edicao net 424

24
Documento mostra que contrato entre CMS Consultoria e Serviços e prefeitura de Itapemirim teve parecer do Conselho Superior do MPES, em agosto de 2008j3 PF QUER USAR AQUAVIáRIO COMO POSTO DE FISCALIZAçãOj9 Porsche 911 completa 50 anos Modelo de última geração une motor potente com sofisticação e conforto de carro de luxoj14 Os dois times se encontram há 50 anos, em partidas de grandes expectativas entre os torcedores capixabasj15 Os trabalhos foram levados, pela segunda vez, para fora do Brasil em projeto realizado pelo Sebraej6 NOVO CLáSSICO ENTRE TIVA E RIO BRANCO ARTESã DO ES VAI EXPOR NA EUROPA GERAL Vitória tem Triângulo de voltaj10 SAúDE Recupere a pele após muito solj11 Fundado em 19 de julho de 2000 por Carlos Roberto Coutinho Vitória, 22 de fevereiro de 2013 J Ano XIII J Nº 424 J Edição Gratuita Semanal www.eshoje.com.br O terminal, localizado na Avenida Beira Mar, em Vitória, está completamente deteriorado e sujo, sendo ocupado por moradores de rua, traficantes e usuários de drogas DAYANA SOUSA DIVULGAÇãO DIVULGAÇãO DIVULGAÇãO DIVULGAÇãO Operação Derrama: contrato foi aprovado pelo CSMP ESHOJE2 Barão dá mais uma dose para capixabasj3 EXCLUSIVO

Upload: jornal-eshoje

Post on 23-Jul-2016

246 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

8ª edição de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Edicao net 424

Documento mostra que contrato entre CMS Consultoria e Serviços e prefeitura de Itapemirim teve parecer do Conselho Superior do MPES, em agosto de 2008j3

PF quer usar aquaviário como Posto de Fiscalizaçãoj9

Porsche 911 completa 50 anosModelo de última geração une motor potente com sofisticação e conforto de carro de luxoj14

Os dois times se encontram há 50 anos, em partidas de grandes expectativas entre os torcedores capixabasj15

Os trabalhos foram levados, pela segunda vez, para fora do Brasil em projeto realizado pelo Sebraej6

novo clássicoentre tiva erio branco

Artesã does vAi expornA europA

Geralvitória tem triângulode voltaj10

saúderecupere apele após muito solj11

Fundado em 19 de julho de 2000 por Carlos roberto Coutinho

vitória, 22 de fevereiro de 2013 J Ano xiii J nº 424 J edição Gratuita semanal www.eshoje.com.br

o terminal, localizado na avenida beira Mar, em vitória, está completamente deteriorado e sujo, sendo ocupado por moradores de rua, traficantes e usuários de drogas

dAYAnA sousA

divuLGAÇão divuLGAÇão

divuLGAÇão

div

uLG

AÇão

Operação Derrama: contrato foi aprovado pelo CSMP

esHoJe2barão dá mais uma dose para capixabasj3

EXCLUSIVO

Page 2: Edicao net 424

2 SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.br

editorial

Assim foi em 2007 quando bandidos arrastaram até a morte o menino João Hélio pelas ruas do Rio. Logo depois veio o carnaval e o sangue do menino sumiu no asfalto.

Poucos dias depois da tragé-dia de Santa Maria, o carro ale-górico da torcida do Santos en-costou em fio de alta tensão. Quatro pessoas morreram ele-trocutadas e nove ficaram feri-das. Ao mesmo tempo em Sal-vador, um trio elétrico tocou na alta tensão e um homem foi morto. Pois fazia dois anos que um trio elétrico no carnaval de Bandeira do Sul, Minas, por um contato com fio de alta tensão, matou 15 e deixou 50 feridos. Ninguém aprendeu. Seria sim-ples medir a altura dos fios e o topo dos caminhões de carna-val. A imprevidência resultou em mortes.

Há poucos dias, em Belo

Horizonte, caiu uma marqui-se de 10 toneladas esmagando uma senhora que esperava o ônibus para o trabalho, às seis e meia da manhã. Descobriu--se que a marquise fora adi-cionada à fachada do prédio depois do habite-se e sem amparo legal. Onde estaria a fiscalização, que não viu a construção de uma marquise de 30 metros de comprimen-to? No mesmo limbo onde se supõe ter estado a fiscalização das boates sem saída de emergência. Depois de Santa Maria, apareceram milhares de casos assim.

O tempo vai passar e tudo voltará ao anormal - que no Brasil é normal. A fiscalização vai continuar a mesma, os po-líticos vão prometer provi-dências - sempre no futuro. E o velho vai acontecer de novo e de novo. (Alexandre Garcia)

A tragédia em Santa Maria poderia equivaler à paixão-e-morte de 239 jovens, que deram a vi-da no calvário da boate Kiss para absolver os brasileiros do pecado original da imprevidên-cia. Mas nada adiantou. Antes da quaresma, veio o carnaval do esquecimento.

Não tem jeitoartiGo

O tema da Campanha da Fraternidade tem como intenção incluir o jo-vem na Igreja e na sociedade para que ele se torne protagonista de sua história e transforme o meio em que vive.

Uma juventude protagonista

esPaço do leitorblogueira

A mando de quem a meia dúzia de gatos pingados fo-ram constranger a dissiden-te cubana Yoani Sánchez quando desembarcou no Brasil? O Governo brasileiro recebeu um DVD da Embai-xada Cubana orientando co-mo desqualificá-la no Brasil. Mas levaram um tapa de luva quando ela disse "que queria poder fazer manifestação daquele tipo em seu país".

carlos carvalho loureiro

saúde no PsSenhor Prefeito, eu sou

usuário do PA da Glória, vejo que sua avaliação é de fato uma realidade. É doloroso, mas a saúde em Vila Velha anda em pedaços. Rodney Miranda, entendo que está no início, mas muitas pesso-

as que vão à noite procurar o PA é porque durante o dia não conseguiram a ficha pa-ra consulta, ou conseguiram e o médico faltou e não pode ser atendida. Se conseguir fazer atendimento a consul-tas de pessoas com proble-mas menores durante o dia a noite ficará mais tranquila. Estou feliz pela coragem do Rodney Miranda colocar o dedo na ferida e assumir a responsabilidade.

Vila Velha merece uma ad-ministração responsável e espero que no final dos qua-tro anos a população poderá dizer, valeu a pena à mudan-ça. Que a prefeitura possa atender as demandas da saúde e fazer o povo ficar menos sofrido neste ano de 2013.

ildebrando José Paranhos

twitter: @eshoje / facebook: eshoje / msn: [email protected]

tiragem: 15.000 exemplarescirculação: 37 municípios do ESperiodicidade: Semanal

Rua Paschoal Delmaestro, 260 Ed. Vila da Praia, Sl. 5 e 6 - Jardim Camburi - Vitória - Espírito Santo Cep. 29.090-460Tel. 27 3395-1800/Fax. [email protected]

diretor geralCarlos Roberto [email protected]

diretora administrativaBianca [email protected]

diretora de redação/editoraDanieleh Coutinho - MTB/ES [email protected]

chefe de reportagem on-lineCristiano [email protected]

projeto gráficoRenon Pena de Sá e Patrícia Araújowww.renondesign.com

fotografiasDayana Souza / [email protected]

diagramaçãoPlacidino Márciodepto. publicitárioFernanda Soares Phil PalmaredaçãoDóris FernandesLívia MeneghelLayon Lima

a opinião dos colunistas não reflete o posicionamento

do veículo

Humor

Pessoalmente, acredito que o jovem pode ser protagonis-ta quando, no seio da Igreja, passa por uma evangelização eficaz e, independente de re-ligião, conta com uma educa-ção de qualidade que o ensi-ne a ser humanista e haja in-vestimento do Estado e da sociedade em políticas públi-cas eficazes para a juventude que acredito que será bem debatida em nossa Jornada, em julho no Rio de Janeiro.

Neste artigo, quero falar da inclusão do jovem na educa-ção e direitos humanos para responder à pergunta " O que é necessário para uma juven-tude protagonista de sua his-tória?". Quanto à educação, cito El Buainin Nunes:

"Se o que se entende por educação estiver associado à produção de sentidos e ao de-senvolvimento de criticidade, a juventude, que hoje por ig-norância não passa de uma

massa reprodutora de valores consumistas, pode, além de ser transformada, transfor-mar a sociedade. Tudo depen-derá, a princípio, disso: o que se quer, informar ou desinfor-mar, educar ou deseducar?"

O importante é estabelecer, como diria Augusto Cury, uma educação humanista que a pessoa procura pensar antes de agir, se colocar no lugar do outro, admirar o belo e ensinar aos jovens não apenas o mun-do exterior, mas ferramentas para educar bem o seu interior - como sempre ensinou Jesus Cristo e tão bem explicado por Cury na coleção Análise da In-teligência de Cristo.

Uma educação de qualida-de é o primeiro passo para uma juventude sarada, como diria Padre Léo, e para nós católicos uma educação de qualidade passa pela evange-lização eficaz.

Para concluir, minha ami-

ga e conselheira da OAB/ES Nara Borgo disse muito bem: "Se o Estatuto da Criança e do Adolescente for implementa-do e aplicado corretamente já será um grande passo, mas o estado não investe na corre-ta aplicação do Ecriad."

Acredito que a juventude ser protagonista de sua histó-ria é a juventude participar ativamente de cada área de sua vida e trabalhar para um mundo melhor a começar dos simples questionamentos que terminam em projetos con-cretos para a humanidade de acordo com as suas aptidões, mas para que haja o protago-nismo cabe para nós católicos uma evangelização eficaz e para a sociedade uma educa-ção de qualidade que ponha a juventude para respirar uma atmosfera cristã e humanista.

Fábio chaMon é acadêmico

Page 3: Edicao net 424

3SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.br PolíticaEXCLUSIVO

Conselho Superior do MPESaprova contrato em ItapemirimDocumento mostra que órgão já tinha conhecimento dos contratos com outros municípios capixabasDanieleh coutinho [email protected]

O pedido de liberdade da ex-prefeita de Itapemi-rim, Norma Ayub (DEM), feito pelo Ministério Pú-

blico Estadual (MPES), pode ser justificado por um parecer do Conselho Superior do Ministé-rio Público (CSMP), aprovando o contrato da empresa CMS Consultoria e Serviços e a pre-feitura daquele município. A democrata e Itapemirim foram apenas alguns dos apontados na Operação Derrama, deflagrada pela Polícia Civil capi-xaba, que apontou um suposto es-quema de corrup-ç ã o p a r a c o b r a r multas milionárias de empresas multinacionais.

A operação, coordenada pe-lo Núcleo de Repressão a Orga-nizações Criminosas e Corrup-ção da PC (Nurocc), levou para a cadeia 32 pessoas, dentre eles, dez ex-prefeitos. A ação foi realizada a partir de suspei-tas de irregularidades de con-tratos firmados com a empresa CMS para cobrança tributária, levantadas pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo

(TCES), em meados do ano passado.

As prisões ocorreram no dia 15 de janeiro, mas no dia 24, um parecer do MPES pediu a liberdade da prefeita Norma Ayub. Um pedido que pode ser justificado por outro parecer do órgão, datado de fevereiro de 2008, onde o promotor Ro-bson Sartório Cavalini diz que não vê indícios de irregularida-des entre o contrato da prefei-tura e a empresa CMS dos em-presários Claudio Múcio Sala-zar Pinto e Claudio Filho – am-bos continuam presos.

esPecializaçãoNo documento, o empresário

informa ao promotor que é servidor da Prefeitura de Vitó-ria – no cargo de auditor fiscal do tesouro municipal – e que mantem contrato com os mu-nicípios de Piúma, Guarapari, Anchieta e Aracruz, no Espíri-to Santo. Além de Campos dos

Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro.

Segundo o parecer do Conse-lho Superior do Ministério Pú-blico, o currículo de Claudio Múcio “demonstra aperfeiçoa-mento nos serviços prestados (...), notória especialização permitindo-se deduzir que o trabalho da empresa deve se destacar na área profissional e ser o mais adequado à satisfa-ção que se busca contratar”. E ainda: que não houve ofensa ao principio da moralidade, pois a contratação preencheu todos os requisitos legais.

O Ministério Público do Es-tado do Espírito Santo, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, se manifestou pelo desmembramento do inquéri-to policial referente à “Opera-ção Derrama” e pela realização de diligências, o que não foi acatado, no entanto, pelo rela-tor do caso, desembargador Ronaldo Gonçalves de Souza.

32 Pessoas Presas

sendo 10 ex-prefeitos de cidades do es

Justiça nega pedidos de liberdadenove pedidos de libertação de investigados na Operação Der-rama foram negados na tarde de segunda-feira (18), pelo Su-perior Tribunal de Justiça (STJ). Os pedidos foram das defesas dos ex-procuradores munici-pais, ex-servidores e fiscais de Aracruz. Até o momento, 20 li-minares foram negadas pela ministra Marilza Maynard. A magistrada solicitou ao Tribu-nal de Justiça do Espírito San-to (TJES) mais informações so-bre os autos e abriu vista.

São eles: os ex-procuradores de Aracruz Marcos Patrício e Wagner do Carmo; o ex-pro-curador de Jaguaré Solimarcos Gaigher; os fiscais de Aracruz Nitarlene Prtetti, Lincon Luith e Carlos Abrita; o ex-sercretá-rio e ex-procurador de Itape-mirim, Paulo José Branco e Eder Fonseca; e a secretária de Linhares Analice Piasoli. Dos 37 investigados no processo, 30 ainda estão presos.

Os processos ainda serão analisados pela Quinta Turma do STJ. Os advogados investi-gados cumprem prisão domi-ciliar. Já aqueles que possuem formação superior estão aquar-telados, no Quartel da Polícia Militar, em Maruípe.

seM PrazoA Defesa do ex-prefeito de

Anchieta Edival Petri entrou com novo habeas-corpus, ale-gando que o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) teria

alguns detidos na operação estão no Quartel Geral da Polícia Militar

eshojeextrapolado o prazo para ofe-recer denúncia ou não. Já a de-fesa de Edson Magalhães, ex--prefeito de Guarapari, vai en-trar com habeas-corpus no Su-premo Tribunal Federal (STF).

A assessoria do MP informou que dois promotores de Justiça foram convocados para acele-rar a análise do inquérito refe-rente à Derrama. Eles irão au-xiliar o procurador Eder Pon-tes, que já conta uma equipe formada por assessores do ór-gão ministerial.

Os autos da Operação foram recebidos pelo MP no último dia 8. O prazo, inicial, para manifestação era de cinco dias úteis. Devido ao volume do processo e o número de cita-dos, 37 pessoas, o Ministério prorrogou o prazo para de-nunciar ou não os investigados no suposto esquema de arre-cadação de tributos em oito prefeituras. Não foi especifica-da a data.

