correio criança - edicao 109 - 7 de dezembro de 2014

8
Brinquedo do Século 21 Diversão e cultura para a gurizada - Nº 109 - 7 de dezembro de 2014 Até os adultos irão se divertir com a novidade que muda as teclas do computador Págs. 4 e 5

Upload: jornal-correio-da-paraiba

Post on 07-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Suplemento infantil do Jornal Correio da Paraíba

TRANSCRIPT

Brinquedo do Século 21

Paraíba, 7 de dezembro de 20148

Esta semana o mundo per-deu um grande comediante, o eterno Chaves e Chapolin, o mexicano Roberto Bolaños. • Seja você pequeno ou adulto, com certeza já deu muita risa-da com o menino do barril.

A Fullgames já falou em edição anterior do Chaves

Kart, disponível para todos os consoles, e hoje traremos, para homenageá-lo, o “El Chavo Bebé”, jogo o cial da televisa.

É ótimo para crianças pequenas, neles temos os personagens do Chaves de-senho, em versão baby, com quatro modos de jogo: Siga

a Estrelinha, Quebra-cabe-ça, Jogo da Memória e Ca-derno de Colorir.

Você ainda pode aumen-tar a di culdade e ajustar o idioma para português! Di-vertido, colorido e gratuito, disponível apenas para iOS no iPad e iPhone.

Por João Jr. [email protected]

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 109 - 7 de dezembro de 2014

Bandas de JP ganham

campeonato no Ceará

Você sabia que....A série Chaves e seus dese-

nhos tem encantado gerações de crianças e adultos do mundo todo há mais de 40 anos. Humor leve e divertido adequado para to-das as idades. O jogo “El Chavo Bebé” ajuda no raciocínio lógico e na coordenação motora na, em um nível de di culdade ideal para eles. Recomendado não apenas pelo personagem, mas também pela qualidade do game!

Chaves

Até os adultos irão se divertir com a novidade que muda as teclas do computador Págs. 4 e 5

As escolas municipais Anísio Teixeira, localizada no bairro Esplanada, e Castro Alves, no bairro Funcionários I, em João Pessoa , foram campeãs no Campeonato Norte e Nordeste de Bandas Marciais reali-zado em novembro, na cidade de Pacajús, estado do Ceará.

A escola Anísio Teixeira foi campeã na categoria Infanto Juvenil. Já a escola Castro Alves foi campeã na categoria show.

Con ra a entrevista com o maestro Josi-valdo Cavalcante, feita por alunos do 7º ano da escola Castro Alves:

Quantas vezes a banda já ganhou ao longo desses anos?Maestro Val - A Banda é tri campeã paraibana, penta campeã norte-nordeste e campeão brasileira. Ao todo são nove títulos.Qual a importância da banda na formação das crianças e dos adolescentes?MV - Ensinar aos jovens a ter responsabilidade, respeito pelo outro, compromisso,

en m, formar cidadãos.Qual o critério utilizado para selecionar integrantes da banda?MV - Ser aluno da escola, ter boas notas e ser interessado por música. Também pode participar pessoas da comunidade, desde que tenham comprometimento.

Como é feita a divisão da banda?MV - A banda se divide em: metal, percussão e corpo coreógrafo.

Há quanto tempo você trabalha com bandas marciais?MV - Estou nessa pro ssão há mais de 40 anos!

Participe do Correio Criança. Mande o seu texto ou desenho pelo E-mail: [email protected], ou envie para: Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB - CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

CORREIO CRIANÇA

Editora Geral Sony Lacerda | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk (DRT-RS 8376) | Fotos Arquivo Jornal CorreioComercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra | Conselho Editorial: Professores, Ana Paula Hollanda, Claudia Savino,

Kátia Cilene | Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Gabi Magliano, Caio Lucas Nobrega, Bruno Emídio Colaboradores Especiais Chico Augusto, Robério Eloy e Vânia Flor | Gráfica Egídio Oliveira | Contato [email protected]

Apoio:Suplemento infantil quinzenal do

Paraíba, 7 de dezembro de 20142 Paraíba, 7 de dezembro de 2014 7

ProfessoraCamila Carvalho

Mande um e-mail para: [email protected]

Resp

osta

s: a

) 7 r

eais

- b

) 10

reai

s -

c) A

na/

3rea

is a

mai

s -

d) 2

/1 -

e) N

ão -

f) S

im/S

im/

1 re

al -

g) N

ão/

5 re

ais.

por Paulo Sérgio

Famíliaunida

Olá, amiguinhos!!!!Está acontecendo algo estra-nho como livro da Fernanda.

