destaques enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

63
UMBERTO NEVES DESTAQUES ENCICLOPÉDICOS DE 15-09-2014 a 21-09-2014 Com minhas notas reflexivas (para localizar as notas, basta digitar essa palavra na busca do adobe). Há textos em espanhol, quando as referências e fontes são melhores, ou preferidas. Publicados originalmente em www.facebook.com/umbertoneves.ideas durante o período citado. Há acréscimos e correções dos originais publicados nessa rede social. 15-09-2014 EM 15 DE SETEMBRO DE 2014, DESTACO: 1821 - A Guatemala, a Costa Rica, a Nicarágua, El Salvador e Honduras declaram a independência da Espanha. 1903 - Fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). 1928 - O cientista Alexander Fleming anuncia a descoberta da penicilina. 1965 - Lei 4.771 institui o Novo Código Florestal Brasileiro. 1971 - A ONG Greenpeace é fundada. 2008 - O banco norte-americano Lehman Brothers declarou falência, o que foi considerado o ápice da crise financeira de 2008-2009. É Dia do Idoso Japonês. NASCEM E MORREM (*)

Upload: umberto-neves

Post on 02-Jul-2015

524 views

Category:

Education


4 download

DESCRIPTION

Diversas biografias, do período, estão nesse documento: Bocage, Agatha Christie, Rubem Alves, Anna Bonus Kingsford, Carlos Gomes, Ignaz Holzbauer, José Régio, Ken Kesey, Karl Popper, Dag Hammarskjöld, Zequinha de Abreu, William Golding, Paulo Freire, James A. Garfield, Ítalo Calvino, Upton Sinclair, Humberto de Alencar Castelo Branco, Saint-John Perse, H. G. Wells, Luis Cernuda, Virgilio e Arthur schopenhauer dentre outros e diversas notas reflexivas de Umberto Neves.

TRANSCRIPT

Page 1: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

UMBERTO NEVES DESTAQUES ENCICLOPÉDICOS DE 15-09-2014 a 21-09-2014 Com minhas notas reflexivas (para localizar as notas, basta digitar essa palavra na busca do adobe). Há textos em espanhol, quando as referências e fontes são melhores, ou preferidas. Publicados originalmente em www.facebook.com/umbertoneves.ideas durante o período citado. Há acréscimos e correções dos originais publicados nessa rede social.

15-09-2014

EM 15 DE SETEMBRO DE 2014, DESTACO:

1821 - A Guatemala, a Costa Rica, a Nicarágua, El Salvador e Honduras declaram a independência da Espanha.

1903 - Fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil).

1928 - O cientista Alexander Fleming anuncia a descoberta da penicilina.

1965 - Lei 4.771 institui o Novo Código Florestal Brasileiro.

1971 - A ONG Greenpeace é fundada.

2008 - O banco norte-americano Lehman Brothers declarou falência, o que foi considerado o ápice da crise financeira de 2008-2009.

É Dia do Idoso Japonês.

NASCEM E MORREM (*)

Page 2: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

1765 - Bocage, poeta português (m. 1805).

1793 - Marquês de Sapucaí (m. 1875).

1830 - Porfirio Díaz, presidente do México (m. 1915).

1857 - William Howard Taft, presidente americano (m. 1930).

1890 - Agatha Christie, escritora britânica (m. 1976).

1933 - Rubem Alves, psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro (m. 2014).

1937 - Fernando de la Rúa, político argentino.

(*)

1945 - Anton Webern, compositor dodecafônico austríaco (n. 1883)

http://pt.wikipedia.org/wiki/15_de_setembro

NOTA MINHA SOBRE OS DESTAQUES, ACONTECIMENTOS:

Nessa mesma data, 15 de setembro alguns acontecimentos são da maior importância, quem gosta de futebol e é torcedor do Grêmio diria, "Fundação do Grêmio em 1903", e para quem é colorado mas está por hora pensando em coisas mais sérias, são a descoberta da Penicilina por Alexander Fleming em 1928. Outro fato de grande importância é a criação do Greenpeace em 1971. O Greenpeace é uma importante ONG de proteção ambiental que atua no mundo todo, e já esteve envolvida em diversas polêmicas desse tipo de atuação.

A Penicilina surge em 1928, estando disponível, obviamente, anos depois. Quanto sofrimento, por diversos males, afligiram as pessoas antes dessa descoberta, quantos morreram por doenças simplesmente tratáveis. A Penicilina dever ser uma das principais responsáveis pelo aumento da expectativa de vida no mundo todo, na medida em que evita que pessoas padeçam ou morram por problemas de fácil tratamento. Quando, hoje, algumas doenças aterrorizam as pessoas, e por décadas não se descobre a cura, como é o caso da AIDS, e agora o Ebola na África, saiba que a Penicilina só foi descoberta em 1928, então não há motivo para desesperança e não se deve negligenciar as doenças, tomando todas as prevenções, pois doença se previne ou se combate imediatamente. Não há nada melhor que a saúde e você não pode abrir mão disso, quanto menos precisar de

Page 3: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

médico, é melhor para que, quando precisar seja preciso, pontual. Médico não pode ser igual a Deus, que você lembra somente quando está mal, mas, se não é como um técnico de computador, um mecânico de automóvel etc, porque a vida humana não é, é um profissional que vai fazer não o que você poderia fazer normalmente sob determinadas condições e disposições, mas tomar conta de um problema que na maior parte você não soube prevenir.

Muitas doenças vão continuar sendo difíceis para as pessoas, mesmo não sendo incuráveis, como é o caso de diversos tipos de câncer, os sistemas de saúde e as relações médicos/pacientes têm de ser as melhores possíveis e, ninguém sabe melhor da tua saúde que você próprio. Não brinque com doença, sim com saúde, e não brinque com médico.

Anton Webern (Viena, 3 de dezembro de 1883 — Mittersill, Salzburgo, 15 de setembro de 1945) foi um compositor austríaco, pertencente à chamada Segunda Escola de Viena, liderada por Arnold Schönberg, cujo estilo e poética musical foi denominado de música dodecafônica, música expressionista ou música pontilhista. É conhecido e admirado entre os músicos pós-modernos pelas inovações rítmicas, timbrísticas e dinâmicas que formaram o estilo musical conhecido como serialismo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anton_Webern

Fernando de la Rúa Bruno GColIH (Córdoba, 15 de setembro de 1937) é um advogado e político argentino da União Cívica Radical. Foi o 51º presidente da Argentina, de 10 de dezembro de 1999 a 21 de dezembro de 2001.

"De La Rua era membro do Partido Radical, que até então andara afastado do poder, e surgiu como uma alternativa a Carlos Menem, o então presidente, associado a diversos casos de corrupção.

O fato de também não ter ligações às forças armadas argentinas, responsáveis por um período de grande repressão no país, favoreceu-o e acabou por ganhar a eleição com quase metade dos votos.

Page 4: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

De La Rua tomou posse como presidente a 10 de dezembro de 1999, substituindo Carlos Menem. Manteve-se no cargo apenas durante dois anos, até 21 de dezembro de 2001. Fernando de la Rua viu-se obrigado a renunciar ao cargo após a realização de uma série de manifestações de desagrado por parte da população e de terem ocorrido numerosos motins que resultaram em seu impeachment.

O descontentamento popular foi motivado por uma terrível crise financeira que afetou a Argentina nessa época. De La Rua acabou por ser substituído por Ramón Puerta."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_de_la_R%C3%BAa

Rubem Azevedo Alves (Boa Esperança, 15 de setembro de 1933 — Campinas, 19 de julho de 2014) foi um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, é autor de livros religiosos, educacionais , existenciais e infantis.

" É considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil. Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)."

"Tinha um grande número de publicações, tais como crônicas, ensaios e contos, além de ser ele mesmo o tema de diversas teses, dissertações e monografias. Muitos de seus livros foram publicados em outros idiomas, como inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e romeno."

"Com formação eclética, transita pelas áreas de teologia, psicanálise, sociologia, filosofia e educação. Após ter lecionado em universidades, tinha um restaurante (a culinária foi uma de suas paixões e tema de alguns de seus textos), viveu em Campinas , onde mantinha um grupo, chamado Canoeiros, que se encontra semanalmente para leitura de poesias.

Sua mensagem é direta e, por vezes, romântica, explorando a essência do homem e a alma do ser. É algo como um contraponto à visão atual de homo globalizadus que busca satisfazer desejos, muitas vezes além de suas reais necessidades.

Page 5: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

'Ensinar' é descrito por Alves como um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. É como a vida de um palhaço que entra no picadeiro todos os dias com a missão renovada de divertir. Ensinar é fazer aquele momento único e especial. Ridendo dicere severum: rindo, dizer coisas sérias Mostrando que esta, na verdade é a forma mais eficaz e verdadeira de transmitir conhecimento. Agindo como um mago e não como um mágico. Não como alguém que ilude e sim como quem acredita e faz crer, que deve fazer acontecer.

Em alguns de seus textos, cita passagens da Bíblia, valendo-se de metáforas. No site A Casa de Rubem Alves encontram-se releituras e discussões de suas obras.

Foi cidadão honorário de Campinas onde recebeu a Medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura."

"Autor do livro Da Esperança (Teologia da Esperança Humana), Rubem Alves é tido por muitos estudiosos como uma das mais relevantes personalidades no cenário teológico brasileiro; o fundador da reflexão sobre uma teologia libertadora, que em breve seria chamada de Teologia da Libertação. Via no Humanismo um messianismo restaurador e assim, desde os anos 60 participou do movimento latino-americano de renovação da teologia.

Sua posição liberal logo lhe trouxe graves problemas em seu relacionamento com o protestantismo histórico e especificamente presbiteriano. Foi questionado desde cedo por suas ideias e teve de abandonar o pastorado, tendo antes abandonado suas convicções doutrinárias ortodoxas.

Foi dessa experiência que surgiu o livro Protestantismo e Repressão, que busca elucidar os labirintos do cotidiano histórico deste movimento religioso. Escreveu ainda um livro em inglês que falava do futuro da humanidade, Filhos do Amanhã, onde tratou de como um futuro libertador dependia de categorias que a ciência ocidental havia desprezado.

Lançou ainda um livro chamado Variações sobre a vida e a morte, onde trata de construir uma teologia poética, preocupada com o corpo, com a vida em sua dimensão real.

Foi proibido de falar nos púlpitos da Igreja Presbiteriana do Brasil, o que não o impediu de ser convidado para pregar na Igreja Presbiteriana de Copacabana, no Rio de Janeiro, em 31 de outubro de 2003, por ocasião das comemorações pela Reforma Protestante."

Page 6: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rubem_Alves

NOTA MINHA SOBRE RUBEM ALVES E A EDUCAÇÃO:

Melhor exemplo de educador intelectual brasileiro é Rubem Alves, pela vasta obra acadêmica, intelectual e educacional que produziu em diversas áreas do conhecimento. Foi também professor da Unicamp, vivendo em Campinas de onde o mineiro nunca mais quis sair. A partir dessa experiência na Unicamp se firmou como um dos melhores pensadores da educação no Brasil. Pode-se citar inúmeros outros, e, o atual Senador pelo Distrito Federal e ex-governador daquele Estado, Cristóvão Buarque é um dos exemplos vivos. Justamente, um político do Distrito Federal, onde os últimos políticos nos deixaram legados nada aconselháveis, Cristóvão é um exemplo de professor, intelectual, pensador da educação e também político.

Rubem Alves não fez política, e talvez por isso sua obra e seus conhecimentos não tiveram a dimensão que deveriam ter tido, mas também é certo que a política poupou de contaminar um intelectual da maior dimensão e consideração. Rubem Alves não deixava de dizer, a exemplo do pernambucano Paulo Freire, que o professor tem de servir como elo do autoconhecimento do aluno, isso é, o aluno tem de desenvolver, produzir o conhecimento, e não apenas recebê-lo passivamente, num sistema errado de imposição professor/aluno, que Paulo Freire definiu de "Educação Bancária". Rubem Alves, por ser de tempo recente, ao contrário de Paulo Freire - que morreu em 1997 antes do "boom" da internet -, dizia que o conhecimento está abundante na internet, então o problema não é a falta de conhecimento ou opções de tê-lo, sim a forma de concebê-lo, a forma de obtê-lo. E é verdade, pois as pessoas carregam muitos vícios de pensamentos e disciplinares que, uma vez adquiridos ou relegados, e no geral ocorre na infância, nunca mais são consertados. Todos os homens, mesmo os de pensamentos mais refinados e de disciplinas mais produtivas têm de estar regularmente reparando pequenos vícios disciplinares e vícios de pensamentos, porque as áreas do pensamento são muito sensíveis, afetadas por diversos tipos de fatores externos, e no tempo atual isso é muito perigoso. Mas, para o homem que ainda não venceu esses estágios, o esforço tem de ser o maior possível. Dificilmente as pessoas ao redor poderão ajudar, pois também possuem muitos desses vícios, logo, é muito importante uma formação de professores que não sejam somente grandes conhecedores das suas áreas, mas grandes capacidades de "ajustar" uma cabeça humana apta ao melhor desempenho, como se fosse afinar um instrumento. Essa é a importância da infância, e a maior dificuldade, quase intransponível que as pessoas de determinadas origens enfrentam, sendo que, se fosse feita uma estatística, verificar-se-ia que, no Brasil, uma ínfima minoria consegue, em algum tempo da própria vida, reparar uma condição inicial muito desfavorável, a um custo muito elevado. Essa é a grande observação a despeito de uma ideologia que vigora sobre o orgulho que muitos têm de origens humildes, pois, mesmo sendo na verdade uma condição inadequada que atrapalhou muito a vida do indivíduo e custou muito ser auto reparada, essas pessoas do orgulho na verdade carecem do reparo do tipo de vícios aqui citados, em se tratando, obviamente, do orgulho intelectual, nem sempre compatível com uma realidade

Page 7: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

social de altos rendimentos financeiros. Então, o orgulho justo, me parece, é a reversão de uma condição econômica, o que se respeita na sociedade tão dinâmica que é a nossa. As questões intelectuais, principalmente quando atrasam, geram a seguinte manifestação: "nossa, como foi difícil reparar isso?" E esse é o tratamento intelectual correto.

É muito importante que o Brasil tenha educadores do nível de Rubem Alves que nos deixou nesse ano de 2014, pois as questões educacionais brasileiras são muito ruins. Sempre houve uma ostentação da falta de refino, da falta de trabalho intelectual longo, custoso e demorado e a busca dos resultados apressados e de baixa qualidade. Uma trajetória intelectual são os frutos da história, e o tempo da história não se poderia comparar nem como uma castanheira, embora essa seja tão alta, tão resistente, viva tão longos anos e produza frutos tão nutritivos. Hoje, eu não sei o que o proprietário poderia colher, e oferecer ou dividir com seus apreciadores, que são os frutos da história de Deus: mas, a cada dia e todos os dias é dia de preparar, produzir, a árvore elevar-se um pouco mais acima e dar um passo a mais na história do mundo, por isso a importância da educação, no âmbito pessoal é para que as etapas diárias sejam as mais naturais possíveis. Parabéns a Rubem Alves, Paulo Freire e outros educadores brasileiros, e que o Brasil produza muitos outros, porque precisa.

Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage (Setúbal, 15 de Setembro de 1765 – Lisboa, 21 de Dezembro de 1805) foi um poeta português e, possivelmente, o maior representante do arcadismo lusitano.

