/2015 02:24:01

Page 12: Elenco - 19 de abril de 2015

O nome é bem sugestivo, Patagônia, e por isso mesmo atiça a imaginação. Quando se fala em Patagônia logo se associa à neve, muita neve. E é assim mesmo. Lindo de viver!

A beleza e a diversidade patagônicas se devem à diferença de relevo

Ali a natureza se exibe de forma gigantesca, os picos brancos e gelados se elevam na paisagem

tais como gigantescas torres de caste-los medievais. É de tirar o fôlego.

A Patagônia está localizada entre dois países: Argentina e Chile. Ocu-pando uma área de quase 800 mil Km2, a Patagônia fica na região sul do continente americano. No lado do Chile este recanto paradisíaco começa ao sul de Puerto Monntt, já no lado da Argentina a Patagônia começa ao sul do Rio Colorado, o que inclui Bariloche e a Península Vales. Em comum é que os dois lados são separados pelos Andes em um cenário de geleiras e planícies somadas na última Era Glacial. A Pata-gônia termina igualmente formosa na Terra do Fogo, estremo sul da América, onde fica o Cabo Horn.

A Patagônia Argentina abrange cin-co províncias (Tierra del Fuego, Santa Cruz, Chubut, Rio Negro e Neuquén) e está dividida em Andina e Atlân-tica. Montanhas, geleiras, florestas e lagos são o cenário da Patagônia Andina e fazem dela um lugar ideal para a prática de esportes de aven-tura. Seus pontos principais são Terra do Fogo, San Carlos de Bariloche e Parque Nacional Los Glaciares. Outros lugares interessantes são o Parque Nacional Lanín, as Termas de Copahue, Parque Nacional Laguna Blanca e San Martin de Los Andes.

A paisagem muda completamente a leste, onde extensas e áridas planícies litorâneas formam a Patagônia Atlânti-ca. A região é um verdadeiro santuário ecológico: baleias brancas, orcas, lobos e elefantes marinhos, pinguins e outras aves marinhas se concentram, princi-palmente na Península Valdés. Outras reservas faunísticas importantes são

Punta Tombo, com a maior concentra-ção de pinguins magalhânicos, Caleta Valdés, La Lobería, Camaronês, Reser-va Natural Ría Del Deseado.

Viedma, Río Gallegos, Trelew, Ra-wson, Puerto Deseado e Comodoro Rivadavia são as principais cidades da Patagônia Atlântica.

O homem acostumou-se a viver ali, em algumas cidades espalhadas pelo imenso território que ocupa parte do sul chileno e cinco províncias do sul argentino. Dos primeiros habitantes, os tehuelches na Argentina e os mapuches no Chile, restam poucos descenden-tes, além de algumas heranças como o próprio nome da região. Quando o navegador português Fernando de Magalhães chegou ali com sua frota, em 1520, não poderia imaginar que alguém vivesse numa terra tão inóspita. Mas logo os portugueses encontraram grandes pegadas na neve feitas pelas botas de pele de guanaco dos enormes indígenas. Essas pegadas foram cha-madas de patagons.

A beleza e a diversidade pa-tagônicas se devem à diferença de relevo: a oeste há campos de gelo e a Cordilheira dos Andes e a leste, extensas planícies. Boa par-te desta área está protegida em reservas e parques.

Os Andes não apresentam altitu-des muito elevadas, embora existam picos acima de 3000m, como o Fitz Roy (3405m), na Argentina, e o San Valentin (4058m), no Chile. A maioria dos rios é alimentada pelas geleiras das montanhas. O solo é formado basicamente por terrenos vulcânicos e sedimentares, que vêm sendo es-culpidos pelas geleiras e rios.

Os fortes ventos que caracterizam a região são oriundos principalmente do Oceano Pacífico. A umidade que eles carregam causa precipitação nas montanhas e assim o vento que chega do lado argentino vem com pouca umidade, o que torna as estepes patagônicas uma re-gião semidesértica, especialmente no nordeste, apesar da proximidade com o Oceano Atlântico.

FOTO

S: G

B IM

AGEM

Quando se fala em Patagônia logo se associa à neve, muita neve e inúmeras geleiras. E é assim mesmo

(19)pet#Elenco (17)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015Elenco #turismo(12) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 19 de abril de 2015

O costume de revirar o lixo é muito antigo entre os cães, que quando selvagens vivem de restos de caça de outros animais

Uma questão de instinto

Basta descuidar um momento para que eles façam aquele es-trago. Se você se irrita quando

seu cachorro revira o lixo, calma – há uma explicação. O costume vem do instinto, já que ele “precisa” fazer isso para sobreviver, pois o animal precisa ingerir alimentos em decomposição, e o lixo, fezes, e carniça fazem parte desse cardápio.

O que chama a atenção dos cães para o lixo são os vários aromas e temperos que utilizamos na comida doméstica. Para eles, é como estar no paraíso, já que os cães possuem

um olfato muito mais aguçado do que o nosso. Enquanto nós possuímos 5 milhões de células olfativas, os cães possuem 220 milhões.

Já para o ato de comer as fezes, preciso mais atenção, pois é um pro-blema chamado coprofagia. Isso pode significar que seu cão está com vermes ou giárdia. Ou seja, pelo fato de não estar absorvendo os nutrientes neces-sários de sua refeição, para isso ele os procura em suas próprias fezes. Para que isso não ocorra, é preciso que seu cão esteja sempre bem vermifugado.

Como evitarRevirar o lixo é uma prática que

pode ser muito prejudicial para os cães, pois pode causar sérios riscos à sua saúde. Dentro do lixo pode haver alimentos tóxicos, como cebola e ossos

de frango, que podem lesionar suas gargantas. Para que isso não ocorra, o ideal é arrumar uma tampa para o cesto de lixo, e que seja bem reforçada, ou colocar o lixo em locais de difícil acesso, ou até mesmo escondido.

A alimentação do cão, tanto a quan-tidade, quanto a frequência, também deve ser levados em consideração e avaliados neste momento, a fim de verificar se o animal não possui algum tipo de verminose. Com a avaliação, o veterinário pode determinar se o que seu cão sente é fome, ou se está sendo apenas instintivo. Caso tudo esteja em ordem, o profissional poderá dizer se o problema é exclusivamente comportamental.

Cães que não comem comida casei-ra também tendem a não ter muito esse costume, porém é importante

lembrar que esse é um extinto natural de qualquer cachorro, e qualquer ten-tativa de afastá-lo dele pode resultar em fracasso.

Uma das táticas de adestramento para seu cão não mexer no lixo é uti-lizar uma lata ou uma garrafa pet com moedas ou pedras, em cima da tampa do lixo. Quando o bichinho for mexer no lixo, haverá barulho, e ele poderá se afastar. A utilização do “não” tam-bém é necessário, com muita ênfase, e recompensa no fim.

Existe, também, um produto que inibe lambeduras e mordeduras. É um spray que é aplicado em móveis, objetos, ou qualquer lugar que você não quer que o cão morda. O produto deixa um gosto horrível, que não vai ser agradável ao paladar o cão e, com isso, ele pode aprender a não fuçar onde não deve.

Com adestra-mento, dá para fazer com que

seu cãozinho pare de fazer

bagunça ao fu-çar o lixo

12_17.indd 1-2 15/4/2015 02:43:58

Page 13: Elenco - 19 de abril de 2015

Tradições e costumes da América Latina

Os brasileiros geralmen-te “acessam” a Patagônia através de Bariloche, o centro de partida da gran-de aventura. Outra boa opção é começar a viagem por El Calafate.

A melhor maneira é se-guir para a região atra-vés de uma agência de viagens. Para percorrer as cidades da Patagônia os ônibus e vans são os recomendados, sendo que em todos os locais os guias turísticos locais estão sempre dispostos e são muito amáveis com os visitantes.

Na mala, não se esqueça dos casacos, bonés, botas, calçados confortáveis, óculos de sol, protetor solar e capa de chuva, lembrando que durante o dia poderá fazer calor.

A região tem boa in-fraestrutura hoteleira e inúmeras agências de viagens locais.

A comida merece des-taque. Tudo delicioso, começando pelo assado de cordeiro e empanadas quentinhas. Os vinhos chi-lenos e argentinos com-pletam o vasto cardápio que incluem pratos da culinária italiana.

turismo# Elenco (13)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

13_16.indd 1-2 15/4/2015 02:54:50

Page 14: Elenco - 19 de abril de 2015

Elenco #especial(14) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015 especial# Elenco (15)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 19 de abril de 2015

alcançando metas

Sabe aqueles momentos que você fi ca na dúvida de que decisões tomar? Pois bem, existe um profi ssional capacitado e que está fazendo o maior sucesso

mundo afora que ajuda pessoas a tomar deci-sões: os coaches. Esses profi ssionais auxiliam pessoas de todas as idades – adolescentes estão com dúvidas em relação a qual profi s-são escolher, até administradores de grandes empresas.

Em Manaus, os esses profi ssionais já estão atuando há algum tempo e são otimistas quanto ao potencial da cidade. Segundo a fi siotera-peuta Ellen Assi, que atua como coach há três anos, o profi ssional auxilia em muitas e grandes escolhas, já que faz o cliente refl etir até que se sinta seguro nas tomadas de decisões.

“A maioria dos meus clientes são adoles-centes e donas de casas. Os jovens estão, geralmente, muito indecisos quanto ao curso

que tentarão vaga no vestibular. É uma das primeiras grandes decisões deles, então a gente está ali para somar com eles. As donas de casas também têm duvidas e nós também estamos lá para ajudar, a gente conversa e elas podem ter uma nova visão, uma visa de quem está fora”, explicou.