Quem está ainda está presosaiBa mais

w dos 37 investigados, 30 ainda estão presos. Entre eles, os ex--prefeitos: Edson Magalhães (Guarapari); Edival Petri e Mo-acyr Carone (Anchieta); Guerino

Zanon (Linhares); Alcino Cardo-so (Itapemirim); Valter Potraz (Piúma); Ademar Devens e Luiz Carlos Cacá (Aracruz) e Ananias Vieira (Marataízes).eder Pontes, corregedor-geral do MPes, pediu liberdade dos suspeitos

dAYAnA souzA

20 liminaresforam negadas até o dia dezoito de fevereiro

30 presosdo total de 37 investigados na operação derrama

Números

Page 4: Edicao net 424

4 SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.brPolítica

[email protected]

Dívidas rolandoO deputado Hercules Silvei-

ra, que concorreu à prefeitura de Vila Velha em 2008 e foi derrotado por Neucimar Fraga (PR), ainda está preso naquele pleito. Pelo menos no número de dívidas. Os credores garan-tem que um dos motivos para ele não ter concorrido ano passado foi esse.

“no mesmo bolo”O município de Vitória não

tem hoje um contrato de ilu-minação pública porque a ad-ministração passada fez um edital colocando, num mes-mo processo, natal, sonoriza-ção de carnaval e manuten-ção. O conselheiro José Antô-nio Pimentel determinou cancelamento, alegando irre-gularidade.

FacilitariaAlguns secretários do Go-

verno Renato Casagrande, pa-ra facilitar a vida do governa-dor, deveriam colocar seus cargos à disposição. Desta forma não forçariam o chefe do Executivo estadual a exo-nerar ninguém, evitando constrangimento.

em faltaO Partido dos Trabalhadores,

que fez 13 anos no poder, em nada faz o Espírito Santo co-memorar. A presidente Dilma Rousseff e Lula da Silva conta-bilizam mais baixos do que al-to, tendo o aeroporto de Vitó-ria como exemplo. As obras do terminal estão paralisadas, além dos ritmos lentos nos projetos do PAC.

repressãoFalando no PT, que sempre

defendeu a democracia no Brasil, junto com o PCdoB, é de se estranhar o comporta-mento com relação à bloguei-ra cubana, Yoani Sánchez.

sem julgamento...O deputado estadual Claudio

Vereza, que pleiteia vaga de conselheiro no Tribunal de Contas, ainda não teve as contas de seu mandato como presidente do legislativo Esta-dual julgadas na corte.

... e sem explicaçãoAliás, ainda sobre o petis-

ta, ele não conseguiu expli-car o sumiço dos documen-tos entregues, em sua gestão a Receita Federal, em feve-reiro de 2004 – distribuídos em 274 caixas.

Julgamento (i)Na próxima segunda (25),

haverá nova audiência, na 3ª Vara Criminal de Vitória, sobre o caso da Fundação Augusto Ruschi/Coopetefes – que che-gou ser alvo de CPI na Gestão José Carlos Gratz. Os réus são o próprio Gratz, José Ignácio Ferreira, Raimundo Benedito de Souza, Gentil Ruy, José Tas-so de Andrade, Rodrigo Stefe-noni, Luiz Renato Tomazi San-tos Neves e José Augusto San-tos Neves.

Julgamento (ii)Na Justiça Federal o caso

está arquivado. Trata-se de uma denúncia do Ministério Público, que acusa os réus de participarem de um es-quema de doação de cam-panha, na ordem dos R$ 5 milhões, favorecendo alia-dos políticos do ex-gover-nador Zé Ignácio.

DerramaO ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon, investigado

na Operação Derrama, passou a ser defendido pelo ex--sub-procurador da República e hoje advogado, José Ro-berto de Figueiredo Santoro. Ele estaria no caso a pedido do ex-governador, Paulo Hartung (PMDB)

Maria Júlia Deptulski é titular da assistência social, suspeita de desvio de verba da prefeitura

PoNto de aNáliseDanieleh coutinho L [email protected]

As denúncias chegaram ao Ministério Público em abril do ano passado, com provas teste-munhais e documentação. As informações também foram al-vo de investigação do Ministério Público Federal.

A investigação já havia sido noticiada por ESHOJE online em 10 de setembro do ano pas-sado. Segundo o MPES, depoi-mentos e cópias de vários RPA’s (Recibos de Pagamento a Autônomo) comprovam o pagamento a funcionários fan-tasmas. O dinheiro era desvia-do por meio de convênios en-tre a prefeitura e a Organiza-ção Não Governamental (ONG) Associação das Damas de Ca-ridade de Colatina, presidida por Lenize Lília Tozzi Fachetti. E, dentre as verbas “doadas” pela prefeitura vinham do Go-verno Federal – por isso as in-vestigações do Governo Fede-ral – que deveriam ser aplica-dos em ação social. A Associa-ção é mantenedora da Creche Pousada Infantil Sonho Meu, administrada por Fabíola Kar-la Fachetti Cristo, filha de Le-nize – que funciona no mesmo imóvel que a ONG.

Ainda segundo as denún-cias, uma das funcionárias fantasmas da Associação é Lu-ciana Silvestre Batista, mulher do vice-prefeito de Colatina, Cirilo de Tarso Batista.

Em depoimento ao MPES

uma funcionária que há três anos atua como assistente ad-ministrativa na Associação, Gabriela da Silva, diz que a ONG e a creche são “tudo a mesma coisa”. Ela prestou seu depoimento em 25 de abril, quando relatou aos Promoto-res Bruno Simões Noya de Oli-veira e Pablo Drews Bitten-court Costa que, ao todo – no dia do depoimento – a ‘Damas de Caridade de Colatina’ – tem cinco convênios com a Secre-taria de Ação Social, que exis-tem várias irregularidades na associação no tocante de des-

vio de dinheiro, e que os des-vios são feitos com emissão de RPAs para pessoas que nunca trabalharam na entidade.

Segundo depôs Gabriela, uma outra funcionária teve que descontar um cheque e foi obrigada a depositar na conta da mulher do prefeito. Ela ci-ta pessoas que, mesmo depois de se desligarem dos quadros de funcionários da Associação das Damas de Caridade, tive-ram RPA’s preenchidos com

seus nomes. Dentre elas Gra-cieli Costa da Silva, conside-rada funcionária fantasma, que já foi ouvida pelo promo-tor Bruno Simões.

Cópias de RPA’s em nome dela foram anexadas às de-núncias. Recibos indicam que Graciele, em abril de 2011, te-ria recebido pagamento da As-sociação das Damas de Carida-de. Ela, entretanto, garantiu que nunca foi funcionária da Associação. Mas em depoi-mento ela “não soube infor-mar o motivo de existir RPA recibo de pagamento registra-do em seu nome e que Lenize sempre pedia que ela assinas-se documentos como contra-cheque e outros relativos ao seu emprego na creche”, con-forme trecho do documento.

Procurada pela reportagem de ESHOJE, Gabriela confirmou o que disse ao promotor e ga-rantiu que tudo o que falou ao MPES é verdade. Ela, que conti-nua na Associação, diz que teme por sua vida. “Eu não fiz ne-nhuma denúncia, mas fui con-vocada a depor e só falei a ver-dade. A presidente, Lenize, já sabe e me ofereceu pagar um advogado se eu mudasse minha versão e assumisse a culpa”, afirmou a funcionária.

O Ministério Público quer o afastamento de Maria Júlia Dep-tulski das funções públicas e bloqueio de bens.

Após dez meses de investigação, a Promotoria de Justiça de Colatina, apre-sentou denúncia contra Maria Júlia Rosa Chaves Deptulski, mulher do pre-feito de Colatina, Leonardo Deptulski (PT). Ela, que responde pela secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, estaria envolvida, em esquema de desvio de dinheiro dos cofres públicos da Prefeitura.

MPES denuncia primeira-dama de Colatina

Verba desviada vinham, também,

de convênios com o Governo

Federal

divuLGAÇão

divuLGAÇão

Page 5: Edicao net 424

5SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.br Política

vaga ocupadaNos bastidores,

já é certa a indi-cação do depu-tado cláudio ve-reza para a vaga de conselheiro do Tribunal de Con-tas do Estado. A ida do petista, que provocará o retorno de Esmael Al-meida (PMDB), suplente da coliga-ção, à Assembleia - hoje na Se-cretaria de Desenvolvimento Ur-bano. O governador disse que es-ta escolha é dos deputados, mas deixou subetendido que não acei-ta pitacos na próxima, cujo favori-to é Luiz Ciciliotti, da Casa Civil.

Política, religião e r$A marqueteira

bete rodrigues não para. Depois d e t r a b a l h a r anos a fio aju-dando a eleger governadores e prefeitos, a professora de litera-tura agora fará o gerenciamento de mídias sociais de empresas de diversos segmentos. A "bruxa" do marketing político vai do céu ao inferno: além dos campos político e empresarial, Bete está incumbida de reconstruir a ima-gem da Igreja Maranata, abalada por escândalos de corrupção.

na reDe. Depois que virou ga-roto-propaganda, no Estado, do novo partido de Marina Sil-va, Guerino Balestrassi entrou para o Facebook.

há vaGas. A diretoria de Fi-nanças da Assembleia ainda não encontrou um titular. O ex-ocupante da função é Eder Botelho da Fonseca, que teve seu nome envolvido na Ope-ração Derrama.

PerGuntar não oFenDe. Alô, governador Casagrande! Como vão as obras milionárias do Cais das Artes, que se arras-tam há dois governos?

A decisão que virou o tabu-leiro do jogo veio de cima, em-purrada goela abaixo. Um acordo entre o PT, que tinha como candidata Dilma Rousse-ff, o PMDB, com o vice Michel Temer, e o PSB, que se tornou o grande apoiador graças à de-sistência de Ciro Gomes de dis-putar a presidência da Repú-blica, chancelou, aqui no Esta-do, a candidatura do socialista Casagrande, com o apoio de fi-guras que até então estavam do outro lado do balcão.

Ciro só desistiria de sua can-didatura se PT e PMDB abris-sem mão de lançar candidatos em alguns Estados-chave pa-ra o PSB. Um dos escolhidos foi o Espírito Santo. O outro, Pernambuco, do hoje gover-nador Eduardo Campos.

Quase três anos depois, a his-tória que se desenha toma for-ma semelhante. O PSB, com Campos, faz charme para atrair o PT, que, incomodado com postura do partido, que insiste lançar o pernambucano à presi-dência, vislumbra, ao longe, ce-der novamente às pressões so-cialistas. Para ganhar a vice de Dilma, o pernambucano põe o pé na porta. O PMDB, por sua vez, assiste, com sensação de "dejà vu", aos desdobramentos dessa nova novela - embora nestas eleições a situação dos

peemedebistas apresente menos conforto no plano nacional.

Os reflexos da decisão a ser tomada em Brasília - seja qual for - serão inerentemente sen-tidos no Estado. O governador Renato Casagrande caminha pa-ra sua reeleição. No meio do ca-minho há o PMDB do hoje ex--governador Paulo Hartung, que, lá atrás, não teve escolha. Desta vez, se o PSB fizer corre-tamente o dever de casa, o pee-medebista terá a mesma expres-são de desconforto que apresen-tou três anos atrás, sentado àquela mesa, de frente para du-as dezenas de jornalistas que an-siavam pela bombástica decla-ração que mudaria os rumos da eleição naquele ano. Foi assim: "Sai Ricardo, e nosso candidato agora é o Renato". Lembro-me como se fosse ontem.

Para que Eduardo Campos embarque na chapa de Dilma, o PSB exigirá ter certa tranqui-lidade em algumas regiões no

pleito do próximo ano. E o Es-pírito Santo estará na lista de exigências do partido, bem co-mo os cinco outros Estados onde a sigla tem governadores: Amapá (Camilo Capiberibe), Ceará (Cid Gomes), Paraíba (Ricardo Coutinho), Piauí (Wilson Martins) e Pernambu-co, de Eduardo Campos.

Com PMDB e PT na base, o próximo passo é definir com quem fica a cadeira de vice, que será fechada em um acor-do de cúpula ou em barganha com a única vaga disponível para o Senado na próxima eleição - o candidato apoiado pelo governador evidente-mente leva mais vantagem.

Como costumam avaliar li-deranças políticas, muita água ainda há de passar por debai-xo e por cima da ponte. Con-tudo, fica a lição: revisitar ce-nários passados sagra-se co-mo excelente oportunidade para antever passos futuros.

PolíticaFernanDo carreiro L [email protected]

Radisson Hotel, Enseada do Suá, Vitória (ES), 28 de abril de 2010. São 16 horas. Sentados à mesa para uma coletiva de imprensa estão o governador Paulo Hartung (PMDB), seu vice, Ricardo Ferraço (PMDB), e o senador Renato Ca-sagrande (PSB), prontos para fazer o anúncio que repercutirá pelos próximos dias, semanas e meses: Ferraço não é mais o candidato de Hartung ao Gover-no do Estado; ele disputará o Senado. À mesa, sorrindo muito mais do que os outros, está Renato Casagrande, o futuro governador do Espírito Santo.

Dejà vu

‘‘Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes’’ abrahaM lincoln

[email protected]

Com Marcos Seabra e Adelina Vasconcelos

Plantão médicoAlém de reduzir o serviço

médico do Senado Federal a uma emergência, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), quer comprar briga com os doutores concursados da Casa. Renan vai procurar o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e oferecer os serviços destes médicos para atendi-mento em hospitais públicos de Brasília, por escala de plantão, já que ficarão mais disponíveis com o fim do ambulatório no Congresso Nacional.

Passa láHá indícios de que esses

médicos fazem um primeiro atendimento a servidores no ambulatório do Congresso e os encaminham para suas clíni-cas particulares.

cotadoSurgiu o nome de Luiz Na-

varro Britto Filho como cotado para o cargo de Secretário da Transparência do Senado. Ele deixou o cargo de secretário--executivo da CGU.

o marqueteiroO ex-vereador de Cuiabá

Totó Parente, que coordenou a campanha de Eduardo Cunha, foi nomeado pelo deputado como chefe da Assessoria Po-lítica da Liderança do PMDB.

tensão totalA limpa no Senado em 25%

dos cargos comissionados, anunciada pelo novo presi-dente, envolve a demissão de um servidor por gabinete de senador. O restante dos demi-tidos será da Diretoria Geral, Interlegis, Prodasen e Instituto Legislativo Brasileiro, entre ou-tros órgãos. A tensão é grande inclusive entre senadores.

Grande famíliaNepotismo é neologismo fora

do vocabulário para o prefeito de Barra dos Coqueiros (SE), Airton Martins (PMDB). Ele nomeou o tio para Secretário de Educação, a esposa para Ação Social, um so-brinho para o Turismo e uma so-brinha para Assessoria Jurídica.

esse requião...Aliados de Renan Calheiros

não aceitam a petição online que pede sua renúncia. Indi-cam que há suspeita de emails repetidos. O senador Roberto Requião aprontou essa: ins-creveu o e-mail pessoal do próprio Renan no documento.

Polêmico Requião é figura. Quando re-

cebeu telegrama da presiden-te Dilma pelo seu aniversário, assinado por subordinado de-la, mandou seu motorista as-sinar um agradecendo a ela.

olho neles!Há emails fakes até de Bara-

ck Obama e Dilma. A petição online não tem efeito jurídico, mas mostra o poder do povo em tempos de internet e aler-tou os senadores.

afundouUm grupo de deputados está

brabo com a ministra Gleisi Ho-ffmann, da Casa Civil de Dilma. Ela não os recebeu para debater impasse sobre a MP dos Portos, que saiu do Planalto. Atendeu aos portuários que foram lá.

caldo MaggiSão Valdemar da Costa Ne-

to, o presidente, e Alfredo Nascimento, o ex-ministro, caciques do PR, quem fazem lobby contra a nomeação do senador Blairo Maggi, de seu próprio partido, para ministro de Dilma. Disseram a ela que ele não representa o PR.

