correio criança - edição 64

8
GANHE 20 INGRESSOS PARA CINEMA E PARQUE PÁG. 3 Diversão e cultura para a gurizada - Nº 64 - 17 de março de 2013 ENTREVISTA VIDA DO ESCRITOR ANDRÉ AGUIAR PÁG. 6 MATEMÁGICA QUAL O SEGRDO DA PIRÂMIDE? PÁG. 7 SE NÃO CUIDAR, A ÁGUA PODE ACABAR PÁGs. 4 e 5 AMAZONAS, O MAIOR RIO DO MUNDO

Upload: jornal-correio-da-paraiba

Post on 26-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Sulemento infantil do Correio da Paraíba

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Criança - Edição 64

GANHE 20INGRESSOS PARACINEMA E PARQUEPÁG. 3

FullGAMESFullGAMES

Você sabia....

Para a psicóloga e psicanalista Christine Bru-der a primeira infância é uma das mais impor-tantes fases de aprendizado e deve ser tratada com estímulos certos para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional.

Os componentes audiovisuais e motores ajudam a aprimorar a percepção e coordenação motora das crianças, mas é importante escolher o jogo certo para a faixa etária, que seja colori-do, divertido e educativo.

Nas App stores existem vários: de memória, de mate-mática, de colorir, de música e blocos de encaixar. Testei al-guns e os melhores que encontrei foram:

Além de games há também desenhos educativos que não apenas ensinam comportamento, matemática, alfabeto, ecologia e raciocínio lógico, como também são bilíngues. Estes desenhos estão disponíveis na TV à cabo ou em DVDs: “Dora Aventureira”, “Go, Diego Go”, “Ni-hao Kai Lan” e “Equipe Umizoomi”.

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 64 - 17 de março de 2013

ENTREVISTAVIDA DO ESCRITORANDRÉ AGUIARPÁG. 6

MATEMÁGICAQUAL O SEGRDODA PIRÂMIDE?PÁG. 7

O mundo virtual ajuda no aprendizado como complemento. Não deve ser usado como babá ou substituto de brincadeiras com outras crianças, ou ao ar livre.

Os leitores pediram!

Por João Jr. [email protected]

Como a Era Digital influencia crianças de 0 a 4 anos?

Pode ser que você more num apartamento, ou numa casa, ou num condomínio fechado, ou, quem sabe, em uma casa mais simples... Em qual-quer um desses lu-gares, você certa-mente terá vizinhos.

Quando sua fa-mília se muda de moradia, tudo é no-vidade no bairro, especialmente os vizinhos. Então, fica a dúvida: será que eles são briguen-tos iguais ao Pato Donald, e o Silva, ou desengonçados, como o Chaves? Ou, ainda esqui-sitos, como a Família Addams?

Na peça de teatro “A Famí-lia Addams”, que está em cartaz no Teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa, uma família de pes-soas “normais” se muda para uma casa ao lado de uma mansão mui-to estranha... As crianças imagi-nam coisas terríveis por causa da

aparência da casa e ficam curiosas por saber quem mora lá.

Elas descobrem, no fim, que a família que habita a mansão tem

realmente hábitos di-ferentes, mas, nem por isso, são más pessoas.

Ou seja, as apa-rências enganam, como diz o ditado! E é bem melhor você ter amizade com o seus vizinhos, a não ser que você more em uma grande fa-zenda, e seu vizinho está há quilômetros de você!

SE NÃO CUIDAR,A ÁGUA PODEACABAR PÁGs. 4 e 5

Paraíba, 17 de março de 2013

8

“Animals Memory”, “Smart Baby Games” e “Baby Explorer”Outros que irão chamar a atenção dos mais novos, porém não são educativos:“Talking Friends”, “Fruit Ninja” e o “Ants Smasher for kids”.

Será que o seu vizinho é tão

esquisito assim?

AMAZONAS, O MAIOR RIO DO MUNDO

Page 2: Correio Criança - Edição 64

Envie um e-mail para [email protected] dizendo:“Eu gosto do Mágico de Oz porque...”_____________

______________________________________________

______________________________________________

______________________________________________

Envie o seu nome e telefone de um responsável para con-tato. O ganhador será avisado por telefone.