Ellen explicou que são usados fundamen-tos da psicologia positiva no processo que, segundo ela, tem início, meio e fi m. “Não é uma terapia. Tem um cronograma, é um processo que tem que ser cumprido, nós nos encontramos alguma vezes e trabalhamos com a psicologia positiva nesse processo todo. Em alguns casos, é preciso levantar a autoestima do cliente. Existem muitas pessoas insatisfei-tas com seus empregos que estão em busca de uma orientação”.

NecessidadePara o empresário e coach Carlos Oshiro,

proprietário da Targo Consultoria, todas as pessoas precisam de um coach. “Todas as pessoas necessitam do serviço desse profi s-sional em determinada ou em várias situações na vida. O nosso objetivo com esse trabalho é levar o coaching ao cliente e alcançar as metas dele”, disse.

Oshiro destacou que existem duas modalida-des de coaching: os que atuam em empresas, e os que trabalham apenas com pessoas “co-muns”. “Há empresas que nos contratam para ajudar seus funcionários, e existem pessoas que também contratam nossos serviços. Mas nós atuamos de forma mais efetiva, são no máximo sete sessões, ou seja, sete encontros para a gente conversar e ver de que forma essas pessoas podem tomar as melhores decisões para si”, explicou o empresário.

Carlos Oshiro, que atua há dez anos como coach, orientou que as pessoas devem ter cuidados ao contratar esses profi ssionais. “Estamos em um bom momento para esse serviço. No entanto, há muitas empresas que preparam gente atuar como coach, mas é preciso ter cuidado ao contratar um, já que existem diversos saindo despreparados, o que pode até prejudicar os coachees”, afi rmou.

No próximo mês de julho o empresário irá inaugurar o CEO Coach, um serviço que disponi-bilizará profi ssionais para atuarem nessa área. Os valores do investimento, acrescenta Oshiro, serão convidativos para todos. “Não tem como eu ser coach de muitas pessoas. Eu trabalho no máximo com três coachees por mês e, por isso, vamos oferecer esse serviço”, adiantou.

Transformar vidas ou ajudar a tomar decisões importantes são alguns dos objetivos desses profi ssionais

ALIK MENEZESEspecial EM TEMPO

Ellen assi

Carlos Oshiro

14_15.indd 1-2 15/4/2015 03:08:15

Page 15: Elenco - 19 de abril de 2015

Elenco #especial(14) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015 especial# Elenco (15)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 19 de abril de 2015

alcançando metas

Sabe aqueles momentos que você fi ca na dúvida de que decisões tomar? Pois bem, existe um profi ssional capacitado e que está fazendo o maior sucesso

mundo afora que ajuda pessoas a tomar deci-sões: os coaches. Esses profi ssionais auxiliam pessoas de todas as idades – adolescentes estão com dúvidas em relação a qual profi s-são escolher, até administradores de grandes empresas.

Em Manaus, os esses profi ssionais já estão atuando há algum tempo e são otimistas quanto ao potencial da cidade. Segundo a fi siotera-peuta Ellen Assi, que atua como coach há três anos, o profi ssional auxilia em muitas e grandes escolhas, já que faz o cliente refl etir até que se sinta seguro nas tomadas de decisões.

“A maioria dos meus clientes são adoles-centes e donas de casas. Os jovens estão, geralmente, muito indecisos quanto ao curso

que tentarão vaga no vestibular. É uma das primeiras grandes decisões deles, então a gente está ali para somar com eles. As donas de casas também têm duvidas e nós também estamos lá para ajudar, a gente conversa e elas podem ter uma nova visão, uma visa de quem está fora”, explicou.

Ellen explicou que são usados fundamen-tos da psicologia positiva no processo que, segundo ela, tem início, meio e fi m. “Não é uma terapia. Tem um cronograma, é um processo que tem que ser cumprido, nós nos encontramos alguma vezes e trabalhamos com a psicologia positiva nesse processo todo. Em alguns casos, é preciso levantar a autoestima do cliente. Existem muitas pessoas insatisfei-tas com seus empregos que estão em busca de uma orientação”.

NecessidadePara o empresário e coach Carlos Oshiro,

proprietário da Targo Consultoria, todas as pessoas precisam de um coach. “Todas as pessoas necessitam do serviço desse profi s-sional em determinada ou em várias situações na vida. O nosso objetivo com esse trabalho é levar o coaching ao cliente e alcançar as metas dele”, disse.

Oshiro destacou que existem duas modalida-des de coaching: os que atuam em empresas, e os que trabalham apenas com pessoas “co-muns”. “Há empresas que nos contratam para ajudar seus funcionários, e existem pessoas que também contratam nossos serviços. Mas nós atuamos de forma mais efetiva, são no máximo sete sessões, ou seja, sete encontros para a gente conversar e ver de que forma essas pessoas podem tomar as melhores decisões para si”, explicou o empresário.

Carlos Oshiro, que atua há dez anos como coach, orientou que as pessoas devem ter cuidados ao contratar esses profi ssionais. “Estamos em um bom momento para esse serviço. No entanto, há muitas empresas que preparam gente atuar como coach, mas é preciso ter cuidado ao contratar um, já que existem diversos saindo despreparados, o que pode até prejudicar os coachees”, afi rmou.

No próximo mês de julho o empresário irá inaugurar o CEO Coach, um serviço que disponi-bilizará profi ssionais para atuarem nessa área. Os valores do investimento, acrescenta Oshiro, serão convidativos para todos. “Não tem como eu ser coach de muitas pessoas. Eu trabalho no máximo com três coachees por mês e, por isso, vamos oferecer esse serviço”, adiantou.

Transformar vidas ou ajudar a tomar decisões importantes são alguns dos objetivos desses profi ssionais

ALIK MENEZESEspecial EM TEMPO

Ellen assi

Carlos Oshiro

14_15.indd 1-2 15/4/2015 03:08:15

Page 16: Elenco - 19 de abril de 2015

Tradições e costumes da América Latina

Os brasileiros geralmen-te “acessam” a Patagônia através de Bariloche, o centro de partida da gran-de aventura. Outra boa opção é começar a viagem por El Calafate.

A melhor maneira é se-guir para a região atra-vés de uma agência de viagens. Para percorrer as cidades da Patagônia os ônibus e vans são os recomendados, sendo que em todos os locais os guias turísticos locais estão sempre dispostos e são muito amáveis com os visitantes.

Na mala, não se esqueça dos casacos, bonés, botas, calçados confortáveis, óculos de sol, protetor solar e capa de chuva, lembrando que durante o dia poderá fazer calor.

A região tem boa in-fraestrutura hoteleira e inúmeras agências de viagens locais.

A comida merece des-taque. Tudo delicioso, começando pelo assado de cordeiro e empanadas quentinhas. Os vinhos chi-lenos e argentinos com-pletam o vasto cardápio que incluem pratos da culinária italiana.

turismo# Elenco (13)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

13_16.indd 1-2 15/4/2015 02:54:50

Page 17: Elenco - 19 de abril de 2015

O nome é bem sugestivo, Patagônia, e por isso mesmo atiça a imaginação. Quando se fala em Patagônia logo se associa à neve, muita neve. E é assim mesmo. Lindo de viver!

A beleza e a diversidade patagônicas se devem à diferença de relevo

Ali a natureza se exibe de forma gigantesca, os picos brancos e gelados se elevam na paisagem

tais como gigantescas torres de caste-los medievais. É de tirar o fôlego.

A Patagônia está localizada entre dois países: Argentina e Chile. Ocu-pando uma área de quase 800 mil Km2, a Patagônia fica na região sul do continente americano. No lado do Chile este recanto paradisíaco começa ao sul de Puerto Monntt, já no lado da Argentina a Patagônia começa ao sul do Rio Colorado, o que inclui Bariloche e a Península Vales. Em comum é que os dois lados são separados pelos Andes em um cenário de geleiras e planícies somadas na última Era Glacial. A Pata-gônia termina igualmente formosa na Terra do Fogo, estremo sul da América, onde fica o Cabo Horn.

A Patagônia Argentina abrange cin-co províncias (Tierra del Fuego, Santa Cruz, Chubut, Rio Negro e Neuquén) e está dividida em Andina e Atlân-tica. Montanhas, geleiras, florestas e lagos são o cenário da Patagônia Andina e fazem dela um lugar ideal para a prática de esportes de aven-tura. Seus pontos principais são Terra do Fogo, San Carlos de Bariloche e Parque Nacional Los Glaciares. Outros lugares interessantes são o Parque Nacional Lanín, as Termas de Copahue, Parque Nacional Laguna Blanca e San Martin de Los Andes.

A paisagem muda completamente a leste, onde extensas e áridas planícies litorâneas formam a Patagônia Atlânti-ca. A região é um verdadeiro santuário ecológico: baleias brancas, orcas, lobos e elefantes marinhos, pinguins e outras aves marinhas se concentram, princi-palmente na Península Valdés. Outras reservas faunísticas importantes são

Punta Tombo, com a maior concentra-ção de pinguins magalhânicos, Caleta Valdés, La Lobería, Camaronês, Reser-va Natural Ría Del Deseado.

Viedma, Río Gallegos, Trelew, Ra-wson, Puerto Deseado e Comodoro Rivadavia são as principais cidades da Patagônia Atlântica.

O homem acostumou-se a viver ali, em algumas cidades espalhadas pelo imenso território que ocupa parte do sul chileno e cinco províncias do sul argentino. Dos primeiros habitantes, os tehuelches na Argentina e os mapuches no Chile, restam poucos descenden-tes, além de algumas heranças como o próprio nome da região. Quando o navegador português Fernando de Magalhães chegou ali com sua frota, em 1520, não poderia imaginar que alguém vivesse numa terra tão inóspita. Mas logo os portugueses encontraram grandes pegadas na neve feitas pelas botas de pele de guanaco dos enormes indígenas. Essas pegadas foram cha-madas de patagons.

A beleza e a diversidade pa-tagônicas se devem à diferença de relevo: a oeste há campos de gelo e a Cordilheira dos Andes e a leste, extensas planícies. Boa par-te desta área está protegida em reservas e parques.

