ebd - lição 2 - o padrão da lei moral de deus

27

Upload: deptoinfpin

Post on 18-Jan-2016

158 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Subsídio para Escola Dominical.

TRANSCRIPT

Page 1: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus
Page 2: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

Texto Áureo - Então, vos anunciou ele o seu concerto, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tabuas de pedras. (Dt 4.13).Verdade Prática - As chamadas lei moral, lei cerimonial e lei civil são na verdade três partes de uma mesma lei que o Senhor Jesus já cumpriu na sua totalidade.

No Padrã

o Moral da lei

de Deus está sua

graça

Page 3: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

Introdução

A lei de Deus transmite valores eternos para uma sociedade que vive dissociada da sua lei e tem como finalidade máxima revelar a glória de Deus, seu amor e sua graça salvadora. Foi escrito como modelo de perfeição moral e espiritual para toda a humanidade.

.

Tenho grande alegria em fazer tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração Sl.40.8.

Page 4: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

Finalidade dos Dez Mandamentos para o povo hebreu, e para a humanidade

Revelar a glória de Deus, bem como a sua graça salvadora; Deus como único e exclusivo governante do seu povo; Para a preservação da liberdade do povo; Ensinar o povo a viver uma vida de santidade e obediência; Organização de Israel como nação tornando-se o sinal de

Deus; e anunciar ao mundo um único Deus. Treinar um povo santo e separá-los como nação santa e

instrui-lo sob a forma de culto; Ser uma comunidade organizada, e diferenciada para

anunciar O Deus único, bem como apresentá-lo as outras nações;

Para o povo viver a dimensão perfeita do amor a Deus, sua justiça e a comunhão com o próximo.

Page 5: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

I - As Tábuas da Lei

As tábuas da lei foi escrito pelo Dedo de Deus, revelando a sua vontade como padrão para ser seguido ou copiado com a finalidade de encaminhar o homem a uma vida de comunhão com o seu criador bem como com o seu próximo. Perfeito modelo a ser seguido, e Cristo seguiu com perfeição e o cumpriu e com eficácia.

Única parte da Bíblia que não foi escrita por um profeta, pois foi o próprio Deus quem escreveu os Dez Mandamentos (Êxodo 20.1-17):

Page 6: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

A rebeldia dos israelitas ao levantar um bezerro de ouro e o adorarem foi uma ofensa a Deus.Inspirando-se nos Dez Mandamentos, muitos por meio de sátiras desprezam a vontade de Deus e com uma mentalidade distorcida escrevem seus próprios mandamentos como mandamento do SUS, se você não sabe o que é bom dá Decadron, do baiano dos namorados......etc.De um modo geral a rebeldia e o desrespeito fere os princípios éticos e morais estabelecido por Deus em sua palavra. A rebeldia de lúcifer continua presente na vida dos que não tem a lei de Deus escrita em seus corações.

A quebra da lei moral de Deus por acaso não é pecado?

Page 7: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

II - Os Dez Mandamentos

Revelam a aliança de Deus com Israel, e o Seu próprio carácter, e sua espiritualidade e santidade.Mandamento: Lei decreto, estatuto.Foi colocado na arca junto com o vaso de maná e a vara de Arão.Em todo Salmo 119, vemos a exaltação da lei de Deus e o apreço que o salmista tem para com os mandamentos. A palavra mandamento aparece mais de 23 vezes em todo Salmos, e várias vezes a palavra Lei, isso nos mostra a importância e o valor que os mandamentos tem.A Lei bíblica é mais que uma compilação da lei humana podemos assim afirmar que é uma expressão da vontade de Deus e o que Ele requer dos seres humanos, bem como obediência e adoração.Os adeptos do espiritismo chama de o documento supremo, para eles não é mandamento apenas um documento.

Os dez mandamentos

ou a lei de Deus é a revelação do

seu amor, bondade e

misericórdia, revelando sua

graça salvadora através de Jesus.

Page 8: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

As leis de Israel eram divididas em 3 tipos de leis.

I. Lei Moral ou Eterna: que é aquela que existia antes da entrada do pecado. Foi resumida nos 10 mandamentos e colocada dentro da arca da aliança.

II. Lei Cerimonial ou de ordenanças: Foi escrita num livro e colocada do lado da arca da aliança. Era baseada em sacrifício de animais que prefiguravam o sacrifício do Messias. Quando o Messias morreu em nosso lugar, naturalmente estas leis se tornaram caducas, caíram em desuso. Eram apenas parábolas de tempos futuros.

III. Lei Civil de Israel: era parecida com a dos outros povos e incluía a lei de olho por olho e dente por dente. No entanto quando Deus era Rei de Israel ele aplicava a pena de morte sobrenaturalmente já que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). A lei civil tratava de muitas coisas como o divórcio e a questão dos escravos.

Se faz necessário ressaltar que as outras nações só tinha apenas a lei cerimonial e civil, não tinham a lei moral, realizavam as cerimônias religiosas para seus deuses e faziam oferta de sacrifícios de pessoas, isto na lei moral é condenado “não matarás” e ao receber os dez mandamentos a nação israelita tinha por obrigação apresentá-las as nações.

Page 9: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

Conclusão

Page 10: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

Os quatros primeiros mandamentos

definem:

Comunhão Respeito Honestidade Responsabilidade

O dever e o nosso relacionamento com Deus.

