elenco - 5 de abril de 2015

28
MANAUS, DOMINGO, 5 DE ABRIL DE 2015 Não pode ser vendida separadamente Elenco Maria Helena Gesta conquista o Rio de Janeiro Página 4 Festa é coisa séria Páginas 14 e 15 FF Produções (FestaFácil), empresa dirigida pelo empresário Alessandro Brummel, conquista o mercado amazonense no que diz respeito a festas e eventos de formaturas

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 21-Jul-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Elenco - Caderno de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Elenco - 5 de abril de 2015

MANAUS, DOMINGO, 5 DE ABRIL DE 2015N

ão p

ode

ser

vend

ida

sepa

rada

men

te

Elenco

xaxaxaxa

Maria Helena Gesta conquista o Rio de Janeiro

Página 4

Festaé coisa séria

Páginas 14 e 15

FF Produções (FestaFácil), empresa dirigida pelo empresário Alessandro Brummel, conquista o mercado amazonense no que diz respeito a festas e eventos de formaturas

01_28.indd 1-2 1/4/2015 16:38:03

Page 2: Elenco - 5 de abril de 2015

02_27.indd 1-2 1/4/2015 16:36:52

Page 3: Elenco - 5 de abril de 2015

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

EditorGuto [email protected]

SubeditoraMellanieHasimoto

RepórterAlik Menezes

DiagramaçãoAdyel Vieira

Tratamentode imagemAdriano Lima

RevisãoDernando Monteiro

CapaDivulgação

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara,

623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

EditorGuto Oliveiragutocom.br

EditorialNeste deli-

cioso domingo pascal, a revis-ta ELENCO traz para os leitores uma refl exão: qual é o real sen-tido da Páscoa? Para responder à questão, con-versamos com o arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, a empresária Eliane Schneider e a vereadora Glória Carrate, que fala-ram da celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

O talento da arquiteta Maria Helena Gesta é reconhecido. Ela, que já apareceu por aqui mos-trando seu incrível closet, agora alça voos no Rio de Janeiro, onde é referência no seu estilo moderno e despojado de decorar. Na seção Decor, a profi ssional destaca os pontos importantes na hora de decorar um ambiente, como equilí-brio, e a busca por soluções alter-nativas para situações de confl ito de ideias, sem comprometer a harmonia do espaço.

Por fi m, para arrematar esse dia, a novidade da Yogu Mania: as deli-ciosas paletas mexicanas, mas com opções fi t para quem curte um doce, mas não quer fugir da dieta.

Feliz Páscoa e boa leitura!

Colaboradores: Selma Reis e Marcelo Guilherme

editorial# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015Elenco #destaque da tv(26)

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

Cãolinária ensina receitas criativas e diferentes para o seu pet, inclusive um ovo de Páscoa para seu bichinho.

Mellanie Hasimoto

17|PET

6| BOA MESASelma Reis destaca um dos pratos mais consumidos durante a Páscoa, a tradicional bacalhoada é uma otima pedida!

,

As paletas são típicas dos mexicanos e há alguns meses estão conquistando os brasilei-ros. São sorvetes mais elabo-rados na forma de picolé e se destacam por serem produzidos a partir de frutas frescas

A chapa vai esquentarNa próxima quinta-feira, dia

09 de abril, logo depois de “Babilônia”, a Globo estreia o seriado “Chapa Quente”, cujo

texto é assinado por Claudio Paiva.O humorístico tem como cenário

a cidade de São Gonçalo e pretende contar a saga de Marlene (Ingrid Gui-marães), a dona de um salão de beleza que é casada com Genésio (Leandro Hassum) e ainda administra os “pitis” do cabeleireiro Fran (Tiago Abravanel) e da manicure Josy (Renata Gaspar).

Nesse pedaço da região metropo-litana do Rio de Janeiro acontece a “Chapa Quente” e quando tudo está prestes a derreter, é Marlene quem segura às pontas. A dona do salão de beleza conta com a ajuda do fi el escudeiro, o cabeleireiro e ex-namorado, Fran e da manicure Josy (Renata Gaspar). A empresária corta um dobrado com a dupla. Fran vive com a cabeça no passado e não se conforma por ter voltado para São Gonçalo após ter cuidado do visual das famosas nos inesquecíveis tempos em que trabalhou na Globo e dos quais se vangloria até hoje. Já Josy tem o “dedo podre” para relacionamentos e vive às voltas com seus afetos.

Apesar dos percalços, Marlene tem

A partir do dia 9, a Globo passará a exibir o humorístico “Chapa Quente”, logo depois de “Babilônia”

4|IN

DIC

A

REN

ATO

RO

CHA

MIR

AN

DA

/RG

12|E

SPEC

IAL

FOTO

S: D

IVU

LGA

ÇÃ

O

uma vida feliz. Ela é casada com Ge-nésio, um desempregado profi ssional e boa praça, apaixonado pela mulher. Genésio bate ponto no bar da Creuza (Ana Baird), que trata o malandro a pão-de-ló e avisa: se Marlene não o quiser, ela garante casa, comida e roupa lavada.

O sargento Bigode (Lúcio Mauro Filho) não quer confusão na sua área, mas ele mesmo causa uma série de problemas quando se envolve com Josy, noiva de ninguém menos que Godzila (Paulo Américo), chefe do tráfi co na região que, apesar de estar cumprindo pena, continua dominando os bandidos do local. Perto de Bigode, Noronha (Eduardo Estrela), seu subordinado, poderia ser considerado um ingênuo. Ele admira seu superior a quem segue as ordens como um cão fi el. Noronha sequer completou o Supletivo, mas tem mania de corrigir o sargento, o que sempre acaba em bronca.

Assim como Marlene, que tem Fran como seu parceiro, e Bigode que tem Noronha, Genésio conta com Marreta (Paulinho Serra) para os seus quase sempre desajeitados planos de desco-lar uma graninha. Mas sempre agem dentro da lei; não são bandidos.

Como o próprio nome diz, o calor dará o tom na história de “Chapa Quente” e ganha mais evidência com o trabalho das equipes de produção de arte e cenografi a. Para representar a elevada sensação térmica na qual os personagens vivem, nas cenas eles usarão muitos leques e sombrinhas e mais uma enorme propaganda de água mineral estampa o outodoor da cidade cenográfi ca do seriado. Os moradores dessa São Gonçalo fi ctícia contarão com mega termômetro que sempre mostrará a temperatura que embala a história.

A equipe de produção de “Chapa Quente” não economizou na criativi-

dade e não é só a realidade quente da cidade que fi ca em destaque. Para trazer realismo e marcar a passagem dos anos nas construções de São Gonçalo, foram projetados prédios, portas e gavetas fora do prumo na cidade cenográfi ca. A área conta com um sobrado antigo onde fi ca insta-lado o salão de Marlene, o bar de Creuza e estabelecimentos comuns em São Gonçalo, como vilas, prédios públicos, armazéns, casas do Século XIX, além de fábricas. Pelas ruas da cidade cenográfi ca estão espalhados cartazes de propaganda de serviço de advocacia, cursinho de inglês e até ajuda espiritual.

Para dar mais realidade ao salão de Marlene foram garimpados em salões de beleza do subúrbio carioca, objetos como garrafa térmica e tabela de preços, além de itens de decoração, como uma fonte. Ainda foram criados cartazes com a propaganda de trata-mentos capilares e embalagens de es-maltes, shampoos e condicionadores. Tons de verde, laranja e bege dão cor ao cenário, de 200 metros quadrados. No Bar da Creuza, a informalidade e o improviso são marcados pela falta de padronização: diferentes tipos de louça e toalhas de mesa compõem o ambiente, pintado em cores quentes como vinho, rosa e tijolo.

A intenção é prender a atenção do telespectador em meio a tantas ofertas das emissoras abertas e dos canais pagos.

O elenco de “Chapa Quente”: Paulinho Serra,

Tiago Abravanel, Renata Gaspar,

Ingrid Guimarães, Leandro Hassum

No calendário cristão, a Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre na primavera.

03_26.indd 1-2 1/4/2015 21:44:05

Page 4: Elenco - 5 de abril de 2015

Independente se é inverno ou verão, o Amazonas é um estado de eleva-das temperaturas. O que fazer para

tentar amenizar a sensação de calor? Diante dessa pergunta, é quase im-possível não pensar em degustar algo refrescante. Já ouviu falar das paletas mexicanas? Elas estão fazendo um verdadeiro sucesso por aqui!

Essas delícias têm conquistado tan-to os amazonenses, que empresários estão investindo em novos sabores e em novos pontos de vendas. Segundo a empresária Mariana de Verçosa, proprietária da Yogu Mania, não é porque se trata de uma sobremesa que a geração saúde não pode se deliciar com os mais de 30 sabores disponíveis de paletas.

“Hoje nós temos mais de 30 sabo-res. Pensamos até na geração fit e nas pessoas que não podem comer doces. Temos paletas de whey com chocolate para as pessoas que malham e não comem qualquer alimento, e nos preocupamos, também, em fazer algo

A Yogu Mania oferece as deliciosas paletas mexicanas para todos os gostos

mania!Paletapara as pessoas que não podem ingerir açúcar – as paletas diet”, diz.

Entre os sabores que fazem mais sucesso estão o de creme de cupuaçu, de morango com leite condensado, chocolate com brigadeiro de colher, leite ninho trufado, Romeu e Julieta (queijo mascarpone e goiabada), me-lancia, whey com chocolate, whey com pasta de amendoim, diet de salada de frutas e o detox.

Ficou com vontade? Pois você pode encontrar essas delícias no quiosque da Yogu Mania do Amazonas Shopping. A partir do dia 15 de abril haverá outro quiosque no Manauara Shopping. “Esse ano vamos ampliar ainda mais os nos-sos pontos de vendas, teremos mais dois quiosques e vamos fazer parcerias para chegar estar a restaurantes e lojas de conveniência. Nossa produção hoje é de 800 paletas por dia”.

Origem As paletas são uma sobremesa típi-

ca dos mexicanos e há alguns meses está conquistando os brasileiros. São sorvetes mais elaborados na forma de picolé e se destacam por serem produ-zidos, principalmente, a partir de frutas frescas. Essa delícia surgiu em 1930, em Tocumbo, no México e, desde não demorou muito a se tornar a sobremesa mais procurada pelos hermanos.

ALIK MENEZESEquipe EM TEMPO

Sabores dife-rentes para a turma fit

também estão disponíveis na

Yogu Mania

ligado nas novelas# (25)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 1 de junho de 2014Elenco (4) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 1 de junho de 2014#indica

ligados nas novelas# Elenco (25)Elenco #indica(4) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de abril de 2015

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

21h20, na Globo Segunda Vinícius pede que Regina o deixe se expli-

car. Rafael encontra o endereço de Lauro e Teresa fica apreensiva. Paula decide alugar um apartamento no Leme. Karen convoca Luís Fernando para voltar para casa e Norberto comemora.

Terça Murilo e Alice discutem. Paula não con-

segue contar para Tadeu que alugará um apartamento. Estela incentiva Teresa a mandar um convite de casamento para Lauro. Vinícius discute com Cris. Inês hu-milha Alice.

Quarta Diogo se incomoda com a aproximação

de Beatriz. Inês conversa com Evandro. Regina reclama da presença de Inês no evento e Beatriz consegue manipulá-la. Luís Fernando convence Carlos Alberto a marcar um horário para conversar com ele.

Quinta Beatriz discute com Inês. Diogo conta

para Ivan sobre o assédio de Beatriz. Ta-deu tira satisfações com Paula sobre seu desejo de se mudar. Cilene pede emprego no salão de Ivete. Estela incentiva Rafael a procurar Laís.

Sexta Beatriz seduz Diogo. Rafael marca um

encontro com Laís. Tadeu finge gostar da camisa que ganha de Paula. Diogo teme perder seu patrocínio. Valeska provoca Regina. Estela flagra uma discussão entre Teresa e Ubaldo.

Sábado Paula vê Wolnei com a camisa que deu

para Tadeu e fica chateada. Estela conversa com Beatriz sobre Inês. Rafael fala com Laís pelo computador. Valeska e Paula brigam no bar e Tadeu é obrigado a fechar seu estabelecimento antes da hora.

19h45, no SBTSegunda Junior diz que não confia em Fer-

nando e quer que Andreia refaça os exames com outro médico e outro laboratório. Andreia diz que não quer fazer tudo isso novamente. Junior acha estranho, mas responde que ela não possui opção.

Terça Gabriela diz que irá cuidar de Ma-

ria e protegê-la. Maria diz que ela é tão boa quanto o fantasma (que é a maneira carinhosa com que a menina se refere a Miguel). Fernando diz para Andreia que está preocupado que seja descoberta a mentira dos dois sobre o estado clínico dela.

Quarta As meninas notam que Maria sumiu.

A pequena passou a noite com a bo-neca Laura nos túneis do orfanato. Cintia é comunicada que Maria sumiu. Maria Cecília lembra de momentos românticos com Tobias e decide ir resolver essa situação.

Quinta Marian entra para o Grêmio da

escola com os meninos encrenqueiros. Gabriela conversa com Miguel, que desliga o telefone com os policiais entrando na cela dele. Os policias dizem ter recebido uma denúncia de que um telefone entrou no local.

Sexta Teca janta com Sabrina no Café

Boutique. A menina pergunta por que ela foi embora e lhe abandonou sozi-nha, com o pai. A mulher explica que tinha uma carreira pela frente e que não estava preparada para ser uma boa mãe.

Sábado Não há exibição.

18h na GloboSegunda Vinícius apresenta o projeto de Irene

em seu lugar. Marina mostra uma foto antiga de Miguel para ele. Irene des-cobre o golpe de Vinícius e o expulsa de sua casa. Júlia discute com Edgard para jantar com seus irmãos.

Terça Miguel conta para Lauro que conheceu

Pedro. Marlene exige que Bernardo confes-se para Marta que pegou o dinheiro do bufê. Miguel não percebe quando deixa cair sob a mesa o origami em papel que fez.

Quarta Pedro apresenta Taís para Júlia, que fica

desconcertada. Vicente tenta ser gentil com Taís. Marlene descobre uma mentira de Durval e fica intrigada. Durval compra um presente para Bernardo.

Quinta Miguel foge de Lígia. Lígia encontra o

origami de Miguel e fica intrigada. Pedro e Taís falam com Marlene sobre a viagem de Bernardo. Guida apoia Elisa. Irene pensa em adotar o bebê de uma funcionária de sua empresa.

Sexta Pedro convida João/Miguel para assistir,

com ele e Bernardo, a uma fita com a entrevista de seu pai biológico. Irene co-menta com Lígia que pensou em adotar o bebê de uma funcionária de sua empresa. Edgard comemora a possibilidade de Júlia estar grávida.

Sábado A fita com a entrevista se rasga e João/

Miguel se oferece para consertá-la. Irene fala com Diana sobre a vontade de adotar o filho que ela espera, mas se arrepende. Miguel tem um pesadelo com Lígia. Pedro leva Bernardo para passear.

19h15, na GloboSegunda Laura pede ajuda a Gustavo para se ver

livre das chantagens de Marcos. Ricardo recebe o atestado de óbito de Aparecida dos Santos. Fernando revela a Scarlett que a reconheceu mesmo em seu disfarce de Cidinha.

Terça Ricardo questiona Scarlett sobre sua

verdadeira identidade e a moça inventa que está sob proteção por ter testemunhado um crime. Samantha avisa a Marieta que foi Kitty quem roubou suas joias.

