complementaÇÃo da aprendizagem anos finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 complementaÇÃo da...

52
1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino: ALICE CANELLAS DA SILVEIRA Professor(es): Alessandra Soares, Analita Freitas, Carlos Tadeu, Christian Mello,Dayse Silva, Diego Rodrigues, Felipe Nascimento, Helena Faria, Júlia Tinoco, Juliano Da Silva, Laura Antunes, Leandro Caseiro, Luana Oliveira, Marcelo Machado, Paulo Roberto, Rafaela Pereira, Rosana Paiva, Sandra Dias, Valdinea Chaves e Wagner Nascimento. Aluno(a): Turmas: 800/801/802/803 Turno: MANHÃ/TARDE Período de Complementação: De 01/06 a 12/06/2020 Justificativa: A Educação na Rede de Ensino Municipal em Iguaba Grande segue as orientações do Conselho Nacional de Educação CNE, através do parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28/4/2020, homologado pelo Ministério da Educação em 30/04/2020 e publicado no DOU em 04/05/2020, que traça diretrizes para a reorganização do calendário escolar e a aplicação de atividades não presenciais. Dessa forma, destaca-se a importância da organização do Material de Complementação da Aprendizagem de forma adequada, a fim de atender o Parecer do CNE, garantindo a qualidade exigida pelo órgão e o cômputo das atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual em razão da Pandemia da Covid -19. REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUABA GRANDE 2020 Olá, aluno(a)! Olá, família! Mais uma semana se passou e o ânimo não pode faltar. Nós, moradores da Princesinha da Região dos Lagos, nossa querida Iguaba Grande, temos tudo para superar esse e qualquer outro desafio. Não é verdade? Vamos pensar positivo, seguir as orientações dos órgãos de saúde, porque a cada dia que ficamos em casa, teremos uma menor quantidade de vírus circulando e contaminando as pessoas. Nós Iguabenses, não gostamos de ficar em casa, adoramos explorar a nossa cidade e circular por ela. Mas, ela continua nos esperando, linda e acolhedora para que muito em breve possamos continuar a nossa vida normalmente e com saúde. Neste dia 8 de junho, não podemos deixar de festejar, pois é o Aniversário de Nossa Querida Iguaba Grande: 25 Anos. Mesmo distantes uns dos outros, prestamos nossa homenagem ao Município de Iguaba Grande. Esse é um bom momento para manifestarmos o amor que temos por nossa cidade e pelas pessoas que gostamos, os nossos familiares, amigos e vizinhos, pois desejamos reencontrar a todos depois que voltarmos à vida normal. Então, se você quer ajudar ainda mais para reduzirmos a circulação do vírus entre as pessoas, envie mensagens para os seus familiares que não moram com você, poste no grupo da família, converse por mensagens de vídeo ou de texto com os seus colegas para que todos fiquem em casa o máximo que puderem. Assim teremos mais pessoas envolvidas nessa missão e, daqui a pouco, estaremos todos de volta, juntos, em nossa acolhedora cidade. Receba o nosso carinho... Até breve!!! Fred de Carvalho Ferreira Secretário Municipal de Educação e Cultura

Upload: others

Post on 05-Nov-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

1

COMPLEMENTAÇÃO DA

APRENDIZAGEM

Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX

Fase) Unidade de Ensino: ALICE CANELLAS DA SILVEIRA

Professor(es): Alessandra Soares, Analita Freitas, Carlos Tadeu, Christian Mello,Dayse Silva, Diego Rodrigues, Felipe Nascimento, Helena Faria, Júlia Tinoco, Juliano Da Silva, Laura Antunes, Leandro Caseiro, Luana Oliveira, Marcelo Machado, Paulo Roberto, Rafaela Pereira, Rosana Paiva, Sandra Dias, Valdinea Chaves e Wagner Nascimento.

Aluno(a):

Turmas: 800/801/802/803

Turno:

MANHÃ/TARDE

Período de Complementação:

De 01/06 a 12/06/2020

Justificativa: A Educação na Rede de Ensino Municipal em Iguaba Grande segue as

orientações do Conselho Nacional de Educação – CNE, através do

parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28/4/2020, homologado pelo

Ministério da Educação em 30/04/2020 e publicado no DOU em

04/05/2020, que traça diretrizes para a reorganização do calendário

escolar e a aplicação de atividades não presenciais.

Dessa forma, destaca-se a importância da organização do Material de

Complementação da Aprendizagem de forma adequada, a fim de

atender o Parecer do CNE, garantindo a qualidade exigida pelo órgão e

o cômputo das atividades não presenciais para fins de cumprimento da

carga horária mínima anual em razão da Pandemia da Covid -19.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUABA GRANDE

2020

Olá, aluno(a)! Olá, família!

Mais uma semana se passou e o ânimo não pode faltar.

Nós, moradores da Princesinha da Região dos Lagos, nossa querida Iguaba Grande, temos tudo para superar esse e qualquer outro desafio. Não é verdade? Vamos pensar positivo, seguir as orientações dos órgãos de saúde, porque a cada dia que ficamos em casa, teremos uma menor quantidade de vírus circulando e contaminando as pessoas.

Nós Iguabenses, não gostamos de ficar em casa, adoramos explorar a nossa cidade e circular por ela. Mas, ela continua nos esperando, linda e acolhedora para que muito em breve possamos continuar a nossa vida normalmente e com saúde.

Neste dia 8 de junho, não podemos deixar de festejar, pois é o Aniversário de Nossa Querida Iguaba Grande: 25 Anos. Mesmo distantes uns dos outros, prestamos nossa homenagem ao Município de Iguaba Grande.

Esse é um bom momento para manifestarmos o amor que temos por nossa cidade e pelas pessoas que gostamos, os nossos familiares, amigos e vizinhos, pois desejamos reencontrar a todos depois que voltarmos à vida normal.

Então, se você quer ajudar ainda mais para reduzirmos a circulação do vírus entre as pessoas, envie mensagens para os seus familiares que não moram com você, poste no grupo da família, converse por mensagens de vídeo ou de texto com os seus colegas para que todos fiquem em casa o máximo que puderem. Assim teremos mais pessoas envolvidas nessa missão e, daqui a pouco, estaremos todos de volta, juntos, em nossa acolhedora cidade.

Receba o nosso carinho... Até breve!!!

Fred de Carvalho Ferreira

Secretário Municipal de Educação e Cultura

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Page 2: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

2

HOMENAGEM A IGUABA GRANDE

ENCANTAMENTO (DEDICADO A IGUABA GRANDE)

Abro a Janela e deixo

A suave brisa entrar,

Sinto em mim

Um suave murmúrio tocar...

Meus olhos se regalam

Com tua beleza

Iguaba Grande,

Dos Lagos, princesa!

Lagoa tão calma

Oh, suave momento!

Seu sussurro me embala,

Doce encantamento!

Abro a janela

E observo a água transparente

Bela cidade,

Como tua calma é atraente!

Ana Flor do Lácio – 03/03/2011

-

Ana Maria Ferreira tem a felicidade de ter duas pátrias: Portugal, onde nasceu a

7/9/66, e o Brasil, onde veio morar em 2009, na cidade do Rio de Janeiro. É

graduada em Letras-Inglês; pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura;

escritora; professora e palestrante.

De sua produção bibliográfica constam: 2080 textos (poesias, crônicas, contos,

redações, análise de obras, E-books e artigos) sob o pseudônimo Ana Flor do

Lácio; coautoria do livro A Duquesa e os Mosqueteiros (2012); prefácios e

apresentações de livros de autores do Brasil e de Portugal.

“Bons Pais e Pais Brilhantes”

“Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar-lhes o coração.

Bons pais dão presentes, Pais brilhantes dão seu próprio ser.

Bons pais atendem, dentro das suas condições, os desejos dos seus filhos. Fazem festas de aniversário, compram tênis, roupas, produtos eletrônicos, proporcionam viagens. Pais brilhantes dão algo incomparavelmente mais valioso aos filhos. Algo que todo o dinheiro do mundo não pode comprar: o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo...

Bons pais corrigem erros, Pais brilhantes ensinam a pensar.

Você quer ser um pai ou uma mãe brilhante?

Tenha coragem de falar sobre os dias mais tristes da sua vida com seus filhos. Tenha ousadia de contar sobre suas dificuldades do passado. Fale das suas aventuras, dos seus sonhos e dos momentos mais alegres de sua existência.

Humanize-se. Transforme a relação com seus filhos numa aventura. Tenha consciência de que educar é penetrar um no mundo do outro.

Se você quiser causar um impacto enorme no universo emocional e racional dos seus filhos, use de criatividade e sinceridade. Surpreenda-os! Você conquistará os inconquistáveis!”

Augusto Cury - Do livro: “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”

Page 3: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

3

COMO FORAM SUAS EXPERIÈNCIAS COM AS ATIVIDADES

COMPLEMENTARES NESTE PERÍODO?

Se possível, após o preenchimento, fotografe essa página e envie à

escola. Contamos com a sua colaboração!

Escola E. M. ALICE CANELLAS DA SILVEIRA

Aluno

Ano de escolaridade: 8º ANO Turma:

1. AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS

Conteúdo estudado ( 1) (2) (3)

Legenda:

( 1 ) Conseguiu realizar as atividades deste conteúdo ( 2 ) Conseguiu realizar as atividades deste conteúdo, mas precisou de ajuda ( 3) Não conseguiu realizar as atividades deste conteúdo

1.1. As atividades foram suficientes para o período de complementação?

( ) sim ( ) não ( ) as vezes

2. Tem conseguido tirar as dúvidas com o(a) professor(a)?

( ) sim ( ) não ( ) as vezes

3. Registre aqui, como foi sua experiência com as atividades não

presenciais deste período:

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

4. Quais foram as maiores dificuldades encontradas nesse período com

as atividades complementares?

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

5. Se desejar registre as suas observações:

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

Nome do responsável:

___________________________________________________________

___________________________________________________________

Page 4: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

4

Professor(es): RENATA APOLINÁRIO

Aluno(a):

Período de Complementação: De 01/06/2020 a 12/06/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

8º ANO M/T LP I (GRAMÁTICA) 8 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.

Ortografia - Emprego das palavras mal / mau, dos porquês, das palavras, mas / mais / más e das palavras há / a.

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes.

Leitura e interpretação de Texto.

USOS DE MAL E MAU

Para não se confundir no emprego dessas duas palavras, é importante

atentar ao significado e ao contexto em que aparecem. Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. Exemplo: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau.

Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando

significa “incorretamente”, “erradamente”. Nesse caso, é invariável e seu antônimo é o advérbio bem. Como advérbio, refere-se sempre a um verbo. Exemplo: Ela comia muito mal.

Também existe a possibilidade de se utilizar mal como substantivo,

principalmente quando este significa “nocivo”, “prejudicial”, ou usado como sinônimo de “doença”, “enfermidade”. Como substantivo, admite o plural males e pode vir precedido de artigo, adjetivo ou pronome. Seu antônimo também é o substantivo bem.

Exemplo: “Você é minha droga, paixão e carnaval; meu zen, meu bem, meu mal.” (Caetano Veloso)

Há uma regrinha básica que você pode usar: substitua mal por bem

e mau por bom; a dúvida desaparece quase que como mágica, imediatamente. Veja:

Page 5: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

5

(AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS NO CADERNO.) 1) Leia a tirinha abaixo e responda às questões propostas.

a) A palavra MAL nessa tirinha é o antônimo de: ________________. b) Se a personagem não estivesse MAL HUMORADA, ela estaria ___________ humorada. c) Por que a rã da tirinha acima é tão mal humorada? 2) Leia as frases abaixo e complete-as com MAU ou MAL. a) João tem um vizinho muito _____________. b) Sônia passou muito _____________ ontem à noite. c) É preciso cortar o ______________ pela raiz. d) Rebeca olhou para Ricardo e achou que ele estava com uma cara de _______________. e) O ______ não tem remédio. f) Esse sujeito é ______. g) _______ chegou, saiu. h) Ele se comportou ______. i) Era um _______ rapaz. j) Nossa história _______ começa aqui. k) Este foi um _______ negócio.

USOS DE MAS / MAIS / MÁS

MAS: conjunção adversativa, equivale a, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia. O "mas", por ser uma conjunção adversativa, é usado para dar ideia de oposição entre duas orações, exprime também restrição ou causa de uma ação. Exemplo: A felicidade voa leve, mas tem a vida breve. O aluno estudou, mas não passou no vestibular.

MAIS: pronome ou advérbio de intensidade, opõe-se a menos, tem relação com quantidade, aumento, grandeza, superioridade ou comparação. Exemplo: Este é o curso mais caro da faculdade. Você precisa estudar mais. Cuidado: Nunca use a expressão "mais grande". Na Língua Portuguesa (formal) este é um erro grave, por isso use sempre "maior". MÁS: plural do adjetivo "má". É oposto a “boas”. Ele é bom. / Ele é mau. Ela é boa. / Ela é má. Eles são bons. / Eles são maus. Elas são boas. / Elas são más. Exemplos: Não eram más ideias. (eram boas ideias) Estavam com más intenções. (não tinham boas intenções)

(AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS NO CADERNO.)

