complementaÇÃo da aprendizagem anos finais (6º ......substantivo exemplos: comum. próprio -...

41
1 COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno) Unidade de Ensino: E. M. ALICE CANELLAS DA SILVEIRA Professor(es): Alessandra Soares, Analita Freitas Christian Mello, Diego Rodrigues, Iany Marinho, Laura Antunes, Leda Nunes, Luana Oliveira, Mara Dalila, Marcelo Machado, Rafael Almarão e Sandro Selano. Aluno(a): Turma: 600/601/602/603 Turno: MANHÃ /TARDE Período de Complementação: De 18/05/2020 a 29/05/2020 Justificativa: Considerando a pandemia que o país enfrenta e as medidas que os serviços de saúde e sanitários vêm tomando para conter a disseminação do vírus COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Iguaba Grande, com base nas propostas, feitas pelos órgãos responsáveis, para enfrentar os efeitos da pandemia do Covid- 19 na educação, vem apresentar as orientações relacionadas as atividades que serão destinadas, como estratégia de complementação e auxílio à aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino. REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUABA GRANDE 2020 Querido(a) aluno(a), Prezado(a) responsável, De repente, a vida nos pegou de surpresa! Temos de experimentar e aprender a conviver com sentimentos muito intensos e diversos, durante o distanciamento de pessoas tão queridas, por medida de segurança. Neste momento de pandemia, precisamos nos unir pelas nossas crianças e adolescentes, que têm revelado muita criatividade e potencial para lidar com uma situação tão atípica, inspirando e mobilizando em nós a alegria com que preparamos esse Material de Complementação Escolar. É nosso dever, como educadores, alimentar a energia que vem dos nossos estudantes, estimulando a contação de histórias, músicas, danças, brinquedos e brincadeiras, enfim, reinventando o momento e o mundo de cada um, por uma Iguaba Grande mais humana e solidária para todos. Seguiremos firmes e venceremos essa pandemia. Fred de Carvalho Ferreira Secretário Municipal de Educação e Cultura

Upload: others

Post on 22-Sep-2020

8 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

1

COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Anos Finais (6º ao 9ºAno)

Unidade de Ensino: E. M. ALICE CANELLAS DA SILVEIRA

Professor(es): Alessandra Soares, Analita Freitas Christian Mello, Diego Rodrigues, Iany Marinho, Laura Antunes, Leda Nunes, Luana Oliveira, Mara Dalila, Marcelo Machado, Rafael Almarão e Sandro Selano.

Aluno(a):

Turma: 600/601/602/603

Turno: MANHÃ /TARDE

Período de Complementação: De 18/05/2020 a 29/05/2020

Justificativa: Considerando a pandemia que o país enfrenta e as medidas que os serviços de saúde e sanitários vêm tomando para conter a disseminação do vírus COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Iguaba Grande, com base nas propostas, feitas pelos órgãos responsáveis, para enfrentar os efeitos da pandemia do Covid-19 na educação, vem apresentar as orientações relacionadas as atividades que serão destinadas, como estratégia de complementação e auxílio à aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUABA GRANDE

2020

Querido(a) aluno(a),

Prezado(a) responsável,

De repente, a vida nos pegou de surpresa!

Temos de experimentar e aprender a conviver com sentimentos muito intensos e diversos, durante o distanciamento de pessoas tão queridas, por medida de segurança.

Neste momento de pandemia, precisamos nos unir pelas nossas crianças e adolescentes, que têm revelado muita criatividade e potencial para lidar com uma situação tão atípica, inspirando e mobilizando em nós a alegria com que preparamos esse Material de Complementação Escolar.

É nosso dever, como educadores, alimentar a energia que vem dos nossos estudantes, estimulando a contação de histórias, músicas, danças, brinquedos e brincadeiras, enfim, reinventando o momento e o mundo de cada um, por uma Iguaba Grande mais humana e solidária para todos.

Seguiremos firmes e venceremos essa pandemia.

Fred de Carvalho Ferreira

Secretário Municipal de Educação e Cultura

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Page 2: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

2

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO, NESSAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Se possível, após o preenchimento, fotografe essa página e envie à

escola. Contamos com a sua colaboração!

Escola E. M. ALICE CANELLAS DA SILVEIRA

Aluno

Ano de escolaridade: 6º ANO Turma:

1. AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS

Conteúdo estudado ( 1) (2) (3)

Legenda:

( 1 ) Conseguiu realizar as atividades deste conteúdo ( 2 ) Conseguiu realizar as atividades deste conteúdo, mas precisou de ajuda ( 3) Não conseguiu realizar as atividades deste conteúdo

1.1. As atividades são suficientes para o período de complementação?

( ) sim ( ) não ( ) as vezes

2. Tem conseguido tirar as dúvidas com o(a) professor(a)?

3. ( ) sim ( ) não ( ) as vezes

4. Registre aqui, como tem sido sua experiência com as atividades não

presenciais:

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

5. Se desejar registre as suas observações:

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

Nome do responsável:

Page 3: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

3

Man

ten

ha u

ma

roti

na

Crianças e jovens devem acordar no horário habitual, vestir-se adequadamente, alimentar-se de maneira saudável e então se dedicar ao estudo dos conteúdos que seriam trabalhados em sala de aula. É importante respeitar os intervalos. Assim como no colégio, o recreio ou o tempo para relaxar e brincar entre uma atividade e outra é fundamental. O ideal é que os estudantes não sejam sobrecarregados por conta da quarentena imposta pelo coronavírus.

Co

nti

nu

e s

e

co

mu

nic

an

do

Seja pelas plataformas virtuais disponibilizadas pela escola, ou pelas redes sociais, o estudante deve interagir frequentemente com a turma e com o professor, preservando a experiência social. As redes sociais permitem que as famílias troquem informações sobre o aprendizado dos filhos e que estes sigam desenvolvendo os laços de amizade construídos na Unidade de Ensino. Os grupos são uma oportunidade para sanar dúvidas e compartilhar ideias e resultados. A família precisa reforçar o contato com o professor, certificando-se de que as matérias estão sendo abordadas de maneira correta e discutindo as percepções do aluno.

Exp

lore

a

cri

ati

vid

ad

e Tudo pode ser transformado a partir de um novo olhar. Com lápis, papel

e régua já é possível esboçar uma planta baixa da casa e convidar os pequenos a repensar os espaços, reorganizando móveis, folhagens e até a decoração. Esse exercício estimula noções espaciais, matemáticas e sociais, já que o ambiente precisa continuar harmônico e útil para todos. Criar jogos diversos com materiais reutilizáveis e utilizar brincadeiras antigas como forma de aprendizagem também é uma boa pedida

Esti

mu

le o

mo

vim

en

to No período de isolamento social, é importante que as famílias se

mantenham saudáveis, A prática exercícios mesmo dentro de casa, é uma forma de manter o corpo em movimento. Os pais podem organizar desafios de dança e mímica dentro de casa, trabalhando a percepção corporal, a flexibilidade e a coordenação motora. Se houver acesso à ambientes ao ar livre, disputas lúdicas como corrida com bastões ou sacos são uma alternativa.

Professor(es): LÊDA NUNES

Aluno(a):

Período de Complementação: De 18/05/20 a 29/05/20

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

6º ANO M/T LP I (GRAMÁTICA) 8 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

(EF06LP04) Analisar a função substantivos.

Substantivo

Analisar a função e as flexões de artigos.

Artigo

Analisar a função de Numeral.

Numeral

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes, etc.

Leitura e Interpretação de texto

Ações simples são capazes de fazer a diferença nos estudos e no dia a dia em casa. Confira 4 sugestões para enfrentar esse período com leveza e planejamento.

Page 4: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

4

SUBSTANTIVO

Substantivo é o nome que se dá ao objeto, indivíduo ou lugar. Além disto, nomes de sentimentos ou atitudes também são substantivos.

Exemplos: pedra, mesa, cadeira, classe, fruta, melancia, Maria, Brasil, amizade, amor, esperança, vontade, superação, ousadia e etc.

Os substantivos podem ser classificados em: comum, próprio, primitivo, derivado, simples, composto, concreto, abstrato e coletivo.

COMUM OU PRÓPRIO Comum - denomina todos os seres de uma espécie, sem particularizá- los. Exemplo: Aquela cidade é muito bonita. > O substantivo cidade serve para nomear qualquer lugar; por isso é substantivo comum. Próprio - denomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60 (sessenta) anos. > O substantivo Brasília particulariza um lugar; por isso substantivo próprio. PRIMITIVO OU DERIVADO Primitivo - substantivo que não se forma de outra palavra. Exemplo: O livro está guardado. Derivado - substantivo que se forma de outra palavra. Exemplo: Aquela livraria é muito boa. SIMPLES OU COMPOSTO Simples - formada por uma única palavra.