Os Andes não apresentam altitu-des muito elevadas, embora existam picos acima de 3000m, como o Fitz Roy (3405m), na Argentina, e o San Valentin (4058m), no Chile. A maioria dos rios é alimentada pelas geleiras das montanhas. O solo é formado basicamente por terrenos vulcânicos e sedimentares, que vêm sendo es-culpidos pelas geleiras e rios.

Os fortes ventos que caracterizam a região são oriundos principalmente do Oceano Pacífico. A umidade que eles carregam causa precipitação nas montanhas e assim o vento que chega do lado argentino vem com pouca umidade, o que torna as estepes patagônicas uma re-gião semidesértica, especialmente no nordeste, apesar da proximidade com o Oceano Atlântico.

FOTO

S: G

B IM

AGEM

Quando se fala em Patagônia logo se associa à neve, muita neve e inúmeras geleiras. E é assim mesmo

(19)pet#Elenco (17)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015Elenco #turismo(12) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 19 de abril de 2015

O costume de revirar o lixo é muito antigo entre os cães, que quando selvagens vivem de restos de caça de outros animais

Uma questão de instinto

Basta descuidar um momento para que eles façam aquele es-trago. Se você se irrita quando

seu cachorro revira o lixo, calma – há uma explicação. O costume vem do instinto, já que ele “precisa” fazer isso para sobreviver, pois o animal precisa ingerir alimentos em decomposição, e o lixo, fezes, e carniça fazem parte desse cardápio.

O que chama a atenção dos cães para o lixo são os vários aromas e temperos que utilizamos na comida doméstica. Para eles, é como estar no paraíso, já que os cães possuem

um olfato muito mais aguçado do que o nosso. Enquanto nós possuímos 5 milhões de células olfativas, os cães possuem 220 milhões.

Já para o ato de comer as fezes, preciso mais atenção, pois é um pro-blema chamado coprofagia. Isso pode significar que seu cão está com vermes ou giárdia. Ou seja, pelo fato de não estar absorvendo os nutrientes neces-sários de sua refeição, para isso ele os procura em suas próprias fezes. Para que isso não ocorra, é preciso que seu cão esteja sempre bem vermifugado.

Como evitarRevirar o lixo é uma prática que

pode ser muito prejudicial para os cães, pois pode causar sérios riscos à sua saúde. Dentro do lixo pode haver alimentos tóxicos, como cebola e ossos

de frango, que podem lesionar suas gargantas. Para que isso não ocorra, o ideal é arrumar uma tampa para o cesto de lixo, e que seja bem reforçada, ou colocar o lixo em locais de difícil acesso, ou até mesmo escondido.

A alimentação do cão, tanto a quan-tidade, quanto a frequência, também deve ser levados em consideração e avaliados neste momento, a fim de verificar se o animal não possui algum tipo de verminose. Com a avaliação, o veterinário pode determinar se o que seu cão sente é fome, ou se está sendo apenas instintivo. Caso tudo esteja em ordem, o profissional poderá dizer se o problema é exclusivamente comportamental.

Cães que não comem comida casei-ra também tendem a não ter muito esse costume, porém é importante

lembrar que esse é um extinto natural de qualquer cachorro, e qualquer ten-tativa de afastá-lo dele pode resultar em fracasso.

Uma das táticas de adestramento para seu cão não mexer no lixo é uti-lizar uma lata ou uma garrafa pet com moedas ou pedras, em cima da tampa do lixo. Quando o bichinho for mexer no lixo, haverá barulho, e ele poderá se afastar. A utilização do “não” tam-bém é necessário, com muita ênfase, e recompensa no fim.

Existe, também, um produto que inibe lambeduras e mordeduras. É um spray que é aplicado em móveis, objetos, ou qualquer lugar que você não quer que o cão morda. O produto deixa um gosto horrível, que não vai ser agradável ao paladar o cão e, com isso, ele pode aprender a não fuçar onde não deve.

Com adestra-mento, dá para fazer com que

seu cãozinho pare de fazer

bagunça ao fu-çar o lixo

12_17.indd 1-2 15/4/2015 02:43:58

Page 18: Elenco - 19 de abril de 2015

A beleza passa pelo estômago. A “embalagem” que cobre o nosso corpo, ou seja, a pele reflete o que ingerimos e não tem como falar de beleza sem falar da pele

Alimentar-se corretamente é o “pulo do gato” para quem quer sentir-se bem, ter saúde e ser

bonito. Mas o que é alimentar-se bem? Será que é consumir pratos sofistica-dos? Será que é comer alimentos caros ou importados?

O termo que mais se fala atualmente, o que mais está na moda é alimentação natural; mesmo em tempos de agro-tóxicos e muita poluição ambiental, o arroz e o feijão continuam sendo o melhor remédio, mas infelizmente abolido do prato quando o assunto são algumas dietas de perda de peso mirabolantes, que prometem resulta-dos imediatos.

Uma dieta equilibrada é um dos determinantes de uma vida sem com-plicações futuras.

A Pirâmide Alimentar, uma ferramen-ta de alimentação qualitativa é usada mundialmente, já que se relaciona à qualidade da alimentação, propondo alimentos-fonte dos nutrientes neces-sários a uma dieta saudável. O principal objetivo da pirâmide é orientar o con-sumo de diversos alimentos divididos em três grupos básicos: energéticos, construtores e reguladores, sendo que nenhum grupo alimentar deve ser exclu-ído da dieta, pois sua falta pode gerar déficit de macro ou micronutrientes no organismo. Os alimentos que contêm carboidratos ocupam sua base, sendo o grupo com o maior número de porções a serem consumidas ao dia porque são o combustível do organismo. É por isso que as dietas hipoglicídicas, ou pobres em carboidratos, podem causar tontu-ra, cansaço e confusão mental.

Um sanduíche pode ser uma op-ção saudável e saborosa de refeição completa, já que o pão representa os carboidratos, além de ser rico em fer-ro, folato e zinco. Para complementar o sanduíche, devemos escolher uma porção razoável de proteína, de prefe-rência magra como aves, sem pele

Pirâmide alimentar aliada aos exercícios

Elenco #estética(18) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

TURISMO

As aventuras na Patagônia

xaxax

11_18.indd 1-2 15/4/2015 02:24:01

Page 19: Elenco - 19 de abril de 2015

ou gordura aparente, ou atum em água e sal, ou ainda queijo cottage. Para os vegetarianos, há opções como o hambúrguer vegetal ou receitas de hambúrguer de soja que podem ser preparadas em casa.

Para finalizar, podemos incremen-tar o sanduíche com um molho à base de iogurte desnatado com ervas finas ou maionese light. Não devemos nos esquecer das hortaliças, que contêm fibras, vitaminas e minerais. Dessa forma, podemos consumir alimen-tos de preparo rápido, práticos e saudáveis e ainda melhorar a nossa qualidade de vida.

Grande amigo da pele são os ali-mentos integrais e as castanhas. Se possível, troque os preparados com farinha branca pelos feitos com farinha integral e preferencialmente acresci-dos com grãos, como girassol, aveia, centeio, linhaça, quinua ou chia, citando os mais populares.

Preste atenção na oferta de pães assim preparados que existem no mer-cado, um mais gostoso do que o outro. E faça o teste, consuma alimentos integrais, frutas e iogurtes, os resul-tados aparecem em poucas semanas no rosto. A pele fi ca lisa e com muito bom aspecto.

Aliados a alimentação equilibrada, estão os exercícios físicos. Este é o caminho ideal na busca da boa forma e beleza.

Quem é antenado não para de malhar nem mesmo quando a temperatura começa a baixar. As academias con-tinuam cheias, todos em busca da tão sonhada barriguinha enxuta, músculos fortalecidos e queima das calorias que acabam sendo adquiridas por conta da ingestão de alimentos e bebidas mais calóricas para esquentar o frio.

Mais uma dica, alie-se ao Pilates, que melhorara o condicionamento físico, a fl exibilidade, o alinhamento postural e o tônus muscular. Os especialistas no assunto garantem que o Pilates é um dos mais efi cazes caminhos para fi car com a barriga enxuta e, de quebra, obter bem estar e relaxamento.

Para quem vai retomar a malhação, é importante tomar alguns cuidados para não sobrecarregar a musculatura e as articulações, evitando assim le-sões futuras e o consequente afasta-mento da academia. O bom mesmo é seguir orientação profi ssional, as boas academias oferecem este serviço.

Outro excelente exercício é a dança. Os adeptos garantem que o exercício afi na a cintura e muda o formato do abdômen, além de deixar a mulher mais sensual.

Dançar não traz nenhuma contra indicação, exceto por algum tombo ou contusão ao fazer algum passo mais extravagante.

O que você está esperando para começar a se mexer?

Elenco #comportamento(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015 (19)estética# Elenco (19)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 19 de abril de 2015

Livros de colorir são sucesso em todo o mundo. Em Manaus, a moda já chegou e conquistou muitos fãs

ALIK MENEZESEspecial EM TEMPO Brincadeira de

adultoSabe aqueles cadernos de colo-

rir que fazem sucesso entre a criançada? Agora eles viraram

livros e estão fazendo o maior sucesso entre os adultos. Os livros prometem aliviar o estresse e relaxar a mente após um dia exaustivo de trabalho. Em Manaus, não é diferente e muitos já estão apaixonados e virando adeptos dessa prática que era exclusividade dos pequenos.

As obras sensação do momento são “Jardim Secreto” e “Floresta Encanta-da”, da autora Johanna Basford, lan-çados em dezembro de 2014 e abril deste ano, respectivamente. O Jardim Secreto, aliás, fi gura nas listas espe-cializadas como o segundo livro mais vendido no mês de março.

