correio criança - edicao 92 - 13 de abril de 2014

8
Diversão e cultura para a gurizada - Nº 92 - 13 de abril de 2014 Páscoa PÁGs. 4 e 5 Entrevista com Roger Mello: ganhador do prêmio ‘hans christian andersen’ PÁG. 6 Como os judeus comemoram

Upload: jornal-correio-da-paraiba

Post on 07-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Suplemento infantil do jornal Correio da Paraíba

TRANSCRIPT

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 92 - 13 de abril de 2014

8

Paraíba, 13 de abril de 2014

FullGAMESFullGAMES

O calor dos últimos dias tem feito todos su-arem suas camisas e seria ótimo se tivesse uma chuvinha para aliviar, não é?

Não se você for o Cascão! A Insane Games e a Maurício de Sousa Produções lançou o Jogo do Cascão. Ajude este querido personagem da Turma da Mônica a fugir da chuva, mas, cuida-do, há muitos obstáculos no caminho...

Sorte que tem muitos power-ups para aju-dar a passar dos níveis mais complicados. Dis-ponível para smartphones, tablets, iPad e iPho-ne, em Android e iOS.

Jogos como este no touchscreen são ótimos para crianças a partir de quatro anos, pois o personagem permanece correndo e o jogador deve se con-centrar nos outros ele-mentos do jogo para conseguir desviar dos obstáculos e chegar ao final, aumentando a percepção e o raciocí-nio rápido.

Você sabia...

Jogo do Cascão

Páscoa

PÁGs. 4 e 5

Por João Jr. [email protected]

Unidos pela

vitóriaVOluNTárIOS refOrMAM CAMPINhO DefuTebOl eM bAIrrO CAreNTe De bAyeux

O início da Copa do Mun-do de 2014 está chegando e a preparação dos jogadores é assunto nos jornais. Nesse cli-ma, uma gurizada de bayeux treina para competições esta-duais num campinho público que está sendo reformado e fi-cando de alta qualidade!

Mas quem fez isso?boa pergunta! foram voluntários,

pessoas que decidiram ajudar outras pessoas. O campinho fica num bairro carente de bayueux, o Mário Andre-azza. A juíza da comarca de bayeux, Conceição Marsicano, e o jogador de futebol hulk abraçaram o projeto de construção do campinho.

eles conversaram com empresá-rios e outras pessoas que gostaram

da ideia e doaram cimento, tijolo, azulejo, e outros materiais. Os solda-dos do exército brasileiro ajudaram a limpar o campo, perfuraram o poço artesiano e trabalharam para cons-truir o muro e o vestiário. A energisa renovou a iluminação.

Agora, cerca de 180 crianças trei-nam ali e alguns até vão participar dos campeonatos paraibanos!

Entrevista com Roger Mello:ganhador do prêmio ‘hans christian andersen’ PÁG. 6

Parceiros: Tribunal de Justiça da Paraíba, fundação solidariedade, Grupo Soares de Oliveira, usina Tabu, la farge, energisa, Cerâmica elizabeth e exército brasileiro.

Como era...esburacado, cheio de pedras,

escuro, sem muro, os carros cru-zando por ele, perigoso à noite.

Como está:Iluminado, plano, com muro, com vestiários e com um poço artesiano de onde sairá água

para regar o gramado.

Como ficará:Terá gramado oficial, cerca de tela e poderá ser usado por

toda a comunidade!

“Eu vou ser um grande jogador de futebol e vou

disputar uma Copa do Mundo pelo Brasil!”

Anderson Silva, de 11 anos

Como os judeus comemoram

Editora Geral Sony Lacerda | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk (DRT-RS 8376) | Revisão Marianna Vieira | Fotos Arquivo Jornal CorreioComercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra | Conselho Editorial: Professores, Ana Paula Hollanda, Kay Francis,

Kátia Cilene | Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Gabi Magliano, Caio Lucas Nobrega, Bruno Emídio Artes anúncios Vania Flor | Colaborador Especial Chico Augusto | Gráfica Egídio Oliveira | Contato [email protected]

Apoio:Suplemento infantil quinzenal do

Paraíba, 13 de abril de 2014 Paraíba, 13 de abril de 2014

2

7

74 2+

Por professora Ana Paula Hollanda

8X

DESAFIOS PIRANDO A CUCA

Participe do Correio Criança. Mande o seu texto ou desenho pelo E-mail: [email protected], ou envie para: Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB - CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

correio crianÇa

Observe bem a figura abaixo e diga quantos TRIÂNGULOS você consegue contar?

