educação 22 12 2013

8
MACAÉ (RJ), DOMINGO, 22 DE DEZEMBRO DE 2013 EDUCAÇÃO É PARTE INTEGRANTE DA EDIÇÃO 8275 DE O DEBATE - DIÁRIO DE MACAÉ (22) 2106-6060 ANUNCIE AQUI: Candidatos à rede estadual devem solicitar o Cartão do Estudante Procedimento deve ser feito no ato da confirmação da matrícula nas unidades pág. 4

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 08-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Educação 22 12 2013

MACAÉ (RJ), DOMINGO, 22 DE DEZEMBRO DE 2013 • EDUCAÇÃO É PARTE INTEGRANTE DA EDIÇÃO 8275 DE O DEBATE - DIÁRIO DE MACAÉ

(22) 2106-6060ANUNCIE AQUI:

Candidatos à rede estadual devem solicitar o Cartão do EstudanteProcedimento deve ser feito no ato da confirmação da matrícula nas unidades pág. 4

Page 2: Educação 22 12 2013

2 Educação MACAÉ, DOMINGO, 22 E SEGUNDA-FEIRA, 23 DE DEZEMBRO DE 2013

EXPEDIENTE - JORNAL EDUCAÇÃO É UMA PUBLICAÇÃO SEMANAL • Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Editor: Márcio Siqueira

([email protected]) • Jornalista: Juliane Reis ([email protected]) • Publicidade - Juana Lima ([email protected]), Ulisses Machado ([email protected]), Ricardo Xavier ([email protected]) • Edição Gráfica: Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

“Projeto Criando Asas” é premiado pela Brasilcap A iniciativa foi contemplada com uma quantia de R$ 3.000. O projeto foi considerado o 2º melhor de 2013

Uma iniciativa que nasceu com a ideia de promover a qualificação profissional de qualidade do surdo/

deficiente auditivo, tornando-o competitivo na sua busca pela inserção no mercado de trabalho do município e da região, tendo em vista que em Macaé poucas instituições de ensino disponibilizam oportunidades para deficientes.

Assim é o Projeto Criando Asas que foi re-alizado na Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo de Macaé (Amada) este ano e que na última semana foi premiado pela Brasil-

cap como o segundo melhor projeto de 2013. A entrega dos prêmios aconteceu no Rio

de Janeiro, onde representantes e idealiza-dores do projeto participaram do “II Prêmio Brasilcap Solidário” em que o “Criando Asas” foi considerado o 2º melhor projeto de 2013. Na oportunidade, além de um troféu, a inicia-tiva também recebeu a quantia de R$ 3.000, que será destina à compra de dois condicio-nadores de ar para a Amada. Já nesta terça-feira, haverá uma missa em Ação de Graças às 19h na Paróquia Santo Antônio (Visconde de Araújo).

Para a coordenadora do projeto, considera-do pioneiro na região, Gláucia Correa Barbo-sa, o prêmio representa o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com muito esfor-ço tanto da equipe técnica como dos alunos.

“Tenho certeza que pelo resto da vida os alunos vão se lembrar dos ensinamentos que foram transmitidos e de sua importância para a carreira profissional. Este prêmio é comprovação do crescimento pessoal e pro-fissional de todos que participaram deste projeto. Compartilho essa homenagem com a assistente social do projeto, Raquel Pinto Tavares e a psicóloga Cláudia Márcia Men-des, com quem dividi as alegrias e também a responsabilidade de um trabalho desafiador, mas certamente de grande importância para os surdos e deficientes auditivos”, disse.

O projeto foi encerrado em julho deste ano com a formatura de mais de 20 alunos, como

previsto no contrato entre seus financiadores : Brasilcap e o Instituto Cooperforte. Na oca-sião, após quase um ano de atividades, os es-tudantes receberam o certificado e passaram a contar com importantes ferramentas para o ingresso no mercado de trabalho, entre elas o conhecimento.

