gestão da qualidade do transportecmsintranet.sestsenat.org.br/arquivos...

27
Gestão da Qualidade do Transporte

Upload: others

Post on 03-Jan-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Gestão da Qualidade do Transporte

Page 2: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

A Gestão da Qualidade é um tema muitointeressante para quem deseja crescer! E falar emcrescimento é falar em investimentos e emcuidados que muitas vezes vão exigir mudançasde hábitos e de atitudes frente à vida e à própriaforma de conduzir o seu negócio.

Para alcançar o sucesso do seu negócio éimportante planejar, checar, executar e avaliara fim de torná-lo mais eficiente, rentável eadequado ao seu cliente.

Page 3: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Desenvolva métodos de gestão de qualidade

Todo motorista pode e deve promover a excelência do seu trabalho, o que representará maior eficiência eum resultado mais interessante ao final do mês.

Você sabe como verificar a qualidade de seu serviço, assim como identificar os eventuais problemas e buscar a melhoria contínua de processos e produtos?

Essa é a função do modelo conhecido como PDCA (Plan-Do-Check-Adjust ou “Planejamento, Execução,Checagem, Ajustes”).

Page 4: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

PDCA: Plan-Do-Check-Adjust ou “Planejamento, Execução, Checagem, Ajustes

Passos

P (Plan/Planejamento) Partindo dos objetivos que se quer atingir, por exemplo, ao final de um ano, são elaborados um

planejamento e um cronograma para alcançar as metas do negócio.1

2D (Do/Execução)O plano elaborado é posto em prática. Durante a execução são coletados os dados para a análise

que virá a seguir.

3C (Check/Checagem)Os dados recolhidos na fase de Execução são coletados e, posteriormente, comparados com o que se

determinou na fase de Planejamento.

4A (Adjust/Ajustes)São realizadas ações corretivas para que o profissional possa alinhar os resultados reais com o que foi inicialmente planejado.

Page 5: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Faça a avaliação dos resultados, melhorando os serviços

Uma boa gestão do transporte tem como objetivos principais a satisfação do cliente e o melhor resultadoeconômico. Para aperfeiçoar a prestação dos serviços é importante saber como avaliar os resultados doPDCA.

Um bom começo é levar em conta quatro parâmetros:

Qualidade

Produtividade

Custos

tempo

Page 6: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

O fator qualidade se refere à satisfação docliente com o serviço prestado. Que tal atribuiruma nota ao serviço a partir de itens comoperdas e avarias nas mercadorias; furtos ouroubos de cargas? Quanto menor for o índice,maior será a qualidade do serviço prestado aocliente e, também, sua nota final.

Com relação à produtividade das operações, tome como base a taxa de ocupação do veículo. Calcule atonelagem total transportada por mês frente à capacidade de carga do veículo. Quanto mais favorávelfor o cálculo, mais alta será a nota nesse quesito.

Page 7: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Já o custo será tanto menor quanto maior for a utilização da capacidade de carga do veículo. E quanto menoro custo, mais alta será sua nota mensal.

O tempo diz respeito à habilidade em respeitar prazos de entrega, reduzindo custos com logística. Aentrega de produtos antes da data programada pode elevar custos de transporte. O mesmo acontece quandoa entrega acontece depois da data combinada. Calcule o número de horas atrasadas ou adiantadas na coletae na entrega de mercadorias ao longo do mês. Quanto menor for o desvio, maior será a nota.

Assim é possível criar seu próprio sistema de gestão de qualidade. Agora, que tal calcular as notas do mês?

Page 8: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Faça o Cálculo de Frete Autônomo, pela internet

O Cálculo de Frete Autônomo é um sistema queleva em consideração todos os custos envolvidos noserviço de transporte de carga, indicando o valorcorreto a ser cobrado para que o negócio sejacompensador. Os dados são atualizados mês a mês.A ferramenta é exclusiva para caminhoneirosque trabalham por conta própria.

O sistema apresenta ao caminhoneiro autônomo duas modalidades de cálculo: “Cálculo de Frete Autônomo”e “Avaliação de Frete Autônomo”, e oferece o frete por tonelada, por viagem e por quilômetro, além de umdemonstrativo dos custos.Para mais informações, acesse: www.calculodefrete.com.br.

Page 9: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Eficiência, Eficácia e Efetividade: os “3 Es” na prestação de serviços de transporte

Atender o cliente com simpatia e eficiência, recolher e entregar a mercadoria no destino combinado com

segurança e no tempo correto. Esta é a equação para o sucesso na prestação de serviços de transporte.

Uma gestão eficiente do transporte pode ser feita por meio da organização de rotas e utilizando amanutenção preventiva e periódica do veículo. Essas práticas podem gerar benefícios importantes,como a redução de custos.

