destaques enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

35
UMBERTO NEVES DESTAQUES DE ENCICLOPÉDIA DE 08-12-2014 a 14-12-2014 Há textos em espanhol, quando as referências e fontes são melhores, ou preferidas. Publicados originalmente em www.facebook.com/umbertoneves.ideas durante o período citado. Há acréscimos e correções dos originais publicados nessa rede social. As frases célebres estão no idioma original dos autores ou originalmente no idioma inglês e traduzidas para o português. 08-12-2014 EM 08 DE DEZEMBRO DE 2014, DESTACO: 1560 - Fundação da cidade de Guarulhos - São Paulo - Brasil. 1839 - O vocábulo cartografia é empregado pela primeira vez pelo historiador português Visconde de Santarém, numa carta endereçada ao historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen. 1863 - É criado o futebol moderno. 1869 - Início do Primeiro Concílio do Vaticano. 2000 - O juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto é preso depois de oito meses foragido. 2003 - Implosão da Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru). 2004 - Realizado o terceiro encontro de cúpula sul-americano (v. Comunidade Sul- Americana de Nações). NASCIMENTOS E MORTES (*) 65 a.C. - Horácio, poeta romano (m. 8 a.C.). 1864 - Camille Claudel, escultora francesa (m. 1943). 1894 - Florbela Espanca, poetisa portuguesa (m. 1930, no mesmo dia). 1894 - James Thurber, humorista e escritor estadunidense (m. 1961).

Upload: umberto-neves

Post on 19-Jul-2015

348 views

Category:

Education


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

UMBERTO NEVES DESTAQUES DE ENCICLOPÉDIA DE 08-12-2014 a 14-12-2014 Há textos em espanhol, quando as referências e fontes são melhores, ou preferidas. Publicados originalmente em www.facebook.com/umbertoneves.ideas durante o período citado. Há acréscimos e correções dos originais publicados nessa rede social.

As frases célebres estão no idioma original dos autores ou originalmente no idioma inglês e traduzidas para o português.

08-12-2014

EM 08 DE DEZEMBRO DE 2014, DESTACO:

1560 - Fundação da cidade de Guarulhos - São Paulo - Brasil.

1839 - O vocábulo cartografia é empregado pela primeira vez pelo historiador português Visconde de Santarém, numa carta endereçada ao historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen.

1863 - É criado o futebol moderno.

1869 - Início do Primeiro Concílio do Vaticano.

2000 - O juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto é preso depois de oito meses foragido.

2003 - Implosão da Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru).

2004 - Realizado o terceiro encontro de cúpula sul-americano (v. Comunidade Sul-Americana de Nações).

NASCIMENTOS E MORTES (*)

65 a.C. - Horácio, poeta romano (m. 8 a.C.).

1864 - Camille Claudel, escultora francesa (m. 1943).

1894 - Florbela Espanca, poetisa portuguesa (m. 1930, no mesmo dia).

1894 - James Thurber, humorista e escritor estadunidense (m. 1961).

Page 2: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

1926 - Joachim Fest, escritor alemão (m. 2006).

(*)

1830 - Benjamin Constant, pensador, escritor e político suíço (n. 1767) (PUBLICADA)

1903 - Herbert Spencer, filósofo britânico e um dos representantes do positivismo (n. 1820)

http://pt.wikipedia.org/wiki/8_de_dezembro

Quinto Horácio Flaco, em latim Quintus Horatius Flaccus, (Venúsia, 8 de dezembro de 65 a.C. — Roma, 27 de novembro de 8 a.C.) foi um poeta lírico e satírico romano, além de filósofo. É conhecido por ser um dos maiores poetas da Roma Antiga.

Alguns de seus poemas são apontados como exemplos do impacto da filosofia epicurista na Roma Antiga. Não sendo um filósofo ele mesmo no sentido estreito do termo, ele se mostrou um filósofo ao não evitar o tema em seus poemas. Alguns temas epicuristas destacam-se em sua obra, como a importância em se aproveitar o presente (carpe diem) pelo reconhecimento da brevidade da vida e a busca pela tranquilidade (fugere urbem).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1cio

Camille Claudel, nome artístico de Camille Athanaïse Cécile Cerveaux Prosper (Aisne, 8 de dezembro de 1864 — Paris, 19 de outubro de 1943) foi uma escultora francesa.

Em 1881, já com 17 anos, sai de casa para ir em busca de seu grande sonho. Parte para Paris e ingressa na Academia Colarossi, uma escola que forma artistas escultores. Ela teve por mestre primeiramente Alfred Boucher e depois Auguste Rodin. É desta época que datam suas primeiras obras que nos são conhecidas: A Velha Helena (La Vieille Hélène — coleção particular) ou Paul aos treze anos (Paul à treize ans — Châteauroux).

Page 3: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

O tempo passa, e seu professor Rodin, impressionado pela solidez e tamanha beleza de seu trabalho, admite-a como aprendiz de seu ateliê na rua da Universidade em 1885 e é nesse momento que ela colaborará na execução das Portas do Inferno (Les Portes de l'Enfer) e do monumento Os Burgueses de Calais (Les Bourgeois de Calais).

Tendo deixado sua família pelo amor a escultura, ela trabalha vários anos a serviço de seu mestre, por quem é secretamente apaixonada, e ela mantem-se à custa de sua própria criação, pois ela ganha salário como aprendiz. Por vezes, a obra de um e de outro são tão próximas que não se sabe qual obra de seu professor ou da aluna. Às vezes se confunde em quem inspirou um ou copiou o outro, pois Camille faz tão bem seu trabalho que parece que há anos ela trabalha com arte. Suas esculturas e as de Rodin são muito idênticas, fato que aproxima os dois.

O tempo passa e Camille e Rodin se envolvem, e têm um caso ardente de amor. Porém Camille Claudel enfrenta muito rapidamente duas grandes dificuldades: De um lado, Rodin não consegue decidir-se em deixar Rose Beuret, sua namorada desde os primeiros anos difíceis, e de outro lado, alguns afirmam que suas obras seriam executadas por seu próprio mestre, ou seja, acusam Camille de ter copiado todos os trabalhos de seu professor em vez dela mesma fazer. Muito triste e depressiva pelas acusações e por Rodin ainda ter outra mulher, Camille tentará se distanciar de Rodin e a fazer suas obras de arte sozinha. Percebe-se muito claramente essa tentativa de autonomia em sua obra (1880-94), tanto na escolha dos temas como no tratamento: A Valsa [1](La Valse — Museu Rodin) ou A Pequena Castelã [2] (La Petite Châtelaine, Museu Rodin). Esse distanciamento segue até o rompimento definitivo em 1898. A ruptura é marcada e contada pela famosa obra de título preciso: A Idade Madura (L’Age Mûr – Museu d'Orsay).

Ferida e desorientada, ainda mais por descobrir que seu romance com Rodin não passou de uma aventura para ele e que ele prefeiu a namorada, Camille Claudel passa a nutrir por Rodin um estranho amor-ódio que a levará à paranóia e a loucura. Ela instala-se então no número 19 do hotel Quai Bourbon e continua sua busca artística em grande solidão, pois ama loucamente Rodin, mas ao mesmo tempo o odeia por ele tê-la abandonado. Ela se entregou a esse homem de corpo e alma e em troca só teve ingratidão e abandono. Apesar do apoio de críticos como Octave Mirbeau, Mathias Morhardt, Louis Vauxcelles e do fundidor Eugène Blot, seus amigos, ela não consegue superar a dor da saudade. Eugène Blot organiza duas grandes exposições, esperando o reconhecimento e assim um benefício sentimental e financeiro para Camille Claudel, pois ele quer ajudar a amiga em dificuldade. Suas exposições têm grande sucesso de crítica, mas Camille já está doente demais para se reconfortar com os elogios. Ela passa a ficar estranha e obsessiva, querendo a morte de Rodin. Ela passa a se lembrar de seu passado, a mãe a impedindo de ser uma artista e lembranças ruins da infância passam a sufocá-la cada vez mais.

Depois de 1905, os períodos paranóicos de Camille multiplicam-se e acentuam-se. Ela crê em seus delírios. Entre seus sonhos doentes, ela acredita que Rodin

Page 4: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

roubará suas obras de arte para moldá-las e expô-las como suas, ou seja, ela acha que Rodin roubará as esculturas e falará que foi ele quem fez. Ela passa a achar que o inspetor do Ministério das Belas-Artes está em conluio com Rodin, e que desconhecidos querem entrar em sua casa para lhe furtar suas obras de arte. Nessa fase ela passa a falar sozinha e já adquiriu a esquizofrenia. Também chora muito, e passa a ter ideias de suicídio. Camille cria histórias imaginárias que ela passa a achar que são puramente verdade. Nessa terrível época que suas crises de loucura aumentam, vive um grande abatimento físico e psicológico, não se alimentando mais e desconfiando de todas as pessoas, achando que todos a matarão. Ela se isola e como mora sozinha no hotel, ninguém sabe de sua condição, pois ela rompe a amizade com os amigos e passa a querer ficar e viver sozinha em seu quarto. Ela se mantém vendendo as poucas obras que ainda lhe restam.

