edição 228

24

Upload: asemana-news

Post on 20-Mar-2016

259 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

De 13 a 19 de abril

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 228
Page 2: Edição 228

Geral02

Diretor: Sérgio Dal Gallo

Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A SEMANA News - CNPJ: 08.707.885/0001-75Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - CuritibaRedação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG

Fone: (41) 3627-1997 / [email protected]

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

Diagramação: Tatiana Carla de Souza

Tiragem: 25 mil/mês

Impressão: Editora O Estado do Paraná S/A

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

O jornal é distribuído em Curitiba e Região Metropolitana

www.asemananews.com.br

Pancadas de chuvaisoladas à tarde

Máx.27º - Mín. 15º

A SEMANA News13 a 19 de abril de 2012

Editorial○

Pesquisa confirma o demonstradopelo jornal A SEMANA!!!

Expediente

Fatos que marcaram a semana○

ReflexãoTer tudo e não ter nada...

Datas e Fatos

Piadas

Parcialmente nublado comchuvas e trovoadasMáx.24º - Mín. 17º

Nebulosidade variável epancadas de chuva.Máx.24º - Mín. 16º

Muitas nuvens

Máx.21º - Mín. 15º

Muitas nuvens

Máx.23º - Mín. 14º

Em edições recentes este periódico tem mostrado o verdadeiroabandono, o descaso - ou falta de competência como queiram -protagonizado pela administração Luciano Ducci com a capital detodos os paranaenses e seus respectivos habitantes. É claro queisto - falta de competência administrativa - não ocorre apenas nacapital, mas também em algumas outras cidades que compõem aRMC. Mas o nosso foco hoje é a nossa querida Curitiba.

E no último sábado pesquisa divulgada comprovou aquilo queconstantemente o nosso trabalho tem mostrado. Um verdadeiro ba-nho, sim foi este o resultado, pois o atual prefeito de Curitiba ocupou oterceiro lugar entre nomes pesquisados, muito embora um dos nomesque pontuou em sua frente tenha servido como repúdio ou protesto pelapéssima administração da atual gestão curitibana. É que o segundocolocado, Ratinho Jr, não tem nada em seu currículo que possa con-vencer o conservador povo curitibano em tê-lo como prefeito.

Gustavo Fruet foi o nome que deu um verdadeiro show emtodos os cenários. Este nome é a verdadeira preocupação deDucci. O nome que o desnorteou desde quando Fruet deixou ogrupo do governador que apóia a atual gestão da capital. E isto tudose deve ao currículo de Gustavo que, além de ser filho de um dosmaiores prefeitos que Curitiba bem como o estado do Paraná jáconheceu sempre se destacou pela sua grande atuação política,principalmente como Deputado Federal.

E é justamente a divulgação da verdade nua e crua que temfeito do jornal A SEMANA “o preferido” pelos seus incontáveisleitores em todo o seu universo. Enquanto canais recebem dinhei-ro dos cofres públicos para divulgarem ações enganadoras, esteperiódico mostra o descaso àqueles que tanto precisam do empe-nho dos seus políticos, os quais vale lembrar excelências, sãoseus eleitores. Pessoas que vêem o suado dinheiro dos seusimpostos sendo jogado pelo ralo, enquanto as suas ruas continu-am intransitáveis e as unidades de saúde a espera de médicos.

Aliás, você sabia que apenas um vete daqueles mostradonos canais de televisão em horário nobre dá para pagar o saláriomensal de um médico para a unidade de saúde aí do seu bairro?O pior é que se trata de um simples vete falando de supostas ruasasfaltadas, asfalto este que está passando a ser lenda ou merodesconhecido dos milhares de habitantes curitibanos que pagamimpostos, pois a rua em que moram está há anos esperando queseja realizada ao menos uma operação tapa buracos...

E por isso é hora de dar um basta Curitiba! Gustavo Fruet nomeforte que surge por atuações passadas e não promessas de vamosfazer ou vai mudar. Fruet traz na bagagem a história de Mauricio, seupai, que tem o seu nome registrado não só nos anais políticos donosso Estado e sim no coração do sofrido e humilde povo da grandeCuritiba, que jamais esquecerá aquele que lhes amparou em todosos sentidos e não somente naquilo que lhe convinha.

Quero nobre e fiel leitor, no entanto, pedir a sua mais pura atenção.Não deixe nomes levarem você ao erro mais uma vez! Afinal, qual aesperança que pode lhe dar um filho de comediante que se fez politica-mente principalmente com o poder econômico do seu pai, dono deinúmeras emissoras de rádio e televisão, e que hoje brinca de fazerpolítica? Aliás, ficam as perguntas: o que este e outros tantos quecolocaram seus nomes para uma suposta disputa para a prefeitura(sabe-se lá até quando, ou até que seu apoio valha mais que a candi-datura) fizeram pelo povo curitibano? Será que estes cidadãos conhe-cem a cidade de Curitiba e seus problemas? Será que conhecemalém do bairro nobre que residem? Reflita caro leitor e eleitor antes dedecidir o que será de você e de seu município nos próximos 4 anos.

Até o momento o melhor nome é o de Gustavo Fruet, ou vocêjá ouviu falar de outro que poderia vir a suprir aquilo que a verdadeiranação curitibana necessita? É hora de mudar! Você que acredita oua partir desta edição passou a dar crédito a este periódico como oseu verdadeiro jornal, lembre-se que farás parte das nossas vidas,pois temos o apreço em cada palavra que levamos até você...

Nós estaremos em cada participação neste espaço por vocêadotado como seu, minuciosamente avaliando todas as nossaspalavras para que aquilo que chegar ao seu coração tenha umverdadeiro valor. E se hoje colocamos aqui a nossa participaçãovoltada a Gustavo Fruet, tenha a absoluta certeza de que não existeum vintém sequer para que tais palavras fossem publicadas, massim o nosso desejo de ver novamente Curitiba em mãos daquelesque amam àqueles que a fazem.

Juntos seguiremos por todos os dias enquanto aqui estiver-mos, e unidos sempre bradaremos viva o Senhor Jesus.

13/04/1919 - O exército britânico destruiu uma cidade sagra-da da Índia e executou pessoas que protestavam contra as novasleis impostas pelo império.

14/04/1912 - O navio Titanic, que havia começado sua via-gem de inauguração no dia 10, bateu em um iceberg e afundou em2 horas e 40 minutos. O acidente matou 1.523 pessoas.

15/04/1959 - O ditador cubano Fidel Castro visitou os EstadosUnidos pela primeira vez depois da revolução.

16/04/1934 - Foi criada a Viação Aérea de São Paulo, a VASP.

17/04/1996 - Em confronto com a polícia, 19 trabalhadoressem-terra foram mortos em Eldorado dos Carajás, no Pará.

18/04/1942 - Em resposta ao ataque japonês a Pearl Har-bor, bombardeiros B-25 liderados pelo coronel James Doolittleatacaram Tóquio, causando pouco dano mas abalando a moraljaponesa.

19/04/1994 - O jogador de futebol Dener morreu aos 23 anosem um acidente de carro na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio deJaneiro. Ele estava usando o cinto de segurança de forma erradae sofreu lesões na coluna cervical.

"Certo dia um pai de família rica levou seu filho para viajarpara o interior com o firme propósito de mostrar o quanto aspessoas podem ser pobres. Eles passaram um dia e uma noitenum sítio de uma família muito pobre. Quando retornaram daviagem, o pai perguntou:

- Como foi a viagem?- Muito boa, Papai!- Você viu como as pessoas pobres podem ser?-Sim.- E o que você aprendeu? O filho respondeu:- Eu vi que nós temos um cachorro em casa; eles tem

quatro. Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim;eles tem um riacho que não tem fim. Nós temos uma varandacoberta e iluminada com luz; eles tem as estrelas e a lua, nossoquintal vai até o portão de entrada; eles tem uma floresta inteira.Quando o pequeno garoto estava acabando de responder, seupai ficou estupefato. E o filho acrescentou:

- Obrigado pai por me mostrar o quanto "pobres" nós so-mos!

Tudo o que você tem depende da maneira como você olhapara as coisas. Se você tem amor, amigos, família, saúde, bomhumor e atitudes positivas para com a vida, você tem tudo!

Se você é "pobre de espírito", você não tem nada!"

Dois amigos, um paulista e outro mineiro estão sentados con-versando, quando um diz para o outro:

- Amigo você sabe guardar segredo?O mineiro responde:- Claro que sei, pó contar.E o paulista fala:- É que eu estou precisando de R$500, 00 emprestado.E o mineiro diz:- Não se preocupe, vou fingir que nem ouvi. ***Você sabe o significado da expressão: "Cutucar a onça com

vara curta"?R: -É o japonês transando com a sogra....... ***Um japonês, um americano e um português conversavam,

de repente ouve-se um barulho. O americano abre a mão, puxauma antena pequena e começa a conversar. Logo após outrobarulho. O japonês levanta o polegar puxa uma antena muito pe-quena e começa a conversar.

O português fica perplexo.De repente, o americano e o japonês olham para o português

e, então, o português começa a colocar lentamente a língua parafora. O japonês e o americano perguntam:

- O que é isso português?Que responde:- Estou recebendo um fax!***Um gaúcho chega em Belo Horizonte, entra em um arma-

zém e diz:- Quero comprar aquele pinico!Responde o mineiro:- Ah, aqui a gente não chama de pinico, o nome é Gaúcho!Diz o gaúcho!- Ah bom. Então me vende um gaúcho para eu colocar um

monte de mineiro dentro!

15 de abril Dia do Desenhista

No próximo dia 15 de abril celebra-se o Dia do Desenhista.Profissionais que com muito talento e habilidade usam a criativida-de para expor ideias e imagens que mexem com o imaginário daspessoas. Nossa homenagem a todos os desenhistas e especial-mente ao cartunista do jornal A Semana, Enéas Ribeiro pela com-petência, inteligência e dedicação mostrada a cada traço.

Page 3: Edição 228

Destaque 03www.asemananews.com.brA SEMANA News

13 a 19 de abril de 2012

Primeiro em todos os cenários, Fruetadota cautela após divulgação de pesquisa

O ex-deputado federal aparece em vantagem sobre os concorrentes e ainda tem o menor índice de rejeição

A Páscoa não foi docepara o prefeito de Curitiba,Luciano Ducci. Isso por-que a pesquisa Ibope/CBNdivulgada no último sába-do, um dia antes de os elei-tores abrirem os ovos dechocolate revelou que oatual prefeito da capital pa-ranaense está em baixa nacorrida pela reeleição. Eleapareceu somente em ter-ceiro lugar, com 16% dasintenções de voto, atrás deGustavo Fruet(PDT), pri-meiro com 26% e de Rati-nho Junior(PSC), com24%.

O ex-prefeito RafaelGreca(PMDB) foi o quar-to mais lembrado com 7%da preferência do eleitora-do, enquanto o deputadofederal Dr. Rosinha(PT),alcançou 4%. A vereadoraRenata Bueno(PPS) apare-ceu com 2%. Brancos enulos somam 9%. Indeci-sos totalizam 11% das res-postas.

A pesquisa, registradano TRE foi realizada entreos dias 27 a 29 de março,com 812 entrevistas. Amargem de erro é de até 3pontos percentuais para

mais ou para menos.Os dados do levanta-

mento revelaram também

que Fruet lidera a corridapela sucessão ao Executi-vo curitibano em todos os

cenários. Sem a candidatu-ra de Ratinho Jr, Fruet apa-rece com 37% das inten-ções de voto, seguido deDucci, com 22%. RafaelGreca tem, neste quadro,11%. Outros pré-candida-tos atingiram menos de 5%.

Em outra leitura, a queavaliou os principais nomespara a disputa eleitoral emCuritiba, Fruet aparececom 32%, enquanto Rati-nho Jr ficaria com 27% eDucci, com 18% da prefe-rência dos eleitores.

Mas uma avaliação quepara os especialistas naárea política conta muito naprojeção da viabilidade deuma candidatura é a rejei-ção ao nome. E novamentequem se destacou foi o ex-deputado federal GustavoFruet. Ele tem a menor re-

jeição com 16% e o maiorpotencial de crescimento(72%).

Quem teve o maior ín-dice de rejeição foi RafaelGreca, com 49%, seguidode Renata Bueno, com35% e Luciano Ducci, com32%. Dr. Rosinha, vem emseguida, praticamente em-patado com Ducci com31%, enquanto Ratinho Jr,aparece com 28%.

O resultado da primei-ra pesquisa eleitoral emCuritiba revelou que Fruetacertou ao decidir concor-rer ao cargo de prefeito dacapital paranaense, depoisda expressiva votação parao Senado no ano passado,quando em pouco tempode campanha conquistousomente na capital, a mar-ca de 650 mil votos e emtodo o Paraná, 2,5 milhõesde votos. "Os resultadosconfirmam que a decisãoda pré-candidatura foiacertada. Os números in-dicam uma tendência, mas

temos que avaliar com cau-tela", comentou cautelosoFruet.

"Tô nem aí"O prefeito de Curitiba,

Luciano Ducci, indagadosobre o resultado, disse queneste momento não estápreocupado com as elei-ções e minimizou a impor-tância da pesquisa - embo-ra restem apenas 6 mesespara o pleito. "Vi com mui-ta tranqüilidade, porquenão estou preocupado comeleições. Estou mais preo-cupado em inaugurar umasérie de obras como estaaqui", afirmou em entre-vista à CBN durante a ce-rimônia de abertura dasoperações do Centro deControle Operacional dotrânsito em Curitiba. "Pes-quisas vamos ter muitaspor aí ao longo do primei-ro semestre, do segundosemestre. Eu estou maisfocado na gestão munici-pal", reafirmou.

"Os resultados confirmam que a decisão da pré-candidatura foi acertada”, Fruet

Page 4: Edição 228

Fazenda Rio Grande04 www.asemananews.com.brA SEMANA News13 a 19 de abril de 2012

Espaço do leitor. Participe: [email protected]

Antenado

Obras da Unidade de Saúde 24hseguem em ritmo acelerado

Força femininaO momento político brasileiro em que o sexo frágil está em alta

indica que essa tendência deverá ser mantida nos próximos anos.Pela primeira vez na história da nossa Nação somos governadospor uma mulher, bem como o Paraná que elegeu de maneirainédita, uma Senadora para representar o estado em Brasília (emelhor ainda, conquistou a confiança para ocupar um dos princi-pais ministérios do governo).

Nesse contexto, nos bastidores locais da política e nas rodasde chimarrão em Fazenda Rio Grande, cogita-se um possívelnome feminino para ladear Chico Santos em sua busca pela ree-leição. Nomes como Prof. Ariel, em tempos passados que tentoutal façanha, bem como Dra. Grazielly Androchechen, advogadaatuante em Direito Político no município, surgem entre as especu-lações.

Volta ao normalOs donos das bancas da Feira da Lua, em Fazenda Rio

Grande ficaram indignados com a mudança repentina da datada feira na semana passada. Ao invés de ser realizada naquarta-feira, como ocorre semanalmente, a feirinha gastronô-mica foi antecipada, sem aviso prévio a população, na últimaterça-feira e isso causou prejuízo aos feirantes, pois o movi-mento foi fraquíssimo. A alegação dos organizadores é de quepor causa da Semana Santa, a feira deveria ocorrer na terça enão na quarta-feira. Para alegria deles e da população, tudovoltou ao normal nesta semana.

Filosofia na prática"Lemos você

está certo. Lá na fren-te eles se acertam evocê fica a ver navi-os". Essa frase foiouvida nas primeirasedições deste perió-dico quando apre-sentávamos a pro-posta a um influente político de circular um jornal imparcial na re-gião. E a cada dia, o conselho se confirma. Quem não podia nemolhar para outro no passado, hoje está unido em conversas debastidores e até sobre holofotes.

O vereador MárcioWozniack pediu em sessãoordinária para que as em-presas que prestam servi-ço de telefonia móvel emFazenda Rio Grande au-mentem a qualidade do ser-viço. São muitos os usuá-rios insatisfeitos devido àbaixa qualidade do sinal ouaté mesmo a ausência deleem alguns bairros da cida-de. O vereador teve apro-vado por unanimidade orequerimento 48/12 ondepede as empresas Tim, Oi,Vivo e Claro para que au-mentem a capacidade desinal através da instalaçãode mais torres no municí-pio. "Me identifico muitocom esse problema hojeenfrentado em nossa cida-

Vereador Márcio Wozniack quermais qualidade na telefonia

celular em Fazenda Rio Grande

de. A baixa qualidade naprestação deste serviço estáafetando muitas pessoas eé preciso que as empresasmelhorem a qualidade doserviço cada vez mais es-sencial para o nosso dia adia", cobrou o vereador.

Vereador Márcio Wozniack

Após encerrar a reu-nião ordinária da últimaquarta-feira (11), a verea-dora e presidente da Câma-ra de Vereadores de Fazen-da Rio Grande, Ana Miran-da afirmou que não haveráaumento para a vereança apartir de 2013. Essa afir-mação causou surpresas,pois havia a expectativa deque o projeto determinan-do o percentual de aumen-to para a próxima legisla-tura entrasse em votaçãoantes de 30 de julho, prazodeterminado em lei. "Eu in-formo aos vereadores deque não haverá aumentopara o próximo ano", sin-tetizou Ana Miranda.

Ana Mottim, assesso-ra da presidência desta-cou que Ana Miranda tema prerrogativa de negar oaumento, mas disse quequalquer um dos verea-dores pode entrar com opedido de aumento e aí o

Plano de aumento de vereadoresem FRG é frustrado

assunto vai para discus-são em plenário. Sem ci-tar nome, Ana disse queum vereador da base ali-ada deseja que os salári-os dos vereadores sejaigual ao de secretário mu-nicipal, que hoje é deaproximadamente R$7.300,00. Atualmente,cada vereador percebemensalmente a importân-cia de 5.434,35. Ainda deacordo com Ana Mot-tim, nos últ imos doisanos não houve nenhumtipo de aumento para avereança. "Se dependerda presidente Ana, o va-lor ficará congelado pe-los próximos anos",completou a assessorada presidência. Ela infor-mou que se fosse aplica-do nos últimos dois anoso índice de reajuste de sa-lários, cada vereador es-taria recebendo no mo-mento R$ 6.800,00.

EDITAL DE CONVOCAÇÃOSão convocados os senhores Associados da Asso-

ciação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande -ACINFAZ conforme determinado em Estatuto Social,para se reunirem em Assembléia Geral Ordinária a serealizar, em primeira convocação às 19:00 horas do dia25 de Abril de 2012 e na falta de quorum, em segundaconvocação, trinta minutos após.

O evento será realizado nas dependências do Salãode Convenções do Edifício Cordilheira, sito à Rua Cé-sar Carelli, n.º 90, 1º andar, no bairro Pioneiros, emFazenda Rio Grande/PR, para discutir e deliberar sobrea seguinte ordem do dia:

a)aprovar o relatório e contas da Diretoria, referen-te ao exercício 2011-2012;

b) votar o orçamento anual e fixar a contri-buição mensal dos associados;

c) eleição para os cargos da Diretoria Execu-tiva e Conselho Fiscal;

d) posse para os cargos da Diretoria Executi-va e Conselho Fiscal.

