Transcript
Page 1: Correio Rural 15 de julho de 2016

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 104 | NÚMERO 5.292 | 15 DE JULHO DE 2016 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 103 anos o seu jornal de Viamão

Alunos de escolas municipais são

campeões no JERGS Página 4

Róbson Caetano foi atração em Tarumã

Contracapa

Prorrogado concurso de arquitetura para

orla de Itapuã Página 5

Feliz ano, meu velho! Página 3

Temporal e reconstrução

Viamão é atingida em dois dias por temporais de granizo. Região da São Tomé foi a mais atingida

e o trabalho de reparação continua mobilizando poder público e voluntários. Página 3

A Prefeitura Municipal de Viamão informa que a partir da próxima segun-da-feira, dia 18, as ruas Daltro Filho (no trecho entre a Coronel Marcos de An-drade e Cirurgião Vaz Ferreira) e José Marcelino de Figueiredo, em toda a sua extensão, passam a ter sentido duplo (veja no mapa). As alterações visam de-safogar o trânsito na região e melhorar o fluxo de veículos, permitindo que o acesso ocorra nos dois sentidos. A Secre-taria Municipal de Transporte e Trânsito implantará a nova sinalização viária no domingo, dia 17. Anteriormente, a rua Jorge Kalil Flores passou a ter sentido duplo em toda a sua extensão.

Duas ruas do centro passam a ter sentido duplo

Page 2: Correio Rural 15 de julho de 2016

15 DE juLho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR2

Já faz algum tempo e a cada dia que passa crescem os de-bates e as ações – na maioria

voluntárias - em torno da vida dos animais. Os focos principais dos cuidados, principalmente a cães e gatos, abordam temas como bem--estar, maus-tratos e direitos dos animais. E isso, mesmo com os es-forços dos seres humanos (animais racionais) para com as demais es-pécies animais, requer uma legis-lação que possa legalizar as ações e punir os que tratam mal os bi-chos. Diga-se de passagem que em muitos municípios as prefeituras já têm um cuidado especial, inclusive com equipes montadas para dar atenção aos animais, notadamente àqueles abandonados. Viamão está nesta relação de cuidados.

Mas falta uma legislação, uma lei que acabe com a confusão que surge ao ser falado em bem-estar, maus-tratos e direito dos animais, e isso dificulta qualquer ação fis-calizadora. Ela está sem amparo legal. A legislação brasileira ainda é frágil neste segmento. Há ins-truções normativas e decreto que menciona a atividade fiscalizado-ra, mas ainda falta a sacramenta-ção jurídica destes mecanismos. É preciso uma lei que explique a di-ferença entre os termos e os enten-dimentos jurídicos distintos que podem ser gerados.

O esclarecimento sobre as di-ferentes interpretações de Direito é fundamental, até porque há um apelo popular para definir sobre o que realmente cabe na ativida-de fiscalizadora do bem-estar dos animais.

O tema ainda precisa evoluir muito para que sejam definidas em lei as normas vigentes e até mesmo para a proposição de novas formas de condução do tema.

EDITORIAL

Bem-estar animal

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo CG

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOS

OMASKARA

Godói entra na corridaChamou a atenção nesta semana as postagens dos inte-

grantes do gabinete da vereadora Eda, lançando o nome do ex-presidente do PDT de Viamão, Alexandre Godói, para can-didato a prefeito da sigla. Os mesmos integrantes já haviam lançado o nome da própria vereadora Eda em outro momento.

Dédo mantém discursoO vereador Dédo continua firme na sua intenção de ser o

candidato trabalhista. Na matéria do site da Câmara está lá: “ELEIÇÃO - O vereador (Dédo), no final da sua fala, voltou a reafirmar seu compromisso na construção de uma chapa de oposição, que trabalhe para melhorar a cidade. “Eu não tenho medo de concorrer a prefeito, se assim meu partido e meus aliados achar melhor, porque tenho um exército junto do PDT e de outros partidos, mas sempre respeitando a todos”, fina-lizou Dédo Machado.

Haverá disputa interna no PDT?

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

O curioso discurso do RidiUm fenômeno das eleições de 2016 é o alto número de

prefeitos que não quer concorrer à reeleição. Um dos moti-vos apontados por analistas é que a Lei de Responsabilida-de Fiscal e os órgãos de controle como TCE e MP estão tão rígidos que fica muito difícil governar. Porém, estes instru-mentos são vitais para a moralidade das contas públicas e para a lisura de uma gestão.

Aqui em Viamão, os dois prefeitos do PT (Alex e Ridi) tive-ram (e continuam tendo) problemas com estes quesitos. Ridi já foi condenado e hoje é devedor; Alex já teve suas contas de 2008 e 2011 reprovadas e só pode concorrer graças a um recurso.

O vereador Ridi esses dias deu uma explicação no míni-mo curiosa, para não dizer coisa pior (meus comentários ao lado das frases). Segura essa:

“Nós (ele e Alex) seríamos Deus se conseguíssemos en-tregar uma prefeitura zerada, sem dívidas”. Não, vereador, vocês seriam competentes.

“O gestor responde por tudo na sua gestão”. Sim, é para isso que os prefeitos são eleitos.

“O prefeito só assina lá na ponta, não fui eu que tomei muitas das decisões que foram realizadas ou feitas”. Como é? No seu governo o senhor não tinha ciência do que os funcionários faziam?