"Embora ícone deste movimento literário, é uma figura inserida num período de transição do estilo clássico para o estilo romântico que terá forte presença na literatura portuguesa do século XIX."

AUTORRETRATO - BOCAGE

Magro, de olhos azuis, carão moreno,

Bem servido de pés, meão na altura,

Triste de facha, o mesmo de figura,

Nariz alto no meio, e não pequeno;

Incapaz de assistir num só terreno,

Mais propenso ao furor do que à ternura;

Bebendo em níveas mãos, por taça escura,

Page 8: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

De zelos infernais letal veneno;

Devoto incensador de mil deidades

(Digo, de moças mil) num só momento,

E somente no altar amando os frades,

Eis Bocage, em quem luz algum talento;

Saíram dele mesmo estas verdades,

Num dia em que se achou mais pachorrento.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Maria_Barbosa_du_Bocage

"Bocage foi pré-romântico no gosto do mórbido, no uso de palavras altissonantes, no uso das interjeições, reticências e apóstrofes. Em algumas passagens sua linguagem já se aproxima do coloquial.

Bocage notabilizou-se como repentista, poeta satírico, erótico e pornográfico e de verve brilhante, o que ligou seu nome a episódios que enchem seu anedotário popular.

Por outro lado, também cultivou o soneto à maneira camoniana. Foi autor de versos de celebrada harmonia e também de lugares-comuns rimados."

http://educacao.uol.com.br/biografias/bocage.jhtm

José de la Cruz Porfirio Díaz Mory (Oaxaca de Juárez, 15 de Setembro de 1830 — Paris, 1 de Julho de 1915) foi um militar e político mexicano, Presidente da República em três períodos políticos. Díaz, veterano da Guerra da Reforma e elevado à patente de general, moveu o Exército contra o Imperador Maximiliano I em 1867, estabelecendo um regime político de mais de três décadas - o chamado Porfiriato.

"As políticas de Díaz promoveram estabilidade política e modernização ao país, algo que ainda não havia sido esboçado pelos governos anteriores, dando origem ao termo 'Paz porfiriana' (amplamente empregado pelos historiados em referência à este período). Além disso, Díaz implementou estratégias de repressão

Page 9: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

ao opositores de seu regime e, principalmente, contra os adversários políticos durante os processos eleitorais.

A postura ditatorial de sua doutrina política, conhecida como Porfirismo, entrou em conflito com os interesses das massas, degradando-lhe a imagem pública. No período de 1880 a 1884, Díaz esteve afastado do cargo presidencial, porém manteve-se ainda como figura política de grande influência.

Em 1908, Díaz afastou todos os possíveis concorrentes à Presidência nas eleições futuras, gerando grande antipatia por parte da população. Este fato somado às crescentes exigências de melhores condições no cenário rural foi um dos motores da Revolução Mexicana. Em 25 de maio de 1911, Díaz foi deposto por Francisco Madero, um dos líderes do movimento revolucionário, e exilou-se em Paris, onde faleceu quatro anos depois."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Porfirio_D%C3%ADaz

William Howard Taft (15 de setembro de 1857 a 8 de março de 1930) foi o vigésimo sétimo presidente dos Estados Unidos, de 1909 a 1913, e mais tarde o décimo Chefe de Justiça dos Estados Unidos (1921-1930). Ele é a única pessoa a ter servido em ambos os escritórios. Taft foi governador-geral das Filipinas antes de se tornar presidente norte-americano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Howard_Taft

Dame Agatha Mary Clarissa Christie DBE (nascida Miller; Torquay, 15 de setembro de 1890 - Wallingford, 12 de janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros.

"Os livros de Christie são os mais traduzidos de todo o planeta, encontrando-se pelo menos em 103 idiomas diferentes. Venderam mais de 4 bilhões de cópias no total e são superados apenas pela Bíblia [Hercule Poirot Central Agatha's Life (em inglês)."

"Conhecida como 'Duquesa da Morte' e 'Rainha do Crime', criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker

Page 10: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Pyne, entre outros. Agatha Christie escreveu também sob o pseudônimo de Mary Westmacott."

"Agatha Christie foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino."

"Agatha foi uma das autoras mais prolíficas do mundo. Ela está no Guinness Book of World Records, como a autora mais vendida no mundo: seus livros já venderam mais de 4 bilhões de cópias em 103 idiomas e os royalties gerados pelas obras são de US$ 4 milhões por ano. A autora também ocupa um lugar no Guinnes pela peça teatral de maior duração do mundo: The Mousetrap estreou em 25 de novembro de 1952 no Ambassadors Theatre em Londres, em 25 de março de 1974 foi para o St. Martin's Theatre, e continua lá até hoje."

"Outro recorde de Agatha Christie é o do livro mais espesso do mundo, medindo mais de 30 cm, com 4032 páginas nas quais estão incluídos todos os 12 romances e 20 contos protagonizados por Miss Marple. The Complete Miss Marple é um dos livros mais raros da escritora. Publicado pela Cedric & Chivers Period Bookbinding, o livro é em sua maior parte de couro, com ouro em algumas partes, e dezesseis páginas feitas à mão. Foram produzidos apenas 500 volumes, e o livro é vendido por 1000 libras. O livro tem também um mapa de St. Mary Mead, a aldeia fictícia onde Miss Marple viveu, elaborado por Nicolette Caven (baseando-se na descrição dada por Agatha em Um Corpo na Biblioteca, e em detalhes adicionais fornecidos por outros romances de Agatha), uma introdução de Kate Mosse, contando como Agatha 'descobriu' Miss Marple, e um prefácio de Mathew Prichard, o neto de Agatha, que escreveu."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Agatha_Christie

FRASES CÉLEBRES:

Nas paixões a razão nos desampara. BOCAGE.

Triste quem ama, cego quem se fia. BOCAGE.

Rasga meus versos. Crê na eternidade. BOCAGE.

Page 11: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

An archaeologist is the best husband any woman can have; the older she gets, the more interested he is in her. AGATHA CHRISTIE.

I specialize in murders of quiet, domestic interest. AGATHA CHRISTIE.

It is ridiculous to set a detective story in New York City. New York City is itself a detective story. AGATHA CHRISTIE.

Ostra feliz não faz pérolas. Isso vale para as ostras e vale para nós, seres humanos. RUBEM ALVES.

Dia que não gozaste não foi teu. RUBEM ALVES.

Otimismo é quando a gente sorri para o futuro “por causa de”; Esperança é quando a gente sorri para o futuro “a despeito de”. RUBEM ALVES.

16-09-2014

EM 16 DE SETEMBRO DE 2014, DESTACO:

1620 - Com 27 m de comprimento, o barco Mayflower parte de Plymouth, Inglaterra, levando 102 peregrinos, para dar início à colonização da Nova Inglaterra, na América do Norte.

1721 - Fundação do Arquivo Público do Estado de São Paulo, a mais antiga repartição pública da capital paulista.

1782 - O Brasão de Armas dos Estados Unidos da América é usado pela primeira vez.

1810 - Início da Guerra da Independência do México.

1817 - O estado de Alagoas é emancipado da Capitania de Pernambuco, em consequência da Revolução Pernambucana daquele ano.

Page 12: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

1947 - Oswaldo Aranha é eleito presidente da Assembléia Geral da ONU.

1955 - Golpe militar na Argentina depõe o Presidente Juan Perón

1969 - A Junta militar brasileira emite nota oficial comunicando o afastamento definitivo de Costa e Silva e a constituição de uma junta de três generais para encaminhar a questão sucessória (v. AI-15).

1975 - Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe são admitidos como Estados-Membro da ONU.

1975 - Independência da Papua-Nova Guiné.

1984 - O primeiro transplante de coração animal (babuíno) para ser humano.

1987 - Assinado o Protocolo de Montreal para a redução da emissão de gases nocivos à camada de ozônio. Em comemoração, a ONU declarou a data como Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

1988 - Abertos os Jogos Olímpicos de Seul.

É Dia da Independência do México

É Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, a Ozonosfera

Festival de Dana (3 dias) em honra da Mãe tríplice ou Tríplice Deusa (Mitologia celta)

NASCEM E MORREM (*)

1098 - Hildegarda de Bingen, compositora e religiosa alemã (m. 1179).

1846 - Anna Bonus Kingsford, médica e escritora britânica (m. 1888)

1914 - Lupicínio Rodrigues, cantor e compositor brasileiro (m. 1974).

(*)

1896 - Carlos Gomes, compositor brasileiro (n. 1836).

http://en.wikipedia.org/wiki/September_16

Page 13: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/16_de_setembro

Santa Hildegarda de Bingen, em alemão Hildegard von Bingen (Bermersheim vor der Höhe, verão de 1098 — Mosteiro de Rupertsberg, 17 de setembro de 1179), foi uma monja beneditina, mística, teóloga, compositora, pregadora, naturalista, médica informal, poetisa, dramaturga, escritora alemã e mestra do Mosteiro de Rupertsberg em Bingen am Rhein, na Alemanha. Foi proclamada pelo Papa Bento XVI, em carta apostólica de 7 de outubro de 2012, Doutora da Igreja Universal.

"Personalidade muito citada mas de fato pouco conhecida pelo grande público moderno, rompendo as barreiras dos preconceitos contra as mulheres que existiam em seu tempo, se tornou respeitada como uma autoridade em assuntos teológicos, louvada por seus contemporâneos em altos termos. Hoje é considerada uma das figuras mais singulares e importantes do século XII europeu, e suas conquistas têm poucos paralelos mesmo entre os homens mais ilustres e eruditos de sua geração. Seus vários e extensos escritos mostram que ela possuía uma concepção mística e integrada do universo, ainda que essa concepção não excluísse o realismo e encontrasse no mundo muitos problemas. A solução para eles, de acordo com suas ideias, devia advir de uma união cooperativa e harmoniosa entre corpo e espírito, entre natureza, vontade humana e graça divina. Mas não tentou inaugurar uma nova corrente de pensamento religioso; sempre permaneceu fiel à ortodoxia do Catolicismo, e combateu as heresias e a corrupção do clero. Quis acima de tudo desvelar para seus semelhantes os mistérios da religião, do cosmos, do homem e da natureza. Para ela o universo era a resposta para as dúvidas da humanidade, e a humanidade era a resposta para o enigma do universo. Mas, como ela escreveu, se a humanidade não fizesse a pergunta, o Espírito Santo não poderia respondê-la. Foi a primeira de uma longa série de mulheres influentes tanto na religião como na política, e um representante típico da aristocracia cultural beneditina. Orgulhosa de pertencer a uma elite social e espiritual, mostrou-se no entanto humilde e submissa a Deus."

"Além de mística, teóloga e pregadora, foi poetisa e compositora talentosa, deixando obra de vulto e original. Também fez muitas observações da natureza com uma objetividade científica até então desconhecida, especialmente sobre as plantas medicinais, compilando-as em tratados onde abordou ainda vários temas ligados à medicina e ofereceu métodos de tratamento para várias doenças. Seus primeiros biógrafos a mencionaram como santa e lhe atribuíram alguns milagres, em vida e logo após a sua morte. Abriu-se um processo de canonização, mas sua causa parou na beatificação. Entretanto, em 1584, sem cerimônia oficial, seu nome foi incluído no Martirológio Romano como santa. Em 2012 o papa Bento XVI reafirmou oficialmente sua santidade e a proclamou Doutora da Igreja. Seu dia é festejado em muitas dioceses alemãs. Depois de um longo período de obscuridade, sua vida e obra vêm recebendo atenção crescente desde a segunda metade do século XX; seus escritos começaram a ser traduzidos para várias

Page 14: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

línguas, muitos livros e ensaios já lhe foram dedicados e foram feitas diversas gravações com sua música."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hildegarda_de_Bingen

Anna Bonus Kingsford foi uma médica, escritora e mística britânica, filha de John Bonus, nascida em Maryland Point em 16 de setembro de 1846 e uma das primeiras mulheres inglesas, depois de Elizabeth Garrett Anderson, a obter um diploma de Medicina.

"Lutou contra a sociedade machista da época, contra vivissecção de animais durante as experiências científicas e nas salas de aula, lutou a favor do vegetarianismo e, sobretudo, lutou por uma nova interpretação das escrituras sagradas cristãs, que denominou de Novo Evangelho da Interpretação. As obras mais importantes são: The Perfect Way, or, the Finding of Christ (O Caminho Perfeito, ou, a Descoberta de Cristo); Clothed with the Sun (Vestida com o Sol) e The Credo of Christendom (O Credo do Cristianismo). Todas essas obras, entre várias outras, se encontram on-line no site dedicado às suas obras, e de Edward Maitland, que foi seu grande colaborador e biógrafo.

Kingsford presidiu por um breve período a Sociedade Teosófica na Inglaterra, tendo sido, ao lado de Helena Blavatsky e outros, uma das promotoras dessa organização."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anna_Kingsford

NOTA MINHA SOBRE ANNA KINGSFORD:

O detalhe muito importante a ser reparado e material de vasta e profunda reflexão é o fato de Anna Kingsford ter sido uma das primeiras mulheres a obterem o diploma de medicina, isso no século XIX. Suas lutas de vida, pelo direito das mulheres, dos animais e o vegetarianismo são responsáveis por alçá-la à condição de uma grande personalidade. Veja que, ainda no século XIX, mesmo muitas mulheres sendo monarcas reinantes, como a rainha Vitória da Inglaterra, Maria de Portugal, dentre muitas outras, n0o geral as mulheres detinham funções irrelevantes na sociedade. As poucas mulheres que se destacam tinham aptidões para a poesia e as artes, ou eram casadas com nobres ou personalidades da alta sociedade, poucas ficaram conhecidas pelo ativismo político, pelas ciências, a música erudita etc. E, fora do círculo da alta sociedade, evidentemente, eram mulheres relegadas a funções cotidianas, do lar e irrelevantes. Nas guerras não iam para as batalhas, mas perdiam seus maridos, irmãos, filhos e pais, quando

Page 15: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

não, eram em seus lares feridas e violentadas. O homem sempre procurou defender a mulher, ou temeu seu aventureirismo e mínima liberdade, e a tolheu do que de melhor poderia ter produzido em muitos séculos, pois, se todos de certa forma perdem e padecem com as guerras que nunca cessaram na história da humanidade, que as mulheres tivessem sido convocadas e lutado com o homem, ainda que em regime de segregação, se fosse possível. Atena, da mitologia grega é um exemplo de mulher, de um tempo muito antigo que as mulheres do tempo atual, que em nada perdem para as representações masculinas diversas, encarnam. A sociedade atual, de mercado e de consumo seria impossível sem a onipresença das mulheres, mas é importante observar que essas estão sendo sobrecarregadas e exploradas como nunca antes. Esse é o grande problema para as mulheres do tempo atual.

Antônio Carlos Gomes (Campinas, 11 de julho de 1836 — Belém, 16 de setembro de 1896) foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala.É o autor da ópera O Guarani.

"A vida de Antônio Carlos Gomes foi, sempre, marcada pela dor. Muito criança ainda, perdeu a mãe, tragicamente, assassinada aos vinte e oito anos. Seu pai vivia em dificuldades, com diversos filhos para sustentar. Com eles, formou uma banda musical, onde Carlos Gomes iniciou seus passos artísticos. Desde cedo, revelou seus pendores musicais, incentivado pelo pai e depois por seu irmão, José Pedro de Sant'Ana Gomes, fiel companheiro das horas amargas.

