campanha salarial 2014 assembleia nesta segunda, … · plano de cargos e salários da codesp...

8
Jornal dos Portuári os Sindicato dos Trabalhadores Administrativos em Capatazia nos Terminais Privativos e Retroportuários e na Administração em Geral dos Serviços Portuários do Estado de São Paulo 616- Janeiro/Fevereiro/Março2014 Impresso Especial Contrato nº 0000576901 ECT/DR/SPM SINDAPORT CAMPANHA SALARIAL 2014 ASSEMBLEIA NESTA SEGUNDA, 31/03, DEFINE REIVINDICAÇÕES O deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP) foi homenageado no SINDAPORT, no dia 21 de março, onde esteve participando de um café da manhã. Foi a primeira vez que o deputado esteve no SINDICATO. No ano passado, só conseguimos implantar o novo Plano de Cargos e Salários da Codesp porque tivemos a interferência do deputado federal Paulo Teixeira. Se ele não estivesse do nosso lado para abrir as portas do DEST (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), do Ministério do Planejamento, estávamos esperando até agora uma definição. Pág. 08 Deputado federal recebe título de sócio benemérito Todos os associados estão convocados para a assembleia desta segunda-feira, 31 de março, às 20 horas, na sede do SINDAPORT. Queremos discutir e definir uma pauta de reivindicação para apresentar à Codesp. A proposta do SINDICATO é a formalização de um acordo coletivo com validade de dois anos, de 01 de junho de 2014 a 31 de maio de 2016, com reajustes anuais, em 2014 e 2015. Também queremos, além da manutenção das demais cláusulas do acordo anterior, incluir no novo acordo coletivo alguns pontos. São eles: Auxilio educação: esse assunto já avançou em tratativas com a Diretoria da Codesp, mas o DEST não autorizou; Vale-Combustível: o empregado pode ter direito a optar pelo vale-transporte ou vale- combustível; Aplicação dos índices do Plano de Cargos e Salários sobre a complementação para quem faz jus ao benefício; Extensão da complementação para todos os empregados aposentados. Participe da assembleia, contribua para a discussão de nossa pauta de reivindicações. Categoria unida é categoria forte! Mais informações na página 03. O deputado federal recebeu a placa das mãos do presidente do SINDAPORT

Upload: others

Post on 18-Mar-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CAMPANHA SALARIAL 2014 ASSEMBLEIA NESTA SEGUNDA, … · Plano de Cargos e Salários da Codesp porque tivemos a interferência do deputado federal Paulo Teixeira. Se ele não estivesse

Jornal dos PortuáriosSindicato dos Trabalhadores Administrativos em Capatazia nos Terminais

Privativos e Retroportuários e na Administração em Geral dos Serviços Portuários do Estado de São Paulo616- Janeiro/Fevereiro/Março2014

Impresso EspecialContrato

nº 0000576901ECT/DR/SPMSINDAPORT

CAMPANHA SALARIAL 2014ASSEMBLEIA NESTA

SEGUNDA, 31/03, DEFINEREIVINDICAÇÕES

O deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP) foihomenageado no SINDAPORT, no dia 21 de março, ondeesteve participando de um café da manhã. Foi a primeiravez que o deputado esteve no SINDICATO.

No ano passado, só conseguimos implantar o novoPlano de Cargos e Salários da Codesp porque tivemos ainterferência do deputado federal Paulo Teixeira. Se ele nãoestivesse do nosso lado para abrir as portas do DEST(Departamento de Coordenação e Governança dasEmpresas Estatais), do Ministério do Planejamento,estávamos esperando até agora uma definição. Pág. 08

Deputado federal recebetítulo de sócio benemérito

Todos os associados estão convocados para a assembleia desta segunda-feira, 31 de março,às 20 horas, na sede do SINDAPORT. Queremos discutir e definir uma pauta de reivindicaçãopara apresentar à Codesp. A proposta do SINDICATO é a formalização de um acordo coletivocom validade de dois anos, de 01 de junho de 2014 a 31 de maio de 2016, com reajustes anuais, em2014 e 2015. Também queremos, além da manutenção das demais cláusulas do acordo anterior,incluir no novo acordo coletivo alguns pontos. São eles:Auxilio educação: esse assunto já avançou em tratativas com a Diretoria da Codesp, mas o