Exemplos: Gosto de observar aquela flor. / Meu pé está machucado. Composto - formado por mais de uma palavra. Exemplos: O beija-flor pousou na calçada.

O menino deu um pontapé muito forte na bola. CONCRETO OU ABSTRATO Concreto - denomina ser de existência própria (real ou imaginária), ou seja, não depende de outro para existir. Exemplos: Deus nos proteja! / Aquela cidade é muito bonita! Abstrato - denomina ações, sensações, sentimentos. Precisa de outro ser para existir. Exemplos: Fizeram uma ótima escolha. / O amor supera tudo. COLETIVO Coletivo - nomeia agrupamentos de seres da mesma espécie. Exemplos: A boiada segue para o pasto. (grupo de bois)

Há uma grande biblioteca naquele colégio. (grupo de livros)

(AS RESPOSTAS DEVEMS ER APRESENTADAS NO CADERNO)

1) Observe os substantivos destacados nos trechos e classifique-os em: comum ou próprio; primitivo ou derivado; simples ou composto; concreto ou abstrato. a) “Era uma vez um homem que tinha uma galinha.”

Page 5: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

5

b) “Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha.” c) “Dava pão-de-ló, dava até sorvete.” d) “O marido não quis conversa...”

Leia o texto para responder às questões de 2 a 4.

2)

3)

4)

5)

Page 6: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

6

6)

7)

Page 7: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

7

8)

ARTIGO

Artigo é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo, de modo particular, definido (artigo definido) ou de modo geral, impreciso, indefinido (artigo indefinido). Artigo definido - o, os, a, as Artigo indefinido - um, uns, uma, umas Observe: O garoto pegou a fruta e sentou-se na rede. (artigos definidos) Um garoto pegou uma fruta e sentou-se na rede. (artigos indefinidos)

Observações:

I. Os artigos vêm sempre antes do substantivo e assumem a flexão de gênero (masculino ou feminino) e a flexão de número (singular ou plural). Exemplos: Encontrei o livro e a caneta.

Encontrei os livros e as canetas. Encontrei um livro e uma canetas. Encontrei uns livros e umas canetas. II. Os artigos ajudam a identificar se uma palavra é ou não um substantivo. Exemplos: O olhar do menino era tristonho. (olhar - substantivo) O menino quer olhar a paisagem. (olhar - verbo)

(AS RESPOSTAS DEVEMS ER APRESENTADAS NO CADERNO) Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 3. Amizadão Amigo, como o ar Some e volta some e volta. No peito da gente fica.

(Ulisses Tavares. Viva a poesia VIVA. 7.ed. São Paulo: Saraiva, 2004.)

1) Identifique e classifique o artigo empregado no poema. 2) O poema começa com o substantivo amigo, desacompanhado de artigo. a) Que artigo poderia ser empregado antes da palavra amigo, sem que o sentido geral do poema fosse alterado: o ou um? b) A ideia afirmada nos versos particulariza ou generaliza o sentido da palavra amigo? Por quê? 3) Por que o poema compara amigo ao ar?

Page 8: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

8

NUMERAL Numeral - palavra que contém ideia de número. Classificação:

• Numeral cardinal – indica quantidade. Ex.: Há cinco milhões de espécies de seres vivos naquela floresta.

• Numeral ordinal – indica ordem. Ex.: Ele foi o décimo segundo colocado naquele Concurso. No terceiro dia de aula, os alunos visitaram a biblioteca.

• Numeral multiplicativo – indica multiplicação. Ex.: André ganhou o triplo dos doces naquele dia.

• Numeral fracionário – indica a parte de um todo. Ex.: Janete comeu um terço daquele bolo.

Observação:

• A numeração de reis, princesas papas, séculos, artigos de decretos e de leis são lidos como ordinal até nono ( IX).

Ex.: João VI - (sexto) Pedro II - (segundo)

• Quando for acima de dez (X) deve ser lido como cardinal. Ex.: Século XXI (vinte e um) Capítulo XI (onze) Artigo XV (quinze) Atividade Identifique os numerais dos trechos abaixo e classifique-os: cardinal, ordinal, multiplicativo, fracionário.

• Em cima da mesa, há um recipiente com um litro de iogurte que contém suco de fruta, leite e mel. A quantidade de leite é o dobro da quantidade de suco de fruta, e a quantidade de mel é a nona parte da quantidade dos outros dois líquidos juntos.

........................................................................................................................

........................................................................................................................

.......................................................................................................................

• Maria gastou um quinto da quantia que possuía com o ingresso do teatro e metade do que sobrou, na lanchonete.

........................................................................................................................

.......................................................................................................................

• Quatrocentos e sessenta e sete automóveis passaram por aquela estrada.

........................................................................................................................

• O menino estava com tanta fome que comeu um sanduíche duplo. ......................................................................................................................

• O jogador já havia feito novecentos e noventa e nove gols, portanto iria marcar o seu milésimo gol.

........................................................................................................................

.......................................................................................................................

• As crianças foram àquele show pela terceira vez! ....................................................................................................................

• Flávia participou daquele evento esportivo pela quinta vez e conseguiu ganhar quatro medalhas.

........................................................................................................................

.......................................................................................................................

Page 9: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

9

REFERÊNCIAS 1. https://www.pensador.com/frase/Nzc0MTUw/ 2. PATROCÍNIO, Mauro Ferreira do. Aprender e Praticar gramática volume único. São Paulo: FTD, 2011. 3. https://www.todamateria.com.br/ 4. Português: Linguagens – 6° ano (Ensino Fundamental) William Roberto Cereja / Thereza Cochar Magalhães. São Paulo: Saraiva, 2015. 5.http://www.leloca.com.br/2013/03/11/atividades-com-tirinhas-substantivo-proprio-comum-e-coletivo-ta-chegando/ 6.http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/substantivo/substantivo-simples-composto-primitivo-e-derivado/ 7. Língua Portuguesa : 6°ano/ Tânia Amaral de Oliveira...[et al.]. – 4 es. – São Paulo: IBEP,2015. ( Tecendo linguagens)

Professor(es): RAFAEL ALMARÃO

Aluno(a):

Período de Complementação: De 18/05/2020 a 29/05 /2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

6° ANO M/ T LP II (Produção Textual)

4 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes.

Leitura e compreensão de texto.

(EF67LP29) Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.

Texto Teatral

Page 10: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

10

GÊNERO TEXTUAL: FÁBULA

As fábulas são criações textuais muito antigas contadas às

pessoas para transmitir-lhes ensinamentos, orientando-as a como melhor

pensarem e se comportarem na época e na sociedade em que vivem.

Quem conta ou escreve uma fábula tem alguma intenção, seja de

ensinar, aconselhar, convencer divertir, seja de criticar e, às vezes, até

de fazer alguém desistir de um propósito ruim ou que não lhe era

favorável.

As fábulas são narrativas curtas, se utilizam de animais como

personagens, os quais assumem características humanas representando

certas atitudes e comportamentos próprios dos homens, com o objetivo

de passar uma lição de vida.

(In: Sete faces das fábulas. Org. Marcia Kupstas, 1. Ed. São Paulo, Moderna, 1992.)

Leia o texto abaixo.

A FORMIGA BOA

Houve uma jovem cigarra que tinha o costume de chiar ao pé dum formigueiro. Só parava quando cansadinha; e seu divertimento então era observar as formigas na eterna faina de abastecer as tulhas.

Mas o bom tempo afinal passou e vieram as chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam o dia cochilando nas tocas. A pobre cigarra, sem abrigo em seu galhinho seco e metida em grandes apuros, deliberou socorrer-se de alguém. Mancando, com uma asa a arrastar, lá se dirigiu para o formigueiro. Bateu – tique, tique, tique... Aparece uma formiga friorenta, embrulhada num chalinho de paina. – Que quer? – perguntou, examinando a triste mendiga suja de lama e a tossir. – Venho em busca de agasalho. O mau tempo não cessa e eu... A formiga olhou-a de alto a baixo. – E que fez durante o bom tempo, que não construiu sua casa? A pobre cigarra, toda tremendo, respondeu depois dum acesso de tosse. – Eu cantava, bem sabe... – Ah! ... Exclamou a formiga recordando-se. Era você então quem cantava nessa árvore enquanto nós labutávamos para encher as tulhas? – Isso mesmo, era eu... – Pois entre, amiguinha! Nunca poderemos esquecer as boas horas que sua cantoria nos proporcionou. Aquele chiado nos distraía e aliviava o trabalho. Dizíamos sempre: que felicidade ter como vizinha tão gentil cantora! Entre, amiga, que aqui terá cama e mesa durante todo o mau tempo. A cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol.

(LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa – 3 – São Paulo, Brasiliense.)

COMPREENSÃO DO TEXTO (RESPOSTAS NO CADERNO)

ATIVIDADE 1 – Quais são os personagens principais desta história? Fale um pouco sobre as personalidades deles. ATIVIDADE 2 – O que a cigarra fazia enquanto a formiga trabalhava? ATIVIDADE 3 – Quando chegou o inverno o que aconteceu com a cigarra?

