correio criança - edicao 81

8
Diversão e cultura para a gurizada - Nº 81 - 10 de novembro de 2013 PARCERIA UNICEF APOIA O CORREIO CRIANÇA PÁG. 2 LITERATURA FESTA EM OLINDA COMEÇA DIA 14 PÁG. 3 CORREIO CRIANÇA OFICINA INTEGRA AlUNOS E ESCRITORES PÁG. 8

Upload: jornal-correio-da-paraiba

Post on 21-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Suplemento infantil do jornal Correio da Paraíba

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Criança - Edicao 81

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 81 - 10 de novembro de 2013

8

Plataformas virtuais

FullGAMESFullGAMES

Aqui na Fullgames falamos dos jogos e platafor-mas onde estão disponíveis. Os mais comuns são:

• Videogame: Wii, Playstation e Xbox, • Games portáteis: PSP, PSvita e Nintendo

DS e 3DS, • Sistemas: Android e iOS para tablets,

smartphones, iPADs e Iphones e• Computador: você pode jogar através de

sites, em DVD ou baixando da internet. Hoje iremos dar a dica de duas plataformas

virtuais de jogos para computador:A Steam (store.steampowered.com) e a

Nuuvem (www.nuuvem.com.br)Em ambos você irá encontrar todos os tipos

de jogos, alguns gratuitos e a maioria por um preço mais acessível, sejam eles antigos, como o Plants VS Zombies, falado aqui na edição pas-sada, ou lançamentos como o Batman: Arkham Origens.

E tem as comunidades virtuais que você pode adicionar seus amigos, jogar online com eles e comparar troféus. É uma ótima opção. Acesse!

Que os computadores rodam ou emulam a maioria dos jogos mais antigos? Porém os lan-çamentos com gráficos mais avançados exigem placa de vídeo, fonte, memória e processador melhor, são os chamados “pc gamer”. A Steam possui um aplicativo que avalia se o seu PC será capaz de rodar o jogo que você quer.

Você sabia...

Paraíba, 10 de novembro de 2013

PARCERIAUNICEF APOIAO CORREIOCRIANÇAPÁG. 2

LITERATURAFESTA EMOLINDA COMEÇADIA 14PÁG. 3

CORREIO CRIANÇAOFICINA INTEGRAAlUNOS E ESCRITORESPÁG. 8

Por João Jr. [email protected]

Flibo 2013 em pauta no Correio Criança

A jornalista Marianna Vieira, colaboradora do Correio Criança, ministrou uma oficina de jornalismo para 20 alunos do Ensino

Fundamental durante a Flibo 2013, em Boqueirão.Confira a cobertura jornalística que a garotada fez!

A Feira Literária de Boqueirão 2013 (Flibo) aconteceu de 23 a 26 de outubro, com a missão de levar a prosa e a poesia para além do Cariri paraibano. Realizada pela Associação Boqueirãoense de Escritores (Abes), a Flibo celebrou o centenário do poeta Vinícius de Moraes com várias ativida-des culturais, como mini-cursos, me-sas-redondas, oficinas e palestras.

A coordenadora, Mirtes Waleska Sulpino, contou que a Flibo foi um sonho dos escritores da Abes. “O ob-jetivo foi nos juntar para debater so-bre literatura”. Hoje, a Flibo atrai os

amantes de literatura de todo o Brasil, como os escritores Simone Pedersen, de São Paulo, e André Ricardo Aguiar, de João Pessoa.

Simone contou que ficou surpre-sa, porque a cidade é pequena e aco-lhedora . “Aqui, vou conhecer novos autores e participar da palestra ‘Bate-papo literário’”, disse. Já André Ricar-do falou que “a Flibo está criando um hábito de ações culturais, de valoriza-ção dos autores locais”. “O empenho dos organizadores me chamou aten-ção, porque não é fácil reunir tantos autores”, disse ele.

