destaques enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

42
UMBERTO NEVES DESTAQUES DE ENCICLOPÉDIA DE 10-11-2014 a 23-11-2014 Há textos em espanhol, quando as referências e fontes são melhores, ou preferidas. Os dias 10 e 11 foram publicados originalmente em www.facebook.com/umbertoneves.ideas . As frases célebres estão no idioma original dos autores ou originalmente no idioma inglês e traduzidas para o português. INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Os períodos 10-11-2014 e 11-11-2014 seguem modelo normal, entretanto, o período 12-11-2014 a 23-11-2014 foi atípico, portanto as biografias não foram publicadas em rede social nem as frases célebres. E, por isso, não é um documento semanal, sim de todo o período correspondente. O documento desse período não segue o modelo já adotado, devido a esse contratempo. Sendo assim, é um documento sem o rigor característico, sem as seleções rigorosas dos trechos destacados das biografias, nem maiores referências para além da Wikipédia. As biografias não foram estudadas nesse período, pois, diariamente há o estudo e as seleções rigorosas. As frases célebres não foram selecionadas nem publicadas. Valem os links que dão acesso direto às páginas do Wikipédia, foi o máximo possível até o presente momento, com o atraso do contratempo. Não pode ser considerado um documento modelo, mesmo os anteriores são objetos de constantes aperfeiçoamentos, sendo assim, cumpre a função de não deixar um período vago da publicação das biografias, e o mesmo padrão geral, isto é, as biografias vão sendo estudadas e, no período correspondente de outra data diferente, seja de nascimento ou de morte, serão estudadas, selecionadas as melhores informações, disponibilizadas as frases célebres e acrescentadas maiores informações e referências, mesmo no período correspondente do próximo ano. Várias biografias, aliás, já fazem parte de documentos anteriores, e, portanto, não estão afetadas, como Liev Tostói, presidentes estadunidenses, Hegel, Guimarães Rosa e outros. As mais afetadas, possivelmente, sejam as de Marcel Proust, José Saramago e John F. Kennedy. Sendo assim, ao menos no estudo estão na ordem imediata de prioridade. A partir do dia 24-11-2014, tudo segue normalmente conforme já estava sendo praticado, isto é, publicações diárias em rede social e a formação do documento semanal. A criação das notas também tende a ser retomada imediatamente, e conforme as metas já definidas e informadas, assim como todas as demais investidas literárias desse autor. 10-11-2014

Upload: umberto-neves

Post on 02-Jul-2015

299 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Período atípico da publicação das biografias e sem o rigor característico, conforme nota da página inicial.

TRANSCRIPT

Page 1: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

UMBERTO NEVES DESTAQUES DE ENCICLOPÉDIA DE 10-11-2014 a 23-11-2014 Há textos em espanhol, quando as referências e fontes são melhores, ou preferidas. Os dias 10 e 11 foram publicados originalmente em www.facebook.com/umbertoneves.ideas .

As frases célebres estão no idioma original dos autores ou originalmente no idioma inglês e traduzidas para o português.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Os períodos 10-11-2014 e 11-11-2014 seguem modelo normal, entretanto, o período 12-11-2014 a 23-11-2014 foi atípico, portanto as biografias não foram publicadas em rede social nem as frases célebres. E, por isso, não é um documento semanal, sim de todo o período correspondente. O documento desse período não segue o modelo já adotado, devido a esse contratempo. Sendo assim, é um documento sem o rigor característico, sem as seleções rigorosas dos trechos destacados das biografias, nem maiores referências para além da Wikipédia. As biografias não foram estudadas nesse período, pois, diariamente há o estudo e as seleções rigorosas. As frases célebres não foram selecionadas nem publicadas. Valem os links que dão acesso direto às páginas do Wikipédia, foi o máximo possível até o presente momento, com o atraso do contratempo. Não pode ser considerado um documento modelo, mesmo os anteriores são objetos de constantes aperfeiçoamentos, sendo assim, cumpre a função de não deixar um período vago da publicação das biografias, e o mesmo padrão geral, isto é, as biografias vão sendo estudadas e, no período correspondente de outra data diferente, seja de nascimento ou de morte, serão estudadas, selecionadas as melhores informações, disponibilizadas as frases célebres e acrescentadas maiores informações e referências, mesmo no período correspondente do próximo ano. Várias biografias, aliás, já fazem parte de documentos anteriores, e, portanto, não estão afetadas, como Liev Tostói, presidentes estadunidenses, Hegel, Guimarães Rosa e outros. As mais afetadas, possivelmente, sejam as de Marcel Proust, José Saramago e John F. Kennedy. Sendo assim, ao menos no estudo estão na ordem imediata de prioridade. A partir do dia 24-11-2014, tudo segue normalmente conforme já estava sendo praticado, isto é, publicações diárias em rede social e a formação do documento semanal. A criação das notas também tende a ser retomada imediatamente, e conforme as metas já definidas e informadas, assim como todas as demais investidas literárias desse autor.

10-11-2014

Page 2: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

EM 10 DE NOVEMBRO DE 2014, DESTACO:

1619 - René Descartes teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico

1896 - O Presidente brasileiro Prudente José de Morais e Barros afasta-se do poder, por motivos de saúde, deixando o governo entregue ao seu vice-presidente, Manuel Vitorino Pereira.

1937 - Instaurado o Estado Novo no Brasil

2006 - O Sport Lisboa e Benfica entrou para o livro do Guiness por ser o clube com mais sócios no mundo (160.398 sócios).

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1483 - Martinho Lutero, teólogo alemão (m. 1546).

1620 - Ninon de Lenclos, escritora francesa (m. 1705).

1668 - François Couperin, compositor, organista e cravista francês (m. 1773).

1759 - Friedrich Schiller, poeta, dramaturgo, filósofo e historiador alemão (m. 1805).

(*)

1772 - Pedro António Correia Garção, poeta português (n. 1724).

1891 - Arthur Rimbaud, poeta francês (n. 1854) (BIOGRAFIA PUBLICADA)

1994 - Louis Nizer, escritor britânico (n. 1902).

1995 - Ken Saro-Wiwa, escritor e ativista ambiental da Nigéria (n. 1941).

2007 - Norman Mailer, escritor e jornalista estado-unidense (n. 1923).

http://pt.wikipedia.org/wiki/10_de_novembro

Page 3: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Martinho Lutero (em alemão: Martin Luther; Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546) foi um monge agostiniano e professor de teologia. germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante.

"Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano,contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquiridos pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Lutero propôs, com base em sua interpretação das Sagradas Escrituras, especialmente da Epístola de Paulo aos Romanos, que a salvação não poderia ser alcançada pelas boas obras ou por quaisquer méritos humanos, mas tão somente pela fé em Cristo Jesus (sola fide), único salvador dos homens, sendo gratuitamente oferecida por Deus aos homens. Sua teologia desafiou a infalibilidade papal em termos doutrinários, pois defendia que apenas as Escrituras (sola scriptura) seriam fonte confiável de conhecimento da verdade revelada por Deus. Opôs-se ao sacerdotalismo romano (isto é, à consagrada divisão católica entre clérigos e leigos), por considerar todos os cristãos batizados como sacerdotes e santos. Aqueles que se identificaram com os ensinamentos de Lutero acabaram sendo chamados de luteranos.

Em seus últimos anos, Lutero mostrou-se radical em suas propostas contrárias aos judeus alemães, tendo sido inclusive considerado posteriormente um antissemita. Essas e outras de suas afirmações fizeram de Lutero uma figura bastante controversa entre muitos historiadores e estudiosos. Além disso, muito do que foi escrito a seu respeito sofre da reconhecida parcialidade resultante de paixões religiosas."

"A indulgência é a remissão (parcial ou total) do castigo temporal imputado a alguém por conta dos seus pecados (aplicável apenas a alguém que esteja em estado de graça, ou seja, livre de pecados graves, e arrependido de todos os seus pecados veniais. Naquele tempo, o papa havia concedido uma indulgência plenária para quem doasse qualquer quantia para a reforma da Basílica de São Pedro. O frade Johann Tetzel fora recrutado para viajar através dos territórios episcopais do arcebispo Alberto de Mogúncia, mas sua campanha tomou a linha de uma venda, pois este frade, posteriormente punido por isso, dizia que 'Assim que uma moeda tilinta no cofre, uma alma sai do Purgatório'.

Page 4: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Lutero viu este tráfico de indulgências como um abuso que poderia confundir as pessoas e levá-las a confiar apenas nas indulgências, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros. Proferiu, então, três sermões contra as indulgências em 1516 e 1517. Segundo a tradição, em 31 de outubro de 1517 foram afixadas as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com um convite aberto a uma disputa escolástica sobre elas. Essas teses condenavam o que Lutero acreditava ser a avareza e o paganismo na Igreja como um abuso e pediam um debate teológico sobre o que as Indulgências significavam. Para todos os efeitos, contudo, nelas Lutero não questionava diretamente a autoridade do Papa para conceder as tais indulgências.

As 95 Teses foram logo traduzidas para o alemão e amplamente copiadas e impressas. Ao cabo de duas semanas se haviam espalhado por toda a Alemanha e, em dois meses, por toda a Europa. Este foi o primeiro episódio da História em que a imprensa teve papel fundamental, pois facilitou a distribuição simples e ampla do documento."

"A 15 de junho de 1520, o Papa advertiu Lutero, com a bula 'Exsurge Domine', onde o ameaçava com a excomunhão, a menos que, num prazo de setenta dias, repudiasse 41 pontos de sua doutrina, destacados pela Igreja..

Em outubro de 1520, Lutero enviou seu escrito 'A Liberdade de um Cristão' ao Papa, acrescentando a frase significativa:

'Eu não me submeto a leis ao interpretar a palavra de Deus'.

Enquanto isso, um rumor chegara de que Johan Ech saíra de Meissem com uma proibição papal, enquanto este se pronunciara realmente a 21 de setembro. O último esforço de paz de Lutero foi seguido, em 12 de dezembro, da queima da bula, que já tinha expirado há 120 dias, e o decreto papa de Wittenberg, defendendo-se com seus 'Warum des Papstes und seiner Jünger Bücher verbrannt sind' e 'Assertio omnium articulorum'. O Papa Leão X excomungou Lutero a 3 de janeiro de 1521, na bula 'Decet Romanum Pontificem'.

