edição nº 114 - outubro 2010

8
Interação Informativo da ACISE - Ano XI - nº 114 - outubro 2010 ACISE Desde maio de 1967 eleições 2010 pág. 5 e 7 Dilma e Serra vão para o 2º turno e Geraldo Cruz, Analice e Alckmin são eleitos FACESP pág. 4 Rotary Club faz visita oficial a Embu RA4, ACISE e Prefeito Chico Brito Dilma Roussef (PT) José Serra (PSDB) Deputados eleitos Analice Fernandes (PSDB) e Geraldo Cruz (PT) Governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB) visita pág. 3

Upload: marketing-acise

Post on 06-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Edição nº 114 - Outubro 2010

TRANSCRIPT

outubro 2010

1Interaçãovisite: www.embu.com.br

InteraçãoInformativo da ACISE - Ano XI - nº 114 - outubro 2010

ACISE

Desde maio de 1967

eleições 2010 pág. 5 e 7

Dilma e Serra vão para o 2º turno e Geraldo Cruz, Analice e Alckmin são eleitos

FACESP pág. 4

Rotary Club faz visita oficial a EmbuRA4, ACISE e Prefeito Chico Brito

Dilma Roussef (PT)

José Serra (PSDB)

Deputados eleitos Analice Fernandes (PSDB) e Geraldo Cruz (PT)

Governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB)

visita pág. 3

outubro 2010 Interaçãovisite: www.embu.com.br2

cursos Mais Informações e Inscrições: Al. Fernando Batista Medina, nº 69

Centro de Embu (ao lado do Estádio Municipal), telefone: 4781-1044 – e-mail: [email protected]

bancáriospor Márcio Amêndola – www.fatoexporesso.com.br

(11) 4781-1044 site: www.embu.com.bre-mail: [email protected]

InteraçãoACISE

Jornalista Responsável:Márcio Amêndola de Oliveira (MTB 42.753/SP)[email protected]

Colaboração:Marcelo Sousa (MTB 31.840)Nas Mídias: [email protected]

Diagramação: Luana Lacerda (MTB 54.901)Guatá Estúdio: [email protected]

Presidente: Terezinha J. C. Almeida. Vice Pres. do Comércio: Kiei Takayasu. Vice Pres. da Indústria: Sr. Hillmann Albrecht. Vice Pres. do Serviço: Horst Leo Alfes. 1º Secretário: Paulo Roberto Affonso. 2º Secretário: Paulo Ayres. 1º Tesoureiro: Luiz Antônio Fregona. 2º Segundo Tesoureiro: José Paulino da Rocha Ribeiro. Diretor Social: Daniela Santos de Almeida.

Tiragem: 6 mil exemplares. Distribuição Gratuita

O jornal Interação é uma publicação mensal da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Embu - ACISE - Al. Fernando Batista Medina, nº 69 - Centro - Embu das Artes.

Greve dos bancários prejudica empresas

A greve por tempo indetermi-nado dos bancários já passa dos dez dias. Segundo informações do Sindicato dos Bancários, a paralisação atinge mais de 30 mil trabalhadores do setor, e ainda não há possibilidades do fim da paralisação, já que a Fe-braban (Federação Nacional dos Bancos) não estaria disposta a negociar com os grevistas.

Calcula-se que em São Pau-lo, Osasco e Região (incluindo Embu e Taboão da Serra), mais de 700 agências bancárias e 13 Centros Administrativos estão fechados ao público. Em todo o País, mais de 7 mil agências aderiram à greve, que tem ca-ráter nacional.

ReivindicaçõesA categoria, com data base

em setembro, reivindicou au-mento salarial de 11% (onze

por cento), mais contratações, devido ao excesso de trabalho imposto aos bancários em ati-vidade, imediata aplicação do PLR – (Programa de Participa-ção nos Lucros e Resultados), vales refeição e alimentação, auxílio creche e aumento do piso salarial. A pauta prevê ain-da pedidos de auxílio educação e melhores condições de saú-de dos trabalhadores, vítimas de diversas doenças próprias da atividade, como depressão, stress e LER – Lesões de Esfor-ço Repetitivo.

Prejuízo às EmpresasA greve dos bancários, por

mais justa que seja, tem pre-judicado o funcionamento das empresas na região, segun-do informa o vice-presidente de comércio da ACISE, Kiei Takayasu. Segundo ele, a maior

reclamação dos comerciantes e empresários é a impossibilida-de de pagamento de títulos em atraso, de depósito de cheques em grande quantidade (difíceis de serem postados por meio de caixas eletrônicos), lotéricas lotadas, agravadas pelo acúmu-lo da Mega-Sena (até a última quarta-feira).

