colÉgio estadual luiz augusto moras rego- … · envolvendo o cotidiano do ... na medida em que se...

20
COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD Professor (a): Maristela Medeiros Vendramini Disciplina: Matemática Ano:1ºD Bimestre: Primeiro CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Números e Álgebra, Tratamento da Informação e Funções. CONTEÚDO BÁSICO CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS AVALIAÇÃO Teoria dos Conjuntos Números Reais Representação de um conjunto. Operações entre conjuntos. Problemas que envolvem conjuntos. Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Dizimas periódicas. Representar e classificar um conjunto. Operar com conjuntos (união, intersecção, diferença e complementar). Aplicar os conceitos da teoria dos conjuntos na resolução de problemas sobre quantidade de elementos de conjuntos finitos. Ampliar os conhecimentos sobre conjuntos numéricos e aplicar em diferentes contextos. Compreender o conceito de dízima periódica e encontrar sua geratriz. Representar intervalos na reta Encaminhamento metodológico - Atividades para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre conjuntos. - Texto do Livro didático sobre a história dos conjuntos. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em sala de aula e extraclasse. - Correção das atividades no quadro. * Critérios de avaliação: Verificação dos conhecimentos que os alunos possuem a respeito do conteúdo promovendo atividades (orais ou escritas) a respeito do tema. Acompanhamento da compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de atividades individuais ou em grupo em sala e extraclasse. Observação e análise da apreensão dos conceitos através de atividades como: leitura e interpretação de textos propostos, atitudes (confiante, hesitante, etc) na resolução de problemas e atividades, participação e empenho nas atividades e trabalhos propostos (individuais

Upload: letram

Post on 08-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

Professor (a): Maristela Medeiros Vendramini Disciplina: Matemática Ano:1ºD Bimestre: Primeiro

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Números e Álgebra, Tratamento da Informação e Funções.

CONTEÚDO

BÁSICO

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

AVALIAÇÃO

Teoria dos Conjuntos Números Reais

Representação de um conjunto.

Operações entre conjuntos.

Problemas que envolvem conjuntos.

Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais.

Dizimas periódicas.

Representar e classificar um

conjunto.

Operar com conjuntos (união,

intersecção, diferença e

complementar).

Aplicar os conceitos da teoria

dos conjuntos na resolução de

problemas sobre quantidade de

elementos de conjuntos finitos.

Ampliar os conhecimentos sobre conjuntos numéricos e aplicar em diferentes contextos.

Compreender o conceito de dízima periódica e encontrar sua geratriz.

Representar intervalos na reta

Encaminhamento metodológico

- Atividades para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre conjuntos. - Texto do Livro didático sobre a história dos conjuntos. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em sala de aula e extraclasse. - Correção das atividades no quadro.

* Critérios de avaliação: Verificação dos conhecimentos que os alunos possuem a respeito do conteúdo promovendo atividades (orais ou escritas) a respeito do tema. Acompanhamento da compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de atividades individuais ou em grupo em sala e extraclasse. Observação e análise da apreensão dos conceitos através de atividades como: leitura e interpretação de textos propostos, atitudes (confiante, hesitante, etc) na resolução de problemas e atividades, participação e empenho nas atividades e trabalhos propostos (individuais

Matemática Financeira

Intervalos.

Porcentagem.

Juros Simples.

real.

Operar com intervalos (união e intersecção).

Representar uma taxa

percentual sob a forma decimal

ou fracionária.

Resolver problemas que

envolvam

percentual/parte/todo.

Resolver problemas que

envolvem juros simples, taxa de

juro, unidades de tempo, prazo

e montante.

Recursos didáticos Gravuras e desenhos. Livro didático. Quadro escolar Projetor Multimídia.

Encaminhamento metodológico

- Situação-problema envolvendo o cotidiano do aluno e os cálculos de porcentagens. - Atividades envolvendo o cálculo mental e porcentagens. - Debate sobre a questão dos juros e as taxas abusivas. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em duplas com tira-dúvidas, caso necessário.

ou em grupo). Análise do raciocínio lógico e precisão do cálculo mental através de atividades orais, expositivas e escritas. Verificação da capacidade do aluno comunicar-se matematicamente, oral ou por escrito utilizando recursos como: lousa, materiais manipuláveis, computador e calculadora. Avaliação das produções escritas observando as dificuldades e facilidades dos alunos. Verificação da capacidade do aluno de compreender, elaborar um plano, buscar diversas soluções e realizar o retrospecto da solução de um problema. * Instrumentos de avaliação: Atividades com recursos audiovisuais.