Quarta Scarlett afirma a Adriana que se perder

sua herança a colocará na cadeia. Manuel obriga Bélgica a trabalhar como faxineira na lanchonete no lugar de Cidinha. Azeitona pega uma cápsula do remédio de Úrsula e descobre que está vazia.

Quinta Kitty sugere à Adriana e Úrsula que re-

velem de imediato para a jornalista, caso uma delas seja a mãe de Laura. Adriana e Úrsula demonstram saber sobre o passado de Laura. Meire proíbe Dirce de sair para ir ao jantar na casa de Afeganistão.

Sexta Gustavo garante à Kitty que ela só viajará

com ele. Kitty finge não conhecer Gustavo e embarca sem ele. Salvador incorpora Afeganistão e faz com que Dirce brigue com ele. Afeganistão não entende por que Dirce lhe pede que nunca mais apareça em sua vida.

SábadoMeire conta para Castilho que acredita

ter conseguido afastar Dirce de Afega-nistão. Caíque beija Laura. Laura avisa a Marcos que já sabe quem é sua mãe. Samantha sonha com o sultão.

MALHAÇÃO - 17h25, na GloboDuca explica para Karina que esta

à procura de provas contra Lobão. Henrique decide não esperar Jade, e Lucrécia se desculpa com os convidados. Duca fotografa docu-mentos da Khan. Jade confessa para Lucrécia que estava com Cobra, e é duramente repreendida pela mãe. Heideguer afirma a Henrique que irá lhe revelar os verdadeiros negócios da família. Karina discute com Nat. Henrique dispensa Jade.

João tem uma crise de pânico ao gravar seu comercial para TV e René o apoia.

Sol garante que ajudará Karina a reconquistar Pedro. Gael se sur-preende com o resultado do exame de DNA, sem saber que Lobão o falsificou novamente. João faz su-cesso entre as garotas durante a gravação de seu comercial e Bianca observa o menino. Lucrécia é rude com Jade e confessa a Edgard que tem medo de não resistir à

cirurgia e deixar sua filha sozinha. Sol, Nando e a Galera da Ribalta preparam Karina para cantar para Pedro. Thawick avisa Lobão sobre a presença de Nat na vizinhança e Cobra repreende o colega.

Lobão pressiona Thawick e per-gunta onde está Cobra. Cobra vai até a casa de Duca e Dalva. Pedro suspeita do comportamento dos in-tegrantes da Galera da Ribalta. Lo-bão trama contra Nat, mas Karina acaba interrompendo os planos.

04_25.indd 1-2 1/4/2015 21:47:34

Page 5: Elenco - 5 de abril de 2015

FOTO

S: D

IVU

LGA

ÇÃO

Elenco #celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

(5)indica# Elenco AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

Festa surpresaJuliana Paes ganhou uma fes-

ta surpresa de seus familiares em comemoração aos seus 36 anos de idade. Tudo foi organi-zado pelos familiares e amigos íntimos da atriz que fi cou muito comovida como gesto.

Cantor no hospitalGusttavo Lima precisou de

cuidados hospitalares após sentir-se mal devido a proble-mas gastrointestinais. O can-tor passou por alguns exames e, mesmo estando ainda sob cuidados médicos, o seu es-tado de saúde é considerado satisfatório.

BaléFátima Bernardes dedica

alguns momentos de folga à dança praticando balé. Vale lembrar que ela é formada nesta arte e em determinada fase de sua vida, chegou a dar aulas.

A dita frase“Ela não sabe, mas quando

olhei para ela pela primeira vez, eu já sabia que ela era a mulher da minha vida”. Pala-vras do ator e apresentador Rodrigo Hilbert, sobre Fer-nanda Lima, sua mulher com quem tem dois filhos.

Longe dos folhetinsWagner Moura teria dito

que não pretende retornar aos folhetins e que a intenção é dedicar-se ao cinema, não somente como ator, mas tam-bém na produção e direção. E está dito.

Haja fôlego!Quem convive com Bianca

Rinaldi conta que a atriz se-gue uma dieta sem glúten e sem lactose, faz musculação e exercícios diários. Assim, aos 40 anos de idade, ela exibe forma física invejável.

Ninguém escapaDias atrás, Klebber Toledo

desembarcou em São Paulo e, enquanto era assediado por fãs, teve a sua carteira furtada; a mesma estava no bolso tra-seiro de sua calça. O ator fi cou sem documentos, dinheiro e cartões. Ele solicitou que o la-drão devolva os documentos na sessão de “Achados e Perdidos” do aeroporto porque embarca-rá nos próximos dias para a África onde tem compromissos com o teatro e não terá tempo para conseguir a segunda via dos mesmos. Que tristeza!

REN

ATO

RO

CHA

MIR

AN

DA/

RG

Garoto tatuadoFalando ainda da novela “I Love

Paraisópolis”, Caio Castro aparecerá na pele de Greco, o todo poderoso da comunidade que comanda tudo e todos com mão de ferro em Paraisópolis. O destaque fi ca por conta do visual do personagem todo marcado por tatua-gens, sendo que a maioria o ator tem em seu corpo na vida real. Ele também carrega colares e pulseiras pesadas.

Ela incorpora a personagem

Quem convive nos bastidores de “Babilônia” conta que Juliana Alves chega ao camarim, coloca as roupas da personagem, faz a maquiagem e praticamente incorpora a periguete Valeska (foto). Mesmo nos intervalos das gravações, a atriz continua a falar e gesticular como sua personagem.

Bom moçoThiago Rodrigues, o Luís de

“Sete Vidas”, pediu a palavra e explicou que não é verdadeira a fama de “bad boy” que ele ganhou durante a crise no casamento com a apresentadora Cristiane Dias. E mais, o ator conta que ele e sua família sofreram muito por causa dos boatos maldosos a seu respeito.

Um romance que promete

O ator Felipe Camargo está reserva-do para a novela “Além do Tempo”, que vem sendo escrita por Elizabeth Jhin. Nesta nova produção, o ator fará par romântico com Ana Beatriz Nogueira e eles enfrentarão inúmeros obstáculos para concretizarem o seu amor.

ESTE

VAM

AVE

LLA

R/RG

CYN

THIA

SA

LLES

/RG

ZÉ P

AU

LO C

ARD

EAL/

RG

05_24.indd 1-2 1/4/2015 21:52:50

Page 6: Elenco - 5 de abril de 2015

Páscoa e PessachEu tenho a honra de comemorar

a Páscoa cristã, nossa festa religiosa mais importante, e,

na mesma época, geralmente, o Pes-sach, ou a “passagem”, uma também importante data do judaísmo quando comemoram por terem deixado de serem escravos. Eu sou católica, mas meus fi lhos são Levy, da tribo dos Le-vitas, e carregam uma herança muito bonita dentro de sua religião.

Como todos sabem Jesus, nosso Mes-sias e salvador, era judeu e o que nos difere, especifi camente, enquanto fé é o fato de que os judeus ainda esperam pelo Mashiach ou Messias.

O catolicismo, como sabem, nasceu do judaísmo e gostaria de relembrar o sentido dessas duas datas.

A Páscoa significa passagem. É a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a ressureição de Jesus Cristo. A Páscoa está inserida na Semana Santa, onde na “Sexta Feira Santa” é celebrada a crucificação de Jesus, e no “Do-mingo de Páscoa” se celebra a Res-surreição e sua primeira aparição para os seus discípulos.

Para explicar o signifi cado do Pes-sach, pedi a minha fi lha Renata e ela me respondeu com uma parte de um seder (ordem) dessa época:

“Este é o pão da pobreza que nossos antepassados comeram na terra do Egito. Quem tem fome que venha e coma. Todo necessitado que venha e festeje o seder de Pessach.

Este ano estamos aqui, no ano que vem, na terra de Israel. Este ano, somos escravos, no ano que vem, seremos homens livres...”

Para os judeus, a Páscoa (Pessa-ch) é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu, do cativeiro no Egito. As festividades começavam na tarde do dia 14 do mês lunar de Nisan. Era servida uma refeição semelhante a que os hebreus fizeram ao sair apressadamente do Egito.

Os católicos não comem carne vermelha e jejuam nessa época. Nos últimos anos, em virtude da dificuldade de acharem peixes, o Papa liberou o consumo de aves nessa época. No Domingo de Páscoa, celebra-se a ressurreição com um grande almoço em família.

Os judeus nesse período não comem 5 tipos de cereais: trigo, cevada, spelt, centeio e aveia, pois possuem a capa-cidade de fermentar imediatamente ao entrar em contato com a água, isso porque ao saírem do Egito às pressas, não puderam esperar o pão fermentar. Nessa época, os judeus revivem essa data da mesma forma que seus ante-passados, tendo como exceção um pao ázimo de nome matzah, que é feito de cereal e água e tem que ser preparado em no máximo 18 minutos.

Vou homenagear a todos com duas receitas típicas das duas religiões.

Feliz Páscoa!

O mel possui pro-priedades antioxi-dantes e por isso

ajuda a combater o envelhecimento

estética# Elenco (23)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015(6) Elenco #boa mesa(6) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de abril de 2015

SELMA REISEquipe EM TEMPO

06_23.indd 1-2 1/4/2015 22:02:36

Page 7: Elenco - 5 de abril de 2015

Elenco #estética(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

(7)boa mesa# ElencoAMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

BacalhoadaIngredientes:2kg de bacalhau dessalgado1kg de batata descascada1kg de tomate maduro fatiado2 cebolas fatiadas2 pimentões verdes fatiados1 xícara (chá) de azeitonas pretas inteiras2 ovos cozidos e fatiados1/2 xícara (chá) de azeite2 colheres (chá) de orégano1 maço de couveAzeite de oliva para untar

Modo de Preparo:Cozinhe o bacalhau e as batatas em bastante água até amaciar.Escorra, fatie as batatas em um refratário untado com azeite de oliva, intercale camadas de batatas, de bacalhau, de tomate, de cebola, de pimentão e de azeitonas.Decore com o ovo cozido, regue com 1/2 xícara (chá) do azeite, espalhe o orégano, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos.Retire o papel e asse por mais 10 minutos.Em uma panela com água fervendo, coloque a couve e cozinhe por 3 minutos, esprema formando trouxinhas para retirar o excesso de água e reserve.Coloque as trouxinhas de couve no meio da bacalhoada e sirva.Serve 08 pessoas.

KNEIDALECH ou SOPA DE MATZO BALLReceita de Breno Lerner

Ingredientes:2 ovos separados ¼ xícara d´água com gás 8 a 12 col. sopa de farinha de matzá 2 col. sopa de óleo Sal.

Modo de Preparo:Bata as claras em neve e reserve. Misture a água, óleo e as gemas. Coloque depois, sem parar de bater, a farinha de matzá , o óleo em fi o e o sal. Misture delicadamente com as claras batidas. Deixe descansar na geladeira por 30 min. Com as mãos molhadas faça bolinhas e cozinhe-as em caldo de galinha aproximadamente 20 min até subirem a superfície.

Para incrementar:Cenoura & DillAcrescente à receita básica 1 cenoura ralada bem fi no e 2 col. chá de dill (endro) bem picadinho. New York Deli Acrescente à receita básica 2 fígados de galinha fritos e bem batidos e ¼ de cebola bem batida e frite até escurecer. Com Ervas Acrescente à receita básica 1 col. chá de salsinha e 1 col. chá de tomilho, ambos bem batidos. À Oriental Acrescente à receita básica ¼ col. chá de noz moscada ralada e 1 col. chá de gengibre em pó.À HúngaraDeixe 10 ameixas secas sem caroço de molho em água morna por 1 hora. Pique-as muito bem, quase transformando-as em pasta. Faça as bolinhas com a receita básica e achate-as. Coloque um pouco da pasta de ameixas no centro e refaça as bolinhas.

O mel possui pro-priedades antioxi-dantes e por isso

ajuda a combater o envelhecimento

Quem costuma cuidar da pele o ano inteiro, não precisa se preocupar com as mudanças da estação porque faça chuva, faça sol; faça

calor ou faça frio, a pele sempre está protegida, mas é inegável que quando a temperatura começa a baixar, a pele do rosto e do corpo também muda de textura e a tendência é o ressecamento.

Quando as temperaturas começam a baixar, é tempo também de começar a pensar nos trata-mentos maravilhosos à base de ácidos os quais não são recomendados serem feitos no verão.

Sabem aqueles peelings maravilhosos que dão a maior renovada na pele e na produção de colágeno? Pois então, a hora é agora. E falando em melhorar a pele, outra dica são as aplicações de ácido retinóico que estimulam a renovação celular, não só do rosto, mas de outras partes do corpo tais como cotovelos, joelhos e calcanhares, mas sempre procure a orientação de um profissional competente.

Cuidar da saúde da pele é essencial. O primeiro passo é usar sabonetes à base de glicerina e com componentes hidratantes. Na hora de lavar o rosto, prefi ra fazê-lo em água fria, pois a água quente retira a oleosidade natural da pele.

Um bom creme hidratante, preferencialmente que tenha protetor solar (no mínimo FPS 15) deve ser aplicado, e reaplicado, diariamente. Para os lábios existem cremes específi cos, também com FPS, e ainda a boa e velha amiga manteiga de cacau. As mulheres contam com outro poderoso aliado que são os batons, atualmente muitos deles são acrescidos de ingredientes rejuvenescedores e altamente hidratantes.

E falando na temperatura da água do banho, é natural que se procure banhos bem quentes, mas estes ajudam a ressecar a pele do corpo. Como ninguém é de ferro e os banhos mornos estão fora de cogitação, quando o tempo começa a esfriar, a saída é caprichar na hidratação do

corpo todo.Durante o sono a pele descansa, antes de dormir

é preciso limpar bem o rosto, aplicar um tônico e um creme nutritivo principalmente na área dos olhos. Estas medidas simples também fornecem uma proteção contra os malefícios do inverno.

As receitinhas caseiras sempre agradam e costumam fazer sucesso. Quando o assunto é hidratação, o mel está quase que no topo da lista há milhares de anos.

Dica interessante, misture mel e óleo de amên-doas em igual proporção e guarde num recipiente fechado. Aplique nos cotovelos, mãos e pés.

Peles oleosas ou normais podem ser tratadas com a mistura de mel e leite, inclusive pode ser aplicado no pescoço.

Um excelente relaxante para a pele seca é a mistura de mel, iogurte natural e óleo de amên-doas. Deve ser aplicado no rosto, pescoço e nas mãos, deixar agir durante alguns minutos e lavar com água morna.

Para tonifi car, bater no liquidifi cador mel e maçã e depois aplicar no rosto, retirando com água fria depois de alguns minutos.

Mesmo que a pele seja oleosa, ela precisa ser hidratada. Neste caso, prefira os géis ou produtos isentos de óleo, específicos para este tipo de pele.

A mesma atenção dispensada ao rosto deve ser data à região do pescoço e colo.

Outra dica, inclua mel no seu café da manhã, com moderação, pois é calórico. Basta 1 colher (chá) e fará um bem enorme ao seu organismo. O seu rosto agradecerá.

