edição - 207

16
ENTREVISTA S/A Falabella estreia musical P13 RESTAURANT WEEK Maratona começa na segunda-feira (4) P15 BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA } ALPHAVILLE | TAMBORÉ | ALDEIA DA SERRA OSASCO } VILA SÃO FRANCISCO CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES | ADALGISA | VILA YARA | PARQUE CONTINENTAL | VILA CAMPESINA VILA OSASCO COTIA } GRANJA VIANA | RAPOSO TAVARES ITAPEVI Barueri, Itapevi e Parnaíba estão em alerta contra a dengue BARUERI/PARNAÍBA EM JANEIRO Em fase de testes, trecho da Via Parque é liberado P8 Repasses de IPVA para a região aumentam 9% P12 FOTOS: MICHELA BRÍGIDA } GIRO S/A VULNERÁVEIS A notícia na medida certa >>> Edição nº 207 - Ano V Publisher: Cláudia Azevedo www.girosa.com.br Sexta-feira, 1 de março de 2013 Divulgado na segunda-feira (25), levantamento do Ministé- rio da Saúde apontou aumento de vulnerabilidade das cidades da região em relação à den- gue. Com o resultado, Itapevi e Santana de Parnaíba entraram em nível de alerta e Barueri se- gue com risco de dengue. Ape- sar disso, os casos da doença foram reduzidos 75% em janei- ro deste ano, em comparação ao ano passado. P9 Com 69,2%, região lidera alta de homicídios Índice de Criminalidade divulga- do pela Secretaria da Segurança Pública na segunda-feira (25) apon- tou que, em janeiro deste ano, a cada 32 horas, uma pessoa foi as- sassinada em Barueri, Cotia, Itape- vi e Osasco, em relação ao mesmo período do ano passado. P10 CRIMINALIDADE Especialista diz que cidades devem reforçar ações preventivas Furto, roubo e lesão corporal continuam no ranking dos mais praticados pelo 3 o ano consecutivo Osasco lidera convênios com o estado Vereadores devem repetir candidaturas POLÍTICA >>> P 4, 5 E 6 Barueri e Osasco são as primeiras a aderirem à Hora do Planeta. P8 MOVIMENTO CINEMA “Colegas” celebra a inclusão social P14 PAULA_KOSSATZ ELVIS FERNANDES EDISON VARA } PRESSPHOTO WWF-BRASIL

Upload: giro-sa

Post on 31-Jul-2016

230 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição - 207

EntrEvista s/a

Falabella estreia musical P13

rEstaurant wEEk

Maratona começa na segunda-feira (4) P15

BaruEri santana DE ParnaÍBa } ALPHAVILLE | TAMBORÉ | ALDEIA DA SERRA OsasCO } VILA SÃO FRANCISCO CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES | ADALGISA | VILA YARA | PARQUE CONTINENTAL | VILA CAMPESINA

VILA OSASCO COtia } GRANJA VIANA | RAPOSO TAVARES itaPEvi

Barueri, itapevi e Parnaíba estão em alerta contra a dengue

BaruEri/ParnaÍBa

EM janEirO

Em fase de testes, trecho da via Parque é liberado P8

repasses de iPva para a região aumentam 9% P12

fot

os:

Mic

he

la

br

ígid

a }

gir

o s

/a

vulneráveis

a notícia na medida certa >>>

edição nº 207 - Ano v

Publisher: Cláudia Azevedo

www.girosa.com.br

sexta-feira, 1 de março de 2013

Divulgado na segunda-feira (25), levantamento do Ministé-rio da Saúde apontou aumento de vulnerabilidade das cidades da região em relação à den-gue. Com o resultado, Itapevi e Santana de Parnaíba entraram em nível de alerta e Barueri se-gue com risco de dengue. Ape-sar disso, os casos da doença foram reduzidos 75% em janei-ro deste ano, em comparação ao ano passado. P9

Com 69,2%, região lidera alta de homicídios

Índice de Criminalidade divulga-do pela Secretaria da Segurança Pública na segunda-feira (25) apon-tou que, em janeiro deste ano, a cada 32 horas, uma pessoa foi as-sassinada em Barueri, Cotia, Itape-vi e Osasco, em relação ao mesmo período do ano passado. P10

CriMinaliDaDE

Especialista diz que cidades devem reforçar ações preventivas

Furto, roubo e lesão corporal continuam no ranking dos mais praticados pelo 3o ano consecutivo

Osasco lidera convênios com o estado

vereadores devem repetir candidaturas

POlÍtiCa >>> P 4, 5 E 6

Barueri e Osasco são as primeirasa aderirem à Hora do Planeta. P8

MOviMEntO

CinEMa

“Colegas” celebra a inclusão social P14

pau

la

_ko

ssat

z

elvis fernandes

edison vara } pressphoto

WW

F-Br

asil

Page 2: Edição - 207

CENÁRIOURBANO

Sexta-feira, 1 de março de 20132 www.girosa.com.br

Opinião }

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo | Editora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editora de Arte: Priscila Zenari | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramanho 512, Osasco - CEP - 06230-030 - Tel. 4208-3777. | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Mar Mar Gráfica. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

E-mail da redação: [email protected]

entreaspas>>

editorial >>A boa notícia é que foi lançada nesta semana a Hora do Planeta e as cidades de

Barueri e Osasco foram as primeiras do país a aderirem à causa. Desde o primeiro ano da iniciativa, em 2009, o Giro S/A apoia o evento, um movimento ao redor do mundo, promovido pela Rede WWF, onde, simbolicamente, governos, empresas e pessoas demonstram sua preocupação com o aquecimento global. A mobilização ocorre das 20h30 às 21h30, no dia 23 de março. Neste ano, programe-se para inte-grar essa grande rede. Em 2012, mais de um bilhão de pessoas apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. A notícia ruim é que a região continua com altos índices de criminalidade. Em janeiro deste ano, a cada 32 horas, uma pessoa foi assassinada nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba, de acordo com dados divulgados, na segunda-feira (25), pela Secretaria da Segurança Pública. Mo-mento oportuno para os governos municipais, estaduais e federais rediscutirem políticas de Segurança Pública. Cada um fazendo a parte que lhes cabe, e indo além, em busca da tão sonhada sensação de segurança.

“Eu fiquei impressionado como a imprensa batia no Lincoln em 1860, igualzinho batem em mim”, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, EX-PRESIDENTE DO BRASIL, NA QUARTA-FEIRA (27), COMPARANDO-SE AO EX-PRESIDENTE AMERICANO ABRAHAM LINCOLN, DURANTE DECLARAçõES EM QUE NOVAMENTE CRíTICA A IMPRENSA.

“Acho que podia ser melhor, recebemos mais recursos do governo federal, através do PAC, dos programas que a gente tem de transferência de renda. Agora o estado também tem ajudado”, JORGE LAPAS, PREFEITO DE OSASCO, NA QUARTA-FEIRA (27), SOBRE PARCERIAS COM O GOVERNO DO ESTADO.

“Não afasto essa possibilidade, de pedirmos um prazo adicional, dada a extensão do acórdão. Mas é algo que eu vou aguardar a publicação para avaliar” – ALBERTO TORON, ADVOGADO DO DEPUTADO FEDERAL JOÃO PAULO CUNHA (PT), NA TERçA-FEIRA (26), SOBRE OS RECURSOS DO JULGAMENTO DO MENSALÃO.

“Sou simplesmente um peregrino que inicia a última etapa de sua peregrinação nesta terra.” – BENTO XVI, EM SUA DESPEDIDA COMO PAPA, NA QUINTA-FEIRA (28).

AgeNDAPROGRAME-SE!

Sonháticos e performáticos na redeO leitor pode enxergar ex-

cesso na comparação, mas a carga litúrgica que emba-lou a recém-lançada Rede Sustentabilidade (quantos sabem o significado desse termo, 3%?) dá a entender que a ex-ministra Marina Silva, ao tentar imprimir diferenciação ao seu movi-mento, organiza um mode-lo mais assemelhado à reli-gião que a um ente político. A começar pelo tratamento com que correligionários a saúdam - “a missionária” -, passando pela semântica seletiva que abriga proibi-ções e tempo de exercício de mandatos, culminando com a estética de véus co-loridos que animaram uma tribo disposta a marcar contraste “entre nós e eles”.

O termo tribo, usado aqui de maneira proposital, vem ao encontro do eco dos “povos da floresta”, cerne da mensagem marineira e do discurso da sustentabili-dade, servindo ao propósi-to dos fundadores da Rede de fixar identidade assépti-ca, limpa de impurezas da velha política e longe de tramoias que se leem na cartilha do espectro parti-dário. Não há dúvida que o partido de Marina sairá do papel, não devendo surgir dificuldades para alcançar as 500 mil assinaturas ne-cessárias para a legaliza-ção. A estética de “santa” - vestimenta comedida, cabelos trançados à moda de nossas tataravós, fio de voz agudo e marcante - funciona como logomarca a puxar a lista de sonháticos, os aderentes da nova igreja.