Seu pai, seu porto-seguro, a única pessoa que a mais entendeu na sua vida, morre em 3 de março de 1913, o que piora por completo sua depressão e a faz sair da realidade mais ainda. Ela entra em uma crise violenta, quebrando tudo e gritando, e em 10 de março, ela é internada no manicômio de Ville-Evrard. A eclosão da Primeira Guerra Mundial levou-a a ser transferida para Villeneuve-lès-Avignon onde morre, após trinta anos de internação e desespero, passando todo esse tempo amarrada e sedada. Morreu em 19 de outubro de 1943, aos 79 anos incompletos.

A força e a grandiosidade de seu talento estavam na verdade em um lugar muito incômodo: entre a figura legendária de Rodin e a de seu irmão que se tornou um dos maiores expoentes da literatura de sua geração. E não é difícil ler que as questões de gênero permeiam esse lugar menor dedicado a Camille.

Seu gênio sufocado por dois gigantes, sua vida sufocada por um abandono, suas forças e sua lucidez esgotadas por uma relação umbilical com seu mestre e amante. Uma relação da qual não conseguiu desvencilhar-se, consumindo sua vitalidade na vã tentativa de desembaraçar-se desse destino perverso. Camille Claudel, sua forte personalidade, sua intransigência, seu gênio criativo que ultrapassou a compreensão de sua época, como afirma o personagem de Eugène Blot no filme, permanecerá ainda e sempre um Sumo Mistério. Ela tinha uma inteligência e um talento fora do comum e poucas pessoas da época entendiam seu grande dom para ser uma verdadeirta artista.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Claudel

Florbela Espanca (Vila Viçosa, 8 de Dezembro de 1894 — Matosinhos, 8 de Dezembro de 1930), batizada como Flor Bela Lobo, e que opta por se autonomear Florbela d'Alma da Conceição Espanca, foi uma poetisa portuguesa. A sua vida, de

Page 5: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

apenas trinta e seis anos, foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização, feminilidade e panteísmo.

Em 1919 saiu a sua primeira obra, Livro de Mágoas, um livro de sonetos. A tiragem (duzentos exemplares) esgotou-se rapidamente. Um ano mais tarde, sendo ainda casada, a escritora passou a viver com António José Marques Guimarães, alferes de Artilharia da Guarda Republicana.

Autora polifacetada: escreveu poesia, contos, um diário e epístolas; traduziu vários romances e colaborou ao longo da sua vida em revistas e jornais de diversa índole, Florbela Espanca antes de tudo é poetisa. É à sua poesia, quase sempre em forma de soneto, que ela deve a fama e o reconhecimento. A temática abordada é principalmente amorosa. O que preocupa mais a autora é o amor e os ingredientes que romanticamente lhe são inerentes: solidão, tristeza, saudade, sedução, desejo e morte. A sua obra abrange também poemas de sentido patriótico, inclusive alguns em que é visível o seu patriotismo local: o soneto "No meu Alentejo" é uma glorificação da terra natal da autora.

Somente duas antologias, Livro de Mágoas (1919) e Livro de Sóror Saudade (1923), foram publicadas em vida da poetisa. Outras, Charneca em Flor (1931), Juvenília (1931) e Reliquiae (1934) saíram só após o seu falecimento. Toda a obra poética de Florbela foi reunida por Guido Battelli num volume chamado Sonetos Completos, publicado pela primeira vez em 1934. Em 1978 tinham saído 23 edições do livro. As peças anteriores às primeiras publicações da poetisa foram reconstituídas por Mária Lúcia Dal Farra, que em 1994 editou o texto de Trocando Olhares.

A prosa de Florbela exprime-se através do conto (em que domina a figura do irmão da poetisa), de um diário, que antecede a sua morte, e em cartas várias. Algumas peças da sua correspondência são de natureza familiar, outras tratam de questões relacionadas com a sua produção literária, quer num sentido interrogativo quanto à sua qualidade, quer quanto a aspetos mais práticos, como a sua publicação. Nas diferentes manifestações epistolares sobressaem qualidades que nem sempre estão presentes na restante produção em prosa - naturalidade e simplicidade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Florbela_Espanca

Joachim Clemens Fest (8 de Dezembro de 1926 - 11 de Setembro de 2006) foi um historiador e escritor alemão; tornou-se mundialmente conhecido pela sua

Page 6: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

biografia de Adolf Hitler lançada em 1973 e pelo apoio na autobiografia de Albert Speer lançada em 2000.

Com uma decisiva influência do pai, forte opositor ao Nazismo, Joachim Fest não se filiou à Juventude Hitlerista. Serviu, porém, ao exercito alemão (Wehrmacht), tendo sido capturado e mantido como prisioneiro de guerra na França até o final da Guerra em 1945. Sua formação educacional contou com o Gymnasium de Berlim e de Breigau. Estudou Direito, História, Sociologia, Literatura Alemã e História da Arte em Freiburg, Frankfurt e Berlim.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joachim_Fest

Herbert Spencer (Derby, 27 de Abril de 1820 — Brighton, 8 de Dezembro de 1903) foi um filósofo inglês e um dos representantes do liberalismo clássico.

Spencer foi um profundo admirador da obra de Charles Darwin. É dele a expressão "sobrevivência do mais apto", e em sua obra procurou aplicar as leis da evolução a todos os níveis da atividade humana. Spencer teve suas ideias enormemente distorcidas. Essas distorções lhe renderam a alcunha de "Pai do Darwinismo Social". Todavia, Spencer jamais utilizou este termo ou defendeu a morte de indivíduos "mais fracos" assim como foi um notável opositor de governos militares e autoritários, de qualquer forma de coletivismo, do colonialismo, do imperialismo e das guerras.

O filósofo aplicou à sociologia ideias que retirou das ciências naturais, criando um sistema de pensamento muito influente a seu tempo. Suas conclusões o levaram a defender a primazia do indivíduo perante a sociedade e o Estado, e a natureza como fonte da verdade, incluindo a verdade moral. No campo pedagógico, Spencer fez campanha pelo ensino da ciência, combateu a interferência do Estado na educação e afirmou que o principal objetivo da escola era a construção do caráter.

Enquanto a maioria dos filósofos não consegue atingir muitos seguidores fora do grupo de colegas de profissão, por volta de 1870 e 1880 Spencer tinha alcançado uma popularidade sem precedentes, como o grande volume de suas vendas indica. Foi provavelmente a primeira e talvez a única vez na história, que um filósofo vendeu mais de um milhão de cópias de seus trabalhos durante a sua vida. Nos Estados Unidos, onde as edições piratas ainda eram comuns, sua editora autorizada, a Appleton, vendeu 368.755 cópias entre 1860 e 1903. Este valor não difere muito de suas vendas na sua Inglaterra natal, e uma vez que as edições do resto do mundo são adicionadas a figura de um milhão de cópias parece ser uma

Page 7: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

estimativa conservadora. Como William James observou, Spencer "ampliou a imaginação, e libertou a mente especulativa de inúmeros médicos, engenheiros, advogados, físicos, químicos, e dos leigos em geral". O aspecto de seu pensamento, que enfatizou o auto-aperfeiçoamento do indivíduo encontrou um público pronto na classe trabalhadora qualificada.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Herbert_Spencer

FRASES CÉLEBRES (TG: TRADUÇÃO GOOGLE)

Che cosa vieta di dire la verità ridendo? ORAZIO.

O que proíbe a dizer a verdade rindo?

Per evitare un difetto, gli stolti cadono nel difetto contrario. ORAZIO.

Para evitar um defeito, os tolos caem no defeito contrário.

Apodérate del día; no confíes en el mañana. ORAZIO.

Apodera-te do dia; não confie no amanhã.

Dulce et decorum est pro patria mori. ORAZIO.

Doce e honrado é morrer pela pátria.

Graecia capta ferum victorem cepit et artes intulit in agresti Latio. ORAZIO.

grécia conquistada conquistou ao bárbaro conquistador e introduziu as artes no Lácio Agreste.

Nil sine magno vita labore dedit mortalibus. ORAZIO.

A vida não dá nada aos mortais, sim um grande esforço.

Qui sibi fidet, dux reget examen. ORAZIO.

Quem confia em si mesmo será o rei do exame.

Fugit irreparabile tempus. ORAZIO.

O tempo foge de modo irreparável;

Há uma primavera em cada vida/ é preciso cantá-la assim florida. FLORBELA ESPANCA.

Quem disser que pode amar alguém pela vida inteira é porque mente. FLORBELA ESPANCA.

Page 8: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

As almas das poetisas são todas feitas de luz, como as dos astros: não ofuscam, iluminam... FLORBELA ESPANCA.

Todas as minhas cartas de amor não são mais que a realização da minha necessidade de fazer frases. FLORBELA ESPANCA.

Marriage: A ceremony in which rings are put on the finger of the lady and through the nose of the gentleman, HERBERT SPENCER.

Casamento: cerimônia em que se coloca uma aliança no dedo da mulher e outra no nariz do homem.

Most of my pleasures have come from unexpected sources. HERBERT SPENCER.

A maioria das nossas satisfações vêm de fontes inesperadas.

Time: That which man is always trying to kill, but which ends in killing him. HERBERT SPENCER.

TG - Time: Aquilo que o homem está sempre tentando matar, mas que termina em matá-lo.

Opinion is ultimately determined by the feelings, and not by the intellect. HERBERT SPENCER.

TG - A opinião é, em última análise determinada pelos sentimentos, e não pelo intelecto.