Fazenda Rio Grande, 05 de Abril de 2012João Antonio Munaro

Presidente da ACINFAZ

Rua César Carelli, n. 90 / 2º andar - PioneirosFazenda Rio Grande - PR / CEP [email protected] / www.acinfaz.com.br

Fone / fax: (41) 3627 - 1958

A saúde pública é umdos assuntos de maior im-portância. Os problemas en-frentados nessa área sãomuitos, e a qualidade deatendimento nos serviçosmédico-hospitalares ainda éum desafio para muitas ci-dades brasileiras. Em Fazen-da Rio Grande essa é umadas prioridades da adminis-tração municipal. A prefeitu-ra do município está desen-volvendo diversos progra-mas, no sentido de atendercom eficiência toda a popu-lação. Entre os projetos emandamento, destacam-se o"Mãe Fazendense" e a "Ou-vidoria da Saúde". No pró-ximo dia 20 será inauguradaa Unidade de Saúde do bair-ro Eucaliptos. Estão em an-damento também as obrasde melhoria nas outras seteUnidades de Saúde de Fa-zenda Rio Grande, além dareforma do Hospital Muni-cipal e Maternidade NossaSenhora Aparecida.

Se não bastassem todasessas iniciativas, seguem atodo vapor as obras deconstrução da UPA (Unida-de de Pronto-Atendimento),que é um projeto do gover-no federal com contraparti-da do município que tam-

bém está recebendo umaatenção especial da prefei-tura. A unidade irá ampliarainda mais o acesso da po-pulação fazendense aos ser-viços de saúde, funcionan-do 24 horas por dia. Atra-vés dessa Unidade, o muni-cípio estará ainda mais pre-parado para o atendimentode emergências: "Em ter-mos de unidade de pronto-atendimento, a UPA dobra-rá a capacidade de atendi-mento de urgências. Hojecontamos com um bom tra-balho dentro do P.A. (Pron-to-Atendimento), e com aUPA os serviços serão ain-da mais eficazes", afirmaPedro Cavichiolo, secretá-rio municipal de saúde. Com

o funcionamento da UPA, oSAMU - Serviço de Atendi-mento Móvel de Urgência -será colocado em atividade,o que é um ganho conside-rável na qualidade de aten-dimento de emergências.

A UPA contará comaparelhos de raio-X, ope-rando 24 horas por dia, alémde serviços na área de pedi-atria. Os usuários da BR-116também poderão ser aten-didos, assim como os mo-radores de Mandirituba eQuitandinha. A UPA é umprojeto do governo federal,com administração munici-pal. A obra está prevista paraser entregue até o final des-se ano. "Os trabalhos estãoem processo acelerado, a

construtora tem feito todosos esforços para entregá-lao mais rápido possível, poisé uma necessidade da po-pulação do nosso muníci-pio", comenta Pedro.

Com relação à atuaçãodo SAMU, está sendo pre-parada toda a parte opera-cional, através da UPA. Asambulâncias do SAMU jáestão na cidade. Dentro daUnidade de Pronto-Atendi-mento, deverão trabalhar di-ariamente de 8 à 10 médicos,14 enfermeiros, 45 técnicosde enfermagem, 8 técnicosem radiologia, além de umfarmacêutico, assistente so-cial, equipe de administração,serviços gerais e a equipe doSAMU. Há um projeto, inclu-sive, de se ter uma base fixado SAMU no município, fa-zendo parte da própria UPA.

Dentro do compromis-so da prefeitura com a po-pulação na área de saúde, ha-verá, além da inauguração daUPA, a reforma do Pronto-Atendimento, com sua inte-gração ao Hospital Munici-pal, que também receberáobras de melhoria, já preven-do uma demanda futura decrescimento populacional,garantindo mais qualidadenesse tipo de atendimento.

Projeto UPA será implantado emFazenda Rio Grande; obras estão em andamento

Page 5: Edição 228

RMC 05www.asemananews.com.brA SEMANA News

13 a 19 de abril de 2012

Duplicação da BR - 116: empresa de ônibus faz adequaçõespara minimizar os impactos das obras nos horários

Mesmo assim, em alguns pontos, os congestionamentos podem acabar provocando atrasos.

Passageiro deve se programar e antecipar a saída para compromissos com hora marcada

Minha Casa, Minha Vida bate recordeO programa Minha

Casa, Minha Vida consu-miu 63% dos recursos doPrograma de Aceleração doCrescimento (PAC) no pri-meiro trimestre de 2012,segundo levantamento dosite Contas Abertas. Aquantia, de R$ 5,1 bilhões,mostra a importância queo programa deve assumirneste ano eleitoral.

O montante aplicadocorresponde a quase 50%do que foi desembolsadopelo PAC entre 2009 e 2011- cerca de R$ 10,6 bilhões,segundo o levantamento. E

a 92% de tudo o que foidesembolsado para o PACdo Ministério das Cidadeseste ano.

O orçamento comple-to do Minha Casa, Minha

Ligue para a Casa Fácile verifique como você podeparticipar da segunda fasedo programa Minha CasaMinha Vida. Contato: 3627-7800 ou 3627-5656.

A duplicação da BR116, Régis Bittencourt, en-tre Curitiba e Mandirituba,passando por Fazenda RioGrande, é uma obra aguar-dada há muitos anos pormoradores destas cidades,pessoas que trafegam decarro, por quem utiliza ostransportes públicos, peloscaminhoneiros, comérciose indústrias.

Aproximadamente en-tre os quilômetros 117 e 142há um verdadeiro gargaloque não só prejudica a flui-dez do tráfego, mas tambémsignifica riscos de aciden-tes. Quando uma pista ésimples, normalmente nãoexistem passarelas e algunsmotoristas acabam fazendoultrapassagens proibidas eperigosas.

Os congestionamentossão uma realidade no tre-cho. Com a duplicação, elesdevem ser consideravel-mente reduzidos, mas en-quanto as obras ocorrem,em alguns pontos, por cau-sa das máquinas trabalhan-do e do bloqueio de algunssentidos, o quadro piora.

Isso interfere direta-mente nos serviços detransportes coletivos entreestas cidades.

O instrutor do GrupoLeblon Transporte, empre-sa que faz a ligação entreFazenda Rio Grande e Cu-ritiba, e também atende aMandirituba, Altair de Lima

Mazur, disse que os traba-lhos para minimizar ostranstornos ocasionadospelas obras são constantes.

"Temos várias pessoasempenhadas para que osatrasos sejam evitados e astabelas de horário cumpri-das. Há equipes na gara-gem, no Terminal de Fa-zenda Rio Grande percor-rendo os itinerários. Sem-pre alterações são feitas,com monitoramento, paraque o passageiro sinta me-nos essa fase de obras naBR" - explicou Altair.

O trabalho é bem dinâ-mico. O escalonamentodos ônibus nos terminaissegue a tabela da empresagerenciadora dos transpor-tes Urbs (Urbanização deCuritiba S.A.) se adaptan-do à necessidade do mo-mento. Em questão de pou-cos minutos, a situação da

rodovia pode mudar e pra-ticamente em tempo real, aLeblon já acompanha estasmudanças.

"Os congestionamen-tos variam de acordo como horário, o sentido e ospontos de retenções. Já sa-bemos os pontos onde seconcentram mais as lenti-dões e nos programamos,mas em estrada, imprevis-tos acontecem, e para issotodos os dias tempos gen-te empenhada para esta si-tuação, principalmente emhorários de maior movi-mento" - disse Altair.

Os profissionais daLeblon ficam em constan-te comunicação uns comos outros em diversos pon-tos para se anteciparem aosproblemas.

"No entanto, pode ha-ver sim algum atraso. Tra-balhamos para minimizar

isso, mas tem situações emque o ônibus já está no con-gestionamento" - acrescen-tou.

Por isso, além dos es-forços da empresa de ôni-bus, a população tambémprecisa contribuir.

Nesta fase, o recomen-dado é sair mais cedo queo habitual para o trabalho eoutros compromissos comhora marcada. Se for pos-sível, os deslocamentos emhorários de pico devem serevitados.

O instrutor da Leblon,Altair de Lima Mazur, afir-mou que após a conclusãoda obra, prevista paraocorrer em 2013, os trans-portes coletivos serão be-neficiados. "Os ônibus te-rão maior velocidade deoperação e a oferta detransportes vai aumentar."- completou Altair.

O prefeito de FazendaRio Grande, Chico Santosafirmou que o próximo pas-so será tentar recursos paraque a Linha Verde, sistemamodernizado de corredorde ônibus, chegue até Fa-zenda Rio Grande."A dupli-cação já reserva espaço parao corredor e os trâmites delicenças ambientais estãoadiantados, mas o corredoré outra obra, mesmo pas-sando pela rodovia"

Empresa de ônibus que opera no trecho faz diversas ações paraminimizar os atrasos. População também pode colabora com

pequenas alterações na rotina

Foto

: A

da

mo

Ba

zani

Adamo Bazani, jornalistada Rádio CBN, especializado

em transportes.

Ministério Público acionaDerosso e "fantasmas"

da Câmara de Curitiba eda Assembléia Legislativa

Acusado de cometervárias irregularidades nocomando da Câmara Mu-nicipal de Curitiba duranteos últimos 14 anos, o ve-reador João Claudio Deros-so começa a sofrer sançõesalém do fiasco em ter quese afastar recentemente dapresidência da Casa. O Mi-nistério Público do Paranápediu que a Justiça conde-ne o ex-presidente da Câ-mara por ato de improbi-dade administrativa em ra-zão da contratação de fun-cionários "fantasmas" nolegislativo municipal.

A ação proposta pela Pro-motoria de Proteção ao Pa-trimônio Público de Curitibapede ainda a indisponibilida-de dos bens de Derosso e adevolução de R$545.680,35aos cofres públicos.

Além de Derosso, oMP-PR propôs que a Jus-tiça condene também o ex-vereador Ehden Abib, e oservidor público, João Lealde Matos, por ato de im-probidade administrativa eos obrigue a devolver o di-nheiro público gasto inde-vidamente no pagamentode salários de servidores"fantasmas". A soma totaldo valor a ser ressarcidopelos réus da ação chega aaproximadamente R$2,5milhões de reais.

De acordo com ospromotores de Justiça Pau-lo Ovídio dos Santos Limae Danielle Gonçalves Tho-mé, que assinam a ação, asinvestigações revelaramacúmulo de cargos públi-cos de servidores da As-sembleia Legislativa do Pa-raná e da Câmara Munici-pal de Curitiba.

Segundo os autores daação, João Maria Vosilk,Suzana Schriepietcz Ro-drigues Pires, WilsonSchabatura e Iara Rosaneda Silva Matos, que é es-posa de João Leal de Ma-tos, tinham seus nomesutilizados para titularizarcargos no Parlamento, noentanto, nunca teriam tra-balhado no Legislativo. Jáo servidor público JoãoLeal de Matos, além ocu-par cargo efetivo da As-sembléia, foi nomeadopara funções comissiona-das de Consultor das Co-missões Permanentes naCasa de Leis municipal ede Assistente Parlamentar,no gabinete do ex-verea-dor Ehden Abib, irmão deAbib Miguel (Bibinho).

"Trata-se de pessoa li-gada a Abib Miguel. Era umserviçal deste, inclusive ten-do indicado o nome de vá-rios de seus familiares paraserem 'funcionários fantas-mas' da Assembleia Legis-lativa do Paraná, possibili-tando o desvio de milhõesde reais dos cofres públi-cos, conforme ação judici-al pela prática de ato deimprobidade administrativajá proposta", lembra PauloOvídio.

Além da aplicação dassanções por ato de impro-bidade administrativa, oMinistério Público levantouos valores que teriam sidodesviados com as nomea-ções dos "servidores fan-tasmas" e pediu à Justiça aindisponibilidade dos bensde Derosso, Ehden e Joãode Matos para garantir oressarcimento ao erário,conforme o quadro abaixo:

RÉU RESSARCIMENTO VALOR INDISPONIBILIDADE

João Cláudio Derosso R$ 545.680,35 R$ 1.637.041,05

Ehden Abib R$ 2.182.525,29 R$ 6.547.575,87

João Leal de Matos R$ 903.065,16 R$ 2.709.195,48

Vida para 2012, quandoserão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, é deR$ 25,5 bilhões - R$ 13,2bilhões do próprio orça-mento do ano e R$ 12,3

bilhões de restos a pagarinscritos. Segundo o gover-no federal, mais de dois milmunicípios do País se be-neficiam com empreendi-mentos do Minha Casa,Minha Vida.

Derosso Ehden Abib João Leal de Matos

Page 6: Edição 228

Paraná06 www.asemananews.com.brA SEMANA News13 a 19 de abril de 2012

Crédito barato equalificação chegam às

pequenas empresas do interior

Começa implementação do FamíliaParanaense em 30 municípios

Governo destina R$ 26 milhõespara os 24 consórcios de saúde

Os 24 consórcios in-termunicipais de saúde doEstado assinaram na últimaquarta-feira (11) o termode adesão ao Comsus, pro-grama do governo estadu-al que destinará este ano R$26 milhões aos consórciospara qualificação da aten-ção secundária à saúde. OComsus (Programa deApoio aos Consórcios In-termunicipais de Saúde)amplia o acesso da popula-ção a consultas especializa-das, a exames (como ul-trassom, exames oftalmo-lógicos e mamografias) ecirurgias eletivas ambulato-riais.

O vice-governador Flá-vio Arns disse que, em con-junto com outros progra-mas, o Comsus promove-rá a saúde e ajudará a pre-venir doenças. "Este gover-no tem compromisso com

A secretária da Famí-lia, Fernanda Richa, assi-nou na última quarta-feira(11) protocolo de intençãocom 30 prefeitos para par-ticipação no programa Fa-mília Paranaense. São osprimeiros municípios a ini-ciar o processo para im-plantação do programa,que envolve várias secre-tarias do governo estadualpara melhorar as condiçõesde vida das famílias em si-tuação de vulnerabilidadesocial. O programa vaiatender 100 mil famílias até2014.

Com a assinatura doprotocolo de intenções, os30 municípios, entre elestrês da RMC se compro-metem a estudar a viabili-dade de implantação doFamília Paranaense, cum-prindo as exigências daUnidade Gestora do pro-

Fernanda Richa protocolo Família Paranaense

grama, coordenada pelaSecretaria da Família e As-sistência Social (Seds). Apartir de agora os prefei-tos terão 15 dias para con-firmar a adesão e, no iní-cio de maio, começar oprocesso de seleção das 5mil famílias que serão aten-didas neste primeiro ano.

"É um programa deemancipação social, queoferece atenção especial a

quem precisa", destaca asecretária da Família, Fer-nanda Richa. "O diferen-cial é a contrapartida so-cial: o município e as fa-mílias assumem, cadaqual, sua parcela de res-ponsabilidade", completoua secretária.

A seleção dos 30 mu-nicípios foi feita com baseem três critérios: municí-pio com maiores taxas de

extrema pobreza; menorIPDM e maiores taxas decobertura de atualizaçãodo cadastro único (Cadú-nico). O IPDM (ÍndiceIpardes de Desempenhodo Município), que anu-almente avalia a gestãomunicipal, nas áreas dasaúde, educação, empre-go e renda, considerou osmunicípios que apresenta-ram o índice igual ou me-nor (0,662).

Segundo a coordena-dora do programa, Letí-cia Regina dos Reis, sãoconsiderados indicadoresfatores como situação dodomicílio, trabalho infan-til, falta de acesso aosserviços públicos, situa-ções de violência, pesso-as com deficiências e usode drogas.

(Mais informaçõespágina 09)

a cidadania, com cuidar daspessoas no local onde elasvivem", destacou Arns.

"Estamos resgatandouma dívida histórica comos consórcios, que duran-te muito tempo atuaram noParaná sem apoio devidopor parte do Governo doEstado", disse o secretárioda Saúde, Michele CaputoNeto. Ele destacou que,pelo Comsus, os 24 con-

sórcios terão recursos decusteio, investimentos(obras e equipamentos) ecapacitação.

RecursosO repasse de custeio

passará dos atuais R$ 219mil para R$ 1,2 milhão men-sais. Para construção decentros de especialidadesregionais serão destinadosR$ 9 milhões, neste ano, a

quatro consórcios que têmos projetos prontos. São osconsórcios da Região Me-tropolitana de Curitiba (Co-mesp), de Apucarana (Cis-vir), de Pato Branco (Assims)e de Toledo (Ciscopar)."Estamos recebendo proje-tos de outras seis regiões equeremos atender todo oParaná", informou CaputoNeto.

Para aquisição de equi-pamentos, a maioria dosconsórcios receberá repas-se único de R$ 100 mil,com exceção do Cimsaú-de, que atende a região dePonta Grossa e TelêmacoBorba, que receberá R$200 mil, e das quatro ma-croregiões de saúde - Cu-ritiba, Londrina, Maringá eCascavel, que receberão R$500 mil por atenderem es-pecialidades médicas demaior complexidade.

Michele Caputo Neto Consorcio Saúde

O governo estadual ini-cia nesta semana uma sé-rie de ações de incentivopara que micro e pequenosempresários do interior doParaná possam fortalecerseus empreendimentos.Crédito facilitado, qualifi-cação profissional e infor-mações serão oferecidoscom programas de finan-ciamento e com a instala-ção de Fóruns Regionaisdas Microempresas e Em-presas de Pequeno Porte doParaná. As primeiras açõesforam lançadas na últimaquinta-feira (12) em SantoAntônio da Platina e na sex-ta-feira ocorrerá em Cor-nélio Procópio.

"Vamos movimentareconomias locais e regio-nais", afirma o secretário daIndústria, Comércio e As-suntos do Mercosul, Ricar-do Barros. Os empresários- explica - terão acesso acrédito barato e qualifica-

ção com o Bom NegócioParaná e com o Banco doEmpreendedor. "Na outraponta, teremos no Fórumum local próprio para sin-tonizar políticas públicas deacordo com as peculiarida-des econômicas de cadaregião do Estado', destaca.

As ações são resulta-dos de parcerias entre oGoverno do Estado, prefei-turas e diversas entidadescomo o Sebrae, Federaçãodas Indústrias do Paraná(Fiep), Associações Co-merciais, Faciap, Agênciade Fomento, comerciantes,empresários, empreende-dores e lideranças locais eregionais. "Esse trabalhoem conjunto é uma das ca-racterísticas mais importan-tes do Governo Beto Richa.Parcerias com o foco nodesenvolvimento regional,por meio da geração deemprego e renda", acres-centa Barros.

O Governoinicia uma sériede ações deincentivo paraque micro epequenosempresáriospossamfortalecer seusempreendimentos

Page 7: Edição 228

Quatro Barras 07www.asemananews.com.brA SEMANA News

13 a 19 de abril de 2012

Quatro Barras tem um dos melhoresatendimentos de saúde do país

Cobertura populacional das equipes básicas de saúde atingiu 100%

em 2011 e 2012. Nota é a maior de toda a Região Metropolitana de Curitiba

Ordem de Serviço para construção do novoFórum da Comarca de Campina Grande do

Sul e Quatro Barras já foi assinada

Quatro Barras está en-tre as cidades que ofereceo melhor atendimento deSaúde do Brasil, segundo oÍndice de Desempenho doSUS (IDSUS) - uma ferra-menta criada pelo Minis-tério da Saúde para mediro acesso e a qualidade dosserviços de saúde no terri-tório nacional. Quatro Bar-ras obteve a maior nota detoda a Região Metropolita-na de Curitiba (7,02), e su-perou a média estadual (de6,23), da Região Sul (de6,12) e a média nacional(de 5,47).

