edital 053/2012 - londrina.pr.gov.br · a pressão sanguínea é de 120/80 mmhg e o índice de...

10
1 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA AUTARQUIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTADO DO PARANÁ EDITAL 053/2012 – GSAP/DGTES/AMS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROMOTOR DE SAÚDE PÚBLICA – SERVIÇO DE CARDIOLOGIA PROVA OBJETIVA – Data 27/05/2012 Nome: ______________________________________________________ Inscrição: _______________ 1) Mulher de 60 anos de idade, com histórico de desconforto torácico, apresenta queda de pressão sanguínea sistólica de 140 para 110mmHg após quatro minutos de um protocolo padrão de exercício, enquanto passava por um teste ergonômico convencional em esteira com cintilografia. Há infradesnivelamento de segmento ST de 1,5mm na derivação V5. O teste é interrompido e a paciente se recupera. Sua recomendação deve ser: a) Ecocardiograma. b) Arteriografia coronariana. c) Estudo com dipiridamol-tálio. d) Teste ergonômico de esforço com imagem por tálio. e) ECG em repouso. 2) A taxa de mortalidade operatória atual de pacientes recebendo cardioversor-desfibrilador implantável é: a) Menor que 1% b) De 2% a 3% c) De 4% a 5% d) Maior que 6% e) Maior que 10% 3) Senhor com 70 anos de idade e longa história de angina vem ao seu consultório porque os sintomas estão piorando durante as atividades normais do dia-a-dia. Está tomando betabloqueador (atenolol, 100mg diariamente) e dinitrato de isossorbida, 20mg a cada seis horas, sem interrupção. Sua frequência cardíaca em repouso é de 55/min e a pressão sanguínea é de 115/80mmHg. Sua conduta inicial deve ser: a) Aumentar a dose de nitrato. b) Aumentar a frequência do tratamento com nitrato. c) Interromper o nitrato. d) Diminuir a frequência do tratamento com nitrato. e) Interromper o betabloqueador. 1

Upload: truongquynh

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA AUTARQUIA MUNICIPAL DE SAÚDE

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL 053/2012 – GSAP/DGTES/AMS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROMOTOR DE SAÚDE

PÚBLICA – SERVIÇO DE CARDIOLOGIA

PROVA OBJETIVA – Data 27/05/2012

Nome: ______________________________________________________ Inscrição: _______________ 1) Mulher de 60 anos de idade, com histórico de desconforto torácico, apresenta queda de pressão

sanguínea sistólica de 140 para 110mmHg após quatro minutos de um protocolo padrão de exercício, enquanto passava por um teste ergonômico convencional em esteira com cintilografia. Há infradesnivelamento de segmento ST de 1,5mm na derivação V5. O teste é interrompido e a paciente se recupera.

Sua recomendação deve ser:

a) Ecocardiograma. b) Arteriografia coronariana. c) Estudo com dipiridamol-tálio. d) Teste ergonômico de esforço com imagem por tálio. e) ECG em repouso.

2) A taxa de mortalidade operatória atual de pacientes recebendo cardioversor-desfibrilador implantável é:

a) Menor que 1% b) De 2% a 3% c) De 4% a 5% d) Maior que 6% e) Maior que 10%

3) Senhor com 70 anos de idade e longa história de angina vem ao seu consultório porque os sintomas estão piorando durante as atividades normais do dia-a-dia. Está tomando betabloqueador (atenolol, 100mg diariamente) e dinitrato de isossorbida, 20mg a cada seis horas, sem interrupção. Sua frequência cardíaca em repouso é de 55/min e a pressão sanguínea é de 115/80mmHg.

Sua conduta inicial deve ser: a) Aumentar a dose de nitrato. b) Aumentar a frequência do tratamento com nitrato. c) Interromper o nitrato. d) Diminuir a frequência do tratamento com nitrato. e) Interromper o betabloqueador.

1

2

4) Homem de 55 anos de idade sofreu cirurgia de revascularização coronariana bem sucedida há duas semanas. Agora tem alguma dificuldade para respirar e dor torácica em repouso, que aumenta com a respiração. Ao exame físico, há diminuição de timpanismo, mas não se ouve ruído de fricção pericárdica e não há pulso paradoxal significativo.