Quem participou!Wagner Pereira da SilvaEryda Ferreira PessoaFernanda Catarina da Silva FerreiraLuana da Silva SantosEmerson Mayk Cristiano dos SantosVanessa Martins da SilvaFernanda Viana Correia

Ana Clara NascimentoLaryssa Kelly RodriguesÂngelo Gabriel MoreiraVitória Cristina Cardoso SabinoJoão Bosco NetoFrancyele Alves RodriguesAna Priscila da Nóbrega Silva

José Henrique Sousa RobertoMaria Rita Leal HiginoRobson Gonçalves MacenaAna Beatriz de Oliveira MonteiroAndrelly Flora de Farias SilvaAndressa Gicelly

Marianna com Mirtes, da Flibo

Page 2: Correio Criança - Edicao 81

Participe do Correio Criança. Mande o seu texto ou desenho pelo , e-mail: [email protected], ou envie

para Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB - CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

correio crianÇa

Emelly, da Escola Municipal Dumerval Tri-gueiro, dá a dica sobre como descartar o lixo!!

ARTE

Editor Geral Walter Galvão | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk (DRT-RS 8376) | Revisão Marianna Vieira | Fotos Arquivo Jornal CorreioComercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra | Conselho Editorial: Professores Francisco Fernandes, Alessio Toni,

Ana Paula Holanda, Kay Francis, Kátia Cilene | Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Gabi Magliano, Caio Lucas Nobrega, Bruno Emídio Artes anúncios Vania Flor | Colaborador Especial Chico Augusto | Gráfica Egídio Oliveira | Contato [email protected]

Apoio:Suplemento infantil quinzenal do

Paraíba, 10 de novembro de 2013 Paraíba, 10 de novembro de 2013

2

7

o que é o dinheiro?

A Praça Maria Bron-zeada, ao lado da Escola João Monteiro da Fran-ca, no bairro Vieira Diniz, está sem balanço, a gan-gorra e a lata de lixo es-tão quebradas.

Os alunos da escola disseram que só dá para brincar no escorrego e que têm medo de assal-tos. E eles sabem que os brinquedos estão danifi-cados porque as pessoas não têm zelo.

A praça foi reinaugu-rada dia 20 de agosto de 2010. O aluno Samuel Dilva, 10 anos, disse que é importante ter um lugar

para se divertir. “Espero que a praça fique boa logo e que tenha mais lugar para se divertir. E também que as pessoas zelem”, comentou Samuel.

Praça está combrinquedos quebrados

É um pedaço de papel ou metal que representa um valor e você pode conquis-tar algo com ele.

As moedas surgiram 700 anos antes de Cristo, na Lídia, atual Turquia. No iní-cio, elas valiam pelo material de que eram feitas: ouro, prata e cobre. Depois passou a circular pelo valor gravado na sua face.

A primeira utilização do papel como moeda foi na China e as notas eram escri-tas à mão.

No Brasil, as notas e moedas são fa-bricadas na Casa da Moeda, no Rio de Ja-neiro, a pedido do Banco Central do Brasil, que pertence ao governo e cria as regras para todos os bancos.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) foi criado em 1946 pela Organização das Nações Unidas, para garantir que as crianças usufruam de seus direitos.

O representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, esteve na Paraíba, na última semana, e conheceu o suplemento Correio Criança. “Podem contar com nosso apoio”, disse.

A partir de agora, o Unicef irá compartilhar conosco diver-sos assuntos.

Assim, vamos caminhando e construindo um mundo mais legal para viver!

e CorreioCriança

Os alunos do programa Mais Educação da Escola Municipal João Monteiro da Franca, do Conjunto Vieira Diniz, em João Pessoa, produziram em conjunto matéria para o Correio Criança. A pauta foi: “Como está a conservação da praça que tem ao lado da escola?”

Ação dE cidAdAniA

E-mail para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, As-sis Freire: como se poderia resolver o problema? Seria possível consertar os brinquedos e ter policiamento na área?