"A pontuação de Qua-tro Barras mostra que es-tamos no caminho certo eque os esforços em prol de

Quatro Barras está entre as cidades com melhor desempenho do SUS no país

Prefeito Tolardo comemorou os resultadose disse que os esforços voltados à saúde continuam

uma saúde de qualidade sãoconstantes na nossa gestão.Estabelecemos a saúdecomo uma prioridade e te-mos trabalhado muito nes-te sentido para oferecer um

atendimento efetivo à po-pulação", disse o prefeitoLoreno Tolardo.

AvaliaçãoO índice de desempe-

nho avalia com pontuação

de 0 a 10 os municípios,regiões, estados e o país,com base em informaçõesde acesso que mostramcomo está a oferta de açõese serviços de saúde, e deefetividade, que mede odesempenho do sistema, ouseja, o grau com que osserviços e ações de saúdeestão atingindo os resulta-dos esperados.

O IDSUS é resultadodo cruzamento de 24 indi-cadores, levando em consi-deração a análise concomi-tante de três índices: de De-senvolvimento Socioeconô-mico (IDSE), de Condiçõesde Saúde (ICS) e de Estru-tura do Sistema de Saúde doMunicípio (IESSM).

Quatro Barras sai nafrente em mais um projetovoltado à saúde e qualida-de de vida. Nesta semana,o prefeito Loreno Tolardoanunciou a instalação doprimeiro módulo coberto daacademia da Saúde, queterá aproximadamente 100metros quadrados de áreainterna (onde vão funcio-nar uma sala de exercíci-os, sala de acolhida, depó-sito, área de circulação esanitários) e mais 400 me-tros quadrados de área ex-terna, com espaço multiu-so e área de equipamentos.

O município foi con-templado com a academia

Cidade vai receber novomódulo da academia da Saúde

através da inscrição no Fun-do Nacional de Saúde(FNS), realizada pela Prefei-tura em abril do ano passa-do. Os recursos são prove-nientes do Ministério da Saú-de e fazem parte do Progra-ma Promovendo a Saúde.

"Sabemos que o proje-to vai representar na práti-ca mais saúde e qualidadede vida para as pessoas, eé isto justamente o que es-tamos buscando", disseTolardo. Segundo o prefei-to, a instalação do novomódulo de academia, queestá vinculado à SecretariaMunicipal de Saúde, deveocorrer em breve.

Projeto prevê área interna e espaço multiuso

Aguardada há pelo me-nos 10 anos, a construçãodo novo Fórum da Comar-ca de Campina Grande doSul e Quatro Barras foi for-malizada na tarde desta quar-ta-feira (11). O presidente doTribunal de Justiça do Para-ná (TJPR), desembargadorMiguel Kfouri Neto, assinoua ordem de serviço paraconstrução do prédio, queterá 2.653,74 metros quadra-dos - cinco vezes maior doque o Fórum atual.

A ordem de serviçotambém foi assinada pelasjuízas de Direito, Dra. PaulaPriscila Candeo Haddad Fi-gueira e Dra. Adriana Beni-ni; pelo promotor de Justi-ça, Dr. Octacílio Sacerdo-te Filho; pelos prefeitos deQuatro Barras, Loreno To-lardo, e de Campina Gran-de do Sul, Luiz Assunção;pelo presidente da CâmaraMunicipal de Quatro Bar-ras, vereador Olair RibeiroLago; entre outras testemu-nhas presentes.

O novo fórum terádois pavimentos e vai so-

mar investimentos na or-dem de R$ 6 milhões, cus-teados pelo TJ. "A constru-ção do Fórum vem paraaprimorar os serviços pres-tados pelo Poder Judiciário,e é importante lembrar quea conquista é uma soma deesforços de todos que nosantecederam", disse o de-sembargador.

A juíza Dra. Paulaagradeceu pela concretiza-ção da obra, que segundoela representa um anseio de10 anos. "O novo Fórumvai contribuir sobremanei-ra para os trabalhos e oatendimento à população.Só temos a agradecer pelasensibilidade do presiden-te", destacou. O prefeitoTolardo também parabeni-zou a iniciativa. "Queroagradecer em nome domunicípio de Quatro Bar-ras por este investimento,que certamente vai trazermais infraestrutura a nos-sa Comarca", disse o pre-feito, ao falar sobre as ex-pectativas da implantaçãode um Fórum na cidade.

Representantes dos três poderes - Judiciário,Executivo e Legislativo - assinaram a Ordem de Serviço

O prefeito de QuatroBarras, Loreno Tolardo, as-sinou nesta quarta-feira(11) o protocolo de inten-ções com a Secretaria deEstado da Família e Desen-volvimento Social (SEDS)que vai garantir repasse deum veículo zero quilôme-tro para os programas deassistência social e para aspolíticas voltadas a crian-ças e adolescentes.

A solenidade ocorreuna Praça Nossa Senhora deSalette, em frente ao Palá-cio Iguaçu, onde a secre-tária da Família e Desenvol-vimento Social, FernandaRicha, assinou os protoco-los com municípios e enti-dades assistenciais, junta-mente com o vice-gover-nador Flávio Arns. O go-verno vai repassar ao todo86 veículos, com recursosda Assembléia Legislativado Paraná. Quatro Barrasteve a indicação do depu-

Quatro Barras ampliouseu sistema de monitora-mento. Além das câmerasinstaladas na região central,o sistema de monitoramen-to 24 horas já funciona naBorda do Campo e no Jar-dim Menino Deus - doisbairros de grande circula-ção, com maior índice po-pulacional.

Além dos equipamen-tos instalados em locais es-tratégicos nos bairros, abase de monitoramentotambém foi ampliada commais um monitor e umcomputador, operado pelosprofissionais da Secretariade Ordem Pública e Segu-rança. Segundo o secretá-rio da pasta, CariovaldoFerreira, já são dez câme-ras instaladas ao todo. "A

Quatro Barras amplia sistemade monitoramento com câmeras

ampliação para os bairrosvai trazer mais segurança,inibir o uso de drogas eações de furto e roubos",disse.

O sistema de monito-ramento permite aproximaras imagens, mudar ângulosde visualização com movi-mentos de 360 graus, e ar-mazená-las por no mínimo15 dias. O sistema é de au-toria da Red Net e oferecetecnologia de ponta.

"A intenção é ampliarcada vez mais a área de co-bertura das câmeras e, apartir das imagens, auxiliaro trabalho da polícia nocombate à criminalidade. Énesta integração e junção deforças que estamos apos-tando", contou o prefeitoLoreno Tolardo.

Base de monitoramento estámais completa: câmeras também estão nos bairros

Prefeito Tolardo assina protocolo deintenções com a SEDS para recebernovo veículo para projetos sociais

tado estadual, FranciscoBuhrer.

"O veículo vai trazermais mobilidade no atendi-mento às famílias e permi-tir ainda mais dinamismonas ações da Secretaria deAção Social. A grande pro-posta é oferecer um aten-dimento mais amplo e efe-tivo às famílias que maisprecisam", disse o prefei-to, que esteve acompanha-do do deputado.

Fernanda Richa disseque a medida faz parte doPrograma Família Parana-ense, uma ação voltadapara a melhoria das condi-ções de vida de pessoas emsituação de extrema vulne-rabilidade social. "O pro-grama visa emancipar a fa-mília, dar condições de tra-balho, dignidade, autono-mia e independência. É issoque o governo busca nos399 municípios do estado",disse.

Page 8: Edição 228

RMC08 www.asemananews.com.brA SEMANA News13 a 19 de abril de 2012

Prefeitura de Quitandinha anunciareforma do Posto de Saúde

Richa inaugura Crasem Tunas do Paraná

O prefeito de Quitan-dinha, Neco Prado, assi-nou na última semana oconvênio que viabilizará areforma completa do Pos-to de Saúde da sede domunicípio. A verba, doGoverno Federal, está es-timada em aproximada-mente R$ 191 mil.

De acordo com o pre-feito, serão realizados osserviços de troca de pisos,portas e janelas, além demelhorias dos sistemas hi-dráulicos e elétricos. Aindaestão previstos a constru-ção de um muro lateral ecalçamentos cobertos deacessos aos departamentosde saúde.

"Elaboramos esteprojeto e ficamos conten-tes com a aprovação e li-beração da verba para estaimportante melhoria. Todoinvestimento em saúde éimportante e este garanti-rá uma infraestrutura me-lhor para os usuários dosistema de saúde e tam-

Verba de mais de 190 mil reais veio através do governo federal

bém para os nossos pro-fissionais", explica o pre-feito Neco Prado.

Apesar das obras, asquais deverão ter início napróxima semana, o aten-dimento no local será rea-dequado. De acordo como secretário de Saúde, Da-niel Andrade, não haverádiferenças para a popula-ção. "O Complexo de Saú-de de Quitandinha é gran-de e, diante disto, estare-mos remanejando alguns

locais de atendimento paraque a população não tenhatranstornos", explicou osecretário.

Essa é a terceira vezque o prefeito Neco Pradoinveste em melhorias noPosto de Saúde de Quitan-dinha. Logo em 2006 a atu-al administração investiuna troca de telhados e, em2007, houve a reforma dospisos, pintura e melhoriashidráulicas e elétricas. Asmelhorias mudaram o vi-

sual do local e humaniza-ram o atendimento da po-pulação.

Além das reformas, aatual administração aindaconstruiu o Complexo deSaúde de Quitandinha, oqual é composto pelo Cen-tro de Atendimento Mater-no-Infantil, o CAMI, daUnidade de Diagnóstico eApoio, da sede da Secretá-ria de Saúde e, mais recen-te, da construção da Clíni-ca da Mulher.

Serão realizados os serviços de troca de pisos, portase janelas, além de melhorias dos sistemas hidráulicos e elétricos

A Prefeitura de Quitan-dinha, por meio da Secre-taria de DesenvolvimentoUrbano e Obras, faz nestasemana os serviços de lim-peza, alargamento, coloca-ção e compactação de sai-bro nas ruas do Bairro daCampina, trecho que liga aComunidade do Caízinho.

O secretário de Desen-volvimento Urbano eObras, Cristiano Prado,vêm acompanhando de per-

Estradas da Campina estão sendo readequadasto os trabalhos das máqui-nas naquela comunidade.Segundo ele, esse é um tra-balho permanente e a estra-da entre a Campina e Caí-zinho serve de modelo paraos serviços que estão sen-do realizados.

De acordo com o se-cretário de Desenvolvimen-to Urbano e Obras, esse é oquarto trecho que está sen-do atendido no município.O primeiro trecho benefici-

ado corresponde entre ascomunidades da Lagoa Ver-de até o Vermelhinho. O se-gundo trecho que recebeumelhorias foi entre as co-munidades da Água Clarade Baixo até o AterradoAlto. Já o terceiro trechocorresponde da Lagoa Ver-de até a divisa com o mu-nicípio de Agudos do Sul,enquanto o quarto trecho éeste que acontece na regiãoda Campina.

A recuperação das es-tradas faz parte de umconvênio assinado peloprefeito Neco Prado, jun-to a empresa TZ - Terra-planagem e TransportesZabel LTDA. Este convê-nio está garantindo os ser-viços de patrolamento, en-saibramento, construçãode galerias e bueiros, en-tre outras melhorias paraas estradas rurais de Qui-tandinha.

Infraestrutura, recur-sos tecnológicos e localiza-ção estratégica são algunsdos fatores que atualmentecontribuem para a vinda denovas empresas o municí-pio de Pinhais. As empre-sas recebem benefícios fis-cais e condições de insta-lação facilitadas, estimulan-do investimentos privados,além de manter o pólo in-dustrial e comercial de Pi-nhais em constante expan-são, beneficiando a econo-mia do município.

De janeiro de 2009 amarço de 2012 foram ins-taladas 3.081 empresas nacidade, contanto indústri-as, prestadoras de serviços,entre outros. "Isto signifi-ca que neste período Pi-nhais ampliou em 65% onúmero de empresas na ci-dade, totalizando hoje emmais de 7.700 empresas",

Cresce número de empresasinteressadas em se estabelecer em Pinhais

informou o secretário Mu-nicipal de Desenvolvimen-to Econômico, José Zeitel.

Além disso, Pinhais vêmse destacando no cenário na-cional, o que mostra umapesquisa realizada pela revistaExame, em que o municípioestá entre as 100 melhorescidades brasileiras para sefazer negócios. Prova de

crescimento, e cada vez maismotivos para empresas seinstalarem no município.

Em entrevista à revistaGiro Urbano, Rogério Reitz,contratado para a área demarketing, da empresa Da-may Café e Confeitaria, des-tacou os motivos pelos quaisPinhais foi o município es-colhido para instalação da

cafeteria. Dentre eles, citouo fato de ser a "cidade me-tropolitana mais próxima deCuritiba, e pelo governomunicipal direcionar seucrescimento baseado no de-senvolvimento urbano orga-nizado, fazendo com quevários grupos empresariais,direcionassem seus investi-mentos para esta região".

Pinhaisaumentageração derenda como aumentodeempresasinstaladasna cidade

O governador Beto Ri-cha e a secretária da Famí-lia e Desenvolvimento So-cial, Fernanda Richa, par-ticiparam nesta terça-feira(10) da inauguração de umCentro de Referência deAssistência Social (Cras)em Tunas do Paraná, naRegião Metropolitana deCuritiba. A nova unidadeatenderá 2,5 mil famíliasem situação de vulnerabili-dade social. Richa e Fer-nanda também entregaramum veículo e equipamentosde informática para o Con-selho Tutelar do município,no valor total de R$ 29,3mil.

"A área social é um dosprincipais focos desta ges-tão, principalmente o aten-dimento aos municípiosque mais precisam", disseo governador. A secretáriada Família destacou a im-portância do Cras para acapacitação da população ea promoção do desenvolvi-mento local.

"O Cras é um instru-mento importante de de-senvolvimento social quevai permitir mais qualidadede vida para os morado-res", disse o prefeito deTunas do Paraná, JorgeLuiz Martins Tavares.Construída com recursosdo município, a unidade

terá assistente social, peda-gogo e psicólogo para aten-dimento à população.

Hoje, existem 475 Crasem funcionamento no Pa-raná. Até 2013, a rede seráformada por 579 unidades.As unidades são construí-das com recursos do Fun-do Estadual de AssistênciaSocial (Feas), por delibera-ção do Conselho Estadualde Assistência Social(Ceas). Cada Cras recebeinvestimentos de R$ 250mil.

Conselhos TutelaresA entrega de um veí-

culo e de equipamentos deinformática para o Conse-lho Tutelar de Tunas fazparte de um plano que pre-vê melhorias nos conse-lhos tutelares de todo oEstado. Segundo FernandaRicha, em 2011 foram des-tinados R$ 13 milhões doFundo da Infância e Ado-lescência (FIA) para acompra de veículos e equi-pamentos de informática.

Segundo o prefeito Jor-ge Tavares, esta é a primei-ra vez que o governo doEstado faz esse tipo de re-passe ao Conselho Tutelar."O automóvel vai facilitaro atendimento feito pelosconselheiros nas comuni-dades mais afastadas", afir-mou.

O governador Beto Richa e a secretária da Família eDesenvolvimento Social, Fernanda Richa, participaram da

inauguração de um Centro de Referência de Assistência Social

Page 9: Edição 228

Mandirituba 09www.asemananews.com.brA SEMANA News

13 a 19 de abril de 2012

Mandirituba é contemplado noprograma Família Paranaense

As inscrições para can-didatos ao Conselho Tutelarde Mandirituba foram pror-rogadas até 20 de abril e po-dem ser feitas no Centro deReferência de AssistênciaSocial (CRAS), no centro dacidade, e na Escola Munici-pal Vitor Leal Claudino emAreia Branca dos Assis.

Poderão se inscrevermaiores de 21 anos, resi-dentes de Mandirituba, comno mínimo 2º grau comple-

Mandirituba está entreos 30 municípios contem-plados com o programaFamília Paranaense. O pre-feito Machadinho assinounesta quarta-feira (11), oprotocolo de intençõescom a secretária da Famí-lia e Desenvolvimento So-cial, Fernanda Richa. Omunicípio inicia o proces-so para a implantação doprograma, envolvendo di-versas secretarias de Esta-do e do Município paramelhorar as condições devida das famílias em situa-ção de vulnerabilidade so-cial.

Com a assinatura doprotocolo de intenções,Mandirituba começa a via-bilizar o Programa FamíliaParanaense, cumprindo asexigências da UnidadesGestora do programa, co-ordenada pela Secretaria daFamília e Assistência Soci-al (Seds).

assumem, cada qual, suaparcela de responsabilida-de", completou a secretá-ria.

Segundo a secretariade Estado da Família, umdos critérios para a esco-lha dos municípios parareceber o programa, foi àcapacidade de gestão, emdesempenhar de forma efi-caz os programas e parce-rias com o governo.

Para o prefeito Macha-dinho, o programa vai aten-der o que é, em sua opi-nião, a célula mais impor-tante da sociedade: a famí-lia. "Esta é a oportunidadede recuperar a autoestimadessas pessoas com quali-ficação e por meio do tra-balho, o que trará de voltaa dignidade para suas vidas.Saímos do assistencialismopara oferecer realmenteuma chance de mudança navida dessas famílias", dis-se Machadinho.

"É um programa deemancipação social, queoferece atenção especial aquem precisa", destaca a

secretária da Família, Fer-nanda Richa. "O diferenci-al é a contrapartida social:o município e as famílias

Machadinho assinou o protocolo de intenções coma secretária de Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa

Machadinho recebe veículo para a Ação SocialO prefeito Machadinho

assinou nesta quarta-feira(11), o protocolo de inten-ções para o recebimento deum veículo para uso emprojetos voltados ao forta-lecimento da política deassistência social e ao aten-dimento prioritário de cri-anças e adolescentes. A as-sinatura com a primeira-dama e secretária da Famí-lia e Desenvolvimento So-cial, Fernanda Richa, e odeputado Estadual Francis-co Buher, foi no PalácioIguaçu em Curitiba.

O carro foi adquiridomediante o projeto apresen-

tado pela prefeitura de Man-dirituba na área da assistên-cia social e na política da

criança e do adolescente,sendo elaborado ainda umplano de trabalho que justi-

fica o auxílio do veículo naconcretização dos objetivosapresentados.

Grande final doFestival de Música de

Mandirituba é atraçãoNesta sexta-feira (13),

acontece a grande final doVI Festival de Música deMandirituba. Durante os 2primeiros dias, o eventoque este ano chega a 6ªedição movimentou a cida-de com as eliminatórias dediversas categorias. Apro-ximadamente 150 artistas jáparticiparam das apresen-tações de MPB, Gospel,Composição Própria, Ser-tanejo e Bandas. São atra-ções para todos os gostos.