Classificação dos Dez Mandamentosda Lei de Deus na prática

Não terás outros deuses diante de mim;Não farás para ti imagem de escultura;Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;Lembra-te do dia de sábado para o santificar;

Honra a teu pai e tua mãeNão matarás;Não adulterarás; Não furtarás;Não dirás falso testemunho contra teu próximo;Não cobiçarás.

O dever do homem para com o próximo

Deus no governo Comunhão Prioridades, Deus........

Somente os que amam a Deus podem em verdade amar o seu próximo

Page 11: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

A inscrição da lei sobre os nossos corações é uma feição da nova aliança. Ela se refere a um modo de viver que é digno daqueles que vivem no fim dos tempos. Empenhemo-nos na imitação da natureza santa de Deus. Determinemo-nos a amar a Deus e nosso semelhante e a fazer as coisas que o amor nos leva a fazer. "Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (Mateus 22:40).

Os que deixam a lei

louvam os ímpios mas

os que guardam a lei

pelejam contra eles.

Pv.28.4

Page 12: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus
Page 13: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

OS DEZ MANDAMENTO DIZIAM: JESUS DISSE:

Não terás outros deuses diante de mim”. Êx 20.3 [...] Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Mt 4.10.

Não farás para ti imagem de escultura [...]”. Êx 20.4 Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro[...] Lc 16.13.

Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão [...]”. Êx 20.7Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus. Mt 5.34.

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”. Êx 20.8E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado[...] Mc 2.27,28.

Honra a teu pai e a tua mãe [...]”. Êx 20.12 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim... Mt 10.37.

Page 14: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

Não matarás”. Êx 20.13 Eu, porém, vos digo que qualquer que sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo[...]. Mt 5.22

Não adulterarás”. Êx 20.14Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mt 5.28 Não furtarás”. Êx 20.15 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-

te a túnica, larga-lhe também a capa. Mt 5.40 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”. Êx 20.16Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Mt 12.36 Não cobiçarás [...]”. Êx 20.17 […] Acautelai-vos e guardai-vos da

avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui Lc.12.15.

Page 15: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

III - A Questão dos Preceitos da Lei

Leis ou preceitos?Foram estabelecido por Deus.

Lei de Deus ou lei de Moisés?De Deus - quando se refere a lei de Moisés entendemos que Moisés foi o mediador entre Deus e o povo, e quando as escreveu foi com base nos dez mandamentos.

A Lei Moral

de Deus

Jesus chamou

de mandam

ento

Page 16: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

Ainda há muita controvérsia e questionamentos no que tange as questões teológicas relacionadas aos preceitos e a lei de Deus.A denominada lei de Moisés foi tirada dos dez mandamentos pela orientação de Deus para instruir o povo e prepara-los para habitar na terra prometida.

Page 17: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus
Page 18: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

Que Deus Já nos deu a sua lei que vivamos para amar o próximo através Dele;

Alimentemo-nos o nosso espirito pela lei de Deus, sua palavra ou ele vai morrer de fome;

Não vivemos a lei de Deus para ser salvo vivemos sua lei moral porque já somos salvo e a sua graça é a nossa cobertura.

O que precisamos saber:

Nos seus mandamentos está a sua vontade

Page 19: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

IV - A Lei e a Graça

A inscrição da lei sobre nossos corações é uma feição saliente da nova aliança. Ela se refere a um modo de viver que é digno daqueles que vivem no fim dos tempos. Empenhemo-nos na imitação da natureza santa de Deus. Determinemo-nos a amar a Deus e nosso semelhante e a fazer as coisas que o amor nos leva a fazer. "Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (Mateus 22:40).

Page 20: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

Lei Ou Graça?

O que significa isso?Não tem valor mais a lei?Vivemos simplesmente o amor sem direção alguma?

Rm 6.14

Page 21: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

Estamos ou Não sob a lei Moral de Deus?

Estamos sob lei moral de Deus e não a lei de homens e de formas condenatórias;

Sua lei continua a representar a soma dos nossos deveres e obrigações;

Representa a o caminho traçado por Deus no processo da nossa vida de santificação;

É acima de tudo a expressão da Graça de Deus.

Page 22: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

A lei dizia que ela deveria morrer mas a graça lhe disse os teus pecados estão perdoados vai e não peques mais.

A graça de Deus foi manifestada através do seu filho Jesus firmando uma nova aliança, através de um sacrifício perfeito, bem como um alto preço, com derramamento de sangue.

Page 23: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

 

Page 24: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus
Page 25: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

A Lei de Deus é divina, santa, celestial, perfeita... Não há mandamento em excesso: não falta nenhum; É tão incomparável que sua perfeição constitui uma prova de divindade. - Spurgeon (Teólogo Batista - Sermon On The Law. )

Page 26: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

Os mandamentos de Deus nos ensina e instrui, mas para os que pregam amor sem responsabilidade, comprometimento e santidade, desprezam a graça e passam a pregar a lei de Deus como um fardo e não uma benção. No entanto a sua lei deu luz a graça que guia, conduz e aperfeiçoa nossos passos pelo caminho da verdade que é o próprio Cristo por intermédio da sua infinita graça.

Conclusão

Page 27: EBD - Lição 2 - O Padrão Da Lei Moral de Deus

Bibliografia

STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD. SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. CPAD.Revista Ensinador - Editora CPAD. pag. 37.Bíblia de Estudo PlenitudeBíblia der Estudo PentecostalDicionário Bíblico- Editora vidaNovo comentário da Bíblia ilustrado- Editora Vida.PAUL HOFF, O Pentateuco Editora Vida