Um serviço eficaz de transporte representa a redução de custos logísticos, que resulta em preços eprodutos mais competitivos.

Já o atendimento efetivo é capaz de gerar vantagens relevantes para quem contrata serviços detransporte. O acompanhamento das entregas, por exemplo, deve ser feito diariamente, evitando oacúmulo de serviços para os dias posteriores.

Page 10: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Mesmo o cumprimento pleno do compromisso dos “3Es” pode não ser suficiente para o êxito de seu negócio,já que a concorrência no mercado é muito acirrada. Assim, todo profissional deve buscar estratégias dediferenciação que o tornem especial aos olhos do cliente.

Há ferramentas tecnológicas que permitem essa diferenciação:

Programas e aplicativos que rastreiam encomendas, para que o cliente possa acompanhar tudo o que estáacontecendo, com previsão precisa de entrega.

Outro diferencial:Acomodação correta das mercadorias dentro de embalagens, o que assegura uma boa conservação nodecorrer da viagem.

Analise com cuidado toda a sua operação e estude as medidas que podem otimizar as entregas, reduzindo os custos sem comprometer a qualidade do serviço.

Page 11: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Ofereça custos mais atrativos:

Carga fracionadaIdeal para cargas menores e trajetos mais curtos; a entrega é feita de acordo com um cronograma que permite aotimização dos serviços. E, em consequência, representa custos reduzidos para o cliente.

Carga itineranteEntrega de encomendas para diferentesdestinatários, utilizando um único embarcador eseguindo um só trajeto. Essa medida elimina viagensa pontos específicos e diminui os custos para o

cliente final.

Page 12: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

É fundamental que você conheça as necessidades docliente e saiba qual é a importância do transporte em

seu negócio, com o objetivo de atendê-lo melhor.

! DICA

Procure criar padrões de atendimento para os casos de atraso no frete. É importante estar em contatoregular com os clientes, avisando sobre os prazos para carga e descarga, e alertando para possíveisproblemas.

Conheça o seu cliente

Page 13: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Para relembrar

As melhores práticas para o seu negócio podem começar com o compromisso dos “3 Es” -Eficiência, Eficácia e Efetividade na prestação de serviços de transporte.

Em um mercado cada vez mais competitivo, como o de transportes, é fundamental buscar elementos diferenciais na prestação de serviços. Isso pode incluir um atendimento personalizado, preços especiais e tecnologias de última geração.

Conhecer bem o público é o primeiro passo para oferecer serviços de excelência, fidelizar o cliente e consolidar seu negócio.

Page 14: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Aperfeiçoamento profissional

Mais do que conduzir um veículo é necessário: Conhecer as tecnologias embarcadas. Usar corretamente o telefone celular. Pesquisar as rotas com antecedência. Dominar os principais aspectos da manutenção do veículo.

Você sabia que o SEST SENAT pode colaborar com sua formação continuada?

Conheça os cursos oferecidos que tratam sobre diversos temas, como manutenção de veículos leves,

condução segura e econômica, atendimento eficaz ao cliente, dentre outros.

Page 15: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Fique em dia com a evolução tecnológica

A capacidade de crescimento de qualquer profissional ou empresa no setor de transportes está diretamenteligada à aplicação de novos conceitos e tecnologias em informação.

Informe-se sobre temas como regulação dosetor, logística integrada, qualidade eprodutividade, segurança e novos aplicativosque facilitam a operação do transporte;

Participe de cursos e treinamentos;

Consulte sites e revistas especializadas.

Page 16: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Para relembrar

O mercado brasileiro de transportes vem se profissionalizando e se tornando mais competitivo a cada dia.

É fundamental se atualizar permanentemente em uma ampla variedade de temas que vão da manutenção preventiva até a legislação em transportes.

Também é importante manter-se em dia com as tecnologias mais recentes do setor de transporte.

O SEST SENAT oferece diversos cursos gratuitos que podem ajudar em sua atualização contínua.

Page 17: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Mantenha sempre o veículo em boas condições

Dirigir um veículo em más condições de operação, segurança e higiene é estar sujeito à aplicação de multas,conforme estabelecido pelo artigo 107 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Muito pior, isso gera riscos àsua segurança e à segurança dos demais no trânsito, além de causar outros problemas que colocam emperigo o seu negócio.

Consulte o Manual do Proprietário.

Crie uma rotina de manutenção e revisão.

Faça inspeções periódicas.

Troque os fluídos (óleos do motor, freio, fluido do radiador, etc).

Substitua e ajuste as peças (mangueiras, pastilhas e discos de freios).

Page 18: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

O que verificar na revisão semestral?

Condições mecânicas;

Elétrica;

Pintura;

Exigências básicas de higiene;

Segurança e conforto (desgaste e alinhamento dos pneus;espelhos, buzina, air bags, extintor de incêndio e cintos).

