disturbios alimentares

13
Flora Cardoso Joana Vieira 9ºB

Upload: jessicassuncao

Post on 03-Jul-2015

2.008 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

É um trabalho sobre distúrbios alimentares.

TRANSCRIPT

Page 1: Disturbios alimentares

Flora Cardoso

Joana Vieira9ºB

Page 2: Disturbios alimentares

O que são?;

Anorexia;

Bulimia;

Ortorexia;

Compulsão alimentar.

Page 3: Disturbios alimentares

São doenças psiquiátricas estando na sua origem a interacção de factores psicológicos, biológicos, familiares e socioculturais.

Caracterizam-se, fundamentalmente por alterações significativas do comportamento alimentar.

Ocorrem predominantemente nos países industrializados.

Afectam sobretudo as mulheres jovens.

Page 4: Disturbios alimentares

É um transtorno alimentar em que a pessoa priva-se de se alimentar, levando-a a um emagrecimento a níveis abaixo do peso mínimo normal. Essas pessoas, na maioria mulheres, têm plena convicção de que são gordas e a ideia de virem a ganhar gramas, as apavora e gera angústia.

A Anorexia Nervosa faz com que a vivência da forma do corpo seja distorcida e gera sofrimento.

Page 5: Disturbios alimentares

Consequências secundárias: se a família não intervir a tempo, o anoréxico pode colocar em risco sua própria vida. Seja pela debilidade provocada ao organismo, seja por meio do suicídio. Por isso, é preciso ficar de olho.

ALERTA: emagrecimento rápido, desculpas frequentes para não comer, ingestão apenas de frutas e legumes, agressividade e isolamento social, prática exagerada de exercícios físicos, consumo excessivo de laxantes e diuréticos.

Page 6: Disturbios alimentares

É o transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de "orgias alimentares", no qual o paciente come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome. O paciente perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.

Page 7: Disturbios alimentares

Um bulímico é um paciente com vergonha de seu problema, com sentimento de inferioridade e auto-estima baixa. O paciente reconhece o absurdo de seu comportamento, mas por não conseguir controlá-lo sente-se inferiorizado, incapaz de conter a si mesmo, por isso vê a si como uma pessoa desprezível. Procura esconder dos outros seus problemas para não o desprezarem também.

Page 8: Disturbios alimentares

A ortorexia é um transtorno alimentar recentemente diagnosticado, que surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come. Ao contrário da anorexia ou bulimia, a pessoa permite-se comer, mas fica tão obcecada com o que come que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta.

Page 9: Disturbios alimentares

Os sinais de ortorexia são:

Examinar cada pormenor do que se encontra em cada alimento;

Só permitir alimentos saudáveis;

Não conseguir comer uma refeição preparada por outra pessoa;

Observar e comentar a maneira como outras pessoas preparam a comida;

Preocupar-se ao comer qualquer coisa que possa não ser “boa” para si;

Perder muito peso recentemente sem seguir conscientemente uma dieta;

Page 10: Disturbios alimentares

A compulsão alimentar é um transtorno alimentar comum, em que um indivíduo consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só, ou «depenica» constantemente, mesmo quando não tem fome ou se sente fisicamente desconfortável por comer tanto.

Page 11: Disturbios alimentares

Ao contrário do que acontece em outros distúrbios alimentares, como a bulimia nervosa, a pessoa não provoca os vómitos, não toma laxantes e diuréticos. Mesmo sem fome, a pessoa acaba por comer exageradamente, sempre. Nas crises, acontece um desequilíbrio nos mediadores que controlam a saciedade, aquela sensação de que já estamos com o estômago cheio. Por isso a pessoa não consegue parar de comer e depois fica arrependido, com a sensação de culpa, tristeza, fracasso e arrependimento por ter perdido o controle de si mesmo.

Page 12: Disturbios alimentares

A alimentação é um dos factores que mais interfere na nossa saúde, por isso uma boa alimentação deve ser equilibrada, completa, variada, que inclua o elemento mais vital do organismo, a água, e com os nutrientes adequados a cada organismo e saúde.

Os aspectos físicos da adolescência são os componentes da puberdade vivenciados de forma semelhante por todos os indivíduos. Quanto às dimensões psicológica e social, estas são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, sendo singulares até mesmo para cada indivíduo.

Actualmente o conceito mais aceite é o de que não existe adolescência e sim adolescências em função do politico, do social, do momento e do contexto em que está inserido o adolescente. A adolescência guarda ainda especificidades em termos de género, classe e etnia.

Page 13: Disturbios alimentares

http://disturbiosalimentare.no.comunidades.net/

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=disturbios%20alimentares&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=1276&bih=812&wrapid=tlif130643760030921&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi

http://www.psicosite.com.br/tra/ali/bulimia.htm

http://www.google.pt/search?q=bulimia&um=1&hl=pt-PT&biw=1276&bih=812&tbm=isch&tbas=0&source=lnt&sa=X&ei=laXnTcPkJ4uYhQfF2fi1Cg&ved=0CAwQpwUoAA

http://www.nutricionistacarol.com/2011/01/tcap-transtorno-da-compulsao-alimentar.html

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&biw=1259&bih=812&q=sinais%20compuls%C3%A3o%20alimentar&gs_sm=e&gs_upl=3105l5180l0l7l7l0l0l0l0l234l1044l2.4.1&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi