briefing 2 - arte gera arte

6
#vaidevaca BRIEFING 2 ARTE GERA ARTE

Upload: ponto-pasta-ufpr

Post on 19-Jan-2017

239 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

#vaidevaca

BRIEFING2

ARTE GERA ARTE

BRIEFING 02 | ARTE GERA ARTE

CENÁRIO

A Arte Gera Arte (AGA) é uma marca curitibana de vestuário, criada em 2012, focada no “street style” e no “movimento urban”. Ainda que com uma pequena história, a marca cresce em rapidamente e já é referência no cenário do Hip Hop, incluindo dança, grafite, música e outras formas artísticas de expressão urbana. Com o lema, “Pensamos Arte, Fazemos Arte, Vestimos AGA” a marca pretende atingir um público fiel a seus produtos, que são feitos por artistas e para artistas.

Dentro da fabricação há três etapas: a criação do layout do produto, o desenvolvimento do molde e a produção. Assim, a AGA pretende criar um produto único, que traga expressão tanto para quem usa quanto para quem vê. Atualmente a linha de produção está com aproximadamente 2 mil peças, sendo 3 coleções ao ano e um mix de 12 produtos, distribuídos em dez lojas multimarcas em Curitiba. Além da capital paranaense, a marca também está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Buenos Aires.

O cenário geral do mercado em que a marca se insere está em queda nesse ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). A estimativa é de 4,8% de redução, sendo que em 2015 o mercado já havia encolhido 8%. Um dos maiores motivos é a alta do dólar, que gera um encarecimento dos produtos, principalmente estrangeiros.

Os principais concorrentes da marca, que usam matérias-primas importadas, tiveram que encarecer seus produtos. Assim, surgiu uma oportunidade para a marca AGA, aliando-se à produção nacional. Com a crise, a marca triplicou o número de vendas.

BRIEFING 02 | ARTE GERA ARTE

CONCORRÊNCIA

Artstillo Collection – Possui duas lojas no centro da cidade, na XV de Novembro, e nãO possui site/e-commerce. São 1.500 seguidores no Instagram, 3.300 curtidas no Facebook e não possui identidade visual para suas publicações.

Anjuss – Possui nove lojas, distribuídas na capital e na região metropolitana. O mix de produtos é em torno de 18 peças. Possui site/e-commerce. São 6.350 seguidores no Instagram, 29 mil curtidas no Facebook e também não possui identidade visual de publicações..

A maior parte do público que representa e consome a urban art é formada por jovens de 14 a 22 anos, estudantes (colégio/faculdade) e que moram com os pais. Classe B e C, podendo atingir A. Esse público é muito ativo nas redes sociais, principalmente Instagram, Facebook e Snapchat. Como é um público muito envolvido com a arte, espera-se uma comunicação atrativa e semelhante ao meio street style.

Valorizam muito o visual e são fortemente atingidos por influenciadores e parceiros da marca, que são vistos como ídolos e ícones na rede em que estão inseridos. As estratégias de utilização de influenciadores têm funcionado bem desde o surgimento da marca.

Participam de eventos de cultura, como dança, música e grafite. Por isso, têm a tendência de possuir um círculo amplo de amigos, o que facilita a publicidade espontânea.

PÚBLICO-ALVO

BRIEFING 02 | ARTE GERA ARTE

PROBLEMA

Como a marca ainda é recente, ainda está explorando alternativas de comunicação. Ainda não possui loja física (trabalha apenas com pontos de venda) e nem e-commerce. A maior parte das vendas é feita via inbox, no Facebook, ou via WhatsApp.

A AGA está expandindo e futuramente abrirá uma loja física em Curitiba. Para que inauguração seja bem sucedida, antes a marca precisa atrair novos consumidores. A marca já faz um ótimo trabalho com a utilização de influenciadores nas campanhas. Eles podem ser utilizados de forma mais ativa, criando uma conexão pessoal com a cidade de Curitiba. Queremos focar na capital paranaense, buscando a proximidade do público curitibano com a inauguração da primeira loja física.

OBJETIVO

A mensagem principal da marca é a de que ela é feita de artistas para artistas. Ou seja, a arte é o principal ponto da marca. A proposta é restaurar e dar voz a essa arte urbana. É necessário criar uma identificação do público com a marca. O tom de voz da marca deve ser jovem e urbano. É uma personalidade que está em contato direto com as redes sociais e a cidade. Adjetivos que definem o jeito da marca se expressar: cool, street style, urban concept, movement, único, diferencial, urbano, conectado.

MENSAGEM E TOM DE VOZ

#vaidevacaBRIEFING 02 | ARTE GERA ARTE

FORMATOS:

- PNG: para encaminhar no dia 14/06-PDF: caso você seja selecionado no shortlist

PEÇA OBRIGATÓRIA

21 CM

28 C

M

ANÚNCIO PÁGINA SIMPLES

CMYK | 300DPI

RGB | 72DPI | JPEG

POST PARA FACEBOOK

940 PX

788

PX

ACEITAMOS OUTRAS PEÇAS QUE VOCÊS JULGUEM IMPORTANTES. SINTAM-SE LIVRES PARA EXPRESSARSUA CRIATIVIDADE!

FORMATOS:

- PNG: para encaminhar no dia 14/06- PDF: caso você seja selecionado no shortlist

SUGESTÃO DA GESTÃO

29,7 CM

42

CM

PRANCHA DE AÇÃO

CMYK | 300DPI

BRIEFING 02 | ARTE GERA ARTE

Pode entrar em contato pelo e-mail do Ponto Pasta ou com:

Incluir a logo na peça e divulgar as redes sociais (Facebook e Instagram) na peça aobrigatória.

OBRIGATORIEDADES

DEADLINE

Enviar as peças até terça-feira dia 14 de junho às 23h59m para [email protected]

DÚVIDAS?

BRUNA SOCHER FABÍOLA SOUZA

BOM TRABALHO!!