documento de informações fundamentais destinadas aos ... · moeda de referência da classe de...

12
Documento de informações fundamentais destinadas aos investidores – Glossário Termer Definitioner Acordo de recompra Um comprador de um acordo de recompra concorda em fornecer dinheiro a uma contraparte (o receptor do dinheiro ou vendedor) que vende títulos e concorda em recomprar esses títulos ao comprador por uma quantia mais elevada de dinheiro numa data posterior, sendo essa quantia mais elevada o dinheiro emprestado acrescido de um montante adicional (constituindo juros, e conhecido como “taxa repo”). Os títulos vendidos pelo receptor do dinheiro são geralmente designados como “garantia”. Agência de notação Organismo independente, como a Standard &Poor’s, que atribui notação a empresas, bancos e outras instituições financeiras com base na sua capacidade de honrarem os seus compromissos financeiros. Alavancagem Método para alcançar uma maior exposição a um activo subjacente recorrendo a instrumentos financeiros derivados. Uma variação relativamente pequena no valor do activo subjacente pode causar uma grande diferença no valor do instrumento financeiro derivado. Consulte Instrumento financeiro derivado Alpha No contexto dos Subfundos classificados como Alpha Plus, o termo “Alpha” refere-se ao desempenho ajustado ao risco de um investimento. Análise quantitativa Selecção baseada numa análise matemática dos números mensuráveis de uma empresa, como o valor dos activos ou a previsão de vendas. Este tipo de análise não inclui uma avaliação subjectiva da qualidade da gestão. AUD Dólar australiano BRL Real brasileiro Carteira diversificada Carteira que investe numa ampla variedade de empresas ou títulos. CAD Dólar canadiano CHF Franco suíço

Upload: docong

Post on 14-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Documento de informações fundamentais destinadas aos ... · Moeda de referência da classe de acções Moeda em que o Valor Patrimonial Líquido por Acção é expresso. Moeda de

Documento de informações fundamentais destinadas aos investidores – Glossário

Insight + Process = Results

Termer Definitioner

Acordo de recompra Um comprador de um acordo de recompra concorda em fornecer dinheiro a uma contraparte (o receptor do dinheiro ou vendedor) que vende títulos e concorda em recomprar esses títulos ao comprador por uma quantia mais elevada de dinheiro numa data posterior, sendo essa quantia mais elevada o dinheiro emprestado acrescido de um montante adicional (constituindo juros, e conhecido como “taxa repo”). Os títulos vendidos pelo receptor do dinheiro são geralmente designados como “garantia”.

Agência de notação Organismo independente, como a Standard &Poor’s, que atribui notação a empresas, bancos e outras instituições financeiras com base na sua capacidade de honrarem os seus compromissos financeiros.

Alavancagem Método para alcançar uma maior exposição a um activo subjacente recorrendo a instrumentos financeiros derivados. Uma variação relativamente pequena no valor do activo subjacente pode causar uma grande diferença no valor do instrumento financeiro derivado.

Consulte Instrumento financeiro derivado

Alpha No contexto dos Subfundos classificados como Alpha Plus, o termo “Alpha” refere-se ao desempenho ajustado ao risco de um investimento.

Análise quantitativa Selecção baseada numa análise matemática dos números mensuráveis de uma empresa, como o valor dos activos ou a previsão de vendas. Este tipo de análise não inclui uma avaliação subjectiva da qualidade da gestão.

AUD Dólar australiano

BRL Real brasileiro

Carteira diversificada Carteira que investe numa ampla variedade de empresas ou títulos.

CAD Dólar canadiano

CHF Franco suíço

Page 2: Documento de informações fundamentais destinadas aos ... · Moeda de referência da classe de acções Moeda em que o Valor Patrimonial Líquido por Acção é expresso. Moeda de

Documento de informações fundamentais destinadas aos investidores - Glossário

Insight + Process = Results

Classe (s) de acções Classes de acções separadas emitidas em cada Subfundo que podem estar sujeitas a uma estrutura específica de despesas e comissões, a um montante mínimo de subscrição, a uma moeda ou a uma política de dividendos.

CNH Moeda chinesa acessível fora da República Popular da China (RPC) e transacionada, principalmente, em Hong-Kong. O governo da RPC introduziu esta moeda em julho de 2012 para incentivar o comércio e o investimento junto de entidades fora da China. O valor do CNY (nacional) e o valor do CNH (estrangeiro) podem ser diferentes.