Page 11: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

11

ATIVIDADE 4 – Retire um trecho do texto que comprova o complicado estado de saúde da cigarra. ATIVIDADE 5 – O que você achou da atitude da formiga em relação à cigarra? ATIVIDADE 6 – Esses tipos de texto sempre terminam com uma moral, ou seja, um aprendizado sobre as coisas do dia a dia de nossas vidas etc. Que moral você tira desta história? Explique. ATIVIDADE 7 – De acordo com as características apresentadas, constatamos que o texto lido pertence ao gênero: ( ) Conto de fadas. ( ) Carta Pessoal. ( ) História em quadrinhos. ( ) Fábula.

“Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier.”

TEXTO I O PRÍNCIPE DESENCANTADO O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava

dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar: PRINCESA – Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro? PRÍNCIPE – sim, minha querida princesa. PRINCESA – Então nós temos que nos casar já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo? PRÍNCIPE – É... Querida princesa. PRINCESA – Você tem um castelo, é claro. PRÍNCIPE – Tenho... princesa. PRINCESA – E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber? PRÍNCIPE – Trinta e seis. PRINCESA – Só? Pequeno, hein! Mas não

faz mal. Depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá! PRINCESA – Tantas assim? PRÍNCIPE – Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é? PRINCESA – Mas quarenta amas! PRÍNCIPE – Ah, eu não quero nem saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal passaram-se cem anos, não é mesmo? Eu quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e... e... joias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina! PRÍNCIPE – Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe... PRINCESA – Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou na boca e agora vai querer que eu ande

Page 12: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

12

por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não! Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado. (FLAVIO DE SOUZA. Príncipes e princesas, sapos e lagartos: histórias modernas de tempos antigos. São Paulo: FTD 2012) ESTUDO DO TEXTO (RESPOSTAS NO CADERNO) ATIVIDADE 1 – De acordo com as falas iniciais da princesa, qual ação do príncipe representava o motivo para que eles se casassem? ATIVIDADE 2 – Algumas falas da princesa demonstram que ela tinha apego a bens materiais e ao luxo. Copie um trecho em que isso acontece. ATIVIDADE 3 – A princesa diz que não quer andar por aí como uma “Gata Borralheira”. A que personagem de contos infantis ela se refere? Leia o texto abaixo: TEXTO II Gata Borralheira é o nome recebido pela personagem Cinderela, uma moça órfã de mãe, cujo pai casara-se novamente e a madrasta já tinha duas filhas de outro casamento. Na ausência do pai de Cinderela, a madrasta e suas filhas obrigavam a moça a fazer todas as tarefas domésticas: limpar, varrer, lavar, passar, cozinhar. Cinderela vestia roupas velhas e estava sempre suja de cinza (borralho) porque usava fogão a lenha.

ATIVIDADE 4 – Quais serviços a “Gata Borralheira” fazia, mas a princesa do texto “O príncipe Desencantado” não desejava fazer, caso se cassasse com o príncipe? ATIVIDADE 5 – De tantas exigências materiais para se casar com o príncipe, a impressão que fica para o leitor é a de que a princesa dessa história é: ( ) humilde. ( ) compreensiva. ( ) interesseira. ( ) modesta. ATIVIDADE 6 – Releia a fala do príncipe: “Mas eu não sou o rei das Arábias! Sou apenas um príncipe...” > Nesse trecho, a palavra apenas, associada ao príncipe, cria a ideia de que ele era: ( ) orgulhoso. ( ) exibicionista. ( ) humilde. ( ) muito rico. ATIVIDADE 7 – Releia a fala da princesa: “Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar.” > Em sua opinião, nesse trecho, a princesa está com a razão ou foi mal agradecida? Comente. REFERÊNCIAS: http://professordiorges.blogspot.com/2017/04/fabula-formiga-boa-interpretacao-6-ano.html

1. Língua portuguesa – Estudo e Ensino. 2. Ensino Fundamental II. Pontarolli, Bernadette.

Page 13: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

13

Professor(es): ALESSANDRA SOARES

Aluno(a):

Período de Complementação: De 18/05/20 a 29/05/20

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

6º ANO M/T MATEMÁTICA I 8 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

Operações com números naturais.

(EF06MA14) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

MULTIPLICAÇÃO

Adicionar quantidades iguais

Uma professora comprou um pacote com 12 réguas azuis, outro com 12

réguas vermelhas e outro com 12 réguas transparentes. Quantas réguas

ele comprou?

12 + 12 + 12 = 3 x 12 = 36 Ela comprou 36 réguas.

Proporcionalidade

Cada quilograma de bolo de laranja custa R$10,00. Artur encomendou um

bolo com 8 kg e meio. Quanto pagará pela encomenda?

1 kg __________ R$ 10,00

8 Kg__________R$ 80,00

Meio quilograma ______R$5,00

Ele pagará R$85,00 pela encomenda.

Page 14: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

14

Disposição retangular

Em parte de um estacionamento, os carros podem ser dispostos em

fileiras. São duas fileiras com 9 carros em cada uma. Quantas vagas há no

estacionamento?

2 x 9 = 18 Há 18 vagas no estacionamento.

Número de possibilidades

Para acompanhar o peixe, um restaurante oferece purê de batatas ou

arroz ou legumes cozidos. Há também quatro tipos de molhos: mostarda,

rose, queijos e tomate. Quais são as possibilidades que uma pessoa tem

para escolher um acompanhamento e um desses molhos? Podemos

organizar uma tabela com as possibilidades.

MOSTARDA ROSÉ QUEIJO TOMATE

PURÊ Purê e mostarda

Purê e rosé

Purê e queijo

Purê e tomate

ARROZ Arroz e mostarda

Arroz e rosé

Arroz e queijo

Arroz e tomate

LEGUMES Legumes e mostarda

Legumes e rosé

Legumes e queijo

Legumes e tomate

São 3 possibilidades de acompanhamento, com 4 opções de molho

para cada um. Então, podemos determinar as possibilidades de

composição do prato por meio de uma multiplicação.

3 x 4 = 12 possibilidades

1) Na composição de um jardim, serão utilizadas 6 caixas de rosas.

a) Se cada caixa contém 15 mudas, quantas mudas serão usadas nesse

jardim?

b) A caixa de rosas está sendo vendida por R$18,00. Qual será o valor na

compra das caixas?

2) Considerando a e b são números naturais, complete o quadro. Siga o

exemplo:

a b a x b b x a

18 4 18 x 4 = 72 4 x 18 = 72

7 80

39 0

12 6

3) Em uma escola, há 6 aulas por dia, cada uma com duração de 45

minutos. Em uma semana de 5 dias, há mais de 20 horas de aula?

_____________________________

4) Em cada item, determine os produtos:

a) 278 x 0 = ________ d) 15 x 4 = _________

b) 278 x 10 = _______ e) 15 x 4 x 0 = ______

c) 278 x 100 = ______ f) 100 x 0 = ________

5)Joana possui três blusas: uma preta, uma branca e uma rosa. E uma

única calça jeans. Quantas possibilidades de mudas de roupa Joana

poderá formar com essas peças?

“UM PROFESSOR PODE LEVÁ-LO ATÉ A PORTA, MAS ABRI-LA É

COM VOCÊ”

Page 15: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

15

(Provérbio Chinês)

DIVISÃO

Observe abaixo a promoção de uma papelaria e descubra qual o valor de

cada embalagem. Para determinar esse valor, divide-se o preço da caixa

pelo número de embalagens que ela contém.

216 18

18 12

- 36

36

0 Cada embalagem custa R$ 12,00.

Repartir em partes iguais

Três amigos gastaram em um restaurante o total de R$120,00. Se cada

um pagou a mesma quantia na hora de acertar a conta, quantos reais cada

um pagou?

120 : 3 = 40 Cada amigo pagou R$ 40,00.

Quantos cabem?

Quantos grupos com 4 pessoas podem ser formados em um total de 60

alunos?

60 : 4 = 15 Podem ser formados 15

grupos.

1) Em uma gincana cultural, 658 pessoas se inscreveram em equipes com

exatamente 14 participantes. Quantas equipes se formaram?

2) Em cada item, determine o quociente, quando possível.

a) 0 : 3 = _______ c) 0 : 10 = ________

b) 17 : 0 = ______ d) 140 : 2 = _______

3) Sandra vai fazer sanduíches para um piquenique e, para isso, comprou 5

pacotes com 14 fatias de pão cada um. Se em cada sanduíche vão 3

fatias desse pão, quantos sanduíches, no máximo, ela poderá fazer?

4) Para vender 1848 canetas, uma papelaria montou kits contendo 5

canetas em cada. Quantos kits foram montados?

