destaques enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

59
UMBERTO NEVES DESTAQUES ENCICLOPÉDICOS DE 13-10-2014 a 19-10-2014 Com nota reflexiva. Há textos em espanhol, quando as referências e fontes são melhores, ou preferidas. Publicados originalmente em www.facebook.com/umbertoneves.ideas durante o período citado. Há acréscimos e correções dos originais publicados nessa rede social. As frases célebres estão no idioma original dos autores ou originalmente no idioma inglês e traduzidas para o português. Biografias já publicadas em edições anteriores não são republicadas, mas já foi anunciado o procedimento de incluir maiores informações, principalmente as informações de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e monografias), artigos científicos e obras originais dos autores, ou seja, nenhuma biografia de cada data deixará de ser publicada nas próximas publicações, pois sempre há muitas informações a serem incluídas. No documento da semana passada, período 06-10-2014 a 12-10-2014 não houve notas reflexivas de minha autoria e nesse documento há apenas uma nota reflexiva. Minha meta definida é escrever diariamente e incluir dez notas toda semana, isto é, a cada documento uma média de dez notas e espero cumprir essa meta a partir do próximo período. O importante desse tipo de trabalho é que, as biografias sendo retomadas a cada data e, assim, as informações sendo acrescidas, a familiaridade, no decorrer dos anos vai sendo bastante próxima e proveitosa, esse é o objetivo, e fornecer material consistente que pode vir a ser de grande interesse acadêmico, embora sejam trabalhos e tarefas cotidianas e normais, por isso não há, nesse tipo específico de produção, o rigor acadêmico, mas sim a produção de material que vem a constituir material oficial. 13-10-2014 EM 13 DE OUTUBRO DE 2014, DESTACO: 1884 - Determinado o meridiano de Greenwich como ponto de referência para determinação dos fusos horários. 1917 - Diante de milhares de pessoas, ocorre o Milagre do Sol, marcando a última das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. 1930 - O Bispo de Leiria torna público, oficialmente, as aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Upload: umberto-neves

Post on 02-Jul-2015

432 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Diversas biografias do período estão reunidas nesse documento: Mary Kingsley, Margaret Thatcher, Louis Claude de Saint-Martin, Francisco Ferrer, Manuel Bandeira. Cristóvam Pavia, Dmitry Pisarev, Ciprian Porumbescu, Benedito Calixto, Jules Rimet, Ray Ewry, Hannah Arendt, Harold Robbins, Madeleine de Scudéry, Manuel da Fonseca, Antônio Houaiss, Michel Foucault, José Dias Nunes, Oscar Wilde, Helge Rode, Roger Vailland, Yolanda Pereira, Karl Ristikivi, Louis Althusser, Charles Taze Russell, Cristófano Allori, Conde de Saint-Simon, Arthur Miller, Antônio Ramos Rosa, Johann Nepomuk Hummel, Frédéric Chopin, Raymond Aron, Ba Jin, Padre Manuel da Nóbrega, Luca Cambiaso, Lucas Bacmeister, Justus Lipsius, Luca Marenzio, Benedetto Fioretti, Heinrich Schüts, Lucas Van Uden, Canaletto, Baldassare Galuppi, Manuel da Costa Ataíde, Heinrich Von Kleist, Henri Bergson, Tibor Déry, Isabel Briggs Myers, Casimiro de Abreu, Thomas Edison, José Ortega y Gasset, Thomas Browne, Auguste Marie Louis Nicholas Lumière, Fannie Hurst, Miguel Ángel Asturias, Vinícius de Moraes, Jonathan Swift e John Reed dentre outros. Há, na página inicial, informações importantes de minha autoria (Umberto Neves) sobre o procedimento de seguimento da publicação regular das biografias.

TRANSCRIPT

Page 1: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

UMBERTO NEVES DESTAQUES ENCICLOPÉDICOS DE 13-10-2014 a 19-10-2014 Com nota reflexiva. Há textos em espanhol, quando as referências e fontes são melhores, ou preferidas. Publicados originalmente em www.facebook.com/umbertoneves.ideas durante o período citado. Há acréscimos e correções dos originais publicados nessa rede social.

As frases célebres estão no idioma original dos autores ou originalmente no idioma inglês e traduzidas para o português.

Biografias já publicadas em edições anteriores não são republicadas, mas já foi anunciado o procedimento de incluir maiores informações, principalmente as informações de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e monografias), artigos científicos e obras originais dos autores, ou seja, nenhuma biografia de cada data deixará de ser publicada nas próximas publicações, pois sempre há muitas informações a serem incluídas.

No documento da semana passada, período 06-10-2014 a 12-10-2014 não houve notas reflexivas de minha autoria e nesse documento há apenas uma nota reflexiva. Minha meta definida é escrever diariamente e incluir dez notas toda semana, isto é, a cada documento uma média de dez notas e espero cumprir essa meta a partir do próximo período. O importante desse tipo de trabalho é que, as biografias sendo retomadas a cada data e, assim, as informações sendo acrescidas, a familiaridade, no decorrer dos anos vai sendo bastante próxima e proveitosa, esse é o objetivo, e fornecer material consistente que pode vir a ser de grande interesse acadêmico, embora sejam trabalhos e tarefas cotidianas e normais, por isso não há, nesse tipo específico de produção, o rigor acadêmico, mas sim a produção de material que vem a constituir material oficial.

13-10-2014

EM 13 DE OUTUBRO DE 2014, DESTACO:

1884 - Determinado o meridiano de Greenwich como ponto de referência para determinação dos fusos horários.

1917 - Diante de milhares de pessoas, ocorre o Milagre do Sol, marcando a última das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal.

1930 - O Bispo de Leiria torna público, oficialmente, as aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Page 2: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

1997 - O presidente norte-americano Bill Clinton discursa no Palácio do Itamaraty se referindo a Santos Dumont como o pai da aviação.

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1709 - Bento Morganti, escritor português (m. ?).

1862 - Mary Kingsley, escritora e exploradora do continente africano (m. 1900).

1925 - Margaret Thatcher, política britânica (m. 2013).

(*)

1803 - Louis Claude de Saint-Martin, o "Filósofo Desconhecido", em Aulnay-la-Rivière, na França (n. 1743)

1909 - Francisco Ferrer, livre-pensador espanhol, criador da Escola Moderna (n. 1849)

1968 - Manuel Bandeira, poeta brasileiro (n. 1886)

- Cristóvam Pavia, poeta português (n. 1933)

http://pt.wikipedia.org/wiki/13_de_outubro

Bento Morganti (Roma, 13 de Outubro de 1709 - ?) foi um escritor português.

Bento Morganti nasceu em Roma, filho de pais portugueses, em 13 de Outubro de 1709. Veio muito novo para Portugal. Estudou no Colégio de Santo Antão e na Universidade de Coimbra.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bento_Morganti

Margaret Hilda Thatcher, Baronesa Thatcher LG, OM, PC, FRS (Grantham, 13 de outubro de 1925 — Londres, 8 de abril de 2013) foi uma política britânica, primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990.

Page 3: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

"Nascida Margaret Roberts na localidade de Grantham, condado de Lincolnshire, Inglaterra, Thatcher estudou ciências químicas na Universidade de Oxford antes de se qualificar como barrister. Nas eleições gerais de 1959 no Reino Unido ela foi eleita parlamentar pela região de Finchley. Edward Heath nomeou Thatcher secretária do Departamento de Educação e Habilidades em seu governo de 1970. Em 1975 ela foi eleita líder do Partido Conservador, sendo a primeira mulher a liderar um dos principais partidos do Reino Unido, e em 1979 ela se tornou a primeira mulher a ser primeira-ministra do Reino Unido.

Ao liderar o governo do Reino Unido, Thatcher estava determinada a reverter o que via como o declínio nacional de seu país. Suas políticas econômicas foram centradas na desregulamentação do setor financeiro, na flexibilização do mercado de trabalho e na privatização das empresas estatais. Sua popularidade esteve baixa em meio à recessão econômica iniciada com a Crise do petróleo de 1979; no entanto, uma rápida recuperação econômica, além da vitória britânica na Guerra das Malvinas, fizeram ressurgir o apoio necessário para sua reeleição em 1983.

Devido ao fato de Thatcher ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 1984, de sua dura oposição aos sindicatos e de sua forte crítica à União Soviética, foi alcunhada de 'Dama de Ferro'. Thatcher foi reeleita para um terceiro mandato em 1987, mas sua impopular visão crítica à criação da União Europeia lhe fez perder apoio em seu partido, renunciando aos cargos de primeira-ministra e líder do partido em 1990.

Thatcher tinha um título vitalício de pariato como Baronesa Thatcher de Kesteven, o que lhe garantia um assento na Câmara dos Lordes."

"Thatcher se tornou primeira-ministra em 4 de maio de 1979. Chegando ao número 10 da Downing Street, disse, parafraseando a Oração de São Francisco:

'Onde houver discórdia, que possamos trazer harmonia. Onde houver erro, que possamos trazer a verdade. Onde houver dúvida, que possamos trazer fé. E onde houver desespero, que possamos trazer esperança.'"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Margaret_Thatcher

Louis Claude de Saint-Martin (Amboise, França 18 de janeiro de 1743 - 13 de Outubro de 1803) foi um filósofo e místico francês.

Page 4: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

"Foi discípulo de Martinez de Pasqually e Jacob Boehme (de forma póstuma, através de seus escritos). Advogado, deixou de lado a jurisprudência e ao lado de Jean Baptiste Willermoz, lançou a base do Martinismo. Influenciou diversos ocultistas franceses, especialmente Eliphas Levi, Stanislas de Guaita e Papus."

"Escreveu diversos livros, sob o pseudônimo de Filósofo Desconhecido. Influenciou diversos nobres franceses e europeus, criando uma sociedade iniciática, conhecida como Sociedade dos Filósofos Desconhecidos. No início de 1800, sua doutrina já alcançava diversos países europeus, como Alemanha, Rússia e na própria França."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Claude_de_Saint-Martin

Francesc Ferrer i Guàrdia (Alella, 10 de janeiro de 1859 — Barcelona, 13 de outubro de 1909) foi um pensador anarquista catalão, pedagogista, criador da Escola Moderna (1901), um projeto prático de pedagogia libertária.

"A Escola Moderna transformou-se em um movimento de caráter internacional de apoio dos trabalhadores a educação antiestatal e anticapitalista.

Segundo Maria Aparecida Macedo Pascal, 'Ferrer desenvolveu o método racional, enfatizando as ciências naturais com certa influência positivista, privilegiando a educação integral. Propõe uma metodologia baseada na cooperação e respeito mútuo. Sua escola deveria ser freqüentada por crianças de ambos os sexos para desfrutarem de uma relação de igualdade desde cedo. A concepção burguesa de castigos, repressão, submissão e obediência, deveria ser substituída pela teoria libertária, de formação do novo homem e da nova mulher. Ferrer considerava que o cientificismo não era um saber neutro. Aqueles que tem o poder se esforçam por legitimá-lo através de teses científicas'."

"Suas ideias libertárias influenciaram a filosofia educacional da Nova Escola de John Dewey e a pedagogia de Paulo Freire, no Brasil, entre outros."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Francesc_Ferrer

Page 5: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho (Recife, 19 de abril de 1886 — Rio de Janeiro, 13 de outubro de 1968) foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro.

"Considera-se que Bandeira faça parte da geração de 1922 da literatura moderna brasileira, sendo seu poema Os Sapos o abre-alas da Semana de Arte Moderna de 1922. Juntamente com escritores como João Cabral de Melo Neto, Paulo Freire, Gilberto Freyre, Clarice Lispector e Joaquim Nabuco, entre outros, representa o melhor da produção literária do estado de Pernambuco."

"Posteriormente, nomeado professor de Literaturas Hispano-Americanas na Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil, cargo do qual se aposentou, em 1956."

"Manuel Moura possui um estilo simples e direto, embora não compartilhe da dureza de poetas como João Cabral de Melo Neto, também pernambucano. Aliás, numa análise entre as obras de Bandeira e João Cabral, vê-se que este, ao contrário daquele, visa a purgar de sua obra o lirismo. Bandeira foi o mais lírico dos poetas. Aborda temáticas cotidianas e universais, às vezes com uma abordagem de 'poema-piada', lidando com formas e inspiração que a tradição acadêmica considera vulgares. Mesmo assim, conhecedor da Literatura, utilizou-se, em temas cotidianos, de formas colhidas nas tradições clássicas e medievais. Em sua obra de estreia (e de curtíssima tiragem) estão composições poéticas rígidas, sonetos em rimas ricas e métrica perfeita, na mesma linha onde, em seus textos posteriores, encontramos composições como o rondó e trovas.

É comum encontrar poemas (como o Poética, do livro Libertinagem) que se transformaram em um manifesto da poesia moderna. No entanto, suas origens estão na poesia parnasiana. Foi convidado a participar da Semana de arte moderna de 1922, embora não tenha comparecido, deixou um poema seu (Os Sapos) para ser lido no evento.

Uma certa melancolia, associada a um sentimento de angústia, permeia sua obra, em que procura uma forma de sentir a alegria de viver. Doente dos pulmões, Bandeira sofria de tuberculose e sabia dos riscos que corria diariamente, e a perspectiva de deixar de existir a qualquer momento é uma constante na sua obra."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Bandeira

Page 6: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

"Em 1917, publicou 'A Cinza das Horas', de nítida influência parnasiana e simbolista. Dois anos depois, lançou 'Carnaval', fazendo uso do verso livre. Já se mostrava um dos precursores da linha modernista, e Mário de Andrade o chamaria de 'São João Batista do modernismo brasileiro'. Apesar disso, em 1922, por não concordar com a intensidade dos ataques feitos aos parnasianos e simbolistas, não participou diretamente da Semana de Arte Moderna (nem sequer viajou para São Paulo).

No entanto, seu poema 'Os Sapos', lido por Ronald de Carvalho na segunda noite do acontecimento, provocou muitas reações. Nele, Bandeira se vale mais uma vez do verso livre, principal característica de sua obra:

'Enfunando os papos,/ Saem da penumbra,/ Aos pulos, os sapos./ A luz os deslumbra./ Em ronco que aterra,/ Berra o sapo-boi:/ Meu pai foi à guerra!/ Não foi! - Foi! - Não foi!'

Com 'O Ritmo Dissoluto' (1924) e 'Libertinagem' (1930), temos um poeta totalmente integrado no espírito modernista. 'Libertinagem' apresenta alguns poemas fundamentais para entender a poesia de Bandeira: 'Vou-me embora pra Pasárgada', 'Poética', 'Evocação do Recife' e outros. Aparecem ali seus grandes temas: a família, a morte, a infância no Recife, os indivíduos que compõem as camadas mais baixas da sociedade.

Apesar dos amigos e das reuniões na Academia Brasileira de Letras (para a qual foi eleito em 1940), Bandeira viveu solitariamente. Mesmo sendo um apaixonado pelas mulheres, nunca casou: dizia que 'perdeu a vez'."

http://educacao.uol.com.br/biografias/manuel-bandeira.jhtm

"Terceiro ocupante da Cadeira 24, eleito em 29 de agosto de 1940, na sucessão de Luís Guimarães e recebido pelo Acadêmico Ribeiro Couto em 30 de novembro de 1940. Recebeu os Acadêmicos Peregrino Júnior e Afonso Arinos de Melo Franco."

