edição 09 de outubro de 2010

16
Condor, 09 de outubro de 2010 Ano 02 Edição 39 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com Entrevista exclusiva com o governador Eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) 1ª Feira do Livro terá presença da autora infantil e infanto juvenil Léia Cassol e grupo de danças GEMP Geral 06 Pela Democracia Geral 03 Sicredi Panambi lança Campanha de prêmios para comemorar 80 anos Posto de Atendimento do CRVA permite que condorenses registrem seus veículos aqui Geral 07 Encarte Especial Eleições Conexão Comunidade 04 Povo foi às urnas para escolher Presidente, governador, senadores e deputados

Upload: jornal-vila-liberdade

Post on 28-Mar-2016

247 views

Category:

Documents


24 download

DESCRIPTION

edicao 0910

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 09 de outubro de 2010

Condor, 09 de outubro de 2010

Ano 02 Edição 39 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com

Entrevista exclusiva com o governador Eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT)

1ª Feira do Livro terá presença da autora infantil e infanto juvenil Léia Cassol e grupo de danças GEMP

Geral 06

Pela Democracia

Geral 03 Sicredi Panambi lança Campanha de prêmios para comemorar 80 anos

Posto de Atendimento do CRVA permite que condorenses registrem seus veículos aqui

Geral 07

Encarte Especial Eleições

Conexão Comunidade 04

Povo foi às urnas para escolher Presidente, governador, senadores e deputados

Page 2: Edição 09 de outubro de 2010

Vários são os ângulos aos quais podem ser analisa-das as eleições de 2010,

sejam eles locais, regionais ou nacionais. Também, diversas são as opini-ões que são formadas a partir do pleito que ora se encerra, ora prossegue até o fi m deste mês.

A maior de todas as pautas para a análise, sem dúvida, é a milionária votação do candidato do PR de São Paulo à Câmara dos Deputados, Fran-cisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca. Para o espanto, ou não, da população, Tirica fez mais de 1,3 milhão de votos. Porém, para o PR, seu partido, o candidato Tiririca é parte de uma estratégia adotada ainda nos tempos do PRONA (precursor do PR) de Enéas Carneiro e seu jargão: “Meu nome é Enéas!”. Tiririca, assim como Enéas, é um puxador de votos, já que é capaz de unir desde o voto de protesto, o voto da piada e até mesmo o mais consciente dos votos. Ainda, David Coimbra, em Zero Hora desta semana, falava da legitimidade do voto em Tiririca: “Mais vale votar no Tiririca que conheço e está perto de mim todos os dias na televisão do que em uma al-mofadinha, colarinho branco, que não sei que é”. Tiririca e sua candidatura estão sob júdice por crime de falsidade ideológica. Crime ou não, mentira ou verdade: 1,3 milhão de votos é álibi e torna verdade qualquer tipo de crime ou mentira neste País.

Outro mote a ser analisado neste pleito foi o poder dado as verdades e inverdade disseminadas na internet. Por mais que não seja a primeira vez que a rede mundial dos computadores é usada para fi ns eleitorais, nunca informações sobre candidatos circularam tanto e com tanto impacto pelos canais do www. Talvez, a maior das polêmicas tenha girado em torno de uma convenção de pastores e os possíveis posicionamentos dos líderes evangé-licos às candidaturas dos presidenciáveis no Brasil. Mas, não é de hoje que falsas verdades são disseminadas na internet, vai de quem sabe fi ltrá-las.

No ambiente local, percebe-se ainda os efeitos da eleição municipal de dois anos. Ainda, as votações fi caram muito em torno dos nomes dos can-didatos e aqueles que frequentemente “deram as caras” em Condor, seja na forma de apoio seja apenas para dizer que “eu existo”, estes foram lem-brados. Ficou claro que a população condorense prestou muita atenção as propagandas de Rádio e TV.

Agora, tudo gira em torno de Dilma e Serra. Para muitos o futuro, para outro, só mais um dia.

Opinião09 de outubro de 20102

Há muito tempo tenho de-monstrado que nossa mistura ra-cial e nossa religião majoritária são responsáveis por nosso maso-quismo. Adoramos sofrer, para nos purifi carmos e irmos para o céu; prezamos um luto fechado lusita-no, tanto que festejamos nossos enterros, como o de Tancredo, e desprezamos nossos heróis, como Amyr Klink. Agora a eleição vem reiterar essa constatação. Há, na capital do país, um candidato a deputado federal que proporcio-nalmente fez três vezes mais vo-tos que Tiririca. Mas o país todo insiste em só falar do palhaço. O jovem Antônio Reguffe, mais vo-tado como deputado local, candi-datou-se agora a deputado federal, com a bandeira de sempre: a ética. Idealista, sincero, pôs em prática durante o mandado local todas as suas idéias e promessas. Cortou despesas de seu gabinete, devol-veu dinheiro, compareceu a todas as sessões, denunciou a corrupção que está impregnada na política de Brasília. E se candidatou a deputa-do federal, sem praticamente fazer propaganda. Não precisou.

De cada cinco eleitores que fo-ram as urnas, um votou nele. Fez 266 mil votos numa soma de 1 mi-lhão 397 mil votos válidos - 19%. Para igualar-lhe o feito, Tiririca te-ria que fazer 4 milhões 323 mil vo-tos. O palhaço teve 6% dos 22 mi-lhões 573 mil votos válidos de São Paulo. Mas o moço de Brasília, até agora, não apareceu como modelo. Tiririca, sim, está em todas, como exemplo do circo nacional. Entre um modelo ético e um palhaço, fi -camos com a palhaçada.

Muito além do Tirirical

Pelo menos na eleição presi-dencial estamos mostrando o pa-radoxo: a derrotada foi quem ven-ceu. Marina, no primeiro turno, conquistou um segundo turno para Serra e Dilma. Para o eleitor ter mais quatro semanas para pensar. Marina veio do longínquo Acre, mais perto do Oceano Pacífi co que do Atlântico. Está num partido pe-queno, o PV. E conquistou quase 20 milhões de corações e mentes. Lula, enquanto foi candidato só do PT, nas três tentativas em que perdeu, só na última igualou-se a Marina em votos.

Marina não é biônica, não é transgênica; é um produto orgâni-co. É gente e não sabonete embala-do por marqueteiro; não é boneca de ventríloquo. Mostrou-se com personalidade, sincera, autêntica. A mesma autenticidade que a ti-rou do governo. Deixa essas lições para os dois que fi caram para o se-gundo turno. Mesmo sem a maciça propaganda e horários amplos na propaganda obrigatória, foi a qua-se 20 milhões de votos. Elegeu o segundo turno. E agora tem o po-der de eleger presidente. Não que o eleitor dela aceite cabresto; quem votou em Marina é eleitor cabeça, que não se deixa conduzir por uma palavra de ordem de um candidato. Mas se Marina decidir subir algum palanque, ela poderá ungir a quem ela abraçar e disser: nesta pessoa, posso confi ar meu projeto. Não são, Marina e Reguffe, exemplos de que nem tudo está perdido?

Era no tempo em que se podia escrever nas cédulas de papel na hora de votar. Era muito melhor para o eleitor. Quando estava desiludido da política, mostrava sua indignação deixando recados, na maioria das vezes ofensivos e de baixo calão.

Foi assim com o Cacareco. Era uma fêmea de hipopótamo que aca-bara de chegar ao zoológico de São Paulo, em 1958, bem na época das eleições. A sorte do bicho era que não podia ser candidato porque nenhum partido o descobrira a tempo. Mas o povo, tal como hoje, desiludido com os políticos, votou em massa no dito cujo, que fez mais de cem mil votos.

Apesar das coisas boas que o mundo virtual nos proporciona, em algumas ocasiões nos limita. É assim na hora de votar. Não dá para fazer mais nada a não ser digitar números.

Mas o povão não se dá por ven-cido. Já que tudo é uma palha-

çada, a opção que a urna eletrônica lhe oferece é um palhaço. E foi de Tiririca. Não só ele. Outras fi guras esdrúxulas também conseguiram chegar lá.

Acom-panho algu-mas sessões plenárias, através da TV, do Se-nado e da Câmara, na esperança de encon-trar algum candidato, desses que se dizem sérios, mostrarem sua indignação diante das sem-vergo-nhices políticas que nos são mostradas todo dia. Nada. É só Vossa Excelência pra lá, Vossa Excelência pra cá, tapi-

nhas nas costas, etc.Questionei sobre isso alguns can-

didatos que passaram por Condor pedindo votos para a reeleição. As respostas de todos são as mesmas. Evasivas, enroladas, sempre descon-versando. Sobre as coligações, então, não conseguiam completar uma frase que conseguisse justifi car o despropó-sito. Por mais triste que seja, às vezes

parece que o jeito mesmo é cacarecar ou tiriricar.

Falando nisso, e já que tudo conti-nua cheirando desesperança e o dinhei-ro elegendo a maioria, se não podemos escrever na urna, que se faça num pára-choque de caminhão, que li num

falando nisso por Jorge Luiz Fripp

CACARECO X TIRIRICA

DIRETORES

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

EDITOR CHEFE

Jairo Roberto Fachi MTB - 10.485

SUPERVISÃO GERAL

Jorge Luiz FrippRedação

Marcelo Fripp DIAGRAMAÇÃO

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

COMERCIAL

(55) [email protected]

CIRCULAÇÃO

Semanal/SábadosTIRAGEM

500 ExemplaresIMPRESSÃO

ITS Gráfi ca e Editora Jornalística Ltda

www.jornalvilaliberdade.com

FW Editoração LtdaCNPJ 10.643.438/0001-41

Rua Mauricio Cardoso, 26Bairro Centro - Condor

CEP 98290-000

Wagner

Editorial

dia desses: “Só vou votar nas p.....! No fi lhos delas já cansei de votar.”

Pena que minha mãe tem oitenta anos e não consegue mais caminhar. Conseguiria uma eleição na maior moleza. Digo isto porque num dia des-ses fi z uma pesquisa. Todo mundo faz e eu também fi z a minha. Dei 1.232 telefonemas, das duas às quatro horas da madrugada (por ser mais barata a ligação neste horário), perguntando, como fazem os Institutos: “Em quem você vai votar?” As respostas foram unânimes: “Na tua mãe!”

Será que só nos restam as piadas e os programas de humor como for-ma de protestar? É esse tipo de in-dignação que gostaria de ouvir em cada sessão plenária, das câmaras de vereadores ao senado federal. Vota-mos, elegemos e pagamos para que lutem contra a injustiça, a corrup-ção, a desonestidade. Para que lutem pelo bem comum e não por interes-ses pessoais ou de grupos. Assim, com Tiririca, pior não fi ca.

Alexandre Garcia

Muito além do Tirirical Muito além do TiriricalQUEMDISSE

“O Brasil está pre-parado para ter uma mulher na Presidência da Re-pública”MARINA SILVA, AOAPRESENTAR DOCUMENTO QUESERÁ BASE PARA DISCUSSÃODE ACORDO A APOIO NO 2º TURNO

... JOHN LENNON, MÚSICO (1940), FALECIDOEM 08/12/1980

“Imagine não existir países / Não é difícil de fazê-lo / Nada pelo que matar ou morrer / E nenhuma religião tam-bém / Imagine todas as pessoas / Vivendo a vida em paz...”