O melhor teste é:

a) Arteriografia coronariana. b) Teste ergométrico de esforço. c) Ventriculografia com radionuclídeos. d) Ecocardiograma transtorácico. e) Exames Gastrointestinais superiores.

5) Um estudante de 17 anos de idade, que recebeu bolsa atlética de estudo para jogar basquete,

chega ao seu consultório para exames físicos de rotina. Ele tem 195,6 cm (77pol) de altura e não apresenta sintomas cardiovasculares. Um longo sopro sistólico de ejeção é ouvido na borda esternal esquerda inferior. Um eletrocardiograma mostra evidência de hipertrofia ventricular esquerda, e ele é encaminhado para estudo ecocardiográfico, para avaliar a possibilidade de cardiomiopatia hipertrófica. Não há evidência de movimento anterior sistólico da válvula mitral. O ventrículo esquerdo é uniforme (concentricamente) hipertrofiado, com uma espessura de parede de 20 mm. A cavidade diastólica tem 40 mm de diâmetro. Qual das seguintes recomendações é melhor para esse rapaz? a) Nenhuma restrição de participação atlética é necessária, com base nos achados cardiográficos e na

ausência de sintomas. b) Pode participar de atividades atléticas se concordar em tomar um agente inotrópico negativo. c) Pode participar de esportes menos ativos (beisebol, por exemplo). d) Não deve participar de qualquer esporte de alta intensidade. e) Participar de exercícios aeróbicos.

6) Você está examinando um homem de 50 anos de idade em seu consultório pela primeira vez. O

pai dele teve infarto do miocárdio com 52 anos de idade. Ele não fuma. O exame físico está normal. A pressão sanguínea é de 120/80 mmHg e o índice de massa corporal é 28.

Além de uma análise de lipoproteínas, qual das seguintes alternativas é a mais apropriada para o paciente?

a) Determinação do ITB (Índice Tornozelo-Branquial). b) Medida dos níveis de lipoproteínas séricas. c) Medida da glicose plasmática de jejum. d) Medida da proteína C-reativa sérica. e) Medida da homocisteína plasmática.

7) Mulher de 55 anos de idade chega ao seu consultório com sintomas de angina típica. Sofreu

angioplastia bem-sucedida devido à estenose de artéria coronária direita isolada, dois meses atrás. Está tomando um betabloqueador e ácido acetilsalicílico.

O próximo passo no seu tratamento é:

a) Continuar a terapia clínica. b) Teste ergométrico de esforço. c) Teste ergométrico de esforço com tálio. d) Repetir arteriografia coronariana. e) Ecocardiograma de esforço.

2

3

8) Mulher de 76 anos está hospitalizada por causa de edema pulmonar. Ela usa diltiazem de ação prolongada e hidroclorotiazida para tratamento de hipertensão e apresenta história de doença pulmonar obstrutiva crônica, para a qual usa brometo ipratrópio e albuterol. Seu último eletrocardiograma, feito há dois meses, mostrou ritmo sinusal. Ao exame físico, seu pulso era de 175bpm e irregular, frequência respiratória de 28 mrm e pressão sanguínea de 90/70 mmHg. Pressão venosa jugular de 20 cm de H2O. A ausculta pulmonar revela crepitações. O impulso apical está levantado e localizado no sexto espaço intercostal esquerdo, na linha axilar anterior. Levantamento paraesternal, B3 ventricular esquerda e sopro de insuficiência mitral 3+/6 estão presentes. Uma radiografia do tórax mostra cardiomegalia e edema pulmonar. O eletrocardiograma mostra hipertrofia ventricular esquerda e fribilação atrial com ritmo ventricular de 165 a 180bpm.

Qual das alternativas é a mais apropriada para o tratamento no momento?

a) Ecocardiografia transesofágica seguida de ibutilida intravenosa. b) Digoxina intravenosa. c) Betabloqueador intravenoso. d) Adenosina intravenosa. e) Cardioversão de urgência, com corrente direta.