Em cada categoria seclassificaram sete finalistaspara a grande final queacontece na noite de hoje,e deve reunir um grandepúblico. Toda programação

A encenação da Paixãode Cristo, já tradicional emMandirituba, organizadapela Paróquia Senhor BomJesus, com apoio da pre-feitura, reuniu nesta sexta-feira Santa, dia 6, centenasde fiéis na praça central domunicípio.

Estiveram lá reafir-mando esse momento deemoção e fé, o prefeitoMachadinho e família, Pe.João Maria Stech e grandeparte da comunidade, queparticipou e colaborou naorganização do espetáculo,ajudando na produção, atu-

A empresa contratadapara executar a obra já ini-ciou as atividades nestaquarta feira (11), levandomaquinários e uma equipede profissionais para a Ave-nida Paraná, na altura daRua José Gregório ondeinicia o trecho da recupe-ração asfáltica que terá aextensão de 1.000 metros.

A obra, que está sendoexecutada com recurso dogoverno Estadual e contra-partida do município deMandirituba, custará R$286.501,31 e será empre-gado na recuperação dapavimentação asfáltica, lim-peza das vias, assentamen-to de meio fio, drenagem eplacas de sinalização.

Esta obra além de be-neficiar diretamente os mo-

Uma das característi-cas do município de Man-dirituba é a presença dasentidades sociais e filantró-picas que atuam em diver-sas frentes. Conhecedordas importantes ações re-alizadas pelo trabalho dosvoluntários, o prefeito Ma-chadinho atendeu ao anseiodas entidades e nesta se-mana assinou contratocom cinco movimentosque prestam serviços nomunicípio.

Os convênios assina-dos têm validade até dezem-bro deste ano, e irão bene-ficiar as entidades com re-cursos financeiros mensais.Sendo elas: Comitê contraa Fome e pela Moradia,Associação Mandiritubensede Amigos dos Idosos -Amai, Associação Brasilei-ra de Amparo a Infância -

Iniciam as obrasdo recape da Avenida Paraná

do festival é apresentada noTeatro Municipal com iní-cio às 19h.

Este ano a premiaçãoserá diferenciada. Os pri-meiros colocados de cadacategoria vão participar dagravação de um CD, queposteriormente será lança-do no município e divulga-do regionalmente. Os se-gundos e terceiros lugaresreceberão troféus.

As apresentações delogo mais a noite prometemser de alto nível e buscan-do contribuir para a com-petitividade e lisura do fes-tival todos os jurados con-vidados são profissionaisda área da música.

Ainda estão abertas asinscrições para conselheiros

tutelares de Mandiritubato e que preencherem osdemais requisitos exigidos.O candidato também deveestar portando os documen-tos necessários de identifi-cação no ato da inscrição.

A prova será aplicadano dia 14 de maio e as elei-ções serão realizadas no dia11 de junho. Para mais infor-mações sobre horários e pro-cedimentos das provas, con-fira o edital disponível no sitewww.mandirituba.pr.gov.br.

Durante os 2primeirosdias, o eventomovimentoua cidade comaseliminatóriasde diversascategorias

Paixão de Cristo emocionagrande público em Mandirituba

ando na peça e se emocio-nando junto com o públi-co.

A população pôdeacompanhar pela avenidaprincipal da cidade a repre-sentação da crucificação eressurreição de Jesus Cris-to, passagem mais conhe-cida da Bíblia, encenadanos palcos montados ao arlivre. O encerramento dapeça foi com queima defogos, celebrando CristoRessuscitado e tambémcom os agradecimentos detoda equipe que trabalhoue prestigiou o evento.

radores da localidade deLagoinha, também melho-ra a trafegabilidade de aces-so às demais localidadesdesta região e ao centro dacidade, sendo que a Aveni-da Paraná é um dos princi-pais acessos a região cen-tral da cidade.

"A manutenção das es-tradas é uma tarefa difícile constante, devido a gran-de extensão da malha viá-ria do nosso município, poresta razão tenho acompa-nhado de perto os trabalhosnas estradas e é através dobom relacionamento como governo do Estado quebuscamos mais recursospara aplicar em obras im-portantes como esta da AvParaná", comentou o pre-feito Machadinho.

Machadinho assina convêniocom entidades sociais

Abai, Associação de Pais eAmigos dos Excepcionais -Apae e Fundação Meninosde Quatro Pinheiros.

Com esses recursosdisponíveis, as entidadespodem fomentar suas ati-vidades junto às comunida-des e as pessoas que aten-dem ao longo do ano. Oprefeito Machadinho res-saltou que a sua adminis-tração procura valorizar ereconhecer o trabalho da-queles que contribuem noatendimento as famíliasmenos favorecidas. Segun-do ele, a principal marca doseu governo é a de cuidardas pessoas. "Justamentepor isso estamos firmandoessas parcerias porque seida importância de cadauma dessas entidades emnosso município", comple-tou o prefeito.

A obra queestá sendoexecutada comrecurso dogovernoEstadual econtrapartidado municípiode MandiritubacustaráR$ 286.501,31

Machadinho recebeu um veículo para uso em projetos voltados ao fortalecimento da política deassistência social e ao atendimento prioritário de crianças e adolescentes

Page 10: Edição 228

RMC10 www.asemananews.com.brA SEMANA News13 a 19 de abril de 2012

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2011Edital de Convocação Nº 005/2012

O Diretor Geral da Câmara Municipal de Mandirituba, pelo presente convoca oscandidatos aprovados no concurso público para provimento de 01 (uma) vaga para ocargo de Vigia patrimonial, abaixo nominado, referente ao edital 001/2011, conformesolicitação por meio do processo administrativo nº 132/2012.

1. Os candidatos deverão comparecer no dia, local e horário abaixo discrimina-dos, munidos da Cédula de Identidade e CPF, para orientação e encaminhamento aosexames pré-admissionais.

1.1 - Por ocasião da admissão os candidatos deverão apresentar os documentosabaixo, em original e cópia legível:

Cédula de Identidade Civil, CPF, PIS ou PASEP, Título de Eleitor, comprovantede votação nas ultimas eleições (1º e 2º turno) ou Certidão de Regularidade emitidapelo TRE (atualizada), Comprovante de residência atual, Carteira de reservista oucertificado de dispensa militar, certidão de casamento ou nascimento (se solteiro),certidão de nascimentos dos filhos menores de 18 anos comprovante de escolaridade,prova de inscrição do respectivo órgão de classe e respectiva certidão de regularida-de, 1 (uma) foto 3x4, certidão de antecedentes criminais (Original - Regular) a serretirada junto ao Fórum Criminal à Rua Máximo João Kopp, 274, bloco 02 - SantaCândida/PR, CEP 82630-900, fone 41-3257-0124 (Antigo BANESTADO).

1.2 - Para realização da perícia médica os candidatos deverão apresentar os se-guintes exames laboratoriais:

Hemograma, glicemia, exame parcial de urina, exame parasitológico de fezes,acido úrico, triglicerídios, colesterol total, raio-x do tórax AP e perfil, eletrocardiogra-ma, gama glutamiltransferase, Tiroxina, Creatinina.

Para homens acima de 40 (quarenta) anos P.S.A., e mulheres acima de 25 (vintee cinco) anos de idade ou que tenham filhos, exame preventivo ginecológico.

1.3 - Caso julgue necessário o Médico perito poderá solicitar exames suplementa-res.

2. Os candidatos Convocados terão até 30 dias, a contar da data da reunião deconvocação, para entrega da documentação e realização da perícia médica pré-admis-sional.

3. Os candidatos que não se apresentarem no dia e horário marcado, terão 5(cinco) dias após a reunião para comparecerem na Sede da Câmara Municipal deMandirituba, sem prejuízo da vaga.

3.1 - Decorrido este prazo, os candidatos que não se manifestarem, serão consi-derados desistentes e perderão direito a vaga.

HORÁRIO/LOCAL: Dia 02 de maio de 2012 (quarta-feira) às 14:00 horas, nasede da Câmara Municipal de Mandirituba à Avenida Brasil, 320 - centro - Mandiritu-ba-PR

Cargo: Vigia PatrimonialINSCRIÇÃO NOME NOTA FINAL CLASS234848 Erivelton Souza Marques 84,00 1º

Mandirituba(PR), 10 de Abril de 2012

Fábio Antonio da Rocha Diretor Geral

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2011Edital de Convocação Nº 006/2012

O Diretor Geral da Câmara Municipal de Mandirituba, pelo presente convoca os candidatosaprovados no concurso público para provimento de 01 (uma) vaga para o cargo de Auxiliar deServiços Gerais, abaixo nominado, referente ao edital 001/2011, conforme solicitação por meio doprocesso administrativo nº 142/2012.

1. Os candidatos deverão comparecer no dia, local e horário abaixo discriminados, munidos daCédula de Identidade e CPF, para orientação e encaminhamento aos exames pré-admissionais.

1.1 - Por ocasião da admissão os candidatos deverão apresentar os documentos abaixo, emoriginal e cópia legível:

Cédula de Identidade Civil, CPF, PIS ou PASEP, Título de Eleitor, comprovante de votação nasultimas eleições (1º e 2º turno) ou Certidão de Regularidade emitida pelo TRE (atualizada), Compro-vante de residência atual, Carteira de reservista ou certificado de dispensa militar, certidão de casamentoou nascimento (se solteiro), certidão de nascimentos dos filhos menores de 18 anos comprovante deescolaridade, prova de inscrição do respectivo órgão de classe e respectiva certidão de regularidade,1 (uma) foto 3x4, certidão de antecedentes criminais (Original - Regular) a ser retirada junto ao FórumCriminal à Rua Máximo João Kopp, 274, bloco 02 - Santa Cândida/PR, CEP 82630-900, fone 41-3257-0124 (Antigo BANESTADO).

1.2 - Para realização da perícia médica os candidatos deverão apresentar os seguintes exameslaboratoriais:

Hemograma, glicemia, exame parcial de urina, exame parasitológico de fezes, acido úrico, triglice-rídios, colesterol total, raio-x do tórax AP e perfil, eletrocardiograma, gama glutamiltransferase, Tiroxina,Creatinina.

Para homens acima de 40 (quarenta) anos P.S.A., e mulheres acima de 25 (vinte e cinco) anos deidade ou que tenham filhos, exame preventivo ginecológico.

1.3 - Caso julgue necessário o Médico perito poderá solicitar exames suplementares.2. Os candidatos Convocados terão até 30 dias, a contar da data da reunião de convocação, para

entrega da documentação e realização da perícia médica pré-admissional.3. Os candidatos que não se apresentarem no dia e horário marcado, terão 5 (cinco) dias após a

reunião para comparecerem na Sede da Câmara Municipal de Mandirituba, sem prejuízo da vaga.3.1 - Decorrido este prazo, os candidatos que não se manifestarem, serão considerados desisten-

tes e perderão direito a vaga.HORÁRIO/LOCAL: Dia 03 de maio de 2012 (quinta-feira) às 09:00 horas, na sede da Câmara

Municipal de Mandirituba à Avenida Brasil, 320 - centro - Mandirituba-PR

Cargo: Auxiliar de Serviços GeraisINSCRIÇÃO NOME NOTA FINAL CLASS237066 Josiane Aparecida Moleta 82,00 1º

Mandirituba(PR), 11 de Abril de 2012

Fábio Antonio da Rocha Diretor Geral

Page 11: Edição 228

Classificados 11www.asemananews.com.brA SEMANA News

13 a 19 de abril de 2012

PALIO Atrative, 1.0, 2007/08, flex, 4 ptas, cor cinza. Entra-da + 60X. Fone 3604-4824 -3604-0757. RP Auto Center.

PALIO Celebration, 2008,cor preta, 4 ptas, vidros e travaselétricas, ar quente, limpador de-sembaçador traseiro, placa A.Parc. R$ 729,00 fixas SEMNADA DE ENTRADA. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

PALIO ED, 97, com dire-ção hidráulica, gasolina. R$9.800,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

PALIO EDX, 1.0, 99, com-pleto, 4 portas. R$ 12.900,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

PALIO fire 2002 verde, arquente limpador e desemba-çador, placa A, excelente es-tado. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

PALIO Fire 2002, branco,ar quente, limpador e desemba-çador, rodas ll. Ótimo estado deconservação. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

PALIO fire 2007, verme-lho, ar quente, limpador, desem-baçador, placa A, excelente es-tado de conservação, veículode procedência. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

PALIO Fire Economy 10/11, Flex, DH, Insulfilme, Calotas,Espelho cortesia para passagei-ro e motorista, Pára-choque per-sonalizado, apenas 18mil km ro-dados, manual. Entrada + 60parcelas de R$ 499,00. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PALIO Young, 2001, cin-za, gasolina. R$ 11.800,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

SIENA ELX 1.4, 06/06, corprata, flex, aq, dt, calotas, espe-lho cortesia para passageiro emotorista, espelho e pára-cho-que personalizado. Placa A.Entrada + 60 parcelas de R$539,00 . Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

UNO Fire 2008, vermelho,ar quente, limpador, desembaça-dor, vidros elétricos, placa A, bai-xo km. Excelente estado! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO Fire 2p, 03/03, corbranca, gas, ldt, Insulfilme. Veí-culo revisado, placa A, insulfilm,calotas. Entrada de R$ 3.500,00+ 60 parcelas. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

UNO Mille 2011, cinza, es-tado de 0km, excelente estado,

carro de procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO Mille Fire, 2006,branco, flex, placa A, excelen-te estado, carro com proce-dência. Fone: 3608- 1000 Rotta8 Veículos.

UNO Mille fire, placa A,2004, cor azul. SEM ENTRA-DA R$ 459,00 fixas. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

ESCORT SW 2000 4p, di-reção hidráulica, vidros elétricos,ar quente, desembaçador e lim-pador traseiro. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

FIESTA Gl 1.0, 4p, 01/01, placa A, calotas, insulfilm,ldt. Documentos 2012 pago.Entrada + 48x de R$ 399,00.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA GL, 2000, gasoli-na. R$ 10.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

FIESTA hatch 1.0 4p 10/10 Flex, 4 ptas, prata, Alarme,Ar Qte, ldt, Insulfilme, Trava maisTrio elétrico, Break light, Calo-tas, Controle interno do espelho,Encosto Cab Tras, Espelho cor-tesia para passageiro e moto-rista, Parachoque personaliza-do. . Entrada + 60 parcelas deR$ 599,00. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

FIESTA Sedan 1.6 preto 07/08, ar condicionado, direção hi-dráulica, vte, alarme, manual,nota fiscal de fabrica, placa A.Entrada + 60x. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

FIESTA Sedan 1.6, ver-melho 07/08, ar condiciona-do, direção hidráulica, vte,alarme, manual, nota fiscal defabrica, placa A. Entrada +60x. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA Street 1.0, 2003, corvermelha, gas, alarme, ldt, Insul-filme. Veículo revisado, motor ze-tec rocan, com calotas. Entradade R$ 3.000,00 + 60 parcelas deR$ 399,00. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

KA 2009 preto, placa A, ar

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.quente, limpador, desembaçador,trio elétrico, estado de 0km. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

KA GL 2005, prata, ar quen-te, desembaçador e limpador, pla-ca A, excelente estado. Veiculo deprocedência. Super oferta! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

KA GL Rocan, 04/05, 1.0,aq, dlt, insulfilme, calotas, espe-lho cortesia para passageiro emotorista, parachoque persona-lizado, cor vermelha, gas. Entra-da de R$ 2.300,00 + 60 parcelasde R$ 399,00. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

ASTRA sedan, 2.0, 2008,flex, cor prata, completo. Ent.+parc. R$ 519,00 fixas. Eliauto Ve-ículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

ASTRA Sedan, 2003,completo + rodas de liga. Ent.+parc. R$ 478,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA FlexPower, 2009,cor preta, 4 ptas, ar quente, limp.

E desemb. Traseiro, isulfilme, fri-so lateral. Ent. + parc. R$ 498,00fixas. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA 2009 preto, ar quen-te, limpador e desembaçador,placa A, carro em estado de 0km.Super oferta! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

CELTA Life 2007 prata 2p, arquente, desembaçador e limpa-dor. Veículo de procedência e ex-celente estado. Super oferta! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA spirit 2010 vhc-e, arcondicionado, vidros elétricos, arquente, desembaçador e limpa-dor traseiros, alarme e trava, úni-co dono e step sem uso. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA super 1.0, 2003,cor prata 4 ptas, alarme, vte, arqte, ldt, isulfilm, placa A. Ent.+parc. R$ 449,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA VHC, 1.0, 2008/09,flex, cor prata, vidro, trava e arcondicionado. Entrada + 60 X.Fone 3604-4824 - 3604-0757. RPAuto Center.

CELTA VHC, super, 2004,vermelho, 4 portas. R$17.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CLASSIC 1.6 branco, arquente, limpador e desemba-çador, excelente estado. Veí-culo com procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CLASSIC 2008 preto, arquente, desembaçador, placa A,estado de 0 km. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CORSA Hatch 1.4 Pre-mium EconoFlex, ano 2009, corprata, DH, alarme, vidros e tra-vas elet., ar qt., limp/desemb.,

pára-choque personalizado.Ent.+ parc. R$ 498,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CORSA Hatch 1.8, 04/05,Flex, cor azul, Alarme, A Qte, ldt,Insulfilme, Trava elétrica, Calotas,Espelho cortesia para passagei-ro, e motorista, Parachoque per-sonalizado, Protetor de cárter.Entrada + 60 parcelas de R$499,00. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Hatch GL, 1.6,1998, cor prata, 4 ptas, trava,alarme, ldt, ar qte, rodas LL, 4pneus novos Goodyear, ma-nual. Entrada + 48 parcelas.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan 2003,branco, placa A, ar quente edesembaçador, excelente es-tado. Super oferta! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CORSA sedan VHC,2002, cor prata, placa A. Ent.+parc. R$ 339,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

KADET SL, 93, verde, ál-cool. R$ 6.600,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

KADET SL, 95, cinza, ga-solina. R$ 7.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

MONZA SL, 91, preto. R$5.600,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

MONZA SL, 92, cinza,com dh, gasolina. R$ 6.600,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

VECTRA elegance,completo, top, placa A, estadode 0 km. Veículo de procedên-cia. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

PROMOÇÃO DEPARABRISA

Várias marcas, a

partir de R$ 199,00,

colocado.

Auto Peças Nações.

Fone: 3627-5218

Loja de automóveis na Fazenda Rio Grande,com instalação completa, computador,

telefones, móveis, placas, alarme, em ótimalocalização. Mais informações pelo telefone:

9971-3056

VENDOVENDOVENDOVENDOVENDO

ELIAUTO VEÍCULOS ESTÁ

COMPRANDO.

PAGAMENTO À VISTA.

Page 12: Edição 228

Classificados12 www.asemananews.com.brA SEMANA News13 a 19 de abril de 2012

GOL 1.0 flex 4p verme-lho 06/07, vte, ldt, pneus emótimo estado, manual, placa A,baixa km rodado. Entrada +60x. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL 2001 8v, cinza, gaso-lina, super oferta! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

GOL 2002 cinza 4p, arquente limpador e desemba-çador, direção, placa A. Exce-lente estado! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

GOL CL, 94, branco, gaso-lina. R$ 7.300,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL CL, 97, 1.0, branco, ga-solina. R$ 9.000,00 Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL CL, 97, 1.0, verde, ga-solina. R$ 9.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL G4 4p 2006, branco,carro em excelente estado. Su-per oferta! Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veículos.