Independente da estação do ano, um bom creme hidratante, preferencialmente que tenha protetor, solar deve ser aplicado e reaplicado diariamente

Garantindo a hidratação e beleza da pele

07_22.indd 1-2 1/4/2015 22:00:00

Page 8: Elenco - 5 de abril de 2015

A amazonense Maria Helena Gesta ganha destaque por fazer uma arquitetura despojada e moderna

Design descontraído

Que a decoração é uma arte ninguém tem dúvidas. A or-namentação de um aparta-

mento, por exemplo, diz muito so-bre a personalidade e gosto dos proprietários, é uma tarefa difícil organizar tudo de forma que não fi que um ambiente pesado. Agora imagina utilizar itens que remetem à infância como bonecas, almofadas emojis e personagens de conto de fadas? Pois é, esse estilo tem ganhado destaque nos últimos meses.

A arquiteta amazonense Maria Hele-na Gesta, que mora no Rio de Janeiro, onde está se especializando em Design de Interiores, no Instituto Europeo di Design, aproveitou a cobertura no bair-ro Botafogo e deixou a criatividade fl uir. Ela aderiu a decoração lúdica. O apartamento, segundo ela, é o labora-tório onde a criatividade emerge.

Mas, segundo Maria Helena, é pre-ciso ter alguns cuidados na hora de decorar alguns ambientes. Em entrevista a ELENCO, a arquiteta esclarece algumas dúvidas e fala sobre a sua profissão.

Quais os ambientes que podem se adequar a esse tipo de deco-ração?

Maria Helena Gesta: Qualquer am-biente pode ser decorado seguindo a tendência da arquitetura lúdica. É uma decoração feita de detalhes, inspirada no mundo infantil, com muitas cores, incorporando-se ao espaço objetos que remetam a infância.

Qual o cuidado devemos ter ao aderir a esse estilo?

MG: O principal cuidado é o de não exagerar e colocar todas as tendências desse estilo em um único ambiente e acabar deixando o lugar com aspecto temático ou infantil.

Qual o ambiente mais ousado que você decorou?

MG: Meu apartamento no Rio de Janeiro. Por ser um projeto pessoal, fi quei livre para fazer o que gostaria, sem restrições.

Para uma pessoa solteira é mais fácil decorar porque depende ape-nas do seu gosto, mas e no caso de casais, como entrar em um acordo e a decoração não fi car pesada?

MG: O ideal é procurar fazer um equilíbrio dos gostos de cada um, buscar pontos em comum e soluções alternativas para situações de confl ito de ideias, sem comprometer a harmo-nia do espaço.

Qual a aceitação dessa tendên-cia? Em quais estados o estilo já é mais usado?

MG: Tem uma ótima aceitação em todos os lugares, principalmente por ter formas de adequar aos espaços. A arquiteta Maria Helena Gesta surpreende com sua inspiração temática

ALIK MENEZESEquipe EM TEMPO

Depois de escalar o Cabo da Boa Esperança e experimentar a estranha sensação de estar de frente com a His-tória, retorna-se pelas praias do Atlân-tico, alcançando a Cidade do Cabo pela magnífi ca Chapman’s Peak Drive, uma estradinha entalhada em grandes rochas que despencam no mar.

Outra grande opção é uma visita à região dos vinhedos. As cidades-chave deste roteiro são Paarl e Stellenbosh, que é a segunda mais antiga do país e tem o maior acervo de casario em estilo Cape-dutch de toda a África. Provando os vinhos nas propriedades centenárias, ou comendo nos intermináveis bons res-taurantes da área, o turista vai ter a certeza de que a África do Tarzan não passa de fi cção.

Se o visitante dispõe de tempo e quiser mesmo conhecer a África, deve seguir na direção mais a leste, pela Rota Jardim. Neste trajeto fi cam o semiárido Vale do Pequeno Karoo, onde moram dezenas de milhares de avestruzes; as Cavernas Cango; e principalmente o belo litoral do Oceano Índico.

Nem pense que as praias são de-sertas, ao contrário. Jeff rey’s Bay, Knysna e Plettenberg Bay são resorts equipados com uma infraestrutura que pode ser comparada com os melhores hotéis do mundo, rodeados de belos parques nacionais, como o Tsitsikama, paraíso do trekking.

Tanta modernidade é interessante, mas ir à África e não participar de nenhum

safári ecológico não tem graça. Assim, é preciso reservar pelo menos dois dias para a empreitada e o lugar ideal é o Krugger Park, que fi ca na fronteira com Moçambique e tem mais ou menos o ta-manho do Estado de Israel. Ali vivem mais de 110 mil mamíferos, de 290 espécies, entre eles o leão, leopardo, rinoceronte, hipopótamo e búfalo.

Fazer um safári moderno, isto é sem armas, é extremamente excitante. O visi-tante percorre de carro a imensa região de campos e arbustos e diversão é procurar os animais que também parecem se diver-tir com o jogo de esconde-esconde.

Uma regra de ouro: jamais sair de dentro do carro e trafegar a 50 quilômetros por hora. Assim o visitante não corre o risco de ser devorado e tampouco atropela nenhum morador local.

A Cidade do Cabo também é a cidade do artesanato, feras em miniaturas e artigos com aparência exótica. As gi-rafas de madeira são as campeãs na preferência dos turistas, assim como os ovos de avestruz pintados e os objetos de arames que podem ser encontrados nos bairros negros.

Para quem pode, a África é o lugar do ouro e do diamante; e para quem pode um pouco menos, pode se deliciar com as pedras semipreciosas que são adquiridas a quilo.

Cumpridos estes roteiros, certamen-te o turista vai voltar para seu país de origem com outra impressão. Afi nal a África não é só a selva.

Os resorts são equipa-

dos com uma infraestrutura

que pode ser comparada

com a dos me-lhores hotéis

do mundo

Uma grande opção é uma

visita à região dos vinhedos.

As cidades-chave deste roteiro são

Paarl e Stel-lenbosh

turismo# Elenco (21)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

Elenco #decor(8) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

08_21.indd 1-2 1/4/2015 22:11:44

Page 9: Elenco - 5 de abril de 2015

Qual seu principal desafi o? MG: Cada trabalho é um novo

desafio. Independente do tamanho do projeto, o objetivo é a satisfa-ção completa do cliente, excedendo suas expectativas, e sempre aliando funcionalidade a estética.

Quem são os seus clientes? São jovens? Por que procuram esse tipo de decoração?

MG: Eu tenho os mais variados clientes, de todas as idades. Como arquiteta, meu trabalho é adequar os projetos às necessidades de cada usuário, e não apenas seguir uma tendência específi ca.

Onde você busca inspiração? MG: Tive o privilégio de viajar muito

a vida inteira, de conhecer os mais di-

ferentes lugares e culturas. Sem dúvida, busco inspiração nos ambientes que me surpreendem.

Quais os arquitetos que são ins-pirações para você?

MG: Sou admiradora da geração de arquitetos modernistas, tais como Frank Lloyd Wright, Le Corbusier, Lina Bo Bardi, o insólito Gaudí, e evidente-mente, Oscar Niemayer.

Como foi para você participar de uma matéria do jornal O GLOBO? Você já faz sucesso lá no Rio? Como lhe encontraram?

MG: Fui pega de surpresa. Eles me procuraram depois de receberem uma indicação de que meus projetos se encaixavam no tipo de decoração da matéria que eles estavam fazendo. A criatividade pode ser observada nos detalhes da decoração dos ambientes

Se você está planejando as férias e ainda não sabe bem o seu des-tino, que tal dar uma espiadinha

na África do Sul? Se você gostou da ideia, a primeira providência é passa-porte, lembrando que os brasileiros não necessitam de visto de entrada no país. Depois, deverá ter o Certifi cado Internacional de Vacinação contra a febre amarela e sua viagem vai durar em média oito horas de avião.

A Cidade do Cabo é o ponto de partida para qualquer viagem pela África do Sul. Não só porque o país começou ali, nem apenas porque ela é a mais bonita, mas principalmente porque tudo o que se vê é surpreendente. Nada a ver com savanas, areias, insetos ou feras.

A Cidade do Cabo é um impor-tante centro comercial e industrial; a economia é baseada nos setores de refi nação de petróleo, construção naval, automotivo, têxtil e alimentar. É o segundo maior centro econômico e comercial da África do Sul, fi cando atrás apenas de Johanesburgo.

A Cidade do Cabo é europeia: têm carrões, lugares da moda repletos de lojas, bares e restaurantes sofi s-ticados. A cidade também abriga o Parlamento sul-africano; sendo que

A África do Sul é recheada de belezas naturais e, além disso, dá para degustar vinhos, fazer safáris e comprar diamantes

Pretória é a capital Administrativa e Bloemfontein, a Judiciária.

Uma cidade cheia de ladeiras que é tão bonita visto do norte, quando sobressaem os contornos do morro de topo plano que a sustenta; quanto do cume da Ta-ble Montain, acessível por um bondinho semelhante ao do Pão de Açúcar.

Porém, de nenhum lugar se avis-tam os bairros negros. Como herança do “apartheid”, as principais cidades da África do Sul não apresentam a diversidade de arquitetura que se esperaria de um país de tantos povos. Os bairros negros fi cam longe dos bairros brancos, formando grandes cidades paralelas, como Soweto, a face negra de Johanesburgo, que tem uma população maior, e muito mais espremida, do que a da própria cida-de. A exceção, no caso de Cidade do Cabo, é a presença do colorido bairro malaio nas imediações do centro. É um povoamento antigo, com muitas mes-quitas muçulmanas, de onde cânticos orientais invadem o chá das cinco dos descendentes britânicos.

Para o visitante, existem três progra-mas imperdíveis. Um deles é a inevitá-vel esticada até a Reserva Natural do Cabo da Boa Esperança, jornada para um dia inteiro. É costume ir margeando o Oceano Índico, passando por vilas de pescadores, praias onde pinguins decidiram se instalar e vilarejos onde a pesada arquitetura vitoriana convive com as singelas construções.

Elenco #turismo(20) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015 baby# Elenco baby# Elenco decor# Elenco (9)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de abril de 2015

atrás apenas de Johanesburgo.A Cidade do Cabo é europeia: têm

carrões, lugares da moda repletos de lojas, bares e restaurantes sofi s-ticados. A cidade também abriga o Parlamento sul-africano; sendo que

um dia inteiro. É costume ir margeando o Oceano Índico, passando por vilas um dia inteiro. É costume ir margeando o Oceano Índico, passando por vilas um dia inteiro. É costume ir margeando

de pescadores, praias onde pinguins decidiram se instalar e vilarejos onde a pesada arquitetura vitoriana convive com as singelas construções.

09_20.indd 1-2 1/4/2015 22:14:55

Page 10: Elenco - 5 de abril de 2015

Elenco #seu lar(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

Turismo

Explorando as maravilhas da África do Sul

Cultivando em casaSe você puder, faça uma pequena horta no quintal ou

até mesmo em vasos. A horta caseira, por menor que seja, é sempre um fator de economia no consumo e além do mais você poderá consumir verduras e hortaliças mais saudáveis, livres dos agrotóxicos.

Escolhendo as frutasAs frutas também devem ser muito bem escolhidas,

pois são ricas em vitaminas e minerais, devendo ser consumidas com casca e sementes, sempre que possível. Compre frutas só da época. Frutas fora da época geralmente são mais caras e não apresentam qualidade tão boa. Não compre frutas que estejam muito verdes ou muito maduras. Observe se a fruta não está amassada ou com coloração artificial. Observe muito bem as frutas compradas em caixa, pois geralmente as de cima são boas e as de baixo nem sempre estão em bom estado. Prefira as frutas que você possa escolher e lave muito bem as frutas antes de consumi-las.

Ao descascar as frutasQuando descascar uma fruta, retire o mínimo

possível de casca para evitar perda de subs-tâncias nutritivas.

Para amadurecer as frutasPara acelerar o amadurecimento de frutas você

pode embrulhá-las em jornal, longe do sol.

Para guardas as frutasNunca guarde frutas em sacolas plásticas,

as frutas precisam de oxigênio e, se forem guardadas dessa forma, acabam perdendo sabor e nutrientes.

Suco de abacaxiFaça um suco de abacaxi diferente: corte

as cascas da fruta, coloque em um litro de água e bata no liquidificador. Depois, peneire e adoce a gosto.

CaquiPara que o caqui amadureça mais depressa,

pingue uma gota de vinagre no lugar onde estava o cabo e embrulhe em um papel.

LimãoPara conseguir muito mais suco de limão,

mergulhe-o em água quente por 15 minutos antes de espremê-lo.

Frutas madurasQuando as frutas estão maduras, é convenien-

te guardá-las na geladeira (exceto as bananas) ou em um lugar escuro com temperatura média, para evitar que elas apodreçam rapidamente.

Banana na salada de frutasAo fazer salada de frutas, para que a banana

não escureça, regue-a com suco de limão antes de colocá-la junto com as demais frutas.

Hortaliças são muito saudáveis

As hortaliças são importantes para o bom funcionamento do organismo e contêm grande quan-tidade de vitaminas e minerais.

Reaproveitamento Lembre-se de armazenar a água usada para lavar

as hortaliças; pode ser aproveitada para a limpeza da cozinha, no banheiro e outros fins.

10_19.indd 1-2 1/4/2015 22:16:28

Page 11: Elenco - 5 de abril de 2015

Elenco #baby(18) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015 variedades# Elenco (11)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de abril de 2015

Com a correria do dia-a-dia muitas mães não têm tempo de voltar a fazer

uma atividade física logo após o nascimento do bebê. Porém, o que elas não sabem é que isso é possível, pois existem vários métodos e exercícios para ma-mães e bebês. Um deles é o Baby Pilates, em que fortalece a musculatura das mães e ajuda no laço com o bebê.

“A proposta do Baby Pilates é ajudar as mães a recuperarem a boa forma física, auto estima, estimula vinculo amoroso com

o bebê, e o mais importante, o bebê ter contato com a prática de exercícios físicos já na pri-meira infância”, afirma Patrícia Bueno, diretora do Studio Pila-tes Patrícia Bueno.

Os benefícios dessa modalidade são a estimulação do vínculo entre a mãe e o bebê, melhora da pos-tura, recuperação dos músculos do assoalho pélvico e abdominais, aumento da flexibilidade, tônus e força muscular, retorno mais rápi-do a forma física, interação com o bebê e trazer o bem-estar e re-laxamento, estimula a flexibilidade natural, além do desenvolvimento psicomotor.

A maioria dos exercícios são rea-lizados em dupla, em que a mãe uti-liza o bebê como sobrecarga para

fortalecer todos os grupamentos musculares, e a criança participa com estímulos próprios para sua idade e a aula se torna divertida, uma grande brincadeira.

Segundo Patrícia, o diferencial da aula é que se a mãe precisar parar para amamentar ou por outro motivo, ela poderá fazer isso sem problema algum e depois retornar adaptando aos poucos seu bebê nesse novo ambiente. A aula de Baby Pilates dura uma hora e 15 minutos, termina com massagem baseada na Shantala e os exercí-cios clássicos são feitos em dupla e o melhor: as aulas são uma delicia de serem feitas, o bebê e a mamãe ficam relaxados e juntos podem desfrutar de um momento de lazer.

Mamãe e bebê juntos no PilatesTécnica ajuda a melhorar a forma física das mães e relaxar os bebês

Embalagens encantadoras

Dizem os otimistas que tudo sempre pode ficar melhor, principalmente para aqueles que correm atrás. Na Páscoa,

há sugestões que todo mundo pode aproveitar, seja para dar um toque es-pecial nos presentes da família ou para quem faz chocolate caseiro, que pode agregar valor ao produto oferecendo uma embalagem diferenciada.