Architecture, sculpture, painting, music, and poetry, may truly be called the efflorescence of civilised life. HERBERT SPENCER.

TG - Arquitetura, escultura, pintura, música e poesia, pode realmente ser chamado de o florescimento da vida civilizada.

Every cause produces more than one effect. HERBERT SPENCER.

TG - Toda causa produz mais de um efeito.

Volumes might be written upon the impiety of the pious. HERBERT SPENCER.

TG - Volumes podem ser escritos sobre a impiedade dos piedosos.

09-12-2014

EM 09 DE DEZEMBRO DE 2014, DESTACO:

1815 - Fundação do condado de White-Illinois Estados Unidos.

1839 - Maceió se torna capital da então Província de Alagoas - Brasil.

Page 9: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

1987 - Eclode a Intifada: rebelião palestina nos territórios ocupados e no setor árabe de Jerusalém.

1992 - Lady Diana e o Príncipe Charles se separam.

2002 - A Casa de Detenção de São Paulo, mais conhecida como Carandiru é implodida.

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1608 - John Milton, escritor inglês (m. 1674) (PUBLICADA)

1888 - Maria de Arruda Müller, educadora e poetisa brasileira (m. 2001). (PUBLICADA)

1894 - Aníbal Machado, escritor brasileiro (m. 1964)

1925 - Ernest Gellner, antropólogo, sociólogo e filósofo (m. 1995).

(*)

1977 - Clarice Lispector, escritora brasileira nascida na Ucrânia (n. 1920).

2002 - Stan Rice, poeta e professor universitário norte-americano (n. 1942)

http://pt.wikipedia.org/wiki/9_de_dezembro

Aníbal Monteiro Machado (Sabará, 9 de dezembro de 1894 — Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1964) foi um escritor, futebolista, professor e homem de teatro brasileiro.

Ligado ao teatro, ajudou a fundar vários grupos teatrais, tais como Os Comediantes, o Teatro Experimental do Negro, o Tablado e o Teatro Popular Brasileiro.

Traduziu peças de Anton Checov e Franz Kafka e escreveu a peça O Piano, adaptada da novela de mesmo nome. Por esta peça, recebeu o Prêmio Cláudio de Sousa, da Academia Brasileira de Letras. Também foi condecorado com a Legião de Honra.

Na década de 1960, seus contos A morte da porta estandarte, Tati, a garota, O iniciado do vento (O Menino e o Vento,1967) e Viagem aos seios de Duília ganharam versões para o cinema, com colaboração do próprio Aníbal nos

Page 10: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

roteiros. Manoel Carlos adaptou vários contos de sua obra na telenovela Felicidade, exibida pela Rede Globo em 1991.

Aníbal Machado foi também jogador de futebol e participou do primeiro time titular do Clube Atlético Mineiro, em 1909, entrando para a história do clube por ter marcado o primeiro gol da história do Clube Atlético Mineiro. O jogo foi Sport(BH) 0x3 Atlético, realizado numa tarde chuvosa, num campo onde atualmente fica a Secretaria de Agricultura, no quarteirão entre a Rodoviária, a Av. Paraná e a Rua Guarani. Quando jogava no Atlético, Aníbal Machado tinha o apelido de Pingo. Jogou por três anos, até se formar em Direito, participando também da diretoria do clube.

Tendo publicado apenas 13 contos, Aníbal produziu, pelo menos, uma obra-prima, Viagem aos seios de Duília, além de alguns contos notáveis, como O iniciado do vento, O Piano, Tati, a garota e O telegrama de Ataxerxes (este com um forte acento kafkiano, embora revestido de um certo humor).

Este conto narra as desventuras de José Maria, um funcionário público, que sublimou na dedicação ao trabalho a sua solidão, a falta de convívio com as mulheres, a incomunicabilidade. José Maria jamais se libertou da visão de um seio de Duília, quando ambos eram adolescentes. Ao se ver aposentado, depois de estéreis tentativas de, enfim, "viver a vida", o velho funcionário, mais do que nunca, se volta para aquela visão do passado e decide ir à procura da mocinha que lhe proporcionou, talvez, a única coisa boa da sua vida.

É um texto magistral sobre a coragem do ser e do vir a ser, sobre a busca de novos desafios e a recusa a considerar aposentadoria como sinônimo de morte, embora esta busca e esta recusa possam ser inúteis.

http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%ADbal_Machado

Stan Rice (Dallas, 7 de novembro de 1942 - Nova Orleães, 9 de dezembro de 2002) foi um professor universitário, poeta e pintor norte-americano. Ele foi o marido da renomada escritora Anne Rice.

Foi a morte de sua primeira filha com Anne, Michele (1966-1972), aos seis anos, por conta da leucemia, que tornou Stan Rice a se tornar um autor publicado. Seu primeiro livro de poemas, publicado em 1975, com base em doença de sua filha e a morte, foi intitulado Alguns Cordeiros. Ele incentivou sua esposa à sair do seu

Page 11: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

trabalho como garçonete, cozinheira, recepcionista e teatro para dedicar-se o tempo inteiro à escrita, o que incentivou eventualmente seu filho, o escritor Christopher Rice, à se tornar um autor publicado também.

As pinturas de Stan Rice estão representados nas coleções do Museu Ogden e no New Orleans Museum of Art. As Galerias de Arte da Southeastern Louisiana apresentou uma exposição de quadros selecionados em março de 2005. Há planos prospectivos em andamento para expor as pinturas de Rice em vários locais no México.

Na estreia de Prisma da Noite, autobiografia de Anne Rice por Katherine Ramsland, Anne disse sobre Stan: "É um modelo de homem para mim que não olha para o céu ou para o inferno para justificar seus sentimentos sobre a própria vida. Sua 'capacidade de ação' é admirável. Hoje cedo, diante de mim, ele disse: 'O que mais você poderia pedir que a própria vida?'."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stan_Rice

10-12-2014

EM 10 DE DEZEMBRO DE 2014, DESTACO:

1520 - Martinho Lutero queima, em Wittenberg (Alemanha), a bula de excomunhão Exsurge Domine, decretada contra ele pelo papa Leão X.

1817 - Mississippi se torna o vigésimo estado norte-americano.

1898 - Termina a Guerra Hispano-Estadunidense com a assinatura do Tratado de Paris, pelo qual a Espanha perde o domínio sobre Cuba, Porto Rico e Filipinas.

1901 - Realiza-se a primeira entrega oficial dos Premios Nobel em Estocolmo e Oslo.

1925 - Nova aparição de Nossa Senhora à religiosa Lúcia de Jesus dos Santos, em Pontevedra, Espanha.

1970 - É fundada em Nova York, Estados Unidos, a legendária equipe de futebol estadunidense, o New York Cosmos

1984 - Proibida a tortura, de acordo com a Convenção das Nações Unidas - Na atualização da convenção de Genebra pelo alto colegiado da ONU.

Page 12: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1830 - Emily Dickinson, poeta estadunidense (m. 1886).

1920 - Clarice Lispector, escritora brasileira (m. 1977).

1962 - Cássia Eller, cantora e compositora brasileira (m. 2001). (PUBLICADA)

(*)

1896 - Alfred Bernard Nobel, químico sueco que instituiu o prêmio anual com seu sobrenome (n. 1833)

1936 - Luigi Pirandello, escritor italiano (n. 1867)

1968 - Thomas Merton, escritor americano (n. 1915)

http://pt.wikipedia.org/wiki/10_de_dezembro

Emilly Elizabeth Dickinson (Amherst, 10 de dezembro de 1830 - 15 de maio de 1886) foi uma poetisa americana, considerada moderna em vários aspectos da sua obra.

Em torno de Emily, construiu-se o mito acerca de sua personalidade solitária. Tanto que a denominavam de a “Grande Reclusa”. É importante que se diga, que este comportamento de Emily coadunava-se com o modelo de conduta feminina que era apregoado no Massachusetts de Oitocentos. Emily, em raros momentos, deixou sua vida reclusa, tanto que em toda sua vida, apenas fez viagens para a Filadélfia para tratar de problemas de visão, uma para Washington e Boston. Foi numa destas viagens que Emily conheceu dois homens que teriam marcada influência em sua vida e inspiração poética: Charles Wadsworth e Thomas Wentworth Higginson.

Emily conheceu Charles Wadsworth, um clérigo de 41 anos, em sua viagem à Filadélfia. Alguns críticos creditam a Wadsworth, como sendo o alvo de grande parte dos poemas de amor escritos por Emily.

Quase tudo que se sabe sobre a vida de Emily Dickinson tem como fonte as correspondências que ela manteve com algumas pessoas. Entre elas: Susan Dickinson, que era sua cunhada e vizinha, colegas de escola, familiares e alguns intelectuais como Samuel Bowles, o Dr. e a Mrs. J. G. Holland, T. W. Higginson e

Page 13: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

Helen Hunt Jackson. Nestas cartas, além de tecer comentários sobre o seu cotidiano, havia também alguns poemas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Emily_Dickinson

Nascida Haya Pinkhasovna Lispector (Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 — Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977), Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira. Quanto à sua brasilidade, Clarice declarava-se pernambucana.

Em 25 de maio de 1940, com apenas 19 anos, publicou seu primeiro conto, "Triunfo", na Revista Pan, de propriedade do editor José Scortecci.