QuaseDilma já chamou mais de

uma vez Blairo para ministro. Ele está reticente. Mas o PR quer outro nome. Suspeitam que, se o senador entrar, pode alegar perseguição e se filiar ao PSB, como adiantou a coluna.

vejam essaO líder do PT na Câmara, de-

putado José Guimarães (CE), ir-mão do condenado pelo STF Jo-sé Genoino, acredita que a Casa só abrirá processo de cassação dos mensaleiros ano que vem...

logo aliA ANTT informou que Silva-

na Lúcia Castro Barros é servi-dora contratada por portaria desde Dezembro de 2012 e vai representar a agência em evento no Uruguai.

riscoNo país que pegou mania de

inaugurar obra inacabada, o Governo do DF corre risco de repetir no belo Estádio Nacional o que houve com o Mineirão.

Ponto FinalQuer dizer que Oscar Pisto-

rius confundiu a namorada com um bandido, meteu-lhe quatro tiros e tentou reanimá--la com um taco de basebol...

nerter sAmorA

Page 6: Edicao net 424

SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.brEconomia6

asPectoGeral

hino salvaDor L [email protected]

Foi assim que começou a pe-regrinação dos vendedores de sanduíches, salgados, peixes fritos, coco, milho verde e ou-tras guloseimas mais.

A maioria dos ambulantes ficou mais de dois anos sem conseguir reabrir o seu co-mércio. Américo Bernardes foi reeleito em 1982 e conti-nuou a peregrinação dos co-merciantes. Iam a Prefeitura e eram comunicados que a ad-ministração iria construir quiosques padronizados. Na era Jorge Anders, quando os quiosques estavam ainda na Praia da Costa, ali sim, a coisa era feia. Parecia uma favela.

Um advogado de prenome Abner, residente na avenida Gil Veloso, e ingressou com uma Ação Pública pedindo a retirada dos quiosques da orla. A Justiça acatou. Voltou a pro-messa de urbanização, que não aconteceu. A única urbaniza-ção foi a construção de uma calçada e uma pracinha com o nome e o busto do prefeito, que ele mesmo inaugurou. E assim vieram os prefeitos Go-dofrido Anders (que assumiu o lugar do Américo, Vasco Alves, Jorge Anders e outros).

Os quiosques foram remo-vidos para o final da Praia de Itapuã. A orla, antes despovo-ada, abrigou os novos e com a anuência da prefeitura as construtoras fizeram a 'mura-lha' de grandes edifícios de padrão "A", que são ocupados pelos senhores feudais da mo-dernidade, imperadores eco-nômicos, que se acham no di-reito de exterminar os quios-ques e plantar coqueiros. Eles não precisam dos quiosques porque têm tudo em seus lu-xuosos apartamentos.

Nova demanda se formou pela retirada dos quiosques. Fui o advogado que conseguiu uma

Liminar do Tribunal de Justiça e os quiosques continuaram por algum tempo. Veio o pre-feito Jorge Anders e prometeu a 'tal' urbanização, e cada um poderia construir o seu próprio espaço. Era uma farsa!

A empresa por ele apresen-tada para o projeto sequer ti-nha CNPJ, e cada quiosque ia custar R$ 400 mil. A orla, que já chegou a contar com 153 quiosques, hoje só tem 46. A Justiça Federal determinou a desocupação e a demolição de todos que ainda restam, dando um prazo de 60 dias para a de-socupação voluntariamente. A derrubada e o recolhimento dos entulhos serão feitos pela Prefeitura de Vila Velha e, se-gundo a Justiça, a operação de-verá ser acompanhada pelo Instituto Estadual de Meio Am-biente e Recursos Hídricos (Ie-ma) para evitar danos ambien-tais à região. A decisão, da 5ª Vara Federal Cível, também prevê que a prefeitura só pode-rá realizar obras de reurbaniza-ção com autorização e licença prévia do Iema e da Gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU). O descumpri-mento pode levar ao pagamen-to de multa diária de R$ 10 mil.

Também dá a possibilidade de instalação de quiosques provisórios após a demolição dos atuais. No entanto, esta de-ve ser aprovada por Iema, Ca-pitania dos Portos e pela GRPU.

Os “imperadores” que sempre tentaram fazer da Praia da Costa um dormitório particular dos abastados, par-tem mais uma vez para con-seguir seu intento. O prefeito não se manifestou sobre o as-sunto, e o senhor Magno Pi-res, gerente GRPU, não saiu em defesa dos trabalhadores - já que ocupa o cargo do Par-tido dos Trabalhadores.

Nos anos 70, mais precisamente em 1977, o ex--prefeito Américo Bernardes da Silveira (MDB), iniciou um processo de mudanças na Praia da Costa, revelando que tudo aquilo fazia parte do projeto de urbanização da orla da cidade. Os que existiam foram demolidos pela Secretaria Muni-cipal de Urbanização informando que os proprie-tários iriam ser transferidos para a Volta do Gu-ruçá - no final da avenida Marcelino Champag-nat e no início da avenida Antônio Gil Veloso.

A saga dos quiosqueiros

O artesanato capixaba está sendo bem represen-tado internacionalmente. Apoiada pelo Serviço de

Apoio às Micro e Pequenas Em-presas no Espírito Santo (Sebrae ES), através do Programa de Ar-tesanato, a artesã e Empreende-dora Individual Valdete Reis está tendo a oportunidade de expor suas peças em Paris, na França e em Frankfurt, na Alemanha.

Os objetos confeccionados com fibra de bananeira e palha de ca-fé, como jarros, mandalas e ou-tros objetos decorativos, foram expostos na feira Maison & Ob-jet, em Paris, entre os dias 18 e 22 de janeiro. E desde o dia 15 de fe-vereiro, as peças capixabas serão expostas na feira Ambiente 2013, em Frankfurt, na Alemanha.

A oportunidade de expor as pe-ças surgiu através de um evento que a artesã participou em 2011, direcionada para lojistas e expor-tadores, o que gerou o convite. Ela preparou um catálogo com peças confeccionadas com fibra de bananeira e palha de café.

creDibiliDaDeSegundo Valdete Reis, ver a

aprovação e valorização de seus produtos por outros países é

Artesã capixaba expõe na EuropaAs peças da capixaba foram expostas na França, estão na Alemanha e já passou por Moçambique, na África

muito satisfatório e soma credi-bilidade a seu trabalho. “Já esti-ve em Moçambique, na África, em uma missão comercial leva-da pelo Sebrae ES, onde pude ver a valorização de outras na-cionalidades aos produtos. Es-sas exposições internacionais somam com o trabalho aqui no país, onde vendemos a lojas

conceituadas no ramo”, afirma.Ao longo de 12 anos, a artesã

Valdete Reis passou por diver-sas capacitações no Sebrae ES voltadas para a gestão, forma-ção de preços, marketing, aten-dimento, inovação e design. Se-gundo a gestora do Programa de Artesanato do Sebrae ES, Izoli-na Passos, a instituição contri-bui para a divulgação do artesa-nato capixaba. “Proporciona-mos aos artesãos o acesso ao mercado, por meio de partici-pação em feiras e eventos e com a divulgação dos produtos em folders e catálogos”, explica.

Para Valdete, o apoio do Se-brae ES estabeleceu a base de seu trabalho. “Desde 2001 con-to com apoio do Sebrae e parti-cipo de treinamentos, oficinas, intervenções, palestras, bem como recebo apoio para espaços de exposição e oportunidades de dar treinamentos”, ressalta.

Para seguir os passos da arte-sã, Izolina Passos dá as dicas: “O artesão, assim como outros profissionais, precisam estar sempre atualizados. Buscar ca-pacitações, fazer seu planeja-mento, visitar eventos do se-tor, pesquisar tendências e inovar sempre”, indica.

divuLGAÇão

Participante do Programa de artesanato, do sebrae, a artesã valdete reis é uma empreendedora individual

“essas exposições

internacionais somam com o trabalho aqui no país”valDete reis, artesã

divuLGAÇão

Page 7: Edicao net 424

7SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.br Economia

Parabéns hospital dr. Jaime dos santos nevesA Diretoria do Grupo M Quintão, Maxicronos Serviços &

Produtos Hospitalares e Colaboradores, parabeniza o Governo do ES

e a Superintendente do novo Hospital Dr Jaime dos Santos Neves

Dra. SIRLENE MOTTA DE CARVALHO,

Vida longa ao novo templo da saúde que já se inicia

com a missão de transformar e salvar vidas!

pela vanguarda gestora, comprometimento com a certificação de

produtos e serviços, bem como a busca incessante pela expertise

e qualidade na direção desse projeto que muito nos honra fazermos

parte com o sistema Maximizado de Higienização 3D, e todo tratamento

de piso. É com muito carinho que estamos participando e vendo nascer

um sonho da AEBES / Hospital Evangélico em trazer para o ES um centro

referencial de saúde.

Brasília – Apesar da mo-deração da atividade eco-nômica no final do ano passado, o Banco Central

(BC) vê perspectivas favoráveis para os próximos trimestres. De acordo com o Boletim Regional, publicação divulgada nesta quin-ta-feira (21), vários fatores con-tribuem para essa perspectiva, como o “vigor do mercado de trabalho”, com redução das ta-xas de desemprego e aumento do rendimento médio real.

O relatório também cita as projeções para a produção agro-pecuária, as perspectivas de me-lhora do ambiente externo e o impacto de medidas econômicas adotadas no país. No ano passa-do, o governo implementou uma série de medidas para tentar aquecer a economia, como con-

BC vê boas perspectivas para os próximos trimestresBoletim cita projeções para produção agropecuária, perspectivas de melhora e impactos econômicos

cessões de rodovias e ferrovias, aumento no limite de contrata-ção de operação de crédito para estados, redução de impostos, entre outras. Além disso, o Co-mitê de Política Monetária (Co-pom) do BC reduziu a Selic até outubro, ao menor patamar já registrado. Em novembro, o co-mitê decidiu manter a Selic em 7,25% ao ano, o que também ocorreu em janeiro deste ano.

De acordo com o Boletim Re-gional, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) cresceu 0,5% no tri-mestre encerrado em novembro, em relação ao finalizado em agosto, quando variou 1,5%, no mesmo tipo de análise. Os dados dessazonalizados (ajustados para o período) também mostram re-dução do ritmo da atividade eco-

nômica nas regiões do país no fi-nal do ano. No Sul, a variação do indicador regional passou de 3,8% para -0,8%; no Sudeste, de 0,9% para -0,2%; no Centro--Oeste, de 0,4% para -0,7%; no Nordeste, de 1,3% para 1,2%; e no Norte, de 0,7% para 0,1%.

Os dados do Boletim Regional se referem ao período até no-vembro do ano passado. Na quarta (20) foi divulgado o IBC--Br, que indicou a expansão de 1,64% (sem ajustes) da econo-mia, em 2012. O BC ainda não tem projeção para o crescimento da economia em todo este ano. Mas espera expansão de 3,3%, no período de quatro trimestres en-cerrado em setembro de 2013. O mercado financeiro projeta ex-pansão de 3,08% da economia, em 2013. (Agência Brasil)Para o bc, vários fatores são contribuintes para essa boa perspectiva

divuLGAÇão

Page 8: Edicao net 424

SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.brJustiça8

direito & JustiçaJoão carlos torezani L [email protected]

Férias dos juízes iAo criar uma comissão para

atualizar a Lei Orgânica da Magis-tratura Nacional o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, reto-ma a agenda de medidas morali-zadoras desenvolvidas pela ex--corregedora nacional de Justiça ministra Eliana Calmon, hoje vi-ce-presidente do Superior Tribu-nal de Justiça. Por ter sido edita-da pela ditadura militar, em 1979, a Loman precisa ser adaptada às características do regime demo-crático, uma vez que defasada em relação à Constituição Fede-ral de 1988 e à Emenda Constitu-cional n.º 45, que introduziu a re-forma do Judiciário. Com as férias de 60 dias, somadas às folgas dos recessos de fim de ano e aos fe-riados nacionais, a magistratura tem mais de 90 dias de ócio - sem contar os fins de semana. E muitos juízes vendem parte das férias, devido a necessidade de reduzir o número de processos.

Direitos iguaisCom 33 reprovações, 400 au-

las de direção e sete anos ten-tando passar na prova prática do Departamento Estadual de Trân-sito (Detran-ES) para conseguir sua carteira de motorista na ca-tegoria B, a aposentada do ser-viço público Tolentina Roque da Silveira, ganhou o direito de diri-gir veículos automotores pelas

ruas e estradas de todo o Espíri-to Santo. Alcançou seu privilégio, regalia, sua pretensão e o fez por merecer. Em momento algum, a senhora Tolentina desistiu, e agora, responderá ao volante com a dignidade de seus direi-tos. Afinal, ela deverá conhecer melhor as regras da direção e suas normas que alguns outros.

Férias dos juízes iiO presidente da Associação dos

Magistrados do Espírito Santo (Amages), Sérgio Ricardo, da Ama-ges, defende os 60 dias, mas o pre-sidente do TJES, Pedro Valls Feu Ro-sa, é favorável na redução das férias. Feu Rosa tem uma posição muito clara a respeito do corte das férias. “Vamos equiparar a magistratura ao restante da população brasileira, seja quanto a direitos, seja quanto a deveres”. Já Sérgio Ricardo sustenta

que as férias de 90 dias é uma for-ma de valorizar a carreira, para atrair bons profissionais e garantir a desgastante atividade jurídica.

Perdão de pena a presosAtividades culturais e esportivas

poderão abater pena de presos. O Conselho Nacional de Justiça quer aprovar recomendação para que detentos consigam perdão de pena com atividade física, leitura, teatro e música, além da educação formal.

Apesar de polêmica, prática já acon-tece em algumas unidades da Fede-ração. Em breve a orientação pode-rá ser adotada nas Varas de Execu-ções Penais – para considerarem atividades extracurriculares – como jogos esportivos, encenação de pe-ças teatrais, música e leitura de li-vros – serão válidos na concessão do perdão de pena os presos do re-gime fechado e semiaberto.

sem burocraciaA ministra Eliana Calmon, tam-

bém diretora geral da Escola Nacio-nal de Formação e Aperfeiçoamen-to de Magistrados (Enfam), defendeu que Justiça tem que ser desburocra-tizada. “A sociedade atual necessita de um juiz com novo perfil, o que re-presenta quebrar uma cultura de mais de 200 anos. Cabe ao juiz de hoje não só resolver conflitos que chegam aos processos, mas tam-bém fiscalizar e cobrar a realização das politicas públicas. (...) Não que-remos burocratas, mas sim um juiz presente na sociedade, de maneira

participante” destacou a minis-tra. O comentário ocorreu na abertura de um curso de forma-ção na Enfam em Brasília.

oab-es na comissão da verdade

Os advogados do Espírito San-to estarão representados na reu-nião da Comissão Nacional da Verdade (CNV), na segunda (25), em Brasília. A presidente da Co-missão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES), Nara Borgo, vai participar. A reu-nião objetiva promover um diálo-go coletivo entre as organizações que têm sido parceiras da CNV na promoção, por exemplo, de au-diências públicas ou reuniões de trabalho específicas. A Comissão da Verdade foi instalada em maio de 2012 para produzir, em dois anos, relatório circunstanciado sobre as violações de direitos hu-manos entre 1946 e 1988. E, ain-da, período da Ditadura Militar.