A execução da proibição, com efeito, foi evitada pela relação do Papa com Frederico III da Saxônia, e pelo novo imperador, Carlos I de Espanha (Carlos V de Habsburgo), que julgou inoportuno apoiar as medidas contra Lutero, diante de sua posição face à Dieta."

Page 5: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

"No movimento reformista (também chamado de Reforma), Lutero não concordou com o 'estilo' de reforma de João Calvino. Martinho Lutero queria reformar a Igreja Católica, enquanto João Calvino, acreditava que a Igreja estava tão degenerada, que não havia como reformá-la. Calvino se propunha a organizar uma nova Igreja que, na sua doutrina (e também em alguns costumes), seria idêntica à Igreja Primitiva. Já Lutero decidiu reformá-la, mas afastou-se desse objetivo, fundando, então, o Protestantismo, que não seguia tradições, mas apenas a doutrina registrada na Bíblia, e cujos usos e costumes não ficariam presos a convenções ou épocas. A doutrina luterana está explicitada no 'Livro de Concórdia', e não muda, embora os costumes e formas variem de acordo com a localidade e a época."

"Foi o autor de uma das primeiras traduções da Bíblia para alemão, algo que não era permitido até então sem especial autorização eclesiástica. Lutero, contudo, não foi o primeiro tradutor da Bíblia para alemão. Já havia várias traduções mais antigas. A tradução de Lutero, no entanto, suplantou as anteriores porque foi uma forma unificada do Hochdeutsch (dialetos alemães da região central e sul) e foi amplamente divulgada em decorrência da sua difusão por meio da imprensa, desenvolvida por Gutenberg, em 1453."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero

Anne « Ninon » de l'Enclos, também chamada Ninon de Lenclos ou Ninon de Lanclos (nasceu dia 10 de novembro de 1620, em Paris, França - faleceu dia 17 de outubro de 1705, em Paris, França); foi uma cortesã, escritora e patrona de artes.

"Ninon manteve um salão literário desde 1667 no Hôtel de Sagonne, nº 36 da Rua des Tournelles em Paris. Seus célebres 'das Cinco às Nove' tinham lugar diariamente. Ninon de Lenclos era o símbolo da mulher culta e independente, rainha dos salões parisienses, mulher de espírito e de coração, representante da evolução dos costumes dos séculos XVII e XVIII na França e precursora da mulher livre e independente."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ninon_de_Lenclos

François Couperin (10 de novembro de 1668, Paris – 11 de setembro de 1733, Paris) foi um apreciado compositor, organista e cravista barroco francês. François Couperin era conhecido como Couperin le Grand (Couperin o Grande) para diferenciá-lo de outros membros da talentosa família Couperin.

Page 6: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_Couperin

Johann Christoph Friedrich von Schiller (Marbach am Neckar, 10 de novembro de 1759 — Weimar, 9 de maio de 1805), mais conhecido como Friedrich Schiller, foi um poeta, filósofo e historiador alemão. Schiller foi um dos grandes homens de letras da Alemanha do século XVIII, e juntamente com Goethe, Wieland e Herder é representante do Romantismo alemão e do Classicismo de Weimar. Sua amizade com Goethe rendeu uma longa troca de cartas que se tornou famosa na literatura alemã.

"Em dezembro de 1780 Schiller forma-se em Medicina e deixa a Karlsschule, sendo designado como médico do exército de Württemberg. Em 1781 publica Os Bandoleiros, seu primeiro grande sucesso nos palcos. Por intermédio do empresário Wolfgang Heribert von Dalberg, a peça é representada pela primeira vez em 1782 no Teatro de Mannheim, causando grande comoção no público, principalmente os jovens. Schiller tinha viajado para Mannheim sem a autorização de Carlos Eugênio. Por essa razão, Schiller foi punido com 14 dias de detenção e foi proibido de continuar a escrever peças teatrais. Para escapar a essa situação intolerável, numa noite de setembro de 1782, Schiller foge de Estugarda junto com seu amigo e primeiro biógrafo Andreas Streicher, sem dinheiro, e com destino a Mannheim, onde esperava contar com o apoio do barão Heriberto de Dalberg, diretor do teatro onde sua primeira peça havia estreado."

"Em 1794 floresce uma forte amizade com Goethe, que se iniciou na verdade em 1788, quando este retorna de sua viagem à Itália. No início ambos não sentiram grande entusiasmo um com o outro, porém com o tempo iniciaram uma cooperação que se tornou icônica do Romantismo alemão. As cartas que trocaram se tornaram históricas, e são prova da amizade sincera que existiu entre os dois e que sempre foi temperada com uma dose de competição. Goethe se sentia incomodado com o sucesso de seu 'concorrente mais jovem', sentimento que era compartilhado por Wieland, e não suportava o vício de Schiller pelo tabaco e pelo jogo. Apesar disso, os dois tiveram uma fértil produção, como o poema Xênias (1796), baseado no livro homônimo de Marcial.

A cooperação com Goethe faz Schiller exercer sua criatividade ao máximo, com uma produção de numerosas baladas, de poemas como A Luva, O anel de Polícrates, etc e de peças de teatro. Schiller também edita a revista As Horas. Em 1796, ano em que Goethe retoma seu Fausto, Schiller começa a escrever Wallenstein, sua peça de maior destaque. Em Weimar há um monumento aos dois grandes poetas do idioma alemão."

"A produção teatral e filosófica de Schiller teve grande influência na constituição do Romantismo. Em suas obras transparecem valores iluministas, como o

Page 7: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Humanismo, a Razão e um enaltecimento da então emergente classe burguesa. Suas peças foram traduzidas para diversas línguas e foram recebidas em diversos países. Na Inglaterra, por exemplo, a peça 'Os Bandoleiros' (primeira tradução de A.F.Tyler em 1792 ) foi recebida com entusiasmo pelo público, que identificou no personagem Karl Moor conflitos como os de Hamlet de Shakespeare e de Lúcifer de Milton."

"Na literatura brasileira e portuguesa Schiller também exerceu influência, inicialmente no poeta romântico brasileiro Gonçalves Dias, que viria a ser o primeiro grande divulgador da obra de Schiller no Brasil. Durante seus estudos em Coimbra, quando interagiu com poetas românticos lusitanos como Alexandre Herculano e Antonio Feliciano de Castilho, Gonçalves Dias iniciou seus estudos de língua alemã e entrou em contato com a tradição literária da Alemanha.

A obra teatral de Gonçalves Dias foi grandemente influenciada pela linguagem teatral e temática schillerianas, como pode ser visto na obra Patkull, de 1843. A obra narra a história de Patkull (personagem baseado em Johann Reinhold Patkul), um herói 'sensível e apaixonado, que se torna alvo de inveja e traições'. A crítica à vida palaciana, às intrigas que ali tomam lugar, o 'conflito entre paixões e dever', valores humanistas como a confiança na amizade e no amor, temas típicos do teatro de Schiller, estão presentes em Patkull e na produção teatral gonçalviana (Beatriz Cenci, Leonor de Mendonça e Boabdil).

Gonçalves Dias também se inspirou nos escritos historiográficos de Schiller ao escrever suas 'Reflexões sobre os Anais históricos do Maranhão por Berredo', em que exalta a ideia schilleriana e romântica de humanidade. A admiração de Gonçalves Dias por Schiller foi coroada por sua tentativa de traduzir A Noiva de Messina, infelizmente inacabada devido à morte do poeta num naufrágio, no qual provavelmente a versão final se perdeu."

"Uma obra fundamental de Schiller foi Série de cartas sobre a educação estética do homem (Über die ästhetische Erziehung des Menschen em einer Reihe von Briefen), publicada pela primeira vez em 1794, que foram inspiradas pelo grande desencanto que Schiller sentiu pela Revolução Francesa, sua degeneração em violência e do fracasso de sucessivos governos em colocar seus ideais em prática. Schiller escreveu que 'um grande momento encontrou um povo pequeno', ele escreveu as Cartas como uma investigação filosófica sobre o que tinha dado errado, e como evitar tais tragédias no futuro. Nas Cartas ele afirma que é possível elevar o caráter moral de um povo, primeiro tocando suas almas com a beleza, uma ideia que também é encontrada em seu poema Die Künstler (The Artists ): Somente através da beleza da manhã é possível penetrar a terra do conhecimento."

Page 8: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Schiller

Pedro António Correia Garção (Lisboa, 13 de junho 1724 — Lisboa, 10 de novembro 1772) foi um poeta português. Não terminou os estudos na Universidade de Coimbra. Exerceu o cargo de escrivão na casa da Índia. A sua atenção pública e literária apresentou-se mais ou menos obscura. Pouco a pouco antes de morrer incompatibilizou-se com o Marquês de Pombal.

"A obra de Correia Garção abrange múltiplos aspectos, ressaltando a sua atividade de legítimo teórico e orientador do Classicismo. Cultivou a sátira horaciana e foi excelente metrificador. Discutia se no teatro devia ou não ser derramado sangue em cena, preferindo eloquentes narrativas. Preconizou a imitação, mas com critério seletivo:

'Imite-se a pureza dos antigos Mas sem escravidão, com gosto livre, Com polida dicção, com frase nova, Que a fez, ou adotou a nossa idade. Ao tempo estão sujeitas as palavras; Umas se fazem velhas, outras nascem: Assim vemos a fertil primavera, Encher de folhas ao robusto tronco, A quem despiu o inverno desabrido.'

O Teatro Novo, peça teatral de restrito interesse, vale como importante documento para a história das idéias sobre teatro. Na casa de Aprígio Fafes, expõem se as mais diversas opiniões: Gil Leinel, que ventila as idéias do autor, prefere o teatro dos antigos, exaltando a sua finalidade educativa. Brás acha que só o riso deve ser o objetivo; a comédia, portanto; Jofre defende o teatro lírico, à moda italiana, sem o português, acrescida do elemento coreográfico. Branca aprecia, mais o teatro de Antônio José.

A Assembléia ou Partida, comédia de costumes, caricatura o gosto imoderado do luxo. Brás Carril, para atender à esposa, resolve fazer, em casa, uma reunião, assembléia, pedindo emprestado o dinheiro necessário e todos os objetos indispensáveis, desde o piano ao castiçal. Escrivão e meirinho entram com o intuito de penhorar dos bens. Três casamentos, os de duas filhas e o de um filho, cujos futuros sogros se dispõem a pagar as dívidas, salvam a situação. Malfalda, a noiva do rapaz no decorrer da partida, recita a Cantata de Dido inspirada em Virgílio, no dizer de Garret: 'Umas das mais sublimes concepções do engenho humano, das mais perfeitas obras executadas da mão do homem '.

