correio criança - edição 51

8
Diversão e cultura para a gurizada - Nº 51 - 16 de setembro de 2012 Colecionador mostra a segunda família do real PÁGs. 4 e 5 história do dinheiro no brasil concursos ganhe camisetas e ingressos para o circo PÁGs. 2 e 3 bingo aprenda um jeito diferente de jogar PÁG. 7 entrevista miss paraíba infantil conta seu dia a dia PÁG. 8X

Upload: jornal-correio-da-paraiba

Post on 18-Feb-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Suplemento infantil do jornla Correio da Paraíba

TRANSCRIPT

8

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 51 - 16 de setembro de 2012

Colecionador mostra a

segunda família do realPÁGs. 4 e 5

história do dinheiro no

brasil

concursosganhe camisetas e ingressos para o circo PÁGs. 2 e 3

bingoaprenda umjeito diferente de jogarPÁG. 7

Concursos que participou e títulos que ganhou – 2012 - Categoria InfantilConcurso Cristian Oliver – Cabedelo – Miss Simpatia – Miss FotogeniaMiss Estudante Nordeste – Cabedelo – 1º LugarMiss Cone Sul – Porto alegre – 1º Lugar Miss João Pessoa - Inaldo Barbosa – 1º LugarMiss Continente Internacional Infantil – 1º LugarMiss Paraíba – João Pessoa – 1º LugarMiss Brasil – Camboriú – 8º Lugar

Rayanne Marcelle Araújo Silva fez 10 anos dia 11 de setembro e já parti-cipou de sete concursos de beleza. Tra-balha também como modelo, está no 5º ano da Escola Corujinha e não per-de uma brincadeira com as colegas!

Veja na entrevista como é ser uma Miss.

Elisângela Maciel colaborou nesta matéria

Como é a vida de “Miss”?

Quando você começou a desfilar?

Comecei com 3 anos, nem entendia nada!

Por que você começou a participar de concursos?Fui convidada por Cristian e Danilo D’Ávila (produtor de moda de Santa Catarina) e achei legal.

Você fica muito nervosa

nas competições?

Muito. Um dia roí minha unha todi-

nha, quando estava para competir no

Miss Continente!

Como você se sente se vestindo de Princesa?Parece que sou uma princesa de verdade!

Como você consegue participar dos concursos e estudar?

Vou estudando nas viagens e já tive que an-tecipar provas para perdê-las. Tenho notas 8, 9... A disciplina que mais gosto é Português.

Quais cidades que já conheceuparticipando de concursos?Porto Alegre, Bento Gonçalves (RS), Bal-neário Camboriú (SC).

O que você aprendeu com

essas competições?

A ser educada, a ter postura. No Miss Brasil

fiquei em oitavo, e saí de lá decidida a parti-

cipar no ano que vem de novo. Aprendi que

não podemos desistir.

Você faz trabalhos como modelos?

Sim, faço desfiles, comerciais e fotos. Nesses desfiles eu conheço outras me-ninas, faço muitas amizades. Eu me di-virto desfilando, mas ainda prefiro brin-car com as colegas na escola!

O que você quer ser quando crescer?

Aeromoça.

Rayanne se prepara para o próximo con-curso: Miss Continen-te Turismo Brasil, em João Pessoa, 22 e 23

de novembro

entrevistamiss paraíba infantil conta seu dia a diaPÁG. 8X

Camisetas Crer para Ver

O Correio Criança vai dar uma camiseta femini-na e uma masculina, para seus leitores, tamanho 8. Para ganhar, envie uma frase até dia 24/09 sobre o tema...

“Eu gosto do Dia da Criança porque...” para: [email protected]

Coloque nome, idade, nome de um responsável, e telefone para contato. Os ganhadores serão informados pelo telefone e os nomes serão publicados na próxima edição do Correio Criança, dia 30/09. Participe!

Criança feliz, correndopulando, brincando...

Tem que ser assim!Um mundo melhor!Criança na escolaE não trabalhando

Trabalho infantilé errado, é ruimé de dar dó eu sei...

Temos que parar com isso,venha nos ajudar,acabar com a pobreza!

Tem que ser assim!Um mundo melhor!Criança na escola,E não trabalhando

E não trabalhando...

Participe do Correio Criança. Mande o seu texto pelo e-mail: [email protected]. Ele poderá ser publicado neste espaço.