DEST não autorizou;Vale-Combustível: o empregado pode ter direito a optar pelo vale-transporte ou vale-

combustível;Aplicação dos índices do Plano de Cargos e Salários sobre a complementação para quem

faz jus ao benefício;Extensão da complementação para todos os empregados aposentados.Participe da assembleia, contribua para a discussão de nossa pauta de reivindicações.

Categoria unida é categoria forte! Mais informações na página 03.

O deputado federal recebeu a placa das mãos dopresidente do SINDAPORT

Page 2: CAMPANHA SALARIAL 2014 ASSEMBLEIA NESTA SEGUNDA, … · Plano de Cargos e Salários da Codesp porque tivemos a interferência do deputado federal Paulo Teixeira. Se ele não estivesse

Jornal dos Portuários2

EDITORIAL

EXPEDIENTE: Jornal dos Portuários é uma publicação do Sindaport, localizado à rua Júlio Conceição, 91, VilaMathias, Santos, SP. Telefone (13) 4009-0300 - E-mails: [email protected] e [email protected]: Everandy Cirino dos Santos – Presidente; João de Andrade Marques – Vice Presidente; Luiz RobertoGomes – Secretário-Geral; Edilson de Paula Machado – 1º Secretário; Eduardo Ferreira Herrera – 2º Secretário;Valdir Pfeifer da Silva Jr.– 1º Tesoureiro; David da Silva – 2º Tesoureiro; Antonio Mendes Filho – Diretor Jurídico;Ricardo Fernandes– Diretor de Patrimônio; Luiz Carlos dos Santos– Diretor Social - Jornalista Responsável: Giselede Oliveira - Mtb 28.641 - Redação, edição, diagramação e fotos: Gisele de Oliveira Tiragem: 4.500 exemplares -Impressão: Diário do Litoral

Governo e Codesp preparam Planode Desligamento Voluntário

A Diretoria da CODESPtem aprovada a minu-ta de um novo Plano

de Desligamento Voluntário(PDV) destinado aos emprega-dos da empresa. O novo planojá teria o aval da Direx e do mi-nistro da Secretaria Especial dePortos (SEP) Antonio HenriqueSilveira.

Essas são as únicas informa-ções que o SINDAPORT têm atéagora. Sabemos que uma co-missão formada por técnicos daSEP e da Codesp trabalham naformatação final do plano, queposteriormente será submetido aanálise das autoridades do Mi-nistério do Planejamento, Orça-mento e Gestão, através do De-partamento de Coordenação eGovernança das Empresas Es-tatais (DEST).

Por isso, qualquer especula-ção além disso deve ser evitada.O SINDICATO entende que

atitudes como essas são desne-cessárias e inoportunas, pois aminuta será levada ao conheci-mento do Murilo Barella, diretordo Dest, que é quem dá a pala-vra final. Caso aprovado, o Pla-no de Desligamento Voluntárioda Codesp estará apto para serhomologado pela SEP.

O que temos conhecimento éde que o estudo apresentadoaos conselheiros da Codesp tevecomo parâmetro os planos já emandamento nas demais empre-sas estatais. Companhias degrande porte e consideradas es-tratégicas para a economia dopaís, como Eletrobrás, Correios,entre outras, estão buscando al-ternativas para a redução deseus efetivos com programas deincentivo à demissão voluntária.Petrobrás e Embraer já anunci-aram a implantação de PDV.

Em regra geral, o PDV proje-tado pelo Governo prevê o paga-

mento de 10 salários brutos, nãoultrapassando em 10 vezes o sa-lário do presidente da empresa,acrescido de verbas rescisórias,ou seja, multa do FGTS, avisoprévio, etc.