5) Efetue as seguintes multiplicações e divisões a seguir:

a) 1.980 x 0

b) 2.478 Xx 9

c) 678 x 8

d) 589 x 7

e) 1.000 2 f) 417 3

g) 424 4 h) 5.550 5

CAIXA COM18 EMBALAGENS

DE CANETINHAS POR R$216,00

Page 16: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

16

6) Resolva as expressões:

a) 120 x 2 : 3 = c) 612 : 2 X 4 x 6 =

b) 6.888 x 5 + 123 = d) 5.550 : 5 – 1.000 =

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca

tem medo e nunca se arrepende.”

(Leandro Piccini)

3. REFERÊNCIAS

CONQUISTAS – Solução Educacional Positivo (Editora Positivo)

BICUDO, Maria Aparecida. Pesquisa em Educação matemática: concepções

e perspectivas;

BRASIL. Secretaria de Fundação Fundamental. Parâmetros curriculares

nacionais 6º ao 9º ano.

Professor(es):JULIA TINOCO

Aluno(a):

Período de Complementação: De 18/05/2020 a 29/05/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

6º ANO M/T GEOMETRIA 4 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

EF06MA18 - Reconhecer, nomear e

comparar polígonos, considerando lados,

vértices e ângulos, e classificá-los em

regulares e não regulares, tanto em suas

representações no plano como em faces

de poliedros.

Polígonos

Page 17: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

17

POLÍGONOS

Polígono é uma figura geométrica plana limitada por segmentos de reta, chamados lados do polígono.

De acordo com o número de lados ou ângulos que o polígono apresenta, ele recebe um nome. Veja os principais:

https://youtu.be/TiHJPJZJWis

https://youtu.be/O7-wzFnelWE

Assista os vídeos acima pra ajudar nas suas atividades.

1) Escreva o nome dos polígonos abaixo:

Page 18: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

18

2) Classifique os polígonos em côncavos ou convexos.

a) _______________

b) _______________

c) _______________

d) _______________

e) _______________

f) _______________

3.Entre os polígonos representados, indique aqueles que são:

4) Os polígonos podem ser classificados como convexos ou não convexos, regulares ou não regulares. A respeito dessa classificação, assinale a alternativa correta: a) Um polígono é dito convexo quando possui todos os lados iguais. b) Um polígono é dito convexo quando possui todos os ângulos iguais. c) Um polígono é regular quando possui lados congruentes. d) Um polígono é convexo quando qualquer segmento de reta, que possui extremidades em seu interior, não possui pontos fora dele. e) Um polígono é dito regular quando um segmento de reta, que possui extremidades em seu interior, possui pontos fora dele.

Page 19: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

19

5) uma das aulas práticas de Matemática, o professor propôs aos alunos que recortassem sete figuras planas, das quais quatro deveriam ser polígonos e três não-polígonos. Os primeiros quatro alunos a terminarem a tarefa apresentaram as seguintes figuras ao professor:

Marque a seguir o nome do aluno que apresentou as figuras CORRETAS de acordo com a proposta do professor. a) Márcia b) Marcos c) Thiago d) Patrícia 6) Um polígono de 6 lados é um: a) triângulo. b) hexágono. c) heptágono. d) pentágono. 7) O pentágono é um polígono de:

a) 3 lados. b) 4 lados. c) 5 lados. d) 6 lados.

8) Um polígono que tem 7 lados, 7 ângulos e 7 vértices chama-se:

a) eneágono b) hexágono c) heptágono d) octógono

9) Um dodecágono é um polígono que tem:

a) 9 lados b) 10 lados c) 11 lados d) 12 lados

10) Todo polígono regular possui:

a) Apenas quatro lados com medidas diferentes. b) Apenas quatro lados com mesma medida. c) Todos os lados com medidas diferentes. d) Todos os lados com mesma medida.

1. REFERÊNCIAS

https://www.aprendafacil.net/2019/03/poligonos-6-ano-exercicios.html

Page 20: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

20

Professor(es): MARA DALILA NOGUEIRA

Aluno(a):

Período de Complementação: De 18/05/2020 a 29/05/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

6º ANO M/T CIÊNCIAS 8 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

-(EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso;

Movimentação e Coordenação dos Seres Vivos

-Estabelecer a relação entre as estruturas de sustentação e movimentação nos diferentes grupos animais.

-Ossos, músculos e articulações;

-(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

-O Tecido Nervoso;

-Relacionar os sentidos ao cérebro; -Associar os sentidos à percepção do ambiente em que estamos inseridos e dos perigos que nos cercam;

- Os sentidos

ESQUELETO E MÚSCULOS

Graças a eles, podemos nos mover. Os animais vertebrados possuem uma estrutura formada por ossos ou cartilagens chamada esqueleto. A principal função dele é dar sustentação ao corpo. Além disso, ele protege os órgãos que ficam ali dentro, armazenam cálcio e, dentro de alguns ossos, formam-se células do sangue. Em muitos vertebrados, como o ser humano, o esqueleto é dividido em duas partes: - Esqueleto axial: formado pelo crânio, coluna vertebral, costelas e cauda. - Esqueleto apendicular: composto pelos ossos e cartilagens que formam os braços, pernas, asas e nadadeiras.

Uma pessoa adulta possui geralmente 206 ossos. O local onde um osso se encontra com outro é chamado de articulação. Em muitos casos, as articulações podem se mover, como é o caso dos joelhos, dos cotovelos e dos ombros.

Page 21: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

21

Joelho

Sobre os ossos e suas articulações, são encontrados os músculos. Eles são responsáveis pela metade do peso de um indivíduo. Os músculos, em conjunto com os ossos e articulações, Isso ocorre porque esses músculos são capazes de se contrair e também de relaxar, de acordo com a nossa vontade.

No entanto, alguns músculos se relaxam e se contraem sem depender da nossa vontade. Eles são encontrados em muitos órgãos, como o coração e o intestino. Assim, sem esses músculos, nosso coração, por exemplo, não seria capaz de bater.

Sobre os músculos do esqueleto, temos a pele. Ela protege o corpo contra a entrada de agentes causadores de doenças e contra os raios solares que nos fazem mal. Além disso, ela é a grande responsável pelo tato.

Tecido Nervoso O tecido nervoso é um tecido de comunicação, capaz de receber, interpretar e responder aos estímulos. As células do tecido nervoso são altamente especializadas no processamento de informações. Os neurônios transmitem os impulsos nervosos e as células da glia atuam junto com eles.

Função

A função do tecido nervoso é fazer as comunicações entre os órgãos do corpo e o meio externo.

Tudo acontece de forma muito rápida. Através dos neurônios, o sistema nervoso recebe estímulos, decodifica as mensagens e elabora respostas.

Por exemplo: o frio (estímulo externo) é recebido pelos receptores da pele, transmitido por neurônios sensitivos e interpretado no sistema nervoso central.

Células Nervosas

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:

ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

Os grandes responsáveis pelas diferentes sensações Os órgãos dos sentidos são grandes responsáveis pelas diferentes sensações que experimentamos. Graças a eles podemos enxergar, ouvir, sentir o gosto e o cheiro das coisas, tocar e sentir objetos. Essas sensações se dão graças aos: olhos (visão), ouvidos (audição), boca e língua (paladar), nariz (olfato), mãos e pele (tato).

A visão é o que nos faz enxergar as coisas. Para isso é necessário ter os olhos saudáveis e ter luz no ambiente, pois no escuro ficamos impossibilitados de enxergar.

Com a audição podemos ouvir os diferentes sons, sejam eles uma música, o toque do telefone, as pessoas conversando, barulhos de máquinas e eletrodomésticos, barulhos de carro, trovões, alarmes, etc.

Page 22: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

22

A língua é o órgão responsável pelo sentido do paladar, uma vez que capta e distingui o sabor dos alimentos (salgado, doce, azedo, amargo), além das sensações de quente e frio.

O olfato é o sentido que nos permite sentir os cheiros. O nariz é um dos principais órgãos responsáveis por esse processo.

Com a pele sentimos a textura das coisas, as características dos ambientes e a temperatura que faz. A esse sentido damos o nome de tato.

EXERCÍCIOS

1 - O esqueleto humano é formado por uma grande quantidade de ossos, que garantem, entre outras funções, nossa movimentação, além de protegerem órgãos internos. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não apresenta outra função do esqueleto:

a) O esqueleto funciona como local de inserção dos músculos.

b) O esqueleto garante a produção de células sanguíneas.

c) O esqueleto garante a realização das trocas gasosas.

d) O esqueleto funciona como depósito de sais minerais.

e) O esqueleto proporciona a sustentação do nosso corpo.

2 - O esqueleto humano é dividido em axial e apendicular. Todos os ossos descritos abaixo fazem parte do esqueleto axial, exceto:

a) Crânio

b) Vértebras

c) Osso hioide

d) Esterno

e) Úmero

3 - O neurônio é uma célula responsável principalmente pela transmissão de informações. A estrutura de um neurônio está esquematizada a seguir:

Observe a parte do neurônio indicada pelo número 1 Marque a alternativa que indica o nome da estrutura indicada pelo número 1.

a) Corpo celular.

b) Dendrito.

c) Axônio.

d) Glia.

e) Neuróglia.