2

Editor Geral, Walter Galvão | Coordenação e textos Márcia Dementshuk | Revisão Tássio Ponce de LeonFotos: Nalva Figueiredo e Thiago Casoni | Comercial, Glícia Rangel | Programação visual e diagramação, Klécio Bezerra

Conselho Editorial: Professores: Francisco Fernandes, Alessio Toni, Moisés Costa, Sérgio Gino, Ivan Costa, Valéria Alencar. Crianças: Pedro Alves Falcone, Marina Leite Cavalcanti, Ísis Félix Costa, Ian Félix Costa,

Cândido Lucena, Felipe Vilar, Yasmine Faray e Sofia Faray.

7

acesse : correiocrianca e seja nosso amigo!

Foto

s: d

ivul

gaçã

o G

uajir

u

Apoio:

Envie seus desenhos para: Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB, 58013-420. (Ou deixe-os diretamente na portaria)

Bingo da Multiplicação

Divirta-se com seus amigos e fique crânio em matemática!

74 2+

Por professora Ana Paula Hollanda

8X

Rafaela Dantas Coe-lho da Costa, 7 anos, mora em Santa Luzia, no Sertão, onde é difí-cil chover. Para ter um pouquinho de chuva ela fez esse desenho e mandou pra gente. Parabéns, Rafaela!

Objetivo: Agilizar o raciocínio da multiplicação nas tabuadas.

Material: Uma cartela “tabuleiro”, contendo os números de 0 a 50 (pode ser confeccionado em uma folha de ofício.) Dois dados: um de 0 a 5 e o outro de 6 a 10. Recorte o modelo, cole em um papel mais grosso e monte.Dez grãos de feijão e 10 grãos de milho pipioca. (Cada jogador deve possuir 10grãos diferentes, para diferenciar dos demais jogadores.)

01

23

4

5C

ola

Cola

Cola

81

06

7

9

0 Col

a

Cola

Cola

01 21 31 41

02 12 22 32 42

03 13 23 33 43

04 14 24 34 44

05 15 25 35 45

06 16 26 36 46

07 17 27 37 47

08 18 28 38 48

09 19 29 39 49

10 20 30 40 50

11

74

2 +

Por

prof

esso

ra

Ana

Pau

la H

olla

nda

8

X

BIN

GO

Como jogar: O primeiro jogador deve lançar os dados e multiplicar os números obtidos. O resultado desta da multiplicação será marcado no tabuleiro, com uma de suas tampinhas. Caso o mesmo resultado da multiplicação se repita o jogador não poderá colocar uma tampi-nha, onde já esteja ocupado no tabuleiro.Ganha quem consegui marcar mais números no tabuleiro primeiro.

Os alunos da Es-cola Estadual do Jui-zado de Menores, de Cabedelo, aprende-ram as lendas do fol-clore brasileiro duran-te o projeto Danças Folclóricas 2012. Eles fizeram apresentações e se divertiram muito.

Letícia Schuler Norat, 11 anos

Uma turma de amigos da praia de Intermares se uniu para construir uma rampa de acesso para portadores de deficiência chegar mais perto do mar. Ficou super legal.

E foi nessa praia que Rita Mascarenhas, da As-sociação Guajiru, prote-geu o primeiro ninho de tartarugas marinhas des-sa temporada. Daqui a

50 dias, mais ou menos, elas vão nascer. Boa sorte, tartaruguinhas!

Valeu, pessoal da Guajiru, por cuidar desses bichinhos!

Novidades em

Intermares

Essas camisetas são vendidas pelos consultores da Natura. Ao comprar uma, você estará ajudando alunos de escolas públicas. A renda de cada camiseta é destina-da para quatro alunos. Elas são feitas em tecido de algo-dão e de poliéster de PET reciclado.

Ganhe uma!

Folclore

acesse : correiocrianca e seja nosso amigo!

6

3

Você está achando as novas regras muito com-plicadas? Que nada! Com a Minigramática Na Pon-ta da Língua, oferecida pelo projeto realizado pela Fiep/SESI, fica fácil. Faltam duas fichas para com-pletar. Fique ligado para escrever corretamente.

Saib

a m

ais:

ww

w.n

apon

tada

lingu

apor

tugu

esa.

com

.br.

Na próxima edição sai a décima ficha... Ufa! Agora é só estudar pra se dar bem na vida!

MinigramáticaNa Ponta da Língua

ocê gosta de desenhar? Tem pessoas que trabalham como desenhistas: são os ilustradores, os designers, os quadrinis-tas... Assim como o Braga!

José Carlos Braga Câmara é pintor, desenhista, quadri-nista de talento. Ele já recebeu prêmios pelo seu trabalho e

faz parte da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – Regional Pernambuco (AEILIJ-PE).