“Viciada” em ler blogs de estilo de vida americanos, a professora Karla Rebeca Campos, 29, descobriu que os livros para colorir estavam fazendo o maior sucesso na Europa. “Uma das blogueiras que eu sigo escreveu so-bre essa nova mania na Europa que eram os livros de colorir. Eu fi quei com vontade comprar o livro porque eu sempre gostei de colorir e é uma novidade, não é? A gente não tem isso por aqui. Mas eu não achei aqui, passou um tempo eu esqueci, mas um belo dia vi o bendito livro na loja. Enlouqueci e comprei. Fui até criticada pelo meu namorado, mas comprei”, relembrou Karla, aos risos.

Recuperando a energia Karla não conteve os elogios. Segun-

do a jovem, que tem uma rotina diária muito corrida, o livro é uma terapia e faz relaxar no fi nal do dia, quando che-ga em casa. “O livro é muito bom. Ele

me distrai muito. Eu trabalho demais. Quando eu chego em casa minha ca-beça ainda está a mil. Quando começo a pintar, eu esqueço do mundo. Olha, como são desenhos muito grandes e a gente passa muito tempo e nem percebe. Outro dia eu passei três horas colorindo e nem percebi! É muito bom. Eu fi co mais leve, eu descanso a minha cabeça”, conta.

A paixão é tanta que ela pensa até em investir em outras obras. “Eu que-ria ter comprado todos os livros da Johanna, porque ela tem uma coleção, mas aqui no Brasil ainda não vende. No dia que eu comprei, eu tive sorte, foi o último. Até postei no Instagram a foto do livro que tinha comprado, e as minhas amigas fi caram enlouquecidas perguntando onde tinha”, lembra.

Para a professora, o livro é mesmo uma terapia, tanto que ela destacou bons motivos para investir no hobby. ”Realmente é uma terapia muito gos-tosa e barata. Porque o livro custa por volta de R$ 30, e você pode fazer todos os dias no conforto do seu quarto numa boa. Se fosse fazer uma terapia com um profi ssional, pagaria no mínimo R$ 160. Ah, e o livro é para adultos mesmo, pois os desenhos são grandes e detalhados, além de ter desafi os que deixam a atividade mais interessante, como encontrar um tesouro perdido no meio da ilustração”.

A procura pelos livros é tão grande que é praticamente impossível encon-trar algum dando sopa nas prateleiras das lojas especializadas. Na Livraria Saraiva, do Manauara Shopping, por exemplo, já foram vendidos mais de 300 em menos de quinze dias. Agora, quem quiser precisa fazer a encomenda na loja ou pelo site www.livrariasaraiva.com.br. O prazo de entrega é de 7 a 15 dias úteis.

Karla en-controu nos

livros de colorir um

antídoto antiestresse

DIV

ULG

AÇÃO

10_19.indd 1-2 15/4/2015 02:18:00

Page 20: Elenco - 19 de abril de 2015

Elenco #game(20) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015 baby# Elenco baby# Elenco moda# Elenco (9)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 19 de abril de 2015

‘Guitar Hero Live’ - franquia cancelada em 2011 por baixas vendas - terá modo ao vivo e para tocar música via streaming

Activision anuncia novo ‘Guitar Hero’

Os fãs de “Guitar Hero” ganha-ram na última terça-feira (14) uma razão para comemorar. A

Activision surpreendeu e anunciou um novo título da franquia musical que “bombou” em 2005 e, após enfrentar baixas vendas, foi cancelada em 2011. O estúdio publicou um vídeo para mostrar a novidade.

O novo título da franquia “Guitar Hero Live” levará o jogador para den-tro de um show e dará a eles acesso a centenas de canções presentes em uma biblioteca on-line que poderão ser carregadas jogo via streaming. O game será lançado ainda em 2015 para Xbox One e Xbox 360, PlayStation 3 e PlayStation 4, além do Wii U.

Os fãs poderão terão dois modos de jogo à disposição. No “Live”, é possível tocar diante de uma multidão, como se estivesse em um concerto de verdade. Da mesma forma como em outros jogos da série, o braço da guitarra aparece na tela, e o jogador deve tocar as notas no momento exato.

O outro modo é o “GHTV” que, segundo a Activision, é a “primeira rede de vídeos de música jogável do mundo”. Nele, será possível “tocar”

conforme a música apresentada em um vídeo sob demanda. Essa moda-lidade permitirá embater multiplayer entre diversos jogadores e também partidas online.

Alguns clipes musicais também de-vem aparecer no game, em vez dos clássicos personagens 3D que fi zeram história na saga. Entre as primeiras bandas e artistas confi rmados com músicas em Guitar Hero Live estão The Black Keys, Ed Sheeran, Fall Out Boy, Green Day, The Killers, My Chemical Romance, The Rolling Stones, Skrillex e The War on Drugs.

O game vai acompanhar um novo controle em formato de guitarra, que desta vez vem com oito botões, organizados ao longo do “braço” do instrumento, bem diferente dos modelos passados.

Quando for lançado, “Guitar Hero Live” vai ressucitar a série de games musicais depois de a Activision dar fi m à franquia em 2011. O último game, “Guitar Hero 6: Warriors of Rock”, lançado em 2010 não vendeu bem. Por isso, a empresa não só deixou de pro-duzir os jogos como também fechou a divisão responsável por eles.

O game será lançado ainda em 2015 para diversos consoles, como XBox e Wii O controle em formato de guitarra vai ser repaginado e ganhará novas funções

09_20.indd 1-2 15/4/2015 02:10:00

Page 21: Elenco - 19 de abril de 2015

A 39ª edição do São Paulo Fashion Week celebrou os 20 anos da maior semana de moda do hemisfério sul e homenageia o fazer

O fazer que constrói, inclui, inspi-ra, educa e transforma a partir do trabalho e esforço das mais

diversas pessoas, em torno de objetivos comuns. “O fazer é otimista, posicio-na, proporciona identidade, dignidade. Nesta edição, falamos das pessoas. O poder das pessoas está no fazer, nos elos que se constroem a partir destas relações. É a moda cada vez mais humanizada”, afi rma Paulo Bor-ges, diretor criativo do SPFW.

A partir da concepção de Paulo Bor-ges, a cenografi a da edição teve projeto e realização da Fresh Design. O SPFW aconteceu de 13 a 17 de abril no Par-que Cândido Portinari, em São Paulo. Com um calendário intenso, a tempo-rada verão/2016 abrigou exposições e ações, mais uma vez levando conteúdo de moda para toda a cidade.

O evento marcou, também, a despe-dida da über model Gisele Bündchen. O SPFW foi palco do último desfi le de Gisele no País. A bela resolveu se aposentar para dedicar-se integral-mente ao marido Tom Brady e aos seus dois fi lhos Benjamin, 5, e Vivian, 2. A top não descarta participações em eventos especiais, mas se despede por tempo indeterminado das passarelas brasileiras, passarelas estas que foram sua escada para o caminho do suces-so, sendo considerada até hoje uma das modelos que melhor desfi lam no circuito fashion.

DestaquesO começo da semana foi marcado

por nomes como PatBo, Lilly Sarti, Ellus, Animale, TNG, Cavalera, entre outros. O desfi le da marca da esti-

SPFW Verão 2016

lista Patricia Bonaldi, alias, foi uma explosão de fl ores e shapes sessen-tinhas. Num clima túnel do tempo, a PatBo apostou na silhueta trapézio dos minivestidos, que ora apareciam superbordados com divertidas fl ores multicoloridas, ora surgiam bicolores ou tricolores com recortes geométricos no couro, numa parceria com a estilista Patricia Viera.

Já na Ellus teve muito ouro, prata e areia. Insha’Allah! O humor até aparece em algumas peças tipo camiseta e sacola estilo souvenir, mas justiça seja feita: o estereótipo de novela das nove não estava lá. Para driblar referências literais, Adriana Bozon e Rodolfo Sou-za fi zeram um mix de acessórios não inspirados, mas de fato trazidos da viagem que fi zeram para o Marrocos. O resultado é “uma mulher turista, que leva sua bolsa de câmera pela viagem”, defi ne Rodolfo. Uma turista fashionista e cosmopolita, diga-se de passagem.

A cultura indígena sempre foi muito rica e nesta temporada duas marcas olharam para ela de formas diferentes. No primeiro dia, a Cavalera fez uma co-leção inspirada na tribo Yawanawá e na terça-feira, a Osklen mostrou seu olhar sobre os índios Ashaninka, também do Acre, que diferem de outros povos indígenas por usarem vestimentas.

Mais uma vez a Animale apresenta seu olhar rejuvenescido de um guarda-roupa para a mulher contemporânea. O trio Vitorino + Beth + Claudia, ao que parece, tem conseguido trabalhar em equilíbrio, cada um respeitando os inputs do outro. Claudia, a dona, tem que se certifi car de que a marca mantenha-se no caminho certo para não perder suas clientes fi éis e, sim, ganhar cada vez mais. Beth cuida para que os elementos caros à marca não se percam, e Vitorino é a novidade, o olhar fresco que tem trazido uma energia mais jovem e uma silhueta mais contemporânea.

kids# Elenco (21)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

Elenco #moda(8) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

IMPORTANTEsemestre para se soltar”, recorda a mãe, a dona de casa Janaína Teixeira, 36, que credita a timidez da fi lha à pouca familiaridade com educadores do sexo masculino na época.

Seja qual for a razão por trás do desinteresse, o professor não deve desistir ou, pior, forçar a criança – nem os pais. “Um equívoco pode ter consequências na maneira como ela vai encarar a atividade física para o resto da vida”, afi rma Laércio Apare-cido Bertanha, professor de educação física, especialista em treinamento desportivo pela Unifesp.