Invariavelmente fica condicio-nada a adesão ao PDV o empre-gado já aposentado que possuiridade acima de 55 anos. Apesardas tratativas, não há previsão paraa implantação do Plano naCodesp. Não sabemos se osdesligamentos são para este anoou 2015 por causa da Lei Eleitoral.

O SINDAPORT segue acom-panhando atentamente a trami-tação desse processo e aguardao recebimento do documentooficial para a devida análise.Quando tivermos em mãos osverdadeiros termos do PDV va-mos analisar junto ao departa-mento jurídico e depois discuti-remos com a categoria.

A Diretoria

Trabalhista: Advogado Paulo Eduardo Lyra M. Pereira - 3ª feira das 8 às 9 horasCível:Advogada Talita Agria Pedroso - 4ª e 6ª feiras das 9 às 10 horasPrevidenciário: Advogados Cleiton L.Dias Jr. e Katia H. F. S. Amaro - 5ª feira das 9 às 10 horas.Criminalista: Advogado Armando de Mattos Júnior atende os associados diretamente em seu escritório naRua Bittencourt 141, conj. 52, Centro, em Santos. Telefones 3221-2612/ 9774-6944/ 7807-4001 ou ID 84*53125

PLANTÃO JURÍDICO DO SINDAPORT

Page 3: CAMPANHA SALARIAL 2014 ASSEMBLEIA NESTA SEGUNDA, … · Plano de Cargos e Salários da Codesp porque tivemos a interferência do deputado federal Paulo Teixeira. Se ele não estivesse

Jornal dos Portuários

CODESP

CAMPANHA SALARIAL 2014:Assembleia nesta segunda-feira,

31 de março, às 20 horas

Vamos nesta segunda-feira, 31de março, dar início a nossaCampanha Salarial 2014. Essaprimeira assembleia serve paradefinirmos a pauta de reivindi-cações que será enviada à Codesp.

Vale relembrar que estamossem um acordo coletivo assinadode forma negociada desde 2009.Na ocasião, fizemos um acordopor dois anos, de 01 de junho de2009 a 31 de maio de 2011.

Em 2011, sem sucesso emnossa Campanha Salarial, entra-mos com dissídio coletivo de greve.O Tribunal Regional do Trabalhomanteve o índice adiantado pelaCodesp e as demais cláusulas doacordo anterior.

Novamente em 2012 entramoscom dissídio coletivo, dessa vezsem greve. A novidade do julga-mento, que manteve o índice de4,99% de reajuste, pago pelaCodesp, e as cláusulas do acordo

anterior, foi com relação ao prazo.O TRT determinou a validade doacordo por quatro anos, de 01 dejunho de 2012 a 31 de maio de 2016.

Já no ano passado, a Codesp,seguindo o acórdão do TRT,deveria negociar as cláusulaseconômicas, que devem ser rea-justadas anualmente, indepen-dentemente dos benefícios so-ciais, que devem vigorar porquatro anos, até maio de 2016.O reajuste salarial pago pelaCompanhia foi de 6,5%.

Diante desse histórico, que-remos levar para a Codesp, apósaprovação da categoria emassembleia, uma proposta paraa formalização de acordo coletivocom validade de dois anos, de 01de junho de 2014 a 31 de maiode 2016, com reajustes anuais,em 2014 e 2015. Tambémqueremos, além da manutençãodas demais cláusulas do acordo

Categoria tem que participar da assembleia para discutir a pauta de reivindicações 2014

anterior, incluir no novo acordocoletivo alguns pontos, tais como:Auxilio educação: esse as-

sunto já avançou em tratativascom a Diretoria da Codesp, maso DEST não autorizou;Vale-Combustível: o em-

pregado pode ter direito a optarpelo vale-transporte ou vale-combustível;Aplicação dos índices do

Plano de Cargos e Salários so-bre a complementação paraquem faz jus ao benefício;Extensão da complemen-

tação para todos os emprega-dos aposentados.