O projeto “Criando Asas” foi um, entre os três selecionados no concurso promovido pela Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários de Instituições Fi-nanceiras Públicas Federais (Cooperforte). As atividades foram realizadas por meio de uma parceria com a Brasilcap - que é uma parceira da Cooperforte. Sendo a Brasilcap quem custeou todas as despesas, desde o ma-terial didático, uniformes, professores.

O projeto foi acompanhado também pela psicóloga Cláudia Márcia e pela assistente social Raquel Pinto Souza.

Page 3: Educação 22 12 2013

MACAÉ, DOMINGO,22 E SEGUNDA-FEIRA, 23 DE DEZEMBRO DE 2013 Educação 3

Pós em Ciências Ambientais é destaque em avaliação nacionalCurso recebeu na última semana nota 4 do Conselho de Aperfeiçoamento do Ensino Superior

Após avaliação do Conselho de Aperfei-çoamento do Ensino

Superior (CAPES), o curso de mestrado em Ciências Am-bientais e Conservação (PPG-CiAC) da Universidade Fede-ral do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé Professor Alo-ísio Teixeira, que antes tinha nota três, considerada regular, foi contemplado com a nota 4, considerada boa.

De acordo com o coorde-nador do programa, o pro-fessor Rodrigo Nunes da Fonseca, o aumento da no-ta do conceito regular para bom é a constatação de que a produção de artigos e dis-sertações relevantes para a sociedade macaense está dando resultado com o re-conhecimento pela agência de fomento CAPES.

“O ano foi realmente bas-tante produtivo com a apro-vação do doutorado, várias dissertações defendidas e a certeza de que o NUPEM e toda a UFRJ-Macaé estão no caminho certo”, disse.

Ele pontuou ainda a im-portância das parcerias de Macaé com o Centro de Ci-ências da Saúde e seus vários institutos parceiros como o Instituto de Biologia, o Insti-

tuto de Ciências Biomédicas, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e o Instituto de Bioquímica Médica.

Já o diretor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimen-to Socioambiental de Macaé (NUPEM), o professor Fran-cisco Esteves, destacou que a área de Ciências Ambientais, embora nova, é altamente competitiva com pós-gra-duações em quase todos os estados do Brasil.

“Pretendemos nos próxi-mos anos consolidar o Dou-torado do PPG-CiAC tanto através de colaborações in-ternacionais quanto a partir de cursos para a comunidade do Barreto. Um dos diferen-ciais dos nossos alunos é a interação com a comunidade de Macaé”, ressalta.

Rodrigo lembra que o cur-so com apenas dois anos de criação teve este ano de 21 alunos de mestrado finali-zando suas dissertações com temas altamente relevantes para a sociedade macaense.

Ele tem como proposta compreender e dirimir o impacto humano vertigino-so sobre os recursos naturais da região Norte Fluminense, considerado um desafio que exige a integração entre dis-

ciplinas distintas do conhe-cimento humano que lidam com as percepções biológica, físico-química, socioeconô-mica da biodiversidade.

Os trabalhos recém-finali-zados estão disponíveis em <http://www.macae.ufrj.br/ppgciac/index.php/2013-12-05-17-00-14/2011>.

Inscrições para o curso se-rão abertas em janeiro

Interessados em ingressar no curso no próximo ano de-verão ficar atentos, pois as inscrições serão abertas em janeiro. Ao todo serão ofere-cidas 20 vagas. As inscrições

poderão ser feitas entre os dias 7 de janeiro e 5 de feve-reiro na secretaria do PPG-CiAC, de segunda a quarta-feira, das 9h às 16h, e quinta e sexta-feira, das 9h às 12h. O setor fica no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimen-to Socioambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ) - Av. São José do Barreto 764 (atrás do Centro de Convenções), Bairro São José do Barreto, Macaé/RJ. Ou pelo e-mail [email protected]

O processo seletivo será realizado no NUPEM/UFRJ, nas seguintes datas e horá-

rios: 11/02/2014 (9h-13h): Prova Escrita; 12/02/2014 (13h-17h): Prova de Inglês; 13/02/2014 (10h): Início da arguição do Pré-Projeto e Análise de Currículo.