GOVERNADORA YEDA CRUSIUS, AO COMENTARSOBRE IDA DE JOSÉ SER-RA PARA A DISPUTA DO 2º TURNO

“Somos em menor número, mas so-mos a resistência democrática do Rio Grande do Sul”

Page 3: Edição 09 de outubro de 2010

Geral 9 de outubro de 20103

A ansiedade da semana passada fi cou para trás, eis que várias defi nições tivemos, como os novos Senadores, Deputados Federais e Estaduais e no caso do Rio Grande do Sul, do Governador do Estado. Pois Tarso ganhou no primeiro turno, numa campanha inusitada, já que caracterizada por pouco barulho, até sem muita visibilidade, mas com sentimento de mudança capaz de mover o eleitorado gaúcho a decidir no primeiro “round” o cargo de Go-vernador. Tarso Genro começou muito cedo sua campanha, peregrinando por todos os recantos do Estado, colhendo o sentimento das pessoas, entendendo que o Rio Grande deseja conectar-se ao projeto nacional. Tarso também pro-vou para Lula, que não queria disputa entre candidaturas do PT e do PMDB (da base aliada no governo federal) de que estava certo e o sentimento era de mudança, vencendo a chapa composta por candidatos da base aliada de Lula. Pois o eleitor, salvo melhor juízo, interpretou que Fogaça e Pompeo não representariam a conexão do Rio Grande ao projeto nacional, até porque a candidatura se dizia “neutra” entre Dilma e Serra. Talvez tenha sido uma das explicações para a derrota no primeiro turno. Ainda, ouvi na campanha que Fogaça teria fi cado por anos no Senado e não teria convivência com o partido, especialmente no interior do Estado e Rigotto teria mobilizado mais a sigla, já que nunca se afastou das bases partidárias.

No cenário nacional é que veio a surpresa, Dilma mantendo uma mé-dia histórica de votos, assim como Serra, tendo os indecisos decidido por Marina Silva, responsável por ter levado a eleição para o segundo turno. Serra manteve 32,6% dos votos (33 milhões de votos) e Dilma 47% (47 milhões de votos), enquanto Marina obteve 19,33% dos votos (20 milhões de votos). Analisando matematicamente, se 50% dos votos de Marina (10 milhões de votos) migrarem para cada um dos candidatos que disputam o segundo turno, Dilma soma 57 milhões de votos e Serra soma 43 milhões de votos. Para Serra vencer a eleição no segundo turno teriam que migrar todos os votos de Marina para Serra, somando 53 milhões de votos, o que é algo praticamente impossível.

Não poderia deixar também de registrar o agradecimento à minha boa terra de Condor pela votação no Paulo Sérgio, candidato à Deputado Estadual, somando 1.243 votos, sendo o mais votado para o Legislativo Estadual, já que atuei juntamente com outros Condorenses (Dilon Araujo e Professor Claudio) na coordenação estadual de campanha. Obrigado à coordenação da campanha em Condor e todos as pessoas que ajudaram. Sinto cada vez mais orgulho de minha terra natal. Valeu.

Claudio Motta - Advogado, Especialista em Direito Público Municipal

PolíticaClaudio Motta [email protected]

Para participar da Campanha “Super Aniversário Sicredi Panam-bi” o associado Sicredi Pessoa Fí-sica terá direito cupons através de aplicações em Sicredinvest, RDC, Poupedi Sicredi, também qunado fazer suas compras com os Cartões Sicredi. Ainda, com os prêmios dos Seguros Sicredi e através de cadas-tramento de novas contas e Sicredi Total Internet.

Para Pessoa Jurídica, os cupons são fornecidos também através de aplicações e no faturamento de ven-das através da rede Sicredi Cartões.

Os sorteios acontecerão em Pa-nambi e Condor, com prêmios des-tinados para cada Unidade de Aten-dimento.

Reunindo representantes de órgãos de imprensa de Panambi e Condor, o Si-

credi Panambi apresentou na ma-nhã de segunda-feira, 4, a Cam-panha Publicitária da promoção “Campanha de Super Aniversá-rio Sicredi Panambi”.

O evento de lançamento da Campanha de Super Aniversário Sicredi Panambi, em comemoração aos 80 anos da cooperativa de crédi-to que abrange Panambi e Condor, contou com a presença de toda a im-prensa local, qual sinalizou o início

“Super Aniversário Sicredi Panambi”

ofi cial da promoção de aniversário da co-operativa.

A Campanha Su-per Aniversário Si-credi irá sortear 17

prêmios aos mais de 7,5 mil asso-ciados da Cooperativa nos dois mu-nicípios. Os sorteios serão dividido em 3 momentos, onde todo o quadro social terá a mesma chance de ga-nhar. Os prêmios a serem sorteados são 4 notebooks, 4 televisores LCD 42 polegadas, 4 refrigeradores, 4 motocicletas ZERO quilômetro e um Ford Fiesta ZERO quilômetro. Dois sorteios serão realizados nas unidades de atendimento e o sorteio fi nal em evento comemorativo aos 80 anos da Sicredi Panambi, que acontecerá em 30 de abril de 2011.

A campanha terá vigência até 25 de abril de 2011, quando será come-morado o aniversário de 80 anos da Cooperativa. Nesta data acontecerá o sorteio das motocicletas por em cada unidade de atendimento (2 em Panambi e 1 em Condor) e do auto-móvel Ford Fiesta, prêmio máximo da Campanha. “O principal objeti-vo da campanha Super Aniversário Sicredi Panambi é presentear nos-so quadro social pela passagem de oito décadas de cooperativismo de crédito em Panambi e Condor, bem como o fortalecimento da Coopera-tiva, captando o maior número de recursos, para a sua solidez poden-do assim, atender o maior número de associados”, lembra Elmo Pedro Von Mühlen, presidente da Coope-rativa.

Cooperativa lança campanha promocional para comemorar seus 80 anos de atividades

Campanha foi apresentada pela direção da Sicredi Panambi

Imprensa de Panambi e Condor participou de lançamento Sicredi lança campanha em comemoração aos 80 anos

Como ganhar cupons da Campanha?

Page 4: Edição 09 de outubro de 2010

9 de outubro de 20104 Conexão Comunidade

Tarso Genro

Examinando a Palavra para compreender qual é a vontade de Deus, a cerca de nossas doenças ou enfermidades, eu lhe convido para vermos algumas das promessas do grande e poderoso Deus, que são pela sua bondade concedidas a mim, a você, há todos que crer em sua palavra.

Para os filhos de Israel, que caminhava rumo à terra prometida, o bom Deus disse: Agora, eu sou o Senhor, que sara (Ex 15.26 C). É bom lembrar, que, nesta, declaração, Deus lhes deu um de seus reden-tores. Aleluia!

Deus, no seu infinito amor disse: “Eu sou Jeová-Rafah”, o criador estava dizendo “eu ou o Senhor, eu sou o medico dos médicos, eu sou o grande, o maior de todos. Eu sou aquele que cura e para mim nada é impossível”.

Como é bom saber que no céu existe um deus todo poderoso, e que em todo tempo olha para nós e nos ajuda. Como é maravilhosa esta promessa “universal”, acerca de toda espécie de males, aflições, doenças mental ou física! Saiba que há um deus que te sara. Aleluia!

Segundo conta a historia, havia cerca de três milhões de filhos de Deus a quem Jeová deu esta promessa. A promessa era para cada um deles, e cada um a aceitou como se prova em salmos (105.37 b). Não houve um só enfermo, entre as suas tribos. Glória a Deus!

Lembre-se de que a palavra da promessa é uma revelação direta da vontade de Deus para cada um de nós. Todos estes benefícios é para o nosso bem estar em Cristo. Observe o louvor do salmista, e o seu convite a louvar a deus por amor de sua graça (Sl 103.1-3).

Jesus Cristo tem poder para perdoar pecados. Se ele perdoa nossos pecados, ele também cura nossas enfermidades. O senhor Jesus abor-rece tanto a enfermidade como o pecado.

Cristo estava, ele está e estará pronto a curar todos os enfermos como a salvar todos os pecadores. Não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Cristo veio trazer salvação aos pecadores e cura para os enfermos. Aleluia!

Muitos líderes tem se esquecido dos benefícios daquele que cura, sara e liberta. Estão ficando esquecidos pela pregação e pelo ensino tradicionais daqueles que nos trouxeram idéias e opiniões de homens, em vez da verdade que liberta os homens.

Quero dizer-lhes que se Deus não tivesse prometido curar todas as doenças, haveria casos em que não seria sua vontade curar, mas ele prometeu curar todas as nossas doenças, é sua vontade curar a todos que lhe pedirem.

Creia em sua palavra. Aceite-a como sua revelação para você. Aja de acordo com ela, e a poderosa cura será sua em Cristo. Aceite a palavra de Deus, e ela virá, e trará a cura, alegria, segurança para sua vida. Que Deus lhe abençoe em Cristo Jesus. Amém!

Palavra do PastorPastor Jaime Vasconcelos

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Unidade Cristã

Domingo 19h - Culto Condor 1ª Segunda do mês reuniões em Panambi3ª Rincão dos Pinheiros:15h Tarde da Benção, 19h30 Culto5ª - 15h Tarde da Benção / 19h30 - Culto Condor6ª Esquina Beck - Campanha da LibertaçãoSábado - Templo Sede Rincão - Culto de DepartamentosTodos os sábados às 15h45 programa na Rádio 98.5 FM

Tarso será o Governador do RS em 2011Poucos dias após ser eleito

Governador do Rio grande do Sul, Tarso Genro conce-

deu entrevista, quando falou da composição política do novo go-verno e respondeu também quais serão seu projetos para alguns dos problemas que mais preocupam os gaúchos, como o opoio a produção agrícola, segurança, agilidade aos atendimentos a saúde e pedágios.

Jornal Vila Liberdade (JVL) - O ex-ministro da educação e da justiça é conhecido por bastante objetivo ao falar por isso você confere pratica-mente na integra o que ele respondeu aos jornalistas Paulo Geovani, Ca-roline Mello e Denise de Rock. O pri-meiro questionamento a Tarso Genro foi sobre o que pesou para garantir a vitória no primeiro turno.

Tarso Genro - Primeiro nos-sa iniciativa de fazer as caravanas, umas 15 caravanas para compor nos-so programa do governo a partir de uma escuta extinta na sociedade, a todas as correntes de opinião, setores produtivos, mundo trabalho, partido políticos o que nos permitiu apre-sentar um programa coerente com as questões regionalizadas e sub-re-gionalizadas no estado. O segundo elemento, o fato de que eu estabeleci uma identidade muito grande com o governo do presidente Lula aqui no Estado, a partir da minha presença por mais de 7 anos no ministério, e isso determinou uma boa apreciação da nossa candidatura, por que ela es-tava vinculada a um projeto sucesso que tem um acolhimento de 76% da sociedade gaúcha. Terceiro lugar, o rencantamento político originário desses dois fatores que proporcio-nou a nossa militância que viesse pra rua, com alegria, com energia, com encantamentos de participar de novo das ações políticas vinculadas ao processo eleitoral. Esses fatores uma vantagem comparativa muito grande que permitiram esse feito que é espetacular na verdade, que nós só fomos constatar que seria possível nos últimos vinte dias de campanha que é a vitória no primeiro turno.

JVL - Ao lançar sua candidatu-ra Tarso Genro pediu desculpas ao Olívio Dutra por ter insistido em disputar a previa do PT em 2006 se-ria esse um aprendizado com erros do passado?

Tarso Genro - Se nós não apren-dêssemos com as difi culdades, com as derrotas, com os erros, nós não te-ríamos ganho essa eleição, também obviamente a cultura política do pais mudou com os dois governos do Lula que passarão a ser governos de diálogo social ampliado, de não des-criminação de não bloqueio de rela-ção políticas, inclusive entre oposi-ção e governo, apesar de nós termos tido uma oposição muito dura, então aquela visão de polarização absoluta que existia no estado ela foi supera-da por uma visão de convergência em cima de grandes consenso para retirar o estado no dia da campanha da letargia, do isolamento, da indi-ferença que em que o estado se en-

contrava em função das sucessivas crises nesses últimos 8 anos.