Foi inaugurado no último dia 13, o mais poten-te observatório astronômico do mundo, no Chile, a mais de 5 mil metros de altura. É o Grande Con-junto de Radiotelescópios do Atacama.É formado por 66 antenas que mostrarão a formação de es-trelas, galáxias bebês no universo e planetas em formação, em torno de sóis distantes.

Novo observatório irá revelar o espaço

Você quer ganhar um exemplar desse livro?

Editor Geral Walter Galvão | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk | Revisão Marianna Vieira | Fotos Arquivo Jornal CorreioComercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra | Conselho Editorial: Professores Francisco Fernandes, Alessio

Toni, Ana Paula Holanda, Kay Francis, Sérgio Gino | Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Pedro Lins, Caio Lucas Nobrega Colaborador Especial Chico Augusto | Contato [email protected]

Apoio:

“O MARAVilhOsOMáGiCO de OZ”l. FRAnk BAuMilustRAções CARlO GiOVAnieditORA sAlAMAndRA

As aventuras de Dorothy, do Espanta-lho, do Homemde Lata e do Leão Covarde ganham ilustrações diferentes. O designer trabalhou com recortes e dobraduras e, de-pois, fotografou as obras. A clássica narra-tiva vem encantando gerações há anos. Ela foi publicada pela primeira vez, nos Estados Unidos, em 1900.

Você quer ganhar um exemplar desse livro?

Quando chega domingo e tem Correio Criança no jornal Correio da Paraíba, Talita Arnaud, de 7 anos, pede logo para a mamãe comprar. Pois nessa edição publi-camos o desenho que ela nos mandou com um bilhetinho: “Sou fã do Correio Criança!” Valeu Talita, nós também somos seus fãs!

Participe do Correio Criança. Mande o seu texto ou desenho [email protected] ou envie para Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB - CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

correio crianÇa

Mande um e-mail para: [email protected] deixe uma mensagem pelo

Desvendeesse mistério!

BAte-pApOCom Ana paula

correio crianÇa

+ LIVROS

Barbie completou 54 anos!A boneca foi criada por Ruth

Handler e o seu marido Elliot Handler, que tinham uma filha de nome Barbara. Ela foi lançada no dia 9 de março de 1959, pela em-presa de brinquedos americana Mattel, vendida a 3 dólares, nos primeiros exemplares, que teve 340 mil bonecas!

Em 1961, Brabie ganhou um namorado, o Ken, com um corpão

musculoso e roupas estilosas, Seu guarda-roupa tinha desde a ber-muda florida de surfista ao smoking preto. Durante todos esses anos, eles acompanharam as tendências de moda.

Hoje, Barbie ainda exerce influ-ência em muitas meninas. Ela sim-boliza uma moça bonita, inteligente, amiga, companheira, meiga e politi-camente correta.

Suplemento infantil do

Paraíba, 17 de março de 2013 Paraíba, 17 de março de 2013

2

7

O SEGREDO DASPIRÂMIDES

Divirta-se com seus amigos e fique crânio

em Matemática!

74 2+

Por professora Ana Paula Hollanda

8X

Carnaval Intensifolia

1

128

1315

678

2435

250

2030

101020

55515

3100

7030

45255

252050

Respostas

28

6 8

2 3

50

30

10 20

5 15

70

25

25 0

2

3

A soma de cada dois tijolinhos juntos, em-baixo, dá o resultado do tijolinho de cima. Atenção! Às vezes você terá que inverter a conta e começar pelo tijolinho de cima, daí em vez de somar, tem que diminuir!

Page 3: Correio Criança - Edição 64

Paraíba, 17 de março de 2013 Paraíba, 17 de março de 2013

6

3

Mora no Recife, em Pernambuco, é escritora, poeta e disse que “escrever para crianças faz parte do ofício de contar histórias que é, por excelência e circunstância, o melhor recurso para estimular a criatividade.”