4 - No ato de beber ou comer, qualquer sabor estranho ou cheiro é um aviso de que o alimento pode estar estragado. Esses dois sentidos estão intimamente ligados. Juntos, constituem um sistema de vigilância dos produtos que entram no corpo. Os sentidos referidos no texto são: A) visão e olfato. B) gustação e audição. C) visão e audição. D) olfato e gustação.

4. REFERÊNCIAS

5. https://escolakids.uol.com.br/ciencias/esqueleto-e-musculos.htm 6. https://www.todamateria.com.br/tecido-nervoso/ 7. https://escolakids.uol.com.br/ciencias/orgaos-dos-sentidos.htm

Page 23: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

23

Professor(es): LAURA ANTUNES

Aluno(a):

Período de Complementação: De 18/05/20 a 29/05/20

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

6º ANO M/T HISTÓRIA 8 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

(EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.

Reformas de Sólon e Clístenes

(EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.

Grécia Antiga

Grécia Antiga: das origens à pólis

A Grécia antiga não era um país unificado, mas uma porção de

cidades independentes com seus governos e suas leis.

Foi a partir do segundo milênio antes de Cristo que diversos povos

(aqueus, jônios, eólios e dórios) começaram a se estabelecer na região da

Grécia. Ali misturaram seus modos de ser e de viver e, ao longo do tempo,

construíram certa unidade cultural que ficou conhecida como Grécia

antiga.

Formação das cidades

A partir do século VII a.C, formaram-se na Grécia antiga cidades

que eram chamadas pólis. Cada pólis, ou cidade-Estado, era

independente e desenvolveu seu governo, suas leis, seu calendário e sua

moeda.

No mundo grego, surgiram diversas cidades, como Atenas e

Esparta, que destacaram-se pela liderança que tiveram em certas

ocasiões.

Entre os séculos VIII a.C e VI a.C, muitos gregos saíram das

cidades em que nasceram e foram viver em outras regiões, onde fundaram

colônias.

Várias questões motivaram a colonização grega, como a escassez

de terras para a agricultura na parte continental da Grécia, o aumento da

população e o crescimento do comércio, que estimulou os comerciantes a

buscar matérias-primas em outros locais.

A colonização ajudou no desenvolvimento da navegação e fez

crescer o comércio e o artesanato. Além disso, favoreceu as trocas

culturais entre gregos e outros povos.

Page 24: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

24

Atenas

A cidade de Atenas fica bem perto do mar Egeu. Como em outras cidades-

Estados gregas, o centro de Atenas situava-se em uma colina chamada

Acrópole (cidade alta).

Caminho da democracia

O poder político e econômico estava concentrado nas mãos dos

aristocratas (homens ricos, que possuíam grandes quantidades de terras.

Os aristocratas eram chamados de “eupátridas”, palavra que significa

“bem- nascidos” ou “nascidos nas famílias nobres”.

Nessa época, por exemplo, proprietários de terras que não

pertenciam à aristocracia desejavam participar do governo. Já pequenos

proprietários reivindicavam o acesso a terras mais produtivas e o fim da

escravidão por dívidas.

A escravidão por dívida afetava a vida da população mais pobre

de Atenas, principalmente a dos camponeses. Eles faziam empréstimos

com os grandes proprietários de terras e, quando não conseguiram quitá-

los, perdiam seus bens e podiam se tornar escravos do credor.

Reformas de Sólon e Clístenes

Nesse cenário de tensões sociais, a maioria da população

ateniense começou a exigir reformas. Para contornar a crise, o governo

aristocrata indicou como juiz um eupátrida chamado Sólon. Em 594 a.C,

ele realizou reformas que, entre outras medidas, acabaram com a

escravidão por dívida. No entanto, reservou os altos cargos políticos

somente aos homens mais ricos.

Depois das reformas de Sólon, houve um período de agitações

sociais. Por volta de 507 a.C, o governo passou a ser chefiado pelo

aristocrata Clístenes. Ele aprofundou as reformas de Sólon e introduziu

a democracia.

A democracia ateniense tinha uma ideia básica: todos os cidadãos têm os

mesmos diretos perante a lei. A expressão “todos os cidadãos “, porém,

não quer dizer “todos os habitantes “da cidade. Em Atenas, cidadãos

eram só os homens atenienses maiores de 21 anos. Assim, estrangeiros,

escravos, mulheres e menores de 21 anos não tinham direitos de

cidadania.

Calcula-se que, no século V a.C, Atenas tinha por volta de 310 mil

habitantes, dos quais apenas cerca de 42 mil eram cidadãos. Portanto, a

democracia ateniense excluía a maior parte da população.

Exercícios

1-Foi a partir do segundo milênio antes de Cristo que diversos povos (

___________________, ___________________, __________________,

_________________________) começaram a se estabelecer na região da

Grécia.

2- A partir do século VII a.C, formaram-se na Grécia antiga cidades que

eram chamadas:

a) Pólis b) Colônia c) Acrópole

d) Creta

3- Principais cidades-estados gregas:

a) Clístenes e Sólon b) Atenas e Esparta c) Acrópole e Atenas d) Esparta e Acrópoles

4- Quais foram as questões que motivaram a colonização grega?

________________________________________________________________________________________________________________________

Page 25: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

25

5- O que significa a palavra “eupátridas”?

___________________________________________________________

___________________________________________________________

6-Como a escravidão por dívida afetava a vida da população mais pobre de

Atenas?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

7-Cite uma reforma de Sólon e uma reforma de Clístenes.

______________________________________________________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________

_____________________________________________________________

8-A Grécia antiga não era um país unificado, mas uma porção de cidades

com seus governos e suas

.

9-Quem era considerado” cidadão” em Atenas? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10- Quem estava excluído do processo de votação em Atenas? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

1. REFERÊNCIAS

Bibliografia: exercícios elaborados pelo docente a partir do texto retirado do livro

didático “Historiar”, adotado pelo Município de Iguaba Grande.

Professor(es): MARCELO MACHADO

Aluno(a):

Período de Complementação: De 18/05/2020 a 29/05/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

6º ANO M/T GEOGRAFIA 8 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

Identificar orientação na superfície terrestre. Localizar e orientar-se na superfície terrestre. Interpretar mapas de base e temáticos. Reconhecer as especificidades dos movimentos da Terra.

Mapas.

(EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

Escalas Cartográficas.

Page 26: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

26

Mapas

Os mapas são instrumentos de representação da realidade. Isso

significa que eles reproduzem uma determinada área do espaço para que

assim possamos nos localizar nessa localidade, saber onde ela se encontra

ou obter informações diversas a respeito.

Os mapas possuem muitas funções, eles podem nos ajudar a

localizar uma rua, um endereço ou nos auxiliar a pensar no melhor caminho

de deslocamento entre um endereço e outro. Em outros casos, eles podem

nos fornecer informações, como a distribuição da população em um

determinado país ou o tamanho das cidades de um estado, entre inúmeras

outras possibilidades. Os mapas são importantes na orientação e

entendimento dos diversos aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais.

Por isso, os mapas podem ser divididos em vários tipos e a sua

classificação varia de acordo com o tema tratado.

Mapa Físico

Os mapas físicos são aqueles que representam as formas do território, ou seja, montanhas, rios, lagos, planaltos e planícies e outras formas de relevo.

Eles são elaborados em diversas

cores e tonalidades para facilitar a

visualização dos elementos geográficos. A

água (rios, lagos, oceanos, etc.) é

representada na cor azul. A cor marrom é,

geralmente, usada para planaltos e montanhas, sendo que quanto mais

escura, maior é a altitude. A cor verde é usada em áreas de planícies.

Mapa Político

Indica a divisão administrativa de países, estados, províncias e

cidades. O mapa político do Brasil, por exemplo, mostra a divisão do Brasil

em estados. O mapa mundi político nos apresenta a divisão do território do

planeta em países.

Nos mapas políticos são

mostrados nomes de cidades,

países, estados, regiões e outros

elementos administrativos.

Nestes mapas o nome das

capitais de países e estados

ganham destaque.

Nestes mapas, as

fronteiras são demarcadas e são usadas cores de forma que não haja

coincidência delas em países ou estados vizinhos (com presença de

fronteiras).

Mapas Históricos:

São mapas antigos, geralmente com uma aparência mais rústica,

envelhecida. A maioria deles foi elaborada quando não existiam as

tecnologias que temos hoje em dia,

por isso alguns são muito imprecisos.

Mesmo assim, foram muito

importantes em suas respectivas

épocas. São muito utilizados,

atualmente, para descobrir como as

pessoas em outros tempos

concebiam o seu espaço.