Vamos ajudá-la a resolver seu problema?

Quatro alunos da PB ganham concurso

nacional de redação da CGUEles foram prmiados no 6º Concurso de Dese-

nho e Redação da Controladoria-Geral da União:

E não foi moleza... Eles concorreram com 196 mil estudantes do Brasil inteiro, sendo 309 da Pa-raíba, de 77 escolas publicas e particulares.

Os trabalhos de redação e desenho foram elaborados a partir do tema “Acesso à informa-ção: um direito de todos”.

O concurso tem o objetivo de suscitar nas es-colas o debate em torno dos conceitos de cida-dania e corrupção. “Este é um propósito da CGU que tem na educação um meio de transmitir às crianças a importância de valores positivos na construção da sociedade”, a rmou Fernando de Albuquerque Lima, da CGU.

A premiação para os alunos de João Pessoa será feita no próximo dia 9, durante a solenida-de do Dia Internacional Contra a Corrupção, que acontecerá no auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. No interior a data será marcada posteriormente.

A aluna do Colégio Meta, de João Pessoa, Esther Medeiros Martins, de 8 anos, aprendeu que mesmo as pessoas sendo diferentes, elas têm os mesmos direitos. “Por isso eu z um vaqueiro, um índio e uma pessoa da cidade. Cada um tem o direito de viver nos lugares onde nasceram”, disse a estudante.

Esther Medeiros Martins, do Colégio Meta, de João Pessoa, foi classi cado em 3º lugar, na cate-goria Desenho – 3º Ano;

Larissa Grammatikopoulou, aluna do Colégio GEO Tambaú, de João Pessoa, conquistou o 2º lugar na categoria Redação I – 8º Ano;

Maria Fernanda Araújo Oliveira, da Escola Vi-tória-Régia, de Cajazeiras, cou com o 3º lugar na categoria Redação I – 8º Ano e

Jackson Matheus Pinheiro Oliveira da Es cola Municipal de Ensino Fundamental Decisão, de Pombal, foi premiado com o 3º lugar, na catego-ria Redação I – 9º Ano.

DE REPENTE, OUTRA MUDANÇA ACONTECEU E DESTA VEZ TODAS AS LETRAS V SUMIRAM. FERNANDA DECIDIU COLOCAR A LETRA INICIAL DE SEU NOME NOS ESPAÇOS DEIXADOS, TRANSFORMANDO TODAS AS PALAVRAS.

MOSTRE COMO FICOU!veia - ___________ vila - ___________vaca - ___________ vale - ___________

DESCUBRA QUAIS ERAM AS PALAVRAS ANTES DISSO ACONTECER.

Dica: Troque as sílabas de lugar.vale - ______________ lama - _________________lave - ______________ cabo - _________________cava - ______________ dola - _________________

FERNANDA ESTAVA LENDO QUANDO,

DE REPENTE, AS SÍLABAS DAS PALAVRAS TROCARAM DE LUGAR.

MÁGICOPORTUGUÊS

6 Paraíba, 7 de dezembro de 2014 3

Ao passo de uma aranha

A aranha,Diz que é Zanha.

Mas não é,

Só anda de um ladoAo outro.

Os outros passosEla dá roler.

- Assim é manha,Dona Aranha.

Para de darMarcha ré!

Félix Di Lásciopoeta brasileiro

Paraíba, 7 de dezembro de 2014

Visita à TV Correio é show!Os meios de comunicação não são mais mistério para a

turminha de alunos da Escola Infantil Baby’s Cool, de João Pessoa. A criançada com idade entre 2 e 4 anos visitou o sistema Correio e descobriu como são feitos os programas de televisão.