Page 9: Edicao net 424

9SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.br Cidades

Aquaviário vai abrigar núcleo de fiscalização da FederalDóris FernanDes [email protected]

A área do antigo Terminal Aquaviário Dom Bosco, localizado na Ilha de San-ta Maria, em Vitória, po-

derá abrigar o Núcleo de Fisca-lização Marítima da Polícia Fe-deral (PF/ES), ainda este ano. Um estudo de viabilidade para a ocupação do espaço está em curso desde outubro de 2012. O terreno per-tence à União e está abandonado há 15 anos, quando o terminal parou de funcionar.

“Nós queremos dar uma destinação para aquele espaço e a prioridade é para a administração pública fede-ral. Se a Polícia Federal mani-festar o interesse, a área é de-la”, afirmou o superinten-dente do Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU/ES), Magno Pires da Silva.

Segundo ele, as conversas iniciaram em outubro de 2012. Foi concedido prazo de seis meses para que o Núcleo ma-nifeste ou não o interesse. Nesse período, um estudo so-bre a viabilidade da transfe-rência é feita pela Polícia Fe-deral. E, irá apontar custos com a construção do novo prédio. Além disso, se o espa-ço adequa-se às normas inter-nacionais de segurança portu-ária e outros intens.

“Queremos que o Núcleo aceite. De qualquer forma, te-ríamos que demolir o antigo

O local, hoje, totalmente deteriorado e insalubre, é utilizado por moradores de rua e usuários de drogas

aquaviário. O Núcleo instalado naquele lugar vai trazer segu-rança para a região, para quem passa por ali”, comentou Pires.

seGurançaA diarista Elicéia Rosa Vieira,

52, moradora da Serra, vê com bons olhos a vinda do Núcleo de Fiscalização Marítima. O lo-cal é ponto final de ônibus que chegam ou partem para cida-des como João Neiva. Ela con-tou que há dois anos foi vítima

dAYAnA souzA

a instalação do núcleo de Fiscalização Marítima da Polícia Federal promete dar um novo visual ao local que hoje é "casa" de pessoas em situação de rua

15 anos De abanDono sem o terminal operar no transporte público

“o núcleo instalado

naquele lugar vai trazer segurança para a região”MaGno Pires, spu/es

reativação prevista para 2014A Secretaria de Transporte e Obras Públicas do Estado (Setop) informou que o projeto de reati-vação do aquaviário está em fa-se de análise. O sistema poderá funcionar a partir de 2014 e in-terligará as cidades de Vitória, Vila Velha e Cariacica. A meta do Governo é integrar o sistema aquaviário ao Sistema de Trans-porte Coletivo da Grande Vitória (Transcol). A primeira linha a ser experimentada fará o trajeto en-tre a Praça do Papa, em Vitória, e a Prainha, em Vila Velha.

condomínio improvisado no terminala construção, deteriorada, é para um grupo de aproximada-mente 15 pessoas, a sua casa. A moradora de rua, Carmem Lú-cia de Souza, 52, não perde a es-perança e sonha em sair das ru-as. Enquanto esse dia não che-ga, o jeito é improvisar: a se-nhora montou um quarto com trapos de pano, pedaços de ja-nela, porta e grades pegas do li-xo. A maioria sofre com a de-pendência química.

“A gente sofre, mas a gente tem que procurar ser sempre alegre. Se não, a vida fica ainda mais difícil”, disse Carmem Lúcia, que há dois anos mora nas ruas. Segundo ela, por cau-

sa de conflitos familiares. O Serviço de Abordagem So-

cial de Vitória monitora a área, mas o grupo tem resistência em aceitar atendimento na rede e de assistência social do município.

A situação também é alvo de reclamações de quem passa pe-lo local. De acordo com o auxi-liar de viagens, Tiago de Paula Santos, 22, os assaltos são cons-tantes na região. “Passar por aqui após as 19 horas é arriscar a vida”, comentou.

Apesar de uma câmera de vi-deomonitoramento da cidade, muita gente destacou que o equipamento não intimida a ação de criminosos. carmem lúcia improvisou um quarto no que ainda resta do aquaviário

dAYAnA souzA

de assalto, quando esperava o coletivo partir para Guarapari.

Já o autônomo, Assis Barbo-sa Moreira, 49, que vende pi-colé e amendoim, acredita que as vendas irão melhorar também.

A instalação do posto pro-mete mudar a atual situação do local vista há alguns anos por quem passa pela avenida Beira--Mar, na capital. Mau cheiro, roupas e restos de comidas pe-lo chão, camas arranjadas no

piso de cimento, garrafas de bebidas alcoólicas, quarto im-provisado com panos e madei-ras. Foi o que flagrou a repor-

tagem de ESHOJE, na tarde desta quarta-feira (20).

“Hoje a utilização daquele es-paço é uma questão social, usa-do por moradores de rua, usu-ários de drogas. Precisamos re-solver isso”, comentou o supe-rintendente do Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU/ES), Magno Pires da Silva. A área pertence à União e poderá abrigar o Núcleo de Fiscalização Marítima da Polícia Federal (PF/ES), ainda este ano.

Page 10: Edicao net 424

SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.brGeral10

Nova Lei Seca.MaiS rigor,MeNoS vioLêNciaNo trâNSito.Não adianta recusaro bafômetro.

agora é toLerâNcia zero.

facebook.com/paradapelavida paradapelavida.com.br

Mais do que punir, a Nova Lei Seca tem como objetivo reduzir o número de tragédias no trânsito.Veja o que muda e não corra o risco de se tornar um criminoso como outro qualquer.

Quanto de álcool eu posso consumir? Antes, o condutor alcoolizado só era preso se estivesse com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determinasse dependência. Agora é tolerância zero. Qualquer concentração de álcool no sangue implica as penalidades.

Quais são as penalidades? (até ou igual a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar) Antes, a multa era de R$ 957,70 e o condutor sofria suspensão do direito de dirigir por 1 ano, tinha o carro retido e a habilitação recolhida.

Agora a multa mais que dobrou (R$ 1.915,40) e as demais penalidades continuam as mesmas. Se houver reincidência dentro de 1 ano, a multa é de R$ 3.830,80. Quando passa a ser crime? (acima de 0,34 miligrama de álcool por litro) O condutor pode pegar de 6 meses a 3 anos de cadeia, além de sofrer as demais penas administrativas. Como pode ser comprovado? As provas podem ser obtidas mediante teste de alcoolemia, exame clínico, perícia, vídeo, testemunha ou outros meios de atestar em direito admitidos, observada a contraprova.

brasília – O Senado deve vo-tar em 19 de março o projeto de lei que altera os mecanis-mos de transferência dos re-cursos do Fundo de Participa-ção dos Estados (FPE), infor-mou o segundo-vice-presi-dente da Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), depois de parti-cipar da reunião da Mesa Di-retora.

As novas regras terão como base o parecer do relator Wal-ter Pinheiro (PT-BA). Entre-tanto, Jucá ressaltou que, na votação em plenário, outras propostas poderão ser agre-gadas ao texto do relator.

O senador destacou, por exemplo, propostas que ve-nham a ser apresentadas pe-los governadores na reunião prevista para 13 de março. “Não existe acordo sobre o texto”, acrescentou Romero Jucá. Ele disse ainda que o go-verno federal não participará do debate.

A Mesa Diretora do Senado Federal acatou a proposta de Jucá para que autoridades das agências reguladores sejam obrigadas a comparecer anu-almente a Casa para prestar contas do trabalho realizado. Caberá ao próprio segundo--vice-presidente, agora, apresentar o projeto de reso-lução que será analisado em nova reunião entre a Mesa Di-retora e pelo plenário. (Agên-cia Brasil)

Senado deve votar novas regras do FPE em março

Nesta quinta-feira (21), os moradores de Vitória ganharam mais um espa-ço de harmonia e convi-

vência na cidade. É a Rua de La-zer, construída na Praia do Can-to, na rua Joaquim Lírio, no tra-dicional Triângulo das Bermudas.

A inauguração foi animada pelo samba do grupo Sururu Formado, integrado por mora-dores e amigos do bairro, além de membros da Associação de Pescadores da Praia do Canto. A Secretaria Municipal de Turis-mo, Trabalho e Renda montou no local um posto de informa-ções para orientar os visitantes, tirar dúvidas e distribuir mate-rial promocional.

Além do samba, a Rua de La-zer conta também com um Fes-

Triângulo de volta na capitalO projeto da Rua de Lazer faz parte da revitalização da via, que só terá trânsito das 6 às 20 horas

tival de Sururu, promovido pe-la Associação de Pescadores da Praia do Canto. A área, um dos mais belos cenários da cidade, foi remodelada e ganhou mais espaço, segurança e conforto com o objetivo de atrair uma quantidade maior de visitantes. O projeto faz parte da revitali-zação do Triângulo das Bermu-das, lugar tradicional frequen-tado por diferentes gerações.

As calçadas da rua Joaquim Lírio foram ampliadas, criando mais espaço para os pedestres no trecho entre as ruas João da Cruz e Manoel Carneiro. Dessa forma, as pessoas poderão cir-cular com liberdade em um no-vo calçadão, possibilitando também mais espaço para me-sas e cadeiras nos bares, sem

impedir o tráfego de veículos.Os moradores da região terão

acesso às residências de carro e a pé. No entanto, os visitantes só poderão passar de automóvel por

esse trecho das 6 às 20 horas. De-pois, o acesso à região será pela rua Selimo Vieira.

Após estudo e análise dos técni-cos da Prefeitura de Vitória, o

projeto foi apresentado e discuti-do com moradores, empresários e representantes do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindbares). A no-va configuração da rua também foi discutida com empresários do setor em reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

reGularizaçãoA obra regularizou ainda o es-

tacionamento próximo ao canal de Camburi, retirando o canteiro central e as árvores que ficam na rua Selimo Vieira Gomes. Com a conclusão das obras e a nova rua projetada, o estacionamento ga-nhou mais 63 pontos de parada e foi ampliado de 19 para 82 vagas. A região também recebeu novos postes de iluminação.

o local ganhou mais espaço, segurança e conforto para atrair o público

dAYAnA souzA

Page 11: Edicao net 424

11SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.br Saúde

Recupere a pele após excessos cometidos durante o verãoA temporada de sol, praia

e piscina costuma deixar saudades. Se você é da-quelas que aproveitam o

verão ao máximo, é bem prová-vel que tenha se esquecido de tomar algumas precauções, co-mo usar corretamente o prote-tor solar. "Muitos ainda pensam que usar filtro solar impede o bronzeamento, mas hoje em dia os produtos protegem das radia-ções que causam queimaduras, câncer e envelhecimento, ao mesmo tempo em que deixam passar os raios que dão aquele tom dourado tão almejado à pe-le", garante a dermatologista Li-gia Kogos, membro da Socieda-de Brasileira de Dermatologia.

Quando não há proteção con-tra a incidência solar desde o início da exposição e durante todo o tempo que se permanece sob o sol, o bronzeado é preju-dicado. E não é só isto. "Os pio-res efeitos dessa falta de cuida-dos aparecem cerca de oito a dez dias depois: a pele fica sem vida e ganha um aspecto ressecado, aparecem manchas brancas e castanhas irregulares e muitas vezes a pele até descasca", com-pleta ela. Todos estes são sinto-mas de que a pele sofreu altera-ções na sua estrutura e, por isso mesmo, é preciso correr para tentar reaver o prejuízo.

Para salvar a sua aparência e ficar só com as boas lembranças da estação vale recorrer ao ba-nho morno e rápido. "O banho muito quente e demorado aca-ba com a película de hidratação natural da pele, chamada de manto hidrolipídico, levando ao ressecamento", afirma a derma-tologista Carolina Marçon. O tempo debaixo do chuveiro não pode ultrapassar 10 minutos.

Como no pós-verão a pele es-

O sol ainda está aí, mas quem não se cuidou, especialistas alertam para perigos e tratamentosFotos:divuLGAÇão

Protetor solar tem que ser usado durante todo o ano, mesmo sem sol

“os piores efeitos da falta

de cuidados aparecem cerca de oito a dez dias depois”liGia KoGos, dermatologista

w banho morno e rápido w o sabonete certo w hidratação no chuveiro w loções pós-sol w cremes potentes w hidrante diferente para rosto e corpo

coNFira as dicas

Descascou?

saiBa maistá mais sensível, os dermatolo-gistas recomendam o uso de sa-bonetes neutros, como os de glicerina, os hidratantes ou aqueles indicados para bebês. "Os líquidos são menos agressi-vos. E não é preciso esfregar pe-lo corpo todo, apenas nas axilas, virilhas, pés e mãos", indica o dermatologista Luiz Roberto

Terzian, especialista pela Socie-dade Brasileira de Dermatologia. Buchas também devem ser evi-tadas, já que danificam a cama-da de proteção natural da pele.

Aproveite o tempo debaixo da água para começar o seu trata-mento. Hidratantes e óleos para serem usados no chuveiro são boas opções para quem não está com a pele extremamente dani-ficada e quer poupar tempo. "Os óleos formam uma camada extra de proteção, que impede a saída da água. O ideal é aplicar no cor-po antes de entrar no chuveiro e depois tomar o banho normal-mente. O resíduo que fica na pe-le não é gorduroso e confere ma-ciez", garante Ligia Kogos.

atenção com a hidrataçãoideais para aliviar ardência e vermelhidão, quando a expo-sição solar passou muito dos limites são as loções pós-sol. Além da textura em gel, mais leve e refrescante, elas con-têm propriedades calmantes que atenuam o desconforto da queimadura. "O ideal é apli-cá-las antes do hidratante convencional, já que sua ab-sorção pela pele é mais rápi-da", recomenda a dermatolo-gista Carolina Marçon.

Os hidrantes potentes para quem precisa recuperar a pele não devem ter perfume ou cor tão pronunciados. "As substân-cias químicas presentes nesses produtos podem aumentar a sensibilidade da pele", diz Ter-zian. Procure os que contêm ureia e silicone em sua compo-sição, que ajudam a proteger a camada superficial da pele e a dar brilho. A região do colo, dos ombros e o alto das costas são áreas que tendem ao apareci-mento de espinhas, por isto, caso precise reforçar a hidrata-ção nestes pontos, prefira os cremes com textura leve. Hi-drate-se preferencialmente de-pois do banho, ainda com a pe-le úmida.

Rosto e corpo têm caracterís-ticas e necessidades diferentes, por isso, o hidratante não pode ser o mesmo. Caso contrário, em vez de hidratada, a pele po-derá ficar com poros obstruídos e repleta de cravos e espinhas. "O melhor é usar hidratantes leves, mas com alto poder de regeneração. Alguns dos com-ponentes com esta função são a alantoína, o pantenol, a vitami-na E e os glycans", finaliza a dermatologista Ligia Kogos.

w quando a agressão às cama-das superficiais da pele é muito grande, as células são destruí-das e eliminadas. Este é um processo natural do corpo e pu-xar ou arrancar aquelas pelinhas que se soltam é terminamente proibido, sob risco de sofrer com

manchas. "Apenas massageie o local suavemente durante o ba-nho ou aplique um esfoliante le-ve para a pele se soltar natural-mente", sugere Ligia. Finalize com uma generosa quantia de hidratante depois do banho pa-ra nutrir a região.