9) Homem de cinquenta anos de idade está sendo avaliado após infarto de parte de inferior não

complicado e recente. Não é fumante, está normotenso e não é portador de diabetes melito. Ele se exercita regularmente e atualmente faz exercícios aeróbicos em esteira ou bicicleta três vezes por semana. Sua altura é de 1,83m, pesa 104 kg e o índice de massa corporal é 31. Está seguindo a dieta para a redução de gordura. Passo I: Sua medicação atual consta de betabloqueador e aspirina. O colesterol total é de 164 mg/dl, LDL-C de 92 mg/dl, HDL-C de 32 mg/dl e triglicerídeos de 200 mg/dl.

Qual das opções a seguir representa o passo seguinte mais apropriado para o controle do paciente?

a) Interromper o Betabloqueador. b) Reduzir a ingestão de gordura da dieta daqui para frente (Passo II da dieta). c) Iniciar sinvastatina. d) Iniciar genfibrozila. e) Iniciar com associação de sinvastatina e genfibrozila.

10) Mulher de 58 anos de idade, com história de diabetes melito tipo 2, é hospitalizada após infarto

agudo do miocárdio, documentado por alteração eletrocardiográficas e elevação da troponina I. O seu curso clínico desenvolveu-se sem alteração e ela iniciou um esquema com vários medicamentos, incluindo aspirina e inibidor da enzima conversora da angiotensina (ECA). Após ler um artigo na imprensa leiga, a paciente pergunta ao seu médico a respeito de quaisquer interações potenciais entre aspirina e inibidor ECA.

Qual das seguintes afirmações é correta com respeito à interação entre os dois medicamentos? a) Os inibidores da ECA bloqueiam a degradação da epinefrina e aspirina melhora esse efeito. b) Os inibidores da ECA bloqueiam a degradação da bradicinina e a aspirina é contrária a esse efeito. c) Os inibidores da ECA têm efeito prejudicial ao endotélio e a aspirina combate esse efeito. d) Os inibidores as ECA melhoram a agregação plaquetária e a aspirina inibe esse efeito. e) Os inibidores da ECA e a aspirina não possuem nenhuma interação conhecida.

3

4

11) Mulher de 24 anos de idade que se encontra no segundo trimestre da primeira gravidez é encaminhada a você para avaliação de sopro cardíaco. Ela é assintomática. Ao exame físico, o pulso era de 80bpm e a pressão sanguínea de 118/68mmHg. Os pulmões estavam limpos à ausculta. O exame cardíaco revelou levantamento paraesternal leve à esquerda, B2 com desdobramento fixo e sopro sistólico de ejeção grau 3+/6 na borda esternal superior esquerda. O eletrocardiograma mostrou bloqueio de ramo direito, com eixo de QRS no plano frontalmédio de 100 graus. A ecocardiografia confirmou a presença de defeito do septo arterial, do tipo ostium secundum, com fluxo esquerdo-direito (Qp/Qs+=2,1) e hipertensão pulmonar leve (pressão sistólica da artéria pulmonar de 35 mmHg).

Qual das seguintes alternativas é a mais apropriada?

a) Digoxina 0,25mg/dia. b) Captopril, 25 mg três vezes ao dia. c) Furosemida, 20 mg/dia. d) Profilaxia antibiótica. e) Nenhuma terapia cardíaca específica.

12) Homem de 38 anos de idade, com valva aórtica bicúspide, está sendo avaliado devido à história de febre e encurtamento da respiração. Ao exame físico a temperatura era de 38,1 Cº, o pulso, 96 bpm e a pressão sanguínea 130/50mmHg. Os campos pulmonares estavam limpos, nenhuma distensão jugular, impulso ventricular esquerdo normal e sopro diastólico decrescente de 2+/6 na borda esternal esquerda. A ecocardiografia mostrou vegetações na valva aórtica, com insuficiência de leve a moderada. Três exames de cultura sanguínea deram resultados positivos para staphylococcus aureus e ele começou a ser medicado com antibiótico intravenoso. Após duas semanas de terapia antibiótica apropriada, o paciente continuou a apresentar episódios intermitentes de febre, sem nenhuma modificação dos achados do exame físico. O eletrocardiograma estava inalterado, a não ser pelo aumento de intervalo PR, de 0,16 para 0,22mseg. Qual das alternativas apresenta o teste diagnóstico mais apropriado para ser solicitado a seguir?

a) Ecocardiografia transesofágica. b) Ecocardiografia transtorácica. c) Angiografia Coronariana. d) Angiografia da raiz da aorta. e) Angiotomografia.