Em sua estreia na literatura infantil, Braga ilustrou os premiados “O aprendiz de Don Juan” e “A visão do mundo de um cãozinho de estimação”, escritos por Tonton.

“Sou rabiscador desde sempre. Os dese-nhos, as ilustrações, livros e gibis sempre me fascinaram! São máquinas do tempo e do es-paço, sempre à mão, prontas para me levar a lugares e épocas inacreditáveis!

Aprendi observando outros desenhistas mais habilidosos que eu,confiando no que ab-sorvi deles, audaciosamente me atrevo, me aven-turo, a trilhar os mesmos caminhos que eles.”

Você quer ffazer um desenho? Mande por e-mail: [email protected]. Ele pode ser publicada neste espaço.fICHA 9

USO DO HÍFEN

Como anda o seu conhecimento das novas regras da Língua Portuguesa? A nona ficha da Minigramática “Na Ponta da Língua”, oferecida pelo projeto realizado pela Fiep/Sesi, apresenta as alterações na hifenização. Leia e colecione. Veja como é simples!

HÍFEN EM PALAVRAS IGUAIS OU QUASE IGUAISAs mudanças na Língua Portuguesa causam o maior

zum-zum-zum. A gente aproveita para esclarecer: palavras iguais ou muito parecidas que não tenham elemento de ligação recebem o hífen. Chega de BLÁ-BLÁ-BLÁ, e não seja CRI-CRI! Aprenda logo as novas regras e vá jogar PIN-GUE-PONGUE!

HÍFEN NA FORMAÇÃO DE PALAVRAS COM AB, OB E AD DIANTE DE PALAVRAS COMEÇADAS POR B, D OU R

AD-DIGITAL, AB-ROGAR, AD-RENAL, são exemplos desta regra. Mas, você já usou essas palavras antes?

HÍFEN NAS PALAVRAS COMPOSTAS QUE NO-MEIAM ANIMAIS, PLANTAS, FRUTOS, FLORES, RAÍZES E SEMENTES

Para não ficar voando nas mudanças ortográficas, lembre-se do BEM-TE-VI. O hífen é usado em palavras compostas que representam espécies da fauna e da flora, tendo ou não elementos de ligação: PEIXE-ESPADA, CRA-VO-DA-ÍNDIA, ou PIMENTA-DO-REINO. Agora, cuidado: BICO-DE-PAGAIO é uma espécie de planta, mas pode ser também um problema na coluna. Nesse caso, não leva hí-fen e fica: bico de papagaio.

X Festival Paraibanode Coros (Fepac)

Cidades em todo o Brasil vão participar da ação “Um Poema em Cada Árvore”. Na Paraíba, as cidades de Boqueirão, em parceria com a ABES (Associação Boqueirãoense de Escritores) e Campina Grande, com a UEPB e o Núcleo Literário Blecaute, farão mobilização.

Você também pode participar! Nesse dia, escreva um poema e amarre em uma árvore. Pode ser um poema seu ou do seu poeta preferido. Vai muito divertido!

A magia do circo chega a João Pessoa! Números in-críveis de acrobacia na corda bamba, mágicas, malabaris-mos, muita palhaçada e uma atração esplêndida: o Globo da Morte!

Quatro motociclistas desafiam a morte rodando em alta velocidade, até de cabeça baixa, em um globo metá-lico. Imperdível.

Criado em 1999 pelos irmãos Stevanovich na Fran-ça, os artistas do Le Cirque desafiam os limites humanos, Mais de 74 pessoas , entre artistas e técnicos que traba-lham com objetivos de impressionar e agradar o público. Você não pode perder!

Estreia 5/10Horário: 20h30Local: No Retão de Manaíra, próximo ao shopping

Le CirqueRespeitável Público!

O Correio Criança vai dar 5 pares de ingressos para a estréia do Le Cirque!

Responda: “O que faz um circo ser encantado?”A equipe do Correio Criança vai escolher as cinco

respostas mais criativa e premiar com 1 par de ingressos cada uma.

Envie por e-mail até dia 24/09 para: [email protected]

ATENÇÃO: coloque seu nome, sua idade, o nome de um responsável e o telefone para contato. Caso não tenha essas informações, será desclassificado.

Você pode escrever quantas frases quiser. Os ganha-dores serão informados pelo telefone e os nomes serão publicados na próxima edição do Correio Criança, dia 30/09. Participe!

Braga, o ilustrador

? ?? ?QUIZZ

Ingressos para estrEia do Le Cirque

Mais de 40 corais e grupos vocais da Paraíba, de Pernam-buco, da Bahia, do Espírito Santo, do Rio Grande do Norte, do Ceará e de Sergipe irão se apresentar. O Coral Sinfônico Infantil da Paraíba, regido pelo maestro João Gurgel, irá abrir o Festival, na quarta-feira.