GOL GIV 1.0, 07/08, 8v 4ptas, cor preta, flex, alarme, aq,ldt, dh, insulfilme, rLL, trio elétrico.Entrada + 60 parcelas de R$529,00. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL GL, 94, 1.8, álcool,preto. R$ 9.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL MI, 96, 1.0, dh, ve,prata. R$ 10.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL Special 2004, branco,excelente estado, carro de pro-cedência. Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veículos.

GOL trend 2008, vidros elé-tricos, limpador e desembaçadortraseiro, veículo de procedência,excelente estado. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

GOL G4 1.0 TotalFlex, 2007,4 ptas, alarme, travas elétricas, arquente, limpador traseiro. Parc. R$689,00 fixas SEM ENTRADA.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

GOLF 1.6, ano 2000, comple-to na cor azul. Ent.+ parc. R$ 479,00fixas. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br.

GOLF 1.6, MI, 2001, corpreta, 4 ptas, completo. Entrada+ 60X. Fone 3604-4824 - 3604-0757. RP Auto Center.

GOLF Flash 1.6, 2006, corpreta, flex, completo com couro e

Av. das Paineiras, 305 - Eucaliptos -FRG - Tel.: 36044136

A Eliauto Veículos contrata:rLL, aro 16, alarme, ac, aq,ldt, dh, Insulfilme, Trava e Trioelétrico, manual. . Entrada +60 parcelas de R$ 599,00.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOLF GL, 95, 1.8, com di-reção hidráulica e roda de liga leve,verde. R$ 10.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOLF GL, 95, 1.8, verme-lho, com rodas de liga leve. R$10.200,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

GOLF GLX 2.0, Automáti-co, 98/98, ar condicionado, dire-ção hidráulica, vte, rodas de liga.Entrada + 48x. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

GOLF, 2000, 2.0, completo+ teto, rll, prata. R$ 20.000,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

POLO sedan, 1.6, 2004, corpreta, completo. Ent.+parc. R$459,00. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br.

AUDI 1.8 aspirado, 2004,cor cinza, completo + airbag du-plo, abs, roda de liga, placa A. Ent.+ parc. R$ 598,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CLIO sedan Autentique, 1.0,flex 2006/2007, cor verde, arquente, desembaçador traseiro,calotas, placa A. Entrada + 60x.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

MERCEDES BENZ 300,SE, diesel, 4 cc, ano 1978. Aceitoseu carro na troca. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

PEUGEOT 307, sedan pre-sence, 1.6, 07/08, 4 ptas, cor pre-ta, flex, Completo, Alarme, AC, AQte, DH, Insulfilme, Rodas LL,Trava e Trio elétrico, Air bag, Pa-rachoque personalizado. Entra-da + 60x. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SCENIC 1.6, flex, 2007,cor prata, completa, alarme, air-bag, cd player, placa A. Ent.+parc. R$ 537,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

TWINGO 1.0, 2P, 2001/2001, cor Preta, Ar Condiciona-do, vidros e travas elétricas, in-sulfilm, radio cd. Entrada + 60x.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIORINO, 94, branca, ga-solina. R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

MONTANA conquest , pra-ta, completa, placa A, excelenteestado de conservação, veículode procedência. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

PEUGEOT PARTNER 1.6,2008, cor branca dh, trava elétrica,placa A. Financia SEM ENTRA-DA 60x. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br.

SAVEIRO G4 1.6, 2009 nacor branca capota marítima, tra-vas elet. Prot. Caçamba isulfilme,rodas aro 15. Financia em 60x.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

REVISTARIA PIONEIROSTemos Apostila da Caixa Econô-mica Federal, conforme novoEdital 2012. Informações tel:3627-2334.

Vendedor com experiência.Venha fazer parte da equipe Eliauto Veículos.

Entrevista com currículo das 9h as 10h.

VAGA CÓDIGO SEXOATENDENTE/BALCONISTA 12-0087 (Masc)ATENDENTE/BALCONISTA 12-0082 (Masc)AUX. DE AÇOGUEIRO 12-0054 (Masc)BALANCEIRO 11-0256 (Masc)COSTUREIRA 12-0074 (Fem)EMPREGADA DOMESTICA 12-0058 (Fem)ENCARREGADO DE INJETORA 12-0032 (Masc)ESTAGIO ADMINISTRAÇÃO 12-0084 (Fem)ESTÁGIO AUTO CAD 12-0056 (Masc)ESTÁGIO MAGISTÉRIO 12-0061 (Fem)ESTÁGIO MAGISTÉRIO/PEDAGOGIA 12-0077 (Fem)ESTAGIO SECRETARIADO 12-0083 (Fem)ESTOQUISTA 3º TURNO 12-0068 (Masc)FATURISTA 12-0021 (Masc)GARÇON / ATENDENTE 12-0070 (Masc)MECÂNICO AUTOMOTIVO 12-0085 (Masc)MECÂNICO DIESEL 12-0086 (Masc)MECANICO DE MOTOS 12-0020 (Masc)MOTORISTA 12-0060 (Masc)PROFESSOR DE INGLÊS 12-0072 (Masc)SALGADEIRA 12-0073 (Fem)VENDEDOR CORPORATIVO 12-0044 (Fem)

Interessados encaminhar currículo [email protected] ou levar pessoalmente na FAZ RH -

Rua Cesar Carelli, 90 - Fone: (41) 3627-4759

Interessados comparecer na Agência do Trabalhador de FRG - RuaCedro, 343 das 8h as 12h - 13h as 17h munidos de documentos

VAGA CÓDIGO SEXOARMADOR DE FERRO 613299 MASARMADOR DE FERRO 625325 MASAUXILIAR ADMINISTRATIVO 610403 MASAUXILIAR DE ALMOXARIFADO 617847 MASAUXILIAR DE DEPÓSITO 621994 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 567330 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 587263 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 621608 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 631557 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 635361 MASAUXILIAR DE SERRALHEIRO 604714 MASCARPINTEIRO 595685 MASCARPINTEIRO 613424 MASCARPINTEIRO 625448 MASCOLETOR DE LIXO 598750 MASELETRICISTA 621013 MASELETRICISTA 631944 MASELETRICISTA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL587456 MASFRESADOR 581750 MASFRESADOR UNIVERSAL 609249 MASLATOEIRO AUTOMOTIVO 569132 MASMECÂNICO DE MANUTENÇÃO DIESEL 579566 MASMECÂNICO MONTADOR 613564 MASMONTADOR DE ESTRUTURAS METÁLICAS615454 MASMOTORISTA DE CAMINHÃO – HAB (D) 618331 MASOPERADOR DE MÁQUINAS 567391 MASPEDREIRO 613381 MASPEDREIRO 625405 MASPINTOR AUTOMOTIVO 567521 MASPINTOR DE METAIS 614034 MASPINTOR INDUSTRIAL 615136 MASPORTEIRO 617443 MASPOTEIRO 613651 MASSERVENTE 615949 MASSERVENTE DE OBRAS 620934 MASSERVENTE DE OBRAS 625518 MASSOLDADOR 615416 MASSOLDADOR MIG 581576 MASTECNICO ANALISTA DE PCP 631970 MASTORNEIRO FERRAMENTEIRO 609022 MASAJUDANTE DE COZINHA 567280 FEMAJUDANTE DE COZINHA 569827 FEMAUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 482914 FEMCHAPEIRO 569916 FEMOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 596320 FEMRECEPCIONISTA 596247 FEMRECEPCIONISTA SECRETÁRIA 606356 FEMVENDEDOR INTERNO 635817 FEMZELADOR 633449 FEMANALISTA CONTÁBIL 595647 INDFASSISTENTE ADMINISTRATIVO 613817 INDFATENDENTE DE BALCÃO 597884 INDFAUXILIAR ADMINISTRATIVO 596275 INDFAUXILIAR ADMINISTRATIVO 612821 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 585041 INDFAUXILIAR DE SERIGRAFIA 574222 INDFMECÂNICO MONTADOR 626248 INDFOPERADOR DE CAIXA / OUTRAS 579248 INDFPANFLETEIRO 612791 INDFPROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 583334 INDFPROMOTOR DE VENDAS 612758 INDFSUPERVISOR COMERCIAL 612868 INDF

SAVEIRO G5 1.6, 2011,flex, alarme, vidro e trava elétrica,ar quente, janela basculante, pro-tetor de caçamba, capota maríti-ma, isulfilme e cd player, placa A.Financia 60x. Eliauto Veículos.Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

SAVEIRO, 99, 1.6, gasoli-na. R$ 13.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

STRADA 1.4, F i re ,2008, flex, modelo Celebra-tion, cabine simples, capotamarítima, rodas de liga, isul-filme, placa A. Ent.+ Parce-las R$ 498,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CG 150 Titan ES, 06/06,COR vermelha, gasolina,Moto em ótimo estado de con-servação, placa A, partidaelétr ica. Entrada de R$1.500,00 + 48 parcelas de R$

144,00. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

HONDA CBX 200, ano 01,preta. R$ 3.700,00. Naza MotoFone 3627-6868.

HONDA CG 125, 2007,preta. R$ 3.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

HONDA CG 150, 2004,preta. R$ 3.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

HONDA TWISTER ,2007 cor amarela. Parc. R$349,00 fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

YAMAHA XTZ, 2007, azul.R$ 4.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

RENOVA AUTOCENTER CONTRATAURGENTE: Mecânico e geometrista com experiência.

Interessados enviar currículo para [email protected] ligar para (41) 3604-0076.

Page 13: Edição 228

Classificados 11www.asemananews.com.brA SEMANA News

17 a 23 de fevereiro de 2012Classificados 13www.asemananews.com.brA SEMANA News

25 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012

Page 14: Edição 228

Classificados14 www.asemananews.com.brA SEMANA News13 a 19 de abril de 2012

Page 15: Edição 228

Classificados 15www.asemananews.com.brA SEMANA News

13 a 19 de abril de 2012

domínio fechado, com portaria 24ho-ras. R$ 585,00 já incluso valor docondomínio. IMOVÉIS CONSULTCreci J4721. Fone: 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

RUA TRIDI, 123 - Gralha Azul.R$ 480,00. 2 quartos, sala, cozinha,banheiro e área de serviço. Em con-domínio fechado. IMÓVEIS CON-SULT Creci J4721. Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

CASA de 140m2, com 03 quar-tos sendo uma suíte, sala, cozinha,área de serviço, garagem em umamplo terreno. R$ 800,00 mais taxa.IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA -creci 1564 - J. Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

IMÓVEL COMERCIALEUCALIPTOS, Rua Vinheiro n° 115,

Barracão 01 contendo vão livre e pé direitocom 5m Valor 3.300,00. Creci J - 747. AWIMÓVEIS - www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

BARRACÃO 02 Rua Vinheiro, n°115, contendo vão livre, 02 banheiros, pédireito com 5m e piso reforçado para carre-ta. Valor: R$ 2.500,00. Creci J - 747. AWIMÓVEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

LOJA - Rua França, n° 503, com120m2, contendo 2 banheiros, depósi-tos e estacionamento. Valor do aluguelR$ 1.200,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

LOJA - Av. Paraguai, n° 511, com80m2, contém 2 banheiros. Valor do alu-guel R$ 700,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

SALA - Rua Cezar Carelli, n°320, com 50m2 em pavimento superi-

IMÓVEL RESIDENCIALCASA - Rua Castanheira, n°

289, 70m2 em alvenaria, com 02dormitórios, cozinha, banheiro, áreade serviço e 02 vagas para carro.Valor do aluguel R$ 570,00. Creci J- 747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

EUCALIPTOS Rua: Equadorn°394 Sobrado 02 (3 dorm, sendo 1suíte, sala, cozinha, banheiro, lava-bo, area de serviço com churras-queira, depósito e garagem. Valor:R$ 900,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

APARTAMENTO - Av. dasAraucárias esquina com Tv. Caviu-va, 60, com 125m2, em alvenaria,03 dormitórios, cozinha, copa, ba-nheiro e garagem. Valor do aluguelR$ 1.300,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

IMÓVEL NOVO. Rua Suécia,638 - Nações. R$ 550,00. 2 quartos,sala, cozinha, banheiro e área deserviço. Em condomínio fechado.IMÓVEIS CONSULT Creci J4721.Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

CASA – R. Nogueira, nº 694Eucaliptos R$ 480,00. 2 quartos, sala,cozinha, banheiro e área de serviço.IMOVÉIS CONSULT Creci J4721.Fone: 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

CASA – R. Cerejeira, 377 Eu-caliptos, 2 quartos, sala, cozinha,banheiro, e área de serviço. Em con-

or. Valor do aluguel R$ 500,00. Creci J- 747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

SALA Comercial com ótima lo-calização na Rua Macedônia, 137,68,00m2. Próximo a prefeitura. R$720,00. IMÓVEIS CONSULT CreciJ4721. Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

SALA Comercial com ótima lo-calização na Av. Portugal. Esquinacom Supermercado Boza. Com63,64m2. R$ 1.420,00. IMÓVEISCONSULT Creci J4721. Fone 3604-7878. www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 03 Quar-tos - 54,00m2 - Bairro IGUAÇÚ -"AVERBADA", próximo a RAIA eótimo espaço de terreno nos fundos.R$ 104.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos - 42,65m2 - Bairro ESTA-DOS - "AVERBADA", próximo aBR 116, linhas de ônibus, Super-mercado. R$ 85.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9986-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria, comlaje - 02 Quartos - 50,00m2 - Bair-ro IGUAÇU - "AVERBADAS",próximo ao Supermercado MAY.R$ 97.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".

IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02 Quar-tos, - 51,50m2 - Bairro NAÇÕES -"AVERBADAS", ótimo acabamen-to. R$ 99.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02 Quar-tos - 48,90m2 - Bairro JARDIM VE-NEZA - "AVERBADA". R$ 89.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MI-NHA VIDA". IMÓVEIS CONSULT- 3604-7878 / 9986-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos, - 51,70m2 - Bairro IGUA-ÇÚ - "AVERBADA", próximo aoSUPERMERCADO BOZA. R$94.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Sobrado - 03 Quartos -66,00m2 - Bairro GRALHA AZUL,Av. Portugal - "AVERBADA", pró-ximo ao Supermercados BOZA eESTRELA. R$ 142.500,00 Quitadaou Ent. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT -

3604-7878 / 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria, com LAJE- 03 Quartos - 58,00m2 - Bairro NA-ÇÕES - "AVERBADAS", próximo aoSupermercado RIBEIRO. R$ 105.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MINHAVIDA". IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos - 61,70m2 - Bairro EU-CALIPTOS - "AVERBADAS",próximo a AVENIDA BRASIL. R$140.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casa de 01 quarto 50m no Igua-çu 2, próximo a Fortefarma, Rua RioParanapanema com a Rio Piquiri.R$ 85.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - Creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

Casa de 56m, com 2 quartos, naRua Rio Piquiri ao lado da Fortefarma.R$ 100.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

Casa na Rua Rio Amazonas noIguaçu, com 56m, sendo 2 quartos.Próximo a Panificadora Cantinho doPão. R$ 90.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

Casa com 55m, sendo 2 quar-tos, na Rua Polonia, bairro Nações 2.R$ 110.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

RESIDENCIAL GRALHAAZUL - Casa com 50 m², 2 dorm.,

sala, coz, bwc, área de serviço e ga-ragem, próx. Supermercados Boza.Utilize se FGTS-PLANO MINHACASA MINHA VIDA. Casas a partirde R$90.000,00. Imobiliária PanakolLTDA - CRECI 1564-J- FONE: 3627-1002 -www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDENCIALNOVA ERA - Casa com 50,00,00m2,02 dormitorios, sala,coz + área deserviço externa, BWC, excelente lo-calização. Pequena entrada, utilizeseu FGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$90.000,00. IMO-BILIARIA PANAKOL LTDA - CRE-CI-1564-J - Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

CONDOMÍNIO CENTRALPARK, bairro Nações, casascom 38m2 sendo 02 dorm,sala,coz., bwc,área de serv. Pro-jetoMinha Casa Minha Vida apartir de 82.000,00, sinal 500,00.Faça sua Reserva, disponibili-dade limitada. MMDInc.Part.Ltda. Fone 3627-2037.creci J 0158

Vende-se casa na FazendaRio Grande, rua asfaltada, bairroIguaçu II, com 150m2, sendo 3quartos, sala, copa, 2 banheiros,lavanderia, cozinha e garagempara 3 carros. Terreno 15x30m.Valor R$ 130.000,00 ou entrada +financiamento pela Caixa Econô-mica Federal. Aceita carro no ne-gócio. Tel 8886-3337 ou 9104-2840,falar com Ademir.

Vende-se Chácara em Salti-nho, Mandirituba, com 2100 m2, pontode Luz, frente com estrada principal,próximo ao Parque do Saltinho. Va-lor 18.000,00. Tel 8886-3337 ou 9104-2840, falar com Ademir.

VENDE-SE LOJA deConfecções em frente ao ter-minal velho de Fazenda RioGrande. Mais informaçõespelo fone (41) 9641-4601.

Page 16: Edição 228

Segurança16 www.asemananews.com.brA SEMANA News13 a 19 de abril de 2012

Desentendimento entre adolescentestermina com morte de garota de 14 anos

Polícia civil apreendemenor acusado de

crime no Bairro NaçõesUma adolescente foiencontrada morta, na ma-drugada da última quarta-feira (11), no portão da ga-ragem de uma residência naRua Colômbia, no bairroNações, em Fazenda RioGrande. O corpo foi des-coberto pelo morador dacasa, que ao abrir o portãoda garagem para ir ao tra-balho, deparou com o cor-po da jovem. Assustado,chamou a polícia militar.

Moradores informa-ram ter ouvidos três dispa-ros pouco antes das 3 ho-ras, mas não imaginavamque uma pessoa estava sen-do morta. A vítima, que foiidentificada como sendoJhefany Aparecida Morei-ra Ferreira, de apenas 14anos, segundo a polícia,estava em uma rodada decocaína e teria se desenten-dido com outra menor queestava junto ao grupo.Após a discussão, a garotadeixou o local e um dosrapazes saiu atrás de Jhe-fany. Alguns minutos de-pois, o matador, cujo nomevem sendo mantido em se-

Menina de 14 anos foi assassinada na madrugada na Rua Colômbia

gredo, retornou e teria dito:"Matei ela com três tiros".

Equipes de investiga-dores, comandados pelosuperintendente Valdir Fer-reira estiveram na casa donamorado da garota mortae ele deu detalhes do cri-me. "Todos cheiravam póe daí houve um desenten-dimento entre uma menina

e a minha namorada e elaacabou morta", disse o ga-roto, que acabou sendoapreendido, pois acabouconfessando ter matadoJonhatan Willian de Lima,de 22 anos, assassinado noúltimo dia 10 de março noportão da casa onde mora-va com a família na RuaGâmbia. Em depoimento,

E.B.S. deu detalhes do as-sassinato de Jonhatan e dosmomentos que antecede-ram a morte da namoradaJhefany Aparecida Morei-ra Ferreira.

