conexão cumbica - ed. 14

8
Edição Nº 14 - Outubro de 2012 - www.sindigru.com.br aeroviários de Guarulhos Sindicato dos O Sindigru foi vitorioso no processo que buscou garantir o adicional de periculosidade para os aeroviários da TAM. Assim, a empresa tem que pagar o adicional e não pode protelar o cumprimento da decisão judicial. A 3ª Vara do Trabalho de Guarulhos decretou que a companhia deve garantir o adicional aos aeroviários que atuam no setor de Mecânica de Manutenção (mecânicos, ajudantes, técnicos), assim como aos despachantes técnico e de voo, agentes de bagagem, agentes de rampa e operadores de equipamentos e viaturas. Periculosidade: Sindigru pressiona TAM A decisão garante o pagamento do retroativo desde 16 de abril de 2005 e a inserção do adicional, de forma definitiva, no salário desses trabalhadores. O Sindicato também busca na Justiça fazer valer o adicional para todos os aeroviários da companhia que não foram contemplados com essa decisão. A entidade segue na luta pelo cumprimento da sentença pela TAM e pede aos trabalhadores que fiquem atentos à ação. Após o Sindicato ter acionado o Ministério Público do Trabalho sobre a situação dos balcões de check in, a demanda começou a avançar. A entidade vem reunindo-se com a Infraero e as empresas aéreas para construir um novo modelo de balcão, capaz de atender às necessidades dos aeroviários que atuam no setor no Aeroporto de Guarulhos. Na luta para melhorar o check in em Guarulhos Adicional na VRG/Gol O processo por adicional de periculosidade ingressado pelo Sindigru em prol dos aeroviários da VRG/Gol foi ajuizado em abril de 2010 e será julgado pela 5ª Vara do Trabalho de Guarulhos. O Sindicato espera que a companhia também seja condenada, garantindo o adicional para os aeroviários que atuam na pista, uma vez que o direito vem sendo garantido pelo Tribunal Superior do Trabalho em suas decisões. Uma vez condenada, a VRG/GOL também terá que pagar o adicional retroativo a abril de 2005 e integrá-lo ao salário. Para beneficiar-se com a ação, os aeroviários devem filiar-se ao Sindigru. Acima, dirigentes sindicais conversam com funcionários da Infraero sobre os balcões. Abaixo, o protótipo do novo mobiliário. TAM deve cumprir sentença a favor dos trabalhadores imediatamente

Upload: sindigru

Post on 03-Aug-2015

183 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), editado por Pauta Nova.

TRANSCRIPT

Page 1: Conexão Cumbica - ed. 14

Edição Nº 14 - Outubro de 2012 - www.sindigru.com.br

a e r o v i á r i o sd e G u a r u l h o s

S i n d i c a t o d o s

O Sindigru foi vitorioso no processo que buscou garantir o adicional de periculosidade para os aeroviários da TAM. Assim, a empresa tem que pagar o adicional e não pode protelar o cumprimento da decisão judicial.

A 3ª Vara do Trabalho de Guarulhos decretou que a companhia deve garantir o adicional aos aeroviários que atuam no setor de Mecânica de Manutenção (mecânicos, ajudantes, técnicos), assim como aos despachantes técnico e de voo, agentes de bagagem, agentes de rampa e operadores de equipamentos e viaturas.

Periculosidade: Sindigru pressiona TAM

A decisão garante o pagamento do retroativo desde 16 de abril de 2005 e a inserção do adicional, de forma definitiva, no salário desses trabalhadores.

O Sindicato também busca na Justiça fazer valer o adicional para todos os aeroviários da companhia que não foram contemplados com essa decisão.

A entidade segue na luta pelo cumprimento da sentença pela TAM e pede aos trabalhadores que fiquem atentos à ação.

Após o Sindicato ter acionado o Ministério Público do Trabalho sobre a situação dos balcões de check in, a demanda começou a avançar.

A entidade vem reunindo-se com a Infraero e as empresas aéreas para construir um novo modelo de balcão, capaz de atender às necessidades dos aeroviários que atuam no setor no Aeroporto de Guarulhos.