Dia da Árvore, 21 de setembroNa próxima sexta-feira, é o Dia da Árvore

De 19 a 22 de setembro, no Theatro Santa Roza

5

4

Família do real cresceu

Está chegando uma nova família no Brasil, composta por vários membros. É a Segunda Família do Real, o dinheiro que circula no nosso país!

As novas notas de R$ 50,00 e R$ 100,00 foram lançadas antes. Agora, chegou a vez

das de R$ 20,00 e das de R$ 10,00. Mas, a família ainda não está completa ainda se-rão lançadas as de R$ 5,00 e as de R$2,00, que virão no ano que vem. E a nota de R$1,00? Essa não voltará mais. Continuará sendo a maior moeda do cofrinho.

Vamos conhecer um pouco mais dessa família?

Que nome estranho! É assim que se chama o ato de colecionar moedas. Willamy Farias é um numismático. Ele mostrou para nós notas antigas, moedas comemorativas e contou muitas histórias legais.

“Vocês sabiam que as nossas cédulas eram impressas nos Estados Unidos? Foi só em 1961 que a Casa da Moeda imprimiu a primeira cé-dula no Brasil, a nota de Cr$ 5,00 (cinco cruzei-ros). Ficou conhecida como a “nota do índio”. E a partir de 1964 a Casa da Moeda passou a imprimir todo o dinheiro que circula no nosso país, e o faz até hoje!”, disse Willamy.

O Real é uma moeda forte. É neces-sário colocar em nossas cédulas recursos gráficos e elementos antifalsificação mais modernos, capazes de continuar garan-tindo a segurança do dinheiro brasileiro.

Não há necessidade de trocar as cédulas atuais pelas novas na rede ban-cária, pois as duas Famílias conviverão em circulação até a completa substitui-ção das atuais.

O escritor e jornalista Lau-rentino Gomes relata no livro “1808”, que naquele ano não havia dinheiro circulando no Brasil. Quando a Corte Portuguesa chegou ao Brasil, a colônia viva de escambo: troca de mercadorias. A mercadoria mais valiosa era o ouro, usado em barras ou em pó.

Por que mudar as notas?

Primeiras moedas do Brasil

Pau-BrasilFoi a primeira moeda, depois do Descobrimento,em 1500. Os in-dígenas trocavam com os portugue-ses por miçangas, tecidos, facas e outros pequenos objetos.

Zimbo Pequena concha que circu-lou como moeda no Con-go e Angola para compra de escravos, na África.

Pano de AlgodãoMoeda-mercadoria que circulou durante muito tempo, assim como o açúcar, o fumo, o sal e outros produtos.

FlorimFoi a primeira moeda

cunhada no Brasil. Era fabricada em ouro pelos

holandeses, quando ocuparam o Nordeste

brasileiro, atraídos pelas plantações de cana-de-açúcar. Trazia gravado o nome de nossa terra.

Réis (Rs e $)Do início da colonização

(começo do século XVI) até 30/10/1942Reis de Portgal

Cruzeiro (CR$)Entre 1º/11/1942 e 1º/12/1864Getúlio Dornelles Vargas

2/12/1964 a 12/2/1967Humberto de Alencar Castello Branco

Cruzeiro Novo (NCr$)13/2/1967 a

14/5/1970Humberto de Alencar

Castello Branco

Cruzeiro (CR$)15/5/1970 a 15/8/1984Emílio Garrastazu Médici

16/8/1984 a 27/2/1986João Batista de Oliveira Figueiredo

Cruzado (Cz$)28/2/1986 a

15/1/1989José Sarney

Cruzado Novo (NCz$)16/1/1989 a 15 3 1990José Sarney

Cruzeiro (Cr$)16/3/1990 a

31/7/1993Fernando Affonso

Collos de Mello

Cruzeiro Real (CR$)1º/8/1993 a 30/6/1994Itamar Franco

Acessibilidadecegos conseguem diferenciar as notas pelo tamanho e pelas marcas táteis

Numismática

Moedas comemorativasO Banco Central lança moedas comemo-rativas, para colecionadores. Elas são feitas de material especial e têm tiragem limita-da, o que as torna mais valiosas.No encerramento dos Jogos Olímpicos Lon-dres 2012, a Bandeira Olímpica foi oficial-mente entregue a cidade do Rio de Janeiro. Para marcar a data, o Banco Central lançou moedas comemorativas comuns e de prata.

