ediÇÃo do 26/01/2010

8
www.oquartopoder.com SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2010 / ANO IIII / N° 350 / DIRETOR: UDES CRUZ FILHO O QUARTO PODER “Morto” ressuscita quando coveiro ia fechar o caixão Carnaval da Madre Deus de volta a folia PÁGINA 4 PÁGINA 2 PÁGINA 5 Prefeitura publica edital para realizar concurso público “MINHA CASA, MINHA VIDA” “SÓ DEUS AJUDA A PM”, DIZ CORONEL REVOLTADO Rádio PÁGINA 8 EM BACABAL Paris Hilton revela: "Vou ao Brasil para o carnaval deste ano" O Brasil é hype. Após receber visi- tas de Hugh Jackman, Tom Cruise e Katie Holmes, Monica Bellucci e tan- tos outros, o País terá mais um convi- dado ilustre: em seu twitter, a herdeira e patricinha Paris Hilton contou que pre- tende baixar por aqui em breve. PÁGINA 7 Truques para destacar o olhar BELEZA PÁGINA 6 a EM SÃO LUÍS O prefeito de São Luís, João Castelo, lançou, na manhã desta segunda-feira (25), em solenidade no Palácio La Ravardière, o programa “Minha Casa, Minha Vida” em São Luís. Ele anunciou para o dia oito de fevereiro o início das inscrições para as primeiras 4.840 unidades habitacionais que serão construídas em localidades como Piancó (1.840 apartamentos) e Ribeira (1.592 casas e 1.408 apartamentos). A Prefeitura de São Luís tem ainda um terceiro projeto, que está em análise na Caixa Econômica Federal. Trata- se do Residencial Tajaçuaba, que já possui licenciamento ambiental. PÁGINA 2 Um domingo de muita alegria e descontração no Carnaval 2010 no circuito da Madre Deus. O Pré-Car- naval de Volta a Alegria fez a festa dos foliões que fo- ram à Casa das Minas, Ceprama, Ponto de Fuga, Praça da Saudade e Vila Gracinha.

Upload: o-quarto-poder

Post on 30-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

O QUARTO PODER

TRANSCRIPT

Page 1: EDIÇÃO DO 26/01/2010

www.oquartopoder.com

SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2010 / ANO IIII / N° 350 / DIRETOR: UDES CRUZ FILHO

O QUARTO PODER

“Morto” ressuscitaquando coveiro iafechar o caixão

Carnaval da MadreDeus de volta a folia

PÁGINA 4 PÁGINA 2PÁGINA 5

Prefeitura publicaedital para realizarconcurso público

“MINHA CASA,MINHA VIDA”

“SÓ DEUS AJUDA A PM”, DIZ CORONEL REVOLTADO

Rádio

PÁGINA 8

EM BACABAL

Paris Hiltonrevela: "Vou

ao Brasil parao carnavaldeste ano"

O Brasil é hype. Após receber visi-tas de Hugh Jackman, Tom Cruise eKatie Holmes, Monica Bellucci e tan-tos outros, o País terá mais um convi-dado ilustre: em seu twitter, a herdeirae patricinha Paris Hilton contou que pre-tende baixar por aqui em breve.

PÁGINA 7

Truques paradestacar o olhar

BELEZA

PÁGINA 6

a

EM SÃO LUÍS

O prefeito de São Luís, João Castelo, lançou, na manhã desta segunda-feira (25), emsolenidade no Palácio La Ravardière, o programa “Minha Casa, Minha Vida” em SãoLuís. Ele anunciou para o dia oito de fevereiro o início das inscrições para as primeiras4.840 unidades habitacionais que serão construídas em localidades como Piancó (1.840apartamentos) e Ribeira (1.592 casas e 1.408 apartamentos). A Prefeitura de São Luístem ainda um terceiro projeto, que está em análise na Caixa Econômica Federal. Trata-se do Residencial Tajaçuaba, que já possui licenciamento ambiental. PÁGINA 2

Um domingo de muita alegria e descontração noCarnaval 2010 no circuito da Madre Deus. O Pré-Car-naval de Volta a Alegria fez a festa dos foliões que fo-ram à Casa das Minas, Ceprama, Ponto de Fuga,Praça da Saudade e Vila Gracinha.

Page 2: EDIÇÃO DO 26/01/2010

JORNAL O QUARTO PODER

Endereço : Av. Od i lon Cos ta F i lho , N° 55 , Parque. Un ive rs i tá r io – Cep 65059-810 - São Lu ís -MA.

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia Freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoJimmy Olsen

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 E-mail: [email protected]

GERAL2 S Ã O L U Í S , TERÇA-FEIRA, 26 D E JANEIRO D E 2 010O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Castelo lança “MinhaCasa, Minha Vida” em SL

O prefeito de São Luís,João Castelo, lançou, na ma-nhã desta segunda-feira (25),em solenidade no Palácio LaRavardière, o programa “Mi-nha Casa, Minha Vida” emSão Luís. Ele anunciou parao dia oito de fevereiro o início

das inscrições para as pri-meiras 4.840 unidades habi-tacionais que serão constru-ídas em localidades comoPiancó (1.840 apartamentos)e Ribeira (1.592 casas e1.408 apartamentos).

A Prefeitura de São Luís

tem ainda um terceiro proje-to, que está em análise naCaixa Econômica Federal.Trata-se do Residencial Taja-çuaba, que já possui licenci-amento ambiental. O objetivoé construir 1.392 apartamen-tos na Zona de Interesse So-cial, já criada por meio de pro-jeto encaminhado pelo prefei-to e aprovado pela Câmara, naárea da Santa Bárbara, quetem como limites os conjun-tos Maria Aragão, Estrela daLua e Cidade Operária.

Todos os projetos totali-zam 6.232 unidades habitaci-onais. A primeira etapa doscadastros inicia no dia oito defevereiro e vai até o dia 12. Porconta do período de Carnaval,a Prefeitura reabre as inscri-ções na segunda etapa, quecomeça no dia 22 e vai até odia 26 de fevereiro. Serão dis-

Ipam comemora o Dia doAposentado com homenagens

Para marcar o Dia do Apo-sentado, o Instituto de Previ-dência e Assistência do Mu-nicípio (Ipam) comemorou adata, nesta segunda-feira(25), com uma homenagemaos aposentados do municí-pio na sua sede do órgão. Foioferecido um coffee break atodos os convidados.

Estavam presentes nahomenagem aposentados,servidores do instituto, as-sociados do Sindicato dosAposentados do Municípioe do Sind Educação.

O presidente do Ipam,Guilherme Abreu, iniciou ascomemorações com um dis-curso, onde enfatizou todo otrabalho da instituição emprol dos aposentados. Eleaproveitou também a opor-tunidade para convidá-los

para o grande baile de Car-naval que o órgão irá promo-ver no dia cinco de fevereirono Centro de Convivência.

A Prefeitura de São Luísjá deu início ao Programa deGestão de Qualidade do ins-tituto de Previdência e Assis-tência do Município (Ipam). Oobjetivo é fazer do órgão umareferência em previdência nopaís. Guilherme de Abreu, emação conjunta com toda equi-pe do instituto, está implantan-do uma série de estratégias emedidas que vão desde o aten-dimento de qualidade ao clien-te até a promoção do bem-es-tar dos aposentados e pensio-nistas. “Este programa de ges-tão de qualidade vai garantir aoIpam a Certificação ISO 9001,o que nos coloca em desta-que nacional”, afirmou Abreu.

NOTA DA DIREÇÃOVisando democratizar o acesso do povo a uma boa informação,

o Jornal O Quarto Poder deixa de ser vendido nas bancas e passa ater 70 % de sua tiragem diária, distribuída gratuitamente, nos Termi-nais de Integração de Transportes Coletivos e em outros pontos deSão Luís. Os 30% restantes de nossa tiragem serão destinados àsassinaturas. Nossos atuais assinantes continuarão a receber, nor-malmente, os exemplares em suas residências. Os exemplares con-tinuarão a ser vendidos, apenas, na sede deste jornal.

Com esta iniciativa, acreditamos que todas as partes envolvidassaem ganhando. O povo além de poder interagir com o jornal, passaa ter informação de qualidade sem custo algum, nossos anunciantesterão suas marcas divulgadas de maneira certa e eficaz.