Na luta para melhorar o check in em Guarulhos

Adicional na VRG/GolO processo por adicional de

periculosidade ingressado pelo Sindigru em prol dos aeroviários da VRG/Gol foi ajuizado em abril de 2010 e será julgado pela 5ª Vara do Trabalho de Guarulhos.

O Sindicato espera que a companhia também seja condenada, garantindo o adicional para os aeroviários que atuam na pista, uma vez que o direito vem sendo garantido pelo Tribunal Superior do Trabalho em suas decisões. Uma vez condenada, a VRG/GOL também terá que pagar o adicional retroativo a abril de 2005 e integrá-lo ao salário.

Para beneficiar-se com a ação, os aeroviários devem filiar-se ao Sindigru.

Acima, dirigentes sindicais conversam com funcionários da Infraero sobre os balcões. Abaixo, o protótipo do novo mobiliário.

TAM deve cumprir sentença a favor dos trabalhadores imediatamente

Page 2: Conexão Cumbica - ed. 14

02 OUTUBRO 2012

Presidente: Orisson de Souza MeloE-mail da Redação: [email protected]

Edição e projeto gráfico: Pauta Nova - www.pautanova.com Jorn. resp.: MTB 10.182 - Imagens: Divulgação/Sindigru

Fechamento: 24/10/2012 - Tiragem: 5 mil exemplaresDISTRIBUIÇÃO GRATUITA

O conteúdo deste veículo é de inteira responsabilidade da direção do Sindicato.

é uma publicação do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru)

Rua Santo Antônio, 339 - Centro - GuarulhosFones: (11) 2409.0203 e (11) 2408.3039Site: www.sindigru.com.brE-mail: [email protected]

Filiado à:

Sindicato reúne-se com novos gestores do Aeroporto

O Sindicato reuniu-se com a concessionária Invepar, que assumiu a administração do Aeroporto de Guarulhos após a privatização. O objetivo foi criar um canal permanente de negociação para a defesa dos interesses da categoria.

Na reunião, o Sindigru falou sobre as diversas categorias de trabalhadores que atuam no aeroporto e suas representações. A concessionária solicitou um levantamento das principais demandas dos aeroviários.

Para amparar as novas discussões, o Sindigru encaminhou uma série de perguntas aos novos

administradores, para saber como será o processo de transição da gestão da Infraero para a Invepar, qual o papel de cada uma nesse processo e qual a posição da concessionária em relação às empresas de serviços terceirizados contratadas pela Infraero, mas que não respeitam a CCT da categoria.

O Sindigru também quer esclarecimentos sobre o estacionamento para os funcionários e se a Invepar tem propostas para garantir o acesso dos trabalhadores ao Aeroporto nos horários em que não há transporte público.

A entidade busca ainda informações sobre os planos da concessionária para melhorar a infraestrutura do Aeroporto, garantindo aos trabalhadores banheiros, bebedouros, vestiário, entre outros.

O Sindigru aguarda as respostas da Invepar.

A CUT-SP e os sindicatos cutistas apresentaram aos candidatos de Guarulhos a plataforma da Central para as eleições 2012 e uma carta compromisso. A carta foi entregue ao prefeito de Guarulhos, Sebastião Alves de Almeida, em 5 de outubro. Ao assinar o documento, os candidatos asseguram que, se eleitos, darão prioridade a temas de interesse dos trabalhadores, como geração de empregos, qualificação profissional e escolarização, combate ao trabalho escravo e desenvolvimento da economia solidária.

Para o Sindigru, valorizar o trabalhador(a), a promoção da igualdade e da distribuição de renda, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, numa gestão democrática e participativa, são preceitos fundamentais para a cidadania.

Entidades sindicais entregam carta compromisso ao prefeito de Guarulhos

Luta por vagas no estacionamento continua

O Sindicato está na luta por mais vagas para os trabalhadores no estacionamento do Aeroporto de Guarulhos. A entidade vem tratando o caso com a Infraero e as empresas, e organizando manifestações.

Recentemente, os trabalhadores foram transferidos para um local mais distante do aeroporto. Diante dessa situação, o Sindigru encaminhou denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) que, entendendo a gravidade da questão, intimou todas as empresas e a Infraero para uma mediação no dia 30 de outubro, às 10 horas.

