calinadas2

7
PONTAPÉS DA GRAMÁTICA 2 (Para exercitar a correção textual, numa aula de apoio, por exemplo) GRUPO IV- PRODUÇÃO ESCRITA (20 pts) Escreve um texto de opinião, com um mínimo de 150 e um máximo de 180 palavras, onde apresentes o teu ponto de vista sobre a atração da vida no mar, mas também dos seus perigos. Não esqueças de fazer uma breve reflexão sobre o papel que os portugueses desempenharam nas descobertas de novos mundos e riquezas. TEXTOS ELABORADOS POR ALUNOS DE 7º ANO (verídicos e transcritos exatamente como os textos originais): TEXTO 1 Na minha opinião a vida do mar é muito bom, pois tem bons peixes e bons sitios. Como sabem o mar foi quem deu a vida na terra, foi quem deu o oxigénio ao mundo, pois é ele que é o rei, devemos de o respeitar, não poluilo, deixar os animais que lá habitam em paz, caso contrário ficamos sem peixes, e sem vida no mar. Pesso aos Portugueses que respeitem o que é deles e de mais pessoas, por tanto eu que se fossem os portugueses e não só a viverem no mar, também não gostavam que os peixes fizessem o que estão a fazer. Se os portugueses deixassem de poluirem o mar e não o respeitarem a vida do mar vai-se ao ar e perdemos muitos alimentos e perdemos o nosso mar. Eu gostava de ser presidente de Portugal mandava fazer uma limpesa ao mar e as praias para os peixes nadarem melhor e para termos um mundo melhor e mais verde. A MELHORAR: O texto não apresenta a estrutura tripartida em introdução, desenvolvimento e conclusão; não percebeu o tema; vários erros de sintaxe e ortográficos; acentuação; pontuação; enunciados incoerentes; falta de conectores; repetições; falta de concentração; certamente, não releu o _____________________________________________________________________________________________________________ ______________________________ Sede - Escola Básica e Secundária de Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela Rua de Pombeiro de Ribavizela, 600 - 4610-642 POMBEIRO DE RIBAVIZELA 255340310 - Fax: 255340319 e-mail: [email protected]

Upload: lucinda-cunha

Post on 20-Dec-2014

2.860 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Produções escritas verdadeiras e transcritas fielmente- para exercício de correção de escrita;prod

TRANSCRIPT

Page 1: Calinadas2

PONTAPÉS DA GRAMÁTICA 2

(Para exercitar a correção textual, numa aula de apoio, por exemplo)

GRUPO IV- PRODUÇÃO ESCRITA (20 pts)

Escreve um texto de opinião, com um mínimo de 150 e um máximo de 180 palavras, onde apresentes o teu ponto de vista sobre a atração da vida no mar, mas também dos seus perigos. Não esqueças de fazer uma breve reflexão sobre o papel que os portugueses desempenharam nas descobertas de novos mundos e riquezas.

TEXTOS ELABORADOS POR ALUNOS DE 7º ANO (verídicos e transcritos exatamente como os textos originais):

TEXTO 1

Na minha opinião a vida do mar é muito bom, pois tem bons peixes e bons sitios. Como sabem o mar foi quem deu a vida na terra, foi quem deu o oxigénio ao mundo, pois é ele que é o rei, devemos de o respeitar, não poluilo, deixar os animais que lá habitam em paz, caso contrário ficamos sem peixes, e sem vida no mar.

Pesso aos Portugueses que respeitem o que é deles e de mais pessoas, por tanto eu que se fossem os portugueses e não só a viverem no mar, também não gostavam que os peixes fizessem o que estão a fazer. Se os portugueses deixassem de poluirem o mar e não o respeitarem a vida do mar vai-se ao ar e perdemos muitos alimentos e perdemos o nosso mar. Eu gostava de ser presidente de Portugal mandava fazer uma limpesa ao mar e as praias para os peixes nadarem melhor e para termos um mundo melhor e mais verde.

A MELHORAR:O texto não apresenta a estrutura tripartida em introdução, desenvolvimento e conclusão; não percebeu o tema; vários erros de sintaxe e ortográficos; acentuação; pontuação; enunciados incoerentes; falta de conectores; repetições; falta de concentração; certamente, não releu o texto.

***

TEXTO 2

O meu, ponto de vista, sobre a atração da vida no mar é um pouco perigosa. Pois, o mar tem altos e baixos. Muitas das vezes, perdem-se vidas no mar, porque, este tem atitudes bruscas, para com os humanos, e, nem só.

