edição 267

24

Upload: asemana-news

Post on 10-Mar-2016

261 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

De 25 a 31 de janeiro de 2013

TRANSCRIPT

atendidas pelas velhas estrutu-ras. É preciso construir as no-vas. Faltam construtores.

Será uma nova safra deadministradores que virão comnovas ideias e novos projetos.O Brasil se renovará em poucotempo, pois a população estácheia do atual quadro de incom-petência e de medo.

O Brasil já teve momentosde grandes construções. O go-verno do Juscelino Kubitschek,de 1955 até 1960, foi um mo-mento de profundas transforma-ções no Brasil, poucos brasilei-ros conhecem esse momento dahistória, até porque o sistema deensino público é muito falho.

Mas logo a própria impren-sa irá resgatar os momentos queo Brasil cresceu bastante, em si-tuação muito mais difícil que ago-ra. Era um momento de grandeslimitações, mas de grandes so-nhos e de grande criatividade.

Os brasileiros logo estarãoescolhendo líderes que tenhamcapacidade de sonhar e de cons-truir os sonhos. Chega de admi-nistradores que só tem descul-pas para dar.

Prof. César Graça

02

Jornal A Semana Ltda ME - CNPJ: 08.707.885/0001-75

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - Curitiba - Redação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG - Fone: (41) 3627-1997 / 9162-6192 - [email protected] - Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR - Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453 - Diagramação: Tatiana Carla de Souza

Impressão: Editora O Estado do Paraná S/A - Tiragem: 25 mil/mês - Distribuição: Curitiba e Região MetropolitanaOs artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade

de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

www.asemananews.com.br

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013

Expediente

Editorial

Fazenda e seus 23 anos!

Opinião

Projetos

Todos me querem, mas nãome dão o que eu preciso! Explo-rada sou e meus defeitos só sa-bem ver e não remover! Um diapoderei ser uma grande mãe,acalentar centenas de milharesde pessoas, contudo será queuma dentre estas pessoas irácuidar de mim? Hoje mais de cemmil habitam em mim, porém pou-cos olham para aquilo que eupreciso. Seria mais ou menosassim a exclamação de nossaquerida aniversariante FazendaRio Grande caso pudesse falar.

E neste aniversário de Fa-zenda Rio Grande quero aprovei-tar para fazer mais um dos meusdesabafos, pois adotei esta que éa aniversariante como meu lar.

Dias desses indagava umdos políticos fazendenses em re-lação ao aumento do salário doprefeito, vice e dos secretáriosdo município ocorrido no final doano passado e eis a resposta queeu obtive: “o município não podecontratar ninguém com saláriomaior que o do Executivo, ouseja, o do prefeito e nós não con-seguiremos contratar médico pormenos de quinze mil reais, moti-vo que nos levou a aprovar oaumento para tais funções.” E mefalou mais: “os salários dos se-cretários também devem ser au-mentados, pois do contrário per-deremos alguns dos nossoscompetentes secretários para

outros municípios.”O salário dos médicos até

que concordei, mas o motivo doaumento dos salários dos senho-res secretários me causou umacerta intriga. Então resolvi colo-car em pauta este assunto parabuscar ajuda junto a sociedadede Fazenda Rio Grande, a fimde encontrar e conhecer tais se-cretários tão competentes dignosde receber aumento salarial sobpena de os perdermos para ou-tros municípios, os quais infeliz-mente ainda não tive o prazerde conhecer!

Muito bem, o secretário deUrbanismo, nem sei quem é, sósei que ao longo dos primeiros4 anos de mandato da atual ad-ministração não pensou naspessoas de Fazenda Rio Gran-de que não dispõe de carro enecessitam andar a pé. Cadêas calçadas da nossa cidade?O secretário de Obras, por suavez, muito tem feito, contudo, semqualidade. A revitalização daRua César Carelli, por exem-plo, que custou mais de qui-nhentos mil aos cofres públicos,entregue em novembro, já estase deteriorando...

E porque não falarmos deuma secretaria recentemente cri-ada e nem sei pra que: a secre-taria do Meio Ambiente. Fazen-da necessita de um programa dearborização tão fácil de fazer e

nem isso sequer eu vi ser elabo-rado ou colocado no papel! Eporque não falarmos dos proble-mas com o lixo doméstico. Cam-panhas educativas de recicla-gem, entre outras, poderiam serorganizadas junto a populaçãoou as escolas. Para isso nãonecessita de uma verba tão alta,mas nenhum esforço é visto.

Indústria e Comércio existepara se trazer emprego para omunicípio, ou também desenvol-ver programas que venham deencontro ao aquecimento do co-mércio fazendense, correto? Sim,no entanto, se não fosse a ajudanos últimos anos da ACINFAZ,com promoções e sorteios decarros, televisores e outros prê-mios para os que compram nacidade, muita gente teria fecha-do as portas e ido embora!

Pessoas me perguntam deo porquê criticar tanto a atualadministração pública fazenden-se? Digo-lhe que até temos tira-do o pé do acelerador, pois sefossemos relatar tudo o que estáacontecendo de errado em nos-sa cidade aniversariante, esteperiódico e sua equipe pode-riam virar uma lenda!

Enfim, como eu sou cidadãofazendense pagador de impos-tos, me vejo no direito de recla-mar das coisas bizarras que es-tão acontecendo com a cidadeque escolhemos para ser a sede

deste periódico. Fazenda RioGrande eu também a amo, as-sim como milhares de pessoasque a escolheram para realizaro sonho da casa própria e fixarsuas raízes e a de seus familia-res. Torcemos pelo seu melhore não poderíamos deixar pas-sar oportunidade como esta parareclamar a seu favor, pois tu és aaniversariante!

Clamo a você que faz partedesta nuvem de leitores do jor-nal A SEMANA que entenda quedesejamos o melhor para a ci-dade mãe deste periódico. Nãoqueremos ser taxados como já ofomos outrora de críticos contrá-rios ao crescimento de FazendaRio Grande. Almejamos sim queas pessoas que assumirem asrédeas do comando público ad-ministrativo deste município cha-mado Fazenda Rio Grande, ve-nham honrar o cargo que lhe foioutorgado nas urnas através dovoto do povo fazendense!

Se pudesse me ouvir que-rida aniversariante Fazenda RioGrande, lhe diria bem baixinhoem seu ouvido: fique tranqüilaque enquanto não me calaremcontinuarei lutando pelo bem danação da qual você faz parte.

Um forte abraço, parabénspovo fazendense pelos 23 anosde emancipação e glória ao Se-nhor Jesus que faz tudo isso pos-sível!

Depois de dois anos datroca de governadores e dopresidente da República a eco-nomia está crescendo muitopouco. Fica evidente que alémda Copa do Mundo os atuaisadministradores públicos nãotêm projetos para o desenvolvi-mento do Brasil.Mesmo os pro-jetos para a Copa são tocadoscom muita lentidão e do jeito quevão, muitos só ficarão prontosdepois da Copa.

É evidente que os atuaisadministradores não têm planose nem capacidade de construirum novo Brasil. O que fazem éanunciar coisas que nunca saemdo papel, logo terão bons moti-vos para ficarem preocupados,pois logo estaremos num perío-do de racionamento de energiaelétrica. Toda a nossa economiaficará afetada pela falta de ener-gia. A crítica popular vai aumen-tar muito.

O Paraná terá esse ano asua maior safra agrícola. O Por-to de Paranaguá vai operar aci-ma da sua capacidade, masmesmo assim, não conseguiráatender as necessidades da eco-nomia do estado. As rodovias se-

rão tomadas por caminhões, tudovai funcionar a beira do colapso.

O que está faltando é umprojeto de construção de um fu-turo. Não existe uma vontade deconstruir o novo, o que existe éuma estratégia de empurrar ascoisas com a barriga, só que ocrescimento do Brasil vai pegaro governo, de todos os níveis,desprevenido. Parece à pará-bola da noiva no dia do casa-mento, que não sabia de nada.

Essa é a desculpa que osadministradores públicos maisusam, que só estão tomando oprimeiro contato com as necessi-dades da cidade, do estado e dopaís nesse momento.

Mas a realidade vai se im-por de forma muito intensa. OBrasil está crescendo apesardas incompetências do gover-no. O setor privado está fazen-do a sua parte.

A enorme safra agrícola e oracionamento de energia elétricavão cobrar o seu preço. Os atu-ais governantes serão colocadosna parede. A velha estratégia dedizer que não sabiam de nadanão vai mais funcionar. Prometersoluções para daqui 10 ou 20

anos também não vai resolver.Sobra a solução de pedir parasair dos cargos que ocupam.

Essa vai ser a grande atra-ção do final de ano. Vai ser muitodifícil chegar até o final do man-dato, o desgaste vai ser muitogrande. Chegar até a Copa doMundo no poder já será umagrande vitória. Os atuais admi-nistradores fugirão da imprensacomo o diabo foge da cruz.

Já estamos vendo isso. Vá-rios ex-prefeitos estão fugindo daimprensa. Não conseguem justi-ficar a situação precária que dei-xaram as suas prefeituras, poisquando faziam campanha pro-metiam muita coisa, agora sóquerem se esconder.

Que a lição valha para osnovos políticos que quiseremconcorrer nas próximas elei-ções. Construam projetos. Fa-çam o que os atuais governan-tes não quiseram ou não conse-guiram fazer. Só discursos vazi-os não irão adiantar. Prometercoisas que não tem projeto nãofunciona.

Esse momento é muito fa-vorável à renovação. As neces-sidades da população já não são

03Destaque A SEMANA25 a 31de janeiro de 2013

Fazenda Rio Grande completa 23 anose aguarda um presente que irá transformar a cidade

Fazenda Rio Grande iráganhar no aniversário de 23anos, a ser comemorado nes-te sábado, dia 26, um presen-te super especial: a duplicaçãoda rodovia BR-116, principal li-gação entre o município e Cu-ritiba. O presente virá atrasa-do, mas por sua imensurável

As obras de duplicação do trecho entre Curitiba e Fazenda Rio Grandeestá quase pronta e é um presente aguardado há muitos anos pelos fazendenses

Em 1879, FranciscoClaudino Ferreira, reque-reu junto à Paróquia deSão José dos Pinhais umaárea de terras, com asquais formou a FazendaRio Grande, transforman-do-se assim no primeiroproprietário de terras dalocalidade. Esta área foiformada em cima de umantigo aldeamento indíge-na junto à duas fazendas:Capocu e Rio Grande ouGrande Rio porque sedesenvolveu às margensdo Rio Iguaçu.

Esses dois povoadosoriginados pelas duas fa-zendas passaram a serdenominados de FazendaRio Grande. A principal ati-

importância, isso faz pouca di-ferença. O prazo previsto paraa entrega da obra é fevereirodeste ano, ou seja, restam pou-co mais de 30 dias para curtiro aguardado pacote.

Apesar de conviver atéaqui com esse entrave queimpediu que muitas indús-

trias e empresas se instalas-sem na cidade, em razão doscongestionamentos cons-tantes na pista simples darodovia, Fazenda Rio Gran-de cresceu e continua cres-cendo em ritmo acelerado.Não tanto pelas condiçõesfavoráveis da cidade, como

a geografia privilegiada deseus terrenos planos, masmuito pelo natural expansio-nismo industrial e populaci-onal de Curitiba. Com o cus-to mais alto de viver na ca-pital, além de poucas áreasdisponíveis para sediar gran-des empresas ou para cons-

trução de casas populares,Fazenda Rio Grande se apre-senta como boa alternativapara novos empreendimen-tos e moradores, geralmen-te vindos do interior do Pa-raná e de Santa Catarina. Aprocura destas pessoas poráreas onde morar e a perdasistêmica de renda se conju-garam com os negóciosimobiliários em toda a Re-gião Metropolitana da capi-tal, incluindo o jovem muni-cípio aniversariante.

Mas esse crescimentoacelerado também reveloualguns pontos negativos domunicípio, como a falta deplanejamento urbano. Omunicípio cresceu comcerta desordem, especial-mente nos últimos anoscom a liberação desenfrea-da de novos loteamentos.Em uma área onde é razoá-vel autorizar a construção deduas pequenas casas, trêssão construídas. Faltam cal-çadas, médicos nos postos,equipamentos básicoscomo creches para filhosdesses novos moradores (edos mais antigos) e a popu-

lação ainda sofre com a len-tidão do trânsito nas princi-pais vias com o aumentovertiginoso da frota, além dodéficit na geração de empre-gos. Tanto que a maioria dapopulação ativa fazendensetrabalha em Curitiba por faltade oportunidades dentro daprópria cidade.

A entrega, em breve, daobra de duplicação na rodo-via deverá proporcionar aaceleração do desenvolvimen-to do município com a im-plantação de indústrias, novosinvestimentos no comércio,novas vagas de emprego,além de mais receita em im-postos para a municipalida-de. Tudo que a cidade sem-pre sonhou. Mas esse sonhosó irá virar realidade se Fa-zenda Rio Grande tiver a ca-pacidade de se reorganizar, dese reinventar. Um desafiopara um município que nãose pode dar o luxo de esperarque tudo vai dar certo, semplanos. É preciso ter visãopara que nos próximos ani-versários a cidade tenha muitomais o que comemorar.

Dimas Rodrigues

Município que era Distrito de Mandirituba tinha como principal atividade a criação decavalos e possuía grandes áreas. Hoje é um município em desenvolvimento com potencial de se tornar

um dos 5 mais populosos do Paraná na próxima década

História de Fazenda Rio Grandevidade da Fazenda RioGrande era a criação de ca-valos de raça, cujo maiorcliente era o Exército. Noano de 1913, por interme-diação de João Bettega, To-bias Pereira da Cruz adqui-riu da Fazenda Rio Gran-de, uma área de 487 alquei-res de terras, e José Cus-tódio dos Santos outros52,5 alqueires no núcleo doRio Maurício.

Em 25 de julho de1960, foram desmembra-dos de São José dos Pinhaisformando o Município deMandirituba. Em 1981,através da lei 7521, publi-cada no Órgão Oficial doEstado Nº 1.171, no dia 17de novembro de 1981, as-

sinado pelo então Governa-dor Ney Braga, FazendaRio Grande tornou-se Dis-trito Administrativo doMunicípio de Mandirituba.A emancipação de FazendaRio Grande se deve a umcontexto sócio-econômicoespecífico, que está atrela-do ao crescimento da gran-de Curitiba ao final da dé-cada de 70. A partir de 1975com a quase erradicação daprodução de café na RegiãoNorte do Paraná, houve umgrande movimento de êxo-do rural no Estado, o qualatraiu para a região metro-politana de Curitiba muitaspessoas. O Município deFazenda Rio Grande, co-meçou a se tornar realida-

de em 15 de setembro de1989, através do Projetode Lei nº 229/89, de au-toria do Deputado Estadu-al Aníbal Khury. Em 26 dejaneiro de 1990 através daLei Estadual nº 9.213,sancionada pelo então go-vernador Álvaro Fernan-des Dias, nas dependên-cias da Churrascaria 22,na presença de mais detrês mil testemunhas, foicriado o município de Fa-zenda Rio Grande. HojeFazenda Rio Grande secaracteriza por ser umdos municípios brasileirosque mais cresce, apresen-tando um crescimentopopulacional na ordem de10% ao ano.

04 A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013 Paraná

Adamo Bazani, jornalis-ta especializado em

transportesColaborou: Karoline

Dea Falcão

Leblon realiza uma série detreinamentos com funcionários

para melhor atender à população

Paraná terá reduçãoda tarifa de energia a

partir de fevereiro

Entre as ações estão asvoltadas para a segurançano trabalho e bem estar dofuncionário que refletemdiretamente na qualidadedos serviços prestados.

Investir no funcionárioé sobretudo investir na qua-lidade da prestação de ser-viços. Ainda mais no setorde transportes cuja atuaçãohumana faz parte da maiorparte das ações das empre-sas.

Por conta disso, o Gru-po Leblon Transporte dePassageiros realiza umasérie de treinamentos paraqualificar ainda mais seuscolaboradores.

Só neste ano, já foramfeitas diversas ações.