Os mais prejudicados com a greve foram os clientes dos bancos públicos, Caixa Econô-mica Federal e Banco do Brasil, que pararam quase totalmente. As empresas, além dos proble-mas de fluxo de caixa, também enfrentam dificuldades e hon-rar tributos nas datas de ven-cimento, realizar pagamentos de salários em espécie, além da liberação do FGTS dos traba-lhadores, entre outros incon-venientes.

Banco do Brasil é um dos que tiveram grande adesão à greve

Oportunidade: Faça cursos de capacitação e atualização na Acise, e conquiste um futuro melhor!

A Acise disponibiliza cursos certificados pelo SENAI. Estão abertas inscrições para os cursos de Auxiliar de Departamento pes-soal, e Auxiliar de Logística. Veja a seguir informações detalhadas:

• AUXILIAR DE DEPARTA-MENTO PESSOAL (160 horas)- 2ª, 4ª e 6ª, das 18h30 às 21h30- Pré-Requisito: Ensino Médio Completo• ELETRICISTA INSTALA-DOR (160 horas)- Período previsto – (aproxima-damente 3 meses)

- 2ª a 6ª, das 18h15 às 22h15• AUXILIAR DE LOGÍSTICA (120 horas)-- Horário: 2ª a 6ª das 18:15 às 22:15h.- Pré-Requisito: Ensino Médio Completo ou cursando. Idade mínima de 16 anos• NR-10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE (40 h)- 2ª a 6ª, das 18h00 às 21h20- Pré-Requisito: 18 anos comple-tos, ter concluído o nível funda-mental e ter concluído Curso na área de Eletricidade

OBS: Para qualquer curso, trazer 02 có-pias do RG e CPF para a efetivação da matrí-cula. Informe-se na Acise sobre estes e ou-tros cursos, datas e período de realização.

Interação

Você gostou do jornal In-teração? Aproveite para anunciar! Na crise a ima-gem da sua empresa tem que ser consolidada! Ligue pra nós: 4781-1044

novo associado

Vitorino

Vieira de Souza

Imobiliária

outubro 2010

3Interaçãovisite: www.embu.com.br

visitapor Alexandre Oliveira

Governador do Rotary faz visita oficial a Embu

Em uma noite agradável aca-lentada pela chuva, o Governa-dor do Rotary (distrito 4610), Altamiro Ribeiro Dias, esteve presente em um jantar solene no restaurante Gramado Grill, na sexta-feira, 24, proporciona-do por vários associados da en-tidade juntamente com o presi-dente do Rotary Club de Embu, Benedicto Ismael C. Dutra.

Dias foi recebido com uma ce-rimônia discreta e se mostrou contente com os avanços da instituição no município. “Um bom Rotariano sempre está preocupado com o desenvolvi-mento da região. É gratifican-te ver as pessoas empenhadas nesse objetivo”, disse Altamiro que no jantar foi acompanhado de sua esposa Vânia Dias.

Sua visita reforça o novo pa-norama que o Rotary Club de Embu vem desempenhando neste último ano. Após terem adquirido em comodato sua sede localizada próximo ao Bos-que do Embu, o Rotary Club da cidade pretende traçar metas

para num futuro próximo pro-porcionar cursos de capacitação para jovens do município.

Em seu pronunciamento Is-mael Dutra, presidente do Ro-tary Club de Embu pela gestão 2010-2011, apontou os avanços da marca na região e futuros projetos que o Rotary poderá desempenhar. “Nós queremos levar algo de útil para o preparo dos jovens”, completou Dutra.

O jantar foi marcado com a en-trega de uma flâmula com o sím-bolo que representa a marca Ro-tary no mundo, assinada pelos sócios da entidade na região e um quadro adquirido pelo repre-sentante da ACISE (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu), membro do Rotary no município, Kiei Takayasu. A obra de arte que serviu como presente ao Governador foi con-feccionada pelo artista de Embu Gerson Cardoso.

Pés no chãoCom sua nova sede, adquirida

em comodato junto à prefeitu-ra de Embu pelos próximos 30 anos, o Rotary Club começa a desempenhar um grande avan-ço na região, buscando integrar seus membros a novos projetos. Benedicto Ismael C. Dutra, atual presidente do clube no municí-pio, sabe de sua responsabilidade e acredita que em breve a entida-

de deverá alcançar novos pata-mares, configurando assim uma importante instituição na região, a exemplo de sua marca em cerca de 210 países pelo mundo.

