de da de ~() · observaÇões sôbre a regeneraÇÃo das placas

6
Instituto de Anatomia da Facuklade de Medicina de Pôrto Alegre r .. L_/ 6'. .-r, "" J / " . ·( . •t ]. I OBSERVAÇõES SôBRE A REGENERAÇÃO DAS PLACAS MOTORAS ciíolll;. ./ .__; ,-...J. ' ,.. 8> Em nota prescedente ( 1) relatamos al- guns dados técnicos sôbre a regeneração das placas motoras nos músculos da língua, j.m. cão, após secção do nervo hipoglosso, Imitando-nos mais ao uso do método de Ruffini para a demonstração das placas nor- mais e das regeneradas. Quando estudamos a regeneração de nervo não podemos fixar normas defi- ntbvas somente considerando as alterações ao nível da secção, mas devemos levar as observações até as expanções terminais dos neurites efetores nos músculos voluntários, nos vasos e na mw:culatura lisa. Particularmente important-e é o proble- la expanções efetoras nos músculos vo- untanos, pois sabemos que as fibras moto- quando estão no conectivo intersticial _o músculo juntam-se com as fibras sensi- tivas, constituindo o plexo de Valentin; duanto às fibras motoras, estas se subdivi- -em repetidamente em vários ramos de 2 até 5 sempre em correspondência com os de Re.nvier, ;;pndo em ge- ra I uma placa motora para cada fibra mus- eu ar. f Nos_ restringiremos a publicar algumas t?Jograftas de preparações histológicas, ob- I . as com o método de Ruffini em cã-es sa- dnficados depois de um período que variou e 59 a 204 dias. . As fotos, infelizmente por razões econô- mtcas, são publicadas em branco e preto, Que na realidade não alcançam a nitid-ez que apresentam as fotografias em cores, o que tentaremos fazer quando da emissão de uma P. Contu R, R. Ohlweiler 1. M. Chaves -(_ ' ------:.\9 monografia geral sôbre regeneração do ner- vo hipoglosso. Todavia achamos que mesmo nestas condições os resultados aparecem satisfató- r:os, merecendo a presente publicação. A fotografia n" I representa duas placas motoras normais que servirão de base para comparação com os casos em regeneração. A figura n' 1 2A mostra uma secção de um ramo do hipoglosso regenerado, na qual se vê a bainha de mielina fragmentada . Nas figuras n'' 28, 2C e sobretudo na n'' 3 aparecem com nitidez as fibras moto- ras, constituintes do plexo de Valentin, ri- camente ramificadas e com grande número de placas motoras . Na figura n'' 4 evidenciam-se perfeita- mente as fibras do plexo de Valentin e as suas subdivisões com a bainha de mielina extremamente fragmentada. Nestas primeiras observações notamos que as fibras do nervo regenerado apresen- tam: 1 - abundante ramificação 2q - bainha de mielina fragmentada 3' 1 - aumento do número de placas motoras. 1) - Contu, P., Ohweiler, R. R. e Cha- ves, J. M. - Observações e consi- derações sôbre a morfologia e rege- neração das placas motoras. Folia Clínica et Biologica, 30 ( 2) :211- 214, 1961. Trabalho realiza<lo no D<:partamPnto dn Neun,ana tomia com o auxilio da Funda,;ão Rockefeller. do !::C>nselho Nacional de PPsquisas e do Conselho de P•·squisas da UFRGS.

Upload: others

Post on 02-Jul-2022

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: de da de ~() · OBSERVAÇõES SôBRE A REGENERAÇÃO DAS PLACAS

Instituto de Anatomia da Facuklade de Medicina de Pôrto Alegre

r .. L_/

6'. .-r,

"· ""

'-:~

J ~ / "'l . ·( c

. •t ]. ~()

I ~

OBSERVAÇõES SôBRE A REGENERAÇÃO DAS PLACAS MOTORAS ;~ ciíolll; . ./ ~· .__; ,-...J..(j ' ,.. 8>

Em nota prescedente ( 1) relatamos al­guns dados técnicos sôbre a regeneração das placas motoras nos músculos da língua, j.m. cão, após secção do nervo hipoglosso, Imitando-nos mais ao uso do método de

Ruffini para a demonstração das placas nor­mais e das regeneradas.

Quando estudamos a regeneração de u~ nervo não podemos fixar normas defi­ntbvas somente considerando as alterações ao nível da secção, mas devemos levar as observações até as expanções terminais dos neurites efetores nos músculos voluntários, nos vasos e na mw:culatura lisa.