Em 1975 foi convidada a participar do Primeiro Congresso Mundial de Bruxaria, em Cali na Colômbia. Fez uma pequena apresentação na conferência, e falou do seu conto "O ovo e a Galinha", que depois de traduzido para o espanhol fez sucesso entre os participantes. Ao voltar ao Brasil, a viagem de Clarice ganhou ares mitológicos, com jornalistas descrevendo (falsas) aparições da autora vestida de preto e coberta de amuletos. Porém, a imagem se formou, dando a Clarice o título de "a grande bruxa da literatura brasileira". Seu próprio amigo Otto Lara Resende disse sobre a obra de Lispector: "não se trata de literatura, mas de bruxaria."

Em dezembro de 1943, publicou seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem. Escrito quando tinha 19 anos, o livro apresenta Joana como protagonista, a qual narra sua história em dois planos: a infância e o início da vida adulta. A literatura brasileira era nesta altura dominada por uma tendência essencialmente regionalista, com personagens contando as dificuldades da realidade social do país na época. Clarice Lispector surpreendeu a crítica com seu romance, seja pela problemática de caráter existencial, completamente inovadora, seja pelo estilo solto, elíptico e fragmentário. Este estilo de escrita se tornou marca característica da autora, como pode ser observado em seus trabalhos subsequentes.

Na época da publicação, muitos associaram o seu estilo literário introspectivo a Virginia Woolf ou James Joyce, embora ela afirme não ter lido nenhum destes autores antes de ter escrito seu romance inaugural. A epígrafe de Joyce e o título, inspirados em citação do livro de Joyce Retrato do Artista quando Jovem, foram sugeridos por Lúcio Cardoso após o livro ter sido escrito. Perto do coração selvagem ganhou o prêmio da Fundação Graça Aranha de melhor romance de estreia, em outubro de 1944.

Page 14: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

A obra de Clarice ultrapassa qualquer tentativa de classificação. A escritora e filósofa francesa Hélène Cixous vai ao ponto de dizer que há uma literatura brasileira A.C. (Antes da Clarice) e D.C. (Depois da Clarice). Para a pesquisadora Susana de Sá Klôh, a obra de Clarice é repleta de sugestões e a valorização do mundo interior dos personagens leva o leitor a uma empatia que pode alcançar o patamar da revelação. "É comum encontramos, quando se fala em Clarice Lispector, o termo epifania: seus textos frequentemente levam a uma revelação, a uma descoberta que só é feita através de uma entrega aos sentidos, nunca pela racionalização".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clarice_Lispector

Alfred Bernhard Nobel (Estocolmo, 21 de Outubro de 1833 — San Remo, 10 de Dezembro de 1896) foi um químico e inventor sueco.

Em 1852 foi trabalhar para a empresa do pai com os seus irmãos, e realizou experiências com o fim de arranjar um uso seguro e passível de vender para a nitroglicerina. Não obteve quaisquer resultados. Em 1863, regressou à Suécia com o objectivo de desenvolver a nitroglicerina como explosivo. Muda-se para uma zona isolada depois da morte do irmão Emil numa das suas explosões experimentais. Tentou então tornar a nitroglicerina num produto mais manipulável, juntando-lhe vários compostos, que a tornaram de facto numa pasta moldável, a dinamite. A sua invenção veio facilitar os trabalhos de grandes construções tais como túneis e canais.

A dinamite espalhou-se rapidamente por todo o mundo. Nobel dedicava muito tempo aos seus laboratórios, de onde saíram outros inventos (já não relacionados com explosivos), tais como a borracha sintética.

O trabalho intenso durante toda a sua vida não lhe deixou muito tempo para a vida pessoal; tinha apenas uma grande amiga, Bertha Kinsky, que lhe transmitiu os seus ideais pacifistas. Isto iria contribuir para a criação de uma fundação com o seu nome, que promovesse o bem-estar da Humanidade.

Morreu de hemorragia cerebral, na sua casa em San Remo (Itália). No seu testamento havia a indicação para a criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade. Em 1900 foi criada a Fundação Nobel que atribuía cinco prémios em áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura (atribuídos por especialistas

Page 15: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

suecos) e Paz Mundial (atribuído por uma comissão do parlamento norueguês). Em 1969 criou-se um novo prémio na área da Economia (financiado pelo Banco da Suécia), o Prémio de Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel. Mas de fato, esse prêmio não tem ligação com Alfred Nobel, não sendo pago com o dinheiro privado da Fundação Nobel, mas com dinheiro público do banco central sueco, embora os ganhadores sejam também escolhidos pela Academia Real das Ciências da Suécia. O vencedor do Prêmio Nobel recebe uma medalha Nobel em ouro e um diploma Nobel. A importância do prémio varia segundo as receitas da Fundação obtidas nesse ano. Assim, nasceu o Prémio Nobel, concedido todos os anos pela Real Academia de Ciências da Suécia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Nobel

Luigi Pirandello (Agrigento, 28 de junho 1867 — Roma, 10 de dezembro 1936) foi um dramaturgo, poeta e romancista siciliano.

Foi um grande renovador do teatro, com profundo sentido de humor e grande originalidade. Suas obras mais famosas são: Seis personagens à procura de um autor, Assim é, se lhe parece, Cada um a seu modo e os romances O falecido Matias Pascal, "Um, Nenhum e Cem Mil", "Esta Noite Improvisa-se", etc.

Sua primeira peça de teatro foi O Torniquete escrita entre 1899 e 1900 e encenada pela primeira vez em 1910.

Recebeu o Nobel de Literatura de 1934.

Coloca-se que o cômico nasce de uma percepção do contrário (no livro Do teatro ao teatro, e tem um capítulo que se chama "O Humorismo"). Mas essa percepção pode se transformar- num sentimento do contrário: é quando aquele que ri procura entender as razões da piada. Portanto não existe mais o distanciamento. Pirandello separa o cômico do humorístico, para passar da atitude cômica para a atitude humorística, é preciso renunciar ao distanciamento e à superioridade.

Luigi Pirandello participou da campanha "coleta do ouro", organizada pelo ditador italiano Benito Mussolini, que visava levantar fundos para o país. A campanha era uma resposta à Liga Nações que impôs sanções econômicas à Itália após esta ter invadido e declarado guerra a Etiópia (1935-36), Pirandello doou sua medalha do Prêmio Nobel.

Page 16: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luigi_Pirandello

Thomas Merton (Prades, 31 de janeiro de 1915 — Bangcoc, 10 de Dezembro de 1968) foi um escritor católico do século XX. Monge trapista da Abadia de Getsêmani, Kentucky, ele foi um poeta, activista social e estudioso de religiões comparadas. Escreveu mais de setenta livros, a maioria sobre espiritualidade, e também foi objecto de várias biografias.

No Brasil Thomas Merton tinha vários amigos e publicou um grande número de livros. Muitas são as pessoas, leigas ou religiosas, que atribuem às leituras de seus livros como marcos importantes para suas vidas espirituais. Foram lançados mais de 40 livros em português, graças ao envolvimento de intelectuais – como Alceu Amoroso Lima – e de monjas e monges beneditinos – como Dom Basílio Penido, Dom Timóteo Amoroso Anastácio, Dom Estêvão Bettencourt e, principalmente, da irmã Maria Emmanuel de Souza e Silva.

A história sobre o início de uma relação de trabalho e de uma amizade é contada no livro Thomas Merton: o homem feliz, pela Ir. Maria Emmanuel. Ao longo de 13 anos trocaram mais de uma centena de cartas, cartões postais, "santinhos" e livros. Parte das cartas de Merton enviadas à Ir. Maria Emmanuel estão registradas no livro The Hidden Ground of Love: Letters on Religious Experience and Social Concerns (Letters, I).

Merton se correspondeu com outros brasileiros como Alceu Amoroso Lima, Dom Hélder Câmara, abades beneditinos, religiosas e religiosos e simples leitores, ao longo de sua vida. Ele também se interessava por vários autores brasileiros - em especial pelos poetas Manuel Bandeira e Jorge de Lima.

O continuado interesse por Merton, sua vida e suas ideias, levou à fundação, em 10 de dezembro de 1996, da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton - SAFTM.

Após ter cessado por longos anos a publicação de suas obras no Brasil, existindo apenas dois títulos em 1996, foram reeditados em 1999 os livros A Montanha dos Sete Patamares, Novas Sementes de Contemplação e Ascensão para a Verdade logo seguidos pela publicação de outros títulos nos anos subsequentes. Hoje já são dezesseis títulos disponíveis, tendo se estabelecido um novo interesse em dar continuidade à publicação de antigas e novas obras. Além desses existem quatro

Page 17: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

livros sobre Thomas Merton. Os quase trinta outros títulos esgotados podem ser encontrados em sebos de todo o país.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Merton

FRASES CÉLEBRES (TG: TRADUÇÃO GOOGLE)

Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato. Ou toca, ou não toca! CLARICE LISPECTOR.

Acho que sábado é a rosa da semana. CLARICE LISPECTOR.

Amor é não ter. Inclusive amor é a desilusão do que se pensava que era amor. E não é prêmio por isso não envaidece. CLARICE LISPECTOR.

O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós. CLARICE LISPECTOR.

If I have a thousand ideas and only one turns out to be good, I am satisfied. ALFRED NOBEL.

TG - Se eu tiver mil idéias e somente um acaba por ser bom, estou satisfeito.