- Correção das atividades no quadro. - Trabalho em grupo com pesquisa sobre orçamento domiciliar mensal. - Utilização da planilha de orçamento familiar no laboratório de informática.

Recursos didáticos

Gravuras e desenhos. Livro didático. Quadro escolar Projetor Multimídia. Laboratório de Informática.

Atividades com textos do livro didáticos e paradidáticos. Pesquisa de campo e/ou bibliográfica. Trabalhos individuais e/ou em grupo com apresentação oral e/ou escrita. Simulados e testes. Prova escrita com questões objetivas e discursivas. Debates e Seminários. Avaliação oral com apresentação de atividades na lousa. Os instrumentos de avaliação, de acordo com o Regimento Escolar, totalizarão 10,0 (dez) pontos em caráter somatório assim subdivididos: - 7,0 (sete) pontos de provas e testes. - 3,0 (três) pontos de pesquisas, trabalhos, produções e demais atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do bimestre.

Os alunos que na soma das avaliações realizadas no bimestre não tenham atingido média 7,0 (sete) farão obrigatoriamente uma nova avaliação com peso 10.0 (dez). Após isso, será feira a média aritmética entre a nota bimestral e a nota obtida nesta avaliação e, sendo superior, substituirá a nota anterior. Caso contrário, será desconsiderada. * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos ocorrerá na medida em que, ao proceder a avaliação utilizando os critérios acima definidos, identificar-se a necessidade de retomada do conteúdo. Sendo assim, serão dados encaminhamentos metodológicos conforme as dificuldades e necessidades dos alunos.

Referências:

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2003.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas, SP: UNICAMP, 2004.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba, 2008.

PAVANELO, R. M. ; NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Avaliação Educacional. 2006, v. 17, n. 33. Disponível em:

www. fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1275/arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 21 jan 2008.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SMOLE, K.S., DINIZ, M. I. Matemática – Ensino Médio – vol 03.São Paulo: Saraiva, 2005.

Observações: i) Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas,

sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola. Desta forma, pretende-se desenvolver a capacidade de pensar, compreender e interpretar adequadamente a problemática cotidiana da sociedade atual, assegurando aos estudantes o direito de inserção e formação integral como cidadão.

ii) Os alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou defasagem de conteúdos terão encaminhamentos e atividades diferenciadas conforme for verificado no dia a dia da sala de aula e/ou laudo médico apresentado pelos responsáveis pelos mesmos. A adaptação curricular será de acordo com as necessidades do aluno. Assim como, os alunos que possuem altas habilidades serão instigados a desenvolver suas potencialidades através de atividades orientadas pelo professor e de acordo com a área que ele se identifica.

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

Professor (a): Maristela Medeiros Vendramini Disciplina: Matemática Ano:1ºD Bimestre: Segundo

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Funções, Grandezas e Medidas.

CONTEÚDO

BÁSICO

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

AVALIAÇÃO

Linguagem das Funções

Função de uma variável real

Noção intuitiva de função.

Noção de função através de conjuntos.

Domínio, Imagem e Contradomínio.

Gráfico de uma função no plano cartesiano

Estudo do sinal de

uma função.

Zero (ou raiz) de uma

função.

Reconhecer uma função

em situações do

cotidiano.

Formalizar o conceito

de função.

Reconhecer o domínio,

a imagem e o

contradomínio de uma

função.

Determinar o domínio e

a imagem de uma

função através do seu

gráfico.

Estudar o sinal de uma

função a partir do seu

Encaminhamento metodológico

- Atividades para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre funções. - Exemplos de funções que surgem no nosso cotidiano. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios com tira-dúvidas, caso necessário. - Correção das atividades no quadro.