O jornal continuará a vender assinaturas, para as pessoasque tiverem o interesse de receber os exemplares no confortode seus endereços.

Jornal de banca é coisa do passado!

São Luís, 14 de outubro de 2009.

Udes FilhoDiretor Geral

Dia do Aposentado foi lembrado noIpam com homenagens aos aposentados

ponibilizados cerca de 60 pó-los em São Luís, incluindo os11 Centros de Referência deAssistência Social (Cras). Arelação completa com os lo-cais será divulgada até o diacinco de fevereiro.

Durante a cerimônia, quecontou com a presença dodeputado federal CarlosBrandão (PSDB), do supe-rintendente da Caixa Econô-mica Federal, José CarlosNunes Júnior, além de umgrande número de vereado-res, secretários municipaise representantes de empre-sas da área da construçãocivil, Castelo reafirmou queestá trabalhando com afincoe dedicação para erradicaros bolsões de pobreza queexistem em São Luís e quese refletem nas precáriascondições de habitação.

Um domingo de muita ale-gria e descontração no Car-naval 2010 no circuito da Ma-dre Deus. O Pré-Carnaval deVolta a Alegria fez a festa dosfoliões que foram à Casa dasMinas, Ceprama, Ponto deFuga, Praça da Saudade eVila Gracinha. A festa pros-segue no próximo domingoaos ludovicences de toda aparte da ilha de São Luís.

Até os comerciantes fize-ram um bloco a parte e apro-veitaram a movimentação doscarnavalescos para aumentar arenda doméstica ou o contra-cheque. A brincadeira, em suamaioria, formada por estudan-tes, profissionais liberais, do-nas-de-casa e comerciantes.

“O Pré-Carnaval desteano está bem melhor para asvendas. Espero que a chu-va não venha atrapalhar ocomércio ambulante duran-te os dias de Carnaval”, dis-se a estudante Ludimar deSantos Souza, que há cin-co vende refrigerantes, águae cerveja na Madre Deus.

As atrações ficaram porconta das apresentações dasescolas de samba, tribos deíndios, tambor de crioula edos blocos tradicionais e or-ganizados. Além dos showsde Beto Pereira, Amigos doSamba, Tereza Canto, Tadeude Obtalá e Paulinho Akoma-bu, entre outros convidadosda Secretaria de Cultura.

Autoridades prestigiaram lançamento do programa “Minha Casa, Minha Vida” em São Luís

Honorio Moreira

Carnaval da MadreDeus de volta a folia

Odylo Costa Filho abreinscrições para cursos

Os interessados em par-ticipar das oficinas promovi-das pelo Centro de Criativi-dade Odylo Costa, filho têmaté o dia 1º de fevereiro parase inscrever. O horário de ins-crição é de 8h às 12h e de14h às 17h30, no setor deCursos e Treinamentos, nopróprio Centro de Criatividade.

As oficinas correspon-dem ao primeiro semestreregular de 2010. Ao todo, são19 cursos, divididos em 32turmas, nos turnos matutino,vespertino e noturno, depen-dendo do curso. "Algumasoficinas são oferecidas emdois períodos, o que dá aoestudante a possibilidade deescolher o horário mais ade-quado", contou a responsá-vel pelo setor de Cursos eTreinamentos do Odylo, Cris-tina Lima. Entre esses cur-sos citados estão os de BaléClássico, Pintura em Tela eEscultura em Cerâmica.

Em geral, as aulas acon-

tecem duas vezes por sema-na. Exceções são as oficinasde Dança Afro realizada apenasàs quintas-feiras, e de Cantopara a Música Popular, queacontece três dias por semana.

A taxa de inscrição é 40reais, por curso. Canto paraMúsica Popular tem valor di-ferenciado, 70 reais. Sobrea oficina, Cristina Lima dizque é a terceira vez que oOdylo Costa, filho promovee a procura tem sido boa."Na Escola de Música LilahLisboa não há cursos sobremúsica popular, só clássi-cos. Então o professor Gus-tavo Corrêa nos procurou enós decidimos criar uma tur-ma, que tem sido bem acei-ta por quem nos procura".

Para quem quiser obtermais informações, basta en-trar em contato com o setorde Cursos e Treinamentos,por meio do telefone 3218-9932, em horário das 8h às12h e das 14h às 19h.

Antonio Martins

Bloco Afro em apresentação no circuito Madre Deus

PTB quer lançarcandidato ao Senado

É grande o movimentodentro do PTB no Maranhãopara que o partido lance oex-prefeito de Santa Luzia eex-deputado estadual, coro-nel Riod, como candidato auma das vagas ao Senadonas eleições deste ano.

No último final de sema-na, um grupo reunido com opresidente da legenda no

Maranhão, deputado PedroFernandes, colocou a im-portância da candidatura,que segundo acreditam,possui reais chances degarantir uma das vagas naCâmara Alta, aumentandopara dois o número de se-nadores do partido, que atu-almente já conta com o se-nador Epitácio Cafeteira.

Divulgação

Governadora presidiu reuniãode adesão de prefeitos

A governadora RoseanaSarney, ao lado do secretáriode Estado da Educação, Cé-sar Pires, e do presidente doInstituto Alfa e Beto, JoãoBatista Oliveira, presidiu, natarde desta segunda-feira(25), a reunião de trabalhopara a adesão de 56 municí-pios ao programa Alfa e Beto,iniciado em 2009, e cuja metaé reduzir os índices de anal-fabetismo no Maranhão. Areunião aconteceu no Salãode Atos do Palácio dos Leõese contou com a presença deprefeitos, secretários estadu-ais, lideranças políticas, pro-fessores, diretores de institui-ções de ensino e do reitor daUniversidade Estadual doMaranhão, José Augusto Oli-

veira. O prefeito de São Joséde Ribamar, Luís FernandoSilva, também participou econtou a experiência por quepassam os estudantes daque-le município após a implanta-ção do programa, em 2005.

Segundo João Batista Oli-veira, a característica principaldo programa Alfa e Beto é ocasamento entre as ações pe-dagógicas e as de natureza ge-rencial. "Existe um processoque inclui materiais especiaispara os alunos e a capacita-ção dos professores. E, umdetalhe essencial, é o acom-panhamento do professor, aolongo do ano letivo. Nosso obje-tivo é ter 70% das crianças alfa-betizadas ao final do primeiroano", disse João Batista Oliveira.

PROGRAMA ALFA E BETO

Roseana, João Batista Oliveira, Luiz Fernando e Tatá Milho-mem após a solenidade de adesão ao programa

Geraldo Furtado

Page 3: EDIÇÃO DO 26/01/2010

3GERALSÃO LUÍS , TERÇA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2010O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Carroça Folia e Bicho Terrabalançaram o São Cristovão

Tereza Freire ( O Quarto Poder) e Sorriso ( Carroça Folia)

O São Cristovão parou para assitir o Carroça Folia e o Bicho Terra Udes Filho, diretor de O Quarto Poder, e Godão,diretor do Bicho Terra, no Carroça Folia

A casa de eventos Palácio da Seresta, no São Cristovão, sofreu uma verdadeira explosão de alegriacarnavalesca, no domingo (24), com mais uma

edição do Carroça Folia, coordenado pelo irreverente “Sorri-so” e patrocinado pelo jornal O Quarto Poder. Desta vez,a enegia foi multiplicada por mil com a participação doBicho Terra que, durante cinco horas de show, não dei-xou ninguém parado. José Pereira Godão , diretor artís-tico da Companhia Barrica, disse ter ficado emocionadocom o público do São Cristovão, pela receptividade epela energia contagiante de todos os presentes.

*Aniversário daRádio Ilha FM*O aniversário da Rádio Comunitária da Cohab,

Ilha FM (106,3Mhz), aconteceu em clima deconfraternização entre os locutores e direção

da emissora comunitária. Ivo Biase, diretor da Ilha FM,afirmou que a emissora tem crescido bastante e que, em2010, trará muitas novidades na programação.

