direito administrativo – sala 207 unip professor: fábio ... web viewconcurso -...

5

Click here to load reader

Upload: lamngoc

Post on 07-Feb-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Direito Administrativo – Sala 207 UNIP Professor: Fábio ... Web viewConcurso - não tem nada a ... é uma modalidade específica para a contratação de serviços de telecomunicações

1 Direito Administrativo – Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes

Direito Administrativo - Licitação

1)Modalidades de licitação (continuação)

1.4) Concurso (art.52)

1.5) Leilão (art.53)

1.6) Pregão (lei 10.520/2002)

1.7) Consulta (lei 9.472/1997)

2) Hipótese excludentes de licitação

2.1) Licitação dispensada (art.17)

2.2) Licitação dispensável (art. 24)

2.3) Licitação inexigível (art. 25) - inexigibilidade de licitação)

a) Fornecedor exclusivo

b) notória especialização (serviços técnico profissionais especializados - art. 13)

A licitação é uma espécie de processo administrativo destinado a selecionar a melhor proposta dentre as que forem apresentadas na administração pública. Trata-se de um processo seletivo de propostas. A licitação serve para solucionar propostas, não agentes públicos. Seja para fornecimento de bens, realização de serviços, compra de bens. Ela está relacionada ao contrato administrativo. Ela deve preceder, ela deve anteceder a celebração do contrato administrativo.

A licitação deve ser feita previamente ao processo administrativo.

Dependendo da complexidade do cargo, o concurso público pode ser mais difícil ou não.

Concurso - não tem nada a ver com concurso público. É a modalidade de licitação destinada a seleção de trabalho artístico, literário ou científico de interesse para a administração pública, mediante a instituição de prêmio em dinheiro ou de outra espécie. Exemplo: hino para a cidade, para a repartição pública. Recentemente, quando a cidade de São Paulo completou cinquenta

Page 2: Direito Administrativo – Sala 207 UNIP Professor: Fábio ... Web viewConcurso - não tem nada a ... é uma modalidade específica para a contratação de serviços de telecomunicações

2 Direito Administrativo – Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes

anos. A prefeitura fez uma concurso de um hino para a seleção. Quem foi selecionado, ganhou um prêmio. O prêmio necessariamente não precisa ser em dinheiro.

Exemplo 2: Concurso para criação de um invento. Patente criada para a administração pública

Leilão - é a modalidade de licitação destinada a venda de bens inservíveis  (o bem não tem mais utilidade para a administração pública). Bem que está sucateado. Leilão é adotado prioritariamente para bens móveis. Aeronaves, veículos. Já para bem imóvel adota-se a concorrência. O bem é avaliado, no estado que ele se encontra, publicado um aviso aos interessados sobre o prazo para a realização do leilão e o bem fica a disposição dos interessados para avaliação. Se você quiser participar do leilão, você tem que saber o estado do objeto. Se o valor mínimo do objeto for 15.000, os lances serão acima desse valor.

Leilão judicial - serve para venda de qualquer bem penhorado (não disponibilizado judicialmente). Procedimento de venda é leilão. Outra coisa é a administração pública dispor de bem imóvel, porque ele não tem mais utilidade. Com isso, a modalidade será uma licitação concorrencial.

O pagamento do leilão é a vista.

Se o administrador público promoveu a venda de um bem que ainda estava sendo utilizado, o administrador será responsabilizado.  

Pregão - modalidade criada posteriori. Não foi criada junto com a lei de licitações. O princípio da eficiência. Tem por finalidade assegurar a eficiência da administração pública na compra de bens móveis considerados comuns e também, a contração de serviços comuns.

Bens e serviços comuns - podem ser definidos e qualificados a partir do seu gênero. Exemplo: bem comum - papel A4, café solúvel. Quando a administração pública vai adquirir papel A4, ela vai partir do pressuposto que independe do fornecedor, a qualidade é comum. Um critério será selecionado - menor preço.

O pregão não pode adotar outros critérios, apenas o menor preço.