Valdir Ferreira disseque o crime da garota jáestá esclarecido e que aqualquer momento o autorpoderá ser detido.

Os 84 presos de Fa-zenda Rio Grande começa-ram a ser transferidos paraunidades prisionais do Pa-raná. Até junho, a determi-nação da Secretaria de Es-tado da Segurança é quetodos os presos sejam re-movidos das delegacias decadeias do Estado. Nestaprimeira semana, 45 deten-tos deixaram a cadeia fa-zendense. Os 39 restantesserão removidos de formagradativa.

O prédio onde funcio-na o setor de carceragem eadministrativo em FazendaRio Grande será demolidoe no local será erguida adelegacia cidadã. Serão in-vestidos em torno de R$ 7milhões no projeto. Deacordo com o delegadoHamilton da Paz, responsá-

Cadeia de Fazenda Rio Grande começaser esvaziada para ser demolida

vel pelas delegacias da Re-gião Metropolitana de Curi-tiba, a obra faz parte de umprojeto arrojado, a ser desen-volvido em várias subdivi-sões do Paraná. "Será umprojeto padrão e na delega-cia cidadã não vai ter pre-sos, apenas uma cela para os

flagrantes que serão encami-nhados rapidamente para acadeia pública. Além disso,a nova delegacia terá salasseparadas para vítimas e tra-rá mais conforto para os ci-dadãos", afirma o delegadoHamilton da Paz.

A demolição do prédio

da delegacia de FazendaRio Grande deve começarna segunda quinzena de ju-lho e a obra deverá ficarpronta num prazo mínimode seis meses. Depois queas obras iniciarem, a dele-gacia funcionará em novoendereço, que vem sendodefinido pelo comando dapolícia civil local.

Segundo o secretárioda Segurança Pública, Rei-naldo de Almeida Cesar, aconfirmação das transfe-rências representa um pas-so fundamental para a re-cuperação do setor de se-gurança do Estado. "Alémde oferecer condições dig-nas para os presos, deso-neram os policiais do ser-viço de custódia, liberando-os para trabalhar na rua",disse ele.

Presos sendo transferidos para a Penitenciária Estadual

A polícia de FazendaRio Grande elucidou o as-sassinato de Jonhatan Wil-lian de Lima, 22 anos, as-sassinato no último dia 10de março, na Rua Gâmbia.O menor E.B.S., 17 anosfoi apreendido pela políciacivil e interrogado acabouconfessando o assassinato.O motivo, segundo infor-mou a polícia, foi uma dí-vida com traficantes. Osparentes confirmaram queo jovem era usuário e vi-nha sendo ameaçado, co-mentou o superintendenteValdir Ferreira.

Jonhatan Willian Lima,segundo levantou a políciafazendense, foi chamadono portão de casa, por vol-ta das 21 horas do dia 10de março. Assim que abriua porta, foi surpreendidopor três elementos e levouseis tiros, efetuados porE.B.S. No dia do fato, o triofugiu usando bicicletas. No

Um homem foi esfa-queado por volta das 19horas da última terça-feira(10) ao tentar cobrar umadívida. O caso foi registra-do na Rua Santa Bernadete,no Jardim Suzuki, em Fa-zenda Rio Grande e mobili-zou uma equipe do Siate.

Luiz Carlos GomesCardoso, de 31 anos, teriaido ao local cobrar umapequena dívida e isto moti-

Celta que levava Jonhatan parao hospital acabou se envolvendo em acidente

dia do fato, no desespero,o irmão da vítima pediu aju-da aos vizinhos. Um delescolocou Jonhatan, aindacom vida, num Celta, e ten-tou levá-lo para um hospi-tal. Porém, ao passar poruma lombada, em alta ve-locidade, bateu num carroe numa moto, na AvenidaPortugal, no bairro GralhaAzul. Jonhatan estava emóbito. A polícia aguarda oresultado de necropsia peloInstituto Médico Legal,para descobrir se o rapazmorreu em função dos ti-ros ou do acidente.

O fato que chama aatenção da polícia fazenden-se é que E.B.S. era namo-rado de Jeniffer MoreiraFerreira, 14 anos, morta namadrugada da última quar-ta-feira, dia 11, na Rua Co-lômbia. "Estamos apurandoeste crime e podemos ternovidades nas próximashoras", resumiu Valdir.

Homem é esfaqueado ao cobrardívida no Jardim Suzuki

Por volta das 12h30 daúltima quinta-feira (12),uma mulher identificadacomo Diva dos SantosFreitas, 43 anos, ficou fe-rida em acidente envolven-do dois carros na AvenidaBrasil, imediações doCAIC, em Fazenda RioGrande. Ela sofreu feri-mentos leves e foi atendidano local pela equipe de so-corristas do SIATE.

vou uma briga com o se-nhor Zenildo de aproxima-damente 70 anos. No atri-to, o idoso sacou de umafaca e tentou acertar LuizCarlos na barriga. A vítimafoi socorrida e encaminha-da ao Pronto Atendimentode Fazenda Rio Grandeonde recebeu assistência.Luiz Carlos e Zenildo serãochamados a delegacia paraprestar esclarecimentos.

Mulher fica ferida em colisãode veículos na Avenida Brasil

Segundo informaçõesde populares, o Verona ,placa ANE-2602, de Cam-po Largo, dirigido por Au-gusto Leite Neto colidiucom a Kombi, placa APO-0542, em que estava Ce-lia Padilha de Andrade.Depois que a vítima foiatendida, os carros foramremovidos do local e otrânsito voltou a normali-dade.

A Polícia Militar regis-trou aumento de 30% nonúmero de chamados demoradores do bairro Ube-raba, em Curitiba, no pri-meiro mês após a implan-tação da Unidade ParanáSeguro (UPS). O númeroindica o resgate da confi-ança da população na polí-cia e a integração com a co-munidade - diretrizes bási-cas da UPS, instalada peloGoverno do Estado emuma faixa do bairro ondevivem pessoas em riscosocial. A avaliação positivada UPS é demonstrada tam-bém por uma pesquisa rea-lizada pela PM e que mos-tra que 73% dos entrevista-dos estão satisfeitos com otrabalho policial na região.

Os chamados registra-dos no primeiro mês desdea implantação da UPS fo-ram feitos via telefone 190e em abordagem direta aospoliciais que trabalham naárea. Foram registradas

UPS aumenta confiançada população na polícia

523 ocorrências (chama-dos) em todo o bairro Ube-raba, dos quais 136 (26%)vieram da região da UPS.Considerando apenas essaregião, a PM registrou emmédia 4,5 ocorrências pordia, sendo que o pico foiregistrado no dia 7 de abril(12 ocorrências).

Para o secretário esta-dual da Segurança Pública,Reinaldo de Almeida Cesar,o resultado é animador. "Háum apoio e um acolhimen-to por parte da populaçãolocal. Tivemos um únicohomicídio na região, comautoria já conhecida e de-terminação da prisão dosuspeito", afirmou. O se-cretário destacou que esteperíodo inicial é de avalia-ção do projeto-piloto. "AUPS do Uberaba é a primei-ra unidade de Curitiba. Va-mos implantar mais noveunidades semelhantes nacapital. É um resultadomuito animador", avaliou.

Page 17: Edição 228

Geral 17www.asemananews.com.brA SEMANA News

13 a 19 de abril de 2012

Page 18: Edição 228

Agenda Cultural18 www.asemananews.com.brA SEMANA News13 a 19 de abril de 2012

ÁriesSe está pensando em iniciar um projeto, essa semana será

favorável. Terá facilidade para se expressar, aposte no seu jeitomais aberto se estiver à procura de um novo trabalho. Estará commais disposição para praticar atividades físicas, aproveite o mo-mento para gastar sua energia com algo que lhe dê prazer.

TouroPodem surgir boas oportunidades no trabalho, demonstre seu

entusiasmo. Mas é melhor concluir tarefas pendentes antes deiniciar novas atividades. Aproxime-se de pessoas influentes emostre sua habilidade. Tente passar mais tempo com os parentese amigos, dando a atenção que eles merecem.

GêmeosSerá uma semana para manter a discrição, ouvir mais e falar

menos para não se envolver em nenhum tipo de confusão. Notrabalho, cumpra com todas as suas obrigações e horários, mos-trar-se responsável só lhe trará benefícios. Organize suas contas epense bem antes de comprar algo de maior valor.

CâncerNo trabalho, não se isole, ao contrário, colabore e participe

mais dos acontecimentos à sua volta. Há uma certa tendência a sedistrair com facilidade, então, mantenha o foco em uma atividadede cada vez. A semana pode ser um pouco pesada, então, procu-re descansar mais para recuperar as suas energias.

LeãoQuanto mais se dedicar á área profissional, mais rápido você con-

quistará seus objetivos pessoais. Manter a discrição será fundamentalpara não atrair a atenção de gente oportunista ou invejosa. Organize seutempo para dar conta dos seus compromissos. Agite sua vida social,saia e divirta-se mais.

VirgemSeja mais flexível e aceite as mudanças que virão no campo

profissional, pois serão melhores para você. Não convém acreditarem tudo o que ouve, principalmente no ambiente de trabalho. Em casa,seja paciente e ajude quem precisa com suas responsabilidades.Atividades em grupo podem trazer um bom resultado financeiro.

LibraÉ tempo de ampliar seus conhecimentos, invista em cursos

de aperfeiçoamento. Atividades que possa desenvolver sem ficarna dependência de terceiros são as mais indicadas. Cuide melhordas suas finanças neste período e não deixe que pessoas próxi-mas interfiram neste setor. Viagens favorecidas.

EscorpiãoAtividades profissionais extras estão favorecidas e há chan-

ce de ganhar um dinheiro a mais. Só tome cuidado na hora degastar, pesquise antes de comprar. Abra sua mente a novosconhecimentos profissionais e faça melhorias em suas tarefasrotineiras. Boa semana para resolver conflitos tanto em casa quantono trabalho.

SagitárioTerá que guardar mais dinheiro se quiser comprar algo de

maior valor. Finalize suas pendências, não deixe nada para con-cluir. Assuntos que envolvam estudos e novos conhecimentosestão favorecidos. Pessoas de sua estima vão precisar de suaajuda, colabore com suas ideias e conselhos.

CapricórnioPoderá superar os desafios usando sua criatividade e determina-

ção. Bom momento para apresentar ideias e projetos aos superiores,assim, até poderá assumir novas tarefas profissionais. Em casa, serámelhor ter mais paciência para evitar conflitos. Procure sair mais efazer novas amizades, vai ser divertido.

AquárioMostre seu entusiasmo ao realizar as suas tarefas no trabalho.

Se estiver precisando de uma grana a mais, a semana será favorá-vel para dedicar-se a uma atividade extra. Em casa, terá jogo decintura para resolver os problemas familiares. Tente reservar umtempo para descansar e divertir-se com os amigos.

PeixesTarefas realizadas em equipe trarão melhores resultados. Man-

tenha o ânimo ao desenvolver suas atividades. Boa semana parapedir aos superiores aumento ou novas responsabilidades. Terá queaprender a dividir melhor o seu tempo para conciliar seus interesses.A presença de amigos e familiares vai trazer alegria e bem-estar.

Horóscopo

Cinema Estreia no Cinema

Fabio Jr. se apresenta no próximodia 28 de abril no Teatro Positivo

Titanic 3DCinemark Shopping São JoséJogos Vorazes – Sala 1 – 17:10 – 20:10 – 23:30Xingu – Sala 1 – 12:40 – 15:00Fúria de Titãs 2 – Sala 2 – 12:10 – 14:20 – 16:40 – 18:50 – 21:00 – 23:10Espelho, Espelho Meu (Dub)- Sala 3 – 12:20 – 14:40 – 17:20 –19:40 – 21:50O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (Dub) – Sala 4 – 11:50 -13:50 – 15:50Como Agarrar Meu Ex Namorado (Dub) – Sala 4 – 17:50 – 20:00 – 22:00Titanic 3D 3D – Sala 5 – 12:30 – 20:30Titanic 3D 3D (Dub) – Sala 5 – 16:30

Cinesystem – Shopping CuritibaÁrea Q – Sala 4 – 14:30 – 17:00 – 19:20 – 21:40Como agarrar meu ex-namorado (Leg) – Sala 1 – 14:00 – 15:55 –17:50 19:45 – 21:40Espelho, Espelho Meu (Dub) - Sala 5 – 14:10 – 16:40 – 19:10 – 21:20Fúria de Titãs 2 (Dub) – Sala 2 – 16:40 – 19:00 – 21:20Fúria de Titãs 2 3D – Sala 6 – (Dub) 17:30 – (Leg) 19:40 – 21:50Jogos Vorazes (Leg) – Sala 3 – 21:30O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (Dub) – Sala 3 – 15:10 – 17:10O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida 3D (Dub) – Sala 6 – 13:40– 15:35Pequenos Espiões 4 (Dub) – Sala 2 - 14:30Xingu – Sala 3 – 19:10

Cinesystem – Shopping Total12 Horas (Dub) – Sala 4 – 14:10 – 16:30 – 19:20 – 21:30Como agarrar meu ex-namorado (Dub) – Sala 3 – 14:20 – 17:10 –19:30 – 21:40Espelho, Espelho Meu (Dub) - Sala 1 – 14:00 – 16:20 – 19:00 –21:20Fúria de Titãs 2 (Dub) – Sala 5 – 19:00 – 21:20Fúria de Titãs 2 3D (Dub) – Sala 2 – 17:30 - 19:40 – 21:50Jogos Vorazes (Dub) – Sala 5 – 14:05O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida 3D (Dub) – Sala 2 – 13:40- 15:35Xingu – Sala 5 – 16:55

Divorciada e desemprega-da, Stephanie Plum (Heigl)aceita o emprego de caçadorade recompensas na firma deum primo esquisito. Munida deum bom par de saltos, um olharprovocante e um tubo de sprayde pimenta, ela parte em bus-ca de seu primeiro alvo - oatraente Joseph Morelli, ex-policial foragido, o mesmo porquem ela tinha uma queda des-de os tempos de escola. Umhomem perigoso e que valiadez mil dólares. E ela fará de

Titanic, o segundo maiorsucesso de bilheteria da histó-ria do cinema, está de volta,agora com a tecnologia 3D.Uma expedição aos destroçosdo Titanic leva uma sobreviven-te do naufrágio a relembrar umagrande história de amor que vi-veu no navio. Em 1912, na úni-ca viagem do que então era omaior navio já construído, Rose(Winslet) é uma jovem da altasociedade prestes a se casarcom seu rico noivo. Mas a bor-do do Titanic ela conhece JackDawson (DiCaprio), um jovemsimples e aventureiro, e se apai-xona pelo rapaz. As diferenças

Como agarrar meu ex-namorado

tudo para capturá-lo nessa es-pirituosa trama sobre um cri-me não-resolvido.

sociais fazem com que muitosse oponham ao relacionamen-to que surge. Em meio ao in-tenso romance e à rebeldia dosdois, acontece o trágico aciden-te, que eles enfrentam juntos.

Fábio Jr. desembarcaneste mês em Curitiba como show "Íntimo", que levao mesmo nome do seu últi-mo disco lançado no anopassado, e faz parte da tur-nê 2012 que vem percor-rendo o país. A apresenta-ção acontece no próximo dia28 de abril, no palco do Te-atro Positivo Grande Audi-tório (R: Pedro Viriato Pari-got de Souza, 5.300) às21h15 e traz os grandes su-cessos da carreira do can-tor que dão todo o toque deromantismo ao show.

O repertório do showé composto por sucessosque fazem parte da carrei-ra do cantor como "Caça eCaçador", "Felicidade","Senta Aqui", entre outros,porém, com nova roupa-gem. As músicas do disco"Minhas Canções", que

teve a produção de GutoGraça Melo, também vãoestar no set list, assimcomo as faixas do disco

"Intimo", que teve a produ-ção de César Lemos. Masuma canção que nuncapode faltar no show é "Pai".

Fábio Jr. define como "amais importante da minhacarreira". Os ingressos jáestão à venda.

Foto: Divulgação

Page 19: Edição 228

Social 19www.asemananews.com.brA SEMANA News

13 a 19 de abril de 2012

“Deus nos ama, muito além do que

nosso entendimento pode alcançar,

que nossos olhos podem ver, e nosso

ser pode suportar...”

Dona Eunice Buchmanncomemorou mais umaniversário no ultimo dia 11e recebe homenagemespecial do genro que fazaniversário no mesmo dia,vereador Marcio Wosniack.Felicidades!

A pizzaria RecantoItaliano começa umanova atividade a partirda próxima terça-feiradia 17. Além dasdelicias já servidaspela casa, comorodízio de pizza emassa de quinta adomingo, agorapassará adisponibilizar tambémdurante o período defrio um delicioso buffetde sopas. Vale a penaconferir mais esta!A pizzaria RecantoItaliano fica localizadana Avenida dasAméricas, 05 - ao ladodo Posto 22 - FRG. Tel:3627-0012.

Parabéns a bela Mikeli, operadora de caixa do Rodo Center 21, que estará comemorando idade novanesta sexta-feira 13. Recebe o mimo da mamãe Rosane, do pai Valdir e do irmão Mateus.

Parabéns também da equipe do jornal A SEMANA!

Parabéns ao jovem André Felipe Comparin Machado que neste dia18 de abril estará completando 17 anos. Recebe o abraço da família

e amigos. Sucesso!!

A homenagem dasemana deste periódicoé para o nobre edilMarcio Wosniack que naúltima quarta-feiracomemorou mais umano de vida ao lado daesposa e filhos.Parabéns e sucessovereador!

Page 20: Edição 228

Política20 www.asemananews.com.brA SEMANA News13 a 19 de abril de 2012

Professor César Graça

Eleições 2012

A corrida à Prefeitura

Deputado Toninho Wandscheer apresentaemendas no valor de R$ 2 milhões para 21 cidades

O deputado estadualToninho Wandscheer (PT)apresentou emendas para oOrçamento de 2012, con-centrando suas propostasna região metropolitana. Oparlamentar destinou R$ 2milhões de reais para 22 ci-dades do Paraná. No total,foram feitas 37 emendas.

O dinheiro será usadona aquisição de ambulânci-as, veículos, ônibus, viatu-ras para a Polícia Militar,maquinário agrícola, equi-pamentos médico-hospita-lares, como Raio-X, equi-pamentos e mobiliáriospara escolas, como os la-boratórios de informática,além de recursos para in-fraestrutura dos municípi-os, como pavimentação eimplantação de academiasao ar livre.

Foram beneficiados osmunicípios de Fazenda RioGrande, Mandirituba, Agu-dos do Sul, Piên, Quitandi-

Entre as cidades que devem ser beneficiadas

estão Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul, Piên e Quitandinha

nha , Contenda, Campo doTenente, Rio Negro, Tiju-cas do Sul, Piraquara, SãoJoão do Triunfo, Cafelân-dia, Cerro Azul, Ramilân-dia, Siqueira Campos, Joa-quim Távora, Quatiguá,Ibaiti, Itaperuçu, Jacarezi-

nho e Santa Terezinha doItaipu.