Considere-se ainda a po-derosa cadeia que se cria a

artigo>>gaudêncioTorquatoTwitter: @GaudTorquato

GAUDêNCIOTORQUATO, JORNALISTA, é PROFESSOR TITULAR DA USP E CONSULTOR POLíTICO E DE COMUNICAçÃO.

partir do nome Rede Sus-tentabilidade, cujas pistas apontam para a inserção de segmentos jovens sob o empuxo da mensagem de segurança ambiental, eixo atual do discurso das nações e com eco nas fren-tes sociais. Nesse sentido, não se pode duvidar que o marketing ecológico re-forçará os fios dessa teia. A questão é sobre a eficá-cia do novo ator. A meta de um partido é alcançar o poder. Os obstáculos dizem respeito às condi-cionantes adotadas pela Rede, a começar de “trans-parência e visibilidade” e do “processo de depura-ção por constrangimento ético daqueles que não es-tão de acordo com esse tipo de procedimento”. Se um político ficha-suja entrar na legenda, será constrangido a deixá-la. O partido se en-carregará de fazer a rejei-ção. Interessante observar que o banho de ética prega-do pela ex-senadora se as-semelha ao que o PT defen-dia quando de sua criação, há três décadas. A assepsia também se faz presente no limite para doação de pes-soas físicas e jurídicas, na proibição de doações por empresas de tabaco, álco-ol, agrotóxicos e armas, e até em decisões polêmicas como a limitação de man-datos. A proposta é que o prazo máximo de um man-dato seja de 16 anos, equi-valente a dois períodos de senador.

O escopo marineiro, con-venhamos, reveste-se de um tecido ético que condiz com o histórico dessa am-bientalista e evangélica que

se alfabetizou no Acre aos 16 anos de idade. O desa-fio é ter de sujeitar o novo ente aos procedimentos que regulam as relações políticas sem deixá-lo cor-rer na via esburacada de práticas que alimentam o cotidiano da nossa demo-cracia representativa.

Por mais que se enalteça o conjunto de virtudes que impregnam a história e o perfil de Marina Silva, não escapa à análise o clima espetaculoso que cercou o lançamento do movimen-to, a comprovar que os so-nháticos podem condenar a cultura de massas, mas dela se valem para dar vi-sibilidade às suas ações. Todos os ingredientes do Estado-espetáculo ali se fizeram presentes. Cele-bridades desceram do Olimpo para prestigiar a nova entidade, ao lado de dândis, os performáticos, aqueles que praticam o cul-to de si mesmos.

No domingo (3), as lojas do Parque Shopping Barueri participarão da 3º Liquidação Imbatível, quando os produtos da coleção primavera-verão estarão com 70% de desconto. Informações: 4688-6800.

Até dia 10, os clientes do Shopping União de Osasco, que fizerem compras no valor de R$ 100, receberão um colar com pingente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8). Informações: 3184-4000.

No dia 10, a partir das 15h, o projeto Música na Praça, de Santana de Parnaíba, retorna sua programação

com a apresentação da banda Recording, que traz um repertório dos anos 60, 70 e 80, no Coreto Maestro Bilo, localizado na Praça Quatroze de Novembro, no Centro Histórico.

No dia 9, o maestro João Carlos Martins regerá a Orquestra Sinfônica de Barueri no Complexo Educacional do Jardim Silveira. Entrada gratuita. Informações: 4199-1600.

Até 19 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, a Secretaria da

Mulher de Barueri promove exposição de obras de artes do artista plástico Sussumo Harada. As peças são produzidas em bronze, cobre e couro.

Até 31 de março, as fotografias vencedoras do 5º Concurso de Fotografia “Árvores de Barueri” estarão expostas no Ganha Tempo (avenida

Henriqueta Mendes Guerra, 550). Informações: 4199-1500.

Nos dias 9 e 10, às 19h e às 21h, no Teatro Municipal de Barueri, a atriz Débora Falabella estreia a peça “O Amor e Outros Estranhos Rumores”. O espetáculo é gratuito. Informações: 4198-0972.

A partir de 4 de março, o Ganha Tempo de Barueri atenderá das 7 às 19 horas de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 7 às 13 horas. Informações: 4199-1333.

De acordo com a Central de Concursos, do dia 11 ao dia 12 de abril, a Fundação Vunesp estará com 113 vagas abertas para cargo auxiliar de papiloscopista, da Polícia Civil do Estado. A remuneração é em torno de R$ 2.960 mensais. Mais informações www.centraldeconcursos.com.br.

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão

Page 3: Edição - 207

Sexta-feira, 1 de março de 2013 3www.girosa.com.br

CENÁRIOURBANO

Economia }

panorama

A partir desta sexta-feira (1), está liberado o envio da declaração do Imposto de Renda (http://www.receita.fazenda.gov.br/). A Receita Federal estima que receberá 26 milhões de declarações. Quem não declarar está sujeito à multa de R$ 165,74

SXC

Negócios Pesquisa da consultoria Rizzo Franchise mostrou expansão em negócios

A ascensão de novas classes ao mercado pos-sibilitou o crescimento de empresários apostan-do em franquias. É o que mostra pesquisa da con-sultoria Rizzo Franchise, divulgada nesta quinta--feira (28). Em 2012, fo-ram mais de 10 mil novas franquias criadas, o equi-valente a 886 novos negó-cios registrados por mês.

Com a alta, o número total de unidades chegou a 190.568 operações, um avanço de 5,91%, em com-paração com 2011, quan-do existiam 179.937 ne-gócios deste tipo. No ano passado, as receitas gera-das por franquias chega-

Brasil registra 10 mil novas franquias em 2012

Paulo Talaricocom Agência [email protected]

ram a R$ 303,6 bilhões. Segundo a consulto-

ria, o ano de 2013 deve manter a tendência e apresentar aumento de 6%, chegando a 11 mil instalações em doze me-ses. Dentre os segmen-tos em alta, para quem tiver interesse em iniciar um novo negócio, estão educação e treinamento,

saúde e beleza, alimenta-ção e vestuário.

Setores como livrarias e frozen iogurte devem ser investidos com caute-la, alerta a Rizzo Franchi-se. O mercado conta hoje com 2.579 franqueadoras.

Div

ulg

ão

CombustíveisO Consumo de combustíveis no Brasil em 2012 cresceu 6,1%, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgados esta quinta-feira (28). O crescimento do setor ficou bem acima da média nacional da economia que teve elevação de 1,5%. Ao todo, foram consumidos 129,7 bilhões de litros, sendo 39,7 bi de gasolina C (usada em veículos).

Queda na confiançaA alta nos preços tem diminuído a confiança do consumidor. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) pela terceira vez consecutiva, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor diminuiu. Desta vez a queda foi de 0,9%, chegando a marca de 113,6 pontos. Desde novembro, o recuo é de 2,9%. O principal indicador de desconfiança

foi justamente a alta dos preços e o pessimismo quanto à inflação.

PetróleoO Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) autorizou a inclusão de 117 áreas na 11ª rodada de licitações para explorar e produzir petróleo e gás natural. As áreas estão localizadas nos estados do Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba e Bahia.

Estados UnidosA economia americana segue com dificuldades para se reestruturar. No quarto trimestre, o país apresentou crescimento de apenas 0,1%, a menor alta desde 2011. A desaceleração no acúmulo de estoques e gastos militares impulsionaram a diminuição dos avanços. A expectativa é de melhorias no primeiro trimestre de 2013. PT

Vinte nove franquias foram abertas, por dia, em 2012

Em alta} Franquias relacionadas à beleza e saúde estão em alta

Page 4: Edição - 207

4 www.girosa.com.brSexta-feira, 1 de março de 2013

Paulo [email protected]

JFo

to

s: u

lie

Ca

mpa

nh

oli

} a

rq

uiv

o G

iro

s/a

miC

hel

a b

ríG

ida

} G

iro

s/a

atuação } neves, Gil, Caramez, martins e Giglio conseguiram recursos para a região por indicação parlamentar

bastidoresParlamentares “de fora” garantem R$ 3,5 milhõesDeputados de outras regiões garantiram R$ 3,5 milhões em emendas para Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba. É o caso de Adilson Rossi (PSB) que assinou uma emenda em conjunto com Marcos Neves (PSB) de quase R$ 1 milhão para Santana de Parnaíba, e também uma de R$ 200 mil para obras de drenagem em Cotia. O deputado André Soares (DEM) conseguiu R$ 625 mil para Cotia e Osasco, enquanto o petista Rui Falcão viabilizou R$ 450 mil para pavimentação em Itapevi. Os petistas Simão Pedro, Carlos Neder, Enio Tatto, além de Regina Gonçalves (PV) e Rodrigo

Moraes (PSC) também garantiram recursos para os municípios citados.