* Critérios de avaliação: Verificação dos conhecimentos que os alunos possuem a respeito do conteúdo promovendo atividades (orais ou escritas) a respeito do tema. Acompanhamento da compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de atividades individuais ou em grupo em sala e extraclasse. Observação e análise da apreensão dos conceitos através de atividades como: leitura e interpretação de textos propostos, atitudes (confiante, hesitante, etc) na resolução de problemas e

Funções inversas Medidas de Grandezas Vetoriais, Informática e de Energia.

Inversão de funções

Medidas de Grandezas Vetoriais.

Medidas de Informática.

Medidas de Energia.

gráfico.

Determinar os zeros de

uma função.

Determinar os intervalos

em que uma função é

crescente, decrescente

ou constante.

Definir e exemplificar a

inversão de funções.

Obter a inversa de uma

função com base na lei

de associação.

Perceber que as unidades de medidas são utilizadas para a determinação de diferentes grandezas e compreender as relações matemáticas existentes nas suas unidades.

Recursos didáticos Gravuras e desenhos. Livro didático. Quadro escolar Projetor Multimídia. Atividades impressas.

Encaminhamento metodológico

- Trabalho em grupo com pesquisa a utilização das diferentes medidas de grandezas e as relações matemáticas existentes nas unidades. - Apresentação dos grupos com

atividades, participação e empenho nas atividades e trabalhos propostos (individuais ou em grupo). Análise do raciocínio lógico e precisão do cálculo mental através de atividades orais, expositivas e escritas. Verificação da capacidade do aluno comunicar-se matematicamente, oral ou por escrito utilizando recursos como: lousa, materiais manipuláveis, computador e calculadora. Avaliação das produções escritas observando as dificuldades e facilidades dos alunos. Verificação da capacidade do aluno de compreender, elaborar um plano, buscar diversas soluções e realizar o retrospecto da solução de um problema. * Instrumentos de avaliação:

Função Afim

Função polinomial do 1º grau ou função afim.

Gráfico de uma função polinomial do 1º grau.

Proporcionalidade e taxa de variação da função afim.

Funções definidas por mais de uma sentença.

Reconhecer e dar exemplos de funções afins no cotidiano.

Construir o gráfico de uma função afim a partir da lei de associação.

Determinar a taxa média de variação de uma função.

Discutir a variação de sinal de uma função afim.

Construir o gráfico de uma função definida por mais de uma sentença.

interferências e correções, caso necessário.

Recursos Didáticos Livros didáticos e paradidáticos. Quadro escolar Projetor Multimídia. Laboratório de Informática.

Encaminhamento metodológico

- Situação-problema envolvendo o cotidiano do aluno e as funções lineares. - Análises de situações-problema envolvendo simuladores de funções. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em individuais e/ou duplas com tira-dúvidas, caso necessário. - Correção das atividades no quadro.

Atividades com recursos audiovisuais. Atividades com textos do livro didáticos e paradidáticos. Pesquisa de campo e/ou bibliográfica. Trabalhos individuais e/ou em grupo com apresentação oral e/ou escrita. Simulados e testes. Prova escrita com questões objetivas e discursivas. Debates e Seminários. Avaliação oral com apresentação de atividades na lousa. Os instrumentos de avaliação, de acordo com o Regimento Escolar, totalizarão 10,0 (dez) pontos em caráter somatório assim subdivididos: - 7,0 (sete) pontos de provas e testes. - 3,0 (três) pontos de pesquisas, trabalhos, produções e demais

Recursos Didáticos Livro Didático Papel quadriculado Quadro escolar Projetor Multimídia. Laboratório de Informática.

atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do bimestre. Os alunos que na soma das avaliações realizadas no bimestre não tenham atingido média 7,0 (sete) farão obrigatoriamente uma nova avaliação com peso 10.0 (dez). Após isso, será feira a média aritmética entre a nota bimestral e a nota obtida nesta avaliação e, sendo superior, substituirá a nota anterior. Caso contrário, será desconsiderada. * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos ocorrerá na medida em que, ao proceder a avaliação utilizando os critérios acima definidos, identificar-se a necessidade de retomada do conteúdo. Sendo assim, serão dados encaminhamentos metodológicos conforme as dificuldades e necessidades dos alunos.

Referências:

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2003.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas, SP: UNICAMP, 2004.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba, 2008.

