boletim paroquial - maio 2017 - ano iii - nº xiii maio ct.pdf · especial a nossa senhora de...

4
BOLETIM PAROQUIAL - MAIO 2017 - ANO III - Nº XIII PALAVRA DO PÁROCO Em oração e esperança, Côn. Severino Martins Caríssimos irmãos e irmãs que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre presente na vida de todos e de cada um de nós! Na alegria da Páscoa aqui estamos mais uma vez para essa conversa breve e fraterna! O Senhor ressuscitou, aleluia! Vitória de Cristo, vitória de todos nós! Terminada nossa peregrinação terrena, temos por certo a vida eterna feliz! Essa certeza é fruto de nossa fé no Senhor Jesus que ao destruir a morte revelou o sentido último de nossa existência: a vida eterna feliz! É esse mistério que celebramos na Páscoa do Senhor Jesus. Motivo de consolação e alegria para todos nós! Esse mês em todas as nossas comunidades tem lugar de destaque a devoção salutar e filial a Maria, nossa Mãe Querida, a Mãe de Deus! Peçamos de modo especial a nossa Senhora de Fátima, ano do centenário de sua aparição os pequenos pastores, que nos conceda sua Bênção e proteção maternal! A seguir, poema de Dom Hélder Câmara, um jóia preciosa! Se dependesse de mim, o Criador e Pai baixaria Edital ordenando que no início do mês de maio - mês de Nossa Senhora - as roseiras do Mundo inteiro fizessem abrir suas mais belas e perfumadas rosas em louvor da rosa Mística: todas as estrelas de todo o céu cintilassem com brilho ainda mais puro em louvor da Estrela da Manhã; houvesse curas de enfermos sem conta em louvor da Saúde dos enfermos; houvesse perdão de todos os pecados de todos em louvor do Refúgio dos pecadores; ninguém ficasse triste em louvorda Causa de Nossa Alegria Exagero? Superstição? Ela é Mãe dos homens, Mãe da Divina Graça, Mãe dos Pecadores. EDITORIAL PARA 30 DE ABRIL Dom Hélder ATENÇÃO Tome Nota < Dia 04/05 às 19h30 Conselho Paroquia de pastoral Dias 10 e 11/05 a partir das 09h00 Bazar - Brechó Dia 13/05 das 08h30 - 11h00 Preparação para o Batismo Dia 21/05 das 09h00 - 19h30 Preparação para o Matrimônio Nossa Senhora de Fátima

Upload: trankhue

Post on 11-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BOLETIM PAROQUIAL - MAIO 2017 - ANO III - Nº XIII MAIO CT.pdf · especial a nossa Senhora de Fátima, ano do centenário ... em louvor da rosa Mística: todas as estrelas de todo

BOLETIM PAROQUIAL - MAIO 2017 - ANO III - Nº XIII

PALAVRA DO PÁROCO

Em oração e esperança,Côn. Severino Martins

Caríssimos irmãos e irmãs que a graça e a paz denosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre presente navida de todos e de cada um de nós!

Na alegria da Páscoa aqui estamos mais uma vezpara essa conversa breve e fraterna! O Senhorressuscitou, aleluia! Vitória de Cristo, vitória de todos nós!Terminada nossa peregrinação terrena, temos por certo avida eterna feliz! Essa certeza é fruto de nossa fé noSenhor Jesus que ao destruir a morte revelou o sentidoúltimo de nossa existência: a vida eterna feliz! É essemistério que celebramos na Páscoa do Senhor Jesus.Motivo de consolação e alegria para todos nós!

Esse mês em todas as nossas comunidades temlugar de destaque a devoção salutar e filial a Maria, nossaMãe Querida, a Mãe de Deus! Peçamos de modoespecial a nossa Senhora de Fátima, ano do centenáriode sua aparição os pequenos pastores, que nos concedasua Bênção e proteção maternal! A seguir, poema deDom Hélder Câmara, um jóia preciosa!