DICA: Valem todos os tamanhos, mesmo que dentro de um triângulo tenham vários triângu-los menores.

Resposta:

1Ligue todos os pontos sem tirar o lápis do papel, com apenas 4 (quatro) linhas retas.

2

Em um dia de trabalho no escritório, em relação aos funcionários Ana, Cláudia, Luis, Paula e João, sabe-se que:

- Ana chegou antes de Paula e Luís.- Paula chegou antes de João.- Cláudia chegou antes de Ana.- João não foi o último a chegar.

Nesse dia, o terceiro a chegar ao escritório para o trabalho foi?

3 Movendo alguns palitos de fósforo da figura 1, é possível transformá-la na figura 2.

4

Qual o menor número de palitos que você deve mover para transformar a figura 1 na figura 2?

Respostas: 1) Resposta:35 triângulos - 2) - 3) Paula - 4) 5 palitos

O artista da edição é Leonardo Gama, aluno do 5º ano do Colégio Meta. Ele apresenta “O Rei Leão”. Ficou massa, Leonardo!

ARTE

Os alunos do 3º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba le-ram a matéria “Osso de Dino é encontrado em Sousa”, publicada na edição Nº 90 do Cor-reio Criança, e depois escreveram suas opini-ões para a editoria do Correio Criança.

O trabalho foi orien-tado pela estudante de Licenciatura em Peda-gogia da UFPB, Jaqueli-ne Almeida.

Leia a matéria pela internet. Acesse: issuu.com/correiodaparaiba

Parabéns garotada!

Leitores enviam cartinhas para a editora

Ednaldo do Egypto - Dias 19 e 20/04 - Hora: 17h

Repórter Teen

Márcia Dementshuk com Gabi Magliano

Revelações de um ilustrador

Neste ano o brasileiro Roger Mello ganhou o Prêmio Internacional Hans Christian Andersen 2014, concedido pelo International Board on Books for Young People (IBBY) na categoria Ilustração. É considerado o Prêmio Nobel da Literatura Infantil e Juvenil, entregue na Itália. Rober Mello conta nessa entrevista como foi sua infância, um período em que o Brasil passava pela Ditadura.

Desde quando você desenha? Desenha desde muito pequeno. Tenho um de-senho de quando eu tinha 3 anos e dá pra entender que era um bichinho!

Você gosta de desenhar bichos? Adoro, todos, principalmente os insetos.

Como foi sua infância? Nasci e cresci em Brasília, na época da Ditadura.

Ditadura?Já pensou você não poder escrever poesia, cantar, ter livros? Pois é. Nessa época, que co-meçou em 1964, o Brasil foi governado por pessoas que queriam controlar as ideias da po-pulação. Ninguém podia pensar coisas diferen-tes. Se isso acontecia, eles prendiam a pessoa, torturavam e até matavam.

E como era em Brasília?Brasília foi uma cidade feita por ilusionistas, por artistas que acreditavam na arte como instrumento transformador. E na Ditadura es-sas pessoas foram afastadas e perseguidas: Niemeyer, Burle Marx , Athos Bulcão, Lúcio Costa, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro... E na minha casa eu via que meus pais escondiam os livros e não entendia o por quê. Eu tinha uns dez anos nessa época.

Aconteceu alguma coisa com seus familiares?Amigos dos meus pais sumi-ram. E minha prima foi presa, por causa de um livro que ela estava lendo. Mas não acon-teceu nada com ela e ela vo-tou pra casa.

E você conhece a Paraíba?Sim! Adoro a Paraíba e queria que as crianças pudessem ter acesso cada vez mais a livros de todos os lugares do mun-do e da Paraíba, e que elas pudessem recontar as histórias da terra.

Paraíba, 13 de abril de 2014 Paraíba, 13 de abril de 2014

6

3

O clássico dos Irmãos Grimm onde dois ir-mãos são apanhados por uma bruxa oportunis-ta é encenado pela ACia. Mangai de Teatro.

Viaje em um mun-do de conhecimento e histórias! Aproveite pra comprar novos e usados e participar das tardes de autógrafos. É imperdível!