A equipe de locutores da Rádio Ilha FM

A galera da Ilha FM fazendo pose para a Coluna BagaceiraIvo Biase, diretor da Ilha FM,

e sua esposaFabricio Andrade

e sua esposaOs locutores Paulo Malaba e Alan Jorge

***FAMOSIDADES***DESTAQUES

*Os leitores do Blog HOT SPOT, assinado por, OtonLima, têm agora um novíssimo espaço para conferir o tra-balho do rapaz. Ele estreou neste último domingo (24) nojornal O ESTADO, com uma coluna dentro do PH Revista.

*Oton disse está super feliz com o novo traba-lho: "estou assinando uma página dentro de um doscadernos mais prestigiosos da imprensa maranhen-se! - estou muitíssimo feliz é sem dúvida essa é maisuma grande conquista em minha vida" enfatizou.

*Durante o Baile dos artistas realizado neste últi-mo sábado (23) no Circo Cultural Nelson Britto, abelíssima e troante Alexandra Tavares, declarou quepoderá ser candidata ao pleito eleitoral deste ano.

*Lesbica assumida, Angélica que participa da 10°edição do Big Brother Brasil, disse que já contoupelo menos umas 27 posições sexuais feita pelasmulheres na cama com ela. Após o comentário daamiga de confinamento, Dourado (Lutador e ex-BBB)que é contra o homossexualismo ressaltou: "Temcertas coisas que eu prefiro não saber."

*A Empresária Isis Vidal Silva traz a São Luis áfranquia "Amor em Pedaços" Sucesso nas principaismetrópoles do País agora chega à ilha. A Empresá-ria mostrou que tem talento no ramo empreendedor,com o sucesso do "Fran´s" Café agora Isis aposta nasGuloseimas do "Amor em Pedaços." A Loja fica situ-ada no Edifício Bellagio, na Av. dos Holandeses.

"Dia 26 de janeiro de 1998 - O presidente america-no Bill Clinton nega, pela última vez, ter mantido re-lações sexuais com a estagiária Monica Lewisky".

O final de semana foi marcado pelo pré-carnaval no bairro da COHAB. Por lá quem comandoua festa foi o bloco Sem Limites, que tem no comando o produtor cultural, Renato Dionisio.Este fim de semana também foi motivo de muita alegria para os jornalistas que orga-

nizam o blocão da imprensa, entre eles o grande Célio Sergio e Joel Jacinto. Os comunicado-res ganharam as ruas do reviver e fizeram a festa. Veja os flashs.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O colunista Márcio Santos e ex-coordenador municipal de Juventudes de São Luis, Olimpio Araújo no Bloco Sem Limites no Bairro da Cohab O Jornalista Samartony Martins e Célio Sérgio

O publicitário Celso Brandão, Célio Sérgio e a ex-gerente administrava da MEDPLAN-MA,

Lidia Berrêdo, No bloco do Imprensa 2010O colunista Social Zé Cirilo na companhia do produtor e

organizador cultural do Bloco Sem Limites, Renato Dionisio

E-mail: [email protected]: www.famaslz.wordpress.com

Page 4: EDIÇÃO DO 26/01/2010

Torta de RepolhoIngredientes1x de farinha de trigo;3 ovos inteiros ;1 caldo de galinha1/2 prato de repolho cortado

em tiras finas ;4 tomates cortados em cubos;1 cebola grande ralada;1/2 pacote de queijo parme-

sao ralado; sal a gosto;1 colher de sopa de fer-

mento em pó.;1/2 colher de sopa de

amido de milho.Modo de PreparoEm recipientes separados

, coloque a farinha , os ovosmexidos, esfarele o cado de ga-

FOTO DO DIA

São Luís passa título deCapital Brasileira da Cultura

PIADA

GERAL4 SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 26 D E JANEIRO D E 2 0 10O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

CARTA DE UMA MÃE LOURA

Meu querido filhoEscrevo estas poucas linhas que é para saber que

estou viva.Escrevo devagar porque sei que não gosta de ler

depressa. Se receber esta carta, é porque chegou. Seela não chegar, avisa-me que eu mando outra.

O teu pai leu no jornal que a maioria dos aciden-tes ocorre a 1 km de casa. Por isso, mudamo-nos pramais longe.

Sobre o casaco que queria, o teu tio disse que seriamuito caro mandar pelo correio por causa dos botõesde ferro que pesam muito. Assim, arranquei os botõese coloquei-os no bolso. Quando chegar aí, pregue-osde novo.

No outro dia, houve uma explosão no botijão degás aqui na cozinha. Teu pai e eu fomos atirados peloar e caímos fora de casa. Que emoção! Foi a primeiravez em muitos anos que o teu pai e eu saímos juntos.

Sobre o nosso cão, o Joli, anteontem foi atropela-do e tiveram que lhe cortar o rabo, por isso toma cuida-do quando atravessar a rua.

Tua irmã Laura vai ser mãe, mas ainda não sabe-mos se é menino ou menina. Portanto, não sei se vocêvai ser tio ou tia.

Hoje, teu irmão Marcos me deu muito trabalho. Fe-chou o carro e deixou as chaves lá dentro. Tive de irem casa, pegar a reserva para a abrir. Por sorte, che-guei antes de começar a chuva, pois a capota estavaarriada.

Se vir a Dona Esmeralda, diz-lhe que mando lem-branças. Se não a vir, não digas nada.

Um beijo,Tua mãe QUE TE AMAPS: Era para te mandar os 300 reais que me pediu,

mas quando me lembrei já tinha fechado o envelope.

linha, corte o repolho em tirasfina , corte os tomates em cu-bos , rale a cebola e separe oqueijo ralado por ultimo. Apósjunte em um refratário o repolho, os ovos , caldo de galinha ,tomates a cebola misture tudomuito bem , depois va acrescen-tando a farinha de trigo ate dar

Em 2009, São Luís foi aCapital Brasileira da Cultura,eleita por causa da sua vastacultura popular e pela varieda-de de seus atrativos turísti-cos. Várias atividades foram

HORÁRIO DO FERRY BOATServi Porto

São Luís/Cajupe08:0012:3015:0017:00

Cajupe/São Luís 10:20 14:30 17:05 19:20

Telefones: (98)3232.5590/ (98) 3231.2216

realizadas em razão deste tí-tulo, o que proporcionou diver-sos benefícios na área do turis-mo e da cultura local. Em 2010,a cidade agraciada com estacomenda é Ribeirão Preto (SP).

o ponto de massa de torta ficacremoso, acrescente o amidode milho, acrescente o queijoralado e experimente se dese-jar sal a gosto ,misture nova-mente e acrescente o fermentoem pó, unte a forma e leveao forno por 30 m ou ate queesteja no ponto de assado.

A cerimônia aconteceuna cidade paulista, com a pre-sença de várias autoridades,como o secretário municipalde Cultura, Liviomar Maca-trão, a prefeita da cidade,Darcy Vera; o secretário deProgramas e Projetos Cultu-rais do Ministério da Cultura(Minc), Célio Turino; e o dire-tor-executivo da Ong CBC,Mário Vendrell. Na oportunida-de, foi mostrado o vídeo turís-tico “São Luis, Capital Brasi-leira da Cultura 2009”.

Segundo Liviomar Maca-trão, que representou o pre-feito João Castelo no eventode entrega da certificação, otítulo deu uma injeção de âni-mo a alguns eventos da cida-de e atividades da Prefeitura.

“O projeto Cores de SãoLuís está acelerado na Feira

Udes Filho, diretor de O Quarto Poder, e Godão,diretor do Bicho Terra, no Carroça Folia.

Liviomar Macatrão representou o prefeito João Castelo na cerimônia da Capital Brasileira da Cultura 2010

Divulgação

Ladrão rouba US$ 300 em'maconha falsa' em tabacaria

Um ladrão invadiu uma ta-bacaria em Flagstaff, no Ari-zona (EUA), e roubou quaseUS$ 300 de uma erva que évendida legalmente no estado

norte-americano e promete osmesmos efeitos da maconha.

De acordo com a polícia,o bandido usou um taco debeisebol ou um objeto seme-lhante para quebrar a porta devidro da tabacaria e levar a ervaconhecida pelo nome "spice".

