edição 177

16
CASAMENTO INFRAÇÕES Cerimônia coletiva em 2013 contará com 600 casais. Fundo Social de Solidariedade já abriu as inscrições para noivos que não têm condições de pagar Secretaria de Transportes quer aumentar o seu orçamento em 50%, no próximo ano, com multas de trânsito. É esperar uma “mãozinha” dos maus motoristas da cidade Carla Prata, ex-repórter do Domingão do Faustão, esbanja saúde Pág. 7 Pág. 5 A folha do passageiro Ano IV - Número 177 / Distribuição Gratuita Guarulhos, de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2012 Em forma EM BUSCA DE DINHEIRO Câmara se prepara para votar, nos próximos dias, dois projetos polêmicos: o aumento do IPTU e a “privatização” do Saae Págs. 8 a 10

Upload: jornal-folha-do-ponto

Post on 07-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

FOLHA DO PONTO

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 177

CASAMENTOINFRAÇÕES

Cerimônia coletiva em 2013 contará com 600 casais. Fundo Social de Solidariedade já abriu as inscrições para noivos que não têm condições de pagar

Secretaria de Transportes quer aumentar o seu orçamento em 50%, no próximo ano, com multas de trânsito. É esperar uma “mãozinha” dos maus motoristas da cidadeCarla Prata, ex-repórter do Domingão

do Faustão, esbanja saúde Pág. 7Pág. 5

A folha do passageiroAno IV - Número 177 / Distribuição Gratuita

Guarulhos, de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2012

Em forma

EM BUSCA DE DINHEIRO

Câmara se prepara para votar, nos próximos dias, dois projetos polêmicos: o aumento do IPTU e a “privatização” do Saae Págs. 8 a 10

Page 2: Edição 177

02 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br

PONTO DE VISTAGil [email protected](11) 7746.7651

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

Diretor Geral: Sebastião Bispo da SilvaDiretora Administrativa: Marilene Ferreira

Editor: Gil Campos (MTb 33.028) [email protected] de arte:Jéssica Caroline, Leonardo Bergamini, Thaís Arielle

Diagramação: Rafael dos Anjos Candidopublicação da BAMF-Eventos Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67,

Av.Silvestre Pires de Freiras, 2311, Jardim Paraiso, CEP 07144-000, Guarulhos, SP.

Tiragem: 20 mil exemplares

Telefone: (11) 2279-2152 - Redação: [email protected]ão: TAIGA - F.: 2409-7926

MAIS UM MENSALEIRO VAI PARA A PRISÃO

O deputado e ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha (PT-SP) é o mais novo mensaleiro a ser condena-do pelo STF. Ele pegou pena de nove anos e quatro meses de pri-são pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato na Casa — quando um servidor público aproveita sua função para desviar recursos.

Pelo crime de corrupção pas-siva, por ter recebido R$ 50 mil do publicitário Marcos Valério em troca de favorecer a agência dele em licitação na Câmara dos Deputados, Cunha pegou três anos de prisão.

Por peculato, o plenário de-finiu pena de três anos e quatro meses. Os ministros entende-ram que João Paulo Cunha, que na época do escândalo do men-salão era presidente da Câmara dos Deputados, desviou dinheiro

da Casa por meio do contrato firmado com a SMP&B, empresa de Marcos Valério.

Durante a leitura de seu voto, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator do mensalão, Joaquim Barbosa, enfatizou a gravidade do crime.

Para o crime de lavagem de dinheiro, os ministros defini-ram uma pena de três anos de prisão. Como a soma das penas ultrapassou os oito anos de re-clusão, João Paulo Cunha deve iniciar o cumprimento da puni-ção em regime fechado.

Antes dele, os estrelados pe-tistas José Dirceu (“de preso po-lítico a político preso”), Delúbio Soares e José Genoíno também receberam penas duras dos mi-nistros que, pouco a pouco, vão passando a história política bra-sileira a limpo. Isso acontece, de fato, a cada corrupto condenado.

Sebastião Alemão - Fone: (11) 7865 2240 [email protected]

PONTO SEM NÓ

DEFINIDO SOLTUR REELEITOPor falar em briga, uma parece que definitivamente

acabou: a da presidência da Câmara nos próximo dois anos. O atual presidente deverá se reeleger para o cargo no dia 1o de janeiro. Assim como aconteceu na primeira eleição, Eduardo Soltur deverá contar com o apoio do Partido dos Trabalhadores, que elegeu a maior bancada de parlamentares nas eleições de outubro.

ANTIGOS DESAFETOSNa verdade, Carvalho e Wagner nunca “se bicaram”, já que o homem do

chapelão, eleito pelo PR em 2008, sempre reclamou do tratamento recebido durante o mandato. “Eu que tive os votos e o ‘gordo’ é que ganha secretaria”. Wagner foi para o PP, ficando em terceiro lugar nas eleições para prefeito, e está louco para se vingar. A briga vai ser boa. Resta saber a opinião de quem manda, que é Sebastião Almeida.

CELESTINO FICOU NA SEGUNDAO impasse terminou quando Geraldo Celestino (PSDB) abriu mão de ser o primeiro

vice na chapa de Soltur, cargo cobiçado pelos petistas, assim, o PT deverá mesmo indicar a primeira vice-presidência, enquanto que Celestino terá que se contentar com a segunda. Piada de vereador corintiano diz que ele está acostumado com a segunda, já que é palmeirense.

O FIM DO MUNDOSegundo algumas profecias de diversos estudiosos

virtuais, o mundo se acabará no dia 21 de dezembro. Embora eu não acredite, às vezes fico com um pé atrás quando vejo um representante da Secretaria de Transportes e Trânsito da cidade ir à Câmara dizer aos vereadores que depende da desgraça da população para a prefeitura arrecadar dinheiro em 2013. Ou seja, em vez de educar os motoristas, a prefeitura torce para que todo mundo cometa infração e seja multado. Isto não é o fim dos tempos? Com a palavra, o secretário Atílio Pereira.

“ELE NÃO”O presidente municipal do Partido da República (PR), Paulo Carvalho, não

gostou nada de saber que Wagner Freitas está cogitado para assumir a Secretaria do Meio Ambiente (hoje ocupada pelo irmão de Carvalho). O “gordinho” teria dito numa reunião do partido: “se a secretaria for para o cowboy, eu não abro mão de indicar o secretário e vou dizer isso ao Almeida”.

Page 3: Edição 177

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012 03A folha do passageiro

Page 4: Edição 177

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 201204 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br GeralRoberto Samuel

[email protected]:@robertosamuel10

(11) 7748.5993

Imprensa/PMG

Mostra da Educação vaiaté o dia 1o de dezembro

A Mostra da Educação Munici-pal, que tem como temática sobre “Currículo: Trajetórias de Saberes e Práticas em Busca da Qualida-de Social da Educação – O QSN em Movimento” vai até o dia 1º de de-zembro com diversas atividades no Adamastor Centro e CEU Pimentas contou em sua abertura com apre-sentação cultural da Banda Pimen-tinhas (Meu Caminho).