Page 12: Edicao net 424

SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.brDiversidade12

coluNa do PHil

Phil PalMa L [email protected]

Cheia de erros e contradi-ções, a bíblia se mostra ul-trapassada e irreal para so-ciedade moderna, não pas-sa de um livro de história, e como tal, manipulado ao bel prazer de quem prega, vi-sando o próprio interesse. Basta uma rápida leitura critica e cai por terra argu-mentos exaltados em púlpi-tos de igrejas e programas religiosos de TV, que rou-bam a capacidade de pensar de quem assiste.

E, devido à tomada de po-sição social dos LGBTs, que voltados para a conquista de seus direitos civis, são os principais alvos dessa fúria de falsos profetas, que veem cair sua falsa intelectualida-de e se revelam verdadeiros promotores do crime, como o milionário Silas Malafaia (Malacheia), que está sendo repudiado pelas organiza-ções democráticas do país, desmentido por intelectuais de todas as áreas da ciência e já virou chacota nas redes sociais, mas se torna perigo-so por estar apoiado pela

bancada fundamentalista no congresso.

Políticos que inibem a lei chantageiam altos escalões e desrespeitam a constituição, tentando impor uma religião oficial ao Brasil, que não passa de um golpe contra a democracia e mais uma agressão aos direitos huma-nos de minorias oprimidas.

E aí volta a pergunta: Li-berdade de expressão ou in-centivo ao crime e a violên-cia, ao preconceito e ao des-respeito moral? Atitudes as-sim devem chamar atenção ao STF, responsável por pro-teger a Constituição e pro-mover a democracia que se fundamentaliza na proteção de minorias contra a opres-são de maiorias esmagadoras.

Foi assim, em nome de deus, que se promoveu o holocausto, foi com a falácia hoje imitada por Malafaia, que Hitler, também exalta-do, conduziu massas ao pre-cipício promovendo tantas desgraças. Mas nós estamos alertas e “Para o armário nunca mais”!

É fácil alegar liberdade de expressão, um anseio de todo cidadão de bem, e instigar o crime e o terror em toda sociedade brasileira. Argumentos capazes de mistificar conceitos religiosos ludibriam ingê-nuos, sugerem a reações agressivas e violentas contra os LGBTs com a homofobia, e conceitos ul-trapassados iguais ao machismo e a submissão da mulher. E tudo isso em nome de um deus vingati-vo, violento, que desrespeita o livre arbítrio, opri-me e segrega, apontado fiel como um cão, mas, que apesar de tudo, é amor. Dá pra entender?

Liberdade de expressão? (II)E stúdios e distribuidores

estão preocupados com a divulgação do filme "O Jo-go do Exterminador". Uma

das apostas da distribuidora Summit Entertainment para o fim do ano, o longa é baseado no livro de ficção-cientifica "Ender’s Game", de Oscar Scott Card. O escritor, porém, se envolveu re-centemente em uma polêmica com a comunidade LGBT.

Oscar nunca escondeu ser contra os direitos dos homosse-xuais e o casamento entre pesso-as do mesmo sexo. Suas opiniões, porém, se tornaram mais ruido-sas após ser contratado pela DC Comics, em 6 de fevereiro, para escrever um capítulo da nova sé-rie da HQ do Superman.

O escritor foi um dos oponentes mais rai-vosos nos anos 90 – e sua fama só pio-rou com as novas leis que permitem casamento entre pessoas do mesmo sexo em algumas cidades.

Em 2009, ele chegou a escrever um artigo no "Mor-mon Times", uma publicação re-ligiosa, e disse: "casamento tem apenas uma definição e qualquer governo que tentar mudar é meu inimigo mortal. Vou agir para destruir o governo e derrubá-lo".

reclaMaçõesA contratação de Oscar pela

DC Comics gerou uma onda de reclamações entre ativistas, simpatizantes e fãs de quadri-nhos. Um abaixo-assinado, com 14 mil assinaturas, chegou a ser entregue ao estúdio de HQ, que

Muita polêmica em adaptação de filmeO longa é baseado no livro de ficção-cientifica "Ender’s Game", de Oscar Scott Card,que é contra os direitos dos homossexuais

foi econômico ao dizer que se trata de uma opinião

pessoal, e "não a da própria empresa".

Orçado em US$ 110 milhões e es-trelado por Har-rison Ford, Asa Butterfield, Viola

Davis e Ben Kings-ley, a adaptação de

"O Jogo do Extermina-dor" é dirigida por Gavin

Hood (de "X-Men Origens: Wol-verine") e tratada pela distribui-dora como uma potencial gran-de franquia de ficção cientifica.

Segundo o "The Hollywood Reporter", a Summit, tinha planos de levar o escritor para San Diego em julho, durante a tradicional Comic-Com. Se-gundo o site, eles avaliam que promover o filme sem o autor seria o equivalente a lançar o primeiro filme de Harry Potter sem a escritora JK Rowling. Ao mesmo tempo, se Orson apa-

recer no evento, o tumulto com os fãs pode se agravar.

Uma fonte do estúdio, ouvida pelo site, afirma que o consenso geral é "mantê-lo longe dos ho-lofotes". Profissionais envolvidos especificamente no filme tentam se afastar da polêmica. E afir-mam que estão trabalhando em cima da história, não do autor.

O filme, adaptado do livro lan-çado por Orson em 1985, se pas-sa em um futuro próximo, quan-do a raça alienígena hostil dos Formics ataca a Terra. Os atos heroicos do Comandante da Fro-ta Internacional, Mazer Rackham (Ben Kingsley), evitam o con-fronto. Em preparação para um próximo ataque, o Coronel Graff (Harrison Ford) e o exército in-ternacional treinam apenas as melhores crianças em busca do futuro Mazer. Ender Wiggin (Asa Butterfield), um garoto tímido, mas potencialmente brilhante, é retirado da escola para se juntar à elite no treinamento.

o filme, que é estrelado por harrison Ford, foi orçado em 110 milhões

divuLGAÇão

a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, re-cebeu em audiência, na segunda--feira (18), em Brasília (DF), re-presentanes da Associação Brasi-leira Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ABGLT) e da Associação Nacional de Tra-vestis e Transsexuais (Antra).

Entre os pontos de pauta esti-

Representantes LGBTs na Presidência da República

veram a definição de um calen-dário de atividades para 2013. Também foram discutidos o for-talecimento dos conselhos esta-duais e a criação de comitês de promoção dos direitos da popu-lação LGBT. "Precisamos pensar juntos em estratégias para avan-çar na garantia de direitos", afirmou a ministra, que apre-sentou a proposta da criação de

um sistema nacional de enfren-tamento da homofobia e pro-moção dos direitos LGBT.

Os representantes da ABGLT e da Antra informaram que uma das prioridades do movimento para este ano é a aprovação do PLC 122, que tipifica o crime de homofobia. Atualmente o pro-jeto está em tramitação no Po-der Legislativo.

14 Mil assinaturas

foram recolhidas em abaixo-assinado

Page 13: Edicao net 424

Cidades 13SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.br

GranDe vitóriaGALPÃO – CIVIT I – 3 M² X 6.500 M² - TERRENO EM BOM ESTADO – R$3.300 MILHÕES - Luiz Carlos Alves – (27)9999-4577

APTO ALEIXO NETO – 1º ANDAR – 4 QUAR-TOS – 2 SUITES – 650 M² - Luiz Carlos Al-ves – (27)9999-4577

ALUGO GALPÃO CARAPINA S10 – VÁRIOS TAMANHOS – (27)9999-4577 – Luiz Car-los Alves

TERRENO PRAIA DOS RECIFES – VILA VELHA - 450 M² - ESCRITURADO- (27)9689-1906

VENDO OU TROCO 02 CASAS PARATI/UBU – ANCHIETA – PRÓXIMO À PRAIA – (28) 9885-7146

VENDO 01 CASA EM NITEROI – PIÚMA – (28) 9885-7146

MINI-CHÁCARA EM IBITIRAMA COM CASA SEMI-ACABADA, 8X400M, 25MIL (11) 4319-0427/ (11) 97240-7375

SITIO EM IBITIRAMA – 2 CASAS – R$100 MIL -CORRETOR VANDINHO CRECI 7435 – (28) 9946-8231

ED. Mª INÊS CENTRO VITÓRIA 3QTS STE DCE FTE ARMS GRANITO VG 275MIL 3019-0019

2 CASAS E 1 GALPÃO EM 500M² LOTE PX BASÍLICA DE STº ANTÔNIO 300MIL 3082-2916

LOTE 250M² ESCRITURADO BAIRRO STª TE-REZA 100MIL 3082-2916

GranDe vitóriaALUGO SITIO P/FESTAS – C/SALÃO E PIS-CINA – P/CASAMENTOS, ANIVERSÁRIOS, EMPRESAS – (28)9985-7146

APTO QUARTO/SALA, DEPENDÊNCIAS, ED. DARCI MONTEIRO,CENTRO, VITÓRIA – 9961-0550/3314-5523

APTO MOBILIADO PARA TEMPORADA EM

2 aluGoimóveis, automóveis, diversos1 veNdo

imóveis, automóveis, diversos

COMPRAR • VENDER • ALUGAR • TROCAR • DIVULGARclassiFicados

SEXTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013 j www.ESHOJE.COM.BR j [email protected] j anuncie: (27) 3395-1800

ESTADO DO ESPÍRITO SANTOPODER JUDICIÁRIO

vila velha - 4ª vara cÍvel

eDital De citação Para auDÊncia

nº Do Processo: 0013182-71.2008.8.08.0035(035.08.013182-0)ação: Cobrançarequerente: CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARwIN LTDArequerido: Deia reGina Goes Monteiro

MM. Juiz(a) de Direito da VILA VELHA - 4ª VARA CÍVEL do Estado do Espírito Santo, por nomeação na forma da lei, etc.

FinaliDaDeDar PubliciDaDe a toDos Que o Presente eDital vireM que fica(m) devidamen-te citado(a):reQueriDo(a):Para comparecer à audiência de Conciliação abaixo designada, ordenada nos autos supracitados.

Data Da auDiÊncia: 07 De Maio De 2013 – horário: 13:30

aDvertÊnciasa) Deixando injustificadamente o citando de comparecer à audiência o de apresen-tar contestação, presumir-se-ão aceitos pela parte requerida como verdadeiros os fatos alegados na inicial, salvo no que diz respeito aos direitos indisponíveis, ocor-rendo os efeitos da Revelia.b) O requerido deverá comparecer à audiência acompanhado de advogado, nos ter-mos do art. 133 da Constituição Federal.

DesPachoFl. 120E, para que chegue a conhecimento de todos, o presente edital vai afixado no lugar de costume deste Fórum e, publicado na forma da lei.

Vila Velha-ES, 09/01/2013LARISSA SCHAIDER PIMENTEL CORTES

ANALISTA JUDICIÁRIO ESPECIALAut. pelo Art. 60 do Código de Normas

ESTADO DO ESPÍRITO SANTOPODER JUDICIÁRIO

COMARCA DE ANCHIETAcartório do 2º ofício

eDital De citação – Prazo De 30 DiasProc. 004110003292

A DOUTORA DANIELA DE VASCONCELOS AGAPITO, JUÍZA DE DIREITO DESTA, COMARCA DE ANCHIETA, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, POR NOMEAÇÃO NA FORMA DA LEI, ETC.........

Faz saber A TODOS QUEO PRESENTE EDITAL DE CITAÇÃO VIREM OU DELE CONECIMEN-TO TIVEREM, ESPECIALMENTE AOS TERCEIROS INTERESSADOS, INCERTOS E DESCO-NHECIDOS, QUE POR ESTE JUÍZO E CARTÓRIO DO SEGUNDO OFÍCIO SE PROCESSAM OS AUTOS DA AÇÃO DE USUCAPIÃO, PROPOSTA NESTE JUÍZO POR aloÍsio MezaDri e sua Mulher QUE PLEITEIAM O DOMÍNIO DO IMÓVEL DESCRITO COMO SENDO uMa área De terreno situaDa nesta ciDaDe, MeDinDo 07,70 Metros De Frente Para a rua Mal. Floriano PeiXoto; 07,90 Metros nos FunDos eM Dvisa coM Maria izabel raMos; 19,00 Metros De uM laDo conFrontanDo-se coM benvinDo De tal e 19,00 Metros De outro laDo eM Divisa coM Miesse De tal, NÃO SE ENCONTRAN-DO TRANSCRITA NO CARTÓRIO DO REGISTRO GERAL DE IMÓVEIS DESTRA COMARCA CONFORME ASSENTADO NA INICIAL.E ANTE A IMPOSSIBILIDADE DE CITAR PESSOALMENTE OS TERCEIROS INTERESSADOS, INCERTOS E DESCONHECIDOS, FICAM MEDIANTE O PRESENTE EDITAL, citaDos e cha-MaDos PARA VIREM A JUÍZO E CONTESTAREM, QUERENDO, O PEDIDO FORMULADO NA INICIAL, no Prazo De 15 (Quinze) Dias, TUDO COM ADVOGADO CONSTITUÍDO, APRE-SENTANDO PROA IRREFUTÁVEL DE SEUS DIREITOSS, CONTADOS DOS TRINTA DIAS APÓS A PUBLICAÇÃO DO PRESENTE, SOB PENA DE REVELIA, CIENTES DE QUE NÃO CONTES-TADA A AÇÃO, PRESUMEM-SE COMO VERDADEIROS OS FATOS ARTICULADOS PELO AU-TOR.DADO E PASSADO NESTA CIDADE E COMARCA DE ANCHIETA, ESTADO DO ESPÍRITO SAN-TO AOS 19 (DEZENOVE) DIAS DO MÊS DE SETEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E ONZE (2011). EU _____________________ (FLÁVIO ANTÔNIO LIMA) ESCRIVÃO JUDICIÁRIO O SUBSCREVO E ASSINO, DEVIDAMENTE AUTORIZADO PELO PROVIMENTO 02/98, DA EGRÉGIA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DESTE ESTADO.

Flavio antonio liMaESCRIVÃO JUDICIÁRIO

a Giallo ornamental ltda torna público que requereu do IEMA Ampliação da LI e LO, através do processo nº 39887820 para extração de granito com fins de ro-cha ornamental, zona rural do municí-pio de Barra de São Francisco-ES.

ESTADO DO ESPÍRITO SANTOPODER JUDICIÁRIO

vitória - 10ª vara cÍvelFÓRUM CÍVEL

FÓRUM MUNIZ FREIRE

eDital De citação Pelo Prazo De 20 Dias

nº Do Processo: 0011616-62.2004.8.08.0024 (024.04.011616-2)AÇÃO: Cobrançarequerente: CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARwIN LTDArequerido: Maseias Martins liMa silva

MM. Juiz(a) de Direito da VITÓRIA - 10ª VARA CÍVEL do Estado do Espírito Santo, por nomeação na forma da lei, etc.

FinaliDaDeDar PubliciDaDe a toDos Que o Presente eDital vireM que fica(m) devidamen-te citado(a):reQueriDo(a): Requerido: Maseias Martins liMa silva, Documento(s): cPF: 80471668691, atualmente em lugar incerto e não sabido, de todos os termos da pre-sente ação para, querendo, oferecer contestação.

aDvertÊnciasa) Prazo: O prazo para contestar a presente ação é de 15 (quinze) dias, a partir do prazo supracitado.b) revelia: Não sendo contestada a ação, presumir-se-ão aceitos pela parte reque-rida como verdadeiros os fatos alegados na inicial, salvo no que diz respeito aos di-reitos indisponíveis.