A diretora Nicole Neri explicou que as crianças estão estudando so-bre os meios de comunicação. “Eles entendem muito bem que o jornal, a TV, o rádio, a internet, são meios usados pelas pessoas para transmitir algum conteúdo”.

“Eu gostei muito. Nunca tinha vindo num lugar assim antes. Gostei do es-túdio”, disse Ana Letícia Urtiga Muniz, que gosta de cantar e disse que quer ser apresentadora de TV. No estúdio, Eugê-nia Vital estava apresentando o Progra-ma da Tarde.

No dia 18, acontece a cerimônia de premiação dos concursos.

Dia 7/12 – domingo

7h30 às 22h – Espaço Energia 10 h às 22h – Exposição de presépios e redações 15h às 22h – Abertura da Nova Feira 16h – Oficina do Futuro 18h – Doação de material reciclado - Conta Cidadã• Mostra de Corais, com os grupos: Coral Vozes da Floresta – Nova Floresta Maestro: Sérgio da Silva CruzCoral Art’ Encanto Maestro: Jean Carlos Fernandes FidelisCoral Antônio Leite de Figueiredo da Câmara Municipal de João Pessoa e Coral EmpasaMaestrina: Socorro Estrela Preparador Vocal: Paulo BrasilCoral Despertar - Ministério da Saúde Maestro: Luiz Carlos Otávio

Con ra a programação completa:Acesse: http://www.energisa.com.br/natalnausina

Dia 8/12 – 2ª feira07h30 às 22h - Espaço Energia

Dias 9 e 10/12 – 3ª e 4ª feira

7h30 às 22h – Espaço Energia 10 h às 22h – Exposição de presépios e redações

A programação do Natal na Usina vai até dia 6 de janeiro, com entrada franca para todos os eventos e para todas as faixas etárias. Terá várias atrações e a criançada poderá curtir a Mostra de Corais nos domingos, com apresentações de grupos de diversas partes do Brasil; exposição dos presépios, incluindo o presépio de tamanho natural e fazer visitas ao Espaço Energia.

Dia 12/12 – 6ªfeira

7h30 às 22h – Espaço Energia 10 h às 22h – Exposição de presépios e redações 15h às 22h – Nova Feira 18h às 22h – Doação de material reciclado - Conta Cidadã19h30 – Sessão Especial do Usina Lumière - Filme: Saint Laurent, de Bertrand Bonello (2014).

Dia 13/12 – sábado

7h30 às 22h – Espaço Energia 10 h às 22h – Exposição de presépios e redações 15h às 22h – Nova Feira18h às 22h – Doação de material reciclado - Conta Cidadã20h – Sessão Microfonia, com Pensamento Obtuso 22h – Usina da Música, com a banda A Troça Harmônica

Dia 11/12 – 5ª feira

7h30 às 22h – Espaço Energia 10 h às 22h – Exposição de presépios e redações 18h às 22h – Doação de material reciclado - Conta Cidadã

Qualquer material que conduza um pouquinho de eletricidade funciona: gra-fite de lápis, metal, plantas, moedas, frutas, cachorros ou pessoas! E o barato des-se brinquedo é isso, descobrir o que se pode fazer e testar, pra ver se dá certo.

Paraíba, 7 de dezembro de 20144 5

Acesse: www.makeymakey.com

O inventor Eric Rosenbaum esteve em João Pessoa e apresentou um brinque-

do bastante diferente. É o Makey Makey, um programa de computador pelo qual

qualquer objeto pode substituir as teclas do teclado.

É assim: digamos que você esteja com um programa para tocar piano. Nor-

malmente, você usaria as te-

clas do computador para tocar

as notas. Mas, conectando o

Makey Makey ao computador e

depois e outro objeto qualquer,

as funções do teclado passam

automaticamente para o objeto

e, tocando o objeto, é como se

tocasse a tecla do computador,

tirando o som do piano!

Makey é uma invenção do século 21. Transforma qualquer objeto em touchpad e integra-o com a internet. É uma invenção que qualquer pessoa pode usar para fazer brincar, fazer arte ou inventar outras formas de usar.