IncentivoDiante disso, qual é a melhor for-

ma de agir? Janaína foi aconselhada na escola a levar a fi lha ao parque com mais frequência. Hoje, além de educação física, Joana também faz balé e judô, que são oferecidos pela própria escola como atividades extra-curriculares. E gosta de jogar futebol e andar de patinete na companhia do irmão menor, Joaquim, 2 anos. “Foi ela mesma quem pediu, então, adora. Futuramente, quero que faça natação também. Mas não dá para fazer tudo de uma vez”, diz.

Janaína está certa. Atividades fí-sicas variadas são uma boa opção para apresentar novas modalidades à criança, desde que não lotem a agenda. A recomendação é de, no

máximo, duas horas por semana no total (além das aulas de educação física no período normal).

Outro ponto que os educadores destacam diz respeito ao conteúdo de tais cursos, que têm de ser apenas uma iniciação e não um treino.

“É somente por volta dos 12 anos que a prática esportiva deve se es-pecializar. Antes disso, o esporte é apenas mais um elemento, como as danças, as lutas e tudo o que movimenta o corpo, para a criança desenvolver todo seu potencial”, con-clui Bertanha. É por isso que, quando algum aluno pergunta quem ganhou, ele responde sem titubear: “Aquele que se divertiu mais”.

Ainda que a maioria das crianças prefi ra correr a fi car sentada na classe, algumas podem de-

monstrar pouco interesse durante as aulas de educação física, pelos mais variados motivos. Foi o que Aconteceu com Joana, 6 Anos. “Quando entrou na escola, aos 2 anos e meio, tinha vergonha do professor e levou um

Fazer exercícios é importante, mas há outros motivos pelos quais você deve incentivar seu fi lho a conhecer diferentes tipos de esportes - além da atividade física da escola

Diversão é mais

08_21.indd 1-2 15/4/2015 01:55:53

Page 22: Elenco - 19 de abril de 2015

Novidades para quem gosta de de-

gustar massa e um bom vinho

na gastronomia italianaentão agregar outras particularidades na casa. Entre elas, está horário que funciona integral de terça a sábado das 11h30 às 23h, exceto nas segun-das e domingos, das 11h30 às 15h.

“Você pode chegar às 16h ou fi nalzi-nho da tarde tanto para almoçar ou se preferir por uma entrada e uma taça de vinho ou espumante para relaxar também encontrará essa opção. Isso é muito comum em outras capitais”, explica a empresária Perla Santoro, ressaltando a preocupação com o cliente que sempre está na correria do dia-a-dia, oferecendo horário para almoço, lanche/happy-hour e jantar.

Outro importante diferencial é jus-tamente o cuidado na preparação dos pratos. Todos feitos com temperos artesanais da casa e massas frescas e atendendo no sistema a la carte ou de rodízio. “O cardápio a la carte leva assinatura do Chef Tony Cavalli que foi eleito cinco vezes o chef do ano pela revista Veja Manaus e que dá toda consultoria gastronômica do local”, explica Perla Medeiros.

A cantina oferece pratos à base de

massas, molhos e risotos tendo como carro-chefes logo na entrada a Brus-cheta D’Italia (pão italiano tostado com alho, molho de tomate da casa, manjericão e parmesão) e pratos prin-cipais como o Fettuccine Chef Tony (massa regada ao molho de manteiga, deliciosos camarões funghi shitake e salsinha), entre outras iguarias.

Decoração e novidades Pensando apresentar um lugar acon-

chegante onde as pessoas pudessem ir para relaxar, tanto no ambiente interno ou na área externa - no deck -, especialmente criado para tomar um bom vinho e apreciar uma boa comida as empresárias tinham em mente atender todos os gostos. Projetaram um ambiente com detalhes de fotos de famílias nas paredes, iluminação baixa dividindo os ambientes com nuances inspiradas e pesquisadas em cantinas do interior da Itália.

Apostando no resultado do empre-endimento e pensando sempre em melhor atender seus clientes, o Chef Tony lança na próxima semana três

novidades: A “Sequência de massas” já consolidada diariamente e agora com versão noturna às terças-feiras, o “Sistema de Delivery” e o “Belisquete” todas às quartas-feiras.

Os novos serviços serão incluídos a partir da semana que vem com objetivo de oferecer mais um dife-rencial todos os meses e fidelizando o cliente Chef Tony.

Novidades temporada 2015 A “Sequencia de massas Chef Tony”,

que nada mais é do que um rodízio de massas e pratos do espaço ganhou versão noturna para presentear os amantes da gastronomia. Além disso, o preço é bem acessível ao bolso do cliente. O valor da sequencia custa R$ 37,90 por pessoa e oferece ao todo 09 pratos. Entre eles: “Espaquete ao molho de camarão e bacon”, “Risoto de camarão Especial”, com lula e ca-marão e “Salada Caprese” com molho quatro queijos, “La toscana”, ““Escon-didinho de carne seca com abóbora”, a tradicional “lasanha a bolonhesa” e “Nhoque ao sugo”, entre outros.

A grande novidade é o “Belisquete” às quarta-feiras. A ideia foi criada com um propósito de oferecer mais uma opção de cardápio em dias alternados da casa, onde o cliente poderá petiscar, tomar um vinho, es-pumante ou cerveja, ao mesmo tempo que conversa com amigos e se delicia com as iguarias do local. O cliente paga R$49.90 e come à vontade, em sistema de rodízio.

Entre as delícias estão: “Aranccini Brasileira” “Mini-crepes de pirararucu de casaca” e a “Brusqueta Caboclinho” e o “Sanduiche da Nona”, sanduíche de carne louca com cebola caramelizada, para destacar alguns. A empresária adianta que ainda este mês e até fi nal de julho serão lançadas várias outras novidades. “Nossa proposta é sempre atender melhor o cliente e surpreender a cada retorno a casa, assim como gostaríamos de nos surpreender. Nos colocamos no lugar do cliente e por isso buscamos a excelência ”, afi rma Perla Medeiros. A partir dessa semana o Chef Tony também estará funcio-nando com sistema de Delivery.

Elenco #beleza(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

(7)indica# ElencoAMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

Nove dúvidas de maquiagemDe nove entre dez mulheres que são apaixonadas por maquiagens, mas ainda existem muitas dúvidas de como usar determinados produtos e como conseguir o melhor efeito. A maquiadora Suelen Johann dá as dicas

Toda mulher tem dúvidas sobre maquiagem em algum momento da vida e, até para quem é expert

no assunto, às vezes surge aquele impasse: “com que make eu vou?” convidamos a marca de cosméticos O Boticário, que conversou com muitas dessas mulheres e listou as “Nove dú-vidas mais comuns sobre maquiagem que um dia você pode ter”. Todas as dicas são da maquiadora sênior da grife, Suelen Johann.

1Como escolher o tom certo dos produtos para a minha pele?

Para saber o tom ideal da base, do corretivo e do pó para a sua pele, teste no seu rosto, e não no dorso da mão, como é bastante comum se fazer. Aplique um pouco do produto no rosto, e confi ra se fi cou no mesmo tom da sua pele em algum ambiente com luz natural. Para o blush, tons de pele mais amarelados combi-nam melhor com as cores pêssego, bronze e laranja, enquanto tons de pele mais rosados têm tudo a ver com blush rosa e terracota. Mas lembre-se: não há regras, e essa mesma lógica pode ser aplicada aos batons. Arrisque e teste não apenas os tons clarinhos, mas o vermelho, o roxo, o laranja.

2 Que tipo de make combi-na com quem usa óculos de grau?

A verdade é que quem usa óculos de grau pode fazer qualquer make. É claro que existem certos looks que valorizam o olhar de quem usa óculos, como um belo delineado gatinho combinado de um batom vibrante. Para festas, um olho superesfumado é uma boa opção. Procure ornar as cores da make com a cor da armação para não ter erro.

3Posso usar olho tudo e boca tudo?

Vamos partir do princípio de que maquiagem não tem regras. Então, pode arrasar no olhão e bocão SIM.

maquiagemDe nove entre dez mulheres que são apaixonadas por maquiagens, mas ainda existem muitas dúvidas de como usar determinados produtos e como conseguir o melhor efeito. A maquiadora Suelen Johann dá as dicas

Toda mulher tem dúvidas sobre maquiagem em algum momento da vida e, até para quem é expert

no assunto, às vezes surge aquele impasse: “com que make eu vou?” convidamos a marca de cosméticos O Boticário, que conversou com muitas dessas mulheres e listou as “Nove dú-vidas mais comuns sobre maquiagem que um dia você pode ter”. Todas as dicas são da maquiadora sênior da grife, Suelen Johann.

1Como escolher o tom certo dos produtos para a minha pele?

Para saber o tom ideal da base, do corretivo e do pó para a sua pele, teste no seu rosto, e não no dorso da mão, como é bastante comum se fazer. Aplique um pouco do produto no rosto, e confi ra se fi cou no mesmo tom da sua pele em algum ambiente com luz natural. Para o blush, tons de pele mais amarelados combi-nam melhor com as cores pêssego, bronze e laranja, enquanto tons de pele mais rosados têm tudo a ver com blush rosa e terracota. Mas lembre-se: não há regras, e essa mesma lógica pode ser aplicada aos batons. Arrisque e teste não apenas os tons clarinhos, mas o vermelho, o roxo, o laranja.

2Que tipo de make combi-na com quem usa óculos de grau?

A verdade é que quem usa óculos de grau pode fazer qualquer make. É claro

A verdade é que quem usa óculos de grau pode fazer qualquer make. É claro

A verdade é que quem usa óculos de

que existem certos looks que valorizam o olhar de quem usa óculos, como um belo delineado gatinho combinado de um batom vibrante. Para festas, um olho superesfumado é uma boa opção. Procure ornar as cores da make com a cor da armação para não ter erro.

3Posso usar olho tudo e boca tudo?

Vamos partir do princípio de que maquiagem não tem regras. Então, pode arrasar no olhão e bocão SIM.