Já a relação das inscrições homologadas será publica-da no mural da secretaria do PPG-CiAC e na página do programa (www.macae.ufrj.br/ppgciac) a partir do dia 06 de fevereiro de 2014 e os resultados do processo seletivo serão divulgados no mural da secretaria do PPG-CiAC a partir do dia 13/02/2013.

Curso começou a ser oferecido na cidade em 2011 com foco na formação de um profissional com base sólida nas ciências dedicadas à Conservação e Manejo dos Recursos Naturais

Page 4: Educação 22 12 2013

4 Educação MACAÉ, DOMINGO, 22 E SEGUNDA-FEIRA, 23 DE DEZEMBRO DE 2013

Candidatos à rede estadual devem solicitar o Cartão do EstudanteProcedimento deve ser feito no ato da confirmação da matrícula nas unidades de ensino para onde foram alocados

Os candidatos à re-de estadual de ensino devem ficar atentos.

O prazo de matrícula para os alocados será entre os dias 6 a 10 de janeiro. E de acordo com a Secretaria de Estado de Edu-cação (SEEDUC) o aluno / res-ponsável deverá solicitar, no ato da matricula, o “Cartão do Es-tudante”, que tem a finalidade de proporcionar a gratuidade no transporte público.

Para isso é necessário indicar a necessidade de utilizar ônibus, metrô, trem e/ou barcas para o deslocamento de casa para a es-cola (e vice-versa). Ainda segun-do o órgão, o cartão de gratuida-de, que dá direito a 60 passagens

mensais, deve ser usado somen-te nos dias de aula, nas linhas de ônibus e barcas do município, no trajeto indicado. Caso seja utilizado de maneira indevida, o aluno poderá ficar sem o direito à gratuidade durante um ano, de acordo com a Lei 4510/05 e o de-creto 36992/05.

Outra orientação da Seeduc é para os candidatos deixarem o cartão longe de aparelhos ele-trônicos e celulares, para não danificar o chip do produto. Ao adotar esse procedimento, não será necessário solicitar uma se-gunda via do cartão. Vale destacar que, enquanto aguarda a chegada do novo cartão, o aluno terá que pagar a passagem.

Próximo ao período de confir-mação de matrícula, será enviado SMS a esses estudantes, reforçan-do a necessidade de solicitação

do benefício. Além disso, há car-tazes espalhados pelas unidades escolares da rede.

Outras informações referen-

tes ao cartão podem ser obtidas em http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/ (clicar no link “Car-tão do Estudante”).

Cartão garante

gratuidade no

transporte público

Page 5: Educação 22 12 2013

MACAÉ, DOMINGO,22 E SEGUNDA-FEIRA, 23 DE DEZEMBRO DE 2013 Educação 5

Page 6: Educação 22 12 2013

6 Educação MACAÉ, DOMINGO, 22 E SEGUNDA-FEIRA, 23 DE DEZEMBRO DE 2013

Faculdade Salesiana oferece vagas para pós em Educação Ambiental As inscrições já estão abertas e a matricula é gratuita. Interessados poderão se inscrever até fevereiro

Interessados em ingres-sar e alcançar mais um de-grau na vida acadêmica, em

especial na área de meio ambiente, devem ficar atentos. A Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora de Macaé - FSMA vai passar a ofere-cer, a partir do próximo ano, o Cur-so de Pós-graduação em Educação Ambiental. As inscrições já estão abertas e seguem até fevereiro.