Confidarsi con qualcuno, questo sì, è veramente da pazzo! LUIGI PIRANDELLO.

TG - Confiar em alguém, sim, é muito louco!

Come ci sono i figli illegittimi, ci sono anche i pensieri bastardi! LUIGI PIRANDELLO.

TG - Como existem filhos ilegítimos, existem também os bastardos pensamentos!

Le donne, come i sogni, non sono mai come tu le vorresti. LUIGI PIRANDELLO.

TG - As mulheres, como os sonhos, nunca são a maneira que você quiser.

Quando uno è contento di se stesso ama l'umanità. LUIGI PIRANDELLO.

TG - Quando se está satisfeito consigo mesmo ama a humanidade.

The biggest human temptation is … to settle for too little. THOMAS MERTON.

TG - A maior tentação humana é ... que se contentar com muito pouco.

11-12-2014

EM 11-12-2014, DESTACO:

Page 18: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

1816 — Indiana torna-se o 19º estado norte-americano.

1931 — O Estatuto de Westminster concede total independência ao Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Irlanda.

1997 — Assinatura do Protocolo de Quioto.

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1712 — Francesco Algarotti, filósofo, crítico e escritor de ópera italiano (m. 1764).

1810 — Alfred de Musset, dramaturgo, poeta e novelista francês (m. 1857)

1911 — Naguib Mahfouz, escritor egípcio. (PBLICADA)

1918 — Aleksandr Solzhenitsyn, escitor russo (m. 2008). (PUBLICADA)

(*)

1826 — Maria Leopoldina de Áustria, primeira imperatriz do Brasil (n. 1797)

http://pt.wikipedia.org/wiki/11_de_dezembro

Francesco Algarotti (Veneza, 11 de dezembro de 1712 — Pisa, 3 de maio de 1764) foi um filósofo, crítico, escritor de ópera italiano e filho de um rico mercador de Veneza.

Foi amigo de Voltaire, que o chamou de "Querido Cisne de Pádua"; foi autor de inúmeras obras, tais como: Newtonianismo para as Damas; Poesias; Ensaios sobre a Pintura; Viagem na Rússia, além de valiosa correspondência.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Francesco_Algarotti

Alfred Louis Charles de Musset (Paris, 11 de Dezembro de 1810 — Paris, 2 de Maio de 1857) foi um poeta, novelista e dramaturgo francês do século XIX, um dos expoentes mais conhecidos do período literário conhecido como o Romantismo. Diz-se que ele foi "o mais clássico dos românticos e o mais romântico dos clássicos". O seu estilo influenciou profundamente a literatura europeia, tendo surgido múltiplos seguidores, entre os quais se conta o poeta português Fausto Guedes Teixeira, o expoente máximo do neo-romantismo na poesia lusófona.

Page 19: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_de_Musset

Dona Carolina Josefa Leopoldina de Habsburgo-Lorena (em alemão: Caroline Josepha Leopoldine von Habsburg-Lothringen) (Viena, 22 de janeiro de 1797 — Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1826) que, no Brasil, passou a assinar Maria Leopoldina e Leopoldina, foi arquiduquesa da Áustria, primeira imperatriz-consorte do Brasil, regente do Brasil em setembro de 1821, e, durante oito dias, em 1826, rainha consorte de Portugal.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Leopoldina_de_%C3%81ustria

FRASES CÉLEBRES (TG: TRADUÇÃO GOOGLE)

On ne badine pas avec l'amour. ALFRED DE MUSSET.

Não se brinca com o amor.

Les grands artistes n'ont pas de patrie. ALFRED DE MUSSET.

Os grandes artistas não têm pátria.

La vie est un sommeil, l'amour en est le rêve, Et vous aurez vécu, si vous avez aimé. ALFRED DE MUSSET.

A vida é um sono de que o amor é o sonho, e vós tereis vivido se tiverdes amado.

Ah ! celui-là vit mal qui ne vit que pour lui. ALFRED DE MUSSET.

Vive mal quem só vive para si.

12-12-2014

EM 12 DE DEZEMBRO DE 2014, DESTACO:

1787 - A Pensilvânia torna-se o segundo estado norte-americano, após ter ratificado a Constituição americana.

1897 - Inauguração da Cidade de Minas, que a partir de 1901 passa a se chamar Belo Horizonte.

1963 - Proclamada a independência do Quénia.

Page 20: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

1971 - Fundado o Museu Xucurus em Palmeira dos Índios no estado Alagoas.

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1821 - Gustave Flaubert, escritor francês (m. 1880).

1914 - Patrick O'Brian, escritor e tradutor inglês (m. 2000).

1938 - Felipe Levy, ator e humorista brasileiro (Os Trapalhões) (m. 2008).

(*)

1877 - José de Alencar, escritor brasileiro (n. 1829)

1962 - Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, escritora e jornalista brasileira (n. 1910).

1999 - Joseph Heller, escritor estadunidense (n. 1923)

http://pt.wikipedia.org/wiki/12_de_dezembro

Gustave Flaubert (Ruão, 12 de dezembro de 18211 – Croisset, 8 de maio de 1880 2 ) foi um escritor francês. Prosador importante, Flaubert marcou a literatura francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, seu senso de realidade, sua lucidez sobre o comportamento social, e pela força de seu estilo em grandes romances, tais como Madame Bovary (1857), A Educação Sentimental (1869), Salambô (1862) e contos, tal como Trois contes (1877).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Flaubert

Patrick O'Brian (12 de Dezembro de 1914 - 2 de Janeiro de 2000; nome de batismo Richard Patrick Russ) foi um escritor e tradutor, mais conhecido pela sua série Aubrey-Maturin sobre a Marinha Real Britânica durante as guerras Napoleônicas e centrada na amizade entre o capitão Jack Aubrey e o médico, naturalista e espião Stephen Maturin. Os vinte livros da série são notáveis pelos detalhes de uma vida naval no século XIX e a sua fidelidade histórica.

Na década de 1950, O'Brian escreveu dois livros baseado em um jovem grupo, The Golden Ocean e The Unknown Shore baseado em eventos da circumnavegação de George Anson de 1740 a 1743. Embora tenha escrito muitos anos antes da série Aubrey-Maturin, os antecendentes literários de Aubrey e

Page 21: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

Maturin podem ser claramente observados no caráter dos personagens de Jack Byron e Tobias Barrow.

O'Brian publicou diversos livros e histórias sob o nome de Richard Patrick Russ, é notável, Caesar and Hussein: an Entertainment, publicada quando ele tinha 21 anos. Richard Patrick Russ mudou seu nome legalmente para Richard O'Brian em 1945, abandonando a sua reputação de escritor já construida sobre seu nome.

A notícia de que O'Brian nasceu na Irlanda foi revelada em 1998 quando jornalistas britânicos descobriram que ele, na verdade, nasceu em Chalfont St. Peter, Buckinghamshire, que ele não seria católico, e que ele era filho de um descendente de alemão e uma mãe inglesa. A vida de O'Brian por Dean King, Patrick O'Brian: A Life Revealed, documenta a personalidade e a vida de um enigmático homem de letras.

O filme de Peter Weir, Master and Commander: The Far Side of the World (Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo, 2003) foi baseada nas aventuras da série Aubrey-Maturin, e teve uma base em todas as histórias da séries.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Patrick_O%27Brian

Philipe Levy (São Paulo, Nasceu em 12 de dezembro de 1938 - São Paulo, 9 de julho de 2008), foi um ator brasileiro.

Descendente de franceses, Felipe Levy foi criado no município de São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Aos 19 anos de idade, Felipe Levy voltou a morar em São Paulo, iniciando-se na carreira artística.

Felipe Levy nunca se casou, mas teve um filho, Patrick, fruto de um relacionamento amoroso.

Na TV, Felipe Levy atuou em novelas e programas humorísticos, destacando-se as suas participações nos programas Os Trapalhões e Bronco, com Ronald Golias onde interpretava o personagem Salomão. No cinema, dentre dezenas de atuações, destacam-se suas participações em pornochanchadas e nos filmes de Amácio Mazzaropi. Se caracterizou por interpretar personagens judeus e estrangeiros. Atuou no cinema desde 1971.

Page 22: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

Afastado do cinema e televisão desde o fim da década de 90, participou de algumas peças de teatro, e no final de sua carreira, demonstrava sinais de melancolia devido a idade, a problemas particulares e por ter sido esquecido após tantos anos de carreira.

Fumante crônico e com uma série de problemas circulatórios, faleceu no dia 9 de julho de 2008, aos 69 anos, vítima de uma ataque cardiaco, em sua residência. Sua morte não foi divulgada pela mídia, e ficou desconhecida de seus amigos artistas e do grande público por um longo período.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Felipe_Levy

José Martiniano de Alencar (Messejana, 1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.

Formou-se em direito, iniciando-se na atividade literária no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro. Foi casado com Ana Cochrane. Era filho do senador José Martiniano Pereira de Alencar, irmão do diplomata Leonel Martiniano de Alencar, barão de Alencar, e pai de Augusto Cochrane de Alencar.

Formou-se em direito, em 1850, e, em 1854 estreou como folhetinista no Correio Mercantil. Em 1856 publicou o primeiro romance, Cinco Minutos, seguido de A Viuvinha em 1857. Mas é com O Guarani em 1857 que alcançou notoriedade. Estes romances foram publicados todos em jornais e só depois em livros.