O mar é perigoso, no tempo de chuva, mas, não só também é perigoso no tempo bom. Há animais no mar que podem ser perigosos.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________Sede - Escola Básica e Secundária de Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela Rua de Pombeiro de Ribavizela, 600 - 4610-642 POMBEIRO DE RIBAVIZELA 255340310 - Fax: 255340319 e-mail: [email protected]

Page 2: Calinadas2

Não é só os pescadores, que vão para o mar. Pois há portugueses que embarcam, para outros países, exploradores, turistas, por entre outros.

Vasco da Gama conseguiu descobir, o caminho marítimo para a India. Por lá descobriu, riquezas como por exemplo templos, monumentos, paisagens.

Pessoas assim como Vasco da Gama mereciam ser uns grandes lutadores, pois, ele enfrentou muitas tempestades.

O mar não é de brincadeiras podem ter a certeza disso.Mas o mar, também, tem cois boas e lindas.

Esta é o meu, ponto de vista, sobre a atração, da vida no mar.

A MELHORAR:O texto tem parágrafos em excesso; pontuação muito errada- coloca vírgulas onde não deve e onde devia pontuar não o faz; enunciados incoerentes; falta de conectores; erros de sintaxe; esqueceu-se de dois espaços de parágrafo; falta de concentração; não releu o texto.

***

TEXTO 3

A vida no mar é divertida e aventureira descobre-se coisas novas, para alguns que andam sempre no mar deve-se tornar cansativo e chato. Mas vou falar sobre a diversão e os perigos a ter.

É muita aventura sim descobre-se países, ilhas, come-se um belo peixe e sabe-se comandar barcos navios. Mas também a muitos riscos a ter o barco pode naufragar, haver batalhas com a tripulação inimiga e também ter nauseas.

O nosso país Portugal teve muita influência no mar, no tempo dos descobrimentos foi o nosso país a enfrentar o mar, as tempestades e os mitos enventados sobre monstros. Foi Portugal que descobriu o caminho marítimo para a Índia, muitos paises desconhecidos e as naus Portuguesas eram fortes e bem armadas para enfrentar esse terrível mar que era nesses tempos. Muito medo, o sofrimento e coragem tiveram o nosso pequeno grande País.

Por isso aconcelho a explorar o mar as coisas boas e as coisas mas que podemos passar.

A MELHORAR:Pontuação; acentuação; falta de conectores; ideias sem pertinência e enunciados incoerentes; impropriedades lexicais; erros de sintaxe e ortográficos; repetições; falta de atenção e de concentração; não releu o texto.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________Sede - Escola Básica e Secundária de Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela Rua de Pombeiro de Ribavizela, 600 - 4610-642 POMBEIRO DE RIBAVIZELA 255340310 - Fax: 255340319 e-mail: [email protected]

Page 3: Calinadas2

TEXTO 4

O mar tem uma grande atração da vida. O mar atrai a vida das pessoas porque ele é bonito, agradável, tem o som das ondas a baterem na areia que fazem um som muito agradável e sossegado e é fresco nos dias de calor.

No mar, por vezes, é onde se pode encontrar uma pessoa que pode ser a nossa cara-metade.

No mar à amor, paixão, som, ou seja, é divino. O mar traz vantagens e desvantagens.

As vantagens são que o mar é fresco, é agradável, dá para passar um belos tempos com a família a brincar, é uma alegria, diversão e união.

E as desvantagens são que o mar pode ficar agitado e por vezes morrem pessoas afogadas e até crianças.

Há muitos anos os portugueses fizeram imensas descobertas a que me fascinou foi quando passaram o Cabo Bojador um cabo que ninguém o tinha conseguido passar. Dou o agradecimento aos portugueses.

A MELHORAR:Enunciados incoerentes; não percebeu o tema; repetições; ideias pouco pertinentes; erros ortográficos; pontuação; erros de sintaxe; coesão; não fez conclusão; não releu o texto;

TEXTO 5

Na minha opinião a atração da vida do mar é demasiado bela, pois no mar podemos mergulha e isso é muito divertido, também podemos ver milhares de seres vivos no mar entre esse milhares de seres vivos, podemos encontrar muitas espécies entre elas em vias de extinção.

Podemos andar de barco para ver a sua costa mágnífica, pescar, fazer surf e entre outros atividades divertidas e radicais

Mas não podemos esquecer que a atração da vida do mar pode ter os seus riscos de vida ou de morte, por exemplo quando forem pescar temos de ter muito cuidado com as ondas, os tsunamis e principalmente ter muito cuidado com quem não sabe nadar e isso pode ser muito perigoso

Pois há muitos anos atrás os portugueses eram grandes descobridores e conquistadores tinhamos muitas riquezas e muitos países agora não temos nem metade, os portugueses antigos tiveram muita imfluência na vida dos nossos marinheiros.