Santana de Parnaíba lidera benefíciosA cidade de Santana de Parnaíba recebeu nos últimos dois anos R$ 2,8 milhões para obras de infraestrutura e também para a área da saúde, por meio de emendas de parlamentares da Assembleia Legislativa. Na sequência, Osasco teve R$ 1,5 milhão garantido graças ao legislativo estadual. Cotia recebeu R$ 1,2 milhão, Itapevi teve emendas de R$ 1,1 mi e Barueri teve viabilizado R$ 1 milhão nas proposituras apresentadas pelos parlamentares. PT

assembleia Valor é fruto de proposituras que foram viabilizadas pelos parlamentares

Cidades da região recebem R$ 5,3 milhões em emendas

pelo estado

o deputado Gilmaci santos (prb) fechou a metade do mandato com a maior quantia viabilizada em emendas para municípios: r$ 6,7 milhões. no entanto, nenhum recur-so foi destinado para cidades da região oeste da Grande são paulo, seu domicílio eleitoral. a maior parte das proposituras teve como destino as irmandades santa Casa de misericórdia das cidades de limeira, santos, são Carlos, suzano e teodoro sampaio. os tucanos Celso Giglio e João Caramez também mostraram atuação forte fora da Grande são paulo. Giglio conse-guiu aprovar r$ 5,5 milhões em emendas, sendo mais de r$ 1,1 milhão para o muni-cípio de viradouro, além de r$ 3,6 milhões para outras cidades. o mesmo ocorre com Caramez, que conquistou emendas para mais de 20 prefeituras, num total de r$ 5,6 milhões, dos quais 17,7% foram para municípios da região. Gilmaci foi pro-curado, porém não quis falar por tele-fone com a reportagem. PT

Deputados garantem R$ 17 milhões ao interior

Uma das formas de atuação dos deputados estaduais, a garantia de recursos aos municípios chegou a R$ 5,3 milhões nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba em 2011/2012, nos dois pri-meiros anos de mandato dos parlamentares. Os repasses para infraes-trutura urbana foram os principais pedidos apro-vados.

Segundo dados do go-verno estadual, dentre os parlamentares que atu-am na região, o deputado estadual Marcos Neves (PSB) foi quem conse-guiu mais recursos, com R$ 1,7 milhão para Cotia e Santana de Parnaíba, destinados a obras de in-

fraestrutura, além da compra de um aparelho médico para Osasco. Ne-ves também garantiu mais R$ 1,5 mi para Cara-picuíba, Jandira e Vargem Grande Paulista.

Na sequência, o ex-de-putado Gil Arantes (DEM)

conseguiu viabilizar R$ 1,5 milhão para Barueri e Santana de Parnaíba, des-tinados a reformas e aqui-sição de equipamentos. O tucano João Caramez conseguiu pouco menos de R$ 1 milhão, também para obras em Parnaíba.

Marcos Martins (PT) vem na sequência com R$ 880 mil, dos quais 81% foram destinados à construção de uma área de lazer em Osasco, e o restante em

infraestrutura no Jardim Ruth, em Itapevi.

Em dois anos de man-dato, Celso Giglio (PSDB) garantiu R$ 490 mil para cidades da região, en-

quanto Isac Reis (PT) ob-teve R$ 100 mil para Ita-pevi. No caso de Gilmaci Santos (PRB), nenhuma emenda teve como desti-no municípios da região.

Valor corresponde a emendas aprovadas

Litoral e interior} emendas viabilizadas por Gilmaci santos foram destinadas ao interior e litoral de são paulo

an

der

son

alv

es }

ar

qu

ivo

Gir

o s

/a

Política }CENÁRIOURBANO

O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) afirmou ao jornal Folha de S. Paulo que deve se candidatar ao governo do estado de São Paulo

romildo José } arquivo Giro s/a

Page 5: Edição - 207

Política }

CENÁRIOURBANO

5www.girosa.com.br Sexta-feira, 1 de março de 2013

Paulo [email protected]

Wil

lia

m C

am

ar

go

} a

rq

uiv

o g

iro

S/a

fot

oS:

miC

hel

a b

ríg

ida

} g

iro

S/a

bastidores

repeteco Parlamentares de Barueri, Cotia e Osasco não descartam participação no próximo pleito

Candidatos em 2010, vereadores devem repetir tentativas

barueri

Jânio pode deixar o Pmdb

Políticos estudam candidaturascom legendas

A eleição de 2014 deve ter rostos conhecidos na disputa por vagas na As-sembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. É o caso de Toninho Ka-lunga (PT), ex-vereador e que disputou a Prefeitu-ra de Cotia, no ano pas-sado, mas que foi derro-tado pelo prefeito Carlão Camargo (PSDB). “Esta-mos discutindo a possi-bilidade”, afirmou. Ka-lunga faz parte do grupo do deputado Simão Pe-dro (PT), que atualmente é secretário municipal de Serviços da capital. “Ca-so ele continue como se-cretário, então vamos ter um candidato dentro do nosso grupo”, explicou.

Outros políticos estão cotados para repetir a candidatura de 2010. O vereador de Barueri Jâ-nio Gonçalves (PMDB), primeiro suplente do partido na Assembleia Legislativa, e que con-quistou 29.449 votos em 2010, não descartou a possibilidade. “Sou can-didato a continuar aju-dando meu povo”, disse.

Apesar disso, o parla-mentar explicou que ain-da não pensa no tema.

Em Osasco, alguns partidos devem iniciar as articulações. É o caso do PC do B, do presiden-te da Câmara, Toniolo.

“Se eu falar para você que não [serei candida-to], estou mentindo. É quase que uma tendên-cia natural que o parti-do cobre essa minha participação”, afirmou. Os vereadores André Sac-co (PSDB) e Mário Luiz Guide (PSB) também es-tão cotados por suas le-gendas.

Alexandre Castilho (PSOL), que disputou a eleição à Prefeitura de Osasco, afirmou que es-tuda a candidatura a de-putado federal. Reinaldo Mota (PMN), que tenta organizar o novo partido de Marina Silva, #rede, também almeja a possi-bilidade.

Futuro político } toninho Kalunga, de Cotia, estuda com o grupo sua candidatura; em barueri, Jânio não descarta; toniolo, de osasco, acredita que seu nome está entre os cotados

O vereador de Barueri Jânio Gonçalves afirmou nesta quarta-feira (27) ao giro S/a que pode dei-xar o Pmdb. líder da legenda na Câmara, Jânio ainda estuda para qual partido irá, mas explicou que a legenda atual não tem apoiado a atuação dos vereadores. ”Não temos achado respaldo no Pmdb em prol do legislativo da nossa cidade”, disse. “infelizmente, a atitude está me levando a tomar essa decisão, por não achar mais com-panheirismo dentro do partido”, complemen-tou. o parlamentar negou aproximação com a gestão atual ou distanciamento do ex-prefeito rubens furlan (Pmdb). “Sair do partido não sig-nifica estar me desligando do amigo chamado rubens furlan, de maneira nenhuma”, afirmou. PT

Na Bronca 1O vereador Agnaldo Moreno (DEM), afirmou nesta terça-feira (26) que só votará a favor de projetos que sejam bons para a cidade. “Aqui não tem vereador vaquinha de presépio. Podem vaiar, podem criticar, que é o direito de todo mundo, mas não podem tirar o mandato. O mandato só é retirado daqui a quatro anos nas urnas”.

Na Bronca 2Moreno reclamou na mesma sessão sobre a falta de um Instituto Médico Legal (IML) em Santana de Parnaíba e região e disse que deve se reunir com o prefeito Marmo Cezar (PSDB) para reivindicar

a implantação ao governador do estado, Geraldo Alckmin.