Telma Brilhante

Foto

: Div

ulga

ção

Existia um lugar muito bonito onde todos viviam na mais completa paz. Pássaros e borboletas voavam, as galinhas cacarejavam, os pintinhos corriam defendendo os grãos de

milho que eram jogados no terreiro. As cigarras cantavam for-te anunciando alegremente a noite que estava chegando. Mas Amarelinho era um pintinho que pensava que podia voar tão alto quanto os passarinhos. E pensou: “Se eles podem voar, por que eu não posso? Eu também tenho asas”.

Resolveu subir numa árvore bem alta. Escolheu uma frondosa mangueira e foi subindo, subindo, até chegar no úl-timo galho. Cansado, sentou-se um pouco. Olhou para baixo, sentiu uma tontura e quase caiu. Depois, pôs-se de pé, abriu as

asinhas, deu mais uma espiada. Ficou com medo, re-cuou. Tomou coragem, fechou os olhos e jogou-se no espaço. E foi caindo, caindo. Tombou justamente pró-ximo onde a mãe estava ciscando. Desmaiou.

Quando retornou, ouviu a mãe dizer: “Você não entendeu ainda, filhinho, que nem todos podem fazer a mesma coisa? Que você não nasceu pra voar alto? Agora

O pintinho voador vai passar muitos dias curtindo o so-frimento, e só vai brincar depois que ficar bom”.

Passado o susto de perder o irmão, os pintinhos começaram a zombar cantando bem alto, dan-çando ao redor de Amarelinho.

Vida deescritor

Entrevista

50%DE DES CONTO

NA INTEIRA

Apresenteeste cupom na bilheteria do Teatro Ednaldo

do EgyptoPromoção válida para os dias 17, 23, 24, 30 e 31/03Local: Ednaldo do Egypto, Rua Maria Rosa, Manaíra - Hora: 17h

Pobre AmarelinhoEra tão bonzinho!Pensou ser passarinhoCaiu devagarinhoNo terreiro do vizinho.

Tadinho, tadinho!Assim todo quebradoAsas deram um nóQuase perdeu a pernaE ficou borocoxó.Borocoxó, borocoxó!

André Ricardo Aguiar lançou recen-temente o livro “Pequenas Reinações”. Ele concedeu uma entrevista para o Correio Criança, na qual contou como é escrever um livro. Confira!

Qual foi a inspiração para escrever o livro “Pequenas Reinações”?

Eu gosto muito de his-tórias de reinos e sempre achei o máximo o lance de criar personagens estra-nhos. E um belo dia, senti que poderia fazer isto com reis e reinados. E deu certo.

É fácil escrever um livro?

É fácil se a ideia está bem armada na cabeça. E não é fácil porque escre-ver é algo que tem que ser constante-mente desafiado.

Você é escritor, mas trabalha também em outro lugar?

Meu trabalho diz res-peito à inclusão social pela leitura e incentivos. Também gosto de revisar textos. E, claro, ensinar li-teratura, projeto que devo levar adiante em breve.

Por que é tão importante ler?

Porque ler é dar senti-do ao ato de viver. Ou cul-tivar em si o pensamento crítico. Ou, simplesmente, curtir a imaginação. São várias respostas de acordo com o gosto do freguês!

Responda:A história do filme é a mesma que a do livro? Por que?

Quais são os amigos de Dorothy e o que ela quer?

Com quem o mágico se aliou primeiro na Terrra de OZ?

Confiram os GANHADORES

O Correio Criança vai distribuir aos leitores 5 pares de ingressos para o filme da Disney “OZ MÀGICO PODEROSO”

e 5 pares de ingressos para o UNIVERSAL PARK!Mas não vai ser fácil ganhar... Para concorrer, você terá que

responder corretamente às perguntas abaixo, conforme o texto:

UNIVERSAL PARK:Local: BR-230, KM 22, ao lado da UNIPÊ. Horário: de terça a domingo, das 16h às 22h.Preços: R$ 15 meia e R$ 30 inteira.

Mande sua resposta até o dia 21/03 para ou para [email protected], os ganhadores serão avisados por telefone dia 22/03.

correio crianÇa

Laryssa Carococa Fernandes de Lima, 11 anos“Eu criaria um mundo colorido e com muita diversão. A Faber-Castell é muito legal porque ajuda a preservar o meio ambiente.”