PAVANELO, R. M. ; NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Avaliação Educacional. 2006, v. 17, n. 33. Disponível em:

www. fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1275/arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 21 jan 2008.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SMOLE, K.S., DINIZ, M. I. Matemática – Ensino Médio – vol 03.São Paulo: Saraiva, 2005.PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

Observações: i) Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas,

sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola. Desta forma, pretende-se desenvolver a capacidade de pensar, compreender e interpretar adequadamente a problemática cotidiana da sociedade atual, assegurando aos estudantes o direito de inserção e formação integral como cidadão.

ii) Os alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou defasagem de conteúdos terão encaminhamentos e atividades diferenciadas conforme for verificado no dia a dia da sala de aula e/ou laudo médico apresentado pelos responsáveis pelos mesmos. A adaptação curricular será de acordo com as necessidades do aluno. Assim como, os alunos que possuem altas habilidades serão instigados a desenvolver suas potencialidades através de atividades orientadas pelo professor e de acordo com a área que ele se identifica.

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

Professor (a): Maristela Medeiros Vendramini Disciplina: Matemática Ano:1ºD Bimestre: Terceiro

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Números e Álgebra, Funções

CONTEÚDO

BÁSICO

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

AVALIAÇÃO

Função Quadrática

Equação Modular

Função Polinomial do

2º grau ou função

quadrática.

Gráfico de uma função polinomial do 2º grau.

Máximo e mínimo da

função quadrática.

Variação do sinal de

uma função

quadrática.

Módulo de um

número real.

Equações e

inequações

Reconhecer e dar exemplos de funções quadrática no cotidiano.

Esboçar o gráfico de uma função quadrática a partir da lei de associação.

Determinar o máximo e o mínimo de uma função quadrática.

Determinar o máximo e o mínimo de uma função quadrática.

Definir o módulo de um

número real.

Calcular o módulo de

um número real.

Encaminhamento metodológico

- Situação-problema envolvendo funções. - Simuladores de gráficos de funções. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em individuais e/ou duplas com tira-dúvidas, caso necessário. - Correção das atividades no quadro. - Trabalho em grupo com a criação do Jogo das funções.

* Critérios de avaliação: Verificação dos conhecimentos que os alunos possuem a respeito do conteúdo promovendo atividades (orais ou escritas) a respeito do tema. Acompanhamento da compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de atividades individuais ou em grupo em sala e extraclasse. Observação e análise da apreensão dos conceitos através de atividades como: leitura e interpretação de textos propostos, atitudes (confiante, hesitante, etc) na resolução de problemas e atividades, participação e empenho nas atividades e trabalhos propostos (individuais ou em grupo).

Função Modular Equações e Inequações exponenciais Função Exponencial Equações e inequações

modulares.

Função Modular.

Gráfico de uma

função modular.

Potenciação e radiciação.

Equações e

Inequações

exponenciais.

Função Exponencial.

Gráfico de uma

função exponencial.

Logaritmos e suas propriedades.

Aplicar as propriedades

do módulo na resolução

de equações e

inequações modulares.

Conceituar uma função

modular.

Construir gráficos de

funções modulares.

Rever conceitos de

potenciação e

radiciação.

Resolver equações e inequações exponenciais.

Reconhecer e dar exemplos de funções exponenciais no cotidiano.

Esboçar o gráfico de uma função exponencial a partir da lei de associação.

Calcular o logaritmo

através da sua definição

Recursos Didáticos Livro Didático Papel quadriculado Quadro escolar Projetor Multimídia. Jogo das funções Laboratório de Informática

Análise do raciocínio lógico e precisão do cálculo mental através de atividades orais, expositivas e escritas. Verificação da capacidade do aluno comunicar-se matematicamente, oral ou por escrito utilizando recursos como: lousa, materiais manipuláveis, computador e calculadora. Avaliação das produções escritas observando as dificuldades e facilidades dos alunos. Verificação da capacidade do aluno de compreender, elaborar um plano, buscar diversas soluções e realizar o retrospecto da solução de um problema. * Instrumentos de avaliação: Atividades com recursos audiovisuais.

logarítmicas Função Logarítmica

Equações e

Inequações

logarítmicas.

Função Logarítmica.