No jantar de cerimônia des-tinado a receber o Governador do Rotary (Distrito 4610) Alta-miro Dias, Dutra falou sobre as dificuldades que o Rotary vem enfrentando na região, sendo o baixo número de associados um dos maiores desafios. “Encon-tramos muitas dificuldades, mas já estamos progredindo”, disse Dutra.

Com os pés no chão, o atual presidente do Rotary Club de Embu indicou que em breve muitos avanços ocorrerão com a posse da nova sede. Para o governador Dias, ele foi recebi-do como convidado ilustre em sua primeira visita à região, as possibilidades atuais do Rotary Club de Embu são ótimas. “Se o Clube conseguir o que pretende será um grande favor à comu-nidade”, finalizou Altamiro, membro do Rotary desde 1986.

Como homenagem, o presi-dente do Rotary Club Embu, Benedicto Ismael C. Dutra, recebeu uma escultura com o símbolo do Rotary das mãos do presidente do Rotary Club de São Paulo (RCSP), Jorge Rober-to Corrêa Zantut.

Homenagens em OutubroNo dia 26 de outubro, ás 20h,

o restaurante Gramado Grill re-ceberá os rotarianos para um jantar de homenagem aos des-taques de 2010, quando serão agraciadas as seguintes institui-ções e empresas: Mary Hill Cos-méticos (de Hillmann Albrecht); Belas Artes Loja de Conveniên-cias Ltda (do empresário Adal-berto Araújo Camelo), e o Car-

tório de Registro Civil de Embu (Tabelião Odilon dos Santos), entre outros. Participe!

outubro 2010 Interaçãovisite: www.embu.com.br4

FACESPpor Márcio Amêndola

aniversariantesdo mês de outubro

Vice-Presidente da FACESP RA4

reúne-se com ACISE e Prefeito Chico BritoNa última terça-feira, 28 de setembro, representantes da Federação das Associações Co-merciais do Estado de São Paulo reuniram-se com diretores da Acise e o prefeito de Embu, Chi-co Brito, no restaurante Grama-do Grill, entre 10h30 e 13h30. Participaram do evento, além do prefeito, o Vice-Presidente da FACESP RA4, Paulo Contim, Mauro Monteiro dos Santos, Gerente Comercial e de Marke-ting da ACIB (Barueri), Amilton Leite Scarpa, Vice-Presidente, e Luís Profeta, Diretor, ambos da ACISESP (Santana de Par-naíba), José Batista de Souza (das Lotéricas ‘A casa da Sorte’) e a Sra. Lourdes, ambos da ACE (Taboão da Serra), e a Sra. Tere-zinha J. C. Almeida, Presidente, Kiei Takayasu, Vice-Presidente de Comércio, e Hillmann Albre-cht, Vice-Presidente de Indús-tria, todos da ACISE.

Durante a reunião de traba-lho foi discutido o Fundo pago pelas Associações Comerciais da Região Oeste, que congrega 15 municípios, e a destinação dos recursos arrecadados para refor-çar a consolidação das entidades, principalmente nos municípios menores, através da capacita-ção e treinamento de diretores e funcionários das mesmas.

Outro desafio para as asso-ciações comerciais é a queda da arrecadação decorrente dos con-vênios SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), diante do uso cada vez mais reduzi-do dos cheques como forma de pagamentos, substituídos pelo chamado ‘dinheiro de plástico’ (cartões de débito e crédito). O desafio é como buscar novas fontes de receita, particular-mente para as entidades empre-

sariais de menor porte.Durante o almoço, a partir das

12h30, o prefeito Chico Brito travou um produtivo diálogo com o dirigente da Facesp, Paulo Contim e a presidente da Acise, Terezinha Almeida. O prefeito informou ao líder empresarial que é Vice-Presidente do CONI-SUD (Consórcio de Municípios da Região Sudoeste) e defende a partir de 2011 a criação de Câ-maras Técnicas de Desenvolvi-mento, para as quais convidará as Associações Comerciais da região para fazerem parte deste esforço de alavancar ainda mais o desenvolvimento regional.