Page 6: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

6

1) Nas frases abaixo, troque as palavras destacadas por menos e porém, de maneira adequada. a) O ator principal recebeu mais aplausos que os outros. b) A natureza é nossa aliada, mas os homens não a respeita. c) Quase não existem jacarés, mas os homens continuam caçando-os. d) Quanto mais amigos, mais felizes somos. 2) Complete com mas ou mais: a) Ele foi, _________ a filha ficou. b) Sou apaixonado por uma garota, _______ ela não me dá bola. c) Estude ______ e passará no vestibular. d) Carolina é inteligente, _______ pouco simpática. e) O ferro é ________ barato que o ouro. 3) Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Adolescentes mais altos, gordos e preguiçosos A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua

parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.

Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticava nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias. Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças

que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia. DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso

em 28 jul. 2012 (adaptado).

a) Qual é o tema do texto acima? b) A quem este texto é dirigido? A quais leitores? c) Quais os objetivos do autor do texto? d) No último parágrafo, o autor faz uma análise assustadora sobre as consequências da má alimentação dos adolescentes. Que análise é esta? e) Em vários momentos do texto, o autor usa “aspas” para separar um trecho. Explique o motivo. f) Escreva uma frase em que apareça o antônimo de “má alimentação”. g) Em “... má alimentação dos adolescentes...”, a palavra má trata-se de: ( ) uma conjunção adversativa. ( ) um adjetivo. ( ) um advérbio de intensidade.

USOS DO POR QUE, POR QUÊ, PORQUE, PORQUÊ

http://www.custodio.net/tiras-did-ticas.html

Page 7: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

7

POR QUE a) Usado em perguntas diretas e indiretas (no início e no meio das frases) e traz oculto a palavra “razão” ou “motivo”: Exemplos: Por que (razão, motivo) você está bravo, tio? Você sabe por que (razão, motivo) estou. b) Significa “pelo qual”, “pela qual”, “pelos quais”: Exemplo: Vai ver, caíram no caminho por que você passou. (= pelo qual) POR QUÊ Usado em perguntas diretas e indiretas (no final) e significa “Por qual razão?”, “Por qual motivo?”. Vem antes de pontuação. Exemplos: Sua boca está marrom… Por quê? Você está bravo, por quê? Você está bravo e eu não sei por quê. PORQUE É uma conjunção (elemento invariável que liga duas orações) usado em respostas e explicações. Ele dá causa, motivo, justificativa ou explicação. Equivale a POIS. Exemplos: Estou bravo, porque sumiram meus bombons.

A boca está marrom, porque a vida é cheia de mistérios ocultos”. PORQUÊ Sinônimo de “o motivo”, “a causa”. Sempre é antecedido por artigo (o, os, um, uns). Exemplos: Ah… esse é o porquê.

(AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS NO CADERNO.) 1) Observe a tirinha abaixo para responder às questões propostas.

https://medium.com/@biaburin/10-tirinhas-em-que-armandinho-nos-faz-refletir-sobre-

quest%C3%B5es-importantes-e-atuais-dd3f4c4e18de

a) Identifique os porquês nas falas dos personagens e circule-os. b) Responda corretamente:

Page 8: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

8

a) Usamos “por que”, separado e sem acento, quando: b) Usamos “por quê”, separado e com acento, quando: c) Usamos “porque”, junto e sem acento, quando: d) Usamos “porquê”, junto e com acento, quando:

2) Complete usando as lacunas POR QUE, PORQUE, POR QUÊ, PORQUÊ. a) Pense nos ideais ___________ trabalhamos há tanto tempo. b) Diga-me __________ fracassamos! c) Não sei __________faltaram, mas sei o _________ da minha decepção. d) Eles não vieram a reunião __________? e) Estava escuro, e por isso demorei a encontrar o caminho __________ deveria regressar. f) Ainda vou descobrir o __________ dessa polêmica.

USOS DE HÁ E A

A

• O A é um artigo definido utilizado antes de substantivos femininos. Exemplo: O professor esqueceu a pasta na sala. a = artigo definido feminino. pasta = substantivo feminino.

• O A também é uma preposição, sendo utilizada para falar de uma ação futura. Além disso, ele é empregado quando estamos nos referindo à ideia de distância.

Exemplos: Daqui a três anos irei para a Inglaterra. (ação futura) Estamos morando a cinco quilômetros do metrô. (distância) HÁ

• Com o “h”, o “há” representa uma forma do verbo haver. Assim, podemos utilizar o “há” quando o verbo haver é impessoal (sem sujeito) e possui o sentido de “existir”.

Essa forma verbal é conjugada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Exemplos: Há muitas pessoas no mundo. (haver = existir) Há muito erro nessa prova. (haver = existir) Há muitos erros nessa prova. (haver = existir)

Observação: Mesmo que a frase esteja no plural, o “há” permanece no singular.

• Também utilizamos o “há” em frases que expressam tempo passado e, nesse caso, pode ser substituído pelo verbo “fazer” ou “ter”.

Exemplos: Há muitos anos que não vejo o Miguel. (Faz muitos anos que não vejo o Miguel.)

Há muito tempo que não comia doces. (Tem muito tempo que não comia doces.) Fique Atento! É muito comum usarmos esse termo com a palavra “atrás”, por exemplo: Estive nos Estados Unidos há um ano atrás. Como o “há” pode ser utilizado para fazer referência a algo que ocorreu no passado, fica redundante colocar esse vocábulo na mesma sentença. Portanto, o correto seria: Estive nos Estados Unidos há um ano.

(AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS NO CADERNO.) 1) Complete as lacunas com A ou HÁ: a) Puxa! ___ anos não o vemos! Quase não o reconhecemos! b) Eu lhe entregarei __ pesquisa daqui ___ um mês. c) Irei ___ São Paulo brevemente.

Page 9: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

9

d) Conheço-a ___ muito tempo. e) O carro dirigido pelo suspeito parou ___ vinte metros do prédio. f) Prometo-lhe que voltarei daqui ___ uma semana. e) Levarei ___ criança para casa.

2) Elabore 2 frases utilizando A e HÁ adequadamente. Justifique a sua utilização em cada frase. 3) Observe a tirinha abaixo e responda às questões propostas.

http://tudosaladeaula.blogspot.com/2017/10/atividade-fonologia-fonema-digrafos-e.html

a) Explique por que o há, na fala de Helga em “Aquele lixo já está ali há dias...”, oi grafado com h. b) Comente o sentido do pensamento de Hagar em relação à fala da Helga.

No dia 08 de junho de 2020, a nossa querida cidade de Iguaba Grande completou 25 anos. Por isso, vamos falar um pouquinho da história da “Princesinha da Região dos Lagos”. Leia as informações do texto abaixo e observe o Brasão do município de Iguaba Grande.

A Emancipação de Iguaba Grande

No dia 13 de março de 1994, cerca de 94 por cento dos eleitores

foram às urnas concordando com a emancipação do distrito de Iguaba Grande, que pertencia a São Pedro da Aldeia. O município foi criado pela Lei 2 161, de 8 de junho de 1954, tendo se emancipado por intermédio da Lei Estadual 2 407, de 8 de junho de 1995, pelo então prefeito aldeense Rodolfo José Mesquita Pedrosa. A votação popular para determinar a separação político-administrativa de Iguaba Grande foi de grande importância para a Região dos Lagos. O Distrito, então, foi mais um a reivindicar soluções para problemas que o município não conseguia resolver, por isso, a busca da Emancipação. Iguaba Grande possui 22 bairros e um grande número de loteamentos e condomínios (com grande perspectiva de crescimento). Hoje, Iguaba Grande, segundo estimativas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, possui uma população de aproximadamente 28.310 habitantes. Iguaba possui cerca de 51 quilômetros quadrados de extensão territorial. Limita-se com os municípios de São Pedro da Aldeia e de Araruama e está ligado a Niterói pela Rodovia Amaral Peixoto, da qual dista 119 quilômetros e 139 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro. Outra opção é pela Rio-Manilha, através da BR-101, passando por Rio Bonito e Araruama, tendo acesso ao percurso que serve a Iguaba Grande, na moderna estrada Via Lagos.

Brasão de Iguaba Grande

(previguaba.com.br)

Page 10: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

10

Responda às questões propostas. 1) Que informações presentes no Brasão são ratificadas (confirmadas) no texto “A emancipação de Iguaba Grande”? 2) Segundo estimativas do IBGE, qual é o número aproximado de habitantes de Iguaba Grande? 3) Iguaba faz fronteira com que municípios da Região dos Lagos? 4) Iguaba Grande antes de ser emancipada era distrito de que cidade? 5) Qual foi a data da emancipação de Iguaba Grande? 6) Qual é a relação do símbolo de pesca no Brasão com a nossa cidade? 7) Identifique as Palmeiras Imperiais no Brasão. Você conhece algum local na sua cidade que tenha um nome relacionado a elas? Comente. 8) Esse ano, o aniversário de Iguaba Grande não será comemorado com festividades na cidade como de costume devido a pandemia do covid19. Escreva uma mensagem parabenizando a cidade de Iguaba pelos seus 25 anos e diga do que mais sente falta em sua cidade nessa época de quarentena. REFERÊNCIAS 1. CEREJA, William Roberto. Português; linguagens, 8 / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães – 9. Ed. Reformulado. São Paulo: Saraiva, 2015. 2. http://lereumabeleza.blogspot.com/2014/05/atividade-com-tirinha.html 3. DA SILVA, Roberto Jorge. Iguaba Grande: Dos Tupinambás à emancipação. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2008. 4. SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE IGUABA GRANDE, DISPONÍVEL EM: http://www.iguaba.rj.gov.br/?pageid=346 5. https://iguaba.rj.gov.br/historia/

Professora: VALDINEA CHAVES PEREIRA DOS SANTOS

Aluno(a):

Período de Complementação: De 01/06/2020 a 12/06/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

8º ANO M/ T LP II (PRODUÇÃO TEXTUAL)

8 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes, etc.

Interpretação de texto.

(EF69LP03) Identificar (...) em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, etc.

Gênero Textual Reportagem

(EF69LP06) Produzir e publicar (...) reportagens (...) como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico, etc.

Produção de Reportagem.

Page 11: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

11

GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM A Reportagem é um gênero textual não literário. Ela é considerada

um texto jornalístico veiculado pelos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet, rádio, dentre outros.

O repórter é a pessoa que está incumbida de apresentar a reportagem, a qual aborda temas da sociedade em geral.

Classificação da Reportagem

A Reportagem é um tipo de texto que tem o intuito de informar ao mesmo tempo que prevê criar uma opinião nos leitores, portanto, ela possui uma função social muito importante como formadora de opinião.

A Reportagem pode ser um texto expositivo, informativo, descritivo, narrativo ou opinativo.

Expositivo e Informativo porque ele expõe sobre um determinado assunto, com o intuito principal de informar o leitor.

Podem também ser textos descritivos e narrativos, uma vez que descrevem ações e incluem tempo, espaço e personagens.

E por fim, é um texto opinativo, ou seja, o repórter apresenta juízos de valor sobre o que está sendo discorrido.

Estrutura Básica

Vale lembrar que a estrutura básica dos textos jornalísticos é dividida

em três partes:

• Título Principal e Secundário: as reportagens, tal qual as notícias, podem apresentar dois títulos, um principal e mais abrangente (chamado de manchete), e outro secundário (uma espécie de subtítulo) e mais específico.

• Lide: na linguagem jornalística, a lide corresponde aos

primeiros parágrafos dos textos jornalísticos, os quais devem conter as informações mais importantes que serão discorridas pelo autor. Portanto, a lide pode ser considerado uma espécie de resumo, em que as palavras-chave serão apontadas.

• Corpo do Texto: Desenvolvimento do texto, sem perder de vista o que foi apresentado na lide. Nessa parte, o repórter reúne todas as informações e as apresenta num texto coeso e coerente.

Principais Características da Reportagem Segue abaixo as principais características do gênero reportagem:

• Textos em primeira e terceira pessoa; • Presença de títulos; • Temas sociais, políticos, econômicos; • Linguagem simples, clara e dinâmica; • Discurso direto e indireto; • Objetividade e subjetividade; • Linguagem formal; • Textos assinados pelo autor.

(AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS NO CADERNO)

Page 12: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

12

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 12.

Honestidade muda vida de moradores de rua

Casal que encontrou e devolveu R$ 20 mil, em São Paulo, visita

parentes em Andirá e sonha acordado com o recomeço: emprego,

casa, comida e estudos

Andirá – O que você faria se encontrasse R$ 20 mil na rua? Essa

pergunta correu todo o Brasil após a notícia de que um casal de moradores de

rua em São Paulo havia devolvido todo o dinheiro encontrado em um saco de

lixo. A quantia havia sido furtada de um restaurante japonês.

Com a atitude, Sandra Regina Domingues, de 32 anos, e Rejaniel de

Jesus Silva, 36, deixaram de ser anônimos catadores de lixo e se tornaram

famosos em todo o país. Um acontecimento que eles jamais poderiam

imaginar. ''A honestidade virou notícia. O que era pra ser um minuto de fama

acabou virando mais de 10 dias'', conta Rejaniel, sorridente, ao receber a

equipe da FOLHA na casa dos sogros em Andirá (Norte), onde se hospedou

por alguns dias. Eles retornaram na semana passada a São Paulo e estão

ansiosos com o recomeço de vida.

''As pessoas que têm dúvida se eu deveria ou não ter devolvido

o dinheiro, na verdade, são burros, pois o dinheiro que vem muito fácil, vai

fácil.

É claro que minha vida seria diferente se eu tivesse R$ 20 mil.