Resposta: “A responsabilidade do policiamento (segurança pública) é do Estado. Em relação a praça, garanto ela será incluída na progra-mação de manutenção. Em breve, ganhará ‘nova cara’, com brinque-dos novos, pintura renovada, além de capinação e poda das árvores.

A quantidade de cédulas ou moedas não indica se uma pessoa possui pouco ou muito dinheiro. O que diz é o valor que cada uma das cédulas e moedas representa. Conte a quantidade de cédulas e moedas, calcule o valor total em reais e comprove!

olá, pessoal!No mês passado vocês aprende-ram que antes de surgir o dinhei-ro, as pessoas negociavam trocan-do mercadorias, mas nem sempre

as trocas eram justas.

Mande um e-mail para: [email protected]

AgoRA é com você

Nº de cédulas _____Nº de moedas _____valor total _____ reais

Nº de cédulas _____Nº de moedas _____valor total _____ reais

Nº de cédulas _____Nº de moedas ______valor total _____ reais

Nº de cédulas _____Nº de moedas _____valor total _____ reais

Nº de cédulas _____Nº de moedas _____valor total _____ reais

(Orie

ntaç

ão: M

árci

a D

emen

tshu

k)

Page 3: Correio Criança - Edicao 81

Paraíba, 10 de novembro de 2013 Paraíba, 10 de novembro de 2013

3

Local: Torre do Mirante da Estação Cabo Branco - Até 2 de fevereiro

Competir e cooperar

Foto

: Div

ulga

ção

Ele estava apavorado.Era um dia cinzento, a névoa encobria

o céu e o vento cortava o ar, num assobio fantasmagórico. O medo e o frio lhe regelavam até os ossos. O dia mal amanhecera e ele ali, naquele lugar horrível, assustador.

E pensar que confiara nela, naquela criatura malvada e cruel.

Ela o segurava firme, como se temesse que ele tentasse algo. E ele tentaria. Não se entregaria assim tão facilmente. Precisava lutar com todas as suas forças, sobreviver.

Aproveitando um momento de distração, puxou o braço e se viu livre. Correu como nunca tinha corrido na vida, como se sua vida dependesse daquilo. Não viu um tronco no meio do caminho e tropeçou. Caiu, mas levantou rápido, contabilizando as feridas: os dois joelhos doíam, um deles sangrava um pouco, as duas mãos es-tavam arranhadas, mas nada importava, precisava sair dali o quanto antes, para longe daquela coisa horrível e asquerosa.

Viu que a saída não estava tão distante. Poderia conseguir. Pre-

MEDO

É escritora carioca. “Desde sempre vivo povoada de histórias.”

Flávia Côrtes

parou-se para correr, mas sentiu uma mão fria em seu ombro. Era tarde demais, não havia mais como esca-par. Não demorou a sentir a picada ardida.

Nããããão!!!!!As lágrimas desciam quentes por seu rosto. Ela conseguiu

mais uma vez.- Não disse que não ia doer nada, filho? Foi só uma espe-

tadinha.Ele a olhou aborrecido. Espetadinha?!- Agora que já tomou sua vacina, o que acha de um sorvete?

- ela convidou, com aquele sorriso lindo que tinha o poder de fazer com ele esquecesse de tudo.

Ele lembrou do gosto bom do chocolate gelado e achou melhor perdoá-la. Mas só mais uma vez.

6

Os Jogos Cooperativos da Escola Estadual Raul Córdula, na Capital, foram diferentes. Todos competiram e ganharam!

Os estudantes participaram de atividades de grupo e refleti-ram sobre a importância da co-operação e do cooperativismo. Ao final das atividades, discuti-ram os benefícios da coopera-ção e os prejuízos da competi-

ção exagerada e inconsciente.Eles aprenderam que os

valores essenciais do cooperati-vismo são a solidariedade, a au-tonomia, a responsabilidade, a democracia e a honestidade.