O ladrão também roubouUS$ 200 em outros produtos.Os funcionários descobriramo roubo após o alarme da lojadisparar na semana passada.

“Morto” ressuscita quandocoveiro ia fechar o caixão

Um aposentado polonêsfoi declarado morto pelos mé-dicos após sofrer um enfarto.Horas depois, quando o co-veiro se preparava para fecharo caixão, miraculosamente,o velhinho ressuscitou.

Jozef Guzy, 76 anos, des-maiou quando recolhia mel,

na cidade de Katowice. Umaambulância foi chamada e ummédico experiente declarou amorte do idoso.

O porta-voz do serviçomédico da cidade, Jerzy Wis-niewski, explicou a morte.

- O paciente não respirava,não apresentava batimentoscardíacos e seu corpo estavafrio. Todas essas são caracte-rísticas de um homem morto.

As explicações forammuito elucidativas. O queé impossível expl icar écomo três horas depois, o“morto” voltou a viver.

da Praia Grande; o São João´São Luís Capital Brasileira daCultura´ foi um sucesso. Du-rou cerca de três meses. Pro-movemos divulgação dentro efora do país por meio de emis-soras de TVs e, em abril emaio, tivemos vídeos exibidosem voos nacionais da TAM.Enfim, várias atividades foramrealizadas em razão da co-menda”, comentou Macatrão.

Em 2009, a capital mara-nhense esteve no ar, duran-te a programação da Disco-very Channel e TV Sesc-SP,com vinhetas mostrandonossa cultura e nossos atra-tivos turísticos; e no site ofi-cial da Ong Capital Brasilei-ra da Cultura, também podemser encontrados pontos turís-ticos, história da cidade, en-tre outras informações.

Brasil doará R$ 375 milhõespara o Haiti, diz ministro

O Brasil está disposto adoar R$ 375 milhões (o equi-valente a US$ 210 milhões) emajuda ao Haiti, mas a recons-trução do país deve ser feitapelo próprio governo haitiano,disse nesta segunda-feira (25)o chanceler Celso Amorim.

"Não temos que perder devista que o centro de todo oesforço de reconstrução é umgoverno haitiano com capaci-dade para governar", disseAmorim em uma coletiva deimprensa em Montreal.

O "países amigos" do Hai-ti iniciaram nesta segunda-fei-ra uma conferência na cidadecanadense para definir um pla-no de reconstrução do paíscaribenho, o mais pobre docontinente, devastado por umterremoto no dia 12 de janeiro.

Segundo o chanceler, ogoverno enviou ao Congressobrasileiro uma proposta depacote total de ajuda ao Haitide R$ 375 milhões de reais, oque equivale a cerca de US$210 milhões.

SES capacita técnicos para oProjeto Cuidando do Futuro

Teve início, nesta segun-da-feira (25), o Curso de Ca-pacitação de Multiplicadoresdo Projeto Cuidando do Fu-turo. A parceria entre a Se-cretaria de Estado da Saúde(SES) e a Universidade Fe-deral do Maranhão (Ufma)visa capacitar médicos e en-fermeiros, entre eles a secre-tária-adjunta de Ações Bási-cas, Cristina Loyola, em téc-nicas para reduzir a mortali-

dade neonatal e materna.Ministrado pelas douto-

ras Maria da Graça Mou-chret Jaldin, pediatra e pro-fessora da Ufma e Maria deFátima Arrais Carvalho, pe-diatra e neonatologista, ocurso focou entre outrastécnicas a de Atenção In-tegrada as Doenças Preva-lentes na Infância (AIDPI).O curso será encerradonesta quarta-feira (27).

Page 5: EDIÇÃO DO 26/01/2010

5GERALS Ã O L U Í S, TERÇA-FEIRA, 26 D E JANEIRO D E 2 0 10O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Governo do MA vai qualificar2.400 filhos de garimpeiros

Numa contribuição aoexercício da cidadania, o Go-verno do Maranhão começou,no último fim de semana, aresgatar a dívida social queo Brasil tem com os garim-peiros de Serra Pelada (Suldo Pará). Para uma platéiaformada por mais de 800

pessoas, a Secretaria deEstado da Ciência e Tecno-logia (Sectec) lançou ofici-almente o programa de re-forço escolar que será reali-zado em 10 municípios ma-ranhenses para 2.400 jo-vens, filhos de garimpeiros.

O Grêmio Lítero Recrea-

tivo Português, na capital ma-ranhense, foi o palco da gran-de festa cívica promovida peloGoverno do Estado em par-ceria com a Associação deGarimpeiros de Serra Pela-da (Agasp Brasil). O eventocontou com a presença dosecretário de Estado da Ciên-cia e Tecnologia, Waldir Ma-ranhão, representando a go-vernadora Roseana Sarney,senador Edison Lobão Filho,deputado federal Kleber Ver-de, professores e famílias degarimpeiros vindos de váriosmunicípios maranhenses.

Segundo o presidente daAgasp Brasil, Toni Duarte, oobjetivo da capacitação é pre-parar o público para a sele-ção, em nível nacional, doscursos de Construção e Mon-tagem que serão promovidos

Enfim, Cléber Santanaacerta com o Tricolor

TJ é impedido de retirarmoradores de edifícioCamarotes da Passarela

do Samba estão à venda

Lançamento do programa de reforço escolar para filhos de garimpeiros

A Defensoria Pública doMaranhão (DPE-MA) obteve,esta semana, junto ao Tribu-nal de Justiça do Estado, asuspensão da sentença dojuiz da 5ª Vara da FazendaPública, Raimundo Nonato

Néris Ferreira, que determina-va a retirada, no prazo de 15dias, de trinta e duas famíliasque habitam o Edifício SantaLuzia, localizado na Rua dosFaveiros, no São Francisco.

A decisão, concedida emcaráter liminar, pela desem-bargadora Maria das GraçasDuarte Mendes, baseou-seem laudo do Conselho Regio-nal de Engenharia e Arquite-tura do Maranhão (CREA-MA), que descartou o risco doedifício desabar e entendehaver compatibilidade entreas obras de reforma, em cur-so no prédio, e a permanên-cia dos seus moradores.

NA SEDE DA FUNC

Quem quiser acompanharos desfiles do carnaval já podeadquirir seu camarote para aPassarela do Samba, queserá montada no Anel Viário.

20 cabines estão disponí-veis para venda, distribuídasnos pisos superiores e inferi-ores da Passarela. Os cama-rotes têm capacidade para até20 pessoas e estão sendocomercializados ao preço deR$ 1.000,00 (hum mil reais).

A programação do car-naval, promovido pela Pre-feitura de São Luís, pormeio da Fundação Munici-pal de Cultura (Func), vai

acontecer de 11 a 16 defevereiro com shows e desfilesdas Turmas de Samba, blocosafros, tradicionais, organizadose escolas de samba.

Na estrutura montadapara este ano, será utilizada asonorização digital novamen-te, acompanhando a atualiza-ção técnica executada nosmaiores carnavais do país.

Os interessados devemse dirigir à Coordenação deEventos da Func, na rua doRibeirão, 144, Centro, e falarcom Marília Borges. Outrasinformações pelos telefones3212 1570 e 8856 4490.

pelo Programa de Mobilizaçãoda Indústria Nacional de Pe-tróleo e Gás Natural (Prominp)com vistas ao preenchimentode vagas nas obras da Refina-ria Premium I, que a Petrobrasestá erguendo no município deBacabeira, nas proximidadesda Ilha de São Luís.

O secretário Waldir Ma-ranhão informou que a exe-cução do reforço escolar fi-cará a cargo do Instituto Da-niel de Touche, que utilizan-do a metodologia do Proje-to Aula do Futuro, terá con-dições de atingir um núme-ro maior de alunos, com oensino presencial mediadopela tecnologia tendo a par-ticipação de professores es-pecialistas diretamente deestúdios e uma TV interativaatravés de satélite.

Eder Blues

Prefeitura publica edital pararealizar concurso público

A Prefeitura de Bacabalpublicou, nesta segunda-feira(25), o edital de licitação paradefinir qual a empresa quevai realizar o concurso públi-co. A informação é do secre-tário de Educação Raimun-do Cirino Rodrigues Filho.