José de Alencar foi mais longe nos romances que completam a trilogia indigenista: Iracema (1865) e Ubirajara (1874). O primeiro, epopeia sobre a origem do Ceará, tem como personagem principal a índia Iracema, a "virgem dos lábios de mel" e "cabelos tão escuros como a asa da graúna". O segundo tem por personagem Ubirajara, valente guerreiro indígena que durante a história cresce em direção à maturidade.

Em 1859 tornou-se chefe da Secretaria do Ministério da Justiça, sendo depois consultor do mesmo. Em 1860 ingressou na política, como deputado estadual no Ceará, sempre militando pelo Partido Conservador (Brasil Império). Em 1868 tornou-se ministro da Justiça, ocupando o cargo até janeiro de 1870. Em 1869 candidatou-se ao senado do Império, tendo o Imperador D. Pedro II do Brasil não o escolhido por ser muito jovem ainda.

Page 23: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

Em 1872 se tornou pai de Mário de Alencar, o qual, segundo uma história nunca confirmada, poderia ser na verdade filho de Machado de Assis, o que para alguns daria respaldo para o enredo principal do romance Dom Casmurro.

Produziu também romances urbanos (Senhora, 1875; Encarnação, escrito em 1877, ano de sua morte e divulgado em 1893), regionalistas (O Gaúcho, 1870; O Sertanejo, 1875) e históricos (Guerra dos Mascates, 1873), além de peças para o teatro. Uma característica marcante de sua obra é o nacionalismo, tanto nos temas quanto nas inovações no uso da língua portuguesa. Em um momento de consolidação da Independência, Alencar representou um dos mais sinceros esforços patrióticos em povoar o Brasil com conhecimento e cultura próprios, em construir novos caminhos para a literatura no país. Em sua homenagem foi erguida uma estátua no Rio de Janeiro e um teatro em Fortaleza chamado "Teatro José de Alencar".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_de_Alencar

Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu, (São João da Boa Vista, 9 de junho de 1910 — Santos, 12 de dezembro de 1962) foi uma escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista e jornalista brasileira. Teve grande destaque no movimento modernista iniciado em 1922, embora não tivesse participado da Semana de Arte Moderna, tendo na época apenas doze anos de idade.

Militante comunista, foi a primeira mulher presa no Brasil por motivações políticas.

Embora tenha se tornado musa dos modernistas, Pagu não participou da Semana de Arte Moderna. Tinha apenas 12 anos em 1922, quando a Semana se realizou. Entretanto, com 18 anos, mal completara o curso na Escola Normal da Capital (São Paulo, 1928) se integra ao movimento antropofágico, de cunho modernista, sob a influência de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. O apelido Pagu surgiu de um erro do poeta modernista Raul Bopp, autor de Cobra Norato. Bopp inventou este apelido ao dedicar-lhe um poema, porque imaginou que seu nome fosse Patrícia Goulart e por isso fez uma brincadeira com as primeiras sílabas do nome.

Em 1930, um escândalo para a sociedade conservadora de então: Oswald separa-se de Tarsila e casa-se com Pagu. Especula-se que eles eram amantes desde a

Page 24: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

época em que Oswald era casado. No mesmo ano nasceu Rudá de Andrade, segundo filho de Oswald e primeiro de Pagu. Os dois se tornaram militantes do Partido Comunista Brasileiro.

Ao participar da organização de uma greve de estivadores em Santos, Pagu foi presa pela polícia política de Getúlio Vargas. Foi a primeira de uma série de 23 prisões ao longo da vida. Logo depois de ser solta, em 1933, partiu para uma viagem pelo mundo, deixando no Brasil o marido e o filho. No mesmo ano publicou o romance Parque Industrial, sob o pseudônimo de Mara Lobo.

Em 1935 foi presa em Paris como comunista estrangeira, com identidade falsa, sendo repatriada para o Brasil. Separou-se definitivamente de Oswald, após muitas brigas e ciúmes. Retomou sua atividade jornalística, sendo novamente presa e torturada pelas forças da ditadura de Getúlio Vargas, ficando na cadeia por cinco anos. Nesses cinco anos, seu filho foi criado por Oswald.

Ao sair da prisão, em 1940, rompeu com o Partido Comunista, passando a defender um socialismo de linha trotskista. Integrou a redação de A Vanguarda Socialista junto com seu marido Geraldo Ferraz, o crítico de arte Mário Pedrosa, Hilcar Leite e Edmundo Moniz.

Casou novamente com Geraldo Ferraz, e desta união nasceu seu segundo filho, Geraldo Galvão Ferraz, em 18 de junho de 1941. Passou a morar com os dois filhos e o marido.

Nesta mesma época viaja à China, obtendo as primeiras sementes de soja que foram introduzidas no Brasil.

Em 1945 lançou novo romance, A Famosa Revista, escrito em parceria com o marido Geraldo Ferraz. Tentou, sem sucesso, uma vaga de deputada estadual nas eleições de 1950.

Em 1952 frequentou a Escola de Arte Dramática de São Paulo, levando seus espetáculos a Santos. Ligada ao teatro de vanguarda, apresentou sua tradução de A Cantora Careca de Ionesco. Traduziu e dirigiu Fando e Liz de Fernando Arrabal, numa montagem amadora onde estreava o jovem artista Plínio Marcos. Também traduziu poemas de autores como Guillaume Apollinaire.

Conhecida como grande animadora cultural em Santos, passou a residir com o marido e os dois filhos. Conviveu e incentivou jovens talentos santistas que apenas começavam suas carreiras, como o ator e dramaturgo Plínio Marcos e o compositor Gilberto Mendes. Dedicou-se em especial ao teatro, particularmente no incentivo a grupos amadores.

Page 25: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pagu

Joseph Heller (1 de maio de 1923 — 12 de dezembro de 1999) foi um escritor estadunidense, mais conhecido por ter escrito o clássico satírico ambientado na Segunda Guerra Mundial Catch-22 (Ardil 22 no Brasil; Artigo 22 em Portugal). Os mecanismos literários estabelecidos em seu primeiro romance continuariam a aparecer em suas obras posteriores. Catch-22 foi parcialmente baseado nas próprias experiências de Heller e influenciou, entre outros, a comédia M*A*S*H de Robert Altman e sua subsequente série televisiva, situada na Guerra da Coreia. A frase "catch-22" entrou para o jargão inglês, significando uma situação sem ganhos, particularmente aquelas criadas pela lei, regulamentos ou circunstâncias.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Heller

FRASES CÉLEBRES (TG: TRADUÇÃO GOOGLE)

É na idade da ambição que se prova a têmpera dos homens. JOSÉ DE ALENCAR.

Quando eu morrer não quero que chorem a minha morte, deixarei meu corpo pra vocês. PAGU.

Prenez garde à la tristesse, c'est un vice. GUSTAVE FLAUBERT.

Tenha cuidado com a tristeza. É um vício.

Dans la chambre, au premier, un jour blanchâtre passait par les fenêtres sans rideaux. On entrevoyait des cimes d'arbres, et plus loin la prairie, à demi noyée dans le brouillard, qui fumait au clair de la lune, selon le cours de la rivière. GUSTAVE FLAUBERT.

Um dia esbranquiçado passava pela janela sem cortinas, entreviam-se as copas das árvores, e mais além a pradaria meio afogada na névoa que fumava ao luar.

Être bête, égoïste, et avoir une bonne santé, voilà les trois conditions voulues pour être heureux; mais si la première nous manque, tout est perdu. GUSTAVE FLAUBERT.

Ser estúpido, egoísta e ter boa saúde são três requisitos para a felicidade, mas se a estupidez faltar está tudo perdido.

Le style est autant sous les mots que dans les mots. C'est autant l'âme que la chair d'une œuvre. GUSTAVE FLAUBERT.

O estilo está tanto nas palavras como dentro delas. É igualmente a alma e a carne de uma obra.

Page 26: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

Le travail, c'est encore le meilleur moyen d'escamoter la vie. GUSTAVE FLAUBERT.

Apesar de tudo, o trabalho ainda é o melhor meio de fazer a vida passar.

13-12-2014

EM 13 DE DEZEMBRO DE 2014, DESTACO:

872 - É eleito o Papa João VIII.

1545 - Início do Concílio de Trento.

1294 - Papa Celestino V abdica do papado.

1865 - Guerra do Paraguai: o Paraguai declara guerra ao Brasil.

1918 - É fundada a cidade de Ourinhos no interior de São Paulo .

1939 - Batalha do Rio da Prata: o encouraçado-de-bolso alemão, Almirante Graf Spee, enfrenta 3 cruzadores britânicos, no litoral do Uruguai.

1962 - Tanzânia: o Tanganhica se torna independente da Inglaterra.

1968 - O governo brasileiro decreta o Ato Institucional nº 5 (AI-5), instrumento de abuso e perseguição aos civis.

1974 - Malta torna-se uma república.

1981 - O Clube de Regatas do Flamengo conquista o mundial de clubes, ao vencer o Liverpool Football Club da Inglaterra por 3x0.

1992 - O clube brasileiro São Paulo Futebol Clube conquista o mundial de clubes, ao vencer o Fútbol Club Barcelona da Espanha de virada, por 2x1.

2003 - Depois de vários meses sem paradeiro conhecido Saddam Hussein é localizado escondido das tropas aliadas num abrigo subterrâneo.