Elz

a Fi

úza/

AB

r

Presidente do Sindigru, Orisson Mello, e sindicalistas na entrega da carta ao prefeito de Guarulhos

Direção do Sindigru e do Sintraero (Viracopos) participam de protesto por mais vagas

Page 3: Conexão Cumbica - ed. 14

OUTUBRO 2012 03

MP Express persiste nas irregularidades em Guarulhos

Mesmo após inúmeras tentativas do Sindigru e dos trabalhadores para reverter as irregularidades cometidas pela MP Express, a empresa usa de manobras, mentiras e enganação, e tenta de má-fé prejudicar os trabalhadores.

Os aeroviários já paralisaram as atividades para exigir o cumprimento de seus direitos e retornaram ao serviço após ouvir promessas da empresa que nunca se concretizaram.

O Sindigru alerta que a MP Express, assim como todas as empresas, tem obrigação de pagar o salário de férias antecipadamente e, descumprindo isso, terá que pagá-lo em dobro, segundo acórdão do ministro Aloysio da Veiga, do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Além do salário de férias, o trabalhador tem direito a um adicional, que corresponde a um terço do salário. Ambos devem ser pagos até dois dias antes do início das férias.

O Sindicato segue na luta para reverter os problemas na empresa e conta com o apoio da categoria.

Projeto Latam: Sindicalistas reúnem-se em Santiago

O Sindigru e a Fentac/CUT participarão de um novo encontro de dirigentes sindicais do Projeto Latam, criado pela ITF e que reúne sindicalistas de todos os países sede da LAN e da TAM. A reunião será realizada nos dias 29 e 30 de outubro, em Santiago do Chile. Entre os objetivos estão o fortalecimento das estratégias comuns dos sindicatos para fazer frente às irregularidades trabalhistas e fortalecer as negociações salariais.

Avianca esquiva-se de reunião com o Sindigru

O Sindicato oficializou, em 17 de agosto, um pedido de reunião com a gerência da Avianca, para discutir as irregularidades denunciadas pelos trabalhadores. A empresa, no entanto, ainda não deu retorno.

Diante da sua omissão, o Sindigru irá denunciar o caso aos órgãos competentes, buscando uma mediação.

Advogada do Sindigru, Dra. Alzira, conversa com trabalhadores em dia de paralisação na MP Express

Page 4: Conexão Cumbica - ed. 14

Um dia das crianças inesquecível para os aeroviários e a comunidade de CumbicaUma tarde inesquecível de

muita alegria e solidariedade. É assim que será lembrado o evento realizado em 10 de outubro, quando o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos entregou às crianças da Unidade 2 do Núcleo Batuíra centenas de brinquedos para comemorar o Dia das Crianças.

Com o lema “toda criança tem o direito de brincar”, a atividade emocionou a diretoria do Sindicato, alegrou crianças e adultos do Núcleo, e contou com muita descontração, brincadeiras e confraternização.

O Núcleo Batuíra de Promoção da Família é uma instituição de utilidade pública e com fins filantrópicos que começou a atuar no município de Guarulhos em 1973.

Desde o princípio, o Núcleo desenvolve atividades de assistência social e educacional na região de Ponte Alta, bairro cuja maioria da população vive em situação de vulnerabilidade social, devido à baixa renda, pouca infra-estrutura e escassez de serviços públicos.

A entidade foi escolhida após visita da direção do Sindicato, que comprovou a seriedade do trabalho desenvolvido, o carinho e o

cuidado da equipe com as crianças. Ao todo, foram distribuídos

450 brinquedos novos, doces e vários brinquedos em boas condições doados pelos aeroviários que ficarão na creche para que as crianças possam brincar durante seu período na instituição.

O Sindigru, além das lutas em defesa dos aeroviários, entende que é também seu papel participar de ações para diminuir as desigualdades no país.

“É através de iniciativas como esta que nos reconhecemos como uma classe de trabalhadores e como pessoas que buscam o bem estar social, pois a representação sindical, para nós, extrapola a luta pelos direitos trabalhistas”, ressalta a diretora Débora Cavalcanti, que organizou o evento.