DesPachoFl. Processo: 024040116162

DesPachoCom efeito, segundo o disposto nos arts. 231 e 232 do Código de Processo Civil, far-se-á a citação por edital quando, dentre outras, ignorado, incerto ou inacessível o lugar em que se encontra o réu. A citação tem o condão de interromper o prazo prescricional, sen-do admitida, também, no procedimento monitório, por adoção, às disposições gerais de procedimento ordinário. Uma vez que não há vedação expressa ao seu emprego no pro-cedimento especial. A concretização do procedimento, porém, depende da prática dos atos determinados pelo Juízo, que não podem se prolongar indefinidamente no tempo. O juiz de causa deve, portanto, dirigir o processo a zelar pela rápida solução do litígio, con-forme as disposições do Código de Processo Civil. Devo destacar inclusive, que no rito su-maríssimo a incompatibilidade de citação editalícia não pode significar a sonegação da prestação jurisdicional ao litigente de pequeno valor. Se não há meio de encontra-se o réu, o rito fica convertido para o ordinário e assim habilitada a citação por edital (TRT 02ª R; R$ 00038-2008-012-02-00-7; Ac. 2009/0962332; Sexta Turma; Rel. Des. Fed. Ra-fael Edson Pugliese Ribeiro; DOESP 13/11/2009; Pág. 15). Em se tratando de mensalidade de curso universitário/escolar o crédito só poderia estar representado por contrato de prestação de serviços; e o prazo prescricional na hipótese vertente é de cinco anos, po-dendo ocorrer a prescrição intercorrente. O prazo prescricional de 5 (cinco) anos está contido no art. 206, § 5º, I, do CC/02. Necessário ao caso em exame a citação via editalí-cia, considerando as tentativas de localização do paradeiro do devedor, restando infru-tíferas, por estar o réu sempre a mudar de endereço objetivando dificultar o trabalho do judiciário, bem como de seus credores. Assim sendo, expeça-se o mandado de citação via editalícia, fixando desde já o prazo de 20 (vinte) dias, na forma do art.232 do CPC. In-time-se, Vitória(ES).23 de outubro de 2012. MARCELO PIMENTEL Juiz de Direito

E, para que chegue a conhecimento de todos, o presente edital vai afixado no lugar de costume deste Fórum e, publicado na forma da lei.

Vitória-ES, 09/11/2012Escrivão(ã) Judiciário(a)

Aut. pelo art. 60 do Código de Normas

NOVA GUARAPARI, CONDOMINIO VILAGE DOS PÁSSAROS. (27) 9986-9638

APTO MOBILIADO PARA TEMPORADA EM CAMPO GRANDE. (27) 8111-7246

SITIO P/FESTAS EM APARECIDINHA/PIUMA – AREA COBERTA, ESTACIONAMENTO, PIS-CINA – (28)9825-7146

PARA TEMPORADA, JACARAÍPE, CASA GRANDE, MOBILIADA, QUADRA DO MAR -9860-3771 – 3376-3771

VANS/CARROS EXECUTIVOS PARA VIAGENS, TURISMO, BANDAS, EMPRESAS, TEATRO, PRODUÇÃO, FILMAGENS, FOTOGRAFIA, ETC – 9999-1111/3035-0366

Page 14: Edicao net 424

SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.brMotorES14

Por Gustavo Queiroz

Apresentado original-mente em setembro de 1963, no Salão de Frank-furt, com o nome de 901,

o Porsche 911 chega ao ano de seu cinquentenário comemo-rando a marca de mais de 820.000 unidades montadas na fábrica da Porsche AG em Stut-tgart, na Alemanha.

Sua versatilidade de uso era exaltada por Ferry Porsche, designer automotivo e filho do

Cinco décadas do Porsche 911

Veículo está na sétima geração, unindo características de um carro de corrida com sofisticação e confortofundador da monta-dora alemã, que certa vez disse: "O 911 é o único car-ro que você po-deria dirigir num safári africano, em Le Mans, para ir ao teatro ou no t r â n s i t o d e Nova York".

O Porsche 911 já está em sua sétima geração, sempre unin-do as características de um carro de corrida com a sofisti-

820 Mil uniDaDes

montadas na fábrica em stuttgart, na

alemanha

cação e conforto es-perados pelos con-

sumidores e ad-m i r a d o r e s d a marca. Ao longo deste ano, a lu-xuosa montadora

promoverá uma série de ações alu-

sivas à data, como uma exposição no Museu

Porsche (em Stuttgart) e uma turnê mundial com um legíti-mo Porsche 911 de 1967, entre outras ações.

luxus auto: novidades em maio ainda entre os alemães, a Audi anunciou a terceira geração do modelo RS 6 Avant, que será lan-çado na Europa em maio, mas que chegará ao Brasil somente no último trimestre do ano, com sua primeira aparição oficial progra-mada para a prova 6 Horas de São Paulo (do World Endurance Cup - WEC), no Autódromo de Inter-lagos em 1º de setembro.

A nova station wagon é a pri-meira a acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, mais precisamente em 3,9 segundos. Equipada com o novo motor 4.0 TFSI V8 biturbo, que entrega 560

cavalos de potência (entre 5.700 e 6.700 rpm) e 700 Nm de torque (entre 1.750 e 5.500 rpm), pode alcançar velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronica-mente), mas que pode atingir 280 km/h com o pacote opcional Dy-namic, e 305 km/h com o Dyna-mic Plus. O propulsor é cerca de 40% mais econômico mais eco-nômicoem relação ao seu ante-cessor, com consumo médio de 10,2 km/l.

O V8 biturbo trabalha em coo-peração com a transmissão Tip-tronic de 8 velocidades, com marchas encurtadas, nos modos

de condução: automáticos D e S, ou troca manual na alavanca se-letora, com design exclusivo RS, ou nos shift-paddles do volante.

Sua carroceria possui cerca de 20% de alumínio em sua consti-tuição, sendo cerca de 100 kg mais leve que sua antecessora. A nova RS 6 Avant é o primeiro modelo da família RS a ter sus-pensão adaptativa a ar, que deixa o modelo até 20 mm mais baixo, de série. Também recebe a tração integral quattro, com sistema de vetorização de torque e diferen-cial central autoblocante, com valor de bloqueio elevado.

a terceira geração do modelo rs 6 avant só chegará no brasil no último trimestre deste ano, em são Paulo

Fotos: divuLGAÇão

luxus auto / transpoonline

JoGo ráPido

1 compacto w apresentado ao público brasi-leiro durante o Salão do Auto-móvel de São Paulo 2012, a MINI está lançando o modelo Pace-man, o primeiro Sport Activity Coupé do mundo no segmento dos compactos premium. Na rede de concessionárias, o novo MINI será comercializado entre R$140.000,00 e R$150.000,00.

2 Quadrinhos w a parceria entre a Kia Motors América com a DC Entertain-ment e a revista Super Street resultou num automóvel bastante instigante, inspira-do na farda do herói das his-tórias em quadrinhos, Super--Homem. A impressionante versão foi revelada durante o Salão do Automóvel de Chi-cago, sendo o sétimo veículo personalizado pela parceria firmada há apenas 10 meses. Os heróis da Liga da Justiça: Batman, Mulher-Maravilha,

Lanterna Verde, The Flash, Aquaman e Cyborg também já tiveram as suas versões. O oitavo e último veículo da sé-rie reunirá todos os sete su-per-heróis em um único mo-delo.

3 acessório wa f e r r a r i

lançou um he-adphone ex-clusivo em sua loja virtual. O modelo Ferrari Cavallino T350 B l a c k A u d i o e s t á s e n d o

vendido por US$ 495,00 (aprox. R$ 973,42). Acesse: ht-tp://store.ferrari.com

4 luxo w o concurso cultural John Mayer permanecerá em aberto até o dia 28 de fevereiro. Para concorrer a um box com 05 CDs do astro americano da música, basta acessar o portal www.lu-

xusauto.com.br e responder a pergunta “Qual o melhor mo-mento para escutar John Mayer em um Luxus Auto (Automóvel de Luxo)?”

5 inovação w o progr ama Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Ino-vação Tecnológica e Adensa-mento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores) final-mente contemplou a BMw, que agora pode importar até 4.800 veículos isentos do IPI (+ 30%) anualmente. A con-cessão foi dada pelos minis-tros do MDIC, Fernando Pi-mentel, e da Ciência, Tecno-logia e Informação, Marco Antonio Raupp.

Page 15: Edicao net 424

15SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.br Esportes

ruy moNte dá o [email protected]

Nesses mesmos times de pontas, o volante encarrega-do da marcação era um só. O cara tinha que se virar para ajudar sua defesa não levar gols nos dois lados do cam-po. Eram jogadores com muito sentido de marcação e pouco iam ao ataque.

Vi muitos jogarem, como Alcir, Denilson, Liminha, Ma-ranhão, Dudu etc. Aqui no Es-tado, Japonês, Beto Careca, Délio, Ziza, Marquinhos. Ló-gico que nessa época já tinha os volantes técnicos que eram fora de série, como Cerezo, Andrade, o antigo Zito e Car-linhos. Aqui no ES Wilson Pe-reira, Luiz Vieira, Cacá, Mar-cos Nunes, Mauro Soares que depois se tornou meia. Eram volantes clássicos, que usavam mais a técnica do que a força para o desarme. Mesmo assim, eles eram um só na equipe.

Quando surgiram as táticas puramente defensivas em-pregadas pelos treinadores, no medo de perder o seus empregos, os pontas foram extintos e viraram jogadores

recuados para o desarme. O número de volantes nos times aumentaram. Tem times que chegam a jogar hoje até com os quatro volantes. Que coisa!

Agora, muitas vezes, é me-lhor utilizar um volante que sabe marcar e atacar do que um meia que roda o campo e não produz nada. A maioria desses volantes que chamam de “segundo ou terceiro” contam com laterais que também sabem atacar. Al-guns chamam de alas. Eu discordo. Temos grandes la-terais que sabem atacar e de-fender. Os alas seriam os an-tigos pontas, já extintos.

O que se vê no futebol atual é que uma boa equipe tem dois bons laterais, um ou dois vo-lantes que sabem atacar. E o camisa 10? Eles eram referên-cia e chamado jogador de cria-ção. Atualmente quase não se faz presente num time. Neste caso, é compensado com um meia atacante, sempre um jo-gador técnico, que dribla, cria, passa e faz gols se tornando a preferência dos treinadores.

Tenho vasta vivência no futebol e acompanho des-de muitos anos a função de um médio volante nu-ma equipe. Nesses 50 anos de estrada, nas déca-das de 60 e 70, um volante era usado, quando jo-gavam com ponteiros direito e esquerdo, atacan-do pelos lados e não ocupavam o campo de defesa de seu time. Isso quem fazia bem era o Garrincha nos áureos tempos de Botafogo. Em Belém, conhe-ci Neves, Chaminha, Ze Elídio. No Rio, além do Mané, vi Rogério, Zequinha, Joel, Carlos Alberto, Cafuringa. No ES cheguei a ver Déo, Carlinhos Meaípe, Neguinho, Landi e por aí vai.

Volantes só marcadores é uma utopia!

Estou gostando dos jogos e vejo a Desportiva sair na frente com os números que se apresentam em duas go-

leadas seguidas. Os outros times buscam um entrosa-mento melhor e melhores resultados.

Capixabão 2013

ruy Monte [email protected]

A desportiva ferroviária defende a liderança do Capixabão 2013, neste sá-bado (23), jogando contra

o seu maior rival: o Rio Branco. A partida será às 15 horas, no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica. O time grená tem 13 pontos conquistados, a maior artilharia do certame com 14 gols, a defesa menos va-zada - três gols - e ainda o arti-lheiro da competição, o atacan-te Deivd Dener com seis jogos.

O Rio Branco tem seis pontos e está em quinto lugar, com quatro gols marcados, três sofri-dos, uma vitória e dois empates.

Mesmo com os números fa-voráveis ao time grená, ainda é um clássico considerado sem favoritismo para qualquer uma das equipes. A Desportiva vem de uma goelada sobre o Vitoria de 5 a 0, na quarta rodada, mas o treinador, Mauro Soares, não vê seu time em vantagem. A equipe definida vai jogar com Felipe; Renatinho Deivid, Re-nan e Hélder; Tiago, Gilmar, Carlos Victor e Léo Oliveira; Deivid Dener e Flávio Santos.

O Rio Branco, treinado por Erick Bomfim, tenta se reabili-tar depois do empate de 1 a 1 com o Espírito Santo, contra a Desportiva que é o seu mais tradicional adversário. O time vai jogar com Henrique; Tais-son; Leandro Souza, Guaçuí e Ramon Alves; Ramon, Léo

Mais um clássico Tiva e Rio BrancoAs duas equipes sem encaram há 50 anos; Desportiva Ferroviária está em vantagem com 13 pontos no Capixabão

Gonçalves, Andrezinho e João-zino; Thiago Moura e Fayole.

O clássico Rio Branco X Des-portiva Ferroviária é disputado há 50 anos. As duas agremia-ções são as que mais conquis-taram campeonatos capixabas, contabilizando 52 títulos esta-duais - 36 do time capa preta e 16 da equipe grená.

O primeiro jogo entre as du-as equipes ocorreu em 1963, data de fundação da Desporti-va. Até aquele ano o maior rival do RB era o Vitória, com quem disputa o clássico ‘Vi-Rio’ des-de 1913.

O último clássico a decidir um Campeonato Capixaba foi em 1985, quando o Rio Branco conquistou seu 35º título esta-dual diante de mais de 27 mil torcedores.

O ex-jogador grená, agora teri-nador Zuza, participou dos con-frontos entre os anos de 79 a 84. Segundo ele, enquanto jogador, perdeu apenas um jogo para ao al-vinegro. Zuza destaca que o jogo mais emocionante foi em 79, quando a Tiva venceu o alvinegro por 2 a 1, com gols dele e de Nal-do. “Foi um jogo inesquecível (...). Ganhei um bom dinheiro em ci-ma deses jogos”, afirmou Zuza.

Já Baiano, um dos craques mais idolatrado pela torcida ca-pa preta, lembra a época em que entrava em campo. Mas destaca que a rivalidade entre as agre-miações diminuiu. “Está um pouco diferente dos anos ante-riores. Mas ainda é um clássico sem favorito”, disse Baiano.

numa demonstração de que o time de Vila Velha vem mui-to forte para disputar a seletiva do estadual de futebol de areia de 2013, o grupo conta com Fá-bio Henrique como treinador e o jogador Bruno Malias. A equipe joga contra o Anchieta, a partir das oito horas da ma-nhã deste sábado (23).

O Secretario de Esporte de Vila Velha Alexandre Salgado disse que a contratação de Ma-lias se deu muito pela demons-tração de vontade do jogador em defender a cidade. “Muitos podem pensar que estamos in-vestindo alto nesse time. Isso não é real. A equipe tem atletas de qualidade, mas estamos contando com parceiros e com a vontade dos próprios atletas, que demonstraram isso defen-dendo o nosso município nes-te campeonato. Bruno Malias é um atleta de bagagem nacional e internacional”, afirmou.