PresençaO vice-prefeito de Santana de Parnaíba, Osvaldo Borreli (PSDB) tem sido figura presente nas sessões da Câmara. Nesta terça-feira (26) o tucano elogiou os vereadores, até os que não são da base aliada, pela agilidade na aprovação de projetos enviados na semana passada. PT

a Confederação Nacional dos municípios (CNm) di-vulgou estudo que mostra que 80% das prefeituras não podem firmar convê-nios com o governo fede-ral, em função de pendên-cias no Cadastro Único de Convênios. Segundo a Se-cretaria de tesouro Nacio-nal, os municípios de Cotia e osasco estão entre eles. os cotianos não apareciam no cadastro em janeiro, porém, no último levanta-mento, duas pendências surgiram: a publicação do

relatório de gestão fiscal e do relatório resumido de execução orçamentária. No caso de osasco, uma das pendências foi sana-da: prestação de contas de repasses anteriores. Porém, ainda faltam com-provações relacionados a recursos da educação. o prefeito Jorge lapas (Pt) reafirmou que está resol-vendo a questão. Santana de Parnaíba, que constava entre as cidades, conse-guiu comprovar as duas situações em aberto. PT

Prefeituras têm pendências em cadastro nacional

cnm

As contas do ex-prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), referente a 2010, rejeitadas pelo TCE, foram colocadas em votação na Câmara, na quinta-feira (28). Às 19h47, o parecer da Comissão de Finanças foi pela aprovação das contas

Page 6: Edição - 207

6 www.girosa.com.br

Política }

CENÁRIOURBANO

Sexta-feira, 1 de março de 2013

A Câmara de Barueri aprovou nesta terça-feira (26) projeto de lei, de autoria do vereador Fabião (PC do B), que proíbe o uso de sinalizadores em locais fechados

Paulo [email protected]

fot

os:

Mic

hel

a b

ríg

ida

} g

iro

s/a

recursos Transferências para a execução de serviços mostram mais parcerias entre o governo e a prefeitura

Osasco lidera em convênios com estado; Cotia fica em segundo

Lapas e Carlão} Prefeitos de osasco e cotia foram os que mais receberam recursos

Apesar das históricas diferenças entre PT e PS-DB, a Prefeitura de Osas-co foi a que mais recebeu recursos por meio de convênios com o governo estadual. Em 2012, foram R$ 9 milhões em gastos de diversos serviços. Se-gundo dados da Transpa-rência Estadual, os muni-cípios de Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba receberam R$ 24,5 milhões em trans-ferências voluntárias, dos quais 37,4% foram aos osasquenses.

“A relação com o esta-do é boa”, avaliou o pre-feito de Osasco Jorge La-pas (PT), sobre as obras realizadas no município, como a canalização do Ribeirão Vermelho, na Zona Norte, e a constru-ção do terminal no Km

dentre outros”, disse. Nos últimos quatro anos, essas transferências fe-derais representaram R$ 29,9 milhões a Osasco.

Na sequência, Cotia, do prefeito tucano Car-lão Camargo foi a mais agraciada, com R$ 7,9 mi em 2012, e R$ 24 milhões somando os valores apli-cados desde 2009. Santa-na de Parnaíba recebeu R$ 2,8 milhões em 2012, enquanto a cidade de Itapevi teve convênios de R$ 2,6 milhões. Ba-rueri, cidade dona do maior orçamento da re-gião teve menos recur-sos transferidos pelo governo estadual, com R$ 1,8 mi.

21, que deve ser iniciada este ano. Mas ele ressal-tou que poderia ser me-lhor. “Recebemos mais recursos do governo fe-

deral através do PAC (Programa de Acelera-ção do Crescimento), dos programas onde há a transferência de renda,

mensalão

advogado de João Paulo quer prorrogaçãoa defesa do deputado fede-ral João Paulo cunha (Pt) deve pedir prorrogação no prazo para apresentar os recursos, depois que os ministros do supremo pu-blicarem o acórdão. os mi-nistros têm até 1° de abril para publicarem os votos

e, a partir daí, a defesa tem cinco dias úteis para ques-tionar o processo. segun-do o advogado do petista, alberto toron, o pedido de prorrogação é uma hipó-tese, tendo em vista o ta-manho do processo, com mais de cinco mil páginas,

conforme sua estimativa. “eu não afasto essa pos-sibilidade. apenas para lembrar, quando houve a determinação para ofere-cimento das razões finais do processo, nós tivemos um prazo maior”, ressal-tou toron. PT

bastidoresJunta MilitarOs prefeitos de Cotia, Carlão Camargo (PSDB), de Osasco, Jorge Lapas (PT) e de Santana de Parnaíba, Marmo Cezar (PSDB) tomaram posse nesta quarta-feira (27) presidentes da Junta Militar de seus municípios.

IndefinidoO diretório municipal do PT de Barueri ainda não definiu a questão de partidários que assumiram cargos de confiança do governo Gil Arantes (DEM). Por enquanto, a legenda aguarda definição da Direção Estadual sobre casos do tipo.

DivergênciaUm requerimento sobre imóveis isentos apresentado pelo vereador André Sacco (PSDB), foto abaixo, causou polêmica na sessão de terça-feira (26) na Câmara de Osasco. Em função dos legisladores mais novos, o tucano solicitou votação nominal ao pedido, o que foi aceito pelo presidente do legislativo, Toniolo (PC do B). O líder de governo, Aluísio Pinheiro (PT), afirmou que o presidente não podia aceitar ser conduzido. Toniolo retrucou que apenas deu transparência ao processo.

BaseNa oportunidade, o vereador osasquense Valdir Roque (PT) disse que é preciso repensar quem é governo mesmo e quem é oposição. Três parlamentares da base foram a favor do pedido.

FederalO vereador Maluco Beleza (PHS) afirmou que deve se candidatar para deputado federal e fortalecer a coligação, com o partidário Rogério Lins (PHS). PT

ro

Mil

do

José

} a

rq

uiv

o g

iro

s/a

Page 7: Edição - 207
Page 8: Edição - 207

CENÁRIOURBANO

8 www.girosa.com.brSexta-feira, 1 de março de 2013

O Viveiro Parque Curupira, Cotia, está doando cerca de cinco mil mudas nativas da Mata Atlântica aos munícipes. Mais informações: 4616-8929/ramal 320

Gláucia Arboleya [email protected]

movimento} Prédios públicos, fontes e monumentos estarão às escuras por uma hora no dia 23 de março

Nesta semana, depois de uma denúncia de mora-dor de Aldeia da Serra, feita ao portal de G1, foi constatado que eram de-positados irregularmente entulhos de material de construção em uma área verde localizada no bair-

ro, na rua Cláudia Rita Corrêa. A Empresa Alpha Forte, que funciona no local, faz a triagem dos resíduos. A Prefeitura de Barueri disse que tinha conhecimento do caso desde 2012 e informou por meio de sua asses-

soria de imprensa que a atividade da empresa não está em conformi-dade com a legislação de zoneamento da área, que é residencial, mas que o terreno está em processo de desapropriação para utilidade pública. A nota

informou ainda que a em-presa se comprometeu a sair do local até maio. No espaço, deve ser constru-ído um parque público, mas a administração mu-nicipal ainda não tem o projeto detalhado e pra-zos definidos.GA

Empresa irregular utiliza área verde como depósito de caçambas

barueri

Barueri e Osasco: primeiras do país a aderirem à Hora do Planeta

As cidades de Barueri e Osasco foram as pri-meiras cidades brasilei-ras a aderirem à Hora do Planeta 2013. Os mu-nicípios vão apagar suas luzes por uma hora, das 20h30 às 21h30, no dia 23 de março em um ato simbólico, promo-vido no mundo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a popu-lação participam do movimento que pre-tende conscientizar a população sobre pro-blemas ambientais que a humanidade enfrenta e sinalizar aos governan-tes sobre a necessidade urgente de agir contra o aquecimento global.

Este ano, o movimento chamará a atenção para as necessidades e os de-safios em torno da água. A ação está alinhada à

iniciativa da Unesco que definiu 2013 como o Ano Internacional da Coopera-ção pela Água.

Em 2012, mais de um bi-lhão de pessoas apaga-

ram as luzes durante a Hora do Planeta,

em 152 países nos sete continentes. No Brasil, a par-ticipação foi re-corde com 131 cidades, sendo 27 capitais.

Em Barueri, a iluminação de todas as secreta-rias, monumen-

tos e fontes públi-cas será apagada.

A Ponte Metálica, na Avenida dos Autono-

mistas, em Osasco, uma das mais importantes da cidade, estará às escuras a partir das 20h30. As de-mais cidades da região ainda não aderiram ao evento. Mais informa-ções do evento podem ser obtidas pelo horado-planeta.org.br.

