cao em portugues e ingles - tecnologias aplicadas a educacao - nr (dmi772) roteiros rde ltr1...

3
 ROTEIRO DE ESTUDO Curso: Letras e Pedagogia Período Leti vo: 2º bimestre 2013-1 Série:  1 Disciplina: Tecnologias Aplicadas à Educação Professor EAD:  Gilse T. Lazzari Perosa Tema: Projetos de aprendiza gem colaborativa em um parad igma emergente Objetivos do Tema Identificar o papel da educação no contexto da globalização neoliberal. Refletir sobre o paradigma tradicional e as mudanças necessárias, com as novas tecnologias presentes na sociedade. Entender as fase s que envolvem os projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. RESUMO DO TEMA Paradigma emerge nte é um modelo padrão inovador que aten de aos pressupos tos necessários às exigências da sociedade do conhecimento e engloba diferentes pressupostos de novas teorias. Paradigma é uma base, um ponto de referência científico, social, um modelo aceito, constatado, sempre uma tradição em qualquer área. Novo paradígma da Ciência:  Ant es: conhecimento fragmentado e dividido; Hoje: conhecimento totalitário, visão de rede. Perspectivas para o século XX I: educação como pilar para alicerçar os ideais de justiça, paz, solidariedade e liberdade. Educar nesse tempo de mundialização instiga a refletir sobre o processo de globalização que tem passado a integrar os sistemas financeiros, econômicos, políticos e sociais das nações. Vivemos num contexto onde as nações estão cada vez mais inter-relacionadas e inter-dependentes.  As mudanças atingem todas as instituições e em especial a educação e o ensino em diversos níveis, principalmente as universidades. Papel da universidade num mundo globalizado: aliar a formação ético-humanística aos desafios tecnológico-científicos. Uma nova categoria do conhecimento: digital Pierre Levy ( 1993) afirma que a comunicação poderia ser apresentado de três formas diferentes: oral, escrita e digital, porém a forma digital está se apresentando de forma mais veloz que as demais. Era Digital não implica descartar todo o ca minho trilhado pela linguagem oral e es crita; não significa o uso indiscriminado de computadores no ensino.

Upload: milton-shirakawa

Post on 09-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

roteiro tecnologia educação 1

TRANSCRIPT

7/21/2019 Cao Em Portugues e Ingles - Tecnologias Aplicadas a Educacao - Nr (Dmi772) Roteiros Rde Ltr1 Tecnologia Aplic E…

http://slidepdf.com/reader/full/cao-em-portugues-e-ingles-tecnologias-aplicadas-a-educacao-nr-dmi772 1/3

 

ROTEIRO DE ESTUDO

Curso:  Letras e Pedagogia Período Letivo: 2º bimestre 2013-1

Série:  1

Disciplina: Tecnologias Aplicadas à Educação

Professor EAD:  Gilse T. Lazzari Perosa

Tema: Projetos de aprendizagem colaborativa em um paradigma emergente

Objetivos doTema

Identificar o papel da educação no contexto da globalização neoliberal.

Refletir sobre o paradigma tradicional e as mudanças necessárias, com as novastecnologias presentes na sociedade.

Entender as fases que envolvem os projetos de aprendizagem colaborativa numparadigma emergente.

RESUMO DO TEMA

Paradigma emergente é um modelo padrão inovador que atende aos pressupostos necessários àsexigências da sociedade do conhecimento e engloba diferentes pressupostos de novas teorias.

Paradigma é uma base, um ponto de referência científico, social, um modelo aceito, constatado,sempre uma tradição em qualquer área.

Novo paradígma da Ciência:  Antes: conhecimento fragmentado e dividido; Hoje: conhecimento

totalitário, visão de rede.

Perspectivas para o século XXI: educação como pilar para alicerçar os ideais de justiça, paz,solidariedade e liberdade.

Educar nesse tempo de mundialização instiga a refletir sobre o processo de globalização que tempassado a integrar os sistemas financeiros, econômicos, políticos e sociais das nações.

Vivemos num contexto onde as nações estão cada vez mais inter-relacionadas e inter-dependentes. As mudanças atingem todas as instituições e em especial a educação e o ensino em diversosníveis, principalmente as universidades.

Papel da universidade num mundo globalizado: aliar a formação ético-humanística aos desafiostecnológico-científicos.

Uma nova categoria do conhecimento: digital

Pierre Levy ( 1993) afirma que a comunicação poderia ser apresentado de três formas diferentes:oral, escrita e digital, porém a forma digital está se apresentando de forma mais veloz que asdemais.

