caderno manufatura unilever brasil 2010...construindo um futuro melhor a cada dia serão...

8
Caderno manufatura Unilever Brasil 2010 INDAIATUBA

Upload: others

Post on 22-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno manufatura Unilever Brasil 2010...Construindo um futuro melhor a cada dia serão concentrados em acelerar nosso crescimento em um modelo de negócios que nos permita crescer

Caderno manufatura Unilever Brasil 2010

indaiatuba

Page 2: Caderno manufatura Unilever Brasil 2010...Construindo um futuro melhor a cada dia serão concentrados em acelerar nosso crescimento em um modelo de negócios que nos permita crescer

positivos à sociedade, além de contribuir de forma significativa para o aumento de nossa competitividade. Para todos os nossos indicadores, desenvolvemos processos cada vez mais inovadores e reiteramos nosso compromisso de continuar reduzindo nosso impacto ambiental.

A entrega de nossos compromissos dependerá cada vez mais do trabalho em parceria com nossos fornecedores e clientes. Trocamos conhecimentos em diversas áreas e ampliamos o escopo de nossos relacionamentos para solucionar de forma

O ano de 2010 marcou o lançamento global do Plano de Sustentabilidade da Unilever. Nossas fábricas no Brasil possuem um longo histórico de atuação nos temas de sustentabilidade, e a chegada do plano global potencializa ainda mais nossa atuação.

Nos últimos anos, tivemos importantes conquistas, como, por exemplo, aumentar significativamente os volumes produzidos entre 2007 e 2010 ao mesmo tempo em que reduzimos a emissão de gases de efeito estufa na cadeia de suprimentos.

A busca contínua da eco-eficiência em toda a cadeia gera impactos

O compromisso de reduzir nosso impacto ambiental

colaborativa os grandes desafios que se apresentam. Para toda a cadeia, pensar no amanhã é decisivo nos negócios de hoje.

Buscamos também investir ainda mais em nossos projetos sociais e ampliar o diálogo com as comunidades das regiões vizinhas às nossas operações, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável.

Sergio Sassi Vice-presidente sênior da Cadeia de Suprimentos para as Américas

conceito de sustentabilidade e inspira consumidores a adotar pequenas atitudes diárias que, somadas, podem fazer uma grande diferença. Internacionalmente, foi lançado o Plano Global de Sustentabilidade, que trouxe diretrizes específicas para a definição de metas e programas em nossas unidades em todo o mundo.

Aumentar nossa participação de mercado e impulsionar o crescimento da companhia são metas fundamentais. Os esforços

Segunda maior operação da companhia e pioneira em muitos projetos de sustentabilidade, a Unilever Brasil incorporou grandes avanços em 2010. No período, tornamos público nosso posicionamento sobre o tema em um evento que contou com a participação de importantes parceiros de negócios e ONGs, entre outros públicos expressivos. Oficializamos, ainda, o Comitê de Sustentabilidade e lançamos a campanha corporativa “Cada gesto conta”, que dissemina o

Construindo um futuro melhor a cada dia

serão concentrados em acelerar nosso crescimento em um modelo de negócios que nos permita crescer reduzindo o impacto ambiental, de forma a integrar o conceito de sustentabilidade nas práticas cotidianas. Tenho muito orgulho do trabalho que realizamos na Unilever e confiança no legado que estamos construindo para o futuro.

Kees Kruythoff Presidente da Unilever Brasil

men

sag

em d

o p

resi

den

te

2

Page 3: Caderno manufatura Unilever Brasil 2010...Construindo um futuro melhor a cada dia serão concentrados em acelerar nosso crescimento em um modelo de negócios que nos permita crescer

Perfi l Unilever Brasil

Com a força de nossa marca e de nossos produtos, trabalhamos para inspirar as pessoas a adotar pequenas atitudes diárias que, somadas, podem fazer uma grande diferença para o mundo.

Em 2010, modifi camos as operações de duas de nossas fábricas: a unidade de Mogi Guaçu (SP) foi desativada e a produção de Maizena passou a ser realizada em Garanhuns (PE); e a produção de tomates, em Goiânia (GO), foi vendida para a Cargill. Para mais detalhes, acesse: www.unileversustentabilidade.com.br

Cerca de 90% de tudo o que é produzido nas manufaturas do Brasil permanece no mercado nacional.