“Nós buscamos uma sociedade mais justa e igualitária e, enquanto pensarmos dessa maneira, estaremos constante e incansavelmente atuando na luta pelos direitos dos aeroviários e em busca da erradicação da vulnerabilidade social”, completa.

O Sindigru agradece todas as doações, em especial o apoio dado pela Fentac/CUT.

Para saber mais sobre a atuação do Núcleo, acesse o site www.nucleobatuira.org.br.

04 OUTUBRO 2012

Dirigentes sindicais participam da ação que doou centenas de brinquedos às crianças da comunidade

Criança atendida pelo núcleo Batuíra brinca com o presente doado pelo Sindicato

Sala do Sindigru ficou lotada com presentes e diretores carregam os brinquedos que serão doados

Page 5: Conexão Cumbica - ed. 14

O Sindigru convida os associados a comemorarem o Natal na sede da entidade, acompanhados de seus filhos(as). O evento será realizado no dia 16 de dezembro, às 12h30min, na Rua dos Metalúrgicos, nº 67, no Centro de Guarulhos.

A diversão da criançada é garantida! O evento contará com cama elástica, pula-pula, piscina de bolinha, sorteios, lanches, sala de vídeo, espaço bebê, Papai Noel e outras atrações.

Os associados devem confirmar presença no Sindicato até o dia 10 de dezembro, informando o número de filhos(as) que levarão à festa.

Participe!

Saúde da mulher: prevenção para uma vida melhorNos últimos 20 anos, o Brasil vem

apresentando um grande avanço na redução da mortalidade materna e infantil. A preocupação com a saúde da mulher vem ganhando força e o governo está ampliando políticas de igualdade e justiça social.

Os principais problemas de saúde enfrentados pelas mulheres são doenças cardiovasculares, pulmonares, hipertensão, câncer de mama e de colo de útero e complicações na gestação e parto, agravados pelo sedentarismo, tabagismo e obesidade. Para se prevenir, além dos exercícios físicos e cuidados com a alimentação, é preciso enfrentar o cigarro, evitar o estresse e realizar consultas periódicas no médico.

Prevenir-se contra doenças sexualmente transmissíveis também. Ficar atenta a esses cuidados e ter uma vida saudável é muito importante para garantir qualidade de vida em todas as fases, da juventude à velhice.

Veja ao lado algumas dicas de exames importantes para as mulheres.

Colesterol e triglicérides: o primeiro teste deve ser feito aos 20 anos e os próximos, repetidos a cada 5 anos. A partir dos 40 anos, os cuidados devem ser redobrados, pois as taxas podem aumentar de repente, podendo levar a derrames e ataques cardíacos.

Pressão arterial: A verificação deve ser feita a cada consulta médica, e com mais frequência quando a paciente está acima do peso ou tem histórico familiar.

Diabetes: Esta é uma doença silenciosa e séria. Por isso, o teste de glicemia de jejum é muito importante, especialmente entre as mulheres com pressão ou colesterol alto, ou que estão acima do peso.

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs): Existem mais de 20 e elas são transmitidas através de relação sexual de qualquer tipo. Algumas não têm sintomas, mas são transmitidas da mesma forma, inclusive para o bebê. As DSTs podem causar corrimentos, coceiras, queimação, feridas, nódulos, inflamações, infertilidade ou gravidez ectópica (fora do útero). Para se prevenir, as mulheres devem usar camisinha sempre.

Câncer: O exame papanicolau é indicado para a prevenção do câncer de colo de

útero e deve ser feito regularmente. O câncer de mama é prevenido com o autoexame, que deve ser feito mensalmente, após a menstruação. Havendo suspeita de câncer de mama, ou depois dos 40 anos, é indicada a mamografia. Já o câncer de ovário pode ser detectado com a ultrassonografia transvaginal com doppler, que deve ser feita anualmente, a partir dos 45 anos.

Doenças ginecológicas: As mais comuns são dismenorréia (menstruação dolorosa); TPM (tensão pré-menstrual), que afeta 80% das mulheres em fase reprodutiva; distúrbios hormonais; infertilidade; e distopias genitais (como a incontinência urinária).

Climatério: A menopausa é a fase em que não ocorre menstruação das mulheres e o climatério, o período de transição da fase reprodutiva para a menopausa. Nesta fase, é preciso ficar atenta para a osteoporose. A reposição hormonal pode reduzir sintomas, mas deve ser feita sob orientação médica.