Garção também foi autor de Obras Poéticas e Discursos Acadêmicos."

Page 9: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Ant%C3%B3nio_Correia_Gar%C3%A7%C3%A3o

Louis Nizer (6 de fevereiro de 1902 — 10 de novembro de 1994), escritor e advogado inglês que viveu nos Estados Unidos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Nizer

Kenule "Ken" Beeson Saro-Wiwa (10 de outubro de 1941 – 10 de novembro de 1995) foi um escritor, produtor e ativista ambiental da Nigéria.

"Saro-Wiwa pertencia ao povo Ogoni, um grupo étnico minoritário nigeriano radicado no delta do Níger, e liderava - através do Movimento pela Sobrevivência do Povo Ogoni - uma campanha não-violenta contra a degradação ambiental das terras e das águas da região pelas petrolíferas transnacional, especialmente a Shell. Por conta de seu ativismo, ele acabou preso em 1994 à mando do regime militar que vigorava então. Em um processo judicial considerado fraudulento, Saro-Wiwa foi condenado à morte e enforcado em 1995. Em 2009 a empresa Shell, reconhecendo a sua implicação na morte do ativista e dos seus oito companheiros, também com ele enforcados, pagou 15,5 milhões de dólares às famílias das vítimas, esperando assim minimizar os efeitos negativos para sua imagem deste caso."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ken_Saro-Wiwa

Norman Kingsley Mailer (Long Branch (Nova Jérsei), 31 de Janeiro de 1923 — Nova Iorque, 10 de Novembro de 2007) foi um escritor estadunidense, premiado duas vezes com o Prêmio Pulitzer.

"Mailer é considerado um dos pais da não-ficção criativa, também chamado de Novo Jornalismo, ao lado de escritores como Tom Wolfe e Truman Capote, vértice da literatura norte-americana.

Estudou engenharia aeronáutica na Universidade de Harvard, onde despertou interesse pela leitura e escrita através de artigos do jornal universitário.

Page 10: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Com fama e reconhecimento internacionais desde 1948, quando seu livro Os Nus e os Mortos (The Naked and the Dead), baseado em experiências vividas na Segunda Guerra Mundial, foi um best seller bastante elogiado pela crítica, Mailer foi duas vezes premiado com o Pulitzer: em 1968 com Os Exércitos da Noite (Armies of the Night) e em 1979 com A Canção do Carrasco (The Executioner's Song) sobre o condenado à morte Gary Gilmore.

Importante expoente da contracultura nos Estados Unidos dos anos 60, Mailer foi um dos fundadores do influente jornal alternativo The Village Voice e ativista contra a Guerra do Vietnam, o que lhe custou uma prisão. A biografia sobre Marilyn Monroe publicada em 1973 foi um de seus grandes sucessos de vendas e provocou enorme polêmica, com as afirmativas de que a morte da atriz teria sido causada pelo FBI e pela CIA, que condenavam seu suposto romance com o senador Robert Kennedy."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Norman_Mailer

FRASES CÉLEBRES (TG: TRADUÇÃO GOOGLE)

If it were art to overcome heresy with fire, the executioners would be the most learned doctors on earth. MARTIN LUTHER.

TG - Se fosse a arte de superar heresia com o fogo, os executores seriam os médicos mais instruídos sobre a terra.

The works of the righteous would be mortal sins if they would not be feared as mortal sins by the righteous themselves out of pious fear of God. MARTIN LUTHER.

TG - As obras dos justos seria pecados mortais, se não seria temido como pecados mortais pelos justos-se fora do medo piedosa de Deus.

Peace is more important than all justice; and peace was not made for the sake of justice, but justice for the sake of peace. MARTIN LUTHER.

TG - A paz é mais importante do que toda a justiça; e da paz não foi feito para o bem da justiça, mas a justiça em prol da paz.

Justice is a temporary thing that must at last come to an end; but the conscience is eternal and will never die. MARTIN LUTHER.

TG - Justiça é uma coisa temporária, que deve finalmente chegar ao fim; mas a consciência é eterna e nunca morrerá.

A faithful and good servant is a real godsend; but truly 'tis a rare bird in the land. MARTIN LUTHER.

Page 11: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

TG - Um servo fiel e bom é uma dádiva de Deus verdadeiro; mas verdadeiramente 'tis uma ave rara na terra.

A theologian is born by living, nay dying and being damned, not by thinking, reading, or speculating. MARTIN LUTHER.

TG - Um teólogo nasce por viver, ou melhor morrendo e sendo condenado, não por pensar, ler ou especulando.

Il est plus difficile de bien faire l'amour que de bien faire la guerre. NINON DE LENCLOS.

É mais difícil de fazer amor do que propriamente fazer uma guerra

That which is striking and beautiful is not always good; but that which is good is always beautiful. NINON DE LENCLOS.

TG - O que é impressionante e bonito nem sempre é bom; mas o que é bom é sempre bonito.

To save all we must risk all. FRIEDRICH SCHILLER.

TG - Para salvar todos nós devemos arriscar tudo.

The joke loses everything when the joker laughs himself. FRIEDRICH SCHILLER.

TG - A piada perde tudo quando o palhaço ri de si mesmo.

Life is but a moment. Death is but a moment, too. FRIEDRICH SCHILLER.

TG - A vida é apenas um momento. A morte é apenas um momento, também.

Words of comfort, skillfully administered, are the oldest therapy known to man. LOUIS NIZER.

Palavras de conforto, cuidadosamente escolhidas, são a mais antiga terapia conhecida pelo homem.

When a man points a finger at someone else, he should remember that four of his fingers are pointing to himself. LOUIS NIZER.

TG - Quando um homem aponta um dedo para alguém, ele deve se lembrar que quatro de seus dedos estão apontando para si mesmo.

The final purpose of art is to intensify, even, if necessary, to exacerbate, the moral consciousness of people. NORMAN MAILER.

TG - O objetivo final da arte é intensificar, até mesmo, se necessário, para agravar, a consciência moral das pessoas.

The natural role of twentieth-century man is anxiety. NORMAN MAILER.

TG - O papel natural do homem do século XX é a ansiedade.

Page 12: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

11-11-2014

EM 11 DE NOVEMBRO DE 2014, DESTACO:

1889 - Washington torna-se o 42º estado norte-americano.

1918 - Independência da Polônia.

1958 - Adoção da bandeira atual da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, idealizada por Isac Correia do Amaral.

1975 - Independência de Angola.

NASCIMENTOS E MORTES (*)

1821 - Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski, escritor russo (m. 1881). (BIOGRAFIA PUBLICADA)

1888 - Johannes Itten, pintor, professor e escritor suíço, associado com a escola Bauhaus (m. 1967).

1926 - Noah Gordon, escritor estadunidense.

1928 - Carlos Fuentes, escritor mexicano (m. 2012).

(*)

1811 - Tenreiro Aranha, escritor brasileiro (n.1769).

1855 - Søren Kierkegaard, filósofo dinamarquês (n. 1813).

2004 - Yasser Arafat, presidente da Autoridade Palestiniana (n. 1929).

http://pt.wikipedia.org/wiki/11_de_novembro

Johannes Itten (11 de Novembro de 1888, Süderen-Linden, Suíça; — 25 de março de 1967, Zurique) foi um pintor, professor e escritor suíço associado à escola Bauhaus. Em suas pesquisas desenvolveu o disco de cores, que ainda hoje permite descobrir combinações harmoniosas entre cores (os sete contrastes de cor).

Page 13: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Itten

Noah Gordon é um escritor americano. Nasceu em 11 de Novembro de 1926 em Worcester, no estado de Massachusetts. Seus romances falam sobre história da medicina, ética médica e mais recentemente começou a focar em temas relacionados à Inquisição e a herança cultural judia.

"Serviu no exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra entrou no curso pré-médico por pressão de seus pais, o qual cursou durante apenas um semestre, pedindo transferência para o curso de jornalismo. Se formou como jornalista em 1950. Atuou como editor de algumas revistas científicas e publicou o seu primeiro romance (Rabbi) em 1965."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Noah_Gordon

Carlos Fuentes Macías (Cidade do Panamá, 11 de novembro de 1928 — Cidade do México, 15 de maio de 2012) foi um escritor e diplomata mexicano.

"Além de romancista, Fuentes foi novelista e ensaísta. Filho de diplomatas mexicanos, nasceu no Panamá. Passou sua infância em diversas capitais da América: Montevideo, Rio de Janeiro, Washington D.C., Santiago de Chile, Quito e Buenos Aires. Aos 16 anos, voltou ao México, onde residiu até 1965. Graduou-se em Direito pela Universidad Nacional Autónoma de México e em economia pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais de Genebra, Suíça.

Foi embaixador do México na França. Em 1977 renunciou ao posto em protesto contra a nomeação do ex-presidente mexicano Díaz Ordaz como primeiro embaixador do México na Espanha após a morte de Franco.

Em diversas ocasiões manifestou-se favoravelmente a Fidel Castro embora, em algumas outras oportunidades, fizesse críticas importantes ao governante cubano. Elogiou também a abertura de Raúl Castro.

Lecionou em Harvard, Cambridge, Princeton e outras universidades norte-americanas de renome internacional.

Page 14: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Ao longo de sua longa carreira e profícua carreira, foram-lhe atribuídos diversos prémios e distinções, entre os quais o Prêmio Miguel de Cervantes, em 1987 e o Prêmio Príncipe de Astúrias (1994). Além de suas obras de ficção, também ficou conhecido por seus ensaios sobre política e cultura. Fuentes fez parte de um movimento literário formado no século passado por autores que criticavam as estruturas políticas arcaicas da América Latina.

Fuentes foi um grande admirador de Machado de Assis, que considerava como o único autor da América Latina do século XIX a ter seguido a tradição de Cervantes - a chamada 'tradição de la Mancha'. Em agosto de 1997, durante uma conferência na Academia Brasileira de Letras, Carlos Fuentes tratou das relações entre Dom Quixote e o romance machadiano.