"Como crítico de arte, Manuel Bandeira revelou particular afeição pelas velhas igrejas coloniais da Bahia e barrocas de Minas Gerais, pela arte arquitetônica dos conventos e dos velhos casarões portugueses da Bahia e do Rio de Janeiro, e pelas formas singelas das mais humildes igrejas do interior.

Page 7: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Como crítico de literatura e historiador literário, revelou-se sempre um humanista. Consagrou-se pelo estudo sobre as Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga, pelo esboço biográfico Gonçalves Dias, além de ter organizado várias antologias de poetas brasileiros e publicado o estudo Apresentação da poesia brasileira (1946). Em 1954, publicou o livro de memórias 'Itinerário de Pasárgada', onde, além de suas memórias, expõe todo o seu conhecimento sobre formas e técnicas de poesia, o processo da sua aprendizagem literária e as sutilezas da criação poética. Sua obra foi reunida nos volumes Poesia e Prosa, Aguilar (1958), contendo numerosos estudos críticos e biográficos."

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=646&sid=249

Cristovam Pavia, ou Cristóvam Pavia, pseudónimo de Francisco António Lahmeyer Flores Bugalho (Lisboa, 7 de outubro de 1933 - Lisboa, 13 de outubro de 1968) foi um poeta português, filho do também poeta Francisco Bugalho (da geração da revista Presença), oriundo de Castelo de Vide.

"Além do pseudónimo Cristovam Pavia, António Flores Bugalho assinou composições com os pseudónimos Sisto Esfudo, Marcos Trigo e Dr. Geraldo Menezes da Cunha Ferreira.

Para José Bento, 'A poesia de Cristovam Pavia é a revelação de si próprio, de uma personalidade em conflito com o mundo em que vive e que procura uma fuga pela recuperação da infância morta, pela aceitação do seu conhecer-se diferente e despojado do que lhe é mais caro (a infância, o amor, o espaço e o tempo em que ambos se situavam), a transformação do seu próprio ser pelo sofrimento, num movimento de ascese e de autodestruição, quando o poeta atinge a consciência de si próprio e da sua voz.'"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Crist%C3%B3vam_Pavia

FRASES CÉLEBRES (TG: TRADUÇÃO GOOGLE)

Once a woman is made man's equal, she becomes his superior. MARGARET THATCHER.

Quando se concede à mulher a igualdade com o homem, ela torna-se superior a ele.

Page 8: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

In politics, if you want anything said, ask a man; if you want anything done, ask a woman. MARGARET THATCHER.

Na política, se você quer alguma coisa, disse, pergunta a um homem; Se você quer algo feito, pergunte a uma mulher

Eu faço versos como quem morre. MANUEL BANDEIRA.

14-10-2014

EM 14 DE OUTUBRO DE 2014, DESTACO:

1926 — Fundação do município de Guaíba, de onde previamente originou-se a revolução farroupilha.

1947 — Charles "Chuck" Yeager quebra a barreira do som no avião experimental Bell X-1.

1952- Fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

1964 - Martin Luther King torna-se a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz.

1981 — Hosni Mubarak torna-se presidente do Egipto.

2012 — Felix Baumgartner torna-se a primeira pessoa a superar a barreira do som ao saltar mais de 39 mil metros sem ajuda mecânica.

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1840 — Dmitry Pisarev, escritor e crítico literário russo (m. 1868).

1853 - Ciprian Porumbescu, compositor romeno (m. 1883).

- Benedito Calixto, pintor, desenhista, professor, historiador e astrônomo amador brasileiro (m. 1927).

1873 - Jules Rimet, ex-presidente da FIFA (m. 1954).

- Ray Ewry, atleta campeão olímpico norte-americano do começo do século XX, que ganhou oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1900, 1904 e 1908, depois de contrair pólio na infância (m. 1937).

1894 — E. E. Cummings, poeta estado-unidense (m. 1962). (JÁ PUBLICADA)

1906 — Hannah Arendt, teórica política alemã (m. 1975).

Page 9: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

(*)

1997 — Harold Robbins, escritor estadunidense (n. 1916).

http://pt.wikipedia.org/wiki/14_de_outubro

Hannah Arendt (nascida Johanna Arendt; Linden, Alemanha, 14 de outubro de 1906 – Nova Iorque, Estados Unidos, 4 de dezembro de 1975) foi uma filósofa política alemã de origem judaica, uma das mais influentes do século XX.

"A privação de direitos e perseguição na Alemanha de pessoas de origem judaica a partir de 1933, assim como o seu breve encarceramento nesse mesmo ano, fizeram-na decidir emigrar. O regime nazista retirou-lhe a nacionalidade em 1937, o que a tornou apátrida até conseguir a nacionalidade estadunidense em 1951.

Trabalhou, entre outras atividades, como jornalista e professora universitária e publicou obras importantes sobre filosofia política. Contudo, recusava ser classificada como 'filósofa' e também se distanciava do termo 'filosofia política'; preferia que suas publicações fossem classificadas dentro da 'teoria política'.

Arendt defendia um conceito de 'pluralismo' no âmbito político. Graças ao pluralismo, o potencial de uma liberdade e igualdade política seria gerado entre as pessoas. Importante é a perspectiva da inclusão do Outro. Em acordos políticos, convênios e leis, devem trabalhar em níveis práticos pessoas adequadas e dispostas. Como frutos desses pensamentos, Arendt se situava de forma crítica ante a democracia representativa e preferia um sistema de conselhos ou formas de democracia direta.

Entretanto, ela continua sendo estudada como filósofa, em grande parte devido a suas discussões críticas de filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Immanuel Kant, Martin Heidegger e Karl Jaspers, além de representantes importantes da filosofia moderna como Maquiavel e Montesquieu. Justamente graças ao seu pensamento independente, a teoria do totalitarismo (Theorie der totalen Herrschaft), seus trabalhos sobre filosofia existencial e sua reivindicação da discussão política livre, Arendt tem um papel central nos debates contemporâneos.

Page 10: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Como fontes de suas investigações Arendt usa, além de documentos filosóficos, políticos e históricos, biografias e obras literárias. Esses textos são interpretados de forma literal e confrontados com o pensamento de Arendt. Seu sistema de análise - parcialmente influenciado por Heidegger - a converte em uma pensadora original situada entre diferentes campos de conhecimento e especialidades universitárias. O seu devenir pessoal e o de seu pensamento mostram um importante grau de coincidência."

"Heidegger, pai de família de 35 anos, e Arendt, estudante dezessete anos mais jovem que ele, foram amantes, ainda que tivessem de manter em segredo a relação."

"O trabalho filosófico de Hannah Arendt abarca temas como a política, a autoridade, o totalitarismo, a educação, a condição laboral, a violência e a condição feminina."

"Seu primeiro livro leva o título O conceito do amor em Santo Agostinho: Ensaio de uma interpretação filosófica. Trata-se de sua tese, editada em 1929 em Berlim, na qual ela enlaça elementos da filosofia de Martin Heidegger com os de Karl Jaspers e já enfatiza a importância do nascimento, tanto para o indivíduo como para seu próximo. Com isso, ela se afasta de seu professor Heidegger, que entende a vida como um 'avançar' para a morte."

"Em 'As origens do totalitarismo' (1951) consolida o seu prestígio como uma das figuras maiores do pensamento político ocidental. Arendt assemelha de forma polémica o nazismo e o stalinismo, como ideologias totalitárias, isto é, com uma explicação compreensiva da sociedade mas também da vida individual, e mostra como a via totalitária depende da banalização do terror, da manipulação das massas, do acriticismo face à mensagem do poder. Hitler e Stalin seriam duas faces da mesma moeda, tendo alcançado o poder por terem explorado a solidão organizada das massas.

Sete anos depois publica A condição humana, obra onde adota a clássica tripartição grega e enfatiza a importância da política como acção e como processo, dirigida à conquista da liberdade."

"Publica depois Sobre a Revolução (1963), onde examina a revolução francesa e a revolução americana, mostrando o que têm de comum e de diferente, defendendo que a preservação da liberdade só é possível se as instituições pós-revolucionárias interiorizarem e mantiverem vivas as idéias revolucionárias. Lembraria os seus concidadãos americanos (entretanto adquirira a nacionalidade

Page 11: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

americana) que se se distanciassem dos ideais que tinham inspirado a revolução americana perderiam o seu sentido de pertencer e identidade.

Ainda, em 1963, lançaria Eichmann em Jerusalém, que reúne os cinco artigos que escreveu sobre o julgamento de Eichmann, que cobriu para a The New Yorker. Nesse livro Eichmann não é retratado como um demônio (como o descreviam os activistas judeus) mas alguém terrível e horrivelmente normal. Um típico burocrata que se limitara a cumprir ordens, com zelo, por amor ao dever, sem considerações acerca do bem e do mal. No livro, Arendt aponta ainda a cumplicidade das lideranças judaicas com os nazistas. Esta perspectiva valer-lhe-ia críticas virulentas das organizações judaicas, além da ameaça de ser excluída da universidade."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hannah_Arendt

http://almanaque.folha.uol.com.br/filosofiaarendt.htm

Jules Rimet (Theuley-les-Lavoncourt, França, 14 de Outubro de 1873 - 16 de Outubro de 1956) foi o terceiro presidente da Federação Francesa de Futebol de 1919 a 1945 e da FIFA de 1921 a 1954. Sob a iniciativa de Rimet, a primeira Copa do Mundo de Futebol foi realizada em 1930 no Uruguai.

A Taça Jules Rimet era nomeada em sua homenagem.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jules_Rimet

Benedito Calixto de Jesus (Itanhaém, 14 de outubro de 1853 — São Paulo, 31 de maio de 1927) foi um pintor, desenhista, professor, historiador e astrônomo amador brasileiro.

"Entre os 17 e 18 anos, a convite do irmão mais velho, muda-se para Brotas, interior de São Paulo, na época, próspera por sua produção de café. Vai morar na casa do irmão João Pedro, situada na esquina de uma praça, hoje denominada 'Benedicto Calixto'. Como o irmão era o responsável pela conservação da igreja e das imagens ali existentes Calixto, que já tinha habilidades nesse oficio, o ajudava nessa missão, mas logo acaba ficando com a incumbência. Tendo material à sua disposição, nas horas vagas pintava telas com vistas do local, que oferecia aos amigos. Entre os primeiros quadros feitos no município estão o Casamento dos Bugres e A Saída do Ninho, hoje em mãos de colecionadores em Brotas.

Page 12: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Na época decorou também a sala de jantar da casa do capitão Joaquim Dias de Almeida com motivos da fauna e flora brasileiras. Seu gênio alegre e comunicativo lhe trouxe grandes amizades no município. Um desses amigos, era o coronel Cherubim Vieira de Albuquerque, abastado cafeicultor da região, que veio a lhe encomendar diversos quadros. Entre estes, vistas de suas fazendas Paraíso e Monte Alegre em 1873. Retratou também nessa época o próprio coronel e sua filha Da. Maria Eugênia de Albuquerque Pinheiro, quadros que ainda hoje se encontram no município."

"Fez sua primeira exposição em 1881 no salão do jornal Correio Paulistano, em São Paulo, não tendo conseguido vender nenhum trabalho, mas obteve apreciação favorável da crítica.

Em 1882, a sorte bate em sua porta. É convidado a realizar trabalhos de entalhe e pintura na parte interna do Teatro Guarany, em Santos, o que lhe rendeu homenagens e uma bolsa de estudos, custeada por Nicolau de Campos Vergueiro, o Visconde de Vergueiro, para se aprimorar em Paris, onde fica por quase um ano e frequenta o ateliê do mestre Rafaelli e a Academia Julian. Na Europa, realizou várias exposições de sucesso. Em 1884, de volta à Santos, trouxe, na bagagem, um equipamento fotográfico e tornou-se pioneiro, no Brasil, em pintar a partir de fotografias."

"A Fundação Pinacoteca Benedito Calixto, entidade sem fins lucrativos, localizada em um antigo casarão em estilo eclético e interior em Art Noveau à Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos, São Paulo, tem uma exposição permanente de obras de Calixto. Seu acervo é de cerca de 50 obras do pintor - marinhas, paisagens, retratos e nus [desenhados na Academia Julian, Paris]. O local está aberto para visitação de terça a domingo das 14h00 às 19h00. Grupos ou escolas, que quiserem monitoria, podem ser agendados. A Pinacoteca conta também com uma biblioteca, com acervo de livros de arte, e um Centro de Documentação sobre Calixto e sua obra."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Benedito_Calixto

Dmitry Ivanovich Pisarev (em russo: ???´???? ???´????? ??´?????; Ielets, 14 de outubro de 1840 – Dubulti, 16 de julho de 1868), foi um escritor e crítico social russo que, de acordo com Georgi Plekhanov, 'passou os melhores anos de sua vida em uma fortaleza'.

Page 13: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Pisarev foi um dos escritores que impulsionaram a tendência democrático-revolucionária na Rússia durante a década de 1860. A próxima geração de russos, que ficou famosa pelos acontecimentos de 1905 e 1917, reconheceu a influência de Pisarev. Nadezhda Krupskaia, esposa de Lenin, escreveu certa vez, 'Lenin era da geração que cresceu sob a influência de Pisarev'.

Pisarev também foi célebre por seu apoio à ciência natural russa, particularmente a biologia, e suas obras influenciaram fortemente a escolha da carreira de Ivan Pavlov.

Pisarev queria, mais do que qualquer outra coisa, o fim da pobreza e da miséria. A busca por esse desejo o levou a escrever sobre filosofia, crítica literária e análise social."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dmitry_Pisarev

Ciprian Porumbescu (Sipote, 14 de outubro de 1853 - Stupca, 6 de julho de 1883) foi um compositor romeno nascido na antiga colônia austríaca de Bucovina.

"Nascido na família de um escritor e padre ortodoxo romeno de Bucovina, estudou música em Suceava e Cernauti, então continuando no Konservatorium für Musik und darstellende Kunst, em Viena, com Anton Bruckner e Franz Krenn.

Ele estava entre os compositores romenos mais celebrados de sua época; suas obras mais populares são as composições 'Crai nou' (Novo rei), Trei culori e 'Balada para violino e piano', Serenada. Além disso, ele compôs a música para o hino nacional da Albânia, 'Hymni i Flamurit'. Aprisionado pelas autoridades austríacos por suas atividades políticas, foi durante este período que escreveu suas maiores composições.

Porumbescu morreu com 29 anos, em Stupca, agora renomeada Ciprian Porumbescu em sua homenagem."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciprian_Porumbescu

Raymond Clarence "Ray" Ewry (14 de outubro de 1873 – 29 de setembro de 1937) foi um campeão olímpico norte-americano do começo do século XX, que ganhou

Page 14: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1900, 1904 e 1908 depois de contrair pólio na infância.