Obediência

Pensamento

Um fato curioso, que presenciei esta semana, deixou-me a convic-ção de que o cidadão brasileiro, o batalhador, aquele que dá duro de sol a sol, que paga impostos, etc., etc., é, realmente, obediente às de-terminações emanadas dos poderes. Obediente e sensato, cumpridor de seus deveres. Que vota e vê, depois, que foi enganado pelo político que escolheu, o qual não faz coisa algu-ma. Ou faz: sacanagem...

Bom, o fato curioso é o seguin-te: parei meu carro na sinaleira em frente ao TecnoPUC, na Salgado Fi-lho. Dia claro. De repente, a rádio anuncia que a partir daquele dia os carros teriam que trafegar com a luz baixa ligada. 90% dos os carros que estavam também parados na pista contrária e aqueles que esta-vam atrás do meu, tiveram os faróis acesos pelos motoristas. Ou seja, obedeceram a um aviso oficial, de imediato.

Além de parabenizar a rádio pela audiência, felicito os cidadãos pela obediência e decisão de cumprir o que foi designado pelas autoridades.

“O que me preocupa não é o barulho dos violentos e, sim, o silêncio dos justos” (Martin Luther King)

Cada dia é diaCada dia corresponde a uma data para comemorar algum tipo de feito heróico (ou não),

lembrar algum tipo de acontecimento, homenagear alguém importante ou mesmo um acontecimento histórico, conquistas importantes. Os motivos são vários para a criação de uma data comemorativa. Pois, hoje, 15 de julho, é consagrado como o “Dia do Homem” mas, de cunho internacional, oficial, as comemorações ocorrem a 19 de novembro. Daí existir a cor azul em contrapartida à cor rosa das mulheres, que têm seu dia em março.

Curiosamente, o Brasil é um dos lugares com mais feriados do mundo. E existem da-tas comemorativas que muita gente ainda não conhece ou que ainda não se familiarizou, como o Dia do Homem, hoje, por exemplo. Mas por que se comemora o Dia do Homem? Por que essa data não é muito lembrada e poucas pessoas sabem que ela existe?

Não se sabe, exatamente, por que ela foi criada. Os informes minguados dizem ser uma iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores, que escolheu o mês devido à chegada do homem à Lua, no ano de 1969, como uma forma de marco. O intuito da data, no Brasil, é chamar a atenção da classe masculina para se cuidar e dar mais atenção à sua própria saúde. O homem moderno tem mudado bastante ao longo dos anos, revelam as pesquisas, e isto implica dizer que ele tem se esforçado ainda mais para participar do dia a dia da família, ajudar nas tarefas de casa e está se preocupando cada vez mais com a aparência.

E não esqueçam! Vem aí o Dia do Amigo para celebrar a amizade entre as pessoas. A data é 20 de julho, portanto, quarta-feira próxima. A iniciativa para o estabelecimento do Dia do Amigo, teve como arranque a Cruzada Mundial da Amizade, uma campanha em favor do realce da amizade entre os seres humanos, forma de fomentar a cultura da paz.

Lembro que há muitas músicas cujas letras falam dos amigos, como a “Canção da América”, de Milton Nascimento: “Amigo é coisa para se guardar/ Debaixo de sete chaves/ Dentro do coração...”

BACO – Vinhos e LinguiçaABERTO DE DOMINGO A DOMINGO - FONE 3446-7267 AV. SEN. SALGADO FILHO, 5528 – SÃO LUCAS

Page 3: Correio Rural 15 de julho de 2016

15 DE juLho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

[email protected]

Com 12 anos você não vai a baladas, você joga futebol as 24 horas do dia. Mas havia as reuniões dançantes.

Feliz ano, meu velho!Aconteceu muita coisa no ano de 1979. Depois das férias de mais de

dois meses em Cidreira eu. aos 12 anos, iria mudar de cidade, iria mudar de escola. Muita mudança na vida do pequeno Pano. Iríamos de Porto Alegre para Viamão, e do Balduíno Rambo (onde estudara desde os 5 anos) para o Castelo Branco. Tirei de letra. Vinha todos os finais de semana para Viamão e já conhecia parte da turma. Pois minha turma na 6ª série era lendária: eu, Neco, Fernando Mendelski, Camilo César, Manoel Augusto, Luiz Fernando Menezes, Cristiane Mello, Adriana Machado, Adriana Hidalgo, Gisele Verís-simo, Suzana Jaeger e outros tantos. Para vocês terem ideia, só dessa turma saíram quatro médicos.

Em 1979 não só eu me mudava. Em Brasília saia Ernesto Geisel (último presidente gaúcho – era de Estrela) e entrava o carioca João Batista Figuei-redo (30º presidente), aquele que preferia cheiro de cavalo ao cheiro do povo. Figueiredo encerraria o ciclo militar com uma grande crise econômica (mas nada nem perto da recessão dos atu-ais anos de PT/Lula/Dilma). Em Viamão, no Castelo, tínhamos ótimos professores (com destaque para a professora Jurema Perez) e até aula de música havia (quem não lembra do prof. João Carlos?). No comando da es-cola, dona Terezinha Prates Chiden.