Nesta semana, os fun-cionários da empresa con-taram com um curso dequalificação para o manu-seio de produtos químicos,necessários, por exemplo,para limpeza, manutençãoe abastecimento dos ôni-bus.

Além de ser fundamen-tal para a segurança e saú-de do trabalhador, ter asnoções de como lidar comeste tipo de produto é in-dispensável para a preser-vação da natureza, já quediversos materiais, se nãoforem bem utilizados oudescartados de maneira ir-regular, podem agredir omeio ambiente.

Na semana passada,

foi realizado treinamentosobre a NR 35, que é umanorma de segurança paraquem trabalha em altura.

Anteriormente, só ha-via a NR 18, que só se apli-cava a trabalhadores daconstrução civil. Com a NR35, as recomendações epadrões de segurança fo-ram estendidos para outrasatividades.

E na área de transpor-tes, o trabalho em altura écomum. Além da manuten-ção da garagem, há o tra-balho de reparos, conser-tos e manutenções preven-tivas nas áreas superioresdos ônibus, que são altos.

Há uma série de obri-gações que devem ser se-

guidas pelos empregados eempregadores, que vãodesde o fornecimento euso dos Equipamentos deProteção Individual (EPIs)até a elaboração de umaAnálise de Risco por umTécnico de Segurança.

Os colaboradores daempresa tiveram treina-mentos teóricos e práticoscomo amarração de nós,tipos de mosquetões e cor-das, levantamento de esca-da sem base de apoio e atérappel (amostra de nós paradescida : nó oito duplo).

Colaboradores da Leblon em treinamento sobre serviços em altura. Qualificar o funcionárioe zelar pela sua segurança e bem estar, é sobretudo investir na qualidade da prestação dos serviços para a população.

A conta de energia elé-trica vai ficar mais barataa partir de fevereiro noParaná. As novas tarifasforam votadas nesta quin-ta-feira (24/01) pela dire-toria da Agência Nacionalde Energia Elétrica (Ane-el). A redução deve ser,em média, de 18% para oconsumidor residencial eem torno de 30% para aindústria.

“As tarifas da Copelserão reduzidas. O Para-ná contribuiu para estaredução quando a Copelrenovou sua concessãode transmissão”, diz o go-vernador Beto Richa. Eledestaca que o Paraná fazum grande sacrifício paracontribuir com a queda nopreço da energia no País.

Segundo Richa, asnovas regras federais im-põem perdas enormes aoEstado. Somente a quedana arrecadação do Impos-to sobre Circulação deMercadorias e Serviços(ICMS), que incide sobreo consumo de eletricida-de, chega a R$ 450 mi-lhões. A Copel vai perderquase R$ 200 milhões porano da receita de transmis-são. “Mas tudo isso emfavor da redução da tarifapara os paranaenses”,afirma Richa.

O Paraná tambémmantém subsídios para aenergia elétrica para aten-der a camada mais pobreda população. O progra-ma Luz Fraterna atendeu,em média, 160 mil famíli-as por mês em 2012 comgratuidade na conta.Quem consumiu até 100kWh por mês teve a con-ta quitada pelo governo.“Vamos ampliar o limite de

O governador BetoRicha anunciou nestaquarta-feira (24/01) mu-danças na equipe a na di-reção da Copel e Sanepar.A data de posse dos novosmembros da equipe de go-verno será anunciada nospróximos dias.

Na Casa Civil, o depu-tado federal Reinhold Ste-phanes ocupará o lugar deLuiz Eduardo Sebastiani,que assumirá a DiretoriaFinanceira da Copel.

O deputado federal Ce-zar Silvestri assume a nova

consumo para até 120kWh para atender mais fa-mílias”, afirma Richa.

O contrato de trans-missão renovado corres-ponde a 86% dos dois milquilômetros de linhas daCopel. A receita da empre-sa nesta área vai cair 58%por causa da antecipaçãodo contrato segundo a MP579. “A receita baixará deR$ 305 milhões por anopara R$ 127 milhões porano”, afirma o presidenteda Copel, Lindolfo Zim-mer.

O governo federal es-tabeleceu novas regraspara os contratos quevenceriam até 2015, queforam renovados em2013, mas com menorremuneração para as em-presas. A transmissão é osetor da Copel que faz otransporte da energia elé-trica, ainda em alta tensão,das usinas para as subes-tações que alimentam ascidades.

GeraçãoNa área de geração, a

Copel tinha um contratocom uma usina e três pe-quenas centrais, que juntassomam 272 megawatts. Asnovas regras abrangem 82usinas no País, num totalde 22.612 MW. Ou seja,o contrato da Copel res-ponde por apenas 1,2% dototal de potência sujeito àrenovação.

“O fato de não reno-varmos este contrato nãocausa qualquer impactono projeto nacional de re-dução de tarifa, pois sãoquatro unidades pequenasnum universo de 82 usi-nas no País”, afirma o pre-sidente da Copel.

Beto Richa anuncia mudanças no secretariado

Secretaria de Governo.O deputado federal

Ratinho Jr assume a Secre-taria do DesenvolvimentoUrbano.

Cria-se a Secretaria

Especial dos Direitos daPessoa com Deficiência.Ela será ocupada pelo ve-reador José Maria AlvesPereira, de Curitiba.

A Secretaria Especial

de Relações com a Comu-nidade será ocupada porUbirajara Schreiber.

Na Secretaria da Admi-nistração, Dinorah PortugalNogara substituirá JorgeSebastião de Bem, que as-sumirá a presidência daParaná Previdência.

Na Copel, FernandoGhignone substituirá Lin-dolfo Zimmer na presidên-cia da companhia.

Antonio Hallage, atualdiretor administrativo daSanepar, assume a presi-dência da empresa.

Beto Richaanuncioumudanças naequipe, nadireção daCopel eSanepar

05Brasil A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013

Mudança no Clima

Economia e seus reflexosA Imobiliária Casa Fácilé correspondente RUBI

O banco Caixa estácom um novo sistema parafinanciamento de imóveis.A principal vantagem é ga-rantir rapidez, agilidade etransparência para vende-dores e compradores. Essenovo processo passa obri-gatoriamente por um de-partamento de qualidade.

A Casa Fácil está cre-denciada nesse novo modelode financiamento tanto paraempreendimentos (alocaçãode recursos) quanto paraimóvel (financiamento indi-vidual). Em dezembro, de-vido ao compromisso daImobiliária Casa Fácil como cliente, a Caixa elevou aclassificação como Rubi,isto é, a Casa Fácil ficou

entre os melhores corres-pondentes de Curitiba e Re-gião Metropolitana.

A diferença da CasaFácil está em trabalhar parao cliente com uma equipediferenciada. Por exemplo,a Damaris possui MBA emGestão de Projetos pela FGVe a Sandra tem experiênciade 10 anos no setor de qua-lidade Yazaki no Japão.

Ligue para a Casa Fácile verifique como você podeparticipar da segunda fasedo programa Minha CasaMinha Vida. Contato: 3627-7800 ou 3627-5656.

• A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) infor-mou que a produtividade brasileira no cultivo de grãos cresceu 24%em dez anos, para 3,6 toneladas por hectare. A produção cresceu46,5% entre 2002/03 e 2012/13, mas não foi acompanhada pelaexpansão das áreas de plantio, que cresceram "apenas" 15,7%.

• O uso de tecnologia no campo fez a produção passar de123,1 milhões de toneladas na safra 2002/03 para 180,4 milhõesesperados em 2012/13. Houve aumento de área plantadade 43,9milhões de hectares, há dez anos, para 52 milhões previstoseste ano.

• O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Cam-pos aceitou negociar com a General Motors (GM) alguns pontosdo acordo trabalhista de 2008, como o de uma nova grade salarialque reduziria o piso inicial de R$ 3.100 para R$ 1.840. o custo deprodução e de mão de obra do complexo de São José é o maisalto da montadora no país.

• O Brasil registrou em 2012 déficit de 54,246 bilhões de dóla-res em suas transações correntes com o exterior, o equivalente a2,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

• O ingresso de 65,272 bilhões de dólares em investimentoestrangeiro direto (IED) financiou com folga o déficit em transaçõescorrentes no ano passado. O balanço de pagamentos externos dopaís foi superavitário em 18,9 bilhões de dólares.

• O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)mostram que o nível da água nos reservatórios das hidrelétri-

cas da maioria das regiões do país continua a subir, masainda segue baixo.

• Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste - que con-centram 70% do armazenamento do país - subiu de 28,9% no finalde dezembro, para 33,9%. O percentual está bem abaixo do regis-trado em janeiro de 2012, de 76,23%, mas um pouco acima do dejaneiro de 2001 (de 31,41%). Ano que ocorreram racionamentosde energia elétrica em vários estados brasileiros.

• No Sul, o nível atingido ontem, de 48,6%, está acima do dedezembro (de 36,5%), mas abaixo do mesmo período em 2012(63,3%) e de 2001 (de 98,62%).

• O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, vêcom apreensão o cenário atual do setor de energia. "Começamoso ano numa situação-limite, mas a avaliação concreta só poderáser feita no fim de fevereiro ou março, quando termina o período dechuvas", analisa.

• A Apple encerrou o primeiro trimestre fiscal, concluído em29 de dezembro, com lucro líquido recorde de 13,08 bilhões dedólares. O resultado ficou 0,1% acima do verificado no mesmointervalo do ano fiscal anterior.

• A receita da companhia no período cresceu 17,6%, totali-zando 54,5 bilhões de dólares, a maior de sua história. O resul-tado ficou abaixo do esperado por analistas. Com o resultado, asações da companhia registraram queda de 5,4%, ficando cota-das a 485 dólares.

Após um dezembromuito quente, com tem-peraturas muito altas emtodo o Brasil, janeiro foio oposto, a temperaturacaiu. Finalmente as chu-vas de verão vieram. Emalguns lugares, produziuos costumeiros alaga-mentos. O Rio de Janei-ro viveu os costumeirosdeslizamentos e enchen-tes. Esse ano as mortesforam poucas.

Mas até agora a chu-va foi insuficiente pararepor os níveis das repre-sas. Tudo indica que te-remos um verão com chu-vas abaixo da média noBrasil inteiro, o que pro-vavelmente nos levará auma restrição na produ-ção de eletricidade nas hi-droelétricas. O cenário deum racionamento daenergia elétrica é cada vezmais provável, por mais

que o governo diga o con-trário. Parece que vamosviver novamente umgrande apagão no Brasil.Em 2001 foi o apagão doFHC, em 2013 ou 2014será o da Dilma. Trocam-se os partidos, mas a qua-lidade do governo é amesma.

No entanto, para aprodução agrícola, até omomento, vai muito bem.As chuvas foram sufici-entes para uma boa safrade verão em quase todoo Brasil. Em alguns luga-res, como no centro-oes-te, as chuvas em dema-sia estão atrasando a co-lheita da soja. Os agricul-tores esperam que o tem-po melhore para podercolocar as colheitadeirasno campo.

Na Europa o climanesse início do ano estámuito frio. Um pouco

abaixo da média. As ne-vascas são intensas. Vá-rios aeroportos estãocom dificuldade de fun-cionamento. O resultadodesse inverno muito frioe com muitas tempesta-des poderá ser reduçãodo Produto Interno Bru-to (PIB) de diversos paí-ses europeus, que soma-do a crise que eles já es-tão vivendo dificultará ascoisas mais ainda.

Mas as notícias maispreocupantes vêm dosEstados Unidos. Eles es-tão tendo um invernomuito seco, com muitapouca neve, o que é mui-to preocupante, pois já ti-veram um verão muitoseco no ano passado. Amaioria dos campos agrí-colas está com déficit hí-drico, o que poderá com-prometer muito a próxi-ma safra de verão. As

previsões climáticas sãomuito negativas.

Se isso acontecer ospreços dos grãos devemdisparar no mercado in-ternacional, pois os esto-ques mundiais estão mui-to baixos. Para o Brasilvai ser outra oportunida-de de ampliar a safrinhade verão e exportar mi-lho. Com essa provávelsegunda quebra da safranorte-americana o Brasilvai crescer ainda mais naagricultura.

Os efeitos esse anoserão bem maiores queno ano passado, pois em2012 a seca reduziu mui-to a produção de soja quechegou a 15%. Esse ano,até agora, a produçãoestá indo bem. Com umaprodução da soja plena epreços internacionais empatamares altos, o impac-to na economia brasileira

vai ser muito bom. E seos preços do milho au-mentarem, a safrinha demilho poderá ser umnovo recorde.

Os próximos trêsmeses serão decisivos,para a economia agrícolabrasileira. Os agricultoresjá estão bem capitaliza-dos. Os preços já forammuito bons na safra pas-sada. Duas safras boas,em seguida provocamuma grande transforma-ção na agricultura. Os in-vestimentos deverão au-mentar. Toda a economiabrasileira sentirá esseefeito positivo, que seráum efeito totalmenteinesperado por todos oseconomistas. Eles estãocom a sua atenção volta-da para a crise internaci-onal e para os problemasdos gastos do governobrasileiro, que não conse-

gue atingir os superávitsprevistos.

Nesse cenário de mui-tas notícias ruins, umaboa notícia pega todo omundo desprevenido.Logo vão procurar moti-vos para justificar o ocor-rido. Mas será muito di-fícil esconder a surpresado crescimento da nossaagricultura.

O governo tentaráanunciar planos para am-pliação da infraestrutura.Irá anunciar o PAC3, poiso PAC1 e o PAC2 não fun-cionaram. Prometerá in-vestimentos na infraes-trutura que não irá fazer.As estradas e os portosvão operar acima da suacapacidade.

E aos trancos e bar-rancos o Brasil vai cres-cendo, apesar da falta decapacidade administrativado governo.

06 A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013 Mundo

Crescimento Crise na EuropaDepois de dois anos de

pouco crescimento o go-verno não sabe o que fa-zer. Essa é a imagem queele passa. Todas as açõesanunciadas não deram re-sultados. Os anúncios sãobombásticos e os resulta-dos pífios.

A crise econômicamundial está afetando pro-fundamente a economiabrasileira. A competitivida-de entre os países está mu-dando. A própria China vêos seus preços internos au-mentarem. A competitivida-de está indo para outrospaíses na Ásia, como o Vi-etnã, Tailândia e outros.

O Brasil não conseguemelhorar a sua competitivi-dade na área industrial. Atodo o momento o governoestá criando barreiras artifi-ciais para tentar proteger anossa indústria. O governoestá interferindo nos inves-timentos da Petrobras parater um mínimo de produtosnacionais nas suas compraspara o pré-sal. São ações queno curto prazo até fazem sen-tido, mas no longo prazo, senão for planejado a retiradadesses subsídios, terão oefeito contrário. A indústriacontinuará sendo poucocompetitiva.

O Brasil já viu o fracas-so que é essa estratégia deproteção do mercado inter-no, quando só é vista nocurto prazo. A política deproteção do mercado deinformática, implementadapelos militares na década de70 é um ótimo exemplo. Oresultado final foi um gran-de atraso da produtividadeda economia brasileira. Nosmomentos mais críticos, oscomputadores brasileiroscustavam mais de cincovezes o preço do mercadointernacional.

Na mesma época, ospaíses da Ásia se concen-traram em produzir os equi-

pamentos de informáticapara o mercado mundial. Oresultado é que a indústriade equipamentos de infor-mática mudou para a Ásia.Os países ricos ficaramcom o desenvolvimentodos sistemas e dos proje-tos de informática, as fá-bricas foram para a Ásia.

Das empresas brasilei-ras de informática só ficao exemplo de como nãoincentivar a indústria naci-onal. O governo atual estácometendo os mesmos er-ros. É preciso corrigir essedesvio. As indústrias pro-tegidas precisam melhorara sua competitividade inter-nacional. O governo devecobrar ações de melhoriade produtividade e anunci-ar o momento que essessubsídios serão retirados.Hoje não existem planospara fazer esses ajustes.

O que está funcionan-do na nossa economia é aagricultura. Os preços dosgrãos da soja, do milho edo trigo estão em patama-res muito altos, levando osagricultores a ampliarem aárea plantada.