Contim, o prefeito Chico Brito e a presidente da Acise, Terezi-nha Almeida discutem Câmara Técnica de desenvolvimento

Contim considerou a ideia ex-celente, e lembrou de temas po-lêmicos que envolvem a coopera-ção regional, como a destinação do lixo urbano, seja comercial, industrial ou doméstico. Para ele, sem o diálogo entre prefeitos, governo estadual e empresários não há saída possível. O prefeito Chico Brito concordou e destacou que as Associações Comerciais cumprem um papel fundamental para as empresas e os cidadãos, na promoção do crédito, da qua-lificação profissional, citando os diversos cursos promovidos pela

Acise, enfim, no fomento ao de-senvolvimento regional.

Quanto aos problemas de in-fraestrutura, como a destinação final dos resíduos sólidos (lixo) e o sistema viário, por exemplo, o pre-feito considera impossível resolver estes problemas complexos sem a participação coletiva das Prefeitu-ras, Câmaras Municipais, Entida-des Empresariais e outros agentes sociais. Contim citou o Congresso das Associações Comerciais do Estado, que será realizado em ou-tubro, para discutir estas e outras questões, e o Prefeito Chico Brito parabenizou a Facesp “por esta brilhante iniciativa”.

Outro ponto levantado por ambos foi a necessidade de for-mação profissional para a quali-ficação da mão de obra regional. O prefeito Chico Brito citou o avanço de Embu e região nesta área, com a recente abertura da ETEC (Escola Técnica Estadual) e a implantação do Campus Avan-çado da Universidade Federal de São Paulo, na Escola Municipal Valdelice Prass. Paulo Contim encerrou dizendo que a prefeitu-ra de Embu pode contar integral-mente com o apoio da Facesp – Regional Osasco, que congrega as 15 cidades da Região Oeste, entre as quais Barueri, Osasco, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra, Embu, entre outras.

Contim, o prefeito Chico Brito e a presidente da Acise, Terezinha Almeida, discutem Câmara Técnica de Desenvolvimento

1 Paulo Cesar Gaieski Posto 283 Edineide Carvalho Miotto Contécnica Contabilidade4 Ana Paula F. de Oliveira Mec Seal Selos Mecânicos4 Enilse M. B. Giovanella Transportadora Giovanella5 Jose Sheite Kanegae Centro Autom. Kaney6 Rosangela Aparecida Miranda Auto Peças Leauto6 Milton O. Santos Pav Com. Piscina Ltda7 Homero de Sousa Russo Solene Sabor Paes E Doces9 Reinaldo Luiz Ferreira Sta. Tereza Com. Alimentos11 Danilo A.Furlan Posto De Molas Embu12 Eric Oshima Coopercav12 Rosana A. C. Santos Rosana Imóveis13 Rita de Cassia J. Taffarel Taffarel Informática Ltda14 Horales Pereira de Rezende Rofisa Embalagens14 Antonio Carlos Leal Artesão15 Olmaro Manoel Bebiano Jornal Hora Exata17 Haroldo Marchetti Jr. Método Contabilidade S/C Ltda17 Carlos A. Carpi Contatec Contabilidade17 Sueli Maria da Silva Santos Laticínios Rincão20 Onofre Jose dos Santos Laticinios Rincao21 José Paulino R. Ribeiro Sansuy 21 Nelson Setsuo Kanegae Centro Autom. Kaney22 Andre Ferreira de Castro D’ Castro Calçados e Conf. Ltda ME.26 Leonardo Mateus dos Reis J.F. Contabilidade27 Walter Arthur Nogueira Engenheiro Civil27 Mario Tadeu Gonçalves Meta Imobiliária28 Fabio De Lucca Rofisa Ind. Com. Embalagagens29 Jason Da Silva Siqueira Terenos II Mat. p/ Constr. Ltda Me30 Nataniel Da Silva Carvalho Delfim Verde Imobiliaria

outubro 2010

5Interaçãovisite: www.embu.com.br

eleições 2010Por Alexandre Oliveira e Márcio Amêndola – www.fatoexpresso.com.br

InteraçãoCaro empresário, prestador de serviço ou comercian-te, venha juntar-se a nós e participe da vida da nossa cidade e do nosso empresa-riado! Associe-se já!