Com 12 anos você não vai a baladas, você joga futebol as 24 horas do dia. Mas havia as reuniões dançantes. As melhores eram as do Neneco Franco. Me lembro que dançava com uma menina que lavava o cabelo com sabão de côco. Nunca vou me esquecer do cheiro. Ouvíamos Rita Lee (Mania de Você), A Cor do Som (Beleza Pura) e Belchior lançava “Medo de Avião”. Os “moderninhos” ouviam Patrick Hernandez (Born To Be Alive), um disco de vinil verde. Fábio Júnior emocionava todo o Brasil com “Pai”, trilha sonora da novela das 8, “Pai Herói”, sucesso de Janete Clair. No cinema estreavam Mad Max e Hair. Na 9ª Califórnia da Canção, Telmo de Lima Freitas vencia com “Esquilador”.

O ano de 1979 não faz parte dos anos dourados nem dos anos de chum-bo. Foi um ano tão atípico que até nevou no Saara. Verdade! Foi no dia 18 de fevereiro. Em 1979 o fdp do Mengele morre afogado aqui no Brasil e Madre Teresa de Calcutá ganha o Nobel da Paz. Foi um ano de que tudo dá sau-dade. Morava na casa mais bonita de Viamão, tinha os melhores amigos. Em junho nascia minha irmã Clarissa. 1979 é o ano das lindas, além da Cla, nascem Luize Altenhofen, Ellen Roche, Juliana Paes e Débora Seco. Neste ano, em agosto, Figueiredo sanciona a Lei da Anistia, permitindo o retorno dos exilados. A democracia plena só seria alcançada 10 anos depois com eleições diretas que levaram Collor ao poder. Para completar, em dezembro, o meu Internacional sagra-se tricampeão brasileiro de forma invicta, feito nunca alcançado. Enio Andrade e Falcão nos comandavam. Na final, 2x1 no Vasco, Beira-Rio lotado. Levado por meu pai, eu estava lá. Fechava os meus 12 anos com chave de ouro.

GILBERTO TUCANO – Neste mesmo 1979, Gilberto Cardoso foi meu pro-fessor de Educação Física. Sempre tive muito respeito e consideração por ele. Passados alguns anos, em 1985, eu já na universidade, em Pelotas, fui ver um jogo do Pelotas com o Grêmio, ele era o bandeirinha. Passei a tar-de toda gritando, escondido, a cada levantada de bandeira: “O que tu deu, Viamão?”. Ele olhava de soslaio, curioso. Anos depois contei a ele. Demos risadas. Ele faleceu nesta semana. Uma grande perda para seus familiares e amigos.

Continua o atendimento às famílias atingidas pelo temporal e o granizo

A Prefeitura Municipal de Viamão informou, ontem, que os trabalhos de atendimento à população atingida pelo temporal da madrugada de segunda-feira, dia 11, continuam nas escolas municipais, nos CRAS e com as equipes volantes. Desde o início da manhã do dia 11 foram mobilizadas equipes das secretarias de Obras e Serviços Públicos, Cidadania e Assistência Social, Educação, Saúde; o serviço conveniado do Corpo de Bombeiros Civis de Itapuã; e a Vigilância Municipal, para dar suporte ao cadastramento e distribuição de material de assistência (lonas, agasalhos e mantimentos).

Ao todo, mais de 2.200 famílias foram cadastradas até quinta-feira, sendo que mais de 1.400 já tiveram atendimento até ao fechar o dia 13. Ontem, mais lonas foram distribuídas aera as famílias que estavam nas escolas São Tomé, Getúlio Vargas e Recanto da Lagoa, bases para cadastramento e distribuição de lonas.

Ao todo, 48 rolos de lona foram distribuídos nos primeiros dias, e a Prefeitura adquiriu mais 10 rolos de lona para o atendimento de quinta-feira (ontem), totalizando 58 rolos. As defesas civis do Estado e de Porto Alegre, entidades como Rotary e Lions, madeireiras, empresários, comerciantes e a população em geral também colaboraram com a doação de lonas. A Prefeitura está buscando junto aos órgãos competentes a solução de reparação de-finitiva das casas atingidas, na forma de telhas.

A Prefeitura de Viamão lamenta o transtorno das famílias que ainda não foram aten-didas, tendo em vista o grande volume de residências danificadas, mas reitera que dezenas de funcionários e colaboradores continuam mobilizados até que se atinja a totalidade dos cadastrados.

Endereço dos Cras• FábricadaCidadania:localizadanoprédiodoInstitutoAnaJobim,naparada36da

ERS 040, atrás da UPA 24 horas• CRASCentro/Tarumã:RuaJorgeKalilFlores,231–Centro• CRASSãoLucas:Av.SenadorSalgadoFilho,4661–SãoLucas• CRASSãoTomé/Martinica:RuaCanguçu,75–Planalto• CRASMonteAlegre:RuaAmazonas,740–MonteAlegre• Endereçodasescolas:• EscolaRecantodaLagoa-RuaLagoaMirims/n-BecodosCunhas• EscolaPresidenteGetúlioVargas-RuaNaçõesunidas,s/n,Paraíso• EscolaSãoTomé-RuaGaurama,654-SãoTomé

Page 4: Correio Rural 15 de julho de 2016

15 DE juLho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR4

Veja as classificações dos atletas viamonenses no Atletismo Masculino InfantilEndrio Mello - 1º lugar no salto em altura e 3º lugar no salto em distância;Nycolas Salines - 2º lugar no 250m rasos;Mateus Pires - 1º lugar no 75m rasos e 3º lugar no arremesso de pesoEduardo Kraemer - 3º lugar no 1000m rasos;Endrio Mello, Mateus Pires, Nycolas Salines e Eduardo Kraemer - 1º lugar no Re-vezamento 4x75m.