Cristina Bottallo, artesã e curadora do Clube de Artesanato, por exemplo, ensina em uma vídeo-aula como fazer uma embalagem para ovos de choco-late que também serve para enfeitar a mesa. Feita com tela, voal decorativo e arrematada com fita, a embalagem lembra uma cenoura, outro elemento que remete à data e dá um tom alegre na decoração. Outra sugestão é como transformar um vidro de conserva em uma cesta de Páscoa usando apenas arame e fita.

Também muito simples de fazer é

embalar os ovos de Páscoa com reta-lhos de tecido e arrematar com laços de fitas. Fitas de cetim decoradas com estampas ou poás também dão um charme todo especial aos pirulitos de chocolate, assim como um laço de fita plissada faz toda diferença para uma barra de chocolate.

Para dar um ar ainda mais sofisticado aos ovos de Páscoa, a artesã Daniella Abdo sugere embalagens com as telas decorativas. E que tal criar um coelhi-nho só com fitas cortadas, dobradas e coladas com cola quente, e finalizar os pacotes de um jeito moderno e dife-rente? Quem ensina a fazer é a artista plástica e artesã Cris Guimarães, que além de fitas usa olhinhos plásticos de bonecos, pompom e tinta para tecido para pintar os bigodes e a boquinha.

Outra dica é de Thelma Moriani, que criou uma sacolinha de feltro que pode ser feita até por quem não tem prática com a costura. As alças são feitas de fitas de voal e cetim que dão leveza ao rústico do feltro.

E, para quem quer fugir do tradicional chocolate ou surpreender o anfitrião do almoço de Páscoa, uma embalagem para vinho, arrematada com um Laço Fácil.

As dicas que podem ser aproveitadas para dar um toque diferente aos ovos de chocolate nesta Páscoa

Os enfeites são simples e podem ser confeccionados por quem quer arrematar os presentes de Páscoa, com materiais que geralmente são encontrados em casa

11_18.indd 1-2 1/4/2015 22:19:37

Page 12: Elenco - 5 de abril de 2015

Tempo de celebrar o amor de Cristo

Datas comemorativas, para boa parte das pessoas, significam dias de descanso, uma oportu-

nidade de ficar em casa ou sair para passear com a família. Para outras, dias como hoje, quando é celebrada a Páscoa, é uma oportunidade de arru-mar emprego temporário e estimular o consumismo. E, quando se fala em Páscoa, é quase automático imaginar ovos de chocolate e eventos com a participação do coelhinho. Mas qual o real sentido dessa data?

Páscoa é a celebração da ressurrei-ção de Jesus Cristo, que morreu crucifi-cado na cruz do Calvário. No calendário cristão, essa data é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre na primavera. Mas com o passar dos anos, o significado real tem sido esquecido.

Para o arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, a Páscoa significa a celebração da vida e do amor. “A Pás-coa é a vida que ressurge. Às vezes, os símbolos pascais, o ovo de chocolate, o coelhinho da páscoa, a refeição pas-cal, começam a nos fazer esquecer os fundamentos, o porquê de tudo isso. É importante que nós recordemos o que é de fato. É a celebração da ressurreição de Jesus Cristo”, observa.

A empresária Eliane Schneider diz que essa data é a mais importante para a comunidade cristã, pois propicia a re-flexão. “A Páscoa é a celebração mais importante da igreja cristã. É uma re-flexão na morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ele ressuscitou para a libertação dos nossos pecados. É a renovação dos sentimentos bons, tempo de perdoar e amar o próximo”, afirma.

A empresária destaca, ainda, a im-portância de reunir a família já que a data dá a possibilidade para que ela possa estar mais próxima dos parentes e amigos para orar e compartilhar boas emoções. “Sempre reúno a família no domingo. É tão bom orar e sentir o amor de Jesus”, completa.

Para a vereadora Glória Carrate, que é “católica desde sempre”, a data possibi-lita um momento de reflexão na forma como as pessoas se relacionam. “Eu sou uma pessoa muito religiosa. Acredito

que é um momento de reflexão. É isso que nós estamos precisando tanto, principalmente para nós que estamos aqui parlamento, uma vez que está maculada a imagem do parlamentar. O real sentido é a ressurreição de Cristo e o amor. Mas, infelizmente, o sentido dessa data tem mudado, as famílias perderam os valores. Acho que é importante refletir sobre os antigos valores e buscar mudar para melhor”, destaca a vereadora.

Curiosidades Os ovos de Páscoa surgiram na In-

glaterra, durante a Idade Média. O rei Eduardo I tinha o costume de banhar

ovos em ouro e presentear seus amigos e aliados durante a época. Os franceses também começaram a fazer ovos de Páscoa de chocolate no século 17.

Sobre o coelhinho de páscoa que en-canta as crianças, existe uma lenda de que uma mulher muito pobre coloriu alguns ovos e escondeu em um ninho com a intenção de dar para os seus filhos de presente no dia da páscoa. Quando os filhos descobriram e acharam os ovos, um grande coelho passou correndo e, então, surgiu a história de que o coelho entregava os ovos. Essa comemoração na Europa teve início com ritos antigos que marcavam o princípio da primavera e o renascimento da natureza.

O arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, fala sobre o real sentido da data

ALIK MENEZESEquipe EM TEMPO

Dom Sérgio Castriani diz que Páscoa significa a celebração da vida e do amor

Glória Carrate acredita na reflexão

(19)pet# Elenco (17)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015Elenco #especial(12) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de abril de 2015

Eles também merecem ovo de PáscoaComida de verdade para um amigo

de verdade. Esta é a proposta da Cãolinária, uma empresa fo-

cada na alimentação natural, conheci-da também como AN, para cães sem restrição alimentar. Depois de fazer sucesso nas redes sociais e com o blog, a empresa acaba de lançar um canal no Youtube, a TV Cãolinária.

Imagine um faro absolutamente pode-roso e degustador, diariamente sujeito à mesma comida, cheiro, textura e sabor. Tedioso, não? Baseada na ideia de de-

senvolver o cardápio prescrito por um veterinário competente e com aval em nutrição animal, nasceu a Cãolinária.

O objetivo do canal é fornecer receitas saudáveis e fáceis para que os amantes de cachorros possam variar o cardápio de seus amigos. Essa variação conta com o apoio de veterinários competentes e com aval em nutrição natural.

As idealizadoras do projeto Fernanda Seiffert (diretora de negócios), Kalu Cor-rêa (marketing) e Renata Ferraz (PetChef) acreditam que cozinhar é uma forma de amar e cuidar e, com esse pensamento, criaram receitas que incluem, por exemplo, aveia integral, canela, maçã, linhaça, entre outros produtos saudáveis. Todos testa-dos pela equipe do projeto e pelos seus pets Canela, Norah, Nina e Lola.

No programa mais recente, a PetChef Renata ensinou como se faz um ovo de Páscoa saudável e saboroso - para os cães - já que sua composição conta com bife de fígado para preparar a base. O programa de estreia ensinou a fazer barrinha de cereal como petiscos.

Veja a receita de ovo de Páscoa para cães que vai foi ar na última sexta-feira (27):- 1 1/2 xícara de farinha de arroz- 1 xícara de aveia em flocos integral- 1 xícara de farinha de aveia- 1 colher de sopa de gérmen de trigo- 3 ovos- 1/3 xícara de azeite de oliva extra virgem- 200 ml de água filtrada- 500 g de fígado bovino

O ‘Cãolinária’ ensina receitas criativas e diferentes para o seu animal de estimação

As receitas são desen-volvidas por profis-

sionais veterinários e suprem as necessida-

des dos pets

12_17.indd 1-2 1/4/2015 22:22:57

Page 13: Elenco - 5 de abril de 2015

Eliane Schnei-der diz que é

a data impor-tante para a

religião

especial# Elenco (13)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015Elenco #tec(16) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de abril de 2015

A Apple quer que a experiência de comprar um Apple Watch Edition, versão do produto feita

de ouro e com preço na casa dos US$ 10 mil, seja a de comprar um item de luxo. Em orientação aos funcio-nários, a companhia informa que os interessados terão atendimento VIP, com direito a sessões de explicação de uma hora, não pegarão fila e só poderão comprar o produto com re-serva. As informações são do blog norte-americano “9to5mac.com”.

A proposta da empresa com esse tipo de abordagem é proporcionar “um atendimento extremamente pessoal, elegante e significativo”, segundo do-cumento compartilhado entre funcio-nários da companhia.

Detalhes do atendimentoEncontros pessoais: os Apple Wa-

tches de ouro ficarão em uma parte reservada de algumas lojas da com-panhia – a intenção é vendê-los, ini-cialmente, apenas em mercados im-portantes para a empresa.

A Apple considera que o processo de compra dure uma hora, sendo pelo menos 30 minutos de testes guiados por um especialista – para as outras versões, o tempo estimado de demons-tração é de 5 a 15 minutos.

Os relógios ficarão disponíveis em bancadas separadas dos outros pro-dutos e elas contarão com cadeiras -- o comum em Apple Stores é ter

A versão topo de linha dos smartwatches da companhia vai ser vendida por cerca de US$ 10 mil nos EUA

para VIPs

Apple Watch

bancos apenas na área de supor-te técnico. Ao decidir comprar uma unidade do Apple Watch Edition, o consumidor poderá fazê-lo no próprio local ou via videoconferência.

E, além de tudo, os compradores do Apple Watch Edition terão preferência nas lojas da Apple. De acordo com o blog, eles terão acesso prioritário a as-sistência técnica e poderão “furar fila” se houver consumidores de outros pro-dutos esperando por atendimento.

Atendimento preferencial

para quem optar por

comprar o re-lógio de ouro

13_16.indd 1-2 1/4/2015 22:29:13

Page 14: Elenco - 5 de abril de 2015

Elenco #entrevista(14) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015 entrevista# Elenco (15)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de abril de 2015

Oferecer uma gestão de con-trato administrando todo o recurso financeiro destinado

a realização da festa de formatura como também executar a consultoria completa de detalhes para a produ-ção do baile foi a proposta desenvol-vida pela FF Produções (FestaFácil), empresa dirigida pelo empresário Alessandro Brummel, 33, para con-quistar o mercado amazonense no que diz respeito a festas e eventos de formaturas.

Mantendo uma proposta da em-presa de preencher uma fatia do mercado até então não explorada, pelo menos no aspecto de adminis-tração de finanças, apostando no plano de gestão, Alessandro usa do profissionalismo e das vertentes do empreendedorismo para ganhar des-taque no mercado local considerado cada vez mais competitivo e nem sempre muito profissional.

A fórmula tem apresentado re-sultados. Somente em 2014 a FF Produções fechou seu balanço anual com um faturamento de cerca de R$ 3 milhões. Até hoje, a empresa já realizou o baile de formatura de mais de dois mil formandos. Em entrevista a Revista Elenco, o empresário fala um pouco sobre a sua história, o segredo do sucesso, expansão de negócios e sobre a visão do mer-cado amazonense no setor de fes-tas, entre outros assuntos. Confira trechos da entrevista:

Elenco - Como começou seu en-

volvimento com o setor de even-tos, em especial de formaturas?

Alessandro Brummel - Me envolvi com o mundo de eventos em 2002 quando comecei a trabalhar na Fun-dação Municipal de Turismo. Lá tive a oportunidade durante 3 anos de participar diretamente de produções de todos os portes como: Boi Manaus, Reveillon da cidade, Festival Folcló-rico do Amazonas, dentre outros. O contato com eventos de formatura veio somente em 2011 quando eu e um ex-sócio com experiência em fotografia vislumbramos um mercado grande e carente de uma empresa produtora de verdade.

Elenco - A FestaFácil Produções

é uma empresa que trabalha com um diferencial no mercado de festas de formaturas. Qual é esse produto e como é desenvolvido pela empresa?

AB- Desde o principio visualizei a necessidade de focar no cliente e com isso proporcionar um atendi-mento de excelência. Nessa parte o olhar clinico e crítico adquirido ao longo dos 05 anos na faculdade de psicologia ajudou bastante. Assim como também a experiência não tão positiva da minha própria turma e de outros amigos quando da realização da formatura. O diferencial que de-senvolvi na FF pode ser explicado

Profissionalismo para realização de um sonho

por uma pergunta, já que nosso pú-blico alvo são acadêmicos dos mais variados cursos: Você quer dividir suas atribuições acadêmicas, pro-fissionais, parentais, matrimoniais e lazer com a responsabilidade de ter que correr atrás de uma infinidade de serviços necessários à produção e execução de um evento desse por-te? A FestaFácil gere, operacionaliza, produz e executa, ou seja, conosco o formando só tem que se preocupar com a faculdade.

Elenco - Sabemos que esse uni-verso gera milhões no Brasil e em Manaus esse cenário começa a ficar mais expressivo. Como você vê esse plano no Amazonas?

AB - Vejo com bons olhos. O norte do Brasil é uma região em franca expansão e Manaus se co-loca como a principal cidade des-se desenvolvimento. É importante sempre ligar os pontos com base no passado e em se tratando disso considerar que o ser humano ao longo de sua história sempre buscou

momentos de exaltação, de come-moração, de confraternização, e isso só tende a evoluir, principalmente aqui no nosso Estado.

Elenco - Como produtor de

eventos e como todo empresário de qualquer ramo você deve ter passado ou passa por alguma dificuldade. Qual?

AB - Nesse ramo há vários entraves. Me sinto confortável em dizer que a experiência que me foi proporcionada ao longo desses anos desenvolvendo esse empreendimento eu não teria em qualquer MBA ou outro curso impor-tante na área de negócios. Primeiro que o setor de eventos ainda é tra-tado de maneira marginalizada pelo mercado financeiro, mesmo faturando milhões e milhões. Isso te impele a trabalhar com recursos próprios e acaba criando o que eu chamo de “pulverização”. Essa “pulverização” seria a quantidade de pessoas que trabalham com produção de eventos de maneira promíscua fazendo com que o trabalho profissional enfrente problemas com a credibilidade. Dife-rente dos comerciantes que possuem um órgão de classe para defender seus interesses empresariais e a melhoria dos direitos do cliente, o segmento de eventos não possui tal importante ferramenta, por isso vemos pessoas oferecendo propostas que são um disparate, um prenuncio de golpe. Isso é absurdamente ruim para empresas como a minha que investem pesado em recursos técnicos e intelectuais.

Elenco - Como funciona a logística

de produção de seus eventos. Na verdade, de sua gestão de negócios nesse tipo de segmento. Podes enumerar todas as etapas?

AB - O processo já começa no ato de apresentação da proposta onde fa-zemos a explanação do mercado e de como se desenvolvem os eventos que compõem a formatura. Em seguida, apresentamos nossa metodologia con-tratual com suporte de um escritório jurídico para dirimir dúvidas. A partir daí inicia-se a etapa de pré-produção, gestão e operacionalização dos re-cursos que de maneira planejada vão sendo arrecadados e revestidos aos itens e serviços necessários. Tudo au-ditado e homologado por um escritório contábil. Nesse ínterim há o envio dos relatórios de arrecadação, a ativação dos sistemas de contato e controle via sms, email, voz e correio, o contato dos clientes com a equipe de cerimonial FF, as sugestões e definições pertinentes, até se chegar ao que chamamos “funil” - o estágio de produção dos eventos. No “funil” realizamos os ensaios foto-gráficos, as últimas escolhas, os últimos acertos e executamos a timeline aula da saudade, celebração religiosa, co-lação de grau e o baile de gala. Após o último evento ainda há a escolha dos itens fotográficos, a produção e a entrega de tais produtos.