Para fazer funcionar é só conectar o chip do Makey no computador através do cabo USB e conectar os jacarés em dois objetos, por exemplo, em você e em uma banana. Cada vez que você tocar na banana, fechará o circuito e o Makey Makey envia a mensagem para o com-putador. Funciona com todos os progra-mas e páginas da web.

Vieve nos Estados Unidos, é estudante de doutorado e de-senvolveu essa pesquisa no Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês).

CC – Quando você era criança, queria ser inventor?Eric – Eu realmente adorava inventar coisas. Eu sonhava em

ir para a faculdade e inventar robôs. E eu estou muito feliz hoje porque fui para a faculdade. Não estou fazendo robôs, mas estou inventando coisas que ajudam outras pessoas a inventares outras coisas!

CC – Você inventou esse brinquedo pra se tor-nar rico?

Eric – É interessante criar alguma coisa que pode ser vendida e esse brinquedo é uma oportuni-dade. Mas para mim, o mais importante é impactar o mundo, alcançar mais pessoas, e contribuir para que elas sejam criativas.

CC – Você testou esse brinquedo com crianças que tenham necessidades especiais?

Eric – Eu, particularmente, não. Mas nós vimos um vídeo pela internet de uma criança com deficiência físi-ca que queria jogar um game de corrida de carro, bas ele tinha limitações de movimentos nas mãos. Então, fizeram pra ele um joystick com massinha de modelar e ele conseguiu jogar!

CC - O que? Usar bananas como teclado do computador?Eric - Isso! E não só bananas, mas qualquer coisa que você queira inventar.CC - Como assim?Eric - Você pode até fazer um joystick com massinha de modelar. Veja: Eric modelou as massinhas em forma de botões de joys-tick, conectou os cabos do Makey Makey e passou a co-mandar o jogo pelas massinhas!Eric - É um jeito diferente de brincar com o computador. Se você está jogando Pac Man. Você pode desenhar figu-ras em uma folha de papel, conectar os jacarés do Makey Makey e usar o seu desenho como joystick, ao invés de usar as teclas do computador.

Uma invenção

do Século 21

Uma nova internet

Sobre Eric Rosenbaum

Qualquer material que conduza um pouquinho de eletricidade funciona: gra-fite de lápis, metal, plantas, moedas, frutas, cachorros ou pessoas! E o barato des-se brinquedo é isso, descobrir o que se pode fazer e testar, pra ver se dá certo.

Paraíba, 7 de dezembro de 20144 5

Acesse: www.makeymakey.com

O inventor Eric Rosenbaum esteve em João Pessoa e apresentou um brinque-

do bastante diferente. É o Makey Makey, um programa de computador pelo qual

qualquer objeto pode substituir as teclas do teclado.

É assim: digamos que você esteja com um programa para tocar piano. Nor-

malmente, você usaria as te-

clas do computador para tocar

as notas. Mas, conectando o

Makey Makey ao computador e

depois e outro objeto qualquer,

as funções do teclado passam

automaticamente para o objeto

e, tocando o objeto, é como se

tocasse a tecla do computador,

tirando o som do piano!

Makey é uma invenção do século 21. Transforma qualquer objeto em touchpad e integra-o com a internet. É uma invenção que qualquer pessoa pode usar para fazer brincar, fazer arte ou inventar outras formas de usar.

Para fazer funcionar é só conectar o chip do Makey no computador através do cabo USB e conectar os jacarés em dois objetos, por exemplo, em você e em uma banana. Cada vez que você tocar na banana, fechará o circuito e o Makey Makey envia a mensagem para o com-putador. Funciona com todos os progra-mas e páginas da web.

Vieve nos Estados Unidos, é estudante de doutorado e de-senvolveu essa pesquisa no Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês).

CC – Quando você era criança, queria ser inventor?Eric – Eu realmente adorava inventar coisas. Eu sonhava em

ir para a faculdade e inventar robôs. E eu estou muito feliz hoje porque fui para a faculdade. Não estou fazendo robôs, mas estou inventando coisas que ajudam outras pessoas a inventares outras coisas!