PRESENÇA NO BRASIL

FÁBRICAS:

São Paulo (Mogi Guaçu, Vinhedo, Valinhos – unidade que abriga três manufaturas – e Indaiatuba)

Minas Gerais (Pouso Alegre)

Goiás (Goiânia)

Pernambuco (Ipojuca, Garanhuns, Jaboatão e Igarassu)

ESCRITÓRIOS

6 escritórios em São Paulo, onde está localizada nossa sede, e um Centro de Inovação e Pesquisa de Clientes (CIIC)

Unilever no Brasil

4 grandes negóciosLimpeza doméstica Cuidados pessoais Alimentos Sorvetes

Faturamento no Brasil de

R$ 11,9 bilhões e 200 produtos consumidos por segundo

2 milhões de unidades vendidas todos os dias

12.064 funcionários

5.800 fornecedores

60 novos produtos lançados em 2010

perF

iL

3

Page 4: Caderno manufatura Unilever Brasil 2010...Construindo um futuro melhor a cada dia serão concentrados em acelerar nosso crescimento em um modelo de negócios que nos permita crescer

Perfi l Indaiatuba

Localizada em Indaiatuba (SP), cidade com pouco mais de 200 mil habitantes, a manufatura da Unilever conta com 714 funcionários e produz os detergentes em pó OMO, Surf e Brilhante.

Nosso parque industrial tem 275 mil m2 de área total e 60 mil m2 de área construída. Na localidade, possuímos apenas uma fábrica. Todos os nossos funcionários são originários da região e moram em Indaiatuba ou em cidades próximas, como Vinhedo, Campinas, Valinhos, Sumaré e Hortolândia.

Foco na redução de impactos ambientais

men

sag

em d

o L

Íder

da

ma

nU

FatU

ra

Nos últimos anos, alcançamos contínua e consistentemente os indicadores socioambientais alinhados à Estratégia UB2012. Com o objetivo de construir uma operação totalmente alinhada às tendências e necessidades do negócio, nossos principais projetos no ano de 2010 foram referentes a questões ambientais. Um projeto que vale destacar é a substituição do fosfato por zeólito e carbonato na formulação dos detergentes em pó que produzimos – OMO, Surf e Brilhante. Essa substituição permitiu a redução de 30% a 40% na emissão de gases de efeito estufa no processo produtivo.

Trocamos ainda a fornalha de ar quente e o anel de ar quente de uma das torres de sopragem para reduzir o consumo de gás natural e, consequentemente, emitir menos

gases de efeito estufa (medidos em CO2e).

Mesmo com o aumento do volume produzido de detergentes em pó e com a mudança signifi cativa na formulação e na tecnologia da produção, mantivemos em zero o índice de lançamento de efl uente industrial no Rio Jundiaí. Obtivemos essa conquista em 2004 e a mantemos desde então.

Com relação à comunidade, mantemos no município de Indaiatuba uma estação do projeto Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, bem como o projeto Conviver e o projeto Criança Indaiatubana Feliz. Os projetos contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população local e facilitam nossa comunicação com a comunidade da qual fazemos parte.

A produção da manufatura de Indaiatuba representa 70% do mercado brasileiro de detergente em pó.

NOSSOS PRODUTOS

NotaEm nossos cálculos de valores relativos aos gases de efeito estufa, adotamos o CO2e (equivalente) como unidade-padrão. Essa medida, que utiliza como referência a metodologia GHG Protocol, permite calcular em uma mesma base a emissão de todos os gases do efeito estufa de acordo com o potencial de aquecimento global de cada um.

Marcelo Pimenta Líder da manufatura de Indaiatuba

4

Page 5: Caderno manufatura Unilever Brasil 2010...Construindo um futuro melhor a cada dia serão concentrados em acelerar nosso crescimento em um modelo de negócios que nos permita crescer

DimensãoFabricante de detergentes em pó, Indaiatuba é a maior manufatura da Unilever Brasil.

Menor impacto30% a 40% menos de emissão de gases de efeito estufa no processo produtivo é o resultado da substituição de fosfato por carbonato e zeólito na formulação de OMO, Surf e Brilhante em pó.

Nossos funcionáriosNas ações voltadas para o público interno, priorizamos as questões de segurança e qualidade.