Compraria um barraco, um celular e roupas novas, mas e depois? Por eu

ter devolvido, eu ganhei muito mais. Consegui um emprego e vou ter salário,

podendo voltar a ter uma vida decente'', comemora.

O empresário que teve o dinheiro de volta garantiu emprego

para os dois em seu restaurante e comprou passagens para que eles

pudessem visitar a família de Sandra, em Andirá. Rejaniel também pôde

reencontrar os pais e irmãos em São Luís (MA).

Uma senhora que acompanhou a história do casal na mídia

ofereceu uma casa para eles tomarem conta. Desde então, os planos que

antes não existiam para Rejaniel e Sandra começaram a ganhar forma.

''Com o salário, quero ajudar minha sogra a arrumar a casinha dela e

pretendo voltar a estudar. Quero pelo menos terminar o Ensino

Fundamental, fazer um curso de informática e aprender inglês'', salienta.

É claro que uma notícia dessa também gerou certa ''polêmica''

pelo fato de Rejaniel não ter ficado com o dinheiro. Para todas essas

pessoas, ele faz questão de reforçar a maior lição que tirou das ruas e da

educação dada pela mãe. ''A honestidade pode nos levar a lugares

inesperados e oferecer algo melhor em troca. Em nenhum momento eu

pensei em ficar com o dinheiro, nem mesmo quando eu peguei toda aquela

quantia nas mãos'', ressalta ele, que já fez sua primeira aquisição com o

dinheiro que o empresário lhe arrumou para viajar. ''Comprei uma vara de

pescar. É meu passatempo preferido'', diz, com ar de quem não enriqueceu

de um dia para o outro, mas de quem está voltando a reconhecer o que é

felicidade.

[...]

Micaela Orikasa. Honestidade muda vida de moradores de rua.

Folha de Londrina.

Page 13: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

13

(ARMAZÉM do Texto.20 de novembro de 2018. Disponível em: <https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/11/reportagem-honestidade-muda-vida-

de.html>. Acesso em: maio de 2020.)

1 – O texto “Honestidade muda a vida de moradores de rua” é uma reportagem,

um texto jornalístico. Com que objetivo as reportagens costumam ser

escritas?

2 – Onde essa reportagem foi publicada? Como você verificou essa

informação?

3 – Em que outros meios de comunicação as reportagens podem ser

encontradas?

4 – De que fato trata a reportagem?

5 – Que pessoas se envolveram nesse fato?

6 – Em sua opinião, por que esse fato mereceu ser levado ao conhecimento

do público?

7 – Você acredita que a atitude do casal foi correta? Por quê?

8 – O que aconteceu com eles depois que devolveram o dinheiro?

9 – O que Rejaniel quis dizer com a frase: “A honestidade pode nos levar a

lugares inesperados e oferecer algo melhor em troca”? Você concorda com

esse ponto de vista?

10 – Como podemos saber se Sandra e Rejaniel são pessoas reais e não

personagens?

11 – Releia uma fala de Rejaniel:

''Com o salário, quero ajudar minha sogra a arrumar a casinha

dela e pretendo voltar a estudar. Quero pelo menos terminar o Ensino

Fundamental, fazer um curso de informática e aprender inglês''. Na sua

opinião, o que esse modo de pensar de Rejaniel revela?

12 – Busque as informações no texto e relacione as colunas.

(A) Andirá.

(B) São Luís.

(C) Equipe da Folha.

( ) Profissionais do jornal Folha de Londrina.

( ) Cidade localizada no estado do Paraná.

( ) Capital do estado do Maranhão.

Leia o trecho a seguir para responder às questões propostas.

RESGATANDO A HISTÓRIA DE IGUABA GRANDE

Um pouco de história...

O município de Iguaba Grande completa 25 anos de emancipação em 2020 e, apesar de jovem, a história de Iguaba Grande é extensa e pode ser datada por volta do ano de 1915, quando o trem movido a lenha, e posteriormente a carvão, transportava malote dos Correios, abasteciaocomérciolocaletambémlevavapassageirosentreNiteróieCaboFrio.

Esse era o principal meio de transporte da época. O trem, chamado de ‘’expresso’’, viajava a 50 quilômetros por hora. O comboio, que transportava principalmente, carnes e arroz, tecidos, artigos de armarinho, e passageiros, saia às sete horas da manhã da Estação das Neves, no centro de Niterói. Quase sete horas depois o apito alto e a nuvem de fumaça

Page 14: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

14

anunciavam o fim de mais uma viagem na estação de Iguaba. A Ferrovia foi desativada definitivamente na década de 60, e dela, só sobrou as fotografias.

[...]

(Texto encontrado no material produzido pela tutora de História, Ana Carla Lessa, do

município de Iguaba Grande.)

1. Apesar de ser uma cidade jovem, a sua história e extensa, descreva o que aconteceu “por volta do ano 1915”. 2. Qual era o principal meio de transporte da época e como se chamava? 3. Quando foi desativada a Ferrovia? 4. Quantos anos o município de Iguaba Grande completa? 5. Quantos quilômetros o trem viajava e o que transportava? 6. Crie uma reportagem sobre algum acontecimento que você lembre de Iguaba Grande.

REFERÊNCIAS 1. DIANA, Daniela. Gênero textual reportagem. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/genero-textual-reportagem/>. Acesso em: maio de 2020. 2. ARMAZÉM do Texto. 20 de novembro de 2018. Disponível em: <https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/11/reportagem-honestidade-muda-vida-de.html>. Acesso em: maio de 2020. 3. Um pouco de história... Texto encontrado no material produzido pela tutora de História, Ana Carla Lessa, do município de Iguaba Grande.

Professor(es): RAFAELA PEREIRA

Aluno(a):

Período de Complementação: De 01/06/2020 a 12/06/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

8º ANO M/T MATEMÁTICA I 8 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

Valor numérico de expressões algébricas

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinominais de 1° grau.

Equações polinomiais do 1° grau

Page 15: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

15

1) Classifique as expressões abaixo em numéricas (N) ou algébrica (A):

2) Observe a expressão algébrica a² + 3a – b .Qual é o valor dessa expressão algébrica para a = - 3 e b = - 2 ? A) – 16 B) – 7 C) 2 D) 17

A) 14 B) 24 C) 48 D) 72

4) Sabendo que a = 4, determine o perímetro do polígono:

Page 16: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

16

EQUAÇÃO DO 1° GRAU

A equação do 1º grau é apresentada da seguinte forma: ax + b = 0

É importante dizer que a e b representam qualquer número real e a é diferente de zero (a 0). A incógnita x pode ser representada por qualquer letra, contudo, usualmente, utilizamos x ou y como valor a ser encontrado para o resultado final da equação. O primeiro membro da equação são os números do lado esquerdo da igualdade, e o segundo membro, o que estão do lado direito da igualdade.

Como resolver uma equação do primeiro grau

Para resolvermos uma equação do primeiro grau, devemos achar o valor da incógnita (que vamos chamar de x) e, para que isso seja possível, é só isolar o valor do x na igualdade, ou seja, o x deve ficar sozinho em um dos membros da equação.

O próximo passo é analisar qual operação está sendo feita no mesmo membro em que se encontra x e “jogar” para o outro lado da igualdade fazendo a operação oposta e isolando x.

Exemplo 01:

x + 4 = 12

Nesse caso, o número que aparece do mesmo lado de x é o 4 e ele está somando. Para isolar a incógnita, ele vai para o outro lado da igualdade fazendo a operação inversa (subtração):

x = 12 – 4 x = 8

1) Seja a equação do 1º grau

2x + 4 = 19 – 3x

Page 17: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

17

Responda:

a) Qual o primeiro membro desta equação?

b) Qual o segundo membro?

c) Qual o valor de x na equação?

2) Verifique, respondendo sim ou não, se:

a) 17 é raiz da equação x + x + x = 51;

b) 6 é raiz de 1,5x – 9 = 0;

c) 4 é raiz da equação 3 (x – 2 ) – 5 ( x – 1 ) = – 7;

3) Um menino nasceu 6 anos depois de seu irmão. Em um certo momento ele tinha o dobro da idade desse irmão. Quantos anos os dois tinham nesse momento?

4) Somando 5 anos ao dobro da idade de Sônia, obtemos 35 anos. Qual a idade de Sônia?

5) Resolva a equação do 1° grau:

4.(x + 3) – x = 24 + x

- CONHECENDO IGUABA GRANDE -

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a

cidade de Iguaba Grande apresentava uma população de 22 858 habitantes

no ano de 2010, em nova pesquisa realizada no ano de 2019, a população

da cidade passou a 28 310 habitantes, responda:

a) A população da cidade aumentou ou diminuiu?

b) Qual a diferença de habitantes da nossa cidade nos dois períodos

citados?

Page 18: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

18

“O município de Iguaba Grande completou 24 anos de emancipação

em 2019, e apesar de jovem, a história de Iguaba Grande é extensa, e pode

ser datada por volta do ano de 1915, quando o trem movido a lenha, e

posteriormente a carvão, transportava malote dos Correios, abastecia o

comércio local e também levava passageiros entre Niterói e Cabo Frio. Esse

era o principal meio de transporte da época. O trem,

chamado de ‘’expresso’’, viajava a 50 quilômetros por hora.

O comboio, que transportava principalmente, carne seca,

arroz, tecidos, artigos de armarinho, e passageiros, saia às

sete horas da manhã da Estação das Neves, no centro

niteroense. Quase sete horas depois o apito alto e a nuvem

de fumaça anunciavam o fim de mais uma viagem na

estação de Iguaba. A Ferrovia foi desativada

definitivamente na década de 60, e dela, só sobrou as fotografias.”

Fonte: https://iguaba.rj.gov.br/a-cidade/

Leia o texto acima e responda:

a) Considerando as paradas em diversas estações para subida e descida e

passageiros, e também mercadorias, quanto tempo levava uma viagem de

trem de Niterói a Iguaba Grande?

b) Nos dias atuais, utilizando a BR 101 e Via Lagos, a distância de Niterói a

Iguaba Grande é de aproximadamente 140Km. Sem considerar possíveis

paradas, quanto tempo levará um carro para fazer este percurso com uma

velocidade média de 70km por hora?

PIB per capita é o nome dado a um tipo específico de indicador

econômico, que tem como objetivo principal relacionar o crescimento de

uma economia com a riqueza de sua população. Veja abaixo o gráfico do

PIB do município de Iguaba Grande de 2010 a 2017.

FONTE: IBGE

a) De acordo com os indicadores apresentados no gráfico, o que podemos dizer sobre a economia do nosso município?

b) Qual era, aproximadamente, o PIB de nosso município no ano de 2010? c) Qual foi o aumento no período compreendido entre 2012 e 2016? d) Se forem mantidas as crescentes apresentadas no gráfico, podemos dizer

que no ano de 2020 o PIB de Iguaba Grande, ultrapassará qual valor?

Veja o gráfico abaixo:

Page 19: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

19

Fonte: IBGE/2010

De acordo com os dados apresentados no gráfico, responda: a) Quais os bairros apresentam uma população maior que 2000 habitantes? b) Quais os bairros apresentam uma população menor que 1000 habitantes?

c) Qual a diferença de habitantes entre os bairros da Pedreira e Cidade Nova?

1. REFERÊNCIAS

2. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

3. 4. ANDRINI, Álvaro. Praticando Matemática, Editora do Brasil. 2016. 5. 6. SILVEIRA, Ênio. Matemática compreensão e prática. Editora Moderna.

2019. 7.

8. https://ensinodematemtica.blogspot.com/2011/05/valor-numerico-de-uma-expressao.html

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-expressao-algebrica.htm

Professor(es): RAFAELA PEREIRA

Aluno(a):

Período de Complementação: De 01/06/2020 a 12/06/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

8º ANO M/T GEOMETRIA 4 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo das diagonais, soma das medidas dos ângulos internos e externos de um polígono.

Polígonos

Page 20: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

20

DIAGONAL DE UM POLÍGONO Denominamos por diagonal o segmento de reta que une um vértice ao outro de um polígono.

O número de diagonais de um polígono é proporcional

ao número de lados. Utilizaremos a seguinte regra para determinar o número de diagonais de qualquer polígono:

Page 21: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

21

1) Determine o número de diagonais de um polígono de: a) 5 lados; b) 15 lados; c) 9 lados;

d) 20 lados 2) Utilizando uma régua, desenhe um pentágono e suas diagonais: 3) Utilizando uma régua, desenhe um heptágono e suas diagonais: 4) O número de diagonais de um polígono de 5 lados é: a) 2 b) 3 c) 5 d) 6 5) O número de diagonais de um polígono de 14 lados é:

6) Um dodecágono possui: a) 68 diagonais b) 64 diagonais c) 58 diagonais d) 54 diagonais 7) A soma do número de diagonais com o número de lados de um decágono é:

Page 22: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

22

a) 66 b) 55 c) 44 d) 334

8) De um dos vértices de um polígono convexo foi possível traçar 9 diagonais. Então, o polígono tem: a) 9 lados b) 10 lados c) 11 lados d) 12 lados 9) O polígono cujo número de diagonais é igual ao triplo do número de lados é o: a) pentágono b) hexágono c) heptágono d) eneágono 10) O número de diagonais de um triângulo é:

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

ANDRINI, Álvaro. Praticando Matemática, Editora do Brasil. 2016.

SILVEIRA, Ênio. Matemática compreensão e prática. Editora Moderna.

2019.