Page 27: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

27

Escala cartográfica

A escala cartográfica é um importante elemento presente nos

mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área

real e a sua representação. É a escala que indica o quanto um determinado

espaço geográfico foi reduzido para “caber” no local em que ele foi

confeccionado em forma de material gráfico.

Sabemos que os mapas são reproduções reduzidas de uma

determinada área. Mas essa redução não ocorre de forma aleatória, e sim de

maneira proporcional, ou seja, resguardando uma relação entre as medidas

originais e suas representações. A expressão numérica dessa proporção é a

escala, que podem ser dois tipos: numérica ou gráfica.

Escala numérica

A escala numérica, por exemplo,

pode ser de 1:100.000.000. Nesse caso, o

terreno representado é 100 milhões de vezes

maior do que o mapa. Um centímetro desse

mapa é igual a 100 milhões de centímetros

no terreno, ou 1 milhão de metros ou 1.000

quilômetros.

Escala gráfica

A escala gráfica é um gráfico (em

linha reta graduada) já dividido em grandezas

proporcionais. Com um pedaço de barbante,

uma régua e até mesmo os dedos ou as

mãos, você pode avaliar a distância desejada

de um ponto ao outro.

Escala numérica e Escala gráfica

EXEMPLO DE EXERCÍCIO COM ESCALAS

Em um Mapa de escala 1:200.000, a distância medida em linha reta entre

duas cidades é de 4 cm. A distância real entre essas cidades, medida em

quilômetros e em linha reta, é:

a) 10 b) 2 c) 8 d) 4 e) 6

Resolvendo o exercício:

1 centímetro no mapa equivale a 200.000 centímetros, 2.000 metros ou 2

quilômetros no terreno. Se 1 centímetro equivale a 2 km, 4 centímetros

serão iguais a 8 km.

Dica: Para transformar centímetros diretamente em quilômetros, corte cinco

números: 200.000.

Assim, 1cm = 2 km. 4 X 2 km = 8 km

Page 28: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

28

ATIVIDADES

1) Como é denominada a escala de um mapa representada na forma:

1:20.000?

a) Gráfica

b) Distancial

c) Numérica

d) Altimétrica

2) Assinale com V a alternativa verdadeira e com F a falsa:

( ) A escala é uma relação entre o tamanho real do objeto ou espaço que se

quer representar e sua representação.

( ) A cartografia não trabalha com escala.

( ) A escala numérica tem a forma de fração, onde o numerador representa

a unidade de medida no mapa, e o denominador a indicação da medida

real.

3) Em um Mapa de escala 1:500.000, a distância medida em linha reta

entre duas cidades é de 6 cm. A distância real entre essas cidades,

medida em quilômetros e em linha reta, é:

a) 15

b) 20

c) 80

d) 40

e) 30

Fusos Horários O que são fusos horários e por que existem?

A hora é medida a partir da posição do sol no céu. Por exemplo,

nunca poderemos dizer que é meio-dia se o céu estiver todo escuro. De meio-

dia o sol está alto, praticamente no meio do céu. De manhãzinha o sol se

encontra sempre para o lado Leste, e de tardinha (pôr do sol), ele se encontra

do lado Oeste.

Porém, você sabe que o sol não ilumina todos os lugares do planeta

ao mesmo tempo. No Japão, por exemplo, enquanto lá é de dia, aqui no Brasil

é de noite. Então, obviamente, a hora no Japão é diferente da hora no Brasil.

Como cada região do planeta possui uma hora diferente, chamamos isso de

fuso horário.

O planeta foi dividido com 24 linhas imaginárias, e cada linha

representa uma hora. 24 horas é o tempo que o planeta demora para fazer

um movimento completo de rotação. Foi então escolhida uma das linhas para

ser a inicial – linha de Greenwich, localizada em Londres. A partir daí, todas

das linhas a Oeste de Greenwich possuem uma hora a menos no fuso horário,

e todas as linhas depois de Greenwich possuem uma hora a mais.

A Terra possui 360°, e o dia é composto por 24 horas. Então, se

dividirmos 360° por 24, totalizamos 15°, o que corresponde a 60 minutos,

Page 29: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

29

ou seja, 1 hora. O movimento de rotação é responsável pelo surgimento dos

dias e das noites. O homem instituiu horários distintos no mundo, e a partir

daí foi inserindo o sistema de fusos horários.

O mundo todo possui ao todo 24 fusos e cada um desses

corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro. Dessa

maneira, cada fuso se encontra entre dois meridianos. Toda porção terrestre

que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário.

O Meridiano de Greenwich é o meridiano principal, uma vez que esse

é o ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos. A partir então

do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, a cada fuso adianta-se uma

hora, e no sentido oeste, atrasa-se uma hora.

1º Passo: construir a faixa dos fusos

A B

-

1

2

-

1

1

-

1

0

-

9

-

8

-

7

-

6

-

5

-

4

-

3

-

2

-

1 0

+

1

+

2

+

3

+

4

+

5

+

6

+

7

+

8

+

9

+

1

0

+

1

1

+

1

2

2º passo: localizar a posição dos fusos Cidade de origem da ligação: -

4GMT (quarto fuso horário a oeste de Greenwich) Cidade de destino da

ligação: 3GMT (terceiro fuso horário a leste de Greenwich)

3º passo: calcular a diferença entre os fusos. Utilize a seguinte regra:

• Fusos com sinais diferentes (hemisférios distintos): apaga os sinais e

soma

• Fusos com sinais iguais (mesmo hemisfério): apaga os sinais e subtrai.

No caso desse exemplo, os fusos são de sinais diferentes, então deve

ocorrer uma soma: Ou seja, a diferença entre o ponto A e o ponto B é de 7

fusos. 3 + 4 = 7

4º passo: descobrir se soma ou subtrai o horário inicial. Sabemos que a

diferença entre os dois pontos é de 7 horas, mas são 7 horas a mais ou sete

horas a menos que o horário de origem?

Para descobrir, basta fazer o esquema abaixo:

Oeste (-) -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 Leste (+).

Se o deslocamento for em direção a leste, somam-se os horários.

Se o deslocamento for em direção a oeste, diminuem-se os horários.

No caso desse exercício, o

descolamento é para o leste,

então os fusos se somam.

Calcular os horários 10h

(hora inicial) + 7h = 17h.

A pessoa localizada no

ponto B atendeu a ligação às

17h.

Page 30: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

30

Quais são os fusos horários do Brasil?

O Brasil possui ao total quatro fusos horários. Como ele se encontra

a Oeste de Greenwich, temos horas a menos. A costa Brasileira se encontra

a -2 horas de Greenwich. Esse fuso horário é seguido apenas por algumas

ilhas, como Fernando de Noronha.

Em seguida temos o fuso horário -3, que é o principal fuso horário do

país, pois é onde se localiza nossa capital Brasília, e a maioria dos eventos

do país são orientados pelo horário de lá. Esse fuso horário abrange todos os

estados da região Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

Depois temos o fuso horário -4, que atinge apenas alguns estados

da região norte e centro oeste. Por último temos o fuso horário -5, que

abrange apenas um pedacinho do estado do Amazonas, e o estado do Acre.

ATIVIDADES

1) A linha imaginária considerada o marco 0° dos fusos horários é:

a) Linha do Equador b) Trópico de Capricórnio

c) Meridiano de Greenwich d) Trópico de Câncer

2) Na divisão do planeta em diversos fusos horários, acrescenta-se 1

hora a leste do Meridiano de Greenwich e retira-se 1 hora a oeste

desse mesmo meridiano a cada:

a) 25º b) 05°

c) 10° d) 15º

e) 20º

Page 31: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

31

3) A cidade de Crato está localizada no fuso de 45º de longitude Oeste.

Sendo assim em quantas horas a cidade de Crato está atrasada em

horas do meridiano de Greenwich?

a) 2 horas b) 4 horas c) 5 horas d) 3 horas e) 7 horas

4) A distância, em graus, entre Brasília e Roma é de 45°. Se em Brasília

são 15 horas, que horas são em Roma? Lembre-se de que o horário,

em Roma, está sempre adiantado em relação ao de Brasília.

a) 10 horas b) 11horas c) 12 horas d) 18 horas e) 19 horas

5) Em Portugal, são 15 horas. Qual o horário na Rússia, que está 6 fusos

horários para leste?

a) 21 horas b) 20 horas c) 22 horas d) 23 horas e) 19 horas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Adas, Melhem. Adas, Sergio: Expedições Geográficas. Geografia 6º ano.

Editora Moderna, 3 ed., São Paulo, 2018.

Professor(es): DIEGO RODRIGUES

Aluno(a):

Período de Complementação: De 18/05/20 a 29/05/20

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

6º ANO M/T EDUCAÇÃO FÍSICA 4 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

EF67EF09- Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.

