disciplina - proeadead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/geografia_par_uab/fasciculos... · disciplina...

20
Antonio Albuquerque da Costa Paulo Sérgio Cunha Farias Formação Territorial do Brasil DISCIPLINA Sobre o território brasileiro: como teorizar a sua formação à luz dos conceitos da Geografia Autores aula 01 Fo_Te_A01_ML_080710.indd Capa1 Fo_Te_A01_ML_080710.indd Capa1 08/07/10 11:40 08/07/10 11:40

Upload: doanphuc

Post on 06-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Antonio Albuquerque da Costa

Paulo Sérgio Cunha Farias

Formação Territorial do BrasilD I S C I P L I N A

Sobre o território brasileiro: como teorizar a sua formação à luz dos

conceitos da Geografi aAutores

aula

01Fo_Te_A01_ML_080710.indd Capa1Fo_Te_A01_ML_080710.indd Capa1 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 2: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Governo Federal

Presidente da RepúblicaLuiz Inácio Lula da Silva

Ministro da EducaçãoFernando Haddad

Secretário de Educação a Distância – SEEDCarlos Eduardo Bielschowsky

Coordenador de EdiçãoAry Sergio Braga Olinisky(UFRN)

Projeto Gráfi coIvana Lima (UFRN)

Revisoras Tipográfi casAdriana Rodrigues Gomes (UFRN)

Margareth Pereira Dias (UFRN)Nouraide Queiroz (UFRN)

Arte e IlustraçãoAdauto Harley (UFRN)Carolina Costa (UFRN)

Heinkel Hugenin (UFRN)Leonardo Feitoza (UFRN)

DiagramadoresIvana Lima (UFRN)Johann Jean Evangelista de Melo (UFRN)José Antonio Bezerra Junior (UFRN)Mariana Araújo de Brito (UFRN)Vitor Gomes Pimentel (UFRN)

Revisora de Estrutura e LinguagemRossana Delmar de Lima Arcoverde (UFCG)

Revisora de Língua PortuguesaMaria Divanira de Lima Arcoverde (UEPB)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

ReitorJosé Ivonildo do Rêgo

Vice-ReitoraÂngela Maria Paiva Cruz

Secretária de Educação a DistânciaVera Lúcia do Amaral

Universidade Estadual da Paraíba

ReitoraMarlene Alves Sousa Luna

Vice-ReitorAldo Bezerra Maciel

Coordenadora Institucional de Programas Especiais – CIPEEliane de Moura Silva

Ficha catalográfi ca elaborada pela Biblioteca Central - UEPB

910.9

C837f Costa, Antônio Albuquerque da.

Formação Territorial do Brasil/ Antônio Albuquerque da Costa; Paulo Sérgio Cunha

Farias. – Campina Grande: EdUEP, 2009.

385 p.: il.

ISBN: 978-85-7879-050-9

1. Geografi a - Brasil. 2. Geografi a – Estudo e Ensino. I. Farias, Paulo Sérgio Cunha.

II. Titulo.

21. ed. CDD

Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) – UFRN

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser utilizada ou reproduzida sem a autorização expressa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Capa2Fo_Te_A01_ML_080710.indd Capa2 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 3: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil 1

1

2

Apresentação

Prezado(a) aluno(a) iniciamos aqui nossos estudos sobre a disciplina intitulada Formação Territorial do Brasil. Vamos discutir como o país no qual moramos e pelo qual temos o sentimento de pertencimento e, portanto, de identidade, foi sendo construído ao longo

dos mais de 500 anos de sua história.

Partiremos, assim, da desmistifi cação que envolve o território nacional como se fosse uma dádiva natural, como se realmente o Brasil já tivesse surgido “gigante pela própria natureza”, com suas fronteiras defi nidas, tais como hoje se apresentam.

