edição de setembro 2010

16

Upload: rodrigo-garcia

Post on 31-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

revista virtual

TRANSCRIPT

Page 1: edição de setembro 2010
Page 2: edição de setembro 2010
Page 3: edição de setembro 2010

HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO VIRTUAL

Muito se sabe sobre as ligas existentes, entretanto, muitos não tem informações sobre seu surgimento. Pensando em dar uma atenção maior a quem nos fornece o divertimento online, vamos passear por algumas das principais ligas existentes, afim de divulgar a existência para todos e agradecermos aos fundadores e idealizadores.Iremos tentar buscar os mais diversos seguimentos, inclusive ligas que ainda persistem no sistema offline de competição.

Figura 1:arquivo pessoal

Um dos primeiros simuladores utilizados foi o GP2, produzido pela MICROPROSE, o jogo não possuía suporte online, dando inicio ao chamado campeonato offline, que se dividia em duas vertentes, o campeonato de hotlaps e o campeonato de corridas.o torneio de hotlaps. Durante muito tempo foi o meio de diversão mais conhecido na internet, pois a grande novidade era a possibilidade de criar e editar as texturas dos carros, bem como os shapes, com um programa de estrutura bem simples chamado de carshape Editor, outros softwares auxiliavam na importação e exportação

Figura 2: arquivo pessoal

de imagens do jogo. Com uma interface simples era possível criar que qualquer pessoa criasse sua própria equipe em um dos jogos que contribuiu para a revolução dos simuladores de corrida. Ainda na época de conexões discadas os simuladores que apenas possuíam suporte multiplayer via lan. Os champs offline imperaram e ainda hoje é possível encontrar espalhados pela internet, sites que dão essa possibilidade Foto: GP2.Posteriormente, ocorrera um grande salto quando do lançamento do GP3, que possuía uma qualidade gráfica muito

superior ao seu antecessor, e com um volante virtual da visão do cockpit, baseado na temporada de 1999, o jogo possuía 12 equipes e vinte e dois carros, ainda como um toque de sue irmão mais velho, alavancou de forma mais contundente campeonatos por todo o mundo virtual, entretanto, ainda mantinha o sistema multplayer via lan.Anos depois, eis que surgia o GP4, totalmente novo, com gráficos excepcionais, deixava a desejar na dirigibilidade, deixando um pouco a simulação pois pisava na seara dos games árcade na concepção de muitos, entretanto é considerado um simulador, sendo o primeiro a possuir um mod da Stock Car Brasil

Figura 3: arquivo pessoal Figura 4: arquivo pessoal

V8, o jogo ate hoje surpreende a muitos com a qualidade dos gráficos dos mods atuais, principalmente da formula 1.

Page 4: edição de setembro 2010

FÓRMULA GP2

Figura 5: Rodrigo Ferreira

Uma liga mantida pela f1mania.net, que ainda mantém um campeonato offline de gp2, resistindo em uma época em que os a evolução dos games permite cada vez mais a interação dos jogos online.

Classificação 201001º Maxwell Smart 5102º Carlos Henrique 4903º James Creed 4904º Rodrigo Ferreira 2705º Michael Raballand 2306º Darden Grenelle 2107º Alex Nigritz 1508º Cole Thornton 1309º Mateus Monteiro 610º Vitor Fontevecchia 611º Roberto Junior 612º Pablo Parucci 513º Youta Moteuchi 214º Mark Doohan 115º J. Luiz Hamilton 116º Gustavo Leite 1

Muitos pilotos competem nesta modalidade de corrida pouco utilizada nos dias atuais. Entretanto, mantém vivo o simulador GP2, bem competitivo o jogo mantém bons e fieis adeptos em um dos games que deu inicio ao automobilismo virtual.

A Liga Brasileira de Nascar (LBN) tem uma história com algumas pessoas sendo um de seus idealizadores Décio Rodrigues que durante muito tempo procurou um jogo online, que tivesse a possibilidade de lhe fornecer o divertimento interativo com outras pessoas, que compartilhassem da mesma idéia. Foi ai que surgiu a LNB, no inicio dos anos 2000, tornando-se uma das principais ligas brasileiras, muito competitiva e com uma infinidade de adeptos passou durante os anos que se seguiram com diversas modalidades do simulador Nascar Racing 2003. Nos dias de hoje a liga se vêem passando por modificações e adaptando-se ao jogo R Factor.

Ainda mantém ativo o game Nascar 200.