Apoio } Pelo quinto ano consecutivo, o Giro S/A, pioneiro na região na adesão ao evento, apoia a Hora do Planeta

Por dia } A previsão é de que cerca de mil veículos passem pelo local

Por meio de uma parce-ria entre as Prefeituras de Barueri e Santana de Parnaíba, desde segun-da-feira (25), uma nova rota de acesso à Via Par-que, em fase experimen-tal, deverá desafogar o trânsito da Alameda Rio Negro e Avenida Alpha-ville. A medida serve como alternativa para quem trafega pela ma-nhã, de Parnaíba à Ba-rueri, por Alphaville. Exceto caminhões e ôni-bus, os veículos podem acionar pela avenida Universitário (Parnaíba), o trecho que liga à Via Parque (Barueri), de se-gunda a sexta-feira, das 6 às 10h. A estimativa é de que, por dia, cerca de mil veículos passem pe-lo local, o que equivale a 6 km a menos de trânsi-to até a entrada da Rodo-via Castello Branco. “Para se tornar defini-

tivo, o acesso aguarda a conclusão de obras de tapa-buracos, pavi-mentação, alargamento da via, limpeza e sina-lização, realizadas por ambas administrações”, disse o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Barueri, João Amâncio da Conceição.

Mais mudançasNo prazo de 15 dias, a Avenida da Aldeia, em Barueri, sentido centro, deverá se tornar mão única. Segundo o secre-tário Municipal de Trans-portes, João Amâncio, já estão sendo realizadas obras de recapeamento, troca de sinalização e demarcação de vagas, já que os carros só poderão estacionar em um lado da avenida. A medida foi definida durante audiên-cia pública na terça-feira (26). GA

acesso

Rota alternativa à Via Parque deve se tornar definitiva após obras

FoT

oS:

MiC

HEl

A B

RíG

idA

} G

iRo

S/A

WWF-Brasil

SolidariedadeA partir do dia 7/3, quando será lançada a campanha “Alegria Solidária”, pelo Fundo de Solidariedade de Osasco, quem doar dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal), no Circo Spacial, em frente ao Continental Shopping, ganhará um ingresso para assistir ao espetáculo. Toda renda será doada às famílias carentes da região.

CastraçãoOs proprietários de cães e gatos, interessados em castrar seus animais podem entrar em contato com o Setor de Zoonoses de Santana de Parnaíba (4154-6889), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para efetuar a sua inscrição. GA

Leia+

Metrópole }

Page 9: Edição - 207

CENÁRIOURBANO

9www.girosa.com.br Sexta-feira, 1 de março de 2013

Os motoristas que quiserem receber SMS do Detran, com até um mês de antecedência, sobre o aviso de renovação da carteira de habilitação devem se cadastrar pelo site www.detran.sp.gov.br

Gláucia Arboleya [email protected]

Itapevi e Parnaíba entram em nível de alerta; Barueri segue com risco de dengue

mosquito } Apesar do número de casos despencar na região, Ministério da Saúde apontou alto índice de vulnerabilidade da doença

fot

os:

MIC

HEL

A B

RÍG

IDA

} GIR

o s

/A

Leia+

Apesar do último Le-vantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do Ministério da Saúde, que indica a presença do mosquito, ter apontado o aumento de vulnerabili-dade na região, os casos da doença foram reduzi-dos 75% em janeiro des-te ano, se comparado ao mesmo período de 2012, nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba. O LIRAa foi divulgado na segunda-feira (25).

Em 2012 foram anota-dos 16 casos nos muni-cípios citados, contra quatro neste ano, sendo três em Cotia e um em Osasco. De acordo com a pesquisa, o maior ín-dice foi registrado em Barueri com 5,2 (risco), seguida de Santana de Parnaíba (2,3) e Itapevi (1,0), ambas em nível de

alerta. Cotia e Osasco não constam, até o mo-mento, no levantamento. No ano passado, apenas Barueri não estava em nível satisfatório, com 1 (alerta). O professor de

infectologia da Unesp Botucatu, Carlos Magno Fortaleza, explicou que a pesquisa é eficien-te porque aponta os locais com risco para que sejam tomadas as

ações preventivas. “Não significa que uma cidade com alta vulnerabilidade vá ter casos, porque só a presença do mosqui-to não é suficiente para transmitir a doença”,

explicou o especialis-ta. Para prevenir níveis de epidemia da dengue, Magno reforça que os municípios precisam re-dobrar as ações preven-tivas e de controle.

No sábado (23), suspeitos de caçar animais como lebres e cervos na Reser-va Biológica do tamboré foram surpreendidos pe-la Polícia e pela Guarda Civil de santana de Par-naíba, após denúncia de moradores do Residencial tamboré 11. De acordo com uma moradora do re-sidencial, que não quis se

identificar, os suspeitos não foram detidos porque não foram localizadas as armas que teriam sido utilizadas para abater os animais. Ainda segundo a moradora, o crime contra os animais vem ocorren-do desde novembro do ano passado. O Instituto Brookfield, responsável pela reser-

va, informou por meio de sua assessoria de im-prensa que as ocorrên-cias acontecem fora da Reserva, em um terreno próximo do local, e que a Guarda Civil de santana de Parnaíba acompanhou o caso. Procurada, a cor-poração não confirmou se atendeu a ocorrência relatada. GA

Moradores relatam caça de animais

denúncia

estado

CestaO time de basquete masculino, categoria sub 17, participará no próximo dia 6 do Campeonato Paulista. A equipe está no grupo B ao lado de Palmeiras, SESI / Franca, Nosso Clube de Limeira, Jacareí, Círculo Militar de São Paulo, Internacional de Santos e Santo André. A tabela da competição será divulgada na próxima semana pela Federação Paulista de Basquete. GA

Área} Com mais de três milhões de metros quadrados, reserva é uma das maiores do Brasil

País } 204 mil casos foram registrados nas sete primeiras semanas do ano

Dados da secretaria da segurança Pública mos-tram que das 3.993 bala-das vistoriadas no estado, entre os dias 30 de janeiro e quarta-feira (27), 2.271 (57%) não possuem o Au-to de Vistoria do Corpo de Bombeiros (Avcb). outras 676 estavam irregulares e receberam prazo para se adequarem. No perí-odo, 41 casas foram fe-chadas, de acordo com a assessoria de imprensa da secretaria da segu-rança Pública. A opera-ção chamada “Prevenção Máxima” teve início após o incêndio na boate Kiss, em santa Maria (Rs), que deixou 239 mortos no dia 27 de janeiro deste ano. os dados foram encami-nhados pelos bombeiros às prefeituras, que serão as responsáveis por to-mar as medidas admi-nistrativas cabíveis GA

Mais da metade das baladas não possuem licença

ALE

xA

ND

RE

VIE

IRA

} AR

qu

IVo

GIR

o s

/A

Metrópole }

Page 10: Edição - 207

Metrópole }CENÁRIOURBANO

10 www.girosa.com.brSexta-feira, 1 de março de 2013

Três atletas da equipe Sollys/Osasco, Fernanda Garay, Jaqueline Carvalho e Sheilla Castro, estão entre as melhores da 1ª rodada quartas de final pela Superliga. A relação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Confederação Brasileira de Vôlei

Gláucia Arboleya [email protected]

Com aumento de 69,2%, região lidera alta de homicídios no estado

Osasco } Cidade registrou o maior número de mortes na região

Fabio Rubinato } aGF DivulGação

criminalidade } Levantamento apontou que, em janeiro deste ano, a cada 32 horas, uma pessoa foi morta nas cidades da região

Em janeiro deste ano, a cada 32 horas uma pes-soa foi assassinada nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba, de acordo com dados divulgados, na segunda-feira (25), pela Secretaria da Segurança Pública. O Índice de Cri-minalidade mostrou que houve aumento de 69,2% no número de homicídios intencionais nestes muni-cípios, em janeiro, se com-parado ao mesmo perío-do de 2012. O salto foi de 13 para 22 assassinatos.

Osasco registrou o maior número de mortes (12), o dobro no período do ano passado, seguida de Itapevi (6); Barueri e

Cotia anotaram duas ocor-rências cada uma. Santana de Parnaíba não registrou nenhum homicídio. A alta percentualno número de assassinatos nestas cida-des foi quatro vezes maior do que no estado, onde foi contabilizado crescimen-to de 16,85%, no mesmo período de avaliação.

Ainda de acordo com o índice, os tipos de crimes praticados, furto, roubo, lesão corporal e lesão cor-poral culposa por acidente

de trânsito, continuam no ranking dos mais pratica-dos pelo terceiro ano con-secutivo. Apesar disso, em janeiro deste ano, hou-ve queda geral de 3,2% na prática destes tipos de de-lito, 2.411 casos, em com-paração ao mesmo mês de 2012, quando foram anota-das 2.492 ocorrências.