07_22.indd 1-2 15/4/2015 03:11:31

Page 23: Elenco - 19 de abril de 2015

De olho A paixão pela gastronomia italiana

e o desejo de criar um negócio lucrativo e que acompanhasse

o processo de ebulição econômica - visivelmente em expansão no Amazo-nas - fi zeram com que as irmãs Perla e Karla Santoro Medeiros, 28 e 29 anos, respectivamente, largassem as profi ssões de publicitária e advogada para se dedicarem a administração do restaurante e Cantina Chef Tony. O nome escolhido surgiu de um acor-do contratual para contratação da assessoria gastronômica e utilização do nome do goumert paulistano em sistema de franquia.

A ideia inicialmente era abrir para um público seleto um restaurante estilo cantina onde as pessoas pudessem apreciar de forma única a gastronomia italiana com um atendimento singular e em um ambiente cuidadosamente projetado que transmitisse um toque mais intimista e menos rústico para que o cliente se sentisse relaxado e apro-veitasse cada detalhe do espaço.

Felizes com o resultado do empreen-dimento as empresárias resolveramxaxaxaxaxaxax

Chef Tony, no Vieiralves,

apresenta gastronomia

italiana com um atendimento

singular e em ambiente

cuidadosamente projetado que transmite um

toque mais intimista

4 Como fazer um olho esfumado?Aplique a sombra no côncavo

com um pincel denso, no formato de sua preferência. Depois, esfume com um pincel gordinho e fofi nho, fazendo movimentos de vai e vem no côncavo. Se a linha ainda parecer marcada, esfume uma sombra bem clarinha (nude ou marrom claríssima) por cima da extremidade da sombra que foi aplicada no côncavo.

5E para disfarçar olheiras?Nessas horas, o corretivo é o

melhor amigo da mulher. Aplique um corretivo de alta cobertura na pálpe-bra superior (para esconder pequenas veias) e abaixo dos olhos, desça-o até o nariz em formato de triângulo para uniformizar o tom da região. Se elas teimam em não ir embora, aplique também o Flash Iluminador de Make B., uma canetinha iluminadora que vai cancelar qualquer tom escuro abaixo dos olhos. Não deixe de assentar o corretivo na pele com a ajuda do pó que, além de garantir que o produto não se mova, ainda dá mais cobertura.

6Como esconder espinhas e cravos?

Aplique um corretivo de alta cobertura em cima da espinha (ou da área que você tem cravos) e, com o dedo, pressione o produto contra a pele dando batidinhas. Espere o corretivo secar e aplique pó por cima com um pequeno pincel mais denso. Procure não espalhar nem o corretivo nem o pó para não irritar a região e causar vermelhidão. Dê batidinhas sempre.

7Como realçar o meu formato de olho?

Primeiro, identifi que o formato do seu olho. É sempre válido observar como pessoas que tem os olhos parecidos com os seus se maquiam. Olhos peque-nos pedem lápis bege na linha d’água, sombra iluminadora no cantinho interno e sombras cin-tilantes. Olhos grandes fi cam lindos com um lá-pis preto na linha d’água e esfumado abaixo dos cílios inferiores + deline-ado. Olhos amendoados fi cam ainda mais pode-rosos com um delineado gatinho e cílios volumo-sos. Os olhos fundos pe-dem uma sombra clara esfumada no côncavo para não aprofundar ainda mais e delineado esfumado para marcar a base dos cílios.

8E manchas na pele?

Vale a mesma ló-gica das marcas de es-pinhas e cravos: aposte no corretivo de alta co-bertura e pó para obter o melhor resultado possí-vel. Mas antes disso, uma base de alta cobertura já vai camufl ar boa parte da mancha. É importante não aplicar uma camada grossa de produto para não realçar o que está por baixo. Lembre-se de escolher produtos com a cor exata da sua pele.

9Como fazer para a maquiagem du-rar o dia todo e

não derreter?Essa é a maior dú-

vida das mulheres que têm pele oleosa. Sempre aplique primer antes de preparar a pele. Além de fazer a make durar mais, ele suaviza linhas de expressão e poros. Procure usar base e pó de acabamento mate, 100% opaco. E não dei-xe de reaplicar o pó ao longo do dia caso a pele fi que brilhosa.

beleza# Elenco (23)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015(6) Elenco #indica(6) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 19 de abril de 2015

De olho A paixão pela gastronomia italiana

e o desejo de criar um negócio lucrativo e que acompanhasse

o processo de ebulição econômica - visivelmente em expansão no Amazo-nas - fi zeram com que as irmãs Perla e Karla Santoro Medeiros, 28 e 29 anos, respectivamente, largassem as profi ssões de publicitária e advogada para se dedicarem a administração do restaurante e Cantina Chef Tony. O nome escolhido surgiu de um acor-do contratual para contratação da assessoria gastronômica e utilização do nome do goumert paulistano em sistema de franquia.

A ideia inicialmente era abrir para um público seleto um restaurante estilo cantina onde as pessoas pudessem apreciar de forma única a gastronomia italiana com um atendimento singular e em um ambiente cuidadosamente projetado que transmitisse um toque mais intimista e menos rústico para que o cliente se sentisse relaxado e apro-veitasse cada detalhe do espaço.

Felizes com o resultado do empreen-dimento as empresárias resolveram

Chef Tony, no Vieiralves,

apresenta gastronomia

italiana com um atendimento

singular e em ambiente

cuidadosamente projetado que transmite um

toque mais intimista

Elenco #indica(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

Karla e Perla Medeiros

06_23.indd 1-2 15/4/2015 01:19:05

Page 24: Elenco - 19 de abril de 2015

Ingredientes:2 latas de sardinha em óleo (tire as espinhas)2 dentes de alho2 pimentas de cheiro cortadas em cubinhos1 cebola pequena cortada em cubinhos2 xícaras (chá) de farinha branca peneirada2 colheres de óleo ou azeitePimenta do reino e colorau a gosto

Modo de preparo:Em uma panela coloque o óleo, frite o alho, a pimenta de cheiro e a cebola. Em seguida adicione a sardinha e frite rapidamente.Após isso coloque a farinha e mexa, coloque um pouco do óleo da sardinha que fi cou na lata, salpique colorau e pimenta do reino se gostar e deixe no fogo ate a farinha fi car bem torradinha.

Rendimento: 6 porções

FAROFA CABOCLA DE SARDINHA EM LATA

Elenco #celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

(5)boa mesa# Elenco AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

O juradoMichel Teló substituirá Daniel na

função de jurado técnico da pró-xima edição do “The Voice Brasil”. O cantor fará companhia aos já anunciados, Claudia Leitte, Carli-nhos Brown e Lulu Santos.

A pequena missA modelo e atriz mirim Giovanna Alparone, de apenas cinco anos,

foi eleita “Mini Miss Word Universe 2015”, concurso que aconteceu em Cuzco, no Peru. A gatinha trouxe a faixa e o troféu para o Brasil. Giovanna desbancou países como o Japão e o anfitrião, Peru. Esse é o primeiro titulo mundial da pequena.

Na série de terror

Guta Stresser será Cândida em “Amorteamo”, a série de terror da Globo que estreia em maio. A atriz durante anos fez a Bebel, em “A Grande Família”, mas agora aparecerá comple-tamente repaginada, em papel diferente daquele interpretado durante as várias temporadas do humorístico.

Depois dos 50“Os 50 são os novos 30. Aos 30,

a gente faz esforço para agradar aos outros. Aos 50 nem tanto, então sobra tempo para o que importa. Então, viva seus 50”. Palavras da atriz Maitê Proença, quem tem 57 anos e atualmente interpreta a personagem Kitty, na novela “Alto Astral”, sobre sua idade.

Correndo atrás A Globo encomendou ao autor

Mauricio Gyboski um folhetim com tema diferente. Ele trabalha com afi nco na sinopse de “Trem Bom”, folhetim que terá como tema o universo sertanejo.

Sem exposiçãoFofoqueiros do bem contam

que Grazi Massafera e o ex-judoca Flávio Canto pretendem manter o romance completamente fora da mídia. É que ambos já teriam sofrido demais por terem sua vida pessoal exposta ao público.

Na mesma minissérieLetícia Sabatella também par-

ticipará de “Amorteamo” inter-pretando Arlinda. Ela vê o seu amante ser assassinato e depois ele volta como fantasma para assustar o seu marido, Aragão, vivido por Jackson Antunes. A sé-rie estreia em maio, na Globo.

A mais eleganteJuliana Paes participou de

um baile de gala beneficente realizado em São Paulo e foi considerada a mais elegante do evento.

Longe de casaFofoqueiros do bem contam

que Tiago Worcman, marido de Carolina Dieckmann, fi cará fora do Brasil. Ele tem compromis-sos profi ssionais nos Estados Unidos, México e Argentina e a atriz está estudando a pos-sibilidade de ela e os fi lhos o acompanharem, pelo menos em um desses países.

Cara novaQuem viu conta que Lília Cabral

livrou-se do visual da persona-gem Marta, vivida por ela na novela “Império”. A atriz cortou os cabelos na altura da nuca e curte merecidas férias.

JOÃO

CO

TTA/

RG

REN

ATO

RO

CHA

MIR

AND

A/RG

REN

ATO

RO

CHA

MIR

AND

A/RG

ALEX

CAR

VALH

O/R

G

maio. A atriz durante anos fez a Bebel, em “A Grande Família”, mas agora aparecerá comple-tamente repaginada, em papel diferente daquele interpretado durante as várias temporadas do humorístico.

05_24.indd 1-2 15/4/2015 00:56:05

Page 25: Elenco - 19 de abril de 2015

Nos últimos meses, todas as vezes que abro a internet ou as redes sociais tem alguma

matéria do tipo “10 coisas que você não deve aceitar em seu emprego” ou “10 lugares para ir antes de morrer” ou ainda, “10 coisas que vão te tornar mais feliz... ou mais eficiente... ou mais rico”. Cada uma que parece duas!!!!