Segundo Turno decide o futuro do País: Agora é Dilma (PT) ou José Serra (PSDB)

O processo eleitoral que en-volveu cerca de 135 milhões de brasileiros no último do-mingo foi marcado de grandes surpresas. Campanhas conso-lidadas pela opinião pública como da presidenciável Dilma Roussef (PT), não se refleti-ram nas urnas e garantiram o 2° turno entre a petista e o candidato da oposição, José

Serra (PSDB). Dilma atingiu 47.649.549 (46,91%) e Serra, 33.130.965 (32,61%). Mas, o ‘fiel da balança’ acabou sendo mesmo a terceira colocada, a ex-petista Marina Silva (PV), com a surpreendente vota-ção de 19.636.094 (19,33%), acima das previsões dos Ins-titutos, surpreendidos pelos resultados inesperados.

Agora, o debate poderá ser mais qualificado para o se-gundo turno, previsto para ocorrer no dia 31 de outubro, domingo. Neste intervalo de tempo a propaganda eleitoral obrigatória voltará à TV, com tempo igual para os dois can-didatos remanescentes (10 minutos diários para Serra, e 10 para Dilma).

No Embu, Dilma Rousseff ob-teve 48,82% dos votos, con-tra 29,61% de José Serra, e 20,45% de Marina Silva. Com resultados semelhantes ao desempenho nacional para Dilma e Marina, apenas José Serra ficou aquém da votação nacional, provavelmente pela forte presença do PT na cida-de, que governa o município desde 2001.

SENADO: A disputa pelo Senado deu um

verdadeiro ‘tombo’ nos institu-tos de pesquisas, que aponta-vam como virtualmente eleitos Marta Suplicy (PT) em primei-ro lugar, e seu companheiro de chapa, Netinho de Paula (PCdoB), em segundo, ambos na faixa dos 36%. Aloysio Nu-nes Ferreira (PSDB) vinha su-bindo nas pesquisas, com cerca de 20% das intenções de votos,

mas como um ‘azarão’, acabou ultrapassando todos os demais candidatos, atingindo a surpre-endente marca de 11.189.168 votos (30,42%). Marta, que ven-ceu Netinho por uma margem estreita, ficou com a segunda vaga, ao atingir 8.314.027 vo-tos (22,61%).

A votação de Marta e Neti-

nho de Paula em Embu pratica-mente confirmou as pesquisas, dando a ela o primeiro lugar com 32,29% dos votos, segui-da de Netinho, com 30,42%. O senador eleito, Aloysio Nunes Ferreira, acabou conquistanto somente 21,19% dos votos vá-lidos em Embu, chegando em terceiro na cidade.Dilma Rousseff: susto após confirmação de um segundo turno

José Serra: Esperança renovada após conseguir adiar o fim da eleição

outubro 2010 Interaçãovisite: www.embu.com.br6

governadorpor Alexandre Oliveira e Márcio Amêndola, com informações da Folha de S. Paulo, Veja e Agência Brasil – www.fatoexpresso.com.br)

.trecho lestepor Márcio Amêndola, do www.fatoexpresso.com.br)

Rodoanel já tem interligação com a Ayrton Senna

Geraldo Alckmin volta ao governo paulista

O novo governador do Estado de São Paulo é o médico , eleito já no primeiro turno. O PT de Aloizio Mercadante quase em-purrou a eleição para o segun-do turno, mas Alckmin acabou levando a melhor, vencendo a disputa com apenas 0,6% acima do mínimo para conquistar o governo no primeiro turno. Al-ckmin chegou a 11.519.314 vo-tos (50,63%), enquanto Merca-dante atingiu 8.016.866 votos (35,23%), encerrando a disputa de um eventual segundo turno tão sonhada pelo PT.

No Embu Mercadante repe-tiu o desempenho de Dilma, vencendo a disputa local com 45,81% dos votos, seguido de Geraldo Alckmin, com 40,37%. O detalhe curioso é que, apesar de ter vencido no Embu, Mer-cadante teve menos votos na cidade do que o ex-prefeito Ge-raldo Cruz (PT), que alcançou a histórica marca de 53,17% dos votos válidos.

Médico AnestesistaMédico com graduação na

Faculdade de Medicina da Uni-versidade de Taubaté, interior paulista, Geraldo José Rodri-gues Alckmin Filho especia-lizou-se em Anestesiologia. Casado, três filhos, iniciou sua carreira política muito cedo, elegendo-se vereador em Pin-damonhangaba com a maior votação do município, quan-do tinha apenas 19 anos, em 1972. Foi ainda presidente da Câmara e o mais jovem prefei-to eleito da cidade. Na sequên-cia elegeu-se ainda deputado estadual e federal, sempre pelo PMDB, defendendo os interes-ses dos interior paulista.