MiC

HEl

a b

RÍG

iDa

} GiR

o S

/a

Campeonato de KartNo sábado (2) e domingo (3), a partir das 10h15, o Kartódromo Internacional da Aldeia da Serra, em Barueri, receberá a 3ª e 4ª etapas do Campeonato Paulista de Kart 2013. Os pilotos Gianlucca Petencoff (Barueri) e Diego Gomes Ramos (Osasco) estarão na pista, entre cerca de 160 pilotos do país que participarão do campeonato. Informações 4619-4682. GA

Leia+

Div

ulG

ão

Ka

Rt

óD

Ro

Mo

Page 11: Edição - 207
Page 12: Edição - 207

Metrópole }CENÁRIOURBANO

12 Sexta-feira, 1 de março de 2013

Na terça-feira (26), Alexandre Paes, viúvo da fisiculturista Fabiana Paes, ambos de Osasco, foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio triplamente qualificado. Ela foi morta em 2 de janeiro, em Natal

Gláucia Arboleya [email protected]

Divulgação } Facebook

cofres } Aumento registrado na região foi de mais de R$ 7 milhões em janeiro deste ano, se comparado ao mesmo período de 2012

O repasse do Impos-to sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para as cidades de Barueri, Cotia, Ita-pevi, Osasco e Santana de Parnaíba, realizado pela Secretaria de Esta-do da Fazenda, aumen-tou R$ 7.057,943 mi-lhões em janeiro deste ano, se comparado com o mesmo período de 2012. Os dados indicam crescimento de 9%.

No mês passado, os cofres dos muni-cípios citados rece-beram mais de R$ 85 milhões, enquanto em janeiro de 2012 foi de R$ 77.962.777 milhões. A cidade de Osasco, com cerca de 350 mil veículos, engloba a maior fatia recebida e detém o crescimento no período, mais de R$ 32 milhões.

A elevação no com-parativo com 2012, quando foram desti-nados quase R$ 30 mi-lhões à cidade, chegou a 6,6%%. Itapevi regis-trou a menor quantia recebida neste ano, R$ 4.604.812,58 milhões. No estado foram ar-recadados mais de R$ 2 bilhões. A próxima parcela do imposto,

Repasse de IPVA cresce 9%

Osasco} Município da região que mais arrecadou imposto em janeiro deste ano

referente ao 3º venci-mento, acontece no dia 13, para carros com pla-

ca final 1. Informações: www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet.

No próximo dia 7, haverá sessão pública para a entre-ga de documentos técnicos das empresas interessadas em participar do processo do Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo. A Emtu já solicitou licença prévia ambiental à Companhia Am-biental do Estado de São Pau-lo (Cetesb), o que já permite a publicação do edital para

execução de obras. Segun-do a Empresa Metropolita-na de Transportes Urbanos (Emtu), o trecho que com-preende até o Terminal Me-tropolitano Osasco Km 21 deve ser entregue em junho de 2014. A estimativa é de que 130 mil usuários utilizem o serviço por dia. A licitação deve ser concluída em abril. GA

Pais e alunos da rede municipal de ensino das cidades de Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba es-tão enfrentando dificul-dades na volta às aulas por falta de professores nas escolas, de acordo com dados do Portal G1. Segundo as assessorias de imprensa dos municí-pios, em geral, o término de contratos em 2012 atrasou a formação do quadro de docentes para este ano letivo. A Prefei-tura de Cotia informou que já foram convocados novos professores e a situação deve ser resol-vida em até 30 dias. Em Osasco, de acordo com

a administração, nos próximos 15 dias, novos profissionais serão con-tratados para atuar na unidade educacional.

No município de Santa-na de Parnaíba, a prefei-tura justificou o proble-ma por conta da dispensa de um grande número de professores pela adminis-tração anterior. A assesso-ria de Parnaíba informou ainda que já está em an-damento um processo seletivo e outros três con-cursos para o ingresso de novos professores no sistema, mas a previsão é que a situação só se normalize dentro de um mês. GA

licitação para obras do corredor itapevi-SP deve ocorrer em abril

Escolas de Cotia, Osasco e Parnaíba enfrentam problemas

metropolitano

volta às aulas expansão Michela brígiDa } giro S/a

o prefeito de cotia, carlão camargo, assinou na ter-ça-feira (26) um convênio com a Sabesp para exten-são da rede de abasteci-mento de água na cidade. De acordo com o termo, a administração municipal disponibilizará maquiná-rios e funcionários para viabilizar a instalação da canalização e os demais custos ficarão a cargo da companhia. a primeira região a ser beneficiada é a estrada das Mulatas, no Portal do Santa Paula, o que possibilitará a li-gação domiciliar de água potável a todos os mora-dores do entorno. Suces-sivamente, outros bairros também serão beneficia-dos. o convênio será ge-renciado pela Secretaria de obras e Serviços ur-banos em conjunto com a Secretaria de Transportes e Trânsito. GA

Prefeitura de cotia firma convênio com a Sabesp

Leia+PirataNesta quinta-feira (28), a Prefeitura de Osasco destruiu 92 mil unidades de produtos piratas apreendidos na cidade. Entre as mercadorias estão CDs, DVDs e CDR de jogos eletrônicos. A ação é resultado de operações realizadas pelas polícias Civil e Militar, pela Guarda Civil Municipal e pelos agentes de fiscalização. GA

www.girosa.com.br

an

Der

Son

alv

eS }

ar

qu

ivo

gir

o S

/a

previsão} Situação em Parnaíba deve ser normalizada em um mês

leanDro PalMeira

Page 13: Edição - 207

Serviço:“Alô, Dolly!” - Quinta às 21h, sexta às 21h30, sábado às 18h e 21h30, domingo, às 18h. Temporada: Até 2 de junho. Teatro Bradesco - Bour-bon Shopping São Paulo – Rua Turiassu 2.100 – 3º piso – Pompéia. Ingressos: de R$ 20 a R$ 200. Telefone: 4003-1212.

Falabella traz

a São Paulo e anuncia aposentadoria como ator

“Alô, Dolly!”

13www.girosa.com.br

Classea>>> entrevistaS/a }

Mal acabou de estrear “Pé na cova”, na Rede Globo, o autor e diretor MIguel Falabella já volta à cena com o musical “Alô, Dolly!” (Hello, Dolly!), um dos grandes clássicos da Broa-dway que estreia neste sábado (2) no Teatro Bradesco. A superprodução, que fez temporada no Rio de Janeiro, con-firma a parceria de sucesso do diretor com Marília Pêra. Fa-labella é responsável pelas três mais recentes participações da atriz na televisão, a novela “Aquele beijo” e os seriados “A vida alheia” e o “Pé na cova”. “Eu tinha escrito vários papéis para a Marília, mas nunca estive com ela no palco. Quando atua-mos juntos em “Alô, Dolly!” me sinto entrando em campo para jogar com o Messi”, diz o diretor, comparando a veterana ao bolista argentino.Baseado na peça “The Matchmarker – a casamenteria”, o musical conta a história de Dolly Levi (Marília) uma célebre viúva casamenteira que é contrata-da pelo avarento e mal-humurado comerciante do interior, Horácio Vandergelder (Falabella), para lhe arranjar uma esposa na cidade grande. Mas é ela quem se inte-ressa pelo ricaço caipira. No elenco também estão Alessandra Verney (“7 – O Musical”), Frederico Reuter (“Hairspray”), Ester Elias (“Les Misérables”), Thiago Machado (“Mamma Mia”) e mais 25 atores no elenco e 16 músicos que os acompanham com uma orquestra.Marília disse que atuar em duas frentes com o colega traz vantagens. “Miguel é extrema-mente generoso e é ótimo estarmos juntos também na TV, porque cria uma intimidade cênica, um jogo cênico que chega muito inteiro para a plateia no teatro. Em geral, eu faço personagens ricas e más, então, quando vem um personagem engraçado como a Darlene, de “Pé na cova”, ou uma viúva casamenteira, como a Dolly, eu me entrego. A presença do Miguel me garante”, diz.Irriquieto, Falabella já ensaia os passos para uma nova empreitada, o musical “Memórias de um gigolô”, baseado no romance de mesmo nome do escritor paulista Marcos Rey. O projeto está pronto, mas segue sem patrocínio. “É um clássico da literatura brasi-leira. A história se passa na São Paulo dos anos 1930, uma época fabulosa da cidade. Mesmo assim, não consigo dinheiro. É difícil arrumar patrocínio para as coisas brasi-leiras, só querem musical americano”, reclama. Depois de uma temporada em Nova York, o diretor compara a auto-estima de brasileiros e americanos. “Gosto de ir a Broadway para ver os elogios. Eles dizem ‘wonderful’ para tudo. A gente não é pró-digo em elogios aqui. Temos uma cultura errada nesse sentido, Elogia-se pouco. Fala-se muito mal do vizinho”, avalia. A participação em “Pé na cova” pode ser o último trabalho de Falabella como ator. “Cada vez quero mais escrever e dirigir e menos fazer TV”, finaliza.