Atualmente possui um formidável fórum de discussões sobre jogos, permitindo à todos uma interação e troca de informações do mundo virtual. Infelizmente não conseguimos contatá-los a fim de obter maiores informações sobre sua história, mas podemos afirmar que se trata de uma das mais fortes ligas da história do automobilismo virtual

Figura 6: arquivo LNB

Page 5: edição de setembro 2010

Confederação Brasileira de Automobilismo Virtual (CBAV) www.cbav.com.br

A CBAV foi fundada em 1999 por Henry Miranda, foi uma das primeiras do gênero, essa prática de sair de numa liga e criar uma nova ficou comum nos últimos 5 anos, inclusive algumas surgiram a partir da CBAV.Seus primeiros campeonatos foram com os jogos GP2 e GP3, jogos off-line, desde 1999 até hoje já tivemos diversos campeonatos de GP2, GP3, GP4, F1 Challenge, Nascar Racing 2003, rFactor e alguns eventos em jogos da Simbim.Hoje, contanto hoje com 70 pilotos inscritos em campeonatos da liga, sempre lembrando que um piloto pode estar inscrito em mais de uma categoria, a liga possui categorias de formula e turismo.A estrutura da liga consiste em uma diretoria geral, composta por 5 pessoas, mas cada pessoa disponível pode organizar o seu campeonato (desde que demonstre competência), assim possuem campeonatos onde quem cuida da sua gerência não é a diretoria geral da CBAV, e eles tem toda autonomia, por isso se auto-intitulam como "confederação", embora esteja longe de realmente ser uma, muito em razão da falta de unidade do automobilismo virtual em geral.Em entrevista com Fabio Henrique com perguntando o porque muitas ligas pararam pelo caminho?, nos respondeu:“...como nós somos uma liga antiga, podemos afirmar que nenhuma liga cresceu tanto. E por falta de pessoas para ajudar, virou comum fato de uma pessoa, em vez de ajudar uma liga existente, criar sua própria liga, ou então equipes criarem a sua liga, assim nunca houve unidade em torno de um objetivo maior, pois em vez de unir esforços elas foram se separando cada vez mais. Atualmente outro fator que afeta é a falta de patrocínio, gerir campeonatos on line é relativamente caro.A liga possui dois campeonatos fortes e o objetivo é manter essa força, tentando tratar os pilotos cada vez melhor e acreditando que o mais importante o convívio e a diversão na comunidade virtual.

F1CO

Figura 7: arquivo F1co Figura 8: arquivo F1coFundada por Igor Catão em 2006, que começou criando uma comunidade no orkut, onde começou realizando um torneio com o mod F1 Mania 2007, para o simulador F1 Challenge 99-02. A comunidade também era moderada por

Page 6: edição de setembro 2010

Daniel, João Victor e Robson (Robinho).Posteriormente Robson (Robinho) criou um blog destinado ao campeonato de F1 da F1CO, mas com o passar do tempo foram sendo postadas algumas novidades do mundo virtual da velocidade e o blog foi crescendo, sempre com novidades do rFactor, F1 Challenge 99-02, GTR2, GTR Evolution e outros simuladores.Hoje o blog e a comunidade são administrados Robinho e por Dinho com acolaboração de Tiago Loose com postagens. A F1CO transformou-se em um canal de novidades sem campeonatos, mas publicam gratuítamente em nas postagens outros campeonatos.Quando perguntamos a eles qual o caminho vocês trilham e qual o objetivo para o próximo ano? Robinho disse: ..”Eu já pensei em criar um site da F1CO, totalmente brasileiro, tipo o site da RaceSimulations, mas as obrigações pessoais deixam esse pensamento para o futuro, vamos ver no que da, o futuro a Deus pertence. O bog continuará firme e forte, porque é um hobby postar novidades e ajudar alguns colegas que estão começando.

GP3 lEAGUE

Depois de quase dez anos sem um campeonato offline, o GP3, traz com o f1 2009 (carset), o campeonato de hotlaps, voltado para aqueles aficionados por GP3 e não tem tempo de estar participando das corridas, online, bem como aqueles que não podem dispor de muito tempo nos jogos.As competições desta modalidade consiste em realizar voltas rápidas, e encaminhar a melhor das voltas. Assim haverá a classificação de cada piloto sem a necessidade de permanecer correndo durante uma corrida inteira.O torneio já quase em desuso no mundo do AV, a F1off ressurge com o já quase esquecido, GP3, utilizando o carset da F1 2009, dividindo os pilotos pelas 10 equipes inscritas, o campeonato promete ser bem competitivo e com todos os 20 participantes, uma vez que por mais incrível que possa parecer, em menos de um mês da abertura do torneio, já esgotaram as inscrições com as 20 vagas preenchidas.

www.speedseries.com.br

Iniciada em 2008 a liga iniciava os trabalhos com o simulador Nascar 2003, diversos campeonatos ocorreram antes do advento do R Factor fazer parte do calendário da Liga. Hoje ela tem uma base forte, e ótimo site e fórum, com muitos adeptos, caminha para se tornar uma das mais tradicionais ligas existentes no automobilismo virtual.Fundada por Erick Rabelo e outros aficcionados, a liga possui três categorias do simulador Nascar Racing 2003 (Nascar Cup e a LMS GT) e outras duas com o simulador R Factor (formula Uno e Turismo).