Cédula comemorativa (feita de plástico) dos 500 anos do Descobrimento, lançada no ano 2000.

Real (R$)Começou em 1º/4/1994 e circula até hojeItamar Franco

DINHEIRO QUE JÁ CIRCULOU POR AQUI

HOJE

Font

e: B

anco

Cen

tral

5

4

Família do real cresceu

Está chegando uma nova família no Brasil, composta por vários membros. É a Segunda Família do Real, o dinheiro que circula no nosso país!

As novas notas de R$ 50,00 e R$ 100,00 foram lançadas antes. Agora, chegou a vez

das de R$ 20,00 e das de R$ 10,00. Mas, a família ainda não está completa ainda se-rão lançadas as de R$ 5,00 e as de R$2,00, que virão no ano que vem. E a nota de R$1,00? Essa não voltará mais. Continuará sendo a maior moeda do cofrinho.

Vamos conhecer um pouco mais dessa família?

Que nome estranho! É assim que se chama o ato de colecionar moedas. Willamy Farias é um numismático. Ele mostrou para nós notas antigas, moedas comemorativas e contou muitas histórias legais.

“Vocês sabiam que as nossas cédulas eram impressas nos Estados Unidos? Foi só em 1961 que a Casa da Moeda imprimiu a primeira cé-dula no Brasil, a nota de Cr$ 5,00 (cinco cruzei-ros). Ficou conhecida como a “nota do índio”. E a partir de 1964 a Casa da Moeda passou a imprimir todo o dinheiro que circula no nosso país, e o faz até hoje!”, disse Willamy.

O Real é uma moeda forte. É neces-sário colocar em nossas cédulas recursos gráficos e elementos antifalsificação mais modernos, capazes de continuar garan-tindo a segurança do dinheiro brasileiro.

Não há necessidade de trocar as cédulas atuais pelas novas na rede ban-cária, pois as duas Famílias conviverão em circulação até a completa substitui-ção das atuais.

O escritor e jornalista Lau-rentino Gomes relata no livro “1808”, que naquele ano não havia dinheiro circulando no Brasil. Quando a Corte Portuguesa chegou ao Brasil, a colônia viva de escambo: troca de mercadorias. A mercadoria mais valiosa era o ouro, usado em barras ou em pó.

Por que mudar as notas?

Primeiras moedas do Brasil

Pau-BrasilFoi a primeira moeda, depois do Descobrimento,em 1500. Os in-dígenas trocavam com os portugue-ses por miçangas, tecidos, facas e outros pequenos objetos.

Zimbo Pequena concha que circu-lou como moeda no Con-go e Angola para compra de escravos, na África.

Pano de AlgodãoMoeda-mercadoria que circulou durante muito tempo, assim como o açúcar, o fumo, o sal e outros produtos.

FlorimFoi a primeira moeda

cunhada no Brasil. Era fabricada em ouro pelos

holandeses, quando ocuparam o Nordeste

brasileiro, atraídos pelas plantações de cana-de-açúcar. Trazia gravado o nome de nossa terra.

Réis (Rs e $)Do início da colonização

(começo do século XVI) até 30/10/1942Reis de Portgal

Cruzeiro (CR$)Entre 1º/11/1942 e 1º/12/1864Getúlio Dornelles Vargas

2/12/1964 a 12/2/1967Humberto de Alencar Castello Branco

Cruzeiro Novo (NCr$)13/2/1967 a

14/5/1970Humberto de Alencar

Castello Branco

Cruzeiro (CR$)15/5/1970 a 15/8/1984Emílio Garrastazu Médici

16/8/1984 a 27/2/1986João Batista de Oliveira Figueiredo

Cruzado (Cz$)28/2/1986 a

15/1/1989José Sarney

Cruzado Novo (NCz$)16/1/1989 a 15 3 1990José Sarney

Cruzeiro (Cr$)16/3/1990 a

31/7/1993Fernando Affonso

Collos de Mello

Cruzeiro Real (CR$)1º/8/1993 a 30/6/1994Itamar Franco

Acessibilidadecegos conseguem diferenciar as notas pelo tamanho e pelas marcas táteis

Numismática

Moedas comemorativasO Banco Central lança moedas comemo-rativas, para colecionadores. Elas são feitas de material especial e têm tiragem limita-da, o que as torna mais valiosas.No encerramento dos Jogos Olímpicos Lon-dres 2012, a Bandeira Olímpica foi oficial-mente entregue a cidade do Rio de Janeiro. Para marcar a data, o Banco Central lançou moedas comemorativas comuns e de prata.