Marília e Falabella: boa química na TV chega agora ao palco

fotoS} Paula koSSatz

{por graziela coSta} [email protected]

Sexta-feira, 1 de março de 2013

Page 14: Edição - 207

Sexta-feira, 1 de março de 201314 www.girosa.com.br

Apontado como o “novo Crepúsculo”, em refe-rência à saga sobre vam-piros da autoria de Ste-phenie Meyer, “Dezesseis luas” (Beautiful Creatures /2013) apresenta Ethan Wate (Alden Ehrenrei-ch), como um estudante de colegial que se en-canta por Lena Duchan-nes (Alice Englert), alu-na nova que acaba de chegar de outro estado, e com quem ele tinha pesadelos há meses. Os dois se unem para en-frentar uma maldição sobrenatural que perse-gue a família dela há ge-rações. Direção: Richard LaGravenese.

“DezeSSeiS LuaS” é o novo

Crepúsculo

Stallone volta em “alvo duplo”Baseado nos quadrinhos de mesmo nome, “Alvo duplo”, que estreia nes-ta sexta-feira (1), narra as aventuras do matador Jimmy Bobo (Sylvester Stallone) e um jovem detetive da polícia, que se tornarão aliados na busca pelo responsável pelas mor-tes de seus parceiros. Direção: Walter Hill.

Cinema } {por grazieLa CoSta} [email protected]

Classea>>>parque Shopping Barueriwww.cinepolis.com.br Barueri | Rua General Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400 | Ingressos R$ 15 a R$ 38

Sala 1 DezeSSeiS luaS – 10 anos – (dub) – 13h – 15h45 – 18h45 - (leg) – 21h30 Sala 2 amanhecer violento – 14 anos – (dub) – 12h45 – 15h – 17h15 – 19h45 – (leg) – 22h Sala 3 oS miSeráveiS – 14 anos – (leg) – 14h15 – 17h30 – 20h45 Sala 4 DezeSSeiS luaS – 10 anos – (dub) – 14h – 16h45 – 19h30 – 22h15 Sala 5 o reino gelaDo – livre (dub) – 3D – 12h30 – 14h30 | João e maria: caçaDoreS De BruxaS – 14 anos (dub) – 16h30 – 19h – 21h15 Sala 6 Duro De matar: um Bom Dia para morrer – 12 anos (leg) – 20h30 – (dub) – 13h15 – 15h30 – 18h – 22h45B Sala 7 Duro De matar: um Bom Dia para morrer – 12 anos (leg) – 19h15 – (dub) – 12h15A – 14h45 – 17h – 21h45 Sala 8 meu namoraDo é um zumBi – 10 anos (dub) – 13h05 – 15h15 | inativiDaDe paranormal – 16 anos – (dub) – 17h45 – 20h15 – 22h30B Sala 9 colegaS – 10 anos – (nac) – 13h45 – 16h – 18h30 – 21h. Legenda: A - Somente sábado e domingo/B – exceto sábado e domingo

Shopping granja Viannawww.cinemark.com.br Cotia | Rodovia Raposo Tavares km 23 – Granja Viana | Ingressos R$ 11 a R$ 23

aS aventuraS De taDeo 3D (dub) – livre - 12h30M - 16h40N - 17h10K/ colegaS (nac) – 10 anos - 12h40 - 17h10 - 19h30 - 22h00/ DezeSSeiS luaS (dub) – 12 anos - 13h00 - 15h40 - 18h20 - 21h10/ Duro De matar: um Bom Dia para morrer (leg) – 12 anos - 12h00B - 14h30 - 16h50 - 19h10 - 21h30/ João e maria: caçaDoreS De BruxaS 3D (dub) – 14 anos - 12h50 - 15h10 - 17h35 - 20h00 - 22h10/ lincoln (leg) – 12 anos - 14h00 K - 21h40/ o reino gelaDo 3D (dub) – livre - 14h40L - 19h25/ royal opera houSe: carmen (leg) – 12 anos 11h00A - 16h00C/ tainá 3 - a origem (nac) – 10 anos – 15h

Shopping iguatemi alphavillewww.cinepolis.com.br Barueri | Alameda Rio Negro 111 | Tel: 2078-8000. | Ingressos R$ 17,50 a R$ 29,50 – VIP R$ 38,00 a R$ 52,00

Sala 1 lincoln – 12 anos (leg) – 16h45 | amanhecer violento – 14 anos (leg) – 12h15A – 14h30 – 20h – 22h15 Sala 2 o laDo Bom Da viDa – 12 anos – (leg)- 13h30 – 16h15 – 21h15 | inDomável SonhaDora – 10 anos – (leg) – 19h Sala 3 Duro De matar: um Bom Dia para morrer – 12 anos (leg) – 13h15 – 15h45 – 18h15 | argo – 14 anos (leg) – 20h45 Sala 4 DezeSSeiS luaS – 10 anos (leg) – 13h – 16h – 18h45 – 21h30 Sala 5 Duro De matar: um Bom Dia para morrer – 12 anos (leg) – 17h15 – 19h30 – 21h45 – (dub) – 12h45 – 15h Sala 6 DezeSSeiS luaS – 10 anos (leg) – 17h – 19h45 – 22h30 – (dub) – 14h Sala 7 colegaS – 10 anos (nac) – 13h25 – 16h – 19h05 – 21h35 Sala 8 o reino gelaDo – livre (dub) – 3D – 12h20A – 14h20 – 16h30 – 18h35 | cirque Du Soleil – livre (leg) – 3D – 21h Sala 9 hitchcock – 12 anos (leg) – 14h45 – 17h10 – 19h40 – 22h05. Legenda: (A) SOMENTE SABADO E DOMINGO. (B) SOMENTE SEXTA E SÁBADO. (C ) EXCETO SÁBADO E DOMINGO. (D) EXCETO QUINTA. (E) SOMENTE QUINTA

Shopping tamboréwww.cinemark.com.br Barueri |Avenida Piracema, 669 | Tel.: 4193-1839| Ingressos R$ 13 a R$ 25

amanhecer violento (dub) – 14 anos - 12h50 - 15h10 - 17h30 - 20h00 - 22h10/cirque Du Soleil - outroS munDoS 3D (leg) – livre – 3D – 12h30 / colegaS (nac) – 10 anos - 13h40 - 16h10 - 18h40 - 21h20/ DezeSSeiS luaS (dub) – 12 anos - 13h20 - 14h30E - 16h20 - 17h20E - 19h10 - 20h10 - 22h20 - 23h00A/ Duro De matar: um Bom Dia para morrer (dub) – 12 anos - 17h10 - 19h30 - 21h50 – (XD) - 13h30 - 15h50 - 18h10 - 20h40 - 23h10A/ hitchcock (leg) – 12 anos – BraDeSco prime - 12h40 - 15h20 - 21h40/ João e maria: caçaDoreS De BruxaS (dub) – 14 anos - 13h10 - 15h40 - 17h50 - 20h20 - 22h30 –(3D) - 21h00/ o laDo Bom Da viDa – BraDeSco prime - (leg) – 12 anos - 19h00/o reino gelaDo 3D (dub) – livre - 14h50 - 16h50 - 18h50/ royal

opera houSe: carmen (leg) – 12 anos - 11h00A - 16h00C/ Tainá 3 - a origem (nac) – 10 anos -13h00 - 15h00

Shopping união de osascowww.cinemark.com.br Osasco | Avenida dos Autonomistas | Ingressos R$ 12 a R$ 28

amanhecer violento (dub) – 14 anos - 12h00B - 14h50 - 17h10 - 19h40 - 21h50/ cirque Du Soleil - outroS munDoS 3D (leg) – livre - 13h20/ colegaS (nac) – 10 anos - 11h10B - 14h00 - 16h20 - 18h40 - 21h30/ De pernaS pro ar 2 (nac) – 12 anos -13h00 - 15h00/ DezeSSeiS luaS (dub) – 12 anos - 11h00B - 12h10B - 13h50 - 15h10 - 16h30 - 19h00 - 20h00 - 22h00 - 22h50F/ Duro De matar: um Bom Dia para morrer (dub) – 12 anos - 12h50 - 15h30 - 17h50 - 18h30 - 20h10 - 22h30F - 23h30F (XD) - 13h40 - 16h00 - 18h20 - 20h40// inativiDaDe paranormal - (dub) - 16 anos - 17h20 - 19h30 - 21h40/João e maria: caçaDoreS De BruxaS (dub) – 14 anos - 11h50B - 14h40 - 16h50 - 19h50 - 22h10 (3D) - 17h00 - 21h20/ 15h40 - 20h50/ o laDo Bom Da viDa (leg) – 12 anos - 15h40 - 20h50/ o reino gelaDo 3D (dub) – livre -11h20B - 14h10 - 19h20