Professor(es): ROSANA PAIVA

Aluno(a):

Período de Complementação: De 01/06/2020 a 12/06/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

8º ANO M/T CIÊNCIAS 8 AULAS

Page 23: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

23

HABILIDADES CONTEÚDOS

-Compreender a divisão, forma e função do sistema endócrino; -Conhecer o funcionamento das glândulas e a definição de hormônio; -Conhecer os principais hormônios e compreender como o sistema endócrino está relacionado a outros sistemas do corpo humano.

Sistema endócrino e seus componentes Glândulas e seus hormônios Funções dos hormônios

(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

Características biológicas e ambientais do Município de Iguaba Grande: -Vegetação; -Laguna de Araruama; -Unidades de Conservação; -Relevo; -Impactos ambientais.

SISTEMA ENDÓCRINO

O Sistema Endócrino, em conjunto com o Sistema Nervoso, controla

muitas funções do nosso organismo. É composto por glândulas

endócrinas. Essas glândulas produzem substâncias que são lançadas no

sangue. O termo endócrino indica que essas substâncias liberadas dentro

do próprio corpo. Essas substâncias produzidas pelas glândulas são

chamadas de hormônios. As glândulas lançam os hormônios no sangue,

eles percorrem um caminho até um órgão-alvo para estimular esse órgão a

executar alguma função. O funcionamento do corpo depende do equilíbrio

hormonal.

Algumas glândulas do Sistema Endócrino:

• Glândula Hipófise:

Produzem o hormônio antidurético (ADH) que inibe a liberação da

urina, permitindo ao corpo economizar água na excreção e o hormônio do

crescimento é um dos hormônios produzidos pela hipófise. O excesso, por

exemplo, de produção do hormônio de crescimento (GH) que promove o

crescimento do indivíduo. A hipófise ainda atua na função de outras

glândulas como a tireoide, as supra-renais e as glândulas-sexuais (ovários

e testículos).

• Glândula Tireoide:

É estimulada pela hipófise e produz os hormônios tireoidianos

(T3 e T4). Esses hormônios controlam a velocidade de metabolismo do

corpo. Se ocorrer um funcionamento exagerado da tireoide, as reações do

organismo aceleram: coração acelera, a temperatura corporal aumenta,

pode ocorrer emagrecimento porque a pessoa gasta mais energia do que

ingere na alimentação. Essas reações aceleradas podem causar doenças

cardíacas e vasculares. Chamamos esse funcionamento exagerado da

tireoide de hipertireoidismo. Sintomas comuns: Pode ocorrer o bócio, ou

seja, um “papo” causado pelo crescimento exagerado da tireoide. Também

pode aparecer a exoftalmia, os olhos ficam “saltados”. Se ocorrer o

Page 24: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

24

contrário, ou seja, a tireoide funcionar menos, lentamente, o coração bate

mais devagar, a pessoa gasta menos energia, podendo ocorrer ganho de

peso. Também pode apresentar como sintoma o bócio. Chamamos esse

funcionamento lento da tireoide de hipotireoidismo

A tireoide também libera o

hormônio calcitonina que diminui a concentração de cálcio no sangue

podendo levar para os ossos para reverter a perda óssea

• Glândulas Paratireoides:

São glândulas localizadas em volta da tireoide. Elas produzem um

hormônio chamado de paratormônio que regula a quantidade de cálcio e

fósforo no sangue.

• Glândulas suprarrenais:

São glândulas que produzem a adrenalina e se localizam acima

dos rins. A adrenalina acelera funções em nosso corpo preparando-o para

a ação: Acelera o batimento cardíaco que bombeia o sangue mais

rapidamente; aumenta a frequência respiratória, envia mais sangue para os

músculos esqueléticos (relacionados ao movimento). Todas essas reações

ocorrem para que possamos correr numa situação de perigo por exemplo.

• Pâncreas:

Já vimos as funções do pâncreas no Sistema Digestório. Neste

material veremos, outra função do pâncreas. A produção de dois hormônios

importante na regulação de glicose no sangue: insulina e glucagon.

A insulina auxilia na redução da concentração de glicose (chamado

pela população em geral de “açúcar no sangue) no sangue. Após uma

refeição por exemplo, o nível de glicose no sangue aumenta. É a insulina

que vai retirar esse excesso de glicose no sangue e enviar para as células.

Algumas pessoas não produzem ou possuem uma baixa produção de

insulina, com isso não vai ter a insulina para reduzir a concentração de

glicose no sangue. Esse excesso de glicose no sangue pode desencadear

na doença conhecida como Diabetes.

O glucagon tem uma função oposta a da insulina. Ele aumenta o

nível de glicose no sangue. Quando uma pessoa fica muitas horas sem se

alimentar, o nível de glicose no sangue fica baixo, então o glucagon vai atuar

para aumentar esse nível normalizando a concentração de glicose no

sangue.

• Glândulas sexuais

As glândulas sexuais femininas são os ovários que produzem os

hormônios estrogênio e progesterona. As glândulas sexuais masculinas são

os testículos que produzem o hormônio testosterona. Essas glândulas serão

apresentadas com mais informações no material sobre Sistema Reprodutor

e os hormônios relacionados a gestação e parto em aula específica do tema.

Copie o conteúdo no seu caderno

EXERCÍCIOS

1. Marque a resposta verdadeira:

a) O hipertireoidismo refere-se ao funcionamento lento da tireoide, já o seu

funcionamento exagerado refere-se ao hipotireoidismo.

b) O bócio, ou seja, um “papo” causado pelo crescimento exagerado da

Page 25: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

25

tireoide é um sintoma que ocorre apenas no hipertireoidismo.

c) A exoftalmia (olhos“saltados”) é o único sintoma que pode aparecer no

Hipertireoidismo.

d) O hipertireoidismo refere-se ao funcionamento exagerado da tireoide, já

o seu funcionamento lento refere-se ao hipotireoidismo.

2. São hormônios relacionados a regulação do cálcio:

a) Insulina e glucagon b) Calcitonina e paratormônio

c) Hormônio antidiurético d) Testosterona

3. Ao ingerir uma refeição, qual hormônio vai atuar para diminuir os níveis

de glicose no sangue:

a) Insulina b) Glucagon c) Calcitonina d) Paratormônio

4.Após um período em jejum, qual hormônio vai atuar para aumentar os

níveis de glicose no sangue:

a) Insulina b) Glucagon c) Calcitonina d) Paratormônio

5. Qual doença está relacionada a um elevado nível de glicose no sangue?

a) Hipertireoidismo b) Diabetes

c) Hipotireoidismo d) Problemas no crescimento

6.Qual doença está relacionada a problemas no hormônio GH?

a) Hipertireoidismo b) Diabetes

c) Hipotireoidismod) Problemas no crescimento

Características biológicas e ambientais do Município de Iguaba Grande:

Para contextualizar devemos observar a etimologia da palavra Iguaba que origina-se do Tupi, significando “lugar de beber agua”, bebedouro. Município localizado na região dos lagos, de fundamental importância em seus aspectos naturais ressaltando neste sentido a vegetação estando

envolta de pôr Mata Atlântica (Sapeatiba Mirim) composta de vegetação de transição e restinga.

VEGETAÇÃO:

A Mata Atlântica recebe esse nome porque se encontra na área mais

próxima ao Oceano Atlântico. É o terceiro maior bioma do Brasil e caracteriza-se pela sua elevada biodiversidade. A diversidade dos animais que compõem a sua fauna impressiona, com cerca de 1300 espécies registradas A vegetação das restingas é influenciada por alguns fatores abióticos, entre os quais se destacam a topografia do terreno, que pode apresentar faixas de elevações (cordões arenosos) e faixas de depressões (entre-cordões) dependendo dos processos de deposição e remoção de materiais nessas regiões.

Pelo município de Iguaba Grande permeiam várias áreas ambientais importantes da Região dos Lagos, entre as mais conhecidas estão: a Serra da Sapeatiba e a Laguna de Araruama. Próximo a Estrada da Sapeatiba, precisamente na Área de proteção ambiental (APA) do Morro da Igarapiapunha - conforme mapa à esquerda - encontram-se as

principais nascentes que abastecem o município. O topo do morro é bem preservado, com relato da presença da borboleta – Mimoides lysithous harrasianus, também conhecida como “falsa-borboleta-da-praia”, presente na lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção. (foto abaixo)

Iguaba Grande é rica em natureza. Nessa região, em específico, são encontradas aves raras, borboletas em extinção, além de espécies novas

Page 26: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

26

de serpentes e sapos. Aqui também são encontradas Orquídeas raras, Bromélias, entre outras plantas charmosas e coloridas. Outro ponto da cidade é a Lagoa aterrada Dona Joana - destacado no mapa à direita - local relatado como habitat de outra espécie de borboleta ameaçada, a Fulgora laternaria.

Por aqui encontramos o Formigueiro do Litoral, que é uma relíquia em forma de pássaro. Ele é encontrado apenas em restingas da Região. O Trinta-réis-real também faz parte da lista de aves raras de Iguaba. Esse é uma ave migratória, vem a ‘’passeio’’, portanto, se quiser vê-lo por ai, vai precisar de uma programação especial. Temos também o Tiê-sangue, símbolo da Mata-Atlântica,é um bioindicador de local preservado, e é facilmente encontrado nas nossas matas.

Por aqui acontece o fenômeno da ressurgência, que faz com que o clima fique mais seco que o comum, o que dá origem ao nome “Costa do Sol”. O fenômeno também explica a vegetação diferenciada: Mata Atlântica, restinga e caatinga.

LAGUNA DE ARARUAMA:

O termo laguna vem do latim lacuna. Esse ambiente é formado em terrenos rebaixados, ou seja, em depressões, e abriga águas paradas e de pouca profundidade que pode ser doce, salobra ou salgada. As lagunas localizam-se na borda litorânea, sendo alimentadas pelas águas dos rios (doce) e, em alguns casos, por águas oceânicas, através das marés e por canais. As águas das lagunas e do mar são separadas por cordões litorâneos, no entanto, muitos desses ambientes possuem canais que proporcionam contato permanente com o oceano

A Lagoa de Araruama, cuja terminologia mais precisa seria "laguna" e não "lagoa", é a maior massa de água hipersalina em estado permanente no mundo. A laguna tem idade estimada entre 5 e 7 mil anos. Sua superfície tem 220 km² com um volume de água de 636 milhões de m³. A conexão da laguna com o Oceano Atlântico é feita apenas pelo Canal do Itajuru, em Cabo Frio. Além desse canal, apenas dois rios permanentes contribuem para a formação da laguna: o Rio das Moças e o Rio Mataruna, ambos em Araruama (outros quatro rios menores também desaguam na laguna

A laguna tem 160km de orla e comprimento máximo de 37km, sem o Canal do Itajuru, e 39,7km, com o canal. Sua largura máxima é de 13km, entre a Praia de São Pedro (São Pedro da Aldeia) e a área urbana de Monte

Alto (Arraial do Cabo). Sua profundidade média varia de 2m a 3m, mas há locais onde atinge até 19m. A renovação das águas da laguna é considerada lenta: a cada 84 dias são trocados 50% de seu volume. Os 160km de orla se distribuem da seguinte forma: Arraial do Cabo (48,3km), São Pedro da Aldeia (39,4 km), Araruama (38,6 km), Cabo Frio (23 km), Iguaba Grande (7,5 km) e Saquarema (3km). É a maior laguna hipersalina do mundo no qual a sua salinidade gira em torno de 52%, índice que é uma vez e meia a do oceano e se deve ao fato da característica climática da Região onde a evaporação é grande. A praia de Iguaba Grande pertence ao sistema Lagunar de Araruama.

➔ Rio dos Ubás: é um rio urbano, recebe muito esgoto e provoca inundações.

➔ Rio Iguabela: é um rio urbano, recebe muito esgoto e provoca inundações. Toda drenagem da Via Lagos foi direcionada para esse rio.

ESPÉCIES PRESENTES NA LAGUNA

Na Laguna em Iguaba Grande observamos a presença de um importante criadouro do camarão-rosa (Penaeus brasiliensis e Penaeus paulensis). Os camarões-rosa desovam no mar e têm suas larvas trazidas pelas marés para a laguna pelo Canal do Itajuru. Os peixes da Laguna

Page 27: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

27

de Araruama têm sido estudados e já foram identificadas cerca de 39 espécies. Os destaques são a carapeba (Eugerres brasilianus), a perumbeba (Pogonias cromis), e a tainha (Mugil liza). Para a preservação e sustentabilidade da vida marinha, desde 2013 a Laguna de Araruama entra em período de defeso anual, de 1° de agosto a 31 de outubro. Entre as aves da Laguna de Araruama estão o gaivotão (Larus dominicanus), a garça pequena (Casmerodius albus) e a garça grande (Egretta thula), seguidas, no entorno, pelo biguá (Phalacrocorax olivaceus) e jaçanã (Jacana jacana).

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

A fauna e a flora, os rios, os mares, as montanhas. Cada um dos elementos da natureza tem um papel a desempenhar. E para que isso ocorra é preciso haver equilíbrio. Muitos povos e civilizações reconheceram, ao longo da história, a necessidade de proteger áreas naturais com características especiais, por motivos os mais diversos: estas áreas podiam estar associadas a mitos, fatos históricos marcantes e à proteção de fontes de água, caça, plantas medicinais e outros recursos naturais. Com o passar do tempo, muitas áreas naturais foram sendo destruídas para dar lugar à ocupação humana. Animais e plantas foram eliminados, alguns desapareceram e outros, até os dias atuais, ainda correm risco de extinção. O governo brasileiro protege as áreas naturais por meio de Unidades de

Conservação (UC) - estratégia extremamente eficaz para a manutenção dos recursos naturais em longo prazo. Unidade de Conservação é vida, é diversidade, é riqueza, é patrimônio nacional!