A Lei Nº 1.124/2010, queautoriza a realização do con-curso para provimento devagas nas áreas da saúdee educação, foi aprovadasemana passada pela Câ-mara. Em sessão extraordi-nária, os vereadores aprova-ram a seleção, por meio deconcurso de provas e títu-los, de 185 servidores naárea de educação e 273 pro-fissionais na área da saúde.

Há muitos anos, a prefei-tura não realiza contrataçãopor meio de concurso, o quejá ocasionou várias denúnci-as de favorecimento, inclusi-ve uma ação civil pública queapontou como uma das cau-sas de mal funcionamento daSaúde no município a inexis-tência de profissionais capa-citados. A análise da ação,

por parte do Ministério Públi-co, apontou para a necessi-dade urgente da realizaçãodo concurso público.

Segundo o Secretário deEducação do município, quan-to ao concurso, todas as da-tas estão confirmadas: a rea-lização das provas será dia 14de março. O secretário, ementrevista à Rádio Mirante,confirmou inclusive que nes-ta segunda-feira será publica-do o edital de licitação paraas empresas interessadasem realizar o concurso.

O volante Cléber Santanaé o novo reforço do São Pau-lo para a temporada de 2010.Apesar do vice-presidentede futebol, Carlos Augustode Barros e Silva, ter nega-do a informação no últimodomingo, a contratação dojogador foi confirmada pelopresidente Juvenal Juvênciona tarde desta segunda.

Cléber Santana, que es-tava atuando no Atlético deMadri, da Espanha, assinoucontrato de três anos como Tricolor paulista.

- FIquei negociando o do-mingo inteiro essa contrata-ção. Estamos contratando

50% dos direitos federativosdo Atlético junto ao time es-panhol e ele ficará conoscopor três temporadas. Chega-rá a qualquer momento - dis-se o dirigente tricolor.

Juvenal disse que foi a ter-ceira vez que ele tentou a con-tratação de Cléber Santana. Eagora finalmente deu certo.

- Me encontrei com umdirigente do Atlético porquesabia que eles tinham com-prado um argentino e o Clé-ber não teria mais espaço.Como estou atrás deele faztempo, tivemos uma ótimaconversa e fechamos. Depois,chegou o Cruzeiro, o Inter, oAtlético-MG. O Luxemburgoligou e fez de tudo. Mas achoque fui mais forte. O RicardoGomes está muito contentecom essa negociação. No iní-cio do ano, havia pedido a con-tratação dele, mas foi impos-sível. Agora, felizmente, deucerto - ressaltou o dirigente.

Diretoria do Goiás demitetécnico Hélio dos Anjos

O Goiás está sem técni-co. A diretoria dispensou Hé-lio dos Anjos na noite da últi-ma segunda-feira devido à mácampanha no CampeonatoGoiano. No último domingo,a equipe perdeu para o rivalAtlético-GO por 2 a 1, acu-mulando a terceira derrotaconsecutiva em três jogos.

Para a vaga de Hélio, os no-mes mais cotados são os deCelso Roth, dispensado pelo Atlé-tico-MG no ano passado, e Tite,que dirigiu o Internacional no últi-mo Campeonato Brasileiro.

Foi a quarta passagemdo treinador pelo clube em1995, 1999/2000 e 2001/2002, em um ano e meio.

Técnico do Cruzeiro protesta:‘É desumano jogar na altitude’

O Cruzeiro faz a sua par-te e procura se aclimatar àaltitude na Bolívia, mas o téc-nico Adilson Batista não dei-xa de mostrar a sua indig-nação com o fato de a Fifapermitir a prática de futebolem locais situados 3 mil me-tros acima do nível do mar.É o caso da cidade de Poto-sí, onde Cruzeiro vai enfren-tar o Real Potosí nesta quar-ta-feira, pela primeira fase daTaça Libertadores. O Está-dio Victor Agustín Ugarte en-contra-se a quase 4.100metros de altitude.

- É desumano jogarnessas condições, em umlugar com essa altitude.Será preciso morrer al-guém em campo para aFifa proibir? – protestou o

técnico do Cruzeiro.Adilson Batista disse

que teve a oportunidade det rocar in formações emBelo Horizonte com Amé-rico, ex-preparador físicodo Real Potosí.

- Ele me disse que ostreinos do Real Potosí sãofeitos em um campo aindaalto, a 4.500 metros, com oobjetivo de deixar o time ain-da mais adaptado. Mas atéos jogadores bolivianos sen-tem os efeitos. Como já dis-se, é desumano, não pode-ria ser permitido – comple-tou o treinador do Cruzeiro.

O técnico afirma que, fi-siologicamente, a desvan-tagem que os times brasi-leiros sofrem por jogar naaltitude como a de Potosípode ser mensurada.

- É a mesma coisa queentrar em campo com doisjogadores a menos.

O Cruzeiro seguirá deSucre para Potosí ape-nas no dia do jogo, a fimde minimizar os efeitosda altitude. Na única vezem que v is i tou o Rea lPotosí, o time celeste foigoleado por 5 a 1, pela Li-bertadores de 2008.

Jonathan se alonga no treino em Sucre

Prédio no São Francisco quejá está sendo reformado

Divulgação

Aluguel pode ficar mais baixocom nova Lei do Inquilinato

Novas regras entraram em vi-gor nesta segunda-feira. A pro-messa é de mais segurança paraproprietários e fiadores. Mas osinquilinos também têm vanta-gens. A expectativa é que o pre-ço do aluguel fique mais baixo.

Os administradores deimóveis acreditam que a nova leivai aumentar a oferta de aparta-mentos e casas para alugar, oque deve diminuir os valores. Asregras foram reformuladas paracorrigir uma série de brechas.Elas davam margem a inter-pretações diferenciadas duran-te a análise dos processos.

O fiador pode desistir de

dar garantia a um inquilino, seo contrato for prorrogado porum período indeterminado.Basta notificar o dono do imó-vel e em 120 dias ele ficará li-vre da obrigação. Em um con-trato com prazo determinado,em que o casal inquilino sesepara, o fiador pode pedir paradeixar a responsabilidade.

Em caso de atraso do alu-guel, a ação de despejo ficoumuito mais rápida. O prazo é de15 dias para o inquilino acertaras contas. Nas locações semgarantia como fiador, aluguéis adi-antados, a desocupação do imó-vel deverá ser feita em um mês.

Page 6: EDIÇÃO DO 26/01/2010

GERAL6 SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2010O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Um olhar marcante pode fazer toda a diferença no visual. Para conseguir esse resultado, vale apostar em alguns truques para

destacar o olhar na hora de fazer a maquiagem.Para ressaltar o olhar, a pele deve estar sempre lim-

pa e uniforme. Por isso, use sempre base e pó compac-to para esconder as imperfeições antes de começar. Asombra deve ser escura na pálpebra, no canto internodos olhos. A sombra iluminadora em tons suaves comoo branco e prata complementam a maquiagem. Paraaumentar o olhar, use sombra clara até as sobrancelhase a sombra escura apenas rente aos cílios.

Abuse do curvex e do rímel, quando passados em duascamadas, alongam ainda mais os cílios e deixam os olhosbem marcados. Não se esqueça do lápis preto, que podeser passado tanto na parte de superior como inferior dosolhos. Se preferir, passe o lápis por fora dos olhos bemrente aos cílios, isso cria a noção de volume.

DicasSe você quiser um olhar sexy e marcante, as som-

bras pretas e marrons são uma ótima opção. Elas dãoprofundidade no olhar, mas é bom alertar que elas de-vem ser passadas apenas no meio das pálpebras paranão deixar o visual muito carregado.

As sombras em pó em neon são a febre do momento,deixam o olhar mais alegre e destacado. Elas devemser passadas apenas no canto dos olhos com um tra-ço feito a pincel. Se você preferir outras cores maisdiscretas, invista nos perolados e dourados.

No dia a dia, se preferir, use o rímel transparente, quealém de ter o mesmo efeito marcante que o preto e o mar-rom, é mais prático e não há risco de borrar os olhos.

Os cílios postiços dão volume e deixam o olharmais marcante, mas é preciso tomar cuidado paranão exagerar no tamanho dos cílios.