Se dependesse de mim,o Criador e Paibaixaria Edital

ordenandoque no início do mês de maio- mês de Nossa Senhora -

as roseiras do Mundo inteirofizessem abrir

suas mais belas e perfumadas rosasem louvor da rosa Mística:

todas as estrelasde todo o céu cintilassem

com brilho ainda mais puroem louvor

da Estrela da Manhã;houvesse curas

de enfermos sem contaem louvor da Saúde dos enfermos;

houvesse perdãode todos os pecados de todos

em louvor do Refúgio dos pecadores;ninguém ficasse triste

em louvorda Causa de Nossa AlegriaExagero? Superstição? Ela é Mãe dos homens,

Mãe da Divina Graça, Mãe dos Pecadores.

EDITORIAL PARA 30 DE ABRILDom Hélder

ATENÇÃOTome Nota<Dia 04/05 às 19h30

Conselho Paroquia de pastoral

Dias 10 e 11/05 a partir das 09h00Bazar - Brechó

Dia 13/05 das 08h30 - 11h00Preparação para o Batismo

Dia 21/05 das 09h00 - 19h30Preparação para o Matrimônio

Nossa Senhora de Fátima

Page 2: BOLETIM PAROQUIAL - MAIO 2017 - ANO III - Nº XIII MAIO CT.pdf · especial a nossa Senhora de Fátima, ano do centenário ... em louvor da rosa Mística: todas as estrelas de todo

“Queridos irmãos e irmãs, Feliz Páscoa!Hoje, em todo o mundo, a Igreja renova o anúnciomaravi lhoso dos pr imeiros discípulos: “Jesusressuscitou!” - “Ressuscitou verdadeiramente, comohavia predito!”

A antiga festa de Páscoa, memorial da libertaçãodo povo hebreu da escravidão, alcança aqui o seucumprimento: Jesus Cristo, com a sua ressurreição,libertou-nos da escravidão do pecado e da morte e abriu-nos a passagem para a vida eterna.

Todos nós, quando nos deixamos dominar pelopecado, perdemos o caminho certo e vagamos comoovelhas perdidas. Mas o próprio Deus, o nosso Pastor,veio procurar-nos e, para nos salvar, abaixou-Se até àhumilhação da cruz. E hoje podemos proclamar:“Ressuscitou o bom Pastor, que deu a vida pelas suasovelhas e Se entregou à morte pelo seu rebanho.Aleluia!”(Missal Romano, IV Domingo de Páscoa, Antífona daComunhão).

Através dos tempos, o Pastor ressuscitado nãoSe cansa de nos procurar, a nós seus irmãos extraviadosnos desertos do mundo. E, com os sinais da Paixão – asferidas do seu amor misericordioso –, atrai-nos ao seucaminho, o caminho da vida. Também hoje Ele tomasobre os seus ombros muitos dos nossos irmãos e irmãsoprimidos pelo mal nas suas mais variadas formas.

O Pastor ressuscitado vai à procura de quem seextraviou nos labirintos da solidão e da marginalização;vai ao seu encontro através de irmãos e irmãs que sabemaproximar-se com respeito e ternura e fazer sentiràquelas pessoas a voz d'Ele, uma voz nunca esquecida,que as chama à amizade com Deus.

Cuida de quantos são vítimas de escravidõesantigas e novas: trabalhos desumanos, tráficos ilícitos,exploração e discriminação, dependências graves. Cuidadas crianças e adolescentes que se veem privados da suavida despreocupada para ser explorados; e de quem temo coração ferido pelas violências que sofre dentro dasparedes da própria casa.

O Pastor ressuscitado faz-Se companheiro deviagem das pessoas que são forçadas a deixar a sua terrapor causa de conflitos armados, ataques terroristas,carestias, regimes opressores. A estes migrantesforçados, Ele faz encontrar, sob cada ângulo do céu,irmãos que compartilham o pão e a esperança nocaminho comum.

Nas vicissitudes complexas e por vezesdramáticas dos povos, que o Senhor ressuscitado guieos passos de quem procura a justiça e a paz; e dê aosresponsáveis das nações a coragem de evitar apropagação dos conflitos e deter o tráfico das armas.

Concretamente nos tempos que correm,sustente os esforços de quantos trabalham ativamentepara levar alívio e conforto à população civil na Síria,vítima duma guerra que não cessa de semear horrores emorte. Conceda paz a todo o Médio Oriente, a começarpela Terra Santa, bem como ao Iraque e ao Iémen.