Alessandro Brummel usa

do profissiona-lismo e o em-

preendedorismo para ganhar destaque no

mercado local

14_15.indd 1-2 1/4/2015 22:26:20

Page 15: Elenco - 5 de abril de 2015

Elenco #entrevista(14) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015 entrevista# Elenco (15)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de abril de 2015

Oferecer uma gestão de con-trato administrando todo o recurso financeiro destinado

a realização da festa de formatura como também executar a consultoria completa de detalhes para a produ-ção do baile foi a proposta desenvol-vida pela FF Produções (FestaFácil), empresa dirigida pelo empresário Alessandro Brummel, 33, para con-quistar o mercado amazonense no que diz respeito a festas e eventos de formaturas.

Mantendo uma proposta da em-presa de preencher uma fatia do mercado até então não explorada, pelo menos no aspecto de adminis-tração de finanças, apostando no plano de gestão, Alessandro usa do profissionalismo e das vertentes do empreendedorismo para ganhar des-taque no mercado local considerado cada vez mais competitivo e nem sempre muito profissional.

A fórmula tem apresentado re-sultados. Somente em 2014 a FF Produções fechou seu balanço anual com um faturamento de cerca de R$ 3 milhões. Até hoje, a empresa já realizou o baile de formatura de mais de dois mil formandos. Em entrevista a Revista Elenco, o empresário fala um pouco sobre a sua história, o segredo do sucesso, expansão de negócios e sobre a visão do mer-cado amazonense no setor de fes-tas, entre outros assuntos. Confira trechos da entrevista:

Elenco - Como começou seu en-

volvimento com o setor de even-tos, em especial de formaturas?

Alessandro Brummel - Me envolvi com o mundo de eventos em 2002 quando comecei a trabalhar na Fun-dação Municipal de Turismo. Lá tive a oportunidade durante 3 anos de participar diretamente de produções de todos os portes como: Boi Manaus, Reveillon da cidade, Festival Folcló-rico do Amazonas, dentre outros. O contato com eventos de formatura veio somente em 2011 quando eu e um ex-sócio com experiência em fotografia vislumbramos um mercado grande e carente de uma empresa produtora de verdade.

Elenco - A FestaFácil Produções

é uma empresa que trabalha com um diferencial no mercado de festas de formaturas. Qual é esse produto e como é desenvolvido pela empresa?

AB- Desde o principio visualizei a necessidade de focar no cliente e com isso proporcionar um atendi-mento de excelência. Nessa parte o olhar clinico e crítico adquirido ao longo dos 05 anos na faculdade de psicologia ajudou bastante. Assim como também a experiência não tão positiva da minha própria turma e de outros amigos quando da realização da formatura. O diferencial que de-senvolvi na FF pode ser explicado

Profissionalismo para realização de um sonho

por uma pergunta, já que nosso pú-blico alvo são acadêmicos dos mais variados cursos: Você quer dividir suas atribuições acadêmicas, pro-fissionais, parentais, matrimoniais e lazer com a responsabilidade de ter que correr atrás de uma infinidade de serviços necessários à produção e execução de um evento desse por-te? A FestaFácil gere, operacionaliza, produz e executa, ou seja, conosco o formando só tem que se preocupar com a faculdade.

Elenco - Sabemos que esse uni-verso gera milhões no Brasil e em Manaus esse cenário começa a ficar mais expressivo. Como você vê esse plano no Amazonas?

AB - Vejo com bons olhos. O norte do Brasil é uma região em franca expansão e Manaus se co-loca como a principal cidade des-se desenvolvimento. É importante sempre ligar os pontos com base no passado e em se tratando disso considerar que o ser humano ao longo de sua história sempre buscou

momentos de exaltação, de come-moração, de confraternização, e isso só tende a evoluir, principalmente aqui no nosso Estado.

Elenco - Como produtor de

eventos e como todo empresário de qualquer ramo você deve ter passado ou passa por alguma dificuldade. Qual?

AB - Nesse ramo há vários entraves. Me sinto confortável em dizer que a experiência que me foi proporcionada ao longo desses anos desenvolvendo esse empreendimento eu não teria em qualquer MBA ou outro curso impor-tante na área de negócios. Primeiro que o setor de eventos ainda é tra-tado de maneira marginalizada pelo mercado financeiro, mesmo faturando milhões e milhões. Isso te impele a trabalhar com recursos próprios e acaba criando o que eu chamo de “pulverização”. Essa “pulverização” seria a quantidade de pessoas que trabalham com produção de eventos de maneira promíscua fazendo com que o trabalho profissional enfrente problemas com a credibilidade. Dife-rente dos comerciantes que possuem um órgão de classe para defender seus interesses empresariais e a melhoria dos direitos do cliente, o segmento de eventos não possui tal importante ferramenta, por isso vemos pessoas oferecendo propostas que são um disparate, um prenuncio de golpe. Isso é absurdamente ruim para empresas como a minha que investem pesado em recursos técnicos e intelectuais.

Elenco - Como funciona a logística

de produção de seus eventos. Na verdade, de sua gestão de negócios nesse tipo de segmento. Podes enumerar todas as etapas?

AB - O processo já começa no ato de apresentação da proposta onde fa-zemos a explanação do mercado e de como se desenvolvem os eventos que compõem a formatura. Em seguida, apresentamos nossa metodologia con-tratual com suporte de um escritório jurídico para dirimir dúvidas. A partir daí inicia-se a etapa de pré-produção, gestão e operacionalização dos re-cursos que de maneira planejada vão sendo arrecadados e revestidos aos itens e serviços necessários. Tudo au-ditado e homologado por um escritório contábil. Nesse ínterim há o envio dos relatórios de arrecadação, a ativação dos sistemas de contato e controle via sms, email, voz e correio, o contato dos clientes com a equipe de cerimonial FF, as sugestões e definições pertinentes, até se chegar ao que chamamos “funil” - o estágio de produção dos eventos. No “funil” realizamos os ensaios foto-gráficos, as últimas escolhas, os últimos acertos e executamos a timeline aula da saudade, celebração religiosa, co-lação de grau e o baile de gala. Após o último evento ainda há a escolha dos itens fotográficos, a produção e a entrega de tais produtos.

Alessandro Brummel usa

do profissiona-lismo e o em-

preendedorismo para ganhar destaque no

mercado local

14_15.indd 1-2 1/4/2015 22:26:20

Page 16: Elenco - 5 de abril de 2015

Eliane Schnei-der diz que é

a data impor-tante para a

religião

especial# Elenco (13)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015Elenco #tec(16) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de abril de 2015

A Apple quer que a experiência de comprar um Apple Watch Edition, versão do produto feita

de ouro e com preço na casa dos US$ 10 mil, seja a de comprar um item de luxo. Em orientação aos funcio-nários, a companhia informa que os interessados terão atendimento VIP, com direito a sessões de explicação de uma hora, não pegarão fila e só poderão comprar o produto com re-serva. As informações são do blog norte-americano “9to5mac.com”.

A proposta da empresa com esse tipo de abordagem é proporcionar “um atendimento extremamente pessoal, elegante e significativo”, segundo do-cumento compartilhado entre funcio-nários da companhia.

Detalhes do atendimentoEncontros pessoais: os Apple Wa-

tches de ouro ficarão em uma parte reservada de algumas lojas da com-panhia – a intenção é vendê-los, ini-cialmente, apenas em mercados im-portantes para a empresa.

A Apple considera que o processo de compra dure uma hora, sendo pelo menos 30 minutos de testes guiados por um especialista – para as outras versões, o tempo estimado de demons-tração é de 5 a 15 minutos.

Os relógios ficarão disponíveis em bancadas separadas dos outros pro-dutos e elas contarão com cadeiras -- o comum em Apple Stores é ter

A versão topo de linha dos smartwatches da companhia vai ser vendida por cerca de US$ 10 mil nos EUA

para VIPs

Apple Watch

bancos apenas na área de supor-te técnico. Ao decidir comprar uma unidade do Apple Watch Edition, o consumidor poderá fazê-lo no próprio local ou via videoconferência.

E, além de tudo, os compradores do Apple Watch Edition terão preferência nas lojas da Apple. De acordo com o blog, eles terão acesso prioritário a as-sistência técnica e poderão “furar fila” se houver consumidores de outros pro-dutos esperando por atendimento.

Atendimento preferencial

para quem optar por

comprar o re-lógio de ouro

13_16.indd 1-2 1/4/2015 22:29:13

Page 17: Elenco - 5 de abril de 2015

Tempo de celebrar o amor de Cristo

Datas comemorativas, para boa parte das pessoas, significam dias de descanso, uma oportu-

nidade de ficar em casa ou sair para passear com a família. Para outras, dias como hoje, quando é celebrada a Páscoa, é uma oportunidade de arru-mar emprego temporário e estimular o consumismo. E, quando se fala em Páscoa, é quase automático imaginar ovos de chocolate e eventos com a participação do coelhinho. Mas qual o real sentido dessa data?

Páscoa é a celebração da ressurrei-ção de Jesus Cristo, que morreu crucifi-cado na cruz do Calvário. No calendário cristão, essa data é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre na primavera. Mas com o passar dos anos, o significado real tem sido esquecido.

Para o arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, a Páscoa significa a celebração da vida e do amor. “A Pás-coa é a vida que ressurge. Às vezes, os símbolos pascais, o ovo de chocolate, o coelhinho da páscoa, a refeição pas-cal, começam a nos fazer esquecer os fundamentos, o porquê de tudo isso. É importante que nós recordemos o que é de fato. É a celebração da ressurreição de Jesus Cristo”, observa.

A empresária Eliane Schneider diz que essa data é a mais importante para a comunidade cristã, pois propicia a re-flexão. “A Páscoa é a celebração mais importante da igreja cristã. É uma re-flexão na morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ele ressuscitou para a libertação dos nossos pecados. É a renovação dos sentimentos bons, tempo de perdoar e amar o próximo”, afirma.

A empresária destaca, ainda, a im-portância de reunir a família já que a data dá a possibilidade para que ela possa estar mais próxima dos parentes e amigos para orar e compartilhar boas emoções. “Sempre reúno a família no domingo. É tão bom orar e sentir o amor de Jesus”, completa.

Para a vereadora Glória Carrate, que é “católica desde sempre”, a data possibi-lita um momento de reflexão na forma como as pessoas se relacionam. “Eu sou uma pessoa muito religiosa. Acredito

que é um momento de reflexão. É isso que nós estamos precisando tanto, principalmente para nós que estamos aqui parlamento, uma vez que está maculada a imagem do parlamentar. O real sentido é a ressurreição de Cristo e o amor. Mas, infelizmente, o sentido dessa data tem mudado, as famílias perderam os valores. Acho que é importante refletir sobre os antigos valores e buscar mudar para melhor”, destaca a vereadora.

Curiosidades Os ovos de Páscoa surgiram na In-

glaterra, durante a Idade Média. O rei Eduardo I tinha o costume de banhar

ovos em ouro e presentear seus amigos e aliados durante a época. Os franceses também começaram a fazer ovos de Páscoa de chocolate no século 17.

Sobre o coelhinho de páscoa que en-canta as crianças, existe uma lenda de que uma mulher muito pobre coloriu alguns ovos e escondeu em um ninho com a intenção de dar para os seus filhos de presente no dia da páscoa. Quando os filhos descobriram e acharam os ovos, um grande coelho passou correndo e, então, surgiu a história de que o coelho entregava os ovos. Essa comemoração na Europa teve início com ritos antigos que marcavam o princípio da primavera e o renascimento da natureza.

O arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, fala sobre o real sentido da data

ALIK MENEZESEquipe EM TEMPO

Dom Sérgio Castriani diz que Páscoa significa a celebração da vida e do amor

Glória Carrate acredita na reflexão

(19)pet# Elenco (17)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015Elenco #especial(12) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de abril de 2015

Eles também merecem ovo de PáscoaComida de verdade para um amigo

de verdade. Esta é a proposta da Cãolinária, uma empresa fo-

cada na alimentação natural, conheci-da também como AN, para cães sem restrição alimentar. Depois de fazer sucesso nas redes sociais e com o blog, a empresa acaba de lançar um canal no Youtube, a TV Cãolinária.

Imagine um faro absolutamente pode-roso e degustador, diariamente sujeito à mesma comida, cheiro, textura e sabor. Tedioso, não? Baseada na ideia de de-

senvolver o cardápio prescrito por um veterinário competente e com aval em nutrição animal, nasceu a Cãolinária.

O objetivo do canal é fornecer receitas saudáveis e fáceis para que os amantes de cachorros possam variar o cardápio de seus amigos. Essa variação conta com o apoio de veterinários competentes e com aval em nutrição natural.

As idealizadoras do projeto Fernanda Seiffert (diretora de negócios), Kalu Cor-rêa (marketing) e Renata Ferraz (PetChef) acreditam que cozinhar é uma forma de amar e cuidar e, com esse pensamento, criaram receitas que incluem, por exemplo, aveia integral, canela, maçã, linhaça, entre outros produtos saudáveis. Todos testa-dos pela equipe do projeto e pelos seus pets Canela, Norah, Nina e Lola.

No programa mais recente, a PetChef Renata ensinou como se faz um ovo de Páscoa saudável e saboroso - para os cães - já que sua composição conta com bife de fígado para preparar a base. O programa de estreia ensinou a fazer barrinha de cereal como petiscos.

Veja a receita de ovo de Páscoa para cães que vai foi ar na última sexta-feira (27):- 1 1/2 xícara de farinha de arroz- 1 xícara de aveia em flocos integral- 1 xícara de farinha de aveia- 1 colher de sopa de gérmen de trigo- 3 ovos- 1/3 xícara de azeite de oliva extra virgem- 200 ml de água filtrada- 500 g de fígado bovino

O ‘Cãolinária’ ensina receitas criativas e diferentes para o seu animal de estimação

As receitas são desen-volvidas por profis-

sionais veterinários e suprem as necessida-

des dos pets

12_17.indd 1-2 1/4/2015 22:22:57

Page 18: Elenco - 5 de abril de 2015

Elenco #baby(18) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015 variedades# Elenco (11)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de abril de 2015

Com a correria do dia-a-dia muitas mães não têm tempo de voltar a fazer

uma atividade física logo após o nascimento do bebê. Porém, o que elas não sabem é que isso é possível, pois existem vários métodos e exercícios para ma-mães e bebês. Um deles é o Baby Pilates, em que fortalece a musculatura das mães e ajuda no laço com o bebê.

“A proposta do Baby Pilates é ajudar as mães a recuperarem a boa forma física, auto estima, estimula vinculo amoroso com

o bebê, e o mais importante, o bebê ter contato com a prática de exercícios físicos já na pri-meira infância”, afirma Patrícia Bueno, diretora do Studio Pila-tes Patrícia Bueno.

Os benefícios dessa modalidade são a estimulação do vínculo entre a mãe e o bebê, melhora da pos-tura, recuperação dos músculos do assoalho pélvico e abdominais, aumento da flexibilidade, tônus e força muscular, retorno mais rápi-do a forma física, interação com o bebê e trazer o bem-estar e re-laxamento, estimula a flexibilidade natural, além do desenvolvimento psicomotor.

A maioria dos exercícios são rea-lizados em dupla, em que a mãe uti-liza o bebê como sobrecarga para

fortalecer todos os grupamentos musculares, e a criança participa com estímulos próprios para sua idade e a aula se torna divertida, uma grande brincadeira.