Na verdade, a dimensão continental do Brasil foi fruto de processo complexo que envolveu confl itos e anexações territoriais e não um presente da natureza para o seu povo. As delimitações de suas fronteiras é o resultado de um longo processo histórico que só adquiriu os contornos atuais no século XX, com os acordos fi rmados pela diplomacia brasileira, que teve à frente o Barão do Rio Branco.

Esperamos que no transcorrer das doze aulas que totalizam esta disciplina vocês não acumulem dúvidas, façam leituras atenciosas e realizem todas as atividades. Todo este seu empenho são pré-requisitos importantes para uma boa aprendizagem e o seu sucesso na disciplina.

Lembramos ainda que você não está sozinho nesta empreitada, pois você pode e deve contar com a ajuda de tutores e professores sempre que precisarem de algum esclarecimento. E não esqueça que por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), você pode manter contato e participar dos fóruns para ampliar e aprofundas as discussões sobre os assuntos estudados nesta disciplina.

A sua aprendizagem e o seu sucesso foi o eixo norteador para a elaboração de nossas aulas, as quais tivemos o máximo de carinho e de dedicação quando escrevemos cada texto e elaboramos cada atividade, com o intuito de tornar a leitura agradável e com o máximo de aproveitamento. Nosso alvo foi exclusivamente você. Nossa meta é dar-lhe uma formação concisa e torná-lo(la) um profi ssional capacitado. Sucesso!

ObjetivosCom esta aula, esperamos que você:

Perceba o território nacional como um espaço historicamente conquistado e apropriado através de ações humanas.

Conheça a existência dos vários conceitos de território e entenda a escolha do conceito a ser trabalhado na disciplina a partir de sua melhor adequação ao presente estudo.

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo1Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo1 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 4: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil2

Atenção

Todos os termos de glossário destacados nas p. 2, deverão ser consultados na p.15.

Iniciando nossa conversa

Nesta primeira aula, antes de iniciarmos discutindo os processos econômicos, políticos, culturais e sociais responsáveis pelas defi nições de nossas fronteiras, achamos mais conveniente partir do conceito de território, que é uma das categorias

de análise da Geografi a.

A Geografi a distingue-se de outras ciências sociais pela forma como estuda a sociedade. Seus estudos se centralizam na relação que as sociedades estabelecem entre si e com a natureza, ou seja, através de sua organização espacial.

Desta forma, o espaço, produzido pela sociedade é o enfoque central da Geografi a. Porém atrelado a esta categoria de análise estão outras, que guardam íntimas relações ente si e que também dizem respeito à forma como a sociedade se espacializa, ou seja, se organiza e se apropria da natureza. São estas outras categorias da Geografi a: Território, Região, Paisagem e Lugar.

Considerando o objetivo de nossa disciplina vamos nos ater a categoria Território, porém deixando claro que todas as demais categorias de análise geográfi ca guardam forte relação e uma quase inseparabilidade entre si.

O território na concepção que utilizaremos nessa disciplina refere-se ao território do Estado-Nação sob o qual tanto a história quanto a geografi a tiveram signifi cativas contribuições ao forjarem o sentimento de pertencimento, a formação de uma identidade nacional e a afetividade que a população deveria dedicar ao solo pátrio.

Tal noção de território, associada ao Estado-Nação, é a que mais fortemente tem sido assimilada, seja no senso comum, seja a partir dos próprios estudos geográfi cos e mais especifi camente, o político. Porém não é a única forma possível de o território e as territorialidades serem estudadas, percebidas e vivenciadas. Há territórios que não apresentam o caráter permanente nem na escala dos Estados-nacionais.

Não podemos esquecer que no território nacional, outros territórios também se fazem presentes, muitas vezes, com territorialidades móveis em periodicidades cíclicas. Os centros urbanos, sobretudo, das grandes metrópoles apresentam uma complexa rede de territorialidades, como o das gangues, do crime organizado, das prostitutas, dos camelôs, dos “fl anelinhas” etc., as quais, embora sejam um importante objeto do estudo da Geografi a, não serão enfocadas em nossas conversas nesta disciplina.

