plano de sustentabilidade da unilever · o êxito futuro da unilever depende de sua capacidade de...

23
Relatório de Progresso 2011 PLANO DE SUSTENTABILIDADE DA UNILEVER

Upload: doankien

Post on 21-Oct-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Relatório de Progresso 2011

Plano de SuStentabilidade da unilever

O grande desafio do século 21 é proporcionar bons padrões de vida para 7 bilhões de pessoas sem esgotar os recursos da Terra ou incorrer em níveis massivos de dívida pública. Para conseguir, governos e empresas terão de encontrar novos modelos de crescimento que incorporem tanto equilíbrio ambiental como econômico.

Desde 1945, o capitalismo global entregou muitas coisas positivas. Elevou centenas de milhões de pessoas da pobreza. Ajudou a catalisar uma segunda revolução agrária e, mais recentemente, viu o nascimento da tecnologia digital que vem transformando nossas vidas. Mas o capitalismo não é uma panaceia. Para as coisas às quais é difícil atribuir um preço – biodiversidade, carbono, capital natural – o mercado falhou. Como resultado, vivemos em um mundo em que as temperaturas estão aumentando, os recursos naturais estão escasseando, a perda de espécies está se acelerando e a lacuna entre os ricos e os pobres está aumentando. É uma situação totalmente insustentável.

Novos modelos de NegóciosAs empresas precisam decidir que papel exercer. Querem ficar como espectadores, esperando que os governos ajam, ou querem assumir o papel de protagonistas e começar a lidar com esses problemas?

Na Unilever, acreditamos que o mundo empresarial precisa ser parte da solução. Mas, para tanto, os negócios terão de mudar. Terão de se livrar da rotina dos relatórios trimestrais e operar olhando para o longo prazo. Terão de se ver como parte da sociedade, não separados dela. E terão de reconhecer que as necessidades dos cidadãos e das comunidades têm o mesmo peso que as exigências dos acionistas. Acreditamos que no futuro este será o único modelo de negócios aceitável. Se as pessoas sentirem que o sistema não é justo e que não funciona a seu favor, irão se rebelar contra ele. E, se continuarmos a consumir recursos-chave como água, alimentos, terra e energia sem pensar em sua sustentabilidade no longo prazo, nenhum de nós irá prosperar.

o PlaNo de susteNtabilidade da uNileverO êxito futuro da Unilever depende de sua capacidade de desacoplar nosso crescimento de nossa pegada ambiental, enquanto aumentamos nossos impactos sociais positivos. Estes são os objetivos centrais do Plano de Sustentabilidade da Unilever lançado em novembro de 2010.

O Plano produzirá três resultados significativos:n ajudará mais de um bilhão de pessoas

a melhorar sua saúde e bem-estar; n reduzirá a pegada ambiental de nossos

produtos pela metade;n nos permitirá obter 100% de nossas

matérias-primas agrícolas de fontes sustentáveis. Subjacentes a esses três objetivos maiores, há cerca de 60 metas, com prazos, relacionadas a nosso desempenho social, econômico e ambiental em toda nossa cadeia de valor – da obtenção de matérias-primas à maneira como nossos produtos são utilizados na residência do consumidor.

alcaNçaNdo Nossas metasTivemos um bom início para o Plano. O progresso na obtenção de matéria-prima agrícola de fontes sustentáveis tem sido excelente. Aumentamos a utilização de energia renovável em nossas manufaturas, reduzimos a utilização de gases HFC em nossos freezers de sorvete e melhoramos o perfil nutricional de nossas marcas de alimentos.

Muito ainda precisa ser feito. Mas negócios como o nosso já não têm mais escolhas. Crescimento sustentável e equitativo é o único modelo de crescimento aceitável. Também é um modelo muito efetivo. Crescimento e sustentabilidade não são conflitantes. Não há nenhuma contradição inerente entre os dois. De fato, em nossa experiência, a sustentabilidade impele o crescimento.

É por esse motivo que estamos colocando a sustentabilidade no coração de tudo que fazemos. Descobrimos que, quando você começa a olhar o desenvolvimento

Saber como crescer de maneira sustentável é o maior desafio que as empresas enfrentam em todos os lugares.

INTrODUÇÃOO CONTExTO

de produtos, a obtenção de matéria-prima e a manufatura através da lente da sustentabilidade, abre grandes oportunidades para a inovação e para a redução de custos.

trabalhaNdo em ParceriaMas, se nós alcançarmos nossas metas de sustentabilidade e ninguém mais seguir nosso exemplo, teremos falhado. Por esse motivo estamos trabalhando com outras organizações como o Consumer Goods Forum, o Foro Econômico Mundial, o World Business Council for Sustainable Development, ONGs e governos para promover mudanças multissetoriais em conjunto.

Espero que este relatório ofereça uma ideia do progresso que estamos alcançando. Se tiver comentários ou soluções para oferecer, entre em contato comigo no endereço: [email protected]

Paul Polman Chief Executive Officer

coNteúdo

1 Introdução2 Construindo um negócio sustentável3 Destaques de 20114 Nossos impactos na cadeia de valor6 O Plano de Sustentabilidade da Unilever8 Resumo de progresso: 2011

10 n Saúde e Higiene

14 n Nutrição

18 n Gases de efeito estufa

22 n Água

26 n Resíduos

30 n Fontes sustentáveis

34 n Melhorando condições de trabalho e vida

36 n Pessoas

38 Comentários externos

40 Verificação de nossa abordagem

a resposta da unilever a esses desafios globais Com produtos comercializados em mais de 190 países, a Unilever se confronta diariamente com a realidade de higiene deficiente, alimentação pobre, escassez de água e o impacto de mudança climática para os produtores que nos suprem. Há 20 anos atuamos para superar esses desafios.

Temos orgulho desse trabalho, mas sabemos que temos de fazer muito mais para acompanhar a escala dos desafios. Por esse motivo, em novembro de 2010 lançamos o Plano de Sustentabilidade da Unilever – o próximo passo em nossa jornada de sustentabilidade.

a população passou de 7 bilhões e cresce em 77 milhões de pessoas por ano.

Equivalente à criação de uma cidade do tamanho de Londres a cada seis semanas.

a mudança climática está acelerando

em direção a um aumento de temperatura de mais de 2 graus.

a água está escassa – 2,8 bilhões de pessoas vivem em regiões com escassez de água.

Dois bilhões não têm acesso a água potável segura.

a produção de alimentos precisa crescer em 70% para atender à demanda global até 2050.

Nos próximos 40 anos precisamos produzir tantos alimentos quanto produzimos nos últimos oito mil anos.

obesidade e má nutrição continuam aumentando.

Um adulto em dez é obeso, enquanto 1 bilhão de pessoas passam fome.

Estamos queimando recursos à taxa de 1,5 planeta de acordo com o Índice Planeta Vivo do WWF.

Se todos vivessem como um europeu médio, precisaríamos de três planetas.

o mundo enfrenta desafios sem precedentes.

1995 Iniciamos um Programa de Agricultura Sustentável para nossos fornecedores e um programa de ecoeficiência para nossas manufaturas;

1996 Fomos cofundadores do Marine Stewardship Council junto com o WWF;

2000 Iniciamos um trabalho com o Greenpeace para retirar gases refrigerantes HFC de nossos freezers de sorvete;

2002 Lançamento da campanha do sabonete Lifebuoy para aumentar consciência sobre a importância de lavar as mãos;

2003 Fomos cofundadores da Mesa-Redonda para Óleo de Palma Sustentável. Lançamos nosso programa de Enriquecimento Nutricional;

2007 Compromisso de obter chá de fontes sustentáveis;

2008 Compromisso de obter todo nosso óleo de palma de fontes sustentáveis certificadas até 2015;

2010 Um dos principais defensores do compromisso do Consumer Goods Forum de eliminar desmatamentos de nossa cadeia de suprimentos.

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 1

alimeNtosFaturamento: €14 bilhões

Crescimento de vendas subjacente: 4,9%

Knorr é a maior marca da Unilever, comercializada em mais de 80 países.

Somos o fabricante número um de margarinas do mundo, com marcas como Flora, becel, blue band e rama.

DESTAQUES DE 2011 Acreditamos que crescimento e sustentabilidade se complementam mutuamente.

a questão dos NegóciosÀ medida que implementamos nosso plano, reconhecemos que a questão dos negócios a favor da integração de sustentabilidade às nossas marcas é forte.1. os consumidores querem. Um número pequeno mas crescente de consumidores ao redor do mundo quer a garantia de que os produtos que compram utilizem matéria-prima proveniente de fontes éticas e sejam feitos de forma responsável. Muitas vezes, uma marca mais sustentável é uma marca mais desejável.2. os varejistas querem. Muitos varejistas têm suas próprias metas de sustentabilidade e precisam do apoio de fornecedores como a Unilever para implementá-las. Esta colaboração está aprofundando nossos relacionamentos com nossos clientes.3. Promove a inovação. A sustentabilidade é uma área fértil para inovação tanto de produtos como de embalagens. Nos permite entregar novos produtos com novos benefícios para o consumidor.4. ajuda a desenvolver novos mercados. Mais da metade das vendas da Unilever ocorre em países em desenvolvimento, que frequentemente enfrentam os maiores desafios em sustentabilidade. Novos produtos que ajudem as pessoas a se adaptar ao mundo mutante promoverão o crescimento.5. economiza dinheiro. Gerenciar nossas operações de maneira sustentável reduz o consumo de energia e embalagens e elimina desperdícios. Não só gera economia de custos como também ajuda o consumidor a economizar dinheiro.6. inspira nossas pessoas. Nossa visão de criar um negócio crescente e sustentável motiva nossos funcionários e torna a empresa mais atraente para as pessoas que pensam em ingressar na Unilever.

Nosso Progresso emPresarialEnquanto negócio, não podemos escolher entre crescimento e sustentabilidade. Precisamos crescer para ter os recursos necessários para investir em energia renovável, agricultura sustentável e inovação de produtos.

O Plano de Sustentabilidade da Unilever está ajudando a promover tanto crescimento como lucratividade.n Todas as nossas marcas que

estão incorporando sustentabilidade apresentaram bom desempenho. Por exemplo, Lifebuoy, nossos detergentes líquidos concentrados e Comfort tiveram crescimento de dois dígitos no ano de 2011.

n Os programas de ecoeficiência em nossas manufaturas continuam proporcionando bons níveis de economia.

n Nossos esforços no sentido de reduzir o volume das embalagens que utilizamos também reduziram custos.

Em 2011, o crescimento subjacente de vendas da Unilever foi de 6,5%, suas participações de mercado melhoraram e sua margem operacional permaneceu estável de maneira geral. Não vemos nenhum conflito entre consumo sustentável e crescimento lucrativo: apoiam-se mutuamente.

iNtegraNdo susteNtabilidade Integrar sustentabilidade em nosso negócio será a única forma de alcançarmos nossas metas. Estamos fazendo isso de várias maneiras.n Nossa estratégia de negócios agora

incorpora sustentabilidade em seu coração.

n estamos medindo nosso progresso. Nossas equipes de marca e funcionais utilizam scorecards de sustentabilidade. Estes são analisados trimestralmente pela Liderança Executiva da Unilever.

n estamos começando a vincular progresso a remuneração. Um número cada vez maior de gestores, do CEO para baixo, tem metas de sustentabilidade como parte de sua remuneração.

n Estamos incorporando sustentabilidade à inovação. Temos um conjunto de ferramentas para avaliar os impactos ambientais de novos produtos.

n Nomeamos 65 champions de sustentabilidade, abrangendo cada função e categoria-chave em todo o negócio.

n estamos construindo expertise em mudança comportamental. A metodologia Cinco Alavancas para a Mudança da Unilever ajuda nossas equipes de marca e de Pesquisa & Desenvolvimento a desenhar programas efetivos (veja página 11).

cuidados PessoaisFaturamento: €15,5 bilhões

Crescimento de vendas subjacente: 8,2%

dove é a marca de limpeza número um do mundo.

rexona é a marca líder de desodorantes do mundo.

reFreshmeNtFaturamento: €8,8 bilhões

Crescimento de vendas subjacente: 4,9%

Unilever é a maior empresa de sorvetes do mundo.

lipton é a marca de chá campeã de vendas do mundo.

cuidados domésticosFaturamento: €8,2 bilhões

Crescimento de vendas subjacente: 8,1%

Um terço dos domicílios do mundo utiliza nossos produtos de lavanderia – 125 bilhões de lavagens por ano.

o que ainda precisa ser feito

24% de matéria-prima agrícola obtida de fontes sustentáveis – em 2011

Embora o progresso em nossos principais dez materiais tenha sido bom, temos muito o que fazer ainda.

64% de nosso óleo de palma obtido de fontes sustentáveis atualmente – estamos em vias de alcançar nossa meta de 2015

O próximo passo é desenvolver suprimentos segregados de óleo de palma certificado que possam ser rastreados até a plantação onde são produzidos.

48 milhões de pessoas alcançadas pelos programas lifebuoy de lavagem das mãos - em 2010–2011

Novas parcerias nos ajudarão a atingir mais pessoas, e nossa abordagem “treinar o treinador” da Indonésia será estendida.

100% de nossa energia elétrica comprada na europa atualmente vem de fontes renováveis – economizando 250 mil toneladas de emissões de CO2 por ano

No geral, energia renovável corresponde a 20% de nosso consumo total de energia. Precisamos duplicar esse número para alcançar nossa meta de 40%.

Mais de 90% de nossas margarinas líderes contêm menos de 1/3 de gordura saturada

Encontrar soluções para o restante, que requer um teor maior de gordura saturada para permanecer estável em países tropicais.

35 milhões de pessoas obtiveram acesso a água potável segura por meio de Pureit desde 2005

Precisamos disponibilizar Pureit para mais consumidores de baixa renda. Estamos trabalhando com ONGs parceiras para melhorar a acessibilidade e o preço.

Nosso Negócio

CONSTrUINDO UMNegócio susteNtável

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 3

2 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

Uso pelo ConsumidorMatérias-primas

+ + +Manufatura e

Transporte Descarte

A obtenção de matérias-primas e a utilização de nossos produtos pelo consumidor em casa representam a imensa maioria de nossa pegada.

Para minimizar nossos impactos e produzir uma mudança mais abrangente, avançamos em nossas próprias iniciativas e trabalhamos colaborativamente com outros.

Nossos imPactos NA CADEIA DE VALOr

trabalhando como unilever na cadeia de suprimentos

Às vezes atuar sozinho catalisa mudanças em toda a indústria.

em 2007 fomos a primeira empresa grande a se comprometer a obter chá de fontes sustentáveis. Muitas empresas de chá seguiram nosso exemplo.

em 2008 nós nos comprometemos a obter todo nosso óleo de palma de fontes sustentáveis certificadas até 2015. Uma grande parte da indústria seguiu nosso exemplo.

Obteremos todo nosso cacau de fontes sustentáveis até 2020.

Ben & Jerry’s está solicitando a certificação de seus principais ingredientes pela Fairtrade.

A Knorr estabeleceu um Fundo de Parceria no valor de €1 milhão para ajudar produtores agrícolas.

Nosso código de agricultura sustentável é um documento de fonte aberta disponível aos nossos fornecedores e aos outros.

trabalhando como unilever na mudança comportamental do consumidor

desenhamos novos produtos que são mais sustentáveis e encorajamos as pessoas a consumir de maneira mais sustentável.

desenho sustentável de produtos

Programas de mudança comportamental

trabalhamos colaborativamente em prol do consumo sustentável

mudar o comportamento de consumo, em escala de toda a população, requer parcerias com outros.

Em saúde e higiene trabalhamos com: n Water & Sanitation for the Urban Poor (WSUP)

n London School of Hygiene & Tropical Medicine

n FDI – Federação Internacional de Odontologia

n PSI (Population Services International)

Em reciclagemn The Sustainable

Packaging Coalition

n CEMPrE – uma iniciativa de reciclagem empresarial na América Latina

n Entidades nacionais como WrAP no reino Unido

Em nutrição trabalhamos com:n O Movimento de Melhora de Nutrição da ONU (SUN)

n The International Food & Beverage Alliance

n Por intermédio do Projeto Laser Beam, estamos trabalhando com outras empresas, com o Programa Mundial de Alimentos e com GAIN.

trabalhando colaborativamente na cadeia de suprimentos

Para promover mudanças significativas em cadeias de suprimentos globais complexas, atuamos com outros para criar novos padrões, novas estruturas e novas formas de governança.

Na agricultura trabalhamos com:n A Mesa-redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (rSPO)

n A Mesa-redonda sobre Soja responsável (rTrS)

n The Sustainable Agriculture Initiative (SAI Platform)

n A Nova Visão para Agricultura do Fórum Econômico Mundial

n The Consumer Goods Forum

n WWF n Greenpeace n Oxfam

n rainforest Alliance n Fairtrade

Em mudança climática trabalhamos com: n The Prince of Wales’s Corporate Leaders Group on Climate Change

n World resources Institute (WrI)

n The Sustentabilidade Consortium

Em questões hídricas trabalhamos com: n O Mandato de Água da ONU

n The Water Footprint Network

n The World Business Council for Sustainable Development (WBCSD)

flagsize 2 (80 mm) CMYK 300 dpi: for offset

Roundtable on Sustainable Palm Oil

A campanha Signal/Pepsodent “Escove Dia e Noite”

Desenvolvemos nosso próprio modelo de mudança comportamental: a metodologia Cinco Alavancas para a Mudança, da Unilever.