Page 7: edição de setembro 2010

Figura 9: arquivo pessoal

Figura 10: arquivo SZ

www.virtualspeedrace.com

A liga teve sua fundação no segundo semestre de 2009 por J Harder e Edson, data do lançamento oficial mo mod da Stock Car para o simulador Nascar Racing 2003. Surgia a liga com o campeonato da Stock Cup. Hoje a liga conta com apenas dois campeonatos, a Stock Cup e a Virtual GT Series, ambos do NR03.Logo na primeira temporada a equipe BR Team venceu o campeonato com o Piloto Erico Barros.

Page 8: edição de setembro 2010

Figura 11: arquivo pessoal

Um pouco sobre a História da Equipe BR Team

Fundada em meados 2002 por Rodrigo Garcia, a equipe participava de campeonatos offline de GP3, posteriormente no final de 2004, lançou na CBAV um campeonato offline de F1 de 1994, com o simulador GP4, posteriormente deu origem a equipe GP Racing, quando Rodrigo, uniu-se com Giliam Prigol em 2005, dando origem a chamada GP

Page 9: edição de setembro 2010

Racing, que durou até 2007, nos campeonatos de Trans AM da CBAV, posteriormente com a saída de Prigol a equipe se dedicou aos campeonatos internacionais de GP500, correndo nas categorias de WSB e MotoGP.Com apenas um piloto brasileiro a equipe durante alguns tempo participou de forma assídua do MotoGP500online, onde sagrou-se em 2007 com o 5° lugar no mundial correndo contra pilotos europeus, americanos, japoneses e australianos.No inicio de 2008 a equipe com o apoio do site www.f1mania.net, lança o campeonato brasileiro de motovelocidade, que teve uma vida útil muito curta, com apenas 4 provas. O fim da competição deu-se pela falta de pilotos brasileiros interessados no simulador GP500.Neste mesmo ano passou a se chamar BR Team, participando de diversos campeonatos entre eles a ISS, NSS (SpeedZone) e GTP (LNB), hoje a equipe participa de algumas competições do simulador NR03, e dedica-se a realizar eventos com mods diversos do mesmo simulador.

Galeria de imagens:

Figura 12: 2010 MotOFF

Figura 13: 2009 LNB

Page 10: edição de setembro 2010

Figura 14: Campeonatos SZ 2009

Figura 15: bras. de motovelocidade 2008

Page 11: edição de setembro 2010

Após seu retorno às pistas a equipe BR Team, prepara-se para uma nova seara no AV, apresentando eventos com diversos tipos de mods, do NR03, iniciando com a INDY500BR, evento de 500 milhas que ocorrerá no dia 26 de setembro, com 30 carros alinhados no grid de largada a equipe espera uma corrida longa com muita adrenalina em 200 voltas no tradicional autódromo de Indianápolis, equipes e pilotos de diversas ligas estão inscritos para a corrida. Novos eventos ainda serão lançados.

Pilotos Inscritos Equipes Inscritas1. #02 - Pedro Sousa2. #03 - Claudio Araujo3. #05 Henry Miranda4. #11 SÉRGIO LUIS5. #13 - Abilio Junior6. #14 - Yuri Zubeck7. #16 - Ivan Gomes 8. #17 - Italo Santos 9. #18 - Junior Guidini10. #19 - Thiago Letizia11. #22 - Laercio Costa12. #26 - Marcos Santos13. #27 - Mauri Floriani14. #33 - Jarbas Camargo15. #34 - Fabrício Corrêa 16. #36 - Luiz Biana17. #41 - Thiago Vallotti18. #42 - John Stvekmanns19. #45 - Paulo Maeda 20. #46 - Rodrigo Garcia 21. #49 - Henrique Brunialti22. #55 - Nathan Marchon 23. #56 - Livio Fonseca 24. #69 - Fernando Willrich25. #77 - Fabiano Couto26. #81 - João Tepassé 27. #82 - Jean Kepler28. #83 - Will Rodrigues29. #85 - Leandro Oliveira30. #88 - Renato Piovesan

1. 7-Eleven Team2. LFB RACING3. BR TEAM4. VTM - Virtual Team Motorsports5. VTM B - Virtual Team Motorsports6. 7. VTM C - Virtual Team Motorsports8. Supertex Motorsports9. Power Sky Boy Racing10. TNT Racing11. VSC Team12. Lions Racing13. Tectrol Thunderbolt Motorsport14. Thunderbolt Motorsport15. CTR16. MASERATI TEAM

Page 13: edição de setembro 2010