Unidade de Conservação (UC) é a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) (Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais. São “espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei” (art. 1º, I).

As UCs têm a função de salvaguardar a representatividade de porções significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente.

Municipais, todas elas da categoria de manejo: Áreas de Proteção Ambiental – APAs, que somam aproximadamente 331,44 hectares. Além das Unidades de Conservação municipal, boa parte do território municipal 1.416 há (ou 24%) está inserida na APA Estadual da Serra de Sapeatiba (cuja área total é de aproximadamente 6.000 há), que possui Zoneamento no âmbito do Plano Diretor da APA. Em 2011, um trecho da APA Estadual da Serra de Sapeatiba foi inserido nos limites do Parque Estadual da Costa do Sol, ambas UCs administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente.

Em uma análise da situação atual da Mata Atlântica, os problemas,

conflitos e desafios associados à recuperação e conservação dos

Perumbeba (Pogonias cromis)

Tainha (Mugilliza)

Carapeba (Eugerres brasilianus)

Camarão Rosa (Penaeus brasiliensis)

Tainha (Mugilliza)

Page 28: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

28

remanescentes a partir da leitura do Mapa Falado elaborado pelo Grupo Local da Mata Atlântica (GLMA) de Iguaba Grande, a área em questão é bem conservada apresenta rica biodiversidade vegetal.

O GLMA relata que nessa área é possível ainda ser avistado jacu, lebre, tapiti – um tipo de coelho do mato (nativo). A mata é muito utilizada, pela comunidade local vizinha, para coleta de sementes e retirada de madeira “roxinho” para utilização como mourão e paleta de pipa. As áreas mencionadas estão cercadas por pastagens e são alvo de caça e tráfico de pássaros. Um grande fragmento próximo à Estrada da Sapeatiba; com diferentes proprietários; também foi indicado pelo GLMA para a conservação, são áreas cercadas por áreas de pastagens, há relatos da existência de preá, cachorro do mato e da borboleta – Mimoides L. Harasiano, espécie presente na lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção. Essas áreas podem ser ligadas às áreas de Mata da Serra de Sapeatiba na APA Estadual da Serra de Sapeatiba, formando um importante corredor ecológico e florestal.

A tabela a seguir indica a porcentagem dos remanescentes florestais de Mata Atlântica do município de Iguaba Grande no Rio de Janeiro, segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica².

Outra indicação do GLMA foi a preservação da nascente e da Lagoa do

Bulcão, onde, segundo o GLMA, é visto com frequência o “cágado amarelo”. Também a Lagoa Dona Joana, – que é habitat de borboleta ameaçada e aruá-do-brejo (Fulgora laternaria) – foi citada como um ponto de conservação fundamental para se investir. Por fim, o GLMA apontou a área da Universidade Federal Fluminense, inserido na APA Municipal do Governo como área estratégica para integrar ao Parque Estadual da Costa do Sol ou criar uma Unidade de Conservação municipal de proteção integral. A área é habitat do Formicivora littoralis, trinta-rés-real, tangará

peruviana, é uma área de interesse ecológico, turístico e arqueológico com alto índice de nidificação.

O município de Iguaba Grande está integralmente inserido na Região Hidrográfica VI do Estado do Rio de Janeiro denominada Lagos São João (3.716 km²), com terras compreendidas mais especificamente na bacia contribuinte do complexo lagunar da Lagoa de Araruama e na bacia do Rio Una. Sobre os recursos hídricos, o GLMA sinalizou: Laguna de Araruama: em Iguaba Grande, devido a sua hipersalinidade, qualquer “despejo” pode interferir na sua dinâmica. Canal ou Rio Salgado: esgoto in natura, ele recebe o escoamento das águas das chuvas, tem uma barragem para tratamento (tempo seco). Tempo seco é um tipo de tratamento de esgoto – por barragem; se chover, ele abre a barragem, com isso, o esgoto vai para a lagoa; Rio dos Ubás: é um rio urbano, recebe muito esgoto e provoca inundações; Rio Iguabela: é um rio urbano, recebe muito esgoto e provoca inundações. Toda drenagem da Via Lagos foi direcionada para esse rio. Na terceira oficina foi solicitada a correção do nome para Rio Iguaba; Rio Papicu: é o que possui melhor qualidade de água, está sendo trabalhado pelo Rio Rural; recebe carga orgânica.

RELEVO:

O município de Iguaba Grande encontra-se numa região denominada de Baixadas Litorâneas. Essa região tem como característica estar situada entre o planalto e o oceano. Apesar de ser uma região de baixa altitude, mais próximo de nível do mar. Em nosso município também encontramos os maciços litorâneos que são elevações que surgem nas áreas das baixadas. Nesse contexto, destacamos a Serra de Sapiatiba.

A Serra de Sapiatiba possui mais de 600 km de área, atinge cerca

Page 29: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

29

de 350 m de altitude está localizada entre os Municípios de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A história geológica da Serra de Sapiatiba e Sapiatiba mirim é construída a partir da análise das rochas, dos veios e das falhas encontradas em sua região. Pelos registros encontrados supõe–se que a formação dessa região ocorre por algumas fases principais.

A mais antiga registra uma fase oceânica, compreendida há 2,5 bilhões de anos atrás a 500 milhões de anos atrás onde acúmulos de sedimentos de micro-organismos, vegetais inferiores e animais primitivos formam as rochas sedimentares que encontramos atualmente na região. Numa fase posterior, cerca de 520 milhões de anos, fenômenos expressam que esta região passou por intensa pressão tectônica, que teria erguido longas cadeias montanhosas e isolando o oceano e expondo as rochas metamórficas que hoje são encontradas na região.

Em seguida, há aproximadamente 400 milhões de anos, intensas atividades tectônicas do local levam a uma ruptura na placa continental separando a América do Sul da África. Nesta fase, mais atual, pouco a pouco a América do Sul se afasta da África e o nível do oceano recua, deixando as lagoas que compõem nossa região.

IMPACTOS AMBIENTAIS:

Impactos ambientais são as consequências das atividades humanas na natureza. A mineração e a agricultura, por exemplo, são atividades econômicas que alteram o meio ambiente. No Município de Iguaba Grande os principais os principais fatores de degradação dos recursos hídricos da bacia são cargas elevadas de esgotos domésticos; escoamento superficial de áreas urbanas; lançamento de lixo; processos erosivos generalizados nos solos das bacias hidrográficas; retificação, canalização e dragagem de cursos de água; aterros e drenagem de alagadiços e lagoas marginais; ocupação de margens de rios e lagoas; pontes e demais travessias mal dimensionadas; retirada de matas marginais; captação excessiva de recursos hídricos e extração de areia.

Além da Caça e tráfico de pássaros, Incêndios, Introdução de espécies exóticas, Desmatamento/ degradação da vegetação, entre outros.

Para preservação e redução dos impactos ambientais na Serra de Sapiatiba, ela foi transformada em uma APA (Área de Proteção Ambiental)

através do Decreto Estadual nº 15.136, de 20 de julho de 1990. O objetivo dessa transformação é incentivar o uso sustentável da área, com o objetivo proteger a diversidade biológica, orientar o processo de ocupação humana e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais do local. Está sob a supervisão do INEA (Instituto Estadual do Ambiente).

Vamos preservar as riquezas naturais da nossa cidade!

1-Quais principais elevações se destacam como Relevo no Município de Iguaba Grande?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Cite 3 exemplos de impactos ambientais sofridos pelo município, em seguida aponte suas determinadas soluções.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- A região em que se localiza o município de Iguaba Grande é chamado de:

a) Norte Fluminense b) Costa-verde c) Baixadas Litorâneas d) Serrana 4- APA (Área de Proteção Ambiental) que parte se localiza no município de Iguaba Grande:

a) Parque Estadual da Ilha Grande b) Serra de Sapiatiba c) Parque Estadual do Mendanha d) Parque Estadual do Grajaú

5- A superfície da laguna tem 220 km² com um volume de água de 636 milhões de m³. A conexão da laguna com o Oceano Atlântico. Qual é o nome do canal que faz conexão com o oceano

Page 30: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

30

atlântico?______________________________________________________________________________________________________________________

LEIA O TEXTO ABAIXO:

Borboletas e mariposas pertencem a segunda maior ordem em números de espécies dos insetos, os Lepdópteros. A maioria é herbívora, porem existem espécies que podem se alimentar de fungos, liquens e detritos, há também espécies parasitas e carnívoras. As larvas podem se alimentar das folhas, frutos ou sementes, em alguns casos, podem se tornar grandes pragas agrícolas. No entanto, quando adultos desempenham papel polinizador das flores devido a constância e fidelidade a determinadas espécies vegetais, garantindo o sucesso reprodutivo de algumas plantas. Como se alimentam: pousam na flor e estendem a probóscide para o interior do tubo da corola, sugando o néctar. O movimento de distensão do aparelho bucal para coleta de néctar ocasiona a transferência de grãos de pólen das antenas para o estigma, promovendo a polinização.

A destruição dos habitats é a maior causa de ameaça, além da expansão e exploração imobiliária, incêndios, e outros fatores. (Texto Adaptado)

6-Conforme o texto como são classificadas as borboletas e mariposas?

a) Insetos da ordem dos Blattodea b) Insetos da ordem dos Lepdópteros c) Insetos da ordem dos Hemiptera d) Insetos da ordem das Borbolepteras

7-Encontre no diagrama abaixo o nome de três aves típicas do nosso município:

A R C O B P F T I C O T I C O V G H T O

Q W E R T A Y U I O P A S D F G H J I K

I X C F V P B E E G J K N M I P O L E N

T B E I J A F L O R M N B V C A S A S R

F O R M I G U E I R O D O L I T O R A L

A E I E O A U S L K J H G F D O D S N A

D B E M T I V I S D S F G H J H A I G U

C E I A T O G J C V B N M N B N R U U I

Z T R I N T A R E I S R E A L B A S E Y

8-Qual o tipo de vegetação do nosso município? ___________________________________________________________

9-Quais as características de Mata atlântica você consegue identificar perto da sua casa.

______________________________________________________________________________________________________________________

10 – Quais práticas provocadas pelo homem prejudicam a biodiversidade da laguna

______________________________________________________________________________________________________________________

11- Aprendemos que as unidades de conservação têm como principal objeto zelar pelo bem estar das espécies da nossa região. Dê alguns exemplos de unidades de conservação.

______________________________________________________________________________________________________________________

12-Quais são os nomes das espécies de peixes que possuem destaque em nossa Laguna? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

REFERÊNCIAS:

CARNEVALLE, M. R. et al. Araribá Mais: Ciências 8º ano. 1 ed.: São

Paulo. Editora Moderna, 2018.

Page 31: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

31

INEA – Instuto Estadual do Ambiente. APA da Serra de Sapeatiba.

Disponível

em:<http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/BIODIVERSIDADEEAREAS

PROTEGIDAS/UnidadesdeConservacao/INEA_008615>.

MANSUR, D. R; BUENO, C.; MANSUR, K.; SCHMITT, R.; TIELLET. L.;

SILVA, P. P. L. APA da Serra de Sapeatiba - Projeto Conhecer para

Preservar. Ed. IPEDS - Centro de Pesquisas. 2 ed. Iguaba Grande - RJ.

2007, Disponível em: <http://www.ipeds.org.br/livros/livro_sapiatiba_2.pdf>

Prefeitura Municipal de Iguaba Grande – Turismo - Venha visitar Iguaba

Grande! Disponível em: <iguaba.rj.gov.br/turismo/>.

Caderno da Região Hidrográfica Atlântico Sudeste / Ministério do Meio

Ambiente, Secretaria de Recursos Hídricos. – Brasília: MMA, 2006.

Rocco; Lívia. Gestão Ambiental: Como o município de Iguaba Grande se

tornou empreendedor e sustentável. 2015.

http://aemerj.org.br/images/pdf/PMMA/PMMAIguabaGrande.pdf, acesso

em 26/05/2020 as 20:01 horas.

http://www.lepidoptera.datahosting.com.br/ameacadas.htm, acesso em

26/05/2020 as 21:15 horas.

https://www.periodico.ebras.bio.br/ojs/index.php/ebras/article/view/108/113

, acesso em 27/05/2020 as 21:04 horas.

https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-pan/pan-

lepidopteros/1-ciclo/pan-lepidopteros-sumario.pdf, acesso em 27/05/2020

as 21:58 horas.

ESCOLA KIDS. Mata Atlantica. Disponível em :

https://escolakids.uol.com.br/buscarmataatlantica.> Acessado em 26 de

jun. de 2020.

INFOESCOLA. Restinga. Disponível em : <

https://www.infoescola.com/biomas/restinga/>.Acessado em 26 de jun. de

2020.

MULTIRIO. Material Didático Carioca 1º semestre 2020. Livro do aluno.

Disponível em:

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/busca?mult=&cat=115&tip=&proj=&o

rd=1/ Acesso em: 24/04/2020.

FONSECA, A. Ciências 9º Ano: Ensino Fundamental - Coleção Caderno do

Futuro. 1ª edição reformulada. Editora: Ibep, 2013.