"Nascido em Lafayette, no estado de Indiana, Ray foi obrigado a andar de cadeira de rodas por causa da doença e sua família acreditava que o menino ficaria paralítico. Entretanto, através de constante tratamento e de exercícios, conseguiu superar a doença e readquirir plenamente os movimentos.

Após fazer graduação em engenharia na Universidade de Purdue, passou a integrar a equipe de atletas do New York Athletic Club, famoso pelo talento de seus atletas. Ali, ele se especializou em provas olímpicas que hoje não existem mais: o salto em altura, salto em distância e salto triplo, todos sem corrida; são eventos iguais aos de hoje, só que o atleta não podia correr nem tomar distância para realizar o salto, partindo para ele de posição completamente estática, com os dois pés no chão, usando apenas o próprio impulso do corpo. Nestas provas Ewry provaria ser o melhor do mundo por quase uma década, sem ter rivais à sua altura.

Em 1900, Ewry ganhou as medalhas de ouro dos três eventos, com o detalhe das provas terem sido todas realizadas no mesmo dia. Nos Jogos de 1904 em St. Louis defendeu seus títulos com sucesso, conquistando novamente três medalhas de ouro.

Após estes Jogos, o salto triplo sem corrida foi eliminado do programa olímpico, mas Ewry continuou a dominar os dois restantes. Vencendo novamente nos Jogos não-oficiais de 1906, ele voltou a dominar os eventos nos Jogos de Londres em 1908, conquistando mais duas medalhas de ouro para sua coleção de ouros olímpicos oficiais, num total de oito. Se forem consideradas as duas medalhas conquistadas nos jogos de 1906, não reconhecidos pelo COI apesar de terem sido organizados por ele, Ray Ewry é um dos maiores campeões olímpicos de todos os tempos em eventos individuais.

Como o fim destas provas como modalidades do atletismo olímpico em 1912, Ewry abandonou a carreira no começo da década de 1910 para se dedicar à engenharia. Suas marcas extraordinárias permaneceram por muitos anos, sendo que uma delas, no salto em distância sem corrida (3,47m) continuou sendo um recorde mundial imbatível até sua extinção por completo nos torneios esportivos durante os anos 1930."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ray_Ewry

Page 15: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Harold Robbins (Nova Iorque, 21 de maio de 1916 — Palm Springs, 14 de outubro de 1997) foi um escritor estadunidense.

"Robbins começou aos 20 anos vender açúcar para o comércio atacadista. No início da Segunda Guerra Mundial, Robbins tinha perdido a sua fortuna e se mudou para Hollywood, onde trabalhou nos estúdios da Universal, primeiro como um balconista de remessa. Depois ele se tornou um executivo de estúdio.

O primeiro livro dele, Nunca Ame um Estranho, (1948) utilizou a própria vida dele como um órfão nas ruas de Nova York e criou controvérsia com sua sexualidade gráfica. Ian Parker diz que de acordo com Robbins, Pat Knopf comprou o livro porque 'foi a primeira vez li um livro em que numa página você teria lágrimas e na próxima página você teria um espanto.'

Os Comerciantes de Sonho (1949) era sobre a indústria de filme de Hollywood. Novamente Robbins misturou as próprias experiências dele, fatos históricos, melodrama, sexo, e ação em uma história rápida e comovente.

O romance Uma prece para Danny Fisher (1952) foi adaptado para o cinema sob o título Crioulo de Rei (1958) , contou com a participação de Elvis Presley.

Ele se tornaria um dos maiores autores de best seller do mundo, publicando mais de 20 livros que foram traduzidos em 32 idiomas e vendido mais de 50 milhões de cópias. Entre os livros mais conhecidos dele está Os Carpetbaggers, baseado na vida de Howard Hughes, que leva o leitor de Nova York para a Califórnia, da prosperidade da indústria aeronáutica para a fascinação de Hollywood. Sua seqüela, O Raiders, foi publicada em 1995."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Harold_Robbins

FRASES CÉLEBRES (TG: TRADUÇÃO GOOGLE)

Political questions are far too serious to be left to the politicians. HANNAH ARENDT.

TG - As questões políticas são demasiado sério para ser deixado aos políticos.

The most radical revolutionary will become a conservative the day after the revolution. HANNAH ARENDT.

Page 16: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

TG - O revolucionário mais radical se tornará um conservador no dia seguinte à revolução.

The sad truth is that most evil is done by people who never make up their minds to be good or evil. HANNAH ARENDT.

TG - A triste verdade é que a maioria mal é feito por pessoas que nunca fazem as suas mentes para ser bom ou mau.

The point, as Marx saw it, is that dreams never come true. HANNAH ARENDT.

TG - A questão, como Marx viu, é que os sonhos nunca se tornam realidade.

Metaphysical fallacies contain the only clues we have to what thinking means to those who engage in it. HANNAH ARENDT.

TG - Falácias metafísicas contêm as únicas pistas que temos que pensar o que significa que aqueles que se dedicam a isso.

The emotions I feel are no more meant to be shown in their unadulterated state than the inner organs by which we live. HANNAH ARENDT.

TG - As emoções que sinto não são mais feitos para serem mostrados em seu estado puro do que os órgãos internos por que vivemos.

To expect truth to come from thinking signifies that we mistake the need to think with the urge to know. HANNAH ARENDT.

TG - Para esperar a verdade vir de pensar, significa que nós confundimos a necessidade de pensar com o desejo de saber.

Nobleza, dignidad, constancia y cierto risueño coraje. Todo lo que constituye la grandeza sigue siendo esencialmente lo mismo a través de los siglos. HANNAH ARENDT.

Nobreza, dignidade, constância e certo sorriso coragem, Tudo o que constitui a grandeza segue sendo essencialmente o mesmo através dos séculos.

15-10-2014

EM 15 DE OUTUBRO DE 2014, DESTACO:

1864 - A Princesa Isabel se casa com o Conde d'Eu

1969 - Golpe Militar de 1964: é ordenada a reabertura do Congresso Nacional.

1975 - João do Pulo marca um recorde no salto triplo que demoraria 10 anos para ser quebrado: 17.89m.

1978 - Colégio Eleitoral elege João Figueiredo presidente do Brasil.

Page 17: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

NASCIMENTOS E MORTES (*)

70 a.C. - Virgílio, poeta e filósofo latino (m. 19 a.C.). (JÁ PUBLICADA)

1607 - Madeleine de Scudéry, escritora francesa (m. 1701)

1844 - Friedrich Nietzsche, filósofo alemão (m. 1900). (JÁ PUBLICADA)

1878 - Alcides Maya, jornalista, escritor e político brasileiro, membro da ABL (m. 1944). (JÁ PUBLICADA)

1890 - Álvaro de Campos, engenheiro e poeta português, um dos heterônimos criados por Fernando Pessoa (m. 1935).

1911 - Manuel da Fonseca, escritor português (m. 1993).

1945 - Antônio Houaiss, professor, escritor, tradutor, crítico, diplomata, filólogo, lexicógrafo e ensaísta brasileiro (m. 1999).

1923 - Italo Calvino, escritor italiano (m. 1985). (JÁ PUBLICADA)

1926 - Michel Foucault, professor, escritor e filósofo francês (m. 1984).

(*)

1993 - José Dias Nunes, o famoso violeiro Tião Carreiro (n. 1934).

http://pt.wikipedia.org/wiki/15_de_outubro

Michel Foucault (pronúncia francesa:AFI: [mi??l fuko]); Poitiers, 15 de outubro de 1926 — Paris, 25 de junho de 1984) foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário.

"Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados ??como uma forma de controle social por meio de instituições sociais. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, Foucault acabou rejeitando essas etiquetas, preferindo classificar seu pensamento como uma história crítica da modernidade. Seu pensamento foi muito influente tanto para grupos acadêmicos, quanto para ativistas.

Page 18: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Nascido em Poitiers, na França, em uma família de classe média-alta, Foucault foi educado no Lycée Henri-IV e, em seguida, na Escola Normal Superior de Paris, onde ele desenvolveu seu interesse por filosofia e teve influência de seus tutores, Jean Hyppolite e Louis Althusser. Depois de vários anos como diplomata cultural no exterior, ele retornou à França e publicou seu primeiro grande livro, A História da Loucura. Após trabalhar entre 1960 e 1966 na Universidade de Clermont-Ferrand, ele produziu duas publicações mais significativas, O Nascimento da Clínica e As Palavras e as Coisas, que exibiu seu crescente envolvimento com o estruturalismo, um movimento teórico na antropologia social, do qual ele distanciou-se mais tarde. Essas três primeiras obras foram exemplos de uma técnica historiográfica que Foucault estava desenvolvendo e que ele chamou de 'arqueologia'.

De 1966 a 1968, a Foucault lecionou na Universidade de Túnis, na Tunísia, antes de retornar para a França, onde se tornou chefe do departamento de filosofia de uma nova universidade experimental, a Paris VIII. Em 1970, ele foi admitido no Collège de France, onde permaneceu até sua morte. Ele também tornou-se ativo em um alguns de grupos de esquerda envolvidos em campanhas anti-racistas, contra violações aos direitos humanos pela luta por uma reforma penal. Ele passou a publicar A Arqueologia do Saber, Vigiar e Punir e História da Sexualidade. Nestes livros, ele desenvolveu métodos arqueológicos e genealógicos que enfatizavam os jogos de poder na evolução do discurso na sociedade. Foucault morreu em Paris por conta de problemas neurológicos agravados por HIV/AIDS; ele foi a primeira figura pública francesa que morreu por causa desta doença, sendo que seu parceiro Daniel Defert criou a fundação da caridade AIDES em sua memória."

"Foucault é conhecido pelas suas críticas às instituições sociais, especialmente à psiquiatria, à medicina, às prisões, e por suas ideias sobre a evolução da história da sexualidade, suas teorias gerais relativas à energia e à complexa relação entre poder e conhecimento, bem como por estudar a expressão do discurso em relação à história do pensamento ocidental. Têm sido amplamente discutidas a imagem da 'morte do homem', anunciada em As Palavras e Coisas, e a ideia de subjetivação, reativada no interesse próprio de uma forma ainda problemática para a filosofia clássica do sujeito. Parece então que mais do que em análises da 'identidade', por definição, estáticas e objetivadas, Foucault centra-se na vida e nos diferentes processos de subjetivação."

"As teorias sobre o saber, o poder e o sujeito romperam com as concepções modernas destes termos, motivo pelo qual é considerado por certos autores, contrariando a própria opinião de si mesmo, um pós-moderno. Os primeiros trabalhos (História da Loucura, O Nascimento da Clínica, As Palavras e as Coisas, A Arqueologia do Saber) seguem uma linha pós-estruturalista, o que não impede que seja considerado geralmente como um estruturalista devido a obras

Page 19: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

posteriores como Vigiar e Punir e a História da Sexualidade. Além desses livros, são publicadas hoje em dia transcrições de seus cursos realizados no Collège de France e inúmeras entrevistas, que auxiliam na introdução ao pensamento deste autor.

Michel Foucault é mais conhecido por ter destacado as formas de certas práticas das instituições em relação aos indivíduos. Ele destacou a grande semelhança nos modos de tratamento dado ou infligidos aos grandes grupos de indivíduos que constituem os limites do grupo social: os loucos, prisioneiros, alguns grupos de estrangeiros, soldados e crianças. Ele acredita que, em última análise, eles têm em comum o fato de serem vistos com desconfiança e excluídos por uma regra em confinamento em instalações seguras, especializadas, construídas e organizadas em modelos semelhantes (asilos, presídios, quartéis, escolas), inspirados no modelo monástico; instalações que ele chamou de 'instituições disciplinares'."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Foucault

José Dias Nunes, conhecido como Tião Carreiro (Montes Claros-MG, 13 de dezembro de 1934 — São Paulo-SP, 15 de outubro de 1993), foi um cantor e instrumentista brasileiro de música sertaneja de raiz e muitas duplas são influenciadas por sua música.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ti%C3%A3o_Carreiro

Antônio Houaiss (Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1915 — Rio de Janeiro, 7 de março de 1999) foi um intelectual brasileiro.

"Intelectual de destaque, Houaiss foi filólogo, escritor, crítico literário, tradutor, diplomata, enciclopedista e Ministro da Cultura.

Ocupou diversos cargos importantes como presidente da Academia Brasileira de Letras, Ministro da Cultura durante 11 meses no governo do presidente Itamar Franco entre os anos de 1992 e 1993, e membro da Academia das Ciências de Lisboa. A revista Veja chegou a defini-lo como o 'maior estudioso das palavras da língua portuguesa nos tempos modernos'.

Autor de dezenove livros, Houaiss organizou e elaborou as duas enciclopédias mais importantes já feitas no Brasil, a Delta-Larousse e a Mirador Internacional. Publicou dois dicionários bilíngues inglês-português, organizou o Vocabulário

Page 20: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras. Entre seus trabalhos de tradução está o romance Ulisses de James Joyce.

Em 1986, Houaiss iniciou, com o seu coautor Mauro de Salles Villar, o mais ambicioso projeto de sua vida — o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa —, assumindo o desafio de publicar o mais completo dicionário da língua, só concluído após a sua morte e levado a cabo pelo grupo chefiado por Mauro Villar, hoje reunidos no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia, com sede no Rio de Janeiro, e na Sociedade Houaiss Edições Culturais, sediada em Lisboa."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Houaiss

"Quinto ocupante da Cadeira 17, eleito em 1º de abril de 1971, na sucessão de Álvaro Lins e recebido pelo Acadêmico Afonso Arinos de Melo Franco em 27 de agosto de 1971. Recebeu os Acadêmicos Antonio Callado e Sergio Paulo Rouanet."

"Na carreira diplomática, por concurso de provas em 1945, foi vice-cônsul do Consulado Geral do Brasil em Genebra (1947 a 1949), servindo também como secretário da delegação permanente do Brasil em Genebra, junto à Organização das Nações Unidas, e integrando representações brasileiras a assembléias gerais das Nações Unidas, da Organização Internacional do Trabalho, da Organização Mundial da Saúde e da Organização Mundial de Refugiados. Foi terceiro secretário da Embaixada no Brasil em São Domingos, República Dominicana, de 1949 a 1951, e em Atenas, de 1951 a 1953; primeiro secretário e depois ministro de segunda classe da delegação permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas em Nova York, de 1960 a 1964; membro da Comissão de Anistia de Presos Políticos de Ruanda-Urundi que em Usumbura examinou os processos de 1.220 presos políticos, anistiados todos pela Assembléia Geral das Nações Unidas por proposta da referida comissão, em 1962; relator da IV Comissão da Assembléia Geral das Nações Unidas (tutela e territórios não-autônomos), em 1963.

A serviço do Ministério das Relações Exteriores, consolidou as 14.000 instruções de serviço no primeiro Manual de serviço (1947) desse Ministério, ainda vigente, com refundições. Foi assessor de documentação da Presidência da República, de 1957 a 1960, quando foram publicados 83 volumes documentais do qüinqüênio presidencial, segundo plano sistemário seu. Aposentado, em 1964, com a suspensão de seus direitos políticos por dez anos."