Quem define a pauta de reivin-dicações é a categoria durante aassembleia. Por isso, é importantea participação maciça da categoriadesde a primeira assembleia. CAM-PANHA SALARIAL FORTE ÉCOM UNIÃO E PRESENÇA NOSINDICATO.

Foto: Gisele de Oliveira

Page 4: CAMPANHA SALARIAL 2014 ASSEMBLEIA NESTA SEGUNDA, … · Plano de Cargos e Salários da Codesp porque tivemos a interferência do deputado federal Paulo Teixeira. Se ele não estivesse

Jornal dos Portuários4

PORTO DE SÃO SEBASTIÃO

Dersa e Companhia Docas afirmamque empregados não vão perder

benefícios com sucessão

O SINDAPORT esteve reunidocom os empregados da Compa-nhia Docas de São Sebastião emduas assembleias, neste mês demarço, para discutir a abertura daCampanha Salarial, o encami-nhamento de pauta de reivindi-cação e, principalmente, discutir aquestão da sucessão trabalhista.

Diante de muitas incertezas, foielaborado um ofício solicitandoesclarecimentos sobre o proces-so de sucessão trabalhista dosempregados.

Esses funcionários trabalhamhá mais de 25, 30 anos no portode São Sebastião e já passaramanteriormente por uma sucessão.Eram funcionários do Departa-mento Hidroviário (DH), ligado aSecretaria Estadual dos Trans-portes, quando foram transferidospara DERSA em 1989.

Após 18 anos, uma novamudança ocorreu na administraçãodo Porto de São Sebastião. O

convênio de delegação da Uniãopara o Estado de São Paulo foirenovado, por mais 25 anos em2007 e foi criada a CompanhiaDocas de São Sebastião paraadministrar o porto.

O SINDAPORT já tinha conheci-mento que este convênio dedelegação citava a sucessãotrabalhista e que os empregados doporto iriam migrar para a novaempresa. No entanto, esseprocesso arrastava-se há mais deseis anos e, neste período, oSINDICATO participou de muitasreuniões sobre o assunto.

Porém, agora, sem qualquercomunicação oficial ao SINDA-PORT, os empregados da Com-panhia Docas de São Sebastiãoforam informados de que a partirde 01 de abril serão desligados daDersa e assumidos pela adminis-tradora portuária em regime desucessão.

Somente após esse ocorrido é

Companhia Docas de São Sebastião vai executar sucessão trabalhista e assumirdefinitivamente os empregados. Porém, todos os benefícios serão mantidos. Caso a categoria

tenha alguma perda, o SINDAPORT ingressará com ação para garantir os direitos

EMBRAPORT - Promovemos assembleia com a categoria e entregamos a pauta de reivindicações:manutenção da data base, reajuste de 10% em todas as cláusulas econômicas; plano de saúde integralou com contribuição simbólica e troca do atual plano, vale alimentação de R$550,00 e vale refeição novalor de R$25,00 por dia;GRUPO RODRIMAR - Promovemos assembleia e já enviamos a pauta com as reivindicações dosempregados: manutenção da data base, reajuste de 10% em todas as cláusulas econômicas, valealimentação e plano de saúde com contribuição simbólica;COSAN/RUMO - A categoria não aceitou nenhuma das três propostas apresentadas pela empresae deliberou a seguinte contraproposta: reajuste salarial de 6%, reajuste de 8% no vale-refeição e novale-alimentação; isenção do desconto no vale-transporte, anuênio de 1%, relógio de ponto com emissãode comprovante e manutenção das demais cláusulas do ACT.

SINDAPORT negocia com operadoras portuárias

que foi realizada no dia 24 de março,em São Paulo, uma reunião entrerepresentantes da DERSA, Compa-nhia Docas de São Sebastião, opresidente do SINDAPORT Eve-randy Cirino dos Santos, o diretorAgnaldo e o advogado EraldoFranzese. O SINDICATO foi infor-mado que, apesar de não terrecebido oficialmente os termos dasucessão, os trabalhadores nãoserão prejudicados e os direitosserão mantidos.