Carlos Fuentes morreu aos 83 anos, em 15 de maio de 2012, um dia após ser premiado com o título de doutor honoris causa pela Universidade das Ilhas Baleares pela qualidade e extensão de sua obra"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Fuentes

Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha (Vila Barcelos, 4 de setembro de 1769 — Belém, 11 de novembro de 1811) foi um escritor brasileiro.

"Tenreiro Aranha nasceu na comarca do Rio Negro, atual Estado do Amazonas, pertencente ao Pará na época, nove anos depois da fundação da cidade pelo governador deste, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, filho de Raimundo de Figueiredo Tenreiro e de Teresa Joaquina Aranha. Seus pais faleceram deixando-o ainda pequeno sob a tutela de um amigo da família que obrigou o pequeno órfão ao trabalho na roça.

Quando já estava entrando na adolescência, procurou o amparo de seu padrinho, o arcipreste e vigário geral Monsenhor José Monteiro de Noronha, que o mandou estudar no convento de Santo Antônio, onde completaria os estudos Preparatórios.

Aos dezenove anos, casou-se com a jovem Rosalina Espinoza.

Foi diretor da aldeia de índios de Oeiras e, a seguir, escrivão da Alfândega do Pará e admitido na Mesa Grande.

Page 15: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Da produção do poeta pouca coisa se salvou e pouco conhecemos. Dois incidentes ocasionaram a perda da maioria de suas obras. O primeiro aconteceu em 1832: seu filho, João Batista, que se tornou presidente da província do Amazonas, teve uma bagagem perdida em um naufrágio em Icoaraci, extraviando assim uma coleção de originais do poeta; no segundo, em 1835, os escritos que estavam em sua casa, em Belém, foram saqueados pelas tropas repressoras que destruíram os preciosos manuscritos.

O que se salvou foi reunido em um volume póstumo Obras literárias de Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha, publicado em 1850, 39 anos após sua morte, e tendo sua segunda edição em 1899, que inclui: idílios, dramas, oratórios, odes e cantatas em português e na língua geral.

Segundo Silvio Romero o caráter nacionalis­ta da poesia de Tenreiro Aranha está no fato de haver ele feito entrar os indios brasileiros em algumas das suas produ­ções. Já Haroldo Paranhos critica veementemente a forma como o poeta amazonense tratou os indígenas em sua ode dedicada a Manoel da Gama Lobo de Almeida, governador do Rio Negro."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tenreiro_Aranha

Yasser Arafat (em árabe: ???? ?????; Cairo, 24 de Agosto de 1929 — Clamart, 11 de Novembro de 2004) foi o líder da Autoridade Palestiniana, presidente (desde 1969) da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), líder da Fatah, a maior das facções da OLP, e co-detentor do Nobel da Paz.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Yasser_Arafat

Søren Aabye Kierkegaard (Copenhague, 5 de Maio de 1813 — Copenhague, 11 de Novembro de 1855) foi um filósofo e teólogo dinamarquês. Kierkegaard criticava fortemente quer o hegelianismo do seu tempo quer o que ele via como as formalidades vazias da Igreja da Dinamarca.

"Grande parte da sua obra versa sobre as questões de como cada pessoa deve viver, focando sobre a prioridade da realidade humana concreta em relação ao pensamento abstracto, dando ênfase à importância da escolha e compromisso pessoal. A sua obra teológica incide sobre a ética cristã e as instituições da Igreja.

Page 16: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

A sua obra na vertente psicológica explora as emoções e sentimentos dos indivíduos quando confrontados com as escolhas que a vida oferece. Como parte do seu método filosófico, inspirado por Sócrates e pelos diálogos socráticos, a obra inicial de Kierkegaard foi escrita sob vários pseudónimos que apresentam cada um deles os seus pontos de vista distintivos e que interagem uns com os outros em complexos diálogos. Ele atribui pseudónimos para explorar pontos de vista particulares em profundidade, que em alguns casos chegam a ocupar vários livros, e Kierkegaard, ou outro pseudónimo, critica essas posições. A tarefa da descoberta do significado das suas obras é pois deixada ao leitor, porque 'a tarefa deve ser tornada difícil, visto que apenas a dificuldade inspira os nobres de espírito' Subsequentemente, os académicos têm interpretado Kierkegaard de maneiras variadas, entre outras como existencialista, neo-ortodoxo, pós-modernista, humanista e individualista. Cruzando as fronteiras da filosofia, teologia, psicologia e literatura, tornou-se uma figura de grande influência para o pensamento contemporâneo."

"Filosoficamente, fez a ponte entre a filosofia hegeliana e aquilo que se tornaria no existencialismo. Kierkegaard rejeitou a filosofia hegeliana do seu tempo e aquilo que ele viu como o formalismo vazio da igreja luterana dinamarquesa. Muitas das suas obras lidam com problemas religiosos tais como a natureza da fé, a instituição da fé cristã, e ética cristã e teologia. Por causa disto, a obra de Kierkegaard é, algumas vezes, caracterizada como existencialismo cristão, em oposição ao existencialismo de Jean-Paul Sartre ou ao proto-existencialismo de Friedrich Nietzsche, ambos derivados de uma forte base ateística.

A obra de Kierkegaard é de difícil interpretação, uma vez que ele escreveu a maioria das suas obras sob vários pseudónimos, e muitas vezes esses pseudo-autores comentam os trabalhos de pseudo-autores anteriores.

Kierkegaard é um dos poucos autores cuja vida exerceu profunda influência no desenvolvimento da obra. As inquietações e angústias que o acompanharam estão expressas em seus textos, incluindo a relação de angústia e sofrimento que ele manteve com o cristianismo — herança de um pai extremamente religioso, que cultivava de maneira exacerbada os rígidos princípios do protestantismo dinamarquês, religião de Estado."

"Ainda em 1841, Kiekegaard escreveu e defendeu a sua dissertação O conceito de ironia, com referência continua a Sócrates, que foi considerada pelo painel universitário como um trabalho digno de registo e bem estruturado, mas demasiado informal para uma tese acadêmica séria. Kierkegaard graduou-se na universidade a 20 de Outubro de 1841 com um Magister Artium, que nos nossos dias designaria um Philosophiæ Doctor (Ph.D.). Com a herança da sua família, no valor de 31 mil rigsdaler (moeda dinamarquesa na altura), Kierkegaard pôde custear a sua educação, a sua vida e várias publicações das suas primeiras obras."

Page 17: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B8ren_Kierkegaard

FRASES CÉLEBRES (TG: TRADUÇÃO GOOGLE)

Life can only be understood backwards; but it must be lived forwards. SOREN KIERKEGAARD.

TG - A vida só pode ser compreendida para trás; mas deve ser vivida para a frente.

Death cannot explain itself. The earnestness consists precisely in this, that the observer must explain it to himself. SOREN KIERKEGAARD.

TG - A morte não pode explicar-se. A seriedade consiste precisamente no fato de que o observador deve explicar a si mesmo.

The tyrant dies and his rule is over; the martyr dies and his rule begins. SOREN KIERKEGAARD.

TG - O tirano morre e seu reinado acabou; o mártir morre e seu reinado começa.

Irony is a qualification of subjectivity. SOREN KIERKEGAARD.

TG - A ironia é uma qualificação de subjetividade.

Most men pursue pleasure with such breathless haste that they hurry past it. SOREN KIERKEGAARD.

TG - A maioria dos homens perseguir o prazer com tanta pressa ofegante que apressar passado.

Con nuestra cultura de primer mundo podremos salir de nuestro tercer mundo. CARLOS FUENTES.

Com nossa cultura de primeiro mundo poderemos sair de nosso terceiro mundo

La memoria es el deseo satisfecho. CARLOS FUENTES.

A memória é o desejo satisfeito.

Fuimos fundados por la utopía, la utopía es nuestro destino. CARLOS FUENTES.

Fomos fundados pela utopia, a utopia é nosso destino.

PERÍODO 12-11-2014, PUBLICAÇÕES ATÍPICAS, CONFORME INFORMAÇÃO DA PÁGINA INICIAL.

12-11-2014

Page 18: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal1 , batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou nos domínios portugueses no continente americano (Brasil colonial,1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.

O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes

Elizabeth Cady Stanton (Johnstown, New York, 12 de novembro de 1815 — 26 de outubro de 1902) foi uma feminista e reformista estadunidense.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_Cady_Stanton

Mírzá Husayn-'Alí (Persa:یرزا لی م ع ن ی س - que se proclamou Bahá'u'lláh (1817 ,(ح1892) (Árabe: هللا هاء A Glória de Deus") foi o fundador da Fé Bahá'í, a mais" ,بjovem das grandes religiões mundiais.

Bahá'u'lláh declarou ser ele o cumprimento da profecia Bábí: "aquele que Deus fará manifesto", e portanto "Suprema Manifestação de Deus". A Fé Bahá'í o tem como inaugurador de um novo ciclo profético, posterior aos de Krishna, Abraão, Moisés, Zaratustra, Buda, Jesus, Maomé e Báb.

Bahá'u'lláh foi o autor de vários trabalhos religiosos. Suas obras mais notáveis são o Kitáb-i-Aqdas e o Livro da Certeza (Kitáb-i-Íqán).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bah%C3%A1%27u%27ll%C3%A1h

Roland Barthes (Cherbourg, 12 de Novembro de 1915 — Paris, 26 de Março de 1980) foi um escritor, sociólogo, crítico literário, semiólogo e filósofo francês.

Formado em Letras Clássicas em 1939 e Gramática e Filosofia em 1943 na Universidade de Paris, fez parte da escola estruturalista, influenciado pelo lingüista Ferdinand de Saussure. Crítico dos conceitos teóricos complexos que circularam dentro dos centros educativos franceses nos anos 50. Entre 1952 e 1959 trabalhou no Centre national de la recherche scientifique - CNRS.

Page 19: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Barthes usou a análise semiótica em revistas e propagandas, destacando seu conteúdo político. Dividia o processo de significação em dois momentos: denotativo e conotativo. Resumida e essencialmente, o primeiro tratava da percepção simples, superficial; e o segundo continha as mitologias, como chamava os sistemas de códigos que nos são transmitidos e são adotados como padrões. Segundo ele, esses conjuntos ideológicos eram às vezes absorvidos despercebidamente, o que possibilitava e tornava viável o uso de veículos de comunicação para a persuasão.