CNY A moeda RMB chinesa, acessível internamente na RPC.

Cobrir o Risco/Cobertura de Risco Estratégia que visa compensar ou limitar as perdas decorrentes das variações no preço de um activo detido por um Subfundo.

Consulte Instrumento financeiro derivado

Contratos cambiais a prazo Acordo entre duas partes para cambiar uma moeda por outra a um determinado preço numa data futura. Também conhecido como um forward.

Correlacionados Medida estatística para descrever os movimentos de um activo em relação um ao outro.

Crescimento No contexto dos Subfundos investidos numa carteira com classificação de crescimento: Subfundos que investem preferencialmente em títulos de capital para cujos fundamentos (ou seja, vendas, ganhos, activos) se prevê um crescimento a uma taxa acima da média face ao mercado.

Curta (posição/exposição) Recurso a instrumentos financeiros derivados para gerar um retorno positivo em caso de queda do preço do activo subjacente.

Consulte Longa

CZK Coroa checa

Depósito a prazo Depósito detido numa instituição financeira, normalmente um banco, durante um determinado período de tempo.

Page 3: Documento de informações fundamentais destinadas aos ... · Moeda de referência da classe de acções Moeda em que o Valor Patrimonial Líquido por Acção é expresso. Moeda de

Documento de informações fundamentais destinadas aos investidores - Glossário

Insight + Process = Results

Domicílio O termo “domiciliada” refere-se ao país onde uma sociedade é constituída e onde se situa a sua sede social.

Duração A duração representa a sensibilidade de um título de dívida ou de uma carteira às oscilações das taxas de juro, expressa em anos. Quanto maior a duração, maior o risco de taxa de juro ou a remuneração dos títulos de dívida. Esta é calculada pelo tempo médio em anos necessário para receber pagamento de um título de dívida.

Consulte também Título de dívida, Duração média ponderada, Maturidade

Duração média ponderada A duração média de todos os títulos numa carteira, calculada por ponderação da duração de títulos individuais pelo respectivo volume relativamente à carteira como um todo.

Consulte Duração

Empresas Blue Chip Empresas consideradas pelo Gestor de Investimento como sendo nacionalmente prestigiadas, bem estabelecidas e financeiramente sólidas.

Empresas de média capitalização As empresas de média capitalização são as empresas cuja capitalização bolsista se situa normalmente na capitalização bolsista de empresas do Russell Midcap Index no acto da compra.

Empresas sustentáveis Empresas com uma administração eficaz e gestão superior das questões ambientais e sociais.

Equivalente de caixa Valor mobiliário que pode ser prontamente convertido em numerário, como por exemplo, obrigações de dívida pública de curto prazo, como bilhetes do tesouro, certificados bancários de depósito, fundos do mercado monetário e outros instrumentos do mercado monetário.

Consulte Instrumento do mercado monetário

Estratégia acionista longa/curta Estratégia de investimento que envolve a compra de títulos de capital longos que se prevê virem a valorizar ou que são considerados atractivos e vender títulos de capital que se prevê virem a desvalorizar ou não são considerados atractivos.

Estratégia de cobertura de risco da carteira

Estratégia de investimento que visa beneficiar da compensação dos riscos inerentes noutras partes da carteira.

Page 4: Documento de informações fundamentais destinadas aos ... · Moeda de referência da classe de acções Moeda em que o Valor Patrimonial Líquido por Acção é expresso. Moeda de

Documento de informações fundamentais destinadas aos investidores - Glossário

Insight + Process = Results

Estratégia de crédito Estratégia de investimento que procura beneficiar do investimento em estratégias relacionadas com o crédito. Este pode ser em valor relativo ou abordagem direccional (ou seja, compra de títulos considerados subavaliados e venda curta de títulos considerados sobreavaliados) em instrumentos orientados para o crédito.

Estratégia de valor relativo Estratégia de investimento que visa beneficiar das diferenças de preço de um valor mobiliário comparativamente a outro valor mobiliário relacionado ou ao mercado no seu conjunto.

Estratégia Event-Driven Estratégia de investimento que visa beneficiar da capacidade de compreender a probabilidade de concretização de um acontecimento, (como uma fusão, uma reestruturação de empresa ou uma falência), bem como do período em que este acontecerá.