JVL - Será possível fazer uma composição ampla de governo en-volvendo os partidos que não parti-ciparam da campanha?

Tarso Genro - A primeira com-posição é que já está dada pelos partidos da Unidade Popular pelo Rio Grande, PR, PSB, PC do B, PT e PPL. Agora nós queremos am-pliar estamos conversando com as demais forças políticas, queremos que o PDT componha o governo e componha também o nosso pacto de alianças, a Unidade Popular pelo Rio Grande. Os demais partidos PTB e PP nós estamos procurando queremos ouvi-los e queremos veri-fi car o terreno de aproximação que tem e a possibilidade que inclusive também de eles compor o nosso go-verno a partir da identifi cação que nós fi zemos que tem muito pontos programáticos que que eles tão de acordo e que são importantes pra nós tirarmos o Rio Grande dessa si-tuação que se encontra.

JVL - Qual será o papel do PDT o partido que sempre fala em edu-cação, apresentou este ou outros temas como condição pra compor o governo?

Tarso Genro - Não trouxe as condições, eu fi z um contato com o presidente do PDT, ele pediu um tempo pra reunir o diretório execu-tivo, deputados e daí nos daria uma resposta nós teremos que ele venha a compor governo eu sempre disse isso, antes da campanha, durante a campanha e estou dizendo agora depois da campanha e na verdade o candidato a vice Pompeu de Mattos hoje nos jornais ele faz uma afi rma-ção que me parece muito correta muito adequada, ele diz ouve um acordo na cúpula e não ouve um acordo na base. O acordo que o PDT fez com o PMDB não transitou por toda a base do PDT levou uma par-te do PDT, mas eu acredito que a maior parte do PDT , se não a maior parte mas pelo menos a metade do PDT da base eleitoral do PDT votou conosco foi o que nos possibilitou inclusive esse diferencial de vitória no primeiro turno e uma boa parte da base do PP principalmente aquele setores intermediários, as direções do interior, o pessoal da agricultura familiar, das cooperativas que iden-tifi carão no nosso programa com uma proximidade muito maior do aquela que eles teriam com a pro-posta do Fogaça.

JVL - As alianças mais amplas podem prejudicar o bom funciona-mento da Administração?

Tarso Genro - Não por que nós temos requisitos para entrar no go-verno e o primeiro requisito é ter a compreensão de que uma coalizão se faz em torno de um programa, uma coalizão como a nossa, o pro-grama já está dado não é composto no parlamento, como a coalizão que é feita no sistema parlamentarista, a coalizão presencialista ela vem de cima pra baixo na verdade de uma

eleição já feita de um programa já aprovado pelas urnas e se propõe para os demais partidos integrarem e eles integrarão se concordarem com esse programa, então ninguém vai trazer nada de novo e nada de ori-ginal e nada de particular, vai trazer a contribuição enérgica qualifi cada do seu partido para a aplicação de um programa que está dado, então ao contrário um governo de coalizão é um governo não fragmentado, um governo de composição simples-mente e de loteamentos de cargos é um governo fragmentado, não é o caso da proposta que nós estamos fazendo para os partidos.

JVL - Qual será o perfi l dos se-cretários estaduais?

Tarso Genro - Primeiro a pes-soa que for compor secretariado tem que ter afi nidade com o tema, pode ter as melhores qualidades políticas e de honorabilidade, mas se não ti-ver afi nidade com o tema não vai ser secretário. Segundo precisa ser uma pessoa identifi cada com o programa pertencer aos partidos não necessa-riamente uma obrigação, mas é im-portante que tenha um vínculo parti-dário, mas eu também quero compor meu secretariado de pessoas que não tem vínculos com os partidos porque a nossa vitória foi muito mais maior inclusive do que a própria soma dos partidos que nos apoiaram.

JVL - O candidato vencedor dis-se que ainda não falou diretamente com a governadora Yeda sobre a transição.

Tarso Genro - Já temos conta-to com o governo do estado vamos conversar sobre isso de uma ma-neira civilizada não a nada que nos impeça, que no momento em que a governadora quiser me receber eu estou a disposição para fazer uma visita para ela e transformar essa transição numa transição democráti-ca civilizada, que honre as tradições políticas do Rio Grande do Sul.

JVL - Após os fortes enfrenta-mentos entre o PT e o governo Yeda na assembléia legislativa será pos-sível mesmo fazer uma transição tranqüila?

Tarso Genro - Bom quando nós falamos em transição, nós estamos falando de governo, a posição que os partidos tomaram na transição, os partidos que estão dentro do governo serão as mesmas posições do gover-no, agora o fato dos partidos políti-cos terem atuação no parlamento de

Eu sou o Senhor, que te sara

fazerem críticas, de fazerem impug-nações isso é uma coisa normal, e a gente não tem como impedir e nem deve dentro da ordem democrática que nos socorre a todos.

JVL - É possível governar sem corrupção?

Tarso Genro - É possível gover-nar diminuindo o mínimo a taxa de corrupção não existe nem um go-verno que não tem problemas, de comportamento de agentes públicos na relação com bens públicos, isso pode ser em maior ou menor grau, não existe um governo absolutamen-te imaculado, o que existe é um go-verno em que coloque a questão da luta contra a corrupção no elemento

central, do seu objetivo programáti-co do seu objetivo para defender o interesse público e existe o governo que baixe o mínimo possível a taxa de ilegalidade que eventuais funcio-nários ou agentes políticos come-tam. Eu quando estive no Ministé-rio da Justiça foi o período em que mais teve ataque a corrupção aqui no Brasil foram mais de 100 inquéritos da Polícia Federal, mega inquéritos contra a corrupção no Brasil em tor-no de 130 que credenciou o Brasil perante as organizações internacio-nais inclusive com um Pais que faz ataque efetivo e profundo a corrup-ção, eu pretendo transferir também essa postura aqui para o Estado.

Page 5: Edição 09 de outubro de 2010

Geral 9 de outubro de 2010 5

PROJETOSProjeto de Lei Municipal nº. 087/2010, o qual “Autoriza o Município contratar em caráter temporário, servidor para o cargo de servente e dá outras providências”. Baixado para análise

e parecer das Comissões Permanentes.

PROPOSIÇÕESRequerimento nº. 037/2010, (Ver. Francisco), REQUER ao Poder Executivo, as seguintes informações: Se o Poder Executivo esta fornecendo uniforme e calçado para a equipe da Secre-

taria de Obras do Município? Quais as outras Secretarias que estão recebendo uniforme? Aprovado por unanimidade.Moção nº. 029/2010, “MOÇÃO DE PARABÉNS” a Emissora Sul Brasileira de Panambi, na pessoa do seu Diretor, senhor Diogo Pilau, que no ultimo dia 30 de setembro, comemorou

48 anos de atividades informativas, jornalísticas e de interesse social, onde vem registrando os principais fatos e acontecimentos que fazem parte da história de Panambi, Condor e Região. Foi o primeiro órgão de imprensa instalado no município de Panambi, e mesmo diante das adversidades do mercado e das tendências políticas, superou as expectativas e permanece coerente, demonstrando com isso credibilidade, trabalho e comprometimento com a comunidade. A Emissora Sul Brasileira, vem se destacando ao longo dos anos, fazendo um jornalismo sério, sem discriminação, com programações e comentários realizados por pessoas responsáveis, assim, está de parabéns a Emissora Sul Brasileira e toda a sua equipe de trabalho, pela forma atenciosa com que tratam e divulgam as notícias de interesse de toda a comunidade. Dessa forma, desejamos êxito e continuidade ao trabalho que vem sendo realizado nesses 48 anos de atividades, ressaltando o nosso reconhecimento aos relevantes serviços prestados durante esta longa trajetória. Assim sendo, solicitamos que após a aprovação desta moção, seja dada ciência da mesma ao destinatário. Aprovada por unanimidade.

PARECERES DAS COMISSÕESProjeto de Lei Municipal nº. 076/2010, o qual “Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício fi nanceiro de 2.011 e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade com os

Pareceres Favoráveis, em 2º discussão e votação.

Por nada mais constar na ordem do dia, deu-se por encerrada a presente Sessão, fi cando convocados todos os Vereadores para a Sessão Ordinária, dia 11.10.2010, (segunda-feira) com início às 18:30 horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores. Anelise Wegner Haerter – Técnica Legislativa.

Poder Legislativo Municipal de CondorRua do Comércio, nº 1190 - Condor, RS

Telefone 3379 1322 / email: [email protected] / site: www.camaracondor.rs.gov.br

Da Síntese das Matérias Apresentadas na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Condor/RS, realizada em 04 de outubro de 2010:

Banrisul abre linha de crédito para adiantar 13º

O Banrisul abriu linha de Crédi-to para as empresas pagarem o 13º Salário de seus funcionários. Segun-do o diretor de Crédito do Banrisul, Bruno Fronza, a Instituição oferece condições especiais para a obtenção dos recursos. “O prazo da operação é de até 12 meses, pode ter até três meses de carência e aí paga em nove prestações mensais. A taxa de juros é a partir de 1,90% dependendo da constituição da garantia, pois temos duas modalidades de garantias”, ex-plicou Fronza.

O limite mázimo de crédito que pode ser contratado nessamodalida-de é o valor integral do 13º salário de cada empresa, com condições es-peciais para quem possui a folha de

Servidores do Banrisul de Condor aderem a greve do bancários

Os servidores da Agência do Banrisul de Condor aderiram a gre-ve dos bancários que se estende por todo o País desde o fi nal do mês de setembro. No Município, o Banri-sul está com o atendimento parali-sado desde quinta-feira, 7. No Rio Grande do Sul, além do Banco do Estado, várias agências de bancos privados tabém estão fechadas em função da greve promovida pelo SindiBancários.

Os funcionários em greve rei-vindicam reajuste salarial de 11%, em contrapartida aos 4,29% ofere-cidos pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

A diretoria do Banrisul recebeu nesta semana representantes do mo-vimento sindical dos bancários. Na reuniãoforam discutidas propostas

para buscar um acordo à greve. De acordo com o Banrisul, o encontro teve um avanço positivo e um clima de cordialidade. Porém, após esta reunião, seguiu crescendo a adesão a greve em todo o Estado.

A expectativa do SindBancários é de que a direção do Banco apre-sente uma proposta de negociação para as reivindicações específi cas dos funcionários do Banrisul, que incluem a participação dos funcio-nários na escolha dos dirigentes da Fundação Banrisul, a melhoria nos convênios do plano de saúde da Cabergs e a equiparação do pla-no de cargos e salários com outros bancos públicos como a Caixa e o Banco do Brasil, independente do que for acertado entre os bancários e a Fenaban.

Oprefeito José Francisco Candido sancionou na semana passada a Lei

Municipal número 1.879/2010 que “instituiu a lei geral munici-pal da microempresa, empresa de pequeno porte e microempreen-dedor individual (MEI)”.

Em dezembro de 2006 foi ins-tituída a nível Federal a Lei Com-plementar número 123 que se au-todenominou de Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. “Esta Lei discipli-nou inúmeros aspectos e foi bastante celebrada, especialmente na parte tributária. Ela traz no seu bojo: o regime único de arrecadação dos impostos e contribuições de todas as unidades federativas; o cumpri-mento de obrigações trabalhistas e previdenciárias e facilita o acesso ao crédito e ao mercado. Esta lei federal deixou a possibilidade de os Estados e os Municípios editarem legislação própria mas em consonância com a mesma”, explica o representante go-vernista da Câmara de Condor, vere-ador Antônio Luis Candido (PP).