É na banda do pai, que mais tarde Carlos Gomes viria a substituir, que ele vai fazer, em conjunto com seus irmãos, as primeiras apresentações em bailes e em concertos. Nessa época, Antônio Carlos Gomes alternava o tempo entre o trabalho numa alfaiataria costurando calças e paletós, e o aperfeiçoamento dos seus estudos musicais.

Aos quinze anos de idade, compõe valsas, quadrilhas e polcas. Aos dezoito anos, em 1854, compõe a primeira Missa, Missa de São Sebastião, dedicada ao pai e repleta de misticismo. Na execução cantou alguns solos. A emoção que lhe embargava a voz comoveu a todos os presentes, especialmente ao irmão mais velho, que lhe previa os triunfos. Em 1857, compõe a modinha Suspiro d'Alma com versos do poeta romântico português Almeida Garrett.

Ao completar 23 anos, já apresentara vários concertos, com o pai. Moço ainda, lecionava piano e canto, dedicando-se, sempre, com afinco, ao estudo das óperas, demonstrando preferência por Giuseppe Verdi. Era conhecido também em São Paulo, onde realizava, frequentemente, concertos, e onde compôs o Hino

Page 16: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Acadêmico, ainda hoje cantado pela mocidade da Faculdade de Direito. Aqui, recebeu os mais amplos estímulos e todos, sem discrepância, apontavam-lhe o rumo da Corte, em cujo conservatório poderia aperfeiçoar-se. Todavia, Carlos Gomes não podia viajar porque não tinha recursos."

"Em 4 de setembro de 1861, foi cantada, no Teatro da Ópera Nacional, A Noite do Castelo,5 o primeiro trabalho de fôlego de Antônio Carlos Gomes, baseado na obra de Antônio Feliciano de Castilho9 . Constituiu uma grande revelação e um êxito sem precedentes, nos meios musicais do País. Carlos Gomes foi levado para casa em triunfo por uma entusiástica multidão, que o aclamava sem cessar. O Imperador, também entusiasmado com o sucesso do jovem compositor, agraciou-o com a Imperial Ordem da Rosa.

Carlos Gomes conquistou logo a Corte. Tornou-se uma figura querida e popular. Seus cabelos compridos eram motivo de comentários, e até ele ria das piadas. Certa vez, viu um anúncio, que fora emendado: de 'Tônico para cabelos', fizeram 'Tonico, apara os cabelos!'. Virou-se para seu inseparável amigo Salvador de Mendonça e disse, sorrindo: - Será comigo? Francisco Manuel costumava dizer, a respeito do jovem musicista: 'O que ele é, só a Deus e a si o deve!'

A saudade de sua querida Campinas e de seu velho pai atormentava-lhe o coração. Pensando também na sua amada Ambrosina, com quem namorava, moça da família Correia do Lago, Carlos Gomes escreveu essa joia que se chama Quem sabe?, de uma poesia de Bittencourt Sampaio, cujos versos 'Tão longe, de mim distante…' ainda são cantados pela nossa geração.

Dois anos depois desse memorável triunfo, Carlos Gomes apresenta sua segunda ópera, Joana de Flandres, com libreto de Salvador de Mendonça, levada à cena em 15 de setembro de 1863.5

Como corolário do êxito, na Congregação da Academia Imperial de Belas Artes, foi lido um ofício do diretor do Conservatório de Música, comunicando ter sido escolhido o aluno Antônio Carlos Gomes para ir à Europa, às expensas da Empresa de Ópera Lírica Nacional, conforme contrato com o Governo Imperial. Estava, assim, concretizada a velha aspiração do moço campineiro, que, mesmo comovido, ao ir agradecer ao Imperador a magnanimidade, ainda se lembrou do seu velho pai e solicitou para este o lugar de mestre da Capela Imperial. Dom Pedro II, enternecido ante aquele gesto de amor filial, acedeu."

Page 17: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

"O Imperador preferia que Carlos Gomes fosse para a Alemanha, onde pontificava o grande Wagner, mas a Imperatriz, Dona Teresa Cristina, napolitana, sugeriu-lhe a Itália.

A 8 de novembro de 1863,10 o estudante partiu, a bordo do navio inglês Paraná, entre calorosos aplausos dos amigos e admiradores, que se comprimiam no cais. Levava consigo recomendações de Dom Pedro II para o Rei Fernando, de Portugal, pedindo que apresentasse Carlos Gomes ao diretor do Conservatório de Milão, Lauro Rossi. O jovem compositor passou por Paris, onde assistiu a alguns espetáculos líricos, mas seguiu logo para Milão.

Lauro Rossi, encantado com o talento do jovem aluno, passou a protegê-lo e a recomendá-lo aos amigos. Em 1866, Carlos Gomes recebia o diploma de mestre e compositor e os maiores elogios de todos os críticos e professores. A partir dessa data, passou a compor. Sua primeira peça musicada foi Se sa minga, em dialeto milanês, com libreto de Antonio Scalvini, estreada, em 1 de janeiro de 1867, no Teatro Fossetti. Um ano depois, surgia Nella Luna, com libreto do mesmo autor, levada à cena no Teatro Carcano.

Carlos Gomes já gozava de merecido renome na cidade de Milão, grande centro artístico, mas continuava saudoso da pátria e procurava um argumento que o projetasse definitivamente. Certa tarde, em 1867, passeando pela Praça do Duomo, ouviu um garoto apregoando: 'Il Guarany! Il Guarany! Storia interessante dei selvaggi del Brasile!' Tratava-se de uma péssima tradução do romance de José de Alencar, mas aquilo interessou de súbito o maestro, que comprou o folheto e procurou logo Scalvini, que também se impressionou pela originalidade da história . E, assim, surgiu O Guarani, que apesar de não ser a sua maior nem a melhor obra, foi aquela que o imortalizou. A noite de estréia da nova ópera foi 19 de março de 1870."

"Não há quem não conheça os maravilhosos acordes de sua estupenda abertura. A ópera ganhou logo enorme projeção, pois se tratava de música agradável, com sabor bem brasileiro, onde os índios tinham papel de primeiro plano. Foi representada em toda a Europa e na América do Norte.

O grande Verdi, já glorioso e consagrado, teria dito de Carlos Gomes, nessa noite memorável: 'Questo giovane comincia dove finisco io!' ('Este jovem começa de onde eu termino!')."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Gomes

Page 18: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

"Ao longo da vida, Carlos Gomes esteve dividido entre duas pátrias, duas nacionalidades. Ao adotar a Itália como segunda nação, o compositor foi duramente hostilizado pelos brasileiros, que o viam como um aproveitador do dinheiro público, já que tinha como 'mecenas' o imperador D. Pedro 2º. Em contrapartida, os italianos o enxergavam como um mercenário, pois acreditavam que ele produzia arte com fins comerciais --O Guarani, inclusive, foi vendido a um editor."

http://musicaclassica.folha.com.br/cds/20/biografia-3.html

"Em 19 de março de 1870, estreou no Teatro Scala de Milão sua ópera mais conhecida, "O Guarani", com libreto de Antonio Scalvini e baseada no romance homônimo de José de Alencar. Encenada depois nas principais capitais européias, essa ópera deu-lhe a reputação de um dos maiores compositores líricos da época."

http://educacao.uol.com.br/biografias/carlos-gomes.jhtm

"Carlos Gomes o patrono da nossa sociedade Brasileira de Artes Cultura, o insigne maestro campineiro foi o maior gênio da música no cenário brasileiro e mundial."

http://www.mcarlosgomes.org.br/carlos_gomes.htm

NOTA MINHA SOBRE CARLOS GOMES E A MÚSICA ERUDITA NO BRASIL:

O estudo enciclopédico das biografias é composto por numerosos músicos e compositores de um tempo mais antigo, no geral do século XIX aos séculos anteriores, e há memoráveis artistas da música erudita em tempos bem mais remotos, séculos XVI e XVII. No geral são artistas alemães, ingleses ou franceses, num grande número bastante rico, a Itália e a Áustria também encabeçam a lista de maiores produtores da música clássica. A música sempre esteve na vida das pessoas, desde a Grécia Antiga e, de certa forma, os poemas de Homero e Hesíodo apresentavam as primeiras tendências de sonorizar a arte humana, depois, em larga escala, a música no geral compôs os maiores apreços das classes

Page 19: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

mais populares, por ser de fácil acepção. Simples instrumentos, simples canções entretiam as pessoas mais simples no seu dia a dia e nas suas festanças.

A música erudita sempre foi privilégio das elites, mas é importante deixar claro algumas características que sempre a fizeram assim. O homem culto não tem ouvidos que desviem o seu mais refinado pensamento e o tumultue com pequenas criatividades, então a música instrumental não apresenta esse tipo de problema, pois, mesmo a música mais refinada e as interpretações do canto mais apreciável requerem uma certa atenção e desatenção de vício de pensamento do homem culto e do pensamento, pois a música é arte natural tanto das virtudes do pensamento quanto dos vícios do pensamento. A música erudita requer muitos estudos e é composta por aportes caros, os músicos e os instrumentos, e isso sempre a tornou mais difícil para as classes mais populares principalmente no terceiro mundo e principalmente porque as classes mais abastadas desse terceiro mundo jamais tiveram o mesmo gosto das classes abastadas, sejam econômica ou intelectualmente da Europa. Assim, mesmo a música erudita procurou se acercar de temas mais populares, como é o caso da composição de O Guarani baseada na obra homônima de José de Alencar. Era tentativa bem nacional de tornar a música erudita de Carlos Gomes bem nacional, com traços indigenistas nacionais. Sempre foi uma tentativa um pouco desajeitada e envergonhável das elites culturais brasileiras, por isso Carlos Gomes produziu cenas inusitadas e de grandes embaraços em suas turnês pela Europa, principalmente em Milão nas interpretações indígenas numa Europa já à leguas no futuro civilizado.

Carlos foi um grande compositor brasileiro e compôs outras óperas além de O Guarani, as quais desprendia melhor apreço, inclusive. Oscilou, ao longo de sua vida entre o ápice do sucesso e os fracassos, teve sua saúde abalada no fim da vida, e recebeu muitas críticas por sua vivência e casamento na Itália, críticas injustas, diga-se, pois nenhum outro semelhante artista fez tanto pela divulgação da arte brasileira no exterior, justamente numa arte que o Brasil não possuía nenhuma experiência. E o tratamento mercadológico dado à sua obra na Europa, seguido de críticas de que fazia música mercadológica são o inverso da verdade, pois, Carlos Gomes estava sendo destruído justamente pelo refino da sua obra, numa sociedade que, já nesse tempo queria amortecer as massas com o barato e fácil, sem nenhum refino. Essa foi a desgraça final de Carlos Gomes e a tragédia da primeira experiência da música erudita brasileira, apesar dos reparos quanto à demasiada brasilidade amadora de alguns de seus temas, natural para todo começo. Tragédia maior porque o Brasil nunca mais deu seguimento a tamanha necessidade de produzir música e músicos eruditos da melhor qualidade como já há séculos faziam Alemanha, Inglaterra, França e Áustria. Posteriormente, os apreciadores desse tipo de arte continuaram sendo pessoas que passavam longos tempos na Europa, e algumas reproduções e produções nacionais que nunca mais tentaram ser tão fortes, nacionais e populares como foi Carlos Gomes.

Carlos Gomes merecia muito maior reconhecimento até os dias atuais, e não deixaria de ter caso essas questões da sua vida e do seu tempo fossem superadas e caso a música erudita tivesse ganhado o gosto nacional, pois, já pensou na existência de artistas por aqui tipo Mozart e Vivaldi produzindo óperas tipo carnavais, o samba e o futebol... ouvimos coisas bem mais antigas no geral com temas religiosos, e concluímos o tanto que esses estilos bem antigos poderiam produzir nos tempos atuais e com temas bem brasileiros.

Page 20: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Não existe nada melhor que a música de muitos séculos, que quanto mais velha melhor, pois são as emoções de um tempo muito distante que voltam a habitar a alma do homem, um animal milenar.

FRASES CÉLEBRES

Humanity, morality, decency, might be forgotten, but codfish must still be had for the use of the faithful in Lent and on fast days. FRANCIS PARKMAN.

The Revolution began at the top,—in the world of fashion, birth, and intellect,—and propagated itself downwards. FRANCIS PARKMAN.

There’s a magic in the distance, where the sea-line meets the sky. ALFRED NOYES.

A poem is good if it contains a new analogy and startles the reader out of the habit of treating words as counters. T. E. HULME.

The prose writer drags meaning along with a rope, the poet makes it stand out and hit you. T. E. HULME.

Poetry is no more, no less than a mosaic of words, so great exactness is required for each one. T. E. HULME.

Literature, like memory, selects only the vivid patches. T. E. HULME.

All emotions are the ore from which poetry may be sifted. T. E. HULME.

Old houses were scaffolding once and workmen whistling. T. E. HULME.

Page 21: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

17-09-2014

EM 17-09-2014, DESTACO:

1787 - É assinada a Constituição dos Estados Unidos da América

1843 - Inaugurada a Universidade do Chile.

1946 - É aprovada a 4ª Constituição Brasileira.

1957 - Malásia é admitida como Estado-Membro da ONU.

1974 - Bangladesh, Granada e Guiné-Bissau são admitidos como Estados-membros das Nações Unidas.

1978 - Dado o primeiro passo para um acordo de paz entre Israel e Egito.

1991 - Coreia do Sul, Coreia do Norte, Estônia, Letônia, Lituânia, Ilhas Marshall e Estados Federados da Micronésia são admitidos como Estados-Membro da ONU.

NASCEM E MORREM (*)

1711 - Ignaz Holzbauer, compositor austríaco (m. 1783).

1883 - William Carlos Williams, poeta e dramaturgo norte-americano (m. 1963).

1899 - José Régio, escritor português (m. 1969).

1926 - Aaron Lustiger, filósofo e teólogo francês.

1935 - Ken Kesey, escritor norte-americano (m. 2001).

(*)

1994 - Karl Popper, filósofo da ciência inglês de origem austríaca (n. 1902).

Page 22: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

William Carlos Williams (Rutherford, Nova Jersey, 17 de setembro de 1883 — 4 de março de 1963) também conhecido como WCW foi um poeta estadunidense associado aos movimentos do modernismo e do imagismo, além de médico pediatra. Filho de pai inglês e mãe porto-riquenha, era comunista e atendia gratuitamente aos desfavorecidos em seu consultório.

"Desenvolveu uma poesia altamente objetiva, carregada de imagens visuais à moda das poesias japonesa e chinesa, além de ser amplamente responsável pela simplificação da linguagem literária norte-americana, o que o aproxima do imagismo."

http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Carlos_Williams

José Régio, pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira, (Vila do Conde, 17 de Setembro de 1901 — Vila do Conde, 22 de Dezembro de 1969) foi um escritor português que viveu grande parte da sua vida na cidade de Portalegre (de 1928 a 1967).

"Foi possivelmente o único escritor em língua portuguesa a dominar com igual mestria todos os géneros literários: poeta, dramaturgo, romancista, novelista, contista, ensaísta, cronista, jornalista, crítico, autor de diário, memorialista, epistológrafo e historiador da literatura, para além de editor e diretor da influente revista literária Presença, desenhador, pintor, e grande colecionador de arte sacra e popular. Foi irmão do poeta, pintor e engenheiro Júlio Maria dos Reis Pereira, que como artista plástico se assinava Júlio e como poeta Saul Dias."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_R%C3%A9gio

António Agostinho Neto (Catete, Ícolo e Bengo, 17 de setembro de 1922 — Moscovo, 10 de setembro de 1979) foi um médico angolano, formado nas Universidades de Coimbra e de Lisboa, que em 1975 se tornou o primeiro presidente de Angola até 1979 como membro do Movimento Popular de Libertação de Angola. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o Prémio Lenine da Paz.