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1807 - Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil (m. 1897).

1814 - Ana Nery, precursora da enfermagem no Brasil (m. 1880).

1797 - Heinrich Heine, poeta alemão (m. 1856).

1816 - Werner von Siemens, inventor e industrial alemão (m. 1892).

1902 - Talcott Parsons, sociólogo estadunidense (m. 1979).

Page 27: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

1912 - Luiz Gonzaga, músico brasileiro, conhecido como "rei do baião" (m. 1989). (PUBLICADA)

(*)

1769 - Christian Fürchtegott Gellert, escritor alemão (n. 1715)

1988 - María Teresa León Goyri, escritora espanhola (n. 1903)

http://pt.wikipedia.org/wiki/13_de_dezembro

Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré (Rio Grande, 13 de dezembro de 1807 — Rio de Janeiro, 20 de março de 1897), foi um militar da Marinha do Brasil. Na carreira, atingiu o posto de almirante, tendo os seus serviços à pátria sido reconhecidos pelo Império com a concessão do título de marquês de Tamandaré. Herói nacional, é o patrono da Marinha de Guerra do Brasil. O dia de seu nascimento, 13 de dezembro, é lembrado como o Dia do Marinheiro.

Participou nas lutas da guerra da Independência do Brasil, na Bahia, da Confederação do Equador e da repressão às revoltas ocorridas durante o Período Regencial: a Cabanagem, a Sabinada, a Farroupilha, a Balaiada e a Praieira.

No plano externo, participou da Guerra contra Oribe e Rosas e, com a eclosão da Guerra do Paraguai, comandou as forças navais em operação na bacia do Rio da Prata, em apoio à batalha do Passo da Pátria, à batalha de Curuzu e à batalha de Curupaiti.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Marques_Lisboa

Christian Johann Heinrich Heine (Düsseldorf, 13 de dezembro de 1797 — Paris, 17 de fevereiro de 1856) foi um poeta romântico alemão, conhecido como “o último dos românticos”. Boa parte de sua poesia lírica, especialmente a sua obra de juventude, foi musicada por vários compositores notáveis como Robert Schumann, Franz Schubert, Felix Mendelssohn, Brahms, Hugo Wolf, Richard Wagner e, já no século XX, por José Maria Rocha Fereira, Hans Werner Henze e Lord Berners.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Heinrich_Heine

Page 28: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

Ana Justina Ferreira Neri (Cachoeira, 13 de dezembro de 1814 — Rio de Janeiro, 20 de maio de 1880) foi uma enfermeira brasileira, pioneira da enfermagem no Brasil.

Era filha de José Ferreira de Jesus e de Luísa Maria das Virgens. Casou-se com capitão-de-fragata Isidoro Antônio Nery (1837)*. O marido morreu em 1843, deixando-a com três filhos: Justiniano, Antônio Pedro e Isidoro Antônio Nery Filho. Dois filhos eram oficiais do Exército.

Ao irromper a Guerra do Paraguai (dezembro de 1864), seguiram ambos para o campo de luta. Anna requereu ao presidente da província da Bahia, conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, lhe fôsse facultado acompanhar os filhos e o irmão (major Maurício Ferreira) durante a guerra, ou ao menos prestar serviços nos hospitais do Rio Grande do Sul. Deferido o pedido, partiu de Salvador incorporada ao décimo batalhão de voluntários (agosto de 1865), na qualidade de enfermeira.

Durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações. Viu morrer na luta um de seus filhos e, terminada a guerra, regressou à sua cidade natal, onde lhe foram prestadas grandes homenagens. O governo imperial conferiu-lhe a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe. Faleceu no Rio de Janeiro aos 66 anos de idade.

Em sua homenagem foi denominada, em 1923, Anna Nery, a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão.

Em 1938, Getúlio Vargas, assinou o Decreto n.º 2.956, que instituía o "Dia do Enfermeiro", a ser celebrado a 12 de maio, devendo nesta data ser prestadas homenagens especiais à memória de Anna Nery, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País.

Em 2009, por intermédio da Lei n.º 12.105, de 2 de dezembro de 2009, Anna Justina Ferreira Nery entra para o livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília - Distrito Federal.

http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ana_N%C3%A9ri&redirect=no

Page 29: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

Ernst Werner von Siemens (Lenthe, 13 de Dezembro de 1816 — Berlim, 6 de dezembro de 1892) foi um inventor e industrial alemão.

Siemens inventou um telégrafo que usava uma agulha para apontar para a letra correta, em vez de usar o código Morse. Baseado na sua invenção, fundou a companhia Siemens AG em 12 de Outubro de 1847. Inventou ainda um comboio elétrico em 1879, o primeiro elevador elétrico em 1880, a borracha, como isolante térmico que congelava, o fotômetro de selênio, o gerador elétrico e o dínamo elétrico de corrente alternada, entre outras invenções. Foi ainda o construtor das primeiras linhas subterrâneas de telégrafo na Europa.

O seu nome foi atribuído à unidade de susceptância do SI.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Werner_von_Siemens

Talcott Edgar Frederick Parsons (Colorado Springs, 13 de dezembro de 1902 — Munique, 8 de maio de 1979) foi um sociólogo norte-americano. Seu trabalho teve grande influência nas décadas de 1950 e 1960. A mais proeminente tentativa de reviver o pensamento parsoniano, sob o título de "Neofuncionalismo", pertence ao sociólogo Jeffrey Alexander, da Universidade Yale.

Parsons serviu à Universidade Harvard entre 1927 e 1973. Inicialmente, foi uma figura central no Departamento de Sociologia de Harvard, e posteriormente no Departamento de Relações Sociais (criado por Parsons para refletir sua visão de uma ciência social integrada). Ele desenvolveu um sistema teorético geral para a análise da sociedade que veio a ser chamado de Funcionalismo Estrutural.

A análise de Parsons foi largamente desenvolvida em suas principais obras publicadas. Assim como outros sociólogos, ele buscou combinar atividade humana e estrutura em uma teoria e não se limitou ao Funcionalismo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Talcott_Parsons

Christian Fürchtegott Gellert (Haunichen, 4 de julho de 1715 — Leipzig, 13 de dezembro de 1769) foi um escritor alemão do século XVIII.

Gellert foi um dos principais representantes do iluminismo pietista.

Page 30: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Christian_F%C3%BCrchtegott_Gellert

María Teresa León Goyri (Logroño, 31 de outubro de 1903 — Madrid, 13 de Dezembro de 1988), foi uma escritora espanhola.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar%C3%ADa_Teresa_Le%C3%B3n_Goyri

FRASES CÉLEBRES (TG: TRADUÇÃO GOOGLE)

In den heiligen Ehestand trete, dass auch er sich hinauswage auf jenes hohe Meer, für welches noch kein Kompass erfunden worden. HEINRICH HEINE.

Ainda não se descobriu a bússola para navegar no alto mar do casamento.

Auch sah ich nie einen Esel, nämlich keinen vierfüßigen, der wie ein Mensch gesprochen hätte, während ich Menschen genug traf, die jedesmal, wenn sie den Mund auftaten, wie Esel sprachen. HEINRICH HEINE.

Nunca vi um asno falante, mas encontrei muitos humanos a falar como asnos.

Dort wo man Bücher verbrennt, verbrennt man auch am Ende Menschen. HEINRICH HEINE.

Onde se queimam livros, acaba-se queimando pessoas.

The most elementary communication is not possible without some degree of conformity to the “conventions” of the symbolic system. TALCOTT PARSONS.

TG - A comunicação mais elementar não é possível sem algum grau de conformidade com as "convenções" do sistema simbólico.

Ideology is a system of beliefs, held in common by the members of a collectivity. TALCOTT PARSONS.

TG - A ideologia é um sistema de crenças, realizada em comum pelos membros de uma coletividade.

14-12-2014

EM 14 DE DEZEMBRO DE 2014, DESTACO:

1655 - Fundação da cidade de Jundiaí (São Paulo, Brasil).

Page 31: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

1758 - Processo dos Távora: Teresa Leonor de Távora e seu marido são presos acusados de serem os mandantes do atentado ao rei D. José I.

1793 - Fundação do Condado de Screven (Geórgia, Estados Unidos).

1809 - Fundação do Condado de Twiggs (Geórgia, Estados Unidos).

1819 - O Alabama torna-se o 22.º estado estadunidense.

1827 - Fundação do Condado de Marion (Geórgia, Estados Unidos).

1911 - O polo sul é atingido pela primeira vez pela equipe de Roald Amundsen.

1918 - As mulheres britânicas votaram pela primeira vez em eleições gerais, podendo também candidatar-se a funções públicas.

1939 - A URSS é expulsa da Liga das Nações por sua agressão à Finlândia.

1950 - Criação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

1951 - Fundação dos municípios de Cascavel - Paraná e Toledo - Paraná, Brasil.

1952 - Fundação dos municípios de Mandaguaçu, Paranavaí, Francisco Beltrão, Pato Branco e Peabiru (Paraná).

1954 - Fundação do município de Ortigueira (Paraná).

1955 - 16 países passam a ser admitidos como Estados-Membros da ONU.

1958 - Fundação da Cidade de Caieiras (São Paulo, Brasil).

1960 - Fundação da Universidade Federal de Goiás.

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1503 - Nostradamus, astrólogo e matemático francês (m. 1566).