O prefeito Sebastião Almeida e a secretária de Educação, Neide Marcondes Garcia, participaram da abertura oficial da Mostra. Para o prefeito Almeida “a Mostra é uma demonstração de que a educação é o único caminho para transformar as cidades”. A secretaria observou que “a Mostra inova a cada ano, tornando evidentes as potencia-

lidades dos alunos a partir da ex-pressão dos Projetos Pedagógicos das Escolas da Prefeitura.”

INSCRIÇÕES - Para realizar a inscrição, professores das redes municipal, estadual e particular e alunos e professores das institui-ções de ensino superior e comuni-dade interessados em participar do Conversando Sobre; Conferências; Escola, Câmera, Ação!; Mesa-Re-donda e Roteiro Histórico devem acessar o link educacao.guarulhos.sp.gov.br/mostra2012 e escolher as atividades de interesse. As vagas são limitadas.

Para conferir a programação, notícias e fotos da 3ª Mostra da Educação Municipal 2012, acesse o Hotsite:http://educacao.guaru-lhos.sp.gov.br/mostra2012/

Mais uma chance perdida.Mais uma vez as audiências públicas para discutir o orçamento da cidade

não conseguiram animar a população, nem tão poucos os vereadores. Em nenhuma sessão houve número significativO de participantes. Mesmo assim, dizem pelos bastidores que um substitutivo ao projeto de Orçamento 2013 já estaria pronto para liquidar as emendas que qualquer vereador se atreva a apresentar ao projeto.

Cabalística ou acaba a listaInicialmente fora da chapa encabeçada pelo vereador Eduardo Soltur

(PSD), para comandar o Legislativo no próximo biênio, o Partido dos Traba-lhadores continua apertando. Para não correr o risco de espanar a porca, a solução poderá ser numérica. Como o PT possuiu a maior bancada, e o PSDB a segunda maior bancada de vereadores, o impasse sobre a vice-presidência poderá ser resolvida proporcionalmente: PT fica com a primeira, e o PSDB fica com a segunda vice-presidência.

Cover do Albertão?O vereador Rômulo Ornelas não perde a oportunidade de frisar que “ago-

ra” ele é vereador. Atual primeiro suplente do PT, Ornelas deixa de ser su-plente a partir de janeiro e assume o mandato como vereador. Em discussão com o vereador Geraldo Celestino (PSDB), o petista afirmou: faça oposição ao governo municipal, pois isso sempre bom. “Caso você (Geraldo) não faça, eu farei”. Pelos lados do Bom Clima ninguém dúvida das palavras .

Eu heim!!!O projeto de lei que reajusta a planta genérica de valores do município

tem dado muita dor de cabeça aos vereadores atuais. Muitos dos novos ve-readores estão dando graças a Deus por esse projeto ser votado antes de janeiro.

Mudando de bandeiraMal terminaram as eleições e já há gente com muita vontade de mudar

de legenda. O que impede as mudanças é o medo de perder o mandato. A Justiça não deve dar moleza pra ninguém.

Mais um?O Brasil chegou aos 30 partidos políticos. O mais novo tem por nome:

Partido Ecológico Nacional (PEN) e seu registro foi deferido em 19/06/2012. Em Guarulhos já tem dono!

Metamorfose ambulante?Anos atrás tentaram privatizar o SAAE, houve muita briga e o projeto não

vingou. Agora um projeto parecido entra em discussão, Será que haverá mui-ta briga? Quem na época era contrário, como se posicionará agora? Alguém terá a coragem de jogar moedas no plenário?

A Casa do PovoMoradores do Jardim das Oliveiras III lotaram as galerias da Câmara para

pedir ajuda para que eles não sejam retirados por força judicial. Há muito tempo o Legislativo não recebia tantos munícipes. Foram muitos discursos, mas apenas discursos.

Prefeitura realiza o 3º Encontrodos Voluntários de Guarulhos

Palestra, apresentação teatral e o lançamento do Guia do Voluntariado, estão entre as atrações do 3º Encontro dos Voluntários que acontece neste sá-bado (1º), das 13h às 17h, no primeiro Centro de Referência em Terapias Na-turais e Sustentabilidade Integral, que fica no Parque Fracalanza, localizado na rua Joaquim Miranda, 471, Vila Au-gusta. A programação especial come-mora o terceiro ano de fundação da Central do Voluntariado, o décimo-pri-meiro aniversário do Ano Internacional do Voluntariado instituído pela ONU em

2001, e, em especial, o Dia Internacio-nal do Voluntariado celebrado no dia 5.

A iniciativa é da Prefeitura de Gua-rulhos, por meio da Central do Volunta-riado da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade.

Promover a integração das pessoas e empresas que desenvolvem o traba-lho voluntário em Guarulhos, propor-cionar espaço para discussões e trocas de experiências, divulgar o trabalho das instituições inscritas na Central do Voluntariado são alguns dos objetivos do evento.

Page 5: Edição 177

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012 05A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brPolítica

PREFEITURA QUER “MÃOZINHA” DOS MAUS MOTORISTAS PARA AUMENTAR ARRECADAÇÃO

O, secretário-adjunto de Trans-portes e Trânsito (STT), Celso Mas-son (foto abaixo), participou de audiência pública na Câmara e apresentou a previsão do orçamen-to para 2013. Dos R$ 70.372.400,00 que deverão ser destinados a essa pasta, R$ 40.410.000,00 serão pro-venientes de multas de trânsito, o que corresponde a mais de 50% do total da verba.

Entre as ações para o próximo ano, estão a análise e implanta-ção de meios de transporte não motorizados, controle e gestão do sistema de transporte, operação e fiscalização do trânsito, propostas para a inclusão da pessoa com defi-ciência e, ainda, a manutenção dos serviços de trânsito e do sistema de transporte, que receberá 23,7% dos

recursos.Quatro vereadores fizeram su-

gestões de melhorias no trânsito e no sistema de transporte públi-co da cidade: Auriel Brito (PT), Índio de Cumbica (DEM), Romildo Santos (PSDB) e Guti (PV). Masson afirmou que a equipe técnica da Secretaria analisará a viabilidade de implantar as solicitações fei-tas, dentre as quais instalações de novos faróis, lombadas e novas linhas de ônibus.

Masson justificou a ausência do secretário Atílio André Pereira, que não pôde comparecer à audiência por estar em fase de finalização da documentação referente ao proje-to de mobilidade urbana que vai viabilizar o início das obras no tre-vo de Bonsucesso.