Não falte a proximidade do Bom Pastor àspopulações do Sudão do Sul, do Sudão, da Somália e daRepública Democrática do Congo, que sofrem o perdurarde conflitos, agravados pela gravíssima carestia que estáa afetar algumas regiões da África.

Jesus ressuscitado sustente os esforços dequantos estão empenhados, especialmente na AméricaLatina, em garantir o bem comum da sociedade, porvezes marcadas por tensões políticas e sociais que,nalguns casos, desembocaram em violência. Que sejapossível construir pontes de diálogo, perseverando naluta contra o flagelo da corrupção e na busca de soluçõespacíficas viáveis para as controvérsias, para o progressoe a consolidação das instituições democráticas, no plenorespeito pelo estado de direito.

Que o Bom Pastor ajude ucraniana, atormentadaainda por um conflito sangrento, a reencontrar aconcórdia, e acompanhe as iniciativas tendentes a aliviaros dramas de quantos sofrem as suas consequências.O Senhor ressuscitado, que não cessa de cumular ocontinente europeu com a sua bênção, dê esperança aquantos atravessam momentos de crise e dificuldade,nomeadamente por causa da grande falta de emprego,sobretudo para os jovens.

Queridos irmãos e irmãs, este ano, nós, oscrentes de todas as denominações cristãos, celebramosjuntos a Páscoa. Assim ressoa, a uma só voz, em todasas partes da terra, o mais belo anúncio: “O Senhorressuscitou verdadeiramente, como havia predito!” Ele,que venceu as trevas do pecado e da morte, conceda pazaos nossos dias. Feliz Páscoa!”

MENSAGEM DE PÁSCOA DO

PAPA FRANCISCO

Page 3: BOLETIM PAROQUIAL - MAIO 2017 - ANO III - Nº XIII MAIO CT.pdf · especial a nossa Senhora de Fátima, ano do centenário ... em louvor da rosa Mística: todas as estrelas de todo

O dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de vivera esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida emcomunidade.

Caríssimo(a) irmão(ã) paroquiano(a), contamos com sua colaboração para o bem de nossa comunidade – faça suainscrição e retire seu carnê na secretaria paroquial e comece a expressar sua fé e gratidão a Deus através da oferta doDízimo – como lembra oApóstolo Paulo: “Deus ama ao que dá com alegria (2Cor 9,7). Retire seu carnê na secretaria ou

faça sua contribuição mensal em nome de Paróquia Nossa Senhora Mãe do Salvador, CNPJ 63.089.825/0015-40, Banco Itaú - Ag. 0300 /Conta Corrente 29746-2. Mande-nos o comprovante para controle de sua ficha de dizimista.

DÍZIMO #

De 26 de abril a 5 de maio, a Conferência Nacionaldos Bispos do Brasil (CNBB) estará reunida em sua 55ª.assembleia geral, em Aparecida, junto do SantuárioNacional de Nossa Senhora. Mais de 300 bispos, de todasas dioceses do Brasil, se debruçarão sobre uma longapauta, composta de vários informes e prestações de contas,reflexões sobre diversos temas da vida e da missão da Igrejae sobre questões da vida social, em relação às quais osbispos costumam se pronunciar. Não faltarão muitosmomentos de celebração e oração em comum e tambémhaverá um dia de retiro espiritual.

O tema principal da 55ª assembleia geral da CNBBserá a iniciação à vida cristã, entendida como caminho paraaprender a ser cristão. Em poucas palavras, trata-se daformação cristã de quem vai ser batizado e de quem já foibatizado. De fato, não se nasce cristão: além da graçarecebida de Deus no Batismo, é necessário passar por umprocesso de formação e aprendizado, que envolve aexperiência do encontro pessoal com Deus e da fé vivida emcomunidade, o conhecimento da doutrina, o exercício dasvirtudes cristãs e a aquisição das atitudes coerentes com afé e a vida cristã.