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo2Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo2 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 5: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil 3

Atividade 1

Vamos nos situar

Observe no mapa político da América do Sul e responda:

a) Quais são os países com os quais o Brasil faz fronteira e quais os países, que mesmo situados na América do Sul, não se limitam com o Brasil?

b) Antes da ocupação da América pelos europeus a partir de 1492 estes territórios e estas fronteiras já estavam defi nidos? Refl ita sobre a formação desses territórios e a existência dessas fronteiras e justifi que sua resposta.

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo3Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo3 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 6: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil4

sua

resp

osta

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo4Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo4 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 7: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil 5

Espaço vital

Teoria formulada pelo geógrafo Friedrich Ratzel com vistas na expansão do território Alemão. Diz respeito ao espaço onde as necessidades, relativas à dominação territorial, recursos minerais, etc., desse povo seriam realizadas.

Ratzel

Refere-se ao geógrafo e etnógrafo alemão Friedrich Ratzel, considerado o pai do determinismo geográfi co e importante sistematizador da ciência geográfi ca.

Etnocêntrica

Concepção que privilegia os valores do grupo social que serve como referência. O grupo social se ver com centro de tudo e de todos e pensa o mundo a partir desses seus valores, os únicos que considera aceitáveis.

Continuando nossa conversa...

Estudar o conceito de território para entender a formação territorial do Brasil

O conceito de território não é de uso exclusivo da Geografi a, ele está presente tanto no campo das Ciências Naturais quanto no das Ciências Sociais.

No campo das Ciências Naturais, o território é defi nido como uma área de infl uência e domínio de uma espécie animal, que exerce o domínio da mesma de forma mais intensa no centro e que perde esta intensidade ao se aproximar da periferia, onde passa a concorrer com o domínio de outras espécies. Esse conceito é muito usado nos estudos dos biólogos.

Nas Ciências Sociais, o conceito de território se caracteriza pela polissemia. Contudo, a multiplicidade dos conceitos nesse campo de investigação cientifi ca se enquadra em duas grandes vertentes interpretativas ou concepções de território: a concepção naturalista e a concepção etnocêntrica.

A concepção naturalista aborda o território num sentido físico, natural, como algo inerente ao próprio homem, quase como se ele fosse uma continuidade do seu ser, como se o homem tivesse uma raiz na terra – o que seria justifi cado, sobretudo, pela necessidade do território, de recursos, para a sua sobrevivência biológica. Esta visão levou muitos a defender a tese de que teríamos uma “impulsão inata” para a conquista de territórios, e que o crescimento de uma civilização, de seu “espaço vital”, como se expressou Ratzel em certo momento de sua obra, estaria diretamente relacionado à expansão territorial.

Outra variante da interpretação naturalista do território é a que se relaciona aos campos dos sentidos e da sensibilidade humana. Estes, segundo esta concepção, seriam moldados praticamente pela “natureza ou pela paisagem”. Esta visão sobrevaloriza e praticamente naturaliza uma ligação afetiva, emocional, do homem com o espaço. Nela, o território é um imperativo, não tanto para a sobrevivência física dos indivíduos, mas, sobretudo, para o “equilíbrio” e a harmonia homem-natureza, onde cada indivíduo social estaria profundamente enraizado a um “lugar” ou uma paisagem, com a qual particularmente se identifi ca.

A concepção etnocêntrica de território considera o território como uma construção puramente social. Esta, por sua vez, poderia advir tanto de um domínio material sobre o espaço, decorrente do poder de uma classe econômica ou de um grupo político dominante, como de sua apropriação simbólica, a partir da identidade que cada grupo cultural “livremente” constrói no espaço em que vive.

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo5Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo5 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 8: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil6

Atenção

Todos os termos de glossário destacados nas p. 6, deverão ser consultados na p.16.