Foto: Assessoria/Câmara

ASSUNTOS LEGISLATIVOS

ASSUNTOS JURÍDICOS

O secretário Rafael Paredes, de Assuntos Legislativos, apresentou os valores referentes ao orçamento previsto para a Secretaria Especial de Assuntos Legislativos no ano de 2013, que totaliza R$ 2.117.400,00. Caso a proposta seja aprovada pelos vereadores, o valor para o próxi-mo ano será 14% maior do que o atual. “É um orçamento pequeno para uma secretaria pequena. Somos apenas 50 servidores”.

Segundo Paredes, atualmente Guarulhos tem 7.073 leis. Questiona-do a respeito do prazo para a consolidação destas, o secretário afirmou que esse é um objetivo que precisará de tempo para ser atingido, pois há somente três pessoas da Secretaria dedicadas a esse fim. “É um tra-balho difícil, moroso. Não tem prazo definido”, disse ele.

O secretário-adjunto de Assuntos Jurídicos, Jorge Luiz Carniti, terá, em 2013, o quinto menor orçamento do município. Os recursos projetados somam R$ 26.049.563,00. Do total, R$ 120 mil procedem do Fundo Muni-cipal de Defesa do Consumidor (PROCON). As despesas incluem consumo, locação de imóveis, custos processuais e, principalmente, encargos com pessoal. Previsão de gasto de R$ 1.935.400,00 com 68 funcionários cedi-dos ao Judiciário, e de R$ 19.528.000,00 com os demais 226 servidores.

Page 6: Edição 177

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 201206 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br Cidade

EDITAL: COMARCA DE LEOPOLDINA EDITAL DE CITACAO - PRAZO 30 DIAS - JUSTICA GRATUITA O Dr. Clovis Cavalcanti Piragibe Magalhaesm Juiz de direito da Primeira Vara Civel da comarca de Leopoldina/MG na forma da lei etc ...FAZ SABER aos que o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, que tramita por este juizo e primei-ra secretaria o processo 384 12 000303-1 ACAO DE PROCEDIMENTO ORDINARIO em que sao partes como requerente ANA CARLA ALVARENGA PIMENTEL em face de LUIZ CLAUDIO BARBOSA NUNES encontrando-se este em lugar incerto e nao sabido, CITA-O e o chama para vir querendo no prazo de 15 (quinze) dias e mais 30 (trinta) dias, prazo do edital, contestar a ACAO DE PROCEDIMENTO ORDINARIO (Declara-toria de Inexistencia de Debito c/c Tutela Antecipada de Cancelamento de Protesto e Indenizacao por Danos Morais), nos termos do art. 285 do CPC, ou seja, nao sendo contestada a acao serao tomadas como verdadeiros as alegacoes do autor. E para que chegue ao conhecimento de todos e ninguem possa alegar ignorancia, expedi o presente edital e outros iguais, que serao afixados no lugar de costume e publicados na forma da lei.( Advogado autor:RODRIGO JUNQUEIRA REIS PIMENTEL OAB/MG 109.042). Dado e passado nesta cidade e comarca de Leopoldina, aos vinte e quatro do mes de julho de dois mil e doze (24/07/2012) Eu, Sebastiao Joaquim Ferreira) ,Escrivao judicial II que o fiz, digitei, subscrevo e assino), por ordem do MM. Juiz de Direito.

EMPREGOS ATINGEM MARCA DE 7,5 MIL NOVAS VAGAS EM 2012 NO MUNICÍPIO

SETOR DE SERVIÇOS REGISTRA ALTA DE 18,27%O setor de serviços registrou alta de

18,27% nas admissões, percentual su-perior ao registrado nas demais regiões geográficas analisadas; média nacional foi de 4,19%, a Região Metropolitana de São Paulo e o Estado de São Paulo regis-traram 6,53 e 5,80%, respectivamente.

Pelo segundo mês consecutivo o se-tor da construção civil também apre-sentou crescimento nas admissões. Guarulhos registrou 10,27%, índice superior à média nacional que teve 1,54%, e à Região Metropolitana e ao Estado de São Paulo que registraram

4,20 e 4,63%, respectivamente. A agên-cia pública de empregos de Guarulhos, o Ciet (Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda), foi responsável por 98 colocações em outubro. Neste ano, o Ciet colocou 4.097 novos trabalhado-res no mercado formal.

BRASIL - Em outubro, o Brasil criou 66.988 empregos com carteira assina-da, alta de 0,17% em relação ao esto-que do mês anterior, segundo o Cadas-tro Geral de Empregados e Desempre-gados (Caged). O resultado de outubro – proveniente de 1.710.580 admissões e

de 1.643.592 desligamentos – mantém a tendência de expansão do emprego, ainda que em ritmo menor de cresci-mento.

No ano, o Caged acumulou 1.688.845 postos de trabalho, e em 12 meses o aumento foi de 1.358.216 vín-culos formais, representando elevação de 3,55%. Os três setores que apresen-taram expansão do emprego foram: comércio, com 49.597 postos (+0,58%); serviços, com 32.724 postos (+0,21%) e indústria de transformação, com gera-ção de 17.520 empregos (+0,21%).

PUBLICIDADE LEGAL

Entre janeiro e outubro de 2012, o saldo de empregos formais (admissões menos demissões) em Guarulhos atin-giu a marca de 7.515 novos postos de trabalho, de acordo com os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apresentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O setor de prestação de serviços per-manece na primeira posição no ranking na geração de empregos formais em 2012, com 5.118 colocações.

Em outubro, foram criados 1.775 novos empregos formais em Guarulhos, sendo esse o melhor resultado registra-do neste ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram gerados 1.673 novos postos de trabalho, foi registrado um ligeiro cres-cimento de 6% e, em relação a setem-bro de 2012, o resultado registrado foi ainda melhor: 14%.

O setor de serviços voltou à primei-ra posição no ranking entre os setores que mais geraram empregos no perío-do. Em outubro/2012, foram gerados 939 novos empregos com carteira as-sinada, o que representa aproximada-mente 53% dos empregos criados no município, seguido pelo setor da cons-trução civil que criou 273 novos pos-tos de trabalho, representando 15% do saldo de empregos criados no período.

REGIÃO - Na comparação de Guaru-lhos com as demais regiões analisadas, o percentual de admissão registrado na cidade foi de 10,05% superior à média nacional (2,75%), da Região Metropoli-tana do Estado de São Paulo (6,63%) e do Estado de São Paulo (5,66%).