No ato da matrícula o candida-to deverá preencher o formulário de inscrição na secretaria da fa-culdade (contrato); e apresentar a cópia do Diploma de Ensino Superior; da identidade; do CPF; Histórico escolar do curso de gra-duação; certidão de nascimento ou casamento e uma foto 3 x 4.

Os candidatos podem optar por estudar duas vezes na semana no período noturno ou estudar aos sábados (quinzenal). Sendo que quem optar pela primeira opção

poderá concluir o curso em ape-nas 15 meses, já para aqueles que optarem pela segunda opção po-derão concluir as atividades em 20 meses. As aulas terão inicio, respectivamente, nos dias 22 (para quem optar por estudar aos sábados) e 24 para quem op-tar pelas aulas durante a semana.

O curso terá como público-alvo professores licenciados em diversas áreas de conhecimentos, gestores públicos, funcionários de empresas privadas que tra-balhem direta ou indiretamen-te com meio ambiente, líderes comunitários, além de outros profissionais graduados interes-sados em aperfeiçoar os saberes e práticas da Educação Ambiental.

De acordo com os coordena-dores, os mestres Marcos Cezar (responsável pelo setor de edu-cação ambiental do Parque Na-cional da Restinga de Jurubatiba)

e Warley Antunes (coordenador dos cursos de Engenharia Quí-mica e Engenharia Ambiental da Faculdade Salesiana), o cur-so proposto possui carga ho-rária de 360 horas e abordará questões relativas à educação ambiental teórica e prática.

“A grade do curso foi monta-da para que o egresso adquira competências e habilidades que lhe permitam utilizar conceitos e técnicas de educação ambien-tal em atividades profissionais e contribuir para melhoria da qualidade ambiental de Macaé e região. Será dada especial ênfase à educação ambiental em áreas naturais e em processos de licen-ciamento ambiental”, ressaltou.

Entre as disciplinas a serem oferecidas no curso estão: áreas naturais protegidas como espa-ços para a prática da educação ambiental; b) Atuação dos órgãos

públicos na proteção ambiental e conhecimentos básicos acerca da legislação ambiental brasileira; c) A Política Nacional de Educação Ambiental; d) Atividades lúdicas e exercícios físicos em áreas na-turais: uma oportunidade para práticas de educação ambien-tais; e) O licenciamento am-biental e a educação ambiental: Possibilidades e desafios (estudo de caso - Macaé); entre outras.

“São disciplinas de grande relevância para o aperfeiço-amento profissional do par-ticipante”, pontuou Marcos.

As atividades têm como obje-tivo oferecer na cidade um curso de pós-graduação em educação ambiental que possa contribuir para preservação dos ecossiste-mas regionais a partir do aper-feiçoamento de profissionais que trabalham na região. Com isso, se propõe a trabalhar as formas co-

mo a educação ambiental pode ser utilizada no licenciamento ambiental e inova, ao oferecer aos alunos ferramentas para utili-zação de áreas naturais da região como espaços privilegiados para a prática da educação ambiental.

“Percebemos que Macaé tem uma massa de profissionais liga-dos à área ambiental e da educa-ção que podem, através do curso, expandir seus conhecimentos e contribuírem para a conscienti-zação ambiental e preservação dos recursos naturais”, disse.

O investimento é de 24 parcelas de R$ 320,00 sen-do que ex-alunos da institui-ção têm desconto de 20%.

Outras informações referen-tes ao curso podem ser obtidas pelo telefone (22) 2791 -8900 (secretaria da FSMA), ou pelo emails:[email protected] e [email protected].