OUTUBRO 2012 05

Participe da 1ª festa de Natal do Sindigru

Page 6: Conexão Cumbica - ed. 14

Assédio moral na ProairO Sindicato tem recebido várias denúncias de assédio

moral contra alguns supervisores da Proair. A entidade já está tomando providências e solicitou uma reunião com a empresa para tratar do tema, na qual irá informar os nomes dos supervisores que têm agido com desrespeito e truculência com os trabalhadores.

TAM apresenta proposta para o PPR 2012A TAM apresentou ao

Sindigru sua proposta de Plano de Participação nos Resultados sobre o exercício de 2012.

O plano da TAM prevê distribuição de resultados caso o EBIT (lucro operacional) da empresa atinja R$ 320,8 milhões.

O lucro tem metade do peso entre os critérios para o cálculo

Após tornar pública a insatisfação dos trabalhadores dos setores de Manutenção e Check in da TAM com a forma de tratamento dada por alguns gestores da empresa, o Sindigru foi procurado pelo Sr. Mauricio, gerente de Manutenção em Guarulhos.

Ele solicitou esclarecimentos sobre as denúncias. O Sindicato explicou a situação e cobrou

Denúncias sobre assédio surtem efeito na TAM

06 OUTUBRO 2012

do PPR. Os outros dois critérios (cada um valendo 25%) são satisfação do cliente (NPS) e pontualidade.

Se atingidas as metas mínimas para os três critérios, o PPR pode variar de 25% a 75% de um salário base para cada trabalhador.

Em 28 de setembro, o

Sindicato e a comissão eleita reuniram-se com a TAM para discutir a proposta. O Sindigru mais uma vez ponderou que uma discussão de participação nos lucros não deveria ser feita no final do exercício, pois isso impede o debate em torno dos números apresentados.

A entidade também criticou

o critério NPS. Na opinião dos dirigentes sindicais, o grau de satisfação do cliente é importante para a empresa analisar sua gestão, mas não deveria incidir sobre o pagamento de PPR, uma vez que vários fatores que não estão ligados à atuação dos trabalhadores interferem nesses resultados.

providências. No check in houve também esclarecimentos à gerência sobre os problemas vividos no setor. Em ambos os casos, os gestores se comprometeram a melhorar o ambiente de trabalho.

É papel do Sindicato fiscalizar e cobrar das empresas que garantam condições adequadas de trabalho. A entidade enfrenta

o assédio moral de forma contundente para que não se torne prática cotidiana de algumas chefias. Para o Sindigru, o capital humano é o mais valioso instrumento de trabalho que uma empresa possui e valorizá-lo é umas das grandes vantagens competitivas das organizações. “Motivar as pessoas não é um fator suficiente para uma sobrevivência organizacional. É preciso também buscar o comprometimento das pessoas e compreender

suas percepções”, explica a direção da entidade.

A atuação do Sindigru tem levado as empresas a despertar para a importância de ambientes positivos, onde há condições favoráveis para trabalhar com mais eficácia e estímulo ao desenvolvimento pleno do indivíduo.

“O trabalhador precisa contar com o apoio da chefia e da organização, de suporte afetivo, operacional e estrutural da chefia, como também da empresa”, completam os dirigentes.

Empresas que garantem um ambiente de trabalho saudável geram vínculos, união, colaboração e comprometimento dos funcionários com seus colegas.

Page 7: Conexão Cumbica - ed. 14

JurídicoVeja as denúncias encaminhadas pelo Sindigru à

Superintendência Regional do Trabalho (SRTE, antiga DRT): ORBITAL - Houve audiência de mediação em 18 de setembro,

na qual a empresa comprometeu-se a apresentar todos os documentos solicitados pelo Sindicato.

A empresa já apresentou os documentos, comprovando o recolhimento do FGTS, do vale refeição e das horas extras dos últimos seis meses. O sindicato solicitou que juntasse essa documentação na SRTE e aguarda as providências do órgão.