Talita Arnaud Almeida, 7 anos“Com a Faber-Castell eu coloco minha imaginação no papel. Tudo fica com mais vida e eu me sinto no céu!”

Diferente da história do livro clássico escrito por L. Frank Baum, publicado em 1900, o filme da Disney apresenta o lado do mágico de Oz.

A história original, de L. Frank Baum, con-ta a trajetória da menina Dorothy e seu cão-zinho Totó pelo fantástico mundo de OZ. Ela encontra 3 amigos, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde e, com eles, busca o caminho de volta para sua casa.

O filme que está nos cinemas, conta a his-tória do mágico de OZ: como ele foi parar na terra fantástica e sua vida lá. Em Oz, o mágico se aliou à Bruxa do Oeste, Theodora, achando que estaria fazendo um bem à população. De-pois, descobriu que estava enganado.

1

2

3

Atenção galera,vamos nos divertir!

CONCORRA A INGRESSOS

Obrigado a todos que participaram!

Page 4: Correio Criança - Edição 64

69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e Apenas 9% usado para o consumo humano.

5

4HOJE

Hora do recreio na escola: a turma sai

apressada pra não perder um minuto de

brincadeiras, jogo de futebol, conversas...

E, antes de voltar para a aula,

BEBER ÁGUA! Sim, pois ...

Boa parte dos pesquisadores concorda que be-ber água tratada é um dos fatores mais importantes para a conservação da saúde: auxilia na prevenção das doenças e proteção do organismo contra o en-velhecimento. Eles afirmam que, nesse século, a falta de água será um dos maiores problemas que a humanidade deverá enfrentar.

De acordo com o Programa de Água da Unesco, a previsão é de que em torno de 2 bilhões de pesso-as, em 48 países, sofrerão com a escassez de água, por volta de 2050. Hoje, 2 bilhões de pessoas vivem com escassez de águas e com problemas de distri-buição e de coleta da água usada (saneamento).

No mundo, cerca de 1,2 bilhão de pessoas não têm água potável para uso doméstico (OMS). Os problemas de água atin-gem, principalmente, o Oriente Médio, parte da África e a Ásia Central. Mas também há escassez na China Ocidental, no Oes-te e Sul da Índia, no Oeste da América Latina e em grandes regiões do Paquistão e do México.

No Brasil! Aqui tem quase 14% de toda a água doce do Pla-neta. Mas, essa água está mal distribuída:

• 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população.

• Apenas 3% de água está no Nordeste. • Em Pernambuco existem apenas 1.320 litros de água por

ano por habitante • O recomendado são 2.000 litros de água por habitante,

por ano. • 80% das doenças e 30% das pessoas morrem por causa da

água contaminada.

Previsões 1999 2050

População Mundial 6.0 bilhões 9.4 bilhões

Terão água suficiente

Não terão água suficiente 5% 24%

Escassez 3% 18%(Fonte: Brasil Escola)

As guerras do século XX foram por petróleo. Ismail Serageldin, um homem importante, que foi vice-pre-sidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, disse que “as guer-ras do século XXI serão por água”.

Segunda a Unesco, no mundo, 261 bacias fluviais são divididas en-tre territórios diferentes, o que gera o risco de “guerras pela água”.

Para proteger esse bem, a água fresca precisa ser reconhecida, em todo o mundo, como bem e heran-ça comum.

No Planeta, a água concentra-se nas calotas polares, glaciais e no sub-solo. Uma pequena parcela distribui-se por lagos e pântanos, rios, zona superficial do solo e biosfera.

Água salgada

SubsoloLagos e riosPresa em geleiras

Ág

ua

do

mu

nd

o

70% da superfície terres-tre está coberta por água. Me-nos de 2,5% deste volume é de água doce: a maior parte está concentrada em geleiras.

97,5%

2,5% Água doce

Brigarporágua?

Vale da Lua: sem água, não existe vegetação

Só onde existe água, a vida se desenvolve. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água!

o Deserto de Atacama,

no chileAdivinhe onde está uma das maiores partes de água doce do mundo?