Escreveu um estudo sobre Jules Michelet que foi publicado em 1954.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Roland_Barthes

Lucilo da Silva Rego Varejão (Recife, 12 de novembro de 1921 — 24 de setembro de 2010) foi um professor, ensaísta e poeta brasileiro.

Filho do também escritor e teatrólogo Lucilo Varejão, adaptou seu nome para Lucilo Varejão Filho.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lucilo_Varej%C3%A3o_Filho

Michael Ende (Garmisch-Pantenkirchen, 12 de Novembro de 1929 — Filderstadt-Bonlanden, 29 de agosto de 1995)(66 anos) foi um escritor alemão de romances sobre fantasia e livros infantis e parte de um movimento antroposófico (estudo do homem sob o ponto de vista moral e intelectual).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Ende

Bruno Lúcio de Carvalho Tolentino (Rio de Janeiro, 12 de novembro de 1940 — São Paulo, 27 de junho de 2007) foi um poeta brasileiro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Tolentino

Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (Cruz do Espírito Santo, 20 de abril de 1884 — Leopoldina, 12 de novembro de 1914) foi um poeta brasileiro, identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano.1 Todavia, muitos críticos, como o poeta Ferreira Gullar, preferem identificá-lo como pré-

Page 20: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

modernista, pois encontramos características nitidamente expressionistas em seus poemas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_dos_Anjos

Ira Levin (Nova Iorque, 27 de agosto de 1929 — Nova Iorque, 12 de novembro de 2007) foi um escritor, dramaturgo e autor de letras de canções dos Estados Unidos.

A sua obra mais conhecida é o romance Rosemary's Baby, que foi adaptado ao cinema por Roman Polanski (com o título em língua portuguesa de O Bebê de Rosemary).

Também escreveu Os Meninos do Brasil, depois também levado ao cinema, dirigido por Franklin J. Schaffner e estrelado por Laurence Olivier, Gregory Peck e James Mason.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ira_Levin

13-11-2014

Agostinho de Hipona (em latim: Aurelius Augustinus Hipponensis2 ), conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo 3 cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Ele era o bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África. Escrevendo na era patrística, ele é amplamente considerado como sendo o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são "A Cidade de Deus" e "Confissões", ambas ainda muito estudadas atualmente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona

Robert Louis Stevenson (Edimburgo, Escócia, 13 de novembro de 1850 — Vailima, Ilhas Samoa, 3 de dezembro de 1894), tendo nascido Robert Lewis Balfour Stevenson, foi um influente novelista, poeta e escritor de roteiros de viagem britânico, nascido na Escócia. Escreveu clássicos como A Ilha do Tesouro, O Médico e o Monstro e As Aventuras de David Balfour.

Considerado um dos mais importantes escritores britânicos do século XIX, está entre os autores mais traduzidos em todo o mundo1 . Foi, em vida, também um ferrenho ativista político, crítico social e humanista

Page 21: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Louis_Stevenson#cite_note-2

José Ferraz de Almeida Júnior

(Itu, 8 de Maio de 1850 — Piracicaba, 13 de Novembro de 1899), foi um pintor e desenhista brasileiro da segunda metade do século XIX. É frequentemente aclamado pela historiografia como precursor da abordagem de temática regionalista, introduzindo assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial em favor de um naturalismo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Almeida_J%C3%BAnior

Manoel Wenceslau Leite de Barros (Cuiabá, 19 de dezembro de 1916 — Campo Grande, 13 de novembro de 2014) foi um poeta brasileiro do século XX, pertencente, cronologicamente à Geração de 45, mas formalmente ao pós- Modernismo brasileiro, se situando mais próximo das vanguardas europeias do início do século e da Poesia Pau-Brasil e da Antropofagia de Oswald de Andrade. Recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Prêmios Jabutis. É o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade nos meios literários. Enquanto ainda escrevia, Carlos Drummond de Andrade recusou o epíteto de maior poeta vivo do Brasil em favor de Manoel de Barros2 . Sua obra mais conhecida é o "Livro sobre Nada" de 1996.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manoel_de_Barros

14-11-2014

Joaquim Guilherme Gomes Coelho (Porto, 14 de novembro de 1839 — Porto, 12 de setembro de 1871) foi um médico e escritor português.

http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_Dinis

Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet

Page 22: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Astrid Anna Emilia Lindgren, ex-Ericsson, (14 de novembro de 1907 — 28 de janeiro de 2002) foi uma autora sueca de literatura infantil, com livros traduzidos em 85 idiomas em mais de 100 países.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Astrid_Lindgren

Paulo Guedes (14 de novembro de 1916 - 24 de Fevereiro de 1969) formou-se em violino, com o professor boêmio Oscar Simm, na Escola de Belas Artes de Porto Alegre em 1934, tendo iniciado o curso provavelmente em 1928. Também era um excelente pianista.

Nesta época teve aulas particulares de composição, esporádicas e por pouco tempo, com o professor Ênio de Freitas e Castro. Estas foram as únicas aulas de composição que teve durante toda a sua vida. Logo após formar-se em música entrou no curso de medicina dando ênfase à psiquiatria, no qual formou-se em 1939, tendo casado-se com Zuleika Rosa Guedes no dia seguinte de sua formatura. Paulo a conheceu após formar-se em violino. Em 1936, dois anos após formar-se em música e já cursando medicina, foi convidado para dar aulas de História da Música na Escola de Belas Artes. Nesta época também tocava na Rádio Farroupilha, para conseguir alguma renda além da que recebia como professor no Belas Artes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Guedes

Jurga Ivanauskaitė (Vilnius, 14 de Novembro de 1961 – Vilnius, 17 de Fevereiro de 2007) foi uma escritora lituana, talvez a mais famosa no seu país. O seu trabalho foi traduzido para o inglês, letão, polaco, russo e alemão. Estudou na "Vilnius Art Academy". O seu primeiro livro foi "The Year of the Lilies of the Valley", publicado em 1985. Ela publicou seis novelas, um livro para crianças e um livro de ensaio.

A sua pintura, fotografia, bem como a sua escrita, sofreram uma completa alteração depois da sua visita à Índia e ao Tibete, em meados da década de 1990.

Faleceu na capital da Lituânia, Vilnius, aos 45 anos de idade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jurga_Ivanauskait%C4%97

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (Stuttgart, 27 de agosto de 1770 — Berlim, 14 de novembro de 1831) foi um filósofo alemão. Recebeu sua formação no Tübinger Stift, (seminário da Igreja Protestante, em Württemberg).

Page 23: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Wilhelm_Friedrich_Hegel

Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon[a] (Rio de Janeiro, 29 de julho de 1846 — Eu, França, 14 de novembro de 1921), popularmente conhecida como princesa Isabel, foi a última princesa imperial e regente do Império do Brasil por três ocasiões, na qualidade de herdeira de seu pai, o imperador Dom Pedro II, e da imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon. Foi a terceira chefe de Estado e chefe de governo brasileira após sua avó Leopoldina e sua trisavó Maria I.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_do_Brasil

Nestor de Hollanda Cavalcanti Neto mais conhecido como Nestor de Holanda, (Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil,1 de Dezembro de 1921 — Rio de Janeiro, Brasil, 14 de Novembro de 1970), Jornalista e Escritor

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nestor_de_Holanda

15-11-2014

Madeleine de Scudéry, também conhecida como Mademoiselle de Scudéry (Le Havre, 15 de novembro de 1607 — 2 de junho de 1701), foi uma escritora francesa. Era conhecida pelo pseudónimo de Safo. Era a irmã mais nova do escritor Georges de Scudéry.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Madeleine_de_Scud%C3%A9ry

Pastor Johann Kaspar Lavater (15 de novembro de 1741, Zurique, Suíça - 2 de janeiro de 1801), filósofo, poeta e teólogo suíço; um entusiasta do magnetismo animal na Suíça. É considerado o fundador da fisiognomonia, a arte de conhecer a personalidade das pessoas através dos traços fisionômicos. Lavater escreveu célebres cartas a Imperatriz Maria Feodorawna, esposa do Imperador Paulo I da Rússia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Kaspar_Lavater

Page 24: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

René Guénon (Blois, 15 de novembro de 1886 — Cairo, 7 de janeiro de 1951) foi um metafísico, esoterista e crítico social francês.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Gu%C3%A9non

Marianne Moore (15 de novembro de 1887 — 5 de fevereiro de 1972) foi uma escritora e poetisa modernista dos Estados Unidos da América.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marianne_Moore

Samuel Klein (Zaklików, 15 de novembro de 1923 — São Paulo, 20 de novembro de 2014) foi um empresário brasileiro, fundador da conhecida rede de lojas de departamento Casas Bahia1 . Nascido na Polônia numa família judaica, era naturalizado brasileiro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Klein

Maria II GCNSC (Rio de Janeiro, 4 de Abril de 1819 — Lisboa, 15 de novembro de 1853) foi rainha de Portugal de 1834 a 1853. Era filha do Pedro IV de Portugal (Imperador do Brasil como Pedro I) e da arquiduquesa Dona Leopoldina de Áustria e irmã mais velha do imperador Pedro II, imperador brasileiro, também filho de Pedro IV com Leopoldina. Foi cognominada de A Educadora ou A Boa Mãe, em virtude da aprimorada educação que dispensou ao seus muitos filhos. Maria da Glória era loira, de pele muito fina, olhos azuis como a mãe austríaca. Foi a 31ª Rainha de Portugal e dos Algarves aquando da abdicação do pai, de 1826 a 1828, e de 1834 a 1853.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_II_de_Portugal

Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 - França 15 de novembro de 1917) foi um dos fundadores da sociologia moderna e o responsável pela considerável expansão da sociologia francesa a partir do final do século XIX.