Page 7: Edição 177

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012 07A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brCidade

1- Original e cópia da carteira de identidade dos noivos; original e cópia da certidão de nascimento para os solteiros;

2 - Certidão de óbito do cônjuge falecido (se a pessoa for viúva), e, se for o caso, registro da sentença de divórcio;

3 - Original e cópia de comprovante de rendimentos, car-teira de trabalho (original), original e cópia do holerite de pagamento e original e cópia de cartão ou comprovante de recebimento de benefício assistencial ou rendimentos con-cedidos por programa oficial de transferência de renda;

4 - Comprovante de gastos com tratamento médico por do-ença grave ou para atendimento de necessidade especial de qualquer membro da família;

5 - Original e cópia de comprovantes de residência em Gua-rulhos, sendo que uma deve ser atual e a outra deve ter mais de um ano;

6 - Original e cópia de documentos de propriedade de imó-vel ou de veículos.

Casamento coletivo irá reunir600 casais; inscrições abertas

A primeira-dama e presi-dente da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, Lourdes Almeida, anunciou a realização da 3ª edição do Ca-samento Coletivo no dia 16 de junho do ano que vem. O even-to irá reunir até 600 casais no Thomeozão. Com exceção das alianças, todos os procedimen-tos serão gratuitos para os par-ticipantes, incluindo cartório, brindes, fotos, Dia da Noiva, vestidos e bênção ecumênica católica e protestante.

Durante a solenidade, Lour-des Almeida, ressaltou a impor-tância da realização do evento. “O nosso objetivo é atender pessoas que sonham em oficia-lizar sua união, mas que não dispõem de recursos financeiros para arcar com as altas despe-sas com cartório e de uma cele-bração religiosa”, destacou.

O prefeito Sebastião Almei-da pediu a colaboração de lo-jistas, empresas de eventos e decoração, além de outras enti-dades ligadas ao setor. “O custo

Depois de concorrer com mais de 80 trabalhos inscritos, o projeto denominado “Trilha Urbana”, realizado pela Unida-de Básica de Saúde (UBS) Mu-nhoz em parceria com a Escola Estadual Marechal Carlos Ma-chado Bittencourt, conquistou o primeiro lugar no 4º Fórum de

Promoção de Saúde doEstado de São Paulo. O evento de pre-miação foi realizado no último dia 14, no Expo Center Norte.

O projeto tem por objetivo mobilizar os alunos do ensino fundamental II para a cidada-nia e educação ambiental. Por meio desta ação, os estudantes

percorrem o entorno da escola em busca de problemas am-bientais e urbanos, tais como lixo em lugares impróprios, rios contaminados, esgoto a céu aberto, calçadas quebra-das que dificultam a locomo-ção dos pedestres, pichação e vandalismo. Com a lista de

irregularidades nas mãos, eles buscam soluções não somente com o poder público, mas tam-bém na comunidade.

Dessa forma, os estudan-tes se tornam multiplicadores de boas práticas ambientais, o que reflete diariamente na saúde das pessoas. “Trilha Ur-

bana” é uma das ações que integram o Programa Saúde na Escola, que deverá atingir a meta de examinar cerca de 60 mil alunos das escolas públicas do município, bem como reali-zar atividades de promoção à saúde para mais de 100 mil es-colares até o final do ano.

Projeto de Guarulhos é 1º em Fórum Estadual de Saúde

de um casamento deste porte é muito alto, somente poderemos realizá-lo com a ajuda de parce-rias. Por isso, toda contribuição será válida”, finalizou.

Cerca de duas mil pessoas oficializaram a união estável nas duas edições do matrimônio, se-gundo a coordenadora do Fundo Social, Andrea Grucci.

INSCRIÇÕES - As inscrições podem ser feitas de segunda a

sexta-feira, das 8 às 16 horas, na sede da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, que fica na alameda Tutoia, 534, Gopoúva.

Os interessados devem com-parecer pessoalmente. Entre ou-tras exigências, os noivos terão de possuir renda mensal conjun-ta equivalente a até três salários mínimos (R$ 1.866). Mais infor-mações pelo telefone 2472-5178.

O prefeito Almeida anunciou as inscrições para o terceiro casamento coletivo

DOCUMENTOS EXIGIDOS

José Luiz/PMG

Page 8: Edição 177

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012 09A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brEspecialGUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 201208 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br Especial

PRECISA-SE DE DINHEIRODepois De propor até 60% De aumento Do iptu, o que possibilitará aumento Da arrecaDação em r$ 50 milhões, prefeitura De Guarulhos quer abrir capital Do saae por meio De parceria público-privaDa

Gil Campos

As suspeitas de que a Prefeitura de Guarulhos está vivendo um momento de crise financeira podem ser com-provadas pelos projetos de lei – que visam aumentar a arrecadação muni-cipal – encaminhados à Câmara pelo prefeito Sebastião Almeida.

Depois de propor o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em até 60%, o que garantirá aumento na arrecadação neste ano em R$ 50 milhões, conforme reve-lou o próprio secretário de Finan-ças, Nestor Seabra, Almeida quer

abrir o capital do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), autarquia responsável pelo abastecimento de água da cidade, para a iniciativa pri-vada por meio de Parceria Público--Privada (PPP).

A proposta, que deverá ser deli-berada nesta quinta-feira, dia 29, em sessões extraordinárias, visa suprir a demanda de Guarulhos os 100% do tratamento de esgoto que, conforme a própria administração municipal, não será possível com recursos próprios. A cidade deverá agregar valores que podem atingir R$ 1,4 bilhão nos próximos 30 anos.

Uma das maiores preocupações de Almeida, conforme próprio in-formou à Câmara, está no cumpri-mento do acordo firmado com o Mi-nistério Público, que prevê 100% de tratamento de esgoto do Município até 2017. Para isso, a administração ainda precisará investir R$ 235 mi-lhões em água e R$ 876 milhões em esgoto. Baseando-se nisto, nos anos de 2012 e 2020, o Saae ficaria com um déficit de caixa de, aproximada-mente, R$ 1 bilhão.

“A alternativa da PPP parte de premissas fundamentais para sua sus-tentação. Em primeiro lugar cumpre

o cronograma de investimentos até 2017 e conseguintemente o Acordo firmado com o MP. Em segundo lugar não prevê majoração tarifária além dos reajustes e recomposições de custos anualmente promovidos pela administração. Por fim, não prescin-de da autonomia municipal sobre os serviços de saneamento, um valor constitucional fundamental a ser preservado. O possível parceiro pri-vado guarda mais características de um prestador de serviços que o de um concessionário de serviços públi-cos”, explicou Almeida na justifica-tiva dos projetos.

Projeto pretende criar agênciacom salário de até R$ 10,9 mil

Entre os projetos de mudanças na reestruturação do Saae, está o que cria a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Município de Guarulhos (AGRU) e 10 cargos para sua admi-nistração, com salários que vão de R$ 1,8 mil até R$ 10,9 mil.