CC – Você inventou esse brinquedo pra se tor-nar rico?

Eric – É interessante criar alguma coisa que pode ser vendida e esse brinquedo é uma oportuni-dade. Mas para mim, o mais importante é impactar o mundo, alcançar mais pessoas, e contribuir para que elas sejam criativas.

CC – Você testou esse brinquedo com crianças que tenham necessidades especiais?

Eric – Eu, particularmente, não. Mas nós vimos um vídeo pela internet de uma criança com deficiência físi-ca que queria jogar um game de corrida de carro, bas ele tinha limitações de movimentos nas mãos. Então, fizeram pra ele um joystick com massinha de modelar e ele conseguiu jogar!

CC - O que? Usar bananas como teclado do computador?Eric - Isso! E não só bananas, mas qualquer coisa que você queira inventar.CC - Como assim?Eric - Você pode até fazer um joystick com massinha de modelar. Veja: Eric modelou as massinhas em forma de botões de joys-tick, conectou os cabos do Makey Makey e passou a co-mandar o jogo pelas massinhas!Eric - É um jeito diferente de brincar com o computador. Se você está jogando Pac Man. Você pode desenhar figu-ras em uma folha de papel, conectar os jacarés do Makey Makey e usar o seu desenho como joystick, ao invés de usar as teclas do computador.

Uma invenção

do Século 21

Uma nova internet

Sobre Eric Rosenbaum

6 Paraíba, 7 de dezembro de 2014 3

Ao passo de uma aranha

A aranha,Diz que é Zanha.

Mas não é,

Só anda de um ladoAo outro.

Os outros passosEla dá roler.

- Assim é manha,Dona Aranha.

Para de darMarcha ré!

Félix Di Lásciopoeta brasileiro

Paraíba, 7 de dezembro de 2014

Visita à TV Correio é show!Os meios de comunicação não são mais mistério para a

turminha de alunos da Escola Infantil Baby’s Cool, de João Pessoa. A criançada com idade entre 2 e 4 anos visitou o sistema Correio e descobriu como são feitos os programas de televisão.

A diretora Nicole Neri explicou que as crianças estão estudando so-bre os meios de comunicação. “Eles entendem muito bem que o jornal, a TV, o rádio, a internet, são meios usados pelas pessoas para transmitir algum conteúdo”.

“Eu gostei muito. Nunca tinha vindo num lugar assim antes. Gostei do es-túdio”, disse Ana Letícia Urtiga Muniz, que gosta de cantar e disse que quer ser apresentadora de TV. No estúdio, Eugê-nia Vital estava apresentando o Progra-ma da Tarde.

No dia 18, acontece a cerimônia de premiação dos concursos.

Dia 7/12 – domingo

7h30 às 22h – Espaço Energia 10 h às 22h – Exposição de presépios e redações 15h às 22h – Abertura da Nova Feira 16h – Oficina do Futuro 18h – Doação de material reciclado - Conta Cidadã• Mostra de Corais, com os grupos: Coral Vozes da Floresta – Nova Floresta Maestro: Sérgio da Silva CruzCoral Art’ Encanto Maestro: Jean Carlos Fernandes FidelisCoral Antônio Leite de Figueiredo da Câmara Municipal de João Pessoa e Coral EmpasaMaestrina: Socorro Estrela Preparador Vocal: Paulo BrasilCoral Despertar - Ministério da Saúde Maestro: Luiz Carlos Otávio

Con ra a programação completa:Acesse: http://www.energisa.com.br/natalnausina

Dia 8/12 – 2ª feira07h30 às 22h - Espaço Energia

Dias 9 e 10/12 – 3ª e 4ª feira

7h30 às 22h – Espaço Energia 10 h às 22h – Exposição de presépios e redações

A programação do Natal na Usina vai até dia 6 de janeiro, com entrada franca para todos os eventos e para todas as faixas etárias. Terá várias atrações e a criançada poderá curtir a Mostra de Corais nos domingos, com apresentações de grupos de diversas partes do Brasil; exposição dos presépios, incluindo o presépio de tamanho natural e fazer visitas ao Espaço Energia.