Mais de 60 alunos do Colégio Inten-sivo trabalham na montagem do espetá-culo A Paixão de Cristo. Quem coordena essa turma criativa e dirige a peça é o professor de artes Gilson Nascimento.

A peça apresenta momentos antes da morte e a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus, evento comemorado pelos cristãos durante a Páscoa.

Todos estão convidados!

Dia: 16/04 - Hora: 19h - Local: Em frente ao Colégio Intensivo Unidade I - Rua Jorna-

lista José Ramalho, 305 - Costa e Silva

II Feira de Livros Shopping Tambiá

Até dia 17 de abrilLocal: Praça de eventos do Shopping Tambiá

Só HOJE

A montagem da Cia. Cara Dupla de Tea-tro da peça de Maria Clara Machado traz su-presas e inovações que o público aprovou!

Pluft, o fantasminha

Ednaldo do Egypto (Manaíra) - Hora: 17h

João e Maria e a fantástica casa de doces

ENTREVISTA

Os primos Bianca (Adriel) Ribeiro de Brito e Breno (Efraim) Barbosa Ribeiro aprendem com Antônio Ri-beiro que a Páscoa é a liberdade dos judeus

5

4

Paraíba, 13 de abril de 2014

A Pêssach é realizada no calendário judaico a partir do dia 15 de nissan e se prolonga por oito dias, com feriados nos primeiro e último dias. No Brasil, os judeus estarão comemorando entre os dias 15 e 22 próximos.

Alimentos não fermentados fermento tem o sig-nificado simbólico de “defeitos pessoais” e por isso é retirado. Os judeus fazem um exame de consciência dos seus atos.

A “matsa”, simbolizada o pão da pobreza, o qual os antepassados hebreus comeram na escravidão.

O “seider” é o jantar entre família, amigos e convidados. Após o acendimento das velas, no final da tarde, o chefe da casa deve ficar em uma das “ca-beças“ da mesa, em poltrona confortável, a maneira antiga de homem livre, e transmitir a história a seus filhos.

De posse de uma “Hagadá” (instrução com tre-chos da Bíblia e do Talmud) o chefe da casa conduz a cerimônia da noite de Pêssach. Na ocasião se aben-çoa e se responde perguntas de crianças, relata-se a história e se reza.

Um povo livre

Povo comemora a FeSTa com oUTroS SímboloS

No antigo Egito escravos trabalhavam para construir as cidades e os monumentos. Era co-mum naquela época dominar os povos e escravizá-los e o Egito era uma nação poderosa.

Por volta do ano 1200 antes de Cristo (a.C.), um dos povos escravizados eram os hebreus, descendentes dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Eles passaram 400 anos servindo aos Egípcios até conquistarem a liberdade.

É aí que começa a história da Páscoa comemorada até hoje pelos judeus.Os egípcios não queriam libertar os hebreus. Então, conta a Bíblia que Deus preparou Moisés

para ser a pessoa que iria liderar o povo para fora do Egito. Não foi fácil. A cada vez que o Faraó negava o pedido de Moisés, Deus respondia à atitude do Faraó en-

viando uma praga que atingia os egípcios.

Os hebreus deveriam usar o san-gue de um cordeiro de um ano, sem defeito, para pintar os umbrais das portas. O anjo do Eterno pularia as casas que estivessem com esse sinal.

“Daí vem um dos significados da festa que comemoramos hoje, a Pês-sach: ‘salto’, o pulo do anjo do Eter-no por sobre as casas dos judeus. Também significa ‘passagem’ e ‘li-berdade’”, explica o judeu Antônio Ribeiro, de Campina Grande.

Ele conta ainda que Pêssach também é chamada de festa da pri-mavera (pelo tempo de renovação da natureza e do homem) e do sa-crifício, por conta de os judeus terem passado sangue de cordeiro nos um-brais das portas.

Quando o povo saiu do Egi-to, “havia cerca de seiscentos mil homens a pé, além de mulheres e crianças.” (Êxodo 12:37)

Páscoa dos judeus

Transformou as águas em

sangue

PraGaS Do eGITo

No Atlas da Bíblia, da editora Giras-sol, tem mapas que mostram como foi a trajetória do povo judeu no deserto, depois de saírem do Egito e muitas outras curiosidades. Legal para ler com seus pais!