“A criação da AGRU é de suma importância para este município, tendo em vista que é, de fato, a real possibilidade de uniformização das normas impostas aos prestado-res de serviços de saneamento bá-sico, facilitando sua compreensão e seu cumprimento em favor dos usu-

ários de seus serviços”, justifica a administração municipal.

Outro projeto encaminhado à Câmara no “pacote” que trata do abastecimento e saneamento da ci-dade, está o que institui a Política Municipal dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgota-mento Sanitário, que consiste no “conjunto de planos, programas e ações promovidas pelo Município, isoladamente ou em cooperação com particulares ou com outros en-tes da Federação, com vistas a as-segurar o direito à salubridade am-biental”.Uma das Estações de Tratamento de Esgoto construídas pela administração municipal em Guarulhos

Fundo MunicipalO prefeito Sebastião

Almeida também preten-de criar o Fundo Munici-pal de Desenvolvimento (FMD), “que terá por fina-lidade prestar garantia de pagamento de obrigações pecuniárias assumidas pela administração direta ou indireta da Prefeitura Municipal de Guarulhos, em contratos de parce-rias público-privadas fir-mados por estes entes”, como assegura o artigo 1º do projeto encaminhado à Câmara.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) é uma autarquia res-ponsável pelo abastecimento de Guarulhos. Ele foi criado em 30 de junho de 1967, com autonomia administrativa, financeira e patri-monial. Hoje, trabalham no Saae, pouco mais de 1.300 funcionários.

Caso a mudança proposta pelo prefeito Sebastião Almeida seja aprovada no Legislativo, o Saae se transformará numa empresa de economia mista, assim como a Proguaru, que também enfrenta momentos de dificuldades financeiras e terá orçamento do próximo ano 40% inferior ao deste ano, devido à crise econômica por qual passa a prefeitura.

Carlos Roberto fala em “busca insana por recursos”

O presidente do PSDB Guarulhos e segundo colocado nas eleições a prefeito da cidade no último pleito, Carlos Roberto, disse que a prefei-tura, ao propor o aumento de até 60% do o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e, agora, a privatiza-ção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), por meio de uma Par-ceria Público-Privada (PPP), mostra que deu início a uma busca insana por recursos.

“Os projetos encaminhados pelo prefeito Almeida à Câmara e nem os outros que virão me causaram estra-nheza. O que está faltando é visão de gestão na administração muni-cipal do PT. Começou uma procura insana por recursos”, afirmou o tu-cano.

Abrir o capital do Saae para a ini-ciativa privada não chega a ser posi-tivo, na opinião de Carlos Roberto. “O que tem que ser feito é adminis-trar recursos e não deixar vazar os recursos existentes. É preciso, hoje, competência de gestão na adminis-tração. É preciso colocar em práti-ca uma reengenharia do Saae com profissionalismo. Para se ter ideia, temos ainda na cidade tubulações de ferro fundido e o desperdício de água chega a 40%”, acusou.

Ele também criticou a proposta de aumento do IPTU, e por três ve-zes, durante a entrevista, enfatizou que “o governo está desesperado”. “A população foi enganada depois das eleições, e temos um governo fracassado”.

MAIS DE 1,3 MIL SERVIDORES

Page 9: Edição 177

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012 09A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brEspecialGUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 201208 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br Especial

PRECISA-SE DE DINHEIRODepois De propor até 60% De aumento Do iptu, o que possibilitará aumento Da arrecaDação em r$ 50 milhões, prefeitura De Guarulhos quer abrir capital Do saae por meio De parceria público-privaDa

Gil Campos

As suspeitas de que a Prefeitura de Guarulhos está vivendo um momento de crise financeira podem ser com-provadas pelos projetos de lei – que visam aumentar a arrecadação muni-cipal – encaminhados à Câmara pelo prefeito Sebastião Almeida.

Depois de propor o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em até 60%, o que garantirá aumento na arrecadação neste ano em R$ 50 milhões, conforme reve-lou o próprio secretário de Finan-ças, Nestor Seabra, Almeida quer

abrir o capital do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), autarquia responsável pelo abastecimento de água da cidade, para a iniciativa pri-vada por meio de Parceria Público--Privada (PPP).

A proposta, que deverá ser deli-berada nesta quinta-feira, dia 29, em sessões extraordinárias, visa suprir a demanda de Guarulhos os 100% do tratamento de esgoto que, conforme a própria administração municipal, não será possível com recursos próprios. A cidade deverá agregar valores que podem atingir R$ 1,4 bilhão nos próximos 30 anos.

Uma das maiores preocupações de Almeida, conforme próprio in-formou à Câmara, está no cumpri-mento do acordo firmado com o Mi-nistério Público, que prevê 100% de tratamento de esgoto do Município até 2017. Para isso, a administração ainda precisará investir R$ 235 mi-lhões em água e R$ 876 milhões em esgoto. Baseando-se nisto, nos anos de 2012 e 2020, o Saae ficaria com um déficit de caixa de, aproximada-mente, R$ 1 bilhão.

“A alternativa da PPP parte de premissas fundamentais para sua sus-tentação. Em primeiro lugar cumpre

o cronograma de investimentos até 2017 e conseguintemente o Acordo firmado com o MP. Em segundo lugar não prevê majoração tarifária além dos reajustes e recomposições de custos anualmente promovidos pela administração. Por fim, não prescin-de da autonomia municipal sobre os serviços de saneamento, um valor constitucional fundamental a ser preservado. O possível parceiro pri-vado guarda mais características de um prestador de serviços que o de um concessionário de serviços públi-cos”, explicou Almeida na justifica-tiva dos projetos.

Projeto pretende criar agênciacom salário de até R$ 10,9 mil

Entre os projetos de mudanças na reestruturação do Saae, está o que cria a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Município de Guarulhos (AGRU) e 10 cargos para sua admi-nistração, com salários que vão de R$ 1,8 mil até R$ 10,9 mil.

“A criação da AGRU é de suma importância para este município, tendo em vista que é, de fato, a real possibilidade de uniformização das normas impostas aos prestado-res de serviços de saneamento bá-sico, facilitando sua compreensão e seu cumprimento em favor dos usu-

ários de seus serviços”, justifica a administração municipal.