Mas o que está susten-tando a nossa agricultura

são os ganhos de produti-vidade. Na soja o Brasil játem índices de produtivida-de maiores que os EstadosUnidos. No milho a produ-tividade é a metade, masessa diferença está diminu-indo. Os melhores agricul-tores brasileiros já traba-lham com os índices de pro-dutividade norte-america-nos. E com eles conseguemuma grande rentabilidade.

Essa é a grande dife-rença entre a agricultura ea indústria brasileira. A nos-sa indústria, com raras ex-ceções, não é competitivainternacionalmente. Semproteção ela não sobrevive.Esse caminho de aumentode produtividade não estáplanejado. Sem essa estra-tégia tudo que está sendofeito vai ser perdido.

Para complicar aindamais o crescimento econô-mico, a possibilidade de umracionamento de energiaelétrica está aumentando.As chuvas até o momentoestão abaixo da média. Nosúltimos cinco anos tivemoschuvas acima da média. Énormal que agora tenhamostrês a quatro anos com chu-vas abaixo da média.

O problema é que o go-verno não se preparou paralongos períodos de chuvasabaixo da média. As termoe-létricas não tem capacidadede amortecer essa variação.O racionamento de energiaelétrica é inevitável.

O quadro para o cres-cimento do Brasil nos pró-ximos cinco anos não émuito bom. Dependemosde grandes importações depetróleo para manter a eco-nomia funcionando. A Pe-trobras e as outras empre-sas no ramo de petróleo nãoconseguem produzir o su-ficiente para suprir o con-sumo brasileiro. As impor-tações aumentaram muitonos últimos anos.

O que poderá melhoraré a exportação de produtosmanufaturados, mas quedependem de saltos de pro-dutividade, que poucas áre-as industriais conseguiram.É que não existe no gover-no uma estratégia consis-tente de melhoria dessa pro-dutividade. Esse é o gran-de desafio para o cresci-mento maior do Brasil nospróximos anos. Melhorar aprodutividade da indústria.

(CG)

Os preços dos grãos da soja, do milho e do trigo estãoem patamares muito altos, levando os agricultores a ampliarem a área plantada

O clima frio na Europa está ofuscando a crise econômica. Aimpressão que muitos governos estão passando é de que ospiores momentos já passaram e que em 2013 muitos paísesvoltarão a crescer.

Todo esse cenário positivo é falso. As causas da crise con-tinuam. Os problemas dos bancos continuam os mesmos. Amaioria não tem recursos para cobrir os empréstimos que nãoserão pagos. A maioria desses empréstimos foi feito a paísesque nunca poderão pagar. O capital desses bancos não conse-gue cobrir essas perdas.

O que acontece é que os bancos deixaram de emprestar. Oque dá a sensação de que eles vão se recuperar das perdasgradualmente, recebendo os empréstimos que estão vencendo.O problema dessa estratégia é que provoca uma grande reces-são, pois não existe dinheiro para desenvolver novos negócios.Todos estão procurando a sobrevivência.

O que está dando uma sensação de alívio à economia daEuropa é o pequeno crescimento da economia norte-america-na. Os ajustes econômicos nos Estados Unidos foram muitomais ousados do que na Europa. O governo norte-americanoinjetou uma grande quantidade de dinheiro na economia. O resul-tado foi que o endividamento do governo cresceu muito. Esse éo problema deles.

Após a reeleição do Obama as negociações com o Con-gresso dos Estados Unidos voltarão a ser muito duras. O teto doendividamento do governo voltará a ser discutido e o mais prová-vel é que o Congresso imponha limites muito apertados. O resul-tado será um corte nos gastos do governo, o que levará a econo-mia dos Estados Unidos à recessão.

O impacto na economia europeia será muito duro. O pânicofinanceiro voltará e vários bancos terão dificuldades de continuaroperando. O juro da dívida de vários países deve aumentar elogo a crise da economia europeia vai assustar de novo todo oplaneta.

Os governos europeus tentarão manter a atual estratégia eco-nômica de jogar todo o peso do ajuste da economia na classemédia e nos mais pobres. Mas as populações da França e daAlemanha não aceitarão mais essa estratégia que era válida paraos países mais pobres como a Grécia, Portugal e Espanha.

As eleições regionais alemãs do final de semana passadojá mostraram isso. Os alemães impuseram uma derrota a chan-celer Angela Merkel. As eleições para a Câmara de Deputadosserá em setembro. As chances de reeleição da atual primeira-ministra são baixas.

A troca de governo na Alemanha mudará todo o quadro dasestratégias econômicas da Europa. Os ajustes começarão a serfeitos. Vários bancos serão fechados e a economia entrará emrecessão. A queda nos empregos será maior ainda.

O cenário político será de grandes movimentos sociais. Aprimavera europeia desse ano promete. O resultado final seráuma mudança profunda nos quadros políticos da Europa inteira.

A União Europeia será repensada. Vários dos países quehoje estão lá sairão. O primeiro candidato será a Grécia. Portugalserá o segundo país a sair do euro. O processo de transiçãoserá muito duro.

Depois desses ajustes duros a economia dos países ricosvai entrar num novo patamar de recuperação. Só que a perda dariqueza será muito grande. O valor das aposentadorias vai dimi-nuir muito.

Mas logo os países que saíram do euro estarão crescendode novo. Os sonhos de uma integração rápida e fácil na Europaserão revistos, os ajustes e uma nova fase de integração serãofeitos. Agora de uma forma mais cuidadosa e lenta. Dando tempopara cada país fazer o seu ajuste.

A integração é mais difícil do que parece. As realidades decada país são muito diferentes. A competitividade de cada um émuito diferente. Os ajustes precisam de tempo para fazer umaconvergência.

Fica o exemplo para a construção da união dos paíseslatino-americanos. Todos os acordos que foram feitos precisa-rão ser revistos. O Mercosul se transformará num acordo detodos os países da América Latina. Mas as regras serão total-mente revistas, pois como está não adianta continuar. (CG)

3627-2501Rua Itália, 156 -

Nações - FRG

Agora você não tem

mais desculpas...

TÁ NA HORA DE SUAR!

07Geral A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013

O crescimento econô-mico de Fazenda Rio Gran-de para 2013 não deve sermuito diferente da previsãodos economistas para oBrasil, ou seja, não pode-mos iludir ninguém. Nocomeço do ano passado, aperspectiva de crescimen-to do Brasil era de 4,5%.Passaram-se alguns mesese em agosto, o governoanunciou que cresceria 3%e um tempo depois, perce-beram que não atingiria ameta e no fim fechou em1%. A líder mundial, a pre-sidente da Alemanha, Ange-la Merckel pediu a demis-são do nosso ministro daFazenda, Guido Mantegapor causa disso.

O Brasil não cresceunada e esse 1,2% se deveao agronegócio. A indústriacaiu muito. A indústria pa-ranaense cresceu mais que

Presidente da ACINFAZ prevê crescimentotímido da indústria e comércio de

Fazenda Rio Grande em 2013o índice nacional, mas opercentual não foi tão alto.

E Fazenda Rio Grandeestá dentro deste contexto.A expectativa para 2013 émuito fraca. Vai crescer,mas bem devagar. O co-mércio teve um percentualpequeno de crescimento.Vieram duas a três grandesredes de varejo e essas re-des não venderam aquiloque elas imaginavam.

Temos que aparelhar ocomércio em torno da in-dústria, porque hoje não sefabrica mais nada. E por-que disso? Porque nós es-tamos importando o botãoda calça, a meia, o óculos,tudo. A indústria brasileiracaiu e não consegue com-petir com a China, porexemplo. Se produz algumitem aqui, o custo é de 20reais, enquanto na China é8 reais. Lá a mão-de-obra

é barata e a produção égrande.

Portanto o crescimen-to industrial é complexo eestá relacionado a uma teiaenorme de fatores, se nãoestiver conectado fica di-fícil. Aqui em Fazenda RioGrande temos que melho-rar o aspecto sócio-econô-mico, na geração de empre-go, que os salários fiquemaqui e o lucro das empre-sas seja reinvestido na ci-dade para o aumento dasdivisas. Nosso empresárioreinveste, mas as grandesredes não, o lucro vai paraoutros lugares.

Outro aspecto é fo-mentar a venda no comér-cio local atraindo o mora-dor a consumir em Fazen-da Rio Grande. Mas paraisso é necessário oferecercondições favoráveis parao cliente, por exemplo,

construir calçadas, poistem lugares centrais que opedestre tem que andarpelo meio da rua. Temosque dar segurança e ummínimo de conveniência aoconsumidor, porém a cida-de tem enormes falhas. Elatem que se aparelhar docentro para o bairro e nãoao contrário. Concordo emfazer asfalto e calçada nobairro, quanto mais asfaltofor feito, melhor será. Mase o Centro não merece umaatenção, porque não é aquique está o comércio, o cen-tro médico e outros servi-ços?

Observem o que foifeito na revitalização da RuaCésar Carelli. O projeto ébonito, mas foi mal feitoporque não houve fiscali-zação. Falta fiscalização deobras públicas e a adminis-tração municipal peca mui-

to nisso. Por falta de pro-jeto pluvial com galeria ade-quada, em dias de chuva ascalçadas novas que foramfeitas a pouco tempo (ter-minaram o serviço em no-vembro/2012), já estão es-tourando em frente de al-gumas lojas.

Por fim, é preciso umdesenvolvimento ordenado,pois nenhuma cidade cres-ce na desorganização.

João Munaro - Presi-dente da Associação Co-mercial e Industrial deFazenda Rio Grande

08 A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013 Política

TREs definem dataspara eleições em 17 municípios

Brasília - Os TribunaisRegionais Eleitorais de 17municípios brasileiros de-finiram as datas para aspróximas eleições paraprefeito e vice-prefeito.Os pleitos estão agenda-dos para os meses de fe-vereiro, março e abril.

Os municípios estãolocalizados em Santa Ca-tarina, Minas Gerais, noRio Grande do Sul, emMato Grosso do Sul, noEspírito Santo, na Bahia,no Paraná e no Amapá.Em todas as cidades, aseleições foram anuladas

por que os candidatos queconcorreram com registrode candidatura rejeitadoobtiveram mais de 50%dos votos válidos. Essesvotos foram então anula-dos pela Justiça Eleitorale os candidatos não po-derão tomar posse e exer-cer o cargo.

A anulação das elei-ções também pode acon-tecer quando é comprova-da a prática, no processoeleitoral, de fraude, falsi-dade, coação, abuso depoder, compra de votosou emprego de processo

Veja abaixo o novo calendário das novas eleições:Guarapari-ES .............................................. 03/02/2013Erechim-RS ................................................ 03/03/2013Eugênio de Castro-RS ................................. 03/03/2013Novo Hamburgo-RS .................................... 03/03/2013Sidrolândia-MS ............................................ 03/03/2013Camamu-BA ............................................... 03/03/2013Balneário Rincão-SC ................................... 03/03/2013Campo Erê-SC ............................................ 03/03/2013Criciúma-SC ................................................ 03/03/2013Tangará-SC ................................................. 03/03/2013Bonito-MS ................................................... 03/03/2013Pedra Branca do Amapari- AP .................... 31/03/2013São João do Paraíso -MG ........................... 07/04/2013Biquinhas -MG ............................................ 07/04/2013Diamantina -MG .......................................... 07/04/2013Cachoeira Dourada -MG ............................. 07/04/2013Joaquim Távora-PR .................................... 07/04/2013

de propaganda proibidopor lei.

Atualmente, os presi-dentes das câmaras de ve-

readores ocupam os car-gos de prefeito e vice-pre-feito até que as novas elei-ções ocorram.

Brasília - A presidentaDilma Rousseff disse noúltimo dia 23, em pronun-ciamento em rede nacionalde rádio e televisão, que oBrasil tem energia suficientepara o presente e para ofuturo, "sem nenhum ris-co de racionamento ouqualquer tipo de estrangu-lamento, no curto, médio ouno longo prazo". Dilmaanunciou que, a partir des-ta quinta-feira, 24, a contade luz dos brasileiros teráuma redução de 18% paraas residências e de até 32%para as indústrias, agricul-tura, comércio e serviços.

O corte é maior do queo anunciado em setembrodo ano passado. "Com aredução de tarifas, o Brasilpassa a viver uma situaçãoespecial no setor elétrico,ao mesmo tempo baixandoo custo da energia e au-mentando sua produçãoelétrica", disse Dilma. Elaassinou um decreto e umamedida provisória com osnovos índices de reduçãodas tarifas.

Segundo ela, os con-

Dilma anuncia redução na contade luz e descarta risco de racionamento

sumidores que são atendi-dos pelas concessionáriasque não aderiram à prorro-gação dos contratos (Com-panhia Energética de SãoPaulo - Cesp, CompanhiaEnergética de Minas Gerais- Cemig e Companhia Pa-ranaense de Energia - Co-pel) também terão a contade luz reduzida.

A presidenta criticouduramente as previsões so-bre a possibilidade de racio-namento de energia por cau-sa do baixo nível dos reser-vatórios das hidrelétricas.Ela explicou que praticamen-te todos os anos as usinastérmicas, movidas a gás na-tural, óleo diesel, carvão oubiomassa, são acionadascom menor ou maior exigên-

cia para garantir o suprimen-to de energia do país. Segun-do Dilma, isso é "usual, nor-mal, seguro e correto".

"Surpreende que algu-mas pessoas, por precipi-tação, desinformação ououtro motivo, tenham feitoprevisões sem fundamen-to quando os níveis dos re-servatórios baixaram e astérmicas foram normal-mente acionadas. Como erade se esperar, essas previ-sões fracassaram, o Brasilnão deixou de produzir umúnico quilowatt que preci-sava. E agora, com a voltadas chuvas, as térmicas vol-tarão a ser menos exigi-das", explicou.

A presidenta disse queo país irá dobrar em 15anos a capacidade instala-da de energia elétrica, quehoje é 121 mil megawatts.Segundo ela, no ano pas-sado, o país colocou emoperação 4 mil megawattse 2,7 mil quilômetros de li-nhas de transmissão e,este ano, deve colocarmais 8,5 mil megawatts deenergia e 7,5 mil quilôme-

tros de novas linhas. "Te-mos contratada toda aenergia que o Brasil preci-sa para crescer e, bem,neste e nos próximosanos". Dilma também dis-se que o sistema elétricobrasileiro é um dos maisseguro do mundo porquetrabalha com fontes diver-sas de produção de ener-gia, o que não ocorre namaioria dos países.

Durante o pronuncia-mento, a presidenta tam-bém criticou os que, se-gundo ela, "são sempre docontra", e não acreditavamque o governo conseguiriabaixar os juros, aumentaro nível de emprego e redu-zir a pobreza.

Dilma disse que os quetentaram "amedrontar" osbrasileiros com a queda doemprego ou a perda do po-der de compra do saláriotambém erraram e que "nãofaltou comida na mesa nememprego". Também citou asaída de 19,5 milhões debrasileiros da linha da ex-trema pobreza nos últimosdois anos.

Os poderes Legislati-vo e Executivo anuncia-ram no último dia 18 a uni-ficação dos instrumentospara a população acom-panhar e fiscalizar asobras de preparação paraa Copa e os Jogos Olím-picos. A partir de agora,a página na internetwww.copatransparente.gov.brpassa a oferecer dados edocumentos das obras eações públicas ligadas àCopa de 2014 e aos Jo-gos do Rio de 2016.

A parceria foi firma-da pelas comissões de Fis-calização Financeira eControle da Câmara e doSenado, a Controladoria-Geral da União (CGU) e oTribunal de Contas daUnião (TCU).

O ministro chefe daCGU, Jorge Hage, ressal-tou as vantagens das in-formações unificadas tan-to para os órgãos de con-

Site "Copa Transparente"facilita acompanhamentode gastos para o torneio

trole quanto para a popu-lação. Segundo Hage, amudança resultará não sóem benefício para o ges-tor, mas sobretudo em be-nefício para a população.

O Presidente da Co-missão de Fiscalização Fi-nanceira e Controle da Câ-mara, deputado EdmarArruda (PSC-PR), expli-ca como o cidadão pode-rá acompanhar os inves-timentos públicos nasduas grandes competi-ções que o Brasil sediará."Ele pode verificar aquiloque está acontecendo,acompanhar, dar suges-tões, fazer críticas e atédenúncias", detalhou.