Gráfico de uma

função logarítmica.

e propriedades.

Resolver equações e inequações logarítmicas.

Reconhecer e dar exemplos de funções logarítmicas s no cotidiano.

Esboçar o gráfico de uma função logarítmicas a partir da lei de associação.

Atividades com textos do livro didáticos e paradidáticos. Pesquisa de campo e/ou bibliográfica. Trabalhos individuais e/ou em grupo com apresentação oral e/ou escrita. Simulados e testes. Prova escrita com questões objetivas e discursivas. Debates e Seminários. Avaliação oral com apresentação de atividades na lousa. Os instrumentos de avaliação, de acordo com o Regimento Escolar, totalizarão 10,0 (dez) pontos em caráter somatório assim subdivididos: - 7,0 (sete) pontos de provas e testes. - 3,0 (três) pontos de pesquisas, trabalhos, produções e demais atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do bimestre. Os alunos que na soma das

avaliações realizadas no bimestre não tenham atingido média 7,0 (sete) farão obrigatoriamente uma nova avaliação com peso 10.0 (dez). Após isso, será feira a média aritmética entre a nota bimestral e a nota obtida nesta avaliação e, sendo superior, substituirá a nota anterior. Caso contrário, será desconsiderada. * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos ocorrerá na medida em que, ao proceder a avaliação utilizando os critérios acima definidos, identificar-se a necessidade de retomada do conteúdo. Sendo assim, serão dados encaminhamentos metodológicos conforme as dificuldades e necessidades dos alunos.

Referências:

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2003.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas, SP: UNICAMP, 2004.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba, 2008.

PAVANELO, R. M. ; NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Avaliação Educacional. 2006, v. 17, n. 33. Disponível em:

www. fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1275/arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 21 jan 2008.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SMOLE, K.S., DINIZ, M. I. Matemática – Ensino Médio – vol 03.São Paulo: Saraiva, 2005.PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

Observações: i) Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas,

sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola. Desta forma, pretende-se desenvolver a capacidade de pensar, compreender e interpretar adequadamente a problemática cotidiana da sociedade atual, assegurando aos estudantes o direito de inserção e formação integral como cidadão.

ii) Os alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou defasagem de conteúdos terão encaminhamentos e atividades diferenciadas conforme for verificado no dia a dia da sala de aula e/ou laudo médico apresentado pelos responsáveis pelos mesmos. A adaptação curricular será de acordo com as necessidades do aluno. Assim como, os alunos que possuem altas habilidades serão instigados a desenvolver suas potencialidades através de atividades orientadas pelo professor e de acordo com a área que ele se identifica.

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

Professor (a): Maristela Medeiros Vendramini Disciplina: Matemática Ano:1ºD Bimestre: Quarto

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Números e Álgebra, Funções e Geometrias

CONTEÚDO

BÁSICO

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

AVALIAÇÃO

Progressão Aritmética

Sucessão ou sequências numéricas.

Progressão aritmética

Perceber o que é uma sequência numérica.

Identificar regularidades em sequência e expressá-la por meio de linguagem algébrica.

Reconhecer uma

Progressão Aritmética.

Classificar uma

Progressão Aritmética.

Determinar o termo

geral, a razão e o

primeiro termo de uma

Progressão Aritmética.

Calcular a soma dos n

Encaminhamento metodológico

- Investigação matemática sobre os diversos tipos de sucessões e sequencias. - Resolução de problemas envolvendo as Progressões Aritméticas e Geométricas. - Simuladores de gráficos. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em sala de aula e extraclasse. - Correção das atividades no quadro.

* Critérios de avaliação: Verificação dos conhecimentos que os alunos possuem a respeito do conteúdo promovendo atividades (orais ou escritas) a respeito do tema. Acompanhamento da compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de atividades individuais ou em grupo em sala e extraclasse. Observação e análise da apreensão dos conceitos através de atividades como: leitura e interpretação de textos propostos, atitudes (confiante, hesitante, etc) na resolução de problemas e atividades, participação e empenho nas atividades e trabalhos propostos (individuais ou em grupo).

Progressão Geométrica

Progressão Geométrica.

primeiros termos de

uma Progressão

Aritmética.

Reconhecer uma

Progressão Geométrica.