“Por isso o Prefeito Municipal

Lei das Microempresas é sancionadaPrefeito Chico assinou Lei que garante facilidades para a criação de novos empreendimentos

Lei foi aprovada na Câmara de Vereadores ainda no mês de setembro

sanciona esta lei que busca em nível de Município proporcionar alguns benefícios que são possíveis a serem oferecidos, tais como incentivos fi s-cais, simplifi cação de seus registros, regulamentação do parcelamento dos débitos relativos ao ISS, preferência nas aquisições de bens e serviços por órgãos públicos municipais, conces-são de alvará de licença provisório, isenção no pagamento do Alvará de Licença, cobrança da Taxa de Vis-

toria somente a partir do 3º ano de atividade da empresa e isenção nas taxas de emolumentos por emissão de certidões e outros documentos”, descreveu o Vereador.

Com a nova Lei ainda sob efeito de adequações, a Secretaria Munici-pal da Fazendo está prestando escla-recimentos a toda a comunidade em função das novas regras. Dúvidas podem ser sanadas em contato com os servidores da Secretaria.

pagamento no Banco.Os cliente interessados podem

procurar a agência do Banrisul onde são conrrentistas.

Já os empregados que pagam seus salários através do Banco, também também podem adiantar o Benfício. “A folha da empresa ‘X’: ‘ah, tem a folha no Banrisul? Tem!’, então, os funciopnários daquela empres ‘X’, pode vir ao Banco e anteciparem o 13º, que elas têm direito na empresa. Nós temos a linha aberta desde março e neste período fi zemos 173.879 ope-rações, com um montante de R$ 141,5 milhões”, contabilizou Bruno Fronza.

O fi nanciamento será liberado mediante a liberação do cadastro e as condições de crédito da empresa.

Laboratório Biomed realiza exames do MunicípioA Secretaria Municipal da Saúde

(SMS) de Condor, através de chama-mento público de exames laborato-riais, realizado pela 17° Coordena-doria Regional da Saúde (CRS) com sede em Ijuí, conseguiu a liberação de 982 exames laboratoriais através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estes exames serão fornecidos ao cidadãos condorenses de forma gratuita.

Os exames estão sendo realizados no laboratório BIOMED, de bioquími-ca Patrícia Lautert, laboratório que se habilitou para realização dos exames.

Portanto a partir deste mês de

outubro os exames laboratoriais do Município deverão ser agendados di-retamente no laboratório BIOMED, que está localizado na Rua Bento Gonçalves, 111. Informações ainda podem ser obtidas através do tele-fone 3379 1069, diretamente com a Bioquímica Patrícia.

Aviso: viagem de idosos à ExpoIjuí no dia 19/10A Secretaria Municipal de Ação

Social e Cidadania comunica a todos os idosos que estão abertos as inscri-

ções para visita a ExpoIjuí que será realizada no dia 19/10/2010, com sa-ída de Condor às 8h com visitação a

Feira e na parte da tarde haverá baile.Os interessados poderão fazer as ins-crições na Secretaria.

Page 6: Edição 09 de outubro de 2010

9 de outubro de 20106 GeralRESSIGNIFICANDO O COTIDIANO ESCOLAR

(25/08/2010)Hoje no almoço conversávamos sobre a rapidez da passagem do tem-

po. Já estamos em outubro, já na primavera, com todas as mudanças e transformações na natureza e em nossa constituição, nos humores e amo-res... Vemos menos gente reclamando do frio, da umidade do inverno e, vemos outros, já reclamando do vento norte, da poeira, quase constante, do pólen dos ipês, trazendo consigo as alergias típicas deste período. So-mos assim, nos sentirmos bem o tempo todo é um sentimento raro. Na profi ssão de professor ou de professora, há todas as demandas específi cas do dar conta de um currículo ou de um programa de estudos, do preocu-par-se com o aluno e a aluna que ainda não está lendo ou daquele/a ou-tro/a que se arrasta sem compreender a maioria dos conceitos trabalhados. E já estamos em fi nal de agosto! É assim! O tempo é inexorável! Tudo passa! Mas como aproveitamos este passar do tempo? Um tempo que se circunscreve no passado, no presente e no futuro! O que já consegui fazer este ano dentro do que me organizei e planejei? O que aproveitei das minhas experiências pretéritas para ter mais sucesso nas empreitadas atu-ais? Como aproveitarei o tempo restante de 2010 para contemplar meus projetos pessoais e profi ssionais?

E lá vamos nós por caminhos tantos onde, muitas vezes, nos sentimos mais desnorteados e desacoroçoados do que estimulados a seguir os que já havíamos planejado! Neste momento é hora de centrarmos energias no que realmente importa, no que é mais importante, ou seja, realizar-mos nossos afazeres da melhor forma possível na certeza de que o que fi zermos será importante para nós e para aqueles e aquelas que estarão conosco construindo suas histórias.

A tarefa de ensinar, que é o centro do trabalho do professor e da pro-fessora, é essencialmente emoção; o professor durante muito tempo foi colocado como mártir, como aquele que não tem características huma-nas; “sem desejos, sem sonhos, sem sexo, sem imperfeições”... Até hoje vemos o quanto a sociedade fi ca abalada quando há alguma notícia que envolva esta ou aquela ação praticada por um professor ou uma profes-sora. O professor “precisa ser modelo”! Foi com esta idéia que fomos crescendo e estabelecendo uma visão equivocada da fi gura do professor e da professora. A sociedade é muito injusta ao sobrecarregar a escola com tarefas que são muito mais de responsabilidade da família do que do tra-balho específi co dos professores e das professoras. Muitas vezes observa-mos que histórias de sucesso e de fracasso são relacionadas às vivências escolares, quando na realidade, o sujeito passa tão pouco tempo na escola em seu processo de desenvolvimento. É muito mais fácil ‘jogar pedra’ em alguém do que participar efetivamente no processo de constituição de um sujeito autônomo, crítico e responsável pela vida em todas as suas mani-festações. Os professores têm muitas funções na escola, mas precisam ser menos visados quando o assunto é responsabilizar alguém pelos índices de drogadição e violência, do crescente desrespeito às regras de convi-vência social e dos descaminhos por onde alguns resolvem trilhar.

Outro hábito bem difícil de contornarmos, além de sempre estarmos reclamando de alguma coisa ao nosso redor, diz respeito à falta de cons-ciência dos nossos papeis sociais, das escolhas que vamos fazendo que culminam em sentimentos de não pertencimento a este ou aquele círcu-lo social ou ao pouco estímulo para realmente empreendermos energia em algo que nos dê satisfação. Adoecemos por fazermos coisas que não gostamos, perdemos o viço por não buscarmos outros caminhos na vida íntima e social, engolimos “sapos” sem expormos nossos sentimentos frente ao outro ou frente àquilo que nos incomoda e, ainda, alimentamos o sentimento de fracasso ao não aproveitarmos toda a sabedoria que está ao nosso alcance para, justamente, podermos ser e estar no mundo com mais luz, serenidade, equilíbrio e lutando pela qualidade de tudo o que acreditamos ser de nosso direito.

Nos apaixonamos e nos desapaixonamos tão rapidamente no dia-a-dia que não percebemos as oportunidades de nos desenvolvermos plenamen-te. Nós seres humanos somos muito complicados ou nos acostumamos a complicar as coisas? Não sei, me coloco também nesta posição e sei como é ser complexo, diverso, confuso e sem noção, mas ainda com muitos sonhos a realizar! Sempre fui um apaixonado pela educação, cometi erros pedagógicos, os quais não repetiria, sei que ainda cometerei outros tantos, mas só não quero deixar de fazer o que tenho de melhor a oferecer aos meus alunos e alunas: instrumentos culturais para que estes possam cons-truir suas histórias; transmitir e mediar conhecimentos para que estes pos-sam fazer escolhas e, quem sabe, serem menos ácidos, menos juízes das atitudes e dos atos alheios, mais coerentes e sinceros em suas relações, mais libertos de preconceitos e de outras bobagens que nos ensinaram!

Claírton [email protected]

RESSIGNIFICANDO O COTIDIANO ESCOLAR RESSIGNIFICANDO O COTIDIANO ESCOLAR

Neste ano o município de Condor homenageia as crianças pela data alusi-

va ao dia 12 de outubro, com a 1ª Feira Municipal do Livro e apresentação do Grupo de Dan-ças GEMP de Crissiumal, tendo como local o Pavilhão de Even-tos da IECLB. A 1ª Feira do Livro terá início às 8 horas com a presença da autora infantil e infanto juvenil Léia Cassol que irá interagir com professores, crianças e jovens com sua magia literária. Durante a manhã fará a apresentação de duas sessões.Os alunos das Escolas também apresentarão suas produções so-bre as obras lidas; peças de te-atro, ofi cinas, hora do talento e outras produções artísticas.

Na parte da tarde, às 14 horas acontecerá a apresentação do re-nomado grupo GEMP. Inédito em Condor, contando através da dan-ça a história do folclore brasileiro e de outras nações. Um espetácu-lo imperdível para toda a família. Após acontecerá visita à feira.

“Reforçamos o convite para toda a comunidade neste dia cul-tural e esclarecemos que a entrada

Smec promove hoje a 1ª Feira do Livro

é livre”, convida a Secretária Mu-nicipal de Educação, Professora Francisca Kühn, que ainda cita, “o sorriso de uma criança e sua alegria é a maior recompensa para quem promove um evento”.

Segue a programação da 1ª Feira Municipal do livro:

8h – Abertura Ofi cial da Feira.8h15. – Apresentação Teatral

– Coordenação Prof. Ana Gracieli Novais.

Palestra com a autora Léia Cassol. – 1ª sessão- Específi ca

para Anos Iniciais.9h45 – Lanche10h – Palestra com a autora

Léia Cassol. – 2ª sessão – Especí-fi ca para séries Finais.

Visitação à Feira e Ofi cinas para os Anos Iniciais e Hora do Talento para Séries Finais.

14h – Apresentação do Grupo de Danças GEMP de Crissiumal/RS.

Após as apresentações Visita livre à Feira e aquisição de li-vros.

Rede estadual abre matrículas pela internet Os pais ou responsáveis pelos

alunos com menos de 18 anos das escolas estaduais do Rio Grande do Sul devem fazer a rematrícula até 29 de outubro, na unidade onde a criança estuda.

A partir do dia 13 de outubro, será possível fazer a inscrição e efetivar a matrícula dos alunos que vão ingressar no primeiro ano do ensino fundamental e primeiro ano

do ensino médio, pelo site www.educacao.rs.gov.br. O prazo vai até 29 de outubro. Quem não tem acesso à internet pode recorrer aos espaços destinados nas instituições de ensino, prefeituras e câmaras municipais.

As pessoas que fi zeram a ins-crição deverão efetivar a matrícula novamente no site da Secretaria da Educação entre 10 e 14 de janeiro

de 2011. Nesse período, também ocorrerá o processo de inscrição para o reingresso, transferência de educação de jovens e adultos (EJA) e educação infantil. O pro-cedimento também ocorrerá de forma on-line.

A efetivação das matrículas do EJA e da educação infantil será en-tre 14 e 18 de fevereiro de 2011, nas unidades de ensino.

Evento terá participação da autora Léia Cassol e espetáculo de dança do grupo GEMP

Unijuí lança Vestibular durante a ExpoIjuí/FenadiDurante a ExpoIjuí/Fenadi 2010

a FIDENE/UNIJUÍ preparou uma série de atividades para a interação com o público. A feira, que aconte-ce até 19 de outubro, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, conta com a Casa Unijuí, onde os vi-sitantes têm acesso à computadores com internet, um lounge com puf’s, exibição de DVD’s de bandas nacio-nais e internacionais, além de ações diferenciadas.