Cédula comemorativa (feita de plástico) dos 500 anos do Descobrimento, lançada no ano 2000.

Real (R$)Começou em 1º/4/1994 e circula até hojeItamar Franco

DINHEIRO QUE JÁ CIRCULOU POR AQUI

HOJE

Font

e: B

anco

Cen

tral

6

3

Você está achando as novas regras muito com-plicadas? Que nada! Com a Minigramática Na Pon-ta da Língua, oferecida pelo projeto realizado pela Fiep/SESI, fica fácil. Faltam duas fichas para com-pletar. Fique ligado para escrever corretamente.

Saib

a m

ais:

ww

w.n

apon

tada

lingu

apor

tugu

esa.

com

.br.

Na próxima edição sai a décima ficha... Ufa! Agora é só estudar pra se dar bem na vida!

MinigramáticaNa Ponta da Língua

ocê gosta de desenhar? Tem pessoas que trabalham como desenhistas: são os ilustradores, os designers, os quadrinis-tas... Assim como o Braga!

José Carlos Braga Câmara é pintor, desenhista, quadri-nista de talento. Ele já recebeu prêmios pelo seu trabalho e

faz parte da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – Regional Pernambuco (AEILIJ-PE).

Em sua estreia na literatura infantil, Braga ilustrou os premiados “O aprendiz de Don Juan” e “A visão do mundo de um cãozinho de estimação”, escritos por Tonton.

“Sou rabiscador desde sempre. Os dese-nhos, as ilustrações, livros e gibis sempre me fascinaram! São máquinas do tempo e do es-paço, sempre à mão, prontas para me levar a lugares e épocas inacreditáveis!

Aprendi observando outros desenhistas mais habilidosos que eu,confiando no que ab-sorvi deles, audaciosamente me atrevo, me aven-turo, a trilhar os mesmos caminhos que eles.”

Você quer ffazer um desenho? Mande por e-mail: [email protected]. Ele pode ser publicada neste espaço.fICHA 9

USO DO HÍFEN

Como anda o seu conhecimento das novas regras da Língua Portuguesa? A nona ficha da Minigramática “Na Ponta da Língua”, oferecida pelo projeto realizado pela Fiep/Sesi, apresenta as alterações na hifenização. Leia e colecione. Veja como é simples!

HÍFEN EM PALAVRAS IGUAIS OU QUASE IGUAISAs mudanças na Língua Portuguesa causam o maior

zum-zum-zum. A gente aproveita para esclarecer: palavras iguais ou muito parecidas que não tenham elemento de ligação recebem o hífen. Chega de BLÁ-BLÁ-BLÁ, e não seja CRI-CRI! Aprenda logo as novas regras e vá jogar PIN-GUE-PONGUE!

HÍFEN NA FORMAÇÃO DE PALAVRAS COM AB, OB E AD DIANTE DE PALAVRAS COMEÇADAS POR B, D OU R

AD-DIGITAL, AB-ROGAR, AD-RENAL, são exemplos desta regra. Mas, você já usou essas palavras antes?

HÍFEN NAS PALAVRAS COMPOSTAS QUE NO-MEIAM ANIMAIS, PLANTAS, FRUTOS, FLORES, RAÍZES E SEMENTES

Para não ficar voando nas mudanças ortográficas, lembre-se do BEM-TE-VI. O hífen é usado em palavras compostas que representam espécies da fauna e da flora, tendo ou não elementos de ligação: PEIXE-ESPADA, CRA-VO-DA-ÍNDIA, ou PIMENTA-DO-REINO. Agora, cuidado: BICO-DE-PAGAIO é uma espécie de planta, mas pode ser também um problema na coluna. Nesse caso, não leva hí-fen e fica: bico de papagaio.

X Festival Paraibanode Coros (Fepac)

Cidades em todo o Brasil vão participar da ação “Um Poema em Cada Árvore”. Na Paraíba, as cidades de Boqueirão, em parceria com a ABES (Associação Boqueirãoense de Escritores) e Campina Grande, com a UEPB e o Núcleo Literário Blecaute, farão mobilização.

Você também pode participar! Nesse dia, escreva um poema e amarre em uma árvore. Pode ser um poema seu ou do seu poeta preferido. Vai muito divertido!

A magia do circo chega a João Pessoa! Números in-críveis de acrobacia na corda bamba, mágicas, malabaris-mos, muita palhaçada e uma atração esplêndida: o Globo da Morte!

Quatro motociclistas desafiam a morte rodando em alta velocidade, até de cabeça baixa, em um globo metá-lico. Imperdível.