O programa Lifebuoy de lavagem das mãos

Embalagens recicláveis

Produtos com menos sal, açúcar e gordura

Detergentes concentrados

Amaciantes de fácil enxágue

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 5

4 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

SAúdE E HIGIENEAté 2020 ajudaremos mais de um bilhão de pessoas a melhorar seus hábitos de higiene e levaremos água potável segura a 500 milhões de pessoas. Isso ajudará a diminuir a incidência de doenças potencialmente fatais como diarreia.

NutriçãoTrabalharemos continuamente para melhorar o sabor e a qualidade nutricional de todos os nossos produtos. Até o ano de 2020 duplicaremos a proporção de nosso portfólio de alimentos, que atende aos mais altos padrões nutricionais, com base em diretrizes alimentares reconhecidas globalmente. Assim, ajudaremos centenas de milhões de pessoas a ter uma dieta mais saudável.

GASES dE EFEITo ESTUFAReduzir o impacto de gases de efeito estufa de nossos produtos pela metade em todo o seu ciclo de vida até o ano de 2020.*

MELHoRANdo SAúdE E bEM-ESTARAté 2020 ajudaremos mais de um bilhão de pessoas a agir no sentido de melhorar sua saúde e bem-estar.

ÁGUA Reduzir pela metade o volume de água associado ao uso de nossos produtos por consumidores até 2020.*+

RESídUoS Reduzir pela metade os resíduos associados ao descarte de nossos produtos até 2020.*

FoNTES SUSTENTÁvEIS Até o ano de 2020 obteremos 100% de nossas matérias-primas agrícolas de fontes sustentáveis.

MELHoRES CoNdIçõES dE vIdA E TRAbALHoAté o ano de 2020 engajaremos ao menos 500.000 pequenos agricultores e 75.000 pequenos distribuidores em nossa rede de suprimentos.

REdUzINdo IMPACTo AMbIENTAL Até o ano de 2020 nossa meta é reduzir a pegada ambiental da fabricação e do uso de nossos produtos pela metade enquanto crescemos nosso negócio.*

MelhoraNdo coNdições de vida e trabalho Até o ano de 2020 melhoraremos as condições de vida e trabalho de centenas de milhares de pessoas enquanto ampliamos nosso negócio.

PESSoAS Funcionários saudáveis e locais de trabalho melhores.

o PlaNo de susteNtabilidade da uNilever

* Em todo este documento nossas metas ambientais são expressas em termos de “por uso do consumi-dor”. Isso significa uma única utilização ou uma única porção de um produto (veja página 41). Adotamos uma abordagem de ciclo de vida com uma linha de base de 2008.

+ Em sete países com escassez de água representan-do aproximadamente a metade da população mundial (veja página 41).

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 7

6 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

reduzir lesões e acidentes no local de trabalho

melhorar a saúde e nutrição de funcionários

reduzir viagens de funcionários

reduzir o consumo de energia em nossos escritórios

reduzir resíduos de escritórios: reciclar, reutilizar, recuperar reduzir consumo de papel eliminar papel de processos

aumentar o uso de materiais de escritório sustentáveis

MELHoRANdo CoNdIçõES dE vIdA E TRAbALHo

Pelas nossas estimativas, ajudamos 135 milhões de pessoas a atuar no sentido de melhorar sua saúde e bem-estar.

Uma amostra interina de dados de 2010 demonstra que, de maneira geral, nossa pegada ambiental permanece inalterada.*

Ainda não temos uma metodologia robusta para medir melhorias em condições de vida e trabalho. Em 2012 trabalharemos para desenvolver uma metodologia.

gabarito

alcançado em vias de alcançar meta fora de meta não alcançou meta

MELHoRANdo SAúdE E bEM-ESTAR

REdUzINdo IMPACTo AMbIENTAL

SAúdE E HIGIENEAlcançamos 100 milhões de pessoas com nossas campanhas de lavagem das mãos, cuidados orais e de autoestima, e mais 35 milhões de pessoas com água potável segura.

reduzir diarreia e doenças respiratórias por meio da lavagem das mãos

melhorar saúde oral

melhorar autoestima

Prover água potável segura

NUTRIção

Aumentamos a proporção de nosso portfólio que atende aos mais altos padrões nutricionais de 22% em 2010 para 25% em 2011.

melhorar saúde coronária

reduzir níveis de sal

gorduras saturadas: reduzir gordura saturada

aumentar ácidos graxos essenciais

remover gordura trans

reduzir açúcar

reduzir calorias

Prover informações sobre alimentação saudável

GASES dE EFEITo ESTUFAEm termos gerais, nossa pegada de gases de efeito estufa (GEE) permanece inalterada.*

reduzir gees de limpeza de pele e lavagem de cabelos

reduzir gees de lavanderia:

concentração reformulação comportamento do consumidor

reduzir gees de manufatura:

co2 de energia energia renovável Novas plantas

reduzir gees de transporte

reduzir gees de refrigeração

ÁGUA Em termos gerais nossa pegada hídrica permanece inalterada.*+

reduzir a utilização de água em agricultura

reduzir a utilização de água no processo de lavanderia:

Produtos de fácil enxágue detergentes que utilizam menos água

reduzir a utilização de água em limpeza de pele e lavagem de cabelos

reduzir a utilização de água em processos de manufatura:

reduzir a captação Novas plantas

RESídUoS De maneira geral, nossa pegada de resíduos permanece inalterada.*

reduzir embalagens

reutilizar embalagens

reciclar embalagens: aumentar taxas de reciclagem e de recuperação aumentar conteúdo reciclado

reduzir resíduos de manufatura:

reduzir resíduos totais Novas plantas

endereçar o desperdício de sachês

eliminar Pvc

MELHoRANdo CoNdIçõES dE vIdA E TRAbALHo

revisamos nossa meta para pequenos agricultores. Engajamos 45.000 pequenos distribuidores.

Pequenos agricultores

Pequenos distribuidores

resumo de Progresso: 2011

PESSoAS

FoNTES SUSTENTÁvEIS O uso de matéria-prima agrícola de fontes sustentáveis aumentou de 14% em 2010 para 24% em 2011.

óleo de palma

Papel & papelão

soja e óleo de soja

chá

Frutas

vegetais

cacau

açúcar

óleo de girassol

óleo de canola

Produtos lácteos

ben & Jerry’s Fairtrade

ovos provenientes de sistemas sem gaiola

* Em todo estse documento nossas metas ambi-entais são expressas em termos de “por uso do consumidor”. Isso significa uma única utilização ou uma única porção de um produto (veja página 41). Adotamos uma abordagem de ciclo de vida com uma linha de base de 2008.

+ Em sete países com escassez de água representan-do aproximadamente a metade da população mundial (veja página 41).

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 9

8 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

MOTIVADORESGATILHOS

Faça com que seja Entendido

Faça com que seja Fácil

Faça com que seja Recompensador

Faça com que se torne um Hábito

Faça com que seja Desejável

BARREIRAS

as ciNco alavaNcas Para a mudaNça da uNileverInspirar as pessoas a adotar novos comportamentos é uma parte central de nosso Plano.

Em 2011 publicamos nosso próprio modelo de mudança comportamental. As Cinco Alavancas para a Mudança da Unilever é um conjunto de princípios desenvolvido no decorrer de muitos anos que, se aplicado de maneira consistente, aumenta a probabilidade de se criar um impacto duradouro.

Aproveitamos habilidades e competências de dentro e fora da Unilever – psicólogos e acadêmicos de importantes universidades, especialistas em higiene e especialistas de nossos próprios departamentos de pesquisa e marketing.

O primeiro passo é identificar barreiras, gatilhos e fatores motivadores da adoção e retenção de um novo comportamento. Depois, consideramos como inspirar a mudança utilizando cada uma das Cinco Alavancas para a Mudança da Unilever.

Alavancas para a Mudança representam um processo simples que obteve alguns êxitos. Mas estamos cientes de que, da mesma maneira que as pessoas são complexas, o comportamento também é. Continuamos a trabalhar com especialistas na área para otimizar nosso modelo.

reduZir diarreia e doeNças resPiratórias Por meio da lavagem das mãos

Nossa abordagemHigiene e saneamento deficientes causam milhões de mortes que poderiam ser prevenidas.

Nos países em desenvolvimento, cerca de 80% das doenças são transmitidas por água. De acordo com estimativas da ONU, mais de 2 bilhões de pessoas têm acesso limitado a água potável segura. Dessas, quase 800 milhões não têm acesso a um suprimento básico de água limpa.

Este é um grande problema de saúde pública.

Muitas marcas da Unilever proporcionam benefícios de higiene, mas nenhuma mais do que nossos sabonetes. A cada ano, diarreia e pneumonia matam mais de 2 milhões de crianças com menos de 5 anos. No entanto, estudos demonstram que lavar as mãos com sabonete pode reduzir a incidência dessas doenças de maneira significativa.

Nossos cremes dentais também exercem um papel significativo na prevenção de cáries, que é uma das doenças mais comuns do mundo e pode levar a doenças mais graves. A simples prática de escovar os dentes duas vezes ao dia pode fazer uma grande diferença para a saúde bucal.

Por último, Pureit, nosso purificador de água residencial, proporciona uma água tão segura quanto a água fervida, sem a necessidade de eletricidade e com um preço menor que o custo de ferver água.

Para provocar um impacto duradouro na saúde das pessoas precisamos encorajá-las a adotar mudanças em seus hábitos diários, como lavar as mãos com sabonete antes das refeições e depois de usar o banheiro.

Utilizamos nossos conhecimentos de consumidores para entender o que induz tais mudanças e elaboramos programas para promover mudanças comportamentais sustentadas.

Nas áreas de saúde oral e lavagem das mãos, focamos em crianças visando incutir hábitos que durarão para o resto de suas vidas.

Nossa marca Lifebuoy elaborou uma nova metodologia para promover mudanças comportamentais sustentadas. A nova abordagem garante não apenas que as pessoas entendam por que é importante lavar as mãos com sabonete, mas também as recompensa quando praticam o novo hábito durante um período de 21 dias.

O programa está sendo levado a crianças por meio de escolas e a mães por intermédio de postos de saúde e grupos femininos.

Nossa experiência demonstra que os indivíduos alcançados influenciarão até cinco outras pessoas em seus domicílios.

Durante o ano de 2011 a nova metodologia foi implementada em sete países: Bangladesh, Índia, Indonésia, Quênia, Malásia, Paquistão e Vietnã.

Estamos atrasados em relação a esta meta. No entanto, estamos convencidos de que, com nossa nova abordagem e com novas parcerias, ainda será possível alcançar nossa meta de 2015.

Na Índia, como parte de uma nova campanha rural, Khushia Ki Doli (“Caravana da Felicidade”), Lifebuoy levou mensagens sobre a importância de lavar as mãos a regiões remotas, alcançando aproximadamente 30 milhões de pessoas diretamente em 2010–2011. O público potencial que pode ser atingido por essa campanha é de 150 milhões de pessoas, com base em uma média de cinco pessoas por domicílio.

NOSSA META

1.1 até 2015, nossa marca lifebuoy visa mudar o comportamento de higiene de 1 bilhão de consumidores na ásia, áfrica e américa latina ao promover os benefícios de lavar as mãos com sabonete em momentos-chave.

NOSSO DESEMPENHO

48 milhões de pessoas alcançadas desde 2010, das quais 34,5 milhões alcançadas em 2011.

esteNdeNdo Nosso imPacto: trabalhaNdo com escolas Na iNdoNésiaNa Indonésia, fomos pioneiros na elaboração de um modelo econômico e escalável para a implementação de programas educativos de lavagem das mãos em escolas. O novo modelo se baseia em uma parceria entre Lifebuoy, o governo e ONGs. Lifebuoy treina professores para ministrar o programa de mudança comportamental relativo à lavagem das mãos. Também providenciamos os materiais e as ferramentas de que necessitam. Então cada professor replica o programa em mais três escolas, por meio de um modelo “treinar o treinador” para criar um efeito multiplicador. Lifebuoy buscou a ajuda de ONGs parceiras para monitorar e avaliar o programa. Essa abordagem de parceria, envolvendo o governo, escolas, professores e ONGs, permitiu que Lifebuoy reduzisse o custo total do programa para poder aumentar sua escala. Os programas de lavagem de mãos da marca Lifebuoy alcançaram mais de 800.000 crianças na Indonésia em 2011. Em 2012, estamos trabalhando para integrar o tema de lavagem das mãos com sabonete ao currículo escolar. Pretendemos atingir 4,5 milhões de crianças. Agora estamos buscando estender a abordagem a outros países.

saúde e higieNe MELHOrANDO HIGIENE E PrOMOVENDO BEM-ESTAr

NOSSO COMPROMISSO

Até 2020, ajudaremos mais de um bilhão de pessoas a melhorar seus hábitos de higiene e levaremos água potável segura para 500 milhões de pessoas. Assim, ajudaremos a reduzir a incidência de doenças potencialmente fatais como diarreia.

NOSSO DESEMPENHO

Até o final de 2011, alcançamos mais de 135 milhões de pessoas – 48 milhões com Lifebuoy, 44 milhões com nossas marcas de creme dental, 8,5 milhões por meio do Fundo Dove pela Autoestima e 35 milhões de pessoas com água potável segura por meio de Pureit.

O qUE MAIS IMPORTA

Mudar comportamentos de higiene com sabonete Lifebuoy e disponibilizar água potável segura por meio de Pureit.

1.0

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 11

10 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

0 ALCANÇADO 4 EM VIAS DE ALCANÇAr META 0 FOrA DE META 0 NÃO ALCANÇOU META

levar água Potável segura Para coNsumidores de baixa reNdaProjetamos vários modelos do Pureit com apelo para consumidores com níveis diferentes de renda. Todos os modelos estão de acordo com os padrões da Environmental Protection Agency dos Estados Unidos para proteção contra germes, mas variam em termos de preço.

escovar os deNtes dia e NoiteEstamos utilizando o modelo Cinco Alavancas para a Mudança da Unilever para estimular melhor higiene oral. Nossas pesquisas revelaram que tínhamos de assegurar que os pais entendessem a importância de escovar os dentes antes de dormir. Oferecemos jogos para que fosse fácil e prêmios como recompensa para que mantivessem a prática. O grande avanço foi em tornar a prática desejável. Conseguimos isso por meio da inclusão dos pais na comunicação. reconhecemos o papel que os pais podem exercer em transmitir bons hábitos para seus filhos e o apelo que isso tem em termos de seu desejo de serem bons pais. Junto com adesivos para encorajar as crianças a praticar o novo hábito durante várias semanas, exploramos novas maneiras de reforçar o hábito, enviando mensagens via celular aos pais na hora de as crianças dormirem. Os resultados são alentadores, com um aumento na frequência de escovação nos países em que o programa está em curso. É uma situação ganha-ganha: melhora a saúde oral das crianças e ajuda a fazer crescer nosso negócio.

melhorar autoestima ProPorcioNaNdo água Potável segura

NOSSA META

com nossa marca dove estamos ajudando milhões de jovens a melhorar sua autoestima por meio de programas educativos.

1.3 até o ano de 2015 visamos ajudar 15 milhões de jovens.

OUR PERFORMANCE

mais de 8,5 milhões de jovens foram ajudados desde 2005. mais de 1 milhão de jovens participaram do programa em 16 países em 2011.

NOSSA META

1.4 visamos tornar água potável segura disponível e acessível para 500 milhões de pessoas por meio de nosso purificador de água residencial Pureit até o ano de 2020.

NOSSO DESEMPENHO

35 milhões de pessoas obtiveram acesso a água potável segura desde o lançamento de Pureit em 2005.

Dove é uma de nossas maiores marcas, com um faturamento de mais de € 3 bilhões. Seu Fundo pela Autoestima está educando meninas a superar ansiedades relacionadas à sua aparência física e a elevar sua autoestima.

No ano de 2011, o programa foi conduzido em 16 países, incluindo Austrália, França, México, Taiwan, reino Unido e Estados Unidos

Pureit é um purificador de água residencial que oferece uma água tão segura quanto a água fervida, sem a necessidade de eletricidade ou água encanada sob pressão. remove vírus, bactérias e parasitas potencialmente perigosos. Um estudo independente mostrou que Pureit pode reduzir a incidência de diarreia em até 50%.*

Após um lançamento bem-sucedido na Índia, a marca foi introduzida na Indonésia, em Bangladesh, no México e no Brasil.

O modelo mais acessível custa €18 na Índia (1.200 rúpias) com um custo operacional de apenas um centavo de euro por cerca de 2 litros de água potável segura.

É mais barata que água fervida e muito mais em conta quando comparada com água engarrafada.

