elaboração de projetos - eixo 3

11
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL- PROINFO INTEGRADO

Upload: diana-pilatti

Post on 23-Jun-2015

2.006 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL- PROINFO INTEGRADO

Eixo 3 – Tecnologia

PITEC em foco

Avaliação

Auto-avaliação

Socialização

Organização de ideias e o Mapa Conceitutal

Qual é a importância da socialização para o aprendizado?

A socialização requer que os atores envolvidos no projeto revisitem a própria experiência e explicitem para seus pares a sua compreensão sobre a experiência vivenciada no projeto.Revisitar envolve imprimir um novo olhar sobre uma ação já vivida, implica fazer uma releitura. Esse processo é rico porque propicia a reflexão sobre as ações desenvolvidas no projeto.

O processo reflexivo é fundamental para a compreensão da própria ação e para a sua (re)construção. Dewey (1979) enfatizou a importância da análise e da reflexão sobre a experiência concreta da vida como um processo de reconstituição e de reconstrução da experiência, caminhando sempre em direção à melhoria da qualidade.

Essas teorias inspiraram Schön (1992) a propor uma reflexão do profissional sobre a sua prática, considerando as diferentes dimensões da reflexão, como por exemplo, a reflexão-na-ação e a reflexão-sobre-ação.

Desencadeada no momento em que o professor não encontra respostas para as situações inesperadas que surgem da ação presente (avaliação formativa)

Desencadeada no momento em que o professor não encontra respostas para as situações inesperadas que surgem da ação presente (avaliação formativa)

Ocorre no momento em que há um distanciamento da ação. É o olhar “a posteriori” sobre a prática e a sua explicitação (avaliação somativa e auto-avaliação)

Ocorre no momento em que há um distanciamento da ação. É o olhar “a posteriori” sobre a prática e a sua explicitação (avaliação somativa e auto-avaliação)

Relembrando...

Para que a avaliação seja satisfatória e seguindo as sugestões do Referencial Curricular, ela deve se realizar em suas quatros esferas:

avaliação diagnóstica – em geral, é inicial e tem por objetivo averiguar os conhecimentos que os alunos já possuem adquirido nas etapas anteriores do processo de ensino/aprendizagem;

avaliação formativa – no recorrer do processo de ensino, para que o professor visando conhecer informações para um possível replanejamento, se necessário;

avaliação somativa – ao final do processo e tem como objetivo identificar o conhecimento assimilado pelos alunos, se satisfatório;

auto-avaliação – estimulando a auto-análise e auto-crítica tanto de alunos como de professores.

O que são mapas conceituais?

Mapa conceitual é uma técnica de mapeamento para estabelecer relações entre conceitos e sistematizar conhecimentos significativos.

Trata-se de um diagrama que apresenta conceitos inter-relacionados formando uma estrutura conceitual. As relações entre os conceitos são representadas por linhas que devem conter palavras-chave, cuja função é explicitar a natureza das mesmas. Cada conjunto formado por dois ou mais conceitos e uma ou mais palavras-chave formam uma proposição que evidencia o significado da relação conceitual representada (MOREIRA, 1997).

Vamos aos exemplos p. 13>

Os mapas conceituais podem ser elaborados com o uso de materiais concretos como papel e lápis, assim como com recursos computacionais, ou seja, com o uso de aplicativos e/ou software. Existem vários softwares para elaboração de mapas conceituais, entre eles o software CMapTools. Os Mapas Conceituais também podem ser feitos no editor de desenhos, slides ou no próprio editor de textos.

Dicas:Acesse o link para download do programa (o site está em inglês, mas é só preencher o cadastro e baixar)http://cmap.ihmc.us/download/ Acesse o tutorial on-line para o uso do Cmap para consultar quaisquer dúvidashttp://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm Também existem vários vídeos com tutoriais do CMap no YouTube, é interessante dar uma pesquisada e estudar. Sugiro o linkhttp://www.youtube.com/watch?v=9W_lo8-TszI

Dicas de Leituras:

Auto-avaliação: como ajudar seus alunos nesse processoRevista Nova Escolahttp://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/autoavaliacao-como-ajudar-seus-alunos-nesse-processo-planejamento-538875.shtml

Atividade 3.1 – Socialização do PITEC Considerando os aspectos envolvidos no processo de socialização do projeto desenvolvido no contexto da escola, nesse momento presencial do curso cada participante fará a apresentação do PITEC. Essa apresentação deverá constar dos aspectos significativos que ocorreram durante o processo de realização do PITEC, considerando os conhecimentos mobilizados, as estratégias utilizadas, as atitudes e valores envolvidos e os resultados que essa experiência trouxe para o seu aprendizado.

Siga as orientações:

1. Organizar as apresentações, usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada cursista; 2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-3_1_Socializa_PITEC_seunome;3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Socialização do PITEC”. Sub-tema: Socialização4. Participar da constituição do debate na turma para analisar as implicações que o PITEC pode oferecer para o processo de aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento do currículo integrado com as tecnologias.

Atividade 3.2 – Refletindo no coletivo  Para dar continuidade ao processo reflexivo desenvolvido no coletivo da turma, vamos compartilhar o entendimento que cada um tem sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento de um projeto integrado ao currículo.

Siga as orientações:

1. Considerar as apresentações dos PITEC e os aspectos discutidos na turma;2. Compartilhar com os colegas sua reflexão e indagações sobre o tema proposto no Fórum “Papel das tecnologias integradas ao currículo”3. Ler as contribuições dos colegas e argumentar com base nos estudos e nas leituras feitas durante o curso.