Shopping Villa Loboswww.cinepolis.com.br Av. das Nações Unidas, 4.777 - Alto de Pinheiros São Paulo -SP|Tel: 3024 – 3738 | Ingressos R$ 18 a R$ 28

a parte DoS anJoS (leg) – 14 anos - 23h10/ amanhecer violento (leg) – 14 anos - 16h40 - 19h00 - 21h20/ aS aventuraS De pi (leg) – 10 anos - 22h05/ aS aventuraS De taDeo (dub) – livre - 12h00B - 14h20/ colegaS (nac) – 10 anos - 13h10 - 15h40 - 18h05 - 20h50/ DezeSSeiS luaS (leg) – 12 anos - 12h45 - 15h30 - 18h15 - 21h00 - 00h00F/ DJango livre (leg) – 16 anos - 19h40/ Duro De matar: um Bom Dia para morrer (leg) – 12 anos - 12h30B - 14h50 - 17h10 - 19h30 - 21h50/ inDomável SonhaDora (leg) – 12 anos - 12h40Q - 14h00 T - 15h00Q - 17h20I/ lincoln (leg) – 12 anos -23h40F/ o DoBro ou naDa (leg) – 12 anos -23h10U/ o laDo Bom Da viDa (leg) – 12 anos - 13h20D - 16h05E - 18h50E - 21h35/ o meStre (leg) – 14 anos - 17h20 G/ o voo (leg) – 14 anos - 13h00 - 19h10/ oS miSeráveiS (leg) – 14 anos - 15h50/ royal opera houSe: carmen (leg) – 12 anos - 11h00A - 16h00C

SuperShopping osascowww.kinoplex.com.brOsasco | Av. dos Autonomistas, 1.828 | Tel: 3131-2004. | Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 1 Duro De matar: um Bom Dia para morrer – 12 anos (dub) – 14h20 – 16h30 – 18h40 – 20h50 / sex-sab-dom – 13h50 – 16h30 – 18h40 – 20h50 Sala 2 inativiDaDe paranormal – 16 anos – (dub) – 18h50 – 21h | tainá: a origem – (nac) – livre – 14h30 – 16h40/ sex-sab-dom – 13h40 - 16h40 Sala 3 colegaS – 10 anos (nac) – 14h – 16h20 – 18h40 – 21h10 Sala 4 Duro De matar: um Bom Dia para morrer – 12 anos (dub) – 14h50 – 17h05 – 19h20 – 21h30 Sala 5 DezeSSeiS luaS – 12 anos – (leg) – 13h30 – 16h - 18h30 – 21h Sala 6 João e maria – caçaDoreS De BruxaS – 14 anos – (dub) – 17h40 – 19h40 – 21h40 | 3D o reino gelaDo – livre – (dub) – 13h40 – 15h30 Sala 7 amanhecer violento – 14 anos (dub) – 15h – 17h10 – 19h10 – 21h20 / sex-sab-dom – 13h50 – 17h10 – 19h10 – 21h20

the Square open Mall www.cineespaço.com.brCotia | Rodovia Raposo Tavares km 22 | Telefone 2898-9595 | Ingresso R$ 15 a R$ 30

Sala imax Duro De matar: um Bom Dia para morrer – 12 anos (leg) –19h – 21h – (dub) - 14h20 – 16h30 Sala 1 aS aventuraS De taDeo – 3D – livre – (dub) – 13h50 | cirque Du Soleil – estréia – livre – (leg) - 15h40 – 17h30 | hitchcock – estréia – 12 anos – (leg) - 19h20 – 21h30 Sala 2 o laDo Bom Da viDa – 14 anos – (leg) - 14h – 16h30 – 19h – 21h30 Sala 3 a hora maiS eScura – 14 anos –(leg) – 15h – 21h | oS miSeráveiS – 10 anos – (leg) - 18h Sala 4 DezeSSeiS luaS – 12 anos – (leg) - 14h – 16h30 – 19h – 21h30 Sala 5 Duro De matar: um Bom Dia para morrer – 12 anos – (leg) -- 14h – 16h – 18h – 20h – 22h Sala 6 tainá a origem – livre – 14h | colegaS – estréia – 10 anos - 16h – 18h – 20h – 22h

emcartaz>>programação válida de 1 a 7/3/2013

Vencedor do Melhor Longa-Metragem Brasileiro no Festi-val de Gramado 2012 e Melhor Filme Brasileiro da Mos-tra Internacional de Cinema de São Paulo, “Colegas”, dirigido por Marcelo Galvão, é protagonizado por três atores com síndrome de Down. Na trama, eles são um trio apaixonado por cinema. Inspirados pelo filme “Thel-ma & Louise”, fogem de um instituto no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de três sonhos: Stalone (Ariel Goldenberg) quer ver o mar, Aninha (Rita Pokk) quer casar e Márcio (Breno Viola) precisa voar. Estreia prevista para sexta-feira (1).

IMA

GEM

fIL

MES

premiado em festivais,

estreia nesta sexta-feira (1)

PAR

IS f

ILM

ES

EuR

OPA

fIL

MES

Page 15: Edição - 207

Sexta-feira, 1 de março de 2013 15

ClasseA>>>

Menu } {por grAzielA coStA} [email protected]

A temporada de frequentar restau-rantes disputados e saborear

pratos sofisticados a preços acessíveis chegou. Entre

os dias 4 a 17, acontece o São Paulo Restaurant Week, a maratona gastronômica que acontece duas vezes ao ano e que chega à 12ª edição agregando 250 estabelecimentos cadastrados. Pela

SPRW, o menu compos-to por entrada, prato

principal e sobremesa sai por R$ 34,90 (almoço) e R$

47,90 (jantar). A grande novidade dessa edição

é a parceria com a Apae São Paulo. Durante o evento, 10 jovens com Deficiência

Intelectual atendidos pela Organização traba-lharão em alguns restaurantes participantes da edição. Além disso, a instituição poderá ser beneficiada com a doação de notas fiscais dos consumidores da SPRW. A contribuição de R$

1 será destinada ao Instituto Ayrton Senna, e como nos anos ante-

riores, é opcional.O evento traz mais 20

estreantes, como os restaurantes Chez

Lorena, Donostia, Ecco, Mombuka, Nosotros, Por-teño Grill, Rei do Bacalhau e 210 Diner. Clás-sicos como Ça va, Lellis Trat-

toria, Gigetto e O Gato Que Ri já

confirmaram par-

ticipação. Outras casas renomadas como AK Vila, Mexilhão, PJ Clarke’s, Le Vin (Vila Boin), Bistro de Paris, Capim Santo, Tordesilhas e Dressing também participam do evento. Para conferir a lista de casas participantes com car-dápios e horários de funcionamento, acesse o site www.restaurantweek.com.br/.

Na regiãoO Praça São Lourenço (1) de Alphaville ofere-ce, apenas no jantar, opções como a entrada de “Tomates assados, muçarela de búfala, azeite de manjericão e rúcula selvagem” e “Pei-xe fresco com sautée de legumes, coalhada de limão e azeite de ervas”, no capítulo principal. O Tantra (2) da Granja Viana tem opções de almoço e jantar com sugestões como a entra-da “Salada rústica de lula com pasta balinesa picante” e entre os principais “Curry aromáti-co com lascas de frango e manga, servido com arroz de coco com perfume de limão”. Entre as opções de almoço e jantar no Felix Bistrot (3), Granja Viana, há o “Lombo suíno ao molho de frutas secas fumé e purê de cará” e “Paleta de cordeiro confit ao molho röti com cuscuz marroquino de cogumelos”, entre os principais.Servindo almoço e jantar, o Cabaña del Asado (4) da Granja Viana sugere como opção o ½ Entrecôte, com guarnição de arroz biro-biro ou arroz branco, farofa especial da casa e batata frita Cabaña. O La Pasta Gialla (5) do Tamboré e do Con-tinental Shopping oferecem almoço e jantar com opções como o “Tagliatelle ao pomodoro com rúcula, shiitake e queijo brie” e Medalhão de mignon ao molho de vinho tinto com batata rústica e cogumelos entre os principais. Entre as opções, para almoço e jantar, o Mondo di Vino La Table (6), em Alphaville, “Escalope de mignon ao vinho tinto e risoto com funghi”, como principal, e “Crème brûlée de maracujá” de sobremesa.

com 250 casas cadastradas, inclusive na região, maratona gastronômica acontece a partir desta segunda-feira (4)

Restaurant WeekVariedade marca 12ª edição do

5

4

1

6

3

Elvis FErnandEs

raFaEl WainbErgElv

is FEr

na

nd

Es

luis simionE

www.girosa.com.brluis simionE

ra

FaEl

Wa

inb

Erg

2

Page 16: Edição - 207