Edmar Arruda acres-centou que acha muitoimportante dar oportuni-dade para o cidadãoaprender como fiscalizare exigir que os recursosfederais venham em bene-fício dele.

Dilma anunciou a redução de18% para as residências e de até

32% para as indústrias

09Geral A SEMANA25 a 31de janeiro de 2013

10 A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013 Cidades

Márcio Rato define prioridadespara os primeiros 100 dias

Relatório comprova: Guarda Municipalreduz a criminalidade em Pinhais

Redução de gastos,diagnóstico dos órgãospúblicos e agilidade naprestação dos serviçosestão entre os itens trata-dos como prioritários paraos primeiros 100 dias daadministração de MárcioRato (PMDB), no muni-cípio de Quitandinha. Oanuncio aconteceu na úl-tima semana, quando onovo secretariado muni-cipal foi apresentado.

Entre outras determi-nações do novo prefeito deQuitandinha estão o aten-dimento com eficiência àpopulação. "Estamos fa-zendo mudanças no nossoquadro administrativo e,por isso, pedimos a com-preensão da populaçãoquanto a essas mudanças.Porém, todo o atendimen-to ao público terá que sercom qualidade e eficiên-cia", explicou o prefeito.

Ao mesmo tempo emque anuncia a cobrançano atendimento à popula-ção, Márcio Rato garante

a valorização e incentivoaos funcionários públicos."Como vem ocorrendo nosúltimos anos, também ire-mos reconhecer o trabalhode quem mantém a máqui-na administrativa funcio-nando", comentou.

A elaboração de novosprojetos para o municípiotambém entrou em pauta,

principalmente quanto à in-fraestrutura. "Desde o pri-meiro dia já estamos embusca de recursos paranovas pavimentações e re-formas dos prédios públi-cos. Em breve estaremosanunciando algumas novi-dades para a população",concluiu o novo prefeito deQuitandinha, Márcio Rato.

Márcio Rato definiu prioridades para oinício do seu mandato como prefeito em Quitandinha

Na manhã da últimasegunda-feira (21) o Pre-feito Luizão Goulart estevereunido com o Secretáriode Governo de Pinhais,Lukala Nóbrega, o Diretordo Departamento de Segu-rança Pública e Patrimoni-al, Coronel Ozires Cunha eo Superintendente da Guar-da Municipal de Pinhais,José Arildo de Oliveira, oqual apresentou um relató-rio completo da atuação docomando no ano de 2012.No balanço foi registradauma diminuição de mais de30% no total de ocorrênci-as em comparação a 2011.

Na oportunidade foramexpostos os números exa-tos de ocorrências registra-das pela Guarda Municipalde Pinhais, além de umcomparativo do ano passa-do em relação a 2011. Naanálise dos dados pode-seconstatar que o intenso tra-balho realizado pelo órgão,tem gerado efeitos positivosno combate à criminalidadeno município. Na compara-ção entre os dois últimosanos, observou-se, por

exemplo, uma diminuição de27% nos roubos.

Segundo o Superinten-dente da Guarda Municipalde Pinhais, José Arildo deOliveira, se analisado o nú-mero de abordagens reali-zadas pelas equipes do co-mando, houve um aumen-to de 26% na comparaçãoentre os dois anos. "Issosignifica que a atuação daGuarda, além do aumentono efetivo, foram funda-mentais no sentido de rea-lizar um trabalho preventi-vo". Ele afirma que ao rea-lizarem as abordagens emsituações adversas, comoem casos de comporta-mentos suspeitos, há a pos-sibilidade de evitar um as-salto, por exemplo. "Alémdisso, contribui para solu-cionar outros tipos de atosilícitos", conclui.

Outro resultado positi-vo apresentado é o que dizrespeito ao uso de substân-cias entorpecentes e o trá-fico de drogas, que tiveramuma diminuição de 63% nocomparativo do último bi-ênio. Na análise de apreen-

sões de armas houve umaqueda de 40%. Nos casosde invasão domiciliar cons-tataram-se 41% menosocorrências em 2012.

Para o Prefeito LuizãoGoulart é indispensável aparticipação da comunida-de na construção de umambiente mais seguro, comqualidade de vida para todaa população.Câmeras de segurança

A Guarda Municipal dePinhais conta com um sis-tema de monitoramentocomposto por 493 câme-ras instaladas em prédiospúblicos. Porém, em bre-ve a população contarácom mais 45 novos apare-lhos distribuídos pelas prin-cipais vias do município,incluindo painel com 12monitores em led de 55polegadas cada, paraacompanhar toda a movi-mentação em pontos estra-tégicos, durante 24h.

ServiçoO telefone da central de

comando da Guarda Muni-cipal de Pinhais é o (41)3912-5153 ou ligue 153.

11Cidades A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013

47ª Festa do Trigo em SJP é neste domingoAcontece neste do-

mingo (27) a 47ª Festa doTrigo de São José dos Pi-nhais, e a expectativa dacomissão organizadora dafesta é de receber um pú-blico de 10 mil visitantes.

Com o apoio da Pre-feitura de São José dosPinhais essa tradicionalfesta tem entre suas atra-ções comidas típicasucranianas, como o pero-hê cozido ou assado (es-pécie de pastel recheado)e o holuptzi (prato feito àbase de repolho). Este

ano serão servidos mais de25 mil unidades de pero-hê que acompanham mo-lho de carne ou nata.

Além da cozinhaucraniana os visitantespoderão apreciar apresen-tações folclóricas de dan-ça do grupo Soloveiko,que reúne crianças, jovense adultos. Segundo PedroNogas, representante dosmoradores da ColôniaMarcelino, o intuito é pro-mover e garantir a conti-nuidade da cultura dosucranianos, que é passa-

da para cada nova gera-ção, desde o idioma, cos-tumes, culinária e festivi-dades.

O valor arrecadado na47ª Festa do Trigo será re-vertido para a construçãoda nova Igreja Ucranianada comunidade, uma ré-plica da construção exis-tente na Ucrânia.

A festa conta aindacom missa, churrasco ebingo. Os organizadoresorientam que os visitanteslevem seus talheres.

Serviço47 ª Festa Do TrigoDia: 27/01/2013 -

DomingoProgramação:Missa às 10 horasAlmoço a partir das 12

horasRoleta e Bingo a mi-

lho a partir das 13h30minApresentação do gru-

po folclórico Soloveiko16h30min

Show de Prêmios17h30

Encerramento 19 ho-ras

O Prefeito de SãoJosé dos Pinhais, LuizCarlos Setim, e o gover-nador do Estado do Para-ná, Beto Richa, estiveramno canteiro das obras doPAC da Mobilidade queestão sendo executadasem São José dos Pinhais,através da COMEC – Co-ordenação da Região Me-tropolitana de Curitiba. Aprevisão para a entrega dasobras é para o mês queantecede o início dos Jo-gos da Copa do Mundo de2014.

Para o prefeito Setimjá é visível o grande mo-vimento de veículos pelasvias que serão ampliadas.“Com a Copa a expectati-va é que o aeroporto te-nha um movimento con-siderável, por isso imple-mentar a mobilidade é umaresponsabilidade tanto doEstado quanto do Municí-pio - todos envolvidos namelhoria da nossa comu-nidade”, declarou Setim.

O Governador do Es-tado realizou a visita téc-nica acompanhado porsua equipe responsávelpela obra, composta pelo

Obras da Copa ampliarão trêsacessos entre Curitiba e São José

O prefeito de QuatroBarras, Loreno Tolardo,foi eleito no último dia 21,o vice-presidente do Con-sórcio Metropolitano deSaúde do Paraná (CO-MESP) e do ConsórcioIntermunicipal para Ges-tão dos Resíduos SólidosUrbanos (Conresol), du-rante as duas assemblei-as realizadas sequencial-mente na Prefeitura deCuritiba.

O COMESP hojeabrange 22 municípios in-seridos na 2ª Regional deSaúde, que totalizam maisde 3 milhões de habitan-tes. Seu principal objeti-vo é através da integra-ção entre as cidades fa-cilitar o acesso da popu-lação a consultas commédicos especialistas(como cardiologistas,neurologistas e urologis-tas) e exames especializa-dos (como tomografia eultrassonografia). A cha-pa eleita por aclamação naassembleia empossoucomo presidente o prefei-to de Fazenda Rio Gran-

Tolardo é vice-presidente dosconsórcios da Saúde e da Gestão

dos Resíduos Sólidos

de, Chico Santos, e comovice Tolardo.

O Consórcio Inter-municipal para Gestão dosResíduos Sólidos Urbanostem abrangência similar:com o ingresso do muni-cípio de Piên, são 21 mu-nicípios participantes, quejuntos somam 8,7 mil qui-lômetros quadrados, con-tam com 3 milhões de ha-bitantes e geram 2,5 miltoneladas de resíduos sóli-dos por dia. Também eleitapor aclamação, a chapaempossou o prefeito deCuritiba, Gustavo Fruet,como presidente do con-

sórcio, e como vice-pre-sidente Loreno Tolardo.

"São desafios e ques-tões decisivas para os mu-nicípios, que precisam desoluções conjuntas, bemplanejadas e que tragamefetivamente um bomatendimento à população.Esta junção de esforços ea séria vontade de traba-lhar serão aliados impor-tantes na busca destas so-luções estratégicas, prin-cipalmente diante de te-mas essenciais como saú-de e destinação do lixo",disse o prefeito de QuatroBarras.

Tolardo assume a vice-presidência dos dois consórciosSecretário Desenvolvi-mento Econômico, CezarSilvestre, Secretário paraAssuntos da Copa, MarioCelso, o diretor presiden-te da COMEC Rui Hara, eo diretor técnico da CO-MEC Sandro Setim. “Eusempre gostei de acompa-nhar e vistoriar as obras.A importância para Curi-tiba e Região Metropolita-na dessas obras viárias éque vão garantir a ligaçãoe, acima de tudo, fluxo desegurança de trânsito. Asobras são previstas para aCopa do Mundo, mas se-rão um legado para Curi-tiba e São José dos Pi-

nhais”, declarou o Gover-nador.

Compareceram à vi-sita o deputado estadualFrancisco Buhrer, a equi-pe técnica de Setim, com-posta pelo vice-prefeito esecretário de GovernoToninho da Farmácia,além dos secretários deViação e Obras LeandroRocha, Urbanismo Mar-celo Ferraz Cesar, Plane-jamento Rafael Muhl-mann e Meio AmbienteGastão Vosgerau. Tam-bém participaram da vi-sita os vereadores MariTemperasso, Luiz Paulo eProfessor Assis.

Governador Beto Richa e o prefeito Luiz Carlos Setim, visitaram asobras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) daMobilidade/Copa 2014, corredor Aeroporto - Rodoferroviária

12 A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013 Saúde

PPPPPAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOCom: Daniela Bispo

Cref: 013091G/PR

Dicasde saúde:

Previna-se contra a Dengue

Benefícios da Ameixa Preta

Parabéns Fazenda

Rio Grande

Amanhã, 26 de janeiro, o município de Fazenda RioGrande irá soprar velinhas mais uma vez.

A cidade esta em um estado de desenvolvimentocontínuo... É assim que a vejo todos os dias. Cada diamais pessoas se mudam pra cá, mais lojas estão acom-panhando este crescimento e estão dando o valor mere-cido para a cidade.

Quem mora aqui e está participando dessa mudan-ça sabe do que estou falando. É fácil de notar a diferen-ça, basta dar uma volta pela cidade e ver a quantidadede carros e pessoas que transitam durante o dia. Ondeantes era tachada de cidade dormitório, hoje podemosdizer que isso esta mudando. E a melhoria não para porai, são tantas construções comerciais e residenciais queprecisamos dar o devido valor a nossa cidade. Digo nossaporque estamos a quatro anos acolhidos pela populaçãofazendense e podemos dizer que Fazenda Rio Grandeestá hoje entre as cidades que mais crescem no Paraná.

Acredito que a mudança esta ocorrendo não apenasna cidade, mas também nas pessoas que aqui residem,pois elas estão se conscientizando que exercícios físi-cos não são apenas para ficar com um corpo bonito,mas que além disso, é necessário para ter uma vida maissaudável e aumentar em alguns anos o calendário bioló-gico. Trata-se de qualidade e força de vontade. Venhavocê também comemorar conosco um estilo de vidamelhor.

Feliz aniversárioFazenda Rio Grande.

Que a cada dia melhoreainda mais.

É o que a equipeSculptor deseja

para a nossa cidade!!!

O período de janeiroa maio é crítico para ocombate à dengue. Cer-ca de 70% dos casosocorrem neste período. Émuito importante que apopulação se conscienti-ze e ajude no combate aomosquito. Qualquer localque possa juntar água lim-pa e parada é um foco domosquito Aedes aegypti:pratos de vasos de plan-tas, caixas d'água maltampadas, latas, garrafas,plásticos, cacos, pneus,piscinas sem tratamentoda água, calhas etc. Operigo maior é em casa.Calcula-se que 90% dosfocos do mosquito sejamdomésticos.

Vamos destacar nes-ta nossa participação oque é a dengue, qual omicrorganismo envolvidoe quais os sintomas.

O que é?É uma doença infec-

ciosa febril aguda, quepode se apresentar de for-ma benigna ou grave, de-

pendendo de alguns fatores,entre eles: o vírus envolvi-do, infecção anterior pelovírus da dengue e fatoresindividuais como doençascrônicas (diabetes, asmabrônquica, anemia falcifor-me).Qual o microrganismo

envolvido?O vírus do dengue per-

tence à família dos flaviví-rus e é classificado no meiocientífico como um arbo-vírus, os quais são trans-mitidos pelos mosquitosAedes aegypti. São conhe-cidos quatro sorotipos: 1,2, 3 e 4.

Quais os sintomas?O doente pode apresen-

tar sintomas como febre,dor de cabeça, dores pelocorpo, náuseas ou até mes-mo não apresentar qual-quer sintoma. O apareci-mento de manchas verme-lhas na pele, sangramentos(nariz, gengivas), dor ab-dominal intensa e contínuae vômitos persistentes po-dem indicar um sinal de

alarme para dengue hemor-rágica. Esse é um quadrograve que necessita de ime-diata atenção médica, poispode ser fatal.

É importante procurarorientação médica ao sur-girem os primeiros sinto-mas, pois as manifestaçõesiniciais podem ser confun-didas com outras doenças,como febre amarela, malá-ria ou leptospirose e nãoservem para indicar o graude gravidade da doença.

Todos os quatro soro-tipos de dengue 1, 2, 3 e 4podem produzir formas as-sintomáticas, brandas e gra-ves, incluindo fatais. Deve-se levar em consideraçãotrês aspectos:

1. Todos os quatro so-rotipos podem levar ao den-gue grave na primeira in-fecção, porém com maiorfreqüência após a segundaou terceira, sem haver di-ferença estatística compro-vada se após a segunda oua terceira infecção;

2. Existe uma propor-

ção de casos que têm a in-fecção subclínica, ou seja,são expostos à picada in-fectante do mosquito Aedesaegypti mas não apresen-tam a doença clinicamen-te, embora fiquem imunesao sorotipo com o qual seinfectaram; isso ocorrecom 20 a 50% das pesso-as infectadas;

3. A segunda infecçãopor qualquer sorotipo dodengue é predominante-mente mais grave que aprimeira, independente-mente dos sorotipos e desua seqüência. No entanto,os sorotipos 2 e 3 são con-siderados mais virulentos.

É importante lembrarque muitas vezes a pessoanão sabe se já teve denguepor duas razões: uma é quepode ter tido a infecção sub-clínica (sem sinais e semsintomas), e outra é pelofato da facilidade com queo dengue, principalmentenas formas brandas, podeconfundir-se com outrasviroses febris agudas.

A ameixa é uma das fru-tas mais conhecidas e con-sumidas pelo povo brasilei-ro só que nem todos sabemexatamente quais são as suasimportâncias para a saúde.Ninguém tem dúvidas de quetodas as frutas têm vitami-nas, por isso, mesmo semsaber para que suas vitami-nas servem acabam com-prando para deixar na mesade casa. Então vamos enten-der quais são as suas pro-priedades e os benefícios queexercem no organismo.