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=203&sid=200

Page 21: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Manuel Lopes Fonseca, mais conhecido como Manuel da Fonseca (Santiago do Cacém, 15 de Outubro de 1911 — Lisboa, 11 de Março de 1993) foi um escritor (poeta, contista, romancista e cronista) português.

"Membro do Partido Comunista Português (PCP), Manuel da Fonseca fez parte do grupo do Novo Cancioneiro e é considerado por muitos como um dos melhores escritores do neo-realismo português. Nas suas obras, carregadas de intervenção social e política, relata como poucos a vida dura do Alentejo e dos alentejanos.

A sua vida profissional foi muito díspar tendo exercido nos mais diferentes sectores: comércio, indústria, revistas, agências publicitárias, entre outras.

Era presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores quando esta atribuiu o Grande Prémio da Novelística a José Luandino Vieira pela sua obra Luuanda, o que levou ao encerramento desta instituição.

Em sua homenagem, a escola secundária de Santiago do Cacém, denomina-se Escola Secundária Manuel da Fonseca e a biblioteca municipal de Castro Verde, Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_da_Fonseca_(escritor)

Madeleine de Scudéry, também conhecida como Mademoiselle de Scudéry (Le Havre, 15 de novembro de 1607 — 2 de junho de 1701), foi uma escritora francesa. Era conhecida pelo pseudónimo de Safo. Era a irmã mais nova do escritor Georges de Scudéry.

"Nasceu em Le Havre, Normandia. Estabeleceu-se em Paris junto com o seu irmão. Durante a última metade do século XVII, sob pseudónimo ou com o próprio nome, ficou conhecida como a primeira mulher literata de França e do mundo. Teve uma grande amizade com Paul Pellisson.

Com personagens clássicas ou orientais como heróis e heroínas, as acções e forma de falar eram tomadas das ideias de moda do momento, e as personagens podiam ser identificadas com os seus contemporâneos."

Page 22: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

"Sem entrar em análise profunda sobre a vida interior dos personagens cujos retratos adquiriam, muitas vezes, um notável relevo, as suas obras deram vida a novas emoções: a melancolia, o tédio, a inquietude, o desassossego e outras fantasias que prefiguravam Rousseau. Publicadas na Morale du monde ou Conversaciones (10 vol.), (1680-1682), as conversas cheias de sentido e engenho das suas personagens converteram-se numa espécie de manual da sociedade elegante. Estas novelas puseram na moda as novelas preciosistas, dando uma visão idealizada do amor e uma pintura poética da sociedade mundana. Em Clélie, histoire romaine encontra-se a famosa Carte de Tendre na geografia galante relegando, por vezes, o amaneiramento que havia desviado a corrente preciosista do seu modernismo original.

Em Clélie, Herminius representa Paul Pellisson; Scaurus and Lyriane são Paul Scarron e sua mulher (depois Françoise d'Aubigné, marquesa de Maintenon); e a descrição de Sapho no vol. X de Le Grand Cyrus a autora descreve-se a si mesma.

Madeleine de Scudéry foi a primeira mulher que obteve o prémio de eloquência da Academia Francesa."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Madeleine_de_Scud%C3%A9ry

FRASES CÉLEBRES (TG: TRADUÇÃO GOOGLE)

Un jaloux trouve toujours plus qu'il ne cherche. MADELEINE DE SCUDÉRY.

O ciumento acaba sempre encontrando mais do que procura.

'L'amour est un je-ne-sais-où, et qui finit je-ne-sais-quand. MADELEINE DE SCUDÉRY.

O amor é um não sei o que, que surge não sei de onde e acaba não sei como.

Œdipe ne s'est pas crevé les yeux par culpabilité, mais par excès d'information. MICHEL FOUCAULT.

Édipo não se cegou por culpa, mas por excesso de informação.

La fiction consiste donc non pas à faire voir l'invisible, mais à faire voir combien est invisible l'invisibilité du visible. MICHEL FOUCAULT.

A ficção consiste não em fazer ver o invisível, mas em fazer ver até que ponto é invisível a invisibilidade do visível

Is it surprising that prisons resemble factories, schools, barracks, hospitals, which all resemble prisons? MICHEL FOUCAULT.

Page 23: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

TG - É surpreendente que as prisões se assemelham a fábricas, escolas, quartéis, hospitais, que todos lembram prisões?

What is constitutive is the action that divides madness, and not the science elaborated once this division is made. MICHEL FOUCAULT.

TG - O que é constitutiva é a ação que divide a loucura, e não a ciência elaborou uma vez que esta divisão é feita.

We must not understand it [madness] as reason diseased, or as reason lost or alienated, but quite simply as reason dazzled. MICHEL FOUCAULT.

TG - Não devemos entendê-la [loucura] como razão doente, ou como motivo de perda ou alienados, mas simplesmente como motivo deslumbrado.

Unreason is in the same relation to reason as dazzlement to the brightness of daylight itself. MICHEL FOUCAULT.

TG - Irracionalidade está na mesma relação de raciocinar como deslumbramento com o brilho da própria luz do dia.

The most defenseless tenderness and the bloodiest of powers have a similar need of confession. Western man has become a confessing animal. MICHEL FOUCAULT.

TG - A ternura mais indefesos e mais sangrenta das potências têm uma necessidade semelhante de confissão. O homem ocidental tornou-se um animal confessando.

What is important is that sex was not only a question of sensation and pleasure, of law and interdiction, but also of the true and the false. MICHEL FOUCAULT.

TG - O que é importante é que o sexo não era apenas uma questão de sensibilidade e prazer, da lei e da interdição, mas também do verdadeiro e do falso.

Nous sommes devenus [...] une société singulièrement avouante. MICHEL FOUCAULT.

TG - Tornámo-nos [...] uma sociedade singularmente Confessando.

Le « sang » de la bourgeoisie, ce fut son sexe. MICHEL FOUCAULT.

TG - O "sangue" da burguesia, era seu sexo.

16-10-2014

EM 16 DE OUTUBRO DE 2014, DESTACO:

1846 - Marco inicial da Anestesiologia com a anestesia baseada em éter.

Page 24: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

1936 - Inauguração oficial do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o primeiro aeroporto civil brasileiro.

1945 - Criação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação).

1978 - É eleito o Papa João Paulo II, o 264º papa.

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1854 - Oscar Wilde, escritor irlandês (m. 1900).

1870 - Helge Rode, escritor dinamarquês (m. 1937).

1907 - Roger Vailland, escritor francês (m. 1965).

1910 - Yolanda Pereira, miss Brasil 1930 (m. 2001).

1912 - Karl Ristikivi, escritor estoniano (m. 1977).

1918 - Louis Althusser, filósofo francês (m. 1990)

(*)

1916 - Charles Taze Russell, fundador do movimento religioso chamado Estudandes Internacionais da Bíblia (em 1935, designados por "Testemunhas de Jeová") e Presidente da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pensilvânia, EUA (n. 1852).

http://pt.wikipedia.org/wiki/16_de_outubro

Helge Rode foi um escritor dinamarquês, nascido em Copenhaga a 16 de Outubro de 1870 e falecido em Frederiksborg a 23 de Março de 1937.

Ligado de início ao grupo simbolista liderado por J. Jørgensen, a influência da sua produção lírica (centrada em temas como a solidão, a experiência mística e a morte) chega até à geração poética existencialista ulerior à II Guerra Mundial.

Nos seus ensaios opôs as suas concepções panteistas e neo-romãnticas, ao intelectualismo e positivismo em voga.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Helge_Rode

Page 25: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, ou simplesmente Oscar Wilde (Dublin, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, atual República da Irlanda, 16 de outubro de 1854 — Paris, França, 30 de novembro de 1900) foi um influente escritor, poeta e dramaturgo britânico de origem irlandesa. Depois de escrever de diferentes formas ao longo da década de 1880, ele se tornou um dos dramaturgos mais populares de Londres, em 1890. Hoje ele é lembrado por seus epigramas e peças, e as circunstâncias de sua prisão, que foi seguido por sua morte precoce.

"Em 1892, começa uma série de bem sucedidas histórias, hoje clássicos da dramaturgia britânica: O leque de Lady Windermere (1892), Uma Mulher sem Importância (1893), Um Marido Ideal e A importância de ser Prudente (ambas de 1895). Nesta última, o ar cômico começa pelo título ambíguo: Earnest, 'fervoroso' em inglês, tem o mesmo som de Ernest, nome próprio.

Publica contos como O Príncipe Feliz e O Rouxinol e a Rosa, que escrevera para os seus filhos, e O crime de Lord Artur Saville.

O seu único romance foi O Retrato de Dorian Gray.

Oscar Wilde foi pioneiro na criação do filme de drama e no de ação.

A situação financeira de Wilde começou a melhorar, e, com ela, conquista uma fama ainda maior. O sucesso literário foi acompanhado de uma vida bastante mundana, e suas atitudes tornaram-se cada vez mais excêntricas."

"Em Maio de 1895, após três julgamentos, foi condenado a dois anos de prisão, com trabalhos forçados, por 'cometer atos imorais com diversos rapazes'. Wilde escreveu uma denúncia contra um jovem chamado Bosie, publicada no livro De Profundis, acusando-o de tê-lo arruinado. Bosie era o apelido de Lorde Alfred Douglas, um dos homens de que se suspeitava que Wilde fosse amante. Foi o pai de Bosie, o Marquês de Queensberry, que levou Oscar Wilde ao tribunal. No terrível período da prisão, Wilde redigiu uma longa carta a Douglas, que a chamou de De Profundis.

A imaginação como fruto do amor é uma das armas que Wilde utiliza para conseguir sobreviver nas condições terríveis da prisão. Apesar das críticas severas a Douglas, ele ainda alimenta o amor dentro de si como estratégia de sobrevivência. A imaginação, a beleza e a arte estão presentes na obra de Wilde.

Após a condenação a vida mudou radicalmente e o talentoso escritor viu, no cárcere, serem consumidas a saúde e a reputação. No presídio, o autor de Salomé (1893) produziu, entre outros escritos, De Profundis, o clássico anarquista, A Alma do Homem sob o Socialismo e a célebre Balada do Cárcere de Reading."

"Em seu único romance, O Retrato de Dorian Gray, considerado por críticos como obra-prima da literatura inglesa, Oscar Wilde trata da arte, da vaidade e das manipulações humanas.

Page 26: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Já em várias de suas novelas como, por exemplo, O Fantasma de Canterville, Wilde critica o patriotismo da sociedade.

Em seus contos infantis preocupou-se em deixar lições de moral através do uso de linguagem simples. O Filho da Estrela (ver em Ligações Externas), é exemplo disso.

No teatro, escreveu nove dramas, muitos ainda encenados até hoje.

Wilde destacou-se como poeta, principalmente na juventude. Rosa Mystica, Flores de Ouro são alguns trabalhos conhecidos nesse campo.

Wilde foi um mestre em criar frases, marcadas por ironia, sarcasmo e cinismo."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Wilde

Roger Vailland (Acy-en-Multien, 16 de Outubro de 1907- Meillonnas, 12 de Maio de 1965) foi um romancista, ensaísta e dramaturgo francês.

Dos seus romances destacam-se Drôle de jeu (1945), Les mauvais coups (1948), Un jeune homme seul (1951), 325 000 francs (1955), e La loi (1957), vencedor do Prix Goncourt. Nas suas peças Les liaisons dangereuses (com Claude Brûlé e Roger Vadim, 1959) e Le vice et la vertu (com Vadim, 1962).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Roger_Vailland

Yolanda Pereira (Pelotas, 16 de outubro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2001) foi a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, em 1930, embora este título não seja reconhecido oficialmente pela Miss Universe Organization nem tenha qualquer ligação com ele.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Yolanda_Pereira

Louis Althusser (Birmandreis, Argélia, 16 de outubro de 1918 — Paris, 22 de outubro de 1990) foi um filósofo francês de origem argelina.

Seu nome foi uma homenagem ao seu tio paterno, que havia morrido na Primeira Guerra Mundial. Segundo o filósofo, sua mãe pretendia casar-se com esse tio, mas, após a morte deste e apenas em função disso, casou-se com o pai de

Page 27: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Althusser. Ele também acreditava ser tratado como um substituto do tio falecido pela mãe, ao que ele atribui um grande dano psicológico.

"Após a morte de seu pai, Althusser, sua irmã e sua mãe se mudaram para Marseille, onde ele cresceu. Em 1937 ele se uniu ao movimento da juventude católica. Althusser era um aluno brilhante, sendo aceito no prestigiado École Normale Supérieure (ENS) em Paris. Entretanto, ele não pôde freqüentar a escola, pois estava convocado para a Segunda Guerra Mundial e, como a maioria dos soldados franceses, ficou aprisionado em um campo de concentração. Althusser era um prisioneiro relativamente feliz, permanecendo no campo até o final da guerra, ao contrário dos demais soldados, que fugiram para lutar - motivo pelo qual Althusser se puniu mais tarde.

Após a guerra, finalmente Althusser pôde freqüentar a École Normale Supérieure. Entretanto, sua saúde mental e psicológica estava severamente abalada, tendo, inclusive, recebido a terapia de eletrochoques em 1947. A partir de então, Althusser sofreu de enfermidades periódicas durante o resto de sua vida. A Ecole Normale Supérieure foi simpática a sua condição, permitindo que ele residisse em seu próprio quarto na enfermaria, onde ele viveu por décadas, a não ser em períodos de internação hospitalar.

Marxista, filiou-se ao Partido Comunista Francês em 1948. No mesmo ano, tornou-se professor da Ecole Normale Supérieure.

Em 1946 Althusser conheceu Hélène Rytmann, uma revolucionária de origem judaico-lituana, oito anos mais velha. Ela foi sua companheira até 16 de novembro de 1980, quando foi estrangulada pelo próprio Althusser, num surto psicótico. As exatas circunstâncias do ocorrido não são conhecidas - uns afirmam ter se tratado de um acidente; outros dizem que foi um ato deliberado. Althusser afirma não se lembrar claramente do fato, alegando que, enquanto massageava o pescoço da mulher, descobriu que a tinha matado. A justiça considerou-o inimputável no momento dos acontecimentos e, em conformidade com a legilação francesa, foi declarado incapaz e inocentado em 1981.

Cinco anos mais tarde, em seu livro L'avenir dure longtemps, Althusser refletiu sobre o fato, pretendendo reivindicar uma espécie de responsabilidade por seus atos quando do assassinato, o que gerou uma polêmica entre seus correligionários e detratores, sobre tal responsabilidade ser filosófica ou real. Althusser não foi preso mas foi internado no Hospital Psiquiátrico Sainte-Anne, onde permaneceu até 1983. Após esta data, ele se mudou para o norte de Paris, onde viveu de forma reclusa, vendo poucas pessoas e não mais trabalhando, a não ser em sua autobiografia."

Page 28: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Althusser

Charles Taze Russell (Allegheny, 16 de fevereiro de 1852 — Pampa 31 de outubro de 1916) foi um estudante da Bíblia e ministro cristão. Juntamente com um grupo de estudiosos da Bíblia organizou uma associação cristã cujos membros eram conhecidos como "Estudantes Internacionais da Bíblia" (desde 1931, conhecidos como Testemunhas de Jeová).