Truques paradestacar o olhar

Bus Transportes faz lançamentoda Car System Technology

O Cheff Denis Moreau, do novo Restaurante TIMON do HotelLuzeiros São Luís recebendo o casal de empresários Graça

e Jorge Cavalcante, franqueados da rede Deyl Action

Com o sugestivo título “Pegue a Estrada do Futuro”, já começaram a circular os convites parao coquetel de lançamento nessa próxima sex-

ta-feira (21.01), no Hotel Luzeiros, para imprensa e convi-dados que a Bus Transportes ( leia-se Ubaldo Silva) estarárealizando para apresentar novidades na área de logística.

Depois de se consolidar no mercado com excelência naprestação de serviços de transportes e locação de ônibus eveículos turísticos, a Bus Transportes amplia sua atuação,lançando com pioneirismo no Estado um serviço de rastre-amento e monitoramento de veículos, através da parceriaexclusiva no Estado com a Car System Technology.

A empresa que é líder no segmento de bloqueadores erastreadores para carros, utilitários, caminhões e moto,conta com mais de 250.000 equipamentos instalados.

A Car System Technology está há mais de oito anosno mercado de monitoramento automotivo, oferecendosoluções inteligentes para o gerenciamento, controle emonitoramento de frotas de todos os tamanhos e segmen-tos, atendendo em especial frotas dos mercados Governa-mental, Máquinas Agrícolas, Transportadoras, Usinas deCana de Açúcar e Locadoras de veículos.

Revisão preventiva noAutocentro Alvema

Como escolher a melhorescola para os filhos

Em tempo de início de semestre letivo, quemtem filhos em idade de começar sua vida esco-lar, fica sempre em dúvida na hora de fazer umaescolha complexa e que vai determinar todo ofuturo da criança e de sua família: Qual a me-lhor escola para colocar os filhos.....

Uma série de fatores devem ser combinados paradefinir a matrícula escolar. Não há dúvida que ofator mais importante para a qualidade de ensinoda escola é a proposta pedagógica aliada ao quadrode professores e a uma boa estrutura física, pois istoinfluencia no bem-estar diário da criança.

Especialistas recomendam algumas coisas bási-cas na hora de escolher uma escola, como consul-tar pais que já tiveram ou tem filhos matriculadosnaquela escola, para saber se eles recomendam oestabelecimento de ensino. Deve-se também visitaro maior número possível de escolas, de preferênciacom o filho(a), para que ele(a) opine sobre o lugar.

Com relação à infra-estrutura, os pais precisamestar atentos, e devem observar se o estabelecimen-to de ensino possui itens como biblioteca com di-versas obras infantis, laboratórios de informática eáreas de lazer seguras e modernas, com brinquedose instrumentos que estimulem a criatividade e a co-ordenação motora das crianças.

No que diz respeito ao aprendizado de uma lín-gua estrangeira, é fundamental que isso ocorra logonos primeiros anos de vida escolar da criança, poiscom o passar dos anos, fica mais difícil aprenderum segundo idioma. Algumas escolas já possuemcomo diferencial, o ensino do inglês desde cedo.

Por Deborah Busko

Fotos: Danielle Vieira

O empresário Ubaldo Silva (Bus Transportes) que faz olançamento dos serviços de monitoramento veicular da Car

System Technology, na foto com o também empresárioSolfiere Alavá, da rede de joalherias Rosa Rio

As diretoras do Centro Infantil Vila das Letras, Temis eHayane Sauáia que estão com matrículas abertas para

o novo semestre letivo para a educação infantil.

Segundo pesquisas, a maioria dos acidentes auto-mobilísticos poderia ser evitada se as condições dosveículos estivessem boas e com as revisões em dia.

Estudos da AEA - Associação de Engenharia Auto-motiva demonstram que 27% dos acidentes automoti-vos estão ligados a algum problema de manutenção.

E mesmo para quem não pretende viajar como carro, vale investir nas revisões preventivas,cujo custo é cerca de 68% inferior ao de um con-serto inesperado, demanda um tempo muito me-nor e garante a boa conservação do veículo e aconsequente garantia de um bom valor de re-venda na hora de trocar de carro.

Em São Luís, um local seguro, rápido e ho-nesto para realizar manutenções preventivas é oAutocentro FIAT Alvema; uma oficina multimar-cas que funciona na loja da Alvema na Avenidados Holandeses, e é especializada em revisõesde veículos de todos os tipos e marcas.

No Autocentro Fiat Alvema o cliente pode inclusi-ve acompanhar a revisão do veículo se desejar, numaprova de total transparência do processo.

Com as chuvas, aumenta a procura pelas revisões preventi-vas no Autocentro FIAT Alvema, que atende a veículos de

todos os portes e marcas, com rapidez e segurança.

Inscrições para processo seletivoda Petrobras terminam na sexta

As inscrições para o processo seletivo da Petrobrasvão até a próxima sexta-feira (29/1). Para se inscrever, ocandidato deve acessar o site da Cesgranrio(www.cesgranrio.org.br). Para nível médio, a taxa de ins-crição é de R$ 27,00 e, para nível superior, R$ 40,00.

O concurso é destinado ao preenchimento de 787 va-gas (442 de nível médio e 345 de nível superior). Inicial-mente, no edital de abertura do concurso, o número devagas divulgado era de 622. A empresa, no entanto, lan-çou dois editais de retificação aumentando as vagas paradeterminados cargos. Os editais estão disponíveis nosite da Petrobras (www.petrobras.com.br) e também noda Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).

As provas serão realizadas em 21 cidades dopaís. As datas das provas e das demais etapas doconcurso podem ser consultadas no edital.

A remuneração mínima inicial varia de R$1.647,19 a R$ 5.685,07. Entre os benefícios, a Pe-trobras oferece previdência complementar (opcio-nal), plano de saúde (médico, hospitalar, odonto-lógico, psicológico e benefício farmácia) e benefí-cios educacionais para dependentes, entre outros.

Danielle VieiraDanielle Vieira

Page 7: EDIÇÃO DO 26/01/2010

Áries21/3 a 20/4Seja mais realista com as

finanças e lembre-se: amizadee negócios não se misturam. Acomunicação está favorecida,mas cuidado com intrigas.

Touro21/4 a 20/5Você pode cometer al-

guns erros por falta de objeti-vidade. Há risco de se sentirdesvalorizado(a), mas nadade desânimo.

Gêmeos21/5 a 20/6Nada de baixo-astral,

aposte em sua fé e autocon-fiança! Há boas chances dese dedicar a uma atividadeque lhe dê prazer.

Câncer21/6 a 21/7Há risco de se decepcio-

nar com uma pessoa emquem sempre confiou. Façatudo com a suavidade e a dis-crição que lhe é familiar.

Leão22/7 a 22/8O período da tarde será

produtivo, principalmente sevocê contar com a ajuda depessoas mais experientes.

Virgem23/8 a 22/9Há chances de obter uma

grande vitória nesta tarde,mas não convém entrar emum clima de competição comos colegas.

Libra23/9 a 22/10Evite empurrar os proble-

mas com a barriga: enfrente-os! Esta é uma boa fase paraatingir as suas metas.

Escorpião23/10 a 21/11Tenha cuidado com atitu-

des impensadas e excessode otimismo. Não deixe seugênio forte atrapalhar a convi-vência no lar e no trabalho.

Sagitário22/11 a 21/12Tenha mais objetividade e

defina as prioridades para não seatrapalhar. Se você trabalha emequipe, terá um dia produtivo.

Capricórnio22/12 a 20/1Tensão no trabalho: cum-

pra suas tarefas, mas respei-te seus limites. Tente sermais realista nas finanças. Atarde será mais produtiva.

Aquário21/1 a 19/2O astral está confuso,

cuidado para não perder anoção da realidade. O dinhei-ro corre o risco de sair do seubolso com facilidade. No ro-mance, a paixão vai dar o tem-pero que faltava.

Peixes20/2 a 20/3Há risco de não te com-

preenderem bem: conversecom calma. Alguns contra-tempos podem impedir vocêde realizar o que havia plane-jado. A dois, um pouco de pri-vacidade favorecerá a relação.