Page 7: Educação 22 12 2013

MACAÉ, DOMINGO,22 E SEGUNDA-FEIRA, 23 DE DEZEMBRO DE 2013 Educação 7

Educação Ambiental leva profissionais à Jurubatiba Participaram das atividades representantes dos municípios de Macaé, Carapebus e Conceição de Macabu

Na manhã do dia 18, o Parque Nacional da Restinga de Ju-

rubatiba recebeu a visita de profissionais das prefeituras de Carapebus, Macaé e Con-ceição de Macabu. A unidade de conservação foi o ponto de encontro para a culminância do Plano de Educação Am-biental (PEA) para gestores, professores e lideranças co-munitárias de iniciativa da Transpetro / Cabiúnas com apoio da Petrobras, que co-meçou em outubro com a fi-nalidade de cumprir uma exi-gência do Instituto Nacional do Ambiente (INEA) como condicionante para a amplia-ção do Tecab.

“Um dos objetivos do curso foi promover a socialização entre a comunidade do entor-no e o Tecab, ou seja, entre os municípios que irão sofrer ou já estão sofrendo influência

pela expansão do terminal e essa visita ao Parque Jurubati-ba fez parte do cronograma de atividades, sendo o segundo trabalho de campo realizado ao longo do curso. Já no dia 6 fizemos mobilizações nos bairros, envolvemos as es-colas nas atividades, enfim, cada município elaborou e executou o seu trabalho com foco na questão da educação ambiental”, disse a bióloga e profissional da secretaria de Educação de Carapebus, An-dreia da Silva Alvarenga.

“O curso teve duração de dois meses e a cada quinta-feira do mês era realizado em um dos municípios do entorno (Carapebus, Macaé e Conceição). Ao decorrer dos encontros entre os temas dos debates estão: resíduos sólidos, educação ambiental e degradação ambiental, es-goto, resíduos tecnológicos,

urbanismo e desenvolvimen-to sustentável. E no início das atividades os participantes conheceram as instalações do Tecab”, explicou Nathally Carvalho, representante do Instituto Tecnoarte - órgão habilitado para implantar nos três municípios o PEA.

A presidente do instituto, Maria Emilia Nascimento também participou das ati-vidades e ressaltou a impor-tâncias das iniciativas com foco na educação ambien-tal serem permanentes. “É necessário a realização de trabalhos contínuos sobre a temática”, disse.

O parque é considerado uma Unidade de Conservação única e considerada o primei-ro Parque Nacional no Brasil a compreender exclusivamen-te o ecossistema de restinga, e atrai centenas de visitantes. Pesquisadores, cientistas, es-

tudantes e sociedade civil de modo geral sempre encon-tram em sua agenda um dia, um horário para desfrutar das belezas que o local oferece.

Ao visitar o ecossistema que está presente nos muni-cípios de Quissamã, Carape-bus e Macaé, os participantes conhecem e aprendem sobre as diversas espécies da fauna, da flora e de lagoas costeiras - consideradas santuários ecológicos utilizados para visitação de turistas e obje-tos de pesquisas para profis-sionais da ciência, entre eles pesquisadores da Universida-de Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A iniciativa visa possibili-tar a apreciação das belezas naturais da unidade, além de gerar emprego e renda aos in-teressados em atuar na área. Os passeios na unidade in-cluem: passeio de barco pelo

canal Macaé - Campos (en-tre Quissamã e Carapebus), passeio de bugre pela orla da praia entre o balneário Praia de João Francisco e a Lagoa Preta (em Quissamã), além de passeios em trilhas desti-nadas especialmente para a recreação em contato com a natureza.

E não é só isso. Ele está en-tre as 27 unidades de conser-vação federais selecionadas e aprovadas pelos parceiros do Projeto Parques da Copa. O projeto é uma parceria do ICMBio com os Ministérios do Meio Ambiente e do Tu-rismo e a Embratur, e em pa-ralelo a isso está recebendo uma série de investimentos, uma delas a obra do Centro de Visitantes do Parque Ju-rubatiba, no bairro Lagomar, iniciada em julho de 2012 e com previsão de entrega para setembro de 2014.

Page 8: Educação 22 12 2013

8 Educação MACAÉ, DOMINGO, 22 E SEGUNDA-FEIRA, 23 DE DEZEMBRO DE 2013