Segundo Patrícia, o diferencial da aula é que se a mãe precisar parar para amamentar ou por outro motivo, ela poderá fazer isso sem problema algum e depois retornar adaptando aos poucos seu bebê nesse novo ambiente. A aula de Baby Pilates dura uma hora e 15 minutos, termina com massagem baseada na Shantala e os exercí-cios clássicos são feitos em dupla e o melhor: as aulas são uma delicia de serem feitas, o bebê e a mamãe ficam relaxados e juntos podem desfrutar de um momento de lazer.

Mamãe e bebê juntos no PilatesTécnica ajuda a melhorar a forma física das mães e relaxar os bebês

Embalagens encantadoras

Dizem os otimistas que tudo sempre pode ficar melhor, principalmente para aqueles que correm atrás. Na Páscoa,

há sugestões que todo mundo pode aproveitar, seja para dar um toque es-pecial nos presentes da família ou para quem faz chocolate caseiro, que pode agregar valor ao produto oferecendo uma embalagem diferenciada.

Cristina Bottallo, artesã e curadora do Clube de Artesanato, por exemplo, ensina em uma vídeo-aula como fazer uma embalagem para ovos de choco-late que também serve para enfeitar a mesa. Feita com tela, voal decorativo e arrematada com fita, a embalagem lembra uma cenoura, outro elemento que remete à data e dá um tom alegre na decoração. Outra sugestão é como transformar um vidro de conserva em uma cesta de Páscoa usando apenas arame e fita.

Também muito simples de fazer é

embalar os ovos de Páscoa com reta-lhos de tecido e arrematar com laços de fitas. Fitas de cetim decoradas com estampas ou poás também dão um charme todo especial aos pirulitos de chocolate, assim como um laço de fita plissada faz toda diferença para uma barra de chocolate.

Para dar um ar ainda mais sofisticado aos ovos de Páscoa, a artesã Daniella Abdo sugere embalagens com as telas decorativas. E que tal criar um coelhi-nho só com fitas cortadas, dobradas e coladas com cola quente, e finalizar os pacotes de um jeito moderno e dife-rente? Quem ensina a fazer é a artista plástica e artesã Cris Guimarães, que além de fitas usa olhinhos plásticos de bonecos, pompom e tinta para tecido para pintar os bigodes e a boquinha.

Outra dica é de Thelma Moriani, que criou uma sacolinha de feltro que pode ser feita até por quem não tem prática com a costura. As alças são feitas de fitas de voal e cetim que dão leveza ao rústico do feltro.

E, para quem quer fugir do tradicional chocolate ou surpreender o anfitrião do almoço de Páscoa, uma embalagem para vinho, arrematada com um Laço Fácil.

As dicas que podem ser aproveitadas para dar um toque diferente aos ovos de chocolate nesta Páscoa

Os enfeites são simples e podem ser confeccionados por quem quer arrematar os presentes de Páscoa, com materiais que geralmente são encontrados em casa

11_18.indd 1-2 1/4/2015 22:19:37

Page 19: Elenco - 5 de abril de 2015

Elenco #seu lar(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

Turismo

Explorando as maravilhas da África do Sul

Cultivando em casaSe você puder, faça uma pequena horta no quintal ou

até mesmo em vasos. A horta caseira, por menor que seja, é sempre um fator de economia no consumo e além do mais você poderá consumir verduras e hortaliças mais saudáveis, livres dos agrotóxicos.

Escolhendo as frutasAs frutas também devem ser muito bem escolhidas,

pois são ricas em vitaminas e minerais, devendo ser consumidas com casca e sementes, sempre que possível. Compre frutas só da época. Frutas fora da época geralmente são mais caras e não apresentam qualidade tão boa. Não compre frutas que estejam muito verdes ou muito maduras. Observe se a fruta não está amassada ou com coloração artificial. Observe muito bem as frutas compradas em caixa, pois geralmente as de cima são boas e as de baixo nem sempre estão em bom estado. Prefira as frutas que você possa escolher e lave muito bem as frutas antes de consumi-las.

Ao descascar as frutasQuando descascar uma fruta, retire o mínimo

possível de casca para evitar perda de subs-tâncias nutritivas.

Para amadurecer as frutasPara acelerar o amadurecimento de frutas você

pode embrulhá-las em jornal, longe do sol.

Para guardas as frutasNunca guarde frutas em sacolas plásticas,

as frutas precisam de oxigênio e, se forem guardadas dessa forma, acabam perdendo sabor e nutrientes.

Suco de abacaxiFaça um suco de abacaxi diferente: corte

as cascas da fruta, coloque em um litro de água e bata no liquidificador. Depois, peneire e adoce a gosto.

CaquiPara que o caqui amadureça mais depressa,

pingue uma gota de vinagre no lugar onde estava o cabo e embrulhe em um papel.

LimãoPara conseguir muito mais suco de limão,

mergulhe-o em água quente por 15 minutos antes de espremê-lo.

Frutas madurasQuando as frutas estão maduras, é convenien-

te guardá-las na geladeira (exceto as bananas) ou em um lugar escuro com temperatura média, para evitar que elas apodreçam rapidamente.

Banana na salada de frutasAo fazer salada de frutas, para que a banana

não escureça, regue-a com suco de limão antes de colocá-la junto com as demais frutas.

Hortaliças são muito saudáveis

As hortaliças são importantes para o bom funcionamento do organismo e contêm grande quan-tidade de vitaminas e minerais.

Reaproveitamento Lembre-se de armazenar a água usada para lavar

as hortaliças; pode ser aproveitada para a limpeza da cozinha, no banheiro e outros fins.

10_19.indd 1-2 1/4/2015 22:16:28

Page 20: Elenco - 5 de abril de 2015

Qual seu principal desafi o? MG: Cada trabalho é um novo

desafio. Independente do tamanho do projeto, o objetivo é a satisfa-ção completa do cliente, excedendo suas expectativas, e sempre aliando funcionalidade a estética.

Quem são os seus clientes? São jovens? Por que procuram esse tipo de decoração?

MG: Eu tenho os mais variados clientes, de todas as idades. Como arquiteta, meu trabalho é adequar os projetos às necessidades de cada usuário, e não apenas seguir uma tendência específi ca.

Onde você busca inspiração? MG: Tive o privilégio de viajar muito

a vida inteira, de conhecer os mais di-

ferentes lugares e culturas. Sem dúvida, busco inspiração nos ambientes que me surpreendem.

Quais os arquitetos que são ins-pirações para você?

MG: Sou admiradora da geração de arquitetos modernistas, tais como Frank Lloyd Wright, Le Corbusier, Lina Bo Bardi, o insólito Gaudí, e evidente-mente, Oscar Niemayer.

Como foi para você participar de uma matéria do jornal O GLOBO? Você já faz sucesso lá no Rio? Como lhe encontraram?

MG: Fui pega de surpresa. Eles me procuraram depois de receberem uma indicação de que meus projetos se encaixavam no tipo de decoração da matéria que eles estavam fazendo. A criatividade pode ser observada nos detalhes da decoração dos ambientes

Se você está planejando as férias e ainda não sabe bem o seu des-tino, que tal dar uma espiadinha

na África do Sul? Se você gostou da ideia, a primeira providência é passa-porte, lembrando que os brasileiros não necessitam de visto de entrada no país. Depois, deverá ter o Certifi cado Internacional de Vacinação contra a febre amarela e sua viagem vai durar em média oito horas de avião.

A Cidade do Cabo é o ponto de partida para qualquer viagem pela África do Sul. Não só porque o país começou ali, nem apenas porque ela é a mais bonita, mas principalmente porque tudo o que se vê é surpreendente. Nada a ver com savanas, areias, insetos ou feras.

A Cidade do Cabo é um impor-tante centro comercial e industrial; a economia é baseada nos setores de refi nação de petróleo, construção naval, automotivo, têxtil e alimentar. É o segundo maior centro econômico e comercial da África do Sul, fi cando atrás apenas de Johanesburgo.

A Cidade do Cabo é europeia: têm carrões, lugares da moda repletos de lojas, bares e restaurantes sofi s-ticados. A cidade também abriga o Parlamento sul-africano; sendo que

A África do Sul é recheada de belezas naturais e, além disso, dá para degustar vinhos, fazer safáris e comprar diamantes

Pretória é a capital Administrativa e Bloemfontein, a Judiciária.

Uma cidade cheia de ladeiras que é tão bonita visto do norte, quando sobressaem os contornos do morro de topo plano que a sustenta; quanto do cume da Ta-ble Montain, acessível por um bondinho semelhante ao do Pão de Açúcar.

Porém, de nenhum lugar se avis-tam os bairros negros. Como herança do “apartheid”, as principais cidades da África do Sul não apresentam a diversidade de arquitetura que se esperaria de um país de tantos povos. Os bairros negros fi cam longe dos bairros brancos, formando grandes cidades paralelas, como Soweto, a face negra de Johanesburgo, que tem uma população maior, e muito mais espremida, do que a da própria cida-de. A exceção, no caso de Cidade do Cabo, é a presença do colorido bairro malaio nas imediações do centro. É um povoamento antigo, com muitas mes-quitas muçulmanas, de onde cânticos orientais invadem o chá das cinco dos descendentes britânicos.

Para o visitante, existem três progra-mas imperdíveis. Um deles é a inevitá-vel esticada até a Reserva Natural do Cabo da Boa Esperança, jornada para um dia inteiro. É costume ir margeando o Oceano Índico, passando por vilas de pescadores, praias onde pinguins decidiram se instalar e vilarejos onde a pesada arquitetura vitoriana convive com as singelas construções.

Elenco #turismo(20) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015 baby# Elenco baby# Elenco decor# Elenco (9)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de abril de 2015

atrás apenas de Johanesburgo.A Cidade do Cabo é europeia: têm

carrões, lugares da moda repletos de lojas, bares e restaurantes sofi s-ticados. A cidade também abriga o Parlamento sul-africano; sendo que

um dia inteiro. É costume ir margeando o Oceano Índico, passando por vilas um dia inteiro. É costume ir margeando o Oceano Índico, passando por vilas um dia inteiro. É costume ir margeando

de pescadores, praias onde pinguins decidiram se instalar e vilarejos onde a pesada arquitetura vitoriana convive com as singelas construções.

09_20.indd 1-2 1/4/2015 22:14:55

Page 21: Elenco - 5 de abril de 2015

A amazonense Maria Helena Gesta ganha destaque por fazer uma arquitetura despojada e moderna

Design descontraído

Que a decoração é uma arte ninguém tem dúvidas. A or-namentação de um aparta-

mento, por exemplo, diz muito so-bre a personalidade e gosto dos proprietários, é uma tarefa difícil organizar tudo de forma que não fi que um ambiente pesado. Agora imagina utilizar itens que remetem à infância como bonecas, almofadas emojis e personagens de conto de fadas? Pois é, esse estilo tem ganhado destaque nos últimos meses.

A arquiteta amazonense Maria Hele-na Gesta, que mora no Rio de Janeiro, onde está se especializando em Design de Interiores, no Instituto Europeo di Design, aproveitou a cobertura no bair-ro Botafogo e deixou a criatividade fl uir. Ela aderiu a decoração lúdica. O apartamento, segundo ela, é o labora-tório onde a criatividade emerge.

Mas, segundo Maria Helena, é pre-ciso ter alguns cuidados na hora de decorar alguns ambientes. Em entrevista a ELENCO, a arquiteta esclarece algumas dúvidas e fala sobre a sua profissão.

Quais os ambientes que podem se adequar a esse tipo de deco-ração?

Maria Helena Gesta: Qualquer am-biente pode ser decorado seguindo a tendência da arquitetura lúdica. É uma decoração feita de detalhes, inspirada no mundo infantil, com muitas cores, incorporando-se ao espaço objetos que remetam a infância.

Qual o cuidado devemos ter ao aderir a esse estilo?

MG: O principal cuidado é o de não exagerar e colocar todas as tendências desse estilo em um único ambiente e acabar deixando o lugar com aspecto temático ou infantil.

Qual o ambiente mais ousado que você decorou?

MG: Meu apartamento no Rio de Janeiro. Por ser um projeto pessoal, fi quei livre para fazer o que gostaria, sem restrições.

Para uma pessoa solteira é mais fácil decorar porque depende ape-nas do seu gosto, mas e no caso de casais, como entrar em um acordo e a decoração não fi car pesada?

MG: O ideal é procurar fazer um equilíbrio dos gostos de cada um, buscar pontos em comum e soluções alternativas para situações de confl ito de ideias, sem comprometer a harmo-nia do espaço.

Qual a aceitação dessa tendên-cia? Em quais estados o estilo já é mais usado?

MG: Tem uma ótima aceitação em todos os lugares, principalmente por ter formas de adequar aos espaços. A arquiteta Maria Helena Gesta surpreende com sua inspiração temática

ALIK MENEZESEquipe EM TEMPO

Depois de escalar o Cabo da Boa Esperança e experimentar a estranha sensação de estar de frente com a His-tória, retorna-se pelas praias do Atlân-tico, alcançando a Cidade do Cabo pela magnífi ca Chapman’s Peak Drive, uma estradinha entalhada em grandes rochas que despencam no mar.

Outra grande opção é uma visita à região dos vinhedos. As cidades-chave deste roteiro são Paarl e Stellenbosh, que é a segunda mais antiga do país e tem o maior acervo de casario em estilo Cape-dutch de toda a África. Provando os vinhos nas propriedades centenárias, ou comendo nos intermináveis bons res-taurantes da área, o turista vai ter a certeza de que a África do Tarzan não passa de fi cção.

Se o visitante dispõe de tempo e quiser mesmo conhecer a África, deve seguir na direção mais a leste, pela Rota Jardim. Neste trajeto fi cam o semiárido Vale do Pequeno Karoo, onde moram dezenas de milhares de avestruzes; as Cavernas Cango; e principalmente o belo litoral do Oceano Índico.

Nem pense que as praias são de-sertas, ao contrário. Jeff rey’s Bay, Knysna e Plettenberg Bay são resorts equipados com uma infraestrutura que pode ser comparada com os melhores hotéis do mundo, rodeados de belos parques nacionais, como o Tsitsikama, paraíso do trekking.

Tanta modernidade é interessante, mas ir à África e não participar de nenhum

safári ecológico não tem graça. Assim, é preciso reservar pelo menos dois dias para a empreitada e o lugar ideal é o Krugger Park, que fi ca na fronteira com Moçambique e tem mais ou menos o ta-manho do Estado de Israel. Ali vivem mais de 110 mil mamíferos, de 290 espécies, entre eles o leão, leopardo, rinoceronte, hipopótamo e búfalo.

Fazer um safári moderno, isto é sem armas, é extremamente excitante. O visi-tante percorre de carro a imensa região de campos e arbustos e diversão é procurar os animais que também parecem se diver-tir com o jogo de esconde-esconde.

Uma regra de ouro: jamais sair de dentro do carro e trafegar a 50 quilômetros por hora. Assim o visitante não corre o risco de ser devorado e tampouco atropela nenhum morador local.

A Cidade do Cabo também é a cidade do artesanato, feras em miniaturas e artigos com aparência exótica. As gi-rafas de madeira são as campeãs na preferência dos turistas, assim como os ovos de avestruz pintados e os objetos de arames que podem ser encontrados nos bairros negros.