ComunidadeNosso relacionamento com a comunidade acontece por meio dos projetos Conviver e Criança Indaiatubana Feliz.

Efluentes zeroDesde 2004, geramos zero efluente industrial. Tudo o que é gerado na fábrica é tratado e reutilizado internamente. Apenas os efluentes domésticos, após tratamento, são lançados no rio.

Page 6: Caderno manufatura Unilever Brasil 2010...Construindo um futuro melhor a cada dia serão concentrados em acelerar nosso crescimento em um modelo de negócios que nos permita crescer

red

UZi

nd

o o

impa

Cto

am

Bien

taL

Nossa pegada ambiental

ÁGUAEm Indaiatuba, há uma equipe

focada no desenvolvimento de melhorias no processo produtivo que reduzam a geração de efl uentes e o consumo de água. Por meio desse trabalho, identifi cou-se que o maior ponto de consumo de água ocorria no resfriamento das bombas. Para solucionar o problema, foi implantado um circuito fechado para a circulação dessa água, reduzindo signifi cativamente a geração de efl uentes e diminuindo a captação de água do Rio Jundiaí. Com isso, mantivemos nosso consumo de água abaixo da meta.

EMISSÕESDurante o ano de 2010,

implementamos novos projetos para reduzir o consumo de gás natural e as emissões de CO2e. Entre eles estão a troca de equipamentos em uma torre de sopragem, o que proporcionou menor desperdício de energia, e a troca da tecnologia de um dos geradores de ar quente no processo da manufatura, o que trouxe melhora na efi ciência energética. Essas ações, dentre outras, resultaram na redução das emissões de CO2e em 5,75% e 2,2%, respectivamente.

RESÍDUOSCom relação a resíduos não

perigosos, a manufatura de Indaiatuba avalia continuamente as oportunidades e viabilidades técnicas de reduzir, reutilizar ou reciclar seus resíduos. Pontualmente, no ano de 2010, fomos impossibilitados de realizar qualquer uma das três ações com um material descontinuado (utilizado como matéria-prima), e houve a necessidade de descartar o total de 518 toneladas desse material em aterro sanitário. Por esse motivo, houve um grande aumento da geração de resíduos em relação a 2009.

2007

2007

2009

2009

2008

2008

2010

2010

met

a 20

10

met

a 20

10

0,390

0,178

0,339

0,158

0,324

0,1390,307

0,773

0,32

0,858

Consumo de água (em m³/t produzida)

Emissões de CO2e pelo consumo de energia (em kt)

Geração de resíduo sólido total (em kg/t produzida)

2007

2009

2008

2010

42,23

41,43

39,50

38,91

Resíduos reciclados: 3,034 kg/t produzida.

6

Page 7: Caderno manufatura Unilever Brasil 2010...Construindo um futuro melhor a cada dia serão concentrados em acelerar nosso crescimento em um modelo de negócios que nos permita crescer

Total de funcionários

Faixa etária

Escolaridade

Segurança e qualidade

pess

oa

s

Na fábrica de Indaiatuba, priorizamos as questões de segurança e qualidade nas ações voltadas para nosso público interno. Oferecemos diversos cursos e treinamentos para que nossos colaboradores sejam cada vez mais capacitados. Entre esses cursos, fi guram: Curso Técnico em Manutenção Mecânica (Senai); Treinamento General Skills (que trabalha com o desenvolvimento de competências de gestão para os cargos administrativos); Estágio Técnico para Funcionários; Jovem Aprendiz Administrativo; e Trabalho Comportamental com Foco em Segurança e CoBP (divulgação semanal do Código de Princípios da Manufatura).

Temos, também, programas focados na saúde e no bem-estar dos funcionários, tais como o Programa Crescer; o Esporte Sim, Lesão Não; e o Porque Se Cuidar Faz Bem. O Programa Feel Good também promove atividades que aproximam os colaboradores entre si e as famílias do ambiente de trabalho.

COMUNIDADEPara nos relacionarmos com a

comunidade, trabalhamos com o projeto Conviver e o projeto Criança Indaiatubana Feliz. Organizamos visitas periódicas das crianças participantes desses dois projetos à nossa Estação de Tratamento de Água (ETA).