Em fevereiro de 1881, foi co-fundador da Sociedade Torre de Vigia de Sião e seu secretário-tesoureiro. Era então o presidente da Sociedade Torre de Vigia, William H. Conley. A 15 de dezembro de 1884, obtêm personalidade jurídica, e Charles Russell torna-se seu presidente. Sucedeu-lhe na presidência, Joseph Franklin Rutherford.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Taze_Russell

FRASES CÉLEBRES (TG:TRADUÇÃO GOOGLE)

Work is simply the refuge of people who have nothing whatever to do. OSACAR WILDE.

O trabalho é o refúgio dos que não têm nada a fazer.

The form of government that is most suitable to the artist is no government at all. Authority over him and his art is ridiculous. OSCAR WILDE.

A forma de governo mais adequada ao artista é a ausência de governo. Autoridade sobre ele e sua arte é algo ridículo.

To live is the rarest thing in the world. Most people exist. OSCAR WILDE.

Viver é coisa mais cara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

Life imitates art far more than art imitates Life. OSCAR WILDE.

A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida.

If one tells the truth, one is sure sooner or later to be found out. OSCAR WILDE.

Se alguém diz a verdade, pode sstar certo de que será descoberto mais cedo ou mais tarde.

17-10-2014

EM 17 DE OUTUBRO DE 2014, DESTACO:

Page 29: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

1925 - Começa a achar-se fósseis de dinossauro nos estados americanos de Utah e Novo México.

1969 - Golpe Militar de 1964: promulgada pela junta militar a Emenda Constitucional nº.1, incorporando dispositivos do AI-5 à Constituição, estabelecendo o que ficou conhecido como Constituição de 1969.

1978 - Golpe Militar de 1964: edição da a Emenda Constitucional nº.11 que revoga o AI-5.

1979 - Madre Teresa de Calcutá é eleita para o Prêmio Nobel da Paz.

1997 - Restos mortais de Che Guevara são enterrados em Cuba.

2006 - Estados Unidos atingem a marca histórica de 300 milhões de habitantes.

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1577 - Cristófano Allori, pintor italiano (m. 1621).

1760 - Conde de Saint-Simon, teórico do socialismo utópico (m. 1825).

1915 - Arthur Miller, dramaturgo norte-americano (m. 2005).

1924 - António Ramos Rosa, poeta português.

(*)

1837 - Johann Nepomuk Hummel, compositor e pianista austríaco (n. 1778)

1849 - Frédéric Chopin, compositor polaco (n. 1810)

1983 - Raymond Aron, filósofo e sociólogo francês (n. 1905).

2005 - Ba Jin, escritor chinês (n. 1904).

http://pt.wikipedia.org/wiki/17_de_outubro

Cristófano Allori (Florença, 17 de outubro de 1577 - 1621), pintor italiano, filho de Alessandro Allori, dedicou-se à pintura de madalenas, virgens e retratos, tendo-se inspirado nos decoradores romanos. A sua obra mais conhecida é Judite e Holofernes.

Page 30: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristofano_Allori

Claude-Henri de Rouvroy, Conde de Saint-Simon, (Paris, 17 de outubro de 1760 — Paris, 19 de maio de 1825), foi um filósofo e economista francês, um dos fundadores do socialismo moderno e teórico do socialismo utópico.

"Possui algumas obras de inspiração religiosa. Nesse final de sua vida obteve uma vida tranqüila economicamente, graças às pessoas que participavam de seu grupo."

"Saint-Simon é considerado um dos fundadores da Sociologia, que estaria sendo sustentada por duas forças opostas: orgânicas (estáveis) e críticas (mudam a história). Só a sociedade industrial poderia acabar com a crise que a França passava. Este autor ainda marca a ruptura com o Antigo Regime. Para Saint-Simon, a Política era agora a ciência da produção, porém a Política vê seu fim com a justiça social.

A obra principal de Saint-Simon é New Christianity (1825). Nele declara que a Religião tendia a melhorar a condição de vida dos mais necessitados. Ele morreu no ano da publicação desse livro, no dia 19 de maio. Em três anos seus seguidores tinham desenvolvido o que podemos chamar de um culto quase religioso baseado na interpretação das suas idéias, e difundiram as suas idéias através da Europa e América do Norte, influenciando socialistas e outros românticos do início do século XIX, como Sainte-Beuve, Victor Hugo e George Sand."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Saint-Simon

Arthur Asher Miller (Nova Iorque, 17 de Outubro de 1915 — Roxbury, Connecticut, 10 de Fevereiro de 2005) foi um dramaturgo norte-americano. Conhecido por ser o autor das peças Morte de um Caixeiro Viajante (Death of a Salesman) e de The Crucible (pt - As Bruxas de Salem; br - As Feiticeiras de Salem), e por se ter casado com a atriz Marilyn Monroe em 1956. Morreu de insuficiência cardíaca crónica, com 89 anos, em Roxbury, Connecticut.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Miller

Page 31: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

António Victor Ramos Rosa (Faro, 17 de Outubro de 1924 - Lisboa, 23 de Setembro de 2013), foi um poeta, tradutor e desenhador português.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Ramos_Rosa

Johann Nepomuk Hummel (Preßburg, 14 de Novembro de 1778 — Weimar, 17 de Outubro de 1837) foi um pianista e compositor austríaco, de origem eslovaca.

"Nascido em Preßburg (hoje Brastislava, Eslováquia), Hummel foi discípulo de Wolfgang Amadeus Mozart e amigo de Beethoven. Foi mestre de capela em Weimar a partir de 1819. Brilhante concertista, contribuiu para o desenvolvimento da técnica pianística. Compôs obras para piano, óperas, bailados, peças orquestrais etc.

Seu 'Concerto para Trompete e Orquestra em mi' continua integrando o repertório atual para o trompete."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Nepomuk_Hummel

Frédéric François Chopin, também chamado Fryderyk Franciszek Chopin (Zelazowa Wola, 1 de Março de 1810 — Paris, 17 de Outubro de 1849), foi um pianista polaco radicado na França2 e compositor para piano da era romântica.

"É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros gênios da música, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fr%C3%A9d%C3%A9ric_Chopin

Li Yaotang (Chinês: ???, Zi: ??, Feigan) (Chengdu, 25 de novembro de 1904 - 17 de outubro de 2005) é considerado um dos mais importantes e lidos escritores chineses do século XX. Simpático a filosofia anarquista escreveu sob o pseudônimo Ba Jin (??, também Pa Chin) inspirado nos anarquistas russos, Bakunin e Kropotkin. Suas primeiras obras datam de meados de 1920.

Page 32: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ba_Jin

Raymond Aron (Paris, 14 de março de 1905 - Paris, 17 de outubro de 1983) foi um filósofo, sociólogo e comentarista político francês.

"Apesar da sua passagem pela vida política ser meteórica e nunca retomada, intervém continuamente nas polémicas da praça pública em França. A sua voz pouco se tinha feito ouvir antes do fim da guerra, pois embora escreva sobre a política económica da Frente Popular e o nazismo, ou contra o bonapartismo de De Gaulle, passa relativamente despercebido. Depois as suas causas são famosas.

É favorável ao não em relação à constituição, é pela conciliação com a Alemanha, pela comunidade europeia de defesa e pelo armamento da Alemanha, é contra o estalinismo, contra a justificação das suas atrocidades apresentada pelos compagnons de route, é pela independência da Argélia, pela reforma da constituição da IV República, é contra a histeria do Maio de 68, contra os nouveaux philosophes, contra o 'círculo quadrado' da aliança PS-PCF – tem uma intervenção pública marcante nas eleições de Março de 78 que aproximam Miterrand do poder , um dos momentos em que a sua influência na política nacional francesa foi mais forte."

"Foi Aron que cunhou a expressão Guerra Fria ao período histórico que sucedeu a Segunda Guerra Mundial. E, durante o mesmo período, disse a célebre frase: 'Guerra improvável, paz impossível'."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raymond_Aron

FRASES CÉLEBRES (TG: TRADUÇÃO GOOGLE)

La politique est ... la science de la production. HENRI DE SAINT-SIMON.

Politics is the science of production. HENRI DE SAINT-SIMON.

A polítia é a ciência da produção.

If I see an ending, I can work backward. ARTHUR MILLER.

Quando antevejo o final, consigo trabalhar para trás.

why is betrayal the only truth that sticks. ARTHUR MILLER.

Page 33: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

A traição é a única verdade que cola.

You specialize in something until one day you find it is specializing in you. ARTHUR MILLER.

Voce se especializa em alguma coisa até um dia descobrir que a coisa se especializou em você.

The structure of a play is always the story of how the birds came home to roost. ARTHUR MILLER.

TG - A estrutura de um jogo é sempre a história de como os pássaros vieram para o poleiro.

The task of the real intellectual consists of analyzing illusions in order to discover their causes. ARTHUR MILLER.

TG - A tarefa do verdadeiro intelectual consiste em analisar as ilusões, a fim de descobrir suas causas.

L'égalitarisme doctrinaire s'efforce vainement de contraindre la nature, biologique et sociale, et il ne parvient pas à l'égalité mais à la tyrannie. RAYMOND ARON.

TG - O igualitarismo doutrinário se esforça em vão forçar a natureza, biológica e social, e não igual, mas a tirania.

I write just because the fire of my emotion is burning. Had I not, I would not have been able to find peace. BA JIN.

TG - Eu escrevo apenas porque o fogo da minha emoção está queimando. Se eu não tivesse, eu não teria sido capaz de encontrar a paz.

Only by not forgetting the past can we be the master of the future. BA JIN.

TG - Só por não esquecer o passado é que podemos ser o mestre do futuro.

18-10-2014

EM 18 DE OUTUBRO DE 2014, DESTACO:

1966 - Dom Lucas Moreira Neves toma posse como membro da Academia Brasileira de Letras.

1967 - Sonda Venera 4 alcança Vênus.

1968 - John Lennon e Yoko Ono são presos em Londres por porte de drogas.

1977 - A polícia alemã invade um avião da Lufthansa, e mata três seqüestradores. Os 86 passageiros ficaram cinco dias como reféns.

Page 34: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

1989 - Ônibus Espacial Atlantis lança Sonda Galileu com o objetivo de chegar até Júpiter.

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1517 - Padre Manuel da Nóbrega, jesuíta português, chefe da primeira missão jesuítica à América (m. 1570).

1527 - Luca Cambiaso, pintor italiano, também conhecido como Luchetto da Genova ou Luchino (m. 1585).

1530 - Lucas Bacmeister, o Velho, teólogo luterano e compositor de música de câmara (m. 1608).

1547 - Justus Lipsius, filólogo, historiador e humanista flamengo (m. 1606).

1553 - Luca Marenzio, compositore italiano (m. 1599).

1579 - Benedetto Fioretti, teólogo, gramático, poeta e educador italiano (m. 1642).

1585 - Heinrich Schütz, músico, compositor e organista alemão (m. 1672).

1595 - Lucas van Uden, pintor belga (m. 1673).

1697 - Canaletto, pintor italiano (m. 1768).

1706 - Baldassare Galuppi, compositor italiano (m. 1785).

1762 - Manuel da Costa Ataíde, pintor barroco brasileiro (m. 1830.

1777 - Heinrich von Kleist, poeta, dramaturgo e novelista alemão (m. 1811).

1859 - Henri Bergson, filósofo francês (m. 1941).

1894 - Tibor Déry, escritor húngaro (m. 1977).

1897 - Isabel Briggs Myers, uma escritora e psicóloga estadunidense (m. 1980).

(*)

1860 - Casimiro de Abreu, poeta brasileiro (n. 1837)

1931 - Thomas Edison, o pai da luz elétrica, inventor americano (n. 1847)

1955 - José Ortega y Gasset, filósofo espanhol (n. 1883)

Page 35: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/18_de_outubro

Manuel da Nóbrega (Sanfins do Douro, 18 de outubro de 1517 — Rio de Janeiro, 18 de outubro de 1570) foi um sacerdote jesuíta português, chefe da primeira missão jesuítica à América. As cartas enviadas a seus superiores são documentos históricos sobre o Brasil colônia e a ação jesuítica no século XVI.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_da_N%C3%B3brega

Luca Cambiaso (Moneglia, 1527 — Escorial, 1585) foi um pintor italiano. Também era conhecido pelo nome Lucchetto da Genova, Luca Cambiasi ou Luca Cangiagio.

"Aos quinze anos já pintava na cidade de Gênova. Em 1544, aos dezessete anos, trabalhou na decoração do Palazzo Doria, junto com Marcantonio Calvi, um pintor da geração de seu pai. Também trabalhou na Igreja de São Mateus, em Gênova, com Giambattista Castello. Durante sua vida, trabalhou na decoração de vários locais e igrejas em Gênova e arredores.

Aos 30 anos, sua reputação começou a declinar, menos pela arte mas mais por sua ligação amorosa com sua cunhada, após a morte da esposa. Mesmo assim, em 1583, aceitou um convite de Filipe II para trabalhar no Escorial, em obras sacras. Com o trabalho, acreditava obter influência para casar com sua cunhada. Nada deu certo, mas recebeu 2.000 ducados pelo trabalho, a maior soma dada até então para uma única tarefa artística.

Seu filho, Orazio Cambiasi, também se tornou pintor. Outros aprendizes foram Giovanni Andrea Ansaldo, Simone Barabino, Giulio Benso, Battista Castello e seu irmão Bernardo Castello, Giovanni Battista Paggi, Francesco Spezzini e Lazzaro Tavarone.

Cambiasi pintava ao estilo de Rafael Sanzio e suas maiores influências foram Correggio e a Escola de Veneza do final da Renascença."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luca_Cambiaso

Lucas Bacmeister, o Velho (Lüneburg, 18 de Outubro de 1530 — Rostock, 9 de Julho de 1608) foi teólogo alemão e compositor de hinos. Era filho do mestre em cervejaria de Lüneburg Johann Hans Bacmeister († 1548) e de sua esposa Anna († 1556) natural de Lübbing. Em 1548, matriculou-se na Universidade de Wittenberg. Fugindo da peste, mudou-se, em 1552, para a corte de Cristiano III, da Dinamarca, onde foi tutor de seus filhos.

Page 36: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

"Em 1557, voltou para Wittenberg onde adquiriu seu diploma de Mestrado. Em 1558 foi adjunto da Faculdade de Filosofia, onde estudou Direito e Teologia. Em 1559 era pregador em Kolding. Por recomendação de Filipe Melanchthon foi para Rostock. Em 1562 ele assumiu o gabinete como Superintendente e também se tornou professor de Teologia. Em 1564 recebeu seu diploma de doutorado. Em 1574, envolveu-se numa Controvérsia com Johannes Saliger (1525-1577) em Lübeck.