Haja paciência pra tanta análise e tanta desculpa e tanta conversa fiada. Que tal simplificar? Nada disso! Simplificar não dá noticia, não rende tratamento, não gasta com nada.

Enfim, o fato é que já que é assim eu também resolvi fazer uma lista dessas e ver no que dá... vamos lá:

1Atualmente um lugar pra es-tacionar, porque em função do grande numero de veículos em

nossa cidade, é impossível às vezes conseguir uma vaga na rua.

2Moveis compatíveis ao local e ao seu conforto o que representa uma mesa de tamanho confor-

tável e uma cadeira de preferência ergonômica, uma vez que você pode passar algumas horas, sentado nela.

3Manaus é uma cidade mui-to quente e, por isso, um ar condicionado é pré-requisito

básico para aqueles que se dispõe a oferecer o mínimo de conforto para os seus clientes.

4Limpeza geral de acordo, in-cluindo louças, copos em geral e banheiros. Boas condutas de

higiene é obrigação de toda empresa que manipula e serve alimentos.

5Atendimento cortês de toda a equipe. Rapidez e eficiência, obedecendo aos critérios de

SELMA REISEquipe EM TEMPO

tempo necessários ao preparo dos pratos e para o fechamento de contas. Funcionários treinados inclusive para os dias em que a casa está lotada, o que requer maior capacidade de negociar com os clientes quanto ao tempo de atendimento.

6Comida saborosa, quente e bem servida afinal é por isso que você está lá.

7Preços compatíveis com o que você está recebendo, lembrando que alimentação é o item que

mais sofre aumento de preços em nosso país.

8O restaurante tem que estar em ordem incluindo toda a documentação e regularização

nos órgãos municipais, estaduais e federais, afinal seu alimento repre-senta a sua saúde geral e você precisa se assegurar que está comendo em um local sério.

9Nutricionista. Você sabia que toda empresa de alimentação precisa ter uma? Pois é... lem-

bre-se disso.

10Por ultimo, e não menos importante, verifique se o local tem algum tipo

de segurança, porque a cada dia que passa, estamos mais expostos e inseguros.

Pronto!A maioria das listas que eu já li,

não acrescentaram muito para mim, mas esta que fiz, espero que vocês leiam e observem que temos muitos direitos e que, em muitas situações, não brigamos por eles.

Boa semana!

ligado nas novelas# (25)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 1 de junho de 2014Elenco (4) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 1 de junho de 2014#indica

ligados nas novelas# Elenco (25)Elenco #boa mesa(4) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 19 de abril de 2015

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

21h20, na Globo Segunda Rafael defende Teresa e Laís vai embora

transtornada. Estela não acredita que Lauro virá para o casamento. Rafael tranquiliza Teresa. Guto descobre o telefone de Laís. Alice e Evandro conversam. Inês pede a Beatriz para marcar um jantar com Guto.

Terça Estela pede a Rafael para dar um tempo

para Laís. Inês acredita que Guto e Alice estão entrosados e fica animada. Laís conta a história sobre o tio de Sandrinha para Maria José e sonda sua reação.

Quarta Teresa entrega um convite de seu ca-

samento para Vinícius. Inês discute com Beatriz. Rafael consegue conversar com Laís. Regina fica irritada quando Vinícius fala que ajudará com as despesas de Júlia. Diogo mente para Gabi e pensa em Beatriz.

Quinta Inês discute com Alice. Laís fica nervosa

com os comentários de sua família e pede para conversar com Rafael. Diogo avisa a Carlos Alberto que ele foi enganado por Luís Fernando. Carlos Alberto exige que Luís Fernando devolva seu dinheiro.

Sexta Inês consegue atrair Evandro e se sente

vitoriosa ao ficar com ele. Vinícius convida Regina para ir ao casamento de Teresa com ele. Evandro fica aliviado quando Inês vai embora. Vinícius desiste de contar a Regina que Inês também trabalha no escritório de Teresa.

Sábado Teresa desmaia ao ver Lauro. Lauro pede

para conversar com Teresa. Beatriz pede para Inês ir embora do casamento. Lauro conduz Teresa até Estela e todos se emo-cionam. Beatriz fica aliviada ao perceber que Regina não foi ao casamento.

19h45, no SBTSegunda Lucia permanece trancada no quar-

to. No hospital, o segundo médico ava-lia o resultado dos exames de Andreia, que na verdade foram falsificados por Fernando. O médico conta que o estado de saúde dela está péssimo, mas que o que chama a atenção é a ótima aparência dela.

Terça Enquanto as chiquititas limpam a

cozinha, Marian suja o chão para dar mais trabalho para elas. Bia se irrita e joga um balde cheio de água na cabeça de Marian. Janu vai até a mansão dos Almeida Campos para ver Marian.

Quarta Clarita muda o visual e aparece de

cabelo preto. Cícero chega em cima da hora para a gravação do comercial. Vivi diz que o pai caprichou no look. Gabriela vai até a casa de Maria visitar a pequena. Carmen entra no orfanato e diz que Bia não será mais transferida.

Quinta Carol diz para Cícero que aceitou

trabalhar de faxineira para ficar pró-xima das crianças e descobrir a real intenção de Carmen. Cícero conta para Carol tudo o que Cintia fez e faz para ele. Maria sente saudade do orfanato. A pequena brinca de “casinha” com a boneca Laura.

Sexta O pessoal do Grêmio da escola sa-

bota o resultado dos times de futebol ao deixar de fora as crianças do orfa-nato. Junior acha que foram ladrões que quebraram tudo e pede para os seguranças verem as câmeras.

Sábado Não há exibição.

18h na GloboSegunda João/Miguel fica transtornado com as

lembranças de seu passado. Laila e Eli-sa tentam animar Júlia. Lígia informa a Vicente que Júlia já sabe da gravidez de Taís. Pedro decide ir com o pai para o Rio de Janeiro.

Terça Pedro tenta se explicar para Marina

e deixa Júlia irritada. Eriberto exige que Marta se desculpe com ele e com Júlia. Guida se preocupa com Elisa. Laila aconse-lha Júlia a procurar Pedro. Lígia incentiva Pedro a ficar com Júlia.

Quarta Júlia, Pedro, Laila, Luís e Bernardo co-

nhecem Felipe e descobrem que ele tem uma doença congênita grave. Júlia diz a Beatriz que não pode ajudar Felipe. Luís, Pedro e Laila fazem exames para saber se são compatíveis com Felipe.

Quinta Pedro conta a Beatriz sobre a morte de

seu pai biológico. Isabel se enfurece com Lauro por causa de Miguel. Esther acerta com Beatriz os detalhes para a festa surpresa de Felipe. Felipe fica interessado na história de seu pai biológico.

Sexta Miguel revela a Diogo e Beatriz que é o

pai biológico de Felipe. Bernardo descobre que João é Miguel e implora a Júlia que o leve até Pedro. Beatriz pede a Miguel para conversar com Felipe. Bernardo diz a Pedro que João é Miguel e ele fica transtornado. Júlia tenta tranquilizar Pedro.

Sábado Lígia desmaia e Miguel fica preocupado.

Isabel conversa com Miguel. Beatriz torce para que o pai biológico de Felipe vá conversar com ele. Irene explica a Vicente por que Lígia foi sedada. Júlia liga para Pedro e Bernardo hesita em passar a ligação ao vê-lo falando com Taís.

19h15, na GloboSegunda Castilho faz com que Caíque salve a filha

de Laura e do amigo. Bia confirma pela internet que a testemunha e o perito do acidente de seus pais estão vivos. Ricardo implora para Cidinha lhe dizer quem ela é. Marcos avisa a Sueli que atingirá Úrsula aos poucos.

TerçaMarcos abre o exame de Úrsula e vê

que o tumor ainda permanece. Marcelo convence Úrsula a deixar Marcos aplicar a injeção, sem saber o que o médico planeja fazer com a ex-mulher. Maria Inês pede a Netto que investigue Celso.

QuartaÚrsula confessa a Ricardo que inventou

a doença para Marcelo não se separar dela. Ricardo diz à mãe que lhe dará um tempo para que conte a verdade a Marcelo. Caíque pede ajuda a Itália para conseguir a chave da casa de Miranda.

Quinta Caíque hesita em contar a Maria Inês o que

sabe sobre Marcos. Sueli discute com Aurélia por causa de Azeitona. Liz fica insegura quando ouve Israel elogiar Bia. Itália seduz Miranda para ajudar Caíque e Laura.

Sexta Na casa do Miranda, Laura e Caíque

encontram a bolsa de Sueli que foi roubada no dia em que ela foi baleada e desconfiam que Marcos contratou Miranda para atacar a secretária. Laura e Caíque resolvem investigar melhor para tentar convencer Sueli a ficar do lado deles.

Sábado Jorge Fernando encontra Samantha e

Pepito e sugere que eles formem uma dupla de funk. O diretor fala com eles sobre o funk da paranormal e o funk do peru. Samantha tenta obrigar Jorge Fernando a aceitá-la no musical para interpretar Maria Claudia.

MALHAÇÃO - 17h25, na GloboDuca e Karina lamentam a fuga de

Nat. Heideguer vai falar com Lobão escoltado. João fala para Pedro que pedirá Bianca em namoro. Lobão mostra o pen drive de Alan para Heideguer. Gael acredita que Nat tenha enganado Duca. Dalva apre-senta melhora e Duca fica aliviado. Heideguer e Lobão descobrem que foi Karina quem deu o pen drive para Nat. Wallace vê quando Lobão diz que Karina irá morar com ele. Heideguer

tenta descobrir se Duca tem alguma prova contra ele.