Page 23: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

"Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa. Foi preso pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado, a polícia política do regime Salazarista então vigente em Portugal, e deportado para o Tarrafal, uma prisão política em Cabo Verde; sendo-lhe depois fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio. Aí assumiu a direcção do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do qual já era presidente honorário desde 1962. Em paralelo, desenvolveu uma actividade literária, escrevendo nomeadamente poemas."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_Neto

Jean-Marie Cardeal Lustiger (Paris, 17 de setembro de 1926 — Paris, 5 de agosto de 2007) foi um sacerdote católico francês. Serviu como arcebispo de Paris entre janeiro de 1981 a fevereiro de 2005 e foi criado Cardeal da Igreja Católica Romana em 1983.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Marie_Lustiger

Kenneth Elton Kesey, ou apenas Ken Kesey (La Junta, Colorado, EUA, 17 de setembro de 1935 - Eugene, Oregon, EUA, 10 de novembro de 2001), foi um escritor americano, mais conhecido pelo seu romance Voando sobre um Ninho de Cucos (1962) ou Um Estranho no Ninho no Brasil, que foi inspirado nas suas próprias experiências quando trabalhou num hospital de veteranos. Posteriormente a história foi adaptada para cinema pelo realizador Miloš Forman, em que Jack Nicholson e Louise Fletcher fizeram parte do elenco. Foi também conhecido por ser uma figura contra-cultural que se considerava uma ligação entre a Geração Beat dos anos 50 e os hippies de 1960.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ken_Kesey

Karl Raimund Popper (Viena, 28 de Julho de 1902 — Londres, 17 de Setembro de 1994) foi um filósofo da ciência austríaco naturalizado britânico.

"É considerado por muitos como o filósofo mais influente do século XX a tematizar a ciência. Foi também um filósofo social e político de estatura

Page 24: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

considerável, um grande defensor da democracia liberal e um oponente implacável do totalitarismo."

"Ele é talvez mais bem conhecido pela sua defesa do falsificacionismo como um critério da demarcação entre a ciência e a não-ciência, e pela sua defesa da sociedade aberta."

"Popper cunhou o termo 'Racionalismo Crítico' para descrever a sua filosofia. Esta designação é significante e é um indício da sua rejeição do empirismo clássico e do observacionalismo-indutivista da ciência, que disso resulta. Apesar disso, alguns académicos, incluindo Ernest Gellner, defendem que Popper, não obstante não se ter visto como um positivista, se encontra claramente mais próximo desta via do que da tradição metafísica ou dedutiva.

Popper argumentou que a teoria científica será sempre conjectural e provisória. Não é possível confirmar a veracidade de uma teoria pela simples constatação de que os resultados de uma previsão efectuada com base naquela teoria se verificaram. Essa teoria deverá gozar apenas do estatuto de uma teoria não (ou ainda não) contrariada pelos factos.

O que a experiência e as observações do mundo real podem e devem tentar fazer é encontrar provas da falsidade daquela teoria. Este processo de confronto da teoria com as observações poderá provar a falsidade da teoria em análise. Nesse caso há que eliminar essa teoria que se provou falsa e procurar uma outra teoria para explicar o fenómeno em análise. (Ver Falseabilidade). Em outras palavras, uma teoria científica pode ser falsificada por uma única observação negativa, mas nenhuma quantidade de observações positivas poderá garantir que a veracidade de uma teoria científica seja eterna e imutável.

Alguns consideram este aspecto fulcral para a definição da ciência, chegando a

afirmar que "científico" é apenas aquilo que se sujeita a este confronto com os factos. Ou seja: afirmam que só é científica aquela teoria que possa ser falseável (refutável). Existem críticas contundentes quanto a esse aspecto. Essas remanescem no bojo da própria Filosofia que Popper propõe. E por quê? Ao afirmar que toda e qualquer teoria deve ser falseável, isso se aplica à própria teoria da falseabilidade popperiana. Portanto, a falseabilidade deve ser falseável em si mesma. Diante dessa evidente necessidade - sob a pena de sua teoria ser não-universal e portanto derrogada pela sua imprecisão - poderá existir proposições em que a falseabilidade não é aplicável (vide teorema da incompletude de Kurt Gödel). Nos dias de hoje, verifica-se que o falsificacionismo popperiano não é princípio de exclusão, mas tão somente de atribuição de graus de confiança ao objecto passível do crivo científico. Outros argumentam que estas

Page 25: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

críticas não fazem sentido devido a teoria de Popper não ser científica, por não se ocupar de fatos contingentes.

Para Popper a verdade é inalcançável, todavia devemos nos aproximar dela por tentativas. O estado actual da ciência é sempre provisório. Ao encontrarmos uma teoria ainda não refutada pelos factos e pelas observações, devemos nos perguntar, será que é mesmo assim ? Ou será que posso demonstrar que ela é falsa ? Einstein é o melhor exemplo de um cientista que rompeu com as teorias da física estabelecidas.

Popper debruçou-se intensamente com a teoria Marxista e com a filosofia que lhe é subjacente, de Hegel, retirando-lhes qualquer estatuto científico. O mesmo em relação à psicanálise, cujas teorias subjacentes não são falseáveis (refutáveis).

O seu trabalho científico foi influenciado pelo seu estudo da teoria da relatividade de Albert Einstein."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Popper

NOTA MINHA SOBRE KARL POPPER E A TEORIA FALSIFICACIONISTA:

É uma teoria bastante ampla, assim como David Hume era um tipo de filósofo pessimista que desacreditava de todas as experiências passadas, pois essas, ainda que repetidas em todas as observações realizadas, não compreendiam, segundo Hume, na segurança de concluir que todos os eventos futuros produzirão resultado idêntico. É uma teoria muito importante a ser considerada atualmente, quando temos diversas pesquisas qualitativas, quantitativas, de opiniões etc e, principalmente, as pesquisas eleitorais. As pesquisas eleitorais entrevistam uma parcela mínima da população, sempre por volta de 2 a 3 mil eleitores, num universo de mais de 140 milhões de eleitores, como é o caso brasileiro. E, no entanto, é impossível afirmar que as pesquisas não refletem, de fato, o cenário concreto dos diferentes tempos de uma eleição, de candidatos que ora estão no topo, ora perdem pontos, e as reações desses candidatos e suas coligações e militância demonstram o poder das pesquisas eleitorais. É certo que um candidato que lidera as pesquisas num determinado momento influencia a tendência do voto do eleitor, e poucos fatores são capazes de mudar essa tendência. Pesquisas, entretanto, já erraram quanto ao resultado final de eleições, candidatos que eram dados como certo no segundo turno e que perderam no primeiro turno, mas, no processo da eleição as pesquisas influenciam muito mesmo, o que dá margem a diversas teorias sobre as pesquisas eleitorais. Eu, particularmente, penso que eleições são compostas por muitos fatores arraigados, nem todos os mais adequados, e o poder econômico e de grupos sempre se impõe num sistema capitalista como o nosso. Conquanto que haja espaço para as renovações e para a imposição de diferentes lideranças, o que é possível num sistema com tantos tipos de eleições e mandatos para 4 ou 8 anos,

Page 26: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

eu penso que o caminho é esse. Mas, as pesquisas eleitorais, então, são uma grande pedra no sapato do filósofo escocês David Hume.

As teorias falsificacionistas, às quais têm Karl Popper como seu maior expoente visam fornecerem ao homem da investigação filosófica um mecanismo para se chegar à verdade, nesse caso, através de métodos que falsifiquem, mostrando que, ou ela poderia ter uma outra verdade, mais de uma hipótese verdadeira, ou ela seria falsa. Todo grande investigador filosófico deve adotar todos e os melhores métodos possíveis para verificar a veracidade de suas hipóteses, e o falsificacionismo é um desses métodos, o qual tem Karl Popper como seu maior expoente. Ademais, o Círculo Positivista de Viena, suas propostas, trabalhos realizados e homens do Saber que integraram nos fornece o melhor caminho para o amor à ciência, que deve ser maior que o amor à filosofia, conferindo, à essa, a ciência, métodos de concebê-la e aplicações práticas na sociedade que norteiam a vida do homem da melhor maneira possível.

Se, todos os dias ao escrever minhas reflexões com determinados métodos já dominados eu obtendo resultados satisfatórios, em tese eu não teria nada a mudar, mas, e se os resultados que eu tenho como satisfatórios são, à vista dos melhores especialistas, praticamente insuficientes e ineficazes? Pois, o homem sempre tem a intuição de achar que faz tudo bem e tudo certo, de acordo com seus círculos de referências, mas isso é, no seio da sociedade, um erro enorme de reparação quase impossível. Eis, portanto, uma concepção falsa que necessita de poucos recursos falsificacionistas, nesse caso, bastaria uma experiência diferente. O outro exemplo seria eu estar fazendo tudo certo, mas poderia obter resultados melhores de uma outra forma, através de outros métodos, nesse caso, uma consciência experimentada tenderá sempre a testar outros métodos para atingir o melhor, pois a consolidação de uma disciplina eficiente é diferente de pessoa para pessoa, então essa mente produtiva possui as condições adequadas para as mudanças de iniciativas próprias.

Assim, a grande importância da teoria de Karl Popper e sua contribuição para a forma de fazer filosofia e conceber ciência.

FRASES CÉLEBRES:

True ignorance is not the absence of knowledge, but the refusal to acquire it. KARL POPPER

Good tests kill flawed theories; we remain alive to guess again. KARL POPPER

By reluctance to criticize some of it, we may help to destroy it all. KARL POPPER

Page 27: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

We may become the makers of our fate when we have ceased to pose as its prophets. KARL POPPER

No rational argument will have a rational effect on a man who does not want to adopt a rational attitude. KARL POPPER

Science must begin with myths, and with the criticism of myths. KARL POPPER

It seems to me certain that more people are killed out of righteous stupidity than out of wickedness. KARL POPPER

Darwinism is not a testable scientific theory, but a metaphysical research program. KARL POPPER

All things living are in search of a better world. KARL POPPER

The Grateful Dead are faster than light drive. KEN KESEY

I'd rather be a lightning rod than a seismograph. KEN KESEY

One flew east, One flew west, One flew over the cuckoo's nest. KEN KESEY

It's still hard for me to have a clear mind thinking on it. But it's the truth even if it didn't happen. KEN KESEY

Damn, what a sorry-looking outfit. You boys don't look so crazy to me. KEN KESEY

He who marches out of line hears another drum. KEN KESEY

Page 28: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

I can't help it. I was born a miscarriage. I had so many insults I died. I was born dead. I can't help it.... I'm tired. KEN KESEY

I been away a long time. KEN KESEY

The job of the poet is to use language effectively, his own language, the only language which is to him authentic. WILLIAM CARLOS WILLIAMS

It is in tune with the tempo of life — scattered yet welded into the whole, — broken, yet woven together. WILLIAM CARLOS WILLIAMS

It's a strange world made up of disappointments for the most part. WILLIAM CARLOS WILLIAMS

18-09-2014

EM 18 DE SETEMBRO DE 2014, DESTACO:

1793 - George Washington assenta a pedra fundamental do Capitólio.

1818 - Independência do Chile.

1851 - Fundação do The New York Times.

1946 - Recriação dos territórios brasileiros do Iguaçu e de Ponta Porã.

1947 - Fundação da CIA (Central Intelligence Agency).

1950 - Inauguração da TV Tupi em São Paulo. Foi a primeira emissora de televisão do Brasil.

NASCEM E MORREM (*)

1711 - Ignaz Holzbauer, compositor austríaco (m. 1783).

Page 29: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

1752 - Adrien-Marie Legendre, matemático francês (m. 1833).

(*)

1961 - Dag Hammarskjöld, diplomata sueco e ex-Secretário Geral das Nações Unidas (n. 1905).

NOTA MINHA E GERAL SOBRE OS DESTAQUES ENCICLOPÉDICOS DESSA DATA:

Independência do Chile, é importante dizer que o Chile, assim como diversos outros países tiveram um processo de independência com muitos problemas, ao contrário do Brasil, esse, no entanto, adotou regime político diverso e que garantiu a estabilidade interna por décadas até a Proclamação da República. O problema de alguns países da região não ocorreram no processo de independência e - o Chile iniciado em 18 de setembro de 1810 e declarado em 12 de fevereiro de 1818 -, no caso do Brasil, nem mesmo no processo de Proclamação da República, em 1889 houve os piores problemas da pátria. Os problemas ocorridos especificamente no Chile e no Brasil foram já em pleno vigor de seus regimes políticos consolidados, duas das piores ditaduras havidas no mundo, a ditadura militar no Brasil e a ditadura de Pinochet no Chile, responsáveis pelas piores abominações humanas que se pode imaginar. Mas o Chile encontrou seu rumo e vive em pleno desenvolvimento, o que merece parabéns nessa data que deu início à sua independência 7 anos depois, assim como Brasil a partir de 1985.

163 anos do New York Times é motivo de maior orgulho para um dos maiores grupos de comunicação do mundo. São essas as principais notas com base nos referenciais enciclopédicos dessa data, aniversário da Independência do Chile e fundação do New York Times.

Ignaz Jakob Holzbauer (Viena, 18 de setembro de 1711 - Mannheim, 7 de abril de 1783) foi um compositor austríaco de sinfonias, concertos, óperas e música de câmara, e um membro da Escola de Mannheim. Seu estilo está em consonância com a estética do Sturm und Drang.

Sua ópera Il figlio delle selve (1753) foi um sucesso, valendo-lhe uma oferta de trabalho na corte de Mannheim, onde permaneceu pelo resto de sua vida, continuando a compor e ensinar seus alunos, incluindo Johann Anton Friedrich Fleischmann e Carl Stamitz. Sua ópera Günther von Schwarzburg, baseada na vida do rei homônimo, foi uma das primeiras óperas alemãs.

Page 30: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ignaz_Holzbauer

Adrien-Marie Legendre (Paris, 18 de Setembro de 1752 — Paris, 10 de Janeiro de 1833) foi um matemático francês.

Fez importantes contribuições à estatística, teoria dos números, álgebra abstrata e análise matemática.

A cratera lunar Legendre tem esse nome em sua homenagem.

"A maior parte da sua obra foi completada por outros: seu trabalho sobre raízes polinomiais inspirou a teoria de Galois, o trabalho de Abel sobre funções elípticas foi construído sobre o de Legendre; alguns dos trabalhos de Gauss na teoria dos números e estatística completou os de Legendre. Ele desenvolveu o método dos mínimos quadrados, que tem ampla aplicação na regressão linear, processamento de sinais, estatística e ajuste de curvas. Hoje, o termo 'Método dos Mínimos Quadrados' é usado como uma tradução direta do francês "méthode des moindres carrés'.

Em 1830, Legendre forneceu uma demonstração do último teorema de Fermat para o expoente n = 5, o que também foi comprovado por Dirichlet em 1828.