Já o atleta, que se apresentou na quarta-feira (20), disse que está em boas condições para atuar e feliz em defender Vila Velha. “Não gosto de perder. Acho que este time vai dar o que falar nesta seletiva. Estare-mos prontos para brigar pelo título. Escolhi Vila Velha para defender neste campeonato porque gosto da cidade e tenho muitos amigos”, disse Bruno.

Vila Velha terá Fabio Henrique e Bruno Malias

bruno Malias reforça time de vv

dAYAnA souzA

FuteBol de areia

Page 16: Edicao net 424

Cidades16 SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.brwww.banestes.com.brwww.banestes.com.br

BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.BANESTES. UM BANCO DE DESTAQUE EM 2012.

1º banco entre as 200 maiores empresas do Estado - Anuário do IEL.

94º lugar entre os 250 maiores bancos da América Latina.

37º lugar entre os 164 melhores e maiores bancos do País.

39º lugar entre os 50 maiores bancos por patrimônio do País.

Entre as 1.000 maiores empresas do País - Exame Maiores e Melhores 2012.

Pelo 2º ano consecutivo, ganhou o prêmio Amigo do Esporte no Estado - Ministério do Esporte.

O agradecimento é para você. Porque fazemos, todos os dias, um banco cada vez melhor para estar cada vez mais perto de você, em todo o Espírito Santo.Porque fazemos, todos os dias, um banco cada vez melhor para estar cada vez mais perto de você, em todo o Espírito Santo.

dtvmcorretoraseguros

Reinventar-se para ter o seu

reconhecimento e de todo o mercado.

Page 17: Edicao net 424

Fundado em 19 de julho de 2000 por Carlos roberto Coutinho

vitória, 22 de fevereiro de 2013 J Ano xiii J nº 424 J edição Gratuita semanal www.eshoje.com.br

GastroNomia acompanhara Quaresma com peixe

ProGrame-sesertanejo e muito axéno feriado

modainverno 2013tomado depreto e branco

Aprenda a fazer gostosa combinação de proteínas e vegetaisj7

Programação do Planeta Guarapa reúne muitos ritmosj2

O “Black and white”é a combinação da próxima estaçãoj5

+ Uma dose

A turnê especial, que marca o retorno do grupo aospalcos, mas não definitivamente, comemora os 30 anos da banda, que já teve Cazuza no comandoj3

Fotos: divuLGAÇão

Page 18: Edicao net 424

Programe-se18 SEXTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013 j www.ESHOJE.COM.BR

envie seu comentário para: [email protected]

FeedBackProPaGaNda, marketiNG e mídia

A agência Loducca apos-tou em um trocadilho para a nova campanha do 51 Ice, produto da Companhia Muller de Bebidas. A 51 ICE que é a favor da pegação no verão misturou o sucesso do cantor Michel Teló com o clima de paquera neste verão.

Segundo Rico Lins, um dos criativos da campanha, o de-safio era apresentar o novo conceito ao público dentro de poucos segundo e muito humor. “A gente precisava criar um clima, mostrar o produto, apresentar o novo conceito e surpreender de uma forma bem-humorada. Tudo isso em 10 segundos. Um desafio com resultado divertido”.

Com presença em vários canais como redes sociais, TV – programas de maior audiência e OOH, a campa-nha apresenta o conceito #ICEeutepego reforçando o posicionamento da marca na balada e destacando o novo sabor da bebida, o de Frutas Vermelhas. Nas redes so-ciais, os internautas podem se informarem sobre músi-cas e artistas além de con-correram a ingressos para os shows mais legais do Brasil

Vale um trocadilho?! #ICEeutepego

Na última segunda-feira (18) foram abertas as vendas de pacotes para o Planeta Guarapa 2013.

Para marcar o inicio das vendas de ingressos, uma promoção dá 50% de desconto em todos os pacotes até domingo - dia 24 de fevereiro. O festival, que acon-tece entre os dia 28 e 30 de março, já confirmou varias atrações que irão habitar o evento: Tomate, João Neto & Frederico, Psirico, Aviões do Forró, Jammil, Saulo Fernandes, em seu primei-ro show carreira solo no estado, o top DJ nacional Tikos Groove e o grupo de pagode SambAdm.

A dupla sertaneja João Neto & Frederico vai colocar o Planeta para pegar fogo com seus grandes sucessos, incluindo a canção “Lê Lê Lê”, novo hit que já contagiou o público. Outro grande sucesso que a galera vai cantar junto é a música “Tá Combinado”.

Prestes a lança-rem o sétimo dis-co da carreira, João Neto & Fre-derico, farão uma apresentação espe-cial no Estado e irá apresentar suas novas canções ao público capixa-ba. O álbum teve a participação de outros artistas como MC Sa-pão e Fernando & Sorocaba.

Planeta Guarapa/13: mistura de ritmosEntre 28 e 30 de março se apresentam Tomate, João Neto & Frederico, Psirico, Aviões do Forró, Jammil, Saulo Fernandes

O cantor Tomate vai rodar com o trio na Pedreira e pro-

mete quebrar o recor-de de voltas no trio

no local. Atual-mente, o cantor é considerado o maior puxador de trio dos últimos

tempos e viaja com o show baseado no

seu DVD, “A7I7UDE”, gravado na cidade de Belo

Horizonte, Minas Gerais. Com um repertório recheado de sucessos, incluindo as músicas “Eu Te Amo

no dia 08 de março, o Ilha Sho-ws será palco da festa ‘Spacyal In Concert’. O evento conta com a apresentação de grandes no-mes da música eletrônica e o ce-nário será todo inspirado no ro-mance ‘O Fantasma da Ópera’. Neelix, um dos maiores fenôme-nos do estilo musical, desem-barca em Vitória direto da Ale-manha para participar da festa. Outra atração é Max Grillo, o

Festa eletrônica ‘Spacyal In Concert’mineiro toca música eletrônica desde os anos 90, os dois vão agitar o público a noite toda com muito ‘Progressive Psytrance’. Ad’am.s, Schneider, Salles e Key Element, os melhores da e-mu-sic capixaba, completam o time de atrações do evento.

Quem também se apresenta é o mineiro Max Grillo, que nas-ceu em Belo Horizonte, Minas Gerais e acompanha a evolução

da musica eletrônica no Brasil desde o inicio dos anos 90. Em 1998 conheceu os toca discos e começou a tocar em festas de amigos por diversão. Em 2001 se profissionalizou e tocou em sua primeira grande festa e des-de então não parou mais.

O time de atrações que com-pleta a animação da noite é: Ad’am.s, Schneider, Salles e Key Element.

Planeta Guarapa

serviço

50% De Desconto

em todos os pacotes até domingo (24)

w data: 28 a 30 de março w horário: a partir das 22h. w valores promocionais de 18 a 24 de fevereiro so-mente pelo site: www.pla-netaguarapa.com.br (par-

ce lamento em até 3x nos cartões de crédito e 2x nos boletos bancários).

w valores (meia entrada): Paco-te Pista: de R$ 210,00 por R$ 105,00; Pacote Skol VIP: de R$

Porra” e “A Gente Se Vê Depois Da Chuva”. Hoje, Tomate assina a di-reção e produção de seus shows.

A banda Aviões do Forró vai le-var todo seu ritmo dançante pa-ra incendiar o público capixaba. Já a Psirico, liderada por Márcio Victor, vai levar toda energia da turnê que vem rodando o país, apresentando um repertório re-cheado de sucessos já conhecidos do público. E o cantor Saulo Fer-nandes fará no Estado seu pri-meiro show solo após se despedir da Banda Eva, a qual esteve a frente por 10 anos.

tomate e saulo Fernandes levam o "axé" para agitar o público

Foto

s: d

ivu

LGAÇ

ão

270,00 por R$ 135,00 e Paco-te Camarote Fusion: de R$ 390,00 por R$ 195,00.

w local: Arena Pedreira – Av. Pa-dre José de Anchieta S/N, Por-tal de Guarapari, Guarapari.

inteiro, tudo isso para deixar a balada perfeita. Se a cam-panha #ICEeutepego é uma campanha simples e fácil de espalhar, tanto no boca a boca imagine nas quanto nas redes sociais?!

A produção é da Mixer – Produtora do ano no Cabo-ré 2012.

Fonte: portaldapropaganda

Flavia bicalho @flaviabicalho

Page 19: Edicao net 424

SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.br Matéria de Capa 19

V itória foi uma das ca-pitais escolhidas para receber a turnê ‘+ 1 Dose’ do Barão

Vermelho que mar-ca os 30 anos de lançamento do primeiro álbum do grupo, “Ba-rão Vermelho”, de 1982. O show acontece dia 09 de março, no palco do Ilha Shows, a partir das 22 horas. Os capixabas estão ansiosos pela apresenta-ção do grupo, prova disso é

Barão Vermelho em ‘+ 1 Dose’ Grupo faz apresentação que marca três décadas de carreira, no dia nove de março, em Vitória

que os ingressos já estão no terceiro lote.

A turnê especial, marca o retorno do grupo aos

palcos, mas não de-finitivamente. A turnê foi intitu-l a d a “ + 1 D o s e Tour” em refe-rência à música “Por que a gente

é assim?. A apre-sentação tem como

base o repertório do disco de estreia, com mú-

sicas como “Ponto Fraco”, “Bilhetinho Azul” e “Todo

30 anos De carreira

reúne o grupo em vitória

cazuza foi o primeiro a comandar barão vermelho nasceu em 1981, no Rio de Janeiro, a par-tir da vontade de Roberto Fre-jat, Guto Goffi, Dé Palmeira e Maurício Barros de tocar rock’n roll em estado puro. Mas só no ano seguinte, os quatro integrantes encontra-riam o vocalista Cazuza e gra-variam o primeiro LP, "Barão Vermelho", pela Som Livre, fa-zendo alguns shows apenas no Rio e em São Paulo.

Depois do lançamento do disco "2", que inclui a faixa "Pro Dia Nascer Feliz", vem o sucesso nacional em 1984 com "Beth Balanço", da trilha sono-

ra do filme de mesmo nome e presente no terceiro disco do grupo, "Maior Abandonado".

Em janeiro de 1985 partici-pam do festival Rock In Rio e em junho é anunciada a saída do vocalista Cazuza, que parte para carreira solo, e a entrada de Fernando Magalhães e Peni-nha. Frejat passa a ser vocalista.

Ao todo são 23 anos de carrei-ra e 15 CDs, que mantém o Ba-rão Vermelho como uma das principais grifes do Rock Brasil.

Ainda que Cazuza (1958 a 1990) tenha ficado apenas até 1985, foram as canções desta época, assinadas por ele ou pe-

la dupla formada com Frejat – uma das melhores da história do rock brasileiro – as mais cantadas pelo público. Com-preensível, claro. E o Barão não se furtou de dar à plateia o que ela queria.

Depois de uma incursão pe-los anos 90, com “Meus Bons Amigos”, “Política Voz”, “Tão Longe de Tudo”, “Por Você”, o grupo introduziu “O Poeta Es-tá Vivo”, pinçada de Na Calada da Noite, uma bela homenagem ao antigo companheiro de ban-da, que morreria meses depois do seu lançamento, em julho, aos 32 anos.

show do barão vermelho

w 09 de março – sábado w ingressos: Pista – 3º Lote R$ 50,00(meia) e Camarote – 3º Lote R$ 80,00(meia) – Pontos de Vendas: Lojas Bahamas, Bi-cho Guloso, Zepellin Lanches, Blue Ticket e IlhaShows – Clas-sificação 18 anos.

serviço

Amor que Houver Nessa Vi-da”. Em 2012, esse disco foi relançado em uma edição re-mixada. Durante o show em Vitória, eles vão mostrar ain-da hits como “Por você”, “Pro Dia Nascer Feliz” e “Pense e Dance”.

Outra novidade é apresen-tação da faixa “Sorte e Azar”, última parceria inédita de Ca-zuza e Frejat, que ficou de fo-ra do álbum de estreia de 1982. A música foi encontra-da quando a banda digitaliza-va o áudio do álbum e agora ela entra como bônus da edi-

ção comemorativa.Ainda que a banda esteja em

recesso, e o último disco de inéditas tenha saído no lon-gínquo (para os padrões fono-gráficos) 2004, o grupo hoje vive entre idas e vindas, con-ciliando shows ocasionais e especiais com as respectivas carreiras solo dos seus inte-grantes.

O grupo conta com a forma-ção atual, reunindo Guto Goffi (bateria), Roberto Frejat (gui-tarra e voz), Peninha (percus-são), Rodrigo Santos (baixo) e Fernando Magalhães (guitar-

ra), além da participação es-pecial do tecladista Maurício Barros, integrante da forma-ção original do Barão.

cazuza comandou o grupo de 1982 a 1985

1982

1992

1998

1983 1984 1986 1987

1994

2003

1988

1996

2004

Page 20: Edicao net 424

20 SEXTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013 j www.ESHOJE.COM.BR

Social

aplausos para elas!Em sua 17ª edição, o colu-

nista Jorginho Santos, reúne, mais uma vez, dia 8 de mar-ço, no Centro de Convenções de Vitória, o que há de me-lhor na high capixaba. Jorgi-nho se esmera em detalhes, como sempre, para que os convidados tenham uma noi-te de alto requinte. O convite pede traje passeio, o que anuncia a exigência de paletó para os homens. Lúcia e Flá-via Neffa trazem, pela pri-meira vez ao ES, a chef Rena-ta Braune, um nome em evi-dência na gastronomia brasi-leira para assinar o coquetel e buffet com total inspiração na mais sofisticada culinária francesa. Se tudo isso não bastasse, as convidadas terão no palco o estilista Fause Ha-ten, cantando todo o reper-tório de seu show VÍCIO, aplaudido em noites paulista-nas. Os convites já estão à venda pelo 33150892. Imper-dível! Como tudo que Jorgi-nho Santos realiza na cidade.

ofes na temporada 2013

Nos dias 27 e 28 de fevereiro a Orquestra Filarmônica do Espíri-to Santo (Ofes) dá início a sua temporada de 2013 com o lança-mento da Série Pré-estreia e com a abertura da Série Concertos Sin-fônicos. Sob a regência do maes-tro titular Helder Trefzger e com a participação, ao piano, do solista Giulio Draghi, as duas primeiras apresentações do ano executarão obras de Heitor Villa Lobos e de compositores estrangeiros sob o título “Canto da nossa terra”. O concerto será realizado no Thea-tro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, às 20 horas.

De fevereiro a dezembro des-te ano, a Ofes realizará 45 apre-sentações distribuídas em cinco séries. Os concertos serão mar-cados pela presença de obras significativas da literatura or-questral, pela ampliação no re-pertório oferecido ao público, por meio da inserção criativa de peças pouco executadas, sem esquecer a produção brasileira e contemporânea.

na inauguração da nova sede da Delegacia regional de biologia no espirito santo, o delegado regional, humberto Ker, o governador renato casagrande, e o presidente em exercício do crbio, vicente conti, que veio do rio de Janeiro para a cerimônia

em clima de folia o casal angela Maria e Pedro benedito alves sant'ana

zenilton Ferreira de abreu e orzalina bassetti de abreu, católicos fiéis e atuantes, completaram 80 anos da melhor maneira: reunindo a família!