Estratégia oportunista / macroeconómica global

Estratégia de investimento que baseia a sua decisão de investimento preferencialmente em factores político-económicos a nível mundial (princípios macroeconómicos).

EUR Euro

Eurobond (euro-obrigação) Obrigação emitida numa moeda diferente da moeda do país ou do mercado onde é emitida.

Exposição bruta Valor das posições longa e curta de um Subfundo quando adicionadas, geralmente expresso em percentagem do Valor Patrimonial Líquido.

Consulte Exposição líquida.

Exposição líquida Valor das posições longas menos as posições curtas de um Subfundo, geralmente expresso em percentagem do Valor Patrimonial Líquido.

Consulte Exposição bruta.

Fundo de investimento imobiliário (“REIT” - Real Estate Investment Trust)

Tipo de investimento relacionado com a propriedade e, na maioria dos casos, a gestão de activos imobiliários. Pode incluir, entre outros, imobiliário dos sectores residencial (apartamentos), comercial (centros comerciais, escritórios) e industrial (fábricas, armazéns). Determinados REITs podem também participar em transacções de financiamento imobiliário e noutras actividades de desenvolvimento imobiliário.

Page 5: Documento de informações fundamentais destinadas aos ... · Moeda de referência da classe de acções Moeda em que o Valor Patrimonial Líquido por Acção é expresso. Moeda de

Documento de informações fundamentais destinadas aos investidores - Glossário

Insight + Process = Results

Fundo negociado em bolsa Tipo de investimento que representa um conjunto de títulos que normalmente acompanha o desempenho de um índice e que é negociado numa bolsa de valores.

Fundos de investimento fechados Organismo de investimento colectivo que emite um número fixo de acções.

Futuro Acordo para comprar ou vender um activo numa data futura ou antes dessa data a um preço específico

Garantia / Colateral Bens ou activos dados em garantia de um título de dívida. Esta funcionará como uma garantia para o mutuante em caso de incumprimento por parte do mutuário.

GBP Libra esterlina do Reino Unido

Gerido de forma agressiva Subfundo que é normalmente gerido com menor referência ao índice de referência. Possibilidade de um volume de negócios e de riscos mais elevados.

Gestão de exposição cambial Gestão cambial activa com o objectivo de gerar retornos adicionais.

Gestão eficiente da carteira Uma técnica de investimento que visa reduzir o risco, reduzir o custo ou gerar ganhos ou rendimentos adicionais com um nível de risco consistente com o perfil de risco do Subfundo.

Gestor de investimentos Responsável por decidir sobre a forma como os activos de um Subfundo devem ser investidos de acordo com o Objectivo e a Política de Investimento do Subfundo.

Grau de investimento Geralmente, são títulos de dívida considerados por uma agência de notação de risco de crédito como estando mais aptos a cumprir com as obrigações de pagamento do que os títulos de dívida com “Nível inferior ao grau de investimento”. São classificados com uma notação mínima de BBB-/Baa3 ou superior pela Standard & Poor’s ou Moody’s, respectivamente, ou com classificação semelhante atribuída por outra agência de notação de risco de crédito independente, com base na qualidade de crédito ou no risco de incumprimento por parte do emitente.

Consulte Agência de notação, Nível inferior ao grau de investimento, Título de dívida.

Page 6: Documento de informações fundamentais destinadas aos ... · Moeda de referência da classe de acções Moeda em que o Valor Patrimonial Líquido por Acção é expresso. Moeda de

Documento de informações fundamentais destinadas aos investidores - Glossário

Insight + Process = Results

HKD Dólar de Hong Kong

HUF Forint húngaro

Índice de referência Referência utilizada para avaliar o desempenho, as características de risco ou a composição do Subfundo.

Instrumento financeiro derivado Tipo de investimento que obtém o seu valor do valor e das características de um ou mais activos subjacentes, como um valor mobiliário, um índice ou uma taxa de juro. Estes são alavancados, pelo que uma variação relativamente pequena no valor do activo subjacente pode causar uma grande variação no valor do instrumento financeiro derivado. Também conhecido como derivado.

Consulte Alavancagem

Instrumento financeiro derivado associado a divisas

Um tipo de instrumento financeiro derivado em que o activo subjacente é uma moeda ou uma taxa de câmbio, como um contrato de futuros sobre divisas.