Não só matéria de produtos, mas serviços. Exemplo: serviços de limpeza. Determinado órgão cria um pregão para selecionar uma empresa para a realização de limpeza e vigilância na repartição. Foi selecionada mediante licitação - pregão. Critério de menor preço.

Page 3: Direito Administrativo – Sala 207 UNIP Professor: Fábio ... Web viewConcurso - não tem nada a ... é uma modalidade específica para a contratação de serviços de telecomunicações

3 Direito Administrativo – Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes

Se a empresa elaborar uma proposta com um preço muito baixo, apenas para preencher o “currículo” da empresa, ela pode ser desclassificada.

Pregão é constituído por duas fases.

1)Apresentação de propostas fechadas. Propostas que serão colocadas em envelopes e sob sigilo até o dia do pregão, assim sendo publicadas. Na data designada, abre-se as propostas, escolhe a de menor valor e as dez por cento acima de menor valor.

2)Leilão invertido. Quem dá menos. Com o valor mínimo- menor que cem.

Os bens e serviços comuns estão elencados no anexo da lei 8112/93. A licitação é um ato vinculado. A administração não pode inovar, incluindo bem que não seja considerado comum.

Exemplo: serviço de advocacia é um serviço comum. O serviço de advocacia pode ser nivelado? Não. Um detalhe, a jurisprudência entende. Existem três formas para contratação da administração pública.

1)Se for um serviço muito específico, ela pode-se valer da licitação inexigível (notória especialização). Exemplo: valor de uma ação muito alto.

2)Desde que o serviço se enquadre no contencioso de massa, pode-se realizar um pregão. 

Consulta - é uma modalidade específica para a contratação de serviços de telecomunicações. Exemplo: empresa passe a operar um canal de rádio, TV a cabo. Só a Anatel e os demais órgãos que atuam nesse setor podem atender essa modalidade.

Excludentes de licitação

Licitação dispensada - hipóteses que estão específicas que se encontra na lei. Exemplo: doação de bens entre pessoas, órgãos, integrantes da administração pública. MEC adquire medicamentos e distribui a titulo de doação a hospitais federais e estaduais. O exemplo dado na sala de aula: atrás da ambulância - bem doado pelo ministério da saúde.

Não há fim lucrativo, fim econômico, então é dispensada. É um ato vinculado, pois a hipótese está elencada na lei (art. 17).

Licitação dispensável - a realização da licitação será discricionária. Nessas hipóteses, a lei dá uma margem de liberdade aos atos, analisa a conveniência

Page 4: Direito Administrativo – Sala 207 UNIP Professor: Fábio ... Web viewConcurso - não tem nada a ... é uma modalidade específica para a contratação de serviços de telecomunicações

4 Direito Administrativo – Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes

e a oportunidade de se realizar a licitação. Aquele caso concreto deve se enquadrar na hipótese elencada que está na lei. Exemplo: calamidade pública (tragédia de grandes proporções. Exemplo: município de Belo Monte. O prefeito do município pode dispensar a licitação e comprar equipamentos para reverter a situação - compra de barcos. A calamidade decorre de força maior).

Licitação inexigível - não há possibilidade de concorrência. Qual a diferença entre a licitação dispensada e inexigível? A licitação dispensada é quando a licitação não tem fim econômico. A licitação inexigível tem fim econômico, mas não terá possibilidade de concorrência.

Quais são as hipóteses de licitação inexigível?

1)Fornecedor exclusivo. Fornecedor tem uma patente exclusiva - medicamento, equipamentos.

2)Notória especialização - pareceres jurídicos e científicos. Município que está com uma ação do STF milionária. O município precisa de um jurista de alto conhecimento para dar um parecer. Com base em títulos acadêmicos, livros, trabalhos e etc. Nesse caso, não há necessidade de licitação. E o contratado pode-se avaliar o valor do próprio trabalho.

3)Contratação de artista - quando a administração pública contrata um artista para a realização de um show, ela poderá ser considerada inexigível sua licitação. Exemplo: município contrata cantor sertanejo. Será que ele é o melhor cantor do gênero? Será que a cidade tem grande interesse pelo gênero? Algo muito subjetivo