13) Homem diabético insulinodependente, com 55 anos de idade, tem doença coronariana

bivascular, com indicação tanto para cirurgia de revascularização quanto para angioplastia.

Qual das seguintes afirmações é verdadeira para esse paciente? a) A cirurgia é superior à angioplastia. b) A angioplastia é superior à cirurgia. c) A angioplastia e a cirurgia são equivalentes. d) Nenhumas delas é superior à terapia clínica. e) Uma combinação de angioplastia e cirurgia fornece melhor resultado.

4

5

14) Mulher de 32 anos de idade chega à sala de emergência com dor torácica retroesternal severa intermitente, em aperto, com duração de duas horas. Há diaforese associada e dispnéia leve, mas não há componente pleurítico. A paciente é pré-menopáusica e não tem diabetes. Não há história conhecida de hipertensão e o nível de colesterol sérico é desconhecido. A história familiar inclui infarto do miocárdio em sua mãe, aos 63 anos de idade. Ao exame físico a paciente está febril. Sua frequência cardíaca é de 119/bpm regular, a pressão sanguínea é de 158/94mmHg e não há outros achados cardiovasculares anormais. Um eletrocardiograma tirado na hora da dor torácica é ilustrado a seguir.

Qual das alternativas a seguir contém a causa mais provável para essa apresentação clínica? a) Embolia pulmonar. b) Pericardite aguda. c) Miocardite aguda. d) Espasmo da artéria coronária/trombose secundária a abuso de cocaína. e) Embolia de artéria coronária.

15) Homem de 47 anos de idade deseja iniciar um programa de treinamento vigoroso, antes de

planejar uma viagem pelas montanhas do Nepal. Ele se encontra em bom estado de saúde, exceto por uma hipertensão lábil, identificada há vários anos, e vem sendo tratado com hidroclorotiazida, 25 mg/dia. Sua história de tabagismo é de 25 maços/ano. Nos últimos 12 anos tem sido sedentário e não se exercita. Nega sintomas de angina de peito, mas refere leve dispnéia ao subir apenas lances de escada. Ao exame físico, está ligeiramente obeso. Seu pulso é de 88bpm e a pressão sanguínea é de 150/96 mmHG. O exame físico, de modo geral, não apresenta nenhum dado importante. O exame laboratorial revela contagem sanguínea normal, glicemia de jejum de 130mg/dl e colesterol plasmático total de 220mg/dl. O eletrocardiograma é normal. Qual das opções a seguir é a mais apropriada para este paciente? a) Encorajá-lo a começar um programa de treinamento, tendo em vista que ele é assintomático. b) Recomendar um teste de esforço antes de começar o treinamento. c) Recomendar um ecocardiograma de repouso, a fim de avaliar a função ventricular à esquerda. d) Alertá-lo para que não inicie um programa de treinamento por causa da pressão sanguínea alta. e) Todas as alternativas acima estão corretas. 5

6

16) Homem de 65 anos de idade sofreu cirurgia de revascularização coronariana bem sucedida seis semanas atrás. Uma ponte mamária interna e três pontes de safena foram colocadas. Após 48 horas de cirurgia, sofreu fibrilação atrial, que reverteu ao ritmo sinusal normal com tratamento. Retorna agora aos seus cuidados. Está normotenso e livre da angina, sendo tratado com ácido acetilsalicílico e com ferro para anemia.

O teste mais importante a ser obtido nessa visita inicial é? a) Ecocardiograma de base. b) Nível de colesterol sérico com frações. c) Radiografia de tórax. d) Monitorização com Holter. e) Dosar T4 livre.