Para quem pode, a África é o lugar do ouro e do diamante; e para quem pode um pouco menos, pode se deliciar com as pedras semipreciosas que são adquiridas a quilo.

Cumpridos estes roteiros, certamen-te o turista vai voltar para seu país de origem com outra impressão. Afi nal a África não é só a selva.

Os resorts são equipa-

dos com uma infraestrutura

que pode ser comparada

com a dos me-lhores hotéis

do mundo

Uma grande opção é uma

visita à região dos vinhedos.

As cidades-chave deste roteiro são

Paarl e Stel-lenbosh

turismo# Elenco (21)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

Elenco #decor(8) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

08_21.indd 1-2 1/4/2015 22:11:44

Page 22: Elenco - 5 de abril de 2015

Elenco #estética(22) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

(7)boa mesa# ElencoAMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

BacalhoadaIngredientes:2kg de bacalhau dessalgado1kg de batata descascada1kg de tomate maduro fatiado2 cebolas fatiadas2 pimentões verdes fatiados1 xícara (chá) de azeitonas pretas inteiras2 ovos cozidos e fatiados1/2 xícara (chá) de azeite2 colheres (chá) de orégano1 maço de couveAzeite de oliva para untar

Modo de Preparo:Cozinhe o bacalhau e as batatas em bastante água até amaciar.Escorra, fatie as batatas em um refratário untado com azeite de oliva, intercale camadas de batatas, de bacalhau, de tomate, de cebola, de pimentão e de azeitonas.Decore com o ovo cozido, regue com 1/2 xícara (chá) do azeite, espalhe o orégano, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos.Retire o papel e asse por mais 10 minutos.Em uma panela com água fervendo, coloque a couve e cozinhe por 3 minutos, esprema formando trouxinhas para retirar o excesso de água e reserve.Coloque as trouxinhas de couve no meio da bacalhoada e sirva.Serve 08 pessoas.

KNEIDALECH ou SOPA DE MATZO BALLReceita de Breno Lerner

Ingredientes:2 ovos separados ¼ xícara d´água com gás 8 a 12 col. sopa de farinha de matzá 2 col. sopa de óleo Sal.

Modo de Preparo:Bata as claras em neve e reserve. Misture a água, óleo e as gemas. Coloque depois, sem parar de bater, a farinha de matzá , o óleo em fi o e o sal. Misture delicadamente com as claras batidas. Deixe descansar na geladeira por 30 min. Com as mãos molhadas faça bolinhas e cozinhe-as em caldo de galinha aproximadamente 20 min até subirem a superfície.

Para incrementar:Cenoura & DillAcrescente à receita básica 1 cenoura ralada bem fi no e 2 col. chá de dill (endro) bem picadinho. New York Deli Acrescente à receita básica 2 fígados de galinha fritos e bem batidos e ¼ de cebola bem batida e frite até escurecer. Com Ervas Acrescente à receita básica 1 col. chá de salsinha e 1 col. chá de tomilho, ambos bem batidos. À Oriental Acrescente à receita básica ¼ col. chá de noz moscada ralada e 1 col. chá de gengibre em pó.À HúngaraDeixe 10 ameixas secas sem caroço de molho em água morna por 1 hora. Pique-as muito bem, quase transformando-as em pasta. Faça as bolinhas com a receita básica e achate-as. Coloque um pouco da pasta de ameixas no centro e refaça as bolinhas.

O mel possui pro-priedades antioxi-dantes e por isso

ajuda a combater o envelhecimento

Quem costuma cuidar da pele o ano inteiro, não precisa se preocupar com as mudanças da estação porque faça chuva, faça sol; faça

calor ou faça frio, a pele sempre está protegida, mas é inegável que quando a temperatura começa a baixar, a pele do rosto e do corpo também muda de textura e a tendência é o ressecamento.

Quando as temperaturas começam a baixar, é tempo também de começar a pensar nos trata-mentos maravilhosos à base de ácidos os quais não são recomendados serem feitos no verão.

Sabem aqueles peelings maravilhosos que dão a maior renovada na pele e na produção de colágeno? Pois então, a hora é agora. E falando em melhorar a pele, outra dica são as aplicações de ácido retinóico que estimulam a renovação celular, não só do rosto, mas de outras partes do corpo tais como cotovelos, joelhos e calcanhares, mas sempre procure a orientação de um profissional competente.

Cuidar da saúde da pele é essencial. O primeiro passo é usar sabonetes à base de glicerina e com componentes hidratantes. Na hora de lavar o rosto, prefi ra fazê-lo em água fria, pois a água quente retira a oleosidade natural da pele.

Um bom creme hidratante, preferencialmente que tenha protetor solar (no mínimo FPS 15) deve ser aplicado, e reaplicado, diariamente. Para os lábios existem cremes específi cos, também com FPS, e ainda a boa e velha amiga manteiga de cacau. As mulheres contam com outro poderoso aliado que são os batons, atualmente muitos deles são acrescidos de ingredientes rejuvenescedores e altamente hidratantes.

E falando na temperatura da água do banho, é natural que se procure banhos bem quentes, mas estes ajudam a ressecar a pele do corpo. Como ninguém é de ferro e os banhos mornos estão fora de cogitação, quando o tempo começa a esfriar, a saída é caprichar na hidratação do

corpo todo.Durante o sono a pele descansa, antes de dormir

é preciso limpar bem o rosto, aplicar um tônico e um creme nutritivo principalmente na área dos olhos. Estas medidas simples também fornecem uma proteção contra os malefícios do inverno.

As receitinhas caseiras sempre agradam e costumam fazer sucesso. Quando o assunto é hidratação, o mel está quase que no topo da lista há milhares de anos.

Dica interessante, misture mel e óleo de amên-doas em igual proporção e guarde num recipiente fechado. Aplique nos cotovelos, mãos e pés.

Peles oleosas ou normais podem ser tratadas com a mistura de mel e leite, inclusive pode ser aplicado no pescoço.

Um excelente relaxante para a pele seca é a mistura de mel, iogurte natural e óleo de amên-doas. Deve ser aplicado no rosto, pescoço e nas mãos, deixar agir durante alguns minutos e lavar com água morna.

Para tonifi car, bater no liquidifi cador mel e maçã e depois aplicar no rosto, retirando com água fria depois de alguns minutos.

Mesmo que a pele seja oleosa, ela precisa ser hidratada. Neste caso, prefira os géis ou produtos isentos de óleo, específicos para este tipo de pele.

A mesma atenção dispensada ao rosto deve ser data à região do pescoço e colo.

Outra dica, inclua mel no seu café da manhã, com moderação, pois é calórico. Basta 1 colher (chá) e fará um bem enorme ao seu organismo. O seu rosto agradecerá.

Independente da estação do ano, um bom creme hidratante, preferencialmente que tenha protetor, solar deve ser aplicado e reaplicado diariamente

Garantindo a hidratação e beleza da pele

07_22.indd 1-2 1/4/2015 22:00:00

Page 23: Elenco - 5 de abril de 2015

Páscoa e PessachEu tenho a honra de comemorar

a Páscoa cristã, nossa festa religiosa mais importante, e,

na mesma época, geralmente, o Pes-sach, ou a “passagem”, uma também importante data do judaísmo quando comemoram por terem deixado de serem escravos. Eu sou católica, mas meus fi lhos são Levy, da tribo dos Le-vitas, e carregam uma herança muito bonita dentro de sua religião.

Como todos sabem Jesus, nosso Mes-sias e salvador, era judeu e o que nos difere, especifi camente, enquanto fé é o fato de que os judeus ainda esperam pelo Mashiach ou Messias.

O catolicismo, como sabem, nasceu do judaísmo e gostaria de relembrar o sentido dessas duas datas.

A Páscoa significa passagem. É a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a ressureição de Jesus Cristo. A Páscoa está inserida na Semana Santa, onde na “Sexta Feira Santa” é celebrada a crucificação de Jesus, e no “Do-mingo de Páscoa” se celebra a Res-surreição e sua primeira aparição para os seus discípulos.

Para explicar o signifi cado do Pes-sach, pedi a minha fi lha Renata e ela me respondeu com uma parte de um seder (ordem) dessa época:

“Este é o pão da pobreza que nossos antepassados comeram na terra do Egito. Quem tem fome que venha e coma. Todo necessitado que venha e festeje o seder de Pessach.

Este ano estamos aqui, no ano que vem, na terra de Israel. Este ano, somos escravos, no ano que vem, seremos homens livres...”

Para os judeus, a Páscoa (Pessa-ch) é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu, do cativeiro no Egito. As festividades começavam na tarde do dia 14 do mês lunar de Nisan. Era servida uma refeição semelhante a que os hebreus fizeram ao sair apressadamente do Egito.

Os católicos não comem carne vermelha e jejuam nessa época. Nos últimos anos, em virtude da dificuldade de acharem peixes, o Papa liberou o consumo de aves nessa época. No Domingo de Páscoa, celebra-se a ressurreição com um grande almoço em família.

Os judeus nesse período não comem 5 tipos de cereais: trigo, cevada, spelt, centeio e aveia, pois possuem a capa-cidade de fermentar imediatamente ao entrar em contato com a água, isso porque ao saírem do Egito às pressas, não puderam esperar o pão fermentar. Nessa época, os judeus revivem essa data da mesma forma que seus ante-passados, tendo como exceção um pao ázimo de nome matzah, que é feito de cereal e água e tem que ser preparado em no máximo 18 minutos.

Vou homenagear a todos com duas receitas típicas das duas religiões.

Feliz Páscoa!

O mel possui pro-priedades antioxi-dantes e por isso

ajuda a combater o envelhecimento

estética# Elenco (23)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015(6) Elenco #boa mesa(6) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de abril de 2015

SELMA REISEquipe EM TEMPO

06_23.indd 1-2 1/4/2015 22:02:36

Page 24: Elenco - 5 de abril de 2015

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

Elenco #celebridades(24) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

(5)indica# Elenco AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

Festa surpresaJuliana Paes ganhou uma fes-

ta surpresa de seus familiares em comemoração aos seus 36 anos de idade. Tudo foi organi-zado pelos familiares e amigos íntimos da atriz que fi cou muito comovida como gesto.

Cantor no hospitalGusttavo Lima precisou de

cuidados hospitalares após sentir-se mal devido a proble-mas gastrointestinais. O can-tor passou por alguns exames e, mesmo estando ainda sob cuidados médicos, o seu es-tado de saúde é considerado satisfatório.

BaléFátima Bernardes dedica

alguns momentos de folga à dança praticando balé. Vale lembrar que ela é formada nesta arte e em determinada fase de sua vida, chegou a dar aulas.

A dita frase“Ela não sabe, mas quando

olhei para ela pela primeira vez, eu já sabia que ela era a mulher da minha vida”. Pala-vras do ator e apresentador Rodrigo Hilbert, sobre Fer-nanda Lima, sua mulher com quem tem dois filhos.

Longe dos folhetinsWagner Moura teria dito

que não pretende retornar aos folhetins e que a intenção é dedicar-se ao cinema, não somente como ator, mas tam-bém na produção e direção. E está dito.

Haja fôlego!Quem convive com Bianca

Rinaldi conta que a atriz se-gue uma dieta sem glúten e sem lactose, faz musculação e exercícios diários. Assim, aos 40 anos de idade, ela exibe forma física invejável.

Ninguém escapaDias atrás, Klebber Toledo

desembarcou em São Paulo e, enquanto era assediado por fãs, teve a sua carteira furtada; a mesma estava no bolso tra-seiro de sua calça. O ator fi cou sem documentos, dinheiro e cartões. Ele solicitou que o la-drão devolva os documentos na sessão de “Achados e Perdidos” do aeroporto porque embarca-rá nos próximos dias para a África onde tem compromissos com o teatro e não terá tempo para conseguir a segunda via dos mesmos. Que tristeza!

REN

ATO

RO

CHA

MIR

AND

A/RG

Garoto tatuadoFalando ainda da novela “I Love

Paraisópolis”, Caio Castro aparecerá na pele de Greco, o todo poderoso da comunidade que comanda tudo e todos com mão de ferro em Paraisópolis. O destaque fi ca por conta do visual do personagem todo marcado por tatua-gens, sendo que a maioria o ator tem em seu corpo na vida real. Ele também carrega colares e pulseiras pesadas.

Ela incorpora a personagem

Quem convive nos bastidores de “Babilônia” conta que Juliana Alves chega ao camarim, coloca as roupas da personagem, faz a maquiagem e praticamente incorpora a periguete Valeska (foto). Mesmo nos intervalos das gravações, a atriz continua a falar e gesticular como sua personagem.

Bom moçoThiago Rodrigues, o Luís de

“Sete Vidas”, pediu a palavra e explicou que não é verdadeira a fama de “bad boy” que ele ganhou durante a crise no casamento com a apresentadora Cristiane Dias. E mais, o ator conta que ele e sua família sofreram muito por causa dos boatos maldosos a seu respeito.

Um romance que promete

O ator Felipe Camargo está reserva-do para a novela “Além do Tempo”, que vem sendo escrita por Elizabeth Jhin. Nesta nova produção, o ator fará par romântico com Ana Beatriz Nogueira e eles enfrentarão inúmeros obstáculos para concretizarem o seu amor.

ESTE

VAM

AVE

LLAR

/RG

CYN

THIA

SAL

LES/

RGZÉ

PAU

LO C

ARD

EAL/

RG

05_24.indd 1-2 1/4/2015 21:52:50

Page 25: Elenco - 5 de abril de 2015

Independente se é inverno ou verão, o Amazonas é um estado de eleva-das temperaturas. O que fazer para

tentar amenizar a sensação de calor? Diante dessa pergunta, é quase im-possível não pensar em degustar algo refrescante. Já ouviu falar das paletas mexicanas? Elas estão fazendo um verdadeiro sucesso por aqui!

Essas delícias têm conquistado tan-to os amazonenses, que empresários estão investindo em novos sabores e em novos pontos de vendas. Segundo a empresária Mariana de Verçosa, proprietária da Yogu Mania, não é porque se trata de uma sobremesa que a geração saúde não pode se deliciar com os mais de 30 sabores disponíveis de paletas.

“Hoje nós temos mais de 30 sabo-res. Pensamos até na geração fit e nas pessoas que não podem comer doces. Temos paletas de whey com chocolate para as pessoas que malham e não comem qualquer alimento, e nos preocupamos, também, em fazer algo

A Yogu Mania oferece as deliciosas paletas mexicanas para todos os gostos

mania!Paletapara as pessoas que não podem ingerir açúcar – as paletas diet”, diz.

Entre os sabores que fazem mais sucesso estão o de creme de cupuaçu, de morango com leite condensado, chocolate com brigadeiro de colher, leite ninho trufado, Romeu e Julieta (queijo mascarpone e goiabada), me-lancia, whey com chocolate, whey com pasta de amendoim, diet de salada de frutas e o detox.

Ficou com vontade? Pois você pode encontrar essas delícias no quiosque da Yogu Mania do Amazonas Shopping. A partir do dia 15 de abril haverá outro quiosque no Manauara Shopping. “Esse ano vamos ampliar ainda mais os nos-sos pontos de vendas, teremos mais dois quiosques e vamos fazer parcerias para chegar estar a restaurantes e lojas de conveniência. Nossa produção hoje é de 800 paletas por dia”.