Em 1988, por divergir de seu

partido, participou da funda-ção do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e em 1994, convidado por Mário Co-vas, tornou-se vice-governador do Estado, cumprindo o man-dato entre 1995 e 1998. Em 2000 tentou eleger-se prefeito de São Paulo, sendo derrotado por Marta Suplicy (PT), mas em 2001 o governador Mário Covas, vítima de um câncer que o levaria à morte, deixou o governo de São Paulo aos cui-dados de Alckmin que, interi-namente, acabou cumprindo o mandato até o final, em 2002. Já na condição de Governador, tentou a reeleição, conquis-tando um novo mandato, que exerceu de 2003 a 2006.

Geraldo Alckmin foi ainda candidato à Presidência da República em 2006, levando a eleição para o segundo tur-

no, mas sendo derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No período posterior, Alckmin passou vários meses estudando economia em Wa-shington (EUA), voltando a São Paulo e disputando a prefeitura da Capital em 2008. Mas, com o ‘racha’ de seu partido e parte do tucanato apoiando a reelei-ção do então prefeito Gilberto Kassab (DEM), Alckmin acabou perdendo de novo, deixando a prefeitura escapar pela segun-da vez. Agora, com a ‘liberação’ do cargo ao governo por parte de seu antecessor, José Serra, que preferiu disputar a presi-dência, Geraldo Alckmin volta ao governo de São Paulo, cargo que exercerá pela terceira vez, agora sem a sombra do caris-mático Mário Covas, um dos ícones de seu partido.

Geraldo Alckmin chega pela terceira vez ao governo paulista

O Rodoanel Mário Covas já tem uma interligação com a Ro-dovia Ayrton Senna, mesmo sem a conclusão do Trecho Leste, previsto para ser concluído nos próximos anos. O governador Alberto Goldman acaba de de-terminar a abertura da ligação do Trecho Sul com a nova Avenida Jacu-Pêssego, na zona leste, mes-mo sem iluminação adequada ou uma ‘inauguração oficial’, como queriam setores do governo pau-lista. O governador levou em con-ta a importância viária do trecho para tomar esta decisão.

Agora, quem quiser ir à Dutra, ao Rio de Janeiro, ao norte pau-lista, ou mesmo ao aeroporto de Guarulhos, a partir de Embu, Cotia, Itapecerica ou Taboão da Serra, tem a opção de evitar a Marginal do Tietê, trafegando na direção contrária, pelo Tre-cho Sul do Rodoanel.

Para o vice-presidente de co-mércio da Acise, a abertura é po-sitiva, “mas existem problemas de segurança naquela região, e eu não recomendo que as pes-soas usem esse caminho (da Av. Jacu-Pêssego) durante a noite, enquanto o governo não provi-denciar a iluminação e sinaliza-ção completa da via”, alerta.

Outro problema é que, com o aumento de opções de uso do

Rodoanel, aliado à proibição do tráfego de caminhões na cida-de de São Paulo, os acessos de Embu e Taboão da Serra, por exemplo, vão ficando cada vez mais perigosos para acidentes e congestionados. Um exemplo: na manhã de quinta-feira (07 de outubro), três veículos se envol-veram num engavetamento com vítimas (feridos removidos pela concessionária Autopista Régis) na altura do Jd. Sadie, no Km 282 da BR-116, devido à lenti-dão no acesso ao Rodoanel.

DESDE 1996: O prolongamento da Avenida

Jacu-Pêssego até a rodovia Ayr-ton Senna vem sendo prometi-do desde 1996, ainda na admi-nistração do ex-prefeito Paulo Salim Maluf. Finalmente, com a inauguração do prolongamento, a prefeitura espera a retirada de milhares de veículos das margi-nais Tietê e Pinheiros.

O Trecho Sul do Rodoanel tem o objetivo de retirar veículos da Capital

Mapa do Rodoanel e o trecho da nova Avenida Jacu-Pêssego

outubro 2010

7Interaçãovisite: www.embu.com.br

eleitos

Geraldo Cruz e Analice Fernandes são eleitos deputados estaduais da Região

O candidato a deputado estadu-al da região, Geraldo Cruz (PT), foi eleito com 131.206 votos, apurados no domingo, dia 3 de outubro. Sua margem de votação garantiu a 18° colocação geral no quadro de candidatos ao cargo de deputado estadual no Estado de São Paulo, ficando em 5º lugar em seu partido. No Embu Geraldo obteve uma votação esmagadora, ficando com 53.17% de todos os votos válidos para deputado es-tadual, atingindo 69.295 votos, pouco mais da metade de toda a sua votação no Estado. Ou seja, a cada dois votos para deputado computados em Embu, um era do ex-prefeito.