No caso específico do plano desaúde, fomos informados quealgumas alterações podem ocorrerpor causa do contrato, pois o que vemsendo praticado está vencido. Porisso, será realizada nova licitação efatalmente os valores agora pratica-dos serão reajustados.

O SINDAPORT vai acompanharde perto essa questão e caso sejacaracterizado prejuízo aos empre-gados, entrará com ação judicialpara garantir todos os direitos.

Page 5: CAMPANHA SALARIAL 2014 ASSEMBLEIA NESTA SEGUNDA, … · Plano de Cargos e Salários da Codesp porque tivemos a interferência do deputado federal Paulo Teixeira. Se ele não estivesse

Jornal dos Portuários 5

DE OLHO NA CODESP

O SINDAPORT encaminhouofício ao Ministério Público Fede-ral parabenizando o órgão porpedir explicações a Codesp so-bre o atraso nas obras de alinha-mento do Cais do Outeirinhos, noPorto de Santos

Com base nessa denúncia, oSINDAPORT está solicitando aoMPF que também cobre explica-ções sobre outras duas situaçõesnebulosas que assombram aCompanhia.

Já se tornou prática, em mui-tos contratos celebrados pelaCodesp, que após a assinatura,durante o andamento dos servi-ços contratados, aditamentoscom reequilíbrio financeiro sejampactuados entre as partes.

O SINDAPORT questiona serealmente todos esses aditamen-tos contratuais são efetivamentenecessários e devidos.

No entender do SINDICATO,se tal prática torna-se costumei-ra, caracteriza favorecimentoindevido, visto que, pelo valor ini-cial menor do contrato a ser cele-brado, muitas empresas podem

SINDAPORT quer que MPFcobre explicações da Codespsobre aditamentos e uso de

recursos próprios em obras do PAC

ter deixado de participar daconcorrência.

O SINDAPORT também expôsno documento enviado ao MPFque circulam informações dentroda própria Codesp sobre a nãoutilização de boa parte dos recur-sos financeiros disponibilizadospelo Governo Federal, através doPAC - Programa de Aceleraçãodo Crescimento.

Em contrapartida, a Codespestaria realizando com seuspróprios recursos financeiros,obras e serviços simi laresprevistos pelo PAC.

O SINDAPORT, além da obri-gação social, de zelar e fiscalizaros procedimentos da Codesp,enquanto Autoridade PortuáriaPública, é também diretamenteparte interessada. Somos o Sin-dicato majoritário, entre os em-pregados da Codesp, que podemser prejudicados em suas evolu-ções salariais e no PLR (Partici-pação nos Lucros e Resultados),em razão de gastos financeirosindevidos ou desnecessários, porparte da empresa.

O Ministério Público Federalem Santos enviou um ofício àCodesp para obter informa-ções sobre o andamento dasobras no cais de Outeirinhos.O empreendimento faz partedo Programa de Aceleraçãodo Crescimento – Copa (PAC-Copa) e deveria ter sidoentregue no fim de 2013, masainda não foi concluído.

O projeto, orçado em R$266 milhões, prevê a draga-gem do canal, para que tenha15 metros de profundidade, ea ampliação do cais, de 630para 1320 metros de extensão.Com isso, o local onde estásituado o terminal de passa-geiros poderá receber até seisnavios de cruzeiro. Hoje sócomporta três embarcações.

No ofício, o procurador daRepública Thiago LacerdaNobre requisita que a Codesp“explique e fundamente asrazões acerca do atraso nasobras, visto que a Copa de2014 iniciar-se-á em menosde cem dias”. Além disso, acompanhia deve informar se ostrabalhos estarão concluídosantes do início do torneio.

O MPF também solicitadados sobre o cronograma deconclusão da obra, com de-talhes das fases de execução,e pede que a Codesp informesobre a existência de eventuaisaditivos aos contratos origi-nais. As informações devemser prestadas ainda neste mêsde março.