Outro projeto encaminhado à Câmara no “pacote” que trata do abastecimento e saneamento da ci-dade, está o que institui a Política Municipal dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgota-mento Sanitário, que consiste no “conjunto de planos, programas e ações promovidas pelo Município, isoladamente ou em cooperação com particulares ou com outros en-tes da Federação, com vistas a as-segurar o direito à salubridade am-biental”.Uma das Estações de Tratamento de Esgoto construídas pela administração municipal em Guarulhos

Fundo MunicipalO prefeito Sebastião

Almeida também preten-de criar o Fundo Munici-pal de Desenvolvimento (FMD), “que terá por fina-lidade prestar garantia de pagamento de obrigações pecuniárias assumidas pela administração direta ou indireta da Prefeitura Municipal de Guarulhos, em contratos de parce-rias público-privadas fir-mados por estes entes”, como assegura o artigo 1º do projeto encaminhado à Câmara.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) é uma autarquia res-ponsável pelo abastecimento de Guarulhos. Ele foi criado em 30 de junho de 1967, com autonomia administrativa, financeira e patri-monial. Hoje, trabalham no Saae, pouco mais de 1.300 funcionários.

Caso a mudança proposta pelo prefeito Sebastião Almeida seja aprovada no Legislativo, o Saae se transformará numa empresa de economia mista, assim como a Proguaru, que também enfrenta momentos de dificuldades financeiras e terá orçamento do próximo ano 40% inferior ao deste ano, devido à crise econômica por qual passa a prefeitura.

Carlos Roberto fala em “busca insana por recursos”

O presidente do PSDB Guarulhos e segundo colocado nas eleições a prefeito da cidade no último pleito, Carlos Roberto, disse que a prefei-tura, ao propor o aumento de até 60% do o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e, agora, a privatiza-ção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), por meio de uma Par-ceria Público-Privada (PPP), mostra que deu início a uma busca insana por recursos.

“Os projetos encaminhados pelo prefeito Almeida à Câmara e nem os outros que virão me causaram estra-nheza. O que está faltando é visão de gestão na administração muni-cipal do PT. Começou uma procura insana por recursos”, afirmou o tu-cano.

Abrir o capital do Saae para a ini-ciativa privada não chega a ser posi-tivo, na opinião de Carlos Roberto. “O que tem que ser feito é adminis-trar recursos e não deixar vazar os recursos existentes. É preciso, hoje, competência de gestão na adminis-tração. É preciso colocar em práti-ca uma reengenharia do Saae com profissionalismo. Para se ter ideia, temos ainda na cidade tubulações de ferro fundido e o desperdício de água chega a 40%”, acusou.

Ele também criticou a proposta de aumento do IPTU, e por três ve-zes, durante a entrevista, enfatizou que “o governo está desesperado”. “A população foi enganada depois das eleições, e temos um governo fracassado”.

MAIS DE 1,3 MIL SERVIDORES

Page 10: Edição 177

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 201210 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br Especial

O líder do PSDB na Câmara, Geraldo Celestino, disse que a bancada vê com simpatia a Parceria Público-Privada pro-posta pelo prefeito Sebastião Almeida para o Saae, mas afirmou que, da for-ma como o projeto foi encaminhado ao Legislativo, se aprovado, representa um “cheque em branco”.

“A bancada do PSDB vai apresentar emenda possibilitando a Câmara de fisca-lizar essa pareceria. Agora, aprovando, a proposta vira decreto e, simplesmente, acabou. É um cheque em branco. Temos que dar ao governo um cheque preenchi-do”, observou Celestino.

Já o líder do governo Zé Luiz explicou que a cidade cresceu e a perspectiva é de continuar crescendo, por isso a im-portância do projeto do Executivo. “Em 20 anos, será necessário duplicar o inves-timento, baseado no endividament do governo com obras já realizadas, como as Estações de Tratamento de Esgoto, por exemplo. Por isso, a importância da PPP”.

Para o petista, a proposta garantirá ao Saae acompanhar as novas tecnolo-gias em sua área. “Somente com o poder público, sabemos que é mais complica-do”.

PARA OPOSIÇÃO, É “CHEQUE EM BRANCO”; ALIADOS APOIAM

“Não é certo esse aumento. Porque esse aumento não é revertido para a melhoria para a popula-ção, para cidade” AQUINATON RODRIGUES, 30 ANOS, MOTORISTA - JARDIM ACÁCIO

“Chega de roubalheira. Eles não tem dó da gente. Já sofremos com o desemprego. O povo está mor-rendo de fome, e querem que pague mais IPTU. A gente votou pra ele ajudar e não pra jogar a povo na rua. É uma falta de vergonha tudo isso.”EVA MIRIAN CARCERES, 52 ANOS, COMERCIANTE - VILA DAS PALMEIRAS

“Não deve aumentar. É só promessa. Já tem duas eleições que eu não voto. Votei em branco. Eu estou desacreditado dessa turma. Só falam, só prometem. E depois esquecem do que prome-teram.”FERNANDO ANTONIO , 76 ANOS, CASEIRO - CENTRO

“Eu não concordo com a proposta de aumento do IPTU, muitas famílias carentes não têm condição de pagar. Dentro de uma casa com quatro ou cin-co pessoas, e uma só trabalhando, não consegue arcar com todas as despesas. E aumentar o IPTU dificulta muito.” ISABEL MOREIRA DE ALMEIDA ROCHA, 55 ANOS, ENFERMEIRA- JARDIM SÃO JOÃO

“Não tem porquê de aumentar. Almeida se re-elegeu pra aumentar tudo? Agora vai aumentar o valor da passagem. Isso não é certo com a população”.JOSÉ RAIMUNDO, 62 ANOS, AMBULANTE – JARDIM PARAISO

“É sempre assim, as pessoas mais humildes que não podem pagar IPTU caro. É tanto imposto que não temos como pagar. É conta de luz, conta de água. A dificuldade é grande. É preciso uma solução”.JUAREZ GALVÃO SANTOS, 75 ANOS, APOSENTADO – JARDIM FORTALEZA

“Não é correto, não deve aumentar. O salário não acompanha, e a população não tem condições de pagar, então acaba deixando de pagar e ficam de-vendo para prefeitura. O salário não é proporcio-nal, então não tem porquê aumentar o IPTU.”JULIO TOMÉ DA SILVA PEREIRA, 50 ANOS, CAIXA ADMINISTRATIVO – CENTRO

“O aumento é ridículo. O rico que tem que pagar, não os pobres que ganham pouco. Eu tenho um estabelecimento, mas não posso colocar nenhuma placa de identificação, se não vem uma taxa pra descontar por mês.”LAURA MARIA DO NASCIMENTO, 63 ANOS, COMERCIANTE – MACEDO

“Eu gosto do PT. Mas imposto tem que ser pra rico, e não para o pobre. Antigamente eu pagava três impostos, hoje eu sou isenta. O PT me ajudou muito, e foram eles que melhoraram Guarulhos . É Injusto cobrar imposto de classe média baixa. Tem que cobrar de quem pode pagar”.MALVINA NERI PRACHETTI , 80 ANOS, APOSENTADA - CENTRO

“ Eu acho que é muito errado. Eles têm que abai-xar o valor, porque ninguém ganha salário alto, ga-nha salário de fome” NATHÁLIA DOS SANTOS, 68 ANOS, APOSENTADA – MACEDO

O QUE PENSA A POPULAÇÃO SOBRE O IPTUZé Luiz, líder do governo petista no Legislativo Geraldo Celestino vê as PPPs com simpatia

Page 11: Edição 177

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012 11A folha do passageiro

Page 12: Edição 177

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 201212 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br Cidade

Natal chega ao Maia no dia 1º de dezembroO Bosque Maia, tra-

dicional cartão postal de Guarulhos, ganhará no dia 1º de dezembro, sábado, uma decoração natalina especial. A ár-vore de Natal decora-da e iluminada com 40 metros de altura, com mais de 100 mil lâmpa-das e 35 laços já está no parque. O Bosque Maia também terá o tradicio-nal presépio, a Casa do Papai Noel, com o Bom Velhinho recebendo as crianças, além da gran-de novidade para 2012: um carrossel que será disponibilizado gratuita-mente a todas as crian-ças, das 18h às 22h.