Era Digital não implica descartar todo o caminho trilhado pela linguagem oral e escrita; não significao uso indiscriminado de computadores no ensino.

7/21/2019 Cao Em Portugues e Ingles - Tecnologias Aplicadas a Educacao - Nr (Dmi772) Roteiros Rde Ltr1 Tecnologia Aplic E…

http://slidepdf.com/reader/full/cao-em-portugues-e-ingles-tecnologias-aplicadas-a-educacao-nr-dmi772 2/3

 

Era digital significa enfrentar com critérios os recursos eletrônicos como ferramentas para construirprocessos metodológicos mais significativos para aprender.

Para construir processos metodológicos mais significativos para aprender com a linguagem digital é

necessário: servir-se da informática como instrumento de sua prática pedagógica, consciente de quea lógica do consumo não pode ultrapassar a lógica da produção do conhecimento.

Na Era digital a sala de aula passa a ser um locus privilegiado como ponto de encontro paraacessar o conhecimento, discuti-lo, depurá-lo e transformá-lo.

 A tecnologia digital rompe com a narrativa contínua e sequencial das imagens e textos que seapresentam como um fenômeno descontínuo. (Kenski,1998).

No contexto digital os alunos passam a ser descobridores, transformadores e produtores doconhecimento. Criam páginas na internet, blogs, vídeos, animações, outros. No contexto digital osalunos passam a ser vistos como portadores de inteligências múltiplas e não apenas da linguísticae do raciocínio lógico.

Segundo Gardner (1994), as Inteligências Múltiplas são:

Inteligência linguísticaInteligência musicalInteligência lógico-matemáticaInteligência espacialInteligência corporal-cinestésicaInteligência intra-pessoalInteligência inter-pessoalInteligência espiritualInteligência naturalística

Os processos pedagógicos que levem em consideração as oito diferentes tipos de inteligênciamúltiplas possibilitarão ao indivíduo uma visão interdisciplinar, que favorece a formação do homem

sensível, responsável, competente, crítico criativo, transformador, solidário, que luta pelos processosde justiça, paz, de honestidade, de igualdade e de amorosidade. 

Segundo Goleman (1996), podemos afirmar que há mais uma inteligência, a inteligênciaemocional. Ao desenvolver a inteligência emocional o indivíduo desencadeia a capacidade pararesolver problemas e desenvolver os 3C: Comunicação, Colaboração e Criatividade.

Inteligência emocional é: trabalho coletivo, discussão em grupo, espírito de entreajuda, cooperação,contribuição e parcerias.

Jacques Delors (1998), apresenta para a educação uma aprendizagem ao longo de toda vidaassentada em quatro pilares da aprendizagens: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprendera viver juntos e aprender a ser.

 Aprender a conhecer: domínio do próprio instrumento de conhecimento; supõe aprender aaprender; exercita a atenção, a memória e o pensamento

 Aprender a fazer: formação profissional; adaptar a educação ao trabalho.

 Aprender a v iver juntos : significa a descoberta progressiva do outro.

 Aprender a ser: todo o ser humano deve estar preparado para elaborar pensamentos autônomos ecríticos, para formar seu próprio juízo de valor, para decidir por si mesmo e como agir nas diferentescircunstância da vida. 

7/21/2019 Cao Em Portugues e Ingles - Tecnologias Aplicadas a Educacao - Nr (Dmi772) Roteiros Rde Ltr1 Tecnologia Aplic E…

http://slidepdf.com/reader/full/cao-em-portugues-e-ingles-tecnologias-aplicadas-a-educacao-nr-dmi772 3/3

 

MORAN, José Manuel. MASSETO, Marcos, BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e

mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus. 2000.

PERGUNTA DESAFIADORA REFERENTE AO TEMA DA AULA

Discussão no grande grupo

Pesquisar na Internet as características de cada Inteligência Múltipla, segundo Gardner e procurarrelacionar a personagens brasileiras. Sugere-se também que cada acadêmico observe qual a suainteligência mais evidenciada e a menos desenvolvida.

Howard Gardner, cientista norte-americano, f ormado no campo da psicologia e da neurologia,causou forte impacto na área educacional com sua teoria das inteligências múltiplas, divulgada no

início da década de 1980. Seu interesse pelos processos de aprendizado já estava presente nos

primeiros estudos de pós-graduação, quando pesquisou as descobertas do suíço Jean Piaget (1896-

1980).