Rio São Francisco

Dia Mundial da Água, instituído pela Organização

das Nações Unidas (ONU), em 1992

22 de março

Água é vida Na nascente de água

Puritamam tem vida

92% 58%

Paraíba, 17 de março de 2013

Page 5: Correio Criança - Edição 64

69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e Apenas 9% usado para o consumo humano.

5

4HOJE

Hora do recreio na escola: a turma sai

apressada pra não perder um minuto de

brincadeiras, jogo de futebol, conversas...

E, antes de voltar para a aula,

BEBER ÁGUA! Sim, pois ...

Boa parte dos pesquisadores concorda que be-ber água tratada é um dos fatores mais importantes para a conservação da saúde: auxilia na prevenção das doenças e proteção do organismo contra o en-velhecimento. Eles afirmam que, nesse século, a falta de água será um dos maiores problemas que a humanidade deverá enfrentar.

De acordo com o Programa de Água da Unesco, a previsão é de que em torno de 2 bilhões de pesso-as, em 48 países, sofrerão com a escassez de água, por volta de 2050. Hoje, 2 bilhões de pessoas vivem com escassez de águas e com problemas de distri-buição e de coleta da água usada (saneamento).

No mundo, cerca de 1,2 bilhão de pessoas não têm água potável para uso doméstico (OMS). Os problemas de água atin-gem, principalmente, o Oriente Médio, parte da África e a Ásia Central. Mas também há escassez na China Ocidental, no Oes-te e Sul da Índia, no Oeste da América Latina e em grandes regiões do Paquistão e do México.

No Brasil! Aqui tem quase 14% de toda a água doce do Pla-neta. Mas, essa água está mal distribuída:

• 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população.

• Apenas 3% de água está no Nordeste. • Em Pernambuco existem apenas 1.320 litros de água por

ano por habitante • O recomendado são 2.000 litros de água por habitante,

por ano. • 80% das doenças e 30% das pessoas morrem por causa da

água contaminada.

Previsões 1999 2050

População Mundial 6.0 bilhões 9.4 bilhões

Terão água suficiente

Não terão água suficiente 5% 24%

Escassez 3% 18%(Fonte: Brasil Escola)

As guerras do século XX foram por petróleo. Ismail Serageldin, um homem importante, que foi vice-pre-sidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, disse que “as guer-ras do século XXI serão por água”.

Segunda a Unesco, no mundo, 261 bacias fluviais são divididas en-tre territórios diferentes, o que gera o risco de “guerras pela água”.

Para proteger esse bem, a água fresca precisa ser reconhecida, em todo o mundo, como bem e heran-ça comum.

No Planeta, a água concentra-se nas calotas polares, glaciais e no sub-solo. Uma pequena parcela distribui-se por lagos e pântanos, rios, zona superficial do solo e biosfera.

Água salgada

SubsoloLagos e riosPresa em geleiras

Ág

ua

do

mu

nd

o

70% da superfície terres-tre está coberta por água. Me-nos de 2,5% deste volume é de água doce: a maior parte está concentrada em geleiras.

97,5%

2,5% Água doce

Brigarporágua?

Vale da Lua: sem água, não existe vegetação

Só onde existe água, a vida se desenvolve. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água!

o Deserto de Atacama,

no chileAdivinhe onde está uma das maiores partes de água doce do mundo?

Rio São Francisco

Dia Mundial da Água, instituído pela Organização

das Nações Unidas (ONU), em 1992

22 de março

Água é vida Na nascente de água

Puritamam tem vida

92% 58%

Paraíba, 17 de março de 2013

Page 6: Correio Criança - Edição 64

Paraíba, 17 de março de 2013 Paraíba, 17 de março de 2013

6

3

Mora no Recife, em Pernambuco, é escritora, poeta e disse que “escrever para crianças faz parte do ofício de contar histórias que é, por excelência e circunstância, o melhor recurso para estimular a criatividade.”