Rãs

3ºPiolhos

4ºMoscas

Sarna que rebentava em

úlceras

8ºGafanhotos

9ºTrevas

Doenças nos animais

Saraivacom fogo

Deus deu algumas instruções aos hebreus, para que eles

não fossem atingidos:

10ºMorte dos

primogênitos

Menorah

Hagadá

Estrelade Davi

Matsa

Quipá

Os primos Bianca (Adriel) Ribeiro de Brito e Breno (Efraim) Barbosa Ribeiro aprendem com Antônio Ri-beiro que a Páscoa é a liberdade dos judeus

5

4

Paraíba, 13 de abril de 2014

A Pêssach é realizada no calendário judaico a partir do dia 15 de nissan e se prolonga por oito dias, com feriados nos primeiro e último dias. No Brasil, os judeus estarão comemorando entre os dias 15 e 22 próximos.

Alimentos não fermentados fermento tem o sig-nificado simbólico de “defeitos pessoais” e por isso é retirado. Os judeus fazem um exame de consciência dos seus atos.

A “matsa”, simbolizada o pão da pobreza, o qual os antepassados hebreus comeram na escravidão.

O “seider” é o jantar entre família, amigos e convidados. Após o acendimento das velas, no final da tarde, o chefe da casa deve ficar em uma das “ca-beças“ da mesa, em poltrona confortável, a maneira antiga de homem livre, e transmitir a história a seus filhos.

De posse de uma “Hagadá” (instrução com tre-chos da Bíblia e do Talmud) o chefe da casa conduz a cerimônia da noite de Pêssach. Na ocasião se aben-çoa e se responde perguntas de crianças, relata-se a história e se reza.

Um povo livre

Povo comemora a FeSTa com oUTroS SímboloS

No antigo Egito escravos trabalhavam para construir as cidades e os monumentos. Era co-mum naquela época dominar os povos e escravizá-los e o Egito era uma nação poderosa.

Por volta do ano 1200 antes de Cristo (a.C.), um dos povos escravizados eram os hebreus, descendentes dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Eles passaram 400 anos servindo aos Egípcios até conquistarem a liberdade.

É aí que começa a história da Páscoa comemorada até hoje pelos judeus.Os egípcios não queriam libertar os hebreus. Então, conta a Bíblia que Deus preparou Moisés

para ser a pessoa que iria liderar o povo para fora do Egito. Não foi fácil. A cada vez que o Faraó negava o pedido de Moisés, Deus respondia à atitude do Faraó en-

viando uma praga que atingia os egípcios.

Os hebreus deveriam usar o san-gue de um cordeiro de um ano, sem defeito, para pintar os umbrais das portas. O anjo do Eterno pularia as casas que estivessem com esse sinal.

“Daí vem um dos significados da festa que comemoramos hoje, a Pês-sach: ‘salto’, o pulo do anjo do Eter-no por sobre as casas dos judeus. Também significa ‘passagem’ e ‘li-berdade’”, explica o judeu Antônio Ribeiro, de Campina Grande.

Ele conta ainda que Pêssach também é chamada de festa da pri-mavera (pelo tempo de renovação da natureza e do homem) e do sa-crifício, por conta de os judeus terem passado sangue de cordeiro nos um-brais das portas.

Quando o povo saiu do Egi-to, “havia cerca de seiscentos mil homens a pé, além de mulheres e crianças.” (Êxodo 12:37)

Páscoa dos judeus

Transformou as águas em

sangue

PraGaS Do eGITo

No Atlas da Bíblia, da editora Giras-sol, tem mapas que mostram como foi a trajetória do povo judeu no deserto, depois de saírem do Egito e muitas outras curiosidades. Legal para ler com seus pais!

Rãs

3ºPiolhos

4ºMoscas

Sarna que rebentava em

úlceras

8ºGafanhotos

9ºTrevas

Doenças nos animais

Saraivacom fogo

Deus deu algumas instruções aos hebreus, para que eles

não fossem atingidos:

10ºMorte dos

primogênitos

Menorah

Hagadá

Estrelade Davi

Matsa

Quipá

Ednaldo do Egypto - Dias 19 e 20/04 - Hora: 17h

Repórter Teen

Márcia Dementshuk com Gabi Magliano

Revelações de um ilustrador

Neste ano o brasileiro Roger Mello ganhou o Prêmio Internacional Hans Christian Andersen 2014, concedido pelo International Board on Books for Young People (IBBY) na categoria Ilustração. É considerado o Prêmio Nobel da Literatura Infantil e Juvenil, entregue na Itália. Rober Mello conta nessa entrevista como foi sua infância, um período em que o Brasil passava pela Ditadura.

