doenças cardiovasculares

11
Alimentação e estilos de vida saudáveis: Trabalho realizado por: Daniel Mendes Nº11 Fábio Baptista Nº13 No âmbito do tema geral d e área de projecto da escola: “Educação para a Saúde” Doenças Cardiovasculares

Upload: marisa-almeida

Post on 18-Dec-2014

32.580 views

Category:

Technology


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Doenças Cardiovasculares

Alimentação e estilos de vida saudáveis:

Trabalho realizado por:Daniel Mendes Nº11Fábio Baptista Nº13

No âmbito do tema geral de área de projecto da escola:

“Educação para a Saúde”

Doenças Cardiovasculares

Page 2: Doenças Cardiovasculares

Introdução

Page 3: Doenças Cardiovasculares

O que são as doenças cardiovasculares?

Cardio = Coração Vasculares = Vasos sanguíneos

As doenças Cardiovasculares são doenças que afectam o sistema circulatório, não o permitindo funcionar e bloqueando-o. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal. Na maioria dos casos são originadas pela influência de uma alimentação desequilibrada e à base de gorduras. (Fast food) .

Page 4: Doenças Cardiovasculares

A Trombose é a formação de um coágulo sanguíneo (tromba) numa veia sanguínea. Pode ocorrer quando uma veia é atacada por uma infecção ou um trauma. Se a causa da agressão for uma bactéria, eventualmente a tromba pode se desintegrar. Alternativamente, toda a tromba pode desprender-se, principalmente na origem da infecção e ser carregada através do sistema circulatório até que alcance uma veia sanguínea muito estreita para passar.

Válvula

Fluxo sanguíneo

Coágulo sanguíneo

Se isso acontecer, a tromba prende-se e instantaneamente bloqueia a circulação , um factor conhecido como embolismo. As consequências clínicas de um embolismo depende de onde ele ocorre. Se ocorrer na artéria coronária (artéria do coração) , pode ocorrer um ataque cardíaco.

A Trombose

Page 5: Doenças Cardiovasculares

Factores de risco da Trombose Pessoas com idade superior a 40 anos (a incidência aumenta com a idade);

Obesidade;

Varizes;

Casos anteriores de trombose (carácter recorrente);

Casos anteriores em membros da família (carácter genético);

Pessoas portadoras de anormalidade genética do sistema de coagulação (.

Como Prevenir Não usar roupas e calçado apertado; Não ficar quieto quando se está sentado. Mudar de posição com frequência (facilita a circulação); Evitar cruzar as pernas (dificulta a circulação do sangue); Beber líquidos, como água e sumos (evita a desidratação); Evitar o uso de comprimidos para dormir; Evitar o uso de bebidas alcoólicas (evita sonolência e desidratação); Andar a pé, sempre que possível e seguro; Fazer exercícios com as pernas: movimentos de flexão, extensão e rotação dos pés durante 3 a 4 minutos a cada hora.

Page 6: Doenças Cardiovasculares

Arteriosclerose- A Arteriosclerose é uma doença crónica, de desenvolvimento lento e progressivo.

- Caracterizada pela falta de flexibilidade das artérias, resultante do alargamento e endurecimento das paredes em determinadas zonas do corpo. É mais frequente nos homens e idosos.

- A arteriosclerose atinge as artérias de grande e médio calibre, desencadeada pela acumulação de gordura, cálcio e outras substâncias nas paredes internas das artérias. A zona onde há a acumulação chama-se de placa. Esta reduz o calibre da artéria provocando diminuição da quantidade de sangue que consegue passar e por consequente aumento do esforço do coração para bombear. Este esforço provoca hipertensão arterial.

- A superfície interna da artéria é lisa. Com aterosclerose torna-se irregular, o que constitui um obstáculo à circulação e facilita a formação de coágulos (trombos) no local da placa entupindo totalmente ou parte da artéria diminuindo a passagem do sangue.

Page 7: Doenças Cardiovasculares

Factores de risco da Arteriosclerose

Pessoas com a idade compreendida nos 50 a 70; Sexo masculino até +/- 50 anos. As mulheres após a menopausa igualam; A hipertensão arterial altera a superfície interna das artérias, favorecendo a formação de trombos; O tabaco aumenta de uma forma bastante considerável o risco. Se o doente deixar de fumar melhora a evolução da doença; O colesterol elevado no sangue aumenta o risco de depositar o excesso nas paredes das artérias obstruindo-as;Ingestão de gordura em excesso na alimentação; Hereditariedade (Não é genético mas há uma alteração metabólica em algumas famílias tornando-as mais propensas);Vida sedentária (A actividade física reduz o colesterol e melhora a circulação).

Como prevenir- Evitar sempre que possível alimentos gordurosos (gordura animal) como carne de porco, toucinho, banha de porco, pele de frango, etc. - Evitar cigarro e bebidas alcoólicas em excesso; - Manter uma alimentação balanceada, evitando a obesidade; - Verificar a pressão arterial com freqüência, principalmente após os 40 anos de idade; - Utilizar sempre que possível cápsulas de sementes de uva em pó; - Ingerir frutas e verduras; - Realizar exame de dosagem do colesterol no sangue sempre que possível;

Page 8: Doenças Cardiovasculares

EnfarteEnfarte agudo do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é o processo de morte da parte do músculo cardíaco (coração), por falta da quantidade adequada de nutrientes e oxigénio.

É causado pela redução do fluxo sanguíneo coronário de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas reservas orgânicas.

Lento e silencioso - O enfarte é a consequência de um mal de evolução lenta e silenciosa. Muitos acreditam que seria suficiente levar uma vida saudável para manter o coração saudável. Obviamente, fugir dos factores de risco é um cuidado essencial neste caso. Mas isso não chega. É preciso ter em conta outros factores, como os genéticos. Homens e mulheres com histórico de enfarte na família devem redobrar a atenção.

Page 9: Doenças Cardiovasculares

Factores de risco do Enfarte- Tabagismo ou hábito de fumar.

- Hipertensão arterial.

- Colesterol Elevado.

- Excesso de peso e obesidade.

- Nula prática de exercício físico

- Diabetes (glicose aumentada no sangue).

Como Prevenir

- A prevenção do enfarte do miocárdio tem por base o controlo de todos os factores de Risco abordados acima : diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade, sedentarismo, stress.

- Uma vida saudável com a prática regular de Exercício físico e uma alimentação cuidada são a forma mais eficaz de prevenir o aparecimento de doença.

Page 10: Doenças Cardiovasculares

Conclusão

Page 11: Doenças Cardiovasculares

BibliografiaInternet:http://www.solidariedade.pt/sartigo/index.php?x=266http://www.enfarte.com/enfarte-controlo-dos-factores-de-risco.htmlhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Doenças_cardiovascularesHttp://pt.shvoong.com/medicine-and-health/investigative-medicine/258039-trombose/http://abobado.files.wordpress.com/2008/09/tromboseilustracao-thumb.jpghttp://www.conhecersaude.com/idosos/3052-Arteriosclerose.htmlhttp://www.youtube.com/watch?v=gGrDAGN5pC0&feature=fvsrhttp://www.enfarte.com/ http://www.bancodesaude.com.br/infarto-miocardio/fatores-risco-infarto-agudo-miocardio http://tudoave.com/infarto.htmhttp://www.youtube.com/watch?v=ZfXYjLINRKY&feature=related http://www.saudinha.com/parcerias/revista_imprensa/medicosdeportugal/2007/mp_2007_07_17_617_k.htm