Dia 12/12 – 6ªfeira

7h30 às 22h – Espaço Energia 10 h às 22h – Exposição de presépios e redações 15h às 22h – Nova Feira 18h às 22h – Doação de material reciclado - Conta Cidadã19h30 – Sessão Especial do Usina Lumière - Filme: Saint Laurent, de Bertrand Bonello (2014).

Dia 13/12 – sábado

7h30 às 22h – Espaço Energia 10 h às 22h – Exposição de presépios e redações 15h às 22h – Nova Feira18h às 22h – Doação de material reciclado - Conta Cidadã20h – Sessão Microfonia, com Pensamento Obtuso 22h – Usina da Música, com a banda A Troça Harmônica

Dia 11/12 – 5ª feira

7h30 às 22h – Espaço Energia 10 h às 22h – Exposição de presépios e redações 18h às 22h – Doação de material reciclado - Conta Cidadã

Participe do Correio Criança. Mande o seu texto ou desenho pelo E-mail: [email protected], ou envie para: Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB - CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

CORREIO CRIANÇA

Editora Geral Sony Lacerda | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk (DRT-RS 8376) | Fotos Arquivo Jornal CorreioComercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra | Conselho Editorial: Professores, Ana Paula Hollanda, Claudia Savino,

Kátia Cilene | Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Gabi Magliano, Caio Lucas Nobrega, Bruno Emídio Colaboradores Especiais Chico Augusto, Robério Eloy e Vânia Flor | Gráfica Egídio Oliveira | Contato [email protected]

Apoio:Suplemento infantil quinzenal do

Paraíba, 7 de dezembro de 20142 Paraíba, 7 de dezembro de 2014 7

ProfessoraCamila Carvalho

Mande um e-mail para: [email protected]

Resp

osta

s: a

) 7 r

eais

- b

) 10

reai

s -

c) A

na/

3rea

is a

mai

s -

d) 2

/1 -

e) N

ão -

f) S

im/S

im/

1 re

al -

g) N

ão/

5 re

ais.

por Paulo Sérgio

Famíliaunida

Olá, amiguinhos!!!!Está acontecendo algo estra-nho como livro da Fernanda.

Vamos ajudá-la a resolver seu problema?

Quatro alunos da PB ganham concurso

nacional de redação da CGUEles foram prmiados no 6º Concurso de Dese-

nho e Redação da Controladoria-Geral da União:

E não foi moleza... Eles concorreram com 196 mil estudantes do Brasil inteiro, sendo 309 da Pa-raíba, de 77 escolas publicas e particulares.

Os trabalhos de redação e desenho foram elaborados a partir do tema “Acesso à informa-ção: um direito de todos”.

O concurso tem o objetivo de suscitar nas es-colas o debate em torno dos conceitos de cida-dania e corrupção. “Este é um propósito da CGU que tem na educação um meio de transmitir às crianças a importância de valores positivos na construção da sociedade”, a rmou Fernando de Albuquerque Lima, da CGU.

A premiação para os alunos de João Pessoa será feita no próximo dia 9, durante a solenida-de do Dia Internacional Contra a Corrupção, que acontecerá no auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. No interior a data será marcada posteriormente.

A aluna do Colégio Meta, de João Pessoa, Esther Medeiros Martins, de 8 anos, aprendeu que mesmo as pessoas sendo diferentes, elas têm os mesmos direitos. “Por isso eu z um vaqueiro, um índio e uma pessoa da cidade. Cada um tem o direito de viver nos lugares onde nasceram”, disse a estudante.

Esther Medeiros Martins, do Colégio Meta, de João Pessoa, foi classi cado em 3º lugar, na cate-goria Desenho – 3º Ano;

Larissa Grammatikopoulou, aluna do Colégio GEO Tambaú, de João Pessoa, conquistou o 2º lugar na categoria Redação I – 8º Ano;

Maria Fernanda Araújo Oliveira, da Escola Vi-tória-Régia, de Cajazeiras, cou com o 3º lugar na categoria Redação I – 8º Ano e

Jackson Matheus Pinheiro Oliveira da Es cola Municipal de Ensino Fundamental Decisão, de Pombal, foi premiado com o 3º lugar, na catego-ria Redação I – 9º Ano.