Toninho disse que ficousatisfeito em ter suas emen-das acolhidas, uma vez quetambém é uma reivindica-ção dos municípios. "Todasas emendas foram aprova-

das pela Assembleia Legis-lativa. Cabe ao Governo doEstado a liberação do bene-fício. Agora, vamos traba-lhar para que os benefícioscheguem às mãos da comu-nidade o mais rápido possí-vel", disse o deputado.

Deputado estadual Toninho Wandscheer

As primeiras sondagens à eleição para prefeito de Curitibaforam muito duras com o atual prefeito Luciano Ducci. Ele se colo-cou em terceiro lugar, depois dos candidatos Gustavo Fruet eRatinho Junior.

Ainda é muito cedo, pois as eleições para prefeito e vereado-res só ocorrerão no início de outubro, mas essa possibilidade denão estar no segundo turno é real. O susto foi grande. Logo toda amáquina do estado do Paraná estará a sua disposição para inver-ter esse quadro negativo. O que não foi feito no último ano e meio,será compensado em seis meses.

O que está em jogo não é só a eleição do prefeito de Curitiba,mas, principalmente, a do futuro governador do Paraná. O apoiodo prefeito de Curitiba é uma peça chave para a eleição do gover-nador. O resultado das atuais pesquisas demonstra que a reelei-ção do Beto Richa está ameaçada.

A batalha não está perdida, ela mal começou. Até outubrotemos seis meses de uma briga feroz. Alguma coisa que foi pro-metida será posta em prática. Mas para a construção de obras otempo é escasso. Só uma propaganda intensiva não deu resulta-do. Essa é a armadilha que o atual prefeito de Curitiba e o governa-dor do Paraná se meteram. Prometem muito e cumprem pouco.Anúncios bombásticos são usados a todo o tempo, os resultadossão pífios.

O Brasil está entrando em novos tempos. O povo começa ase esclarecer e ver outros exemplos de administração. E nemprecisa ir ao exterior, a cidade do Rio de Janeiro começa agoraa ser o exemplo nacional de transformação. Com todo o seucontraditório de violência, o Rio de Janeiro está construindo umarealidade.

A desculpa é a preparação para a Copa do Mundo e asOlimpíadas, mas a realidade é que o dinheiro do pré-sal que estátransformando a cidade. E os investimentos no pré-sal mal come-çaram. O pico vai acontecer só daqui a 10 anos. Esse acelerar docrescimento econômico dá um grande fôlego às novas constru-ções.

Esse é o maior problema do Paraná e de Curitiba em particu-lar. Ainda estamos muito concentrados na agricultura. Apesar devários esforços, a nossa indústria ainda é pequena quando com-parada com a nossa agricultura.

Se a indústria no Brasil está sofrendo a pressão dos produtosimportados, no Paraná essa pressão ainda é maior, pois não te-mos um pólo desenvolvedor de tecnologia como tem São Paulo eRio de Janeiro. Ou seja, não estamos desenvolvendo alternativaspara uma inserção da nossa indústria num mercado mundial.

O que decide as eleições é a situação da economia. As pes-soas pensam no seu bem estar imediato. É flagrante a queda dequalidade de vida em Curitiba. A deterioração do transporte públicoé intensa. Os tempos de deslocamento estão aumentando muitorapidamente. Ainda não chegamos às dificuldades do Rio de Ja-neiro e de São Paulo, mas na velocidade que as coisas estão indo,logo chegaremos lá.

A violência urbana só aumenta. A quantidade de homicídiosnos finais de semana já é comparada a Rio e São Paulo. Decidida-mente Curitiba perdeu o ar de cidade bem planejada e organizada.

É nessa degradação da qualidade de vida que o eleitor curiti-bano estará votando nas próximas eleições. Esse cenário não semuda rapidamente. As possibilidades de reeleição do atual prefeitoLuciano Ducci são baixas.

No final de fevereiro,o prefeito de Curitiba, Lu-ciano Ducci (PSB) anun-ciou uma medida que soa-va como um "exemplo aser seguido" pelas demaisadministrações municipais.Por iniciativa própria, Duccipropunha a redução de 30%no próprio salário - fatonoticiado com destaque nosite oficial da Prefeitura. Ocorte seria equivalente a R$8 mil. Na prática, mesmocom a redução, o prefeitoainda continuaria receben-do R$ 18,7 mil mensais.Mas isso ficou só no dis-curso e o prefeito de Curi-tiba continua e deve conti-nuar com o maior saláriodo país: R$ 26.723,13, va-lor que corresponde ao tetodo funcionalismo público eequivale aos salários dosministros do Supremo Tri-bunal Federal.

De iniciativa do própriochefe do Executivo, o pro-jeto foi enviado à Câmarano final do mês de feverei-ro. A proposição fazia par-te de um pacote que aindacontinha outras propostas,todas já aprovadas pelaCâmara, como o aumentode 10% nos salários dosservidores, a incorporaçãode R$ 100 do Programa deProdutividade e Qualidade(PPQ) e também a revisãode alguns aspectos de de-terminadas carreiras dofuncionalismo, como guar-das municipais, dentistas e

Oposição alerta que o prefeito de Curitibacontinua com o maior salário do país

médicos, entre outros.Trapalhada jurídica

Segundo a vereadoraProfessora Josete, o prefei-to não deveria ter sugeridoalterações no próprio salá-rio, pois isso fere o princí-pio constitucional da Im-pessoalidade da Adminis-tração Pública. Poucos diasapós ser protocolado, oDepartamento Jurídico daCâmara (Projuris) emitiuparecer alertando que oprojeto não poderia conti-nuar tramitando, tendo emvista que ele caracteriza"vício de iniciativa". Ouseja, a Câmara Municipal éque precisaria tê-lo apre-sentado.

"Estranho o desconhe-cimento da ProcuradoriaJurídica da Prefeitura quan-to ao vício de iniciativa daproposta, mas o erro aca-bou impedindo que a redu-ção do subsídio do prefei-to se concretizasse. Des-conhecimento ou um erroproposital, fica a dúvida",

comentou o vereador Pe-dro Paulo, líder da banca-da do PT, que apontou asirregularidades do projetodurante a reunião da Co-missão na tarde desta ter-ça-feira.

Atualmente, o projetoestá no gabinete do líder doprefeito, Roberto Hinça

(PSD), último parlamentara pedir vistas da proposta."Como estamos em anoeleitoral, se a Câmara apre-sentar matéria igual ou se-melhante, no entendimen-to de juristas consultadospela bancada PT, continua-rá havendo desrespeito aoprincípio da impessoalidade,tendo em vista que a maté-ria que originou a discussãofoi apresentada recentemen-te", traz a nota enviada pelaassessoria da bancada deOposição da Câmara.

Tendo em vista essasinterpretações jurídicas, amatéria tende a ser arqui-vada nos próximos dias,conforme reafirmou em seuparecer o relator do proje-to, o vereador Felipe BragaCôrtes (PSDB).

Se depender dos mi-nistros Gleisi Hoffmann(Casa Civil) e Paulo Bernar-do (Comunicações), o Par-tido dos Trabalhadores(PT) de Curitiba fará alian-ça com o pedetista Gusta-vo Fruet já no primeiro tur-no das eleições municipaisdeste ano. É que ambos in-tegram a CHAPA 1 "UmaAliança Para Mudar Curiti-ba Com Você", que dispu-tará no próximo domingo(15) a eleição do PT local

Em Curitiba, ministros votampela aliança com Fruet no

primeiro turnopara a escolha de 300 dele-gados ao encontro munici-pal do final do mês. Essesdelegados, por sua vez, de-cidirão no encontro se que-rem fazer aliança desde já,indicando um nome do PTpara ser candidato a vice deFruet, ou se lançarão umacandidatura da própria le-genda, como a dos depu-tados federais Ângelo Va-nhoni e Doutor Rosinha edo deputado estadual Ta-deu Veneri.

Ducci fala sobre a redução do próprio salário em fevereiro

Page 21: Edição 228

Brasil 21www.asemananews.com.brA SEMANA News

13 a 19 de abril de 2012

O Ponto da ViradaGoverno faz críticas aos bancosprivados que querem redução de impostos Já dá para perceber que tem algo diferente no ar. O Brasil está

diferente. Antes as crises na Europa e nos Estados Unidos batiamduro na gente. Agora acontece o contrário. São eles que estãoprocurando o apoio do Brasil para a sua retomada econômica.

Os Estados Unidos estão olhando com muito interesse o pe-tróleo brasileiro do pré sal. Eles precisam de outros fornecedoresque não estejam no Oriente Médio e nem tenham governos hostis,como é o caso da Venezuela.

O Brasil é o fornecedor de petróleo que os norte-americanossonhavam. Tem uma longa tradição de paz. É uma nação comum sistema político estável, não tem pretensão de concorrer coma hegemonia norte-americana e consegue se comunicar compaíses que os Estados Unidos tem dificuldade de relacionamento,como é o caso da Venezuela.

No pré sal os norte-americanos estão chegando atrasados.Os europeus e a própria China chegaram antes. A recuperação dotempo perdido vai necessitar de uma grande ousadia. Entenda-seuma grande quantidade de dinheiro. Logo os Estados Unidos seráo maior parceiro no pré sal. É por pura necessidade que eles farãograndes investimentos.

A Europa está vendo o Brasil como um parceiro econômicoque está muito bem, que poderá acolher as suas empresas emdificuldade e, principalmente, os seus desempregados. A correntemigratória já está mudando de direção. São os europeus que estãoprocurando emprego no Brasil. No início portugueses e espa-nhóis, e logo teremos outras nacionalidades procurando oportuni-dades nos Brasil.

Essa possibilidade de migração de grandes quantidades depessoas vai dar uma estabilidade maior à Europa. As crises soci-ais serão atenuadas com boas relações com o Brasil. E a nossaeconomia é grande suficiente para absorver o excesso de capaci-dade de produção e de população da Europa.

Mas o país que está mais olhando o Brasil com interesse é aChina, muito mais que os Estados Unidos. Ela precisa, além depetróleo, de comida. Ela não tem mais capacidade de ampliaçãoda sua produção local de alimentos. As terras agriculturáveis jáestão no seu limite.

Hoje a China tem uma grande dependência dos Estados Uni-dos para alimentar o seu povo. As relações com o gigante daAmérica não são fáceis, pois os dois países disputam a liderançada economia mundial.

O Brasil pode crescer muito o seu fornecimento de comidapara China. Esse vai ser o grande motor de crescimento da nossaeconomia nos próximos cinco anos. O recente aumento do preçoda soja no mercado mundial reflete o aumento da demanda chine-sa e da queda da produção na América Latina em função da seca.

As previsões da safra sul-americana de 2012-2013 são deum grande crescimento. Uma primeira estimativa da safra brasilei-ra pode ultrapassar 85 milhões de toneladas. Será mais de 30%acima da atual e 15% acima da de 2011. O impacto na infraestru-tura de transporte será intenso. Não haverá portos e nem estradaspara fazer o escoamento dessa safra. Ficará evidente que o go-verno brasileiro não fez a lição de casa. Os investimentos eminfraestrutura foram muito tímidos.

Em contrapartida o crescimento econômico será muito ex-pressivo. A receita de dólares com a exportação de commoditiesagrícolas dará um grande salto, o que gerará um superávit comer-cial acima de 40 bilhões de dólares em 2013 e terá um grandeimpacto nos novos investimentos estrangeiros no Brasil.

Essa estabilidade econômica e a grande receita das exporta-ções de commodities é uma garantia de pagamento dos investi-mentos. Resumindo: os superávits da balança comercial brasilei-ra será o avalista dos empréstimos para o pré sal.

O impacto dessa nova onda de investimentos já será sentidono segundo semestre. Os investimentos para o aumento da pro-dução de soja e do minério de ferro já se farão sentir. A economiavai entrar numa nova fase. Teremos uma eleição de prefeitos evereadores muito singular. Um grande crescimento econômicocom a troca da maioria dos lideres atuais. É a crise do crescimentoeconômico.

César Graça

Brasília(ABr) - O mi-nistro da Fazenda, GuidoMantega, fez duras críticasaos bancos privados nopaís, que, segundo ele, pro-vocam uma retenção decrédito, cobram o maiorspread do mundo e "que-rem jogar a conta nas cos-tas do governo". Além daretenção de crédito, Man-tega reclamou que os spre-ads cobrados por essesbancos são "muito eleva-dos". O spread é a diferen-ça entre a taxa de captaçãodo recurso e a cobrada dosclientes ao conceder o em-préstimo.

"A taxa de captação éno máximo 9,75% e em-prestando a 30%, 40%,

50%, 80% ao ano, depen-dendo das linhas de crédi-to. Essa situação não se jus-tifica. Esse spread é o mai-or do mundo", reclamouMantega.

De acordo com o mi-

nistro, a economia brasilei-ra tem condições jurídicassólidas, com leis que ga-rantem a devolução dos re-cursos dos investidores, einflação baixa, em torno de4,5%. Mantega também

considera boa a situaçãofiscal, com melhora no su-perávit primário e queda nadívida pública brasileira. Oministro disse ainda que osconsumidores estão rece-bendo um salário melhor ecom vontade de consumir.

O pedido dos banquei-ros para que o governo di-minua os impostos cobra-dos às instituições financei-ras veio depois que a pre-sidente Dilma Roussef de-terminou a queda dos jurosnos bancos estatais paraforçar que os bancos pri-vados diminuam o valorcobrado para empréstimose a alta taxa de juros doscartões de crédito e che-ques especiais.

Ministro Guido Mantega

Brasília(ABr) - Depoisde passar três dias em visi-ta aos Estados Unidos, apresidenta Dilma Rousseffdesembarcou na últimaquarta-feira (11) em Brasí-lia e já se prepara para maisuma viagem internacional.Na sexta-feira (13), ela se-gue para Cartagena das Ín-dias, na Colômbia, ondeparticipa até domingo (15)da 4ª Cúpula das Américas.Em discussão, a seguran-ça internacional na região -devido ao narcotráfico e aotráfico de armas - e o em-bargo a Cuba, imposto hácerca de meio século pelosnorte-americanos.

Meses antes da Cúpu-

Após encontro com Obama, Dilmaparticipa da Cúpula das Américas

Chávez sinalizaram recuono boicote e devem parti-cipar das reuniões.

O presidente da Co-lômbia, Juan Manuel San-tos, conversou com Chá-vez, Correa e Morales natentativa de resolver o im-passe. Santos foi até Hava-na para se reunir com opresidente de Cuba, RaúlCastro, para minimizar omal-estar. No Brasil, as au-toridades brasileiras defen-deram a participação deCuba e reiteraram a neces-sidade de acabar com oembargo econômico, co-mercial e financeiro impos-to pelos Estados Unidos aopaís caribenho desde 1962.

la das Américas, uma reu-nião gerou polêmicas. Emprotestos à ausência doscubanos - exigência dosnorte-americanos - , os pre-sidentes Hugo Chávez (Ve-

nezuela), Evo Morales (Bo-lívia) e Rafael Correa(Equador) anunciaram umboicote ao encontro. Masapenas Correa disse quenão irá à cúpula, Morales e

Após a visita aos Estados Unidos,Dilma já se prepara para mais uma viagem internacional

Brasília(ABr) - O sena-dor Demóstenes Torres(sem partido-GO) disse naúltima quinta-feira(12), noConselho de Ética, que pro-vará sua inocência sobre asdenúncias de envolvimen-to em um esquema de ex-ploração de jogos ilícitosem Goiás e Brasília, co-mandado pelo empresárioCarlos Augusto Ramos, oCarlinhos Cachoeira.

Ele avisou ao então pre-sidente interino e agora elei-

Senador Demóstenes Torres diz que vai provar que é inocenteto, Antonio CarlosValadares (PSB-SE) que apresenta-ria alguns questio-namentos regimen-tais sobre a reuniãoda última terça-fei-ra (10). Demóste-nes disse aos sena-dores do conselhoque apresentará noprazo de 10 dias úteis, defi-nido por Valadares, sua res-posta por escrito e mais adi-ante comparecerá para se

defender pessoal-mente e provar suainocência no caso.

"Aqui querome defender nomérito, queroprovar minha ino-cência no mérito.Até agora não tiveoportunidade,e oforo competente

é esse e eu o farei e pro-varei que sou inocente",disse o senador pelo esta-do de Goiás. Demóstenes

Torres frisou que ao com-parecer no Conselho deÉtica será "contundente"nas suas argumentações.Por causa das denúnciasque tiveram como base asinvestigações da OperaçãoMonte Carlo, da PolíciaFederal, Demóstenes Tor-res se viu obrigado a pedirafastamento do Democra-tas, partido do qual era lí-der, e agora é investigadopelo Conselho de Ética doSenado.

SenadorDemóstenes Torres

Page 22: Edição 228

Mundo22 www.asemananews.com.brA SEMANA News13 a 19 de abril de 2012

A Espanha quebrouMundo está em alerta devido aolançamento de satélite pela Coreia do Norte

Economia e seus reflexosO Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC),

informou que as vendas de cimento no Brasil cresceram 13,3%no primeiro trimestre de 2012 em relação a igual período do anoanterior, para 16,4 milhões de toneladas.

Ministro dos Negócios Estrangeiros belga, Didier Reyn-ders, diz que 800 bilhões de euros (1,92 trilhão de reais) não sãosuficientes para salvar Espanha e Itália.

A desconfiança dos mercados faz crescer a expectativa dealguma forma de intervenção para aliviar a crise na Espanha. Aajuda poderia chegar por meio da compra de títulos soberanos nomercado pelo Banco Central Europeu ou pelo mecanismo de so-corro.

A turbulência envolvendo a Espanha eleva a atenção so-bre os bancos do país. A precaução vale especialmente para asinstituições menores, que já passam por processo de reestrutura-ção. Analistas veem a possibilidade de que os bancos sejam reca-pitalizados com recursos do fundo de resgate europeu.

O governo da Espanha prometeu terça-feira manter suaagenda de reformas, num momento em que o seu custo de finan-ciamento chegou ao nível mais alto desde dezembro e a Comis-são Européia fez uma avaliação cautelosa do orçamento do paíspara 2012.

O ministro da Fazenda da Espanha, Luis de Guindos,defendeu o corte de 10 bilhões de euros (24 bilhões de reais)nos gastos com educação e saúde anunciado por seu governona segunda-feira. Madri está lutando para diminuir seu déficit

orçamentário para 5,3% do PIB este ano, ante os 8,5% do anopassado.

A Comissão Européia, braço executivo da União Européia,elogiou os novos cortes nos gastos com saúde e educação edescreveu o orçamento de 2012 como um "pacote substancial" deenxugamento de despesas.

O vice-ministro de Finanças da Itália, Vittorio Grill, disseque o governo espera uma contração duas vezes maior para oPIB do país em 2012 do que previa em dezembro, em linha comas últimas estimativas da Comissão Européia.

A Comissão Européia cortou, no fim de fevereiro, sua proje-ção para o crescimento da Itália em 2012, prevendo uma contra-ção de 1,3% em comparação com a estimativa anterior de cresci-mento de 0,1% neste ano.

Eric Leeper, professor da Universidade de Indiana, acreditaque a recuperação norte-americana não deve continuar nestemesmo ritmo, sem novos estímulos fiscais e monetários. Comos escassos incentivos fiscais do governo federal próximos dofim e com as taxas de juros se mantendo próximas de zero até2014, o alto desemprego nos EUA deve permanecer assim porum longo tempo.