17) Analise o seguinte caso:

Homem de 80 anos de idade com estenose valvular aórtica e angina estável crônica tem dispnéia

progressiva e uma área de válvula aórtica de 0,6 cm, conforme calculado por ecocardiograma.

Apresenta doença bivascular de alto grau (obstrução de 90% da artéria descendente anterior

esquerda e obstrução de 80% da artéria coronária direita), vista à arteriografia coronariana. Não

existe morbidade não-cardíaca significativa.

Assinale a alternativa que contenha a melhor conduta a ser adotada. a) Valvotomia aórtica por balão. b) Substituição de válvula aórtica com cirurgia de revascularização de artéria coronária. c) Angioplastia coronariana. d) Terapia clínica. e) Substituição de válvula aórtica sem cirurgia de revascularização de artéria coronária.

18) Homem de 38 anos previamente saudável chega à sala de emergência para avaliação de acidente

vascular cerebral. O paciente relata que teve um mal-estar por várias semanas, sensação de febre e perda de peso antes de, subitamente, perder os movimentos do lado esquerdo do corpo. Não tem história cardíaca prévia. Ao exame físico, a temperatura é de 37,9ºC (100,2ºF), a pressão sanguínea é de 100/min e regular. Além dos déficits neurológicos, o exame físico não tem nada de anormal. A velocidade de hemossedimentação é de 67mm/h. O diagnóstico mais provável é: a) Estenose mitral. b) Endocardite infecciosa. c) Mixoma atrial esquerdo. d) Febre reumática aguda. e) Trombo mural em ventrículo esquerdo.

19) Qual das seguintes alternativas apresenta uma possível razão para a prevalência aumentada de insuficiência cardíaca nos EUA?

a) Identificação precoce de pacientes com insuficiência cardíaca. b) Aumento da prevalência de hipertensão. c) Melhora do tratamento agudo e das técnicas de revascularização. d) Aumento da incidência de doença da artéria coronária. e) Aumento da taxa de desenvolvimento. 6

7

20) Professora de 51 anos de idade é encaminhada a você por seu médico de família, porque não respondeu ao tratamento padrão para insuficiência cardíaca. Ela lhe diz que se sente muito pior do que quando se consultou primeiramente com o seu médico cinco meses antes e relata mais inchaço e dificuldade para respirar, coração disparado e palpitação frequente. Seus colegas lhe dizem que ela parece muito mal. O exame físico não mostra anormalidade além do sistema cardiovascular e confirma uma pressão venosa alta, edema periférico, taquicardia e frequência cardíaca irregular. A frequência cardíaca é de 112/min. Os resultados de um teste de função renal, eletroforese plasmática e urinálise são normais, assim como os resultados de numerosos outros estudos laboratoriais que ela traz. O ecocardiograma mostra fibrilação atrial e batidas prematuras multifocais frequentes. Para sua surpresa, a voltagem de QRS é diminuída e não mostra hipertrofia ventricular esquerda. A ressonância magnética mostra desenho pericárdico normal. As biópsias de língua e retal são relatadas como normais. Você a encaminha para cateterismo cardíaco e biopsia de endomiocárdio. Corantes especiais fornecem um diagnóstico por biópsia amiloidose extensa. Qual das seguintes afirmações sobre sua condição é correta? a) A fibrilação atrial é incomum na amiloidose cardíaca. b) Ela não seria candidata a transplantes cardíacos na maioria dos centros. c) Ela deve ser encaminhada para um centro nacional de câncer, onde a quimioterapia pode

proporcionar uma longa remissão. d) Suas perspectivas de sobrevivência nos próximos três anos são boas, porque ela tem função

sistólica normal. e) Todas as alternativas acima estão corretas.