Os compostos fenóli-cos e flavonóides da amei-xa são substâncias compropriedades antioxidantes,que têm a capacidade deproteger as células do cor-po contra a ação dos radi-cais livres. Por isso, estãoassociadas à prevenção oudiminuição do risco de cer-tas doenças, especialmen-te as cardiovasculares e al-guns tipos de câncer.

Estudos em animais

com suco concentrado deameixa seca mostraram acapacidade da fruta de di-minuir a taxa de colesterolno sangue e fatores de ris-co do câncer de cólon. Es-tudos experimentais com-provaram a ação do sucoconcentrado de ameixaseca para inibir a prolifera-ção de células cancerosas.Porém, ainda não há evi-dências sobre essa ação noorganismo humano.

Também há estudosem animais mostrando quea ameixa previne a diminui-ção da massa óssea, poden-do ser um alimento aliadona prevenção da osteopo-rose. Ainda são necessári-os mais estudos para veri-ficar a ação em seres hu-manos e descobrir os me-canismos de ação e as subs-tâncias da ameixa que con-tribuem para esse efeito.

Os efeitos laxativos daameixa seca já são bastan-te conhecidos. Eles estão

associados à boa quantida-de de fibras e a presençade algumas substânciasque estimulam os movi-mentos intestinais. Isso tor-na a ameixa indicada paratratar constipação intestinal.

As fibras também con-tribuem para o controle dastaxas de colesterol e de açú-car no sangue e diminuemo risco de certos tipos decâncer, como o de cólon.Por outro lado, pessoascom a Síndrome do Intes-tino Irritável com sintomasde diarréia podem ter into-lerância à ameixa seca. Po-rém, como essa síndromese manifesta com sintomasdiferentes em cada indiví-duo, a ameixa pode ser in-dicada para aqueles quemanifestam constipaçãointestinal, desde que comacompanhamento médico.

A vitamina C, tambémcom propriedades antioxi-dantes, contribui para obom funcionamento do sis-

tema de defesas do corpoe para melhor absorção doferro, essencial para otransporte de oxigênio e aformação de glóbulos ver-melhos no sangue.

A vitamina B6 tambémcontribui para o transportede oxigênio pelo organismoe para formação de glóbu-los vermelhos, além de serimportante para o funcio-namento do sistema nervo-so e do imunológico.

O potássio ajuda a equi-librar a pressão arterial. Aju-da ainda nos processos di-gestivos e facilita as con-trações musculares - apósatividades físicas muito in-tensas, sua reposição aju-da na recuperação dosmúsculos.

O manganês e o cobreda ameixa também tem fun-ção antioxidante. O cobre énecessário para a formaçãode hemoglobina e do colá-geno, atuando na formaçãoe reparação dos tecidos.

13A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013

Parabéns para o Emanuel Rosa, que completou 2anos, no dia 17. A homenagem é dos pais Edilene

e Valdinei Gomes Rosa, da irmã Vitória e dospadrinhos Irani e Nativo. Parabéns!

Alexandre, diretordo espaço maiscobiçado deFazenda Rio Grandena atualidade, teveimenso prazer emreceber seus paispara apresentar anovidade da cidade.A mãe Marlene e paiTiago aproveitarampara degustar omelhor sanduichedo momento,SUBWAY, anexo aoPosto Wandescheer.Peça já o seu!

A nossa homenageada da semana éCamila Antonio, que no último dia 23completou idade nova. Parabéns da

equipe do jornal A SEMANA!

Neste dia 25 a agente de viagens Angelica dos Santoscomemora idade nova. Parabéns e sucesso!

Polyana Toth neste sábado, 26, estarácomemorando mais um ano de vida e

recebe um mimo todo especial dos seusfamiliares e amigos. Parabéns!

AndréWandscheer dia26 estaráapagando ummontão develinhas paracomemorar maisum aniversário.Sucesso!

Marabelly,diretora daChamegoModas, nestedomingo 27estarárecebendohomenagemdosfuncionários eamigos pelapassagem doseu aniversário.Sucesso!

Reflexão

14 A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013 Diversão

Milho BomDatas comemorativas

Piadas

SimeparSexta Sábado Domingo

Máx. 26ºCMín. 16ºC

Máx. 25ºCMín. 15ºC

Segunda

Máx.25ºCMín. 14ºC

Pancadas dechuva isoladas

Nebulosidadevariável

Máx. 28ºCMín. 13ºC

Dia 25 de janeiro, dia daCriação dos Correios e Telégrafos no Brasil

Datas e Fatos

Pancadas dechuva isoladas

Pancadas dechuva isoladas

Esta é a história de um fazendeiroque venceu o prêmio "milho-crescido".

Todo ano ele entrava com seu mi-lho na feira e ganhava o maiorprêmio.Uma vez um repórter de jornalo entrevistou e aprendeu algo interes-sante sobre como ele cultivou o milho.

O repórter descobriu que o fazen-deiro compartilhava a semente do mi-lho dele com seus vizinhos.

"Como pode você se dispor a com-partilhar sua melhor semente de milhocom seus vizinhos quando eles estãocompetindo com o seu em cada ano ?"- perguntou o repórter.

Por que?" - disse o fazendeiro, -"Você não sabe ? O vento apanha pólendo milho maduro e o leva através dovento de campo para campo. Se meusvizinhos cultivam milho inferior, a poli-nização degradará continuamente a qua-

lidade de meu milho. Se “eu for cultivarmilho bom, eu tenho que ajudar meusvizinhos a cultivar milho bom”.

Ele era atento às conectividades davida. O milho dele não pode melhorar amenos que o milho do vizinho tambémmelhore.

Assim é também em outras dimen-sões. Aqueles que escolhem estar em pazdevem fazer com que seus vizinhos es-tejam em paz. Aqueles que querem vi-ver bem têm que ajudar os outros paraque vivam bem. E aqueles que queremser felizes têm que ajudar os outros aachar a felicidade, pois o bem-estar decada um está ligado ao bem-estar detodos.

A lição para cada um de nós se for-mos cultivar milho bom, nós temos queajudar nossos vizinhos a cultivar milhobom.

A ECT foi criada em 20 de março de 1969,como empresa pública vinculada ao Ministériodas Comunicações mediante a transformaçãoda Autarquia Federal que era, então, Departa-mento de Correios e Telégrafos (DCT). A mu-dança não representou apenas uma troca de si-gla, foi seguida por uma transformação profundano modelo de gestão do setor postal brasileiro,tornando-o mais eficiente, e na consolidação deuma marca reconhecida por muitos como umverdadeiro patrimônio nacional.

Nos anos que se seguiram, vários serviçosforam sendo incorporados ao portfólio da empre-sa. Além dos tradicionais serviços de cartas, ma-lotes, selos e telegramas, entre os novos serviçospodem ser destacados os pertencentes à famíliaSEDEX, serviço de encomendas expressas. Aotodo são mais de cem produtos e serviços ofere-cidos pela maior empregadora do Brasil (no iníciode 2008 com mais de 109 mil empregados própri-os, além dos terceirizados), sendo a única empre-sa a estar presente em todos os municípios dopaís, com uma vasta rede de unidades próprias e

franqueadas. Diversos dos produtos e serviçosda ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

Os Correios são, no Brasil, uma das institui-ções de maior confiabilidade: reiteradas pesqui-sas demonstram que o povo brasileiro entendeque a ECT estaria a frente de instituições fortescomo a Igreja e os Bombeiros, números que nãoforam abalados mesmo com as denúncias decorrupção em que estiveram envolvidos algunsde seus funcionários, cujas investigações desem-bocaram no chamado Escândalo do Mensalãono ano de 2006. (Fonte: portal escolar)

Veja outras datascomemoradas na próxima semana

Dia 25 - Dia do CarteiroDia 27 - Dia da Elevação do Brasil Vice-

Reinado (1763)Dia 28 - Dia da Abertura dos Portos (1808)Dia 30 - Dia Nacional das Histórias em Qua-

drinhosDia 31 - Dia do lançamento do 1º Satélite ·

EUA (1958)Dia 31 - Dia Mundial do Mágico

25/01/1984 - Aconteceu na praça da Sé, em São Paulo, a maior campanha cívica já realizada noBrasil: Diretas Já, que pedia eleições diretas para presidência da República.

26/01/1950 - Depois de anos de luta entre hindus e muçulmanos, surgiu a República da Índia.27/01/1302 - Dante Alighieri foi expulso de Florença. Durante seu exílio, ele escreveu A Divina

Comédia.28/01/1978 - Estreou na TV a série Ilha da Fantasia, na ABC TV, nos Estados Unidos.29/01/1920 - Walt Disney conseguiu seu primeiro emprego como artista, para ganhar 40 dólares

por semana na KC Slide CO.30/01/1905 - Morreu o jornalista e abolicionista José do Patrocínio. Na ocasião, ele estava com 55

anos e morava em um barracão no subúrbio do Rio de Janeiro.31/01/1865 - A 13.ª emenda à Constituição dos Estados Unidos aboliu a escravatura, durante a

Guerra de Secessão.

E o brasileiro querendo tirar uma com a carado português: - E ai portuga, como é que se cha-ma moça lá em Portugal? - Rapariga. - Vê sepode. E fila? - Bicha. - E como é que se chamatrem? - Comboio. - E como se chama idiota? -Idiota, a gente não chama. Eles chegam todospela VARIG.

******Dois soldados trocam impressões: - Então,

porque te alistaste? - Porque sou solteiro e gosto deguerra. E tu? - Porque sou casado e gosto de paz.

******O médico chega pro sujeito no leito pós-ope-

ratório: - Seu Rubinstein, tenho boas e más notí-cias. Quais o senhor quer primeiro? - As más. -Infelizmente tive que amputar ambas as suasmãos! - ó meu Deus! Que tragédia! E as boas? -Já encontrei comprador pro seu piano!

******O marido para esposa, todo orgulhoso: -

Sabe querida, um amigo me disse hoje no clubeque já transou com todas as mulheres aqui do

prédio, menos uma. A esposa comenta: - Nomínimo deve ser aquela metida do 47.

******Perguntaram a um caipira o que ele achava

do sexo antes do casamento, e ele respondeu: -Sou a favor, contanto que não atrase a cerimônia!

******O chefe de departamento de pessoal da

empresa justificando para o jovem solteiro por-que não vai contratá-lo. - Desculpe, mas nossaempresa só trabalha com homens casados. -Por quê? Por acaso são mais inteligentes e com-petentes que os solteiros? - Não, mas estão maisacostumados a obedecer.

******Após enfrentar uma longa fila no hospital, a

velhinha consegue chegar até a recepcionista. -Sinto muito, senhora! Só temos vaga para con-sulta dentro de três meses! - Puxa, mas até lá eujá morri!... - reclamou a velhinha. - Nesse caso asenhora peça ao seu marido para telefonar des-marcando!...

Estreia

ÁriesSe está pensando em inici-

ar um projeto, essa semana seráfavorável. Terá facilidade para seexpressar, aposte no seu jeito maisaberto se estiver à procura de umnovo trabalho. Estará com maisdisposição para praticar ativida-des físicas, aproveite o momentopara gastar sua energia com algoque lhe dê prazer.

TouroPodem surgir boas oportu-

nidades no trabalho, demonstreseu entusiasmo. Mas é melhorconcluir tarefas pendentes antesde iniciar novas atividades. Apro-xime-se de pessoas influentes emostre sua habilidade. Tente pas-sar mais tempo com os parentese amigos, dando a atenção queeles merecem.

GêmeosSerá uma semana para

manter a discrição, ouvir mais efalar menos para não se envolverem nenhum tipo de confusão. Notrabalho, cumpra com todas assuas obrigações e horários, mos-trar-se responsável só lhe trarábenefícios. Organize suas contase pense bem antes de compraralgo de maior valor.

CâncerNo trabalho, não se isole,

ao contrário, colabore e participemais dos acontecimentos à suavolta. Há uma certa tendência ase distrair com facilidade, então,mantenha o foco em uma ativida-de de cada vez. A semana podeser um pouco pesada, então, pro-cure descansar mais para recu-perar as suas energias.

LeãoQuanto mais se dedicar á

área profissional, mais rápido vocêconquistará seus objetivos pes-soais. Manter a discrição seráfundamental para não atrair a aten-ção de gente oportunista ou inve-josa. Organize seu tempo paradar conta dos seus compromis-sos. Agite sua vida social, saia edivirta-se mais.

VirgemSeja mais flexível e aceite

as mudanças que virão no cam-po profissional, pois serão melho-res para você. Não convém acre-ditar em tudo o que ouve, princi-palmente no ambiente de traba-lho. Em casa, seja paciente e aju-de quem precisa com suas res-ponsabilidades. Atividades emgrupo podem trazer um bom re-sultado financeiro.

LibraÉ tempo de ampliar seus

conhecimentos, invista em cursosde aperfeiçoamento. Atividadesque possa desenvolver sem ficarna dependência de terceiros sãoas mais indicadas. Cuide melhordas suas finanças neste período enão deixe que pessoas próximasinterfiram neste setor. Viagens fa-vorecidas.

EscorpiãoAtividades profissionais ex-

tras estão favorecidas e há chan-ce de ganhar um dinheiro a mais.Só tome cuidado na hora de gas-tar, pesquise antes de comprar.Abra sua mente a novos conhe-cimentos profissionais e faça me-lhorias em suas tarefas rotinei-ras. Boa semana para resolverconflitos tanto em casa quanto notrabalho.

SagitárioTerá que guardar mais dinhei-

ro se quiser comprar algo de mai-or valor. Finalize suas pendênci-as, não deixe nada para concluir.Assuntos que envolvam estudose novos conhecimentos estão fa-vorecidos. Pessoas de sua esti-ma vão precisar de sua ajuda,colabore com suas ideias e con-selhos.

CapricórnioPoderá superar os desafios

usando sua criatividade e deter-minação. Bom momento para apre-sentar ideias e projetos aos supe-riores, assim, até poderá assumirnovas tarefas profissionais. Emcasa, será melhor ter mais paci-ência para evitar conflitos. Procu-re sair mais e fazer novas amiza-des, vai ser divertido.

AquárioMostre seu entusiasmo ao

realizar as suas tarefas no traba-lho. Se estiver precisando de umagrana a mais, a semana será fa-vorável para dedicar-se a umaatividade extra. Em casa, terá jogode cintura para resolver os proble-mas familiares. Tente reservar umtempo para descansar e divertir-se com os amigos.

PeixesTarefas realizadas em equipe

trarão melhores resultados. Mante-nha o ânimo ao desenvolver suasatividades. Boa semana para pediraos superiores aumento ou novasresponsabilidades. Terá que apren-der a dividir melhor o seu tempopara conciliar seus interesses. Apresença de amigos e familiaresvai trazer alegria e bem-estar.