Consulte Instrumento financeiro derivado

Instrumentos do mercado monetário Instrumento normalmente negociado no mercado monetário que é líquido e tem um valor que pode ser determinado com precisão em qualquer altura, por exemplo, bilhetes do tesouro e de autoridades locais e certificados de depósito.

JPY Iene japonês

KRW Won sul-coreano

Liquidez O nível a que um activo pode ser comprado ou vendido no mercado sem afectar significativamente o seu preço.

Longa (posição/exposição) Assumir posições longas ou ter exposição longa significa deter ou comprar um activo.

Consulte Curta

Page 7: Documento de informações fundamentais destinadas aos ... · Moeda de referência da classe de acções Moeda em que o Valor Patrimonial Líquido por Acção é expresso. Moeda de

Documento de informações fundamentais destinadas aos investidores - Glossário

Insight + Process = Results

Maturidade Data em que um título de dívida deve ser reembolsado.

Consulte Título de dívida

Maturidade média ponderada O tempo médio até à maturidade de todos os títulos numa carteira, calculado por ponderação da maturidade de títulos individuais pelo respectivo volume relativamente à carteira como um todo. Quanto maior a maturidade média ponderada, mais tempo os títulos da carteira têm até à maturidade. É normalmente utilizada como simples indicador da sensibilidade da taxa de juro numa carteira de instrumentos do mercado monetário de curto prazo.

Consulte Maturidade

Média ponderada de capitalização bolsista

A média de capitalização bolsista de todos os títulos numa carteira, calculada por ponderação da capitalização bolsista de títulos individuais pelo respectivo volume relativamente à carteira como um todo.

Mercadoria Bens físicos que se inserem numa de duas categorias: mercadorias pesadas, como os metais (ex.: ouro, cobre, chumbo, urânio), diamantes, petróleo e gás; e mercadorias agrícolas, como produtos agrícolas, lã, algodão e géneros alimentícios (ex.: cacau, açúcar, café).

Mercadoria negociada em bolsa Tipo de investimento que acompanha o desempenho das mercadorias individuais ou dos índices de mercadorias e que é negociado numa bolsa de valores.

Consulte Mercadoria

Mercados emergentes Os mercados emergentes são, normalmente, os dos países menos desenvolvidos com um rendimento per capita relativamente baixo, geralmente com um potencial de crescimento económico acima da média, mas envolvendo maior volatilidade e riscos mais elevados do que nos mercados mais estabilizados. Por exemplo, países incluídos em índices como o MSCI Emerging Markets Index.

Moeda de referência da classe de acções Moeda em que o Valor Patrimonial Líquido por Acção é expresso.

Moeda de referência do subfundo Moeda em que os activos de um Subfundo são avaliados para efeitos contabilísticos, não sendo necessariamente a moeda em que as Classes de Acções do Subfundo são denominadas ou a moeda dos investimentos do Subfundo.See Debt Security

Page 8: Documento de informações fundamentais destinadas aos ... · Moeda de referência da classe de acções Moeda em que o Valor Patrimonial Líquido por Acção é expresso. Moeda de

Documento de informações fundamentais destinadas aos investidores - Glossário

Insight + Process = Results

Nível inferior ao grau de investimento Título de dívida classificado com notação inferior a BBB-/Baa3 pela Standard & Poor’s ou Moody’s, respectivamente, ou com classificação semelhante atribuída por outra agência de notação de risco de crédito independente, indicando uma qualidade de crédito reduzida e um risco acrescido de incumprimento por parte do emitente comparativamente aos títulos de dívida notados com “grau de investimento”. Normalmente, proporcionará um rendimento mais elevado para compensar o maior risco de incumprimento por parte do emitente. Também conhecido como obrigação de elevado rendimento.

Consulte Agência de notação, Título de dívida, Grau de investimento

NOK Coroa norueguesa

NZD Dólar neozelandês

Obrigação Brady Obrigação denominada em dólares norte-americanos (USD) emitida pelo governo de países em desenvolvimento ao abrigo do Plano Brady. Tendo recebido o nome do antigo Secretário de Estado do Tesouro dos Estados Unidos, Nicholas Brady, o Plano Brady foi concebido especificamente para ajudar os países da América Latina a liquidar uma parte da sua dívida aos Estados Unidos.