Hélia se depara com Nara na rua, mas ela a despista.Albano e Deodora monitoram a entrega de Zuppo e desco-brem que Leal armou uma armadilha para eles. Faustaçoe seus companheiros perseguem os sequestradores e pro-vocam um grande corre-corre. Iolanda pergunta pelo trom-bone de Miranda e ela disfarça. Albano desmascara osamigos de Leal, que consegue escapar. Faustaço imobili-za Cosme e Nicodemus e os mantêm em seu poder. Zu-ppo entra no Titã e enfrenta Albano e Deodora. Hélia en-contra Nara e fica feliz com o seu retorno. Leal usa Nico-demos e Cosme como isca para tentar pegar o mandantedo sequestro de Zuppo. Regeane e Portinho amanhecemno observatório. Bodanski se esforça para animar Goretticom sua nova descoberta de tratamento de auto-ajuda.Albano prepara sua vingança contra Leal e seus amigos.Nara diz a Albano que quer voltar a sua vida normal, masele a ameaça. Tertuliana incentiva Nelinha a procurar Zeca.

Tempos Modernos

Cama de GatoAlcino reage emocionado com os argumentos que Rose

utiliza para explicar o porquê acredita em sua inocência.Débora aceita namorar Pedro. Sofia descobre onde Pedro eDébora estão e vai até eles para separá-los. Carlos Eduar-do é chamado para depor e Dr. Walter tenta desqualificarseu depoimento. Jair e Antônio acusam Alcino de quererdar fim a Gustavo. Tião pede para Ernestina voltar para casaporque Bené está inconsolável. Verônica é surpreendida porDr. Walter, mas consegue se recompor e fingir em seu de-poimento. Sólon descobre que Fiasco tem um perfil em umsite de relacionamento. Taís fala para Bené que eles vãoprocurar seus pais biológicos e Ernestina fica nervosa. Ro-berto desmente que é primo de Verônica em seu depoimen-to e Gustavo estranha. Sofia fala mal de Alcino para tentarimpedir Débora e Pedro de ficarem juntos. Duda fica arrasa-da ao ver Pedro e Débora juntos. Sofia não conta a verdadepara o filho e implora que ele se afaste de Débora.

Após muita insistência e pressão de Verônica, Dinho con-corda em matar Bela. Vera quer que Ricardo a apresenteformalmente como nova acionista da Mais Brasil a todos osfuncionários. Ariosto não consegue acreditar que Vanda te-nha pedido o divórcio. Os dois discutem, deixando Cíntia cha-teada. Verônica diz que pretende dar uns dias de folga paraBela, para que Dinho a mate. Bela avisa Vera que já temprovas suficientes contra Verônica. Vanda e Ariosto recor-dam de momentos felizes no passado. Ariosto recusa a seseparar. Armando se interessa por duas mulheres compro-metidas e apanha dos respectivos maridos. Max acha estra-nho nunca ter visto Jacinto com uma melhor e diz que vaidescobrir o que o amigo esconde. Natália pede que Camilase entenda com Matheus, porque ela irá fazer as pazes comMax. Ricardo fica irritadíssimo ao saber do pedido de Vera.

Bela a Feia

Resumo das Novelas

Viver a VidaIsabel chega em casa e faz comentários maliciosos

ao perceber que todos esperam Miguel para jantar. Tere-za comenta com Mia que Luciana fica impaciente quan-do Miguel demora. Gustavo confunde Cida com Betina,cai do sofá e acorda assustado. Miguel sai do hospital,liga para Luciana e avisa que não irá a sua casa. Marcosvai até o jardim e um cachorro late. Dora ouve e vai parajanela. Helena também ouve o cachorro e abre olhos, mascontinua deitada. Bruno olha para uma colagem de fotosde Marcos que acabou de fazer no computador. Marcospede que Dora vá a seu escritório e a beija. Miguel eJorge contam para Ingrid e Leandro o que aconteceu nareunião com Moretti e brigam novamente. Mia cria umblog para Luciana contar suas experiências na recupera-ção e explica a Isabel como os textos serão publicados.

7TELEVISÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com S Ã O L U Í S , TERÇA-FEIRA, 26 D E JANEIRO D E 2 0 10

MalhaçãoJotapeg resolve investigar

se Bimba realmente ficou comAlzira. Serjão esclarece aconfusão com Thales e revelaque está interessado em Lise.Livramento percebe o machu-cado no rosto de Beto e ochama para ir à diretoria de-pois da aula. Beto vai se des-culpar com Cristiana. Thalesrepreende Letícia e Tânia porterem inventado a história deSerjão. Maria Cláudia diz paraAlê se preparar para seu en-contro com Lívia. Rita recebeum telefonema do Detran dan-do mais informações sobre ocarro roubado. Letícia criticaTânia por ter atrapalhado aaproximação entre ela e Ser-jão. Juju fica preocupada comBeto ao saber que Livramen-to chamou Carlão para con-versar no colégio. Jotapeg falacom Caju e pega o novo en-dereço de Alzira. Rita anun-cia que prenderam Peixoto eeles decidem tentar recom-prar o carro. Lívia e Alê seentendem durante o encontrono Rocket. Antônio fala comLivramento que o responsávelpor Beto deve arcar com to-das as despesas do tratamen-to médico de Cristiana.

“Viver a Vida”:Marcos temrecaída por Silvia

Com a vida mais confusa do que nunca, é bem possível queMarcos não resista aos encantos de Silvia (Patrícia Naves) quandoreencontrar a ex-amante. Manoel Carlos estuda a possibilidade defazer com que os dois tenham, pelo menos, uma linda noite deamor. “Por enquanto, não, mas essa possibilidade não está descar-tada. Vamos ver, no decorrer da trama, como o personagem vaireagir”, explica o escritor. O fato é: o reencontro de Marcos com acharmosa mãe de Bruno deixará o empresário bem mexido.

Alessandra Ambrosio faz ensaioquente nas praias do Caribe

Natália Guimarãesestá sem ritmo

O “Hoje em Dia”, da Record, já tem a ex-miss Na-tália Guimarães em Belo Horizonte. Beleza indiscutí-vel. Só que ela ainda não está à vontade como apre-sentadora. Tem limitações. Não foi suficientementepreparada para desempenhar tais funções.

Mas nada tão grave ou que não possa ser aprimora-do com o tempo.

Paris Hilton revela:"Vou ao Brasil

para o carnavaldeste ano"

O Brasil é hype. Apósreceber visitas de Hugh Ja-ckman, Tom Cruise e Ka-tie Holmes, Monica Belluc-ci e tantos outros, o Paísterá mais um convidadoilustre: em seu twitter, aherdeira e patricinha ParisHilton contou que pretendebaixar por aqui em breve.

"Vou ao Brasil para ocarnaval deste ano. Es-tou muito excitada!", es-creveu a loirinha.

Paris não revelou maio-res detalhes como, porexemplo, quais cidades pre-tende visitar ou se viráacompanhada pelo namora-do, Doug Reinhardt.

Alessandra Ambrosiomostrou por que é uma das

modelos mais requisitadas epoderosas do mundo, num

ensaio pra lá de sensual naspraias de St. Barts, no

Caribe. A sessão de fotos,feita para a Victoria´s Secret,

grife da qual a top é umadas ‘Angels’, foi realizada nosábado (23) e Alessandra fez

caras e bocas, vestindobiquínis diversos que deixa-

ram seu corpo perfeito àmostra.

Thalia grava sucesso de Roberto Carlos

Thalia ficou conhecida no Bra-sil por suas personagens nas nove-las “Maria Mercedes”, “Marimar”e “Maria do Bairro”. Mas agora elaquer espaço por aqui por seu tra-balho como cantora. Em seu recémlançado DVD, “Primera fila”, a me-xicana canta “Que será de ti”, su-cesso na voz de Roberto Carlos.

— Adoro a mú-sica brasileira esempre gostei doRoberto Carlos.“Que será de ti” éuma de minhasmúsicas preferidas— diz Thalia, quetambém revela ou-tras paixões brasi-leiras: — Adorocaipirinha, feijoadae o Cristo Redentor.