Justiça nega liminar contra aumento de passagens em ação impetrada pelo PSOL

A Justiça de Viamão negou pedido de liminar impetrado por dirigentes do PSOL de Viamão por meio de uma ação cautelar, para tentar barrar o aumento médio de 15% no valor das tarifas de ônibus da cidade. Eles alegam na ação que o valor da passagem não pode aumentar porque há uma ação do Ministério Público exigindo a realização de uma licitação para o transporte coletivo da cidade e que a própria Prefeitura local está com o processo lici-tatório em andamento. O juiz Cláudio Edel Ligório Fagundes, em seu despacho considerou que os argumentos citados na ação não são suficientes para que o aumento seja impedido.

Encontro reúne apaixonados por carros antigosO Clube do Carro Antigo de Viamão, com o apoio da Prefeitura Municipal, promoveu

no último domingo, dia 11 de julho, mais uma edição do tradicional Encontro de Veículos Antigos. O evento contou com dezenas de colecionadores de Viamão e de outras cidades da região metropolitana.

O encontro foi mais uma oportunidade dos apaixona-dos por carros antigos verem de perto os modelos que fizeram história. Durante o encontro, os visitantes pu-deram tirar fotos e conver-sar com os colecionadores. Exemplares que marcaram história e que ainda fazem sucesso nas ruas estiveram expostos - como Opala, Fusca, Kombi, Chevette, SP 2, Caravan, Ford F100, Dodge Paloma e Del Rey.

O evento já está na 11ª edição e tradicionalmente ocorre na Av. Coronel Marcos de An-drade (em frente à Prefeitura), no Centro. O Encontro de Veículos Antigos acontece sempre no segundo domingo de cada mês.

Nas competições deAtletismo dos Jogos Esco-lares do Rio Grande do Sul (JERGS2016),fasedaetapadas Coordenadorias Regio-nais de Educação (28ª CRE), quatro alunos da delegação viamonense, representando a Escola Municipal Celina Westphalen Weissheimer, foram destaque na com-petição masculina infantil (11-14 anos). As equipes e atletas que estão represen-tando Viamão no JERGS 2016foramdefinidasapar-tir dos resultados dos Jogos

Interescolares do Município de Viamão (Jimv), evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos conquistaram três medalhas de ouro, uma medalha de prata e três me-

dalhas de bronze. As provas foram realizadas no dia 13 dejulho,naspistasdaUNI-SINOS, em São Leopoldo.A coordenação e orientação dos alunos estiveram sob responsabilidade do profes-

sor Enio Bohrer. Com esse grande resultado, os alunos EndrioMello,Nycolas Sali-nes, Mateus Pires e Eduardo Kraemer se classificaram para a etapa regional, que acontece no dia 02 de agos-to, em Osório.

Escola Municipal Araçá vence etapa do voleibol

A equipe masculina in-fantil, representada pela Escola Municipal Araçá, sagrou-se campeã da etapa, fazendo a final com a EMEF Duque de Caxias, de Gra-vataí. Os meninos já estão classificados para a etapa regional da competição, que

acontecerá em agosto, em Xangri-Lá. Já as meninas da EscolaMunicipalNossaSe-nhora de Fátima ficaram na 3ª colocação.

Os jogos da etapa mas-culina acontecem no dia 14 de julho e os jogos da etapa feminina no dia 12 de julho, ambos na cidade de Gravataí.

Em2016,osJogosEsco-lares do Rio Grande do Sul (JERGS) chegam à sua 46ºedição. Os JERGS são pro-

movidos pela Secretaria de Estado da Educação, através da Assessoria de Esporte Educacional do Departa-mento Pedagógico e execu-tados pelas Coordenadorias Regionais de Educação, em parceria com as prefeituras municipais e a comunidade escolar gaúcha. As compe-tições de 2016 estão sendorealizadas nas seguintes modalidades esportivas:Atletismo: masculino e fe-minino; Basquetebol: mas-culino e feminino; Xadrez:masculino e feminino; Fut-sal: masculino e feminino;Handebol: masculino e fe-minino;Voleibol:masculinoe feminino.

Alunos da Rede Municipal são destaques nas competições de Atletismo e Vôlei do JERGS

Page 5: Correio Rural 15 de julho de 2016

15 DE juLho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 5

Anos DouradosNestepróximosábado,dia16,às20h30min,acon-

tece o Jantar-Baile Anos Dourados, que comemora os 53 anos da Ação Social Santa Isabel. O evento será animado pelo Fino Trato e Jovem Guarda, com o DJ Dimare, no salão paroquial da igreja Santa Isabel, ave-nida Liberdade, 4º distrito. Maiores informações e re-serva de ingressos pelo fone 3444.1003.