21) Com relação às disposições da Lei n° 8.080/90 referentes à Saúde do Trabalhador, assinale a

alternativa correta.

a) O Sistema Único de Saúde não se responsabiliza pela informação ao trabalhador, à sua respectiva entidade sindical e às empresas sobre os riscos de acidentes de trabalho, doença profissional e do trabalho, ficando essas informações a cargo das instituições privadas.

b) A partir da homologação dessa lei, a avaliação do impacto que as novas tecnologias provocam à saúde ficaram a cargo do Ministério da Ciência e Tecnologia e suas representações estaduais.

c) A direção municipal do Sistema Único de Saúde deve indicar a entidade sindical responsável pela revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho.

d) As políticas de saúde do trabalhador incluem a responsabilidade na formação dos recursos humanos, promovendo cursos de reciclagem e garantindo sua satisfação no trabalho.

e) Nenhuma das alternativas anteriores. 22) São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que constam na Lei 8.080/90:

a) Centralização, universalidade e integralidade. b) Hierarquização, centralização e integralidade. c) Universalidade, igualdade e integralidade. d) Universalidade, participação popular e autonomia. e) Integralidade, participação popular e autonomia.

23) A Lei nº. 8.080/90, no seu capítulo III, dispõe sobre a articulação das políticas e programas de

saúde e as principais atividades a serem desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde, a cargo das comissões intersetoriais. Sobre o disposto na lei, considere as seguintes atividades:

I. Alimentação e nutrição;

II. Saneamento e meio ambiente e biodiversidade; III. Segurança; IV. Ciência e tecnologia.

7

8

Cumprem ao Sistema Único de Saúde: a) Somente I. b) Somente II. c) Somente I e IV. d) Somente I, II e III. e) Somente I, II e IV.

24) Considere as seguintes afirmativas, relacionadas à participação da iniciativa privada na

assistência à saúde, conforme as disposições da Lei nº. 8.080/90: I. As entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do Sistema

Único de Saúde. II. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou

convênio,observadas, a respeito, as normas de direito público. III. Os critérios e valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial

serão estabelecidos mediante negociação das tabelas praticadas, visando atingir uma média de valores de mercado.

IV. Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é vetado exercer cargo de chefia ou função de confiança no Sistema Único de Saúde.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa I é verdadeira. b) Somente a afirmativa III é verdadeira. c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. d) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. e) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

25) Com relação aos objetivos das políticas de recursos humanos do Sistema Único de Saúde, de

acordo com o disposto na Lei n° 8.080/90, considere as seguintes afirmativas: I. Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde,

só poderão ser exercidos em regime de tempo integral. II. Prevê a organização de um sistema de formação de recursos humanos em todos os níveis de

ensino, inclusive de pós-graduação, além da elaboração de programas de permanente aperfeiçoamento de pessoal.

III. Prevê que os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos não poderão exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do Sistema Único de Saúde.

IV. Dispõe sobre a valorização da dedicação exclusiva nos serviços do Sistema Único de Saúde.

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. b) Somente a afirmativa I é verdadeira. c) Somente a afirmativa I, II e III são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. e) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

26) Considerando choque hipovolêmico associado à hemorragia podemos considerar que:

a) As hemorragias classe I são percebidas quando há perdas de até 10% volume sanguíneo circulante b) As hemorragias classe III são percebidas quando há perdas de até 20% volume sanguíneo

circulante c) As hemorragias classe IV são percebidas quando há perdas de até 2000ml sangue. d) As hemorragias classe II são percebidas, por exemplo, quando temos um paciente vítima de queda

de moto e fratura unilateral de tíbia. e) As hemorragias classe I são percebidas, por exemplo, quando temos um paciente vítima de

politrauma e fratura unilateral tíbia e úmero. 8

9

27) No traumatismo torácico podemos afirmar:

a) Fleil Chest a melhor conduta é entubação e ventilação assistida. b) A Tríada de Beck consiste na evidência de abafamento de bulhas, hipotensão e bradicardia. c) Na presença de tamponamento cardíaco habitualmente temos realizar a drenagem por punção de

300 a 500 ml de sangue para reestabelecer o equilíbrio hemodinâmico do paciente. d) Na ruptura traumática da aorta o segmento de maior vulnerabilidade pelas particularidades

anatômicas é a aorta ascendente. e) No traumatismo abdominal a presença de sangue ao toque retal não se deve considerar a

possibilidade de laparotomia exploradora. 28) Considerando Traumatismo raquimedular (TRM) é correto afirmar :

a) O choque neurogênico resultante TRM advém do impedimento das vias parasimpáticas descendentes da medula levando a perda do tônus vasomotor.

