condomínio ville montagne foto: anofre sena dÚvidas … · frequentes sobre o processo de...

12
Condomínio Ville Montagne Foto: Anofre Sena DÚVIDAS FREQUENTES Sobre o processo de regularização e venda direta.

Upload: trinhkien

Post on 07-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Condomínio Ville MontagneFoto: Anofre Sena

DÚVIDAS FREQUENTESSobre o processo de regularização e venda direta.

O PROGRAMA VENDA DIRETAO Governo do Distrito Federal vem desenvolvendo um amplo Programa de Regularização Fundiária, promovendo a integração dessas áreas urbanas ao contexto legal das cidades, viabilizando investimentos na infraestrutura e nos serviços públicos.

Este processo envolve vários órgãos da Administração Pública, compreendendo a elaboração de estudos e projetos, o licenciamento ambiental, a aprovação do parcelamento urbano, o registro cartorial, entre outros.

O processo de regularização será concluído com a alienação das unidades criadas. Os imóveis de propriedade da Terracap situados em Área de Regularização de Interesse Específico – ARINE serão regularizados por meio do Programa Venda Direta, ou em casos específicos, por licitação pública, após o registro cartorial do loteamento.

Vicente PiresFoto: Satélite

Parque Vivencial, Jardim BotânicoFoto: Daniel dos Santos

1) Quem pode participar da venda direta?

Poderão participar do Programa de Venda Direta realizado pela TERRACAP somente pessoas físicas, maiores de 18 anos ou emancipados, que em 22 de dezembro de 2016 ocupavam o imóvel residencial unifamiliar localizado nas áreas em regularização, e que comprovem não possuir outro imóvel residencial no Distrito Federal. Cada participante poderá comprar apenas um lote*. Em caso de participante casado, em qualquer regime de casamento, ou que viva em situação de união estável, fica limitada a homologação de um único imóvel com destinação exclusivamente residencial unifamiliar por casal.

2) Por que se cadastrar?

O cadastro tem por finalidade identificar os ocupantes das áreas que serão regularizadas pela Terracap, que podem participar do Programa de Regularização Fundiária, compatibilizar endereçamentos e agilizar os procedimentos administrativos. A alienação da unidade no processo de regularização fundiária urbana se dará por meio da Venda Direta. Além disso, para obtenção de desconto, há a obrigatoriedade do cadastramento do interessado participante.

3) O que fazer para se cadastrar?

Para se cadastrar, o interessado deve acessar o endereço: www.terracap.df.gov.br e preencher o formulário padrão disponível, anexando os seguintes documentos:

I. Cópia de documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF).

II. Cópia do comprovante de residência (contas de água, energia, telefone ou outros comprovantes, desde que devidamente justificado).

III. Cópia de documento que comprove a aquisição dos a legados direitos do imóvel de terceiro (contrato de compra e venda, cessão de direitos, dentre outros).

*Temporariamente suspenso, por cautela, em face de liminar concedida pelo MM. Juiz da Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, nos autos do processo nº2017.01.1.046060-3, relativamente ao Edital de Convocação para Venda Direta nº 01/2017.

4) O que ocorrerá se a pessoa não atender aos requistos do edital ou se não comparecer?

Se o interessado comparecer, mas não preencher os requisitos para a Venda Direta, a alienação do imóvel será feita por licitação pública, na forma da Lei no 8.666, de 21.06.1993, com direito de preferência. O não comparecimento no prazo concedido para manifestação da opção de compra implicará, automaticamente, na renúncia ao direito de compra direta e, consequentemente, na disponibilização do imóvel para venda por licitação, a ser realizada pela TERRACAP, nos termos da Lei no 8.666, de 21.06.1993.

5) Quais documentos são necessários para formalizar a compra?

I. Carteira de Identidade.

II. Cadastro de Pessoa Física (CPF).

III. Documento comprobatório da aquisição dos alegados direitos do imóvel de terceiro (contrato de compra e venda, cessão de direitos, dentre outros) com data anterior a 22 de dezembro de 2016.

IV. Comprovante de residência (contas de água, energia, telefone, ou outros comprovantes, desde que devidamente justificado), demonstrando a ocupação do imóvel até 22 de dezembro de 2016.

V. Certidão de Regularidade junto à Justiça Eleitoral.

VI. Certidão Negativa de bens imóveis do Distrito Federal (certidão dos cartórios de registro de imóveis do promitente comprador, seu cônjuge ou companheiro(a) e filhos incapazes, que comprove não ser proprietário de imóvel residencial).

VII. Declaração de próprio punho de que não possui outro imóvel residencial no Distrito Federal;

VIII. Certidão Negativa de débito de IPTU/TLP.

IX. Certidão Negativa de Débito junto à Secretaria de Fazenda do Distrito Federal.

X. Ser maior de 18 (dezoito) anos ou emancipado.

6) Quando será divulgado o valor do lote?

O valor de cada lote constará no edital a ser publicado.

Parque VivencialJardim Botânico

Foto: Daniel dos Santos

7) Como será avaliado cada lote?

A avaliação dos imóveis passíveis de aquisição por meio do Programa de Venda Direta levará em conta o valor de mercado de cada unidade imobiliária, deduzindo-se o valor da infraestrutura implantada pelos moradores e a valorização decorrente desta implementação.