MPF quer sabersobre atrasoem obra doPAC-Copa

Em novembro, o ministro visitou as obras no cais de Outeirinhos

Divulgação SEP

Page 6: CAMPANHA SALARIAL 2014 ASSEMBLEIA NESTA SEGUNDA, … · Plano de Cargos e Salários da Codesp porque tivemos a interferência do deputado federal Paulo Teixeira. Se ele não estivesse

Jornal dos Portuários6

SOCIAL

Prestigie o café damanhã do SINDAPORT

A Justiça Federal decidiuneste mês que o trabalhadorpode usar o saldo do Fundo deGarantia do Tempo de Serviço(FGTS) para pagar a pensãoalimentícia. O entendimento foifirmado pela Turma Nacional deUniformização dos JuizadosEspeciais Federais (TNU),vinculada ao Conselho daJustiça Federal (CJF).

Os integrantes do colegiadodecidiram restabelecer umadecisão da Justiça de Santa

Justiça decide que FGTS pode ser usado parapagar pensão alimentícia

Catarina que autorizou umtrabalhador a sacar o valor retidona conta do FGTS para fazer opagamento do débito. A decisãofoi revertida em função do enten-dimento do Superior Tribunal deJustiça (STJ), que autoriza osaque.

De acordo com a turma,apesar da Lei 8.036/90, que tratados casos em que o dinheiropode ser sacado, não definir queo dinheiro do FGTS deve serutilizado para pagamento de

pensão, a necessidade degarantir alimentos é asseguradapela Constituição.

“Segundo o entendimento doSTJ, está a obrigação alimen-tícia devida pelo titular da contavinculada a seus dependentes,em decorrência dos princípiosconstitucionais da proporcio-nalidade e da dignidade dapessoa humana”, afirmou o juizfederal Gláucio Maciel, relator doprocesso. (Fonte: AgênciaBrasil)

O café da manhã do SINDAPORT é realizado toda segunda quarta-feira do mês, das 9 às 11 horas. Participe!!!!

Page 7: CAMPANHA SALARIAL 2014 ASSEMBLEIA NESTA SEGUNDA, … · Plano de Cargos e Salários da Codesp porque tivemos a interferência do deputado federal Paulo Teixeira. Se ele não estivesse

Jornal dos Portuários 7

SOCIAL

O Gase – Grupo de Amparo eSolidariedade aos Enfermos doSINDAPORT – está completando15 anos de atividades. Criadoem 13 de abril de 1999, o Gaserepresenta o SINDAPORT em vi-sitas a doqueiros (associados ounão) que estão internados em hos-pitais da Região ou que estãoacamados em casa e tambémprecisam de uma palavra amiga.

Conversar, relembrar os tem-pos de Docas e auxiliar a família,caso esteja ocorrendo algum pro-blema durante a internação, estãoentre as atividades do Gase.

Os companheiros integram oGrupo voluntariamente e têmcomo único objetivo levar solida-riedade ao amigo portuário queestá passando por um momentode fragilidade.

O Grupo foi criado durante agestão do ex-presidente JurandirFrança da Hora e era compostopelos companheiros Ariovaldo

Grupo de Amparo e Solidariedadedo SINDAPORT completa 15 anos

Martins Paes, Orlando Ayres (fa-lecido), David Barga (falecido),Ana Maria Bartholo e MariaAparecida Lopes. Nesses 15anos de atuação também partici-param do Gase os colegas WalterMelo, Osmar Dias de Morais,Leonor Bonfim e João Gamo.

Atualmente o Gase é formadopelo companheiro Ariovaldo

Martins Paes que é o coordena-dor do grupo e está desde o iní-cio de sua criação, Silvio Cam-pos, Janice Gomes F. Santos eRegina Célia Guedini Campos.

Para a entrada e permanên-cia no quarto do paciente os re-presentantes do GASE utilizamcrachás de identificação e uni-formes.