Na teoria dos números, ele conjecturou a lei da reciprocidade quadrática, posteriormente comprovada por Gauss. Em adição, o símbolo de Legendre tem esse nome em sua homenagem. Ele também fez um trabalho pioneiro sobre a distribuição dos números primos, e sobre a aplicação da análise à teoria dos números. Sua conjectura em 1796 do teorema dos números primos foi rigorosamente provado por Hadamard e por de la Vallée-Poussin em 1898.

Legendre tinha uma quantidade impressionante de trabalhos sobre funções elípticas, incluindo a classificação das integrais elípticas, mas foi um lance de gênio para Abel estudar as inversas das funções de Jacobi e resolver o problema completamente.

Page 31: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Ele é conhecido pela transformação de Legendre, que é usada para ir da Lagrangiana à formulação hamiltoniana na mecânica clássica. Em termodinâmica, também é usada para obter a entalpia e as energias (livres) de Helmholtz e de Gibbs a partir da energia interna. Ele também é o nominador dos polinômios de Legendre, as soluções da equação diferencial de Legendre, que ocorrem com freqüência na física e em aplicações de engenharia, como por exemplo na eletrostática.

Legendre é mais conhecido por ser o autor de Éléments de géométrie, que foi publicado em 1794 e foi o texto elementar principal sobre o tema durante cerca de 100 anos. Este texto reorganizou e simplificou enormemente muitas das proposições dos elementos de Euclides para criar um livro mais eficaz."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Adrien-Marie_Legendre

Dag Hjalmar Agne Carl Hammarskjöld (ajuda-pronúncia: Loudspeaker.svg? Dag Hammarskjöld) (Jönköping, 29 de julho de 1905 — Ndola, 18 de setembro de 1961) foi um diplomata, economista e escritor sueco, secretário-geral das Nações Unidas (ONU) de Abril de 1953 até sua morte.

"Faleceu perto de Ndola, Rodésia do Norte (hoje Zâmbia), numa controversa queda de avião, no desempenho do seu trabalho a serviço da ONU. O presidente John F. Kennedy o chamou de 'o maior estadista do nosso século'."

"Dentro e fora da ONU Dag Hammarskjöld é reconhecido como modelo a gerações futuras. Deixou muitos escritos que são merecedores de leitura e reflexão. Quando de sua morte, em trágico acidente aéreo, entre seus pertences foi encontrado o seguinte escrito: 'Quando nasceste, todos riam, só tu choravas. Vive de maneira tal que, quando morreres, todos riam; só tu não tenhas lágrimas para verter'."

"Dag Hammarskjöld era candidato ao Prêmio Nobel da Paz em 1961 e foi premiado a título póstumo. Após a atribuição deste prémio houve alteração das regras de atribuição no sentido de posteriormente não permitir atribuições do Nobel a título póstumo."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dag_Hammarskj%C3%B6ld

Page 32: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

FRASES CÉLEBRES

Constant attention by a good nurse may be just as important as a major operation by a surgeon. DAG HAMMARSKJÖLD.

I never discuss discussions. DAG HAMMARSKJÖLD.

Those who invoke history will certainly be heard by history. And they will have to accept its verdict. DAG HAMMARSKJÖLD.

Setbacks in trying to realize the ideal do not prove that the ideal is at fault. DAG HAMMARSKJÖLD.

If even dying is to be made a social function, then, grant me the favor of sneaking out on tiptoe without disturbing the party. DAG HAMMARSKJÖLD.

It is more noble to give yourself completely to one individual than to labor diligently for the salvation of the masses. DAG HAMMARSKJÖLD.

The more faithfully you listen to the voices within you, the better you will hear what is sounding outside. DAG HAMMARSKJÖLD.

For all that has been — Thanks. For all that shall be — Yes. DAG HAMMARSKJÖLD.

I believe that we should die with decency so that at least decency will survive. DAG HAMMARSKJÖLD.

Life only demands from you the strength you possess. Only one feat is possible — not to have run away. DAG HAMMARSKJÖLD.

Page 33: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Never, "for the sake of peace and quiet," deny your own experience or convictions. DAG HAMMARSKJÖLD.

Never measure the height of a mountain until you have reached the top. Then you will see how low it was. DAG HAMMARSKJÖLD.

We are not permitted to choose the frame of our destiny. But what we put into it is ours. DAG HAMMARSKJÖLD.

19-09-2014

EM 19-09-2014, DESTACO:

1956 - Lei autoriza Juscelino Kubitschek a transferir a capital da República do Brasil para Brasília.

1958 - Proclamação do Governo Provisório da República Argelina (GPRA) a partir do Cairo

1983 - Independência de São Cristóvão e Nevis.

É DIA DO TEATRO

DIA DO ORTOPEDISTA (NO BRASIL)

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1880 - Zequinha de Abreu, músico brasileiro (m. 1935).

1911 - William Golding, vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 1983 (m. 1993).

Page 34: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

1921 - Paulo Freire, pedagogo brasileiro (m. 1997).

(*)

1881 - James A. Garfield, ex-presidente estadunidense (n. 1831)

1985 - Italo Calvino, escritor italiano (n. 1923)

1991 - Lydia Cabrera, antropóloga e poetisa cubana (n. 1899)

http://pt.wikipedia.org/wiki/19_de_setembro

José Gomes de Abreu, mais conhecido como Zequinha de Abreu (Santa Rita do Passa Quatro, 19 de Setembro de 1880 — São Paulo, 22 de Janeiro de 1935) foi um músico, compositor e instrumentista brasileiro.

"tocava flauta, clarinete e requinta. Um dos maiores compositores de choros, é autor do famoso choro 'Tico-Tico no Fubá' que foi muito divulgado no Exterior nos anos 40 por Carmen Miranda.Abreu foi organizador e regente de orquestras e bandas no interior paulista."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zequinha_de_Abreu

Italo Calvino (Santiago de las Vegas, 15 de outubro de 1923 — Siena, 19 de setembro de 1985) foi um dos mais importantes escritores italianos do século XX. Nascido em Cuba, de pais italianos, sua família retornou à Itália logo após seu nascimento.

"Formado em Letras, participou da resistência ao fascismo durante a Segunda Guerra Mundial e foi membro do Partido Comunista Italiano até 1956, tendo se desfiliado em 1957. Sua carta de renúncia em 1957 ficou famosa.

Page 35: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Sua primeira obra foi Il sentiero dei nidi di ragno (br: A trilha dos ninhos de aranha), publicada em 1947. Uma de suas obras mais conhecidas é Le città invisibili (Brasil|br: As cidades invisíveis), de 1972, tendo como personagens Marco Polo e Kublai Khan."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Italo_Calvino

James Abram Garfield (Moreland Hills, 19 de novembro de 1831 — Elberon, 19 de setembro de 1881) foi um advogado, militar e político estadunidense. Foi o vigésimo presidente dos Estados Unidos, em 1881.

"Garfield foi assassinado por Charles Julius Guiteau, após seis meses e quinze dias como presidente, apenas a presidencia de William Henry Harrison foi menor tendo sido de 32 dias.

O atentado ocorreu no dia 2 de julho de 1881, em uma estação de trem em Washington D.C., quando Guiteau atirou contra o presidente Garfield, que agonizou na Casa Branca por semanas. Durante a comoção nacional que se instalou devido ao estado de saúde do presidente, Alexander Graham Bell — inventor do telefone — tentou encontrar a bala no corpo de Garfield com um dispositivo elétrico, mas não teve sucesso. Garfield faleceu dois meses depois, por infecções e hemorragias internas. Garfield também demonstrou que era um grande estudioso e entusiasta da matemática ele demonstrou teorema de Pitágoras com um trapézio enquanto ainda estava na Câmara de Representantes.

Antes de sua eleição para presidente, Garfield serviu como um general no Exército dos Estados Unidos, e como um membro da Câmara dos Representantes Nacional, e também como membro da Comissão Eleitoral de 1876. Garfield foi o segundo presidente a ser assassinado na história dos Estados Unidos; Abraham Lincoln foi o primeiro. O Presidente Garfield, um republicano, esteve no cargo durante escassos quatro meses, quando foi baleado e ferido mortalmente em 2 de julho de 1881. Ele viveu até 19 de setembro do mesmo ano, depois de ter servido na presidência durante seis meses e quinze dias."

http://pt.wikipedia.org/wiki/James_A._Garfield

Page 36: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

NOTA MINHA, JAMES GARFIELD E O ASSASSINATO DE PRESIDENTES ESTADUNIDENSES:

Esse é um tema do maior interesse, na verdade, a sina de muitos presidentes norte-americanos, pois muitos faleceram durante a vigência de seus mandatos, e outros foram assassinados, sendo o assassinato de John F. Kennedy o de maior repercussão devido à dimensão política de John Kennedy e a família Kennedy, que, igualmente, marcou uma saga desastrosa na política dos Estados Unidos tanto quanto uma saga de força e poderio de uma tradicional família política estadunidense. Abraham Lincoln, o primeiro a ser assassinado, abre essa sanha dramática de assassinatos dos Presidentes.

A política dos Estados Unidos e a história dos Presidentes são do maior interesse intelectual e acadêmico, pois, são muitas as famílias responsáveis por grandes clãs em diversas esferas de atuação política, e a família Bush, composta por 2 Presidentes da República e um Governador que já foi dado como presidenciável é uma delas. Assim como os Estados Unidos são o maior berço da democracia no mundo, os males políticos que afligem o mundo não deixam de estar bem presentes naquela sociedade, mas esses males não provêm, no geral, desses grupos familiares mais tradicionais e de maior força política, apesar da grande rejeição deixada por George W. Bush, mais devido à sua política de guerra do que por qualquer outro fator. Porque são grupos muito respeitados, muito diferente do que se observa em outros lugares do mundo, o Brasil um dos exemplos mais claros. Os grupos familiares no Brasil se caracterizaram por poderes regionais, no geral em regiões mais pobres e carentes em diversos aspectos, principalmente em termos educacionais. Não compõem um grupo de força política na melhor representação do jogo democrático, pois não conseguem demonstrar e impôr nacionalmente as mesmas forças regionais, pois esse tipo de democracia exige muito, que não conseguem acompanhar as mudanças exigidas. Talvez um dos raros exemplos de familiares políticos que foram mais longe no espectro político nacional foi Deodoro da Fonseca e Hermes da Fonseca, tio e sobrinho, ambos presidentes brasileiros, sendo que Hermes, numa república já consolidada, teve maior sorte em termos de estabilidade de seu mandato de 5 anos, ao contrário do primeiro presidente brasileiro que renunciou com 2 anos de mandato. Deodoro possuía muitos familiares na burocracia política, e era, ele mesmo, um burocrata político, mas suas atuações em esfera nacional foram dignas da melhor representação democrática que requer uma nação como o Brasil. Não se poderia afirmar, de Deodoro e Hermes, que compunham um grupo de família política poderosa, pelas características bem peculiares, foram apenas familiares que presidiram o Brasil.

Todos os demais grupos de família política no Brasil ou fazem, fizeram, parte de grupos regionais com diversos vícios políticos, conforme afirmado, ou grupos que se dividem em atuações menores da representação política municipal, estadual e nacional, do legislativo ao executivo e até mesmo no judiciário. Não há nada semelhante com os Estados Unidos. É evidente que, num sistema democrático todos podem participar e contribuir para a democracia, inclusive com forte atuação política, por isso os familiares são bem vindos pois assumem os riscos da democracia mesmo recebendo a herança política de seus familiares. O que não se pode admitir é nepotismo. É um desafio enorme para um herdeiro igualar os feitos de um grande representante, por isso quase não temos esse exemplo, poderia citar, os herdeiros políticos de Leonel Brizola, na verdade não houve, pois

Page 37: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

ninguém de fato assumiu essa posição com desenvoltura, o próprio Brizola não tendo chegado nacionalmente ao maior posto da nação, apesar de sua atuação destacada como Governador, creio que essa seria uma brecha para herdeiro político, mas as relações familiares de Brizola eram tão tumultuadas quanto seus últimos posicionamentos políticos, em termos muito críticos, ao contrário de tantos velhos caciques que fizeram relações com os distintos presidentes havidos durante e após o regime militar. O Aécio sim, apesar da saraivada que vai levar dessa eleição de 2014, é quadro político familiar a exemplo da política norte-americana, apesar da já longa vivência sem Tancredo, sem alguém, de fato, passado pela Presidência da República e, posteriormente, preparando um sucessor e herdeiro político, como é o exemplo de George H. Bush, no Brasil parece que, nesse tipo de questão, é um jogo de mortos para vivos.

Quando a herança é de um político muito rejeitado, em termos da melhor representatividade, dificilmente o herdeiro consegue se desvencilhar da herança negativa e fazer a melhor trajetória possível, mas, no geral, consegue em outras esferas de atuação, carregar os mesmos vícios. Voltando à questão de assassinatos de Presidentes norte americanos, é impossível não ver a semelhança com a disseminação mundial do tipo de cultura cinematográfica, com muitas lutas e assassinatos, uma cultura imposta ao mundo que se contrapõe às melhores práticas políticas e, infelizmente, em muitos pontos de sua história bebeu das águas da política também, embora essa cultura cinematográfica seja mais recente, é um aspecto da consciência da sociedade americana. Já vai distante esse tempo, e as atuações políticas mais recentes têm imprimido uma outra forma de ver o mundo e a política, tendência da política futura também, pois não é, a sociedade americana uma sociedade dramática, em que os dramas políticos seriam como o pão e a água de cada dia, infelizmente, esse drama esteve presente na maior parte da história de muitos países sul-americanos.

Lydia Cabrera (Havana, 20 de Maio de 1899 — 19 de Setembro de 1991) foi uma antropóloga e poeta cubana.

Cabrera é autoridade em cultura afro-cubana.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lydia_Cabrera

Page 38: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Sir William Gerald Golding, CBE (Cornwall, Inglaterra, 19 de Setembro de 1911 – Perranarworthal, Cornwall, 19 de Junho de 1993) foi um novelista e poeta inglês, laureado com o Nobel de Literatura de 1983.

"William publicou seu primeiro livro e grande sucesso 'O Senhor das Moscas' em 1954. Nessa obra o autor contesta a teoria do 'bom selvagem' de Rousseau."

"Seus romances são fábulas sobre o mal, e sondam o abismo entre o mundo da ciência/razão e o mundo da verdade espiritual. Apresentava uma visão 'verde' da natureza, como um ecossistema renovável, sob a ameaça sempre presente do homem."

http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Golding

"O Prémio Nobel da Literatura 1983 foi atribuído a William Golding 'por seus romances que, com a perspicácia da arte narrativa realista e da diversidade e universalidade do mito, iluminar a condição humana no mundo de hoje'." (tradução Google).

http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/1983/

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador, pedagogista e filósofo brasileiro. É Patrono da Educação Brasileira.

"Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu

Page 39: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do 'vanguardismo' dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.

Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.

Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford."

"A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart."

"Paulo Freire delineou uma Pedagogia da Libertação, intimamente relacionada com a visão marxista do Terceiro Mundo e das consideradas classes oprimidas na tentativa de elucidá-las e conscientizá-las politicamente. As suas maiores contribuições foram no campo da educação popular para a alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos operários, chegando a influenciar em movimentos como os das Comunidades Eclesiais de Base (CEB).