Como pontos comuns entre as duas concepções de território nas Ciências Sociais podemos observar que o território é sempre visto muito mais dentro das dimensões política e cultural do que a partir da dimensão econômica.

Na tradicional Geografi a Política, Sousa (1995, p. 84) mostra que o conceito de território surge como um espaço concreto, com seus atributos sociais e naturais apropriados por um grupo social. Desde a gênese da Geografi a como ciência, no século XIX, até recentemente, o conceito de território esteve restrito aos limites do Estado-Nação, confundindo-se, assim, com o território nacional.

Atualmente, os geógrafos assimilaram novas vertentes teóricas, notadamente a partir dos estudos de Michel Foucault sobre as micro-políticas, nos quais o referido fi lósofo expõe as diversas redes de poderes, em múltiplas escalas, que existem na sociedade. Desta forma, o conceito de território ganhou abrangência e se fertilizou, tornando-se uma importante ferramenta para a compreensão das diversas relações de poder que demarcam fronteiras no espaço geográfi co.

É comum ouvirmos falar hoje sobre o enfraquecimento do Estado-Nação, mas o que signifi ca isso, então? Signifi ca que com o processo de globalização houve a implantação das políticas neoliberais para facilitar a livre circulação do capital fi nanceiro. Desta forma o poder político do Estado se defronta com as instituições multilaterais que deixam os Estados-nacionais, sobretudo aqueles mais pobres, reféns dessas instituições e dos grandes conglomerados econômicos que atuam em seus territórios, assim, embora o Estado-Nacional continue a existir, deixar de atuar e se fazer presente em vários setores da vida da nação, o que abre espaço para que novas territorialidades com escalas espaciais e temporais diversas possam se manifestar.

O território pode ter um caráter permanente, a exemplo do território brasileiro, ou mesmo os territórios dos vários estados que compõem a federação brasileira, mas também podem ter uma existência cíclica ou temporária, a exemplo dos territórios da fé dos encontros religiosos realizados na cidade de Campina Grande-PB, por ocasião do Encontro para Nova Consciência, durante o período carnavalesco.

Lembrete – Nesta primeira aula achamos de fundamental importância envolvê-lo numa discussão mais conceitual sobre território, categoria geográfi ca que servirá como fi o condutor na análise de todo o processo de construção do que hoje é o Estado-Nação Brasil, e que nos fundamentará teoricamente nesta disciplina que começamos a estudar.

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo6Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo6 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 9: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil 7

Atividade 2

O que o mapa nos diz?

Vamos refl etir sobre as questões territoriais antes da existência dos países que hoje compõem as Américas.

Observe o mapa das Américas a seguir. Nele está simplifi cadamente representada a distribuição dos grupos indígenas antes da chegada dos colonizadores europeus.

a) Os territórios indígenas nas Américas eram territórios naturais? Por quê?

b) Comparando a cartografi a das territorialidades indígenas das Américas antes do descobrimento com os territórios dos Estados-Nação de hoje, pode-se afi rmar que este foi um processo de territorialização/desterritorialização? Por quê?

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo7Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo7 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 10: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil8

sua

resp

osta

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo8Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo8 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 11: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil 9

Atividade 3

Vamos refl etir um pouco mais...

No mapa abaixo estão os seis maiores países do mundo, com dimensões consideradas continentais.

a) Países como a Rússia e a China são verdadeiros mosaicos étnicos e culturais. Como podemos explicar tal diversidade nesses imensos territórios? Podemos relacionar tais aspectos ao processo de formação desses estados-nação? Comente.

b) O Canadá, os Estados Unidos, o Brasil e a Austrália, países de dimensões continentais, todos foram colônias. Podemos afi rmar que na formação de seus territórios o processo se deu de forma simples e pacífi ca já que estes espaços eram vazios e propícios à expansão dos colonizados? Justifi que sua resposta.