Valências Físicas

Page 32: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

32

Valências Físicas

Valências físicas, também chamadas de qualidades físicas, capacidades motoras, capacidades físicas entre outras denominações, são aptidões potenciais físicas de uma pessoa, definindo os pressupostos dos movimentos desde os mais simples aos mais complexos. Conceituadas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento, comumente classificadas em diversos tipos: força, resistência, velocidade, agilidade, coordenação, flexibilidade, mobilidade e equilíbrio. As valências físicas são determinadas geneticamente, todos os seres humanos nascem aptos a desenvolver estas capacidades (por isso aptidões em potencial), algumas com maior potencial que outras para os limites desse desenvolvimento. Portanto, todos nascem com uma capacidade de gerar força, resistência, por exemplo. Mas as habilidades motoras são movimentos aprendidos que dependem do treinamento, ninguém nasce sabendo jogar vôlei ou basquete. São divididas em dois grupos:

Capacidades condicionais Capacidades coordenativas

As capacidades físicas condicionais são a força, flexibilidade, velocidade e resistência e têm aspectos fisiológicos fundamentalmente dentro do metabolismo energético, determinadas pelos processos que conduzem à obtenção e transformação de energia. Capacidades coordenativas são capacidades determinadas, essencialmente, por componentes onde predominam os processos de condução nervosa, isto é, elas possuem a capacidade de organizar e regular o movimento, constituindo-se, portanto, na base para o aprendizado, execução e domínio dos gestos técnicos. Aquilo que se denomina técnica no esporte apoia-se e é determinado, preponderantemente, pelas capacidades coordenativas.

Estas podem ser classificadas de diversas formas, mas para facilitar nosso entendimento vamos nos prender nas mais conhecidas que são as capacidades de equilíbrio, ritmo e coordenação motora.

Capacidades Físicas Condicionais

✓ Resistência Geral: É um dos componentes básicos do rendimento desportivo, podemos definir como a capacidade que permite: Resistir psíquica e fisicamente à instalação da fadiga, diminuindo assim o risco de lesões, já que muitas estão associadas à fadiga, recuperar rapidamente dos efeitos do treino ou competição, realizar esforços de intensidade diversa, sob fadiga, suportar o ritmo de jogo até ao final, mantendo um nível de execução técnica elevado durante todo o jogo.

✓ Resistência Aeróbia: É a capacidade do indivíduo em sustentar um exercício que proporcione um ajuste cardiorrespiratório e hemodinâmico global ao esforço, realizado com intensidade e duração aproximadamente longas, onde a energia necessária para a realização desse exercício provém, principalmente , do metabolismo oxidativo - o sistema oxidativo impõe considerável demanda sobre a capacidade do organismo de liberar oxigênio aos músculos ativos. A maratona (corrida de 42km) é a prova máxima desta valência física. A melhoria da resistência aeróbia provoca os seguintes resultados nos atletas: • aumento do volume do coração;

• aumento do número de glóbulos vermelhos e da taxa de oxigênio transportado pelo sangue;

• uma capilarização melhorada nos tecidos resultando numa melhor difusão de oxigênio;

• aperfeiçoamento dos mecanismos fisiológicos de defesa orgânica;

• redução da massa corporal; melhora da capacidade de absorção de oxigênio;

• redução da frequência cardíaca no repouso e no esforço;

Page 33: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

33

• diminuição do tempo de recuperação;

• pré-disposição para um ótimo rendimento no treinamento de resistência anaeróbia;

• aumento na capacidade dos atletas para superar uma maior duração nas sessões de treinamento.

✓ Resistência Anaeróbia: A qualidade física que permite um atleta a sustentar o maior tempo possível uma atividade física numa situação de débito de oxigênio. É a capacidade de realizar um trabalho de intensidade máxima ou submáxima com insuficiente quantidade de oxigênio, durante um período de tempo inferior a três minutos. O desenvolvimento da resistência anaeróbia em atletas de alto nível possibilita o prolongamento dos esforços máximo mantendo a velocidade e o ritmo do movimento, mesmo com o crescente débito de oxigênio, da consequente fadiga muscular e o e o aparecimento de uma Solicitação mental progressiva. As provas de 50 e 100m rasos são exemplos dessa valência física. A melhoria da resistência anaeróbia está correlacionada aos seguintes efeitos e características nos atletas:

• aumento das reservas alcalinas do sangue; aumento da massa corporal;

• melhoria da capacidade psicológica;

• aperfeiçoamento dos mecanismos fisiológicos de compensação;

• melhores possibilidades para os atletas apresentarem variações de ritmos durante as performances.

Resistência Muscular Local (RML): É a qualidade física que permite o atleta realizar no maior tempo possível a repetição de um determinado movimento com a mesma eficiência. Sendo a capacidade

do músculo em trabalhar contra uma resistência moderada durante longos períodos de

tempo. Ela propicia uma adaptação anatômica primária nas estruturas

musculares, visando o trabalho de força que virá posteriormente. O treinamento da resistência muscular localizada (RML) está condicionada por variáveis fisiológicas e psicológicas como:

• as condições favoráveis de circulação sanguínea local;

• uma grande concentração de mioglobina nos músculos locais o que permite o maior armazenamento de sangue a nível muscular;

• a capacidade de consumo de oxigênio durante o esforço e a capacidade psicológica de resistir a uma repetição de esforço no mesmo grupo muscular.

O desenvolvimento da RML apresenta alguns efeitos favoráveis: • capacidade para execução de um número elevado de repetições

dos gestos específicos desportivos;

• melhor elasticidade dos vasos sanguíneos;

• melhor capilarização dos músculos treinados; • melhor utilização de energia;

• acumulação mais lenta de metabólitos nos músculos; • maiores possibilidades para um trabalho posterior de

desenvolvimento de qualquer tipo de força.

1 – Como também podem ser chamadas as Valências Físicas? ______________________________________________________________

______________________________________________________________

2 – Como são divididas as Valências Físicas? ____________________________________________________________________________________________________________________________ 3 – Quais são as Valências Físicas? ____________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Quais são as capacidades condicionais? ____________________________________________________________________________________________________________________________

Page 34: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

34

5 – Quais são as capacidades coordenativas? ____________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Qual a diferença das capacidades coordenativas e capacidades condicionais? ____________________________________________________________________________________________________________________________ 7- O que é Resistência geral? __________________________________________________________________________________________________________________________

8- O que é Rml? __________________________________________________________________________________________________________________________ 9- O que é Resistência Anaeróbia? __________________________________________________________________________________________________________________________ 10- O que é Resistência Aeróbia? __________________________________________________________________________________________________________________________ 11- Qual a diferença entre resistência Aeróbia e Anaeróbia? __________________________________________________________________________________________________________________________

12 - Cite 3 efeitos favoráveis do RML? __________________________________________________________________________________________________________________________

13- Cite 3 efeitos positivos da Resistência Anaeróbia? __________________________________________________________________________________________________________________________

8. REFERÊNCIAS

Site: cliqueapostilas.com/EducacaoFisica

Professor(es): IANNY MARINHO

Aluno(a):

Período de Complementação: De 18/05/2020 a 29/05/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

6º ANO M/T ARTE 4 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance e etc.).

Elementos da linguagem (Arte rupestre)

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço

Arte rupestre e Grafite

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a

Arte e Artesanato

Page 35: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

35

capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance e etc.).

Linguagens Artísticas

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Arte e artesanato e linguagens artísticas

ARTE RUPESTRE E GRAFITE Arte Rupestre é o mais antigo tipo de arte da história, teve início no período Paleolítico Superior. As principais obras eram desenhos e pinturas, tendo como tela as paredes e tetos de cavernas. Eram representados, principalmente, animais selvagens, linhas, círculos e espirais. Seres humanos eram mais representados em situações de caça. Ossos, pedras e madeiras eram utilizados em esculturas.

No Brasil, os desenhos de diferentes épocas sugerem rituais, animais, cenas de luta ou mesmo representações geométricas. No território brasileiro existem vários sítios de arte rupestre pré-histórica: Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (Piauí), Parque Nacional Sete Cidades (Piauí), Cariris Velhos (Paraíba), Lagoa Santa (Minas Gerais), Rondonópolis (Mato Grosso), Peruaçu (Minas Gerais), entre outros.

Diferente do que ocorre em outros países, a arte rupestre brasileira não é preservada devidamente. Apesar de tratar-se de um patrimônio histórico (ou pré-histórico) o descuido, queimadas, a ação de empresas de mineração, e as depredações típicas de turistas (como carregar lembranças) e dos pichadores (vândalos), é uma ameaça a esse patrimônio de valor inestimável. Grafite Grafite é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche.

Acesse o link para conhecer melhor sobre o grafite:https://www.youtube.com/watch?v=FYrLJlShq4c

Page 36: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

36

EXERCÍCIOS: Questão 1- Arte rupestre pode ser definida como: a) ( ) O mais antigo estilo de arte da história. b) ( ) Pinturas não compreendidas. c) ( ) Inscrição caligrafada.