Neste ano, a novidade da Casa é o espaço “Evolução dos Games”, onde os apaixonados por jogos ele-trônicos podem interagir com os brinquedos. Outra novidade é a par-ticipação das acadêmicas do curso de Design que irão fotografar os interessados e editarão as imagens, conforme a profi ssão escolhida por cada um. As fotos estarão disponí-veis no Orkut da UNIJUÍ.

Um dos destaques da progra-mação é o lançamento da campanha do Vestibular Verão 2011, que acon-tecerá no dia 12 de outubro, a partir das 8h30min. Ainda sobre o Vestibu-lar, a Universidade estará realizando inscrições para o concurso. Quem efetuar o pagamento da inscrição re-

ceberá uma camiseta personalizada.Também visando a interação com

o público, a Universidade estará rea-lizando duas promoções, mediante o preenchimento de cupons que serão sorteados no último dia de feira. A

promoção “Sou aluno da UNIJUÍ” é dirigida aos acadêmicos e irá sortear um netbook. Já a promoção “Quero Estudar na UNIJUÍ” é aberta à comu-nidade e irá sortear um aparelho de DVD, entre outros brindes.

Page 7: Edição 09 de outubro de 2010

Geral 9 de outubro de 2010 7Padre e Jornalista Darci Rodrigues

De olho na [email protected]

BEM-AVENTURADOS OS QUE PROMOVEM A PAZ

Este titulo de nossa reflexão de hoje está alicerçado no ser-mão da montanha (cf. Mt 5, 1-12). E ali Jesus deixa explicito que aquele que de fato promove a paz com ações concretas em sua vida receberá na vida eterna um prêmio de estar junto a Deus. Mas vejamos o significado verdadeiro desta palavra que muitos utilizam quase que diariamente. Mas entre pronunciá-la e vivê-la tem um grande abismo.

Na Bíblia este termo é definida como “Shalom” do hebraica e é usada para referir integridade, harmonia, bem-estar, união e comunhão (comum união) entre os elementos de uma comunidade e o seu Deus. Ela nunca é vista como uma realidade estática, mas sobretudo como uma realidade progressiva e relacional. Pois ela é um dom de Deus e uma tarefa dos homens e mulheres para for-talecerem a união entre eles e a união entre eles e o seu Deus. É uma realidade dinâmica por isso podemos aperfeiçoá-la, no entan-to nesta vida nunca teremos paz completa. Mas somos convidados a trabalhar constantemente para construi-lá, porém Infelizmente tem “gente” que fala de paz e por baixo dos bastidores articula a guerra e as divisões.

Pois quem de fato quer a paz irá contribuir para que isso acon-teça, mas por outro lado quem semeia o “joio” no meio do “trigo” não é um promotor da paz. E, portanto não é considerado bem-aventurado e nem um filho de Deus conforme a Sagrada Escritura. Mas também devemos entender que paz no sentido bíblico não é ausência de guerra. Pois essa paz estará sempre dependente de inte-resses políticos, sociais e económicos e tem tendência a durar muito pouco tempo. Essa paz precisa constantemente de “armas” para ser mantida e é obtida usando a força e o medo como meios de persu-asão. Essa é uma “falsa” paz e nunca poderá satisfazer plenamente os anseios profundos de cada homem e mulher.

Nós, cristãos, devemos lutar permanentemente por uma paz que expressa a união entre os homens e mulheres, mesmo que pro-fessem outros credos políticos, económicos ou religiosos. Pois a paz que vem de Cristo depende de cada ser humano para ser con-cretizada em todos os ambientes.

Por isso temos que recuperar a dimensão bíblica da paz, que é a integridade, harmonia e a comum união. Nós seremos construtores desta paz somente se conseguirmos unir as pessoas, apesar das suas diferenças. Isso quando transformarmos o medo e a força em amor, confiança e perdão. Esses sãos as principais ferramentas que devemos utilizar na promoção da paz, sem essas é “bobagem” falar de paz e essaa realidade inicia no coração do homem e desde para as ações de cada dia, pois quem perdoada ama e quem ama perdoa é assim que seremos promotores da paz.

Assim poderemos ser no mundo e para o mundo sinais visíveis da autêntica paz. Da paz que se consegue pela abertura ao Espírito de Deus que nos une e nos faz viver como autênticos obreiros da paz e não pelo poder das armas. Seremos gente que pratica os valo-res da confiança, do amor e do perdão. Não queremos ser “gente” que promove a discordia, o ódio e os conflitos, pois esses certamen-te não são bem-aventurados no Senhor.

Pois bem-aventurados são aqueles que possuem um coração hu-milde e sincero e tem como principal meta de vida promover a justiça e o bem-comum. Esses conforme o sermão da montanha são considerados os verdadeiros filhos de Deus. E a vivência deste projeto todos podem concretizar em suas vidas, E você quer vestir essa camiseta! Se a idéia for sim então começe agora, não deixe para depois e se for não, lamentamos. E quem sabe se no dia de a manhã a resposta seja outra?

Lideranças participaram da inauguração do Posto CRVA

Laci Cabeleireira de Evandro Oliveira

Lavagens e PolimentoCristalização de vidroHigienização total de veículos

Rua Marechal Floriano, nº60

Disk Lavagens 9132.4986

Foi inaugurado esta sema-na em Condor o Posto de Atendimento do CRVA -

Extensão Panambi. O empreendi-mento está sob administração da empresa Condotur de proprieda-de dos empresários Valdirr Linn e Eduardo Chagas.

Com a inauguração do novo estabelecimento, que ocorreu na terça-feira, dia 5, os moradores de Condor têm à disposição os

Condor já conta com serviços de CRVA

serviços de registro de veículos, pagamento de IPVA, seguro e multas, transferências e coloca-ção de tarjetas, lacres e placas possam ser feitos em Condor, sem a necessidade de desloca-mento para outra praça.

A solenidade de inauguração contou com a presença de várias autoridades como o Prefeito e vere-adores, além de empresários, geren-tes de bancos e lideranças.

O Posto de Atendimento do CRVS está funcionando em anexo a empresa Condortur, na Rua Jú-lio de Castilhos, 51, aos fundos da Prefeitura. A nova empresa tam-bém pode ser contatada pelo te-lefone 9932 3436, ou pelo e-mail [email protected].

Somente nesta semana vários serviços já foram realizados pelo Posto de Atendimento CRVA de Condor.

Empresa Condortur inaugurou Posto de Atendimento para serviços de registro de veículos

Evento reuniu diversas pessoas da comunidade

ACI realiza primeiro sorteio da Compra e Nota PremiadaFoi realizado no dia 30 de se-

tembro o primeiro sorteio da Cam-panha promocional da ACI, “Com-pra e Nota Premiada 2010”.

Dois vales compras no valor de R$ 250 foram sorteados entre os clientes que compraram nas empre-sas conveniadas a campanha no co-mércio de Condor. Foram contem-plados neste sorteio Nilza Gering que adquiriu mercadoria na Loja de Confecção da Cotripal e Gilmar Simon que comprou no Mercado e Açougue Avenida.

O próximo sorteio está programa-do para o dia 30 de outubro, durante a realização do Jantar Festivo em co-memoração aos 20 da ACI de Condor. O jantar será promovido no Pavilhão da Igreja Católica de Condor. na opor-tunidade também serão sorteados dois

vales compras de R$ 250.Ao todo, a Campanha Compra

e Nota Premiado irá distribuir R$ 5 mil, que estão divididos em 20 vales

Sorteio foi realizado no auditório da ACI no dia 30 de Setembro

compras. Aos demais prêmios de-vem ser sorteados no fi nal do ano, durante a programação natalina da administração condorense.

Associação forma mais uma turma para cursoA ACI de Condor estará promo-

vendo mais um curso, em Condor, de qualifi cação para combate e pre-venção de incêndios.

A próxima turma a ser formada terá o curso de treinamento realiza-do na próxima sexta-feira, dia 15 de

outubro, durante a noite, a partir das 19h no auditório da ACI.

As vagas para o curso são li-mitadas e o custo é de R$ 40 reais para associados da ACI e R$ 50 para não sócios.

Ainda, a ACI promove neste

mês, no dia 25 de outubro, a Ofi cina Sebrae “Análise de Custos, Despe-sas e Preço de Venda. A ACI também já está recebendo as inscrições para ests ofi cina que será ministrada pe-los técnicos do Sebrae.

Mais informações pelo 3379 1193.

Page 8: Edição 09 de outubro de 2010

9 de outubro de 20108 Especial

Em evento promovido no sábado passado, dia 2 de outubro, a Emater-RS/Ascar, juntamente com a Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania e os Clubes de Mães de Con-

dor escolherem as novas Rainha e princesas dos Clubes de Mães e Grupos do Lar do Município. O Décimo Encontrão dos Clubes de Mães realizado no Pavilhão da Igreja Católica de Pontão dos Bue-nos indicou as senhoras Edi Jantsch (Clube de Mães Sol Nascente de Pontaozinho) como Rainha, Angela Maria Roith (Clube de Mães Raio de Luz da cidade) como 1ª Princesa e Amalia Nogueira Mews (Clube de Mães Renascer de Esquina Beck) como a 2ª Princesa dos clubes de mães de Condor.

O 10º Encontrão do Clubes de Mães de Condor teve início logo pela manhã quando foram realizadas várias atrações aos participantes, com as palestra ministradas por Dulcinéia Hass e Juliano Oliveira, as exposições de artesanato, as apresentações do grupo de teatro Arte em Foco, o al-moço de confraternização, que foi preparado por José Ary Petri e Helvio Strücker, e a tarde dançante.

Mais de 300 pessoas, entre sócias dos Clubes de Mães e comunidade em geral participaram do evento.

A grande festa dos Clubes de Mães do Município em Pontão dos Buenos

Page 9: Edição 09 de outubro de 2010

Social 9 de outubro de 20109Natália Borba Dessbesell

Completou 2 aninhos no dia 03 de ou-tubro a pequena Natália Borba Des-sbesell.Recebe as felici-tações da Vó Loni, Vô Romeu, mana Jenifer, tia Aline e demais fa-miliares.

Mais Bela EstudanteNa noite do dia 24/09, realizou-se no Clube de Con-dor a escolha da Mais Bela Estudante de Condor e Pa-nambi.As escolhidas deCondor:Mais Bela: Claudia B. Vei-verberg KalPrincesa: Cari-ne Cal Schnei-derPrincesa: Sa-brina Kohls de AraujoE de Panambi:Mais Bela: Fernanda An-dressa Scheer

10/10 Matheus de A. Schirrmann

10/10 Eneias Breunig

11/10 Ederson Oliveira

11/10 Loreni Ebert

11/10 Leonardo Teixeira

11/10 Sandro Roberto Lopes

12/10 Dilete Wendland

13/10 Marco Antônio Urnau

13/10 Cláudio C. da Motta

14/10 Carlos A. O. Lindner

14/10 Juarez Muraro

15/10 Luis Carlos Broinick

15/10 José D. S. de Oliveira

15/10 Paulo Amaral Nogueira

Aniversariantes da Semana

Parabéns! Rua do Comércio, 858 - Condor / Fone 3379 1066

Restaurante e PizzariaServimosAlmoço de Segunda à Domingo, com Buffet Livre, por Kg e Vianda A noite Lanches, pizzas, xis Organização de festas até 150 pessoas

Assista aos Jogos do Gauchão,Libertadores e Copa do Brasil

Tele-entrega de xis e pizza

HandtecarCÂMBIO AUTOMÁTICO

[email protected] / www.handtecar.com.brRua Roberto Bens, 48 - Parque Moinho Velho - Panambi

Fone 3375 3888 / Plantão 9962 0619

Limpeza de Bicos Injetores Injeção Eletrônica

Diagnóstico Eletrônico do Sistema de Combustível

Linha Diesel Leve (Camionetas)

Mecânica Geral

Page 10: Edição 09 de outubro de 2010

9 de outubro de 201010

No dia 29 de setembro, quarta-feira, recebemos mudas de diversas árvores frutíferas em nossa escola, mudas estas que foram plantadas por nós, porque acreditamos que tudo que tudo que acreditamos que tudo que plantarmos hoje colheremos amanhã.