Pelo PSDB, a deputada estadu-al Analice Fernandes conquistou seu terceiro mandato consecuti-vo, atingindo 125.116 votos, sua melhor marca, sendo a 21ª me-lhor colocada em todo o Estado. Em Taboão da Serra, sua princi-pal base eleitoral, Analice obteve quase 24% dos votos válidos da cidade para o cargo que disputou, com 31.388 votos, cerca de 25% do total. O que se nota é que os dois mandatos da deputada fi-zeram com que ela ‘espalhasse’ seus votos para dezenas de cida-des paulistas, e o ‘reduto’ perdeu a importância capital que tinha para sua eleição, ao contrário de

Geraldo Cruz que, estreante na Assembleia Legislativa, teve em Embu sua principal força, prati-camente de cada dois votos que obteve, um deles foi recebido em sua cidade. No Embu a deputa-da Analice também não decep-cionou e atingiu 12.081 votos (9,27% dos válidos). O PSDB teve ainda o candidato a deputado es-tadual com a maior votação no Estado, Bruno Covas, que obteve 239.150 mil votos.

DUPLA REPRESENTAÇÃOA eleição de dois deputados es-

taduais mostra a força da região Sudoeste em protagonizar proces-sos eleitorais, mas para que estes mandatos frutifiquem em benefí-cios para o avanço regional, é pre-ciso que os eleitos deixem de lado as questões partidárias e tenham verdadeiro empenho em dialo-gar com os setores empresariais, públicos e sociais da região que representam, para que sejam real-mente úteis e necessários aos inte-resses de nosso desenvolvimento. Alguns exemplos: no próximo pe-ríodo a região industrial de Embu necessitará de melhor infraestru-tura, já que as obras do Rodoanel causaram grande impacto, parti-cularmente no sistema viário.

Na educação, foram implan-tadas a Fatec (Escola Estadual

de nível médio) e a Universida-de Federal (Campus Avançado, em uma escola da Prefeitura), mas em ambos os casos, os cur-sos oferecidos estão longe de representar realmente qualifi-cação em larga escala para o de-senvolvimento regional. A falta de mão de obra especializada é justamente um dos pontos fra-cos e problema para as empre-sas na hora do recrutamento de pessoal. Estas e outras questões podem (e devem) freqüentar a pauta dos deputados eleitos.

FEDERAISDra. Rosiane Farias (PSB),

candidata apoiada pelo marido e

prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, não conseguiu uma vaga como deputada fede-ral. Ela obteve apenas 45.862 vo-tos no total do Estado, figurando na 108ª colocação no quadro ge-ral. Ney Santos (PSC), de Embu conseguiu apenas 40.321 votos, terminando como suplente de seu partido, na 116ª colocação geral do Estado.

Para o cargo de Deputado Fe-deral o inusitado ficou por con-ta da ampla votação do candida-to comediante Tiririca (PR). Na região, ele ficou sempre entre os mais votados, chegando ao 2º lugar em Embu, com 9.933 votos na cidade. Com o número

de 1.353.820, corresponden-do a 6,35% do total de votos válidos das urnas no Estado, o candidato “palhaço” Tiririca fi-cou próximo da marca de Enéas Carneiro (ex-político, falecido por leucemia em 2007) com o recorde de votação (1,6 milhão de votos em 2002 para deputa-do federal). Segundo as regras para o preenchimento das ban-cadas na Câmara dos Deputados (estimativa de 150 mil votos para eleger um candidato em votação direta), Tiririca levou cerca de quatro pretendentes de sua coligação à composição de sua bancada, fato criticado por muitos analistas políticos.

Analice (PSDB) e Geraldo Cruz (PT), a nova ‘bancada’ de deputados da região

por Alexandre Oliveira e Márcio Amêndola – www.fatoexpresso.com.br

outubro 2010 Interaçãovisite: www.embu.com.br8

almoçopor Marcelo Sousa

leipor Márcio AmêndolaAssessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu

Próximo almoço será no dia 22 de outubrona Churrascaria Saudade do Sul. Rua Belo Horizonte, 28 - Centro.

Participe!

