ciências (2)

9
Sistema Reprodutor Feminino

Upload: criscastrolaranjeira

Post on 24-Jul-2015

438 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sistema Reprodutor Feminino

Câncer no sistema reprodutor feminino

Quando pode ocorrer ...

Dês da primeira menstruação a mulher já esta viável a vários problemas envolvendo

o aparelho reprodutor ou seja a doença não é avisada ou detectada rapidamente sem a consulta resente ao seu ginecologista. Os

cânceres podem ocorrer em qualquer parte do sistema reprodutivo feminino (vulva,

vagina, colo do útero, útero, tubas uterinas, ou ovários).

Doença O que é? Sintomas Tratamento

Câncerdo

útero

É um tumor maligno dos tecidos do útero. O cancro do útero afecta principalmente dois locais - o colo do útero e o endométrio (revestimento do útero). Em casos raros, o músculo uterino é afectado por um tipo de cancro conhecido como leiomiossa -rcoma ..O câncer de útero, também chamado de câncer de endométrio, é o segundo mais frequente e geralmente aparece entre os 50 e os 60 anos de idade.

Inicialmente o câncer de útero não apresenta sintomas, mas com o avançar da doença podem surgir:+Sangramento, especialmente após as relações sexuais;+Corrimento vaginal marrom, com odor fétido;+Dor abdominal;+Queixas urinárias e+Queixas intestinais, numa fase mais avançada.

O tratamento para o câncer de útero geralmente requer radioterapia e/ou cirurgia, mas vai depender do estadiamento do câncer.O desejo pessoal de querer ter filhos também é levado em conta, caso a resposta seja negativa, a retirada o útero pode ser uma solução viável.

Câncer doColo do Útero

É o câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode não ter sintomas.

Não existe

sintomas

O tratamento geralmente é por cirurgia, radioterapia e quimioterapia, e depende das condições do paciente, do tipo de tumor e da sua procedência.

Doença O que é? Sintomas Tratamento

Câncer de

ovário

Ovários são duas glândulas responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos, progesterona e estrogênio. Eles têm também a função de produzir e armazenar os óvulos, que são liberados, um a cada mês e recolhidos pelas tubas uterinas, enquanto durar a vida reprodutiva da mulher.

A maioria das mulheres com câncer de ovário não apresenta sintomas até a doença atingir estágio avançado. Nesse caso, os mais característicos são dor e aumento do volume abdominal, constipação, alteração na função digestiva e massa abdominal palpável.

Se houver suspeita de tumor de ovário, a paciente deve ser submetida a uma avaliação cirúrgica. Para câncer de ovário em estágio inicial, é preciso realizar o estadiamento do tumor por meio de cirurgia e promover a remoção do útero e ovários. Em estágios avançados da doença, é possível aumentar a taxa de sobrevivência com a remoção agressiva de todos os tumores visíveis.

Câncer na

Vulva

Vulvar câncer , um tumor maligno invasivo na vulva , é responsável por cerca de 4% de todos os cânceres ginecológicos e afeta tipicamente mulheres mais tarde na vida.

O principal sintoma é o prurido (coceira) vulvar associado com ardência e dispareunia (dor na relação sexual). Nos casos mais avançados, pode haver ulcerações (feridas) com ou sem infecção superposta, sendo que a dor é rara.

O tratamento das pacientes portadoras de câncer de vulva é cirúrgico. A cirurgia convencional é a vulvectomia radical com linfadenectomia inguinocrural. Atualmente tem-se dado preferência à cirurgia parcial (ressecção cirúrgica mais conservadora) nos estágios mais iniciais da doença, dependendo do tipo histológico, da extensão tumoral local e do comprometimento dos linfonodos (gânglios) regionais.

Doença O que é? Sintomas Tratamento

Câncer na

Vagina

O câncer na vagina é um tipo raro de câncer do aparelho reprodutor feminino e, segundo dados estatísticos, afeta, em geral, mulheres entre os 45 e 64 anos.

+ Secreção aquosa+ Sangramento vaginal fora do período menstrual+ Dor durante a relação sexual+Urgência para urinar Micção dolorosa

O tratamento para o câncer na vagina é feito através da radioterapia ou cirurgia.

Câncerdas

Tubas Uterinas

O câncer também pode ocorrer nas tubas uterinas. É o tipo mais raro de câncer do sistema reprodutivo feminino.

Os sintomas incluem um discreto desconforto abdominal e, ocasionalmente, uma secreção vaginal aquosa ou manchada de sangue.

Quase sempre é necessária a realização de uma histerectomia e remoção dos ovários e das demais estruturas adjacentes, seguidas pela quimioterapia. O prognóstico é similar ao do câncer de ovário.

Doença O que é? Sintomas Tratamento

A Mola

hidatiforme

A mola hidatiforme é um tumor usualmente benigno invulgar que se desenvolve a partir de tecido placentário em fases precoces de uma gravidez em que o embrião não se desenvolve normalmente. A mola hidatiforme, que se assemelha a um punhado de pequenos bagos de uva, é causada por uma degeneração das vilosidades coriónicas (projecções minúsculas, semelhantes a dedos, existentes na placenta). Desconhece-se a causa da degeneração. O tumor maligno de placenta chama-se coriocarcinoma.

Ocorrem geralmente perdas sanguíneas vaginais e enjôos matinais excessivos.

O tumor pode ser removido quer por sucção do conteúdo do útero, quer por raspagem, podendo ser necessário, por vezes, recorrer ao tratamento por quimioterapia para eliminação total do tumor.