O assunto já vinha sendo trabalhado há algunsanos; desta vez, porém, ocupará uma quota privilegiada dotempo e das atenções dos bispos. Os motivos da escolha dotema são muitos. No passado, a fé católica era transmitidade forma mais ou menos espontânea pelo contexto familiar,social e cultural, uma vez que, para o brasileiro, era “normal”ser católico. Mesmo quem nunca tivesse feito umaexperiência pessoal de fé, acompanhava os ritos e festasreligiosas com maior ou menor profundidade. Havia umaidentificação natural com a fé e as práticas católicas. Detempos em tempos, passavam os missionários e faziam um“reforço” na formação religiosa do povo e isso tinha um efeitobom, mesmo sobre os que viviam distantes da prática da fé.

Atualmente, o quadro religioso mudou muito. Apopulação, em grande parte, vive nas cidades, nas quais aspessoas são confrontadas com propostas culturais e hábitossociais pluralistas e onde a religião nem sempre tem muitoespaço. Sobretudo na cidade grande, muitos perdemfacilmente os vínculos com uma comunidade religiosa

concreta; e aí já não respondem apenas a estímulos eapelos religiosos, mas a muitos outros, que disputam aatenção e oferecem vantagens supostas ou verdadeiras.Estamos diante de um pluralismo religioso muito grande,onde nem sempre as pessoas conseguem ter clareza sobreas propostas religiosas que lhes são feitas. Quem nãopossui fé esclarecida e firme, ou não se vincula a umacomunidade católica concreta, acaba se desorientando naprópria identidade religiosa e fazendo outras escolhas.

Diante disso, torna-se muito necessário que aspessoas batizadas, mesmo adultas, façam uma renovadaexperiência de fé, aprendam a valorizar o dom recebido noBatismo e a praticar aquilo que é coerente com a própria fé.Isso começa no berço, ainda no seio familiar, através doaprendizado de práticas e atitudes singelas, que expressamnossa fé. As mães, ensinando as crianças a fazerem o sinalda cruz e rezarem as primeiras orações, estão iniciandoseus filhos na fé e na vida cristã. O mesmo acontece quandolevam as crianças à igreja nos domingos e lhes explicam osignificado do templo e de tudo o que faz parte dele, dasorações da Missa e dos diversos atos da comunidade quecelebra. Fazem também a iniciação cristã de seus filhos asmães que dão o exemplo, rezando elas mesmas, com fé edevoção diante dos filhos, ou quando fazem gestos e açõesde caridade e misericórdia.

A iniciação à vida cristã continua, depois, nacatequese regular e sistemática, promovida pelas paróquiase comunidades, com subsídios adequados e catequistasbem formados, que são verdadeiros mestres e guias dascrianças e adolescentes no processo de iniciação à vidacristã. A iniciação à vida cristã continua e se aprofunda noencontro dos jovens cristãos católicos com a Palavra deDeus, lida e explicada com a fé eclesial. Continua e seaprofunda na participação da vida litúrgica da Igreja, onde sefaz a experiência dos “mistérios da fé” de maneiraprivilegiada. A iniciação à vida cristã seria deficitária, se nãolevasse à vinculação com a Igreja viva, como ela é, numacomunidade concreta; seria insuficiente, se não entrasseem relação com o rico patrimônio do testemunho de fé e vidacristã dos santos, verdadeiros mestres na iniciação à vidacristã.

Cardeal Odilo Pedro SchererAPRENDER A SER CRISTÃOS

NOSSA FESTA JUNINA ACONTECERÁ NO DIA 24 DE JUNHO A PARTIR DAS 16HS,DESDE JÁ PEDIMOS SUA COLABORAÇÃO COM DOAÇÕES DE PRENDAS PARA AS DIVERSAS

BARRACAS: BRINQUEDOS PARA A PESCA, PRENDAS PARA O BINGO, SALGADOS E DOCES E...SE QUISER TRABALHAR COMO VOLUNTÁRIO NA FESTA ENTRE EM CONTATO CONOSCO.