Obrigação com Garantia PObrigação garantida por activos, como um conjunto de hipotecas, que permanecem no balanço do emitente. O titular da “obrigação com garantia” está exposto não só ao não reembolso das dívidas, mas também à saúde financeira do emitente.

OIC Consulte Organismos de investimento colectivo

OICVM OICVM refere-se ao Organismo de Investimento Colectivo em Valores Mobiliários. Os OICVM são um tipo de OIC ou fundo regido pela Directiva 85/611/CE de 20 de Dezembro de 1985, na redacção alterada, ou pela Directiva 2009/65/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 13 de Julho de 2009 sobre a coordenação das disposições legislativas, regulamentares e administrativas respeitantes aos organismos de investimento colectivo em valores mobiliários, na redacção alterada(Directiva OICVM).

Organismos de investimento colectivo Fundo que angaria dinheiro de um número de investidores e reúne-o num fundo que funciona segundo o princípio de diversificação dos riscos.

Page 9: Documento de informações fundamentais destinadas aos ... · Moeda de referência da classe de acções Moeda em que o Valor Patrimonial Líquido por Acção é expresso. Moeda de

Documento de informações fundamentais destinadas aos investidores - Glossário

Insight + Process = Results

Países fronteira São os países menos desenvolvidos de todos os países de mercados emergentes. Por exemplo, países incluídos em índices como o MSCI Frontier Market Index.

PLN Zloty polaco

Prémio de risco do negócio A diferença entre o preço de mercado actual das acções de uma empresa-alvo e o preço oferecido por uma empresa adquirente pelas acções da empresa-alvo para compensar o risco de não concretização do negócio. Empresa-alvo é uma empresa que está ou pode vir a estar envolvida numa fusão ou noutra actividade empresarial.

Produto estruturado Tipo de investimento baseado num cabaz de títulos subjacentes, como títulos de capital e de dívida e instrumentos financeiros derivados, em que o retorno está indexado ao desempenho dos títulos subjacentes ou índice.

Consulte Título de capital, Título de dívida, Instrumento financeiro derivado

Programas China-Hong Kong Stock Connect

Programas de transacção de títulos e associados à compensação que visam proporcionar um acesso mútuo ao mercado de acções entre a China Continental e Hong Kong.

Retorno absoluto Valorização ou desvalorização (expressa em percentagem do Valor Patrimonial Líquido) alcançada pelo Subfundo ao longo de um determinado período de tempo por oposição ao retorno relativo, que se refere a um retorno alcançado por um Subfundo ao longo de um determinado período de tempo comparativamente ao respectivo índice de referência ou a qualquer outra medida.

Risco de extensão Risco de a subida das taxas de juro vir a abrandar a taxa a que os empréstimos de um conjunto serão pagos, retardando assim o reembolso do capital aos investidores.

Risco direccional Risco de desempenho inferior ao do índice de referência pelo facto de o Subfundo não ter exposição directa a um valor mobiliário, sector ou país em particular que o valorize.

RMB Renminbi, a moeda oficial da República Popular da China (RPC); utilizado para indicar a moeda chinesa transaccionada nos mercados do renminbi onshore (CNY) e offshore (CNH) (principalmente em Hong Kong).

Page 10: Documento de informações fundamentais destinadas aos ... · Moeda de referência da classe de acções Moeda em que o Valor Patrimonial Líquido por Acção é expresso. Moeda de

Documento de informações fundamentais destinadas aos investidores - Glossário

Insight + Process = Results

RPC A República Popular da China e para os fins do presente excluindo Hong-Kong, Macau e Taiwan.

RQFII Um investidor institucional estrangeiro qualificado em renminbi, em que é atribuída uma quota de investimento ao Gestor de Investimentos para investir directamente em títulos nacionais da RPC nos termos dos Regulamentos sobre RQFII.

SEK Coroa sueca

SGD Dólar de Singapura

Subfundo Um fundo com um conjunto separado de activos e passivos com o seu próprio objectivo e política de investimento e moeda em que é denominado.

Swaps sobre acções Um contrato de derivados no qual uma contraparte transfere o desempenho económico total, incluindo as receitas provenientes de juros e de comissões, os lucros e perdas resultantes dos movimentos de preços e as perdas de crédito, de uma obrigação de referência para outra contraparte.