No entanto, a obra de Paulo Freire não se limita a esses campos, tendo eventualmente alcance mais amplo, pelo menos para a tradição de educação marxista, que incorpora o conceito básico de que não existe educação neutra. Segundo a visão de Freire, todo ato de educação é um ato político."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire

Page 40: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

FRASES CÉLEBRES

Il luogo ideale per me è quello in cui è più naturale vivere da straniero. ÍTALO CALVINO

Io sono la pecora nera, l'unico letterato della famiglia. ITALO CALVINO

Nell'eros come nella ghiottoneria, il piacere è fatto di precisione. ITALO CALVINO

La conoscenza del prossimo ha questo di speciale: passa necessariamente attraverso la conoscenza di se stesso. ITALO CALVINO

Per il giovane, la donna è quel che sicuramente c'è. ITALO CALVINO

La vita, pensò il nudo, era un inferno, con rari richiami d'antichi felici paradisi. ITALO CALVINO

Così la macchina dell'oppressione sempre si volta contro chi la serve. ITALO CALVINO

D'un classico ogni rilettura è una lettura di scoperta come la prima. ITALO CALVINO

D'un classico ogni prima lettura è in realtà una rilettura. ITALO CALVINO

Un classico è un libro che non ha mai finito di dire quel che ha da dire. ITALO CALVINO

Page 41: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Não é no silêncio que os homens fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. PAULO FREIRE.

Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. PAULO FREIRE.

Não é na resignação, mas na rebeldia em face das injustiças que nos afirmaremos. PAULO FREIRE.

O homem, como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz constantemente o seu saber. PAULO FREIRE.

Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre. PAULO FREIRE.

Criar o que não existe ainda deve ser a pretensão de todo sujeito que está vivo. PAULO FREIRE.

20-09-2014

EM 20 DE SETEMBRO DE 2014, DESTACO:

1519 - Fernão de Magalhães inicia, a partir de Espanha, aquela que seria a primeira viagem de circum-navegação do mundo.

1835 - Entrada, em Porto Alegre, pelos Farroupilhas, vencendo o Combate da Ponte da Azenha (início da Revolução Farroupilha)

1898 - Santos Dumont realiza primeiro vôo de um balão com propulsão própria.

1930 - A lâmpada elétrica é patenteada

2001 - George Bush anunciou que os Estados Unidos estavam em guerra contra o terrorismo.

Page 42: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1878 - Upton Sinclair, escritor americano (m.1968).

1897 - Humberto de Alencar Castelo Branco, presidente do Brasil (m. 1967).

1917 - Obdulio Varela, futebolista uruguaio e capitão da Celeste na Copa de 1950 (m. 1996).

(*)

1945 - Augusto Fragoso, 16º Presidente do Brasil (n. 1869).

1957 - Jean Sibelius, compositor finlandês (n. 1865).

1975 - Saint-John Perse, poeta e diplomata francês (n. 1887).

http://pt.wikipedia.org/wiki/20_de_setembro

Humberto de Alencar Castelo Branconb GColIH (Fortaleza, 20 de setembro de 1897 — Fortaleza, 18 de julho de 1967) foi um militar e político brasileiro, primeiro presidente do período do governo militar instaurado pelo Golpe Militar de 64, e um dos principais articuladores do golpe.

"Para ele, os principais objetivos do Golpe Militar eram impedir que o comunismo se instaurasse no Brasil, e que o país perdesse sua 'credibilidade internacional', política que levou o nome de 'operação limpeza'. Uma das primeiras medidas de seu governo foi o rompimento de relações diplomáticas com Cuba, assinalando a mudança de orientação da política externa brasileira, que passou a buscar apoio econômico, político e militar nos Estados Unidos."

"Nomeado chefe do Estado-Maior do Exército pelo então presidente da República João Goulart, em 1963, Castelo Branco foi um dos líderes militares do Golpe de Estado de 1º de abril de 1964, que depôs o presidente.

Page 43: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Castelo Branco havia combatido o nazismo na Itália. O clima político, em 1964, no Brasil, era instável, representado pela alegada 'fraqueza' (considerada pelos militares como 'inegável') de João Goulart. O jornal carioca Correio da Manhã colocara, em sua primeira página, três editoriais seguidos, com os seguintes títulos: 'Chega!', 'Basta!', 'Fora!', contra João Goulart, nos três dias que antecederam o golpe que instituiu a futura ditadura militar de 1 de abril de 1964. Ocorrera, em 19 de março de 1964, a 'Marcha da Família com Deus Pela Liberdade' contra João Goulart. Havia, ainda, as Ligas Camponesas de Francisco Julião e a inflação elevada, o que levou os militares e apoiadores do golpe a justificarem-no sob a alegação de haver 'perigo leninista-marxista', e que 'impediriam que o Brasil se convertesse numa grande URSS', para, logo em seguida, restabelecer e consolidar a democracia, o que acabou não acontecendo."

"Castelo Branco foi nomeado chefe do Estado-Maior do Exército pelo então presidente da República João Goulart, em 1963 e, em 1964, comandava, o IV Exército sediado em Recife. Castelo Branco foi o principal líder militar do 'Golpe Militar de 1964', que depôs o presidente.

O clima político no Brasil era instável desde que Jânio Quadros, eleito presidente da república em 1961, renunciara em 25 de agosto do mesmo ano. Como o vice-presidente João Goulart estava em viagem à China, assumiu o governo o presidente da Câmara dos Deputados Ranieri Mazzilli, e somente depois da adoção do parlamentarismo no Brasil, foi permitida a posse de João Goulart, em 7 de setembro de 1961. Contribuiu para a posse de João Goulart, especialmente o governador gaúcho Leonel Brizola, com sua cadeia de rádios, chamada 'Rede da Legalidade'.

Na versão dos seus apoiadores, o governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média abastada. Uma das ações de Goulart que insatifez opositores foi seu apoio a sindicatos, a sargentos que apoiavam sua tentativa de sindicalização, a não repressão às greves e das Ligas Camponesas de Francisco Julião e a proposta de aumento de 100% no salário mínimo.

Na versão dos adversários de Goulart e apoiadores do golpe e da ditadura, este era um 'subversivo', 'apoiado pelos comunistas' e queria 'implantar uma ditadura sindicalista no Brasil e quebrar a disciplina e hierarquia das Forças Armadas'. O estilo populista de Jango, chegou a gerar até mesmo preocupação entre setores conservadores da Igreja Católica, entre governadores conservadores e nos Estados Unidos, que, juntamente com as classes conservadoras brasileiras, temiam um golpe de estado comunista no Brasil, como o que havia ocorrido anos antes em Cuba.

Page 44: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

No dia 13 de março de 1964, João Goulart realizou um grande comício na Central do Brasil (Rio de Janeiro), que reuniu 250 mil pessoas, e defendeu as Reformas de Base. Neste plano, Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país. Seis dias depois, em 19 de março, dia de São José Operário e dia da família, católicos do Rio de Janeiro e de São Paulo organizaram uma manifestação contra as intenções de João Goulart. A Marcha da Família com Deus pela Liberdade reuniu 400 mil pessoas e foi liderada por Juraci Magalhães, ex-tenente da Revolução de 1930 e futuro ministro da Justiça no governo Castelo Branco; Carlos Lacerda e Ademar de Barros, governadores da Guanabara e de São Paulo, respectivamente."

"Castelo Branco foi eleito, pelo Congresso Nacional, presidente da república, no dia 11 de abril de 1964, obtendo 361 votos contra 72 abstenções. O voto mais aplaudido foi do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Da deposição de João Goulart em 2 de abril de 1964 até a posse de Castelo Branco, permaneceu na presidência da República, o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli.

Como na sua posse na presidência da República, em 15 de abril de 1964, a Constituição de 1946 continuava em vigor, o marechal foi eleito para terminar o mandato de cinco anos iniciado por Jânio Quadros em 31 de janeiro de 1961. Assim, Castelo Branco deveria governar até 31 de janeiro de 1966. Porém, posteriormente, seu mandato foi prorrogado e foram suspensas as eleições presidenciais diretas previstas para 3 de outubro de 1965.

Dessa forma, Castelo Branco governou até 15 de março de 1967, sendo substituído pelo general Costa e Silva, que fora eleito pelo Congresso Nacional, em 3 de outubro de 1966.

Durante seu mandato, o marechal aboliu todos os treze partidos políticos existentes no Brasil, através do Ato Institucional número 2. Foram criados a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que se tornaram os únicos partidos políticos brasileiros permitidos até 1979. Castelo Branco promoveu várias reformas políticas, econômicas e tributárias ao longo de seu mandato.

As medidas aplicadas, não atingiram apenas o poder legislativo, mas também todas as organizações consideradas pelo governo militar como 'nocivas à pátria, à segurança nacional, e à consolidação do novo regime', que, segundo versão oficial, 'pretendia corrigir os males sociais e políticos, combater a corrupção e a subversão', além de impedir que se instaurasse um regime comunista no Brasil.

Page 45: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

O ataque mais violento da esquerda armada contra o governo de Castelo Branco foi o Atentado do Aeroporto Internacional dos Guararapes, ocorrido no Recife em 25 de julho de 1966. O ato visava atingir o marechal Costa e Silva, ministro da guerra e candidato a sucessor de Castelo. O ataque terrorista produziu vários mortos e feridos, dentre os quais faleceu o Vice-Almirante reformado Nelson Gomes Fernandes. Costa e Silva nada sofreu, pois naquele dia seu avião entrou em pane em João Pessoa e ele se dirigiu para Recife de automóvel. Depois desse evento, iniciou-se uma intensa guerra interna contra as atividades de guerrilha e de terrorismo.

Castelo Branco reformou a administração pública brasileira através do Decreto-Lei 200, e enviou um projeto de nova constituição brasileira, que foi aprovada pelo Congresso Nacional e entrou em vigor no dia da posse do seu sucessor Costa e Silva, em 15 de março de 1967. Assim, quando tomou posse, em 15 de março de 1967, no mesmo dia que entrava em vigor a nova constituição, Costa e Silva não dispunha de nenhum ato institucional ou qualquer outro dispositivo legal autoritário. Os atos institucionais 1 a 4 perderam a eficácia neste dia 15 de março.

Em seu governo promulgou vários decretos-leis, e 4 atos institucionais. Reprimiu as manifestações contrárias às atitudes do governo com severidade.

Em seu governo foram baixados quatro atos institucionais: o primeiro, o "Ato Institucional" não era numerado, pois seria único, passou a receber o número 1 (AI-1), quando foi baixado o AI-2, que criou o bipartidarismo no Brasil, o AI-3 e o AI-4. Todos estes atos vigoraram até a entrada em vigor da nova constituição do Brasil, em 15 de março de 1967."

"Em fevereiro de 1967 foi decretada a Lei de Imprensa, cuja finalidade era controlar o fluxo de informação na imprensa nacional, assim como regular o trabalho dos jornalistas que trabalhavam nestes veículos.

A lei continuou a ser válida no Brasil mesmo depois do fim do regime militar em 1985, sendo finalmente declarada nula por ser incompatível com a Constituição de 1988 pelo Supremo Tribunal Federal em 2009."

"Em seu governo surgiu o Cruzeiro Novo como unidade monetária, Criou a correção monetária, para diminuir o impacto da inflação na economia. A condução da economia brasileira ficou a cargo dos ministros Otávio Gouveia de Bulhões e Roberto Campos que deram alegada prioridade ao combate à inflação e

Page 46: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

a modernização do estado e da economia brasileira, agindo de acordo com ideias importadas dos Estados Unidos. Foi criada a Zona Franca de Manaus.

Foram iniciadas as negociações com o Paraguai visando a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Castelo Branco criou o Código Tributário Nacional, o Estatuto da Terra, o Banco Nacional da Habitação, o Banco Central do Brasil, a Polícia Federal a Lei do Mercado de Capitais, a Casa da Moeda do Brasil, o código eleitoral e o Código de Mineração.

Em 18 de novembro de 1966, criou a Embratur, para o desenvolvimento do turismo."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Humberto_de_Alencar_Castelo_Branco

NOTA MINHA, CASTELO BRANCO E O REGIME MILITAR:

Com a alegação de proteger o país contra a ameaça de instauração de um regime comunista nos moldes da URSS, os militares depuseram João Goulart e instauraram o regime militar em 15 de abril de 1964. Castelo Branco, o 1° Presidente Militar, assim como o último Presidente, o João Figueiredo, pode ser considerando o mais intelectual dos militares que presidiram o Brasil durante aquele período. Castelo Branco buscava a legitimação do regime por uma via mais democrática, ou mais intelectual de seu núcleo intelectual de Itália e França, menos linha dura, mas seus atos institucionais, de 1 a 4 não deixam dúvidas sobre o verdadeiro regime que se instaurava, prosseguido por Costa e Silva, que era seu ministro da guerra e responsável pela política de institucionalização dos atos institucionais, ou seja, Costa e Silva já era o verdadeiro arquiteto do Regime Militar já no governo de Castelo Branco. Esse, Costa e Silva, o mais duro dos militares, responsável direto pelos 5 atos institucionais do regime militar, quando do início de seu governo, institui o ato institucional n°5, responsável pelo tolhimento dos direitos e das liberdades da maioria dos cidadãos, assim como o direito a decretar recesso no Congresso Nacional, nas Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais. Foram os piores anos do regime militar, com prisões, torturas e exílios.

O Ato Institucional n°2, de Castelo Branco cassa a legalidade de 13 partidos políticos e institui o bipartidarismo, ARENA e MDB. É no MDB, o partido opositor onde Ulisses Guimarães e Tancredo Neves se firmam como as maiores lideranças opositoras e que levam o país ao fim do regime, em 1985. Faz-se uma importante constatação: hoje temos mais de 30 partidos políticos registrados no TSE e fazendo parte das disputas das eleições políticas, muito embora a grande maioria não elegerá um único deputado federal para esse pleito. Sabemos dos males do regime ditatorial, mas, nesse caso, a ditadura estaria prestando um inestimável

Page 47: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

serviço ao país, extinguindo essa legião de partidos que pouco contribuem para o regime democrático. Acredito que o país deveria ter no máximo 5 partidos políticos, sendo 2 ou 3 de força maior no poder executivo, mais ou menos como é nos Estados Unidos com Democratas e Republicanos, o Brasil teria, de 3 forças maiores, PT, PMDB e PSDB, todos os demais partidos estariam mesclados em 5 grandes partidos. As liberdades da redemocratização permitiram aos ativistas sociais criarem diversas Ongs, e os mais espertos decidiram criar partidos políticos para avançarem no fundo partidário - que agora é mais rigoroso na distribuição - e poluírem o jogo eleitoral. Se na ditadura existiam 2, que na democracia existissem no máximo 5. Chamem Castelo Branco. De fato, eu não acredito que a consolidação e o endurecimento do regime militar não tenham sido tomadas mesmo por Costa e Silva durante o período do mandato de Castelo, porque esse pretendia apenas legitimar o regime militar, num alinhamento com as políticas norte-americanas para a região, e seus atos institucionais que cassaram direitos políticos, censuraram a imprensa tomaram outro rumo, que Costa e Silva endureceu ainda mais, de 1967 a 1969. Várias empresas foram criadas e os avanços econômicos anestesiaram descontentamentos, até o início das estagnações, a partir do governo de Ernesto Geisel - 1974 a 1979. Os feitos da Seleção Brasileira se contrapunham às censuras culturais, embora, diga-se, a Seleção Brasileira não tinha nada a ver com o Regime Militar, mas esses procuravam colar a imagem política nas façanhas esportivas. Nenhum jogador de futebol, treinador etc teve problema com os militares, pois apenas competiam e faziam gols, conquistavam títulos e não criavam obras que, numa letra ou frase desagradavam os militares, e já seriam motivos de censura. Falasse, Nelson Rodrigues, mal de um jogador, e seria como se tivesse falado mal do presidente e do regime, já teria problema com a ditadura, mas os jogadores, era mais raro, pois o Rei do futebol, Pelé passou a falar mais depois, o que lhe conferiu grandes críticas e desafetos nesse sentido.