Munhoz e Mariano em Guaratuba

Cinema

15Agenda Cultural A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013

Cinemark Shopping São JoséA Viagem (Dub) – 21:10De Pernas pro Ar 2 –13:30 - 15:50 – 18:10 – 20:50 – 23:10Detona Ralph (Dub) – 11:50 – 14:10 – 16:30 – 18:50Detona Ralph 3D (Dub) – sala 5 – 12:30João e Maria: Caçadores de Bruxas 3D (Dub) – 12:30 – 14:50 – 17:20 – 21:40 – (Leg) – 19:40 – 23:45O Resgate (Dub) – 12:10 – 14:30 – 16:50 – 19:10 – 21:20 – 23:30O Último Desafio (Dub) – 17:10 – 19:30 – 21:50Sammy 2: A Grande Fuga (Dub) – 12:50 – 15:00

Cinesystem – Shopping CuritibaA Viagem (Leg) – Sala 3 – 17:40 – 21:00De Pernas pro Ar 2 – Sala 4 - 19:45Detona Ralph (Dub) – Sala 4 – 13:30 – 15:35 – 17:40Django Livre (Leg) – sala 6 – 15:00 – 18:15 – 21:30Jack Reacher: O Último Tiro (Leg) – sala 4 – 21:50João e Maria: Caçadores de Bruxas 3D– sala 5 – (Dub) 14:00 – 16:00 – 18:00 - (Leg) 20:00 – 22:00Lincoln (Leg) – Sala 1 – 15:00 – 18:10 – 21:20O Resgate (Leg) – sala 2 – 17:00 – 19:20 – 21:40O Último Desafio (Leg) – sala 3 – 15:20Samy 2: A Grande Fuga (Dub) – sala 3 – 13:30Uma Família em Apuros (Dub) – Sala 2 – 14:30

Cinesystem – Shopping TotalA Viagem (Dub) – Sala 3 – 17:20 – 20:40De Pernas pro Ar 2 – Sala 1 - 19:45 – 21:55Detona Ralph (Dub) – sala 1 – 13:30 – 15:35 – 17:40João e Maria: Caçadores de Bruxas 3D (Dub) – sala 2 – 14:00 – 16:00 – 18:00 - 20:00 – 22:00O Resgate (Dub) – Sala 4 – 14:20 – 16;40 – 19:00 – 21:20O Último Desafio (Dub) – sala 5 – 17:00 – 19:20 – 21:40Samy 2: A Grande Fuga (Dub) – sala 3 – 13:40 – 15:30Uma Família em Apuros (Dub) – Sala 5 – 14:30

Daniel Day-Lewis dávida ao 16º presidentedos Estados Unidos, du-rante o final de seu man-dato, em uma época san-grenta. Em uma naçãodividida pela guerra e porfortes ventos de mudan-ça, o presidente Lincolnpercorre um caminho dedifíceis ações, a fim determinar a guerra, unir opaís e abolir a escravi-dão. Com coragem mo-ral e força para obter su-cesso, suas escolhasnesse período crucialmudam o destino das ge-rações que ainda estãopor vir.

Estreia nesta sexta-feiranos cinemas Lincoln

Com direito a cenáriohigh tech, alta tecnologia eefeitos visuais associados aum repertório que é sinôni-mo de sucesso, a duplaMunhoz & Mariano vai agi-tar e esquentar ainda mais atemporada do litoral parana-ense neste sábado, dia 26 dejaneiro, durante a programa-ção de verão do Café Cura-çao (R: Brejatuba,500) emGuaratuba. A dupla chegano ritmo do hit “CamaroAmarelo”, que os consagra-ram mundialmente e já fi-gura entre as mais tocadasdo país. Com realização daPrime, a apresentação queserá realizada no palco daPrime Arena Curaçao, é doshow do DVD Ao Vivo em

“Neste sábado, dia 26 de janeiro, acontece no Café Curaçao

o show da dupla que se consagrou mundialmente com o hit ´Camaro Amarelo´”

Campo Grande Volu-me II, gravado emmaio passado na capi-tal do Mato Grosso doSul para um público denoventa mil pessoas. Acasa abre às 21h30 eo show tem início pre-visto para 1h15.

A dupla vai mos-trar as novas canções“Casa Amarela”,” Gri-ta Amor”, “Dois Mun-dos”, “A Bela e oFera”, “Sorte que agente tem a vida intei-ra” e, claro, “Camaro Ama-relo”. Não à toa, já foi cita-da até por uma revista ame-ricana como aposta parabombar nas paradas grin-gas. Com mais de 35 mi-

lhões de visualizações doclipe da música em menosde dois meses, o já hit co-locou a dupla Munhoz &Mariano em lugar de desta-que no sertanejo. Posição

que eles vinham con-quistando degrau adegrau. Em menosde um ano eles viramo trabalho regional setornar domínio mun-dial e com direito aagenda internacional.E não para por aí.Músicas como “Sex-to Sentido”, “Fim deSemana”, “Eu voupegar você e tãe” e“Sonho Bom” tam-bém prometem estarno repertório. Com a

pegada mais dançante, Mu-nhoz e Mariano cantam eencantam os seus fãs comapenas quatro anos de es-trada. Os ingressos estãoà venda.

Foto

: D

ivul

gaçã

o

16 A SEMANA25 a 31de janeiro de 2013 Segurança

A Semana em FRGRodovias do Paraná receberãomil câmeras de monitoramento Pouco depois das 21 horas da última segunda-feira, dia

21, uma equipe da PM deu atendimento à ocorrência em que umrapaz alvejado com dois tiros, deu entrada no Pronto Atendimen-to de Fazenda Rio Grande. De acordo com relatos de DaieleGonçalves da Rocha ela estava na companhia do namoradoDouglas Vinicius Xavier de 19 anos na Rua Escócia - 440, noBairro Nações, quando se aproximaram dois veículos. Dois ele-mentos desceram chamando Douglas e efetuaram disparos. Apósos tiros, fugiram. Douglas acabou falecendo. A polícia investiga ocaso. Douglas, segundo a polícia, era acusado de ter cometidoquatro homicídios, quando menor.

Valdemir Cesar Para, 35 anos, precisou ser removido aohospital de Fazenda Rio Grande. Ele foi agredido por desconheci-dos perto das 12 horas do último dia 20 na Rua Suécia, imediaçõesdo numeral 570 no Bairro Nações. A vítima disse desconhecer omotivo da agressão. Foi medicado e em seguida liberado.

O setor de trânsito da Polícia Militar de Fazenda RioGrande registrou no último dia 18, por volta das 18 horas, umacolisão entre um automóvel e uma caminhonete. Foi na RuaGuará, no Bairro Gralha Azul. Ronei Garcia, 45 anos, conduziao Pálio, placa IOI-8372 de Fazenda Rio Grande e acabou baten-do no veículo Hillux, placa AHM-0558. A motocicleta CG Titan,placa AML 9541 também acabou envolvida no acidente. Os no-mes dos motoristas da Hillux e da motocicleta não foram revela-dos no boletim. Ronei recebeu ferimentos leves.

Uma pessoa foi ferida por arma de fogo na primeira horada madrugada do último dia 21. Genericia Aparecida RodriguesBatista, 44 anos passava pela Rua Goiabeira, no Bairro Eucalip-tos quando foi alvejada. Gravemente ferida, Genericia foi levadaao Hospital Evangélico em Curitiba. A polícia investiga o caso.

Um homem, de 50 anos, foi resgatado de uma casa emchamas no bairro Nações, na Fazenda Rio Grande. Ele estavasozinho e não conseguiu sair de casa a tempo e por isso ficougravemente ferido e teve dificuldade para respirar por causa dafumaça. Foi encaminhado ao Hospital Evangélico. Segundo in-formações da Polícia Militar a causa do incêndio ainda é desco-nhecida e é apurada pela polícia.

O Governo do Paranávai implantar neste semes-tre 74 câmeras de monito-ramento em rodovias fede-rais e estaduais, localizadasna Região Metropolitana deCuritiba. O projeto, quecomeça com esta fase pi-loto, prevê a instalação demil câmeras de monitora-mento em todo o Estado,para combater o roubo decarros e evasão fiscal, alémde promover o controle fi-tossanitário e monitorar omovimento nas estradasparanaenses. "Este progra-ma vai permitir que o Para-ná tenha controle fiscal, sa-nitário e de segurança pú-blica em suas estradas. Tam-bém será possível planejarações que melhorem a qua-lidade das rodovias, conhe-cendo corretamente o flu-xo de veículos que por elascirculam", diz o secretário

José Richa Filho durante anúncio de monirotamento em rodovias

de Infraestrutura e Logísti-ca, José Richa Filho.

Nesta primeira etapa,serão instaladas 68 câme-ras em pontos de Curitiba,São José dos Pinhais, Gua-ratuba e Campina Grandedo Sul e mais seis em Fozdo Iguaçu, Cascavel, Cia-norte, Guaíra, General Car-neiro e Mauá da Serra. Ainstalação será feita em par-ceria com seguradoras,que vão custear a compra

de equipamentos, no valorde R$ 1 milhão. A previsãoé de que o Governo do Es-tado invista R$ 22 milhõesno projeto.

Todos os pontos mo-nitorados ficarão a cerca de1,5 quilômetro de distânciados postos da Polícia Ro-doviária Federal (PRF) e doBatalhão de Polícia MilitarRodoviária (BPRv), res-ponsável pelos trechos es-taduais. A meta é de que no

prazo de um minuto e meioo veículo a ser fiscalizadoseja abordado por policiais.

As câmeras serãoequipadas com programade reconhecimento de nú-meros e caracteres das pla-cas dos veículos. As ima-gens captadas serão envia-das para postos da PRF eda BPRv, que poderão ve-rificar instantaneamente seum veículo é furtado, porexemplo, e abordar o mo-torista se necessário.Paramonitorar as informações,serão criadas 42 centrais demonitoramento em todo oParaná. Em cada uma de-las haverá fiscais analisan-do as informações capta-das. Será possível verificarque se há evasão fiscal demercadoria ou se o animaltransportado vem de algu-ma região sem controle fi-tossanitário.

A falta de atenção deum motorista provocouum acidente envolvendouma viatura da RondasOstensivas de NaturezaEspecial (RONE) no inícioda noite da segunda-feira(21) na BR-116, em Curi-tiba.

O acidente aconteceuno quilômetro 119, no bair-ro Tatuquara, quando umcomboio policial seguiapara Fazenda Rio Grande,para realizar uma opera-ção. Ninguém se feriu comgravidade.

Por volta das 19h30,um veículo que estava es-tacionado entrou de repen-te na via, obrigando duasviaturas a desviar do mo-torista. Ao entrar na con-

Motorista desatentobate em viatura

policial na BR-116tramão da rodovia, umadas viaturas bateu defrente contra um Astraocupado por um casal e afilha que seguia no senti-do contrário. O veículoque provocou o acidentenão parou e seguiu adian-te. "Felizmente ninguémse feriu e o Siate foi cha-mado para dar assistênciaaos passageiros, mas nadade grave. Faremos umboletim de trânsito e tudomais que caracteriza umveículo oficial", tenenteNunes.

Por causa do acidenteo trânsito neste trecho daBR-116 ficou lento poraproximadamente 40 mi-nutos. A pista foi liberadapróximo das 20h20.

Graças à divulgação deimagens de câmeras de se-gurança nos veículos decomunicação, um dos res-ponsáveis pelo latrocínio(roubo seguido de morte)de Omeri Luiz Rogério,ocorrido no dia 8 de de-zembro, foi preso na ma-drugada em Pinhais. Joel-cio Motta dos Santos(foto), 20 anos, foi captu-rado por policiais militaresna Rua Marrocos. A vítimafoi baleada por tentar evi-tar o crime se pendurandona janela do carro. O San-dero levado na época foi lo-calizado em estado de aban-dono no dia 10 de dezem-bro no Weissópolis, Pi-nhais. "Ele confessou par-ticipação no crime, mas ne-gou ter sido o autor do dis-paro que tirou a vida deRogério", afirmou o dele-gado titular da DFRV, Re-

Autor de latrocínio estápreso em Pinhais

nato Bastos Figueiroa.Figueiroa destacou que

o preso afirmou em depoi-mento que iria receber R$2,5 mil por carro roubado."Quem o pagaria seria ooutro autor do crime, Ada-ir Antonio Pedro, 30 anos,que já foi identificado aquipelo nosso Setor de Inteli-gência e também já teve suaimagem divulgada na mí-dia", disse o delegado. In-vestigadores da DFRVidentificaram dois adoles-centes de 15 anos de ida-de, além de Pedro e San-tos, como sendo os auto-res do latrocínio. Viatura ficou com a frente danificada

17Caderno Imobiliário A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013

18 A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013 Caderno Imobiliário

19Classificados A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013

BRAVA HGT 1.8 00/01,cor vermelha, dh, Insulfilme,4P, limpador traseiro, vte.Sem entrada 48x R$ 399,00.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PALIO 2001 4 portas,verde, trava elét., ar quente,limpador, desembaçador. DeR$ 11.900,00 por. R$8.900,00 à vista ou financio.Venha conferir essa oferta.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

PALIO Economy FireFlex, 2010, prata, 4 portas,travas elt, limp, desemb. Fi-nancia em até 60X fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

PALIO EDX, 1.5, 97,cor vermelha, 4 portas, c/ dh.R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO ELX, 2004, gas,4 portas, cor azul . R$17.500,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

PALIO fire economy 2010,prata, carro impecável, pára-choque personalizado, Confirapeq. Ent. + 48x de R$ 620,00.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

PALIO Young Fire 02/02cor azul, Alarme, ar qte, ldt,Trava elétrica, 2P. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PUNTO ELX 1.4 2010,vermelho, impecável, pla-ca A, completo, som, bai-xo km, ar quente, desem-baçador, aceito troca de -valor e financio. Rotta 8

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.

desemb, rodas de liga. Pe-quena entrada + parcelas fi-xas de R$ 389,00. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.

www.eliautoveiculos.com.br

KA tecno flex. 2009 (mo-delo novo) completo, rodas deliga, alarme placa A. Somen-te R$ 19.500,00 à vista. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

ROYALE GL 1994, prata,confira. À vista R$ 2.800,00 ous/ ent. 36x de R$ 195,00. Rotta8 Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

ASTRA Sedan Elegan-ce 2009 cinza, completo, airbag, ar cond digital. Aceitoseu carro na troca. Eliauto

CORSA sedan VHC 1.003/04, cor prata, Completo,Alarme, ac, ar qte, dt, dh,Insulfilme, rll, vte, espelhocortesia para passageiro emotorista, parachoque per-sonalizado. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Ria le .www.rialeveiculos.com.br

CORSA Wind hatch,2001, prata. R$ 10.800,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

MONZA Classic SE 1992vermelho, 4 pts, completo. Avista R$ 7.500,00. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

PRISMA Maxx 1.4,2011, prata, completo. Entra-da + parcelas fixas de R$499,00 fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

VECTRA Elite 2010,preto, completo, automáti-co + couro + teto solar+abs.+ rodas. Financia ematé 60X com a melhor taxado mercado. Eliauto Veícu-l os . Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

VECTRA GLS, 98, gas,4 portas, cor verde. R$14.900,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

FOX 1.6 p lus 2006,prata completo + rodas + airbag, 4 pts, placa A. Finan-cia em até 48x. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOl 1.0 4P 00/01, corcinza, Alarme, ar qte, ldt, In-

Veículos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

SIENA ELX Flex, dh,alarme, vidros e travas elé-tricas, ar qte, desemb. trasei-ro, abertura interna de portamalas e combustível, verme-lho, único dono, placa A. Acei-to seu carro na troca. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

SIENA HLX 2010, Pra-ta, completo, 1.4, alarme, in-sulfilme, carro impecável.Confira financio em ate 48xaceito troca - valor. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

STILO 1.8 8v 04/05 corprata, Completo, ac, ar qte,ldt, dh, Insulfilme, rll, vte, 4P,Bancos de couro, Paracho-que personalizado, Volanteescamoteavel. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO economy 2011,Prata, baixo km, confira car-ro impecável. Peq. Ent. +48x de R$ 514,00. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

UNO Mille Fire, 2005,gas, 2 portas. R$ 13.900,00.

Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

ECOSPORT XLT 2007,prata, completa, impecável,som, rodas, confira em ate48x, aceito troca - valor. Rot-ta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

ESCORT GL 1.6 1995,azul, ar quente, confira! Àvista R$ 4.700,00 ou s/ ent.+ R$ 278,00. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

ESCORT hobby 1994, cin-za, ar quente. Oferta R$ 4.500,00.S/ entrada + 35X R$ 270,00.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

FIESTA GL 2001, confi-ra. Entrada de R$ 1.000,00,+ 36X R$ 408,00. Rotta 8 Ve-ículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

FIESTA hatch, 1.0, flex,4P, 10/10, cor, vermelha,Completo, Alarme, ac, ar qte,ldt, dh, Insulfilme, vte, Cdplayer, Chave cópia, Paracho-que personalizado. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FOCUS sedan glx2011, prata, completo, baixokm, carro impecável, este-pe 0km. Confira em ate 48xe aceito troca de - valor. Rot-ta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

KA 1.0, 98, cor cinza.R$ 9.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

KA GL, 2004, prata, vi-dros elétricos, ar qt, limp e

Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CELTA Life Flexpower,2010, antifurto, ar quente,limp. e desemb. traseiro, in-sulfilme, cor prata. A vistaR$ 20.900,00. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CELTA spirit 2007, pre-to, ar quente, vidro elét, lim-pador, desembaçador, carroimpecável. Confira financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

CELTA VHC-e 2011, pra-ta, som, documentação 2013quitado, confira em ate 48x.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

CLASSIC VHC-e 2011,ar quente, placa A, desem-baçador, confira essa oferta,aceito Troca de - valor. Rotta8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

CORSA hatch premium1.4 2010, completo, alarme,carro impecável. Confira acei-to Troca -valor e financio. Rotta8 Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

CORSA Hatch, 1.0, 98,cor verde, 2 portas. R$8.900,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CORSA Joy, 1.0, sedan,2005, cor branca. R$17.900,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

CORSA Sedan Mileni-un, 2002 alarme, vidros, tra-vas, ar, desemb. placa A. Avista R$ 12.900,00. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

ELIAUTO VEÍCULOS ESTÁCOMPRANDO.