A iniciativa faz parte das ações do Programa CooperJo-vem, (Sistema OCB-Sescoop/PB) com o apoio da Unimed/JP.

Assim é legal competir!

DJ’s e atores caracteriza-dos de monstros vão fazer a festa na área de eventos do parque e pregar muito susto em quem estiver por perto! Será que Jason e Freddy Krue-ger estarão por lá também?

Mirabilandia tem brinquedos irados e

shows de dar arrepios!

“Amiga é pra essas coisas”

Exposição

A artista plástica pessoense Ana Chris-tina Mesquita Melo expõe 30 bonequinhas feitas de papel machê que expressa a força da amizade entre mulheres!

Tonton - Venham para Olinda neste feriadão de Quinze de Novembro e participem da Fliporto!

Correio Criança - Mas, o que terá de interessante lá?

Tonton - Vocês poderão conhecer e trocar ideias com autores de textos e imagens, além participar de muitas outras atividades ligadas ao mundo do livro infantil!

Correio Criança - “E onde fica?”

Tonton - Na Praça do Carmo, em Olinda. É tudo inteiramente de graça, de 14 a 17/11.

Correio Criança - “Eu ouvi falar de uma Casa do Livro... É lá em Olinda, também?”

Tonton - “Sim! é a Clilo, a Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda. Vocês têm que conhecer. Fica perto da Fliporto, chegando lá a gente explica direitinho. Estão todos convidados!”

Antônio Nunes é coordenador da Fliporto Criança e Fliporto Nova Gera-ção e fez um convite especial para os leitores do Correio Criança!

Criança de até 1,10m de altura, acompanhada por adulto (maior de 18 anos) pagante de pas-saporte individual, entra e brinca de graça. PAI ou MÃE, acompanhante de criança (até 12 anos de idade) pagante de passaporte individual, tem o acesso ao parque de forma gratuita sem direito a utilizar os equipamentos.

Sextas-feiras, das 17h30 às 19h30; Sábados, domingos e

feriados, das 18h às 20h.Até 1º de dezembro

PROMOÇÕES ESPECIAL: Passaporte individual: R$25 a meia entrada e R$50 a inteira.

(Válido até 01/12/2013)

Page 4: Correio Criança - Edicao 81

5

4

Paraíba, 10 de novembro de 2013

Page 5: Correio Criança - Edicao 81

5

4

Paraíba, 10 de novembro de 2013

Page 6: Correio Criança - Edicao 81

Paraíba, 10 de novembro de 2013 Paraíba, 10 de novembro de 2013

3

Local: Torre do Mirante da Estação Cabo Branco - Até 2 de fevereiro

Competir e cooperar

Foto

: Div

ulga

ção

Ele estava apavorado.Era um dia cinzento, a névoa encobria

o céu e o vento cortava o ar, num assobio fantasmagórico. O medo e o frio lhe regelavam até os ossos. O dia mal amanhecera e ele ali, naquele lugar horrível, assustador.

E pensar que confiara nela, naquela criatura malvada e cruel.

Ela o segurava firme, como se temesse que ele tentasse algo. E ele tentaria. Não se entregaria assim tão facilmente. Precisava lutar com todas as suas forças, sobreviver.

Aproveitando um momento de distração, puxou o braço e se viu livre. Correu como nunca tinha corrido na vida, como se sua vida dependesse daquilo. Não viu um tronco no meio do caminho e tropeçou. Caiu, mas levantou rápido, contabilizando as feridas: os dois joelhos doíam, um deles sangrava um pouco, as duas mãos es-tavam arranhadas, mas nada importava, precisava sair dali o quanto antes, para longe daquela coisa horrível e asquerosa.

Viu que a saída não estava tão distante. Poderia conseguir. Pre-

MEDO

É escritora carioca. “Desde sempre vivo povoada de histórias.”

Flávia Côrtes

parou-se para correr, mas sentiu uma mão fria em seu ombro. Era tarde demais, não havia mais como esca-par. Não demorou a sentir a picada ardida.