b) O choque neurogênico no TRM tem como características clínicas a vasodilatação visceral e nas extremidades inferiores, hipovolemia relativa, hipotensão arterial e bradicardia.

c) O choque neurogênico deve ser tratado prontamente com drogas vasoativas. d) O choque neurogênico no TRM pode ser diferenciado do choque hipovolêmico pois neste

encontramos hipotensão arterial,pele quente e normocardia. e) A lesão medula espinhal ocorre em torno de 40% das fraturas coluna vertebral.

29) O choque é mais bem definido como:

a) Perda de 30 % ou mais do volume sanguíneo b) Pressão sistólica < 90 mmHg c) Perfusão tecidual inadequada generalizada d) Qualquer lesão que leve a diminuição do nível de consciência e) A cardiogênico geralmente tem baixa mortalidade

30) Considerando a classificação clínica do choque cardiogênico por Killip podemos afirmar :

a) Killip I tem mortalidade em torno 50% do pacientes b) Killip II pacientes sem evidência de insufuciência cardíaca c) Killip III pacientes com insuficiência cardíaca,terceira bulha e congestão pulmonar d) Killip IV pacientes com edema agudo de pulmão e bradicardia e) Killip IV pacientes com choque cardiogênico com ou sem edema agudo de pulmão

31) No bloqueio AV 3º grau é correto afirmar :

a) É caracterizado pelo alargamento do QRS > 12 seg b) E caracterizado pelo alargamento progressivo do intervalo PR c) Sempre é indicativo de marcapasso no ato do diagnóstico d) Caracteriza-se pela reversibilidade quando tratada a causa e) Geralmente responde com atropina e dopamina em bomba

32) Na cetoacidose diabética devemos considerar quais alterações nos parâmentros laboratoriais:

a) Normoglicemia ,cetonúria ,alcalose metabólica. b) Hiperglicemia >500 mg/dl,alcalose metabólica, lactato baixo. c) Hiperglicemia >250 mg/dl,acidose metabólica ph<7,3 ou bicarbonato sérico < 15 mEq/l,

cetonemia(cetonas totais > 3 mmol/l) e cetonúria. d) Hipoglicemia, cetonúria, alcalose metabólica. e) Hiperglicemia, acidose metabólica e acidose respiratória.

9

10

33) Considerando a Síndrome Coronariana Aguda assinale a incorreta:

a) No IAM com supra SST a terapia trombolítica com tenecteplase 40mg ev em bolus é indicada se respeitadas as contraindicações.

b) No IAM sem supra SST a terapia trombolítica pode ser administrada se o tempo do início dos sintomas for < 1 hora.

c) O trauma grave nos últimos 3 meses não é uma contraindicação absoluta para terapia trombolítica d) Em pacientes com IAMCSSST sem capacidade de ICP em 90 minutos a terapia trombolítica é

Nível de evidência B. e) O TIMI RISK ESCORE não leva em consideração a idade do paciente, DM ou HAS.

34) A meta da reanimação cardiorespiratória é melhor definida:

a) Débito urinário adulto > 50ml/h e 1 ml/Kg/h na criança. b) P<100 bpm e PAS > 90mmHg. c) Sat O2 > 95%. d) PVC < 8mmHg. e) Restaurar a perfusão orgânica.

35) Homem de 78 anos, vítima de acidente automobilístico, foi trazido ao PS com escore 6 na escala de coma de Glasgow e dificuldade para respirar. Sua SatO2 era de 95%, com máscara de 100% de O2. Não se identificam as cordas vocais na laringoscopia direta. Qual o próximo passo que pode ajudar na obtenção da via aérea definitiva?

a) Máscara laríngea. b) Combitube. c) Cricotireoideostomia cirúrgica e/ou por punção. d) Intubação retrógrada. e) Intubação nasotraqueal.

10