Particularmente important-e é o proble­la ?~s expanções efetoras nos músculos vo­untanos, pois sabemos que as fibras moto­~as quando estão no conectivo intersticial _o músculo juntam-se com as fibras sensi­

tivas, constituindo o plexo de Valentin; duanto às fibras motoras, estas se subdivi-

-em repetidamente em vários ramos de 2 até 5 sempre em correspondência com os es~rangulamentos de Re.nvier, ;;pndo em ge­ra I uma placa motora para cada fibra mus­eu ar. f Nos_ restringiremos a publicar algumas t?Jograftas de preparações histológicas, ob-I . as com o método de Ruffini em cã-es sa­

dnficados depois de um período que variou e 59 a 204 dias. . As fotos, infelizmente por razões econô­

mtcas, são publicadas em branco e preto, Que na realidade não alcançam a nitid-ez que apresentam as fotografias em cores, o que tentaremos fazer quando da emissão de uma

P. Contu R, R. Ohlweiler 1. M. Chaves

-(_ ' ------:.\9 ·:.;.'dO~"

monografia geral sôbre regeneração do ner­vo hipoglosso.

Todavia achamos que mesmo nestas condições os resultados aparecem satisfató­r:os, merecendo a presente publicação.

A fotografia n" I representa duas placas motoras normais que servirão de base para comparação com os casos em regeneração.

A figura n'1 2A mostra uma secção de um ramo do hipoglosso regenerado, na qual se vê a bainha de mielina fragmentada .

Nas figuras n'' 28, 2C e sobretudo na n'' 3 aparecem com nitidez as fibras moto­ras, constituintes do plexo de Valentin, ri­camente ramificadas e com grande número de placas motoras .

Na figura n'' 4 evidenciam-se perfeita­mente as fibras do plexo de Valentin e as suas subdivisões com a bainha de mielina extremamente fragmentada.

Nestas primeiras observações notamos que as fibras do nervo regenerado apresen­tam:

1 '~ - abundante ramificação 2q - bainha de mielina fragmentada 3'1 - aumento do número de placas

motoras.

1) - Contu, P., Ohweiler, R. R. e Cha­ves, J. M. - Observações e consi­derações sôbre a morfologia e rege­neração das placas motoras. Folia Clínica et Biologica, 30 ( 2) :211-214, 1961.

Trabalho realiza<lo no D<:partamPnto dn Neun,ana tomia com o auxilio da Funda,;ão Rockefeller. do

!::C>nselho Nacional de PPsquisas e do Conselho de P•·squisas da UFRGS.

Page 2: de da de ~() · OBSERVAÇõES SôBRE A REGENERAÇÃO DAS PLACAS

ANAIS DA FACULDADE DE MEDICINA Dl'J PóRTO ALEGRE

RESUMO

Os autores, estudando com o método de Ruffini a regeneração das placas moto­ras dos músculos da língua em cães, cujo sacrifício variou de um período que vai de 59 a 204 dias, demonstraram as fibras do plexo de Valentin com abundante ramifi­cação, baínha de mielina fragmentada e um aumento do número de placas mo:oras.

SUMMARY

The authors, using Ruffini's method, have studed the regeneration of motor pla­tes of the tongue muscles .

The dogs were sacrified afier a period 0f regeneration lashing between 59 to 204 <lays.

It seems that fibers conshtuting Valen­t;n's plexus, when regenerated present a richness of motor plates and of branches, as tco the mielyin :.'\beath discontinuous.

Page 3: de da de ~() · OBSERVAÇõES SôBRE A REGENERAÇÃO DAS PLACAS

ANAIS DA FACULDADE DE MEDICINA DE PORTO ALEGRE 41

Fig. 1-A Fig. 1-B

Fig. 2-A

Page 4: de da de ~() · OBSERVAÇõES SôBRE A REGENERAÇÃO DAS PLACAS

42 ANAIS DA FACULDADE DE MEDICINA DE PORTO ALEGltE

Fig. 2-B

Fig. 2-C

Page 5: de da de ~() · OBSERVAÇõES SôBRE A REGENERAÇÃO DAS PLACAS

ANAIS DA FACULDADE DE MEDICINA DE PORTO ALEGRE 43

Fig. 3-A Fig. 3-B

1 r •• 7'1

u . . , o ~ ./,, . ~

\1-• , ..... ?, .( ,• I 0 Ç\ • -· , ., ~ ~ • .,.,... •. / • f-. V I ...,/ ftl

~-< -- j Ü]]gl'.: .I v

Fig. 3-C

Page 6: de da de ~() · OBSERVAÇõES SôBRE A REGENERAÇÃO DAS PLACAS

44 A);'AIS DA FACULDADE DE MEDICINA DE PORT O ALEGRE:

Fig. 4-A Fig. 4-B

Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)