Nããããão!!!!!As lágrimas desciam quentes por seu rosto. Ela conseguiu

mais uma vez.- Não disse que não ia doer nada, filho? Foi só uma espe-

tadinha.Ele a olhou aborrecido. Espetadinha?!- Agora que já tomou sua vacina, o que acha de um sorvete?

- ela convidou, com aquele sorriso lindo que tinha o poder de fazer com ele esquecesse de tudo.

Ele lembrou do gosto bom do chocolate gelado e achou melhor perdoá-la. Mas só mais uma vez.

6

Os Jogos Cooperativos da Escola Estadual Raul Córdula, na Capital, foram diferentes. Todos competiram e ganharam!

Os estudantes participaram de atividades de grupo e refleti-ram sobre a importância da co-operação e do cooperativismo. Ao final das atividades, discuti-ram os benefícios da coopera-ção e os prejuízos da competi-

ção exagerada e inconsciente.Eles aprenderam que os

valores essenciais do cooperati-vismo são a solidariedade, a au-tonomia, a responsabilidade, a democracia e a honestidade.

A iniciativa faz parte das ações do Programa CooperJo-vem, (Sistema OCB-Sescoop/PB) com o apoio da Unimed/JP.

Assim é legal competir!

DJ’s e atores caracteriza-dos de monstros vão fazer a festa na área de eventos do parque e pregar muito susto em quem estiver por perto! Será que Jason e Freddy Krue-ger estarão por lá também?

Mirabilandia tem brinquedos irados e

shows de dar arrepios!

“Amiga é pra essas coisas”

Exposição

A artista plástica pessoense Ana Chris-tina Mesquita Melo expõe 30 bonequinhas feitas de papel machê que expressa a força da amizade entre mulheres!

Tonton - Venham para Olinda neste feriadão de Quinze de Novembro e participem da Fliporto!

Correio Criança - Mas, o que terá de interessante lá?

Tonton - Vocês poderão conhecer e trocar ideias com autores de textos e imagens, além participar de muitas outras atividades ligadas ao mundo do livro infantil!

Correio Criança - “E onde fica?”

Tonton - Na Praça do Carmo, em Olinda. É tudo inteiramente de graça, de 14 a 17/11.

Correio Criança - “Eu ouvi falar de uma Casa do Livro... É lá em Olinda, também?”

Tonton - “Sim! é a Clilo, a Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda. Vocês têm que conhecer. Fica perto da Fliporto, chegando lá a gente explica direitinho. Estão todos convidados!”

Antônio Nunes é coordenador da Fliporto Criança e Fliporto Nova Gera-ção e fez um convite especial para os leitores do Correio Criança!

Criança de até 1,10m de altura, acompanhada por adulto (maior de 18 anos) pagante de pas-saporte individual, entra e brinca de graça. PAI ou MÃE, acompanhante de criança (até 12 anos de idade) pagante de passaporte individual, tem o acesso ao parque de forma gratuita sem direito a utilizar os equipamentos.

Sextas-feiras, das 17h30 às 19h30; Sábados, domingos e

feriados, das 18h às 20h.Até 1º de dezembro

PROMOÇÕES ESPECIAL: Passaporte individual: R$25 a meia entrada e R$50 a inteira.

(Válido até 01/12/2013)

Page 7: Correio Criança - Edicao 81

Participe do Correio Criança. Mande o seu texto ou desenho pelo , e-mail: [email protected], ou envie

para Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB - CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

correio crianÇa

Emelly, da Escola Municipal Dumerval Tri-gueiro, dá a dica sobre como descartar o lixo!!