A inauguração oficial será feita ao som de um coral e outras bandas que animarão os presen-tes em meio a uma gran-de queima de fogos. O

local, que habitualmen-te é um dos locais mais visitados pela população nesta época do ano, fun-ciona todos os dias das 8 às 23 horas, e terá ao todo mais de um milhão de microlâmpadas em suas árvores.

A ornamentação de Natal contempla ainda os terminais urbanos Pi-mentas e São João, os principais logradouros do Centro, como o Viaduto da Cidade de Guarulhos, que em parceria com a GruAirport, concessio-nária do Aeroporto In-ternacional de Cumbica, receberá uma iluminação especial. A iluminação pode ser conferida até o dia 6 de janeiro.Serviço - O Bosque Maia fica na avenida Paulo Fac-cini, s/ nº, e funciona dia-riamente das 8h às 23h A decoração natalina no Bosque Maia, na região central, será inaugurada pela prefeitura no próximo dia 1o de dezembro

Fábio Nunes Teixeira/PMG

Page 13: Edição 177

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012 13A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brEsportes

GUARULHOS FICA COM A OITAVACOLOCAÇÃO NOS JOGOS ABERTOS

Guarulhos conquistou 71, sen-do 22 de ouro, 20 de prata e 29 de bronze nos Jogos Abertos do Inte-rior - Bauru 2012. O número total inclui as premiações das modalida-des coletivas e também as meda-lhas trazidas pelos atletas premia-dos individualmente.

As equipes guarulhenses meda-lhistas foram handebol feminino

(ouro), vôlei feminino e mascu-lino (prata), vôlei de praia mas-culino (bronze), tênis feminino (bronze), tênis de mesa feminino e masculino (ouro e bronze, res-pectivamente), tae kwon do mas-culino (bronze) xadrez masculino (bronze), luta olímpica feminina (ouro), damas (bronze), ginástica artística sub-14 feminina (ouro),

futebol masculino (prata), ca-poeira feminina (bronze), bo-cha (ouro) e basquete masculino (bronze).

Com 176,5 pontos, a cidade ficou em 8º lugar na classificação geral da primeira divisão da competição que terminou neste sábado, dia 24, após as finais do basquete livre, no ginásio Panela de Pressão.

Um total de 47 equipes defen-deram Guarulhos nesta edição dos JAI.

A delegação de Guarulhos em Bauru contou com mais de 600 pes-soas, incluindo atletas, comissões técnicas e pessoal de apoio. Mais informações sobre os jogos estão disponíveis em www.jogosabertos-debauru2012.com.br

CONFERÊNCIA DISCUTE A COPA DO MUNDO 2014A partir do tema “Guarulhos

tem Turismo: Avanços, Desafios e Perspectivas após uma década”, a cidade irá sediar nesta quinta-fei-ra (29) a 10a Conferência Municipal de Turismo.

Agendado das 9 às 17 horas, no Hotel Slaviero, à rua Rafael Bal-zani, 32 - Centro, o evento terá programação extensa que contar a discussão sobre as potencialida-des turísticas do município para os próximos anos, elaboração de políticas públicas e oportunidades

trazidas pelos próximos eventos esportivos mundiais que o país se-diará. A Copa do Mundo de 2014 deverá centralizar as discussões.

Com entrada franca, a confe-rência é promovida pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Departamento de Turismo da Se-cretaria de Desenvolvimento Eco-nômico. Será emitido certificado aos participantes.

A abertura será às 9h. Na pri-meira palestra será discutido o “Histórico da Atividade Turística

e das Políticas Públicas em Guaru-lhos”, com Josefa Leôncio (gesto-ra do Departamento de Turismo de Guarulhos), em seguida, represen-tante do IBGE discutirá o “Perfil de Guarulhos”.

Às 11h, haverá Leitura e Apre-sentação da Carta de Compromisso com a Política de Desenvolvimen-to Sustentável do Turismo, com o presidente do Comtur, Danilo Du-arte Ramalho. Após intervalo para o almoço, as palestras prosseguem às 14h, quando será iniciada “A

Copa do Mundo e os Grandes Even-tos”, com Paulo Kazuhiro Izumi (Sebrae).

Haverá ainda a apresentação dos trabalhos acadêmicos de Tu-rismo que inspiraram políticas pú-blicas e lançamento de Concurso/Painel para Melhores Trabalhos Acadêmicos para a 11ª Conferên-cia.

No encerramento, às 17h, outro ciclo de debates terá início, com a manifestação de vários represen-tantes da sociedade.

Page 14: Edição 177

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DEZEMBRO DE 201214 A folha do passageiro

Page 15: Edição 177

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012 15A folha do passageiro

www.mariblogandogeral.blogspot.comTÁ N O P O N T O ! Mari

[email protected]

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Aquário - 21/01 a 19/02

Sagitário - 22/11 a 21/12

Peixes - 20/02 a 20/03

Libra - 23/09 a 22/10

Escorpião - 23/10 a 21/11

Leão - 22/07 a 22/08

Virgem - 23/08 a 22/09

Câncer - 21/06 a 21/07

Áries - 21/03 a 19/04

Touro - 21/04 a 20/05

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Precisará da sua ma-turidade para lidar

Tenderá ter uma dis-cussão com alguém

com pequenos problemas em casa. Tenha paciência.

especial mas lembre-se que nem sempre tem a razão.

Uma pessoa da família talvez reapareça, apro-

veite para relembrar grandes momentos.

Talvez seja bom de vez em quando deixar-se

seduzir. Novos projetos prova-velmente vão aparecer.

Evite ser muito rabu-gento com o seu amor,

seja mais compreensivo ou é possível que se arrependa.

A fase traz o desafio de lidar com o conflito en-

tre o que você tem a oferecer em seus relacionamentos .