Doação de lonasO Rotary Clube de Viamão, por meio de seu pre-

sidente Alceu Carvalho e de Lauro Cunha, fizeram a entrega de 4 rolos de lona ao prefeito Valdir Bonatto, na tarde desta quarta-feira, dia 13. O Rotary desta for-ma se engajou na mobilização para reparar os danos causados pelo temporal de granizo ocorrido na ma-drugada de segunda-feira, que causou danos a mais de 2 mil residências em Viamão.

ASSOCIE-SE À ACIVI E APROVEITE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE A ENTIDADE OFERECE

No dia 11/07 ocorreu a reunião da Direto-ria Regional Metropolitana da Federasul e a diretoria da Acivi esteve presente. O encon-tro aconteceu no restaurante Cantegril Filés em Viamão e teve como pauta a luta já de-senvolvida há quatro anos para a alteração da praça de pedágio da Concepa em Gravataí para algum ponto após o entroncamento com a E-RS 118, fazendo assim com que o desen-volvimento de importantes áreas industriais dos municípios de Gravataí, Viamão e Alvo-rada prosperem com mais intensidade.

Um grupo representando este pleito (Mo-vimento Livre Acesso à Free Way) se reu-niu nos dias 12 e 13 em Brasília com a direto-ria da Agência Nacional de Transportes Ter-restres (ANTT) e do Ministério dos Transpor-tes para a articulação deste pleito de mudan-ça que já havia recebido uma indicação po-sitiva da Concepa no ano de 2015, porém fi-cou em risco com o aumento da atual conces-são em contrapartida pela construção da no-va ponte do Guaíba.

facebook.com/acivi.viamao

Siga nossa página no Facebook e fique informado sobre os

principais acontecimentos da semana

A Associação Comercial, Industrial e de Ser-viços de Viamão (Acivi) convida você, empre-sário/empreendedor, a se associar à entidade e aproveitar os benefícios oferecidos:

• Representatividade – como consequência da representatividade que exerce na comuni-dade e do respeito e prestígio conquistados ao longo dos anos, a Acivi participa ativamente do desenvolvimento do município constituin-do mais um benefício colocado à disposição dos associados, à medida que servem como elo na defesa de interesses empresariais nos diversos temas e fóruns tratados.

• Espaços para utilização – nossos associa-dos contam com os espaços da entidade para a realização de seus eventos, sejam cursos, reu-niões ou palestras.

• Cursos, eventos e palestras – nossos asso-ciados podem prestigiar eventos organizados pe-la entidade, tendo preferência na participação e contando com alguns descontos exclusivos.

Reunião da Diretoria Regional Metropolitana da Federasul

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

A Prefeitura de Viamão prorrogou as inscrições para o concurso público de ar-quitetura em nível nacional para revitalização da orla e marina da Praia de Itapuã e orla da praia dos passari-nhos. Agora, as inscrições podem ser efetuadas até o dia16deagostoeoprêmiopara o 1º lugar é R$ 10 mil. O concurso tem por objeto a seleção da concepção ur-banística, paisagística e ar-quitetônica mais adequada para a qualificação e revita-lização da região. O autor do projeto premiado poderá ser contratado pelo município

para o desenvolvimento do projeto.

Podem participar pro-fissionais diplomados em arquitetura, legalmente ha-bilitados no CAU, residentes e domiciliados no país, em pleno gozo de seus direitos profissionais. Estão impedi-dos de participar do presen-te Concurso os dirigentes e funcionários, servidores ou empregados, ativos ou aposentados vinculados à Prefeitura de Viamão, os integrantes da coordenação do concurso e da comissão julgadora, consultores ou assessores técnicos, assim

como seus sócios, funcio-nários, chefes diretos ou pa-rentes em primeiro grau.

A proposta deverá ser apresentada de uma até seis pranchas padronizadas em escala que permita a boa compreensão das ideias e soluções técnicas, valendo--se dos recursos gráficos e visuais (CD ou DVD). São critérios básicos de julga-mento: solução inovadorae criativa; valorização da paisagem aberta e do patri-mônio natural; exploração do potencial paisagístico e de lazer oferecidos pela orla (chamamento ao turismo); estímulo às atividades so-cioeconômicas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da orla; acessi-bilidade; sustentabilidade; baixo custo de implantação e manutenção; segurança da

população; integração com o entorno urbanizado; e, identidade visual.

A divulgação do resulta-do final do concurso ocorrerá nodia2desetembrode2016.O vencedor cederá os direitos patrimoniais relativos à pro-posta selecionada, inclusive o fornecimento de todos os da-dos, documentos e elementos de informação pertinentes à concepção e desenvolvimen-to, de modo que o Município possa utilizá-lo de acordo com o previsto no Edital do Concurso e seus anexos, nos termos do art. 111 da Lei Federal n° 8.666/93. 14.2.Oautor da proposta selecio-nada poderá ser convidado para participar do acompa-nhamento dos processos de elaboração do Projeto Básico e Executivo, caso sejam de-senvolvidos.

Prorrogada as inscrições para o concurso de arquitetura da orla de Itapuã

Page 6: Correio Rural 15 de julho de 2016

15 DE juLho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR6

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte

Criado em 2007, o programareúne todas as ativi-dades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Gran-de do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatu-ra e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresen-tações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional,orientadasportrêseixos:transversalida-de, diversidade e acessibilidade.