PAGAMENTO À VISTA.

20 A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013 Classificados

sulfilme, rll, trava elétrica, 4P,Cd player, Espelho cortesiapara passageiro, Paracho-que personalizado. Entrada+ 48x. Fone 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

GOL 1.8 MI, 97, cormarrom, 2 portas. R$9.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

GOL G3 1.0 2004 ver-melho ar quente, limpador,desemb, rodas de liga, vo-lante esportivo, placa A. Avista R$ 12.900,00. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOL G5 2010 1.6, vidroelét. Trava elét, ar quente,carro impecável. De R$27.800,00 por R$ 24.900,00à vista ou financia. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

GOL G5 2011, comple-to, baixo km, conj. Elét., pra-ta, alarme, flex. Confira acei-to troca - valor e financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

GOLF Flash 1.6, flex,06/06, cor preta, completo,alarme, ac, ar qte, ldt, dh,Insul f i lme, rLL, vte, 4P,ABS, Bancos de couro,Break light, Câmbio Manu-al , Engate, Parachoquepersonalizado, vidros elétri-cos nas 4P. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 R ia le .www.rialeveiculos.com.

GOLF GL 1.8 4P 96/96 corbranca, Alarme, dt, dh, rll, vidroselétricos, Câmbio Manual, Pa-rachoque personalizado, Volan-te escamoteavel. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOLF Sportline 1.6 prata,completo, abs, ar bag duplo, ban-co de couro, rodas 16', ano 2011.Financia em até 60x com a me-lhor taxa do mercado. Eliauto Ve-ículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

PARATI Confortline 1.6GIII, 2000 completa, 4 portas.Entrada + parcelas de R$439,00 fixas. Eliauto Veícu-

los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

SANTANA 1.8 MI 2001branco completo, original a ál-cool. Entrada + parcelas deR$ 379,00 fixas. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

AUDI A3 1.8 02/03, corprata, completo, alarme comacionamento dos vidros, ac di-gital, ar qte, ldt, dh, Insulfilme,rodas LL, vte, 4P, Air bag duplo,Banco bi-partido, Câmbio Ma-nual, Cd player, Chave cópia,Computador de bordo, Contro-le interno do espelho, Manual,Parachoque personalizado,volante escamoteavel. Entrada+ 48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.

AUDI A3 turbo 1.8 2002,carro impecável, prata, 4portas,placa A, 2 dono, manual, chaveres., estepe 0km, teto, couro, ro-das 19, pneus 0km, revisado.Confira carro original e conserva-do. Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

C3 excl. 1.6 2008, comple-to, dvd de teto, rodas, alarme,impecável. Confira aceito carrode - valor e financio em ate 48x.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

CAPTIVA sport fwd 2.4, 16v,171/185 cv 4x2, azul, rodas, com-pleto, banco de couro, excelenteestado, carro de procedência,aceito troca -valor e financio. Rot-ta 8 Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

CERATO ex 1.6 2010, pra-ta, completo, carro impecável, 1°dono. Aceito troca -valor e finan-cio. Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

CLIO Expression 1.0 05/

06 cor vermelha, ar qte, ldt, dh,Insulfilme, rLL 17, vte, 4P, Pa-rachoque personalizado, Reló-gio digital. Entrada + 60 x. Fone3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.

COROLLA 2012, Flex,completo+couro+ air bag du-plo +ABS placa A. Financiaem até 60X fixas. Melhor taxado mercado. Eliauto Veículos.Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

COROLLA XLI 1.6 2007,confira, metálico, completo,placa A, som, rodas, carroimpecável, baixo km. À vistaou financio em ate 48x. Aceitotroca -valor. Rotta 8 Veículos.Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

LOGAN aut 1.0 2008,vermelho, ar quente, desem-baçador, carro impecável.Confira financia em até 48x.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

MEGANE Sedan 1.6 flex,manual, 07/08, cor preta, ac, di-reção elétrica, vidros e travaselétricas, alarme com levanta-mento dos vidros, rodas de ligaaro 17 com 04 pneus novos.IPVA 2012 pago. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PEUGEOT 206 1.0, 2002,completo, cor prata, 4 portas.R$ 12.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PEUGEOT 207, 1.4, XRSport, 2011, completo, cor pre-ta. R$ 26.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

SANDERO aut 2009,azul, ar quente, limpador, de-sembaçador, placa A, carroimpecável. Confira financia emate 48x, aceito troca -valor.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

SANDERO autentic 2010,prata, direção, ar cond., ar qte,limp., desemb., carro bem con-servado, estado de 0km, aceitotroca -valor e financio. Rotta 8Veículos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

SCENIC expression 2.0gasolina 05/06, cor cinza,completo, Alarme, ac, ar qte,ldt, dh, Insulfilme, rLL, vte, 4P,ABS, Air bag duplo, Automá-tico, Bancos de couro, Con-trole de Som no Volante, Con-trole interno do espelho, En-gate, Freio a disco, Manual,MP3 Player, Regulagem elé-trica dos faróis, Volante es-camoteavel. Entrada + 60 x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.

SCENIC RT, 1.6, 16V,2002, gas., cor cinza, comple-ta, ótimo estado. R$ 17.900,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

C-14, 74, 6c, gasolina,carroceria de madeira. R$11.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

F-1000, MWM 226, 86,cabinada, impecável. R$30.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

KOMBI Vidraçada 2005,9 lugares, branca. Financiaem até 60X. Melhor taxa domercado. Eliauto Veículos.Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

MONTANA conquest

1.8 06/07 cor prata ac, arqte, dh, Insulfilme, RodasLL aro 15 , capota maríti-ma, documento 2012 tudopago. Entrada + 60x. Fone3604 -2428 R ia le .www.rialeveiculos.com.br

MONTANA LS 2011,prata, alarme, vidros e tra-vas, ar quente, air bag du-plo, Placa A. Financia ematé 60x, melhor taxa domercado. Eliauto Veículos.Fone 3627 -3643 .www.eliautoveiculos.com.br

MONTANA Sport 1.4f lex 2011 p ra ta comp le -t a . Ace i t amos seu ca r -r o na t r oca . E l i a uto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

RANGER 2.3 08/08 corbranca, ar qte, dh, 2P, Câm-bio Manual, Veículo revisa-do, 04 pneus goodyear embom estado, estribo, santoantonio, capota marítima tudo

novo. Em ótimo estado deconservação. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SAVEIRO 1.6, MI, 99,gas., cor branca. R$ 11.900,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

SILVERADO, 98, V6, di-esel, cor branca. R$ 38.900,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

SUZUKI Vitara, 2001,4X4, automática, gas., corbranca, 4 portas, completa. R$22.900,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

TOYOTA hilux 2008 srvd4-d, 3.0 automática, preta,completa, diesel. Aceito troca -valor e financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

HONDA BIZ, 2007, corpreta. R$ 3.300,00. FazendaAutomóveis.

YAMAHA FAZER ys250 09/10 cor preta, com ape-nas 4.800 km. Entrada + 48X.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

YAMAHA FAZER YS250 2007, injeção eletrônica,freio a disco, placa A. A vistaR$ 5.500,00. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

YAMAHA YBR, 2009,cor azul. R$ 5.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis.

COMPROCOMPROCOMPROCOMPROCOMPROconsórcio mesmo com parcelas

atrasadas. Pago à vista.

Tel 9937-4143 / 8531-0394

7811-2926 / 3604-6258

21Classificados A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013

SINE - AGÊNCIA DO TRABALHADOR FRGVAGA SEXO

ACABADOR DE MARMORE E GRANITO 1406582 MAS

AJUDANTE DE ELETRICISTA 1392977 MAS

ARMADOR DE FERRAGENS 1369423 MAS

AUXILIAR DE PRODUÇÃO 1354980 MAS

CARPINTEIRO 1410526 MAS

ENCANADOR INDUSTRIAL 1354917 MAS

ESTOQUISTA 1352940 MAS

GARAGISTA 1373020 MAS

LAVADOR DE VEÍCULOS 1391775 MAS

MONTADOR DE ANDAIMES – EDIFICAÇÕES 1400872 MAS

MONTADOR INSTALADOR DE ACESSÓRIOS 1351720 MAS

MOTOBOY 1378081 MAS

MOTORISTA DE CAMINHÃO MUNK 1371603 MAS

OPERADOR DE EMPILHADEIRA 1371552 MAS

OPERADOR DE ESCAVADEIRA 1408271 MAS

OPERADOR DE FURADEIRA 1355154 MAS

OPERADOR DE MÁQUINA FIXA 1403568 MAS

PADEIRO 1362300 MAS

PEDREIRO 1410632 MAS

PROGRAMADOR CNC 1400012 MAS

RECEPCIONISTA DE HOTEL 1373136 MAS

SERVENTE DE PEDREIRO 1385454 MAS

VENDEDOR 1417043 MAS

VENDEDOR PRACISTA 1403363 MAS

ATENDENTE DE BUFFET 1382788 FEM

ATENDENTE DE TELEMARKETING 1355504 FEM

AUXILIAR DE COZINHA 1393265 FEM

AUXILIAR DE ESCRITÓRIO 1359582 FEM

CAIXA EM SUPERMERCADO 1373315 FEM

CAMAREIRA 1355468 FEM

COZINHEIRA 1359616 FEM

OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 1373074 FEM

VENDEDOR INTERNO 1378859 FEM

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 1393452 INDF

ATENDENTE DE BALCÃO 1373432 INDF

ATENDENTE DE LANCHONETE 1404206 INDF

AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO 1391868 INDF

AUXILIAR ADMINISTRATIVO 1409027 INDF

AUXILIAR DE COZINHA 1355360 INDF

AUXILIAR DE CRÉDITO 1397757 INDF

AUXILIAR DE ESTOQUE 1410159 INDF

AUXILIAR DE PRODUÇÃO 1410170 INDF

CAIXA DE LOJA 1398415 INDF

COZINHEIRO 1406820 INDF

FISCAL DE LOJA 1397852 INDF

GARÇOM 1406916 INDF

OFICAL DE SERVIÇOS GERAIS 1393319 INDF

OPERADOR DE BALANÇA RODOVIÁRIA 1386782 INDF

OPERADOR DE CAIXA 1416335 INDF

OPERADOR DE MÁQUINA FIXA 1393796 INDF

REPOSITOR 1373377 INDF

VENDEDOR INTERNO 1360658 INDF

Interessados comparecer na Agência do Trabalhador de FRG -Rua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13h as 17h munidos de documentos

Interessados encaminhar currículo para [email protected] ou levarcurrículo pessoalmente a rua Cesar Carelli, 90 - Edifício Cordilheira,

Bairro Pioneiros - Fazenda Rio Grande/PR - Fone: (41) 3627-4759

ADESIVADOR LIDER 12-0285 (Masc)ADESIVADOR 12-0283 (Masc)AJUDANTE DE MOTORISTA 12-0203 (Masc)ASSISTENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL 13-0030 (Masc)AUXILIAR DE ELETRICISTA 12-0284 (Masc)AUXILIAR DE PRODUÇÃO 13-0021 (Masc)AUXLIAR DE PINTURA 12-0287 (Masc)AUXILIAR DE LOGÍSTICA 12-0204 (Masc)COORDENADOR COMERCIAL 13-0015 (Masc)ESTAGIO SUPERIOR CIÊNCIAS CONTABEIS 12-0278 (Masc/Fem)ESTAGIO SUPERIOR JORNALISMO 13-0009 (Masc/Fem)ESTÁGIO TECNICO SEGURANÇA DO TRABALHO 12-0276 (Masc)ENGENHEIRO JUNIOR 12-0282 (Masc)ELETROMECÂNICO MANUTENÇÃO 13-0025 (Masc)GERENTE ADMINISTRATIVO/LOGISTICA 13-0020 (Masc/Fem)JARDINEIRO 13-0012 (Masc)LAVADOR DE VEICULOS 12-0289 (Masc)MONTADOR ESTRUTURAS METALICAS 13-0022 (Masc)MOTORISTA INSTALADOR 13-0019 (Masc)MONTADOR INSTALADOR 13-0018 (Masc)MOTORISTA 12-0202 (Masc)MEIO OFICIAL DE FERRAMENTEIRO/FREZADOR 12-0281 (Masc)MECÂNICO DIESEL 12-0279 (Masc)OPERADORA DE CAIXA 13-0026 (Fem)PREPARADOR E PROGRAMADOR DE CNC 13-0014 (Masc)PROJETISTA 12-0233 (Masc)TORNEREIRO FERRAMENTEIRO 12-0288 (Masc)TÉCNICO EM INFORMÁTICA 13-0023 (Masc)TÉCNICO ADIFICAÇÕES (COORDENADOR) 13-0028 (Masc)TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO 12-0276 (Masc)ZELADOR 13-0006 (Masc)

3627-2501Rua Itália, 156 -

Nações - FRG

Agora você não tem

mais desculpas...

TÁ NA HORA DE SUAR!

22 A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013 Emprego

Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Eco-nomia Solidária

Avenida Rui Barbosa, 9.244 - Centro - São José dosPinhais - Telefone: 3283-6800 - Horário de atendimentoao público: de seg. a sex. das 8h às 16h

Indispensável apresentar Carteira de TrabalhoVagas: 90 vagas para Auxiliar de Produção, não é necessá-

rio experiência. Escolaridade: 1º grau completo.50 vagas de Pedreiro / 60 vagas de Servente de Pe-

dreiro06 vagas para Técnico em Telecomunicação com

06 meses de experiência. As entrevistas estão sendo fei-tas até o dia 11 (sexta-feira) na sede da Secretaria das8h às 16h.

Vagas para Pessoas com Deficiência: 50 vagas para Auxiliar de Produção, não é necessá-

rio experiência

Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego eEconomia Solidária

Avenida Rui Barbosa, 9.244 – Centro – São Josédos Pinhais - Telefone: 3283-6800

Horário de atendimento ao público: de seg. a sex.das 8h às 16h

Indispensável apresentar Carteira de Trabalho Cursos:

Logística Industrial / Inspetor de Qualidade / Me-cânica Básica Industrial / Operador de Empilhadeira /Soldador

Cursos para Pessoas com Deficiência:Mecânica Básica – inscrições até 16/01 – início do

curso 21/01 – carga horária: 160 horas

Agência do Trabalhador de SJPoferece 380 vagas de emprego

Cursos profissionalizantes de graça

A Agência do Trabalha-dor de Piraquara em par-ceria com a Rede Esperan-ça, de Curitiba, oferececursos profissionalizantesgratuitos para a populaçãodo município. Estão sendooferecidas vagas nos cur-sos de Informática Empre-sarial I, Cabeleireiro, Higi-ene e Beleza, Tornearia eAjustagem, Auxiliar de Me-cânica Industrial e Panifi-cação.

As inscrições devemser feitas até o dia 29 dejaneiro, no próprio CentroProfissionalizante, localiza-do na Rua Nicácio Riquel-me, N° 192, bairro Capãoda Imbuia, em Curitiba. Osinteressados podem fazer ainscrição de segunda a sex-ta feira, das 8h às 11h e das13 às 16h, e devem apre-sentar o documento deidentidade ou certidão denascimento, CPF, compro-vante de renda e endereçode Piraquara.