Na quinta-feira, dia 30 de setembro, recebemos a ilustre visita do Paisagista da Prefeitura Senhor Anatalio, que nos explicou técnicas de plantio e de como preservar a planta sempre saudável e bonita, de um jeito prático e barato.

Para o plantio:Em uma cova colocar um pouco de esterco, serragem e água, e logo após misturar para que fi que bem adubada, então é só colocar a muda de árvore e cobrir com terra.Para conservar a raiz sempre úmida:Após a muda plantada colocam-se ma camada de esterco, uma camada de folhas secas é serragem.Com o auxílio destas técnicas as plantas conseguiram sobreviver e desenvolver mesmo com a escassez de chuva e as altas temperaturas do verão. é importante que estas técnicas sejam apli-

cadas uma vez ao ano.Tauana e Jaqueline alunas da 8ª série.

Escolas

Um dia diferente

As crianças das séries inicias e do pré de Escola municipal Venceslau Pinheiro se divertiram nas semanas que passaram explorando e confeccionando as personagens minhocas do livro de Léia Cassol, escritora que estará presente na feira do livro, dia 09/10, em nossa cidade.

As professoras Marlene, Vanessa, Fabiane e Loisa possibilitaram a aprendizagem e a criatividade dos alunos ao trabalharem o livro em sala de aula e coletivamente nos outros espaços da escola, confeccionado as minhocas de diferentes matérias: massa de pão, meia-calça, massa de modelar, pintura em tintas, E. V. A. argila e outros.

Happy BirthdayQueremos parabenizar nosso que-

rido professor Marlon pela passagem de seu aniversário no dia 06/10.

Professor, colega com certeza você faz a diferença em nossas vidas, você é muito importante para nós. Pa-rabéns, e que esta data se repita por muitos anos.

São os Votos de seus colegas e alunos de nossa escola.

“Minhoquices” na EMEF Venceslau Pinheiro

Page 11: Edição 09 de outubro de 2010

Geral 9 de outubro de 201011PREVISÃO DO TEMPO

por Greici de Mattos

Visita dos alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho da Escola SEG EAD – Ijuí

No dia 25 de setembro de sábado, a empresa Cerealista Schmidt recebeu a visita de alunos da Escola SEG Ijuí. A pedido do professor Paulo da Costa, o Engenheiro Agronomo Alex Schmidt, representando a Empresa, acompanhou os alunos para que os mesmos visuali-zassem as adequações no que se refere a condição segura em um ambiente do trabalho focando assim a Cerealista.

A empresa Cerealista Schmidt vem ao longo dos anos se preocupando com a questão de SEGURANÇA DO TRABALHO, assim muitas melhorias foram realizadas e muitas estão sen-do providenciadas. Essa característica marcante da empresa que fez com que fosse organizada a visita, pois os alu-nos possuem na teoria conhecimentos a respeito de Segurança do Trabalho e in-teragir prática e teoria é fator marcan-te para a construção de uma ideologia “critica positiva”. Desta forma formar profissionais capazes identificar e pro-por ações que qualifiquem as empresas respeitando as determinações elencadas pelos órgãos Ministeriais que cuidam das questões da Segurança e Saúde do Trabalho.

O princípio essencial é a Preven-ção. A aplicação da mesma é questão de respeito, respeito à Saúde, a Legisla-ção a Sociedade e ao funcionário, em-presas que possuem ideologia referente essas questões deveremos reverenciar e parabenizar.

Grato Sr. Alex, Grato Cerealista Schmidt Ltda pela preocupação e por oportunizar tal visita, Agradece profes-sor Paulo da Costa e alunos SEG Ijuí.

Fonte: Tempo Agora

Gaspagro realiza reunião técnica no SindicatoNa quinta-feira, 30/09, aconteceu nas dependências do Sindicato Rural

mais uma reunião técnica. Desta vez, a parceria foi firmada com a empresa ijuiense Gaspagro Insumos, através de seu gerente técnico comercial, Gian-drei Basso.

No encontro, que aconteceu pela manhã, os produtores rurais puderam conferir explanações sobre produtos da Stoller, com o tema “ativando o poder das plantas”, com demonstrações referente à produção de alguns cul-tivos, através do coordenador regional Tiago Gontijo.

Os produtores também tiveram acesso a mais informações sobre o bior-regulador da Stoller, o Stimulate , que pode ser aplicado em várias fases do cultivo e age estimulando maior potencial produtivo na planta, assim como maior rapidez e crescimento da parte aérea e de raízes. O produto é comer-cializado pela Gaspagro.

Prazo de entrega do ADA é prorrogado Produtores rurais com áreas de preservação ambiental em suas propriedades ganharam mais tempo para apre-

sentar o Ato Declaratório Ambiental (ADA). O prazo para a entrega do documento, que havia vencido na semana passada, foi prorrogado para 30 de dezembro deste ano, segundo decisão do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O ADA serve como informação complementar para o cálculo do Impos-to sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Quem apresentá-lo junto com o ITR não terá a incidência do impos-to em Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas de reserva legal, Áreas de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e Áreas de Servidão Florestal ou Ambiental (ASFA), entre outras. Desta forma, o proprietário de imóvel rural poderá pagar um valor menor de ITR.

Com a prorrogação, o contribuinte que entregou o ITR sem o ato declaratório poderá fazer a declaração retifi-cadora do ITR para informar o número do protocolo do ADA. Para preencher e transmitir o formulário eletrônico do ADA (sistema ADAWeb 2010), é preciso acessar o site do Ibama (www.ibama.org.br), clicando no link de “Serviços on-line”, informar CPF ou CNPJ, senha e autenticar. Em seguida, o contribuinte deve clicar no link “Declarar o ADA” para abrir o formulário.

Legislação - Amparada pela Lei 10.165/2000, a Secretaria da Receita Federal (SRF) exige que as áreas não-tributáveis ambientais, para fins de apuração do ITR, sejam declaradas em ADA. A Receita alerta que, se o con-tribuinte não protocolizar o ADA, ou se este não for acatado pelo Ibama, a Receita fará lançamento de ofício, recalculando o ITR devido. Neste caso, as áreas que ficaram isentas na declaração do ITR serão consideradas como áreas tributáveis, o que resultará no aumento significativo da alíquota e, conseqüentemente, dos valores do imposto rural, bem como das multas e juros de mora.

O proprietário deverá apresentar o ADA quando lançar o Documento de Informação e Apuração do ITR (DIAT), para ser entregue à Receita Federal. Áreas de Declarado Interesse Ecológico (AIE) e Servidão Florestal ou Ambiental (ASFA), dadas como compensação da Reserva Legal de outras propriedades, também são conside-radas como de interesse ambiental.

É exigida averbação em cartório da Área de Reserva Legal, da Área de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Área de Servidão Florestal ou Ambiental (ASFA) e das áreas com Plano de Manejo Florestal Sustentável. A isenção tributária também é garantida para áreas cobertas por Floresta Nativa e áreas alagadas para fins de Constituição de Reservatório de Usinas Hidroelétricas.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Page 12: Edição 09 de outubro de 2010

9 de outubro de 201012 Escolas

Dinomir - O Gigante A turma do 1° Ano do Ensino Fundamental Séries Iniciais sob orientação

da professora Elenice Costa Beber Fritsch, está trabalhando o sistema mone-tário. Com o objetivo de aplicar o conhecimento teórico com a prática, na sex-ta-feira (01/10/10) desafi ou sua turma para fazer um levantamento de preços de produtos na lancheria da Cotripal. Os alunos trouxeram de casa o valor de R$2,00 para adquirir seu lanche. Todos conseguiram fazer sua compra.

Durante o lanche, a chegada inesperada da recepcionista Tainara, fun-cionária da Cotripal, avisou da chegada de uma pessoa muito alta, muito grande... não possibilitando a passagem pela porta de entrada da Cotripal. Por isso, essa pessoa deixou uma caixa ENOR-ME, a qual foi trazida pelos funcionários desta empresa. Dentro da caixa havia uma ENORME CARTA para a turma do 1° Ano. Nesta carta existiam instruções para a turma: deveriam abrir a caixa e cada aluno encontrou um presente, mas a carta recomendava que o presente só poderia ser aberto na escola.

Na escola, ao abrirem os presentes constataram que se tratava de um novo livro: DINOMIR – O GIGANTE, que passará a ser trabalhado neste bimestre.

Este livro faz parte do projeto desenvolvido pelo GEEMPA.

Dia das Crianças

O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refl etir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e difi culdades.

A população no mundo está fi cando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.

Diante desse quadro, o governo brasileiro precisa elaborar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa mudança da pi-râmide populacional. Em Portugal, o dia do idoso é comemorado no primeiro dia do mês de Outubro.

Curiosidades

Comemoração especialNa noite de sexta-feira, 1º de

outubro, vivenciamos momentos especiais com a Profª Elisangela, festejando seu aniversario ocorrido no dia 27/09. No encontro as co-legas e amigas homenagearam a aniversariante destacando o quan-to ela é importante pra esse grupo. Amiga, continue espalhando a paz, alegria, amor e simpatia.

Especial 25 AnosO LLJE traz mais informações aos leitores so-

bre os 25 anos de história da Escola Levino Lau-tert. São dados importantes que mostram as mu-danças e adequações que a escola tem passado ao longo de suas atividades.

Você sabia que...1. Em 14 de março de 1987 a Escola lançou

um projeto de atendimento complementar aos menores mais necessitados. Visava proporcionar orientação adequada para execução das tarefas escolares, realizar trabalho orientado em horta, promover orientação inclusive para possibilidades e tempo de lazer e prestar assistência social.

2. O projeto de Educação Complementar do Me-

A comemoração do dia da criança no Brasil nasceu da idéia do deputa-do federal Galdino do Valle Filho, na década de 20, onde foi escolhido o dia 12 de outubro para comemorar a data. Porém, em 1960, a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promo-ção junto com a Johnson & Johnson, para lançar a semana do bebê robusto, onde cobriu suas metas de vendas de brinquedos e, a partir daí passou-se a comemorar o dia das crianças com muitos presentes. Mas essa comemoração não é feita mundialmente, na mesma data. A maioria dos países faz a comemoração segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, tendo como o dia de todas as crianças do mundo o dia 20 de novembro, data marcada pela aprovação da De-claração dos Direitos das Crianças, onde todas elas, independente de raça, credo, cor ou sexo têm direito a receber afeto, amor, compreensão, alimentação, cuidados com a saúde, educação gratuita e contra toda forma de exploração das mesmas.

Dica de LivroUm ano especial - Leia

CassolAh, quarta série!