Apesar dos feitos econômicos, e das ameaças que talvez pudessem levar o país, realmente, a tempos igualmente inimagináveis, tempos duros, democracia só existe se o líder maior da nação é, à essa, uma imposição divina, como é o caso das monarquias hereditárias que, no caso específico do Brasil, cumpriam uma insubstituível tarefa, que somente determinada personalidade, no caso o Monarca era capaz de concretizar. Ou, com eleições diretas e mandatos por períodos determinados, que nunca podem ser tão longos, pois são diversos os mandatos e as esferas de atuação política. Uma Monarquia eletiva e vitalícia, como o papado só faria sentido em determinadas esferas políticas menores. Por exemplo, os municípios, esses poderiam ter prefeitos eleitos por um colegiado, que abrigasse vereadores, elites e professores universitários, para mandatos vitalícios. Não creio que as eleições deveriam ser, no todo, essa algazarra eleitoral de 2 em 2 anos, isso fortaleceria as cidades, conferindo a essas uma condição de sub-reinados, fortaleceria o desenvolvimento econômico municipal e valorizaria as elites dessas cidades, que têm de ser valorizadas, mas, evidentemente, ou o país deixaria de ter mais de 5.000 municípios, ou seria adotado apenas para as capitais e outras cidades de igual prestígio. Seria inimaginável o país possuir mais de 5.000 reis municipais, assim como é inimaginável o país possuir mais de 5.000 municípios.

Page 48: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Eu tendo a acreditar, seriamente, que dificilmente escaparíamos de regimes tão duros quanto os regimes havidos na Alemanha e na URSS, por características muito peculiares do Brasil e por questões de esferas mundiais que extrapolam os limites de um país, sendo assim, é absurdo admitir que, dos males o menor, e menor inclusive que a ditadura de Augusto Pinochet, foram 5 Presidentes em 20 anos e, assim, a oportunidade de o país retomar seu controle democrático sem maiores desastres, convivendo com as distintas personalidades dos militares que não apresentaram maiores dificuldades para essa transição, revelando simpatias ao Tancredo Neves. Essa é a constatação necessária apesar de se dever sempre abominar o tolhimento havido naquele período, e as crueldades são abomináveis. Sem as torturas e as diversas crueldades, o regime militar contaria hoje com numeroso e poderoso grupo de apoiadores, pois é da natureza humana tanto o confronto ao carácter autoritário, quanto a simpatia.

Castelo Branco nasce no dia da República Riograndense - 20 de setembro - e ano de fundação da Academia Brasileira de Letras - 1897 -, morrendo em 1967, mesmo ano da morte de Guimarães Rosa, embora sua vida, sua atuação política e seu perfil na história não tenham nenhuma ligação com tais acontecimentos, embora tivesse sido o idealizador e primeiro Presidente do golpe e o mais intelectual dos Presidentes Militares.

Upton Beall Sinclair (Baltimore, 20 de Setembro de 1878 — Bound Brook, 25 de Novembro de 1968). Foi um escritor, romancista e reformador social norte-americano, autor de mais de 100 livros, sendo que muito deles traduzidos para mais de 50 línguas diferentes dos romances sociais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Upton_Sinclair

Génesis Cristina Carmona Tovar (Valencia, 20 de setembro de 1991 - Valencia, 19 de fevereiro de 2014) foi uma modelo e miss venezuelana.

"Carmona morreu em fevereiro de 2014 durante protestos na cidade de Valencia, capital do Estado de Carabobo, quando participava de uma manifestação pacífica contra o governo venezuelano de Nicolás Maduro e foi baleada na cabeça por um grupo de motoqueiros.

Page 49: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Eleita miss turismo de Carabobo em 2013, Carmona era estudante de marketing na Universidade do Estado de Carabobo."

http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A9nesis_Carmona

O general Augusto Tasso Fragoso, mais conhecido por Tasso Fragoso (São Luís, 28 de agosto de 1869 — Rio de Janeiro, 20 de setembro de 1945) foi um militar e escritor brasileiro, chefe da Junta Governativa Provisória de 1930, que assumiu o governo do Brasil depois que Washington Luís foi deposto em 24 de outubro de 1930 por um golpe de estado liderado por Tasso Fragoso, o qual impediu o presidente eleito Júlio Prestes de assumir a presidência da república e a entregou a Getúlio Vargas em 3 de novembro de 1930.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Tasso_Fragoso

Johan Julius Christian Sibelius, conhecido como Jean Sibelius (Hämeenlinna, 8 de dezembro de 1865 — Järvenpää, 20 de setembro de 1957), foi um compositor finlandês de música erudita, e um dos mais populares compositores do fim do século XIX e início do XX. Sua música também teve importante papel na formação da identidade nacional finlandesa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Saint-John_Perse

Saint-John Perse, pseudônimo de Alexis Leger (Pointe-à-Pitre, 31 de maio de 1887 — Giens, 20 de setembro de 1975) foi um poeta e diplomata francês.

"Entre 1916 e 1921 esteve colocado na China, onde escreveu o livro Anabase, publicado em 1924. Residiu nos Estados Unidos entre 1940 e 1957.

Page 50: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Recebeu o Nobel de Literatura de 1960."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Saint-John_Perse

"O Prémio Nobel da Literatura 1960 foi atribuído a Saint-John Perse 'para os vôos e as imagens evocativas da sua poesia, que de uma forma visionária reflete as condições do nosso tempo'." (TRADUÇÃO GOOGLE)

http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/1960/

FRASES CÉLEBRES:

It is difficult to get a man to understand something when his salary depends upon his not understanding it. UPTON SINCLAIR.

Let us redeem our great words from base uses. Let that no longer call itself Love, which knows that it is not free! UPTON SINCLAIR.

All art is propaganda. It is universally and inescapably propaganda; sometimes unconsciously, but often deliberately, propaganda. UPTON SINCLAIR.

Fascism is capitalism plus murder. UPTON SINCLAIR.

Man is an evasive beast, given to cultivating strange notions about himself. UPTON SINCLAIR.

La Démocratie, plus qu’aucun autre régime, exige l’exercice de l’autorité. SAINT-JOHN PERSE.

Page 51: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

A la question toujours posée: «Pourquoi écrivez-vous?», la réponse du Poète sera toujours la plus brève: «Pour mieux vivre. SAINT-JOHN PERSE.

Nous qui mourrons peut-être un jour disons l'homme immortel au foyer de l'instant. SAINT-JOHN PERSE.

21-09-2014

EM 21 DE SETEMBRO DE 2014, DESTACO:

1893 - É dirigido pela primeira vez um automóvel movido a gasolina.

1949 - Independência de Taiwan.

1964 - Independência da Malta.

1981 - Independência do Belize.

É Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

NO BRASIL, DIA DA ÁRVORE E DIA DO RADIALISTA.

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1866 - H. G. Wells, escritos inglês de ficção científica

1902 - Luis Cernuda, poeta espanhol (m. 1963).

1917 - Herberto Sales, jornalista e escritor brasileiro, imortal da Academia (m. 1999).

(*)

Page 52: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

19 a.C. - Virgílio, poeta e filósofo latino.

1860 - Arthur Schopenhauer, filósofo alemão (n. 1778).

http://pt.wikipedia.org/wiki/21_de_setembro

Herbert George Wells, conhecido como H. G. Wells (Bromley, 21 de Setembro de 1866 — Londres, 13 de Agosto de 1946), foi um escritor britânico e membro da Sociedade Fabiana.

"Nascido num distrito (borough) da Grande Londres, na juventude foi, sem sucesso, aprendiz de negociante de panos - a sua experiência nesta ocupação veio mais tarde a ser usada como material para o romance Kipps. Em 1883 tornou-se professor na Midhurst Grammar School, até ganhar uma bolsa na Escola Normal de Ciências em Londres, para estudar biologia com T. H. Huxley.

Nos seus primeiros romances, descritos, ao tempo, como 'romances científicos', inventou uma série de temas que foram mais tarde aprofundados por outros escritores de ficção científica, e que entraram na cultura popular em trabalhos como A Máquina do Tempo, O Homem Invisível e A Guerra dos Mundos. Outros romances, de natureza não fantástica, foram bem recebidos, sendo exemplos a sátira à publicidade Edwardiana Tono-Bungay e Kipps.

Visionário, chegou a discutir em obras do início do século XX questões ainda atuais, como a ameaça de guerra nuclear, o advento de Estado Mundial e a Ética na manipulação de animais.

Desde muito cedo na sua carreira, Wells sentiu que devia haver uma maneira melhor de organizar a sociedade, e escreveu alguns romances utópicos. Começavam em geral com o mundo a caminhar inexoravelmente em direcção de uma catástrofe, até que as pessoas se apercebiam da existência de uma maneira melhor para viver: ou através dos gases misteriosos de um cometa, que fariam com que as pessoas começassem subitamente a comportar-se racionalmente (Os Dias do Cometa), ou pela tomada do poder por um conselho mundial de cientistas, como em The Shape of Things to Come (1933), livro que o próprio Wells adaptou mais tarde para o filme de Alexander Korda Daqui a Cem Anos (1936). Aqui descrevia-se, com demasiada exactidão, a guerra que estava a chegar, com cidades a serem destruídas por bombardeamentos aéreos."

Page 53: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/H._G._Wells

The Time Machine (A Máquina do Tempo, em português) é um romance de ficção científica de H. G. Wells, com primeira edição em 1895, a partir do qual se realizaram dois filmes com o mesmo nome. Julga-se ser a primeira obra de ficção científica a propor o conceito da viagem no tempo usando um veículo que permite ao seu operador viajar propositadamente e de forma selectiva.

"A idéia de viajar no tempo não se iniciou com Wells, ela já existia havia muito tempo, se não sempre, nos sonhos dos homens; mas certamente sua obra A Máquina do Tempo é umas das primeiras a serem mencionadas quando o tema é abordado."

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Time_Machine_(romance)

O Homem Invisivel é um livro de H. G. Wells em que o protagonista se torna completamente invisível. Obra-prima de Herbert George Wells, certamente o mais destacado entre os percursos da ficção científica, narra a história de um cientista que, após uma experiência parcialmente bem-sucedida, muda para um pacato lugarejo, gerando uma série de especulações. Com hábitos estranhos, humor instável, e sempre com o rosto enfaixado, chama sempre a atenção dos moradores da cidade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Homem_Invis%C3%ADvel

The Island of Dr. Moreau (A Ilha do Dr. Moreau, em português) é um romance de ficção científica de H.G.Wells lançado originalmente em 1896.

"O enredo fala de um médico que cria criaturas monstruosas em uma ilha tropical. Moreau é um cientista obcecado pela idéia de transformar animais em homens através de cirurgias e hipnose. A chamada vivissecção é o crime de que Moreau é acusado ao fazer suas experiências dolorosas em animais. Isto o leva a se refugiar na ilha onde desenvolve suas idéias."

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Island_of_Dr._Moreau

Page 54: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

The War of the Worlds (A Guerra dos Mundos) é um romance de ficção científica de Herbert George Wells, um escritor britânico e membro da Sociedade Fabiana, lançado no ano de 1898.

"É uma história sobre a invasão da Terra por marcianos inteligentes, dotados de um poderoso raio carbonizador e máquinas assassinas, semelhantes a depósitos de água sobre tripés. Foi adaptado diversas vezes para o cinema, a última em 2005, por Steven Spielberg, com Tom Cruise no papel principal, Dakota Fanning e Justin Chatwin."

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Guerra_dos_Mundos_(livro)

NOTA MINHA, FICÇÃO CIENTÍFICA:

Diferentes tipos de literatura científica, em que se destaca o gênero romance fizeram parte da vida de milhões de pessoas ao longo da história. Enquanto a literatura mais antiga, que nos chega na idade média através de Roma tinha como temas principais a mitologia, as tragédias gregas e as guerras, a literatura que se tornou acessível em grande escala com a invenção da imprensa por Gutemberg traz à sociedade outras formas de admiração, fantasias, inspirações, sonhos e espantos. E duas dessas principais fontes literárias são a ficção científica e o terror, temos, assim, Ágatha Christie e H. G. Wells como dois grandes expoentes desses gêneros. Ágatha foi a escritora mais vendida no mundo, depois da bíblia. O lirismo sempre esteve presente nas criações humanas em todos os tempos, até mesmo Platão e Sócrates revelavam habilidades líricas. E, as diversas questões do cotidiano passaram a povoar a mente dos criadores da literatura também, mais recentemente pela enorme demanda no interior da complexa sociedade como é a sociedade atual. O sexo entrou aí também, e parece que não sai mais. Há que se observar que o esporte já deveria estar tendo literatos da melhor criação, pois o esporte não pode se restringir a crônicas esportivas, e essas se resumem, no geral, ao campo periférico da economia do espetáculo esportivo. Eu penso, sinceramente, que é um rebaixamento da arte literária, e a literatura, ela sim, tem muito a dar às diversas modalidades esportivas e competições havidas no mundo atual. A literatura, não raras vezes na história, se rebaixou, seja buscando a temática da violência para a larga e fácil vendagem, seja fazendo pornografia. A literatura não pode descer a esse nível, sobretudo no tempo tão difícil que vive. Pois a literatura existe para recriar a sociedade mais do que retratá-la.

Especificamente à utilização da ficção científica, essa merece uma análise particular, pois, embora seja literatura de fácil apreciação, assim como os romances de aventura, não se pode qualificar como um rebaixamento dos gostos da sociedade, pois acrescentam valores muito positivos, o envolvimento emocional, sonhos, inspirações, desejos de grandeza e realizações, e esperança para com o futuro. A ficção científica pode tanto propor um mundo que se deseja ou se gostaria de ter presente, ou a simples fantasia de imaginar um mundo completamente diferente. A exploração de outros planetas nunca foi descartada

Page 55: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

da mente humana, e isso pode ser tanto possível quanto inevitável em algum tempo do futuro. A mente humana sempre imaginou a existência de vida em outros planetas, e quem tanto procura um dia acha. A mente humana, em algum nível ser controlada por máquinas, isso nunca deixou de ser, mas não diria, a grosso modo, por máquinas, sim, bem mais real, pela física. A liberdade do homem tanto quanto aos impérios do poder quanto às forças da física está em sua própria dominação física e mental, o que requer numerosas mudanças nem sempre tão viável para seres que não deixam de serem, do mais baixo ao mais elevado nível, instintivos. Conclui-se, assim, que mais do que prever um futuro, a ficção científica nos envolve com possibilidades que não julgávamos tão possíveis, embora muitas sejam inviáveis. Veja, que a expressão ficção científica ou faz jus às palavras dessa expressão, ou seria um insulto à ciência, uma ousadia demasiada da ficção, mas, pelo já destacado, é da criatividade da imaginação humana, capaz tanto de criar quanto de, intuitivamente obter revelações, que as realidades vão se tornando ficção, e que as ficções vão revelando realidades. No futuro, se pudermos ir para outros planetas, seria coerente supor que poderemos ir da América à Ásia em poucos segundos. E a eliminação da morte sempre ocupou a mente humana, mas, não havendo mais mortes encerram-se os nascimentos também, ou nunca se saberá o que é que está chegando e para quê, condição em que o homem só caberia em outros espaços do Universo para além da terra. Uma ficção científica imaginar que a alma humana possa habitar outros espaços vivos para além do próprio corpo, que tal? Pois, que as mais sensatas concepções filosóficas sempre reconheceram a existência do corpo e da alma, essa que volta a reencarnar, mas jamais se imaginou que essa alma, mesmo com a existência de sua morada original na trajetória do mundo e da vida, pudesse, feito um chip, se transferir aos corpos dos pássaros, das cobras, dos demais bichos, das plantas e dos robôs. A física não haverá de avançar tão pouco.