EDITAIS DE CASAMENTOMaria Clair Machado Guimarães, Oficial Designada do Ofí-cio de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, faz saber que pretendem casar:Edital nº 12016, de 07 de julho de 2016.LOURISON DOS SANTOS SOARES, divorciado, chapeador, e ELIANE DOS PASSOS CALDAS, viúva, empregada doméstica, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 12017, de 07 de julho de 2016.ÁLISSON LUÍS DIAS DOS SANTOS, pedreiro, e SUÉLEN PAIVA MORÉ, do lar, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 12018, de 08 de julho de 2016.GILBERTO ROCHA MONTIER, divorciado, técnico em agroecologia aposentado, e ALCIONE BARBOSA VITORINO, solteira, maior, do lar, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 12019, de 08 de julho de 2016.LUIZ CARLOS LEAL GOMES, servente de obras, e ÂNGELA MARIA FERMINO CARDOSO, do lar, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 12020, de 08 de julho de 2016.ISAÍAS DA SILVA MENGUE, técnico em informática, e FRANCIELE ORESTES, monitora escolar, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 12021, de 08 de julho de 2016.GUILHERME CARDOSO, natural deste Estado, representante comercial, residente em Alvorada, RS, e JHENIFER GONÇALVES, natural do Estado do Paraná, estudante, residente neste Distrito, ambos solteiros, maiores.

Edital nº 12022, de 12 de julho de 2016.ÉDERSON VIEIRA DA SILVA, solteiro, maior, auxiliar administrativo, e KELLY SANTOS DE VARGAS, divorciada, do lar, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 12023, de 12 de julho de 2016.FÁBIO CRISTIANO GOULART DA SILVA e CRISTIANE DA SILVA SANTOS, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, comerciantes, residentes neste Distrito. Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César, 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 30541913. [email protected]

Viamão, 14 de julho de 2016

PENSE COMIGO

Falando sérioEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Roberto Carlos, na segunda estrofe da música Falando Sério, diz:“Vocênãosabe/Maséqueeutenhocicatrizesqueavidafez/Etenhomedodefazerplanos/Detentaresofreroutravez”.

A música é romântica e fala de um relacionamento de amor, mas se aplica a mais coisas dentro de nossa existência. Temos grandes temores de planejar e, assim, vermos a frustração de nos-sos projetos como marcas a se somarem a cicatrizes, as quais vão se acumulando dentro de nossas vidas.

O fato é que chegou a hora de falar sério. A hora de viver com maior autonomia, de buscar realizar coisas possíveis e que não fiquem na dependência do comportamento de pessoas instáveis e agressivas, aquelas que pouco contribuem para que possamos desenvolver uma vida com maior sensibilidade. A hora de viver sem estar ouvindo a todo o instante tons de vozes alterados e in-terlocuções cercadas de críticas e rispidez em considerações que desconsideram o que possa estar sendo dito.

As letras de muitas músicas são pródigas ao poderem ser apli-cáveisparadiversassituações.Nocasodessa,citadaacima,tenhoa visão da sua amplitude para quem quer ser levado a sério, ser ouvido antes de ser criticado, ter a mínima atenção sobre o que está falando antes de ouvir respostas atravessadas e desproposi-tadas, uma vez que não foi permitido nem concluir o que estava sendo dito e já vem o grito, a reclamação, o protesto contra o que se inicia a relatar, dentro de um contexto de racionalidade que pode ser um pouco mais amplo.

Tenho um amigo que diz que algumas pessoas ouvem com a boca, pois mal estamos começando a falar sobre algo e já estão emitindo seus conceitos e rebatendo o que se está a pronunciar. Tenho outra pessoa conhecida que diz que eu enrolo muito, falo demasiado e explico demais, me tornando chato e, por isso, tem pouca paciência para me ouvir. Será?

Pode ser que sim. Mas, falando sério, pouco importa o que possam pensar ou dizer. Cada um de nós tem que definir sua forma de agir. Temos de falar sério com nós mesmos, valorizar e se preocupar em atender àqueles que nos tratam com atenção e carinho, fazendo ouvidos moucos para as manifestações que não são mais de interesse, pois reclamam, ou recriminam, ou criticam.(Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

Consultório MédicoRua Coracy Prates da Veiga, 77 – Viamão – Centro

Fone 3485.1383

Dr. Belmar Andrade – Cremers 4444 Cardiologia

Dra. Irene Menezes – Cremers 4390 Dermatologia

Dra. Michele da Silva – CRN 8083 Nutrição e Auriculoterapia

Dr. Eduardo Dias Lopes – Cremers 9372 Clínica e Cirurgia Geral

Dra. Márcia Michele de Souza – CRP 07/13.731 Psicologia

Exposição

Nopróximosábado,dia16dejulho,éoúltimodiaparaver a exposição Humanas Interlocuções, na Sala dos Poma-res da Fundação Vera Chaves Barcellos, em Viamão.

Para o encerramento da mostra, a FVCB preparou uma programaçãoespecial:alémdavisitamediadacomMarga-rita Kremer, haverá distribuição gratuita de catálogos de ex-posições anteriores.

A FVCB disponibilizará transporte gratuito POA – Via-mão – POA, com saída às 14 horas, em frente ao Theatro São Pedro (Praça da Matriz – Centro de Porto Alegre). As inscri-çõespodemserfeitasatravésdoe-mail:[email protected]:(51)3228.1445|(51)8102.1059.