8) Existe prazo máximo para financiamento?

O prazo máximo de parcelamento com a TERRACAP é de 240 (duzentos e quarenta) meses, ou seja, vinte anos. Todavia, a idade do adquirente do imóvel somada ao prazo de parcelamento com a TERRACAP não pode ultrapassar 1.080 (hum mil e oitenta) meses, o que corresponde a 90 (noventa) anos. Assim, a partir de 70 (setenta) anos, o prazo para parcelamento reduz de modo a atender a regra dos 1.080 meses.

9) Como se dará o pagamento do imóvel?

O pagamento poderá ser feito à vista, parcelado diretamente com a TERRACAP ou financiado por instituição financeira. Para o interessado que tiver realizado o cadastramento, a TERRACAP poderá conceder descontos:

- para o pagamento à vista de 25% (vinte e cinco por cento) do valor de venda do imóvel;

- para o pagamento parcelado cuja entrada for igual ou superior a 5% (cinco por cento) do valor de venda do imóvel, na proporção da tabela a seguir.

Ainda, fará jus ao desconto de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o saldo devedor o adquirente que, no prazo de até 350 (trezentos e cinquenta) dias contados da data da assinatura da proposta de compra optar pela quitação do imóvel.

À VISTA / ENTRADA

À vista

95%

90%

85%

80%

75%

70%

65%

60%

55%

50%

45%

40%

35%

30%

25%

20%

15%

10%

5%

25,00%

23,75%

22,50%

21,25%

20,00%

18,75%

17,50%

16,25%

15,00%

13,75%

12,50%

11,25%

10,00%

8,75%

7,50%

6,25%

5,00%

3,75%

2,50%

1,25%

DESCONTO*

*% do valor de venda do imóvel

10) Os lotes vazios serão comercializados?

Os lotes vazios serão comercializados posteriormente, por meio de Licitação Pública, ocasião em que as regras serão divulgadas.

11) A minha construção ocupa mais de um lote convencional. Eu poderei comprar de forma direta?

Nos casos em que for necessário fazer adequações no projeto de parcelamento, remembramento ou desmembramento do lote, deverá ser firmado contrato de concessão de uso com opção de compra, nos mesmos moldes da escritura, contendo cláusula de obrigação de assinar a escritura definitiva, assim que o impedimento para sua lavratura for afastado.

12) Quem tem um lote residencial e outro comercial vai poder regularizar os dois pelo processo direto?

A legislação federal admite a venda direta de um imóvel residencial e um comercial. A TERRACAP está trabalhando na regulamentação da venda direta para imóveis comerciais.

13) Quem possui outro imóvel advindo de herança poderá adquiri-lo por meio da Venda Direta?

Em princípio, aquele que possuir outro imóvel residencial no DF, obtido a título de herança, ou seja, sucessão patrimonial que independe da vontade do beneficiário, poderá exercer o direito de aquisição direta, devendo a matéria ser submetida à área jurídica, que examinará cada caso.

14) Há possibilidade de isenção para morador idoso, de baixa renda, com contrato com cessão de direito?

Os imóveis comercializados por meio da Venda Direta estão situados em áreas classificadas como Área de Regularização de Interesse Específico – ARINE, não havendo previsão legal para conceder isenção.

15) Casais podem regularizar dois imóveis em caso de a aquisição ter ocorrido antes da união?

Em caso de adquirente casado em qualquer regime de casamento/união estável, é permitida a homologação de um só imóvel por meio da venda direta. O segundo imóvel poderá ser adquirido por licitação pública, possivelmente, com direito de preferência, devendo a matéria ser submetida ao exame da área jurídica.

Vicente Pires, Chácara 40Obra de asfalto e meio-fio

Foto: Onofre Sena

16) Os imóveis serão vistoriados?

Conforme estabelecido pela legislação, os imóveis unifamiliares comercializados por meio da venda direta devem estar ocupados pelo interessado até 22 de dezembro de 2017. Por isso, serão realizadas vistorias por imagem de satélite e, se necessário, por visita in loco, para confirmar a ocupação do terreno.

17) Quem já recebeu lote pelo programa habitacional do Governo e vendeu poderá comprar?O beneficiário de programa habitacional do Governo do Distrito Federal que vendeu o imóvel recebido poderá adquirir o lote ocupado pela venda direta, desde que já tenha transferido a propriedade junto ao Cartório de Registro de Imóveis. Caso contrário, poderá exercer o direito de preferência quando da licitação.

Vicente Pires, Chácara 44Obra de asfalto e meio-fioFoto: Onofre Sena

18) Em que consiste a vistoria técnica da Terracap?Como a legislação prevê que o imóvel destinado a residência unifamiliar esteja ocupado na data de 22 de dezembro de 2016, as vistorias para fins de comprovação da ocupação serão realizadas por imagem de satélite. As vistorias técnicas ocorrerão apenas em casos específicos onde for necessária alguma confirmação de endereçamento. É importante ressaltar que se a visita for necessária, a TERRACAP não precisa entrar em nenhum imóvel, uma vez que o valor do terreno independe do tipo e qualidade da edificação existente.