Estamos trabalhando com ONGs parceiras e empresas de microfinanças na Índia com o objetivo de facilitar o acesso ao purificador àqueles para quem o preço ainda constitui uma barreira.

melhorar saúde oral

NOSSA META

1.2 utilizaremos nossas marcas de creme dental e de escovas de dente e programas de saúde oral para estimular crianças e seus pais a escovarem os dentes dia e noite. visamos mudar o comportamento de 50 milhões de pessoas até 2020.

NOSSO DESEMPENHO

cerca de 44 milhões de pessoas alcançadas desde 2010: 31 milhões em 2010* e 13 milhões em 2011.

É melhor formar hábitos de escovação duradouros durante a infância. Assim sendo, nossas campanhas buscam incutir esse hábito desde cedo. A mensagem “Escove dia e noite” busca promover a mudança que, de acordo com a FDI ou Federação Dentária Internacional, fará mais para melhorar a saúde oral. Dados clínicos mostram que escovar duas vezes ao dia com um creme dental com flúor pode reduzir cáries em crianças em até 50% em comparação com uma única escovação.

Nosso progresso tem sido bom porque conduzimos a campanha em mais países do que tínhamos antecipado – um total de 12 países na Europa, Ásia, África e América Latina em 2011.

* Nosso dado anterior de 10 milhões de pessoas alcançadas em 2010 foi reformulado para 31 milhões –veja a seção de Sustentabilidade do nosso site.

* Teste randômico pelo National Institute of Epidemiology, baseado em 430 crianças em Chennai, Índia, 2005-2006.

coNstruiNdo um movimeNto em Prol da autoestimaO Fundo Dove pela Autoestima promove o desenvolvimento de confiança corporal entre meninas. Proporciona ferramentas e recursos para elevar sua autoestima com o apoio de suas famílias e comunidades. O Fundo também organiza eventos como o Final de Semana Dove de Autoestima nos Estados Unidos, que atraiu mais de 23.000 meninas em 2011.

DESAFIOS FUTUROS

O desafio de alcançar um bilhão de consumidores com Lifebuoy é intimidador. Dado que nossa nova metodologia mais rigorosa alcançou apenas 48 milhões até o final de 2011, há alguma dúvida sobre a viabilidade de alcançar nossa meta de um bilhão de pessoas até 2015.

Contudo, a meta será mantida. Nossa confiança se baseia em vários fatores:

n testamos e conduzimos intervenções que são efetivas, escaláveis e economicamente viáveis;

n sabemos, por nossos dados clínicos, que quando acertamos nosso impacto é efetivo;

n também sabemos que a circunstância do negócio é forte. No Paquistão, o consumo de sabonete Lifebuoy aumentou em 8%.

Também progredimos no sentido de encontrar parceiros adequados. A London School of Hygiene & Tropical Medicine vem proporcionando a base científica para nosso trabalho há anos, e em 2012 começaremos a trabalhar com o PSI e o programa Aldeias do Milênio. Estes e outros programas nos ajudarão com recursos, expertise e capacidade de distribuição.

MELHOrANDO SAÚDE E HIGIENE PrOPOrCIONANDO ÁGUA POTÁVEL SEGUrA

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 13

12 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

estimulaNdo as Pessoas a reduZir sua iNgestão de salFazer com que “claims de sal reduzido” sejam atraentes não é fácil, já que, muitas vezes, as pessoas equacionam menos sal com menos sabor. Mas Knorr está enfrentando este desafio com a ajuda de Salty, um personagem animado em formato de saleiro. A Knorr lançou uma campanha publicitária no Canadá mostrando Salty se sentindo negligenciado porque o sabor da linha Sidekick da Knorr é muito bom, mesmo tendo 25% menos sódio. A popularidade de Salty cresceu ainda mais por meio de Twitter, Facebook e YouTube. Graças a Salty, a procura por nossos produtos com níveis menores de sal cresceu.

.

reduZir NÍveis de salmelhorar saúde coroNária

Nossa abordagemConforme os estilos de vida mudam, a preocupação sobre o efeito de dietas na saúde pública continua.As pessoas estão cada vez mais sedentárias e os alimentos ricos em calorias cada vez mais disponíveis e acessíveis. O resultado é uma incidência maior de obesidade, porque as pessoas estão consumindo mais calorias do que gastam.Uma dieta saudável requer um equilíbrio adequado de gorduras (evitando o excesso de gordura saturada), sem muito sal e com uma quantia adequada de frutas e vegetais – caso contrário, há maior risco de doença coronária e outras doenças crônicas.Ao mesmo tempo, milhões de pessoas ao redor do mundo passam fome ou têm carência de nutrientes essenciais. Os países emergentes e em desenvolvimento em particular enfrentam o problema duplo de super e subnutrição.A Unilever tem um papel a exercer na provisão de soluções para esses problemas. representa uma oportunidade não apenas de fazer a diferença na saúde e no bem-estar das pessoas como também de alcançar nossos objetivos de crescimento.

melhoraNdo Nossos Produtos Nosso Programa de Enriquecimento Nutricional promove melhorias em qualidade nutricional. Desde que iniciamos o programa em 2003, progredimos muito na redução dos níveis dos quatro principais nutrientes: sal, gordura saturada, gordura trans e açúcar.Para cada um desses nutrientes, medimos nosso progresso contra os padrões internacionais mais rigorosos.Aplicamos esses padrões a todos os produtos alimentícios em nosso portfólio, incluindo nossos produtos de foodservice, que são consumidos em restaurantes, escolas e hospitais.

NOSSA META

antes de 2010 já tínhamos reduzido os níveis de sal em nossos produtos de maneira significativa. Nossa meta é reduzir o nível ainda mais para ajudar consumidores a alcançar o nível recomendado de 5 g de sal por dia, baseado em diretrizes alimentares reconhecidas globalmente.

2.2 Nosso primeiro marco foi reduzir níveis de sal para uma meta interina de 6 g por dia até o final de 2010. Para tanto, eram necessárias reduções de até 25%. Nossa ambição é introduzir reduções adicionais de 15–20% em média para alcançar a meta de 5 g de sal por dia.

NOSSO DESEMPENHO

Não atingimos nossa meta interina de 2010 por pouco. No final de 2011, 80% de nosso portfólio (que representa quase 90% de nosso volume) atingiu a marca de 6 g por dia.

61% de nossos produtos alcançaram nossa meta de níveis de sal equivalentes a 5 g por dia, em comparação com 60% em 2010.

NOSSA META

2.1 até 2020 visamos motivar 100 milhões de pessoas a fazer nosso exame de idade coronária com nossas marcas Flora e becel.

Nosso objetivo é motivar as pessoas a adotarem dietas e estilos de vida mais saudáveis, já que isso pode reduzir idade coronária elevada.

NOSSO DESEMPENHO

5,9 milhões de pessoas fizeram o teste de idade coronária desde seu lançamento em 2009. a partir de 2012 deixaremos de fazer esse teste sob a marca Flora/becel.

Em 2009 a Unilever e a Federação Mundial de Cardiologia lançaram Heart Age, uma ferramenta on-line para aumentar consciência sobre doença cardiovascular. Até 2011, a ferramenta estava disponível em 27 países. Por meio desse trabalho confirmamos a excelência do teste de Idade Coronária como ferramenta de conscientização pessoal.

Infelizmente, nossas marcas de margarina sozinhas tiveram dificuldade para direcionar números suficientes de pessoas ao site de Heart Age.

Portanto, para alavancar o poder da ferramenta, agora estamos trabalhando com parceiros externos cujo envolvimento na questão de saúde coronária seja mais abrangente.

Isso não diminui nosso compromisso de investir em pesquisa e desenvolvimento em saúde coronária e, por meio de nossos produtos Becel/Flora, ajudar as pessoas a adotar medidas simples para reduzir o risco de doença cardiovascular.

O consumo de sal em muitos países permanece muito acima da quantia diária recomendada.

Progredimos na redução de níveis de sal, em particular em categorias de produtos como sopas e molhos. Isso é mais marcante em países como Austrália, França, Canadá e reino Unido, onde a redução de sal faz parte da agenda de saúde pública.

No entanto, ainda há muito a fazer em outras partes do mundo. A data para alcançarmos nossa meta de 5 g por dia deverá variar de acordo com a velocidade com que conseguirmos implementar mudanças nos diferentes países. Portanto, ajustamos nossa meta para entre 2015 e 2020 de acordo com essa realidade. reconhecemos também que os últimos 10% serão bem difíceis.

NOSSO COMPROMISSO

Trabalharemos continuamente no sentido de melhorar o sabor e a qualidade nutricional de todos os nossos produtos. Até 2020, duplicaremos a proporção de nosso portfólio que atende aos padrões nutricionais mais altos com base em diretrizes alimentares reconhecidas globalmente. Assim, ajudaremos centenas de milhões de pessoas a ter uma dieta mais saudável.

NOSSO DESEMPENHO

25% de nosso portfólio atendeu aos critérios em 2011, em comparação com 22% em 2010. Essa porcentagem está de acordo com nossos planos.

O qUE é MAIS IMPORTANTE

reduzir os níveis de sal e gordura saturada em nossos produtos.

Nutrição AJUDANDO AS PESSOAS A FAZEr ESCOLHAS SAUDÁVEIS

2.0

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 15

14 Plano de Sustentabilidade Unilever - relatório de Progresso 2011

0 ALCANÇADO 7 EM VIAS DE ALCANÇAr META 0 FOrA DE META 1 NÃO ALCANÇOU META

reduZir gordura saturada

remover gordura traNs reduZir açúcar reduZir calorias ProPorcioNar iNFormaçÕes sobre dietas saudáveis

NOSSA METAS

estamos comprometidos a melhorar o conteúdo de gorduras de nossos produtos, reduzindo o nível de gordura saturada o máximo possível e aumentando os níveis de gorduras essenciais.

2.3 até 2012 nossas margarinas líderes conterão menos de 33% de gordura saturada como proporção da gordura total.

2.4 uma porção diária proverá ao menos 15% dos ácidos graxos essenciais recomendados de acordo com diretrizes alimentares internacionais reconhecidas.

NOSSO DESEMPENHO

mais de 90% de nossas margarinas líderes (por volume) tinham menos de 33% de gordura saturada como proporção da gordura total no final de 2011.

mais de 90% de nossas margarinas líderes proporcionaram ao menos 15% dos ácidos graxos essenciais recomendados de acordo com diretrizes alimentares internacionais reconhecidas no final de 2011.

NOSSA META

2.5 até 2012 teremos removido de nossos produtos qualquer gordura trans proveniente de óleo vegetal parcialmente hidrogenado.

NOSSO DESEMPENHO

No final de 2011, mais de 99% de nosso portfólio estava livre de gordura trans proveniente de óleo vegetal parcialmente hidrogenado. estamos em vias de alcançar nossa meta de 2012.

NOSSA META

2.6 antes de 2010 já tínhamos reduzido os níveis de açúcar em nossas bebidas prontas. até 2020, reduziremos o nível em mais 25%.

NOSSO DESEMPENHO

enquanto tivemos reduções significativas em níveis de açúcar em algumas regiões, de maneira geral o nível de açúcar em nosso portfólio de bebidas prontas não se reduziu em 2011.

NOSSA META

2.7 até 2014, 100% de nossos sorvetes para crianças conterão 110 calorias ou menos por porção. 60% atingirão esta meta até 2012.

NOSSO DESEMPENHO

73% de nossos sorvetes para crianças continham 110 calorias ou menos no final de 2011, um ano antes de nosso marco para 2012.

NOSSA META

Nossa meta é garantir a rotulagem clara e simples de nossos produtos, ajudando consumidores a fazerem escolhas para uma dieta balanceada. todos os nossos produtos na europa e na américa do Norte oferecem informações nutricionais completas.

2.8 até 2015, esse princípio será estendido a todos os nossos produtos em nível global.incluiremos valor energético por porção na frente da embalagem, mais oito nutrientes-chave e valores diários de referência em % para cinco nutrientes no verso da embalagem.*

NOSSO DESEMPENHO

austrália, Nova Zelândia e américa latina alcançaram a rotulagem nutricional integral no final de 2011.

Nossas margarinas líderes são aquelas que comercializamos em potes sob marcas como Flora, Becel, rama e Blue Band. respondem por cerca de dois terços de nossas margarinas macias em termos de volume. Nossa meta não inclui as margarinas duras utilizadas para assar, que requerem níveis mais altos de gordura saturada.

O restante das margarinas líderes que não atendem a nossas metas é comercializada em grande parte em países tropicais onde as margarinas não permanecem estáveis em temperatura ambiente sem um alto conteúdo de gordura saturada. Planejamos reduzir o nível de gordura saturada nesses produtos em quase um terço, para 38%, que atualmente representa o nível mais baixo viável.

Nós estamos melhorando a composição de gorduras de nossos produtos ao melhorar o nível de gorduras essenciais. Essas gorduras ajudam a controlar os lipídios do sangue e são essenciais para a saúde.

* Onde aplicável e permitido por lei e em concordância com acordos setoriais locais ou regionais.

Em 2012 temos vários projetos que começarão a reduzir níveis de açúcar de maneira significativa, mantendo a empresa alinhada com sua meta de 2020.

Embora os chás prontos para beber contenham muito menos açúcar que muitos refrigerantes, os consumidores continuam a gostar de certo nível de doçura. Isso significa que precisamos reduzir os níveis de açúcar de maneira gradativa ou utilizar adoçantes, assegurando que os consumidores não abandonem Lipton para alternativas que contenham mais açúcar.

Investimos pesadamente para alcançar esta meta. Estamos desenvolvendo novas tecnologias que nos permitirão reduzir o conteúdo calórico por meio da redução de gordura saturada tanto na massa do sorvete quanto nas coberturas. Nosso objetivo é reduzir as calorias em nossos sorvetes enquanto garantimos que continuem sendo um mimo divertido para crianças e fazendo uma contribuição positiva para uma dieta saudável.

Na África, no Oriente Médio e na Ásia ainda não cumprimos esta meta.

suPriNdo a deFiciêNcia de microNutrieNtesA Unilever é uma cofundadora do Projeto Laser Beam, uma parceria público-privada envolvendo o Programa de Alimentos da ONU, a Global Alliance for Improved Nutrition, a Kraft Foods e a DSM, para melhorar nutrição, saúde e condições de vida de crianças. O foco inicial do projeto é na Indonésia e em Bangladesh, onde, durante o ano de 2011, a Unilever providenciou merendas escolares enriquecidas com micronutrientes para 95.000 crianças. Outros projetos estão programados para 2012.

DESAFIOS FUTUROS

salOs desafios científicos e mercadológicos envolvidos na redução de sal são complexos.

Os consumidores gostam do sabor do sal. Quando têm a escolha entre produtos com bastante sal e produtos com pouco sal, as pessoas geralmente preferem a alternativa mais salgada.

Como o sabor é o determinante principal para a escolha de um produto, temos um dilema.

Existem três abordagens possíveis:n encontrarmos uma alternativa a

sais baseados em sódio;n reformularmos receitas com

ervas e outros ingredientes de maneira que se reduza a necessidade de um sabor salgado;

n buscarmos gradativamente desabituar o consumidor do gosto do sal, reduzindo os níveis durante um período de tempo.

Encontrar uma alternativa para o sódio é uma tarefa complexa que requer uma inovação tecnológica. Estamos buscando essa alternativa, mas não há uma solução imediata à vista.

Nossos chefes e tecnólogos de alimentos reformulam nossas receitas constantemente e estamos progredindo.

A terceira abordagem ao desafio do sal – uma redução paulatina com o tempo – só será efetiva se toda a indústria atuar em conjunto. Caso contrário, os consumidores abandonarão nossos produtos para alternativas mais salgadas.

deFiciêNcias de microNutrieNtesOferecer alimentos fortificados em grande escala para combater a deficiência de micronutrientes é um grande desafio. Muitos de nossos produtos já fazem uma contribuição importante para a ingestão de micronutrientes de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. Nosso desafio é fazer isso para mais pessoas, em mais lugares, de maneira economicamente viável.

Flora coNtém até 80% meNos gordura saturada que maNteigaA margarina Flora está mais saudável do que nunca graças a uma nova receita. Utiliza uma inovação tecnológica que é a maior de seu tipo no mercado de margarinas nos últimos 60 anos. A nova Flora agora contém cerca de 25% menos gordura saturada e possui 20% menos calorias. Na comparação com manteiga, possui até 80% menos gordura saturada.