Com a morte de sua primeira esposa Johanna Bording (1544-1584), Bacmeister casou em segundas núpcias com Katharina Beselin (1536–1593), viúva de Johannes Herverden († 1585). Lucas Bacmeister foi nomeado sete vezes reitor da Universidade de Rostock, nos anos 1564, 1567, 1573, 1579, 1585, 1597 e 1603."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lucas_Bacmeister,_o_Velho

Justus Lipsius (Overijse, Ducado de Brabante, 18 de Outubro de 1547 - Lovaina, 23 de março de 1606) foi um filólogo e humanista flamengo.

"É considerado um dos eruditos mais famosos do século XVI, do qual podemos afirmar que com Giuseppe Giusto Scaligero e Isaac Casaubon formaram um triunvirato literário.

Estudou com os jesuítas em Colônia, que lhe corroboraram a sua extraordinária paixão pela literatura clássica latina e grega. Em 1579 começou a lecionar história na recém criada Universidade de Leiden. No final de sua vida foi Professor de Latim na Universidade de Lovaina.

Lipsius ensinou nas universidades de Jena, Leiden e Lovaina. Foi autor de uma série de obras que pretendiam recuperar a antiga corrente filosófica conhecida como estoicismo num formato compatível com o cristianismo tomando como modelo de partida a obra do filósofo Lucius Annaeus Seneca. A mais importante dessas obras foi De constantia (Sobre a constância).

Sua nova forma de estoicismo influenciou grande número de seus contemporâneos intelectuais dando lugar ao movimento conhecido como neoestoicismo."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Justus_Lipsius

Luca Marenzio (Coccaglio, 18? de outubro de 1553? – Roma, 22 de agosto de 1599) foi um compositor e cantor italiano.

Page 37: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

"Foi um dos mais célebres compositores e cantores de sua geração e deixou obras exemplares na última floração do gênero do madrigal, onde compôs cerca de 500 peças no estilo descritivo típico do Maneirismo. Sua influência foi especialmente grande na Inglaterra, onde foi um dos responsáveis pelo início de uma entusiástica tradição madrigalista que perdura até os dias de hoje. John Dowland veio de lá especialmente para encontrá-lo. Trabalhou para várias famílias importantes da Itália, viajou à Polônia, mas passou a maior parte de sua vida em Roma. Sua obra comprende gêneros sacros e profanos, com grandes explorações na harmonia e requintada e expressiva ilustração do texto. Seus sucessores o chamaram de divino, e de o mais doce dos cisnes."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luca_Marenzio

Benedetto Fioretti di Mercatale (Pseudônimos: Udeno Nisiely da Vernio; Fracastoro) (1579-1642), (* Mercatale, perto de Pistóia, 18 de outubro de 1579 † Pistóia 30 de junho de 1642) foi filósofo, teólogo, gramático, poeta, crítico literário, filólogo e educador italiano.

"Foi autor da obra Proginnasmi poetici (publicada em 5 volumes entre 1620-1639), ampla coletânea de notas críticas sobre autores de várias épocas, desde os gregos e latinos até os escritores italianos do século XVI, de onde emergem a extraordinária versatilidade e a riqueza de interesses do autor. Como moralista, escreveu as obras Osservazioni di creanze (Observações sobre a fé) e Esercizi morali (1633, Exercícios morais). Foi crítico mordaz de Ariosto, Aristóteles e de outros autores clássicos. Foi também cofundador da Academia dos Apatistas. Segundo Girolamo Tiraboschi (1731-1794), foi mais poeta do que filósofo."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Benedetto_Fioretti

Lucas van Uden (Antuérpia, 18 de outubro de 1595 — Antuérpia, 4 de novembro de 1692) foi um proeminente gravurista, pintor e desenhador do seiscento flamenco.

"Filho de um pintor, Lucas nasceu em Antuérpia, na Bélgica, onde estudou, trabalhou e, em 1692, faleceu. Assim, conclui-se que tenha passado quase todos os seus dias na metrópole belga.

Page 38: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Paisagista por excelência, recorria aos campos circundantes à sua cidade natal como fonte de inspiração. Era também um grande observador da natureza, interessando-se por tudo aquilo que ser-vivo fosse.

Nas suas paisagens é difícil distinguir alguma influência de outro pintor, já que toda vida manteve o seu estilo próprio, faustoso e eficaz. Todavia, nos seus retratos, é notável a exímia influência de Peter Paul Rubens.

Embora a maioria das suas obras sejam óleos sobre tela, van Uden pintou igualmente um grande um grande número de aquarelas."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lucas_van_Uden

Baldassare Galuppi (Burano, 18 de Outubro de 1706 – Veneza, 3 de Janeiro de 1785) foi um compositor italiano.

"As quase 100 óperas tornaram-no num dos mestres mais admirados da ópera buffa. Escreveu ainda mais de 20 oratórios, composições religiosas e obras instrumentais.

Foi o precursor da sonata para piano da época clássica."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Baldassare_Galuppi

Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde, (Mariana, batizado em 18 de outubro de 1762 – Mariana, 2 de fevereiro de 1830), foi um militar e celebrado pintor e decorador brasileiro.

"Foi um importante artista do Barroco-Rococó mineiro e teve uma grande influência sobre os pintores da sua região através de numerosos alunos e seguidores, os quais, até a metade do século XIX, continuaram a fazer uso de seu método de composição, particularmente em trabalhos de perspectiva no teto de igrejas. Documentos da época fazem freqüentemente referências a ele como professor de pintura.

Pouco se sabe sobre sua vida e formação artística e nem todas as suas criações estão documentadas, mas deixou obra considerável, espalhada em várias cidades mineiras. Uma das características da sua expressão era o emprego de cores vivas em inusitadas combinações, que têm sido associadas à exuberante natureza do país; no seu desenho, os anjos, as madonas e os santos apresentam às vezes traços mestiços; por isso é tido como um dos precursores de uma arte genuinamente brasileira. Foi contemporâneo e parceiro de trabalho de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, cujas estátuas encarnou. Hoje Mestre Ataíde é

Page 39: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

considerado um dos maiores nomes e um divisor de águas na história da pintura brasileira, e o maior representante da pintura do Brasil colonial."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_Ata%C3%ADde

Bernd Heinrich Wilhelm von Kleist (Frankfurt an der Oder, 18 de Outubro de 1777 – Berlim-Wannsee, 21 de novembro de 1811) foi um poeta, romancista, dramaturgo e contista alemão. É conhecido por sua comédia O Jarro Quebrado, pela tragédia Pentesiléia bem como por seu conto Michael Kohlhaas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Heinrich_von_Kleist

Henri Bergson (Paris, 18 de outubro de 1859 — Paris, 4 de janeiro de 1941) foi um filósofo e diplomata francês.

"Conhecido principalmente por Ensaios sobre os dados imediatos da consciência, Matéria e memória, A evolução criadora e As duas fontes da moral e da religião, sua obra é de grande atualidade e tem sido estudada em diferentes disciplinas - cinema, literatura, neuropsicologia, bioética, entre outras.

Recebeu o Nobel de Literatura de 1927."

"A filosofia de Bergson é a princípio uma negação, isto é, uma crítica às formas de determinismo e “coisificação” do homem. Em outras palavras, a sua pesquisa filosófica é uma afirmação da liberdade humana frente as vertentes científicas e filosóficas que querem reduzir a dimensão espiritual do homem a leis previsíveis e manipuláveis, análogas as leis naturais, biológicas e, como imaginou Comte. Seu pensamento está fundamentado na afirmação da possibilidade do real ser compreendido pelo homem por meio da intuição da duração – conceitos que perpassam toda sua bibliografia. O próprio filósofo chegou a dizer que para compreender a sua filosofia é preciso partir da intuição da duração."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Bergson

Tibor Déry (Budapeste, 18 de outubro de 1894 — Budapeste, 18 de agosto de 1977) foi um escritor, romancista e roteirista de cinema e tevê húngaro.

Page 40: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tibor_D%C3%A9ry

Isabel Briggs Myers (18 de outubro de 1897 – 5 de maio de 1980) foi uma escritora e psicóloga estadunidense, mais conhecida por ser, junto a sua mãe, co-criadora do sistema de identificação de personalidades conhecido pela sigla MBTI (de Myers-Briggs Type Indicator).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_Briggs_Myers

Casimiro José Marques de Abreu (Silva Jardim, 4 de janeiro de 1839 — Nova Friburgo, 18 de outubro de 1860) foi um poeta brasileiro da segunda geração do romantismo.

"Filho do fazendeiro português José Joaquim Marques de Abreu e de Luísa Joaquina das Neves, uma fazendeira de Silva Jardim (na época, Capivary), viúva do primeiro casamento. Com José Joaquim ela teve três filhos, embora nunca tenham sido oficialmente casados. Casimiro nasceu na Fazenda da Prata, em Casimiro de Abreu, propriedade herdada por sua mãe em decorrência da morte do seu primeiro marido, de quem não teve filhos.

A localidade onde viveu parte de sua vida, Barra de São João, é hoje distrito do município que leva seu nome, e também chamada 'Casimiro de Abreu', em sua homenagem. Recebeu apenas a instrução primária no Instituto Freese, dos onze aos treze anos, em Nova Friburgo, então cidade de maior parte da região serrana do estado do Rio de Janeiro, e para onde convergiam, à época, os adolescentes induzidos pelos pais a se aplicarem aos estudos.

Aos treze anos transferiu-se para o Rio de Janeiro para trabalhar com o pai no comércio. Com ele, embarcou para Portugal em 1853, onde entrou em contato com o meio intelectual e escreveu a maior parte de sua obra. O seu sentimento nativista e as saudades da família escreve: 'estando a minha casa à hora da refeição, pareceu-me escutar risadas infantis da minha mana pequena. As lágrimas brotavam e fiz os primeiros versos de minha vida, que teve o título de Ave Maria'."

"Espontâneo e ingênuo, de linguagem simples, tornou-se um dos poetas mais populares do Romantismo no Brasil. Seu sucesso literário, no entanto, deu-se somente depois de sua morte, com numerosas edições de seus poemas, tanto no Brasil, quanto em Portugal. Deixou uma obra cujos temas abordavam a casa paterna, a saudade da terra natal, e o amor (mas este tratado sem a complexidade e a profundidade tão caras a outros poetas românticos)."

Page 41: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

"É o patrono da cadeira número seis da Academia Brasileira de Letras, fundada por Machado de Assis."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Casimiro_de_Abreu

"Casimiro de Abreu (C. José Marques de A.), poeta, nasceu em Barra de São João, RJ, em 4 de janeiro de 1839, e faleceu em Nova Friburgo, RJ, em 18 de outubro de 1860. É o patrono da Cadeira n. 6 da Academia Brasileira de Letras, por escolha do fundador Teixeira de Melo."

"Em As primaveras acham-se os temas prediletos do poeta e que o identificam como lírico-romântico: a nostalgia da infância, a saudade da terra natal, o gosto da natureza, a religiosidade ingênua, o pressentimento da morte, a exaltação da juventude, a devoção pela pátria e a idealização da mulher amada. A sua visão do mundo externo está condicionada estreitamente pelo universo do burguês brasileiro da época imperial, das chácaras e jardins. Trata de uma natureza onde se caça passarinho quando criança, onde se arma a rede para o devaneio ou se vai namorar quando rapaz."

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=820&sid=117

NA REDE

Nas horas ardentes do pino do dia

Aos bosques corri;

E qual linda imagem dos castos amores,

Dormindo e sonhando cercada de flores

Nos bosques a vi!

Dormia deitada na rede de penas

- O céu por dossel,

De leve embalada no quieto balanço

Qual nauta cismando num lago bem manso

Num leve batel!

Dormia e sonhava - no rosto serena

Page 42: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Qual um serafim;

Os cílios pendidos nos olhos tão belos,

E a brisa brincando nos soltos cabelos

De fino cetim!

Dormia e sonhava - formosa embebida

No doce sonhar,

E doce e sereno num mágico anseio

Debaixo das roupas batia -lhe o seio

No seu palpitar!

Dormia e sonhava - a boca entreaberta,

O lábio a sorrir;

No peito cruzados os braços dormentes,

Compridos e lisos quais brancas serpentes

No colo a dormir!

Dormia e sonhava - no sonho de amores

Chamava por mim,

E a voz suspirosa nos lábios morria

Tão terna e tão meiga qual vaga harmonia

De algum bandolim!

Dormia e sonhava - de manso cheguei-me

Sem leve rumor;

Pendi-me tremendo e qual fraco vagido,

Qual sopro da brisa, baixinho ao ouvido

Falei-lhe de amor!

Ao hálito ardente o peito palpita...

Mas sem despertar;

E como nas ânsias dum sonho que é lindo,

A virgem na rede corando e sorrindo...

Page 43: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Beijou-me - a sonhar!

Junho, 1858.

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=826&sid=117

Thomas Alva Edison (Milan, Ohio, 11 de Fevereiro de 1847 — West Orange, Nova Jérsei, 18 de Outubro de 1931) foi um empresário dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial.

"O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção.

Na sua vida, Thomas Edison registrou 2.332 patentes. O fonógrafo foi uma de suas principais invenções. Outra foi o cinematógrafo, a primeira câmera cinematográfica bem-sucedida, com o equipamento para mostrar os filmes que fazia. Edison também aperfeiçoou o telefone, inventado por Antonio Meucci, em um aparelho que funcionava muito melhor. Fez o mesmo com a máquina de escrever. Trabalhou em projetos variados, como alimentos empacotados a vácuo, um aparelho de raios X e um sistema de construções mais baratas feitas de concreto.

Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve também um papel determinante na indústria do cinema.

Em 1969 foi incluído no Automotive Hall of Fame."

"Edison registrou seu primeiro invento - uma máquina de votar, pela qual ninguém se interessou - quando tinha 21 anos. Muda-se para Nova Iorque em 1869 para se estabelecer como inventor independente. Chega esfomeado e sem dinheiro. Dois anos mais tarde, inventou um indicador automático de cotações da bolsa de valores. Vendeu-o por 40 mil dólares e ainda assinou um contrato com a Western Union, situação que lhe permitiu estabelecer-se por conta própria em Newark, subúrbio de Nova York."

"Em 1878, com 31 anos, propôs a si mesmo o desafio de obter luz a partir da energia elétrica. Outros pesquisadores já haviam tentado construir lâmpadas

Page 44: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

elétricas. Nernst e Swan, por exemplo, haviam obtido alguns resultados, mas seus dispositivos tinham vida bastante curta.

Edison tentou inicialmente utilizar filamentos metálicos. Foram necessários enormes investimentos e milhares de tentativas para descobrir o filamento ideal: um fio de algodão parcialmente carbonizado. Instalado num bulbo de vidro com vácuo, aquecia-se com a passagem da corrente elétrica até ficar incandescente, sem porém derreter, sublimar ou queimar. Em 1879, uma lâmpada assim construída brilhou por 48 horas contínuas e, nas comemorações do final de ano, uma rua inteira, próxima ao laboratório, foi iluminada para demonstração pública.

Edison ainda aperfeiçoou o telefone (com o microfone a carvão empregado até hoje), o fonógrafo, e muitas outras invenções. Em conjunto, essas realizações modificaram os hábitos de vida em todo o mundo e consagraram definitivamente a tecnologia."