O Banco Mundial acredita que o Produto Interno Bruto (PIB)da China irá crescer 8,2% neste ano, resultado da desaceleraçãodo consumo, dos investimentos e do enfraquecimento da deman-da mundial. Para o próximo ano, a expectativa é que a economiachinesa tenha expansão de 8,6%.

Chegou à vez da Espanha renegociar a sua dívida.Isso está mexendo com os nervos do sistema bancáriomundial, principalmente o europeu, pois o tamanho dasua dívida é maior do que as dívidas da Grécia, da Irlan-da e de Portugal somadas.

O desconto que os bancos devedores deverão dar namesa de renegociações será do mesmo tamanho que ti-veram que dar para a Grécia, o que representará um ba-que muito grande nos seus resultados. E para piorar ain-da mais Portugal precisará fazer outra renegociação nosegundo semestre.

Isso será suficiente para azedar o humor do mercadofinanceiro internacional o ano inteiro. As perdas serãomuito maiores agora. Tudo que eles passaram nos últi-mos cinco anos será lembrado como velhos e bons tem-pos em que os bancos centrais os salvavam com genero-sos empréstimos com juros abaixo da inflação.

Agora chegou o tempo de lutar para a sobrevivência.Chega de dar os anéis para salvar os dedos. Será precisocortar na carne para atravessar a tempestade. Muitosmorrerão afogados na turbulência.

Ao contrário dos bancos europeus, os bancos brasi-leiros estarão muito bem. É por esse motivo que o gover-no brasileiro está aumentando a competitividade no mer-cado bancário brasileiro. Ele colocou o Banco do Brasil ea Caixa Econômica Federal para funcionar. Esses bancosreduziram as taxas de juros e estão emprestando para aspequenas e médias empresas, o segmento mais rentáveldos bancos comerciais. Essa política desacomoda osnossos bancos privados que estavam tendo grandes lu-cros com um risco muito pequeno. Vão ter que lutar parapreservar os seus clientes.

Enquanto os bancos europeus quebram os brasilei-ros florescem, aproveitando a nova onda de crescimentoda nossa economia. Os bancos europeus que migrarampara a América Latina têm agora um novo fôlego maiorpara sobreviver.

Os que ficaram limitados à Europa sofrerão a crisefinanceira mais duramente. É claro que os primeiros aserem atingidos serão os bancos dos países em crise fi-nanceira mais aguda. Bancos da Grécia, da Irlanda, dePortugal e da Espanha lutarão muito para continuaremprivados. Alguns vão sobreviver, é a seleção natural. Ou-tros serão estatizados, como já foram no passado. E amaioria vai morrer. Simplesmente serão liquidados.

Nós já passamos momentos semelhantes. Quem selembra do Bamerindus, do Banestado e de outros bancosque já não existem mais. A crise bancária brasileira dosanos 90 fez uma grande seleção de bancos. Os que so-breviveram agora já estão na classe de bancos mundiais,apesar de operarem predominantemente na América Lati-na.

Daqui a 20 anos, o sistema bancário europeu estarárevigorado como o sistema bancário brasileiro está hoje.Mas até lá existem muitas dificuldades a serem ultrapas-sadas. Logo teremos notícias diárias de quebra de ban-cos europeus.

Para a população dos países em crise será mais ummomento desse calvário. Logo terão novas companhias.A crise bancária chegará aos dois maiores países da Eu-ropa, França e Alemanha. Aí a crise vai tomar outra di-mensão. A quebradeira de bancos lá vai mexer com osistema político. Os líderes atuais serão trocados, emconsequência, também a política econômica.

A atual é suicida. Está cada vez mais aprofundando acrise. É preciso mudar a direção dos ajustes ao invés defazer grandes cortes nos gastos públicos. Os governoseuropeus deverão fazer investimentos que fortaleçam aeconomia e gerem novos empregos. Mas até lá a crisecontinuará crescendo.

A população de menor renda foi a primeira a ser atin-gida, principalmente os imigrantes. Agora os bancos es-tão chegando para fazerem companhia. Logo as grandesempresas europeias estarão em apuros. Vai ficar evidenteque os atuais líderes são muito incompetentes para lidarcom a crise atual.

Mas o estrago já está feito. A recuperação levará maisde uma década, talvez duas. As lições serão aprendidas ea Europa florescerá mais uma vez.

Brasília(ABr) - OMéxico foi atingido poruma série de tremores deterra cuja magnitude va-ria de 6,4 graus a 6,9graus na escala Richter,desde a última quarta-fei-ra. A região que mais so-freu, segundo o institutonorte-americano de geo-física (a sigla em inglêsé USGS), foi a Noroes-te, na zona do golfo daCalifórnia.

As autoridades mexi-canas informaram que,

Brasília(ABr) - A deci-são do governo da Coreiado Norte de lançar um sa-télite ao espaço na direçãodo Japão e da Coreia do Sul,a qualquer momento nestasemana, provoca reaçõesnos dois países e tambémna Europa e nos EstadosUnidos. Apesar de os nor-te-coreanos negarem que osatélite tenha fins militarese nucleares, os líderes in-ternacionais consideram olançamento uma ameaça àsegurança da comunidadeestrangeira.

Para os Estados Uni-dos, o Japão, a Alemanha,o Reino Unido, a França,Itália e o Canadá, que inte-gram o G8, a decisão dosnorte-coreanos representauma violação às resoluçõesdo Conselho de Segurançadas Nações Unidas. O mi-nistro das Relações Exteri-ores do Japão, KoichiroGemba, reiterou que o con-selho exigiu da Coreia do

Ação da Coreia do Norte é suspeita de servir para testes militares e nucleares

Norte a renúncia aos tes-tes nucleares e de mísseis.

Em março, as autori-dades da Coreia do Norteanunciaram a decisão delançar o satélite de obser-vação para fins civis. Osatélite de longo alcancedenominado Unha-3, se-

gundo os norte-coreanos,tem o objetivo de monito-rar as regiões em volta dopaís. A Coreia do Norte éum dos regimes políticosmais fechados do mundoe está isolado das demaisnações.

No começo deste ano,

os Estados Unidos infor-maram o repasse de cercade 240 mil toneladas de ali-mentos à Coreia do Norte.No entanto, devido à deci-são de lançar o satélite, ogoverno norte-americanosuspendeu o envio dos ali-mentos.

Mexicanos sofremcom terremoto

por enquanto, não há da-dos de vítimas nem de da-nos materiais. Porém, oabastecimento de energiafoi prejudicado em vári-as cidades, sendo resta-belecido lentamente.

O México é um dospaíses que mais sofremcom terremotos nas Amé-ricas. Só neste mês foramregistrados tremores deterra ontem e hoje, alémdos dias 2, 6, 7 e 8. A mag-nitute ficou em torno de6 graus na escala Richter.

Pessoas esperam passagem doterremoto em praça da Cidade do México

Page 23: Edição 228

Esporte 23www.asemananews.com.brA SEMANA News

13 a 19 de abril de 2012

Como perder Barriga

Enxugar a barriga edeixá-la chapada com as-pecto de "tanquinho" é oobjetivo de muita gente.Mas alcançar essa metaexige freqüência, intensida-de e perseverança nosexercícios físicos.

A alimentação tem umpapel fundamental, ou me-lhor, o principal, reduzir oconsumo de frituras, gor-duras, açúcar, sal e álcoolsão o começo para os re-sultados.

Além de esteticamentefeia, a gordura abdominalfavorece o aparecimento dedoenças cardiovasculares.

Ao trabalhar a muscu-latura do abdômen, a pes-soa não elimina a barriga,isto é mito, abdominal nãoperde barriga, ele fortaleceo músculo que se encontraembaixo da gordura, me-lhora a sustentação da co-luna e fortalece o assoalho

Não se iluda! Barriga definida depende principalmente da alimentação

pélvico. Perder a barrigasignifica alimentação sau-dável, mais freqüência, in-tensidade e perseverançanos exercícios.

Só deve se propor afazer uma atividade físicase tiver freqüência, a regu-laridade é fundamental paraum bom resultado. A inten-sidade do exercício é ou-tro ponto de destaque, trei-ne pelo menos 30 minutosem alta intensidade. Além

da duração, deve-se pres-tar atenção no ritmo da ati-vidade, no caso de uma ca-minhada, não adianta ape-nas andar: o ideal é trotar ecorrer.

E esses dois itens sóapresentarão resultados sea pessoa for perseverante.Os efeitos positivos doexercício não são imedia-tos, nem caem do céu.

Para se conseguir umbom desempenho e enxer-gar mudanças no corpo, épreciso determinação e pa-ciência.

Academia Sculptorsempre fazendo o melhorpra você e sua saúde!

Academia Sculptor -rua Itália, 156 - Nações.

Tel.: 3627-2501

Daniela Bispo Cref: 013091G/PR

Estão definidos os fi-nalistas do CampeonatoMunicipal de Futebol deQuitandinha - Primeira Di-visão. No último domingo(8), no Estádio FranciscoLechinoski, aconteceramas semifinais da competi-ção. Apesar da chuva, umgrande público prestigiouos jogos.

Na primeira partida en-traram em campo as equi-pes do Independente (pri-meiro colocado do GrupoA) e Nacional (segundo doB). Em um duelo equilibra-do, o resultado da partidano tempo normal foi o em-pate em 0 a 0. O primeirofinalista da competição foiconhecido então nas pena-

Independente e Doce Finodecidem título do amador em Quitandinha

lidades. Com o placar de 5a 3, a equipe do Indepen-dente venceu e agora dis-putará pela sétima vez a fi-nal do Municipal de Quitan-dinha. A equipe já acumulaquatro títulos e dois vice-campeonatos.

Já a outra semifinalenvolveu o Vasco (primei-ro colocado do Grupo B) eo Doce Fino (segundo doA). Em uma partida maismovimentada, emocionan-te e marcada pela determi-nação do Doce Fino, o re-sultado final foi o empateem 2 a 2 após o Doce Finoarrancar a igualdade no pla-car aos 45 do segundo tem-po. Penka e Luiz Carlosmarcaram para o Vasco,

enquanto que Erenilson eCristiano anotaram para oDoce Fino. Em nova deci-são de pênaltis, o Doce Finosurpreendeu e venceu oVasco por 3 a 2.

FinalA grande final do Cam-

peonato Municipal de Fu-tebol de Quitandinha - Pri-meira Divisão, aconteceneste domingo (15). Às13h30 jogam Nacional eVasco em um duelo quevale o terceiro lugar dacompetição. Já a partidaque define o campeão de2012 será realizada às15h30, quando Indepen-dente e Doce Fino entrarãoem campo para a grandedecisão.

Page 24: Edição 228

Fonte e fotos: Site Terra

Coxa tenta manter distânciana liderança para jogarAtletiba em vantagem

Esporte24 www.asemananews.com.brA SEMANA News13 a 19 de abril de 2012

Fórmula 1:Massa lembra pódios na China e diz: nem sempre o mais rápido venceEm situação delicada na Ferrari, Felipe Massa procura encarar o Grande Prêmio da China de

Fórmula 1 deste domingo, de forma otimista. Além de citar o terceiro lugar na edição de 2007 da provae o segundo posto do ano seguinte, ele lembrou que contar com o carro mais rápido não é garantia devitória. "É uma pista que eu gosto. Tem vários tipos diferentes de curva e uma longa reta na qual,mesmo antes da asa móvel, você podia ultrapassar. Nesse ano, com certeza, vamos sofrer umpouco, especialmente em termos de alta velocidade. Entretanto, não está definido que o mais rápidovence no final", disse o brasileiro em seu blog no site da Ferrari.

3º etapa da F1 de 2012 Circuito Internacional de Xangai:Primeiro GP de F1: 26/9/2004Capacidade: 200 mil pessoasDistância de volta: 5,451 kmVoltas: 56 (305,066 km)Curvas: 16Velocidade máxima: 320 km/hPole 2011: Sebastian Vettel (Red Bull)Corrida domingo: 15/04 as 4:00hs

Jacques Villeneuve pilotará Ferrari de 1979 para homenagear o paiO canadense Jacques Villeneuve, campeão da edição de 1997 do Mundial

de Fórmula 1, pilotará o modelo de 1979 da Ferrari, dirigido por seu pai, o lendárioGilles, no próximo dia 8 de maio, em Fiorano. A data marca os 30 anos da mortedo ex-piloto, também canadense. "Sua memória ainda está viva na mente de

muitos em Maranello. Seu talento, sua velocidade e sua bravura, que beiravam a irresponsabilidade,ainda fazem com que seu nome seja muito popular entre nossos fãs, mesmo entre os jovens quepuderam vê-lo apenas em vídeos ou leram sobre ele", diz nota postada no site oficial da Ferrari.

London 2012:Amputado, "Blade Runner" tenta garantir sonho olímpico em seletivaAs Seletivas Sul-Africanas de atletismo para os Jogos Olímpicos de Londres

têm um grande atrativo: a presença do corredor Oscar Pistorius na prova dos 400m. Por ter as duas pernas amputadas, o atleta corre com próteses em formato delâmina e é conhecido por "Blade Runner". No início deste ano, o atleta correu a provaem 45s20, abaixo do índice olímpico de 45s30, e precisa repetir o bom desempenhono qualificatório da África do Sul. Se conseguir a vaga para os Jogos de Londres,Pistorius será o primeiro atleta a competir por medalhas tanto na Olimpíada, quanto na Paraolimpíada.

Futebol:Justiça nega indenização à empresa "dona de tabela" do Brasileiro

Uma empresa de Santa Catarina teve rejeitado o pedido de indenização deR$ 2,2 milhões apresentado contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ea Rede Globo de Televisão. O grupo de consultoria alegava ser o autor das tabelase fórmulas de disputa de pontos corridos adotadas pelas competições nacionais

há quase uma década. A Infoplast Consultoria chegou a registrar no INPI as fórmulas adotadas nosCampeonatos Brasileiros das Séries A, B e C. Na ação movida no Tribunal de Justiça de SantaCatarina, existia a alegação de que a empresa teria sido contratada para montar as tabelas doscampeonatos em 2001. A reclamação teve por base a utilização da mesma tabela nos anos seguin-tes, apenas com a redução do número de times participantes até 2006. Na ação, a Inflopast pedia queos campeonatos nacionais deixasse de adotar essa fórmula, e ainda exigia R$ 2,2 mi a título deindenização. Na primeira instância, a Justiça da comarca de Joinville já havia negado o pagamento dedanos morais. O desembargador catarinense Fernando Carioni entendeu que "vários campeonatosde futebol no mundo" utilizam os pontos corridos como fórmula de definir o campeão. Para o magis-trado, registrar uma tabela no INPI seria insignificante pelo fato de não se tratar de uma obra intelectual.

Brasil 2014:Zagallo recebe convite para ser vice da CBF: "é o momento de voltar"Mário Jorge Lobo Zagallo poderá voltar ao mundo da bola seis anos após a

última passagem, como assistente de Carlos Alberto Parreira no comando daSeleção Brasileira. O veterano foi convidado para assumir a vice-presidência daConfederação Brasileira de Futebol (CBF), aceitou a nomeação e agora aguardapara celebrar o retorno. O convite a Zagallo foi feito por Rubens Lopes da CostaFilho, mandatário da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), na tarde da últimaquarta-feira. E o ex-jogador e ex-treinador, 80 anos, não titubeou em dizer sim à proposta. Agora, eleterá o nome enviado à CBF e deve ser oficializado na vice-presidência da região Centro-Sul em 16 deabril, próxima segunda. "É uma honra indicar o nome do Zagallo para a vaga. Ele, mais do queninguém, é um marco vivo na história do esporte brasileiro e mundial", exaltou Rubens Costa.

Antes de pensar noPaysandu, próximo adver-sário nas oitavas de finalda Copa do Brasil, o Cori-tiba tenta se concentrar nadisputa do Paranaense. OCoxa enfrenta neste do-mingo, o Operário no es-tádio Germano Krüger, às16 horas. Líder do segun-do turno com quatro pon-tos de distância do Atléti-co, o Coritiba quer man-ter a folga para jogar emvantagem no Atletiba, mar-cado para a 10ª rodada, nopróximo dia 22.

Caso vença o time de

Após vencer o ASA e se classificar às oitavas da Copa do Brasil,

time pega o Operário de olho no clássico com o Atlético

Desacreditado por mui-tos, o Paraná foi aprovadono primeiro verdadeiro tes-te na temporada na últimaquarta-feira, no empate em2 a 2 contra o Ceará, nojogo de ida da Copa do Bra-sil. O time teve muitas difi-culdades, na questão téc-nica e principalmente depreparação física nos 20minutos finais da partida,em razão da falta de ritmode jogos, mas ainda assim,o técnico Ricardinho elo-giou a postura da jovemequipe diante de um adver-sário mais experiente e quejá atuou 22 vezes no ano,contra três do Tricolor.

"O time mostrou can-saço, falta de ritmo. Masgostei. Acho que dentro do

Ponta Grossa, o Coxa podeaté perder para o arquirri-val e ainda assim, depen-derá das próprias forças naúltima rodada para conquis-tar o título do turno.

O técnico Marcelo Oli-veira espera que a vitóriasobre o ASA, por 3 a 0, naúltima quarta-feira, em queo time correu poucos ris-cos e ainda teve um bomaproveitamento ofensivosirva para aumentar a con-fiança do time que estavaabalada com as recentesapresentações que provo-caram vaias da torcida. "A

autoconfiança vem. A vitó-ria gera tranquilidade, con-fiança e uma vitória convin-cente com bom futebol éainda melhor", disse o trei-nador, após a classificação.

Para o treinador, o se-gredo agora é manter o rit-mo e a concentração paraos jogos decisivos que otime fará nas próximas duassemanas. "Vamos nos con-centrar no Paranaense.Abrimos quatro pontos,mas não é definitivo. Temospartidas importantes e de-cisivas pela frente", emen-dou o técnico coxa-branca.

"Não ganhamos nada", alertaRicardinho após empate contra o Ceará

Sábado, 14/04/201218h30 | Vila Capanema - Atlético-PR x ArapongasDomingo, 15/04/201216h | Bom Jesus da Lapa Roma Apucarana x Londrina16h | 14 de Dezembro Toledo x Paranavaí16h | Albino Turbay Cianorte x Corinthians-PR16h | Germano Krüger - Operário-PR x Coritiba16h | Gigante do Itiberê - Rio Branco-PR x Iraty

Paranaense - 9ª rodada

nosso planejamento foimuito bom. Independentede serem jogadores jovens,encararam. Foi um bomresultado, mas não o sufi-ciente. Não ganhamosnada, não conseguimosnada. Apenas um bom re-sultado fora", ressaltou otreinador.

Os jogadores e o trei-nador já convocaram a tor-

cida para o jogo da voltacontra o Ceará, na próxi-ma quarta-feira, na VilaCapanema. O time já entraem campo classificado, ouseja, 0 a 0 ou 1 a 1, qualifi-ca o time para às oitavas.Caso o placar de 2 a 2 serepita, a decisão vai para ospênaltis e o vencedor, porqualquer resultado, segueadiante na competição.