Desde quando você desenha? Desenha desde muito pequeno. Tenho um de-senho de quando eu tinha 3 anos e dá pra entender que era um bichinho!

Você gosta de desenhar bichos? Adoro, todos, principalmente os insetos.

Como foi sua infância? Nasci e cresci em Brasília, na época da Ditadura.

Ditadura?Já pensou você não poder escrever poesia, cantar, ter livros? Pois é. Nessa época, que co-meçou em 1964, o Brasil foi governado por pessoas que queriam controlar as ideias da po-pulação. Ninguém podia pensar coisas diferen-tes. Se isso acontecia, eles prendiam a pessoa, torturavam e até matavam.

E como era em Brasília?Brasília foi uma cidade feita por ilusionistas, por artistas que acreditavam na arte como instrumento transformador. E na Ditadura es-sas pessoas foram afastadas e perseguidas: Niemeyer, Burle Marx , Athos Bulcão, Lúcio Costa, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro... E na minha casa eu via que meus pais escondiam os livros e não entendia o por quê. Eu tinha uns dez anos nessa época.

Aconteceu alguma coisa com seus familiares?Amigos dos meus pais sumi-ram. E minha prima foi presa, por causa de um livro que ela estava lendo. Mas não acon-teceu nada com ela e ela vo-tou pra casa.

E você conhece a Paraíba?Sim! Adoro a Paraíba e queria que as crianças pudessem ter acesso cada vez mais a livros de todos os lugares do mun-do e da Paraíba, e que elas pudessem recontar as histórias da terra.

Paraíba, 13 de abril de 2014 Paraíba, 13 de abril de 2014

6

3

O clássico dos Irmãos Grimm onde dois ir-mãos são apanhados por uma bruxa oportunis-ta é encenado pela ACia. Mangai de Teatro.

Viaje em um mun-do de conhecimento e histórias! Aproveite pra comprar novos e usados e participar das tardes de autógrafos. É imperdível!

Mais de 60 alunos do Colégio Inten-sivo trabalham na montagem do espetá-culo A Paixão de Cristo. Quem coordena essa turma criativa e dirige a peça é o professor de artes Gilson Nascimento.

A peça apresenta momentos antes da morte e a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus, evento comemorado pelos cristãos durante a Páscoa.

Todos estão convidados!

Dia: 16/04 - Hora: 19h - Local: Em frente ao Colégio Intensivo Unidade I - Rua Jorna-

lista José Ramalho, 305 - Costa e Silva

II Feira de Livros Shopping Tambiá

Até dia 17 de abrilLocal: Praça de eventos do Shopping Tambiá

Só HOJE

A montagem da Cia. Cara Dupla de Tea-tro da peça de Maria Clara Machado traz su-presas e inovações que o público aprovou!

Pluft, o fantasminha

Ednaldo do Egypto (Manaíra) - Hora: 17h

João e Maria e a fantástica casa de doces

ENTREVISTA

Editora Geral Sony Lacerda | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk (DRT-RS 8376) | Revisão Marianna Vieira | Fotos Arquivo Jornal CorreioComercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra | Conselho Editorial: Professores, Ana Paula Hollanda, Kay Francis,

Kátia Cilene | Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Gabi Magliano, Caio Lucas Nobrega, Bruno Emídio Artes anúncios Vania Flor | Colaborador Especial Chico Augusto | Gráfica Egídio Oliveira | Contato [email protected]

Apoio:Suplemento infantil quinzenal do

Paraíba, 13 de abril de 2014 Paraíba, 13 de abril de 2014

2

7

74 2+

Por professora Ana Paula Hollanda

8X

DESAFIOS PIRANDO A CUCA

Participe do Correio Criança. Mande o seu texto ou desenho pelo E-mail: [email protected], ou envie para: Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB - CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

correio crianÇa

Observe bem a figura abaixo e diga quantos TRIÂNGULOS você consegue contar?

DICA: Valem todos os tamanhos, mesmo que dentro de um triângulo tenham vários triângu-los menores.

Resposta:

1Ligue todos os pontos sem tirar o lápis do papel, com apenas 4 (quatro) linhas retas.