DE REPENTE, OUTRA MUDANÇA ACONTECEU E DESTA VEZ TODAS AS LETRAS V SUMIRAM. FERNANDA DECIDIU COLOCAR A LETRA INICIAL DE SEU NOME NOS ESPAÇOS DEIXADOS, TRANSFORMANDO TODAS AS PALAVRAS.

MOSTRE COMO FICOU!veia - ___________ vila - ___________vaca - ___________ vale - ___________

DESCUBRA QUAIS ERAM AS PALAVRAS ANTES DISSO ACONTECER.

Dica: Troque as sílabas de lugar.vale - ______________ lama - _________________lave - ______________ cabo - _________________cava - ______________ dola - _________________

FERNANDA ESTAVA LENDO QUANDO,

DE REPENTE, AS SÍLABAS DAS PALAVRAS TROCARAM DE LUGAR.

MÁGICOPORTUGUÊS

Brinquedo do Século 21

Paraíba, 7 de dezembro de 20148

Esta semana o mundo per-deu um grande comediante, o eterno Chaves e Chapolin, o mexicano Roberto Bolaños. • Seja você pequeno ou adulto, com certeza já deu muita risa-da com o menino do barril.

A Fullgames já falou em edição anterior do Chaves

Kart, disponível para todos os consoles, e hoje traremos, para homenageá-lo, o “El Chavo Bebé”, jogo o cial da televisa.

É ótimo para crianças pequenas, neles temos os personagens do Chaves de-senho, em versão baby, com quatro modos de jogo: Siga

a Estrelinha, Quebra-cabe-ça, Jogo da Memória e Ca-derno de Colorir.

Você ainda pode aumen-tar a di culdade e ajustar o idioma para português! Di-vertido, colorido e gratuito, disponível apenas para iOS no iPad e iPhone.

Por João Jr. [email protected]

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 109 - 7 de dezembro de 2014

Bandas de JP ganham

campeonato no Ceará

Você sabia que....A série Chaves e seus dese-

nhos tem encantado gerações de crianças e adultos do mundo todo há mais de 40 anos. Humor leve e divertido adequado para to-das as idades. O jogo “El Chavo Bebé” ajuda no raciocínio lógico e na coordenação motora na, em um nível de di culdade ideal para eles. Recomendado não apenas pelo personagem, mas também pela qualidade do game!

Chaves

Até os adultos irão se divertir com a novidade que muda as teclas do computador Págs. 4 e 5

As escolas municipais Anísio Teixeira, localizada no bairro Esplanada, e Castro Alves, no bairro Funcionários I, em João Pessoa , foram campeãs no Campeonato Norte e Nordeste de Bandas Marciais reali-zado em novembro, na cidade de Pacajús, estado do Ceará.

A escola Anísio Teixeira foi campeã na categoria Infanto Juvenil. Já a escola Castro Alves foi campeã na categoria show.

Con ra a entrevista com o maestro Josi-valdo Cavalcante, feita por alunos do 7º ano da escola Castro Alves:

Quantas vezes a banda já ganhou ao longo desses anos?Maestro Val - A Banda é tri campeã paraibana, penta campeã norte-nordeste e campeão brasileira. Ao todo são nove títulos.Qual a importância da banda na formação das crianças e dos adolescentes?MV - Ensinar aos jovens a ter responsabilidade, respeito pelo outro, compromisso,

en m, formar cidadãos.Qual o critério utilizado para selecionar integrantes da banda?MV - Ser aluno da escola, ter boas notas e ser interessado por música. Também pode participar pessoas da comunidade, desde que tenham comprometimento.

Como é feita a divisão da banda?MV - A banda se divide em: metal, percussão e corpo coreógrafo.

Há quanto tempo você trabalha com bandas marciais?MV - Estou nessa pro ssão há mais de 40 anos!