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim

Page 25: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Alice Pleasance Liddell (4 de Maio de 1852 — 15 ou 16 de Novembro de 1934) era filha do deão da Christ Church (origem da futura Universidade de Oxford), onde Charles Lutwidge Dodson lecionava matemática. Este ficou mais conhecido pelo seu pseudônimo, Lewis Carroll, com o qual publicou dois livros infantis, "Alice no país das maravilhas" (1865) e "Através do espelho" (1872), ambos escritos tendo como fonte de inspiração, Alice Liddell.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_Liddell

16-11-2014

Jean le Rond d'Alembert (Paris, 16 de novembro de 1717 — Paris, 29 de outubro de 17831 ) foi um filósofo, matemático e físico francês, que participou na edição da Encyclopédie, a primeira enciclopédia publicada na Europa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_le_Rond_d%E2%80%99Alembert

Peter Andreas Heiberg (Vordingborg, 16 de Novembro de 1758 † Paris, 30 de Abril de 1841) foi um escritor dinamarquês. Foi desterrado por causa das suas sátiras e operetas contra o absolutismo e a aristocracia do seu país. Também escreveu poesia, ensaios e romances.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Andreas_Heiberg

João Neves da Fontoura (Cachoeira do Sul, 16 de novembro de 1887 — Rio de Janeiro, 31 de março de 1963) foi um advogado, diplomata, jornalista, político e escritor brasileiro. Foi deputado federal, ministro das Relações Exteriores durante os governos de Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra, embaixador do Brasil em Portugal entre 1943 e 1945, membro da Academia Brasileira de Letras e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Columbia e a Ordem do Congresso Nacional.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Neves_da_Fontoura

Page 26: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

José de Sousa Saramago GColSE (Golegã, Azinhaga, 16 de Novembro de 1922 — Tías, Lanzarote, 18 de Junho de 2010) foi um escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Saramago

Chinua Achebe (Ogidi, 16 de novembro de 1930 – Boston, 22 de março de 2013) foi um romancista, poeta, crítico literário e um dos autores africanos mais conhecidos do século XX.1 2 Achebe escreveu cerca de 30 livros (romance, contos, ensaio e poesia), alguns dos quais retrataram a depreciação que o Ocidente faz sobre a cultura e a civilização africanas, bem como os efeitos da colonização do continente pelos europeus, mas também escreveu obras abertamente críticas à política nigeriana.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chinua_Achebe

Mohamed Hussein Fadlalah (16 de novembro de 1935 - 4 de julho de 2010) foi um grande aiatolá xiita e guia espiritual do movimento Hezbollah.1

Fadlalah era considerado terrorista pelas Estados Unidos da América e costumava fazer decretos em prol das mulheres, como um que proibia a remoção a força do clítoris das mulheres e outro autorizando elas a fazerem suas orações com esmalte nas unhas. Era escritor e grande apoiador de tecnologia científica. Considerado guia espiritual do Hizbollah desde o começo deste movimento, morreu decorrente de uma hemorragia interna, num hospital de Beirute.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mohamed_Hussein_Fadlalah

Robert Nozick (Nova Iorque, 16 de Novembro de 1938 — 23 de Janeiro de 2002) foi um filósofo norte-americano e professor da Universidade Harvard.

Foi um proeminente filósofo político americano nas décadas de 1970 e 1980. Desenvolveu outros trabalhos, menos influentes, nas áreas de epistemologia e teoria da decisão. A sua obra Anarquia, Estado e Utopia, de 1974, foi uma resposta libertária à Uma Teoria da Justiça de John Rawls, publicada em 1971.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Nozick

Page 27: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Catarina II, a Grande (em russo: Екатерина II Великая, transl. Yekaterina II Vielikaya, nascida Sofia Frederica Augusta de Anhalt-Zerbst; em alemão Sophie Friederike Auguste von Anhalt-Zerbst) Stettin, 2 de maio de 1729 — Tsarskoye Selo, 17 de novembro de 1796) foi uma imperatriz déspota russa de origem alemã que reinou entre 1762 e 1796. Era prima de Gustavo III da Suécia e de Carlos XIII da Suécia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Catarina,_a_Grande

Louis "David" Riel (Red River, 22 de outubro de 1844 — Regina, 16 de novembro de 1885) foi um político canadense e um líder do povo Métis, uma etnia mista, de ascendência indígena e europeia - que viviam no interior do Canadá, na região onde se localizam atualmente as províncias canadenses de Manitoba, Saskatchewan, Alberta e os Territórios do Noroeste1 . Riel liderou dois movimentos de resistência contra o governo canadense, com o objetivo de preservar os direitos e a cultura do povo Métis, à medida que sua terra natal ficava cada vez mais na esfera de influência canadense.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Riel

António Fernandes Aleixo OM (Vila Real de Santo António, 18 de fevereiro de 1899 — Loulé, 16 de novembro de 1949) foi um poeta popular português.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Aleixo

Charles Maurras (20 de Abril de 1868 - 16 de Novembro de 1952) foi um poeta monarquista francês, jornalista, dirigente e principal fundador do jornal nacionalista, anti-semita e germanófobo Action Française e teórico do nacionalismo integral.

Foi uma das figuras principais do movimento anti-Dreyfusard.

Salazar estudou as suas ideias, que confessou terem tido relevante influência na sua formação política.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Maurras

17-11-2014

Page 28: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Tito Flávio Sabino Vespasiano (em latim: Titus Flavius Vespasianus; perto de Rieti, 17 de novembro de 9 — Água Cutília, 23 de junho 79), foi um imperador romano, o primeiro da dinastia flaviana, que ocupou o poder em 69, logo após o suicídio de Nero (68) e o conturbado ano dos quatro imperadores (69). Foi proclamado imperador pelos seus próprios soldados em Alexandria. Sucederam-lhe sucessivamente dois dos seus filhos, Tito e Domiciano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vespasiano

Dom Fernando, Infante de Portugal (Almeirim, 17 de Novembro de 1433 — Setúbal, 18 de Setembro de 1470), Infante de Portugal, 2.º Duque de Viseu, 2.º Senhor da Covilhã, 1.º Duque de Beja, 1.º Senhor de Moura e 6.º Condestável de Portugal, irmão do rei D. Afonso V de Portugal, foi um exímio militar, aventureiro e navegador português que dirigiu e apoiou várias expedições.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_de_Portugal,_Duque_de_Viseu

Joost van den Vondel (Köln, 17 de novembro de 1587 – Amesterdão, 5 de fevereiro de 1679) dramaturgo e poeta neerlandês, o mais célebre do século de ouro holandês.

Vondel nasceu na rua Grosse Witschgasse em Colónia numa família de menonitas procedente de Amberes. Em 1595, a família fugiu de Colónia para Utrecht, provavelmente devido às suas convicções religiosas. Posteriormente mudaram-se para Amesterdão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joost_van_den_Vondel

Nicolas Appert (Châlons-en-Champagne, 17 de Novembro de 1749 — Massy, 1 de Junho de 1841), inventor e industrial francês, descobriu que o aquecimento de alimentos em recipientes fechados poderia interromper o processo de fermentação. Em 1795 iniciou a comercialização de alimentos conservados em garrafas. Suas técnicas foram as precursoras do métodos atuais de conservação de alimentos em latas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolas_Appert

Page 29: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Luís XVIII (Versalhes, 17 de novembro de 1755 – Paris, 16 de setembro de 1824), conhecido como Luís, o Desejado,1 foi o Rei da França e Navarra de 1814 até sua morte, exceto por um período em 1815 conhecido como o Governo dos Cem Dias. Luís passou 23 anos em exílio, de 1791 a 1814, durante a Revolução Francesa e o Primeiro Império Francês, e depois novamente em 1815 durante os Cem Dias quando Napoleão Bonaparte voltou da Ilha de Elba.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_XVIII_de_Fran%C3%A7a

August Wilhelm Ambros (Vysoké Myto, perto de Praga, 17 de Novembro de 1816 – Viena, 28 de Junho de 1876) foi um compositor e musicólogo austríaco, autor da obra "Geschichte der Musik" (História da Música) em 4 volumes. Foi também professor no Conservatório de Viena.

http://pt.wikipedia.org/wiki/August_Wilhelm_Ambros

Manuel Antônio de Almeida (Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1831 — Macaé, 28 de novembro de 1861) foi um médico, escritor e professor brasileiro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Ant%C3%B4nio_de_Almeida

Gregório Porto da Fonseca (Cachoeira do Sul, 17 de novembro de 1875 — Rio de Janeiro, 23 de abril de 1934) foi um militar, engenheiro e escritor brasileiro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Greg%C3%B3rio_da_Fonseca

Rachel de Queiroz (Fortaleza, 17 de novembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de novembro de 2003) foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rachel_de_Queiroz

Page 30: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Giovanni Pico della Mirandola (Mirandola, 24 de fevereiro de 1463 — Florença, 17 de novembro de 1494) foi um erudito, filósofo neoplatônico e humanista do Renascimento italiano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Pico_della_Mirandola

Maurício Tragtenberg (Getúlio Vargas, 4 de novembro de 1929 — São Paulo, 17 de novembro de 1998) foi um sociólogo e professor brasileiro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maur%C3%ADcio_Tragtenberg

Doris Lessing CH, nascida Doris May Tayler (Kermanshah, 22 de outubro de 1919 — Londres, 17 de novembro de 2013), foi uma escritora britânica.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Doris_Lessing

18-11-2014

Pierre Bayle (Carla-Bayle, 18 de Novembro de 1647 — Roterdão, 28 de Dezembro de 1706) foi um filósofo e um escritor francês.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Bayle

Louis Jacques Mandé Daguerre (Cormeilles-en-Parisi, Val-d'Oise, 18 de novembro de 1787 — Bry-sur-Marne, 10 de julho de 1851) foi um pintor, cenógrafo, físico e inventor francês, tendo sido o autor da primeira patente para um processo fotográfico (1835 - o daguerreótipo).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Jacques_Mand%C3%A9_Daguerre

Clarence Shepherd Day, Jr., ou apenas Clarence Day (n. 18 de novembro de 1874 em Nova York, f. 28 de dezembro de 1935, também em Nova York) foi um escritor

Page 31: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

americano. Ele se graduou na Universidade de Yale em 1896. No ano seguinte, ele passou a trabalhar na Bolsa de Valores de Nova Iorque e se tornou sócio da corretora de ações de seu pai. Em 1898 ele se alistou na marinha americana, mas teve artite incapacitante passou o resto de sua vida como um semi-inválido.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clarence_Day

Jacques Maritain (* 18 de novembro de 1882 em Paris – † 28 de abril de 1973 em Tolosa) foi um filósofo francês de orientação católica (tomista). As obras deste filósofo influenciaram o conceito de Democracia cristã.