GODOY, L. Ciências, vida & universo. 9ºano. Editora: FTD, PNLD 2020.

Professor(es): WAGNER NASCIMENTO

Aluno(a):

Período de Complementação: De 01/06/2020 a 12/06/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

8º ANO M/T HISTÓRIA 8 AULAS

Page 32: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

32

HABILIDADES CONTEÚDOS

(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

História de Iguaba Grande

(EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

A Vinda da família real e sua organização política e social

(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.

Os caminhos até a independência do Brasil

ATIVIDADE I

HISTÓRIA DE IGUABA Um pouco de história... O município de Iguaba Grande completa 25 anos de emancipação em

2020, e apesar de jovem, a história de Iguaba Grande é extensa, e pode ser datada por volta do ano de 1915, quando o trem movido a lenha, e posteriormente a carvão, transportava malote dos Correios, abastecia o comércio local e também levava passageiros entre Niterói e Cabo Frio. Esse era o principal meio de transporte da época. O trem, chamado de ‘’expresso’’, viajava a 50 quilômetros por hora. O comboio, que transportava principalmente, Carne Seca, arroz, tecidos, artigos de armarinho, e passageiros, saia às sete horas da manhã da Estação das Neves, no centro de Niterói. Quase sete horas depois o apito alto e a nuvem de fumaça

anunciavam o fim de mais uma viagem na estação de Iguaba. A Ferrovia foi desativada definitivamente na década de 60, e dela, só sobrou as fotografias.

Em 1921, Francisco da Silveira Melo fundou a primeira Caeira da cidade. A cal produzida pela máquina era utilizada na construção de casas do povoado. A moagem de Ostras chegou logo em seguida, e a farinha de ostra era enviado para a Capital Carioca, e servia para alimentar aves e fazer remédios.

O município, cercado pela lagoa, tinha como principal atividade a extração e exportação do sal na década de 40. O comércio, restringia-se a suprir as necessidades das poucas pessoas que viviam por ali, com pequenos armazéns e vendas. A exportação do sal era uma das principais fontes de renda, sendo distribuída também para as fazendas. A posição geográfica permitia que os moradores também vivessem do pescado de peixes e camarões.

Com cerca de 500 habitantes até meados de 1940, o distrito de Iguaba Grande, que pertencia a cidade de São Pedro da Aldeia, não possuía iluminação pública. O sistema foi implantado utilizando óleo diesel. A manutenção do gerador era feira por um funcionário, e logo que a noite caia, ele ligava o motor manualmente. Entretanto, o sistema só funcionava até ameia noite quando os motores eram desligados.

O armazenamento de água potável era feito através de cisternas domésticas e latas que acumulavam água de chuva para a população. O abastecimento encanado só chegou na década de 70, após a fusão do Estado da Guanabara com o Rio de Janeiro.

Com o desenvolvimento e crescimento da cidade ao longo dos anos, o município de São Pedro da Aldeia não conseguia mais solucionar os problemas do Distrito, que buscou emancipação através de voto popular.A EMANCIPAÇÃO DE IGUABA GRANDE

No dia 13 de março de 1994, cerca de 94 por cento dos eleitores foram às urnas concordando com a emancipação do distrito de Iguaba Grande, que pertencia a São Pedro da Aldeia, foi criado pela Lei 2 161, de 8 de junho de 1954, tendo se emancipado por intermédio da Lei Estadual 2 407, de 8 de junho de 1995, pelo então prefeito aldeense Rodolfo José Mesquita Pedrosa. A votação popular para determinar a separação político administrativa de Iguaba Grande foi de grande importância para a Região dos Lagos. O Distrito então foi mais um a reivindicar soluções para problemas que o município não conseguia resolver, por isso, a busca da

Page 33: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

33

Emancipação. Iguaba Grande possui 22 bairros e um grande número de loteamentos e condomínios (com grande perspectiva de crescimento).

Hoje, Iguaba Grande, segundo estimativas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística possui uma população de aproximadamente 28.310 habitantes. Iguaba possui cerca de 51 quilômetros quadrados de extensão territorial. Limita-se com os municípios de São Pedro da Aldeia e de Araruama e está ligado a Niterói pela Rodovia Amaral Peixoto, da qual dista 119 quilômetros e 139 quilômetros da Cidade do Rio de Janeiro. Outra opção é pela Rio-Manilha, através da BR-101, passando por Rio Bonito e Araruama, tendo acesso ao percurso que serve a Iguaba Grande, na moderna estrada da Via Lagos.

ATIVIDADES

1 – Quando começa de fato a história de Iguaba?

2 – Qual a principal atividade econômica no distrito na década de 40?

3 – Quando ocorreu a emancipação política de Iguaba grande? A qual município pertencia?

4 – Descreva o brasão municipal e seus símbolos.

ATIVIDADE II

VINDA DA FAMILIA REAL PORTUGUESA AO BRASIL

A vinda da família real portuguesa para o Brasil ocorreu em 28 de novembro de 1807 e a comitiva aportou no Brasil em 22 de janeiro de 1808.

O refúgio no Brasil foi uma manobra inédita do Príncipe-Regente, D. João,

para garantir que Portugal continuasse independente quando foi ameaçado de invasão por Napoleão Bonaparte.

Para garantir o êxito da transferência, o reino de Portugal teve apoio da

Inglaterra, que também auxiliou na expulsão das tropas napoleônicas. Por que a Família Real veio para o Brasil? Em 1806, Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental

determinando que os países europeus fechassem os portos para os navios da Inglaterra.

Enquanto isso, negociou secretamente o Tratado de Fontainebleau (1807)

com os espanhóis que permitiria os franceses atravessar a Espanha para invadir Portugal. Em troca, o reino espanhol poderia se apoderar de um pedaço do território português.

Page 34: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

34

Portugal não aderiu ao bloqueio continental devido à longa aliança política e comercial com os ingleses e, por este motivo, Napoleão ordenou a conquista, ocorrida em novembro de 1807.

Antes disso, em 22 de outubro de 1807, o príncipe regente D. João e o rei

da Inglaterra Jorge III (1738-1820) assinaram uma convenção secreta que transferia a sede monárquica de Portugal para o Brasil.

Neste mesmo documento, ficava estabelecido que as tropas britânicas se

instalariam na Ilha da Madeira temporariamente. Por sua parte, o governo português comprometeu-se em assinar um tratado comercial com a Inglaterra após fixar-se no Brasil.

O príncipe regente, Dom João, determinou que toda a família real seria

transferida para o Brasil. Também viajariam os ministros e empregados, totalizando 15,7 mil pessoas que representavam 2% da população portuguesa.

Atualmente, estes números estão sendo revistos, pois muitos historiadores

consideram a cifra exagerada. Embarque Vinda da Família Real para o Brasil Embarque da Família Real portuguesa para o Brasil, autor desconhecido Foram necessárias oito naus, três fragatas, três brigues e duas escunas

para o transporte. Outros 4 navios da esquadra britânica acompanhavam a corte.

Além das pessoas, foram embarcados no dia 28 de novembro de 1807,

móveis, documentos, dinheiro, obras de arte e a real biblioteca. Aos que ficaram, lhes foi aconselhado receber de maneira pacífica os invasores para evitar derramamento de sangue.

O general Junot (1771-1813), comandante da invasão, ficou em Lisboa até

agosto de 1808 quando foi derrotado pelos ingleses. A partir daí, Portugal era governado pelo Conselho de Regência integrados por fidalgos do reino.

Travessia A viagem ocorreu em condições insalubres e durou 54 dias até Salvador

(BA), onde desembarcou no dia 22 de janeiro de 1808. Na capital baiana foram

recebidos com festas e ali permaneceram por mais de um mês. No período em que esteve na Bahia, o Príncipe Regente assinou o Tratado de Abertura dos Portos às Nações Amigas e criou a Escola de Cirurgia da Bahia.

No dia 26 de fevereiro, a corte partiu para o Rio de Janeiro, que seria

declarada capital do Império. A chegada no Rio de Janeiro ocorreu em 7 de março de 1808. Havia poucos

alojamentos disponíveis para acomodar a comitiva palaciana e muitas residências foram solicitadas para recebê-los.

As casas que eram escolhidas pelos nobres recebiam em sua fachada a

inscrição P.R., que significava "Príncipe Regente" e indicava a saída dos moradores para disponibilizar o imóvel.

No entanto, a população interpretou a sigla, ironicamente, como "Ponha-se

na Rua". Consequências Quartéis e conventos também foram usados para acomodar a corte. A

mudança da Família Real e sua comitiva contribuiu para significativas mudanças no Rio de Janeiro, pois foram realizados melhoramentos e levantados novos edifícios públicos.

O mesmo ocorreu com o mobiliário e a moda. Com a abertura dos portos, o

comércio foi diversificado, passando a oferecer serviços como o de cabeleireiros, chapeleiros, modistas.

D. João também abriu a Imprensa Régia, de onde surgiu a Gazeta do Rio

de Janeiro. Foram criadas a Academia da Marinha, a Academia Militar, o Jardim Botânico, a Real Fábrica de Pólvora, Laboratório Químico-Prático, etc.

Vida Cultural A arte, contudo, está entre os setores que mais recebeu impacto da

transferência da corte. A Real Biblioteca de Portugal foi transferida integralmente de Lisboa para o Rio de Janeiro, em 1810.

Page 35: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

35

O acervo inicial, de 60 mil volumes, era composto por livros, mapas, manuscritos, estampas e medalhas e foi a base para a atual Biblioteca Nacional.

Para o entretenimento dos integrantes da corte, foi fundado em 1813 o Real

Teatro São João, onde atualmente se encontra o Teatro João Caetano. Na música, o compositor português Marcos Portugal se encontrou com um

talento a altura do Padre José Maurício, e dessa rivalidade, surgiram as mais belas melodias nas Américas.

Com o fim das guerras napoleônicas, vários artistas franceses se veem sem

trabalho e recorrem a Dom João para seguir suas carreiras. Tem início, assim, a chamada Missão Francesa que possibilitou a abertura da Escola Real de Artes Ciências e Ofícios.

ATIVIDADES 1 – Quais datas ocorreram partidas e chegada da família real?

2 - Como foi a comitiva?

3 – Descreva porque a família real veio ao brasil.

4 – Quais as consequências da chegada da família real ao Brasil?

INDEPENDÊNCIAS DO BRASIL (texto 2)

INTRODUÇÃO

A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

ATIVIDADE II 1 – Quem declarou a independência do Brasil e qual a data?

REFERÊNCIAS

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/independencia-brasil.htm SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE IGUABA GRANDE, DISPONÍVEL EM http://www.iguaba.rj.gov.br/?page_id=346 https://iguaba.rj.gov.br/historia/ https://www.todamateria.com.br/a-vinda-da-familia-real-para-o-brasil/

Professor: PAULO ROBERTO SILVA

Aluno(a):

Período de Complementação: De 01/06/2020 a 12/06/2020

HABILIDADES CONTEÚDOS (EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.

Ideias e concepções

sobre a formação territorial do Brasil.

[IGUABA GRANDE].

(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando

Parte I

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

8º ANO M/T GEOGRAFIA 8 AULAS

Page 36: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

36

características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).

África: um Continente a ser lembrado.

Parte II Apartheid, Conferência de

Berlim, Magreb, África Subsaariana.

Parte III Estado nação, território,

governo, país, geopolíticas.

(EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

(EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.

DOCÊNCIA ACIMA DE TUDO, EDUCAÇÃO ACIMA DE TODOS.

Fig. I - ÁFRICA. UM CONTINENTE A SER LEMBRADO.

O continente africano foi colonizado, por um grande período, pelos

europeus: Inglaterra, França, Portugal, Alemanha, Bélgica e Itália que

controlaram extensas áreas e exploraram as riquezas naturais.

CARACTERÍSTICAS MARCANTES

Pobreza, escravidão;

Guerras Civis, Guerras étnicas;

AIDS, Ebola;

Exclusão social e econômica no mundo globalizado;

Reinados, faraós; paisagens exuberantes;

Riquíssima diversidade animal, vegetal e MINERAL;

Ditaduras, Comunismo; Imperialismo.

“NÃO SOU DESCENDENTE DE ESCRAVOS. EU DESCENDO DE SERES HUMANOS QUE FORAM ESCRAVIZADOS.

A NEGRA QUE EU SOU, O SER HUMANO QUE EU SOU, SOU PORQUE APRENDI COM OS MEUS MESTRES.”

(Makota Valdina)

VOCÊ CONHECE A ÁFRICA?! TEM CERTEZA?! VAMOS VER?!

Fig. II – Mulher Africana – Diferentes nacionalidades

Page 37: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

37

. Fig. III – Mulher Africana – Diferentes nacionalidades

Fig. IV – Mulher Africana – Diferentes nacionalidades

MULHER AFRICANA...

Era, o tempo do bom tempo... em que as mulheres de África eram consideradas as mais lindas do mundo...

Era. o tempo do bom tempo... em que as mulheres africanas eram consideradas como Batalhadoras...

Era, o tempo do bom tempo... em que as mulheres africanas eram mais corajosas...

Hoje é o tempo do bom tempo, em que elas resumem tudo que eram num passado num presente, continuam a ser o mesmo de ontem...

Colhem o que o passado lhe deixou para vivenciar o presente...

Correndo atrás dos seus objetivos, lutando para várias conquistas, tanto para o seio familiar e não só...