Não esqueça de conferir a sua documentação e os documentos do veículo antes de cada viagem, paraque tudo esteja em dia.

Page 19: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Controle os riscos de segurança

A manutenção permanente e preventiva do veículo faz parte do gerenciamento dos riscos do negócio, que tem como objetivo evitar (ou minimizar) problemas e garantir maior segurança a condutores,

colaboradores, veículos e cargas.

O gerenciamento parte da avaliação dos riscos sobre toda a logística do transporte, do começo ao fim da viagem.

A perda e o roubo de mercadorias durante o

transporte, por exemplo, estão entre os principais

motivos para a elevação dos custos do serviço.

O “custo Brasil” reduz muito a nossa competitividade

internacional.=

Page 20: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Para diminuir riscos e perdas, cada trajeto deve ser planejado de forma cuidadosa

Evite ao máximo parar em lugares desconhecidos e também estacionar nos acostamentos;

Opte sempre pelas áreas de descanso dospostos de serviço;

Jamais contrate “chapas” desconhecidos oudê carona a estranhos;

Mantenha sempre contato com a empresa,com os parentes e conhecidos para informarsobre o andamento da viagem;

O SEST SENAT também oferece a você umacartilha específica sobre a segurança noTransporte de cargas.

Page 21: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Mantenha a documentação em dia

Os documentos de porte obrigatório do motorista devem estar sempre atualizados.

O condutor de caminhão deve ter sempre emmãos a CNH (Carteira Nacional de Habilitação(CNH) e o CRLV (Certificado de Registro eLicenciamento do Veículo (CRLV), dentro doprazo de validade. Também deve portar a notafiscal, caso o veículo esteja carregado commercadorias.

Todo motorista deve ter passado pelo cursoMOPP (Movimentação Operacional deProdutos Perigosos), caso trabalhe com essetipo de transporte.

Page 22: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Responsabilidade socioambiental: um grande desafio

O transporte sustentável pode ser entendido como aquele que colabora com a formação de um trânsito mais humano e com a redução das agressões ao meio ambiente.

Respeite a velocidade da pista;

Seja educado com os pedestres e com os outros condutores;

Não buzine desnecessariamente;

Não revide diante das imprudências dos outros motoristas;

Não jogue lixo pela janela do veículo;

Conserve o motor de seu veículo sempreregulado; Comunique às autoridades sobre

queimadas ao longo da estrada.

Page 23: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Participe do programa “Despoluir”

Criado pelo SEST SENAT e pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em 2007, o programa promove o engajamento de agentes de transporte em ações de conservação do meio ambiente, como forma

de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

Os Cursos oferecidos apresentam, entre outros temas, orientações sobre como dirigir adequadamente, evitar o desgaste de peças dos veículos e emitir menos poluentes.

Para se inscrever, visite uma unidade do SEST SENAT.

Page 24: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

A importância de você estar bem

Investir no crescimento do negócio - gerir bem todos os aspectos relacionados a ele, estar atento aos cuidados com o veículo e com o meio ambiente - são aspectos fundamentais para uma boa gestão no setor

de transporte. Contudo, o bom gestor devetambém gerenciar bem a vida pessoal, cuidando da saúde com alimentação saudável, horas suficientes de

descanso e atividades físicas regulares.

Page 25: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

CUIDADO COM A SAÚDE

O Código de Trânsito Brasileiro exige que todomotorista faça exames periódicos de saúde emperíodo inferior a cinco anos;

Reserve algumas horas de descanso após umajornada de trabalho;

Tenha uma alimentação saudável e faça exercíciosfísicos;

Coma sempre legumes, verduras e frutas;

Troque as frituras por alimentos cozidos, assados ou grelhados;

Beba bastante líquido, como água e sucos;

Evite refrigerantes, doces, álcool, gorduras e massas;

Dê preferência aos alimentos naturais.

Page 26: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

Para relembrar

A gestão da qualidade está presente em seu dia a dia.

Crie seu sistema de gestão de qualidade a partir de modelos simples, como o PDCA.

Avalie bem os resultados do PDCA para corrigir o que está errado em seu negócio.

A gestão da qualidade envolve uma atitude responsável para com o meio ambiente.

A gestão de qualidade deve incluir o cuidado com sua saúde e sua alimentação.

Page 27: Gestão da Qualidade do Transportecmsintranet.sestsenat.org.br/Arquivos Intranet/CODESP/Palestras/Material Didático 2017...Carga fracionada Ideal para cargas menores e trajetos mais

O SEST SENAT está presente em todas as regiões do país,oferecendo cursos presenciais e a distância para os profissionaisdo setor de transporte.

Pesquise no site do SEST SENAT (www.sestsenat.org.br) e entre em contato com uma de nossas Unidades Operacionais.

Descubra novas possibilidades de aperfeiçoamento profissional!