PrOPOrCIONANDO NUTrIÇÃO BALANCEADA rEDUZINDO CALOrIAS

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 17

16 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

52%

11%

9%

6%

5%

4%

4%4% 3%1%1%

sabonete, gel de banho & cuidados com a peledetergentes de lavanderia & amaciantesxampus & condicionadoressopas, molhos & bouillonschás & bebidasprodutos de limpeza domésticasorvetesmargarinasmaionese, mostarda & molhos para saladadesodorantescremes dentais

Nossa abordagemA mudança climática terá um impacto crescente no negócio da Unilever. Nossos fornecedores de matérias-primas agrícolas serão afetados por mudanças meteorológicas. Nossos consumidores terão de se adaptar a um mundo com preços ascendentes de energia e alimentos. As comunidades correrão o risco de transtornos causados por eventos meteorológicos extremos como inundações e secas.É uma questão especialmente urgente para a Unilever porque os países que devem sentir os efeitos mais severos são as economias em desenvolvimento que geram mais de 50% de nossas vendas.Calculamos as emissões de gases de efeito estufa em todo o ciclo de vida de mais de 1.600 produtos representativos em 14 países. O cálculo abrange 70% de nossos volumes. Com base nesse cálculo, sabemos que nossos maiores impactos de gases de efeito estufa ocorrem além dos portões de nossas fábricas. O cultivo de matérias-primas e o uso de nossos produtos por consumidores em suas casas contabilizam mais de 90% desses impactos.Estabelecemos metas de redução de gases de efeito estufa em toda a nossa cadeia de valor – de matérias-primas, manufatura, transporte e refrigeração até o uso de nossos produtos pelo consumidor. Para cumprirmos estas metas precisamos trabalhar com nossos fornecedores, bem como oferecer novos produtos que permitam que as pessoas reduzam seus próprios impactos.

Nossa Pegada As categorias de produto que representam a maior contribuição para nossa pegada de gases de efeito estufa são aquelas em que o consumidor precisa utilizar água aquecida. Sabonete, gel de banho e produtos para a pele sozinhos correspondem a mais da metade de nossa pegada total.

gases de eFeito estuFa AJUDANDO A COMBATEr MUDANÇA CLIMÁTICA

reduZir emissÕes de gases de eFeito estuFa de limPeZa de Pele e lavagem dos cabelos

As emissões de gases de efeito estufa associadas a nossos sabonetes, géis de banho e xampus ocorrem, em sua maioria, durante o uso pelo consumidor, portanto os maiores ganhos virão da modificação dos hábitos de banho dos consumidores. Esse tipo de hábito é muito arraigado e não muda facilmente. Estamos adotando a seguinte abordagem:n conduzindo pesquisas para entender

comportamentos atuais;n desenvolvendo novos produtos como

xampu seco. Como o xampu seco refresca os cabelos entre lavagens, pode encorajar as pessoas a lavarem seus cabelos com água quente com menos frequência.

NOSSA META

3.1 até 2015 visamos alcançar 200 milhões de consumidores com produtos e ferramentas que os ajudarão a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa quando tomam banho. Nosso plano é alcançar 400 milhões de pessoas até o ano de 2020.

NOSSO DESEMPENHO

descobrimos que esta meta é desafiadora e nosso progresso, modesto.

eNteNdeNdo baNhos de chuveiro No reiNo uNidoEm 2011 conduzimos um estudo sobre hábitos de banho de chuveiro no reino Unido. Monitoramos 2.600 banhos de chuveiro em 100 domicílios durante pelo menos dez dias. Os resultados mostraram que o banho de chuveiro médio dura oito minutos – três minutos a mais do que a propalada “chuveirada de cinco minutos” – e o custo para a família é de £416 por ano. O estudo nos ajudará a entender os gatilhos para mudança comportamental e informará o desenvolvimento de novos produtos.

Fonte para pegada e gráficos pizza: Estudo de linha de base Unilever de 2008 em 14 países.

* Em todo este documento nossas metas ambientais são expressas comparativamente a uma linha de base de 2008 e em termos de “por uso do consumidor”. Isso significa uma única utilização ou uma única porção de um produto (veja página 41).

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 19

18 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

3.0

0 ALCANÇADO 8 EM VIAS DE ALCANÇAr META 1 FOrA DE META 0 NÃO ALCANÇOU META

NOSSO COMPROMISSO

Reduzir pela metade o impacto de gases de efeito estufa de nossos produtos em todo seu ciclo de vida até 2020.*

NOSSO DESEMPENHO

Dada a complexidade de calcular os impactos de ciclo de vida de nosso portfólio de produtos, estamos investindo em um processo automatizado que nos permita medir nosso progresso de maneira regular.

Uma amostra interina de dados de 2010 demonstra que, de maneira geral, nossa pegada de gases de efeito estufa permanece inalterada.

O qUE é MAIS IMPORTANTE

reduzir as emissões de gases de efeito estufa de água aquecida para banhos e lavagem dos cabelos.

Nossa Pegada de gases de eFeito estuFa (% de contribuição por categoria 2008)

NOSSA PEGADA

+Matérias-primas Manufatura Transporte Uso pelo Consumidor Descarte

3%26% 2% 68% 1%

+++ +

obteNdo aProvação Para hidrocarboNetos das autoridades reguladoras dos estados uNidosNos Estados Unidos, regulamentos da Environmental Protection Agency (EPA) não nos permitiram utilizar os refrigerantes hidrocarbonetos amigáveis ao clima. Trabalhando com Greenpeace, UNEP e outros, temos feito lobby com a EPA para convencê-los de que não existem problemas de segurança. No final de 2011 a EPA aprovou o uso de hidrocarbonetos como uma alternativa aos atuais gases refrigerantes. Essa decisão não só abriu caminho para a Unilever utilizar refrigeração amigável ao clima como também permitirá que outras empresas aproveitem as reduções significativas de gases de efeito estufa proporcionadas por esses freezers.

reduZir emissÕes de gases de eFeito estuFa em Nossas maNuFaturas

reduZir emissÕes de gases de eFeito estuFa de traNsPorte

reduZir emissÕes de gases de eFeito estuFa de reFrigeração

Durante 2010–2011 incorporamos melhorias de sustentabilidade em todos os aspectos dos projetos de nossas novas fábricas.

Essas melhorias serão incorporadas em todos os novos projetos a partir de 2012.

Nossa redução de 20% de tonelada produzida desde 2008 se deve principalmente à compra de energia renovável e ao uso de biomassa em nossas caldeiras, complementado por programas de melhoria contínua em todos os nossos sites.

Enquanto nosso progresso em 2011 foi bom, cumprir nosso compromisso para 2020 permanece difícil. Estamos pesquisando como podemos fazer parcerias para implementar melhorias no nível da indústria. Um exemplo é a Iniciativa de Transporte Sustentável do Forum for the Future, à qual aderimos em 2011.

Além de ter um potencial de aquecimento global mais baixo, alguns dos novos freezers são mais eficientes em relação ao consumo de energia, reduzindo custos e emissões para os clientes que os utilizam.

NOSSAS METAS

3.5 em 2020 emissões de co2 de energia em nossas manufaturas estarão no mesmo ou abaixo do nível de 2008, apesar de volumes bem mais altos.

isso representa uma redução de 63% por tonelada produzida e uma redução absoluta de 43% (comparativamente à linha de base de 1995).

3.6 Nossa utilização de energia renovável será mais do que duplicada, até 40% de nossas necessidades totais de energia, até 2020. reconhecemos que isso representa apenas um primeiro passo em direção a nossa meta de longo prazo de 100% de energia renovável.

3.7 todas as fábricas novas terão menos da metade do impacto constante em nossa linha de base de 2008.

NOSSO DESEMPENHO

601.500 toneladas de co2 a menos de energia† produzidas em 2011 em comparação com 2008 (uma redução de 20% por tonelada produzida†).

em comparação com 1995, isso representa uma redução de 55% em termos absolutos.†

No final de 2011, a energia renovável representou 20%† de nosso uso total de energia em comparação com 15,8% em 2008.

NOSSA META

3.8 até 2020 emissões de co2 de nossa rede de logística global estarão iguais ou menores que os níveis de 2010, apesar de volumes bem maiores. isso representa uma melhoria de 40% em eficiência de co2.

Faremos isso por meio da redução da quilometragem coberta por caminhões; da utilização de veículos com emissões mais baixas; do emprego de modalidades alternativas de transporte tais como ferrovia ou navio; por meio da melhoria da eficiência energética de nossos armazéns.

NOSSO DESEMPENHO

uma melhoria de eficiência de co2 de mais de 8% entre 2010 e 2011.

NOSSA META

como o maior produtor de sorvete do mundo, aceleraremos a implementação de freezers que utilizam gases refrigerantes amigáveis ao clima. quando lançamos o plano, em novembro de 2010, já tínhamos comprado 450.000 unidades com o novo gás refrigerante.

3.9 compraremos mais 850 mil unidades até 2015.

NOSSO DESEMPENHO

até o final de 2010 já tínhamos comprado mais 190.000 freezers amigáveis ao clima. em 2011 compramos mais 280.000, somando 470.000 freezers, mais de meio caminho andado para nossa meta de 850.000.

† Os dados de 2011 são preliminares (veja página 41).

DESAFIOS FUTUROS

A maioria de nossas emissões de gases de efeito estufa vem da água aquecida necessária para usar nossos sabonetes e xampus no chuveiro. A tarefa de reduzir essas emissões é especialmente desafiadora porque será muito difícil convencer as pessoas a tomar banhos de chuveiro mais curtos e, pior ainda, mais frios.

Para entender melhor a questão conduzimos nossas próprias pesquisas sobre hábitos de banho no reino Unido.

Estudamos cuidadosamente o que acontece em países como a Índia e conversamos com empresas fornecedoras de água e ONGs.

Este é de longe nosso maior desafio e ainda não temos uma solução viável. Mudança em grande escala só ocorrerá quando o carbono tiver um preço econômico e quando as pessoas tiverem um incentivo financeiro real para mudar seus hábitos.

Nesse meio-tempo, precisamos encontrar produtos e serviços que ajudarão as pessoas a mitigarem seus impactos no curto prazo.

reduZir emissÕes de gases de eFeito estuFa da lavagem de rouPas

A concentração de nossos produtos de lavanderia ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, já que precisamos de menos matérias-primas, menos embalagens e menos caminhões para transportar os produtos.

Em nossos mercados de rápido crescimento na Ásia e na África a maioria das roupas é lavada à mão e à temperatura ambiente, portanto o processo é menos intensivo em termos de gases de efeito estufa. O desafio será garantir que, quando as pessoas nesses mercados adquirirem máquinas de lavar roupas, continuem a lavar a temperaturas baixas.

NOSSAS METAS

reduzir o impacto de gases de efeito estufa do processo de lavanderia por meio de:

3.2 concentração de nossos líquidos e compactação de nossos pós.

3.3 reformulação de nossos produtos para reduzir emissões de gases de efeito estufa em 15% até 2012.

3.4 estímulos para que nossos consumidores lavem a temperaturas mais baixas e com a dosagem correta em 70% das lavagens à máquina até 2020.

NOSSO DESEMPENHO

8% de nosso portfólio em nossos 14 principais países era composto de produtos concentrados e compactados no final de 2010, em comparação com nossa linha de base de 4% em 2008.

continuamos a progredir bem na reformulação de nossos produtos para reduzir emissões de gases de efeito estufa. com a maioria de nossos pós já reformulados, estamos a caminho de alcançar nossa meta para 2012.

estamos encorajando os consumidores a utilizarem a dosagem certa por meio de tampas projetadas especialmente e comunicamos os benefícios de lavagem a baixas temperaturas em nossas embalagens e on-line.

eNtregaNdo ecoNomias de co2Nosso negócio no reino Unido identificou ineficiências no transporte rodoviário de produtos de lavanderia na Europa. Com o empilhamento duplo de produtos, alcançamos uma redução de 60% na quilometragem rodada e uma redução de 38% em emissões de CO2. No Brasil, mudamos a modalidade de transporte de produtos de São Paulo para o Nordeste do país de caminhão para navio, reduzindo emissões de CO2 em mais de 5 mil toneladas ao ano.

ecoNomias de co2 e eNergia Nas maNuFaturasOs maiores fatores em nossas reduções de CO2 e energia foram:n a energia elétrica comprada para todas

as manufaturas na Europa e no Canadá agora vem de fontes renováveis;

n a introdução de três novas caldeiras de biomassa na Índia em 2011;

n a instalação de sistemas combinados de aquecimento e energia em muitas de nossas plantas na Europa entre 2008-2011. Até o final de 2011, isso acarretou em economias de mais de €10 milhões por ano.

rEDUZINDO GEES EM LAVANDErIA E MANUFATUrA

rEDUZINDO GEES DETrANSPOrTE E FrEEZErS

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 21

20 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

38%

37%

9%

9%

7%

detergentes de lavanderia & amaciantes

sabonete, gel de banho & cuidados com a pele

cremes dentais

produtos de limpeza doméstica

xampus & condicionadores

reduZir o uso de água Na agricultura

Nossa abordagem A água é uma necessidade humana básica. A ONU estima que cada pessoa precisa de entre 20 e 50 litros por dia para beber e para tarefas diárias como cozinhar e lavar.O americano médio utiliza 550 litros por dia, ao passo que nos países mais pobres há pessoas que usam apenas 10 litros por dia. Globalmente, aproximadamente 70% de todo o consumo de água vai para a agricultura.A escassez de água é cada vez mais comum e afeta muitas partes do mundo, incluindo a China, a Índia e os Estados Unidos. O aumento da escassez se deve a crescimento populacional, maiores rendas e mudança climática. A quantia de água disponível per capita para a população mundial reduziu-se pela metade nos últimos 30 anos. A projeção é de que se reduza pela metade de novo nos próximos dez anos.A expectativa é de que o mundo enfrentará um déficit de 40% entre demanda e oferta até o ano de 2030.Nossos produtos dependem de água em todas as etapas de seu ciclo de vida. Para fazer com que nosso negócio cresça de maneira sustentável, precisamos reduzir o volume total de água utilizado em nossa cadeia de valor. Nosso programa de Agricultura Sustentável ajuda produtores a reduzir seu consumo de água. Estamos reduzindo a água utilizada em nossos processos de manufatura. E podemos fazer uma grande diferença desenhando produtos que requerem menos água na casa do consumidor.Estamos progredindo até determinado ponto. Nosso amaciante Comfort One rinse reduz o montante de água necessária para enxaguar roupas de 3 para 1 balde. Aprendemos mais também sobre atuais hábitos de banho, o que nos ajudará a desenvolver novas soluções de produto. Mas mudança transformadora virá apenas quando a água tiver um preço e quando houver incentivos financeiros para estimular novos comportamentos.

NOSSA META

4.1 desenvolveremos planos detalhados com nossos fornecedores e parceiros para reduzir a água usada no cultivo de nossas matérias-primas em países com escassez de água.

NOSSO DESEMPENHO

em 2011 progredimos de maneira significativa na avaliação da água utilizada em nossos principais cultivos.

Analisar a água utilizada para nossos ingredientes é uma tarefa complexa já que os impactos hídricos variam enormemente de acordo com o cultivo e o país. Com dados da Water Footprint Network, fizemos estimativas das necessidades hídricas de nossos principais cultivos. Utilizaremos esses dados para identificar os maiores riscos em termos de água para agricultura e desenvolveremos planos com fornecedores e produtores.

água rEDUZINDO NOSSO USO DE ÁGUA ONDE MAIS IMPOrTA

22 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

NOSSO COMPROMISSO

Reduzir pela metade a água associada ao uso de nossos produtos pelos consumidores até 2020.*

NOSSO DESEMPENHO

Dada a complexidade em calcular os impactos de ciclo de vida de nosso portfólio de produtos, estamos investindo em um processo automatizado que nos permita medir nosso progresso de maneira regular.

Uma amostra interina de dados de 2010 demonstra que, de maneira geral, nossa pegada hídrica permanece inalterada.

O qUE é MAIS IMPORTANTE

reduzir o uso de água para lavar roupas, tomar banho e lavar os cabelos.

4.0

reduZiNdo o uso de água e aumeNtaNdo reNdimeNtoTemos promovido a irrigação por gotejamento entre nossos fornecedores e produtores. Esse sistema pode reduzir o uso de água de maneira dramática ao passo que aumenta a produtividade. Estamos progredindo de maneira consistente com nossos principais fornecedores, cuja utilização de irrigação por gotejamento aumentou de 39% em 2009 para 52% no final de 2011. Tomates têm sido um dos nossos maiores êxitos. Por exemplo, na Austrália os tomates têm sido cultivados com 70% menos água e na Índia uma série de testes de irrigação por gotejamento com pepinos resultou em uma economia de água de 40% (ilustração abaixo). Nos Estados Unidos, o aspecto mais marcante da conversão para irrigação por gotejamento para tomates é o aumento de 25% em produtividade. A irrigação por gotejamento também ajuda a melhorar as condições de cultivo com menos doenças fúngicas e bacterianas. Em climas úmidos as taxas de aplicação de fungicidas foram reduzidas em até 50%.

Nossa PegadaNossa linha de base para água é calculada em sete países que definimos com escassos em água e que respondem por aproximadamente a metade da população mundial (veja página 41).

Nossa análise mostra que cerca de 38% de nossa pegada hídrica vem do processo de lavanderia – uma proporção significativa do qual se dá por lavagem à mão no mundo em desenvolvimento.

44% de nossa pegada vem de banhos, banhos de chuveiro e lavagem de cabelos com nossos produtos.

