drops paralimpíadas 2016

18
1 ano 2016

Upload: engenhonovo

Post on 14-Apr-2017

69 views

Category:

Marketing


0 download

TRANSCRIPT

1

ano 2016

2

jogos paralímpicos rio 2016 Mídia e coMunicação - repercussões

3

“O esporte paralímpico tem crescido muito, a visibilidade é outra. Deixou de ser esporte de coitadinho ou de super-herói. Não somos nada disso. Não gosto desse rótulo. A pessoa com deficiência não tem que ser vítima. Sou totalmente contra quem enxerga assim.” Verônica Almeida, atleta baiana paralímpica

4

A realidade de uma Paralimpíada comparada a uma Olimpíada ainda é muito distante. Existe um grande abismo em diversos aspectos, como: atenção dada pela mídia, adesão do público ao evento, interesse de patrocinadores, investimento recebido e valorização dos atletas.

5

6

7

Ainda assim, foi notório o crescimento de visibilidade e repercussão em torno da realização das Paralimpíadas do Rio. Na comunicação, esse crescimento foi muito atrelado às questões sociais, relacionando quase

sempre os atletas ao tema superação.

MAS Será que é ApeNAS eSSe recONheciMeNtO que OS AtletAS eStãO buScANDO?

8

“A paralimpíada é um grande momento para mostrar à sociedade que a performance de um atleta com deficiência é igual ou até melhor que um atleta sem deficiência, haja vista o número de medalhas e os recordes que esses corajosos atletas conquistam a cada paralimpíada”.

Vera Garcia, redatora do site: deficienteciente.com.br

9

“A separação dos eventos (Olimpíadas e paralimpíadas) parece ressaltar uma distância entre pessoas com e sem deficiências. As pessoas com deficiências merecem um cuidado especial porque têm necessidades especiais, mas também merecem a normalidade.”

Carlo Bellieni, pediatra italiano em artigo publicado na Sport Ethics and Phylosophy

10

case: uso negativo da paralimpíada na propaganda

A Vogue Brasil (revista de moda) promoveu uma campanha com dois atores (Cléo Pires e Paulo Vilhena) para representar atletas paralímpicos reais (Bruna Alexandre e Renato Leite) e utilizou o Photoshop para “desmembrar” os atores e deixá-los com as mesmas deficiências dos paratletas.A campanha gerou polêmica e a revista recebeu diversas críticas, entre elas, o fato de não usarem os próprios atletas e sim atores os representando.

11

case: uso negativo da paralimpíada na propaganda

O Comitê Organizador dos Jogos do Rio-2016 errou feio ao postar no Twitter da entidade um vídeo com vários atletas, incluindo o bicampeão paralímpico Oscar Pistorius, condenado pelo assassinato de sua namorada em 2013 e que não estaria nos jogos, para promover a venda de ingressos das Paralimpíadas. O post foi alvo de críticas por demonstrar desconhecimento com relação ao universo paralímpico e retirado do ar poucos minutos após a sua publicação.

12

O filme PARATODOS, produzido em parceria com os governos Federal e de São Paulo, mergulha no cotidiano de alguns dos principais atletas paralímpicos brasileiros para investigar os bastidores do esporte de alta performance e discutir a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. No universo paralímpico, se superar não é uma opção ou gesto de heroísmo, é somente o ponto de partida.

clique na imagem para assistir o vídeo

case: uso positivo da paralimpíada na propaganda

13

Numa campanha de engajamento para os jogos Paralímpicos Rio 2016, a própria organização do evento fez uma ação na qual levou três atletas paralímpicos para praticarem as suas habilidades e registraram em vídeo as reações das pessoas presentes, das quais muitas olhavam com estranhesa e desconfiança para os atletas.

clique na imagem para assistir o vídeo

case: uso positivo da paralimpíada na propaganda

14

A Channel 4, uma emissora britânica que já havia produzido uma campanha chamada “Meet the Superhumans” para os jogos Paralímpicos de 2012, em Londres, deu continuidade na campanha em 2016, no Rio.O novo comercial chamado “We are The Superhumans” celebra atletas e outros personagens que possuem alguma deficiência física em suas atividades, reforçando que os deficientes físicos não gostam de ser chamados de super-heróis e sim de super-humanos.

clique na imagem para assistir o vídeo

case: uso positivo da paralimpíada na propaganda

15

A Skol, marca apoiadora das Paralimpíadas, lançou 23 copos em homenagem as modalidades esportivas dos jogos. Isso é algo que a marca já faz em outros eventos e, promovendo a ação também nas Paralimpíadas, ressalta o orgulho dos atletas além da igualdade e do reconhecimento que os mesmos merecem.

case: uso positivo da paralimpíada na propaganda

16

A Gatorade utiliza um atleta com deficiência física durante a prática de uma modalidade esportiva para chamar a atenção do público que limitações físicas não significam incapacidade, e faz um alerta a julgamentos precipitados.

case: uso positivo da paralimpíada na propaganda

17

A posição de coitadinho não cabe mais para os deficientes, assim como está sendo definitivamente afastada das mulheres, dos negros, da população LGBT e demais “minorias”. O empoderamento é a palavra de ordem, e para entender o que de fato essas pessoas sentem e como pensam é preciso mais do que um olhar exterior e cheio de pré-definições. Conhecer a realidade das pessoas e respeitar as suas diferenças é um desafio grande para as empresas que passaram a vida inteira apenas falando e ouvindo muito pouco.

O futuro da comunicação está ligado às marcas que sabem o poder da empatia.

conclusão

18