Talvez deva refletir so-bre a forma como se

relaciona com os seus familia-res. Aja com paciência.

Possivelmente passará por um momento difícil

na vida, aceite ajuda de mem-bros da família.

Mostre quem é e o que vale, procurando cau-

sar nos outros uma impressão positiva. Seja mais carinhoso.

Se agir de um modo excessivamente orgu-

lhoso ou arrogante tenderá perder a pessoa amada.

Dê mais atenção às suas necessidades.

Domine as situações de con-flito em família.

Aproveite o momento que se vive, repleto de

sensualidade e mistério. Apro-veite para cuidar da mente.

HoróscopoGeremy Batins

Oswaldo exige que Catarina garanta sua integridade para pu-blicar a notícia sobe Laura. Bo-nifácio contrata Caniço. Marga-rida fala mal de Albertinho para Esther. Celinha se decepciona por Guerra não querer se casar. Catarina pede para Neusinha ser sua camareira. Isabel con-versa com Diva sobre a venda do Alheira.

Lado a lado- 18h05, Globo .

“Minha Novela”

ReflexãoO insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência. As coisas só mudarão se mudar--mos ... - Olhe para dentro de si e reveja seus conceitos.

“Interiormente estamos sendo renovados dia após dia” II Coríntios 4:16

CAÇA-PALAVRAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

45

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

L I M P E Z A S A Z E R U P M I S U O N R E T X E O R P O E D L A R E S O T R E D R E P E A S

C U I OE M D NT A U AR S O MO S UM HA A

U C G O A R P E X C E S S O O

R E G E T O R P

A PELE é uma importante parte do CORPO do ser HUMANO. Saiba algumas curiosidades sobre ela:

é o maior órgão do corpo humano e, também, o mais PESADO;

possui a importante função de PROTEGER contra qualquer agente estranho EXTERNO, impedindo-o de entrar facilmente;

evita que a ÁGUA do corpo se perca, retendo-a;

controla a temperatura quando há EXCESSO de calor, por meio do SUOR, que ajuda a resfriar a super-fície cutânea;

nela existem muitos tipos de micror-ganismos, e eles são bons para a nossa saúde, pois nos auxiliam na LIMPEZA dela, eliminando RESÍDUOS e IMPUREZAS;

possui um certo grau de elasticidade que serve como AMORTECEDOR e inibidor de TRAUMAS.

O T L I M P E Z A Z O

J U X U D O A G N L U

P U C A O A U U U T q

S A Z E R U P M I J S

A A E N O V U O J U U

I M O N R E T X E U O

U A I D I K O I O U R

I H E E D P A S U O H

O G S W G M E S O U R

D I B K O B I L C O A

A A R B H F U E E X T

S I O I O T W R E O A

E N D V A R U E C G O

P Z E O E A M S R A A

J M C N I U O I N E O

N V E I B M G D U T N

M E T A J A S U D F A

Z K R J I S M O Y O M

H O O C U U A S A U U

C V M L P q U Z F O H

E V A B D q O S A C D

I T J J B O U U G I U

W C C D E A G N A D O

O O E F I A O E C W S

Y R U S R E A S U F A

I P H E X C E S S O I

Z O I F E G N A q E q

A E S R E G E T O R P

O W L A N P O O E J V

Funções da pele

CURTAS

Próximas emoções...

Carla Perez divulgou uma nota através de sua assessoria, ne-gando a sua participação e a do marido Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba, no DVD de comemoração da volta do grupo É o Tchan, prometida para 2013. Atualmente, Carla apresenta um programa infantil diário na Bahia e, ao ser informada sobre o pos-sível retorno, disparou: “O tempo que sobra da minha vida de mãe e esposa, eu dedico ao meu pro-grama “Clube da Alegria”, que não é mole, é bem puxado. Além dos shows com o meu grupo Al-godão Doce pelo Brasil”.

Livre e desimpedido, Zezé Di Camargo só quer saber de cur-tir a vida. Cheio de animação, o cantor foi a nada menos que três festas na noite da última terça--feira, dia 27. Esbanjando sim-patia, ele foi um dos mais asse-diados nos camarotes. Mesmo assim, o ex-marido de Zilu igno-rou todas as cantadas e voltou sozinho para casa. Tá podendo!

É o Tchan...

Baladeiro...

Envie também sua piada para [email protected]

Carla Prata A BELDADE QUE ESTÁEM FORMA GARANTE

“NÃO TENHO CELULITE”

Lucilene avisa a Nieta que Carolina foi sequestrada. Fábio afirma a Juliana que Manoela quer trabalhar na Charlo’s para vigiá-lo. Roberta acredita que Nando queira se declarar para ela. Analú teme as ameaças de Kiko. Dino flagra Nando e Ro-berta juntos e pede para falar com ela.

Wanda teme que Morena desista de viajar por causa de Theo. Bianca e Zyah ficam juntos na caverna. yla garante a Tamar que seu noivo não se envolverá com turistas. Zyah vai com Bianca para Istambul. Morena procura Theo. Áurea conta para Érica que Theo terminou seu noivado. Sarila vê Zyah com Bianca em Istambul.

Guerra dos sexos-19h05, Globo

Salve Jorge-21h0, Globo

A ex-repórter do “Do-mingão do Faustão” já recusou duas propos-tas de revistas mascu-linas, sem pestanejar, e precisou contar até 10 para aceitar o convite do Paparazzo para um ensaio sensual.Aos 31 anos, Carla acredita estar em sua melhor fase. Tanto é que a rainha de bateria da Grande Rio disse que as pessoas não lhe dão a idade que real-mente tem, e que não tem celulite. “Sou mui-to vaidosa e acho que estou na minha melhor idade, na melhor fase. Tanto é que estou con-seguindo tudo o que sempre quis”.

VEGETANDO. Ontem, minha esposa e eu estávamos sentados na sala, falando das muitas coi-sas da vida. Estávamos falando de viver ou morrer. Eu lhe disse: “Nunca me deixe vi-ver em estado vegetativo, dependendo de uma máquina e de líquidos. Se você me vir nesse estado, desligue tudo o que me man-tém vivo sem pensar duas vezes, por favor”. Você acredita que ela levantou, desligou a televisão e jogou minha cerveja fora...

CURTO E GROSSO...A mulher apaixonada envia uma mensagem de texto ao celular de seu marido carinhosa-mente dizente dizendo: Meu amor, Se você está dormindo, me envie teus sonhos!Se você está rindo, me envie teu sorriso! Se você está chorando, me envie tuas lágri-mas! Eu te amo!E o homem: Meu amor, Eu estou cagando... Quer que te envie alguma coisa?

Marina Alceu - Cumbica Hélio Sandro - São João

Page 16: Edição 177

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 201216 A folha do passageiro