Telma Brilhante

Foto

: Div

ulga

ção

Existia um lugar muito bonito onde todos viviam na mais completa paz. Pássaros e borboletas voavam, as galinhas cacarejavam, os pintinhos corriam defendendo os grãos de

milho que eram jogados no terreiro. As cigarras cantavam for-te anunciando alegremente a noite que estava chegando. Mas Amarelinho era um pintinho que pensava que podia voar tão alto quanto os passarinhos. E pensou: “Se eles podem voar, por que eu não posso? Eu também tenho asas”.

Resolveu subir numa árvore bem alta. Escolheu uma frondosa mangueira e foi subindo, subindo, até chegar no úl-timo galho. Cansado, sentou-se um pouco. Olhou para baixo, sentiu uma tontura e quase caiu. Depois, pôs-se de pé, abriu as

asinhas, deu mais uma espiada. Ficou com medo, re-cuou. Tomou coragem, fechou os olhos e jogou-se no espaço. E foi caindo, caindo. Tombou justamente pró-ximo onde a mãe estava ciscando. Desmaiou.

Quando retornou, ouviu a mãe dizer: “Você não entendeu ainda, filhinho, que nem todos podem fazer a mesma coisa? Que você não nasceu pra voar alto? Agora

O pintinho voador vai passar muitos dias curtindo o so-frimento, e só vai brincar depois que ficar bom”.

Passado o susto de perder o irmão, os pintinhos começaram a zombar cantando bem alto, dan-çando ao redor de Amarelinho.

Vida deescritor

Entrevista

50%DE DES CONTO

NA INTEIRA

Apresenteeste cupom na bilheteria do Teatro Ednaldo

do EgyptoPromoção válida para os dias 17, 23, 24, 30 e 31/03Local: Ednaldo do Egypto, Rua Maria Rosa, Manaíra - Hora: 17h

Pobre AmarelinhoEra tão bonzinho!Pensou ser passarinhoCaiu devagarinhoNo terreiro do vizinho.

Tadinho, tadinho!Assim todo quebradoAsas deram um nóQuase perdeu a pernaE ficou borocoxó.Borocoxó, borocoxó!

André Ricardo Aguiar lançou recen-temente o livro “Pequenas Reinações”. Ele concedeu uma entrevista para o Correio Criança, na qual contou como é escrever um livro. Confira!

Qual foi a inspiração para escrever o livro “Pequenas Reinações”?

Eu gosto muito de his-tórias de reinos e sempre achei o máximo o lance de criar personagens estra-nhos. E um belo dia, senti que poderia fazer isto com reis e reinados. E deu certo.

É fácil escrever um livro?

É fácil se a ideia está bem armada na cabeça. E não é fácil porque escre-ver é algo que tem que ser constante-mente desafiado.

Você é escritor, mas trabalha também em outro lugar?

Meu trabalho diz res-peito à inclusão social pela leitura e incentivos. Também gosto de revisar textos. E, claro, ensinar li-teratura, projeto que devo levar adiante em breve.

Por que é tão importante ler?

Porque ler é dar senti-do ao ato de viver. Ou cul-tivar em si o pensamento crítico. Ou, simplesmente, curtir a imaginação. São várias respostas de acordo com o gosto do freguês!

Responda:A história do filme é a mesma que a do livro? Por que?

Quais são os amigos de Dorothy e o que ela quer?

Com quem o mágico se aliou primeiro na Terrra de OZ?

Confiram os GANHADORES

O Correio Criança vai distribuir aos leitores 5 pares de ingressos para o filme da Disney “OZ MÀGICO PODEROSO”

e 5 pares de ingressos para o UNIVERSAL PARK!Mas não vai ser fácil ganhar... Para concorrer, você terá que

responder corretamente às perguntas abaixo, conforme o texto:

UNIVERSAL PARK:Local: BR-230, KM 22, ao lado da UNIPÊ. Horário: de terça a domingo, das 16h às 22h.Preços: R$ 15 meia e R$ 30 inteira.

Mande sua resposta até o dia 21/03 para ou para [email protected], os ganhadores serão avisados por telefone dia 22/03.

correio crianÇa

Laryssa Carococa Fernandes de Lima, 11 anos“Eu criaria um mundo colorido e com muita diversão. A Faber-Castell é muito legal porque ajuda a preservar o meio ambiente.”