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo9Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo9 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 12: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil10

sua

resp

osta

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo10Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo10 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 13: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil 11

ResumoComo foi possível ver nesta aula:

a) O território brasileiro é o resultado de um processo histórico que teve início com a vinda dos portugueses no início do século XVI.

b) A construção do território brasileiro se deu com a desterritorialização dos povos indígenas que habitavam todas as terras que se transformaram no que hoje é o Brasil, mas também através das disputas entre portugueses e espanhóis e, após a independência do país, entre o Brasil com as nações fronteiriças.

c) Entendemos que para iniciarmos esta discussão sobre a formação do território brasileiro é importante conhecer e apreender o conceito de território nas diversas abordagens e saber que, embora haja outras formas territoriais além do Estado-Nação, é sobre este que iremos nos dedicar nessa disciplina, desmistifi cando a idéia naturalizante que a ele está associada, para percebê-lo como uma construção social.

Leituras complementares Sugerimos como leituras fundamentais para o aprofundamento da conversa que tivemos

sobre o conceito de território nesta aula:

ANDRADE, Manuel Correia de. Territorialidades, desterritorialidades, novas territorialidades: os limites do poder nacional e do poder local. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. de; SILVEIRA, M. L.Território, globalização e fragmentação. 2 ed. São Paulo: Hucitec/ANPUR, 1996, p. 213-220.

O autor aborda em capítulo da obra organizada por Milton Santos, Maria Adélia de Souza e Maria Laura Silveira, entre outras questões relativas à temática da nossa primeira aula, o conceito de território nas Ciências Naturais e nas Ciências Sociais, especialmente na Geografi a. Além disso, faz uma profícua análise sobre questões territoriais no Brasil em tempos de globalização.

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo11Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo11 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 14: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil12

HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. Niterói: EdUFF; São Paulo: Contexto, 2002.

Este geógrafo, entre temas, conceitos e teorias das Ciências Sociais e da Geografi a em particular, aborda, nesta obra, as concepções naturalista e etnocêntrica do território.

______. O mito da desterritorialização: do fi m dos territórios à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

O autor, nesta obra longa e profunda, entre tantas questões atuais relativas ao território, analisa o seu conceito em diversas perspectivas: materialistas, idealistas, integradora e na visão relacional em Sack e Raffestin.

SOUZA, Marcelo Lopes de. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná E. de; COSTA, Paulo César da C.; CORRÊA, Roberto L. Geografi a: conceitos e temas. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003, p.77-116.

Em capítulo dessa obra que aborda conceitos e temas (em diversas escalas) da geografi a, o autor trata do conceito de território na Geografi a e defende que existem territórios em diversas escalas espaciais e temporais.

Sugerimos ainda o fi lme “Dança com lobos” produzido e estrelado por Kevin Costner, que mostra o avanço das fronteiras estadunidense para o oeste sobre as terras indígenas, processo confl ituoso de expansão territorial dos Estados Unidos da América, no qual os colonizadores se territorializaram em detrimento da desterritorialização dos povos nativos. Além da problemática territorial o fi lme tem uma rica abordagem cultural.

Ficha TécnicaTítulo Original: Dance With WolvesGênero: DramaTempo de Duração: 180 minutosAno de Lançamento (EUA): 1990Estúdio: Majestic Film / Tig ProductionsDistribuição: MGM / Orion Pictures CorporationDireção: Kevin Costner

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo12Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo12 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 15: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil 13

1

Informações Técnicas

Título Original: Guerra de Canudos

País de Origem: Brasil

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 169 minutos

Ano de Lançamento: 1997

Estúdio/Distrib.:

Direção: Sérgio Rezende

AutoavaliaçãoA partir dos comentários que faremos a seguir, teça seus comentários sobre as questões

que seguem as quais ajudarão você a avaliar sua aprendizagem e identifi car os pontos que precisam ser melhorados.