Escreveu mais de sessenta obras e é um considerado por alguns como um dos pilares da renovação do pensamento tomista no século XX; por outros como inspirador ideológico das democracias-cristãs em latino-américa. Em 1970 pediu admissão na Ordem dos Pequenos Irmãos de Jesus (Petits Frères de Jésus) em Toulouse. Foi enterrado com sua esposa Raissa em Kolbsheim.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Maritain

Klaus Mann (Munique, 18 de novembro de 1906 — Cannes, 22 de maio de 1949) foi um escritor alemão.

Filho de Thomas Mann e Kathia Mann. Ficou conhecido sobretudo pelo romance Mephisto, em que retrata a vida de Gustaf Gründgens, um actor alemão que foi casado com sua irmã Erika Mann. Gründgens permaneceu na Alemanha após a chegada ao poder de Adolf Hitler em 1933 e se tornou um emblema cultural do novo regime, desempenhando o papel de Mefisto no Fausto de Goethe, uma das obras culturais que os Nazis mais apreciavam, e uma das poucas peças de teatro que eram representadas na Alemanha Nazi.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Klaus_Mann

Ênio Silveira, (18 de novembro de 1925 — 11 de janeiro de 1996) foi um editor brasileiro e militante do Partido Comunista Brasileiro. Dirigiu por muitos anos a editora Civilização Brasileira. Sob a ditadura militar, editou numerosas publicações de oposição ao regime.

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Anio_Silveira

Page 32: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Toni Morrison (Lorain, 18 de Fevereiro de 1931) é uma escritora, editora e professora estadunidense.

Recebeu o Nobel de Literatura de 1993, por seus romances fortes e pungentes, que relatam as experiências de mulheres negras nos Estados Unidos durante os séculos XIX e XX. Seu livro de estreia, O olho mais azul (1970), é um estudo sobre raça, gênero e beleza — temas recorrentes em seus últimos romances. Despertou a atenção da crítica internacional com Song of Solomon (1977). Amada (1987), o primeiro romance de uma trilogia que inclui Jazz (1992) e Paraíso (1997), ganhou o Prêmio Pulitzer de melhor ficção e foi escolhido pelo jornal americano The New York Times como “a melhor obra da ficção americana dos últimos 25 anos”. Morrison escreveu peças, ensaios, literatura infantil e um libreto de ópera.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Toni_Morrison

Margaret Eleanor "Peggy" Atwood (Ottawa, 18 de novembro de 1939) é uma escritora canadense (ou canadiana): romancista, poetisa, ensaísta e contista, que foi reconhecida com inúmeros prêmios literários internacionais importantes. Recebeu a Ordem do Canadá, a mais alta distinção em seu país.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Margaret_Atwood

Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, conhecido como Tim Lopes, (Pelotas, 18 de novembro de 1950 — Rio de Janeiro, 2 de junho de 2002) foi um repórter brasileiro, produtor da Rede Globo desde 1996.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Lopes

Bartolomeu Lourenço de Gusmão, SJ (Santos, dezembro de 16751 — Toledo, 18 de novembro de 1724), cognominado o padre voador, foi um sacerdote secular, cientista e inventor luso-brasileiro nascido na capitania de São Vicente, em Santos, na colónia portuguesa do Brasil, famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, a que chamou de "passarola".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bartolomeu_de_Gusm%C3%A3o

Page 33: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, ca. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 — Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aleijadinho

Chester Alan Arthur (Vermont, 5 de outubro de 1829 — Nova York, 18 de novembro de 1886) foi um advogado, militar e político estadunidense. Foi o vigésimo primeiro presidente dos Estados Unidos, de 1881 a 1885, e vigésimo vice-presidente de seu país. Assumiu a presidência em 19 de setembro de 1881, após a morte do titular, James A. Garfield.

Chester Alan Arthur nasceu em 5 de outubro de 1829 em Fairfield, Vermont, seu pai William Arthur era um pregador irlandês da Igreja Batista, vindo do Canadá Inferior (atual Quebec) Arthur se formou no Union College, em 1848. Atuou como professor, entrou para a ordem dos advogados e praticou advocacia em Nova Iorque. Na Guerra Civil1 , serviu como general intendente do Estado de Nova Iorque. Em 1860, Arthur foi nomeado como militar pessoal do Governador Edwin D. Morgan.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chester_A._Arthur

Valentin Louis Georges Eugène Marcel Proust (Auteuil, 10 de Julho de 1871 — Paris, 18 de Novembro de 1922) foi um escritor francês, mais conhecido pela sua obra À la recherche du temps perdu (Em Busca do Tempo Perdido), que foi publicada em sete partes entre 1913 e 1927.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcel_Proust

19-11-2014

James Abram Garfield (Moreland Hills, 19 de novembro de 1831 — Elberon, 19 de setembro de 1881) foi um advogado, militar e político estadunidense. Foi o vigésimo presidente dos Estados Unidos, em 1881.

http://pt.wikipedia.org/wiki/James_A._Garfield

Page 34: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Antônio Augusto Borges de Medeiros (Caçapava do Sul, 19 de novembro de 1863 — Porto Alegre, 25 de abril de 1961) foi um advogado e político brasileiro, tendo sido presidente do estado do Rio Grande do Sul por 25 anos, durante a República Velha.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Borges_de_Medeiros

Leandro Gomes de Barros (Pombal, 19 de novembro de 1865 — Recife, 4 de março de 1918) foi um poeta de literatura de cordel brasileiro.

É considerado como o primeiro escritor brasileiro de literatura de cordel, tendo escrito aproximadamente 240 obras. No seu tempo, era cognominado "O Primeiro sem Segundo", e ainda é considerado o maior poeta popular do Brasil de todos os tempos, autor de vários clássicos e campeão absoluto de vendas, com muitos folhetos que ultrapassam a casa dos milhões de exemplares vendidos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leandro_Gomes_de_Barros

Domingos Antônio da Guia (Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1912 — Rio de Janeiro, 18 de maio de 2000) foi um famoso futebolista do Brasil, revelado pelo Bangu, assim como seus três irmãos e filho. Sua ligação com o Bangu é tão grande que seu nome é citado no hino do clube. Além do Bangu, Domingos da Guia jogou e teve grande destaque no Flamengo, Vasco, Corinthians, Nacional de Montevidéu e Boca Juniors da Argentina.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_Ant%C3%B4nio_da_Guia

Indira Priyadarshini Gandhi, em hindi इन्दिरा प्रियिर्शिनी गादधी, (Allahabad, 19 de

Novembro de 1917 — Nova Délhi, 31 de Outubro de 1984) foi primeira-ministra da Índia entre 1966 e 1977 e entre 1980 e 1984.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Indira_Gandhi

Emma Lazarus (Nova Iorque, 22 de julho de 1849 — Nova Iorque, 19 de novembro de 1887) foi uma poetisa estadunidense.

Page 35: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Ela é mais conhecida por escrever The New Colossus ("O Novo Colosso"), um soneto escrito em 1883, que foi gravado em 1912 numa placa de bronze no pedestal da Estátua da Liberdade. O soneto foi solicitado por William Maxwell Evarts como uma doação para um leilão realizado pela Art Loan Fund Exhibition in Aid of the Bartholdi Pedestal Fund for the Statue of Liberty para angariar fundos para construir o pedestal.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Emma_Lazarus

João Guimarães Rosa (Cordisburgo, 27 de junho de 1908 — Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1967) foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guimar%C3%A3es_Rosa

20-11-2014

Selma Ottilia Lovisa Lagerlöf, (Mårbacka, Östra Ämtervik, 20 de Novembro de 1858 — Mårbacka, 16 de Março de 1940) foi uma escritora sueca, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 1909.

Selma Lagerlöf foi a primeira mulher a ser membro da Academia Sueca, em 1914.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Selma_Lagerl%C3%B6f

Lev Nikolayevich Tolstoi, mais conhecido em português como Leon, Leão ou Liev Tolstoi (em russo: Лев Николаевич Толстой; Yasnaya Polyana, 9 de setembro de 1828 — Astapovo, 20 de novembro de 1910) foi um escritor russo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Liev_Tolst%C3%B3i

Benedetto Croce (Pescasseroli, 25 de fevereiro de 1866 - Nápoles, 20 de novembro de 1952) foi um historiador, escritor, filósofo e político italiano. Os seus escritos giram em torno de um largo espectro temático, sobretudo estética e teoria/filosofia da história. É considerado uma das personalidades mais importantes do liberalismo italiano no século XX.

Page 36: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Benedetto_Croce

Celso Monteiro Furtado (Pombal, 26 de julho de 1920 — Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2004) foi um economista brasileiro e um dos mais destacados intelectuais do país ao longo do século XX. Suas idéias sobre o desenvolvimento e o subdesenvolvimento enfatizavam o papel do Estado na economia, com a adoção de um modelo de desenvolvimento econômico de corte keynesiano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Celso_Furtado

Márcio Thomaz Bastos (Cruzeiro, 30 de julho de 1935 — São Paulo, 20 de novembro de 2014) foi um advogado criminalista brasileiro. Foi ministro da Justiça do Brasil durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e durante três meses do segundo, entre 2003 e 2007.

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rcio_Thomaz_Bastos

21-11-2014

Isaac Bashevis Singer (Leoncin, 21 de novembro de 1902 — Miami, 24 de julho de 1991) foi um escritor judeu-americano. Nasceu na Polônia, mas viveu muitos anos nos Estados Unidos, onde escreveu e publicou sua obra.