ARTE

Editor Geral Walter Galvão | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk (DRT-RS 8376) | Revisão Marianna Vieira | Fotos Arquivo Jornal CorreioComercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra | Conselho Editorial: Professores Francisco Fernandes, Alessio Toni,

Ana Paula Holanda, Kay Francis, Kátia Cilene | Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Gabi Magliano, Caio Lucas Nobrega, Bruno Emídio Artes anúncios Vania Flor | Colaborador Especial Chico Augusto | Gráfica Egídio Oliveira | Contato [email protected]

Apoio:Suplemento infantil quinzenal do

Paraíba, 10 de novembro de 2013 Paraíba, 10 de novembro de 2013

2

7

o que é o dinheiro?

A Praça Maria Bron-zeada, ao lado da Escola João Monteiro da Fran-ca, no bairro Vieira Diniz, está sem balanço, a gan-gorra e a lata de lixo es-tão quebradas.

Os alunos da escola disseram que só dá para brincar no escorrego e que têm medo de assal-tos. E eles sabem que os brinquedos estão danifi-cados porque as pessoas não têm zelo.

A praça foi reinaugu-rada dia 20 de agosto de 2010. O aluno Samuel Dilva, 10 anos, disse que é importante ter um lugar

para se divertir. “Espero que a praça fique boa logo e que tenha mais lugar para se divertir. E também que as pessoas zelem”, comentou Samuel.

Praça está combrinquedos quebrados

É um pedaço de papel ou metal que representa um valor e você pode conquis-tar algo com ele.

As moedas surgiram 700 anos antes de Cristo, na Lídia, atual Turquia. No iní-cio, elas valiam pelo material de que eram feitas: ouro, prata e cobre. Depois passou a circular pelo valor gravado na sua face.

A primeira utilização do papel como moeda foi na China e as notas eram escri-tas à mão.

No Brasil, as notas e moedas são fa-bricadas na Casa da Moeda, no Rio de Ja-neiro, a pedido do Banco Central do Brasil, que pertence ao governo e cria as regras para todos os bancos.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) foi criado em 1946 pela Organização das Nações Unidas, para garantir que as crianças usufruam de seus direitos.

O representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, esteve na Paraíba, na última semana, e conheceu o suplemento Correio Criança. “Podem contar com nosso apoio”, disse.

A partir de agora, o Unicef irá compartilhar conosco diver-sos assuntos.

Assim, vamos caminhando e construindo um mundo mais legal para viver!

e CorreioCriança

Os alunos do programa Mais Educação da Escola Municipal João Monteiro da Franca, do Conjunto Vieira Diniz, em João Pessoa, produziram em conjunto matéria para o Correio Criança. A pauta foi: “Como está a conservação da praça que tem ao lado da escola?”

Ação dE cidAdAniA

E-mail para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, As-sis Freire: como se poderia resolver o problema? Seria possível consertar os brinquedos e ter policiamento na área?

Resposta: “A responsabilidade do policiamento (segurança pública) é do Estado. Em relação a praça, garanto ela será incluída na progra-mação de manutenção. Em breve, ganhará ‘nova cara’, com brinque-dos novos, pintura renovada, além de capinação e poda das árvores.

A quantidade de cédulas ou moedas não indica se uma pessoa possui pouco ou muito dinheiro. O que diz é o valor que cada uma das cédulas e moedas representa. Conte a quantidade de cédulas e moedas, calcule o valor total em reais e comprove!

olá, pessoal!No mês passado vocês aprende-ram que antes de surgir o dinhei-ro, as pessoas negociavam trocan-do mercadorias, mas nem sempre

as trocas eram justas.

Mande um e-mail para: [email protected]

AgoRA é com você

Nº de cédulas _____Nº de moedas _____valor total _____ reais

Nº de cédulas _____Nº de moedas _____valor total _____ reais

Nº de cédulas _____Nº de moedas ______valor total _____ reais

Nº de cédulas _____Nº de moedas _____valor total _____ reais

Nº de cédulas _____Nº de moedas _____valor total _____ reais

(Orie

ntaç

ão: M

árci

a D

emen

tshu

k)

Page 8: Correio Criança - Edicao 81

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 81 - 10 de novembro de 2013