Nossa Pegada hÍdrica (% de contribuição por categoria 2008)

Fonte para pegada e gráficos pizza: Estudo de linha de base Unilever de 2008 em 7 países com escassez de água (veja página 41). Total em litros.

* Em todo este documento nossas metas ambientais são expressas comparativamente a uma linha de base de 2008 e em termos de “por uso do consumidor”. Isso significa uma única utilização ou uma única porção de um produto (veja página 41).

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 23

NOSSA PEGADA

[50%] ESTIMATIvA 50%<0.1%

Água utilizada por consumidores em países com escassez de água

Água que adicionamos ao produto

+ +Água utilizada nas matérias-primas que compramos

0 ALCANÇADO 3 EM VIAS DE ALCANÇAr META 3 FOrA DE META 0 NÃO ALCANÇOU META

reduZir a utiliZação de água No Processo de lavaNderia

reduZir o uso de água em Nossos Processos de maNuFatura

NOSSAS METAS

reduziremos a água requisitada no processo de lavanderia ao:

4.2 tornar produtos de enxágue fácil mais disponíveis.

4.3 até o ano de 2020 prover a 50 milhões de domicílios em países com escassez de água produtos de limpeza com desempenho excelente, mas que usem menos água.

NOSSO DESEMPENHO

em 2011 lançamos surf one rinse nas Filipinas e expandimos a linha comfort one rinse na indonésia, tailândia e no vietnã.

atualmente nossos produtos one rinse são utilizados em 12,5 milhões de domicílios ao redor do mundo, um aumento de 60% em relação a 2010.

NOSSAS METAS

4.5 até 2020, a captação de água por nossa rede global de manufaturas estará no mesmo ou abaixo do nível de 2008, apesar de volumes substancialmente maiores.

isso representa uma redução de 78% por tonelada produzida e uma redução absoluta de 65% comparativamente a uma linha de base de 1995. Focaremos em particular nas fábricas em lugares que sofrem de escassez de água.

4.6 todas as novas fábricas terão a meta de captar ao menos 50% menos água que as fábricas de nossa linha de base de 2008.

NOSSO DESEMPENHO

10,5 milhões de m3 de água captados† a menos em 2011 do que em 2008 (uma redução de 17% por tonelada produzida†).

em comparação com 1995, representa uma redução de 72% em termos absolutos.†

durante 2010-2011 incorporamos melhorias de sustentabilidade em todos os aspectos dos projetos de nossas novas fábricas. essas melhorias serão incorporadas em todos os novos projetos a partir de 2012.

Em países com escassez de água, cerca de 38% de nossa pegada hídrica doméstica vem da lavagem de roupas. Em muitos desses mercados as pessoas lavam suas roupas à mão. Alguns anos atrás, desenvolvemos um amaciante chamado “One rinse”. Com esse produto consumidores precisam de apenas 1 balde de água para enxaguar resíduos de detergente em vez de 3, economizando tempo, esforço e até 30 litros de água por lavagem.

Aumentamos a disponibilidade de produtos de enxágue rápido por meio do lançamento de novas variantes e da disponibilização em mais pontos de venda.

O produto tem tido bastante êxito. Após três anos, Comfort One rinse tem uma participação de um terço do mercado de amaciantes no Vietnã e de um quinto do mercado na Indonésia.

O potencial de economia de água é enorme. Cerca de 500 bilhões de litros de água seriam economizados se todos os nossos consumidores de lavanderia na Ásia e na África do Sul utilizassem One rinse e utilizassem de maneira correta. Embora o potencial seja enorme, o uso desses produtos ainda é relativamente pequeno e temos muito a fazer para alcançar esta meta.

Nossa redução de 17% por tonelada produzida† em comparação com 2008 representa progresso consistente. Deve-se a melhorias contínuas na maioria de nossas plantas de manufatura e também ao encerramento de vários sites com altas taxas de uso de água no ano de 2011.

Estações de tratamento de efluentes aperfeiçoadas entregarão nossas maiores melhorias na redução de água. Adicionalmente, estamos engajados em projetos piloto envolvendo uma nova tecnologia de tratamento de água de processo em quatro países europeus. Estimamos economias de água entre 3 e 5%.

reduZir o uso de água em limPeZa de Pele e lavagem de cabelos

Cerca de 44% da pegada de água doméstica da Unilever se associa ao uso de nossos sabonetes, géis de banho e xampus.

Portanto, os maiores ganhos virão da modificação dos hábitos de banho dos consumidores.

Estamos lutando para atingir esta meta. O ponto de partida é entender os comportamentos atuais. Para tanto, iniciamos pesquisas em países com escassez de água para entender os comportamentos das pessoas e o que poderia motivá-las a mudar seus hábitos.

NOSSA META

4.4 até 2015 pretendemos alcançar 200 milhões de consumidores com produtos e ferramentas que os ajudarão a utilizar menos água durante os processos de lavagem e banho. Nossa meta é alcançar 400 milhões até 2020.

NOSSO DESEMPENHO

estamos iniciando agora.

“ver Para crer” Promove hábitos mais susteNtáveisQuando lançamos Comfort One rinse no Vietnã, as pessoas gostaram do produto, mas a maioria manteve seu hábito antigo de utilizar 3 baldes de água para o enxágue. Comerciais de TV geraram alta conscientização, mas não modificaram comportamentos. Descobrimos que as pessoas precisavam “ver com os próprios olhos” a remoção dos resíduos de detergentes com apenas um enxágue. Utilizando a abordagem Cinco Alavancas para a Mudança da Unilever, de mudança comportamental, conseguimos convencer as pessoas de que um enxágue é o suficiente. Organizamos demonstrações “ver para crer” em escala massiva – chegando a utilizar o Estádio Nacional no Vietnã em uma transmissão que foi vista por um público de 30 milhões de pessoas. Esse processo ajudou a construir confiança de que a nova maneira de enxaguar fosse suficiente para remover todos os resíduos, ao mesmo tempo demonstrando a conveniência em termos de economia de tempo e água. Também utilizamos modelos para estimular a adoção. Na Indonésia contratamos a apresentadora de televisão rina Gunawan para demonstrar os benefícios do produto e fazer com que fosse desejável economizar água. Até criamos um “Movimento One rinse” nacional em parceria com o Movimento Feminino Nacional da Indonésia. Para tanto treinamos 95.000 mulheres para serem “Guerreiras d’Água”, a fim de estimular a adoção de hábitos de economia de água em suas comunidades. Estudos quantitativos no Vietnã demonstram que estamos progredindo e que um número crescente de pessoas está reduzindo seu consumo de água.

† Os dados de 2011 são preliminares (veja página 41).

DESAFIOS FUTUROS

Atualmente há escassez de água e a situação está se agravando. Essa situação apresenta riscos para a obtenção de matéria-prima agrícola para a Unilever.

De maneira semelhante, uma grande parte de nossa pegada está associada a banhos e à lavagem de cabelos, assim como nossa pegada de gases de efeito estufa está associada ao aquecimento daquela água para banhos.

Para reduzir o uso de água teremos de desenvolver novos produtos e ferramentas que ajudem as pessoas a utilizar menos água.

Mas aprendemos que, embora a criação de novas tecnologias de produto seja importante, não é o suficiente.

Ainda precisamos motivar as pessoas a adotarem novos comportamentos que promovam a economia de água. A metodologia de Cinco Alavancas para a Mudança da Unilever está ajudando nosso pessoal de marketing a adotar uma abordagem sistemática à redução de utilização de água para o enxágue manual de roupas. Pretendemos aplicar a mesma abordagem a mudanças de hábitos no banho.

Em última instância, será necessário precificar e controlar o uso de água, junto com a educação do consumidor para incutir os comportamentos corretos. Nesse ponto, precisaremos estar prontos com os produtos e as ferramentas que ajudarão as pessoas a aproveitarem melhor a água disponível.

ecoNomiZaNdo água Na áFrica do sulNossa nova planta de produtos alimentícios em Durban, na África do Sul, foi inaugurada no final de 2011 após um investimento de cerca de €70 milhões. É projetada para produzir a metade das emissões de gases de efeito estufa que a fábrica anterior e para enviar zero resíduos a aterros sanitários. De igual importância em regiões deficientes em água, a planta também é projetada para ser “neutra em água”, coletando água de chuva e reciclando água para evitar a captação de água que pode ser utilizada pela comunidade.

rEDUZINDO ÁGUA EM LAVANDErIA E BANHOS rEDUZINDO ÁGUA EM MANUFATUrA

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 25

24 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

reduZir embalageNs reutiliZar embalageNsNossa abordagem Embalagens são importantes: protegem nossos produtos, permitem o transporte seguro e, em última instância, economizam mais energia do que consomem. Ao mesmo tempo, podem acabar como resíduos, em particular nos países pobres, onde a infraestrutura para reciclagem é deficiente. Compartilhamos a responsabilidade com nossos consumidores para prevenir que as embalagens acabem em aterros sanitários ou como lixo solto na paisagem.

Melhorias de embalagem podem trazer benefícios comerciais imediatos. Quanto mais reduzimos nossas embalagens, maiores as economias em materiais, energia e transporte. O desafio é continuar a usar embalagens que sejam atraentes e efetivas, mas ao mesmo tempo reduzir seus impactos ambientais de maneira significativa.

Nossa abordagem nesse quesito é reduzir, reutilizar e reciclar.

Estamos reduzindo o peso de nossas embalagens ao utilizar materiais mais resistentes e mais leves. Também estamos fazendo com que nossas embalagens sejam mais recicláveis e pretendemos utilizar mais material reciclado.

Mas lidar com “resíduos pós-consumo” – embalagens e produtos descartados após o uso pelos consumidores – apresenta outro tipo de desafio. A infraestrutura para lidar com resíduos varia enormemente de país para país. Para que alcancemos nossas metas, as taxas de reciclagem em alguns de nossos mercados precisam ser duplicadas ou até triplicadas. Portanto, temos o desafio de trabalhar com governos locais, ONGs, varejistas e outros parceiros a fim de construir programas efetivos para a reciclagem de resíduos pós-consumo.

NOSSA META

5.1 até 2020 reduziremos o peso das embalagens que utilizamos em um terço por meio de:

n materiais mais leves;

n otimização do desenho estrutural e dos materiais;

n desenvolvimento de versões concentradas de nossos produtos;

n eliminação de embalagens desnecessárias.

NOSSO DESEMPENHO

redução de peso de 4%, alcançada por meio de uma combinação de materiais mais leves e da otimização do desenho de materiais.

NOSSA META

5.2 Proporcionaremos refis aos consumidores em nossos portfólios de cuidados pessoais e cuidados domésticos para que a embalagem primária possa ser reutilizada.

NOSSO DESEMPENHO

oferecemos refis em um número limitado de países em que o hábito é bem consolidado entre os consumidores.

Para alcançar nossa meta de reduzir o peso das embalagens em um terço precisamos fazer pequenas alterações em milhares de embalagens comercializadas ao redor do mundo. Tipicamente nossas marcas atualizam suas embalagens em intervalos de alguns anos. Portanto, pretendemos reduzir o peso e melhorar a escolha dos materiais cada vez que uma marca renova sua embalagem. Por exemplo, em 2011 redesenhamos a embalagem do produto Unox Cup-a-Soup nos Países Baixos, reduzindo o alumínio em um terço e reduzindo o peso em 6%.

Estamos encontrando dificuldade para viabilizar refis e, portanto, concentramos mais esforços na redução e na reciclagem.

Mesmo assim tivemos algum êxito. Em 2011, lançamos refis em bolsas para detergente Sunlight na África do Sul. Pesam cerca de 90% menos que o vasilhame de plástico original.

resÍduosrEDUZIr, rEUTILIZAr, rECICLAr

NOSSO COMPROMISSO

Reduzir pela metade os resíduos associados ao descarte de nossos produtos até 2020.*

NOSSO DESEMPENHO

Dada a complexidade em calcular os impactos de ciclo de vida de nosso portfólio de produtos, estamos investindo em um processo automatizado que nos permita medir nosso progresso de maneira regular.

Uma amostra interina de dados de 2010 demonstra que, de maneira geral, nossa pegada de resíduos permanece inalterada.

O qUE é MAIS IMPORTANTE

reduzir o peso das embalagens e aumentar a reciclagem.

Fonte para pegada e gráficos pizza: Estudo de linha de base Unilever de 2008 em 14 países. Total em toneladas.

* Em todo este documento nossas metas ambientais são expressas comparativamente a uma linha de base de 2008 e em termos de “por uso do consumidor”. Isso significa uma única utilização ou uma única porção de um produto (veja página 41). Estabelecemos a linha de base calculando os resíduos de mais de 1.600 produtos representativos. Foi feito em nível absoluto e também por uso do consumidor em 14 países. O cálculo abrange 70% de nossos volumes.

OUR FOOTPRINT

5.0

+ + –Embalagem primária

Embalagem de transporte Resíduos de produtos

59% 14% 27% [x%]

Índice Nacional de materiais reciclados e recuperados/

estimativas

meNos Plástico, mais beNeFÍcios Para o coNsumidorIntroduzimos um novo desenho para o pote de Vaseline Petroleum Jelly. Utiliza 3% menos plástico, economizando cerca de 113 toneladas de resina por ano. Ao adotar polipropileno, tornamos o pote mais reciclável. Sua produção também requer menos energia, economizando 13.000 MW ao ano. Ao mesmo tempo, há benefícios claros para o consumidor – as embalagens são visualmente mais atraentes e mais fáceis de abrir.

Nossa Pegada de resÍduos (% contribuição por categoria 2008)

Nossa PegadaNossa análise destacou que as embalagens de nossos produtos alimentícios constituem um dos principais componentes de nossa pegada de resíduos. Mas, para alcançar nossa meta, teremos de reduzir resíduos em todas as categorias de produtos, diminuindo o peso das embalagens e ajudando a aumentar a reciclagem. Saquinhos de chá representam uma proporção significativa de nossos resíduos de produtos.

21%

13%

13%9%

9%

8%

8%

6%

5%4% 4%

sopas, molhos & bouillons

chás & bebidas

sabonete, gel de banho & cuidados com a pele

detergentes de lavanderia & amaciantes

maionese, mostarda & molhos para salada

xampus & condicionadores

margarinas

sorvetes

desodorantes

produtos de limpeza doméstica

cremes dentais

Nossa Pegada de resÍduos (% contribuição por tipo de material 2008)

Medido por tipo de material; papel e papelão e vidro correspondem à maior parte de nossa pegada de resíduos.

33%

25%

11%

11%

9%

6%5% <1%

papel & papelão

vidro

PP (polipropileno)

outros materiais

PE

PET

metais

PVC

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 27

26 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

0 ALCANÇADO 7 7EM VIAS DE ALCANÇAr META 1 FOrA DE META 0 NÃO ALCANÇOU META

† Os dados de 2011 são preliminares (veja página 41).

reduZir resÍduos de Nossas maNuFaturas

NOSSAS METAS

5.5 até o ano de 2020 os resíduos totais enviados para descarte estarão no mesmo ou abaixo do nível de 2008, apesar de volumes bem mais altos. isso representa uma redução de 80% por tonelada produzida e uma redução absoluta de 70% (comparativamente a uma linha de base de 1995).

5.6 todas as novas fábricas terão como meta gerar 50% menos resíduos em relação aos níveis de nossa linha de base de 2008.

NOSSO DESEMPENHO

mais de 62.000 toneladas a menos de resíduos totais† em 2011 em comparação com 2008 – uma combinação de redução de resíduos e reciclagem de resíduos. isso representa uma redução de 40% em resíduos totais por tonelada produzida.† comparado a 1995, representa uma redução de 82% em termos absolutos.†

durante 2010-2011 incorporamos melhorias de sustentabilidade em todos os aspectos dos projetos de nossas novas fábricas. essas melhorias serão incorporadas em todos os novos projetos a partir de 2012.

Até o final de 2011, 74 de nossas 258 manufaturas tinham alcançado o marco de zero resíduos não perigosos descartados em aterros sanitários. Nossa meta para 2012 é zero resíduos não perigosos descartados em aterros sanitários na metade de nossas manufaturas, já que isso proporciona economias de custo significativas, além de benefícios ambientais.

combater resÍduos de sachês

elimiNar Pvc

NOSSA META

5.7 Nossa meta é desenvolver e implementar um modelo de negócio sustentável para lidar com nossos resíduos de sachês até 2015.

NOSSO DESEMPENHO

demos provas dos princípios de uma tecnologia conhecida como pirólise que converte o laminado de sachês em óleo combustível.

NOSSA META

5.8 eliminaremos o Pvc (policloreto de vinila) de todas as nossas embalagens até 2012 (onde houver soluções técnicas).

NOSSA DESEMPENHO

mais de 95% do Pvc removido de nosso portfólio até o final de 2011, incluindo a eliminação de Pvc de nossas embalagens rígidas e termoencolhíveis.

Os sachês representam uma utilização eficiente de embalagem, criando menos resíduos em peso por mililitro do que produtos comercializados em garrafas. No entanto, a infraestrutura para a reciclagem ou o descarte muitas vezes é deficiente, gerando lixo e danos ambientais potenciais no longo prazo.