Gael e Lobão discutem e não veem Karina arrumar sua mochila. Zé, Mar-cão e Sol visitam Dalva no hospital. Duca descobre que Dalva precisa fazer uma operação de risco e que seu plano não cobre o procedimento. René vai com Gael à clínica onde ele fez o exame de DNA. Lobão fala para Karina convidar Pedro para dormir em sua casa. Cobra chega para o chá na casa de Lucrécia e ela se

surpreende. Pedro fica apavorado com a casa de Lobão e Karina acha graça. Heideguer oferece dinheiro emprestado para Duca. Lobão chega em casa no momento em que Pedro tenta abrir uma gaveta.

Pedro fica apavorado com Lobão. Jade fica com ciúmes de Cobra. Lo-bão intimida Pedro para saber onde ele conseguiu o pen drive que deu a Karina. João pensa em promover um evento na Aquazen e Bianca fica animada.

O que você temdireito em um restaurante

04_25.indd 1-2 15/4/2015 00:50:54

Page 26: Elenco - 19 de abril de 2015

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

EditorGuto [email protected]

SubeditoraMellanieHasimoto

RepórterAlik Menezes

DiagramaçãoAdyel Vieira

Tratamentode imagemAdriano Lima

RevisãoDernando Monteiro

CapaCarla Carniel - frame

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara,

623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

EditorGuto Oliveiragutocom.br

EditorialAs passare-

las brasileiras se despedem – pelo menos por enquanto – da über model Gisele Bündchen. A bela resolveu se aposentar das catwalks brasi-leiras e fez um desfi le marcante na última quarta-feira, durante a 39ª edição do São Paulo Fashion Week. Para a top – que declarou que seu corpo “pediu” para que ela parasse –, o mais importante é cuidar da família e de outros businesses que envolvem seu nome. Certíssima!

Além de saber de alguns detalhes que marcaram a semana de moda brasileira, você confere, também, o depoimento de quem está simples-mente apaixonado pelos livros da autora escocesa Johanna Basford. A obra de maior sucesso, intitulada “Jardim secreto”, tem o intuito de ser antiestresse e traz como bônus desenhos para serem encontrados durante a pintura. Um verdadeiro sucesso, que já está esgotado em todas as lojas especializadas.

E quem nunca reclamou do atendi-mento em restaurantes em Manaus? O fato é que, apesar de muitos se es-forçarem, ainda há gente demais que precisa aprender, a fi m de oferecer um serviço digno do nosso batalhado dinheirinho. Por isso, a expert Selma Reis lista dez coisas que nós, como clientes, temos direito ao pisarmos em um restaurante. Uma dicona de amiga para quem está no ramo.

Bom domingo, e boa leitura!

Colaboradores: Selma Reis e Marcelo Guilherme

editorial# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015Elenco #destaque da tv(26)

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 19 de abril de 2015

Quando se fala em Patagônia logo se associa à neve, muita neve e inúmeras geleiras. E é assim mesmo. Uma aventura que pode alegrar e ser um destino inesquecível à família.

Mellanie Hasimoto

11|TURISMO

14| ESPECIAL

Toda mulher tem dúvidas sobre maquiagem em algum momento da vida e, até para quem é expert no assunto, às vezes surge aquele impasse: “Com que make eu vou?”

“Alto Astral” está caminhan-do para seus momentos finais, e em breve a trama

será substituída por “I Love Parai-sópolis”, na telinha da Globo e mais uma vez Bruna Marquezine tira a sorte grande e ganha o papel de protagonista da novela.

Como de costume o horário das 19 horas global é reservado para as tramas com um tom de comédia. Resta saber se a nova novela vai conquistar mais telespectadores, do que “Alto Astral”, que está chegando à sua reta final sem mostrar para o que veio, pois isso, a emissora está caprichando na produção de “I Love Paraisópolis”.

A produção do novo folhetim está em ritmo acelerado, afi nal seu primeiro capítulo vai ao ar no dia 11 de maio. Escrita por Alcides Nogueira e Mario Teixeira, é ambientada especialmente em São Paulo, sendo que o bairro de Paraisópolis é um dos personagens principais da trama, que tem direção geral de Wolf Maya e Carlos Araújo.

As cores das casas aglomeradas da região contrastam com os arranha-céus do luxuoso bairro do Morumbi e formam uma das maiores comunida-des de São Paulo com cerca de 100 mil habitantes e um milhão de metros quadrados, localizada na zona sul da cidade. É neste fervilhante cenário que se passa a história de Marizete ou Mari (Bruna Marquezine) e Pandora ou Danda (Tatá Werneck), moradoras de Paraisópolis. Mari e Danda são “amigas-irmãs” e juntas vivem mil aventuras e outros tantos problemas que parecem segui-las por onde pas-sam. São jovens que desejam uma vida melhor e lutam para alcançar seus sonhos. Como em um acaso do destino, Mari conhece Benjamin (Mauricio Des-tri), morador do Morumbi e premiado arquiteto que volta de Nova York para realizar seu grande projeto: a reurbani-zação de Paraisópolis. Apesar de ser comprometido com Margot (Maria Casadeval), Benjamin se apaixona por Mari e juntos enfrentam tudo e todos para viverem esse amor.

Para registrar as primeiras ce-nas dessa comédia romântica, a equipe da novela, formada por mais de 100 profi ssionais, desembarcou em Paraisópolis no mês de fevereiro deste ano e fi cou na capital paulista por quase duas semanas. Outros lo-cais tradicionais de São Paulo, como o bairro do Morumbi e a rua 25 de Março, também serviram de cenário para as cenas gravadas na cidade.

Finalizado esse primeiro momen-

A nova novela da Globo estreia na segunda semana de maio e terá o famoso bairro da capital paulista como cenário

22|B

ELEZ

A

6|IN

DICA

ION

E M

ORE

NO

A gourmet Selma Reis apresenta algumas dicas do que não pode faltar num restaurante, e você como cliente pode exigir os seus direitos.

Sabe aqueles momentos que você fica na dúvida de que decisões tomar?! Pois bem, existe um profissional capa-citado e que está fazendo o maior sucesso mundo afora que ajuda pessoas a tomar decisões: os coaches.

E assim será to, equipe e elenco seguiram para os Estados Unidos e enfrentaram o frio de Nova York. Em pleno inverno americano, os profi ssionais brasilei-ros, acostumados ao clima tropical do Rio de Janeiro, encararam o frio da Big Apple - cerca de 11 graus negativos - e a neve virou motivo de brincadeira entre o elenco, que nos intervalos de gravação se divertiram com todo aquele gelo. Durante essa viagem, cerca de 50 pessoas, entre brasileiros e americanos, além de aproximadamente 120 fi gurantes lo-cais, foram envolvidos no trabalho. A equipe ainda levou do Brasil, dez malas com fi gurinos, sete malas com elementos de produção de arte e outras duas malas com itens de caracterização.

O elenco, formado por Bruna Marquezine, Maria Casadevall, Tatá Wer-neck e Mauricio Des-tri, gravou algumas das principais ce-nas dos capítulos iniciais da novela e recebeu no set Lesliana Pereira, Miss Angola que fez uma par t i c i -p a ç ã o e s p e -cial.

ZÉ P

AULO

CAR

DEA

L/RG

uma vez Bruna Marquezine tira a sorte grande e ganha o papel de

Como de costume o horário das 19 horas global é reservado para as tramas com um tom de comédia. Resta saber se a nova novela vai conquistar mais telespectadores, do que “Alto Astral”, que está chegando à sua reta final sem mostrar para o que veio, pois isso, a emissora está caprichando na produção de

A produção do novo folhetim está em ritmo acelerado, afi nal seu primeiro capítulo vai ao ar no dia 11 de maio. Escrita por Alcides Nogueira e Mario Teixeira, é ambientada especialmente em São Paulo, sendo que o bairro de Paraisópolis é um dos personagens principais da trama, que tem direção

As cores das casas aglomeradas da

céus do luxuoso bairro do Morumbi e

des de São Paulo com cerca de 100 mil habitantes e um milhão de metros quadrados, localizada na zona sul da cidade. É neste fervilhante cenário quadrados, localizada na zona sul da cidade. É neste fervilhante cenário quadrados, localizada na zona sul da

que se passa a história de Marizete ou Mari (Bruna Marquezine) e Pandora ou Danda (Tatá Werneck), moradoras de Paraisópolis. Mari e Danda são “amigas-irmãs” e juntas vivem mil aventuras e outros tantos problemas

sam. São jovens que desejam uma vida melhor e lutam para alcançar seus sonhos. Como em um acaso do destino,

tri), morador do Morumbi e premiado arquiteto que volta de Nova York para

deste ano e fi cou na capital paulista

cais tradicionais de São Paulo, como o bairro do Morumbi e a rua 25 de Março, também serviram de cenário

viagem, cerca de 50 pessoas, entre brasileiros e americanos, além de aproximadamente 120 fi gurantes lo-cais, foram envolvidos no trabalho. A equipe ainda levou do Brasil, dez malas com fi gurinos, sete malas com elementos de produção de arte e outras duas malas com itens de caracterização.

O elenco, formado por Bruna Marquezine, Maria Casadevall, Tatá Wer-neck e Mauricio Des-tri, gravou algumas das principais ce-nas dos capítulos iniciais da novela e recebeu no set Lesliana Pereira, Miss Angola que fez uma par t i c i -p a ç ã o e s p e -cial.

“Par

aisó

polis

”!Bruna Marquezine, Tatá Werneck e equipe de “I Love Paraisópolis”

03_26.indd 1-2 15/4/2015 00:46:09

Page 27: Elenco - 19 de abril de 2015

02_27.indd 1-2 15/4/2015 22:54:59

Page 28: Elenco - 19 de abril de 2015

MANAUS, DOMINGO, 19 DE ABRIL DE 2015

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

Elenco

xaxaxaxa

Catwalkde verão

Coaching transforma o mercado

Página 14

Página 8

01_28.indd 1-2 15/4/2015 22:27:45