As aulas terão inicio nodia 04 de fevereiro. Maisinformações : 3673-1173,3673-8544 e 3673-2406 e

Agência do Trabalhador de Piraquara abreinscrições para cursos profissionalizantes gratuitos

na Agência do Trabalhadorna Av. Getúlio Vargas, 74

Confira o conteúdo decada curso:

Informática Empresa-rial I: Informática básica,word, DHC, power point,assistente administrativo,contábil e financeiro, em-preendedorismo. (Cargahorária 200 horas).

Cabeleireiro: Básico,corte de cabelo, química decabelo e DHC. (Carga ho-rária 400 horas).

Higiene e Beleza: depi-lação, maquiagem, manicu-re e pedicure, empreende-dorismo e DHC. (Cargahorária 200 horas).

Tornearia e Ajustagem(Carga horária 320 horas).

Auxiliar de MecânicaIndustrial: Leitura e inter-pretação de desenho, me-trologia, matemática bási-ca, tecnologia mecânica,formação cidadã e DHC.(Carga horária 180 horas).

Panificação: Panifica-ção, confeiteiro básico eDHC (Carga horária 200horas).

Mais de 500 vagas deemprego temporário para aPáscoa estão abertas naAgência do Trabalhador deCuritiba, principalmentepara os setores da indústriae do comércio. As oportu-nidades são, na maioria,para linha de produção epromoção de vendas, comsalários entre R$ 812,00 aR$ 900,00 mais benefícios,como vale-transporte, ali-mentação, premiações e adi-cional noturno.

Para o secretário es-tadual do Trabalho, LuizClaudio Romanelli, esta éuma oportunidade para

Páscoa abre 500 vagasna Agência do Trabalhador

de Curitibaquem busca o primeiroemprego, já que grandeparte das vagas não exigeexperiência. “Muitos tra-balhadores temporáriossão efetivados e continu-am trabalhando nas em-presas”, destacou.

Os interessados nasdevem procurar a Agên-cia do Trabalhador de Cu-ritiba, na Rua Pedro Ivo750, das 8h às 17h30,exceto finais de semana eferiados. As vagas reque-rem idade mínima de 18anos, e os candidatos de-vem cursar ou ter conclu-ído o ensino médio.

23Meio Ambiente A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013

Ecoturismo oferece atividadesrelacionadas à conservação ambientalO ecoturismo é o ramo

da atividade turística base-ado no contato com a na-tureza, oferecendo ativida-des relacionadas à consci-entização e à conservaçãoambiental. O termo foi in-troduzido no Brasil no finaldos anos 1980, seguindo atendência mundial de valo-rização do meio ambiente.O ecoturismo está direta-mente ligado ao turismosustentável, que atende às

necessidades dos turistassem prejudicar as regiõesreceptoras.

As principais caracte-rísticas do ecoturismo são:a realização de atividadescomo caminhada, mergu-lho, trilhas e safáris foto-gráficos; a proteção e aconservação dos recursosnaturais; e ainda o estímu-lo à educação ambiental.

Os principais destinosde ecoturismo no Brasil

estão no Norte, no Nordestee no Centro-Oeste do País,como Pantanal (MT/MS),Chapada Diamantina (BA),Maceió (AL) e Barcelos(AM), ideal para a pescaesportiva. As cidades deBonito (MS) e Foz do Igua-çu (PR) também encantamturistas brasileiros e estran-geiros com suas belas pai-sagens naturais.

Fonte:Ministério do Turismo

Curitiba oferece váriasopções de passeios ao arlivre nessas férias de verão.São 24 parques espalhadospor toda a cidade, com atra-ções diversas. Somados a15 bosques e mais de milpraças e jardinetes são qua-se 24 milhões de metrosquadrados de área verde.

Um dos destaques é oJardim Botânico, espaçopúblico mais visitado dacidade, com média de fre-qüência anual de um milhãode visitantes. Com área to-tal de 178 mil metros qua-drados, registra o maiornúmero de paradas do ôni-bus da Linha Turismo.

Outra ótima opção depasseio nas férias é o Zoo-lógico de Curitiba, localiza-do no Alto Boqueirão. Commais de 1,8 mil animais de130 espécies - entre aves,peixes, mamíferos exóticose nativos, primatas e répteis- o espaço é garantia de di-versão e conhecimento.

A média de público nolocal é de 650 mil pessoaspor ano. Se forem consi-deradas as visitas de gru-pos escolares, cujas crian-ças não passam pelas role-tas, este número se apro-xima de um milhão de pes-

Valorize o Meio Ambiente e aproveiteas férias nos parques da cidade

soas por ano.O Zoológico de Curiti-

ba, inaugurado em 1982, éum dos maiores do Brasil,com 589 mil m2. Entre asprincipais atrações de suafauna estão um leão, qua-tro leoas, um urso de ócu-los, um casal de girafas,três hipopótamos, três ja-carés, um tigre de bengala,quatro onças pintadas e umchimpanzé, além de onçaspardas, macacos e aves.

Passeio PúblicoVisitar um zoológico

em pleno centro da cidadeé outra ótima opção para asférias. No Passeio Público- o mais antigo parque mu-nicipal de Curitiba, inaugu-rado em 1886 - há 390 pe-quenos animais, de 150 es-pécies diferentes. São 40mamíferos, 280 aves, 70répteis e 20 peixes.

Numa área de quase 70mil metros quadrados, commuitas ilhas e pontes, hádiversas espécies nativas eexóticas. Entre as árvoresestão carvalhos, ciprestes,paineiras, jacarandás, plá-tanos, ipês-amarelos, cane-las e eucaliptos.

Uma das maiores atra-ções do parque é um terrá-rio que abriga serpentes e

lagartos de espécies exóti-cas e raras, vindas de di-versas partes do mundo.Também há um aquário,com variedades de peixesde rios e ornamentais daregião amazônica e da Áfri-ca. No Passeio há restau-rante, play-ground, aquário,terrário, sanitários, rinque depatinação, ponte pênsil, casada guarda, pedalinhos, pis-ta para caminhadas, ciclo-via, bicicletário.

Serviço:Zoológico de CuritibaRua João Miqueletto,

Alto Boqueirão.Horário de funciona-

mento: Terça-feira a domin-go, das 9 às 17 horas.

Passeio PúblicoEsquina das ruas Pre-

sidente Farias e João Gual-berto, Centro.

Horário de funciona-mento: Terça-feira a domin-go, das 6 às 20 horas (oaquário e o terrário abremdas 9 às 17 horas).

Jardim BotânicoAvenida Professor Lo-

thario Meissner, esquinacom a Rua Engenheiro Os-toja Roguski.

Horário de funciona-mento: Diariamente das 6às 20 horas.

Os processos indus-triais e de geração de ener-gia, os veículos automo-tores e as queimadas são,dentre as atividades huma-nas, as maiores causas dapoluição do ar, muitas de-las tóxicas à saúde da po-pulação e responsáveispor danos à flora.

A poluição atmosféri-ca pode afetar bens mate-riais (corrosão), a qualida-de do solo e das águas(chuvas ácidas) e prejudi-car a visibilidade.

"O quadro de poluiçãodo ar no Brasil é extrema-mente diverso", declara ogerente de Qualidade doAr do Ministério do MeioAmbiente, Rodolfh Noro-nho. Ele explica que, pe-las diferenças nas carac-terísticas de cada estadoem termos de recursosnaturais, atividade econô-mica, entre outras, é difí-cil estabelecer um perfilnacional.

As fontes que provo-cam a poluição do ar sãodivididas em três princi-pais: as fixas, que são asindústrias e os aterros;

Programa controlapoluição provocada por veículos

móveis, que têm origemem meios de transporte emgeral; e as agrossilvipasto-ris, como a agricultura,queimadas e o desmata-mento.

Para controlar a quali-dade do ar no País, foi cri-ado, em 1989, o ProgramaNacional de Controle deQualidade do Ar (Pronar),que, entre outros objetivos,estabelece metas para aárea. Com o passar dosanos, outros programasforam incorporados ao Pro-nar.

É o caso do Programade Controle da Poluição porVeículos Automotores(Proconve), que atualiza ospadrões para carros, ôni-bus e caminhões novos."Com esse programa, al-cançamos resultados exce-lentes. O último inventárionacional traz as projeçõese mostra que já tivemos re-duções expressivas naemissão de poluentes", dizNoronho.

Em 2012, o Proconveentrou na fase para veícu-los pesados. "Essa etapaestabelece limites de emis-

são de poluentes mais rí-gidos. Isso significa umaredução na poluição de-corrente da incorporaçãode novas tecnologias nosmotores e da utilização deum combustível com me-nor teor de enxofre", ex-plica coordenador de Re-síduos e Emissões da Di-retoria de Qualidade Am-biental do Ibama, PauloMacedo, responsável peloProconve.

Mas o programa de-fine mudanças apenas paraos veículos novos. O ge-rente de Qualidade do Ardo MMA vê a necessida-de de aumentar a adesãoao Programa de InspeçãoVeicular, que hoje é obri-gatório somente na cida-de de São Paulo e no Es-tado do Rio de Janeiro. "Éimportante fiscalizar tam-bém os carros que estãoem uso", afirma.

Fontes:Ministério do Meio

AmbienteIbama

Instituto Nacionalde Pesquisas Espaciais

(Inpe)

Fonte e fotos: Site Terra

24 A SEMANA25 a 31 de janeiro de 2013 Esporte

Atlético enfrenta campeãobúlgaro em torneio na Espanha

Fórmula 1:Massa lamenta "solidão" na F1 e culpa categorias de base do BrasilO paulista Felipe Massa estreou na Fórmula 1 em 2002 e desde então

esteve acompanhado por pelo menos um compatriota na categoria. Esse cená-rio pode mudar em 2013, temporada na qual até aqui o ferrarista é o único brasileiro garantido.Enquanto Bruno Senna e Luiz Razia ainda tentam assinar contrato com alguma equipe, Massalamenta a diminuição do número de pilotos do País e culpa as categorias de base por isso...

Futebol:Rogério Ceni comemora 40 anos

Ídolo são-paulino, Rogério Ceni completou 40 anos na última terça-feira.Iniciou sua carreira no Sinop em 1990 e com apenas 17 anos, ele já era lançadona equipe profissional do time de Mato Grosso. Nessa época, o goleiro aindadividia o esporte com o trabalho no Banco do Brasil. Pouco depois, no mesmoano, foi contratado pelo São Paulo para ser o quarto goleiro. Depois de ser

reserva de Zetti por anos,Ceni conquistou a titulaidade e o primeiro título como camisa 1 entre osprofissionais foi no "Expressinho", comandado por Muricy Ramalho, ele levantou a Copa Conmebol,de 1994.

Goleiro artilheiroA cena que se repetiria muitas vezes aconteceu pela primeira vez em 1997. Em 15 de fevereiro,

em Araras, pelo Campeonato Paulista, Rogério Ceni marcou um belo gol de falta contra o União SãoJoão. E pegou gosto e confiança diante dos companheiros. Já em 2000, Rogério Ceni entrava nahistória do São Paulo. Foi de uma cobrança de falta sua que nasceu o milésimo gol do time tricolor emCampeonatos Brasileiros (contando a partir da edição de 1971), em um empate por 1 a 1 com oInternacional. Titular da Seleção com Leão, Rogério perdeu espaço com Felipão, mas foi à Copa doMundo de 2002 como terceiro goleiro. Assim como Dida, ele não entrou em campo e viu Marcosbrilhar na conquista do penta. Em 2006, com dois gols sobre o Cruzeiro, Rogério chegou a 64 nacarreira e superou o paraguaio José Luis Chilavert (62 gols) como o goleiro mais artilheiro da históriado futebol mundial. A incrível marca de 100 gols foi alcançada por Rogério Ceni justamente contra oarquirrival Corinthians, em 27 de março de 2011, pelo Paulista. Com uma cobrança de falta certeira,ele superou Júlio César e ajudou na vitória por 2 a 1.

O milésimo jogoOutra marca importante de Rogério foi o milésimo jogo com a camisa do São Paulo. Foi no Morumbi

lotado, em 7 de setembro de 2011, em vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG. Para fechar sua história emseu último título pelo São Paulo, na Copa Sul-Americana de 2012, o capitão Rogério cedeu o troféu paraLucas, que se despedia do Morumbi para jogar no Paris Saint-Germain, da França. O jogador seguefirme na equipe são-paulina para as competições desta temporada, entre elas a Libertadores.

Futebol internacional:Nasceu o filho de Piqué e ShakiraO filho da cantora colombiana Shakira e do jogador do Barcelona, Gerard

Piqué, nasceu na noite da última terça-feira em um hospital de Barcelona (Cata-lunha, nordeste), noticiou a imprensa esportiva local. O bebê, que se chamaráMilan, "veio ao mundo após um parto por cesárea na Clínica Teknon de Barcelona", reportou o jornalesportivo catalão Sport. O primogênito de Shakira e Piqué nasceu após as 22h30 locais (19h30 deBrasília). Shakira deu entrada ao hospital às 18h30 locais (15h30 de Brasília). O casal tinha anunciadoem setembro passado que a cantora estava grávida do primeiro filho.

Enquanto o time Sub-23 disputa o campeonatoregional de olho no clássi-co com o Paraná, o timeprincipal faz os últimosajustes para o MarbellaCup, torneio realizado naEspanha e que reúne equi-pes do Leste Europeu. Aorganização anunciou natarde desta terça-feira (22)a tabela de jogos da com-petição que tem início nodia 4 de fevereiro e termi-na no dia 10 do mesmomês. Na primeira rodada,

pelo Grupo D, o AtléticoParanaense enfrenta o Lu-dogorets Razgrad, atualCampeão Búlgaro, no dia04, às 11h. Ainda nesta ro-dada, Dínamo Bucarestenfrenta o Lech Poznan, oKutiasi joga contra o Ra-pid Bucarest, que entrouno lugar do Rubin Kazan,e o Dínamo de Kiev faz oconfronto contra o OtelulGalati.

O Furacão enfrenta-rá na segunda fase dacompetição o Dínamo

Kiev ou o Otelul Galati,no dia 07 de fevereiro, às13h30.

No último dia da Mar-bella Cup, os vencedoresdos confrontos entre o lí-der do grupo A x líder dogrupo B e líder do grupoC x líder do grupo D seenfrentam pelo título, nodia 10 de fevereiro. Os per-dedores dos confrontosacima disputam o terceiroe quarto lugar e os outrosjogam pela quinta a oitavacolocação.

O Coritiba venceu oParanavaí por 4×1 na noiteda última quarta-feira (23),pela 2ª rodada do Campeo-nato Paranaense 2013. E aprimeira vitória veio commuito entusiasmo das ar-quibancadas, com gols deRobinho (duas vezes), Chi-co e Deivid. O torcedortambém já pode ver poucoa pouco os titulares emcampo, seguindo o plane-jamento da comissão téc-nica em moldar a equipegradativamente ao longodeste início de ano. A es-treia do time consideradoideal com o meia Alex rela-cionado será no amistosodeste sábado contra o Có-lon, da Argentina, às 17horas, no Couto Pereira.

Mas na vitória convin-

Coxa prepara estreia de titulares após aperitivoda primeira vitória em casa com time B

cente diante do Paranavaí,a presença de três titularesdeu mais qualidade à equi-pe que não havia passadode um fraco empate na es-treia do Estadual diante doOperário. O técnico Mar-quinhos Santos iniciou apartida com Vanderlei, Gil,Luccas Claro, Chico, Elti-nho, Junior Urso, Djair,Robinho, Thiago Primão,Rafinha e Deivid.

Com essa formação, otime coxa-branca dominou

as ações ofensivas e deupouco espaço ao Vermelhi-nho. No segundo tempo, otorcedor ainda teve de que-bra para fechar a noite, umgolaço do atacante Deividque, em contra-ataque apósroubada de bola de RafaelSilva, recebeu na frente ecom um toque de categoriaencobriu o goleiro.

Com a vitória o Coxachegou aos quatro pontosno Estadual e agora se pre-para para enfrentar o Cia-norte na terceira rodada dotorneio, no próximo domin-go, no interior do estado.Para esse jogo, o atacanteArthur pode ser escaladona equipe B. Ele teve onome publicado no BoletimInformativo Diário (BID)da CBF nesta quarta-feira.

Robinho comemora gol na

vitória sobre Paranavaí