Criado em 1999 pelos irmãos Stevanovich na Fran-ça, os artistas do Le Cirque desafiam os limites humanos, Mais de 74 pessoas , entre artistas e técnicos que traba-lham com objetivos de impressionar e agradar o público. Você não pode perder!

Estreia 5/10Horário: 20h30Local: No Retão de Manaíra, próximo ao shopping

Le CirqueRespeitável Público!

O Correio Criança vai dar 5 pares de ingressos para a estréia do Le Cirque!

Responda: “O que faz um circo ser encantado?”A equipe do Correio Criança vai escolher as cinco

respostas mais criativa e premiar com 1 par de ingressos cada uma.

Envie por e-mail até dia 24/09 para: [email protected]

ATENÇÃO: coloque seu nome, sua idade, o nome de um responsável e o telefone para contato. Caso não tenha essas informações, será desclassificado.

Você pode escrever quantas frases quiser. Os ganha-dores serão informados pelo telefone e os nomes serão publicados na próxima edição do Correio Criança, dia 30/09. Participe!

Braga, o ilustrador

? ?? ?QUIZZ

Ingressos para estrEia do Le Cirque

Mais de 40 corais e grupos vocais da Paraíba, de Pernam-buco, da Bahia, do Espírito Santo, do Rio Grande do Norte, do Ceará e de Sergipe irão se apresentar. O Coral Sinfônico Infantil da Paraíba, regido pelo maestro João Gurgel, irá abrir o Festival, na quarta-feira.

Dia da Árvore, 21 de setembroNa próxima sexta-feira, é o Dia da Árvore

De 19 a 22 de setembro, no Theatro Santa Roza

Camisetas Crer para Ver

O Correio Criança vai dar uma camiseta femini-na e uma masculina, para seus leitores, tamanho 8. Para ganhar, envie uma frase até dia 24/09 sobre o tema...

“Eu gosto do Dia da Criança porque...” para: [email protected]

Coloque nome, idade, nome de um responsável, e telefone para contato. Os ganhadores serão informados pelo telefone e os nomes serão publicados na próxima edição do Correio Criança, dia 30/09. Participe!

Criança feliz, correndopulando, brincando...

Tem que ser assim!Um mundo melhor!Criança na escolaE não trabalhando

Trabalho infantilé errado, é ruimé de dar dó eu sei...

Temos que parar com isso,venha nos ajudar,acabar com a pobreza!

Tem que ser assim!Um mundo melhor!Criança na escola,E não trabalhando

E não trabalhando...

Participe do Correio Criança. Mande o seu texto pelo e-mail: [email protected]. Ele poderá ser publicado neste espaço.

2

Editor Geral, Walter Galvão | Coordenação e textos Márcia Dementshuk | Revisão Tássio Ponce de LeonFotos: Nalva Figueiredo e Thiago Casoni | Comercial, Glícia Rangel | Programação visual e diagramação, Klécio Bezerra

Conselho Editorial: Professores: Francisco Fernandes, Alessio Toni, Moisés Costa, Sérgio Gino, Ivan Costa, Valéria Alencar. Crianças: Pedro Alves Falcone, Marina Leite Cavalcanti, Ísis Félix Costa, Ian Félix Costa,

Cândido Lucena, Felipe Vilar, Yasmine Faray e Sofia Faray.

7

acesse : correiocrianca e seja nosso amigo!

Foto

s: d

ivul

gaçã

o G

uajir

u

Apoio:

Envie seus desenhos para: Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB, 58013-420. (Ou deixe-os diretamente na portaria)

Bingo da Multiplicação

Divirta-se com seus amigos e fique crânio em matemática!

74 2+

Por professora Ana Paula Hollanda

8X

Rafaela Dantas Coe-lho da Costa, 7 anos, mora em Santa Luzia, no Sertão, onde é difí-cil chover. Para ter um pouquinho de chuva ela fez esse desenho e mandou pra gente. Parabéns, Rafaela!

Objetivo: Agilizar o raciocínio da multiplicação nas tabuadas.

Material: Uma cartela “tabuleiro”, contendo os números de 0 a 50 (pode ser confeccionado em uma folha de ofício.) Dois dados: um de 0 a 5 e o outro de 6 a 10. Recorte o modelo, cole em um papel mais grosso e monte.Dez grãos de feijão e 10 grãos de milho pipioca. (Cada jogador deve possuir 10grãos diferentes, para diferenciar dos demais jogadores.)