71089%

Homens = 631

11%Mulheres = 79

total

14% Até 25 anos20%

Mais de 46 anos

29% De 36 a 45 anos

37% De 26 a 35 anos

4% Ensino Fundamental

44% Ensino Médio

21% Ensino Técnico

21% Ensino Superior

7

Page 8: Caderno manufatura Unilever Brasil 2010...Construindo um futuro melhor a cada dia serão concentrados em acelerar nosso crescimento em um modelo de negócios que nos permita crescer

PLANO GLOBAL DE SUSTENTABILIDADE E SEU ALINHAMENTO NO BRASIL

Melhorar hábitos de higiene.

Desenvolvimento de produtos mais nutritivos e saudáveis.

Consumo consciente e rotulagem de produtos (além do exigido por lei): ingredientes e informação nutricional, transgênico e pegada ambiental.

Gestão dos impactos ambientais dos processos produtivos e redução de impactos em todo o ciclo de vida dos produtos: reduzir emissões de GEE/CO2e em todo o ciclo de vida do produto, reduzir o consumo de água em todo o processo (agrícola, de fabricação e pelo consumidor).

Impactos pós-consumo e logística reversa (recolhimento de embalagens) e redução de resíduos associados à embalagem e ao descarte do produto.

Critérios de sustentabilidade para seleção, avaliação e gestão de fornecedores e integração de pequenos agricultores e distribuidores na cadeia de suprimento e distribuição.

Tornar a fonte de matéria-prima agrícola dos produtos 100% sustentável e adotar critérios de comércio ético e justo.

Melhorando a Saúde e o Bem-Estar

Reduzindo o Impacto Ambiental

Melhorando Condições de Vida e Trabalho

NutriçãoTemas globais

Temas no Brasil em 2011

Pilares

Contribuir para o Desenvolvi-mento Socioeconômico

ÁguaSaúde e Higiene

ResíduosGases de Efeito Estufa

Matéria-PrimaSustentável

estr

atÉg

ia d

e sU

sten

taBi

Lida

de

Em novembro de 2010, lançamos globalmente o Plano de Sustentabilidade da Unilever. O plano baseia-se na visão da criação de um futuro melhor, no qual as pessoas possam aprimorar sua qualidade de vida sem aumentar sua pegada ambiental.

O Plano Global está dividido em três grandes pilares, que reúnem os principais temas abordados pela companhia: Melhorando a Saúde e o Bem-Estar, Reduzindo o Impacto

Plano Global de Sustentabilidade Unilever

Ambiental e Melhorando as Condições de Vida e Trabalho. No Brasil, realizamos o alinhamento entre os temas defi nidos globalmente e as prioridades locais, apontadas pela matriz de materialidade.

Esse alinhamento se refl ete na defi nição de metas de sustentabilidade, que fazem parte do nosso plano de negócios. As metas são defi nidas pelas diversas lideranças das áreas, também

responsáveis por incluí-las nos seus respectivos planos de ação e garantir o seu cumprimento. O Comitê de Sustentabilidade, por sua vez, é responsável pelo monitoramento do desempenho em sustentabilidade.

CRÉDITOSIniciativaComitê de Sustentabilidade

Coordenação e execuçãoEquipe de sustentabilidadeJuliana NunesLigia CamargoCristiane Lourenço Erica IkunoJulio ErthalJorge Kostrisch

Equipe de cadeia de suprimento e saúde, segurança e meio ambiente Fernando FerreiraRenan RochaMarina YokoJéssica Custódio Adriano Pimenta

Agradecimento aos colaboradores que participaram deste cadernoMarcelo PimentaTatiana GouveaLeonardo SoaresÉrica Goulart

Coordenação editorial e de conteúdoReport Comunicação

RevisãoAssertiva Produções Editoriais

Projeto gráfi co, diagramação e produção gráfi caReport Comunicação

Fotografi aAcervo UnileverMarcelo CoelhoZardeto

NOSSOS CONTATOSTelefone: 0800 707 9911Caixa Postal: 3007 – CEP: 06210-970

E-mail: [email protected]

Sustentabilidade: [email protected]

Saiba mais sobre o Plano Global de Sustentabilidade em: www.unileversustentabilidade.com.br

Impressão e acabamento: Gráfi ca Atrativa; Tiragem: 700 exemplares; Papel capa e miolo: Couché Fosco Matte, 150 g/m2

Selo FSC