Amanhã os seus frutos serão colhidos pela sociedade vindoura... O testemunho será dado... e tudo irá se vivenciar como no passado

de ontem... VIVA O DIA DA MULHER AFRICANA.

(Salime Antônio)

VOCÊ CONHECIA ESTA ÁFRICA?! África: localização e divisão regional; África Subsaariana; África Magrebe: características gerais; África do Sul: exemplo de desenvolvimento; África: guerras étnicas.

➢ O que você entende por África? ➢ Vamos entender mais um pouco interpretando alguns textos e

respondendo em CONFIRA SEU ENTENDIMENTO:

I. Na África do Sul OCORRE o Apartheid, violenta segregação racial onde a minoria branca domina política, social e economicamente a grande maioria negra. Essa segregação tem prejudicado as relações econômicas da África do Sul com os países americanos e europeus.

II. As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas europeias expressam o trágico quadro socioeconômico desse continente, o que não reflete na baixa expectativa de vida de grande parte da população.

III. O acirramento (fortalecimento) das guerras intertribais no processo de descolonização não respeitou as características culturais do continente.

IV. A “Partilha da África” aconteceu no fim do século XIX, num contexto em que as potências nacionalistas europeias (França, Bélgica, Alemanha...) tinham expandido os seus domínios pelos continentes asiático e africano.

V. A expansão imperialista na Ásia e na África, na segunda metade do século XIX foi motivada pela busca de novas fontes de matérias-primas e de novos mercados consumidores, fundamentais para a expansão capitalista dos países europeus.

❖ CONFIRA SEU ENTENDIMENTO:

Page 38: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

38

1) Na África do Sul ocorre violenta segregação racial a minoria branca

domina, política, social e economicamente a grande maioria negra. Essa

segregação prejudica as relações econômicas da África do Sul com os países

americanos e europeus. É conhecido como:

(A) Semitismo, (B) Apartheid, (C) Africanismo, (D) Fetichismo, (E) Racismo

Letra:_______________________________________________________

"O CONTINENTE CONDENADO” - “ÁFRICA EM CHAMAS “

2) Manchetes publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro socioeconômico desse continente. Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.

(A) A baixa expectativa de vida de grande parte da população. (B) O número de africanos com a AIDS. (C) Conflitos/guerras tribais envolvendo nações africanas. (D) Guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas europeias. (E) Contingente de africanos fora de seus países, em busca de trabalho. Letra:_______________________________________________________

3) "MORRE UM HOMEM POR MINUTO EM RUANDA...“. (O Globo, 6.8.94)

➢ A instabilidade no continente africano é resultado de diversos fatores históricos, dentre os quais destacamos: (A) Fortalecimento político dos antigos impérios coloniais na região, apoiado pela Conferência de Bandung. (B) Declínio dos nacionalismos africanos causado pelo final da Guerra Fria. (C) Acirramento das guerras intertribais no processo de descolonização que não respeitou as características culturais do continente. (D) Fim da dependência econômica ocorrida com as independências políticas dos países africanos, após a década de 50. (E) Difusão da industrialização no continente africano, que provocou suas grandes desigualdades sociais. Letra:_______________________________________________________

4) A “Partilha da África” no fim do século XIX, em um contexto em que as potências nacionalistas europeias tinham expandido os seus domínios pelos continentes asiático e africano. Sobre o processo de “Partilha da África”, é INCORRETO afirmar que: (A) A Conferência de Berlim foi decisiva para organizar os domínios europeus sobre o território africano. (B) A França foi o único país a não estabelecer domínios coloniais em território africano. (C) O Congo passou a ser um território submetido ao domínio particular do rei Leopoldo II, da Bélgica. (D) A “Partilha da África” pode ser enquadrada no fenômeno mais abrangente denominado “Neocolonialismo”. (E) Muitas tribos e etnias africanas diferentes ficaram circunscritas a um mesmo território na ocasião em que o continente africano foi dividido Letra:_______________________________________________________

5) Assinale a alternativa CORRETA a respeito da expansão imperialista na Ásia e na África, na segunda metade do século XIX.

(A) Derivou da necessidade de substituir os mercados dos novos países americanos, uma vez que a constituição de Estados nacionais foi acompanhada de políticas protecionistas. (B) Foi motivada pela busca de novas fontes de matérias-primas e de novos mercados consumidores, fundamentais para a expansão capitalista dos países europeus. (C) Foi consequência direta da formação do Segundo Império alemão e da ampliação de suas rivalidades em relação ao governo da França. (D) Atendeu, primeiramente, às necessidades da expansão demográfica em diversos países europeus, decorrente de políticas médicas preventivas e programas de saneamento básico. (E) Viabilizou a integração econômica mundial, favorecendo a circulação de riquezas, tecnologia e conhecimentos entre povos e regiões envolvidos. Letra:_______________________________________________________

❖ “PARA A COMPREENSÃO DO MUNDO NEGRO: A GEOGRAFIA

PREVALECE SOBRE A HISTÓRIA. OS CONTEXTOS GEOGRÁFICOS,

EMBORA NÃO SEJAM OS ÚNICOS A CONTAR, SÃO OS MAIS

SIGNIFICATIVOS.” (Fernand Braudel – École de Annales.)

Page 39: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

39

ATENÇÃO: Como a matéria é extensa foi dividida em três partes.

IGUABA GRANDE: HISTÓRIA (SÍNTESE), LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA E ESPAÇO GEOGRÁFICO.

DADOS GEOGRÁFICOS E ATUALIDADES:

1. Iguaba Grande localiza-se no município do estado do Rio de Janeiro, na Mesorregião das Baixadas Litorâneas, na Microrregião dos Lagos, no Brasil e na América do sul.

2. Latitude: 22º 50' 21" S - Longitude: 42º 13' 44" W ou O. 3. Região Sudeste 4. Altitude de 18m (Referência é o nível do mar). 5. Área: 50,977 km² Km2 de extensão. 6. População estimada: 28.310 hab. (IBGE/2019) 7. Clima quente e úmido. Temperatura média anual de 23°C. 8. Situa-se às margens da Laguna de Araruama1. 9. Características: cidade de praia, cidade de interior (zona rural). 10. Relevos: planície, cobre a maior parte da cidade e montanha. 11. Vinte e dois bairros e um distrito: Sapeatiba Mirim, que fica à cerca de

6 km do Centro. 12. Pontos turísticos: Laguna de Araruama, Praça da Bíblia, Casa de

Farinha, em Arrastão das Pedras, com todos os equipamentos para a fabricação de farinha.

13. Bioma (domínio no qual as plantas ocorrem): Mata Atlântica. 14. Gentílico: Iguabense. 15. Apelido: Princesinha da Região dos Lagos. 16. Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade: 98,1%

LAGUNA ARARUAMA1

Não é lagoa, devido a conexão com o mar através do Canal do Itajuru,

com 6 km de extensão navegáveis, ligando a laguna Araruama ao Oceano Atlântico. Maior laguna hipersalina do mundo. Municípios banhados:

Araruama, Iguaba Grande, Saquarema, São Pedro D'Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Lago: porção de terra com altitude inferior ao ambiente circundante, retendo relativa quantidade de água.

Laguna: apresenta algum tipo de ligação, superficial ou subterrânea, com a água do mar. É um corpo de água salgada ou salobra de origem marinha, separado do mar por formações rochosas, areia ou recifes.

História: 08/06/1954: criado o distrito de Iguaba Grande. Lei Municipal nº 2161.

Líderes do movimento: João Clímaco da Costa e Paulino Rodrigues de Souza, o “Fifico”.

13/03/1994: plebiscito quando 95% dos eleitores aprovam a decisão de separar Iguaba Grande, política e administrativamente de São Pedro da Aldeia.

08/06/1995: com a Lei Estadual nº 2407 é criado o Município de Iguaba Grande.

01/04/1966: Banco de Cordeiro S/A, primeiro banco, hoje extinto, encerrando suas atividades em 1967.

09/06/1868: A Princesa Izabel e o Conde D’Eu, visitam Iguaba Grande. Reportagem do “Correio Mercantil”.

1761: Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída pelo Pe. capucho Francisco Borges, provisão de 03/06/1761, conforme citado in “Memórias Históricas do Rio de Janeiro”. Autor: Monsenhor José de Souza Azevedo Pizarro e Araújo.

Page 40: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

40

Covid-19 atualizado em 25/05/20

Leitura: com 28.310 habitantes o município apresenta uma taxa de

52 casos com 7 óbitos (25/05/20), demonstrando boa administração no combate à pandemia.

População: As pirâmides etárias refletem a evolução demográfica: expansão, declínio

ou estabilidade de uma população.

Análise de uma pirâmide etária:

• Topo: representa a população idosa.

• Corpo: representa a população adulta.

• Base: representa a população jovem.

• Eixo horizontal: quantidade de pessoas (valor absoluto ou

porcentagem). Direita: mulheres. Esquerda: homens.

• Eixo vertical: corresponde às faixas de idade.

PIRÂMIDE ETÁRIA DE IGUABA GRANDE 2010

Page 41: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

41

Leitura: alta taxa de natalidade: base larga. População jovem, maior proporção de 10 a 19 anos; expectativa de vida de moderada a boa; as mulheres vivem mais e são em maior número...

Conclusão: população jovem e taxa de escolarização (6 a 14 anos) atingindo 98,1%, temos um município bastante promissor em termos de força jovem para trabalho e o desenvolvimento do município.

ATIVIDADE

O espaço geográfico, aprendemos no 6º ano, está em constante

transformação. Pensando nisso e sabendo que a cidade de Iguaba Grande criada em 8 de junho de 1995 (Lei Estadual nº 2407) é uma cidade nova, responda:

1. O que você gostaria que fosse transformado ou criado em seu município?

(Ex.: escolas, hospitais, parques, praças, cinema, teatro, indústrias...). R. III

2. Qual o motivo de sua escolha? R. IIII

3. Você sabe quem é o prefeito de Iguaba Grande? Quem é? R. I

4. Faça uma carta ao prefeito com sua escolha.

R. Quantidade de linhas ao seu critério. 5. Quanto a frase em LEITURA DA PIRÂMIDE: “temos um município

bastante promissor em termos de força jovem para trabalho e o desenvolvimento do município.”. sendo você um desses jovens, qual a sua contribuição para o futuro do seu município? R. Quantidade de linhas ao seu critério.

6. Da leitura do histórico de seu município, destaque dois fatos que considere importantes. Por quê? R. Quantidade de linhas ao seu critério.

BONS ESTUDOS.

SAUDADES DE VOCÊS!

REFERÊNCIA (Bibliografia de apoio): 1. http://www.palmares.gov.br/sites/000/2/download/revista2/revista2-i75.pdf 2. Melhem Adas, Sérgio Adas. Expedições Geográficas: manual do professor. 8º

ano. 3ª ed. São Paulo. Ed. Moderna, 2018. [Intervenções diretas dos EUA na América Latina (1898-1934), pág. 256.

3. https://www.estudokids.com.br/continente-africano/ 4. Mulheres africanas exemplo de liderança política no mundo:

https://www.youtube.com/watch?v=GqmFkVv3E7w 5. Mulher Africana: https://www.pensador.com/frase/MjM3ODA3Mw/ 6. BRAUDEL, Fernand. Gramática das civilizações. São Paulo: Martins Fontes.

2004. In PEREIRA, Josè Maria Nunes. ÁFRICA UM NOVO OLHAR. 2ª ed. Rio de Janeiro: CEAP, 2010, p.19.

IGUABA GRANDE 7. http://geoconceicao.blogspot.com.br/2011/10/relevo-continental-e-

submarino.html 8. http://guialagos.com/iguaba-grande-meio-ambiente/ 9. http://www.geografos.com.br/cidades-rio-de-janeiro/iguaba-grande.php 10. http://www.iguaba.rj.gov.br/a-cidade/ 11. www.iguabagrande.rj.gov.br 12. https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/iguaba-grande.html 13. SILVA, Roberto Jorge. Iguaba Grande: dos Tupinambás à Emancipação; 2ª ed.,

Rio de Janeiro: Grafline, 2018. 272p.

Page 42: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

42

Professor(es): CAMILLE BORGES

Aluno(a):

Período de Complementação: De 01/06/2020 a 12/06/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

8 º ANO M/T EDUCAÇÃO FÍSICA 4 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede e parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e protagonismo.

Esporte de rede/parede.

(EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas

Esportes de invasão e de combate.

ESPORTES DE COMBATE

CAPOEIRA

A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira. A palavra capoeira significa "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena. Tem origem com os fugitivos da escravidão, os quais utilizavam frequentemente a vegetação rasteira para fugirem do encalço dos capitães-do-mato. Esses foram os primeiros capoeiristas. A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias.

A capoeira foi uma prática proibida no Brasil até 1930, quando passa a ser reconhecida como um símbolo da identidade brasileira. Em 2014, a Roda de Capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Page 43: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

43

CARACTERÍSTICAS Uma característica que distingue a capoeira de outras lutas é o fato dela ser acompanhada por música. É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, que é praticado no decorrer da roda de capoeira, um círculo de

pessoas onde a capoeira é jogada. Os instrumentos mais comuns em uma roda de capoeira são: o berimbau, o atabaque e o pandeiro. O berimbau é um instrumento musical de corda feito de madeira, bambu, arame e uma cabaça. É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, que é praticado no decorrer da roda de capoeira, um círculo de pessoas onde a capoeira é jogada. Assim, os capoeiristas se alinham na roda de capoeira batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto cantam para os dois praticantes jogarem.