Talita Arnaud Almeida, 7 anos“Com a Faber-Castell eu coloco minha imaginação no papel. Tudo fica com mais vida e eu me sinto no céu!”

Diferente da história do livro clássico escrito por L. Frank Baum, publicado em 1900, o filme da Disney apresenta o lado do mágico de Oz.

A história original, de L. Frank Baum, con-ta a trajetória da menina Dorothy e seu cão-zinho Totó pelo fantástico mundo de OZ. Ela encontra 3 amigos, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde e, com eles, busca o caminho de volta para sua casa.

O filme que está nos cinemas, conta a his-tória do mágico de OZ: como ele foi parar na terra fantástica e sua vida lá. Em Oz, o mágico se aliou à Bruxa do Oeste, Theodora, achando que estaria fazendo um bem à população. De-pois, descobriu que estava enganado.

1

2

3

Atenção galera,vamos nos divertir!

CONCORRA A INGRESSOS

Obrigado a todos que participaram!

Page 7: Correio Criança - Edição 64

Envie um e-mail para [email protected] dizendo:“Eu gosto do Mágico de Oz porque...”_____________

______________________________________________

______________________________________________

______________________________________________

Envie o seu nome e telefone de um responsável para con-tato. O ganhador será avisado por telefone.

Foi inaugurado no último dia 13, o mais poten-te observatório astronômico do mundo, no Chile, a mais de 5 mil metros de altura. É o Grande Con-junto de Radiotelescópios do Atacama.É formado por 66 antenas que mostrarão a formação de es-trelas, galáxias bebês no universo e planetas em formação, em torno de sóis distantes.

Novo observatório irá revelar o espaço

Você quer ganhar um exemplar desse livro?

Editor Geral Walter Galvão | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk | Revisão Marianna Vieira | Fotos Arquivo Jornal CorreioComercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra | Conselho Editorial: Professores Francisco Fernandes, Alessio

Toni, Ana Paula Holanda, Kay Francis, Sérgio Gino | Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Pedro Lins, Caio Lucas Nobrega Colaborador Especial Chico Augusto | Contato [email protected]

Apoio:

“O MARAVilhOsOMáGiCO de OZ”l. FRAnk BAuMilustRAções CARlO GiOVAnieditORA sAlAMAndRA

As aventuras de Dorothy, do Espanta-lho, do Homemde Lata e do Leão Covarde ganham ilustrações diferentes. O designer trabalhou com recortes e dobraduras e, de-pois, fotografou as obras. A clássica narra-tiva vem encantando gerações há anos. Ela foi publicada pela primeira vez, nos Estados Unidos, em 1900.

Você quer ganhar um exemplar desse livro?

Quando chega domingo e tem Correio Criança no jornal Correio da Paraíba, Talita Arnaud, de 7 anos, pede logo para a mamãe comprar. Pois nessa edição publi-camos o desenho que ela nos mandou com um bilhetinho: “Sou fã do Correio Criança!” Valeu Talita, nós também somos seus fãs!

Participe do Correio Criança. Mande o seu texto ou desenho [email protected] ou envie para Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB - CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

correio crianÇa

Mande um e-mail para: [email protected] deixe uma mensagem pelo

Desvendeesse mistério!

BAte-pApOCom Ana paula

correio crianÇa

+ LIVROS

Barbie completou 54 anos!A boneca foi criada por Ruth

Handler e o seu marido Elliot Handler, que tinham uma filha de nome Barbara. Ela foi lançada no dia 9 de março de 1959, pela em-presa de brinquedos americana Mattel, vendida a 3 dólares, nos primeiros exemplares, que teve 340 mil bonecas!

Em 1961, Brabie ganhou um namorado, o Ken, com um corpão

musculoso e roupas estilosas, Seu guarda-roupa tinha desde a ber-muda florida de surfista ao smoking preto. Durante todos esses anos, eles acompanharam as tendências de moda.