Observe nos mapas apresentados que o Alasca pertence aos Estados Unidos, embora se encontra bem ao norte na fronteira com o Canadá, da mesma forma a Guiana Francesa que está na América do Sul é um departamento francês. Com base no seu aprendizado sobre o conceito de território que conclusões você pode tirar a respeito desse conceito com esses exemplos.

No fi lme Guerra de Canudos podemos ver a luta pela manutenção da territorialidade de uma parte da população pobre e excluída do Nordeste brasileiro. Confl ito cujo êxito de resistência frente ao exército da republica é atribuído ao conhecimento dos “rebeldes” sobre território. Fato real que utilizamos como exemplifi cação de um território de pequena escala espacial e temporal.

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo13Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo13 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 16: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil14

2Considerando que o território se defi ne pela relação de poder que um grupo exerce sobre o espaço, podemos afi rmar que no Brasil colônia havia de fato um território brasileiro? Justifi car sua resposta.

ReferênciasANDRADE, Manuel Correia de. Territorialidades, desterritorialidades, novas territorialidades: os limites do poder nacional e do poder local. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. de; SILVEIRA, M. L.Território, globalização e fragmentação. 2 ed. São Paulo: Hucitec/ANPUR, 1996, p. 213-220.

COSTA, Antonio Albuquerque da. As territorialidades êmicas e fágicas da fé em oposição ao discurso pela diversidade em Campina Grande-PB. In: Revista de Geografi a, Recife, UFPE/DCG/NAPA, v. 23, nº 2, jul/dez de 2006. p 58-72.

FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. A Alfabetização Geografi a em Questão: relfexões sobre a formação docente para o ensino de geografi a nos anos iniciais do ensino funtamental. In: ______. e Leal, Fernanda de Lourdes Almeida (organizadores). A Formação do Professor em Foco: interfaces entre saberes e fazeres. Campina Grande: EDUFCG, 2007. p 164-250.

HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. Niterói: EdUFF; São Paulo: Contexto, 2002.

________, A concepção de território para entender a desterritorialização. In: SANTOS, Milton e BECKER, Bertha K. (organizadores). Território, territórios: ensaio sobre o ordenamento territorial. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. p. 43-70.

SOUZA, Marcelo Lopes de. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná E. de. COSTA, Paulo César da C.; CORRÊA, Roberto L. Geografi a: conceitos e temas. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003, p. 77-116.

Souza Neto, Manoel F. de. Aprendendo a pensar Geografi a: a construção dos conceitos no ensino fundamental. In: Formação continuada de professores da rede pública. Fortaleza: Universidade Aberta do Nordeste, s.d.

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo14Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo14 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 17: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil 15

Fronteiras

São limites entre duas partes distintas. As fronteiras defi nem os limites nos quais um Estado ou território pode exercer sua relação de poder.

Categoria de Análise

São conceitos próprios de cada disciplina que embasam os seus estudos.

Espaço

O espaço é um termo com muitos signifi cados, mesmo na Geografia, porém dentre as muitas conceituações, vamos entender o Espaço Geográfi co como um produto histórico das ações da sociedade na sua inter-relação com o meio. O Espaço geográfico é formado pelos objetos (naturais ou culturais), mas também pelas ações da sociedade agindo sobre estes objetos.

Território

É um espaço delimitado por um grupo social que exerce sobre este espaço uma relação de poder.

Região

Tal como as outras categorias geográfi cas têm conceituações diversas e muitas vezes até imprecisas e contraditórias, porém resumidamente, podemos entender como um espaço com escala variável cuja unidade é estabelecida por alguns elementos: sejam de ordem física, econômica, cultural, social ou político/administrativa.

Paisagem

É um espaço delimitado pelo alcance visual, no qual podem estar presentes objetos tanto naturais como culturais elaborados em momentos históricos diversos.

Lugar

É o espaço vivido e percebido, que se defi ne pelo afeto e identidade do indivíduo para o aquela parcela do espaço com a qual mantém forte identidade de pertencimento.