“O Gase sempre visita meu mari-do aqui no hospital. Acho muitobom o trabalho do Grupo. Eles

conversam, lembram dos colegasde Docas. É um importante apoionesse momento”, Alzira de Jesus,casada com o guarda portuário

aposentado Peri de Jesus

“Meu marido está internado hádois meses na Santa Casa e o

pessoal do Gase vem toda semanaconversar com ele. É bom porquedemonstra que os portuários não

são esquecidos”, MariaAuxiliadora, esposa do ajustador

mecânico Oswaldo Lino Jr.

“Estive internado no final do anopassado e os companheiros do Gase

foram me visitar. É um trabalhomuito bom porque quem está nacama do hospital precisa de umapalavra de apoio, de ânimo. En-

quanto conversamos não pensamosna doença”, Irineu Duarte Gonçal-

ves, associado do SINDAPORT

Os companheiros do Gase doam um pouco do seu tempovoluntariamente para visitar colegas portuários que estão internados

Fotos: Gisele de Oliveira

Page 8: CAMPANHA SALARIAL 2014 ASSEMBLEIA NESTA SEGUNDA, … · Plano de Cargos e Salários da Codesp porque tivemos a interferência do deputado federal Paulo Teixeira. Se ele não estivesse

Boletim Especial dos Portuários8

Recentemente, o ministro daSEP anunciou um possívelaporte financeiro relativo àsdívidas de contribuições dasCompanhias Docas. Porém,para essa liberação é preciso aaprovação no Congresso de umProjeto de Lei.

Por isso pedimos auxílio aodeputado federal Paulo Teixeira,pois o Governo tem até o dia 31para apresentar esse projeto delei que visa a liberação de R$350 milhões para o Portus.

Sabemos que a destinaçãodesses recursos já tem o aval daárea econômica do Governo,

Deputado federal Paulo Teixeiravisita SINDAPORT e recebe o

título de sócio benemérito

PL pode liberar R$ 350milhões para o Portus

Deputado federal PauloTeixeira recebeu uma

placa em agradecimentoao apoio prestado no ano

passado para aimplantação do PCES

Auditório do SINDAPORTficou lotado durante avisita do deputado federal

O SINDAPORT recebeu nasexta-feira, 21 de março, a visitado deputado federal PauloTeixeira (PT/SP). Aproveitamos avinda do parlamentar paramanifestar publicamente nossoagradecimento pelo empenho eparticipação decisiva naimplantação do PCES.

Representantes da APP,Unapportus, Associação daGuarda Portuária, Polícia Civil eo vereador e ex-presidente doSINDAPORT Benedito Furtadotambém compareceram aoSINDAPORT para acompanhar oevento.

Além de agradecer ao apoiopara a implantação de nossoPlano de Cargos e Salários,aproveitamos para apresentaroutros pleitos ao deputado:Acordo Coletivo 2014; Situa-ção Financeira do PORTUS;Reflexos do PCES nas com-plementações de aposen-tadorias; ajustes no PCES(engessados) e regulamenta-ção da Guarda Portuária, entreoutros pleitos específicosdessa categoria.

O deputado federal ouviu todasos pedidos e assumiu os seguin-tes compromissos:Na questão dos engessados,

da complementação e da GuardaPortuária, vai conversar com oDEST e marcar audiência com oMinistro dos Portos para buscarsolução para essas pendências.No caso específico da Guarda

Portuária também vai agendar umareunião com a assessora legislativado Ministro da Justiça e notificar osmembros da comissão as datasdas reuniões.

mas necessita da aprovação doCongresso Nacional.

Com esse dinheiro, o Portusteria um fôlego de quatro a cincoanos para que os participantescontinuem recebendo os bene-fícios sem as constantes ameaçasde atraso. Além disso, com o fimdas auditorias do Portus, espera-mos que o Governo pague asdívidas das Companhias Docas.

O deputado federal PauloTeixeira, que afirmou integrar umaComissão de Orçamento,solicitou o projeto de lei e vai fazergestão nas áreas responsáveisque discutem o Portus.