Quantas coisas a gente descobre na quarta série. E pode apostar que com o Beto e a Fê não está sendo diferente. Escola, amigos, viagens, lugares diferen-tes, festas... O Beto é novo na escola. Será que ele está gostando? E a Fernan-da... Ah, a Fernanda! Essa menina está pensando muito... E pensando em coisas que ela nunca tinha pensado! Coisas diferentes... Que estão mexendo com a cabeça e balançando o coração dela!

nor carente funcionou em 1987, na propriedade da comunidade católica. No segundo semestre do ano seguinte, foi transferido para um anexo de madeira, construído pela Prefeitura Municipal, no pátio da escola. Em 1990 foi levado para o Rincão dos Pinheiros, onde surgiu no mesmo ano o primeiro CIEP rural de Condor e da Região.

3. O C.P.M. sempre teve participação ativa na administração da Escola, onde em ata de 30/03/1988 reivindicou: ampliação do espaço físico, construção do bloco administrativo, autorização do funcionamento da escola, aquisição de um telefone, arborização, construção de cerca, pracinha, pomar e horta.

4. Através da Portaria de 18/12/1989 e da Apostila de 11/04/1990, a escola conquistou a sua autonomia, não sendo mais anexo da E. E. Agos-tinha Dill, e também foi construído o Bloco Administrativo que iniciou em 1988 e foi concluído no 1ª semestre de 1989, quando a escola recebeu equipamentos e mobiliário pelo Governo do Estado e cercamento pelo Go-verno Municipal.

5. A partir do ano 1991 iniciou o funcionamento de 5ª e 6ª série pro-gressivamente, e, em março de 2000 foi iniciada a 7ª e 8ª série progressi-vamente, onde a escola passou a denominar-se Escola Estadual de Ensino Fundamental Levino Lautert.

CONVITEI FEIRA DO LIVRO E APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE DANÇA GEMPDia: 09 de outubro 2010.Local: Pavilhão de Eventos da IECLBProgramação:8 h – Abertura ofi cial da Feira.8 h 15 min. – Apresentação Teatral – Coordenação Prof. Ana Gracieli Novais.

Palestra com a autora Leia Cassol para os anos iniciais.9 h 45 min. – Lanche.10 h. – Palestra com a autora Léia Cassol para Séries Finais.14 h – Apresentação do grupo de danças GEMP de Crissiumal / RS.Após as apresentações visita livre à feira e aquisição de livros.LER É TUDO. O LIVRO É O MUNDO. Slogan criado pelos alunos da 8ª

série turma 81 da Escola Agostinha Dill.

A mais bela estudanteNo dia 24/09/10, na Sociedade Recreativa e Cultural de

Condor transcorreu a escolha da mais bela estudante do mu-nicípio. Foi vencedora do concurso a aluna Claudia Betina Veiverberg Kal, estudante do 1° Ano do Ensino Médio da Esco-la Agostinha Dill que deixa a seguinte mensagem: “ESPERE COM PACIÊNCIA. SUA HORA DE AVANÇAR LOGO CHE-GARÁ”. Agradece a todos que torceram por sua escolha.

EsclarecimentoA E.E.E.M. AGOSTINHA DILL esclarece que a Promo-

ção “Mais Bela Estudante” não foi organizada pela Escola, sendo que a mesma não pode assumir qualquer compromisso quanto à inscrição das concorrentes e responsabilizar-se com o acompanhamento das mesmas.

A Direção.

Page 13: Edição 09 de outubro de 2010

Geral 09 de outubro de 201013

- Domingo - 101013h30 Stylus X Esquina Beck/Cidade (Feminino)14h30 Valência X 8 de Julho15h30 América X São Luiz16h30 Sementes Van Ass X holéssia- Terça-feira - 12/1013h30 8 de Julho Sênior X Udinese14h30 CNC X Esquina Beck/Cidade (Feminino)15h30 Juventus X Greminho16h30 CNC X SER Grêmio

A organização do Campeonato Municipal de Futebol Sete pede a todos que assistirão aos jogos no Campo do Grêmio que levem cadeiras, já que o cam-po será montado em outro local para preservar o gramado em frente as ar-quibancadas para as fase fi nais.

A Administração Munici-pal de Condor, através da Secretaria Municipal

de Agricultura e Meio Ambiente, com recursos de emenda parla-mentar do deputado Darcisio Pe-rondi (PMDB), entregou na sexta-feira, dia 1º de outubro, um trator novo da marca New Holland, modelo TL 85E, para a Patrulha Rural de Colônia Cash.

Diferentemente do que ocorria com outros equipamentos destina-dos para o setor de agricultura, a atu-al administração optou por destinar o novo trator diretamente para os agri-cultores, sendo estes que irão geren-ciar a utilização do equipamento.

O novo trator foi destinado para a Colônia Cash através de sorteio

Prefeitura entrega novo trator no Cash

entre todas as Patrulhas Agrícolas do Município. Quem organizou a distribuição do equipamento foi o

Condeagro, juntamente com a Se-cretaria da Agricultura e todas as Patrulhas Agrícolas

Patrulha Agrícola da Colônia Cash recebeu novo equipamento oriundo de emenda parlamentar

Lei Municipal nº 1.878/2010:“Autoriza o Município contratar em caráter Temporário um Servidor para o cargo de Professor e dá

outras providências”;

Lei Municipal nº 1.879/2010:“Institui a Lei Geral Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor

Individual e dá outras providências”;

Lei Municipal nº 1.880/2010:“Autoriza o Município destinar recursos fi nanceiros a AVOCAP a Título de Subvenção Social e dá

outras providências”;

Lei Municipal nº 1.881/2010:“Autoriza o Município conceder incentivos a Empresa, Mecânica Mesadri e Auto Peças Ltda e dá

outras providências”;

Lei Municipal nº 1.882/2010:“Autoriza o Município realizar Cessão de Uso Temporário de Equipamento Agrícola de sua proprieda-

de, ao Grupo da Patrulha Agrícola de Linha Colônia Cash e dá outras providências”;

Lei Municipal nº 1.883/2010:“Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2.011 e dá outras providências”.

Gabinete do Prefeito Municipal Em 7 de outubro de 2.010

Jose Francisco CandidoPrefeito Municipal

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA MUNICIPAL DE CONDOR

Rua Ipiranga, 22 / Fone 55 3379-1133 Fax 55 3379-1121

Delegacia de Polícia de Condor tem novo policial civil

Está atuando na Delegacia de Polícia de Condor, desde o dia 1º de outubro o inspetor de polícia Loren-zo Bertoldo.

Natural de Santo Ângelo, Bertoldo foi incorporado ao qua-dro de policiais civis do Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2009, quando foi aprovado em concurso público.

Recém saído da Academia de Polícia (Acadepol), Lorenzo op-tou, entre outras localidades, pelo município de Condor para exercer suas funções em sua primeira lota-

ção como policial, já que recente-mente foi nomeado como servidor público do Estado.

Ainda em adaptação ao municí-pio, Lorenzo Bertoldo já tem bons conceitos sobre a cidade. “Gostei muito de Condor, optei por vir pra cá, porque pude visitar várias cida-des e delegacias, e vi que aqui está bem organizado o trabalho poli-cial”, disse.

Lorenzo Bertoldo vem para Con-dor em substituição de outro policial que foi transferido para o município de Cruz Alta.

Trator foi recebido pelos produtores associados a Patrulha Agrícola do Cash

Rua do Comércio, 625 - Fone 3379 1676 e 9151 2444

Campeonato de Futset terá rodadas decisivas neste feriadão

Mais uma vez o feriado prolongado será de muitos jogos pelo Campeo-nato Municipal de Futebol Sete de Condor.

Restando apenas duas rodadas para a conclusão da primeira fase, o que deve acontecer entre amanhã e terça-feira, 12, o certame já tem várias equipes classifi cas e algumas ainda disputando vaga e melhores coloca-ções na competição.

Confi ra a seguir os jogos das duas próximas rodas, que serão realizadas amanhã (10/10) e terça-feira (12/10 - feriado):

Novo Juiz toma posse no Fórum de PanambiIrá tomar posse no próximo dia

13, na 1ª Vara Judicial do foro da Comaraca de Panambi, o Juiz Fa-biano Zaletti Bau.

O Magistrado tomará posse como titular na Comarca às 11h30, em solenidade que acontece no sa-lão do Júri do Fórum panambiense.

A cerimônia de posse do Juiz Fabiano Bau será presidida pela ju-íza Katiuscia Kuntz Brust, Diretora do Foro de Panambi.

Page 14: Edição 09 de outubro de 2010

Eu ví...

ClassiVila

9 de outubro de 201014

- A inauguração do Posto do CRVA em Condor me fez

assim não pagam imposto pra Con-dor. E, menos imposto pra Condor, mais difi cíl de administrá, pior vai fi cá a administração e mais fácil vai sê de perdê a eleição. Pois então, ago-ra que nós perdemos a eleição, trans-ferí meu carro pra Panambi, vai que nós ganhemo depois de novo”....

É, brabo de acreditá, mas é ver-dade...

Mas as lembrança ruim, sempre vem na garupa de uma boa recorda-ção. Também lembro do professor Jony Castanheira, professor de edu-cação física que montou em Condor e em Pejuçara, senão a melhor, uma das melhores bandas musicais do Sul do Brasil, digna de títulos na-cionais.

Pois bem, o professor Jony, na época residindo em Santa Maria,

comprou um Chevette, 0 quilôme-tro. Era muito lindo o Chevette do professor Jony, chamava tanto a atenção, que logo que chegou em Condor, vários alunos e pais de alu-nos questionaram o maestro: por que tu tem teu carro novo emplacado em Condor?

(Dizem que somente os tolos respondem um pergunta com outra pergunta, mas a contra pergunta do professor Jony foi extraordinária). Vem cá, me digam de onde eu ti-rei dinheiro pra compra esse carro novo, de onde vem o meu susten-to, meu salário, o dinheiro pra mim comprá comida?

Tomara que a abertura do Posto de Atendimento do CRVA em Con-dor faça dos nossos políticos um pouco mais Maestros...

Que Barbaridade! por Marcelo Fripp

lembrá de uma his-tória, ou de um fato,

relatado pra mim, numa certa feita, por um político aqui da Vila.

Naquela passagem, perguntei pro meu amigo infruente, porque ele tinha o carro dele emplacado em Panambi, se ele morava em Condor, trabalhava em Condor, sustentava a família dele em Condor, enfi m, tudo dele, era em Condor e de Condor, menos as placas do carro que ele usava para os devin-dos fi ns de sua vida profi ssional, pú-blica e privada... pois bem, assim me explicou meu amigo:

“Pois é, uma vez ganhamo a elei-ção e tudo os nosso adversários trans-feriram os carros deles pra Panambi,

VENDO Filhotes de Cachorro Linguicinha (1 cachorra e 3 ca-chorros), por R$50. Tratar 9167 1758 ou 3379 1000.

ALUGO Sala Comercial na Rua Marechal Floriano, 30 - sala 101 - Galeria Prager. Tratar 3379 1303 ou 9127 4689

VENDO Monza SLE ano 88, c/ dire-ção, vidro elétrico, câmbio automático, banco de couro. Tratar 9144 3283

VENDO Moto TWISTER 2006/2007. Com IPVA 2010 pago. Ótimo preço. Tratar 9137 0812

VENDO casa c/ 90m² na Rua Reinol-do Felipe Breunig, 181. Tratar 9154 9543

VENDO Moto Honda Pop, Ano 2007, semi nova, ótimo preço. Tratar 9101 7255

VENDO carinho de bebê, banheoira com toricador, bebê conforto e anda-dor. Seminovos. Tratar 9167 1758 ou 3379 1000.