8

Plataformas virtuais

FullGAMESFullGAMES

Aqui na Fullgames falamos dos jogos e platafor-mas onde estão disponíveis. Os mais comuns são:

• Videogame: Wii, Playstation e Xbox, • Games portáteis: PSP, PSvita e Nintendo

DS e 3DS, • Sistemas: Android e iOS para tablets,

smartphones, iPADs e Iphones e• Computador: você pode jogar através de

sites, em DVD ou baixando da internet. Hoje iremos dar a dica de duas plataformas

virtuais de jogos para computador:A Steam (store.steampowered.com) e a

Nuuvem (www.nuuvem.com.br)Em ambos você irá encontrar todos os tipos

de jogos, alguns gratuitos e a maioria por um preço mais acessível, sejam eles antigos, como o Plants VS Zombies, falado aqui na edição pas-sada, ou lançamentos como o Batman: Arkham Origens.

E tem as comunidades virtuais que você pode adicionar seus amigos, jogar online com eles e comparar troféus. É uma ótima opção. Acesse!

Que os computadores rodam ou emulam a maioria dos jogos mais antigos? Porém os lan-çamentos com gráficos mais avançados exigem placa de vídeo, fonte, memória e processador melhor, são os chamados “pc gamer”. A Steam possui um aplicativo que avalia se o seu PC será capaz de rodar o jogo que você quer.

Você sabia...

Paraíba, 10 de novembro de 2013

PARCERIAUNICEF APOIAO CORREIOCRIANÇAPÁG. 2

LITERATURAFESTA EMOLINDA COMEÇADIA 14PÁG. 3

CORREIO CRIANÇAOFICINA INTEGRAAlUNOS E ESCRITORESPÁG. 8

Por João Jr. [email protected]

Flibo 2013 em pauta no Correio Criança

A jornalista Marianna Vieira, colaboradora do Correio Criança, ministrou uma oficina de jornalismo para 20 alunos do Ensino

Fundamental durante a Flibo 2013, em Boqueirão.Confira a cobertura jornalística que a garotada fez!

A Feira Literária de Boqueirão 2013 (Flibo) aconteceu de 23 a 26 de outubro, com a missão de levar a prosa e a poesia para além do Cariri paraibano. Realizada pela Associação Boqueirãoense de Escritores (Abes), a Flibo celebrou o centenário do poeta Vinícius de Moraes com várias ativida-des culturais, como mini-cursos, me-sas-redondas, oficinas e palestras.

A coordenadora, Mirtes Waleska Sulpino, contou que a Flibo foi um sonho dos escritores da Abes. “O ob-jetivo foi nos juntar para debater so-bre literatura”. Hoje, a Flibo atrai os

amantes de literatura de todo o Brasil, como os escritores Simone Pedersen, de São Paulo, e André Ricardo Aguiar, de João Pessoa.

Simone contou que ficou surpre-sa, porque a cidade é pequena e aco-lhedora . “Aqui, vou conhecer novos autores e participar da palestra ‘Bate-papo literário’”, disse. Já André Ricar-do falou que “a Flibo está criando um hábito de ações culturais, de valoriza-ção dos autores locais”. “O empenho dos organizadores me chamou aten-ção, porque não é fácil reunir tantos autores”, disse ele.

Quem participou!Wagner Pereira da SilvaEryda Ferreira PessoaFernanda Catarina da Silva FerreiraLuana da Silva SantosEmerson Mayk Cristiano dos SantosVanessa Martins da SilvaFernanda Viana Correia

Ana Clara NascimentoLaryssa Kelly RodriguesÂngelo Gabriel MoreiraVitória Cristina Cardoso SabinoJoão Bosco NetoFrancyele Alves RodriguesAna Priscila da Nóbrega Silva

José Henrique Sousa RobertoMaria Rita Leal HiginoRobson Gonçalves MacenaAna Beatriz de Oliveira MonteiroAndrelly Flora de Farias SilvaAndressa Gicelly

Marianna com Mirtes, da Flibo