2) Cite os tipos de imagens representados na arte rupestre: __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ Questão 3- No Brasil, os desenhos de diferentes épocas sugerem: a) ( ) Rituais, festas tradicionais, representações geométricas. b) ( ) Rituais, animais e cenas de luta. c) ( ) rituais, animais, cenas de luta ou mesmo representações geométricas. Questão 4- No Brasil existem vários sítios de arte rupestre, entre eles podemos citar: a) ( ) Parque Nacional da Serra da Capivara, Parque Nacional Sete Cidades e Serra do Lobo. b) ( ) Parque Água Santa, Lagoa Santa e Peruaçu c) ( ) Parque Nacional da Serra da Capivara, Parque Nacional Sete Cidades. Questão 5- Considera-se grafite:

a) ( ) Nome dado às inscrições feitas em paredes. b) ( ) uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte. c) ( ) Street-art ou arte urbana

VAMOS REVER ALGUNS CONTEÚDOS Arte e artesanato:

Arte é tudo aquilo que o ser humano faz com preocupação estética,

ou seja, trabalha com o pensamento e a criatividade a fim de se expressar.

A Arte é uma forma de comunicação e reflexão sobre o homem e sua

sociedade.

Já o artesanato é tudo aquilo que o homem faz com preocupação

utilitária, ou seja, que tem uma serventia direta ao homem. Geralmente as

técnicas artesanais são passadas de geração a geração e podem ser

compreendidas como uma forma de sobrevivência das famílias artesãs.

Na Arte contemporânea tudo pode ser usado como forma de

transmissão de uma mensagem, tendo como suporte, uma diversidade

incrível de materiais. Assim, o que classifica um objeto

como artístico ou artesanal será a intenção com que as coisas são feitas ou

determinadas.

Ex. de objetos artísticos: pinturas em tela, esculturas, músicas, intervenções

e etc.

Page 37: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

37

Ex. de objetos artesanais: pinturas em pano de prato, colchas de retalhos,

cestarias, panela de barro e etc.

Linguagens artísticas

Chamamos de linguagem a qualquer forma de comunicação espontânea do

ser humano. No caso da Arte, as diferentes maneiras que o artista utiliza

para materializar suas ideias são chamadas de linguagens artísticas. Essas

linguagens têm características próprias e podem ser divididas em: Artes

Visuais, Teatro, Música e Dança.

●Artes Visuais

As artes que normalmente lidam com a visão como seu meio principal de

apreciação costumam ser chamadas de Artes Visuais. Consideram-se artes

visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura, fotografia e cinema. Além

dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a

instalação, a arquitetura, a novela, a web design, a moda, a decoração e o

paisagismo.

●Teatro

O Teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma

história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que

têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no

público.

●Música

A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários

sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.

●Dança

A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do

teatro e da música, sendo, portanto, um conjunto organizado de movimentos

ritmados do corpo, acompanhados por música.

Exercícios:

QUESTÃO 1- São linguagens artísticas, exceto:

a) ( )dança

b) ( )teatro

c) ( )artesanato

d) ( )música

QUESTÃO 2- Marque (1) para Arte e (2) para artesanato:

( )panela de barro ( )escultura

( )fuxico ( )pano de prato

( )fotografia ( )teatro

( )música ( )dança

Page 38: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

38

Questão 3- O que podemos entender por artesanato?

a) ( ) Objetos artísticos e pinturas.

b) ( )Tudo aquilo que o ser humano faz com preocupação estética.

c) ( ) Tudo aquilo que o homem faz com preocupação utilitária

.Questão 4- Nas linguagens artísticas são exemplos de artes visuais:

a) ( ) A música e a dança.

b) ( ) As artes cênicas e a literatura.

c) ( ) Pintura, desenho, gravura, fotografia e cinema.

REFERÊNCIAS:

1.https://www.google.com/search?q=ARTE+E+ARTESANATO&rlz=1C1SQ

JL_enBR893BR893&oq=arte+e+ar&aqs=chrome.0.69i59j69i57j0l6.5647j0j

8&sourceid=chrome&ie=UTF-8

2.http://arteculandocsjb.blogspot.com/2012/07/arte-rupestre-x-grafite.html

3.https://www.youtube.com/watch?v=FYrLJlShq4c

Professor(es): LUANA OLIVEIRA

Aluno(a):

Período de Complementação: De 18/05/2020 a 29/05/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

6º ANO M/T INGLÊS 4 AULAS

HABILIDADES CONTEÚDOS

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

Profissões

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Leitura e Compreensão do Texto

(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.

Leitura e Compreensão do Texto

(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

Profissões

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

Artigos Indefinidos

Page 39: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

39

Nikki Evans is a car mechanic in London.

She used to be a librarian. We asked her

why she decided to work with cars. "My first

reason was independence", she said. "I also

wanted to use my hands, and I like to learn

how things work. Besides, I came to the

conclusion that many people prefer to have a woman repair their cars.

Nikki didn`t find it easy to become a car mechanic. She had to attend a Skills

Centre - a special sort of college where people can learn a new job -- for twenty

weeks. She tells us about it:

For ten weeks I was the only woman among four hundred men. And some of

them were rude to me just because of my sex. It was also very tiring: from

eight in the morning to five in the evening, with only thirty minutes for lunch.

Now Nikki works freelance -- that is, she is self-employed, working for herself

and not for a garage or a company.

Vocabulary

Car mechanic – mecânico de carros

Librarian – bibliotecário

Work – trabalhar

Repair – consertar

Self-employed – Trabalhar por conta própria

Answer:

What does Nikki do?

( ) She’s a librarian.

( ) She’s a teacher

( ) She’s a car mechanic.

Match the words to the pictures:

Caso tenha alguma dúvida, você pode utilizar um dicionário.

Page 40: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

40

Na Língua Inglesa, os artigos indefinidos (indefinite articles) são o “a” e o “an” e eles acompanham o substantivo no qual ainda não se tem conhecimento. Esses artigos equivalem ao “um” e ao “uma” da língua portuguesa, como mostrado nos exemplos a seguir:

• I know a snack bar near the college. (Eu conheço uma lanchonete perto da faculdade) • You need to make a collect call. (You precisa fazer uma chamada a cobrar) • It was an interesting show. (Foi um interessante show) • He prefers to rest in a private place. (Ele prefere descansar em um lugar privado)

Os artigos indefinidos não variam em gênero, ou seja, podem ser utilizados tanto para o masculino quanto para o feminino.

Exemplos:

• He is a shy man. (Ele é um homem tímido) • My father did an interview yesterday. (Meu pai fez uma entrevista ontem) • It is a smart dog. (Ele é um cachorro esperto) • My grandmother wants a cup of tea. (Minha vó quer uma xícara de chá)

O artigo indefinido “a” será utilizado antes de palavras que iniciem com o som de consoante, ou seja, antes de consoantes, antes do “h” sonoro/audível e antes da semivogal Y.

Exemplos:

• My sister didn’t choose a profession yet. (Minha irmã não escolheu uma profissão ainda) • I love pets. I have a cat. (Eu amo animais de estimação. Eu tenho um gato)

• My best friend gave me a blue jacket. (Meu melhor amigo me deu um casaco azul) • My husband and I want to buy a big house. (Meu marido e eu queremos comprar uma casa grande)

Observação: O “eu", “ew” e “u” quando aparecem no início da palavra possuem som de consoante na Língua Inglesa, por isso, o artigo indefinido utilizado será o “a”. Exemplo:

• English is a universal language, that's why I am learning this language. (Inglês é uma língua universal, por isso, estou aprendendo este idioma)

O artigo indefinido “an” será utilizado antes de palavras que iniciam com som de vogal, ou seja, antes de vogal e do “h” mudo (Ressalta-se que na Língua Inglesa existem apenas quatro palavras que iniciam com “h” mudo, são elas: hour (hora), honest (honesto), honor (honra) e heir (herdeiro).

• I want an apple for breakfast. (Eu quero uma maça de café da manhã) • My teacher needs an artist to party. (Minha professora precisa de um artista para a festa) • Her boyfriend is an idiot. (O namorado dela é um idiota) • My father is na honest man. (Meu pai é um homem honesto)

Outra observação que vale a pena ressaltar é que não se deve usar o artigo indefinido com substantivos no plural ou substantivos incontáveis, pois esse artigo não equivale ao “uns” e “umas” da língua portuguesa.

Page 41: COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ......substantivo Exemplos: comum. Próprio - COdenomina um único ser de uma determinada espécie. Exemplo: Brasília completou 60

41

9. REFERÊNCIAS

https://images.app.goo.gl/QcHEqoQAto8EfKuEA

https://images.app.goo.gl/G6SwJxELV11itJgf6

https://www.infoescola.com/ingles/artigos-indefinidos-indefinite-articles/

http://www.islcollective.com