A Sala dos Pomares situa-se na Avenida Senador Salgado Filho, 8450, parada 54. (Foto de Leopoldo Plentz)

O Sesc Viamão, realizou na quinta-feira, dia 7 de ju-lho, a apresentação do espe-táculo“AMeninadoCabeloVermelho”,daCia.LasBru-jas de Teatro e Feitiços. A peça foi encenada na Escola Stella Maris e teve duas ses-sões, voltadas para alunos da Escola e do próprio Sesc de diversos anos. A peça conta a história de Filó, uma menina com longos cabelos verme-lhos que, quando se põe a pensar no mundo, fica tão leve, tão leve que sai um pou-co do chão. Um belo dia, ela

sai para brincar com sua pipa, engata nos pensamentos e o vento sopra forte, e lá vai ela mundo afora. Em sua aven-tura fantástica, a menina vi-venciará situações de medo, de coragem, amizade e amor.

Ela nem sempre será feliz em suas ideias, mas descobrirá no trabalho em conjunto, na amizade e no respeito às di-ferenças a superação de suas dificuldades e as belezas da diversidade cultural. Diver-sidade, cultura, educação, arte, entretenimento e aven-tura para a construção de um mundo melhor. A peça busca transmitir às crianças

valores como curiosidade e respeito às diferenças de ca-racterísticas físicas, culturais, sociais e raciais entre as pes-soas. Por ser diferente e sem amigos, ela se sente sozinha, em um universo sem cor. Le-vitando em sua imaginação, seu mundo gira em torno de objetos da casa, com os quais elafala“peloscotovelos”emseus devaneios.

Ação social “Dia da Beleza”No dia 20 de junho, o gabinete do vereador Leandro

Aguirre juntamente com Conselho Municipal de Clube de Mães e demais clubes presentes, promoveram uma ação so-cialnaComunidadeTerapêutica“SemeandoLares”,visandoproporcionaro“DiadaBeleza”paraasinternadasquetra-mitam na casa. O evento contou com a presença dos Clu-bes deMães Nossa SenhoraMedianeira; Santa Isabel; N.SenhoradeFátima;NovosCaminhos;N.S.daSaúde,maisaparticipação da Mãe do Ano, Ieda Oliveira, e demais sócias integrantes, assim como ajudas solidárias.

Espetáculo “A Menina do Cabelo Vermelho” foi atração gratuita para estudantes de Viamão

Page 7: Correio Rural 15 de julho de 2016

15 DE juLho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 7

Senac Viamão: cursos de pós-graduação a distânciaO Senac Viamão está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância. São ofertadas

16especializaçõesnasáreasdeeducação,cultura,gestão,administração,negóciosecomunicação.As aulas são realizadas pela internet e, uma vez por semestre, os alunos devem ir ao polo escolhido

entre os 278 distribuídos por todo o Brasil, para exames presenciais. Em Viamão, o polo fica localizado na avenida Reverendo Américo Vespúcio Cabral, 157.

Naespecializaçãoadistância,aavaliaçãodosalunosécontínuaeaconteceaolongodetodasasdisci-plinas. Exercícios on-line, trabalhos individuais, em grupo, além da prova presencial por semestre com-põem o conjunto de instrumentos de avaliação de todos os cursos.

A pós-graduação a distância permite que o aluno concilie seus horários e seu local de estudo com ou-tras atividades. Além de materiais didáticos, publicações e recursos multimídia, o estudante tem acesso, pela internet, à biblioteca virtual, exercícios e vídeo aula. Os professores do Centro Universitário Senac estão à disposição em fóruns para esclarecimento de dúvidas, webconferências, debates ou grupos de discussão com os alunos.

Inscriçõesparapós-graduaçãolatosensuadistância.Período:Até1°/08/2016.Taxadeinscrição:R$20.Informaçõeseinscrições:www.ead.senac.br/posgraduacao

Festival de Tortas no Jardim Krahe

No domingo próximo,dia 17, a partir das 15 ho-ras, ocorre o 10º Festival de TortasdaParóquiaNossaSe-nhora Aparecida, no Jardim Krahe. Bifê livre de tortas dos mais diversos sabores, doces e salgadas. Uma delí-cia. Ingressos limitados a R$ 18,00, podem ser adquiridos na sede da paróquia na ave-nida João Fernando Krahe, 905 ou fazer reserva pelofone3485.6604.

www.bicofinoesaltoalto.com.brPATRICIA ARRUDA PATRICE FRóES

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

Oi, meninas!!!Já falamos dos brilhos metálicos do inverno, mas não ape-

nas as roupas estão em evidência, você pode observar nas vi-trines o brilho lustroso do verniz em muitos sapatos, tomando conta dos nossos pés, e valorizando muitos looks.

O verniz tem o poder de passar sofisticação ao visual, mes-mo que seja um oxford ou uma sapatilha, será uma peça chi-que na medida certa, o verniz é sempre bem vindo, e dá des-taque até mesmo aos looks mais simples, como uma skinny e uma t-shirt, experimente, monte suas combinações.

O verniz com certeza marcará seu visual e, fará bonito nas suas composições inde-pendentes de quais sejam, só precisamos ter um cuidado maior, com esses calçados, evitar arranhá--los, para não ficarem cheios de riscos e marcados.