TAM - O Sindicato protocolou, em 21de julho, um pedido de fiscalização nas esteiras de bagagem do Aeroporto e na pista, devido ao altíssimo nível de CO² oriundo dos veículos de transporte das bagagens, colocando em risco a saúde dos trabalhadores.

O gás tem invadido inclusive o setor de check in, prejudicando também esses trabalhadores, gerando náuseas, dor de cabeça, irritação na garganta, entre outros sintomas. Até os passageiros reclamam do cheiro do CO² quando estão sendo atendidos no check in. É urgente que sejam tomadas providências para desviar a fumaça e evitar que ela chegue a locais fechados onde há trabalhadores.

Como o Sindigru não obteve retorno, a entidade reforçou o pedido à SRTE, em 20 de agosto. O órgão ainda não respondeu.

AIR CHINA - O Sindicato protocolou, em 6 de março, um pedido de mediação para verificar junto ao órgão as irregularidades denunciadas pelos trabalhadores da Air China.

Sindigru não para nuncaO Sindicato está reformando o sítio em Santa Isabel, para dar mais

conforto aos associados. As obras reforçam o compromisso da entidade em, além de defender os direitos dos trabalhadores, proporcionar espaços de lazer e descontração para a categoria.

Cipa: vote conscienteAo contrário do que muitos pensam ao se candidatarem, a Comissão

Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é muito mais que uma garantia de emprego na empresa.

A CIPA deve ser integrada por pessoas capazes de observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir ou mesmo eliminar os riscos existentes.

Sua missão é preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Por isso, ao votar, os trabalhadores devem apoiar apenas aqueles que desejam de fato trabalhar com o intuito de prevenir acidentes.

Os aeroviários também devem cobrar a atuação dos cipeiros, estar conscientes do importante papel do órgão e colaborar para que a CIPA funcione.

Passaredo pede recuperação judicial

Com uma dívida estimada em R$ 100 milhões, a Passaredo ingressou, no último dia 19, com pedido de Recuperação Judicial na 8ª Vara Cível de Ribeirão Preto (SP).

A empresa alega problemas de liquidez e diz que o processo tem o objetivo de reestruturar sua operação. Os voos serão mantidos e os passageiros não serão afetados, segundo a empresa.

Os sindicatos de trabalhadores souberam da recuperação judicial pela imprensa e estão surpresos com a medida. O Sindigru já oficializou a empresa e o Ministério Público do Trabalho pedindo esclarecimentos e soluções para as várias irregularidades denunciadas pelos trabalhadores. A entidade aguarda os encaminhamentos do órgão.

OUTUBRO 2012 07

Dirigentes em destaquePara valorizar o esforço e a dedicação dos companheiros do Sindicato

na luta em defesa dos trabalhadores, a entidade está lançando esta coluna. O objetivo é mostrar aqueles que se destacaram no último período na sua atuação junto ao Sindicato.

Neste mês, o destaque vai para os delegados sindicais José Assis Pereira (VarigLog) e Nivaldo de Jesus Soares dos Reis (Swissport).

AssisNivaldo

Diretores acompanham obras de melhorias realizadas no sítio em Santa Isabel

Page 8: Conexão Cumbica - ed. 14

08 OUTUBRO 2012

Pauta de Reivindicações 2012Reajuste: 10% sobre os salários

Cesta Básica: R$ 304,02 para todos

Pisos:Auxiliar de Serviços Gerais - R$ 980,16

Aux. Manutenção de Aeronaves - R$ 1.077,18Agente de Proteção - R$ 1.117,33

Operador de Equip. Viatura - R$ 1.300,00Despachante, Agente de Check in eAgente de Aeroporto - R$ 1.500,00

Mecânico de Manut. Aeronaves - R$ 1.567,25

Outras cláusulas:

• Liberação para realização de curso de sindicalismo• Proibição de descontos por quebra de caixa

• Seguro de Vida de R$ 20 mil• Diárias Nacionais de R$ 60,47

• Licença maternidade de 180 dias• Vale Refeição: R$ 15,16 (6h) e R$ 20,66 (8h)

• Jornada semanal máxima de 40 horas• Direito a ausência legal para doar sangue

• Garantiadecrecheparafilhos(as)deaeroviários(as)• Cumprimento da CCT pelas empresas terceirizadas