Se pudermos criar valor para esses resíduos, haverá um incentivo para que sejam coletados. Em parceria com uma empresa em Chennai, na Índia, obtivemos provas técnicas do princípio de converter sachês, bolsas e outros tipos de embalagens flexíveis de plástico em óleo combustível a um custo viável. Nossa fábrica da Hindustan Unilever em Pondicherry já utilizou o combustível em suas caldeiras com êxito.

A tarefa agora é encontrar uma maneira de incentivar a coleta em grande escala. Para tanto, teremos de trabalhar em parceria com outros usuários de resíduos flexíveis de plástico, bem como autoridades municipais e ONGs.

Estamos progredindo na eliminação de PVC. Para alguns tipos de embalagem, no entanto, tais como as tampas de produtos alimentícios, dependemos da disponibilização de tecnologias comercialmente viáveis.

reciclar embalageNs

NOSSAS METAS

5.3 trabalhando em parceria com indústria, governos e oNgs, visamos aumentar taxas de reciclagem e recuperação em 5% em média até 2015 e em 15% até 2020 em nossos principais 14 países. Para alguns, isso significa duplicar ou até triplicar as atuais taxas de reciclagem.

Facilitaremos a reciclagem de nossas embalagens pelo consumidor, utilizando materiais mais adequados às instalações de tratamento de resíduos disponíveis nos países.

5.4 até 2020, aumentaremos o conteúdo de material reciclado em nossas embalagens aos níveis máximos possíveis. essa medida catalisará o aumento de taxas de reciclagem.

NOSSO DESEMPENHO

um aumento de 3,4% em taxas de reciclagem e de recuperação, em média, em nossos principais 14 países. uma parte desse aumento se deve a dados melhorados.

1.700 toneladas de materiais pós-consumo incorporadas às nossas embalagens de plástico rígido em 2011.

Iniciamos vários projetos dos quais esperamos selecionar os mais bem-sucedidos para implementação em outros lugares. Muitos de nossos projetos incentivam os consumidores a começar a reciclar. Outros exploram soluções sistêmicas por meio da melhora da infraestrutura local de tratamento de resíduos, trabalhando com governos e provedores de serviços.

reciclaNdo aerossóis Como líder do mercado global de desodorantes, queremos que mais pessoas reciclem aerossóis. Em julho de 2010, iniciamos um projeto piloto em parceria com a cadeia de supermercados líder do Brasil, Pão de Açúcar. O projeto teve êxito e levou à introdução da coleta permanente de aerossóis nos locais de coleta das lojas Pão de Açúcar. Até o momento, coletamos mais de 1.600 toneladas de aerossóis nas 110 estações de coleta.

reciclaNdo No baNheiroEmbora muitos consumidores reciclem resíduos da cozinha, tendem a esquecer o banheiro. Em 2011, fizemos uma parceria nos Estados Unidos com recycleBank para estimular consumidores a reciclarem vasilhames de xampu das marcas Dove e Suave em troca de cupons de desconto. Um módulo on-line educou os consumidores em relação às embalagens que poderiam ser recicladas, quais símbolos de reciclagem procurar e os recompensou com pontos que poderiam ser trocados por mercadorias e serviços. O módulo Dove foi visto seis milhões de vezes.

DESAFIOS FUTUROS

Nosso negócio não é o processamento e manuseio de resíduos. Portanto, para alcançar nossa meta de aumentar taxas de reciclagem e recuperação teremos de formar parcerias com governos, reprocessadores e ONGs.

Para começar, estamos envolvendo um número maior de nossos especialistas no processo.

Em 2012, estamos nomeando gerentes de embalagem que se dedicarão ao aumento de reciclagem, além de um gerente cuja função será estimular mudanças positivas em políticas governamentais relacionadas a resíduos.

Mas nossos recursos são restritos comparados com a dimensão do desafio para a sociedade. Em muitos países os níveis de resíduos estão aumentando muito além da capacidade de infraestrutura necessária para processá-los. Ninguém pode resolver esse problema sozinho. Essa área tampouco apresenta oportunidades de vantagem competitiva. Todos precisam dar sua contribuição, compartilhando experiências e investimentos para alcançar uma solução conjunta de maneira mais rápida.

rEDUZINDO rESÍDUOS VIA rECICLAGEM COMBATENDO rESÍDUOS DE SACHÊS

embalageNs acessÍveis Os sachês proporcionam aos consumidores a opção de comprar pequenas quantias de nossos produtos a um preço por unidade acessível – uma opção popular em países em desenvolvimento.

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 29

28 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

óleo de Palma susteNtável PaPel e PaPelão susteNtáveis

soJa susteNtável Nossa abordagemAgricultura e reflorestamento são os maiores geradores globais de emissões de gases de efeito estufa e grandes causadores de mudança climática.A metade das matérias-primas da Unilever vem ou de fazendas ou de florestas. Nós estamos comprometidos a obter todas as nossas matérias-primas agrícolas de fontes sustentáveis até 2020.Além de proteger os recursos naturais do planeta, as fontes sustentáveis nos ajudam a gerenciar um importante risco empresarial ao assegurar suprimentos no longo prazo.Nossa abordagem é estabelecida no Código de Agricultura Sustentável da Unilever. A obtenção de matérias-primas de fontes sustentáveis pode ajudar a melhorar a renda e as condições de vida de produtores rurais e seus trabalhadores. Também ajuda a manter a fertilidade do solo, reduzir emissões de gases de efeito estufa, melhorar a qualidade da água e proteger a biodiversidade.Nosso negócio faz parte de uma cadeia de abastecimento complexa que inclui produtores rurais, proprietários de plantações, bem como processadores, refinadores e comerciantes de matérias-primas. Para alcançar nossa meta, teremos de trabalhar proximamente de todos para transformar práticas agrícolas e fomentar uma movimentação mais abrangente em direção à sustentabilidade em toda a cadeia.Para medir nosso progresso na obtenção de matéria-prima de fontes sustentáveis, dependemos da confiabilidade e precisão das entidades certificadoras que utilizamos.

NOSSA META

6.1 obteremos todo o nosso óleo de palma de fontes sustentáveis certificadas até 2015.

NOSSO DESEMPENHO

64% de todas as compras de óleo de palma de fontes sustentáveis no final de 2011, em comparação com 37% em 2010.

NOSSA META

6.2 obteremos 75% do papel e papelão de nossas embalagens de florestas sustentáveis certificadas ou de materiais reciclados até 2015. alcançaremos a marca de 100% até 2020.

NOSSO DESEMPENHO

estimamos que 60% de nosso papel e papelão vieram de florestas sustentáveis certificadas ou de materiais reciclados no final de 2011.

NOSSA META

6.3 obteremos toda a nossa soja em grão de fontes sustentáveis até 2014 e todo o nosso óleo de soja até 2020.

NOSSO DESEMPENHO

Para soja em grão, estamos procurando o padrão de sustentabilidade mais apropriado. obtivemos 8% de nosso óleo de soja de fontes sustentáveis em 2011: 4,5% na forma de certificados da rtrs e 3,5% certificados pelo padrão Proterra.

Dos 64% de óleo de palma certificado sustentável que compramos, a maior parte foi na forma de certificados GreenPalm. Em paralelo, iniciamos o desenvolvimento de fluxos segregados.

Certificados GreenPalm apoiam a produção de óleo de palma certificado de acordo com os padrões da Mesa-redonda sobre Óleo de Palma Sustentável. Em 2011, a Unilever continuou sendo o maior comprador individual de certificados GreenPalm do mundo.

Nossa abordagem é maximizar o volume de material reciclado que utilizamos. Quando tivermos de utilizar material virgem, o obteremos de fontes certificadas com cadeia de custódia integral.

Nos Estados Unidos, todos os copos de sorvete Ben & Jerry’s são certificados pelo Forest Stewardship Council e todas as embalagens de chá Lipton passam a ser certificadas progressivamente pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification.

Utilizamos extrato de soja em nossas bebidas AdeS e óleo de soja em margarinas, maioneses, molhos de salada e molhos de macarrão. Compramos alguns dos primeiros certificados da Mesa-redonda sobre Soja responsável (rTrS) quando foram lançados em junho de 2011. Acreditamos que a compra de certificados será importante para estimular a procura e encorajar produtores a investir em práticas agrícolas sustentáveis.

FoNtes susteNtáveis CULTIVANDO PArA O FUTUrO

6.0NOSSO COMPROMISSO

Até 2020 obteremos 100% de nossas matérias-primas agrícolas de fontes sustentáveis: 10% até 2010; 30% até 2012; 50% até 2015; 100% até 2020.

NOSSO DESEMPENHO

Nosso progresso continua bom nessa área. Em 2010, 14% de todas as nossas matérias-primas foram obtidas de fontes sustentáveis. Esse número aumentou para 24% no final de 2011. Nós nos concentraremos em nossos primeiros dez grupos de matérias-primas agrícolas, que correspondem a cerca de dois terços de nossos volumes. São: óleo de palma; papel e papelão; soja; açúcar; chá; frutas e legumes; óleo de girassol; óleo de canola; ingredientes lácteos; e cacau.

O qUE é MAIS IMPORTANTE

Obter óleo de palma e papel e papelão de fontes sustentáveis.

30 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

FuNdo KNorr aJuda a aumeNtar a susteNtabilidade de ForNecedores Em 2010 a Knorr estabeleceu um fundo de €1 milhão para ajudar fornecedores a aumentar suas práticas de sustentabilidade. Em 2011, o Fundo estabeleceu 28 projetos com fornecedores em dez países. Esses projetos já começam a mostrar resultados. Por exemplo, o produtor espanhol de tomates Agraz recebeu duas subvenções. Além de reduzir a utilização de água, a Agraz vem apoiando a biodiversidade com a criação de um ambiente em que aves como cegonhas brancas e penereiros cinzentos possam prosperar. A fazenda da Agraz foi designada uma “Fazenda referência” Knorr.

Nossas deZ PriNciPais matérias-Primas agrÍcolas (por volume em 2011)

óleo de palma

papel & papelão

soja

frutas & legumes

açúcar

óleo de canola

chá

lácteos

óleo de girassol

cacau

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 31

0 ALCANÇADO 12 EM VIAS DE ALCANÇAr META 1 FOrA DE META 0 NÃO ALCANÇOU META

chá susteNtável cacau susteNtável

açúcar susteNtável

óleo de girassol susteNtável

óleo de caNola susteNtável

lácteos susteNtáveis

beN & Jerry’s Fairtrade ovos de galiNhas criadas em sistemas sem gaiola

Frutas e legumes susteNtáveis

NOSSA META

6.4 até 2015, visamos obter todo o chá para os saquinhos de chá lipton de plantações certificadas pela rainforest alliance™. até 2020, 100% do chá da unilever, incluindo chá a granel, virá de fontes sustentáveis.

NOSSO DESEMPENHO

57% de nossas variantes de chá lipton em saquinho continham chá sustentável no final de 2011: 25% eram integralmente certificadas pela rainforest alliance™ e 32% continham uma proporção certificada pela rainforest alliance™ em vias de certificação integral. No geral, 28% do chá comprado para todas as nossas marcas veio de plantações certificadas pela rainforest alliance™.

NOSSA META

6.7 obteremos o cacau para nosso sorvete magnum de fontes sustentáveis até 2020.

NOSSO DESEMPENHO

37% do cacau para magnum obtido de maneira sustentável por meio de certificação rainforest alliance™ até o final de 2011. No geral, 21% do cacau obtido de fontes sustentáveis.

NOSSA META

6.8 obteremos todo o nosso açúcar de fontes sustentáveis até 2020.

NOSSO DESEMPENHO

cerca de 1% de cana-de-açúcar obtida de fontes sustentáveis até o final de 2011.

NOSSA META

6.9 obteremos todo o nosso óleo de girassol de fontes sustentáveis até 2020.

NOSSO DESEMPENHO

em 2011 avaliamos projetos piloto para óleo de girassol sustentável em várias regiões, mas avançamos menos do que o esperado.

NOSSA META

6.10 obteremos todo o nosso óleo de canola de fontes sustentáveis até 2020.

NOSSO DESEMPENHO

compramos nossos primeiros volumes de canola de fontes sustentáveis em 2011, cerca de 5%. esse projeto foi o resultado de um estudo piloto que iniciamos na alemanha em 2009.

NOSSA META

6.11 obteremos todos os produtos lácteos de fontes sustentáveis até 2020.

NOSSO DESEMPENHO

10% de produtos lácteos de fontes sustentáveis no final de 2011.

NOSSA META

6.12 todos os ingredientes do sorvete ben & Jerry’s que possam ser obtidos de fontes Fairtrade serão certificados até o ano de 2013.

NOSSO DESEMPENHO

Na europa, todas as principais commodities (açúcar, cacau, café, baunilha e bananas) utilizadas em nossa massa-base de sorvete foram convertidas para Fairtrade até o final de 2011. Nos estados unidos progredimos com a conversão Fairtrade do cacau em pó e da baunilha usados em nosso sorvete.

NOSSA META

6.13 visamos mudar para 100% dos ovos de sistemas sem gaiola para todos os nossos produtos,* incluindo os sorvetes ben & Jerry’s e as maioneses hellmann’s, amora e calvé.

NOSSO DESEMPENHO

continuamos a lançar produtos com ovos de sistemas sem gaiola, como hellmann’s with olive oil e hellmann’s canola cholesterol Free na américa do Norte em 2011.

NOSSAS METAS

6.5 obteremos 100% de nossas frutas de fontes sustentáveis até 2015.

6.6 obteremos 50% de nossos 13 principais legumes e ervas de fontes sustentáveis até 2012 e 100% até 2015. isso corresponde a mais de 80% de nosso volume global de legumes e ervas.

NOSSO DESEMPENHO

Progredimos consistentemente na ajuda oferecida a nossos fornecedores de frutas para que adotem práticas sustentáveis. esperamos obter nossas primeiras frutas de fontes sustentáveis em 2012.

25% de ervas e legumes obtidos de fontes sustentáveis no final de 2011.

Em 2007, fomos a primeira grande empresa de chá a se comprometer com a obtenção de chá de fontes sustentáveis em grande escala. Estamos em vias de alcançar nosso marco interino de 2015 e nossa meta de 2020. Nosso êxito depende da mudança de práticas agrícolas entre nossos produtores de chá. No Quênia, 250 mil produtores já participaram de treinamentos em escolas de campo. Até o final de 2011 já tínhamos treinado quase 50 mil produtores em ruanda, Sri Lanka, Indonésia e Turquia.

Compramos cacau certificado pela rainforest Alliance™ para Magnum e pela Fairtrade para o sorvete Ben & Jerry’s.

Viemos expandindo nosso programa de certificação rainforest Alliance™ na África Ocidental, o que ajudará a aumentar práticas agrícolas sustentáveis na região. Após apenas um ano, mais de 10 mil produtores obtiveram certificação rainforest Alliance™.

Em 2012 firmamos uma parceria com Barry Callebaut, um fornecedor de produtos de cacau de alta qualidade. Essa parceria transformará nossa capacidade de obter cacau sustentável.

Compramos dois tipos de açúcar – açúcar de cana e açúcar de beterraba. O açúcar de cana vem em grande parte de regiões tropicais e corresponde à maior parte de nossas compras. Ingressamos no Bonsucro (uma entidade multissetorial dedicada ao cultivo sustentável de cana-de-açúcar) e estimulamos nossos fornecedores a fazerem o mesmo.

Nossos fornecedores de açúcar de beterraba são em grande parte europeus. Durante 2011 avaliamos suas práticas sob o Código de Agricultura Sustentável da Unilever.

Alcançamos nossa ambição Fairtrade na Europa. No entanto, nos Estados Unidos as complexidades e os custos na cadeia de suprimentos Fairtrade atrasaram nosso progresso. Estamos revisando nossos planos nos Estados Unidos, mas mesmo assim acreditamos que será possível converter a maioria dos ingredientes elegíveis para Fairtrade. No entanto, o processo somente será finalizado depois de 2013. Para o restante de nossos ingredientes de baixo volume (tais como hortelã e suco de limão), estamos avaliando Fairtrade junto com outras iniciativas de fontes éticas.

Na Europa Ocidental, nossas marcas Hellmann’s, Amora e Calvé alcançaram 100% dos ovos de sistemas sem gaiola em 2009. Durante 2010, na América do Norte, a Hellmann’s lançou uma maionese light com ovos de sistemas sem gaiola. No final de 2011 99% de todos os ovos utilizados na mistura de sorvete Ben & Jerry’s ao redor do mundo eram de sistemas sem gaiola.

Em 2011 lançamos uma versão atualizada de Quickfire, nossa ferramenta de autoverificação que ajuda fornecedores a avaliarem se suas práticas estão de acordo com os requisitos do Código de Agricultura Sustentável da Unilever.

Até o final de 2011, mais de 50% de nossos fornecedores de frutas e legumes tinham se comprometido a aplicar a autoverificação.