São encontrados em diferentes modelos, de diversas mar-cas, escolha o que melhor lhe agrada, ou, o que melhor com-bina com você.

Gostaram?Bjs, Patricia Arruda

“Siga-nos no instagram e no facebook, cadastre seu email, e receba as atualizações “

www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Muito verniz em nossos pés!!!

Ótica BrunaOs sócios proprietários da Ótica Viamópolis, em comum acordo, re-

solveram fazer a separação da sociedade e, assim, dar oportunidade à expansão dos negócios.

A cotista Bruna Oriques Rosa de Melo adquiriu o controle da filial do centrodeViamãoeapartirdestesábado,dia16,alojapassaadenomi-nar-seÓTICABRUNA.

Situada na rua Cirurgião Vaz Ferreira, 224, esquina com a rua Fran-ciscoVazFerreiraFilho(frenteàcaixad´água),aÓTICABRUNAconti-nuará oferecendo seus serviços especializados e ampliando o atendimen-to mostrando sempre as últimas novidades no ramo.

Nosdias26e27dejulho,aCDLViamãorealiza-rá o curso Administração Financeira Básica, voltado para colaboradores e empresários da área administra-tivo/financeira.

Em tempos de crise, os empresários precisam ser criativos, para superar aos desafios trazidos pela que-da nas vendas. Este curso foi desenvolvido para auxi-liar no planejamento financeiro da empresa a fim de alavancar as vendas e seu faturamento.

Confira alguns tópicos que serão abordados• Patrimônio–Bens,DireitoseObrigações;• FluxodeInformaçõesnaempresa;• EscrituraçãoeLançamentos;• ReceitasOperacionaiseNão-operacionais;• DespesasOperacionaiseNão-operacionais;• PlanodeContas;• ConciliaçãoBancária;• AdministraçãodasContasaPagareaReceber;• FluxodeCaixa;

• DemonstrativodeResultado.O ministrante do curso, Ubiratan Busato, é for-

mado em administração de Empresas com ênfase em Marketing e Finanças e MBA em Finanças.

InscriçõesabertasnaCDLViamão:513434.2020– [email protected]. Associados CDLpossuem desconto especial!

Curso de Administração Financeira Básica: organizando as finanças em tempos de crise

Page 8: Correio Rural 15 de julho de 2016

15 DE juLho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR8

Grand Prix de Viamão reúne centenas de atletas no Autódromo. Robson Caetano foi atração

O último domingo, 10 de julho, foi de corrida no Au-tódromo Internacional de Tarumã. Só que desta vez os carros deram lugar aos atle-tas. Centenas de esportistas participaram da 2ª edição do Grand Prix de Viamão de Corrida, Caminhada, Dua-thlon e Kangoo Jump.

Antes da largada da pro-va, a organização do evento reproduziu o clima olímpi-co, com um ato simbólico

de revezamento da tocha com alguns dos competi-dores. Um dos destaque da cerimônia foi a presença do ex-atleta e medalhista Olím-pico Robson Caetano da Sil-va, que foi um dos conduto-res da Tocha e o responsável pelo acendimento da pira. Réplicas da Tocha e da Pira Olímpica foram confeccio-nadas especialmente para o evento.

Logo em seguida, a lar-gada foi dada com uma sal-va com mais de 500 tiros e comandada pelo ex-atleta Robson Caetano. Após a lar-gada, o medalhista olímpico correu uma volta no Au-tódromo, juntamente com os competidores. E após, ficou na linha de chegada recepcionando a cada um dos atletas que completava a prova. Robson demonstrou muita simpatia, tirando fo-tos com o público e dando

atenção especial às crianças, durante a corridinha Kids.

O Grand Prix reuniu maisde600pessoas-entreadultos, jovens e crianças - que participaram das provas de corrida, com percursos de 6 km e 9 km; prova decaminhada, com percurso de 3 km; prova de duathlon (6.080mdecorrida/24kmde ciclismo / 3.040 m decorrida); e ainda a categoria Kangoo Jumps, com percur-so de 3 km. A maior equipe de corridas foi a do Profes-sor Márcio Soares, de Via-mão, com 35 atletas, seguida da equipe Banrisul Runners, com 28 atletas.

O Grand Prix de Viamão foi uma realização da LGOE Multieventos, juntamente com a Federação Gaúcha de Triathlon (FGTri), com o apoio da Prefeitura Munici-pal de Viamão e do Governo do Estado.

CATEGORIA KANGOO JuMP FOI DESTAquE: A Categoria Kangoo Jump recebeu mais de 90 atle-tas femininas, que além da participação na competição deram um espetáculo com apresentações especiais du-rante a cerimônia de pre-miação. As maiores equipes foram:StudioKangooJump,de Canoas, com 30 atletas e Kangoozetes, de Caxias do Sul, com 20 atletas.CONFIRA OS VENCE-DORES: Nasprovasdecor-rida, os 9 km foram venci-dos por Mateus Cavalcante (00:31:55)eElisabetiOlivei-raPascoal (00:40:33), enos6kmquem levouamelhorfoi Diego Borges Schardo-sim (00:21:39) e VanessaCostiUghini(00:24:00).Naprova feminina de Kangoo Jumps, com percurso de 3km, a vencedora foi Marlu-ceManosso(00:11:42).


Top Related