01

23

4

5C

ola

Cola

Cola

81

06

7

9

0 Col

a

Cola

Cola

01 21 31 41

02 12 22 32 42

03 13 23 33 43

04 14 24 34 44

05 15 25 35 45

06 16 26 36 46

07 17 27 37 47

08 18 28 38 48

09 19 29 39 49

10 20 30 40 50

11

74

2 +

Por

prof

esso

ra

Ana

Pau

la H

olla

nda

8

X

BIN

GO

Como jogar: O primeiro jogador deve lançar os dados e multiplicar os números obtidos. O resultado desta da multiplicação será marcado no tabuleiro, com uma de suas tampinhas. Caso o mesmo resultado da multiplicação se repita o jogador não poderá colocar uma tampi-nha, onde já esteja ocupado no tabuleiro.Ganha quem consegui marcar mais números no tabuleiro primeiro.

Os alunos da Es-cola Estadual do Jui-zado de Menores, de Cabedelo, aprende-ram as lendas do fol-clore brasileiro duran-te o projeto Danças Folclóricas 2012. Eles fizeram apresentações e se divertiram muito.

Letícia Schuler Norat, 11 anos

Uma turma de amigos da praia de Intermares se uniu para construir uma rampa de acesso para portadores de deficiência chegar mais perto do mar. Ficou super legal.

E foi nessa praia que Rita Mascarenhas, da As-sociação Guajiru, prote-geu o primeiro ninho de tartarugas marinhas des-sa temporada. Daqui a

50 dias, mais ou menos, elas vão nascer. Boa sorte, tartaruguinhas!

Valeu, pessoal da Guajiru, por cuidar desses bichinhos!

Novidades em

Intermares

Essas camisetas são vendidas pelos consultores da Natura. Ao comprar uma, você estará ajudando alunos de escolas públicas. A renda de cada camiseta é destina-da para quatro alunos. Elas são feitas em tecido de algo-dão e de poliéster de PET reciclado.

Ganhe uma!

Folclore

acesse : correiocrianca e seja nosso amigo!

8

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 51 - 16 de setembro de 2012

Colecionador mostra a

segunda família do realPÁGs. 4 e 5

história do dinheiro no

brasil

concursosganhe camisetas e ingressos para o circo PÁGs. 2 e 3

bingoaprenda umjeito diferente de jogarPÁG. 7

Concursos que participou e títulos que ganhou – 2012 - Categoria InfantilConcurso Cristian Oliver – Cabedelo – Miss Simpatia – Miss FotogeniaMiss Estudante Nordeste – Cabedelo – 1º LugarMiss Cone Sul – Porto alegre – 1º Lugar Miss João Pessoa - Inaldo Barbosa – 1º LugarMiss Continente Internacional Infantil – 1º LugarMiss Paraíba – João Pessoa – 1º LugarMiss Brasil – Camboriú – 8º Lugar

Rayanne Marcelle Araújo Silva fez 10 anos dia 11 de setembro e já parti-cipou de sete concursos de beleza. Tra-balha também como modelo, está no 5º ano da Escola Corujinha e não per-de uma brincadeira com as colegas!

Veja na entrevista como é ser uma Miss.

Elisângela Maciel colaborou nesta matéria

Como é a vida de “Miss”?

Quando você começou a desfilar?

Comecei com 3 anos, nem entendia nada!

Por que você começou a participar de concursos?Fui convidada por Cristian e Danilo D’Ávila (produtor de moda de Santa Catarina) e achei legal.

Você fica muito nervosa

nas competições?

Muito. Um dia roí minha unha todi-

nha, quando estava para competir no

Miss Continente!

Como você se sente se vestindo de Princesa?Parece que sou uma princesa de verdade!

Como você consegue participar dos concursos e estudar?

Vou estudando nas viagens e já tive que an-tecipar provas para perdê-las. Tenho notas 8, 9... A disciplina que mais gosto é Português.

Quais cidades que já conheceuparticipando de concursos?Porto Alegre, Bento Gonçalves (RS), Bal-neário Camboriú (SC).

O que você aprendeu com

essas competições?

A ser educada, a ter postura. No Miss Brasil

fiquei em oitavo, e saí de lá decidida a parti-

cipar no ano que vem de novo. Aprendi que

não podemos desistir.

Você faz trabalhos como modelos?

Sim, faço desfiles, comerciais e fotos. Nesses desfiles eu conheço outras me-ninas, faço muitas amizades. Eu me di-virto desfilando, mas ainda prefiro brin-car com as colegas na escola!

O que você quer ser quando crescer?

Aeromoça.

Rayanne se prepara para o próximo con-curso: Miss Continen-te Turismo Brasil, em João Pessoa, 22 e 23

de novembro

entrevistamiss paraíba infantil conta seu dia a diaPÁG. 8X