A MELHORAR:Não percebeu o tema; ideias pouco pertinentes; erros de sintaxe; repetições de palavras; coesão; frases longas e sem ligação; pontuação; referência aos Descobrimentos sem ligação às ideias anteriores; ausência de conclusão; falta de concentração; não releu o texto.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________Sede - Escola Básica e Secundária de Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela Rua de Pombeiro de Ribavizela, 600 - 4610-642 POMBEIRO DE RIBAVIZELA 255340310 - Fax: 255340319 e-mail: [email protected]

Page 4: Calinadas2

TEXTO 6

E do mar que existe lá muitos herois que se chama pescadores. São esses herois que nos trazem peixes frescos para comermos no nosso dia a dia.

Na minha opinião muita parte desss herois não sabem o riscos que podem correr no mar. Como tempestades em que o seu barco pode afundar e sem terem a menor posibilidade de sobreviver. Tambem grand parte dos pescadores quando vão pescar não levam um colete salva vidas o que os protege eles não se afundarem.

Mas antigamente era diferente. Grande portugues fizeram parte nas viagens do mundo sem possuírem nada. Mas eles foram uma grande parte. Muito portugues morreram para descobrir Portugal.

Mas graças a eles temos tudo o que temos!

A MELHORAR:Ideias pouco pertinentes e incoerentes; muitos erros de sintaxe; pontuação; ausência de uma introdução visível e de uma conclusão; falta de concentração e atenção; não releu o texto; texto perde muito com a falta de atenção: muitos erros deram-se devido à não releitura.

TEXTO 7

Antes de mais, eu acho que a vida no mar é fantástica mas tem os seus perigos.

Já se perderam muitas vidas atraves do mar ou foi porque se afogaram ou porque foram apanhados por uma onda ou talvez por se atirarem de proposito.

Isso são vidas desperdiçadas pois algumas pessoas fazem de propósito outras não é por querer que morrem.

Muitas pessoas dão a sua vida para ir para o mar pois eu não seria capaz de ver muitas mortes até no mar pois isso é horrivel e nojento mas são vidas de pessoas que nós nunca vamos esquecer, pois são pessoas muito corajosas e valentes e não são só os homens que morrem, no mar, tambem morrem muitas mulheres com muita, imensa pena nossa, pois temos pena muita pena.

São tristes os fins dessas histórias mas eles são um grandes herois.

A MELHORAR:Não percebeu o tema; ideias pouco pertinentes; repetição de ideias e de palavras; usa sempre o mesmo conector (“pois”) e nem sempre é bem usado; erros de sintaxe; vocabulário inadequado; coesão; pontuação; acentuação; erros ortográficos;falta de concentração; não releu o texto.; não cumpriu limite mínimo de palavras.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________Sede - Escola Básica e Secundária de Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela Rua de Pombeiro de Ribavizela, 600 - 4610-642 POMBEIRO DE RIBAVIZELA 255340310 - Fax: 255340319 e-mail: [email protected]

Page 5: Calinadas2

TEXTO 8

Eu vou começar a falar de como é a vida no mar. A vida no mar é muito agitada, por causa das tempestades, marmotos e etc.

Mas eu nunca quero viver no mar, para além de as pessoas dizerem que é muito lindo. Eu acredito que seja bonito… E depois o que fazemos quando quisermos comer? O que vamos fazerse quisermos beber? Beber água salgada? que nojo pessoal, isso não é uma vida para nós! Eu tenho muito medo de viver no mar, é prigoso. Até gostava de experimentar, mas eu preciso de alguém me desse coragem no mar, por causa das tempestades, quando o mar ta agitado e etc. Eu acho que isso é uma grande asneira, viver no mar.

Mas deixem lá, as pessoas andam com essa maluceira toda, mas quando tiverem algum acidente ou qualquer coisa do género, vou aprender, porque custuma-se de dizer que é com os erros que se aprende.

A MELHORAR:Não percebeu o tema; ideias pouco pertinentes; erros de sintaxe e ortográficos; repetições de palavras; coesão; pontuação; vocabulário muito inapropriado; uso de linguagem oral ou de sms (“ta”); ideias sem nexo; falta de concentração; não releu o texto.

(seria bom que quem escreveu o texto 8 seguisse o seu próprio conselho…)

A DOCENTE: Lucinda Cunha

___________________________________________________________________________________________________________________________________________Sede - Escola Básica e Secundária de Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela Rua de Pombeiro de Ribavizela, 600 - 4610-642 POMBEIRO DE RIBAVIZELA 255340310 - Fax: 255340319 e-mail: [email protected]

Page 6: Calinadas2

___________________________________________________________________________________________________________________________________________Sede - Escola Básica e Secundária de Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela Rua de Pombeiro de Ribavizela, 600 - 4610-642 POMBEIRO DE RIBAVIZELA 255340310 - Fax: 255340319 e-mail: [email protected]