"A Edison General Electric é fundada em 1888. Será um dos maiores conglomerados industriais do planeta. Fabrica todos os tipos de dispositivos elétricos, como geradores, motores, gigantescas válvulas solenóides. A empresa transforma-se num dos maiores fabricantes multinacionais."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Edison

José Ortega y Gasset (Madrid, 9 de maio de 1883 — Madrid, 18 de outubro de 1955) foi um filósofo espanhol. Também atuou como ativista político e como jornalista.1 Famosa frase: "Debaixo de toda vida contemporânea se encontra latente uma injustiça."

"Graduou-se e doutorou-se em Filosofia na Universidade Central de Madri em 1904, após breve passagem pela Universidade de Deusto, em Bilbao. Dali seguiu para a Alemanha, onde viria a sofrer, na primeira etapa de sua filosofia, influência da escola de Marburgo, que tinha por figuras principais Hermann Cohen e Paul Natorp com forte inclinação pelo idealismo, o qual Ortega iria combater fortemente pouco depois.

Em 1910 obtém a cátedra de Metafísica na Universidade Central de Madri. Em 1914 publica seu primeiro livro Meditaciones del Quijote. Em 1917 se torna colaborador do jornal El Sol, onde publicaria seus ensaios España invertebrada (1921) e La rebelión de las massas (1930). Funda a Revista de Occidente em 1923,

Page 45: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

responsável por traduzir e comentar grandes autores contemporâneos na Filosofia, como Edmund Husserl, Oswald Spengler, Georg Simmel, Hans Driesch e Bertrand Russell.

Após desentender-se com a ditadura espanhola (em 1929 chega a demitir-se de sua cátedra universitária), exila-se na Argentina. Durante seu exílio voluntário da Espanha de 1936 a 1945, em plena Guerra Civil Espanhola, Ortega y Gasset viveu, num longo e famoso silêncio com relação aos conturbados tempos políticos de seu país, sobre o qual muitos acharam motivos para culpar-lhe. No entanto, pelo menos para o sociólogo brasileiro Hélio Jaguaribe – um dos mais conhecidos comentadores do autor no Brasil – no prefácio à obra História como Sistema, de Ortega y Gasset, a maioria do tempo o filósofo espanhol foi uma espécie de educador do seu povo, a partir de uma profunda convicção de que o que importa, antes de tudo, é a lucidez e a compreensão do mundo para operar nele. Essa alternância entre o engajamento e o distanciamento crítico configurará as principais fases da existência de Ortega y Gasset. Regressa à Espanha em 1948 e, em 1955, lhe é diagnosticado um câncer, e ele falece no dia 18 de outubro daquele ano."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Ortega_y_Gasset

FRASES CÉLEBRES (TG: TRADUÇÃO GOOGLE)

La spéculation est un luxe, tandis que l'action est une nécessité. HENRI BERGSON.

A meditação é um luxo, ao passo que a ação é necessária.

The present contains nothing more than the past, and what is found in the effect was already in the cause. HENRI BERGSON.

TG - O presente contém nada mais do que no passado, e que é encontrado no efeito já estava na causa.

La société ouverte est celle qui embrasserait en principe l’humanité entière. HENRI BERGSON.

TG - A sociedade aberta é aquela que normalmente abraçar toda a humanidade.

Il faut agir en homme de pensée et penser en homme d'action. HENRI BERGSON.

TG - Devemos agir como um homem de pensamento e pensar como um homem de ação.

Le comique, c'est du mécanique plaqué sur le vivant. HENRI BERGSON.

TG - A história em quadrinhos é laminado sobre a mecânica de vida.

Page 46: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Le rire est une espèce de brimade sociale. HENRI BERGSON.

TG - O riso é um espécie de bullying social.

Everything comes to him who hustles while he waits. THOMAS EDISON.

Tudo alcança aquele que trabalha duro enquanto espera.

Genius is one percent inspiration, ninety-nine percent perspiration. THOMAS EDISON.

Um gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração.

Our greatest weakness lies in giving up. The most certain way to succeed is always to try just one more time. THOMAS EDISON.

Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo para vencer é tentar mais uma vez.

Many of life's failures are people who did not realize how close they were to success when they gave up. THOMAS EDISON.

TG - Muitos dos fracassos da vida são pessoas que não percebem o quão perto eles estavam do sucesso quando desistiram.

I believe in the existence of a Supreme Intelligence pervading the Universe. THOMAS EDISON.

TG - Eu acredito na existência de uma Inteligência Suprema que permeia o Universo.

Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work. THOMAS EDISON.

TG - Oportunidade perdida pela maioria das pessoas é porque está vestido de macacão e se parece com trabalho.

I find out what the world needs. Then, I go ahead and invent it. THOMAS EDISON.

TG - Eu descobrir o que o mundo precisa. Então, eu vou em frente e inventar.

A la república solo ha de salvarla pensar en grande, sacudirse de lo pequeño y proyectar hacia lo porvenir. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

A república só há de se salvar pensar grande, sacudir-se do pequeno e se projetar para o futuro.

Cada cosa que existe es una virgen que ha de ser amada para hacerse fecunda. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

Cada coisa que existe é uma virgem que há de ser amada para se fazer fecunda.

Page 47: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Cada día me interesa menos ser juez de las cosas y voy prefiriendo ser su amante. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

Cada dia me interessa menos ser juiz das coisas e vou preferindo ser seu amante.

Con la moral corregimos los errores de nuestros instintos, y con el amor los errores de nuestra moral. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

Com a moral corrigimos os erros de nossos instintos, e com o amor os erros da nossa moral.

Cualquier verdad ignorada prepara su venganza. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

Qualquer verdade ignorada prepara sua vingança.

De querer ser a creer que se es ya, va la distancia de lo trágico o lo cómico. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

De querer ser a crer que já se é, vai a distãncia do trágico ao cômico.

El que no pueda lo que quiera, que quiera lo que pueda. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

Aquele que não pode o que quer, que queira o que pode.

El río se abre un cauce y luego el cauce esclaviza al río. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

O rio se abre um canal e logo o canal escravisa o rio.

El verdadero tesoro del hombre es el tesoro de sus errores. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

O verdadeiro tesouro do homem é o tesouro de seus erros.

He reducido el mundo a mi jardín y ahora veo la intensidad de todo lo que existe. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

Reduzi o mundo a meu jardim e agora vejo a intensidade de todo o que existe.

La vida humana eterna sería insoportable. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

A vida humana eterna seria insuportável.

Saber que no se sabe constituye tal vez el más difícil y delicado saber. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

Saber que não se sabe constitui talvez o mais difícil e delicado saber.

Ser emperador de sí mismo es la primera condición para imperar a los demás. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

Ser imperador de si mesmo é a primeira condição para imperar aos outros.

Page 48: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Siempre es más fácil dejar de hacer que hacer. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

Sempre é mais fácil deixar de fazer que fazer.

Todo el mundo es extraño y maravilloso para unas pupilas bien abiertas. JOSÉ ORTEGA Y GASSET.

Todo o mundo é estranho e maravilhoso para umas pupilas bem abertas.

19-10-2014

EM 19 DE OUTUBRO DE 2014, DESTACO:

1765 — Os vinte e sete delegados de nove colónias americanas redigem uma declaração de direitos e liberdades após participarem no Congresso do Acto do Selo.

1781 — Revolução Americana de 1776: o exército britânico, sob o comando de Lord Cornwallis, rendeu-se em Yorktown para as forças rebeldes americanas lideradas por George Washington.

1813 — Napoleão Bonaparte é vencido pelos aliados na Batalha das Nações, que envolveu 500 mil homens.

1822 — A Câmara da Vila de São João da Parnaíba proclamou sua emancipação em relação a Portugal, marcando a adesão do Piauí à independência do Brasil.

1901 — Santos Dumont convoca jurados do Aeroclube de Paris para testemunhar a volta do seu dirigível nº 6 em torno da Torre Eiffel e arrematar o prêmio Deutsch.

1902 — Na sua primeira partida oficial, o Fluminense Football Club goleou o Rio Football Club por 8-0.

1974 — É criado o território de Niue, pertencente à Nova Zelândia.

1979 — Brasil, Argentina e Paraguai assinam acordo tripartite para recursos hidráulicos no trecho do Rio Paraná desde as Sete Quedas até a foz do Rio da Prata.

2003 — Beatificação de Madre Teresa de Calcutá.

2014 - O Papa Paulo VI é Beatificado na Praça de São Pedro no Vaticano pelo Papa Francisco

NASCIMENTOS E MORTES (*)

Page 49: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

1433: Marsilio Ficino, filósofo italiano (f. 1499). (JÁ PUBLICADA)

1605: Thomas Browne, escritor y médico inglés (f. 1682).

1862 — Auguste Marie Louis Nicholas Lumière, que, com seu irmão Louis Jean, foi inventor do projector cinematográfico e considerado, por muitos, como um dos pais do cinema (m. 1954).

1889 — Fannie Hurst, escritora estado-unidense (m. 1968).

1899 — Miguel Ángel Asturias, escritor e diplomata guatemalteco (m. 1974).

1913 — Vinícius de Moraes, diplomata, poeta e compositor brasileiro (m. 1980)

1946 — Philip Pullman, escritor britânico.

(*)

1745 — Jonathan Swift, escritor irlandês (n. 1667)

1920 — John Reed, escritor e jornalista norte-americano (n. 1887).

http://pt.wikipedia.org/wiki/19_de_outubro

Sir Thomas Browne (Londres, 19 de octubre de 1605 – Norwich, 19 de octubre de 1682) fue un escritor inglés de varias obras que mostraban su amplia formación en diversos campos, como la medicina, la religión, la ciencia y lo esotérico.

"Los escritos de Browne reflejan amplia curiosidad hacia el mundo natural, influido por la revolución científica de Francis Bacon. En contraposición, su fe cristiana anglicana mostraba tolerancia y buena voluntad hacia la humanidad, en una época que solía ser a menudo intolerante. Un consumado artista literario, las obras de Browne muestran, en muchas ocasiones, frecuentes referencias a las obras clásicas, y a las fuentes bíblicas, además de a su propia personalidad. Su estilo literario varía de acuerdo con el género que cultivase, lo que produjo una prosa rica e infrecuente, que iba desde las notas y observaciones sin pulir, hasta la elocuencia y retórica más barroca, donde brilló de forma deslumbrante.

Jorge Luis Borges mostró su admiración por Browne y le llamó el 'mayor prosista de la lengua inglesa'."

http://es.wikipedia.org/wiki/Thomas_Browne

Page 50: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (Besançon, 19 de outubro de 1862 — Lyon, 10 de abril de 1954) e Louis Jean Lumière (Besançon, 5 de outubro de 1864 — Bandol, 6 de junho de 1948), os irmãos Lumière, foram os inventores do cinematógrafo (cinématographe), sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.

"Louis e Auguste eram filhos e colaboradores do industrial Antoine Lumière, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas, proprietário da Fábrica Lumière (Usine Lumière), instalada na cidade francesa de Lyon. Antoine reformou-se em 1892, deixando a fábrica entregue aos filhos.

O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projetor de cinemae radiologia medica, invento que lhes tem sido atribuído mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que tivera perdido a patente, de novo registrada pelos Lumière a 13 de Fevereiro de 1895.

São considerados os inventores da Sétima Arte junto com Georges Méliès, também francês, este é visto como o pai do cinema de ficção. Louis e Auguste eram ambos engenheiros. Auguste ocupava-se da gerência da fábrica, fundada pelo pai. Dedicar-se-iam à actividade cinematográfica produzindo alguns documentários curtos, destinados à promoção do invento, embora acreditassem que o cinematógrafo fosse apenas um instrumento científico sem futuro comercial. Casaram-se com duas irmãs e moravam todos na mesma mansão."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_e_Louis_Lumi%C3%A8re

Fannie Hurst (19 de outubro de 1889, Hamilton, Ohio — 23 de fevereiro de 1968, Nova Iorque) foi uma romancista estado-unidense. Apesar de seus livros não serem muito lembrados hoje em dia, durante sua vida seus mais famosos romances foram Stardust (1919), Lummox (1923), A President is Born (1927), Back Street (1931) e Imitation of Life (1933).

"Em 1921, Hurst foi uma das primeiras a aderir à Lucy Stone League, uma organização que lutava para que as mulheres mantivessem seu nome de solteira. Era membro ativo da Urban League, tendo sido indicada para o National Advisory Committee to the Works Progress Administration em 1940. Ela também foi delegada à Organização Mundial da Saúde em 1952.

Page 51: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Hurst é mais conhecida pela adaptação cinematográfica de suas obras, tais como o filme Imitation of Life, de 1934, e o seu remake de 1959.

A primeira biografia completa de Hurst foi publicada em 1999 por Brooke Kroeger."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fannie_Hurst

Miguel Ángel Asturias Rosales (Cidade da Guatemala, 19 de Outubro de 1899 — Madrid, 9 de Junho de 1974) foi um escritor e diplomata guatemalteco.

Em 1965 foi-lhe atribuído o Prêmio Lenin da Paz e em 1967 o Nobel de Literatura.

"Em 1904, por oposição ao ditador Manuel Estrada Cabrera, sua família mudou-se para o interior do país, indo morar num povoado chamado Salamá, onde estuda o primário. Durante parte da década de 1920, estudou a sociedade e a religião Maia. Truduziu o Popol Vuh, livro sagrado Quiché dos Maias, trabalho concluído em 1926. Estudou Medicina e Direito em seu país, sendo dirigente do movimento pela reforma universitária. Lecionou Antropologia na Sorbone, em Paris. Em 1942 foi eleito deputado. Mais tarde, foi nomeado embaixador em diversos países sul-americanos. Em 1954 foi para o exílio, por razões políticas. Depois de sua reabilitação, nos anos 60, segue a carreira diplomática, como embaixador em França.

Novelista e contista do realismo fantástico, com influências na sua origem do surrealismo, sem desviar-se dessa corrente aborda o seu tema predileto - a mitologia indígena, a própria terra - e os conflitos e problemas campesinos, dos agricultores ainda submetidos ao jugo colonialista - como se pode ver já pelos títulos de suas obras.

Em 1930 publicou 'Lendas da Guatemala', sobre os mitos e lendas nativas e mestiças. Em sua célebre novela 'O Senhor Presidente' (El señor Presidente - 1946), retrata um típico ditador latino-americano com cores grotescas e burlescas, trespassando um forte conteúdo ético e social em que a morte e a injustiça se encontram presentes.

Para o compositor José Castañeda escreve dois libretos das óperas: Emulo Lipolidón e Imágenes de Nacimiento.