Classificar uma

Progressão Geométrica.

Determinar o termo

geral, a razão e o

primeiro termo de uma

Progressão Geométrica.

Calcular a soma dos n

primeiros termos de

uma Progressão

Geométrica.

Calcular a soma infinitos

termos de uma

Progressão Geométrica

de razão q, com -1 < q <

1.

Recursos didáticos Gravuras e desenhos. Livro didático. Quadro escolar Projetor Multimídia. Laboratório de Informática.

Análise do raciocínio lógico e precisão do cálculo mental através de atividades orais, expositivas e escritas. Verificação da capacidade do aluno comunicar-se matematicamente, oral ou por escrito utilizando recursos como: lousa, materiais manipuláveis, computador e calculadora. Avaliação das produções escritas observando as dificuldades e facilidades dos alunos. Verificação da capacidade do aluno de compreender, elaborar um plano, buscar diversas soluções e realizar o retrospecto da solução de um problema. * Instrumentos de avaliação: Atividades com recursos audiovisuais.

Geometria plana.

Polígonos.

Triângulos

Propriedade dos triângulos.

Relações métricas no triângulo retângulo.

Identificar um polígono

e reconhecer seus

elementos.

Classificar os triângulos

e reconhecer seus

elementos.

Identificar as relações

métricas no triângulo

retângulo e aplicá-las na

resolução de problemas

variados.

Encaminhamento metodológico

Trabalho em grupo com pesquisa sobre os triângulos e suas propriedades e as relações métricas no triângulo retângulo. - Apresentação dos grupos com interferências e correções, caso necessário. - Explicação com exemplos e atividades na lousa. - Atividades e exercícios em sala de aula e extraclasse. - Correção das atividades no quadro.

Atividades com textos do livro didáticos e paradidáticos. Pesquisa de campo e/ou bibliográfica. Trabalhos individuais e/ou em grupo com apresentação oral e/ou escrita. Simulados e testes. Prova escrita com questões objetivas e discursivas. Debates e Seminários. Avaliação oral com apresentação de atividades na lousa. Os instrumentos de avaliação, de acordo com o Regimento Escolar, totalizarão 10,0 (dez) pontos em caráter somatório assim subdivididos: - 7,0 (sete) pontos de provas e testes. - 3,0 (três) pontos de pesquisas, trabalhos, produções e demais atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do bimestre. Os alunos que na soma das

Recursos didáticos Gravuras e desenhos. Livro didático. Quadro escolar Projetor Multimídia.

Laboratório de Informática

avaliações realizadas no bimestre não tenham atingido média 7,0 (sete) farão obrigatoriamente uma nova avaliação com peso 10.0 (dez). Após isso, será feira a média aritmética entre a nota bimestral e a nota obtida nesta avaliação e, sendo superior, substituirá a nota anterior. Caso contrário, será desconsiderada. * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos ocorrerá na medida em que, ao proceder a avaliação utilizando os critérios acima definidos, identificar-se a necessidade de retomada do conteúdo. Sendo assim, serão dados encaminhamentos metodológicos conforme as dificuldades e necessidades dos alunos.

Referências

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2003.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas, SP: UNICAMP, 2004.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba, 2008.

PAVANELO, R. M. ; NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Avaliação Educacional. 2006, v. 17, n. 33. Disponível em:

www. fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1275/arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 21 jan 2008.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SMOLE, K.S., DINIZ, M. I. Matemática – Ensino Médio – vol 03.São Paulo: Saraiva, 2005.PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2013.

Observações: i) Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas,

sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola. Desta forma, pretende-se desenvolver a capacidade de pensar, compreender e interpretar adequadamente a problemática cotidiana da sociedade atual, assegurando aos estudantes o direito de inserção e formação integral como cidadão.

ii) Os alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou defasagem de conteúdos terão encaminhamentos e atividades diferenciadas conforme for verificado no dia a dia da sala de aula e/ou laudo médico apresentado pelos responsáveis pelos mesmos. A adaptação curricular será de acordo com as necessidades do aluno. Assim como, os alunos que possuem altas habilidades serão instigados a desenvolver suas potencialidades através de atividades orientadas pelo professor e de acordo com a área que ele se identifica.