Muito perfor-mática no palcona gravação doDVD, Thalia dizque os anos comoatriz ajudaram:

— Tenho mededicado à carrei-ra de cantora, masainda sou atriz. Sófaltam bons convi-tes para atuar.

“Programa do Gugu” perde pela quintavez consecutiva para Silvio Santos

No dia, 24/01, de acordo com dados pre-liminares, o Programa do Gugu voltou a serapresentado ao vivo, mas não recuperou avice- liderança para a Record. No horário

das 20h30 às 23h15,a atração comandadapor Gugu Liberato re-gistrou uma média de10 pontos com picode 14. Neste períodoa Globo liderou com21; SBT 11 e, Rede-TV! 7. É a quinta vezconsecutiva queGugu Liberato perdepara Silvio Santos,seu ex-patrão.

Page 8: EDIÇÃO DO 26/01/2010

SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 20108POLÍCIA O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Coronel da PM diz serperseguido na corporação

Carro bate e capota naavenida dos Franceses

Um Palio azul marinho, deplacas NHH 9862, colidiu comum táxi, um Corsa Sedan, deplacas NMW 5321, no inícioda tarde desta segunda-fei-ra (25), na avenida dos Fran-ceses, em frente à Secreta-ria de Segurança Pública(SSP). Após a colisão, oCorsa bateu em uma árvoree capotou algumas vezes.

O motorista do Palio, Ade-mir Campos, investigador daPolícia Civil, contou à repor-tagem de O Estado, que es-tavam saindo da SSP e pe-

Lavagem * Lubrificação a ar * Polimento

Av. 01, Quadra 09, nº 08 - A, Resid. Pinheiros I -São Luis/MA

Fone/Fax: (98) 3223 - 9958

3244-5019

Insatisfação em clima dedespedida. Assim pode sercaracterizada a entrevistado comandante do Coman-do de Polícia Metropolitano(CPM), coronel Flávio deJesus, à Rádio Mirante AM,nesta segunda-feira (25).Durante os vinte minutos deentrevista, o coronel mostroutoda sua indignação com re-lação ao comando de políciae afirmou que um dos princi-pais motivos de toda sua re-volta é devido à retirada doServiço de Inteligência (Ser-viço Velado) das ruas.

De acordo com o coro-nel Flávio, os policiais doServiço de Inteligência re-alizavam um ótimo traba-lho, auxiliando no trabalhodo CPM. No entanto, ocoronel expl icou que oque está acontecendo atu-almente com os policiaisdo velado é um atrasopara o trabalho da polícia.

- Hoje, o Serviço de Inte-ligência está sob o comandodo tenente-coronel VilasBoas, que pega os homense os coloca dentro de umasala pra dar instrução a ma-

nhã todinha. Lendo a Bíbliatodinha, e pra depois eles le-varem a conhecimento deleso serviço. Isso tá me trazen-do indignação e isso tá atra-sando nosso trabalho. Eupeço que seja revista esta si-tuação. Eu não sei porque al-guém se colocou contra umpoliciamento deste tão bom.A minha indignação é mesmocomo cidadão. Por que nin-guém me ouviu quando eu dis-se que não era para acabarcom este policiamento? Porque então que pegaram o Ve-lado e colocaram eles em umasala para o tenente-coronelpassar o dia todinho dandosabatina neles? – disse.

Além da retirada do Ser-viço de Inteligência dasruas, o coronel Flávio deJesus garantiu que o traba-lho do CPM está completa-mente reduzido. As equipesda polícia que auxiliavam otrabalho do CPM foram re-duzidas e não estão maissob o comando do coronel.De acordo com o coronelFlávio, atualmente o CPMconta apenas com a ajudade Deus para desenvolver

suas operações.- Estamos limitados a dar

policiamento aos grandeseventos com as nossas uni-dades, fiscalizar a Ronda daComunidade e contar com aboa ajuda de Deus. Este é oque nos ajuda – afirmou.

InsatisfaçãoMas a retirada do Ser-

viço de Inteligência e deoutros batalhões são ape-nas algumas das reclama-ções do coronel Flávio deJesus. Durante a entrevis-ta à Rádio Mirante AM, ocoronel garantiu que sofre,constantemente, maus-tra-tos na Polícia Militar.

Ainda de acordo com ocomandante do CPM, existeperseguição contra sua pes-soa, apesar dele dizer quenão sabe de “onde partiu”.

- De uns dias para cá euvenho sofrendo todo tipo demaus-tratos. Eu aguentei atéquando pude. Não sei deonde partiu, mas sei que éproposital. A cada dia, eu ve-nho sofrendo uma dificulda-de e sem poder me mexerpara lado nenhum. Hoje foi agota d’água – garantiu.

No entanto, mesmo nãoconfirmando seu afastamen-to do Comando do CPM, co-ronel Flávio de Jesus deixouseu cargo nas mãos das au-toridades competentes. Eledisse ainda estar cansadode tudo o que está passan-do, pois, de acordo com ocoronel, seu trabalho iráaparecer quando ele tiver con-dições para trabalhar.

- Eu tenho uma portariade nomeação. Eu sou umcoronel da Polícia Militar efui convidado para comandaro CPM. Eu tô aqui enquantoo comandante [coronelFranklin Pacheco] quiser, osecretário [Raimundo Cu-trim] e a governadora [Rose-ana Sarney]. Estou fazendoo meu trabalho dignamentee a minha indignação é da

gou o retorno para seguir emdireção ao Centro da cidade.Segundo ele, uma caminho-nete o cortou e ele ficou semvisão da avenida, o que teriaprovocado o acidente.

Quando Ademir Camposacelerou o carro para virarna avenida, o táxi estavapassando, segundo ele, emalta velocidade. O motoris-ta do táxi, Jadson Sousa,contudo, negou e disse queestava a 60km/h. A períciaesteve no local e o resultadosai em 10 dias.

Caminhão carregado defrutas tomba na BR-135

Um caminhão carrega-do com abacates, larajas elimões, tombou, na manhãdesta segunda-feira (25), naBR-135. Ninguém ficou fe-rido e a carga ainda pôdeser reaproveitada.

De acordo com informa-ções, o motorista, CristianoSmagar, estava dando mar-cha ré, quando desviou noacostamento e o caminhão

tombou. O motorista expli-cou que iria fazer um retor-no, que era proibido, orien-tado por um funcionário daReceita Estadual.

Pouco tempo após oacidente, a polícia chegouao local para garantir que acarga não fosse saqueada.As frutas têm como desti-no a Ceasa, em São Luís,e tinham seguro.

cobrança da população peloServiço Velado. Há dias eutenho dito que eu precisodo Serviço Velado na Polí-cia Militar e ninguém tá meouvindo. Eu tô cansado. Es-tou revoltado porque eu te-nho falado e ninguém temme ouvido. Eu preciso dascondições para trabalhar.Sou apaixonado pela Polí-cia Militar. Tô triste porquehoje, mais um dia, a po-pulação me questionousobre o Serviço Velado eeu não pude dar resposta.Eu quero dar resposta. Euquero ser testado. Botemas condições na minhamão e eu vou mostrar quesou capaz – garantiu.

DeclaraçõesMesmo com estas for-

tes declarações, o coronelFlávio de Jesus afirmou quenão teme represálias. Se-gundo o comandante doCPM, ele não deve nada aninguém e, se for preciso,irá dizer na “cara de qual-quer um” para o respeitar.

- Não me interessa [o quevai acontecer]. Eu quero éser respeitado. Eu quero di-zer na cara de qualquer umque me respeite. Eu comodo meu suor. Não devo nadapra ninguém. Se quiser meprender, me prenda por milanos. Matará um corpo, masnunca matará um ideal. Euamo o que faço. Poderia sertudo na vida, mas eu sim-plesmente escolhi ser coro-nel de polícia e quero ser res-peitado naquilo que eu faço.Se eu fiz o meu trabalho, por-que outro tem que dizer quefoi ele q fez? Eu não sei deonde é que parte. Eu tô ma-goado e muito chateado. Setiver que ficar preso, que fiquepreso. Agora, não vou aceitarninguém me humilhar quandoeu estou fazendo meu traba-lho dignamente. Estou empaz, com a minha consciên-cia tranquila – finalizou.

Coronel Flávio de Jesus