Estado-nação

É o Estado moderno, que surge na Europa com o fi m do feudalismo para atender aos interesses da nobreza e da burguesia. Trata-se de uma tentativa de homogeneização histórico-culatural de populações, que foram reunidas sob o comando centralizador de um monarca, em um mesmo território. Tem como principais características à formação das monarquias absolutistas, com centralização político-administrativa, criação de exércitos permanentes e regulamentação e controle das práticas mercantilistas pelo Estado.

Glossário da p. 2

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo15Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo15 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 18: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Aula 01 Formação Territorial do Brasil16

Escalas

São relações de proporções que se estabelecem na mensuração de diferentes eventos. Na geografi a a escala vai além do simples estabelecimento da relação entre distâncias reais e sua representações como ocorre na cartografi a. Diz também da relação de aprofundamento e detalhamento dos fenômenos.

Globalização

Refere-se ao atual estágio do capitalismo, no qual há uma forte interdependência econômica entre os países e uma imensa inter-relação sócio-cultural entre os povos, propiciadas pela instantaneidade da informação.

Políticas neoliberais

Prática política que prega a diminuição do papel do Estado na economia; a eliminação das barreiras comerciais, privatização das empresas públicas, redução dos gastos governamentais com seguridade social e a desregulamentação do mercado de trabalho.

Escalas espaciais e temporais

Observa Souza (1995, p. 81) que os territórios são construídos e desconstruídos deste a escala acanhada (exemplo a rua) à escala internacional (exemplo dos conjunto de países-membros da OTAN) que são escalas espaciais que vão dos micro aos macro espaços. Na escala temporal esses território podem ter a duração de séculos (exemplo do Império Romano), décadas (a existência do muro de Berlim que dividia esta cidade), anos (a cidadela de Canudos construída por Antônio Conselheiro), meses ou dias (os territórios das diferentes classes sociais no Parque do Povo durante as festas juninas na cidade de Campina Grande-PB).

Glossário da p. 6

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo16Fo_Te_A01_ML_080710.indd Miolo16 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 19: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

EMENTA

> Antonio Albuquerque da Costa

> Paulo Sérgio Cunha Farias

Formação territorial e econômica; federalismo e fragmentação territorial; desenvolvimento das forças produtivas e dinâmica

territorial; o brasil no contexto da economia globalizada e a divisão territorial do trabalho.

Formação Territorial do Brasil – GEOGRAFIA

AUTORES

AULAS

01 Sobre o território brasileiro: como teorizar a sua formação à luz dos conceitos da geografi a

02 A territorialização ibérica do mundo e a expansão do capitalismo na sua fase embrionária

03 A chegada dos portugueses ao continente americano: do “descobrimento” às primeiras formas de territorialização do colonizador português no Brasil (as feitorias)

04 A territorialização de fato do colonizador português: as capitanias hereditárias e a plantation açucareira

05 A penetração da colonização para o interior: entradas e bandeiras alargam o território colonial e transformam o Tratado de Tordesilhas em “letra morta”

06 A ocupação do Sertão nordestino e da Amazônia

07 A mineração e agricultura alimentar na ocupação do Brasil central

08 A ocupação antiga do Brasil meridional

09 A ocupação moderna e defi nitiva do sul

10 O “arquipélago” de “ilhas” econômicas do Império e da Primeira República

11 A Primeira República e a consolidação das fronteiras

12 Do arquipélago de “ilhas” econômicas à integração do território

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Contracp1Fo_Te_A01_ML_080710.indd Contracp1 08/07/10 11:4008/07/10 11:40

Page 20: DISCIPLINA - PROEADead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos... · DISCIPLINA Formação Territorial do Brasil Sobre o território brasileiro: ... Aula 01 Formação

Fo_Te_A01_ML_080710.indd Contracp2Fo_Te_A01_ML_080710.indd Contracp2 08/07/10 11:4008/07/10 11:40