(*)

1799 - George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos (n. 1732).

1861 - Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, marido da Rainha Vitória e príncipe consorte do Reino Unido (n. 1819).

http://pt.wikipedia.org/wiki/14_de_dezembro

Page 32: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

Michel de Nostredame ou Miquèl de Nostradama, mais conhecido sob o nome de Nostradamus (Saint-Rémy-de-Provence, 14 de dezembro de 1503 ou 21 de dezembro de 1503 — Salon-de-Provence, 2 de julho de 1566), foi um apotecário e médico da Renascença que praticava a alquimia (como muitos dos médicos do século XVI). Ficou famoso por sua suposta capacidade de vidência. Sua obra mais famosa, As Profecias, é composta de versos agrupados em quatro linhas (quadras), organizados em blocos de cem (centúrias); algumas pessoas acreditam que estes versos contém previsões codificadas do futuro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nostradamus

George Washington (22 de Fevereiro de 1732 – 14 de Dezembro de 1799) foi o primeiro Presidente dos Estados Unidos (1789–1797), o comandante-em-chefe do Exército Continental durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, e um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos. Presidiu à convenção que elaborou a Constituição, a qual veio substituir os Artigos da Confederação e estabelecer a posição de Presidente.

Washington foi eleito Presidente unanimemente pelos eleitores em 1788 e prestou serviço durante duas legislaturas. Supervisionou a criação de um governo forte e rico que manteve a neutralidade face às guerras na Europa, fez cessar as revoltas e obteve a aceitação entre todos os americanos. O seu estilo de liderança estabeleceu várias características de governação que, desde então, têm sido adoptadas, como a utilização de um sistema de gabinete e de um discurso inaugural. A forma pacífica de transição da sua presidência para a de John Adams estabeleceu também uma tradição que se manteve até ao século XXI. Washington foi celebrado como "Pai da Nação" ainda durante a sua vida.

Washington proclamou a neutralidade dos Estados Unidos face às guerras que se desenrolavam na Europa após 1793. Evitou a guerra com a Grã-Bretanha e garantiu uma década de paz e comércio lucrativo com base no Tratado de Londres em 1795, apesar da forte oposição dos apoiantes de Jefferson. Embora nunca se tenha juntado oficialmente ao Partido Federalista, apoiou os seus programas. O discurso de despedida de Washington foi um apelo ao civismo e um aviso contra o partidarismo e envolvimento em conflitos externos. Retirou-se da presidência em 1797, regressando à sua residência em Mount Vernon e à sua vida doméstica para gerir vários projectos. O seu testamento incluiu a libertação de todos os seus escravos.

Washington tinha a visão de uma grande e poderosa nação construída sobre bases republicanas, utilizando o poder federal. Procurou utilizar o governo nacional para preservar a liberdade, melhorar as infraestruturas, abrir caminho para as terra a oeste, promover o comércio, estabelecer uma capital permanente,

Page 33: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

reduzir as tensões regionais, e incentivar um espírito nacionalista americano. Quando morreu, Washington foi elogiado como "primeiro na guerra, primeiro na paz e primeiro nos corações dos seus compatriotas", por Henry Lee.

Os federalistas fizeram dele o símbolo do seu partido durante muitos anos, mas os democratas-republicanos continuaram a recear a sua influência e atrasaram a construção do Monumento a Washington. Enquanto líder da primeira revolução bem-sucedida na história contra um império colonial, Washington tornou-se um ícone internacional de libertação e nacionalismo, particularmente em França e na América Latina. Washington é, habitualmente, um dos três presidentes do Estados Unidos mais votados entre académicos e público em geral.

O domínio da Inglaterra sobre as colónias americanas começou a causar revoltas, tendo então Washington iniciado a sua atividade política na Assembleia de oposição da Virgínia, a qual protestava perante o agravamento das tributações impostas e falta de liberdade de ação. Politicamente, Washington apoiava a resistência às decisões britânicas. Em 1774 foi um dos sete delegados que representou a Virgínia no Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, que se reuniu para discutir as medidas a tomar contra os colonizadores. Participou também do Segundo Congresso Continental, que se realizou no ano seguinte. Iniciadas as Guerra da Independência (1775-1783), em 15 de Junho de 1775 foi nomeado por John Adams comandante-em-chefe de todos os exércitos continentais, posto que assumiu em Cambridge, Massachusetts, em 3 de Julho.

Conseguiu impor alguma ordem entre os 16 mil voluntários e, em Março de 1776, expulsou os britânicos de Boston. Em Setembro, após uma inepta defesa de Nova York, liderou brilhantemente o seu exército. Durante os cinco anos seguintes, estabeleceu um "jogo de nervos" com os britânicos em Nova York e Filadélfia, estimulando ataques ocasionais e conflitos como o de Trenton (1776), Princeton, Brandywine, Germantown (1777) e, posteriormente, a campanha do Vale Forge, em Monmouth (1778).

Concluiu, em 6 de Fevereiro de 1778, uma aliança com os franceses. Praticou de uma guerra de guerrilha até que a Espanha e a França, com Rochambeau, entraram em cena, constituindo um decisivo peso para a derrota dos britânicos em Yorktown, Virgínia, em 19 de Outubro de 1781, pondo término à Guerra da Independência dos EUA. Dois anos depois era reconhecida a independência do país. Washington demitiu-se e retirou-se para Mount Vernon em 23 de Dezembro de 1783.

Seus discursos durante a guerra se tornaram famosos por serem não só uma defesa do patriotismo,mas também um pedido de atenção aos valores morais e ao cristianismo,em 1776 escreveu que:

Page 34: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

A maior realização de Washington foi ter conseguído manter a união de um exército mal armado, acatando deliberações de um congresso dividido. Apreensivo frente à anarquia política pós-guerra, incentivou a convocação da Constituinte. Washington e outros nacionalistas da Virgínia foram os encarregados de organizar a Convenção Constituinte de Filadélfia (1787), da qual foi presidente. Apoiou a Constituição de 1787 e fez com que ela fosse aprovada por todos os estados em 1789. Em 4 de fevereiro de 1789, foi eleito por unanimidade para a presidência da União, derrotando John Adams. Em 1792 foi reeleito e recusou um terceiro mandato "para não dar mau exemplo".

Washington tomou posse em 30 de Abril de 1789 e presidiu a formação e as operações iniciais do novo governo. Fundou a cidade de Washington em 1793 e praticou uma política de desenvolvimento econômico com base capitalista e de colonização de zonas até então de exclusivo povoamento índio (como o Tennessee e o Kentucky). Apesar de tentar manter seu cargo acima do jogo político, identificou-se com a política federalista, defendendo um governo central forte, com leis internas rígidas, bem como a independência financeira do país. Proclamou, no exterior, a neutralidade dos EUA (1793).

Recusou-se a concorrer ao terceiro mandato, o que estabeleceu uma norma na vida eleitoral americana. Após um discurso de adeus ao povo americano, em 19 de Setembro de 1796, retirou-se da vida pública em 3 de Março de 1797, quando acabou o seu segundo mandato, retirando-se para a propriedade herdada do meio-irmão em Mount Vernon, e, com simplicidade digna, voltou aos seus trabalhos agrícolas. Em seu discurso de despedida, deplorava o partidarismo e clamava pela neutralidade norte-americana em assuntos externos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Washington

Alberto de Saxe-Coburgo-Gota (Coburgo, 26 de agosto de 1819 – Windsor, 14 de dezembro de 1861) foi o marido da rainha Vitória e príncipe consorte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda de 1840 até sua morte.

Nasceu no ducado saxão de Saxe-Coburgo-Saalfeld em uma família com relações familiares com vários monarcas europeus e aos vinte anos de idade casou-se com sua prima direta Vitória, com quem teve nove filhos. No início, ele sentia-se restringido em sua posição de consorte, que não lhe dava nenhum poder ou função oficial. Com o passar do tempo o príncipe adotou várias causas, como uma reforma educacional e a abolição mundial da escravatura, também assumindo as responsabilidades administrativas da criadagem, propriedades e escritório da rainha. Alberto envolveu-se ativamente na organização da Grande Exposição de 1851 e ajudou no desenvolvimento da monarquia constitucional britânica ao persuadir sua esposa a mostrar menos partidarismo nos assuntos do parlamento

Page 35: Destaques Enciclopédia 08-12-2014 a 14-12-2014

— mesmo discordando ativamente da política internacional intervencionista promovida por Henry Temple, 3.º Visconde Palmerston, o secretário de assuntos estrangeiros.

Morreu jovem, aos 42 anos de idade, deixando Vitória em estado de profundo luto que durou pelo resto de sua vida. Quando a rainha morreu em janeiro de 1901, seu filho mais velho, Eduardo VII, a sucedeu como o primeiro monarca britânico da Casa de Saxe-Coburgo-Gota, nomeada por causa da casa ducal à qual Alberto pertencia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alberto_de_Saxe-Coburgo-Gota

FRASES CÉLEBRES (TG:TRADUÇÃO GOOGLE)

Liberty, when it begins to take root, is a plant of rapid growth. GEORGE WASHINGTON.

A liberdade é uma planta que cresce depressa, quando ganha raízes.

To be prepared for war is one of the most effectual means of preserving peace. GEORGE WASHINGTON.

Estar preparado para a guerra é um dos meios mais eficazes de preservar a paz.