apresentação lição 7 ebd

14
Capítulo X – O Dia do Senhor Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira. “O domingo, dia do Senhor, é o dia do descanso cristão, satisfazendo plenamente a exigência divina e a necessidade humana de um dia em sete para o repouso do corpo e do espírito. Com o advento do cristianismo, o primeiro dia da semana passou a ser o dia do Senhor, em virtude de haver Jesus ressuscitado nesse dia. Deve ser para os cristãos um dia de real repouso em que, pela freqüência aos cultos nas igrejas e pelo maior tempo dedicado a oração, à leitura bíblica e outras atividades religiosas eles estarão se preparando para “aquele descanso que resta para o povo de Deus”. Nesse dia, os cristãos devem abster-se de todo trabalho secular, excetuado aquele que seja imprescindível e indispensável à vida da comunidade. Devem também abster-se de recreações que desviem a atenção das atividades espirituais.” Gn

Upload: ulisses-garcia-neto

Post on 10-Apr-2016

31 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

EBD Lição 07 Convenção Batista Brasileira..

TRANSCRIPT

Capítulo X – O Dia do SenhorDeclaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira. “O domingo, dia do Senhor, é o dia do descanso cristão, satisfazendo plenamente a exigência divina e a necessidade humana de um dia em sete para o repouso do corpo e do espírito. Com o advento do cristianismo, o primeiro dia da semana passou a ser o dia do Senhor, em virtude de haver Jesus ressuscitado nesse dia. Deve ser para os cristãos um dia de real repouso em que, pela freqüência aos cultos nas igrejas e pelo maior tempo dedicado a oração, à leitura bíblica e outras atividades religiosas eles estarão se preparando para “aquele descanso que resta para o povo de Deus”. Nesse dia, os cristãos devem abster-se de todo trabalho secular, excetuado aquele que seja imprescindível e indispensável à vida da comunidade. Devem também abster-se de recreações que desviem a atenção das atividades espirituais.” Gn 2.3; Ex 20.8-11; Jo 20.1,19,26; At 20.7; Hb 4;0-11; At 14;12.13. Ex 20.8-11; 31.15.

Porque o domingo é considerado o Dia do Senhor?

Razões pelas quais o domingo é considerado o Dia do Senhor:

Deus quer nosso bem-estar físico, psicológico e espiritual. Precisamos de repouso para reposição das nossas energias. Deus quer que, dos sete dias, consagremos um para ele. Nem os servos, animais, nem os estrangeiros. Até os animais de carga e de tração devem descansar.

Razões pelas quais o domingo é considerado o Dia do Senhor:

Deus, sabendo da necessidade de descanso do ser humano determinou que separasse um dia especial por semana para o “shabat” que quer dizer descanso. - Esta prática de separar um dia entre os demais já existia entre povos pagãos, antes mesmo do Decálogo.

Razões pelas quais o domingo é considerado o Dia do Senhor:

Ao povo de Israel, com que Deus fez pacto, é determinado: “Lembra-te do dia do sábado (descanso), para o santificar”. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obras. [...] (Ex 20.9-11). O sábado era judaico, portanto, era para se comemorar o fim da criação do mundo e a sua libertação da escravidão do Egito.

Razões pelas quais o domingo é considerado o Dia do Senhor:

O domingo foi observado desde os primeiros dias do cristianismo como a celebração da consumação da redenção operada por Jesus Cristo, tendo ressurgido dentre os mortos no primeiro dia da semana. A palavra domingo vem de duas palavras do latim, “Dies domini” ou “dominus dei”, que quer dizer dia do Senhor, de onde temos hoje a palavra “domingo”.

Razões pelas quais o domingo é considerado o Dia do Senhor:

A comunidade cristã a partir do dia de Pentecostes passou a se reunir no primeiro da semana que passou a se chamar “Dia do Senhor” ou domingo. No Pentecostes aconteceu a transferência do Espírito Santo para o mundo para ficar conosco “para sempre” (Jo 14.16). Eis aí, também, mais um motivo para se cultuar a Deus no primeiro dia da semana, conforme Atos 2.1-4.

Razões pelas quais o domingo é considerado o Dia do Senhor: O domingo tem origem na ressurreição de Cristo no primeiro dia da semana. Até esta data guardava-se o sábado. O motivo pelo qual os discípulos optaram pelo primeiro dia da semana para suas reuniões foi porque quiseram distinguir a nova lei da velha, ou o cristianismo do judaísmo. Atos 20.7 – O primeiro dia da semana aparece como o dia regular de culto dos cristãos primitivos

Razões pelas quais o domingo é considerado o Dia do Senhor:

ICo 16.1 – Conforme orientação de Paulo era o dia para entregar ainda seus dízimos e ofertas como parte dos cultos. Ap 1.10 - As revelações dadas por Jesus Cristo a João na ilha de Patmos, que devem ter acontecido depois dos anos 90 d. C., se deram num domingo, “dia do Senhor”.

Razões pelas quais o domingo é considerado o Dia do Senhor:

Referências históricas, documentárias que tornam certo que a consistente e ininterrupta prática do cristianismo desde a ressurreição, ou em último caso, desde o dia de Pentecostes, tem sido a observância do primeiro dia da semana como o dia cristão de culto. Exemplos: Um dos pais da igreja, Inácio, a Epístola de Barnabé, Clemente, Irineu, Justino, o mártir, Tertuliano, Eusébio de Cesaréia, um historiador da igreja e o imperador Constantino.

Como Guardar o “Dia do Senhor” Minha nota

Deixar a casa limpa, a roupa preparada, a comida adiantada, no dia anterior.

 

Fazer todas as compras na véspera.  

Não “inventar” comidas trabalhosas, para que todos possam descansar.

 

Deitar-se mais cedo na véspera.  

Levantar-se a uma hora que permita ir à igreja, sem pressa e sem atraso.

 

Participar das atividades da igreja (EBD e cultos) com toda a família.

 

Não tomar parte em diversões mundanas.  

Dedicar tempo à família em um passeio a um parque com as crianças.

 

Visitar os enfermos, tristes, abatidos, encarcerados, desanimados etc.;

 

Que seja um dia guardado de tal modo que tenha renovadas forças espirituais e físicas para as tarefas da próxima semana.

 

Atividade prática para a classe

7. “O Dia do Senhor”

Reservar integralmente o domingo para dedicá-lo à adoração comunitária com os irmãos na igreja.

•Estes estudos são baseados na revista Compromisso, publicada pela Editora Convicção para servir de base à Escola Bíblica Dominical da Convenção Batista Brasileira.

•Período: 3º Trimestre de 2015

•Autor das lições: Saudoso Pr. João Reinaldo Purim

•Autora dos slides: Eva Souza da Silva Evangelista, redatora da revista e membro da PIB de Nova Iguaçu, RJ

•Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema.

•Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse www.conviccaoeditora.com.br

•Este material foi produzido em conjunto com o Departamento de Educação Religiosa da Convenção Batista Brasileira e seu download e uso são livres e gratuitos.