A obra de Singer ocupa posição destacada na literatura mundial e o escritor, reconhecido pela Academia Sueca com o Nobel de Literatura de 1978, faz parte daquele conjunto relevante de escritores que fizeram da literatura uma forma de representar a vida, o mundo, a sociedade e o ser humano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Bashevis_Singer

Christopher Reuel Tolkien (21 de novembro de 1924) é o terceiro filho de J. R. R. Tolkien, e é mais conhecido por ser o editor de muitos trabalhos postumamente publicados de seu pai. Foi ele também quem desenhou o mapa original para O Senhor dos Anéis de seu pai.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Christopher_Tolkien

Page 37: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Roy Thomas (Missouri, 21 de novembro de 1940) é um escritor americano. Autor e editor de histórias em quadrinhos, foi o sucessor de Stan Lee como editor-chefe da Marvel Comics. Ele é mais conhecido por ter introduzido o personagem Conan, o Bárbaro nos quadrinhos norte-americanos, lançando um gênero de histórias apelidado de Espada & Feitiçaria e trazendo o criador de Conan, Robert E. Howard, de volta a proeminência. Tem como característica o amor pelos quadrinhos da Era dourada e seus heróis — particularmente os super-heróis dos idos de 1940, como a equipe conhecida como Sociedade de Justiça da América. Como autor escreveu os títulos da Marvel: X-Men e Os Vingadores. Da DC Comics:' All-Star Squadron (Comando Invencível), entre muitos outros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Roy_Thomas

Jakob Böhme, por vezes grafado como Jacob Boehme, (Alt Seidenberg, Silésia, 24 de abril de 1575 — Görlitz, 17 de novembro de 1624) foi um filósofo e místico luterano alemão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jakob_B%C3%B6hme

Astrojildo Pereira Duarte Silva (Rio Bonito, 8 de novembro de 1890 — Rio de Janeiro, 21 de novembro de 1965) foi um escritor, jornalista, crítico literário e político brasileiro, fundador do Partido Comunista Brasileiro, em 1922.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Astrojildo_Pereira

22-11-2014

Wilhelm Friedemann Bach (22 de Novembro, 1710 - 1 de Julho, 1784) foi músico e compositor alemão.

Era o primogênito e filho predileto de Johann Sebastian Bach, e era dotado de grande talento. Para sua educação musical seu pai escreveu o Clavierbüchlein. Apesar de seus dotes, não era disciplinado, e antes dos quarenta anos deixou os empregos estáveis para tentar a vida boêmia de músico itinerante, chegando em muitas ocasiões a enfrentar dificuldades financeiras, quando era obrigado a vender bens pessoais e manuscritos paternos recebidos em herança para poder subsistir. Foi muito aprecido por sua capacidade de improvisar e deixou boa

Page 38: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

quantidade de música para teclado de excelente qualidade, cujas características antecipam a tensão e emocionalismo do Romantismo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wilhelm_Friedemann_Bach

Dugald Stewart (Edimburgo, 22 de novembro de 1753 — Edimburgo, 11 de junho de 1828) foi um filósofo escocês.

Foi um dos grandes divulgadores e sistematizadores dos grandes pensadores do Iluminismo Escocês, como Adam Smith.

Seu pai, Matthew Stewart (1715 - 1785), foi professor de matemática na Universidade de Edimburgo (1747-1772). Dugald foi educado em Edimburgo onde frequentou a Universidade, estudando matemática e filosofia moral com o professor Adam Ferguson.

Em 1771, na esperança de ganhar uma "Snell exhibition" e seguir para Oxford para estudar com a Igreja Inglesa, ele dirigiu-se a Glasgow, onde frequentou as aulas de Thomas Reid.

Devendo a Reid toda a sua teoria da moralidade, ele retribuiu a dívida ao conferir às visões de Reid o seu estilo admirável e sua eloquência académica.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dugald_Stewart

André Paul Guillaume Gide (Paris, 22 de novembro de 1869 — Paris, 19 de fevereiro de 1951) foi um escritor francês.

Recebeu o Nobel de Literatura de 1947. Oriundo de uma família da alta burguesia, foi o fundador da Editora Gallimard e da revista Nouvelle Revue Française. Gide não somente era homossexual assumido, como também falava abertamente em favor dos direitos dos homossexuais, tendo escrito e publicado, entre 1910 e 1924, um livro destinado a combater os preconceitos homofóbicos da sociedade de seu tempo, Corydon.

Liberdade e libertação recusando restrições morais e puritanas, a sua obra articula-se ao redor da busca permanente da honestidade intelectual: como ser igual a si mesmo, ao ponto de assumir a sua pederastia e a sua homossexualidade. Entre as suas obras mais importantes estão Os Frutos da Terra, a já mencionada Corydon, A Sinfonia Pastoral, O Imoralista e Os Moedeiros Falsos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Gide

Page 39: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

Endre Ady (Érmindszent, Szatmár megye, 22 de novembro de 1877 — Budapeste, 27 de janeiro de 1919) foi um poeta húngaro que causou controvérsia na época em que escreveu poemas sobre uma mistura de erotismo, profecia, teologia calvinista, patriotismo desesperado, política radical etc.

Foi o grande pioneiro da literatura húngara moderna e, apesar de estar vinculado ao Simbolismo, é considerado o introdutor das vanguardas na Hungria.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Endre_Ady

Masaharu Taniguchi (jap. 谷口 雅春 Taniguchi Masaharu - Kobe, 22 de Novembro de 1893 - Nagasaki, 17 de Junho de 1985). Foi um líder religioso japonês, fundador da Seicho-No-Ie. 1

Por causa de seu profundo amor e compaixão pela humanidade, ele sofria com as várias contradições deste mundo, onde os fracos se tornam vítimas dos fortes. A fim de descobrir a exata origem de tais distorções e realidades, estudou diversas filosofias e religiões, tanto antigas como novas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Masaharu_Taniguchi

Jack London

Foi o pseudônimo de John Griffith Chaney (São Francisco, 12 de janeiro de 1876 - Califórnia, 22 de novembro de 1916), autor, jornalista e ativista social norte-americano, pioneiro no que era, então, o novo mundo das revistas comerciais de ficção, tendo sido um dos primeiros romancistas a obter celebridade mundial somente com as suas histórias, além de uma grande fortuna. Dentre as suas obras mais conhecidas, estão The Call of the Wild ("Chamado selvagem"), Before Adam ("Antes de Adão"), White Fang ("Caninos Brancos") e The Sea Wolf ("O lobo do mar").

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jack_London

Manuel Pérez y Curis (Montevidéu, 21 de maio de 1884 — 22 de novembro de 1920) foi um poeta uruguaio.

Page 40: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_P%C3%A9rez_y_Curis

Aldous Leonard Huxley (Godalming, 26 de Julho de 1894 — Los Angeles, 22 de Novembro de 19631 ) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Passou parte da sua vida nos Estados Unidos, e viveu em Los Angeles de 1937 até a sua morte, em 1963.2 Mais conhecido pelos seus romances, como Admirável Mundo Novo e diversos ensaios, Huxley também editou a revista Oxford Poetry e publicou contos, poesias, literatura de viagem e guiões de filmes.

Foi um entusiasta do uso responsável do LSD como catalisador dos processos mentais do indivíduo, em busca do ápice da condição humana e de maior desenvolvimento das suas potencialidades.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aldous_Huxley

Clive Staples Lewis, mais conhecido como C. S. Lewis (Belfast, 29 de novembro de 1898 – Oxford, 22 de novembro de 1963), foi um professor universitário, teólogo anglicano, poeta e escritor britânico, nascido na Irlanda, atual Irlanda do Norte. Destacou-se pelo seu trabalho acadêmico sobre literatura medieval e pela apologética cristã que desenvolveu através de várias obras e palestras. É mais conhecido por ser o autor da famosa série de livros infanto-juvenis As Crônicas de Nárnia, em sete volumes, pela qual recebeu inúmeros prêmios — incluindo a renomada medalha de Carnegie.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clive_Staples_Lewis

John Fitzgerald Kennedy (Brookline, 29 de maio de 1917 — Dallas, 22 de novembro de 1963) foi um político estadunidense que serviu como 35° presidente dos Estados Unidos (1961–1963) e é considerado uma das grandes personalidades do século XX. Ele era conhecido como John F. Kennedy ou Jack Kennedy por seus amigos e popularmente como JFK.

http://pt.wikipedia.org/wiki/John_F._Kennedy

Raymond Dart (4 de Fevereiro de 1893 — 22 de Novembro de 1988) foi um anatomista e antropologista australiano que descreveu, em 1924 uma nova espécie de hominídeo, o Australopithecus africanus, a partir dum crânio fóssil encontrado em Taung na Bechuanalândia (antigo nome do actual Botswana).

Page 41: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raymond_Dart

John Anthony Burgess Wilson (Manchester, 25 de fevereiro de 1917 — Londres, 22 de novembro de 1993) foi um escritor, compositor e crítico britânico.

Prolixo e controverso, grande parte da sua obra ainda permanece no anonimato, sendo lembrado principalmente pelo décimo oitavo livro, Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1962). Seus livros, críticas e resenhas são marcados por grande sátira social. James Joyce — de quem Burgess era admirador e estudioso — é considerado a mais marcante influência no trabalho de Anthony Burgess, também pontilhado por doses da prosa de Jacobson.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anthony_Burgess

23-11-2014

Pierre Charles Le Monnier, (ou Lemonnier) (Paris, 20 de novembro de 1715 — Bayeux, 3 de abril de 1799) foi um astrônomo francês.1

Ele se tornou membro da Royal Society em 5 de abril 1739, e também da Academia de Ciências da Prússia em 29 de janeiro de 1745.2 A cratera lunar Le Monnier foi nomeada em sua honra.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Charles_Le_Monnier

Paul Celan (Cernăuţi, 23 de novembro de 1920 — Paris, 20 de abril de 1970) foi um poeta romeno radicado na França.

Seu verdadeiro apelido de família era Antschel (ortografia alemã) ou Ancel (ortografia romena). Celan é um anagrama da ortografia romena.

Sobrevivente do Holocausto, Celan é considerado um dos mais importantes poetas modernos da língua alemã. Suicidou-se por afogamento.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Celan

Page 42: Destaques Enciclopédia 10-11-2014 a 23-11-2014

João Clemente Jorge Trinta, popularmente conhecido como Joãosinho Trinta1 (São Luís, 23 de novembro de 1933 — São Luís, 17 de dezembro de 2011), foi um artista plástico e famoso carnavalesco brasileiro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3osinho_Trinta

Ali Shariati foi um sociólogo iraniano, conhecido e respeitado por seu trabalho no campo da sociologia da religião.

Nascido em 1933 em Mazinan, subúrbio de Sabzevar, nordeste do Irão, seu pai, Mahammad-Taghi, foi um nacionalista progressista e estudioso do Islão, fundador do Centro para Propagação das Verdades Islâmicas.

Na faculdade teve contato com jovens de classes baixas. Sob influência da filosofia e política ocidental, esforçou-se em explicar e propor soluções para os problemas enfrentados pela sociedade muçulmana através das tradições islâmicas entendidas do ponto de vista da moderna sociologia e filosofia.

Recebeu influências de Moulana Rumi e Muhammad Iqbal.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ali_Shariati