O jogo pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau (normalmente um capoeirista mais experiente), ou com o início de um novo combate entre uma nova dupla. Nos grupos de capoeira regional ou de capoeira angola, a graduação é simulada pelas cores de cordas atados na cintura do jogador.

GOLPES DE CAPOEIRA

A capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis. Utiliza principalmente de movimentos feitos junto ao chão ou de cabeça para baixo.

Os golpes mais comuns são: chutes, rasteiras, cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Portanto, a capoeira é uma luta de defesa e ataque em que os oponentes utilizam, sobretudo, os pés e a cabeça.

Os dois principais tipos de capoeira são Angola e Regional. Angola é o estilo original praticado pelos escravos. Essa maneira de jogar capoeira é caracterizada por ser mais lenta, composta de movimentos furtivos e executados de modo rasteiro. Regional é o estilo contemporâneo de capoeira. Ela possui atributos de outras artes-marciais em sua prática. Esse estilo foi criado pelo Mestre Bimba e difundiu-se rapidamente pelo mundo. Isso contribuiu para melhorar a imagem do capoeirista ao mesmo tempo que favoreceu o aumento de seus adeptos.

ESPORTES DE REDE E PAREDE

Esportes com rede divisória ou parede de rebote são modalidades nas quais o objetivo principal é lançar, bater ou arremessar a bola ou objeto de mesma função para a quadra adversária sobre uma rede, ou rebatendo contra uma parede. Essa maneira de atravessar a bola ou o

objeto, deve dificultar a interceptação da defesa do adversário e fazer com que a bola ou o objeto toque o chão para que o ponto seja computado.

Page 44: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

44

MODALIDADES

- Voleibol - Badminton

- Vôlei de Praia - Tênis

- Tênis de mesa

- Squash - Peteca

- Raquetebol

Iremos conhecer hoje em específico o famoso Tênis de mesa, ou pingue-pongue, para a garotada.

O Tênis de Mesa é um dos esportes mais populares no mundo, se considerado pela quantidade de jogadores. Também chamada de Pingue-Pongue, a modalidade teve seu início na Inglaterra (Século XIX) e

inicialmente foi chamado de ping pong, mas alguns anos depois se tornou uma Marca Registrada e foi convencionado se chamar de Tênis de Mesa. Ainda é considerado um esporte com a bola mais veloz do mundo, cuja raquete pode produzir uma força motriz de grande efeito.

O esporte se tornou uma modalidade olímpica em 1988. Tempos depois, no ano de 2000, houve uma modificação no formato das bolas, que foram oficialmente substituídas pelo formato de 40mm (antes de 38mm), com o objetivo de aumentar a resistência que o ar aplica sobre a bola durante o jogo, tornando-o mais lento.

Atualmente a China é o país que lidera o ranking em popularidade

do esporte, com mais de 10 milhões de adeptos devidamente registrados na Federação. Esta enorme marca se deu devido a propagação do esporte pelo líder Mao Tse-Tung, que incentivou os chineses a praticarem o Tênis de Mesa pela pouca utilização de espaço físico. No mundo todo são mais

de 40 milhões de praticantes (Federados) e aproximadamente 300 milhões cuja prática é esporádica.

REGRAS

Uma partida é disputada em Sets ímpares, os torneios no âmbito nacional possuem o padrão de disputa com um melhor de 5 Sets e os internacionais cujo limite é de 7 sets. Vence a partida o jogador que ganhar 3 ou 4 Sets. A contagem do Set é feita até 11 e se houver empate, será somado mais dois pontos de vantagem. O jogo começa com o saque de um dos adversários e segue a marcação da pontuação geral. Os jogadores utilizam três tipos de Empunhadura, a Clássica que é alocada de maneira onde o indicador se mantém sobre uma das borrachas. A Caneta, onde o jogador utiliza a raquete da mesma forma que segura uma caneta e a Classineta, que o jogador segura a raquete de modo parecido com a Caneta, no entanto tem mais liberdade para manusear se assim preferir.

Page 45: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

45

Os acessórios necessários para a prática do Tênis de Mesa são:

• Mesa, no formato retangular na medida de 2,74 de comprimento, 1,52 de largura e 0,76 de altura;

• Rede, instalada na altura de 15,25cm e 15,25 de comprimento para fora de cada lado;

• Bola, feita de material sintético celulóide ou plástico, com diâmetro de 40mm, cujo peso é de 2,74g (cor laranja ou branca);

• Raquete, com lâmina plana e firme, feita em material que seja 85% de madeira natural, sendo um lado coberto com borracha.

1 – O que são esportes de rede e parede? ____________________________________________________________________________________________________________________________ 2 – Cite três esportes que fazem parte desta modalidade: ____________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) O Tênis de mesa também é conhecido com pongue-pingue. ( ) O Tênis de mesa se tornou uma modalidade olímpica em 1998. ( ) Vence a partida de Tênis de mesa o jogador que ganhar 3 ou 4 Sets. ( ) Os dois principais tipos de capoeira são Angola e Regional. ( ) A palavra Capoeira significa “ luta na mata”.

4 – Como surgiu a capoeira? ____________________________________________________________________________________________________________________________

5 – O que aconteceu de importante com a Capoeira no ano de 2014? ____________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Quais são as características da bola utilizada no Tênis de mesa: ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 7 – Cite três características da Capoeira: __________________________________________________________________________________________________________________________

8 – Quais são os golpes mais comuns utilizados na Capoeira? __________________________________________________________________________________________________________________________ 9 – Os jogadores de Tênis de mesa utilizam três tipos de empunhadura. Quais são elas? __________________________________________________________________________________________________________________________ 10 – Você pratica algum tipo de esporte ou gostaria de praticar? Disserte três linhas sobre. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Referências bibliográficas: https://www.salesianojuazeiro.com.br/arquivos/tarefas/8ANO_ANEXO_EDFISICA.pdf https://www.infoescola.com/esportes/tenis-de-mesa/ https://www.todamateria.com.br/capoeira/

Page 46: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

46

SAMBA

O samba é uma dança e um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular do Brasil. Este ritmo é fruto da miscigenação entre a música africana e europeia nos campos e na cidade. Devido a sua grande presença em todo território nacional, o samba assume formas diferenciadas em cada região, mas sempre mantendo a alegria e sua cadência envolvente.

Origem do Samba

O samba foi criado no Brasil e sua origem são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros.

Inicialmente, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba". Os estudiosos apontam o Recôncavo Baiano como o berço do samba, especialmente o costume de dançar, cantar e tocar instrumentos em roda.

Professor(es): CHRISTIAN MELLO DA SILVA

Aluno(a):

Período de Complementação: De 01/ 06 /2020 a 12 / 06 /2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

8º ANO M/T ARTE 04 AULAS

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,

política, histórica, econômica, estética e ética.

Samba

Conhecendo os artistas:Sambistas Brasileiros.

Batuque, J.M, Rugendas, retratando pessoas escravizadas cantando e dançando em roda.

Page 47: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

47

Em 1917 foi gravado no Brasil aquele que é considerado o primeiro samba com o

título "Pelo Telefone", com letra de Mauro de Almeida e Donga.

"Pelo telefone", Donga 1916

O chefe da polícia pelo telefone manda me avisar Que na Carioca tem uma roleta para se jogar O chefe da polícia pelo telefone manda me avisar Que na Carioca tem uma roleta para se jogar Ai, ai, ai, Deixa as mágoas para trás ó rapaz Ai, ai, ai, Fica triste se és capaz, e verás. Ai, ai, ai, Deixa as mágoas para trás ó rapaz Ai, ai, ai, Fica triste se és capaz, e verás (...). CONHECENDO OS ARTISTAS: Sambistas Brasileiros

DONGA:

Donga (1890-1974) foi músico, compositor e violonista brasileiro. Em parceria com

Mauro de Almeida compôs a música "Pelo Telefone", gravado em 1917, o primeiro

samba gravado na história.

Donga (1890-1974) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de abril de 1890. Filho de

Pedro Joaquim Maria, pedreiro, e de Amélia Silvana de Araújo, a "Tia Amélia", mãe

de santa, cantadeira de modinhas, uma das baianas do bairro da Cidade Nova,

junto com Tia Ciata, Tia Presciliana de Santo Amaro, Tia Gracinda, Tia Verdiana, que

fundaram ranchos onde aconteciam sessões de candomblé e sambas.

Donga, influenciado pelo ambiente musical, com 14 anos aprendeu a tocar

cavaquinho, violão, e banjo, além de dançar um partido alto. Assíduo frequentador

da casa de Tia Ciata, na rua Visconde de Itaúna, foi ali que Donga, em 1916 compôs

um trecho do samba "Pelo Telefone", depois terminada pelo jornalista Mauro de

Almeida. Compôs também valsas, marchinhas, toadas e emboladas.

Conheça outros grandes sambistas brasileiros:

• Noel Rosa • Cartola • João Nogueira • Beth Carvalho • Dona Ivone Lara • Bezerra da Silva • Tom Jobim • Ataulfo Alves • Carmen Miranda • Zé Keti • Martinho da Vila • Zeca Pagodinho • Almir Guineto • Clara Nunes • Alfredo Del-Penh

Assista os vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=woLpDB4jjDU&feature=emb_title

https://www.youtube.com/watch?v=q0vla9YtZrk

Page 48: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

48

EXERCÍCIOS:

1) Responda:

Marque a alternativa correta:

2) LEIA: Em 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, houve um investimento

cultural no país. A partir de agora, o Brasil ficou conhecido internacionalmente

como o país do samba e do futebol. O primeiro samba foi oficialmente gravado em

1917 com o título de Pelo Telefone com os seguintes compositores:

A( )Tia Ciata e Donga;

B( ) Mauro de Almeida e Donga.

C( ) João da Baiana e Pixinguinha

D( )Cartola e Donga;

3) Donga é um dos primeiros artistas a gravar depoimento no Museu da Imagem e

do Som do Rio de Janeiro (MIS/RJ), em 1969. Paralela à vida artística, faz carreira

como oficial de justiça, função na qual se aposenta. Em sua vida ele compôs em

vários ritmos. Quais foram essas composições?

A( )Valsas

B( )Toadas

C( )Emboadas

D( )Marchinhas

E( )Todas as alternativas estão corretas.

4) É um trecho de um Samba:

“O chefe da polícia pelo telefone manda me avisar

Que na Carioca tem uma roleta para se jogar”...

Que samba é este?

__________________________________________________________________

5) O samba tem vários tipos como: samba de roda, samba-enredo, samba-

exaltação, samba-canção, samba gafieira e o pagode. Destaque os alguns sambistas

brasileiros: ________________________________________________________

Qual é o gênero considerado

originalmente brasileiro, que perpetua

no país desde o século XIX, uma mistura

de cultura africana com

europeia?______________________

Page 49: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

49

NTM-Disciplina Arte

De acordo com a Lei orgânica do município de Iguaba Grande, em seu Art. 20:

“São símbolos do Município sua Bandeira, seu Hino e seu Brasão.”

Você conhece estes símbolos?

Page 50: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

50

ATIVIDADES

1- Ouça o hino de Iguaba Grande disponibilizado acima. (Para isso, direcione

a câmera de seu aparelho celular para o código.) Em seguida, responda as

seguintes questões:

a) Quem é o autor de sua melodia?

b) Você já tinha escutado o hino de nosso município?Em que tipo de

atividades ele costuma ser executado?

c) Que elementos são explorados em sua letra?

d) Em que outro ritmo você gostaria de ouvir esse hino?

e) Além do Brasão, da Bandeira e do Hino, que outro símbolo você atribuiria

ao município de Iguaba Grande?

REFERÊNCIAS:

https://www.todamateria.com.br/samba/

https://www.ebiografia.com/donga/

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa558640/donga

https://conhecimentocientifico.r7.com/samba-historia/

https://www.minube.com.br/sitio-preferido/capela-de-nossa-senhora-da-

conceicao-a3595147

http://www.oads.org.br/leis/1638.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_da_Galileia

Professor(es): LEANDRO CASEIRO

Aluno(a):

Período de Complementação: De 01/06/20 a 12/06/20

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

8º ANO M/T LÍNGUA INGLESA 4 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

Reconhecer palavras e expressões oriundas da Língua Inglesa presentes em nosso cotidiano

Interpretação de texto

Page 51: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

51

Observe o cartaz ao lado e responda as perguntas.

1) Quais são os pontos turísticos mencionados no cartaz.

R:_______________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

2) Quais são as características de Iguaba Grande que são

mencionadas no cartaz?

R:_______________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

3) Que outros pontos turísticos você gostaria de colocar no cartaz?

R:_______________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

4) Na sua opinião, as características mencionadas da cidade de Iguaba

Grande são descritas com verdade? Justifique.

R:_______________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Page 52: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao … · 2020. 6. 22. · 1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase) Unidade de Ensino:

52

5) Com ajuda de um dicionário, de a tradução das palavras abaixo.

a) Attractions:________________________________________.

b) Beach:____________________________________________.

c) Countryside:_______________________________________.

d) Style:____________________________________________.

Referências Biográficas

• IBGE. Google. Disponível em:

<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/iguaba-grande/historico >.

Acesso em: 25 /05/ 2020.

• IGUABA GRANDE. Google. Disponível em:

<https://iguaba.rj.gov.br/historia/ >. Acesso em: 25 /05/ 2020.