Hoje, Barbie ainda exerce influ-ência em muitas meninas. Ela sim-boliza uma moça bonita, inteligente, amiga, companheira, meiga e politi-camente correta.

Suplemento infantil do

Paraíba, 17 de março de 2013 Paraíba, 17 de março de 2013

2

7

O SEGREDO DASPIRÂMIDES

Divirta-se com seus amigos e fique crânio

em Matemática!

74 2+

Por professora Ana Paula Hollanda

8X

Carnaval Intensifolia

1

128

1315

678

2435

250

2030

101020

55515

3100

7030

45255

252050

Respostas

28

6 8

2 3

50

30

10 20

5 15

70

25

25 0

2

3

A soma de cada dois tijolinhos juntos, em-baixo, dá o resultado do tijolinho de cima. Atenção! Às vezes você terá que inverter a conta e começar pelo tijolinho de cima, daí em vez de somar, tem que diminuir!

Page 8: Correio Criança - Edição 64

GANHE 20INGRESSOS PARACINEMA E PARQUEPÁG. 3

FullGAMESFullGAMES

Você sabia....

Para a psicóloga e psicanalista Christine Bru-der a primeira infância é uma das mais impor-tantes fases de aprendizado e deve ser tratada com estímulos certos para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional.

Os componentes audiovisuais e motores ajudam a aprimorar a percepção e coordenação motora das crianças, mas é importante escolher o jogo certo para a faixa etária, que seja colori-do, divertido e educativo.

Nas App stores existem vários: de memória, de mate-mática, de colorir, de música e blocos de encaixar. Testei al-guns e os melhores que encontrei foram:

Além de games há também desenhos educativos que não apenas ensinam comportamento, matemática, alfabeto, ecologia e raciocínio lógico, como também são bilíngues. Estes desenhos estão disponíveis na TV à cabo ou em DVDs: “Dora Aventureira”, “Go, Diego Go”, “Ni-hao Kai Lan” e “Equipe Umizoomi”.

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 64 - 17 de março de 2013

ENTREVISTAVIDA DO ESCRITORANDRÉ AGUIARPÁG. 6

MATEMÁGICAQUAL O SEGRDODA PIRÂMIDE?PÁG. 7

O mundo virtual ajuda no aprendizado como complemento. Não deve ser usado como babá ou substituto de brincadeiras com outras crianças, ou ao ar livre.

Os leitores pediram!

Por João Jr. [email protected]

Como a Era Digital influencia crianças de 0 a 4 anos?

Pode ser que você more num apartamento, ou numa casa, ou num condomínio fechado, ou, quem sabe, em uma casa mais simples... Em qual-quer um desses lu-gares, você certa-mente terá vizinhos.

Quando sua fa-mília se muda de moradia, tudo é no-vidade no bairro, especialmente os vizinhos. Então, fica a dúvida: será que eles são briguen-tos iguais ao Pato Donald, e o Silva, ou desengonçados, como o Chaves? Ou, ainda esqui-sitos, como a Família Addams?

Na peça de teatro “A Famí-lia Addams”, que está em cartaz no Teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa, uma família de pes-soas “normais” se muda para uma casa ao lado de uma mansão mui-to estranha... As crianças imagi-nam coisas terríveis por causa da

aparência da casa e ficam curiosas por saber quem mora lá.

Elas descobrem, no fim, que a família que habita a mansão tem

realmente hábitos di-ferentes, mas, nem por isso, são más pessoas.

Ou seja, as apa-rências enganam, como diz o ditado! E é bem melhor você ter amizade com o seus vizinhos, a não ser que você more em uma grande fa-zenda, e seu vizinho está há quilômetros de você!

SE NÃO CUIDAR,A ÁGUA PODEACABAR PÁGs. 4 e 5

Paraíba, 17 de março de 2013

8

“Animals Memory”, “Smart Baby Games” e “Baby Explorer”Outros que irão chamar a atenção dos mais novos, porém não são educativos:“Talking Friends”, “Fruit Ninja” e o “Ants Smasher for kids”.

Será que o seu vizinho é tão

esquisito assim?

AMAZONAS, O MAIOR RIO DO MUNDO