Wesley sathler num clique de Diogo Maffioletti rabelo em sua nova casa: record news espírito santo

a Maxicronos serviços foi a empresa que fez toda higienização hospitalar e tratamento de piso do novo templo capixaba da saúde , o hospital Dr. Jaime dos santos neves. eles têm chamado atenção de instituições pelo seu sistema Maximizado de higienização 3D que usa produtos certificados de alta performance aliado ao um serviço certificado

o primeiro filho de vanessa e leonardo Pereira já vem animado. o baby bem que curtiu a animação do sambão do Povo

Marlon viana brinda o sucesso de cesar saade Jr na Maison libanesa homen com Denize calmon, edu rosa e norma Marques

Responsabilidade. A prefeitura de Vitória deveria dividir com as lideranças co-munitárias a responsabilida-de de praças e parques, assim que inaugurados. Talvez evi-tasse tanto vandalismo, com incêndios em lixeiras públicas e destruição de lâmpadas.

Vida. Quem festejou nova idade foi o amigo Jairo Ri-beiro. No dia 21 de fevereiro ele completou “seis-ponto--três” – muitos desses de-dicados ao futebol capixaba e a medicina.

Vicio bom. O jornalista Vinícius Rangel viciou e in-dica os dois livros de Caco Barcellos: “Rota 66” e “O Abusado”.

Descanso. Os noivos Li-liany Fieni e Bruno da Pai-xão aproveitaram dias de Sol e descanso em Concei-ção da Barra.

Melhor idade. A depu-tada Luzia Toledo convida pa-ra o Baile em comemoração ao Dia Internacional da Mu-lher, a realizar-se no dia 04 de abril, no Le Buffet, com Ban-da Marcelo Ribeiro, em prol do Asilo dos Velhos de Vitória. Os convites, por R$ 160, já es-tão à venda pelo telefone (27) 99910312.

Belezas. O primeiro en-saio fotográfico do blog de Flavio Lacerda já está dis-ponível! Quem estampa é Lívia Torezani, nossa futura Miss Brasil Teenager. As fo-tos são de de Guto Ferrares. Vale conferir!

Saúde. Todas boas vibra-ções de recuperação para Vera Damatta!

Carlos Roberto [email protected]

Fotos: divuLGAÇão

dAYAnA souzA

dAYAnA souzA

Page 21: Edicao net 424

SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.br Moda & Beleza 21

Moda

Notas

Fashion Weekend Plus Size: o evento do segmento de moda GG acontecerá dia 23 de fevereiro, sábado, no Me-morial da América Latina em SP.

Izabella Pinheiro convida para o lançamento do Preview de Inverno 2013 de sua multi-marcas na Praia do Canto, nes-te sábado (23), das 10 às 18 ho-ras.

Tênis com estilo: Pero Pa-raíso, proprietário da Maz na Praia do Canto esteve em BH

para reunião de coleção. Em breve novidades!

Cápsula fotoprotetora: Nestes dias quentes, não dá para abrir mão de um eficiente protetor solar. Para quem quer reforçar os cuidados com a pe-le, a farmacêutica Mariana Piassaroli, da Farmácia Mônica, sugere o uso da cápsula foto-protetora. “O produto leva em sua composição betacaroteno e vitamina E, entre outros ati-vos, que possuem proprieda-des antioxidantes e auxiliam na

diminuição à sensibilidade aos raios ultravioletas. O ideal é in-gerir uma cápsula por dia, pela manhã, e não deixar de usar o filtro solar”, explicou.

Beauty Fashion Fair: a Feira da mulher moderna acontece no mês de Maio, no Pavilhão de Carapina, na Serra. O hairstylist francês, Raphael Perrier, número um do mundo, é presença confirmadíssima no evento! Ele, que é o queridinho de celebridades internacionais, como Sharon Stone, Britney

Spears e outras divas, é expert em técnicas de corte, colora-ção e penteados e foi o Cam-peão da Copa do Mundo dos Cabeleireiros (Paris). Além de Perrier, a professional Make--Up, Catharine Hill, também fará um workshop sobre moda, estilo e tendências de maquia-gem. A Beauty Fashion Fair tra-rá ainda o Congresso Técnico para Cabeleireiros, além de cursos, e palestras para profis-sionais e público. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do evento. Marcas

como a L’Oréal também já con-firmaram presença na Beauty F a s h i o n F a i r. C u r t a m a fanpage:http://www.facebook.com/beautyfashionfair

Moda para noivas: Flávia Firmino está a mil com os pre-parativos do editorial de moda do seu guia dedicado aos ca-sais que planejam subir ao al-tar. Estrela do ensaio, a top ca-pixaba Laryssa Castro será cli-cada por João Araújo. A edição, que circula em maio, durante o Evento Casar no Espírito Santo.

cholet

Melina Dias estuda e entende de Moda! acessórios Di Ferolla

oxford em couro para

tabita

Moda festa de lourice Martinelli para regina Pagani

óculos carrera para as óticas Paris

alfaiataria na lore bh para izabella

Pinheiro

camisa vandal

Clarissa [email protected]

www.blogueiracarioca.blogspot.com

Tendência preto e branco A clássica, elegante e sofisticada tendência de vestir as peças em preto e em branco retornou às araras. O imortalizado “Black and White” é uma combinação refinada e atemporal que não sairá de Moda nunca! O preto e branco são apostas recorrentes e certeiras dos estilistas. Mas, não pensem se tratar de falta de imaginação ou repetição do mesmo.

Apesar de não parecer novida-de, são cores que ainda podem surpreender quando confecciona-das com novas formas e estilos de vestir. A moda é democrática e permite inclusive misturar textu-ras e estilos. E o mix confere um visual moderno e repaginado.

Vale investir em peças lisas, listra-das, étnicas, gráficas... As duas cores juntas e/ou sobrepostas compõem um visual elegante, casual, social ou mesmo esportivo-chic. O P&B são as duas cores “tem que ter” no closet. Salvam qualquer produção e podem até vir acompanhadas de acessórios e maquiagens nos mesmos tons. Por que não? Como não amar os sapatos

bicolores inspirados nos “Malandros Cariocas”? Quem nunca se fantasiou de “Irmão Metralha”. E quem não opta por uma camiseta básica bran-ca com black jeans para os dias de produção mais relax?

As cores preferidinhas das fashio-nistas estão presentes além do armá-rio e também decoram os ambientes. Seja optando pelo preto e branco nos detalhes ou em toda a decoração, o espaço torna-se acolhedor e fashion. Moda e decoração andam sim, juntas e o pantone pretinho básico + bran-co casual chique deixam o seu traba-lho e a sua casa por dentro das ten-dências! As fotos a seguir são referên-cias para inspirar as suas produções:

Foto

s: d

ivu

LGAÇ

ão

Page 22: Edicao net 424

22 SEXTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013 j www.ESHOJE.COM.BR

Palcos e [email protected] L Cacau Monjardim

O verão em Guarapari e na esteira de todo o litoral capixaba, desta vez, além dos problemas tradicionais, apresentou uma característica preocupante. Ao ten-tar pagar despesas em restaurantes ou lojas, o turis-ta, com seus cartões de crédito, perdia, em média 30 minutos. Ninguém queria aceitar cheque. Os caixas eletrônicos estavam vazios. E daí surgiam brigas e discussões, aborrecimentos e prejuízos para todo mundo. A razão, disse experiente internauta, é que o grande volume de Ipads, Iphones, nas mãos de mi-lhares de jovens antenados 24 horas, estava entupin-do as redes. Somos reféns da tecnologia.

O Governador Renato Casagran-de, o Secretário Maurício Silva, o refeito Wilson Berger da Costa e o empresário Jônice Tristão, num abraço de inauguração estarão presentes à festa que marcará, no próximo dia 1º de março, a entre-ga do novo Centro Cultural José Ribeiro Tristão à cultura capixaba. O Governo do Estado, que iniciou

o projeto quando era Governador Paulo Hartung e Secretária de Cul-tura Dayse Lemos, investiu na obra cerca de 2,1 milhões de reais. Com o mesmo carinho o governa-dor Renato Casagrande está empe-nhado na recuperação do Teatro de Castelo, sua terra natal e que foi um dos primeiros a ser construí-dos no interior, nos idos de 1983. reféns

inauguração

MeteoritoCaptado pelo satélite

meteosat-9 o grande meteorito passou pela região centro-oeste do Brasil sobrevoando Brasília. Ficou tão as-sustado com aquelas duas bacias e torres e sua tripulação em cam-panha, que resolveu por precaução, alterar sua rota. Acabou indo parar na Rússia. Menos mal.

agronegócioO agronegócio brasileiro

é responsável pela criação de 30% dos empregos di-retos do país. Recente es-tudo internacional destaca que o agronegócio brasilei-ro, em comparação com 156 países, apresentou os melhores índices de pro-dutividade. Trazendo os reflexos da pesquisa para o agronegócio capixaba, po-demos afirmar que nossa produtividade agrícola su-pera o índice nacional.

saudadeEsta semana as Empresas

Tristão perderam um de seus mais dedicados e com-petentes funcionários. Na antessala de seus 90 anos, cuja comemoração ele vi-nha preparando para os primeiros dias de março, dizendo para nós, logo após a inauguração do Centro Cultural José Ribeiro Tris-tão, na sua Afonso Cláudio. Galdino Leite Ribeiro, As-sessor Financeiro da Presi-dência das Empresas Tris-tão, durante 54 anos foi uma personalidade ines-quecível pela competência, pela educação, pela simpli-cidade e por um espírito de solidariedade que sempre

Credito, portanto, em termos de uma política cultural ao Maurício e aos que com ele, como titula-res da SECULT, em vários governos, construíram 15 novos teatros e, agora, sob seu comando, a SECULT está pronta para definir a recuperação e construção de mais 15 novas unida-des, na esteira do progra-ma da atual administra-ção. Mas, sem dúvida, não se pode deixar de regis-trar, com empenho, a do-ação da área de 15 mil me-tros quadrados, feita pelo empresário Jônice Tristão à comunidade afonso--claudense e tão bem uti-lizada, com a antiga sede, pela Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio, parcei-ra das Empresas Tristão em outros dois bons nú-cleos culturais, represen-tados pela Casa da Cultura (antiga residência da fa-mília Tristão) e pela Bi-blioteca, com cerca de seis mil volumes e um ótimo índice mensal de frequên-cia e pesquisa gerado pelos segmentos secundários e universitários da região.

colheita

IdososEstá aberto o debate sobre as filas dos idosos em

bancos. De um modo geral está havendo um abuso no rol de pagamentos, por alguns idosos, especialmente os representantes de condomínios e grandes empresas, que ficam no caixa por cerca de 20 a 30 minutos, com pastas cheias de documentos. É preciso criar regras pa-ra este tipo de atendimento. Fixar, por exemplo, em no máximo três documentos por atendimento prioritário. Há, ainda, a velha manha capixaba: furar fila, usar até bengala ou aquelas "mocinhas" posando de idosas. É preciso, na dúvida, exigir carteira de identidade.

O atual Secretário de Cultura, Mauricio Silva, sempre esteve intima-mente vinculado, coordenando na SECULT um amplo programa de in-centivo à implantação de unidades teatrais no interior do Estado. No curso de sua participação Mauricio viabilizou contratos e convênios

em todo o Estado, despertando as municipalidades para a importância e a ne-cessidade moderna de dar um novo sentido à cultura interiorana. Hoje, assu-mindo como Secretário a pasta da cultura, Maurício acelera a inauguração de novas unidades e, sobretudo, recuperando as antigas unidades teatrais. Em Afon-so Cláudio, com uma unidade pronta para ser entregue a uma região que se re-vela um polo de cultura de elevado padrão e em Castelo, cuja obra acaba de ser aprovada pelo Governador Casagrande, a SECULT espera colher outro grande sucesso. O Centro Cultural José Ribeiro Tristão, hoje recuperado, modernizado, inteiramente confortável, com 600 lugares, ar refrigerado e controle total, com mesa eletrônica que opera luz som e temperatura. Será sem dúvida, uma unida-de que dará cobertura as mais tradicionais manifestações da cultura, das artes, das exposições, dos shows e da verdadeira confraternização comunitária.

Maurício silva, secretário de cultura do estado

divuLGAÇão

divuLGAÇão

esteve presente na sua tra-jetória de vida. No coração e na saudade dos que com ele conviveram, sem dúvi-da, ele estará sempre pre-sente. Sua ausência será sentida na festa de inaugu-ração do Centro Cultural. Ele foi pego de surpresa. E nós também.

Galdino leite ribeiro

Page 23: Edicao net 424

SEXTA-FEirA, 22 dE FEVErEirO dE 2013 j www.EShOjE.cOm.br 23

Batizado em homena-gem a sua cidade de ori-gem, Nice, Salada Niçoise normalmente inclui o atum, vagem verde, toma-te, azeitonas e ovos. Niçoi-se não é só gostosa, ele é cheio de proteínas, carboi-dratos leves e vegetais.

Uma representante bem simples da gastronomia francesa. (viva os clássi-cos). Tempere cada com-ponente separadamente, mas se você está realmen-te com pouco tempo, jo-gue tudo em uma tigela grande e poupe algum tempo. Você também po-

Iniciamos a Quaresma, no dia 13 de fevereiro, como manda a tradição: com uma salada a base de peixe. Salada Niçoise, originária da região de Côte d'Azur na França, ao longo do Mediterrâneo, uma terra que produz boas azeitonas, mariscos abundantes e clima ensolarado que faz com que esta salada fique bem saborosa e vibrante.

Salada Niçoise

receita

ingredientes w 4 ovos w 1 pé de alface americana w 3 tomates w 2 cebolas w 300 g de atum em conserva w 200g de vagem cozida w 2 colheres (sopa)de azeitona preta pequena em rodelas

w 1 cebola

Para o vinagrete w 1 colher(café) de mostarda pi-cante

w sal e pimenta-do-reino moída na hora

w 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho

w 4 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo w cozinhe os ovos em água fer-vente durante 8 minutos. Desfo-lhe, lave e escorra a alface. Ras-gue as folhas e coloque numa saladeira. Lave os tomates e corte-os em fatias finas. Des-casque as cebolas, corte-as em rodelas e desmanche em anéis. Tire a casca dos ovos duros. Es-corra o atum e amasse-o com um garfo.

w acomode sobre a alface as fa-tias de tomate, a vagem, os anéis de cebola e o atum. Corte os ovos em quatro e acrescente na saladeira.

w bata a mostarda com um pou-co de sal e pimenta-do-reino,

dilua no vinagre de vinho e regue com um fio de azeite de oliva. Despeje o molho sobre a salada e decore com azeitonas pretas. O vinagrete é feito como de cos-tume.

w sirva esta salada niçoise bem fresca. Também fica bom acrescentando fatias de pi-mentão, filés de anchova e ar-roz cozido frio.

w harmonização: a Salada Niçoi-se vai muito bem com vinho branco. Os mais tomados atual-mente são muito secos e perfu-mados, a maioria devem ser jo-vens. As dicas são: Sauvignon, Muscat e um Sylvaner.

A página mais gostosa de se ler!

Praça de AlimentaçãoRosangela Abreu

[email protected]

de preparar a maioria dos componentes com ante-cedência.

a salada é rica em proteínas,

carboidratos leves e vegetais

phiL pALmA

ingredientes frescos no prato

divuLGAÇão

Page 24: Edicao net 424

Cidades24 SEXTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013 j www.ESHOJE.COM.BR