Origem As paletas são uma sobremesa típi-

ca dos mexicanos e há alguns meses está conquistando os brasileiros. São sorvetes mais elaborados na forma de picolé e se destacam por serem produ-zidos, principalmente, a partir de frutas frescas. Essa delícia surgiu em 1930, em Tocumbo, no México e, desde não demorou muito a se tornar a sobremesa mais procurada pelos hermanos.

ALIK MENEZESEquipe EM TEMPO

Sabores dife-rentes para a turma fit

também estão disponíveis na

Yogu Mania

ligado nas novelas# (25)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 1 de junho de 2014Elenco (4) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 1 de junho de 2014#indica

ligados nas novelas# Elenco (25)Elenco #indica(4) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 5 de abril de 2015

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

21h20, na Globo Segunda Vinícius pede que Regina o deixe se expli-

car. Rafael encontra o endereço de Lauro e Teresa fica apreensiva. Paula decide alugar um apartamento no Leme. Karen convoca Luís Fernando para voltar para casa e Norberto comemora.

Terça Murilo e Alice discutem. Paula não con-

segue contar para Tadeu que alugará um apartamento. Estela incentiva Teresa a mandar um convite de casamento para Lauro. Vinícius discute com Cris. Inês hu-milha Alice.

Quarta Diogo se incomoda com a aproximação

de Beatriz. Inês conversa com Evandro. Regina reclama da presença de Inês no evento e Beatriz consegue manipulá-la. Luís Fernando convence Carlos Alberto a marcar um horário para conversar com ele.

Quinta Beatriz discute com Inês. Diogo conta

para Ivan sobre o assédio de Beatriz. Ta-deu tira satisfações com Paula sobre seu desejo de se mudar. Cilene pede emprego no salão de Ivete. Estela incentiva Rafael a procurar Laís.

Sexta Beatriz seduz Diogo. Rafael marca um

encontro com Laís. Tadeu finge gostar da camisa que ganha de Paula. Diogo teme perder seu patrocínio. Valeska provoca Regina. Estela flagra uma discussão entre Teresa e Ubaldo.

Sábado Paula vê Wolnei com a camisa que deu

para Tadeu e fica chateada. Estela conversa com Beatriz sobre Inês. Rafael fala com Laís pelo computador. Valeska e Paula brigam no bar e Tadeu é obrigado a fechar seu estabelecimento antes da hora.

19h45, no SBTSegunda Junior diz que não confia em Fer-

nando e quer que Andreia refaça os exames com outro médico e outro laboratório. Andreia diz que não quer fazer tudo isso novamente. Junior acha estranho, mas responde que ela não possui opção.

Terça Gabriela diz que irá cuidar de Ma-

ria e protegê-la. Maria diz que ela é tão boa quanto o fantasma (que é a maneira carinhosa com que a menina se refere a Miguel). Fernando diz para Andreia que está preocupado que seja descoberta a mentira dos dois sobre o estado clínico dela.

Quarta As meninas notam que Maria sumiu.

A pequena passou a noite com a bo-neca Laura nos túneis do orfanato. Cintia é comunicada que Maria sumiu. Maria Cecília lembra de momentos românticos com Tobias e decide ir resolver essa situação.

Quinta Marian entra para o Grêmio da

escola com os meninos encrenqueiros. Gabriela conversa com Miguel, que desliga o telefone com os policiais entrando na cela dele. Os policias dizem ter recebido uma denúncia de que um telefone entrou no local.

Sexta Teca janta com Sabrina no Café

Boutique. A menina pergunta por que ela foi embora e lhe abandonou sozi-nha, com o pai. A mulher explica que tinha uma carreira pela frente e que não estava preparada para ser uma boa mãe.

Sábado Não há exibição.

18h na GloboSegunda Vinícius apresenta o projeto de Irene

em seu lugar. Marina mostra uma foto antiga de Miguel para ele. Irene des-cobre o golpe de Vinícius e o expulsa de sua casa. Júlia discute com Edgard para jantar com seus irmãos.

Terça Miguel conta para Lauro que conheceu

Pedro. Marlene exige que Bernardo confes-se para Marta que pegou o dinheiro do bufê. Miguel não percebe quando deixa cair sob a mesa o origami em papel que fez.

Quarta Pedro apresenta Taís para Júlia, que fica

desconcertada. Vicente tenta ser gentil com Taís. Marlene descobre uma mentira de Durval e fica intrigada. Durval compra um presente para Bernardo.

Quinta Miguel foge de Lígia. Lígia encontra o

origami de Miguel e fica intrigada. Pedro e Taís falam com Marlene sobre a viagem de Bernardo. Guida apoia Elisa. Irene pensa em adotar o bebê de uma funcionária de sua empresa.

Sexta Pedro convida João/Miguel para assistir,

com ele e Bernardo, a uma fita com a entrevista de seu pai biológico. Irene co-menta com Lígia que pensou em adotar o bebê de uma funcionária de sua empresa. Edgard comemora a possibilidade de Júlia estar grávida.

Sábado A fita com a entrevista se rasga e João/

Miguel se oferece para consertá-la. Irene fala com Diana sobre a vontade de adotar o filho que ela espera, mas se arrepende. Miguel tem um pesadelo com Lígia. Pedro leva Bernardo para passear.

19h15, na GloboSegunda Laura pede ajuda a Gustavo para se ver

livre das chantagens de Marcos. Ricardo recebe o atestado de óbito de Aparecida dos Santos. Fernando revela a Scarlett que a reconheceu mesmo em seu disfarce de Cidinha.

Terça Ricardo questiona Scarlett sobre sua

verdadeira identidade e a moça inventa que está sob proteção por ter testemunhado um crime. Samantha avisa a Marieta que foi Kitty quem roubou suas joias.

Quarta Scarlett afirma a Adriana que se perder

sua herança a colocará na cadeia. Manuel obriga Bélgica a trabalhar como faxineira na lanchonete no lugar de Cidinha. Azeitona pega uma cápsula do remédio de Úrsula e descobre que está vazia.

Quinta Kitty sugere à Adriana e Úrsula que re-

velem de imediato para a jornalista, caso uma delas seja a mãe de Laura. Adriana e Úrsula demonstram saber sobre o passado de Laura. Meire proíbe Dirce de sair para ir ao jantar na casa de Afeganistão.

Sexta Gustavo garante à Kitty que ela só viajará

com ele. Kitty finge não conhecer Gustavo e embarca sem ele. Salvador incorpora Afeganistão e faz com que Dirce brigue com ele. Afeganistão não entende por que Dirce lhe pede que nunca mais apareça em sua vida.

SábadoMeire conta para Castilho que acredita

ter conseguido afastar Dirce de Afega-nistão. Caíque beija Laura. Laura avisa a Marcos que já sabe quem é sua mãe. Samantha sonha com o sultão.

MALHAÇÃO - 17h25, na GloboDuca explica para Karina que esta

à procura de provas contra Lobão. Henrique decide não esperar Jade, e Lucrécia se desculpa com os convidados. Duca fotografa docu-mentos da Khan. Jade confessa para Lucrécia que estava com Cobra, e é duramente repreendida pela mãe. Heideguer afirma a Henrique que irá lhe revelar os verdadeiros negócios da família. Karina discute com Nat. Henrique dispensa Jade.

João tem uma crise de pânico ao gravar seu comercial para TV e René o apoia.

Sol garante que ajudará Karina a reconquistar Pedro. Gael se sur-preende com o resultado do exame de DNA, sem saber que Lobão o falsificou novamente. João faz su-cesso entre as garotas durante a gravação de seu comercial e Bianca observa o menino. Lucrécia é rude com Jade e confessa a Edgard que tem medo de não resistir à

cirurgia e deixar sua filha sozinha. Sol, Nando e a Galera da Ribalta preparam Karina para cantar para Pedro. Thawick avisa Lobão sobre a presença de Nat na vizinhança e Cobra repreende o colega.

Lobão pressiona Thawick e per-gunta onde está Cobra. Cobra vai até a casa de Duca e Dalva. Pedro suspeita do comportamento dos in-tegrantes da Galera da Ribalta. Lo-bão trama contra Nat, mas Karina acaba interrompendo os planos.

04_25.indd 1-2 1/4/2015 21:47:34

Page 26: Elenco - 5 de abril de 2015

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessa-

riamente, a opinião do jornal.

EditorGuto [email protected]

SubeditoraMellanieHasimoto

RepórterAlik Menezes

DiagramaçãoAdyel Vieira

Tratamentode imagemAdriano Lima

RevisãoDernando Monteiro

CapaDivulgação

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara,

623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

EditorGuto Oliveiragutocom.br

EditorialNeste deli-

cioso domingo pascal, a revis-ta ELENCO traz para os leitores uma refl exão: qual é o real sen-tido da Páscoa? Para responder à questão, con-versamos com o arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, a empresária Eliane Schneider e a vereadora Glória Carrate, que fala-ram da celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

O talento da arquiteta Maria Helena Gesta é reconhecido. Ela, que já apareceu por aqui mos-trando seu incrível closet, agora alça voos no Rio de Janeiro, onde é referência no seu estilo moderno e despojado de decorar. Na seção Decor, a profi ssional destaca os pontos importantes na hora de decorar um ambiente, como equilí-brio, e a busca por soluções alter-nativas para situações de confl ito de ideias, sem comprometer a harmonia do espaço.

Por fi m, para arrematar esse dia, a novidade da Yogu Mania: as deli-ciosas paletas mexicanas, mas com opções fi t para quem curte um doce, mas não quer fugir da dieta.

Feliz Páscoa e boa leitura!

Colaboradores: Selma Reis e Marcelo Guilherme

editorial# Elenco (3)AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015Elenco #destaque da tv(26)

AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 5 de abril de 2015

Cãolinária ensina receitas criativas e diferentes para o seu pet, inclusive um ovo de Páscoa para seu bichinho.

Mellanie Hasimoto

17|PET

6| BOA MESASelma Reis destaca um dos pratos mais consumidos durante a Páscoa, a tradicional bacalhoada é uma otima pedida!

,

As paletas são típicas dos mexicanos e há alguns meses estão conquistando os brasilei-ros. São sorvetes mais elabo-rados na forma de picolé e se destacam por serem produzidos a partir de frutas frescas

A chapa vai esquentarNa próxima quinta-feira, dia

09 de abril, logo depois de “Babilônia”, a Globo estreia o seriado “Chapa Quente”, cujo

texto é assinado por Claudio Paiva.O humorístico tem como cenário

a cidade de São Gonçalo e pretende contar a saga de Marlene (Ingrid Gui-marães), a dona de um salão de beleza que é casada com Genésio (Leandro Hassum) e ainda administra os “pitis” do cabeleireiro Fran (Tiago Abravanel) e da manicure Josy (Renata Gaspar).

Nesse pedaço da região metropo-litana do Rio de Janeiro acontece a “Chapa Quente” e quando tudo está prestes a derreter, é Marlene quem segura às pontas. A dona do salão de beleza conta com a ajuda do fi el escudeiro, o cabeleireiro e ex-namorado, Fran e da manicure Josy (Renata Gaspar). A empresária corta um dobrado com a dupla. Fran vive com a cabeça no passado e não se conforma por ter voltado para São Gonçalo após ter cuidado do visual das famosas nos inesquecíveis tempos em que trabalhou na Globo e dos quais se vangloria até hoje. Já Josy tem o “dedo podre” para relacionamentos e vive às voltas com seus afetos.

Apesar dos percalços, Marlene tem

A partir do dia 9, a Globo passará a exibir o humorístico “Chapa Quente”, logo depois de “Babilônia”

4|IN

DICA

REN

ATO

RO

CHA

MIR

AND

A/RG

12|E

SPEC

IAL

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

uma vida feliz. Ela é casada com Ge-nésio, um desempregado profi ssional e boa praça, apaixonado pela mulher. Genésio bate ponto no bar da Creuza (Ana Baird), que trata o malandro a pão-de-ló e avisa: se Marlene não o quiser, ela garante casa, comida e roupa lavada.

O sargento Bigode (Lúcio Mauro Filho) não quer confusão na sua área, mas ele mesmo causa uma série de problemas quando se envolve com Josy, noiva de ninguém menos que Godzila (Paulo Américo), chefe do tráfi co na região que, apesar de estar cumprindo pena, continua dominando os bandidos do local. Perto de Bigode, Noronha (Eduardo Estrela), seu subordinado, poderia ser considerado um ingênuo. Ele admira seu superior a quem segue as ordens como um cão fi el. Noronha sequer completou o Supletivo, mas tem mania de corrigir o sargento, o que sempre acaba em bronca.

Assim como Marlene, que tem Fran como seu parceiro, e Bigode que tem Noronha, Genésio conta com Marreta (Paulinho Serra) para os seus quase sempre desajeitados planos de desco-lar uma graninha. Mas sempre agem dentro da lei; não são bandidos.

Como o próprio nome diz, o calor dará o tom na história de “Chapa Quente” e ganha mais evidência com o trabalho das equipes de produção de arte e cenografi a. Para representar a elevada sensação térmica na qual os personagens vivem, nas cenas eles usarão muitos leques e sombrinhas e mais uma enorme propaganda de água mineral estampa o outodoor da cidade cenográfi ca do seriado. Os moradores dessa São Gonçalo fi ctícia contarão com mega termômetro que sempre mostrará a temperatura que embala a história.

A equipe de produção de “Chapa Quente” não economizou na criativi-

dade e não é só a realidade quente da cidade que fi ca em destaque. Para trazer realismo e marcar a passagem dos anos nas construções de São Gonçalo, foram projetados prédios, portas e gavetas fora do prumo na cidade cenográfi ca. A área conta com um sobrado antigo onde fi ca insta-lado o salão de Marlene, o bar de Creuza e estabelecimentos comuns em São Gonçalo, como vilas, prédios públicos, armazéns, casas do Século XIX, além de fábricas. Pelas ruas da cidade cenográfi ca estão espalhados cartazes de propaganda de serviço de advocacia, cursinho de inglês e até ajuda espiritual.

Para dar mais realidade ao salão de Marlene foram garimpados em salões de beleza do subúrbio carioca, objetos como garrafa térmica e tabela de preços, além de itens de decoração, como uma fonte. Ainda foram criados cartazes com a propaganda de trata-mentos capilares e embalagens de es-maltes, shampoos e condicionadores. Tons de verde, laranja e bege dão cor ao cenário, de 200 metros quadrados. No Bar da Creuza, a informalidade e o improviso são marcados pela falta de padronização: diferentes tipos de louça e toalhas de mesa compõem o ambiente, pintado em cores quentes como vinho, rosa e tijolo.

A intenção é prender a atenção do telespectador em meio a tantas ofertas das emissoras abertas e dos canais pagos.

O elenco de “Chapa Quente”: Paulinho Serra,

Tiago Abravanel, Renata Gaspar,

Ingrid Guimarães, Leandro Hassum

No calendário cristão, a Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre na primavera.

03_26.indd 1-2 1/4/2015 21:44:05

Page 27: Elenco - 5 de abril de 2015

02_27.indd 1-2 1/4/2015 16:36:52

Page 28: Elenco - 5 de abril de 2015

MANAUS, DOMINGO, 5 DE ABRIL DE 2015

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

Elenco

xaxaxaxa

Maria Helena Gesta conquista o Rio de Janeiro

Página 4

Festaé coisa séria

Páginas 14 e 15

FF Produções (FestaFácil), empresa dirigida pelo empresário Alessandro Brummel, conquista o mercado amazonense no que diz respeito a festas e eventos de formaturas

01_28.indd 1-2 1/4/2015 16:38:03