DESAFIOS FUTUROS

Progredimos bem com a obtenção de nossas principais matérias-primas agrícolas de fontes sustentáveis. Estas representam cerca de dois terços de nossos volumes. No entanto, ainda temos muito trabalho pela frente e sabemos que será mais complexo obter o restante de fontes sustentáveis. Para as matérias de menor volume, teremos de trabalhar com outras empresas cujos volumes e influência no mercado são maiores.

Um desafio adicional será como obter nossas matérias não agrícolas (e, portanto, não renováveis) de fontes sustentáveis. Já começamos a considerar as implicações sociais, ambientais e comerciais dessa questão.

AGrICULTUrA SUSTENTÁVEL SUSTAINABLE AGrICULTUrE

* Onde permitido pela legislação local.

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 33

32 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

cresceNdo uma escalaJunto com a rainforest Alliance, a Kenya Tea Development Agency e a Sustainable Trade Initiative (IDH), nossa marca de chá Lipton apoia escolas de campo para agricultores no Quênia. Até o final de 2011, tínhamos treinado 250 mil pequenos produtores de chá quenianos – correspondente a aproximadamente a metade dos produtores do país. Quase 45 mil pequenos produtores foram treinados em ruanda, Sri Lanka e Indonésia; e, em uma iniciativa separada na Turquia, a marca Lipton alcançou mais 5.000 pequenos agricultores.

aJudaNdo PequeNos agricultores

aPoiaNdo PequeNos distribuidores

melhoraNdo coNdiçÕes de trabalho e vida APOIANDO O DESENVOLVIMENTO ECONôMICO

Nossa abordagem A Unilever gera riqueza e cria empregos nas comunidades em que opera. Funcionários, fornecedores, investidores e muitos outros se beneficiam economicamente de nossas atividades. A natureza de nosso negócio faz com que trabalhemos com milhões de negócios pequenos nos mercados emergentes e em desenvolvimento. A maioria é de pequenos agricultores e pequenos distribuidores que comercializam nossos produtos. A maioria dos pequenos agricultores cultiva áreas menores que dois hectares. Correspondem a 85% dos produtores agrícolas do mundo. Muitas vezes sem acesso a treinamento e educação, desconhecem técnicas que os ajudariam a maximizar sua renda. Se nós ajudarmos pequenos agricultores a melhorar suas práticas, promovendo acesso a sementes de melhor qualidade, treinamentos e fertilizantes, frequentemente estes conseguem duplicar ou mesmo triplicar sua produtividade.

A Unilever vem testando várias iniciativas com pequenos agricultores para aumentar a certificação e obter novas fontes de matérias-primas para nossa cadeia de suprimentos.

Na outra ponta da cadeia de valor nossos produtos chegam aos consumidores por meio de uma rede de milhões de varejistas e distribuidores pequenos. representam uma contribuição significativa para nosso negócio. Essas atividades proporcionam novas fontes de renda para pessoas que residem em regiões carentes de oportunidades de trabalho.

NOSSAS METAS

shakti, nossa operação de vendas porta a porta na Índia emprega um grande número de pessoas em comunidades rurais pobres.

7.2 aumentaremos o número de empreendedoras shakti que recrutamos, treinamos e empregamos, de 45 mil em 2010 para 75 mil em 2015.

operamos sistemas semelhantes em bangladesh, sri lanka e vietnã, os quais nós nos comprometemos a expandir também.

NOSSO DESEMPENHO

45 mil empreendedoras (“shakti ammas”) comercializavam produtos em mais de 3 milhões de domicílios em 2011.

Um mapeamento detalhado de nossas redes de suprimentos mostra que temos cerca de 1,3 milhão de pequenos agricultores vinculados a nossa cadeia de suprimentos. À luz dessa informação revisamos nossa meta (veja 7,1 acima).

Em vez de simplesmente “vincular” agricultores a nossa cadeia de suprimentos, nossa nova meta envolve o compromisso de melhorar as condições de vida e trabalho de pelo menos 500 mil deles e de prover evidências do efeito positivo de nossa intervenção.

reconhecemos que é difícil prover evidências de melhorias em condições de vida e trabalho. Em 2012 buscaremos desenvolver uma metodologia apropriada para tanto. Nossa meta é trabalhar com nossos parceiros para elevar as habilidades e a produtividade de pequenos produtores de maneira que eles aumentem sua renda enquanto a Unilever se beneficia de um suprimento seguro de matérias-primas de fontes sustentáveis.

Começamos bem. Trabalhando com outros, ajudamos a prover treinamentos em melhores práticas agrícolas para mais de 300 mil pequenos agricultores até o final de 2011. A maioria era de produtores de chá, mas também treinamos mais de 10 mil produtores de cacau.

Agora precisamos verificar se os treinamentos aumentaram suas rendas e melhoraram suas condições de vida.

Durante o ano de 2011, fortalecemos o programa e continuamos a treinar as empreendedoras e a melhorar nossas formas de trabalhar. Após um projeto piloto em 2010, estendemos o modelo para homens, introduzindo os “Shaktimaans”. Tipicamente são os irmãos ou maridos de empreendedoras existentes (“Shakti ammas”) quem comercializam nossos produtos via bicicleta em aldeias vizinhas. No final de 2011, o número de Shaktimaans que apoiam nossas Shakti ammas tinha chegado a mais de 30 mil.

NOSSA META

7.1 Nossa meta é engajar ao menos 500 mil pequenos agricultores em nossa rede de abastecimento. Nós os ajudaremos a melhorar suas práticas agrícolas e a se tornarem mais competitivos. ao fazer isso, melhoraremos a qualidade de suas vidas. (meta revisada 2012)

NOSSO DESEMPENHO

uma análise detalhada de nossa rede de abastecimento nos levou a revisar a meta.

DESAFIOS FUTUROS

Temos considerável experiência no treinamento de pequenos agricultores e sabemos que é uma tarefa complexa. Mas não existem soluções fáceis para implementar esse tipo de treinamento em grande escala.

Aprendemos que três fatores são necessários para alcançar o êxito no longo prazo:

n uma circunstância de negócios forte: empreendimentos pequenos com um mérito econômico claro têm mais chances de obter êxito;

n o modelo operacional certo: trabalhar com os parceiros certos que saibam engajar os pequenos agricultores;

n evidências de melhorias: para sustentar nossos esforços precisamos entender se os treinamentos e o apoio que proporcionamos estão tendo um efeito positivo nas vidas das pessoas. Em 2012, estaremos selecionando projetos futuros com pequenos agricultores que aderem a todos esses três critérios.

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 35

34 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

NOSSO COMPROMISSO

Até 2020 engajaremos ao menos 500 mil pequenos agricultores e 75 mil pequenos distribuidores em nossa rede de abastecimento.

NOSSO DESEMPENHO

revisamos nossa meta para pequenos agricultores a fim de poder focalizar na melhoria de suas condições de trabalho e vida.

Em relação a pequenos distribuidores, engajamos 45 mil deles na Índia em 2011.

O qUE é MAIS IMPORTANTE

Engajar pequenos agricultores em nossa rede de abastecimento.

7.0

0 ALCANÇADO 2 EM VIAS DE ALCANÇAr META 0 FOrA DE META 0 NÃO ALCANÇOU META

reduZir lesÕes e acideNtes No local de trabalho

reduZir viageNs dos FuNcioNários

melhorar a saúde e Nutrição de FuNcioNários

Nossa abordagemNossos funcionários são essenciais para o êxito do negócio e para o cumprimento das metas do Plano de Sustentabilidade. É de nosso interesse garantir que todos os nossos 171 mil colaboradores estejam saudáveis, motivados e comprometidos.

Complementando nossas metas, há três áreas importantes que monitoramos permanentemente – diversidade, direitos humanos e trabalhistas e treinamento.

diversidadeA Unilever é uma organização extremamente diversa em termos de sua composição étnica e cultural. O Unilever

Leadership Executive (ULE) é composto de gerentes de cinco países e os principais 100 executivos da empresa vêm de mais de 20 países.

No entanto, nossa composição em termos de gênero deixa de ser ideal. Embora tenhamos três diretoras não executivas na Diretoria, há apenas uma mulher no ULE.

Estamos abordando a questão por meio de uma comissão de diversidade presidida pelo CEO e pelo requisito de que a listagem de candidatos para cada posição sênior deve conter uma mulher. Desde 2007, a proporção de mulheres em posições sênior aumentou de 23% para 28%. Mais de 50% de nossos novos funcionários com formação universitária são mulheres. Em princípio, o problema está sendo encaminhado, mas precisamos garantir que mais mulheres alcancem os níveis mais altos.

direitos humaNos e trabalhistasA abordagem da Unilever a direitos humanos e trabalhistas está estabelecida em nosso Código de Princípios de Negócio. Somos signatários do Compacto Global da ONU, apoiamos as convenções da OIT e estamos trabalhando para desenvolver uma abordagem mais inclusiva a direitos humanos com base nos princípios ruggie.

NOSSA META

8.1 Nossa meta é zero acidente no local de trabalho. até 2020, reduziremos nossa taxa de acidentes (trFr) em plantas e escritórios em 50% em relação a 2008.

NOSSO DESEMPENHO

redução da trFr em 40% no final de 2011 em relação a 2008, de 2,1 para 1,26 acidente por milhão de horas trabalhadas.

NOSSA META

8.3 estamos investindo em equipamentos avançados de videoconferência para facilitar a comunicação e reduzir viagens para nossos funcionários. até 2011 essa rede abrangerá mais de 30 países.

NOSSO DESEMPENHO

54 países foram cobertos até o final de 2011.

reduZir resÍduos Nos escritórios

NOSSAS METAS

8.5 em nossos principais 21 países, ao menos 90% de nossos resíduos de escritórios serão reutilizados, reciclados ou recuperados até 2015, e enviaremos zero resíduo a aterros sanitários até 2017.

8.6 até 2015 reduziremos o consumo de papel em 30% per capita em nossos principais 21 países.

8.7 até 2015 eliminaremos o uso de papel em nossos processos de faturamento, recebimento de mercadorias, pedidos de compra, demonstração financeira e processamento de despesas de funcionários, onde for legalmente permissível e tecnicamente viável.

NOSSO DESEMPENHO

vários países estão caminhando em direção a zero resíduo. continuamos a reduzir o uso de papel, estimulando os funcionários a imprimir menos e reduzindo o número de impressoras nos escritórios. um novo padrão global com impressão em ambos os lados do papel como default ajudará a reduzir volumes ainda maiores.

a eliminação de papel de nossos processos de escritório é complexa porque abrange várias funções. estamos mapeando nossos processos existentes e seus impactos.

NOSSA META

Nosso programa lamplighter para funcionários visa melhorar a nutrição e a condição física e mental de nossos funcionários.até 2010 já tinha sido implantado em 30 países, alcançando 35 mil pessoas.

8.2 em 2011 nossa meta era estender lamplighter a mais oito países. implementaremos o programa em outros 30 países entre 2012 e 2015. em mais longo prazo será estendido a todos os países nos quais operamos.

NOSSO DESEMPENHO

lamplighter foi implementado em 11 países em 2011.

Estamos entre os líderes em nossa indústria em relação à segurança no trabalho. Portanto nossa meta de reduzir nossa taxa de acidentes pela metade é desafiadora. Nosso desempenho em 2011 é um primeiro passo positivo neste sentido.

Superamos nossa meta de 2011. Utilizamos telepresença em 26 países e esse sistema por si já eliminou a necessidade de cerca de 14.500 voos curtos e mais de 23.500 voos de longa distância. Economizamos € 39,5 milhões em custos e 113.500 toneladas de emissões de CO2.

Nossa estratégia de saúde ocupacional e medicina laboral é direcionada aos três principais riscos que identificamos: saúde mental; fatores de estilo de vida (ex.: exercício, nutrição, tabagismo, obesidade); e fatores ergonômicos (ex.: lesões por esforços repetitivos). O programa Lamplighter é chave em nossa abordagem a essas questões.

PessoasFUNCIONÁrIOS SAUDÁVEIS E LOCAIS DE TrABALHO MELHOrES

reduZir o coNsumo de eNergia em Nossos escritórios

NOSSA META

8.4 até 2020 reduziremos pela metade a energia (kWh) comprada por ocupante dos escritórios em nossos principais 21 países em relação a 2010.

NOSSO DESEMPENHO

em 2011 progredimos consistentemente no desenvolvimento de sistemas para compartilhar informações, relatar progresso e monitorar desempenho.

aumeNtar a obteNção de materiais de escritório de FoNtes susteNtáveis

NOSSA META

8.8 até 2013 obteremos todos os materiais de escritório baseados em papel em nossos principais 21 países ou de florestas sustentáveis certificadas ou de fontes recicladas.

NOSSO DESEMPENHO

em 2011, 90% de nossos materiais à base de papel vieram de florestas sustentáveis certificadas ou de fontes recicladas.

Estamos começando a ver os resultados de várias iniciativas. Por exemplo, no reino Unido viemos melhorando a eficiência de nossos servidores, eliminando aproximadamente €535 mil em custos com energia – equivalente a 4,5 GWh.

Em 2011, fizemos provas piloto com softwares que automaticamente desligam computadores de mesa inativos, economizando cerca de 25% da energia consumida por estes. O software será implementado globalmente em 2012.

A seção de Sustentabilidade de nosso site contém mais informações sobre nossa abordagem à gestão das pessoas, incluindo diversidade, direitos trabalhistas e desenvolvimento.

8.0

No entanto, às vezes problemas surgem. Nos últimos três anos tivemos de lidar com preocupações sobre mão de obra contratada no Paquistão, reconhecimento sindical na Índia e alegações de utilização de trabalho infantil em Madagascar (para baunilha). Não é surpreendente que tais questões ocorram em um negócio do tamanho e da extensão geográfica do nosso.O que importa é que os problemas sejam identificados e elevados à direção sênior para que possam ser resolvidos. A acusação de trabalho infantil foi resolvida rapidamente e a questão de mão de obra no Paquistão foi resolvida por meio de mediação da OCDE.

treiNameNtoA Unilever é conhecida pela qualidade de sua gestão e treinamento no local de trabalho. Em 2011, 128 mil se inscreveram para cursos na Academia de Aprendizagem da Unilever. Uma grande parte de nossos treinamentos agora é entregue on-line por meio de mais de 7.600 módulos de treinamento. Por exemplo, em 2011 mais de 95% de nossos gerentes completaram o primeiro de um novo conjunto de módulos sobre nosso Código de Princípios de Negócio.Um desafio específico para 2012 e além é construir nosso entendimento e nossa capacidade em relação à sustentabilidade. Mais de 6.000 pessoas já completaram um e-módulo sobre o Plano de Sustentabilidade. No futuro, integraremos sustentabilidade a nossos treinamentos funcionais básicos.

36 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

Plano de Sustentabilidade da unilever - relatório de Progresso 2011 37

NOSSO DESEMPENHO

Nosso desempenho em relação à segurança no local de trabalho vai bem, e alcançamos nossa meta relacionada a videoconferências e nosso meta interina relacionada a Lamplighter. Estamos progredindo consistentemente em relação às outras.

1 ALCANÇADO 7 EM VIAS DE ALCANÇAr META 0 FOrA DE META 0 NÃO ALCANÇOU META

comeNtários ExTErNOS

O Grupo de Desenvolvimento Sustentável da Unilever (USDG) consiste em especialistas externos que orientam e aconselham o desenvolvimento de nossa estratégia.

A expertise coletiva do Grupo abrange questões ambientais, sociais e econômicas tanto nos países desenvolvidos como nas economias em desenvolvimento. O grupo se reúne duas vezes ao ano para discutir questões de sustentabilidade. Os conhecimentos gerados nessas reuniões são compartilhados com o Comitê de responsabilidade Corporativa e de reputação do Conselho e com a liderança sênior da empresa.

Nossos conselheiros externos – o Grupo de Desenvolvimento Sustentável da Unilever – compartilham seus pontos de vista sobre nosso progresso.

Jonathon Porritt Há dois elementos que tornam o Plano de Sustentabilidade da Unilever muito especial. O primeiro é sua centralidade. Está no coração dos planos de crescimento da Unilever – ou, para ser mais preciso, estará quando os colaboradores tiverem se engajado integralmente, quando os líderes das funções (Finanças, rH e TI, por exemplo) se apropriarem dele, da mesma forma que seus colegas da cadeia de suprimentos já incorporaram o Plano, e quando todos os gerentes de marca em todas as categorias incorporarem a ideia de vender sustentabilidade tanto quanto vender mais produtos.A Unilever ainda não conseguiu atingir esse grau de integração. Mas esse é o Plano. Como diz Paul Polman, sustentabilidade e crescimento não são conflitantes.O segundo elemento é o que eu chamo de “condições limítrofes” ou o escopo do Plano de Sustentabilidade da Unilever. O Plano poderia focar apenas nos impactos diretos da Unilever. Mas em termos relativos isso seria pouca coisa, mesmo para uma empresa desse porte. Poderia abranger o desempenho das empresas que fornecem as matérias-primas da Unilever – e de fato faz isso. Mas isso não é suficiente. Os impactos realmente grandes da Unilever vêm da utilização de seus produtos nos domicílios dos consumidores, não da compra de matérias-primas e da manufatura e distribuição das mercadorias.É nesse ponto que a ambição da Unilever (de assumir responsabilidade compartilhada pelos impactos do uso de seus produtos) impressiona.São poucas as empresas que fazem isso atualmente, e nenhuma nessa escala. E é isso que mantém a gerência sênior da Unilever acordada à noite – para que nós possamos dormir um pouco mais tranquilos!