Taxa de remuneração isenta de risco A taxa de remuneração isenta de risco representa o rendimento esperado de um investimento reconhecido como isento de risco. Por exemplo, a taxa de juro sobre disponibilidades ou títulos de curto prazo, como os bilhetes do Tesouro norte-americano, é muitas vezes referida como a taxa de remuneração isenta de risco

TBA (To-Be-Announced) Contrato a prazo incidindo sobre um conjunto genérico de hipotecas. Os conjuntos específicos de hipotecas serão anunciados e aplicados antes da data de entrega.

Título convertível Tipo de investimento (ex.: obrigação) que pode ser trocado por determinado número de acções normalmente da empresa emitente, a um preço ou data pré-fixados.

Título de capital Tipo de investimento que representa uma participação numa empresa. A exposição a acções pode ser obtida através do investimento em acções, certificados de depósito, warrants e outros direitos de participação. A exposição a acções pode ser também alcançada, embora de forma limitada, através do investimento em títulos convertíveis, títulos de índices, títulos de participação e títulos com uma componente de retorno indexada ao desempenho de acções.

Page 11: Documento de informações fundamentais destinadas aos ... · Moeda de referência da classe de acções Moeda em que o Valor Patrimonial Líquido por Acção é expresso. Moeda de

Documento de informações fundamentais destinadas aos investidores - Glossário

Insight + Process = Results

Título de dívida O título de dívida inclui uma série de investimentos, sendo os mais comuns os de obrigações, em que uma parte (comprador) empresta dinheiro a outra parte (emitente) em troca do direito de receber um pagamento de taxas de juro (cupão) e, na maturidade, o capital ou o valor nominal. Os títulos de dívida podem ser classificados de acordo com o tipo de taxa de juro paga (taxa fixa ou variável) e o tipo de emitente (empresa ou governo). Os títulos de dívida incluem, por exemplo, obrigações, obrigações sem garantia e títulos de capital.

Consulte Maturidade

Título de dívida indexado à inflação Título de dívida cujos pagamentos são ajustados periodicamente consoante um índice de inflação publicado pelo governo.

Consulte Título de dívida

Título de dívida sem notação Título de dívida ao qual não foi atribuída qualquer notação por uma agência de notação de risco de crédito reconhecida.

Consulte Agência de notação, Título de dívida

Título do tesouro norte-americano Título de dívida emitido pelo governo norte-americano.

Títulos garantidos por hipotecas Um tipo específico de títulos garantidos por activos em que os activos subjacentes são hipotecas incluindo, entre outras, hipotecas residenciais e comerciais. Os títulos garantidos por hipotecas podem ser governamentais (criados por organismos paragovernamentais dos EUA) ou não governamentais (criados por instituições privadas).

Valor Os Subfundos que investem em carteiras orientadas para o valor são Subfundos que investem preferencialmente em acções negociadas com um desconto relativamente aos respectivos fundamentos (ou seja, vendas, ganhos e activos), sendo por conseguinte consideradas subavaliadas.

Valor mobiliário Instrumento negociável que representa um valor financeiro. Os títulos são globalmente classificados como: acções (acções de empresas e outros títulos equivalentes a acções de empresas); títulos de dívida (obrigações ou outras formas de dívida titularizada) e quaisquer outros títulos negociáveis que confiram o direito à compra desses valores mobiliários através de subscrição ou troca.

Consulte Acção, Título de dívida e Instrumento financeiro derivado

Page 12: Documento de informações fundamentais destinadas aos ... · Moeda de referência da classe de acções Moeda em que o Valor Patrimonial Líquido por Acção é expresso. Moeda de

Documento de informações fundamentais destinadas aos investidores - Glossário

Insight + Process = Results

Volatilidade Medida estatística da variação do preço de um determinado valor mobiliário ou Subfundo. Normalmente, quanto maior a volatilidade, maior o risco inerente ao valor mobiliário ou ao Subfundo.

Warrant Tipo de investimento que confere ao titular o direito, mas não a obrigação, de comprar títulos, tais como acções, a um preço acordado numa data futura.

Yankee Bond Obrigação denominada em dólares norte-americanos que é emitida nos Estados Unidos por empresas e bancos estrangeiros.