Luis Cernuda ou Luis Cernuda Bidón (21 de Setembro de 1902, Sevilha – 5 de Novembro de 1963, Cidade do México), foi um poeta e crítico literário andaluz.

"Em 1919, começou a estudar Direito na Universidade de Sevilha onde conheceu a Pedro Salinas, seu professor, que lhe introduziu no mundo literário. Mudou-se para Madrid e ali, entrou em contato com os ambientes literários do que logo viria a ser chamado a 'Geração de 27'. Foi em 1927, que publicou sua primeira obra "Perfil Del Aire".

Suas principais influências procederam de autores românticos como Keats e Bécquer entre outros.

Page 56: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Durante um ano, trabalhou como leitor de espanhol na Universidade de Toulouse onde, começou a escrever os poemas de seu livro "Un rio, un amor" (1929).

Quando foi proclamada a República, a recebeu com ilusão e sempre se mostrou disposto a colaborar com tudo o que significasse buscar uma Espanha mais tolerante, liberal e culta. Em 1934, publicou 'Donde Habite el olvido'.

Durante a Guerra Civil, participou ativamente, desde as trincheiras culturais como na fundação da revista 'Hora de España', junto com poetas como Alberti ou Gil Albert ou como na participação do "II Congreso de Intelectuales Antifascistas" realizado em Valencia."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luis_Cernuda

Herberto de Azevedo Sales (Andaraí, 21 de setembro de 1917 — Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1999) foi um jornalista e escritor brasileiro.

"Filho de Heráclito Sousa Sales e de Aurora de Azevedo. Estudou o ensino fundamental em Andaraí, antiga cidade mineradora da Chapada Diamantina. Foi para Salvador a fim de cursar o ginasial no Colégio Antônio Vieira, de jesuítas, onde seu talento foi observado pelos professores, dentre os quais o Padre Cabral - que já tivera igualmente incentivado os talentos de Anísio Teixeira e Flávio Neves, em Caetité (cidade natal de ambos e onde o jesuíta dirigira o colégio 'São Luís Gonzaga') e depois de Jorge Amado.

Apesar do ambiente favorável, Herberto abandonou os estudos no quinto ano, retornando para a cidade natal, onde viveu até 1948, trabalhando como oficial de cartório. Trabalhou, ainda, como garimpeiro e comerciante, atividades que lhe deram a base e conhecimento para sua primeira obra.

Ali escreveu e publicou, em 1944, seu romance de estréia, Cascalho, baseado na vida dos mineradores de diamantes e considerado um clássico do regionalismo literário. O impacto dessa publicação o colocou no cenário intelectual, fazendo-o mudar-se para o Rio de Janeiro, então capital da República, onde passa a laborar como jornalista em diversos órgãos da imprensa, com destaque para a revista O Cruzeiro que, durante décadas, foi o mais importante periódico do Brasil.

Page 57: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Em 1974 muda-se para Brasília, onde ocupa a função de diretor no Instituto Nacional do Livro. No governo José Sarney é nomeado assessor da Presidência da República, até quando, em 1986, foi a Paris, na condição de adido cultural da Embaixada do Brasil.

Quando volta ao país, busca o isolamento na pequena cidade de São Pedro da Aldeia. Era casado com Maria Juraci Xavier Chamusca Sales, com quem teve três filhos."

"Foi eleito em 6 de abril de 1971 para ocupar a cadeira 3 da Academia Brasileira de Letras, que tem por patrono Artur de Oliveira, como seu quarto ocupante, sendo recebido em 21 de setembro do mesmo ano por Marques Rebelo.

Quando de seu falecimento, em 1999, teve o corpo velado no Salão dos Poetas Românticos, no Petit Trianon, sede do Silogeu brasileiro. Foi sepultado no Cemitério São João Batista, no Mausoléu da Academia."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Herberto_Sales

"HERBERTO SALES é dos mais sérios escritores da língua portugêsa. Não é um 'best-seller', não se trata de um romancista popularesco, voltado exclusivamente para os sucessos de livraria e para a consagração imediata. Êle prefere trabalhar com seriedade e manejar com honestidade e perícia e riqueza vocabular do idioma que domina. Sua linguaguem, porém, é acessível a todos: a nós, brasileiros, e a qualquer povo."

http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/03101964/031064_1.htm

"Quarto ocupante da Cadeira 3, eleito em 6 de abril de 1971, na sucessão de Aníbal Freire da Fonseca e recebido pelo Acadêmico Marques Rebelo em 21 de setembro de 1971. Recebeu o Acadêmico José Cândido de Carvalho."

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=628&sid=103

Page 58: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=629&sid=103

Públio Virgílio Marão (em latim, Publius Vergilius Maro) (Andes, 15 de outubro de 70 a.C. — Brundísio, 21 de setembro de 19 a.C.), também conhecido como Virgílio ou Vergílio em português, foi um poeta romano clássico, autor de três grandes obras da literatura latina, as Éclogas (ou Bucólicas), as Geórgicas, e a Eneida. Uma série de poemas menores, contidos na Appendix vergiliana, são por vezes atribuídos a ele.

"Virgílio é tradicionalmente considerado um dos maiores poetas de Roma, e expoente da literatura latina. Sua obra mais conhecida, a Eneida, é considerada o épico nacional da antiga Roma: segue a história de Eneias, refugiado de Troia, que cumpre o seu destino chegando às margens de Itália — na mitologia romana, o ato de fundação de Roma. A obra de Virgílio foi uma vigorosa expressão das tradições de uma nação que urgia pela afirmação histórica, saída de um período turbulento de cerca de dez anos, durante os quais as revoluções prevaleceram. Virgílio teve uma influência ampla e profunda na literatura ocidental, mais notavelmente na Divina Comédia de Dante, em que Virgílio aparece como guia de Dante pelo inferno e purgatório."

"A obra de Virgílio compreende, além de poemas menores, compostos na juventude, as Bucólicas ou Éclogas, em número de dez, em que reflete a influência do gênero pastoril criado por Teócrito.

As Geórgicas, dedicadas ao seu protetor Mecenas, constam de quatro livros, tratando da agricultura. Trata-se de uma obra de implicações políticas indiretas, embora bem definidas: ao fazer a apologia da vida do campo, o poeta serve o ideal político-social da dignificação da classe rural. Reflete a influência de Hesíodo e Lucrécio.

Literariamente, as Geórgicas são consideradas a sua obra mais perfeita. E finalmente, a Eneida, que o poeta considerou inacabada, a ponto de pedir, no leito de morte, que fosse queimada, constitui a epopeia nacional.

Esta refere-se à lenda do guerreiro Eneias, que, após a célebre guerra, teria fugido de Troia, saqueada e incendiada, e chegado à península Itálica, onde se tornou o

Page 59: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

antepassado do povo romano. Epopeia erudita, a Eneida tem como objetivo dar aos romanos uma ascendência não-grega, definindo a cultura latina como original e não tributária da cultura helênica.

O poema consta de doze livros e a sua construção serviu de modelo definitivo às grandes epopeias do renascimento, nomeadamente para Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Virg%C3%ADlio

Arthur Schopenhauer (Danzig, 22 de fevereiro de 1788 — Frankfurt, 21 de setembro de 1860) foi um filósofo alemão do século XIX.

"Seu pensamento sobre o amor é caracterizado por não se encaixar em nenhum dos grandes sistemas de sua época. Sua obra principal é 'O mundo como vontade e representação' (1819), embora o seu livro 'Parerga e Paralipomena' (1851) seja o mais conhecido. Schopenhauer foi o filósofo que introduziu o budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. Foi fortemente influenciado pela leitura das Upanishads, que foram traduzidas pela primeira vez para o Latim no início do século XIX.

A influência oriental em sua filosofia o fez aceitar o ateísmo. Ficou vulgarmente conhecido por seu pessimismo e entendia o budismo (e a essência da mensagem cristã, bem como o essencial da maior parte das culturas religiosas de todos os povos em todos os tempos) como uma confirmação dessa visão realista-pessimista. Schopenhauer também combateu fortemente a filosofia hegeliana e influenciou fortemente o pensamento de Eduard von Hartmann e Friedrich Nietzsche.

Schopenhauer acreditava no amor como meta na vida, mas não acreditava que ele tivesse a ver com a felicidade."

"O pensamento de Schopenhauer parte de uma interpretação de alguns pressupostos da filosofia kantiana, em especial de sua concepção de fenômeno. Esta noção leva Schopenhauer a postular que o mundo não é mais que representação. Esta conta com dois polos inseparáveis: por um lado, o objeto, constituído a partir de espaço, tempo e o princípio de causalidade; por outro, a

Page 60: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

consciência íntima e subjetiva acerca do mundo, sem a qual este não existiria. Contudo, Schopenhauer rompe com Kant, uma vez que este afirma a impossibilidade de a consciência alcançar a coisa-em-si, isto é, a realidade não fenomênica. Segundo Schopenhauer, ao tomar consciência de si em nível radical, o homem se experiencia como um ser movido por aspirações e paixões. Estas constituem a unidade da vontade, compreendida como o princípio norteador da vida humana."

"Voltando o olhar para a natureza, o filósofo percebe, analogicamente, esta mesma vontade presente em todos os seres, figurando como fundamento de todo e qualquer movimento (muito embora Schopenhauer trabalhar com o conceito de vontade metaforicamente, no sentido de que, dentre todos os fenômenos, o fenômeno da vontade é o que mais se aproxima e melhor representa a natureza da coisa-em-si). Portanto, para Schopenhauer, a vontade como que corresponde à coisa-em-si, sendo, deste modo, como que o substrato último de toda realidade minimamente experienciável (e minimamente experienciável porque, aos olhos de Schopenhauer, a vontade, rigorosamente falando, não possui status metafísico no sentido clássico de algo situado além e fora da experiência, mas sim, poder-se-ia dizer, uma espécie de status 'introfísico', na medida em que é a experiência mais imediata, profunda, radical e íntima do mundo, primeiramente sendo percebida de forma direta por nós em nós mesmos compreendidos como 'complexo intelecto-corporal' e, depois, suposta analogicamente, isto é, indiretamente, nos demais corpos/objetos)."

"O impulso do desejo não se dá de forma consciente: ele, ao contrário, se desdobra desde o inorgânico até o homem, que deseja sua preservação. A consciência humana seria uma mera superfície, tendendo a encobrir, ao conferir causalidade a seus atos e ao próprio mundo, a irracionalidade inerente à vontade. Sendo deste modo compreendida, ela constitui, igualmente, a causa de todo sofrimento, uma vez que lança os entes em uma cadeia perpétua de aspirações sem fim, provocando a dor de ser algo que jamais consegue completar-se. Daí a nota pessimista consequente no pensamento de Schopenhauer: o prazer consiste apenas na supressão momentânea da dor; esta, por sua vez, é a única e verdadeira realidade.

Contudo, há alguns caminhos (estéticos) que possibilitam ao homem escapar da vontade, e assim, da dor que ela acarreta. A primeira via é a da arte. Schopenhauer traça uma hierarquia presente nas manifestações artísticas na qual cada modalidade artística, ao nos lançar em uma pura contemplação de ideias, nos apresenta um grau de 'objetidade' da vontade. Partindo da arquitetura como seu grau inferior, ao mostrar a resistência e as forças intrínsecas presentes na matéria, o último patamar desta contemplação reside na experiência musical; a música, por ser independente de toda imagem externa, é capaz de, se não nos apresentar, pelo menos nos aproximar da pura Vontade em seus movimentos próprios; a música é, pois, de certa forma, a própria vontade encarnada. Tal contemplação, trazendo a vontade para diante de nós, consegue nos livrar,

Page 61: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

momentaneamente, de seus liames. Mas a arte representa apenas um paliativo para o sofrimento humano."

"Uma outra possibilidade de escape, conquanto indireta, é apontada através da moral. A conduta humana deve voltar-se para a superação do egoísmo; este, muito basicamente, provém da ilusão de individuação, pela qual um indivíduo deseja, constantemente, suplantar os outros. A compreensão da vontade faz aparecer todos os entes desde seu caráter único, o que leva, necessariamente, a um sentimento de compaixão e a uma prática de justiça e caridade - o que não significa que, para Schopenhauer, a moralidade seja, no primário e essencialmente (tal qual a arte e a ascese), 'uma via para a felicidade pessoal': apenas que, praticando-a, indiretamente o agente termina por fruir a dita felicidade entendida em termos de anulação do egoísmo; significa dizer que, pelo menos no âmbito da moralidade, a felicidade própria (seja a de base egoísta ordinária, seja a de base contemplativa) não é a razão de ser ou o motivo premente e imediato da ação do agente, embora este lograr afastar, mediante a prática moral, mesmo que por curto período de tempo, o sofrimento ligado ao querer egoísta.

Finalmente, a suprema felicidade somente pode ser conseguida pela anulação da vontade (isto é, pela ascese). Tal anulação é encontrada por Schopenhauer no misticismo hindu, particularmente no budismo; a experiência do nirvana constitui a aniquilação desta vontade última, o desejo de viver."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Schopenhauer

FRASES CÉLEBRES:

Cuando la realidad visible parece más bella que la imaginada es porque la miran ojos enamorados. LUIS CERNUDA.

De mi eterna locura: imaginar dichoso, sueños de futuro. Esperanzas de amor, periplos soleados. LUIS CERNUDA.

Si el hombre pudiera decir lo que ama,si el hombre pudiera levantar su amor por el cielo como una nube en la luz. LUIS CERNUDA.

Page 62: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Omnia fert aetas, animum quoque. VIRGILIO.

Ut varias usus meditando extunderet artis / paulatim. VIRGILIO

Degeneres animos timor arguit. VIRGILIO

Quis fallere possit amantem? VIRGILIO

Quisque suos patimur Manes. VIRGILIO

Flectere si nequeo superos, Acheronta movebo. VIRGILIO

Audentes fortuna juvat. VIRGILIO

Man can do what he wills but he cannot will what he wills. ARTHUR SCHOPENHAUER

We can do what we wish, but we can only wish what we must. SCHOPENHAUER.

The old woman dies, the burden is lifted. SCHOPENHAUER

We forfeit three-fourths of ourselves in order to be like other people. SCHOPENHAUER.

Compassion is the basis of all morality. SCHOPENHAUER.

If there is anything in the world that can really be called a man’s property, it is surely that which is the result of his mental activity. SCHOPENHAUER.

Page 63: Destaques Enciclopédia 15 09-2014 a 21-09-2014

Change alone is eternal, perpetual, immortal. SCHOPENHAUER

Talent hits a target no one else can hit; Genius hits a target no one else can see. SCHOPENHAUER.

Life is short and truth works far and lives long: let us speak the truth. SCHOPENHAUER.