cultura da convergência game of thrones

18
CULTURA DA CONVERGENCIA DIS CIPL INA: COM UNIC A ÇÃO D IGITAL

Upload: earle-martins

Post on 27-Jun-2015

403 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Trabalho acadêmico realizado na disciplina Comunicação Digital.

TRANSCRIPT

Page 1: Cultura da Convergência Game of Thrones

CULTURA D

A

CONVERGENCIA

DI S

CI P

L I NA

: C

OM

UN

I CA

ÇÃ

O D

I GI T

AL

Page 2: Cultura da Convergência Game of Thrones

POR DENTRO DE...

Page 3: Cultura da Convergência Game of Thrones

INICIO

Game of Thrones é o primeiro livro da série A Song of Ice and Fire, escritos pelo norte-americano George R. R. Martin. No Brasil, recebeu o titulo de “As Crônicas do Gelo e do Fogo”.

O primeiro livro de uma série de 07 foi publicado em 06 de Agosto de 1996. E em 2011 a HBO comprou os direitos autorais e produziu uma série de TV chamada Game Of Thrones.

Page 4: Cultura da Convergência Game of Thrones

Atualmente, o autor tem se dedicado a produção da série, onde utiliza dois livros por temporada. Como foi contratado como roteirista, atualmente terminou apenas 5 dos 7 livros.

- Game of Thrones

- Clash of Kings

- Sword Storm

- A Feast for Crows

- A Dance of Dragons

- The Winds of Winter

- A Dream of Spring

-

Page 5: Cultura da Convergência Game of Thrones

A serie de livros foi bem recebida pela Critica americana, que exaltou G . R. R. Martin, por ser uma cria diferente de Senhor dos Anéis, já que não faz menções a partes românticas ou engraçadas para aliviar as tensões.

Anteriormente a carreira de escritor, Martin já se dedicava ao trabalho de roteirista em Hollywood, o que colaborou em transformar suas publicações em uma série com orçamento previsto em 60 milhões de Dólares.

Page 6: Cultura da Convergência Game of Thrones

TEASER

HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=XVYTEGSO0WQ

Page 7: Cultura da Convergência Game of Thrones

Filhos de J. R.R. Tolkien

Como todos que se aventuram a escrever ficção em universos místicos, míticos, mágicos e fantasiosos são comparados a sagas como O Senhor dos Anéis ou ate mesmo a Harry Potter, Martin se preocupou com uma narração adulta, onde não há hipótese de haver final feliz. O ambiente é repleto de sombras e sangue , onde personagens não querem salvar o Mundo e tudo gira em torno de sexo, dinheiro e poder.

Page 8: Cultura da Convergência Game of Thrones

Como não poderia deixar de ser, por demorar mais de cinco anos para publicar o quinto livro, os faz da saga criaram sites para protestar a demora do autor, que atualmente é produtor executivo da série. Isso inflamou os as reclamações de leitores que alegam que o escritor vai demorar mais para terminar o sexto e sétimo livro.

Page 9: Cultura da Convergência Game of Thrones

TRAILER

HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=8IXEWRTLIZG

Page 10: Cultura da Convergência Game of Thrones

A saga gira basicamente em torno de sete Clãs, que disputam poder entre si, ora guerreando, ora fazendo política. O inesperado esta constantemente presente, onde um personagem que o espectador venha a gostar simplesmente morre dois episódios depois.

Desta forma, a trama se tornou um sucesso, tendo uma narrativa dinamica que não entedia quem assiste.

Page 11: Cultura da Convergência Game of Thrones

ABERTURA OFICIAL DA 1ª TEMPORADA

HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=OTUIYBEOTFE

Page 12: Cultura da Convergência Game of Thrones

Outros “produtos” literários originados de Tolkien:

Page 13: Cultura da Convergência Game of Thrones

Produtos:

Fugindo do tradicional “Livro que vira filme”, o trabalho de Martin caminhou em direção a virar uma série, em breve lançada em Box, consecutivamente as temporadas finalizadas.