Helio MattarComo um integrante novo do USDG, estou impressionado com as metas e os compromissos ousados da Unilever, em particular seus esforços para garantir que permeiem toda a organização, verticalmente por toda a hierarquia e horizontalmente por todas as regiões.A crença da Unilever no poder da inovação e em cooperação por meio de parcerias é o grande ímpeto para essa jornada, e esta crença é complementada por uma determinação de engajar os consumidores e convencê-los a se comportar de maneira mais sustentável.A Unilever estabeleceu seus compromissos mesmo antes de ter total clareza sobre o caminho a seguir para cumpri-los. O imperativo ético para tal vem de sua consciência do impacto positivo imenso em potencial para o meio ambiente e para a sociedade – a Unilever está comunicando e disseminando os princípios de sustentabilidade: além de colocá-los em prática, está sendo o exemplo.Trabalho na área de mudança comportamental entre consumidores e minha presença no USDG demonstra a disposição da Unilever de confrontar este desafio extremamente difícil. Ter o público a bordo é fundamental para que a Unilever possa cumprir seus compromissos, visto que alguns deles se relacionam diretamente aos comportamentos dos consumidores, por exemplo mudar os hábitos de higiene de mais de um bilhão de pessoas.Isso requer um consumidor novo, um que esteja disposto a contribuir com o meio ambiente e com a sociedade por meio de seu consumo. A Unilever está trabalhando no sentido de encontrar maneiras de engajar os consumidores e de estimular um consumo mais sustentável: um processo que beneficiará e protegerá a reputação da Unilever, e que fará uma contribuição extremamente positiva para a sociedade humana como um todo.

Malini Mehra O verdadeiro valor de mudança corporativa não é seu impacto imediato e sim seu efeito demonstrativo. Quando a Unilever adotou seu Plano de Sustentabilidade em 2010, se tornou um ativista. Não era uma empresa qualquer vendendo uma estratégia de sustentabilidade. Era a Unilever. Uma empresa global, centenária, com uma presença em mais de 190 mercados. Um gigante que aperta as mãos de 2 bilhões de pessoas todos os dias. Quando esse aperto de mão carrega uma mensagem e o consumidor responde, esses pequenos gestos podem mudar o mundo.Essa é a promessa por trás do Plano de Sustentabilidade da Unilever. O Plano é ousado e descarado. Ousado por causa das metas que estabelece. Descarado porque nos convida a sermos agentes de mudança – aliás, depende disso. É uma admissão direta do tipo “Não posso mudar o mundo sem você”.A Unilever fez os cálculos. A humanidade já ultrapassou limiares ecológicos críticos, e é por isso que Paul Polman fala de novos modelos e de um novo capitalismo. Esta é uma confissão rara, e mais rara ainda vinda de um CEO. É o que diferencia o Plano de Sustentabilidade da Unilever. É uma estratégia convicta de crescimento por meio da sustentabilidade – e seu tom é de urgência.E é assim que tem de ser. Os mercados do futuro não podem ser iguais aos de hoje. Mas reformular as expectativas das pessoas pensando em sustentabilidade precisa ser um projeto consciente e coletivo. Parcerias estratégicas e uma abordagem colaborativa nunca foram tão importantes nesta era revolucionária. Para que o Plano de Sustentabilidade tenha êxito, precisa ser um “projeto do povo”.

Ma Jun Enquanto a CE e muitos países desenvolvidos enfrentam dificuldades econômicas, países em desenvolvimento como a China e a Índia continuam a crescer rapidamente. Suas populações crescentes e sociedades cada vez mais abastadas geram uma procura imensa e criam oportunidades de crescimento para fornecedores de produtos de consumo como a Unilever.Contudo, a maioria dos mercados emergentes enfrenta desafios ambientais intimidadores como poluição, a exaustão de recursos e a degradação do meio ambiente. Esses países esperam estimular o consumo para melhorar padrões de vida e impelir o crescimento econômico, mas receiam que isso levará a mais poluição e ao uso insustentável de recursos.A Unilever tem um posicionamento único que lhe permite ajudar a reconciliar as metas conflitantes de consumo e proteção ambiental. Há muitos anos vem melhorando o desempenho ambiental de suas manufaturas e aumentando a obtenção de matérias-primas agrícolas de fontes sustentáveis. Mais recentemente, tem trabalhado com ONGs para motivar seus fornecedores industriais na China a limpar suas operações.Mas o que realmente diferencia a empresa é sua decisão de estabelecer suas metas ambientais em uma base de “uso por consumidor”. Para que possa alcançar suas metas ambiciosas, a Unilever precisa inspirar os consumidores, oferecendo as condições para que possam adotar hábitos mais sustentáveis.Não é uma tarefa fácil – mudar os hábitos de consumidores é complicado. Mas a necessidade de mudanças é urgente, em particular nos países em desenvolvimento. Fico contente com o desenvolvimento da metodologia Cinco Alavancas para a Mudança da Unilever e estimulo a empresa a utilizar seu poder de mercado para promover práticas mais sustentáveis porque acredito que isso provocará impactos sociais muito positivos.

o gruPo de deseNvolvimeNto susteNtável da uNilever:

Jonathon Porritt diretor-fundador do Forum for the Future, reino unido helio mattar Presidente do instituto akatu pelo consumo consciente, brasil malini mehra Fundadora e ceo do centro para mercados sociais, Índia ma Jun diretor-fundador do instituto de assuntos Públicos e ambientais (iPea), china

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 39

38 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

veriFicação DE NOSSA ABOrDAGEMValorizamos opiniões independentes e contribuições para nossa abordagem.

goverNaNça O cumprimento de nossas metas requer o comprometimento de todos os níveis da organização. Temos estruturas de governança fortes para gerenciar nosso programa de sustentabilidade e assegurar sua incorporação ao negócio.

A implementação e entrega do Plano são monitoradas trimestralmente pelo Unilever Leadership Executive – liderado pelo CEO.

Quatro integrantes desse grupo têm sustentabilidade como parte das metas que determinam seus níveis de remuneração: o CEO, o Chief Marketing and Communication Officer e dois presidentes de Categoria.

O Executivo é apoiado pelo Unilever Sustainable Living Plan Steering Team, que inclui nossos presidentes de Categoria e os líderes funcionais chave.

O papel do Comitê Corporativo de responsabilidade e reputação do Conselho é fiscalizar a conduta da Unilever como empresa responsável. Consiste em três diretores não executivos independentes e recebe informações atualizadas sobre o Plano, que o Comitê repassa ao Conselho. recebemos opiniões independentes adicionais relativas à estratégia de nossos conselheiros externos – O Grupo de Desenvolvimento Sustentável da Unilever (veja página 39).

materialidadeO Plano de Sustentabilidade da Unilever é o projeto para o alcance de nossa ambição de duplicar o tamanho do negócio enquanto reduzimos nosso impacto ambiental. Define as questões de sustentabilidade mais materiais para nosso negócio e estabelece metas relativas à resolução destas. Isso nos permite gerenciar os riscos (tais como assegurar a obtenção de matérias-primas agrícolas no longo prazo) e explorar novas oportunidades de negócios.

Definimos materialidade como: (1) o grau em que uma questão está alinhada a nosso negócio, portfólio de marcas e geografia; (2) o impacto potencial sobre nossas operações, suprimentos ou consumidores; (3) o grau de influência da Unilever sobre a questão; (4) a importância da questão para nossos stakeholders-chave.

Engajamos nossos stakeholders de maneira consistente – em particular fornecedores, consumidores e ONGs –, já que são fundamentais para o cumprimento de muitas de nossas metas.

mediNdo o Progresso Valorizamos opiniões independentes sobre as maneiras como escolhemos medir nosso progresso.

Alguns dos insumos e resultados que buscamos avaliar são difíceis de medir e esperamos que os indicadores evoluam com o tempo. Abaixo mostramos a maneira como medimos nossa pegada e como especialistas avaliam essa abordagem. Também resumimos nossas métricas-chave e como serão garantidas.

Nossa Pegada ambieNtalMedir a pegada ambiental da manufatura e do uso de nossos produtos é um processo complexo. requer análise detalhada dos impactos em termos de água, resíduos e gases de efeito estufa de centenas de produtos em 14 países. O cálculo corresponde a 70% de nossos volumes.

Para cada produto, analisamos informações sobre fontes e ingredientes, impactos de manufatura e dados sobre hábitos de consumo (que muitas vezes variam de acordo com o país).

Uma avaliação interina de dados de 2010 mostra que em termos gerais nossa pegada “por uso de consumidor” permanece inalterada para gases de efeito estufa, água e resíduos em relação à nossa linha de base de 2008.

Para melhorar a velocidade e a precisão estamos investindo em um processo automatizado que nos permitirá medir nosso progresso com mais frequência no futuro.

uma visão iNdePeNdeNte de Nossas métricas ambieNtaisDurante 2011 convidamos um painel de especialistas em análise de ciclo de vida, liderado pelo professor roland Clift, para avaliar nossa abordagem à medição e redução de nossos impactos ambientais. O objetivo do exercício era avaliar a robustez, relevância, qualidade e integralidade de nossa abordagem, incluindo a maneira como estabelecemos nossas metas e comunicamos os resultados.

O painel conduziu uma análise científica das três métricas para emissões de gases de efeito estufa, água e resíduos por uso de consumidor (denominada o programa “Menos Impacto Ambiental”).

Avaliou em particular o escopo e os limites das métricas, a validade dos métodos de cálculo, as premissas e as fontes de dados.

declaração sobre o Programa “meNos imPacto ambieNtal” (lei) da uNileverO painel de avaliação científica e técnica, cujos integrantes estão relacionados abaixo, examinou as métricas e a linha de base propostas pela Unilever para apoiar o desenvolvimento e o monitoramento do programa LEI.

Consideramos a abordagem da Unilever fundamentada e apropriada. A Unilever selecionou um conjunto de impactos que são relevantes para a descrição dos impactos ambientais no ciclo de vida dos negócios e produtos da empresa. Os dados de linha de base proporcionam um quadro representativo de desempenho atual em termos desses impactos, e a aplicação consistente da abordagem deverá oferecer uma indicação fundamentada do progresso em direção às metas estabelecidas pela empresa.

Durante a análise, identificamos vários aspectos da abordagem LEI sobre os quais esclarecimentos adicionais se fizeram necessários. A maneira como nossos questionamentos foram respondidos foi um dos fatores que nos inspiraram a endossar a abordagem. Fizemos várias recomendações que visam melhorar a clareza e a transparência do processo.

Esperamos que a Unilever publique nossa análise detalhada e responda às perguntas levantadas, estabelecendo um mecanismo que permita respostas a outras perguntas científicas e técnicas que possam vir à tona futuramente.

registramos também que a Unilever precisará de um plano de trabalho contínuo para garantir que a evolução das métricas e do processo de mensuração continue a refletir melhores práticas atuais e rigor científico, e para verificar o progresso sob as metas estabelecidas no plano LEI.

Professor matthias Finkbeiner, universidade técnica de berlim, alemanha dr. mark goedkoop, Pre consultants, Países baixos Professora sarah mclaren, universidade de massey, Nova Zelândia stuart orr, WWF, suíça

Nossas métricas

Nosso Plano estabelece três metas maiores para melhorar saúde e bem-estar, reduzir impactos ambientais e melhorar condições de trabalho e vida. Subordinados a essas metas há compromissos que abrangem sete pilares e um conjunto de objetivos para pessoas, totalizando cerca de 60 metas. relacionadas abaixo estão as métricas-chave que utilizamos para medir o progresso em direção ao alcance de nossos compromissos nos pilares.

saúde e higieNe (página 10)

O número de pessoas alcançadas em base cumulativa por uma intervenção da qual, com base em estudos passados, se pode esperar mudança comportamental positiva e sustentada.

Nutrição (página 14)

A porcentagem de produtos que atendem aos padrões nutricionais mais altos, com base em diretrizes reconhecidas globalmente para todos os quatro nutrientes prioritários: sal, gordura saturada e trans e açúcar.

gases de eFeito estuFa (página 18) Gases de efeito estufa por uso do consumidor: CO2 equivalente em todo o ciclo de vida dos produtos (gramas).*

Nossa métrica mede as emissões de gases de efeito estufa associadas ao ciclo de vida de um produto, abran-gendo desde as matérias-primas a manufatura, uso pelo consumidor e descarte.

água (página 22)

Água por uso do consumidor em países escassos em água: água adicionada ao produto mais a água utilizada por consumidores em países escassos em água (litros).*+Atualmente nossa métrica não inclui a água utilizada em agricultura. Estamos avançando nesse quesito, mas temos de fazer mais (veja meta 4.1). Nossa métrica também exclui a água utilizada em nossas operações de manufatura que medimos como parte de nosso programa de ecoeficiência (metas 4.5 e 4.6).

resÍduos (página 26)

resíduos por uso do consumidor: embalagens e restos de produto que não foram reutilizados, reciclados ou recuperados (gramas).*Definimos como resíduos o montante de produto sobrando na embalagem, e o montante de embalagem que acaba ou como lixo ou em aterros sanitários, isto é, o montante de embalagem que não é reciclado, reutilizado ou recuperado para reaproveitamento de energia. Nossa

métrica requer a utilização de índices nacionais publicados para reciclagem e recuperação, ou nossas próprias estimativas quando esses índices não estão disponíveis. A métrica exclui os resíduos gerados por nossas próprias operações de manufatura que medimos como parte de nosso programa de ecoeficiência (metas 5.5 e 5.6).

FoNtes susteNtáveis (página 30)

Matéria-prima ou embalagens obtidas de fontes sustentáveis verificáveis ou feitas de materiais reciclados (% por peso).

melhores coNdiçÕes de vida e trabalho (página 34) reconhecemos que é difícil prover evidências de melhorias em condições de vida e trabalho. Em 2012 buscaremos desenvolver uma metodologia apropriada para tanto. * As métricas para nossos compromissos relacionados a gases de efeito estufa (GEE), água e resíduos são expressas comparativamente a uma linha de base de 2008 e em termos de “por uso de consumidor”. Isso significa uma única utilização ou uma única porção de um produto, por exemplo o impacto em termos de GEE de beber uma única xícara de chá; a água necessária para lavar os cabelos uma única vez com xampu; ou os resíduos associados a uma porção de sopa. + Países escassos em água: China, Índia, Indonésia, México, África do Sul, Turquia e Estados Unidos, representando cerca de 50% da população mundial.

www.unilever.com/sustainable-living

garaNtiaA verificação externa de indicadores de desempenho em sustentabilidade é muito importante para a Unilever.

Os relatórios ambientais da Unilever vêm sendo verificados de maneira independente desde 1996.

Durante os últimos cinco anos, a Deloitte LLP vem proporcionado garantias

limitadas sobre dez indicadores-chave de desempenho e está repetindo esse trabalho para 2011. Dados assinalados com † neste relatório são preliminares e fazem parte desse trabalho. O relatório e conclusão da Deloitte serão publicados em nosso site em meados de 2012.

Contratamos a PricewaterhouseCoopers

LLP (PwC) para proporcionar a garantia do Plano de Sustentabilidade da Unilever.

Ela já começou a verificar vários indicadores-chave, selecionados com base em sua materialidade. relataremos os resultados deste trabalho em meados de 2012.

Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011 41

40 Plano de Sustentabilidade da Unilever - relatório de Progresso 2011

Mais detalhes sobre nosso desempenho sob as metas do Plano de Sustentabilidade da Unilever se encontram em nosso site, que também oferece cobertura extensa de muitos outros tópicos de interesse para nossos stakeholders.

design red Letter Design

impressão Charterhouse (ISO 9000 & 14001)

Papel Amadeus Seda 100% reciclado –Conteúdo 100% reciclado, 100% de resíduos pós-consumo destinados.

Se você terminou de ler este relatório e não quer guardá-lo, repasse-o a outros leitores interessados ou descarte-o em um coletor de papel reciclado. Obrigado.

unilever n.v.Weena 455, PO Box 7603000 DK RotterdamPaíses BaixosT +31 (0)10 217 4000F +31 (0)10 217 4798Registro Comercial RoterdãNúmero: 24051830

unilever PlCUnilever House100 Victoria EmbankmentLondon EC4Y 0DYReino UnidoT +44 (0)20 7822 5252F +44 (0)20 7822 5951

escritório registrado unilever PlC Unilever PLCPort SunlightWirralMerseyside CH62 4ZDReino Unido

Registrado na Inglaterra e no País de GalesRegistro Número: 41424

Para obter informações adicionais sobre nosso desempenho social, econômico e ambiental, acesso nosso site:

www.unilever.com/sustainable-living