FESTA JUNINAF JE U NS NT IA A

Page 4: BOLETIM PAROQUIAL - MAIO 2017 - ANO III - Nº XIII MAIO CT.pdf · especial a nossa Senhora de Fátima, ano do centenário ... em louvor da rosa Mística: todas as estrelas de todo

Nome: ______________________________________________________________________________________

Endereço: ___________________________________________________________________________________

CEP: _________________ Tel.: ____________________________________________ Aniv.: ________________

E-mail.: ____________________________________________________ Data: _____/ ______/ _______________

FICHA DE INSCRIÇÃO DE DIZIMISTA#

MISSA DA RENOVAÇÃOCARISMÁTICA E GRUPO DE ORAÇÃO

Encontros de oração às terças-feiras as 20h00 e missatoda quarta segunda-feira de cada mês às 20h30!

Expediente: De segunda-feira a sábado: das 09h00 às 11h30 e das13h00 às 18h00. Aos Domingos: das 09h00 às 12h00.

Impressão: A.N. Gráfica / Tiragem: 1.000 exemplaresparoquianossasenhoramaedosalvador

PARÓQUIA NOSSA SENHORA MÃE DO SALVADOR (CRUZ TORTA)

www.cruztorta.org.br

CRUZ TORTA

Av. Professor Frederico Herrmann Júnior, 105 - Alto de Pinheiros - São Paulo - SPCEP: 05.459-010 - Fones: (11) 3031-8554 / 3032-2336 - e-mail: [email protected]

NARS

APARELHOS AUDITIVOSR. dos Macunis, 614

Vila MadalenaSão Paulo - SPwww.sonaraparelhosauditivos.com.br

Fones: (11) 3097-9368 / 3661-3223

MISSASDomingos: às 09h00, 12h00 (meio-dia) e às 18h30,Segundas-feiras: às 12h00 (Missa da Esperança)

e às 18h00.Terças-feiras a sextas-feiras: às 18h00.

Aos sábados: às 15h00.

Toda primeirasexta-feira do

mês às 17h00!

HORA SANTA

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES23 - Elvio Lupo Júnior

30 - Antônio Augusto Pompeu de Toledo

BATIZADOS REALIZADOS EM ABRILAlice EmbdenSorelli

Arthur Caetano Corte

Augusto Bittencourt Cardoso

Catarina Bicalho Sigolo

Fernanda PatricioManaia

Fiorella Marini Mancini Fernandes

Gabriel Leis Olivares

Giulia de Micheli Comenalli

Julia de Miranda Bello

Julia Garcia Franco Castro

Luisa Moras Matinez

Marcelo Fiod Costa Moreira Pinto

Maria Eugenia Harley

Nicolas dos Santos Silva

Pedro Barcelos Travassos Rizzo

Sophia Toledo Lino Braga

Amanda Ruas Santos

CASAMENTOS REALIZADOS EM ABRILMarcos Vinicius Bueno de Sena dos Santos e

Andreza Leônidas Kosaka

Júlio Cláudio Augusto de Toledo Filho e

JulianaYoshiko Honda

SANTOS DO MÊS DE MAIO01-São José Operário

02-Santo Atanásio

03- São Filipe e São Tiago

04- São Floriano, Mártir

05- Santo Hilário de Arles

06- Santo Evódio, Bispo e Mártir

07- Santa Flávia Domitila

08- São Vítor, Mártir

09- Beato Nicolau Albergati

10- Santo Antonino de Florença

11- Santos Abades de Clun y

12- Beata Joana de Portugal

13- Nossa Senhora de Fátima

14- São Matias, Apóstolo e Mártir

15- Santo Isidoro,

16- São João Nepomuceno

17- São Pascoal Bailão

18- São Félix de Cantalício

19- Santo Ivo

20- São Bernardino de Sena

21- Santo Hospício, Confessor

22- Santa Rita de Cássia

23- São João Batista de Rossi

24- Nossa Senhora Auxiliadora

25- São Gregório VII

26- São Filipe Néri

27- Santo Agostinho de Cantuária

28- São Germano de Paris

29- São Maximino de Trèves

30- Santa Joana d'Arc

31- Nossa Senhora da Visitação

BAZAR DAPECHINCHA - BRECHÓ

Dias 10 e 11 de maio a partir das 09h00 até a s 16h30 estaremosrealizando mais um bazar, aceitamos doações de roupas usadas,

sapatos, brinquedos e outras doações que podem serentregues na secretaria paroquial. Desde já, nossa gratidão!