Hombres de maíz (Homens de Milho - 1949) é reconhecida por muitos como sua obra-prima. Novela típica do realismo mágico, nela o autor mistura a linguagem e

Page 52: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

ritmo de sua prosa aos do povo que retrata, suas crenças fantásticas, suas antigas maneiras e costumes."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_%C3%81ngel_Asturias

"O Prémio Nobel da Literatura 1967 foi atribuído a Miguel Angel Asturias 'para a sua realização literária vívida, profundamente enraizada nos traços e tradições dos povos indígenas da América Latina nacionais'." (google tradutor)

http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/1967/

NOTA MINHA:

Até a Guatemala, que é um país maravilhoso, mas política e socialmente pouco desenvolvido tem Nobel, aqui constata-se o Nobel de Literatura a Miguel Angel de Asturias, em 1967, merecidamente pela qualidade da sua literatura. Sinceramente, países às vezes tidos como exóticos, e não estou afirmando isso da Guatemala, podem produzir alguma grande personalidade digna de Prêmio Nobel, mais especificamente na Literatura, mas jamais diria grandes personalidades e grandes literatos, ou seja, falta o conjunto, característico dos países mais desenvolvidos.

Vinicius de Moraes, nascido Marcus Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.

"Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia a alcunha 'poetinha', que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida e suas esposas foram, respectivamente: Beatriz Azevedo de Melo (mais conhecida como Tati de Moraes), Regina Pederneiras, Lila Bôscoli, Maria Lúcia Proença, Nelita de Abreu, Cristina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Rodrigues Santamaria (a Martita) e Gilda de Queirós Mattoso.

Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Ainda assim, sempre considerou que a poesia foi sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística deriva do fato de ser poeta. No campo musical, o poetinha teve

Page 53: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra."

"(...) No ano seguinte, foi reprovado em seu primeiro concurso para o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Em 1943, concorreu novamente e desta vez foi aprovado. Em 1946, assumiu o primeiro posto diplomático como vice-cônsul em Los Angeles. Com a morte do pai, em 1950, Vinicius de Moraes retornou ao Brasil. Nos anos 1950, Vinicius atuou no campo diplomático em Paris e em Roma, onde costumava realizar animados encontros na casa do escritor Sérgio Buarque de Holanda.

No final de 1968 foi afastado da carreira diplomática tendo sido aposentado compulsoriamente pelo Ato Institucional Número Cinco.

O poeta estava em Portugal, a dar uma série de espectáculos, alguns com Chico Buarque e Nara Leão, quando o regime militar emitiu o AI-5. O motivo apontado para o afastamento foi o seu comportamento boêmio que o impedia de cumprir as suas funções. Vinícius foi anistiado (post-mortem)pela Justiça em 1998. A Câmara dos Deputados brasileira aprovou em Fevereiro de 2010 a promoção póstuma do poeta ao cargo de 'ministro de primeira classe' do Ministério dos Negócios Estrangeiros - o equivalente a embaixador, que é o cargo mais alto da carreira diplomática. A lei foi publicada no Diário Oficial do dia 22 de junho de 2010 e recebeu o número 12.265.14

Vinicius começou a se tornar prestigiado com sua peça de teatro 'Orfeu da Conceição', em 25 de setembro de 1956. Além da diplomacia, do teatro e dos livros, sua carreira musical começou a deslanchar em meados da década de 1950 - época em que conheceu Tom Jobim (um de seus grandes parceiros) -, quando diversas de suas composições foram gravadas por inúmeros artistas. Na década seguinte, Vinicius de Moraes viveu um período áureo na MPB, no qual foram gravadas cerca de 60 composições de sua autoria. Foram firmadas parcerias com compositores como Baden Powell, Carlos Lyra e Francis Hime.

Na década de 1970, já consagrado e com um novo parceiro, o violonista Toquinho, Vinicius seguiu lançando álbuns e livros de grande sucesso."

"O ano de 1958 marcaria o início de um dos movimentos mais importantes da música brasileira, a Bossa Nova. A pedra fundamental do movimento veio com o álbum 'Canção do Amor Demais', gravado pela cantora Elizeth Cardoso. Além da faixa-título, o antológico LP contava ainda com outras canções de autoria da dupla

Page 54: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Vinicius e Tom, como 'Luciana', 'Estrada Branca', 'Outra Vez' e 'Chega de Saudade', em interpretações vocais intimistas.

'Chega de Saudade' foi uma canção fundamental daquele novo movimento, especialmente porque o álbum de Elizeth contou com a participação de um jovem violonista, que com seu inovador modo de tocar o violão, caracterizado por uma nova batida, marcaria definitivamente a bossa nova e a tornaria famosa no mundo inteiro a partir dali. O nome deste violonista é João Gilberto. A importância do disco 'Canção do Amor Demais' é tamanha que ele é tido como referência por muitos artistas como Chico Buarque e Caetano Veloso."

"Em 1968 Vinicius de Moraes participou de shows em Lisboa, na companhia de Chico Buarque e Nara Leão. Também naquele ano, a convite do crítico Ricardo Cravo Albin, Vinicius prestou histórico depoimento para o Museu da Imagem e do Som (de onde era membro do Conselho Superior de MPB).

Mas o ano de 1968 marcou o fim da carreira diplomática de Vinicius de Moraes. Após 26 anos de serviços prestados ao MRE, Vinicius foi aposentado pelo Ato Institucional 5, criado pela ditadura militar brasileira, fato que o magoou profundamente. No dia em que o ato era editado, Vinicius encontrava-se em Portugal onde realizava um concerto. Após este espetáculo, estudantes salazaristas estavam aglomerados na porta do teatro para protestar contra o poeta. Avisado disto e aconselhado a se retirar pelos fundos do teatro, o poetinha preferiu enfrentar os protestos e, parando diante dos manifestantes, começou a declamar 'Poética I' ('De manhã escureço/De dia tardo/De tarde anoiteço/De noite ardo'). Então, um dos jovens tirou a capa do seu traje acadêmico e a colocou no chão para que Vinicius pudesse passar sobre ela — ato imitado pelos outros estudantes e que, em Portugal, é uma forma tradicional de homenagem acadêmica.

Segundo entrevista publicada pela Revista Veja em 12 de janeiro de 2000 o ex-presidente João Figueiredo explicou as reais causas da demissão do poeta do Itamaraty: 'Ele até diz que muita gente do Itamaraty foi cassada ou por corrupção ou por pederastia. É verdade. Mas no caso dele foi por vagabundagem mesmo. Eu era o chefe da Agência Central do Serviço e recebíamos constantemente informes de que ele, servindo no consulado brasileiro de Montevidéu, ganhando 6 000 dólares por mês, não aparecia por lá havia três meses. Consultamos o Ministério das Relações Exteriores, que nos confirmou a acusação. Checamos e verificamos que ele não saía dos botequins do Rio de Janeiro, tocando violão, se apresentando por aí, com copo de uísque do lado. Nem pestanejamos. Mandamos brasa.'

A reabilitação ao corpo diplomático brasileiro só ocorreu trinta anos depois de sua morte por meio da Lei 12.265 de 21 de junho de 2010. Em cerimônia no Palácio

Page 55: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

do Itamaraty, Vinicius de Moraes foi elevado ao cargo de ministro de exterior, cargo semelhante ao de embaixador."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinicius_de_Moraes

Jonathan Swift (Dublin, 30 de Novembro de 1667 — Dublin, 19 de outubro de 1745) foi um escritor irlandês.

"Em 1708 escreve um panfleto para desmascarar o astrólogo Patridge, tido por ele como charlatão. Sob o pseudônimo de Isaac Bickestaff profetizava, no estilo de adivinho, a morte de Patridge. A luta entre os dois acirra-se em 1709 e Swift escreve o artigo "A Vingança de Isaac Bickertaff", na qual resume satiricamente a disputa.

A ambição e as amizades fazem com que Swift permaneça em Londres, mas, sempre pensando em Stella, lhe escreve numerosas cartas. Em seu 'Diário', falava de tudo: de encontros com aristocratas e políticos; das impressões suscitadas; das intrigas da corte; do fumo do Brasil; da invasão do Rio de Janeiro pelos franceses (1710); dos sonhos; das aversões, etc. Ao falar de assuntos íntimos, se expressa numa linguagem cifrada, compreensível somente para ele e Stella; mais tarde, essa experiência deu frutos em Viagens de Gulliver.

Em 1713 torna-se deão da catedral de Saint Patrick em Dublin. Sua acolhida nesse local foi fria, pois desconfiavam que suas atividades políticas não eram compatíveis com as funções religiosas. Ao saber de seus problemas, Stella vai juntar-se a ele em Dublin. Pouco depois outra mulher o procura: ela é Esther Vamhomrigh, filha de um rico mercador alemão. Swift dedicou a ela o poema 'Cadenus e Vanessa' em 1726.

Vanessa fica sabendo da sua ligação com Stella e, não suportando a hipótese de amá-lo só no espírito sufocando os ímpetos da carne, escreve à rival uma carta falando de seus laços com Swift. Furioso, Swift procura Vanessa e, sem dizer nem uma palavra, atira-lhe aos pés uma carta de despedida. Nunca mais a viu. Semanas depois a moça morreu de tristeza.

Em 1725 começa escrever Viagens de Gulliver onde pretendia agredir o mundo, não diverti-lo. A Enciclopédia Barsa assim se refere a essa obra.

Page 56: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Em 1728 Stella morre de um mal desconhecido. No ano de 1731 Swift faz da sua própria morte um objeto da sátira ao escrever um poema sobre a morte do Dr. Swift.

Sua última obra foi escrita em 1738 um ensaio destinado a despojar a conversação inglesa das banalidades e incorreções que o levam ao ridículo. Com o título de 'A Conversação Polida' a qual representava o resultado de vinte anos de observação e pesquisa."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jonathan_Swift

John "Jack" Silas Reed (Portland, 22 de Outubro de 1887 — Moscou, 19 de Outubro de 1920) foi um jornalista e ativista norte-americano, famoso pelo seu livro Dez dias que abalaram o Mundo, em que relata em primeira-mão os acontecimentos que constituíram a Revolução de Outubro em que os bolcheviques tomaram o poder na Rússia. Ele foi marido da escritora e feminista Louise Bryant.

"Reed ficou conhecido como jornalista pela sua cobertura das greves de trabalhadores e da Revolução Mexicana. Enquanto cobria a Primeira Guerra Mundial, na Europa, interessou-se pela Revolução Bolchevique e partiu para a Rússia. Conheceu Lenin e, das suas conversas com ele, fez um livro.

Em Lawrence, Massachusetts, durante uma manifestação dos operários de uma fiação apoiada pelo Partido Socialista, conheceu Bill Haywood. Haywood revelou-lhe que 25 mil operários de uma fábrica na outra margem do rio Hudson, que manifestavam exigindo oito horas de trabalho diário, estavam sendo maltratados pela polícia. Reed juntou-se aos manifestantes, sendo preso durante quatro dias, tendo escrito mais tarde no jornal 'The Masses' sobre estes eventos.

No México, em 1914, Pancho Villa liderava uma rebelião de camponeses quando Reed foi enviado como correspondente. Em pouco tempo, tornou-se próximo do líder revolucionário. Os relatos apaixonados de Reed não eram aquilo a que se chama jornalismo objetivo e imparcial, mas ajudaram a espalhar a notícia da revolução.

Reed tinha acabado de regressar aos Estados Unidos, reconhecido como um grande jornalista, quando no Colorado se deu o Massacre de Ludlow, onde mineiros em greve foram abatidos pela Guarda Nacional a mando da família Rockefeller. Esses acontecimentos foram registados no livro 'A Guerra do Colorado'."

Page 57: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Reed

FRASES CÉLEBRES (TG: TRADUÇÃO GOOGLE)

Come poco, cena más poco; que la salud de todo el cuerpo se fragua en la oficina del estómago. MIGUEL ÁNGEL ASTURIAS.

Come pouco, jante mais pouco; que a saúde de todo o corpo se faz na oficina do estômago.

El poeta es una conducta moral. MIGUEL ÁNGEL ASTURIAS.

O poeta é uma conduta moral.

Sube la línea de mi vida con trazo igual a tus volcanes y luego baja como línea de corazón hasta mis dedos. MIGUEL ÁNGEL ASTURIAS.

Sobe a linha da minha vida com traços iguais aos teus vulcões e logo baixa como linha de coração até meus dedos.

Toda obra, cualquiera que sea, literaria, política, científica, debe estar respaldada por una conducta. MIGUEL ÁNGEL ASTURIAS.

Toda obra, qualquer que seja, literária, política, científica, deve estar respaldada por uma conduta.

A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. VINÍCIUS DE MORAES.

Não ando só! Só ando em boa companhia! Com meu violão, minha canção e a poesia! VINÍCIUS DE MORAES.

Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure. VINÍCIUS DE MORAES.

in men, desire begets love, and in women, love begets desire. JONATHAN SWIFT.

No homem, o desejo gera o amor; na mulher, o amor gera o desejo.

We have just enough religion to make us hate, but not enough to make us love, one another. JONATHAN SWIFT.

Nós temos a religião suficiente para nos odiarmos mas não a que baste para nos amarmos uns aos outros.

Laws are like Cobwebs which may catch small Flies, but let Wasps and Hornets break through. JONATHAN SWIFT.

Leis são como teias de aranha: boas para capturar mosquitos, mas os insetos maiores rompem sua trama e escapam.

Page 58: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

When a true genius appears in the world, you may know him by this sign, that the dunces are all in confederacy against him. JONATHAN SWIFT.

TG - Quando um verdadeiro gênio aparece no mundo é logo reconhecido por este sinal: os tolos ligam-se todos contra ele.

Satire is a sort of glass, wherein beholders do generally discover everybody's face but their own. JONATHAN SWIFT.

TG - A sátira é uma espécie de vidro, onde espectadores que geralmente descobrir o rosto de todos, mas os seus próprios.

There is nothing in this world constant, but inconstancy. JONATHAN SWIFT.

TG - Não há nada neste mundo constante, mas a inconstância.

I love good creditable acquaintance; I love to be the worst of the company. JONATHAN SWIFT.

TG - Eu amo bom conhecimento meritório; Gosto de ser o pior da empresa.

Vision is the art of seeing things invisible. JONATHAN SWIFT.

TG - Visão é a arte de ver coisas invisíveis.

When we desire to confine our words, we commonly say they are spoken under the rose. THOMAS BROWNE.

TG - Quando desejamos limitar nossas palavras, geralmente dizem que são ditas sob a rosa.

I have often admired the mystical way of Pythagoras, and the secret Magic of numbers. THOMAS BROWNE.

TG - Eu sempre admirei a forma mística de Pitágoras, e o mágico segredo dos números.

All things are artificial, for nature is the Art of God. THOMAS BROWNE.

TG - Todas as coisas são artificiais, pois a natureza é a arte de Deus.

The heart of man is the place the devil dwells in; I feel sometimes a hell within myself. THOMAS BROWNE.

TG - O coração do homem é o lugar que o diabo habita; Eu me sinto às vezes um inferno dentro de mim.

There is no road or ready way to virtue. THOMAS BROWNE.

TG - Não há nenhuma estrada ou caminho pronto para a virtude.

The created World is but a small Parenthesis in Eternity. THOMAS BROWNE.

TG - O mundo criado é apenas um pequeno parêntese na eternidade.

Page 59: Destaques Enciclopédia 13-10-2014 a 19-10-2014

Be substantially great in thyself, and more than thou appearest unto others. THOMAS BROWNE.

TG - Seja substancialmente grande em ti mesmo, e mais do que tu apareces aos outros.