VENDO Máquina de lavar roupa, Muller, 5Kg, nova, programada, cen-trífuga com turbilhamento , faz tudo , por R$ 400 à vista.VENDO Cilindro manual por R$ 30.VENDO Máquina de Costura Elétrica Elgin por R$ 250. Tratar 9634 5611

VENDO GOL copa 1.6, ano 1994 completo, direção hidráulica, vidro elétrico, porta mala elétrico, alarme, ótimo estado. Tratar 9115 3141

Cruzadinha Resposta anterior

...na NET

Quem se habilita a explicar?

Coisa de maluco!!!! ou de GÊNIO!!!!!!!!!!!!Tem coisas que nem Pitágoras explicaria. Aí vai uma delas...Pegue uma calculadora pq não dá pra fazer de cabeça...

1 - Digite os 4 primeiros numeros de seu telefone;2 - multiplique por 80.3 - some 1.4 - multiplique por 250.5 - some com os 4 últimos números do mesmo telefone.6 - some com os 4 últimos números do mesmo telefone de novo..7 - diminua 250.8 - divida por 2.. Reconhece o resultado???????

É O NÚMERO COMPLETO DE SEU TELEFONE

colaboração Rose Santos

Há muito tempo a cena registrada na foto da coluna tem causado

quase que espanto entre aque-les que costumamam observar a natureza. A proliferação de pombas da espécia Geotrygon violacea, ou simplesmente ju-riti, chega a ser preocupante (só não é mais pelo pouco dan-do que causa, ao menos apa-rentemente).

Em pouco mais de 15 anos as juritis deixaram de ser pombas ariscas, de pouco contato com a ci-vilização humana, para tomarem conta de matas, campos e cidades. Este fenômeno, apontam alguns cientistas, se dá, assim como qual-quer outra “desregulagem” da fauna natural, em função do ex-termínio dos principais inimigos naturais da juriti. Entre eles as espécies mais comuns de gaviões (para nós aqui do Sul do Brasil, o Cará e o Gavião Rei.

Mas, a proliferação das juri-tis não têm causado apenas cenas como estas aí da foto, em que algu-

... na Vila

mas centenas de pombas descan-savam sobre os fi os de luz depois do lanche em uma lavoura de ca-nola. A disseminação descontrola-da das juritis causaram a extinção das pombas rolas, a rolinha.

A rolinha é aquela pombinha bem parecida com a juriti, só que de tamanho menor. A juriti não deixa que as rolinhas ocupem seus

ninhos, as espantando depois do serviços feito, assim, as menores não conseguem reproduzir.

Talvez, para os leitores mais jovens, isso tudo seja conversa fi ada, sem muito interesse. Mas pedimos que questionem aos seus fi lhos (garotada entre 5 e 15 anos), quem sabe diferenciar uma juriti de um rolinha.

Page 15: Edição 09 de outubro de 2010

Lazer 9 de outubro de 201015

SAGITÁRIO - Valorize com franqueza o potencial de quem vive a seu redor,

pois assim uma força de positividade recairá sobre você. não confunda bom nível de autoestima com arrogância e prepotência. Simplicidade é o caminho..

CAPRICÓRNIO -Se estabe-lecer seu objetivo de forma pequena, com certeza outras

situações maiores irão impedir suas visões e deturparão o foco. Só assim poderá cami-nhar com segurança rumo ao sucesso. Con-te com o apoio e a segurança dos amigos.

AQUÁRIO - Não é hora de de-sistir ou de indecisões. Determi-nação é a palavra-chave do pe-

ríodo. Se for necessário, quebre alguns padrões, mas não desista de seus sonhos. Busque a força necessária junto de amigos, da família ou de aquele alguém especial. o sucesso está próximo..

PEIXES - Você tem per-seguido seus objetivos de maneira honesta. nada mais

justo que o Universo perceba e forneça condições para que sua felicidade seja plena. Basta continuar acreditando que pode chegar lá. Força e coragem são conceitos importantes neste período.

LEÃO - Coloque força total no charme, pois oportunidades de no-vos e interessantes relacionamentos

podem surgir. Você está recebendo uma dose de en-cantamento e é justamente aí que está seu poder de atração. É claro que esta fase pede critério. Mas, no geral, não deixe passar este bom momento..

VIRGEM - Confie em sua ca-pacidade, em seu caráter e princi-palmente na firmeza de propósito.

Receberá ajuda de pessoas amigas na resolução de alguma questão doméstica. no trabalho, invista em criatividade. Busque alternativas sem esquecer as experiências adquiridas no passado.

LIBRA - Corra atrás de seus ideais com força total, mostran-do aos outros sua capacidade

criativa e intelectual. não permita que pensa-mentos ou pessoas negativas interfi ram em suas ações, principalmente aquelas que pos-suem algum tipo de ligação emocional.

ESCORPIÃO - Não deixe passar a oportunidade de criar uma aura positiva ao

redor. Esqueça os problemas do passado. novas oportunidades emocionais e profi s-sionais surgirão com mais força e consis-tência. Alimente seu pensamento positivo. Siga em frente com coragem.

ÁRIES - Com a criativida-de no ponto máximo, che-ga a hora certa de investir

nas relações afetivas e tirar proveito dos resultados profi ssionais das últimas semanas. invista no marketing pessoal, mas sem exageros.

TOURO - Procure evitar o des-gaste físico, emocional e mental. Estipule metas flexíveis para as

próximas semanas. no amor, mais atenção e di-álogo com seu par trará uma fonte de surpresas agradáveis. Crie situações fora do convencional e movimente sua vida emocional..

GÊMEOS - Cuide das coisas do coração se de-seja colaborar para o bom

equilíbrio físico e mental. Exercite seu lado romântico e carismático, já que to-das suas atenções estão voltadas para o mundo emociona.

CÂNCER - Não interfi ra diretamente na vida alheia, mesmo que suas intenções se-

jam as mais nobres possíveis. Por vezes é ne-cessário deixar que os outros aprendam com os próprios erros. Você atravessa uma fase sensível e comprar os problemas dos outros poderá lhe trazer algumas difi culdades.

Sudoku, é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de núme-ros. O objetivo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais. Cada co-luna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

Sudoku Gastronomia

Horóscopo da semana

RECEITAS para o fi nal de semana

Ingredientes2 xícaras (chá) de arroz cozidomeia xícara (chá) queijo raladomeia xícara (chá) de leite2 ovos2 colheres (sopa) cheiro verde picadomeia xícara (chá) de maizenameia xícara (chá) de farinha de trigo1 colher (sopa) de fermento em pó (royal)

Modo de PreparoUnte a forma. Pré-aqueça o forno. E em

uma tigela coloque o arroz cozido, o queijo, o leite, os ovos, o cheiro verde, a maizena e a farinha e misture tudo muito bem até ficar homogêneo e bem misturado. Depois acres-cente o fermento, misture e deixe descansar por 10 minutos. Com o auxílio de duas co-lheres (sopa) modele as bolinhas e coloque as na assadeira reservada. Leve para assar em forno preaquecido por +/- 20 minutos ou até que fiquem levemente dourados. Retire do forno e sirva em seguida.

Bolinho de Arroz Assado

As receitas são sugestões de Viviane Barcellos Schmidt

POLÍCIA CIVIL DE SANTA CA-TARINA - SC546 vagas para escrivão e agente, nível superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 22/10 pelo site www.acafe.org.br

MINISTÉRIO PÚBLICO - RS24 vagas para agente administrativo, nível 2º grau, remuneração de até R$ 3.177,43. As inscrições podem ser fei-tas até o dia 22/10 pelo www.concur-sosfcc.com.br

POLICIA CIVIL DE SANTA CA-TARINA / SC67 vagas para psicólogo da polícia ci-vil, nível superior. As inscrições po-dem ser feitas até o dia 22/10 pelo site www.acafe.org.br

UNIPAMPA39 vagas para técnico administrativo, nível técnico e superior, remunera-ção de até R$ 2.989,33. As inscrições podem ser feitas até o dia 02/11 pelo site www.unipampa.edu.br

Concursos

Solu

ção A

nter

ior

Amistosos de Futebol

Sábado 09/10Condor Assemco15h - Austral x AABB de Ijuí

Saldanha Marinho16h - Tertúlia x Real de Salda-nha Marinho

Panambi16h -São José x Master do JuventusLinha Marenei15h - 8 de Julho x Veterano do Gramado

Dicas de FilmesOng Bak 3Gênero:AçãoSinopse: Começa quando Tien (Tony Jaa) perde a sua capacidade de luta e seu padras-to amado no penhasco Wing Garuda, em um ataque liderado por Jom Rachan. Tien consegue sobreviver com a ajuda de Pim, Mhen e moradores de Qana Khone. Com os ensinamentos do Phra Bua em profunda meditação, Tien, fi nalmente consegue um “Nathayut”.Seu talento é novamente pos-to à prova quando seus rivais, incluindo o guardião da armadura dourada do rei, os as-sassinos negros misteriosos e Bhuti Sangkha retornam para o confronto fi nal...

O Alvo FinalGênero: Ação

Homem de Ferro 2Gênero: Ação

Tiras em ApurosGênero: Comédia

Cela 211Gênero: Drama

Robin HoodGênero: Aventura

Esquadrã Classe AGênero: Ação

Fuga ImpossívelGênero: Ação

Ninja AssassinoGênero: Ação

Ingredientes200g de bacon / 500g de carne bovina (patinho, por

exemplo) / 1 lata de ervilhas em conserva ou 300g de ervilhas congeladas / 2 ovos / 1 cebola / 1 dente de alho

1 tomate / 3 colheres (sopa) de massa de tomate2 xícaras de farinha de mandioca / 2 xícaras de arroz150g de batata palhaModo de PreparoNuma panela bem quente, coloque uma colher de azeite. Refogue

metade do bacon bem picado. Quando estiver crocante, adicione a carne cortada em pedaços, mexa e deixe fritar. Acrescente a cebola e a seguir o tomate e a massa de tomate. Misture e acres cente as ervilhas. Por fim, junte um dos ovos, mis turando tudo. Cozinhe por uns minu-tinhos e está pronto. Para fazer a farofa, refogue numa frigideira quen-te com pouco de azeite o restante do bacon picado, até ele soltar um pouco de gordura e ficar cro cante. Acrescente o alho picadinho. Uma leve fritada no alho e entra a farinha de mandioca. Mexa bem. Deixe em fogo médio e acrescente o outro ovo, mexendo bastante. Cozinhe um pouco, mexendo sempre, até que a farofa fique tostadinha. Prepare o arroz numa panela fritando antes o arroz. Acrescente 4 xícaras de água e misture. Um toque de sal. Quando abrir a fervura, baixe o fogo e cozinhe por, em média, 15 minutos. Sirva os pratos combinando o picadinho de carne, a farofa, o arroz bran co e a batata palha

Picadinho Maria Luiza

Page 16: Edição 09 de outubro de 2010

Foi inaugurada no dia 1º de outubro, com a presença de centenas de pessoas e lide-

ranças da comunidade condorense e regional, a 153ª unidade das Lo-jas Becker. A primeira loja de rede de Condor chega ao município para oferecer mais uma alternativa em móveis, eletrodomésticos, materiais de construção, consórcios e diver-sos outros itens. A inauguração das Lojas Becker em Condor contou com a presença do Prefeito José

09 de outubro de 2010

Inaugura em Condor as Lojas Becker

Francisco Candido e do Fundador e proprietário da Becker, Aloísio Becker. Também participaram do evento vereadores, secretários mu-nicipais e lideranças civis, militares e religiosas do Município. As lojas Becker se instalam em Condor com um quadro de colaboradores admi-tidos todos no Município. As ven-das, já nos primeiros dias de fun-cionamento da unidade em Condor superaram as expectativas da ge-rência local.