Está proibido o uso de gorro ou capacete em estabelecimentos

O prefeito Chico Brito san-cionou a Lei que proíbe o uso de gorro, capacete ou qualquer cobertura que oculte a face, nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público de Embu. O projeto, de autoria vereador Luiz Carlos Calderoni (PMDB), pretende aumentar a segurança do público, que vem sofrendo com assaltos de bandidos que escondem a face para praticar seus crimes de vários tipos, inclusive o golpe conhecido como ‘saidinha de banco’, ou o temido ‘sequestro-relâmpago’.

Apenas foi vetado o artigo 4º do projeto, que previa multa de 16 UFESP (Unidades Fiscais) para os responsáveis pelo estabe-lecimento que não afixar cartaz com a nova proibição. O prefeito Chico Brito, em sua justificativa,

disse que a aplicação de multa ou sanção é atribuição do Poder Executivo, através de decreto municipal. O veto foi acatado por unanimidade (inclusive pelo autor da Lei) dos vereadores, em sessão realizada na quarta-feira, 22 de setembro, e a lei já pode entrar em vigor.

Pelo que prevê o artigo 3º da nova Lei Municipal, os respon-sáveis pelos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público deverão afixar no prazo máximo de 90 dias, a con-tar da data de publicação da Lei, placa indicativa na entrada do estabelecimento, contendo com letras legíveis, a seguinte inscri-ção: “É PROIBIDO A ENTRADA DE PESSOA UTILIZANDO CA-PACETE, GORRO OU QUAL-QUER TIPO DE COBERTURA QUE ENCUBRA A FACE”.

O uso do capacete dentro dos estabelecimentos está proibido

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO 

RENDA EXTRA EM TEMPO LIVRE

 Tel.: (11) 9552-8099 – José Carlos  

e-mail: [email protected]

Almoço Acisense no Gramado Grill

O almoço da Associação Co-mercial, Industrial e Serviços de Embu do mês de setembro aconteceu na tradicional chur-rascaria da cidade Gramado Grill, espaço agradável com óti-ma seleção de carnes e comple-to buffet de acompanhamento.

A participação sempre anima-da dos empresários, represen-tantes do comércio, indústria e serviços tornam o almoço da ACISE uma ótima oportunida-de para fazer novos contatos e realizar novos negócios.

Durante o almoço, diversos em-presários levam alguns brindes de suas empresas para que sejam sor-teados entre os participantes.

Confira a Premiação Livros/Benedito Dutra:Conversando com o Homem Sábio - Sr. Rogério (Beker)O Segredo de Darwin - Sr. Mar-celo (Jornal Interação)Conversando com o Homem Sábio - Sra. Joana (Beker)Nola O Manuscrito que abalou o mundo - Srta. Hanna (Mary Hill)  Vinho/Nichibras:Sr. Carlos Alberto (OAB)

E a lista dos participantes:NICHIBRAS/ACISE - Sra. TerezinhaEMBU OPTICA - Sr. KieiJORNAL HORA EXATA  - Sr. OlmaroBEKER - Sr. Rinaldo, Sra. Mari-zeli, Sra. Joana, Sr. Renato, Sr. Rogerio e Sra. NathaliaROFISA - Sr. ZacariasBANCO DO BRASIL - Sr. Mace-do e Sr. GilbertoROTARY - Sr. Leandro, Sra. De-bora, Sr. Benedito e Sra. VilenaMIRANDA FELICIANO - Dr. Jose  Carlos, Dr. João Manuel

e Sr. JemersonMARY HILL PERFUMES - Sr. Hillmann e Srta. HannaAFR PAVIMENTAÇÃO - Sra. VeraCENTRO AUTOMOTIVO EM-BUARTE - Sr. Paulo AffonsoHORTI FARTURA - Sr. Vander-lei e Sr. BrunoEDSON FARMA - Sr. Edson e Srta. CarolineVEDAT - Sr. PauloJORNAL INTERAÇÃO - Sr. MarceloOAB - Sr. Carlos AlbertoSOCIEDADE ECOLÓGICA - Sr. Leandro Dolenc

 A  ACISE aproveita para con-

vidar a todos os associados para o jantar de confraternização. O evento será no dia 03/12/2010 às 19h no Hotel Almenat.

 Este será o último evento da gestão atual e aproveitaremos a ocasião para apresentar a nova diretoria da gestão 2011/2012

Esperamos neste momento especial contar com a presença de todos.

  Agendem  esta data e  reser-vem seus convites pelo telefone: (11) 4781 1044.Dr. Carlos Alberto, presidente da OAB, ganhou vinho oferecido pela Nichibras

Almoço foi animado com a participação dos associados