Alem disso, logo após os livros serem lançados, foram criados jogos de RPG em formato de Cards. Atualmente já existem pôsteres, camisetas, bonés, miniaturas de personagens e jogos para video games e para PC (on line) em formato MMORPG.

Page 14: Cultura da Convergência Game of Thrones

Paper.Li – Diario Gelo e Fogo

http://paper.li/CDigital_game/1313516442

Com a busca de fontes no Twitter, encontramos aproximadamente 20 perfis que divulgavam informações sobre Game of Thrones, a grande maioria em Inglês.

Percebemos que o material que era linkado nestas micro postagens era referentes a divulgação para conhecimento e também material criado por fãs.

Com a utilização de alguns filtros, foi possível contemplar a real dimensão que a serie esta tomando, onde estavam presentes desde as velhas mídias ate mesmo as novas, se interligando e tomando proporções mundiais..

Page 15: Cultura da Convergência Game of Thrones

A Convergência

No que o autor do livro Cultura da Convergência analisa, o capitulo acerca da literatura de Harry Potter traz a tona:

- Em ambos, há a imersão dos fãs num mundo de fantasia plausível e bem desenvolvido, com evolução histórica, geografia mapeada em detalhes e magos cheios de entusiasmo e poder, inspirados no modelo dos xamãs.

- Nesse mundo de fantasia, tanto crianças como adultos são conduzidos a experiências imaginárias que criam que criam memórias, formam novos valores, guiam seus pensamentos e moldam sua compreensão da realidade.

Page 16: Cultura da Convergência Game of Thrones

Dentro desta analise, o autor também traz a cena o universo de Star Wars, onde 6 filmes de ficção cientifica movem milhares de fãs ao cinema. Publico este que mais do que simples admiradores, são também consumidores vorazes de TUDO, que diz respeito a marca Star Wars. Coisas que vão de simples dvd´s ate mesmo a torradeiras com formato de capacete de Darth Vader.

Sendo assim, atualmente o publicitário deve estar ciente de que não existe mais uma separação entre texto e hipertexto.

“O texto no papel é escrito e é lido linearmente, seqüencialmente – da esquerda para a direita, de cima para baixo, uma página após a outra; o texto na tela – o hipertexto – é escrito e é lido de forma multilinear, multi-seqüencial, acionando-se links ou nós que vão trazendo telas numa multiplicidade de possibilidades, sem que haja uma ordem predefinida.” (p. 150)

ARTIGO “NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: LETRAMENTO NA CIBERCULTURA”, MAGDA SOARES (2002).

Page 17: Cultura da Convergência Game of Thrones

Desta forma, sabendo que a comunicação digital evolui dia a dia, que ela interage permanentemente entre todas as mídias existentes, o futuro comunicador social deve atentar-se a tendência que já fazem parte de sua rotina e que em breve serão comuns a todos, como a fusão entre TV e PC.

Sociedade da informação

 

• A cultura oral e audiovisual vem substituindo a formação clássica e letrada da escola;

 

• Na atual sociedade, ser analfabeto (definindo-se como pessoa que não domina a cultura letrada), não quer dizer que a pessoa não domine a cultura mídiática (oral e audiovisual);

 

• A cultura midiática passa a ser a base de informação em todas as classes sociais.

 

• Vivemos, em nossa sociedade, a introdução de novas modalidades de leitura e escrita, devido as tecnologias da informação e da comunicação.

Cecília Goulart (2006), artigo “Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo”:

Page 18: Cultura da Convergência Game of Thrones

CONCLUSÃO

Alem de concluir que a moeda corrente que move o mundo atualmente é a informação, devemos saber que poder e que alcance uma pequena ação on line pode tomar, envolvendo as novas e também as velhas mídias. Muitas ações serão como “Poneis Malditos”, onde não se sabe a proporção que poderá alcançar, porem deve-se estar preparado para compreender e interagir com estes novos paradigmas do mundo digital. Tanto se elas forem positivas como se elas forem negativas.

OBRIGADO!