2

Em um dia de trabalho no escritório, em relação aos funcionários Ana, Cláudia, Luis, Paula e João, sabe-se que:

- Ana chegou antes de Paula e Luís.- Paula chegou antes de João.- Cláudia chegou antes de Ana.- João não foi o último a chegar.

Nesse dia, o terceiro a chegar ao escritório para o trabalho foi?

3 Movendo alguns palitos de fósforo da figura 1, é possível transformá-la na figura 2.

4

Qual o menor número de palitos que você deve mover para transformar a figura 1 na figura 2?

Respostas: 1) Resposta:35 triângulos - 2) - 3) Paula - 4) 5 palitos

O artista da edição é Leonardo Gama, aluno do 5º ano do Colégio Meta. Ele apresenta “O Rei Leão”. Ficou massa, Leonardo!

ARTE

Os alunos do 3º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba le-ram a matéria “Osso de Dino é encontrado em Sousa”, publicada na edição Nº 90 do Cor-reio Criança, e depois escreveram suas opini-ões para a editoria do Correio Criança.

O trabalho foi orien-tado pela estudante de Licenciatura em Peda-gogia da UFPB, Jaqueli-ne Almeida.

Leia a matéria pela internet. Acesse: issuu.com/correiodaparaiba

Parabéns garotada!

Leitores enviam cartinhas para a editora

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 92 - 13 de abril de 2014

8

Paraíba, 13 de abril de 2014

FullGAMESFullGAMES

O calor dos últimos dias tem feito todos su-arem suas camisas e seria ótimo se tivesse uma chuvinha para aliviar, não é?

Não se você for o Cascão! A Insane Games e a Maurício de Sousa Produções lançou o Jogo do Cascão. Ajude este querido personagem da Turma da Mônica a fugir da chuva, mas, cuida-do, há muitos obstáculos no caminho...

Sorte que tem muitos power-ups para aju-dar a passar dos níveis mais complicados. Dis-ponível para smartphones, tablets, iPad e iPho-ne, em Android e iOS.

Jogos como este no touchscreen são ótimos para crianças a partir de quatro anos, pois o personagem permanece correndo e o jogador deve se con-centrar nos outros ele-mentos do jogo para conseguir desviar dos obstáculos e chegar ao final, aumentando a percepção e o raciocí-nio rápido.

Você sabia...

Jogo do Cascão

Páscoa

PÁGs. 4 e 5

Por João Jr. [email protected]

Unidos pela

vitóriaVOluNTárIOS refOrMAM CAMPINhO DefuTebOl eM bAIrrO CAreNTe De bAyeux

O início da Copa do Mun-do de 2014 está chegando e a preparação dos jogadores é assunto nos jornais. Nesse cli-ma, uma gurizada de bayeux treina para competições esta-duais num campinho público que está sendo reformado e fi-cando de alta qualidade!

Mas quem fez isso?boa pergunta! foram voluntários,

pessoas que decidiram ajudar outras pessoas. O campinho fica num bairro carente de bayueux, o Mário Andre-azza. A juíza da comarca de bayeux, Conceição Marsicano, e o jogador de futebol hulk abraçaram o projeto de construção do campinho.

eles conversaram com empresá-rios e outras pessoas que gostaram

da ideia e doaram cimento, tijolo, azulejo, e outros materiais. Os solda-dos do exército brasileiro ajudaram a limpar o campo, perfuraram o poço artesiano e trabalharam para cons-truir o muro e o vestiário. A energisa renovou a iluminação.

Agora, cerca de 180 crianças trei-nam ali e alguns até vão participar dos campeonatos paraibanos!

Entrevista com Roger Mello:ganhador do prêmio ‘hans christian andersen’ PÁG. 6

Parceiros: Tribunal de Justiça da Paraíba, fundação solidariedade, Grupo Soares de Oliveira, usina Tabu, la farge, energisa, Cerâmica elizabeth e exército brasileiro.

Como era...esburacado, cheio de pedras,

escuro, sem muro, os carros cru-zando por ele, perigoso à noite.

Como está:Iluminado, plano, com muro, com vestiários e com um poço artesiano de onde sairá água

para regar o gramado.

Como ficará:Terá gramado oficial, cerca de tela e poderá ser usado por

toda a comunidade!

“Eu vou ser um grande jogador de futebol e vou

disputar uma Copa do Mundo pelo Brasil!”

Anderson Silva, de 11 anos

Como os judeus comemoram